#17 MARIA CASTELLO BRANCO - Feminismo, Liberalismo, Pós-Colonialismo, Taoismo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2022
  • 🔽 Junta-te à comunidade! Apoia este projecto e ganha acesso a conteúdo exclusivo, assistir a um episódio ao vivo, e ainda sessões privadas com o Tomás! 🔽
    🙏🏼 www.donorbox.org/despolariza 🙏🏼
    A Maria Castello Branco é a convidada mais jovem a vir ao Despolariza até à data! Muito mais interessante do que isso foram as viagens que fizemos pelo Feminismo (onde conseguimos discordar com grande pinta), e pela Filosofia Política (onde voltámos a discordar com uma classe tremenda sobre a compatibilidade do Conservadorismo e do Liberalismo). Falámos também do Pós-Colonialismo e da necessidade de uma conversa despolarizada sobre o tema, e ainda sobre Taosimo, onde parecemos ambos concordar com o Ocidente ter endeusado a lógica e a razão e assim se ter fechado à possibilidade da contradição como um fenómeno aceitável, tanto no Cosmos como no nosso processo de o descobrir.
    A Maria Castello Branco é licenciada em Filosofia Política pela LSE, foi membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal e foi Cabeça de Lista pela IL no Distrito de Castelo Branco nas Legislativas de 2019. Considera-se uma pessoa espiritual e faz Tarot :)
    Ja leste o Blog ou viste os videos exclusivos no Instagram?
    Links para tudo aqui: 🔗 linktr.ee/despolariza
    Estúdio e Produção Multimedia: 🔗 linktr.ee/zenurik
    _______________________________________________________
    #Despolariza #MariaCastelloBranco #feminismo #liberalismo #iniciativaliberal #colonialismo #taoismo ‪@liberalpt‬

КОМЕНТАРІ • 81

  • @scprub_5481
    @scprub_5481 7 днів тому +1

    Tinha visto a Maria naquele congresso com (quem diria) o Geirinhas a moderador e achei uma pessoa super interessante

  • @eduardofangueiro4066
    @eduardofangueiro4066 Рік тому +24

    A discussão entre conservadorismo e liberalismo foi um banho do Tomás. A Maria baralhou-se toda com a sua intelectualidade/teorização..

    • @goncaloazevedo9822
      @goncaloazevedo9822 3 місяці тому +1

      Como assim? Ela simplesmente tentou contextualizar o conservadorismo e o Tomás simplesmente tentou demarcar o que acha q é o conservadorismo dessa visão mais clássica, depois debatem apenas sobre a semântica da palavra. A Maria continua a ter a razão no final que o liberalismo + conservadorismo que o Tomás defende é conservadorismo na mesma, e resalvasse q isso não é o neo conservadorismo

  • @vicis_m1k549
    @vicis_m1k549 Рік тому +9

    Adoro este canal, é do melhor que tenho visto na internet ultimamente.

  • @joaorebelo2991
    @joaorebelo2991 Рік тому +6

    Excelente podcast! Diria que o próximo passo a dar, é ter o vídeo divido por capitulos com os temas da conversa. Como consumidor de podcasts acho isso bastante importante principalmente em videos mais longops como estes!

  • @KetaLand
    @KetaLand Рік тому +1

    Adorei o final desta conversa , toda a parte acerca do taoismo e filosofia . Muito bom!

  • @ivoribeiromusica
    @ivoribeiromusica Рік тому +6

    Que bom ouvir novamente a Maria

  • @jonygodas1133
    @jonygodas1133 Рік тому +1

    Que conversa incrível. Obrigado!

  • @jGomess
    @jGomess 6 місяців тому +1

    Gostei muito.
    Tomás, continua com o excelente trabalho, finalmente ouço o contraditório a alguns pensamentos e ideologias que eu sigo mas de forma estruturada.
    E sim, és um grande entrevistador 😊

  • @rubenferreira1324
    @rubenferreira1324 8 місяців тому +1

    Excelente programa!! Primeiríssima vez que vejo e fiquei fã! Quando duas pessoas interessantes se juntam para conversar, o resultado só poderá ser (também ele) interessante.
    Parabéns!

  • @LeonorAfonso
    @LeonorAfonso Рік тому +1

    Grande conversa, aprendi imenso!

  • @eliasdiniz2
    @eliasdiniz2 9 місяців тому +7

    sobre a licença para quando o filho nasce, vale lembrar que enquanto a mãe tem mais dias para se dedicar apenas ao bebe, o pai precisa trabalhar o dia inteiro e ainda ajudar em casa, pois é uma fase que necessita de mais cuidados, levar ao médico, etc.. Por isso deveria o tempo de licença ser igual para os dois.

  • @haterprofissional
    @haterprofissional Рік тому +4

    Muito fixe , obrigado pelo conteúdo 💪 Tomás sempre com boas perguntas e fora da caixa. Também acho que não se deve não dizer o nome do chega dizendo "infame partido" que ainda causa mais curiosidade.

  • @anaritapinto8204
    @anaritapinto8204 Рік тому +1

    Adorei!

  • @goncalosilva1390
    @goncalosilva1390 Рік тому +7

    Liberal e Conservador encaixam sim. Se analisarmos ambos de raíz, o que os diferencia é que os conservadores são péssimistas do ponto de vista antropológico. Não é àtoa que Edmund Burke é uma grande referência tanto para conservadores como para liberais.

  • @valtermarques5978
    @valtermarques5978 Рік тому

    Foi TOP! 🤙🏼

  • @Pinhou9
    @Pinhou9 Рік тому +2

    Alguma rede ou plataforma que dê para seguir a Maria? Excelente conversa

  • @Antonyyyyyyy
    @Antonyyyyyyy 9 місяців тому +4

    A conversa sobre liberalismo e conservadorismo, foi uma salada de termos caros e pesados sem sentido nenhum. Parabéns ao rapaz que recebeu a jovem, teve capacidade para perceber os seus limites. Em relação à jovem, para quem se diz liberal, não faz ideia do que isso significa, aliás até o próprio Cotrim já dizia que estava ainda a aprender a ser liberal.
    Bom esforço.

  • @tomasfontes3616
    @tomasfontes3616 Рік тому +5

    Conservadorismo liberal da escola inglesa é iluminista e liberal clássico ;) A revolução francesa sujou a palavra 'liberal' e 'conservador' 😅 de resto excelente conversa! Esse fim de conversa teve ares de 'Network State' :P

  • @PauloLopes-cu2zr
    @PauloLopes-cu2zr Рік тому +4

    Só vi hoje a entrevista. Muito bem. Só faltou um nadinha de despolarização ... as pessoas "livres" não são um logo partidário ou uma filosofia muito restrita e classificada e numa prateleira/secção da estante de um qualquer biblioteca. Pelo livre pensamento, sem barreiras e sem balizas ideológicas.

  • @pedromota9876
    @pedromota9876 Рік тому +1

    Sim trabalhamos muitas horas, algo que a IL defende, logo é no sense o comentário da entrevistada

  • @danielmbc
    @danielmbc 19 днів тому

    *sou comuna e curti*

  • @luisbarbosa8136
    @luisbarbosa8136 Рік тому +4

    @Despolariza - só uma pergunta: porquê que não chamas alguém do Chega para vir aqui ao Podcast? seria uma boa ideia para Despolarizar

    • @nunoferreira3029
      @nunoferreira3029 9 місяців тому +1

      Nem daqui a 10 anos, só quem ainda não percebeu as cores deste canal.

    • @luisbarbosa8136
      @luisbarbosa8136 9 місяців тому

      @@nunoferreira3029 isto não é "despolariza"? diferentes ideias? não percebi esse argumento

    • @nunoferreira3029
      @nunoferreira3029 9 місяців тому +1

      @@luisbarbosa8136 nao vai convidar ninguém do chega, porque o chega é o que eles tentam combater, é so verificar o histórico de convidados do canal.

    • @luisbarbosa8136
      @luisbarbosa8136 9 місяців тому

      @@nunoferreira3029 se o que querem é "combater" o Chega, então não passa de hipocrisia este canal.. já teve aqui uma deputada do BE (que apoia ditaduras, mesmo que ela diga que não).. já chamou aqui um "racista" assumido (é só ver o título do vídeo).. já chamou aqui malta dos Woke, que até a Abolição do género queria.. só falta chamar pedófilos e assassinos assumidos LOOL dizer que trás os convidados que trás (polémicos), deputados de todos os Partidos de direita, exceto o Chega.. é de uma cobardice e uma hipocrisia do caralho!!! e eu ainda não percebi o "medo" do Chega sinceramente.. esta malta não vê o que se passa no Mundo?? Globalismo, WEF, Agenda 2030, os Woke, LGBT (doutrinação e sexualização das crianças), etc.. e tem medo do Chega, que é o único Partido em parlamento que fala disto?? LOOL então o Tomás é um hipócrita.. pois sempre disse que neste podcast, NINGUÉM é rejeitado!! E têm medo do Chega porquê?? Vai morder?? Olha para os comentários do episódio com o Gaspar Macedo (do PSD).. tu vês que tem MUiTa gente do Chega ou a apoiar o Partido!!

  • @KetaLand
    @KetaLand Рік тому +1

    E btw pessoal, estas conversas são sempre trocas de ideias pahhh!

  • @pedrosmmc
    @pedrosmmc Рік тому +6

    WOKE não é colonialismo moral é mesmo terrorismo social!!!

  •  Рік тому +2

    31:30 “ele escreve como uma mulher” é Prova de Masculinidade tóxica? Ou um elogio da Masculinidade? Shakespear escreve como uma mulher já não implica preconceito tóxico?

    • @Despolariza
      @Despolariza  Рік тому +4

      Boas perguntas. “Ele escreve como uma mulher” pode ser um elogio, um insulto, ou só uma comparação baseada em características observáveis de diferenças potencialmente observáveis entre livros de homens e de mulheres 😆

    • @czaradox
      @czaradox Рік тому

      ​@@Despolariza mas existem '' diferenças potencialmente observáveis entre livros de homens e de mulheres'' ????

    • @Despolariza
      @Despolariza  Рік тому

      A palavra potencialmente implica precisamente a incerteza quanto à sua existência, mas eu diria que sim. Acho que se deres todos os livros da história da humanidade a um AI ele conseguiria distinguir temas mais prevalentes em escritores masculinos e em escritoras femininas. Quanto disse será biológico e quanto cultural é que já é uma pergunta mais dificil :)

    • @czaradox
      @czaradox Рік тому

      @@Despolariza Eu punha as minhas fichas no seguinte: Os livros mais gerais, comerciais, banais.., corresponderão tematicamente às tendenciais distinções de géneros que a sociedade reflecte, com as mesmas condicionantes sociológicas, biológicas, etc. (Por exemplo, livros sobre crypto e política serão maioritariamente escritos por homens, e livros sobre dietas e infantis serão maioritariamente escritos por mulheres).
      Mas, na minha convicta opinião, no que à mais alta LITERATURA diz respeito, seria indiscernível porque o verdadeiro artista está para lá do género. Se essa AI tentasse topar ‘’marcas de género’’ entre os vários livros (de homens e mulheres) que ganharam o prémio NOBEL DA LITERATURA, por exemplo, estou convicta de que iria ficar baralhadíssima.

  • @duarteguerreiro8970
    @duarteguerreiro8970 Рік тому +12

    Tu pareces um Diogo Faro inteligente

  • @pedrosmmc
    @pedrosmmc Рік тому +2

    Espera aí mas quem é quem para presumir saber quais são os valores universais?!!! Acho que esse é o principal problema do "mundo livre". Acham que são detentores do que é o certo para a Humanidade, e no entanto têm as sua sociedades num caos e desordem, numa luta interna constante (valores, comportamentos, ideais, etc), um severo problema demográfico, continuam a explorar outros países de forma desumana (ex: crianças a trabalhar em minas, imigração descontrolada sobre o pretexto humanitário), e vêm com toda a arrogância e moral afirmar-se e impor-se sobre matérias universalistas!
    Se nos achamos no direito de ir impor, por exemplo, valores aos países Árabes, quem somos nó para criticar a intenção e a forma deles fazerem o mesmo?!

  • @nunomartins2975
    @nunomartins2975 4 місяці тому +1

    Mais uma vez parabens pelas perguntas que fazes. A senhora perdeu-se muito nos vários conhecimentos que tem, as tuas perguntas foram muito boas de maneira a fazer com que ela pense de outra maneira sobre os assuntos, fizeste mais por ela do que o mestrado 😁.
    Já agora, teria sido interessante questionar o feminismo da senhora colocando o contraponto do que o movimento feminista fez contra as outras "raças", se o feminismo hoje em dia não luta mais por mulheres > homens do que por igualdade, se não se está a quotizar a mulher em vez de se querer mostrar a qualidade das mulheres nos locais de trabalho, questionar os direitos (no caso dela das mulheres) e a segurança (nos países em guerra normalmente não se procura a igualdade).
    Seria muito interessante com a tua capacidade convidar pessoas de outras nacionalidades para percebermos outras visões sobre os assuntos discutidos nesta conversa.

  • @analuis6283
    @analuis6283 5 місяців тому +1

    "Não há feministas negacionistas" diz a Maria... claro que não, toda a gente sabe que o negacionismo é uma maleita que acomete somente homens-cis, e não fadas sensatas que gritam frases de ódio contra os homens como forma de protesto.
    Quão irónico é eu, que sou mulher, sentir-me muito mais representada nesta conversa pelo Tomás, do que pela Maria ... é o poder da masculinidade tóxica, ou do "mansplaining" ;)

  • @davidmogas4315
    @davidmogas4315 4 місяці тому

    LOL sobre o feminismo trocou-se toda

  • @Pedro-Luis
    @Pedro-Luis Рік тому

    O incentivo ao voto "informado" teria várias consequências devastadoras para a democracia como por exemplo o descrédito pela própria democracia e a falta de legitimação governativa. Compreendo a lógica mas mesmo assim não seria garantia que a escolha seria melhor e que as consequências não seriam piores que as atuais. Provavelmente iria afastar os moderados e unir os mais convictos com ideais radicais. Ou seja extremos no poder. É uma péssima ideia.

  • @AnaCristinaG
    @AnaCristinaG Рік тому +4

    Tomás, não sei se a ideia é atrair pessoas mais jovens a depois reflectirem sobre estes assuntos e por aí talvez atraia alguns e este formato faça sentido, ( trazer o assunto para mais tarde aprofundar) mas o que sinto e perdoe me a franqueza, é que a superficialidade das conversas não o vão fazer chegar a lado nenhum, penso também que a forma como o podcast está pensado, toda a gente sentada muito direitinha, tudo a fazer lembrar os programas de televisão convencionais não convida à emoção à discussão a sério a verdades dolorosas a conclusões que nos apaziguam a momentos de humor. Talvez esteja a ser exigente demais com o programa ou até com os portugueses, não sei se serão capazes de tal descontração. Sei que o admiro bastante que o mundo precisa de aprender a palavra despolariza, mais que tudo, que gostava de não ser a sua única espectadora e que tudo seria mil vezes mais interessante se convidasse o seu irmão a preparar uns daqueles chás que ele anda a investigar lá em Oxford! Ahah

    • @AnaCristinaG
      @AnaCristinaG Рік тому +1

      E com este primeiro e último comentário me despeço. Um abraço

  • @eduardofangueiro4066
    @eduardofangueiro4066 Рік тому +2

    "só estamos a falar de homens e mulheres cis" tristeza

  • @KetaLand
    @KetaLand Рік тому +2

    Epahhhh cara@&#^#&@linho pró comentário(s) : "mais um caso de uma mulher a quem dão palco por ser bonita"
    Enfimmmmm!!!!!

  • @pedro_vw
    @pedro_vw 5 місяців тому

    Adoro este podcast, é mesmo serviço publico. Relativamente à parte sobre o feminismo, achei bom partilhar o que o mais liberal de todos tem para dizer sobre as diferencias salariais : ua-cam.com/video/of4QMhzQeAM/v-deo.html

  • @pedrosmmc
    @pedrosmmc Рік тому +5

    Quando oiço um "liberal" a contrapor-se contra o conservadorismo e usa França como exemplo de um bom movimento Liberal... já foste!
    É tão "básico" associar diretamente Liberalismo com Progressismo que só mostra ignorância! E é aqui que o meu voto na IL começa a sentir arrependimento. Começo a perceber "A IL é um BE que sabe fazer contas"!

    • @luisbarbosa8136
      @luisbarbosa8136 Рік тому +3

      já é o que tenho dito. também me enganaram com o voto neles. Desde que assumiram o seu "wokismo", até a maior parte do meu respeito perderam

  • @pedrosmmc
    @pedrosmmc Рік тому +3

    Há algo que as feministas ainda não me conseguiram explicar! Se efetivamente as mulheres produzem o mesmo que os homens e recebem menos, porque é que os empregadores não despedem todos os homens e os substituem por mulheres, mantendo a produtividade e aumentando o rendimento da empresa?! Eu sei a resposta, mas cada um tire as suas próprias conclusões!
    "Os homens beneficiam do feminismo": sem dúvida, basta ver o que tem acontecido nos EUA, Austrália, Canadá, Finlândia, ... desastre social a todos os níveis!

    • @luisbarbosa8136
      @luisbarbosa8136 Рік тому +3

      ahaha 100% com o que disse. é este lado que a malta não quer falar.. nem em podcasts. é o "politicamente correto"

  • @ruimanique3250
    @ruimanique3250 4 місяці тому +1

    Não gostas do Chega? Não comas

  • @lourencopires6420
    @lourencopires6420 4 місяці тому

    Esta fulana foi corrida da iniciativa liberal.

  • @philippusiberus
    @philippusiberus Рік тому +13

    Caso flagrante de mulher a quem dão palco apenas por ser bonita.

    • @guga7
      @guga7 Рік тому

      Estás a confundir com a Joana Amaral Dias.

    • @philippusiberus
      @philippusiberus Рік тому +2

      @@guga7 Não estou. Embora essa também despontou pela mesma razão. E por também ser filha de alguém importante.

    • @pedroontheroad
      @pedroontheroad Рік тому +18

      Então uma mulher bonita está obrigada a ser interessante, caso contrário vais achar que só foi convidada por ser bonita, quando:
      1) Pode ser interessante, só não para ti;
      2) Pode ser uma tal entrevista em específico que não correu bem;
      3) O entrevistador pode ter cometido um erro com o convite.
      Percebes? É uma acusação um bocado foleira para com o entrevistador e uma atitude para c.om a convidada, arrisco-me a dizer, machista e redutora toda a sua pessoa.
      "És bonita?! Tens de ser interessante, senão vou assumir que só foste convidada porque és bonita."
      PLEASE
      Finalmente, gostei, obrigado. Mas achei um bocado confuso, algumas vezes. Acho que este programa só tem algum sucesso devido à beleza do entrevistador.

    • @philippusiberus
      @philippusiberus Рік тому +5

      @@pedroontheroad É a minha opinião. Deal with it.

    • @pedroontheroad
      @pedroontheroad Рік тому +5

      @@philippusiberus Eu tinha percebido que era a tua opinião, mas obrigado pelo esclarecimento.

  • @wewillrise3663
    @wewillrise3663 Місяць тому

    Imaginem ouvir filosofia de um sexo que nunca teve grandes contribuições para a area lol só perder tempo... Mas quem é que ouve mulheres a falar nos dias de hoje?