Principais tratamentos para os prolapsos pélvicos (útero e bexiga)! [Fisioterapia, cirurgia, tela]

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Neste vídeo eu falo sobre os principais tratamentos prolapsos pélvicos. Inicialmente devemos avaliar o grau do prolapso e as queixas clínicas da paciente, sendo possível nos estágios inicias adotar conduta conservadora como perda de peso, interrupção do tabagismo e tratamento da patologia de base que pode influenciar no prolapso. A fisioterapia pélvica visa fortalecer o assoalho pélvico atuando tanto na prevenção quanto no tratamento de prolapsos mais inicias.
    Outra ferramenta que pode ser utilizada é o uso de pessários vaginais, que são objetos introduzidos no interior da vagina, com o intuito de segurar o órgão prolapsado e que podem ser utilizados inclusive em casos mais graves onde a paciente não deseja operar ou não tem condições clínicas.
    Naqueles prolapsos mais graves com repercussão clínica, o tratamento cirúrgico é recomendado, podendo ser realizado por via vaginal, abdominal, laparoscópica ou robótica, com ou sem o uso de telas.
    O tratamento cirúrgico sítio específico é o mais utilizado e utiliza os tecidos do próprio organismo da paciente para redução do prolapso, caso a paciente apresente incontinência urinária associada pode-se realizar a correção no mesmo ato.
    Quando se opta pela colocação de tela, a fixação realizada é geralmente sacro-espinhosa, fixando-se a tela no útero ou na cúpula vaginal e no ligamento sacro-espinhoso. Além desta técnica pode-se realizar também a amputação do colo uterino ou mesmo a histerectomia vaginal (retirada de útero), naquelas pacientes mais idosas e com prole constituída.
    Em pacientes idosas que não tem mais vida sexual ativa, pode-se realizar um procedimento chamado colpocleise, que tem o intuito de fechar o canal vaginal.
    Por fim, quando realizada a correção via abdominal, que pode ser feit por via aberta, laparoscópica ou robótica, opta-se pela colocação de uma tela fixando a cúpula vaginal ao promontório sacral, sendo esta cirurgia bem indicada para pacientes com prolapso de cúpula vaginal após histerectomia total.
    Link do vídeo:
    • Principais tratamentos...
    Obrigado por assistir o vídeo!
    Inscreva-se no canal!
    Curta o vídeo!
    Deixe um comentário!
    Instagram para comunicação por direct para agendamento de consultas presenciais ou por telemedicina:
    @claudioamorimurologista
    Cláudio Amorim.
    Urologista titular pela Sociedade Brasileira de urologia.
    Atuante em Belém do Pará.
    CRM - PA 9343

КОМЕНТАРІ • 189