vc conhece algum que sirva para bancos não transacionais (DataWarehouse, etc), não atrelados a processo de desenvolvimento/aplicação ? E se possível que tenha controle de qualidade de metadados, ou validador de regras de nomenclatura das colunas, etc. Ex: as colunas com tipo int, devem terminar com o sufixo "...INT".
em um ambiente que não possui um DBA "pode" ser uma solução viável até certo ponto esses tipos de ferramentas, frameworks, lib etc... vejo mais como uma opção de continuar o projeto sem precisar esperar a evolução da sprint, "adiantar" algo... mas utilizar em produçao sem a utilização da particuladire do sql de cada SGBD, acho que não irá performar legal.
Idem!!! Cheguei na parte das Migrations do curso e fui pesquisar mais a respeito rsrsrsr Sempre que conheço alguma tecnologia nova venho aqui ver o dicionário kkkk
Excelente conteúdo! Migrations é "mara" mesmo! Para quem é do Big Data, outro conceito bastante utilizado é o versioning para rollback dos dados. Não é a mesma coisa mas o conceito é parecido afinal como falaram os bancos de dados estão sempre mudando. Um exemplo é o Databricks Delta Time Travel que permite "voltar no tempo" e ver como eram os dados anteriormente além de ajudar na hora de auditar os dados.
Sou Front-End estudando as tecnologias, paradigmas e design patterns de Back-End para me tornar um profissional mais completo e quem sabe migrar para o Back-End. Tive contato com migrations através do Node com a lib TypeORM. Ainda não fiz um projeto pessoal utilizando essa tecnologia, apenas refleti o que foi feito no curso, mas pretendo utilizar em breve nos meus projetos pessoais, pois é muito prático mesmo.
Boa noite Gabriel e Vanessa, queria pedir uma ajuda pra vocês. Tenho 18 anos e curso o técnico de Informática para internet no SENAC, comecei a estudar programação recentemente e ainda sou bem cru na área. Por enquanto toda a experiência que eu tenho se resume à estudar C#, HTML e CSS. Ano que vem, pretendo ingressar em um bacharelado EAD a UniCesumar e não consigo me decidir entre "Análise e Desenvolvimento de Sistemas" e "Engenharia de Softwares". Gostaria de pedir à vocês que fizessem um vídeo de comparação sobre esses dois cursos, se possível, pois confio no julgamento e considero bastante a opinião de vocês nesse assunto. Se não for possível o vídeo, ficarei mais que contente se responderem meu comentário. Desde já agradeço a atenção e obrigado por trazer conteúdo único e de qualidade pro youtube! S2
Coincidentemente, a semana passada precisei realizar um desenvolvimento em um sistema que desde de quando eu entrei na empresa ainda não tinha fuçado, e lá utiliza Entity Framework, fui desenvolvendo e de repente me deparei com o migrations, esse vídeo parece até que foi feito pra mim, sempre muito bom o conteúdo de vocês.
ORM/Models são migrations? Porque tipo, o model define todas as caracteristicas da tabela e quando vou usa-la (por exemplo) para criar um usuario, ele só será aceito seguindo o padrão do model, criando até uma nova tabela caso não exista.
@@gabrielbarbosa-nm3uu então, você não deve editar a migration que já foi migrada, você deve criar uma nova para alterar a tabela existente, exemplo: Vamos supor que você tem uma tabela de "contatos" com e de repente você precisa alterar a mesma para incluir um campo de email, você deve fazer da seguinte forma: php artisan make:migration add_email_to_contatos_table Dessa forma ele vai criar uma nova migration mas a mesma já vai está apontada para a tabela de contatos, aí é só incluir o campo, então você deve colocar o "$table->string('email')->nullable();" no up e "$table->dropColumn('email');" no down. Executando migrate agora, você vai executar apenas essa última que tem o poder de alterar a tabela de contatos existentes. Resumindo, alterando a migrate atual que já foi migrada, não terá efeito algum. Espero ter ajudado!
@@DudsTecnologia Ajudou, além de tentar mudar a tabela na mesma migration , eu ainda estava usando 'Schema:create'... usei 'Schema::table' em outra migration + change(); e funcionou
Pessoal do Código Fonte TV não tem nada a ver com o assunto mas mesmo assim vou me arriscar a perguntar... Eu quero focar em ser um bom programador Python e Javascript seria bom e estou no caminho certo ? E frameworks pra eles IDES .. tem dicas?
Bom, há controvérsias: 1 - aplicação não está no mesmo escopo da infraestrutura, um projeto de banco de dados deve ser feito à parte para não depender em nada da aplicação 2 - abstrair a modelagem do banco pode resultar em não ter os melhores tipos de dados para os campos Sendo mais didático, imaginem uma ferramenta que cria a classe de uma aplicação pra vc. Não é melhor vc escrever sua classe direto e não depender de algo pra isso? Indo além, banco de dados é algo sensível e vital na aplicação, devemos cuidar como um filho. Vc deixaria um robô tomar conta de uma criança? Migrations parece legal, mas no final, tá entrando num beco... É CILADA BINO!
Vocês já fizeram vídeo sobre a GPT- 3 mas e sobre o Low-code/No-Code? Isso é algo que devemos nos preocupar ou não? Pode reduzir muito o número de empregos? A motivação para programar eu tenho de sobra mas o medo de entrar em um barco furado está me sufocando...
1:05 Utilizo com Sequelize no Node.js
Já utilizei os seguintes:
- Laravel (PHP)
- Doctrine (PHP)
- KNEX (NodeJS)
- TypeORM (NodeJS)
- FlywayDB (Java)
- Liquibase (Java)
knex é perfeito, simples e direto ao ponto, uso sempre que posso!
vc conhece algum que sirva para bancos não transacionais (DataWarehouse, etc), não atrelados a processo de desenvolvimento/aplicação ?
E se possível que tenha controle de qualidade de metadados, ou validador de regras de nomenclatura das colunas, etc. Ex: as colunas com tipo int, devem terminar com o sufixo "...INT".
em um ambiente que não possui um DBA "pode" ser uma solução viável até certo ponto
esses tipos de ferramentas, frameworks, lib etc... vejo mais como uma opção de continuar o projeto sem precisar esperar a evolução da sprint, "adiantar" algo... mas utilizar em produçao sem a utilização da particuladire do sql de cada SGBD, acho que não irá performar legal.
Conheci migration na Rocketseat, estou achando incrível. Uso no Nodejs com ORM typeorm
Idem.
Idem!!! Cheguei na parte das Migrations do curso e fui pesquisar mais a respeito rsrsrsr Sempre que conheço alguma tecnologia nova venho aqui ver o dicionário kkkk
Eu tbm!
Conheci com a Dani na Rockseat também e com o TypeORM 😂 abraços irmão
Comecei a aprender agora no NodeJS com KNEX
Uso com entity framework core do asp net core. É uma maravilha se você aprender a usar corretamente
1:10 Utilizo com Django no Python.
Gabriel: moderno no corte de cabelo, português de veras bem falado. Casal: didática sensacional!
Vocês estão deverás engraçadinhos.
Todo programador é "doidinho(a)", pelo menos ainda não vi um "normal". #melhorAssim
Uso com Laravel, flask e .net core ^^
Muito bom o conceito. Basicamente, é uma das várias coisas que faz ser tão eficaz ter um ORM cuidando de tudo.
Já usei com Laravel, mas ainda precisa começar a usar com outras linguagens e tecnologias também
Grande casal Gabriel e Vanessa!
Sim, eu uso com .Net Framework/Core (Entity Framework) e com node.js (Sequelize).
Um forte abraço e sucesso a vocês!
uso Migrations com o laravel, facilita demais
Migrations com Laravel é uma maravilha.
Uso com o flyway. Javinha é bom demais com Spring.
@Código Fonte TV eu utilizo o Flyway como versionamento de Banco Dados
Eu utilizo em .NET Core :) É excelente !!!
Utilizo muito as migrations no node.js
Já uso há um tempo tanto em Golang quanto .Net Core.
Excelente conteúdo! Migrations é "mara" mesmo! Para quem é do Big Data, outro conceito bastante utilizado é o versioning para rollback dos dados. Não é a mesma coisa mas o conceito é parecido afinal como falaram os bancos de dados estão sempre mudando. Um exemplo é o Databricks Delta Time Travel que permite "voltar no tempo" e ver como eram os dados anteriormente além de ajudar na hora de auditar os dados.
makemigrations (django)
1:10 Com Django em Python!
uso no Django(python)
Usei migration no Django achei poderoso
Uso no AdonisJS, o "Laravel" do node
Uso migrations no Knex e no Sequelize, no Node JS.
Sou Front-End estudando as tecnologias, paradigmas e design patterns de Back-End para me tornar um profissional mais completo e quem sabe migrar para o Back-End. Tive contato com migrations através do Node com a lib TypeORM. Ainda não fiz um projeto pessoal utilizando essa tecnologia, apenas refleti o que foi feito no curso, mas pretendo utilizar em breve nos meus projetos pessoais, pois é muito prático mesmo.
Uso no Ruby on Rails!!!
Conheci as migrations trabalhando com PostgreSql
Eu uso muito com o laravel
"Já comentou?" kkk
Uso com node.js + MongoDB mas conheci no Meteor.js
Excelente resumo sobre migrations, deu pra entender muito bem o porque da utilização, muito obrigado pela explicação!!! 😄
Utilizamos, com .NetCore 3.1
Uso com Lumen, bom demais
Preciso de ajuda com lumen, tem contato?
gostei do cabelo Gabriel
uso o EF Core Migration, best of the bests
Muito obrigado!
Cabelo by Vanessa Weber. 🙆♂️
@@GabrielFroes peak blinders?
E esse cabelinho modernoso do Gabriel, gostei muito, nota 3 kkk Gabriela 2024 ta bem melhor!
Uso o liquidbase atualmente para fazer as migrations
É uma mão na roda mesmo kkkkk, utilizo no Laravel também!
Migrations com TypeORM e TypeScript ♥️
Eu conhei as Migrations utilizando o EntityFramework. Qualquer sistema que utiliza C# é bem comum usar o EF ou dapper para sistemas mais complexos.
Utilizo migrations sempre que possível. Utilizo o Flyway, para java.
Eu uso o Entity Framework no C#
Utilizo com o flask
Liquibase é vida!!!
Trabalhei com migrations utilizando o framework Laravel de PHP e o ORM de Node Knex
Caras, adoro os vídeos de vocês. Obrigado por compartilhar sobre isso de uma forma super didática e inteligente!
Boa noite Gabriel e Vanessa, queria pedir uma ajuda pra vocês. Tenho 18 anos e curso o técnico de Informática para internet no SENAC, comecei a estudar programação recentemente e ainda sou bem cru na área. Por enquanto toda a experiência que eu tenho se resume à estudar C#, HTML e CSS. Ano que vem, pretendo ingressar em um bacharelado EAD a UniCesumar e não consigo me decidir entre "Análise e Desenvolvimento de Sistemas" e "Engenharia de Softwares". Gostaria de pedir à vocês que fizessem um vídeo de comparação sobre esses dois cursos, se possível, pois confio no julgamento e considero bastante a opinião de vocês nesse assunto. Se não for possível o vídeo, ficarei mais que contente se responderem meu comentário. Desde já agradeço a atenção e obrigado por trazer conteúdo único e de qualidade pro youtube! S2
Top o vídeo. Estava pesquisando sobre isso.
Coincidentemente, a semana passada precisei realizar um desenvolvimento em um sistema que desde de quando eu entrei na empresa ainda não tinha fuçado, e lá utiliza Entity Framework, fui desenvolvendo e de repente me deparei com o migrations, esse vídeo parece até que foi feito pra mim, sempre muito bom o conteúdo de vocês.
Eu uso com Laravel
Cara isso é muito bom, to usando com um projeto em Django
Uso com django e dotnetcore
Vcs são fantásticos!!!
1:05 utilizo com o TypeORM no NodeJS
First! Uso com Laravel
php artisan make:migration
Eu uso migrations em JavaScript com o sequelize e uso elas no MySQL workbench
Parabéns video não apenas informativo, como também divertido, adoro os videos de vocês.
Você são incriveis!
Vi esse recurso no Codeigniter 4
Só usei recentemente (quando descobri que existe) através do curso do Django (Python). Mas foi um uso bem básico.
Já usei o Flyaway com Java.
EF com .NetCore
cabelo ficou top Gabriel( não podia deixar passar kkk)
Corte by Vanessa Weber! 😉
@@codigofontetv aí sim hein, se cansar de "codar" já tem mais uma possível profissão 😉
Uso asp.net core com Entity framework core.
bom almoço a todos !
Pra você também!
No Spring Boot uso migrations com flyway
Utilizo com liquibase
Estou aprendendo a Migrations do Laravel, é muito estranho pra mim , ainda...
Utilizo com o Laravel e Synfony
E aí Rogaciano, qual é seu preferido?
@@codigofontetv Laravel
Utilizo o Migrations no .Net Core com o Postgres :)
Já usei com laravel
Isso diminui muito a necessidade de mexer com o banco de dados.
Até um tempo, pensei que era um recurso exclusivo do Active Record do Ruby on Rails 😂
O Rails foi um dos precursores nesse esquema
ORM/Models são migrations? Porque tipo, o model define todas as caracteristicas da tabela e quando vou usa-la (por exemplo) para criar um usuario, ele só será aceito seguindo o padrão do model, criando até uma nova tabela caso não exista.
A grande dúvida: Flyway ou Liquidbase com Spring-Boot? 🤔
utilizo flyway com spring boot do java
Uso com Laravel
Uso o nosso amado EF
Uso knex + Node
Cara, você são muito bons. (Resumi, tá?)
Muito obrigado Gustavo! Ficamos honrados de receber elogios assim!
eu uso com Laravel :-)
ruby on rails + postgres
Falem sobre Rust
Está no forno!!! Já já. ;)
Saiu... ua-cam.com/video/gA-hmH83XHc/v-deo.html
Uso com laravel
Uso com .Net, de início apanhei muito para entender.
Uso com laravel! Gostaria apenas que tivesse um comando pra aplicar alterações sem deletar o banco rs
@@joao-pedro-alves Exatamente! A documentação é bem clara quanto a isso.
tbm tenho esse problema. Quando edito a migration e rodo a 'migrate', recebo 'nothing to migrate'
@@gabrielbarbosa-nm3uu então, você não deve editar a migration que já foi migrada, você deve criar uma nova para alterar a tabela existente, exemplo:
Vamos supor que você tem uma tabela de "contatos" com e de repente você precisa alterar a mesma para incluir um campo de email, você deve fazer da seguinte forma:
php artisan make:migration add_email_to_contatos_table
Dessa forma ele vai criar uma nova migration mas a mesma já vai está apontada para a tabela de contatos, aí é só incluir o campo, então você deve colocar o "$table->string('email')->nullable();" no up e "$table->dropColumn('email');" no down.
Executando migrate agora, você vai executar apenas essa última que tem o poder de alterar a tabela de contatos existentes.
Resumindo, alterando a migrate atual que já foi migrada, não terá efeito algum.
Espero ter ajudado!
@@DudsTecnologia Ajudou, além de tentar mudar a tabela na mesma migration , eu ainda estava usando 'Schema:create'... usei 'Schema::table' em outra migration + change(); e funcionou
@@gabrielbarbosa-nm3uu maravilha, parabéns!
Conheci com o Yii2, php
Django
Node já (knex)
Entity Framework Core, para o C#.
uso com Flask
Muito bom!
Utilizo liquibase no java
Vocês estão usando Laravel agora? Tenho notado uma reduzida quantidade de profissionais com experiência nesse framework.
Pessoal do Código Fonte TV não tem nada a ver com o assunto mas mesmo assim vou me arriscar a perguntar... Eu quero focar em ser um bom programador Python e Javascript seria bom e estou no caminho certo ? E frameworks pra eles IDES .. tem dicas?
Bom, há controvérsias:
1 - aplicação não está no mesmo escopo da infraestrutura, um projeto de banco de dados deve ser feito à parte para não depender em nada da aplicação
2 - abstrair a modelagem do banco pode resultar em não ter os melhores tipos de dados para os campos
Sendo mais didático, imaginem uma ferramenta que cria a classe de uma aplicação pra vc.
Não é melhor vc escrever sua classe direto e não depender de algo pra isso?
Indo além, banco de dados é algo sensível e vital na aplicação, devemos cuidar como um filho.
Vc deixaria um robô tomar conta de uma criança?
Migrations parece legal, mas no final, tá entrando num beco... É CILADA BINO!
Vocês já fizeram vídeo sobre a GPT- 3 mas e sobre o Low-code/No-Code? Isso é algo que devemos nos preocupar ou não? Pode reduzir muito o número de empregos? A motivação para programar eu tenho de sobra mas o medo de entrar em um barco furado está me sufocando...
Python manage.py makemigrations
Python manage.py sqlmigrate myapp 0001
Python manage.py migrate
!? 🤔
alguem sabe se existe um esquema de migration analogo ao do laravel no spring boot? tem um textao de referencia?
Esta dignissima produção audio visual é SEMPRE MUITO PROVEITOSA... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ficamos deveras honrados por palavras tão afáveis.
@@codigofontetv
perfeitos
Em Java se usa o Flyway e Liquisabe