Hoje fiz um longão e no 7 km comecei a sentir um pouco de cólica e uma vontade de soltar pum, tentei soltar, mas percebi que tava perigoso e prendi de novo. Minha sorte é que tenho conseguido prender, mas quando cheguei em casa, já fui ao banheiro umas 3 vezes. Consegui até fazer bem depois que tinha corrido, comecei com uma hora de descanso. Me senti nauseada também quando entrei no banheiro e que vomitei, acredito que pelo calor do banheiro também. Visto que quando logo que banhava ou saía do banheiro, eu melhorava. Me senti mal todas as vezes que fui ao banheiro e fiquei bem assim que saí e peguei um vento.
Passei por essa situação na maratona de São Paulo em 2022. Fiz todos os treinos sem problema nenhum, sempre fazendo o número 2 antes dos treinos, mas no dia da maratona não consegui esvaziar o intestino e no km 12 já começou o perrengue. Tive que sair 3 vezes da prova em busca de banheiro. E o pior foi a cólica durante a prova. Mas não desisti e conclui a maratona. Não fiz nada de diferente, mas acho que a ansiedade alterou tudo. E agora toda prova que faço acordo mais cedo ainda pra tomar meu cafezinho e esvaziar meu intestino.
Professor, esse vídeo caiu como uma luva aqui! Daqui 1 mês tenho minha primeira maratona e nos últimos longões que fiz (25km, 33km e 31km) tive essa dor de barriga.. realmente é constrangedor parar em algum lugar aleatório kkkkk vou usar essas técnicas pra treinar meu corpo e não passar por isso na maratona 😅
Legau o vídeo! Todo dia quando acordo eu já preciso ir ao banheiro, as vezes preciso ir duas vezes ao banheiro. Agora domingo eu tenho prova de corrida e já fico apreensivo pensando que vou ter que ir ao banheiro. Eu acho que é do sistema nervoso essa vontade sempre de ir ao banheiro. Até dia de treino eu tô fazendo o meu aquecimento da vontade de ir ao banheiro.
Passei por isso na Maratona do Rio, infelizmente. Tava fazendo a Meia e no km 14 já comecei a sentir dor. Eu consegui terminar mas parei pra caminhar diversas vezes e terminei com um tempo bem acima do que queria. Triste.
Minha sorte foi q a rotina do trabalho e meus horários ajudaram a fazer o intestino funcionar logo cedo. O café q eu amo, tbm ajuda muito. Em dias de prova (ainda sou um corredor de distancias mais curtas), acordo por volta das 4:30 e já passo o café. Nesses dias o intestino "estranha" o horário, mas sou brasileiro, não desisto e consigo fazer ele funcionar no ritmo normal de um dia de rotina. Assim consigo sair para a prova com ele "vazio". Vamos ver como vai ser na preparação para Meia e tbm para correr essa distância maior.
Minha estreia na maratona em Florianópolis em 2022. Tomei 4 yakult na sexta-feira a noite. Amanheci sábado na fininha, achei que acabaria no sábado mesmo e não tomei nada para cortar, quando foi no domingo, a conta (cólicas) começou a chegar já no km 5. Resultado, no km 30 parei e foram 12min de trono. Terminei a prova sem conseguir me alimentar e sem hidratar corretamente. No pós prova passei mal pq a pressão caiu demais. Tomei capsula de sal, isotônico, água e ainda comi alguma coisa, porém, nada resolveu. Só resolveu quando vomitei tudo isso aí e reiniciei o processo de hidratação e alimentação aos poucos. Mas ficou a lição: nada de diferente antes da prova. Isso para mim vale como regra para pelo menos 3 dias que antecedem a prova.
Bom dia. Já passei por esse sufoco, tive que parar para fazer o número 2, não é fácil. Fiquei tão preocupado que estava treinando em jejum. Mais também não deu certo, faltou energia, voltei a alimentar novamente antes do treinos
Uma vez deu uma vontade bruta de visitar o museu do almirante Barroso em uma prova que eu tava muito bem e ia bater PR: ainda bem que o vigia de um prédio em construção quase finalizado me deixou entrar no banheiro de lá. Agora coitado pq ficou fedendo demais kk
O primeiro passo é detectar quais alimentos são irritantes mesmo quando vc está parado, que são a imensa maioria da dieta brasileira, repleta de grãos, amidos malcozidos, amido resistente, fibra solúvel (que vira peido), maior parte das fibras insolúveis em excesso, gordura insaturada, conservantes, corantes, proteínas defensivas de plantas, lecitinas, etc.
@@bulbassauro1412 também há utilidade em comer frutas, queijos e alguns ovos, para obter micronutrientes que não têm na carne/leite. Antes do treino, eu evitaria qualquer gordura e proteína, daí cai bem usar mel ou açúcar, frutas doces concentradas (banana madura, tâmara, tamarindo, manga), suco ou rapadura. Para quem não consegue viver sem amido: banana da terra, arroz branco novo, batata, batata doce ou inhame sem casca. Mandioca eu já não sei... Macarrão sem glúten, dependendo da pessoa.
Professor, boa parte do pessoal aqui faz carb load com farinhas, arroz, batatas e outros amidos. Seria útil um vídeo falando sobre amido resistente dessas comidas requentadas. Às vezes o cara está achando que está se carbando com o arroz do dia anterior, quando de fato está aproveitando apenas metade dessas calorias, o restante servindo de comida bacteriana, produzindo alguns resultados indesejáveis e menos glicogênio.
Entendi errado ou carboidrato tem que ser feito na hora do consumo? Se fizer na quinta, e for comer na sexta pro longo de sabado ele nao serve? Pq essa informação é absolutamente nova e nenhum nutricionista nunca falou sobre isso!
@@carolinasalles6461 a wikipedia tem um artigo sobre Amido resistente. Os nutricionistas omitem ou não sabem disso, o que impacta no cálculo de calorias (menos calorias do que a pessoa acha que consumiu). A formação da resistência é gradativa quando o alimento é resfriado, depende muito do tempo e da temperatura. Na geladeira, em especial, isso ocorre rapidamente e esquentar novamente não resolve o problema. Note que isso não vale para açúcares simples, frutas ou leite, só para massas, arroz, tubérculos, pães, etc.
Pratico corrida de rua há décadas, mas esse problema do no. 2 persiste. Até quando vou na musculação isso acontece depois de uma hora. No caso das corridas eu sempre saio em jejum, então esse formato de carbo hidratos antes do treino não se aplica para mim. Na minha ultima meia maratona eu comi quase nada no dia anterior, e no dia seguinte saí em jejum só no gel. Nos 15 k começou o incomodo mas depois da prova complicou. Estou querendo dar um trote umas 2hs antes da prova para ver se libera mas de verdade ainda não consegui chegar no ideal que é acordar e evacuar, isso seria o formato ideal. Alguma dica Mestre? Obrigado e parabéns pelo canal e por ajudar as pessoas.
Direto. Quase toda prova longe. Já fiz de tudo e nada afeta, não consegui correlacionar com nada, parece extremamente aleatório. Última vez fiz uma combinação de lactopurga com imosec que deu certo, continuar fazendo na esperança de não ocorrer mais.
Eu passo por isso em praticamente todo treino. Ja fiz diversos testes com pré treino. Agora fui numa gasteo e estamos fazendo exames pra tentar descobrir essa emergência pra evacuar. Pq comigo quando dá vontade preciso de banheiro imediatamente. O desespero é tanto que ja cogitei em fazer enema antes de sair pro longão
Boa tarde ! Eu sinto este desconforto corriqueriamente, gostei bastante das suas dicas e pretendo seguir , porém só me surgiu uma dúvida. No caso do carboidrato no café da manhã, pre corrida seria que tipo de alimento ? Gel ? Pao ? ........ Durante já entendi da importância de treinar a utilização do Gel ..... Desde já agradeço.....
Quando meus movimentos peristáuticos vão voltar ao normal? Porque já faz mais de 2 horas depois do longão e eu ainda tô indo ao banheiro. Já passou a hora de comer e nem sei se é bom comer rs
Passei por esse mal estar hoje cedo e olha a resposta aí ❤kkkkk mas, uma dúvida, se possível responder... E quando se treina bem cedo tomando Um pré treino de carbo líquido 30 minutos antes de sair (energy kick da dux ou endurance vitafor), esse carboidrato deveria ser consumido na noite anterior? Ou teria que acordar umas 2 horas mais cedo? Desde já agradeço
Passei por isso 3 vezes. Em uma foi treinando em área rural, aí foi só entrar no meio do mato kkkkk outra foi na pista, mas deu pra ir pra o mato, sorte foi garrafinha de água kkkk. Outra vez foi na pista, tinha corrido uns 5km e tive que voltar pra casa caminhando, porque se corresse, a vontade apertava
Eu corro pra o banheiro depois do café da manhã em casa na mesma hora. Tenho medo de comer no caminho durante viagem até um café com pão de queijo é assustador.
Interessante...mas nao serve pra mim pq minha alimentação é estritamente carnívora....e não consegui ainda treinar meu intestino pra não atrapalhar meus treinos...😢😢😢
Pô não aguento mais, toda vez que eu corro fica um desconforto. As vezes não é que vai sair, mas fica ALI na porta, enchendo o saco. Aí na dúvida eu desisto de correr pq nunca sei se vai só ameaçar o sair mesmo. E tipo não é questão de ir no banheiro antes, porque eu não sinto vontade antes, até tento pra evitar isso mas não dá vontade. Só dá mesmo quando tô correndo.
3 hernias aqui, uma na cervical, outra na torácica e outra na lombar, passei quase um ano correndo leve e fazendo fisio, estou ótima, mas não descuido, faço exercícios de alongamento todas as manhas e muito fortalecimento, um destaque para a máquina de remo, que foi divisor de águas pra nunca mais travar ou sentir dor!!!! Vai dar certo, é sua uma fase!!
Minha familia sempre me ensinou a levar uma rapadura para corridas longas em vez de gel. E sempre deu certo para a gente, nunca passamos sufoco em maratonas. Meu melhor tempo em uma maratona foi 02:24:15, consegui até um treinador nesse dia, mas meu pai com a delicadeza de um elefante entrando em uma adega de vinho mandou ele para a casa do crl (pois ele que me treina kkkk)
O meu não tem a ver com gel... tem a ver com não ter vesícula... eu pareço um 🐕... só sair pra correr que dá vontade, mesmo se tiver feito em casa e, geralmente, nos 2 primeiros kms.
Assistir um vídeo da Dra Luciana Hadad falando da importância de treinar o aparelho gástrico fazendo leves exercícios logo após as refeições.
Hoje fiz um longão e no 7 km comecei a sentir um pouco de cólica e uma vontade de soltar pum, tentei soltar, mas percebi que tava perigoso e prendi de novo. Minha sorte é que tenho conseguido prender, mas quando cheguei em casa, já fui ao banheiro umas 3 vezes. Consegui até fazer bem depois que tinha corrido, comecei com uma hora de descanso. Me senti nauseada também quando entrei no banheiro e que vomitei, acredito que pelo calor do banheiro também. Visto que quando logo que banhava ou saía do banheiro, eu melhorava. Me senti mal todas as vezes que fui ao banheiro e fiquei bem assim que saí e peguei um vento.
Rapaz, já passei por isso e meu Deus, que situação ruim! Mas se dá pra treinar, vamos testar. Muito obrigado pelo conteúdo, Dr. Valdir!
chato demais!!!
Passei por essa situação na maratona de São Paulo em 2022. Fiz todos os treinos sem problema nenhum, sempre fazendo o número 2 antes dos treinos, mas no dia da maratona não consegui esvaziar o intestino e no km 12 já começou o perrengue. Tive que sair 3 vezes da prova em busca de banheiro. E o pior foi a cólica durante a prova. Mas não desisti e conclui a maratona. Não fiz nada de diferente, mas acho que a ansiedade alterou tudo. E agora toda prova que faço acordo mais cedo ainda pra tomar meu cafezinho e esvaziar meu intestino.
Conheço aqui em Maceió, vários banheiros 😂😂
Conteúdo rico em informações.
Já quebrei em um treino de 18k
Fiz esses erros mesmo, consumir fibra e o corpo não ir bem.
Excelente conteúdo
Já sofri muito com piriris kkkk hoje cuidando e usando essas dicas , alimentares e suplementares não sinto mais. Parabéns 👏🏼 dicas excelentes
Professor, esse vídeo caiu como uma luva aqui! Daqui 1 mês tenho minha primeira maratona e nos últimos longões que fiz (25km, 33km e 31km) tive essa dor de barriga.. realmente é constrangedor parar em algum lugar aleatório kkkkk vou usar essas técnicas pra treinar meu corpo e não passar por isso na maratona 😅
Legau o vídeo! Todo dia quando acordo eu já preciso ir ao banheiro, as vezes preciso ir duas vezes ao banheiro. Agora domingo eu tenho prova de corrida e já fico apreensivo pensando que vou ter que ir ao banheiro. Eu acho que é do sistema nervoso essa vontade sempre de ir ao banheiro. Até dia de treino eu tô fazendo o meu aquecimento da vontade de ir ao banheiro.
Passei por isso na Maratona do Rio, infelizmente. Tava fazendo a Meia e no km 14 já comecei a sentir dor. Eu consegui terminar mas parei pra caminhar diversas vezes e terminei com um tempo bem acima do que queria. Triste.
Muito chato mesmo.
Graça a Deus nunca tive esse problema mas sei que isso pode ocorrer
Excelente vídeo Professor, isso acontecia direto comigo, depois que comecei a consumir gel de carboidrato sem cafeína parou de acontecer.
que bacana, Fabio!
Minha sorte foi q a rotina do trabalho e meus horários ajudaram a fazer o intestino funcionar logo cedo. O café q eu amo, tbm ajuda muito.
Em dias de prova (ainda sou um corredor de distancias mais curtas), acordo por volta das 4:30 e já passo o café. Nesses dias o intestino "estranha" o horário, mas sou brasileiro, não desisto e consigo fazer ele funcionar no ritmo normal de um dia de rotina. Assim consigo sair para a prova com ele "vazio".
Vamos ver como vai ser na preparação para Meia e tbm para correr essa distância maior.
Vai dar certo!
Que video otimo!! Obrigada professor!
Estou fazendo um tratamento com probióticos indicados pela nutricionista, está dando resultado.
Ótimo conteúdo! Parabéns pelo canal! 👏🏿👏🏿🙌🏿
Top demais o tema de hoje, valeu professor
Já aconteceu algumas vezes 😊. Vídeo top 👏🏽👏🏽...
Minha estreia na maratona em Florianópolis em 2022. Tomei 4 yakult na sexta-feira a noite. Amanheci sábado na fininha, achei que acabaria no sábado mesmo e não tomei nada para cortar, quando foi no domingo, a conta (cólicas) começou a chegar já no km 5. Resultado, no km 30 parei e foram 12min de trono. Terminei a prova sem conseguir me alimentar e sem hidratar corretamente. No pós prova passei mal pq a pressão caiu demais. Tomei capsula de sal, isotônico, água e ainda comi alguma coisa, porém, nada resolveu. Só resolveu quando vomitei tudo isso aí e reiniciei o processo de hidratação e alimentação aos poucos. Mas ficou a lição: nada de diferente antes da prova. Isso para mim vale como regra para pelo menos 3 dias que antecedem a prova.
Eu já, várias vezes
Pra mim acontece com boa frequência!
Acabei me acostumando a correr em um parque perto de casa que tem banheiros muito bons! kkk
Acontece todos os dias 😂😂😂 . Por muitas vezes, desisti de treinar e competir.
Pra mim é um sofrimento
Mudando um pouco de assunto Valdir, pesquise sobre T-LIM no treinamento de endurance. Acho que vc vai curtir e ainda pode ser tema para alguns vídeos.
Parabéns pela vídeo aula
Como nosso organismo reage se hidratando durante a corrida com agua de coco, nosso corpo ganha energia ou só é hidratado? Obrigado pela aula!
Meu intestino já é amestrado. Aveia, banana, whey, café e depois de 15 min… resolvido!😆
Bom dia.
Já passei por esse sufoco, tive que parar para fazer o número 2, não é fácil. Fiquei tão preocupado que estava treinando em jejum.
Mais também não deu certo, faltou energia, voltei a alimentar novamente antes do treinos
Isomec um dia antes da prova logo após ir no banheiro. Não tem erro.
Uma vez deu uma vontade bruta de visitar o museu do almirante Barroso em uma prova que eu tava muito bem e ia bater PR: ainda bem que o vigia de um prédio em construção quase finalizado me deixou entrar no banheiro de lá. Agora coitado pq ficou fedendo demais kk
Comigo acontece direto. E olhe que não sou de fazer o número 2, mas quando começo a correr, o intestino balança e no 3km preciso ir ao mato. 😅😅😅
O primeiro passo é detectar quais alimentos são irritantes mesmo quando vc está parado, que são a imensa maioria da dieta brasileira, repleta de grãos, amidos malcozidos, amido resistente, fibra solúvel (que vira peido), maior parte das fibras insolúveis em excesso, gordura insaturada, conservantes, corantes, proteínas defensivas de plantas, lecitinas, etc.
Seria melhor só comer carne e leite?
@@bulbassauro1412 também há utilidade em comer frutas, queijos e alguns ovos, para obter micronutrientes que não têm na carne/leite. Antes do treino, eu evitaria qualquer gordura e proteína, daí cai bem usar mel ou açúcar, frutas doces concentradas (banana madura, tâmara, tamarindo, manga), suco ou rapadura.
Para quem não consegue viver sem amido: banana da terra, arroz branco novo, batata, batata doce ou inhame sem casca. Mandioca eu já não sei... Macarrão sem glúten, dependendo da pessoa.
Professor, boa parte do pessoal aqui faz carb load com farinhas, arroz, batatas e outros amidos.
Seria útil um vídeo falando sobre amido resistente dessas comidas requentadas. Às vezes o cara está achando que está se carbando com o arroz do dia anterior, quando de fato está aproveitando apenas metade dessas calorias, o restante servindo de comida bacteriana, produzindo alguns resultados indesejáveis e menos glicogênio.
Entendi errado ou carboidrato tem que ser feito na hora do consumo? Se fizer na quinta, e for comer na sexta pro longo de sabado ele nao serve? Pq essa informação é absolutamente nova e nenhum nutricionista nunca falou sobre isso!
@@carolinasalles6461 a wikipedia tem um artigo sobre Amido resistente. Os nutricionistas omitem ou não sabem disso, o que impacta no cálculo de calorias (menos calorias do que a pessoa acha que consumiu). A formação da resistência é gradativa quando o alimento é resfriado, depende muito do tempo e da temperatura. Na geladeira, em especial, isso ocorre rapidamente e esquentar novamente não resolve o problema. Note que isso não vale para açúcares simples, frutas ou leite, só para massas, arroz, tubérculos, pães, etc.
Pratico corrida de rua há décadas, mas esse problema do no. 2 persiste. Até quando vou na musculação isso acontece depois de uma hora.
No caso das corridas eu sempre saio em jejum, então esse formato de carbo hidratos antes do treino não se aplica para mim. Na minha ultima meia maratona eu comi quase nada no dia anterior, e no dia seguinte saí em jejum só no gel. Nos 15 k começou o incomodo mas depois da prova complicou. Estou querendo dar um trote umas 2hs antes da prova para ver se libera mas de verdade ainda não consegui chegar no ideal que é acordar e evacuar, isso seria o formato ideal. Alguma dica Mestre? Obrigado e parabéns pelo canal e por ajudar as pessoas.
Fui fazendo esse treinamento e passou, mas tive esse problema no início hehehehe que aperto no meio da cidade em! 😅
show!
Direto. Quase toda prova longe. Já fiz de tudo e nada afeta, não consegui correlacionar com nada, parece extremamente aleatório. Última vez fiz uma combinação de lactopurga com imosec que deu certo, continuar fazendo na esperança de não ocorrer mais.
@@leohassemer lacto purga solta e imosec tranca. Como foi essa combinação? Fiquei curiosa 😅
Eu passo por isso em praticamente todo treino. Ja fiz diversos testes com pré treino. Agora fui numa gasteo e estamos fazendo exames pra tentar descobrir essa emergência pra evacuar. Pq comigo quando dá vontade preciso de banheiro imediatamente. O desespero é tanto que ja cogitei em fazer enema antes de sair pro longão
Na minha primeira maratona eu aprendi que o gel pode ser um aliado ou não.
Boa tarde !
Eu sinto este desconforto corriqueriamente, gostei bastante das suas dicas e pretendo seguir , porém só me surgiu uma dúvida.
No caso do carboidrato no café da manhã, pre corrida seria que tipo de alimento ?
Gel ?
Pao ?
........
Durante já entendi da importância de treinar a utilização do Gel .....
Desde já agradeço.....
Uma dúvida: entre a cafeína e a palatinose, qual substância causa mais soltura do intestino? Valeu!
CAFEÍNA que devemos evitar, é só o cafezinho, ou tb devemos evitar as cápsulas de cafeína?
Quando meus movimentos peristáuticos vão voltar ao normal? Porque já faz mais de 2 horas depois do longão e eu ainda tô indo ao banheiro. Já passou a hora de comer e nem sei se é bom comer rs
Passei por esse mal estar hoje cedo e olha a resposta aí ❤kkkkk mas, uma dúvida, se possível responder... E quando se treina bem cedo tomando Um pré treino de carbo líquido 30 minutos antes de sair (energy kick da dux ou endurance vitafor), esse carboidrato deveria ser consumido na noite anterior? Ou teria que acordar umas 2 horas mais cedo? Desde já agradeço
Esse carbo específico é de absorção rápida, pode ser tomado até 15 minutos antes.
Passei por isso 3 vezes. Em uma foi treinando em área rural, aí foi só entrar no meio do mato kkkkk outra foi na pista, mas deu pra ir pra o mato, sorte foi garrafinha de água kkkk. Outra vez foi na pista, tinha corrido uns 5km e tive que voltar pra casa caminhando, porque se corresse, a vontade apertava
Bom dia… eu tô passando por isso em todo longão 🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Meu pré treino é doce de leite com pão integral.
Aconteceu comigo 2 vezes, e, no meu caso, foi após experimentar gel com cafeína. Meus géis sempre foram sem cafeína e pra mim deu ruim o que contém.😂
Eu corro pra o banheiro depois do café da manhã em casa na mesma hora. Tenho medo de comer no caminho durante viagem até um café com pão de queijo é assustador.
Kkkkkk já passei por isso várias vezes. A vontade era ir no mato mesmo mas a vergonha foi maior e consegui segurar quase suando frio.
Eu corro em jejum mas se antes do treino eu não for ao banheiro, vou passar sufoco.😂
Interessante...mas nao serve pra mim pq minha alimentação é estritamente carnívora....e não consegui ainda treinar meu intestino pra não atrapalhar meus treinos...😢😢😢
Já tive duas situações em treino e cheguei à conclusão que pizza no dia anterior não era boa escolha e a partir daí já não aconteceu mais.
Eu corro em jejum e já passei por um sufoco assim nos treinos.
eita!
Eu já sofri com isso em um treino de 18 km , não tinha o que fazer .
Terminei o treino cheguei em casa e rapaz.....kkkkk😅.
Pô não aguento mais, toda vez que eu corro fica um desconforto. As vezes não é que vai sair, mas fica ALI na porta, enchendo o saco. Aí na dúvida eu desisto de correr pq nunca sei se vai só ameaçar o sair mesmo. E tipo não é questão de ir no banheiro antes, porque eu não sinto vontade antes, até tento pra evitar isso mas não dá vontade. Só dá mesmo quando tô correndo.
Quem já passou por hérnia de disco, estou uma protusão leve na l4 estou com receio de continuar correndo.
3 hernias aqui, uma na cervical, outra na torácica e outra na lombar, passei quase um ano correndo leve e fazendo fisio, estou ótima, mas não descuido, faço exercícios de alongamento todas as manhas e muito fortalecimento, um destaque para a máquina de remo, que foi divisor de águas pra nunca mais travar ou sentir dor!!!! Vai dar certo, é sua uma fase!!
👍
Eu fui fazer uma corrida de domingo, tive que voltar para casa.
Que carboidrato consumir? Banana tem fibra então devia ser evitado.
Minha familia sempre me ensinou a levar uma rapadura para corridas longas em vez de gel. E sempre deu certo para a gente, nunca passamos sufoco em maratonas. Meu melhor tempo em uma maratona foi 02:24:15, consegui até um treinador nesse dia, mas meu pai com a delicadeza de um elefante entrando em uma adega de vinho mandou ele para a casa do crl (pois ele que me treina kkkk)
O meu não tem a ver com gel... tem a ver com não ter vesícula... eu pareço um 🐕... só sair pra correr que dá vontade, mesmo se tiver feito em casa e, geralmente, nos 2 primeiros kms.
Eu tbm não tenho vesícula e é uma merd4, literalmente
O bom de correr no meio do mato é esse
Acho que meu caso é a ansiedade, só sinto isso nas provas, e não consigo comer antes das provas