Eu sou paciente oncológico e acho que os profissionais da saúde mudou pra melhor nos últimos tempos fui muito bem tratado e sou paciente do sus graças a Deus
Ele sofreu mais no final dos 3 anos dele foi os 2 anos mais pesados e bem cuidados cuidei dele por 1 ano por mais que me doia por dentro essa missao foi dada e gracas a Deus. Cumpri ele.morreu no hospital mes.o eu querendo que fosse em casa. Por outros queriam que fosse para o asilo isso nao aceitei pois ele foi um pai maravilhoso
Estou fazendo o curso Fundamentos em Cuidados Paliativos e estou apaixonada! Sou médica responsável por uma UTI Oncológica e me senti fortalecida para exercer a luta diária evitando mortes cruéis! A dificuldade dos oncologistas de conversar sobre terminalidade é muito grande. Esta evitação indica muitas internações que se convertem em distanásia, ocupando um leito e retardando tratamentos de outros pacientes com maior benefício. Então, um paciente tem sua cirurgia suspensa de um procedimento curativo pela falta de leito, onde tem um paciente com metástases pulmonares avançadas intubado por falta de definição de prognóstico prévio a intubação. Por isso, vou levantar esta bandeira da morte digna! Espero ter a oportunidade de participar do Curso Avançado em 2020. Agradeço imensamente conhecer seu trabalho transformador!
Kátia, eu gostaria tanto de poder conversar com você! Eu estou com a minha mãe, já em fase terminal. Ela descobriu através de uma biópsia nos ossos do quadril, que o motivo de sua fratura, era uma metástase do câncer de mama, que já havia chegado nos ossos. Ou seja,as chances dela de um tratamento,ou cirurgia já não existiam. Hoje, 5 anos após esse diagnóstico, a metástase já alcançou os pulmões a dois anos, e a 1 ano o fígado. Ela já não levanta mais da cama, os ossos muito frágeis, sofrendo com fraturas. É uma tristeza vê-la nesse estado. S não for te incomodar eu gostaria muito de saber um pouco mais sobre esse estágio, conversar com você, saber das suas experiências com outros pacientes! Posso te mandar meu whatsapp?
Sabe qdo meu pai estava bem próximo do desencarne, dois médicos mto jovens, me chamou para conversar, isso fez uma gigante diferença na minha vida e na dele, éramos muito ligados um ao outro, chorei mto mas consciente de que era muito natural, e eu pude orar fervorosamente por ele, por mim e Tbm amenizar o sofrimento dos outros irmãos. Nunca vou me esquecer do carinho deles falando devagarinho e transparecendo em seus olhares a compaixão por meu pai e por mim. Que mais profissionais sejam humanos a ponto de ver em todas as pessoas um familiar seu.
Olá Dr Ana... Em primeiro lugar Parabéns pela profissional que vc é. Estou lendo o seu livro "A morte é um dia que vale a pena viver" Cuidei do meu esposo com cirrose empática, encéfalo patia... Foram 5 anos de muitos cuidados... Faleceu agora no Dia 01/06/22 Ele teve uma previsão de 8 meses de vida... Nós superamos fomos para 5 anos de vida ... Eu consegui fazer desse tempo com ele tudo que possível foi...com muito amor e muito carinho.... Sofri muito como diz o seu livro eu fui na empatica. Faria tudo de novo.
Dra. Ana Cláudia Sou muito grata a você pelos seus ensinamentos, pelo tanto que me ajudou a acolher e acompanhar a minha amada mãezinha durante o longo processo evolutivo da doença de Parkinson. Ela foi uma guerreira e estive junto, com presença de muito amor, escuta e parceria . Foi uma história linda de morrer.
Que pessoa maravilhosa você.... Estava procurando algum video sobre quimioterapia paliativa - minha mãe iniciará este tratamento para seu câncer colorretal - e ouvi você.... cuido dela com todo o amor e dedicação desde seu diagnóstico, todo tratamento que foi feito e, embora ela tenha passado super bem pela radioterapia, quimioterapia o tumor não foi destruído por completo. A minha tristeza é grande, mas vou fazer de tudo pra ela se sentir tranquila e feliz em todos os momentos do tempo que ela ainda viver.
Eu sentia muito medo da morte,pq perdi a minha mãe muito cedo😩🌹e só dps de adulta e cm o conhecimento do espiritismo fiquei muito tranquila e aceito muito bem.Pq sei o pq,para onde vamos e pq estamos aqui🌹❤💋
Embora tudo seja triste como vc falou, é inevitável pq somos apegados à matéria, aos nossos entes queridos, estou aprendendo muito com você e tendo um olhar diferenciado sobre tudo. Tenho minha mãe com diagnóstico de câncer e perdi meu pai por infarto. Quem me dera na época dele ter te conhecido. Espero que agora eu passe tudo melhor e consiga estar bem melhor ao lado da minha flor "Rosa" Obrigada Ana..
A minha mãe tbm era a "Rosa" mais linda do meu jardim, mas ela não teve sequer a oportunidade de iniciar um tratamento, por falta de um olhar de dar a ela um pouco de dignidade. Mas foi através do livro da dra Ana Cláudia que eu e meus irmãos conseguimos em casa dar a minha mãe o carinho e afeto que ela tanto merecia, claro nunca conseguimos devolver a ela nem um terço da mãe que ela foi pra nós, mas ela foi muito amada e preservada por nós e por Deus tbm, hj entendo assim. ❤️🌹
Eu perdi minha avó há um mês, foi a pior experiência da minha vida. Os profissionais do hospital em que ela se encontrava não nos deram conforto. Sinto tanto a falta dela, ainda não consigo acreditar que ela tenha falecido.
Doutora, a senhora me curou da depressão. Falando da morte reinventei a minha vida. Não que eu tivesse medo exagerado da morte, mas sim tinha medo de viver. E hoje o faço com muita motivação, vivacidade e sobretudo a certeza de saber que amanhã hei de estar lá... Obrigado!
Sou empresária da área da saúde,e tenho um imenso prazer,em cuidar de idosos todos em cuidados paliativos, o aprendizado que tenho ao dar o amor e a força diária a eles, não a nada que explique. Como agradeço vc todos os dias por descrever tudo o que penso e sinto. Vc é uma voz divina entre nós.
Meu pai faleceu sabado passado ele estava em cuidados paliativos foi os 16 dias deles mais.bem cuidados da vida dele acredito que foi o os dias mais traquilo eu fazia a barba dele ele foi em paz e com dignidade. Ele tinha alzaimer ele paassou todas as.fazer dela
Dra Ana Cláudia, te agradeço imensamente por partilhar todo seu conhecimento extraordinário sobre cuidados paliativos, sobre as perdas, o luto, e os cuidados com quem cuida! Minha irmã Laís de 28 anos, está com Lúpus Eritomatoso sistêmico disseminado. Há 6 meses perdemos nosso pai de leucemia metastática, e duas semanas depois descobrimos o Lúpus da minha irmã. Por causa do Lúpus,ela está com Insuficiência cardíaca congestiva, ascite no fígado, esplenomegalia no baço, nefrite nos rins. Ela vem passando por muitas internações e a última foi em fevereiro e ficou 7 dias intubada no CTI e 35 dias de internação. Trouxe ela pra casa. Foi uma decisão em conjunto de acordo com a vontade dela , daqui 15 dias ela vai internar novamente no hospital da Santa Casa em BH pra fazer uma biopsia no rim e tomar a terceira dose de ciclofosfamida. Eu estou ao lado dela desde o primeiro dia em todas as consultas, exames, internações, apoio, material, espiritual e piscicológico, higiene, transporte, amir e carinho, respeito pelas decisões dela. Meu piscicológico está muito abalado. E vc Dra Ana Cláudia tem me ajudado muito, de verdade, com suas palestras e orientações. Muito muito muito obrigada por sua dedicação, profissionalismo, humanização! Gratidão!
Pura realidade acho q todo médico precisa ouvir isso pois eu cuidei do meu esposo até o último instante de vida dele isso q ninguém me avisou q ele estava nos últimos últimos dias de vida hoje eu até penso será q faltou alguma coisa q eu poderia ter feito mais por ele?e muito triste a gente perde alguém q ama e uma dor terrível no coração 😢
Excelente vídeo! Sou acadêmica de medicina de uma Universidade Pública e não tive nenhuma orientação sobre isso até então, e estou no quarto ano do curso. A vida e a morte são pilares fundamentais da saúde e devem ser compreendidas igualmente.
Eu vivi esse dia da morte com meu pai e foi um ultimo dia de muita paz ,amor e tranquilidade para ele partir com todo respeito, carinho e dedicação que ele merecia ❤
Como faz falta,profissionais que tenham esse entendimento como você doutora, sobre esta fase da vida que precisa de tanta atenção e cuidado, não somente com o paciente, mas com seus familiares...Sim, há profissionais que não estão capacitados e outros que mesmo sendo, não tem empatia pelo sofrimento do outro.
Muito obrigada doutora Ana por compartilhar conosco sobre cuidados Paliativos. Comecei a acompanhar por acaso e tenho aprendido muito com vc. Estou com uma irmã acamada a 7 meses em tratamento de câncer.
Ana Cláudia vc é um anjo em minha vida, nossas vidas. Sua lucidez, acolhimento e aconselhamento é um bálsamo para a angústia da vida/morte. Perdi minha esposa Ana Rosa Krause dia 06/11. Tenho buscado suas orientações para superar meu luto. Incrível, vc descreve tanta verdades que eu vivi. Parece que vc esteve ao nosso lado; e esteve.
Ah...dra Ana Cláudia...se tivesse tido oportunidade de ter ouvido este valioso conhecimento , teria cuidado melhor da minha filha que se foi com câncer do pulmão , após da mama . Nunca é tarde para passar ao próximo com a mesma dificuldade , não é mesmo ? Que DEUS , JESUS e MARIA SANTISSIMA A ABENÇOE infinitamente !
Dra obrigada por essa palestra pois eu sou tecnica de saude aqui em Portugal . eu trato os meus utentes com tanto amor que não faço distinção . eu sempre não serei frias nunca om os meus utentes principalmente com idosos que são o que mais dou atenção .ja me inscrever no seu canal .
ANA....ESTOU VIVENDO UM LUTO DE 5 MESES PELA PERDA DE MINHA MÂE QUE FRATUROU O FÊMUR E NÃO RESISTIU AO PÓS OPERATÓRIO. FOI MUITO MAL ASSISTIDA E SOFREU DEMAIS NO HOSPITAL. MINHA CULPA É GRANDE; PORÉM VC ESTÁ SENDO MEU ALICERCE. PARABÉNS. VIVA VOCÊ.
Estou vivendo esse momento com minha mãezinha, optamos pelos cuidados paliativos, e ouvindo vc vejo q foi nossa melhor escolha. Saber que ela não está sofrendo é muito gratificante, estamos nas mãos de uma equipe maravilhosa no hospital Brasília,o carinho, empatia, respeito com q fomos acolhidos nos conforta muito! Fico muito feliz em saber q a medicina está tomando esse rumo, quebrando barreiras onde os médicos agiam como robôs! No começo achei q tínhamos feito besteira, mas conversando com a equipe e vendo a sua explicação tenho a certeza q fizemos a melhor escolha. Minha mãezinha está indo p os braços do pai sem sofrimento,recebendo a dose diária de carinho amor de toda a nossa família e dessa equipe maravilhosa! O nosso sentimento é só de gratidão !
Que lindo seu relato ❤️ partilho da mesma dor, minha mãezinha também está em cuidados paleativos. A gente precisa ser forte, dar muito amor carinho e atenção pra elas nessa momento, que só quem passa, é quem sabe o tamanho da nossa dor! Um abraço e muita força!
Dra. Hoje conheci seu trabalho e vou dizer -lhe algo incrível Tenho câncer nas pernas e enfisema pulmonar todos agravados com a minha indisciplina de cuidados em geral Não sou uma mulher nova tenho 65 anos e sempre vivi com exageros Mas tenho algo comigo Sinto diariamente uma súbita incrível Mas uma coisa lhe digo Deus é meu único remédio Deus me mantém de pé há mais de 20 anos Obrigada por suas informações Adorei sua sinceridade em falar neste assunto"morte" Obrigada
Obrigada por esses ensinamentos. Acabei de receber a notícia de que meu tio está passando por uma situação bem delicada e que serão iniciados os tratamentos paliativos. Que a sua vida seja repleta de luz e coisas boas.
Parabéns Dra. Vc é admirável. Sou sua fã. Meu pai faleceu a 5 meses câncer/ metastase. E o cuidados paliativos que os enfermeiros teve com minha família foi péssimo. Alguns profissionais foi muito humano, mas a maioria foi péssimo. As pessoas têm que ser mais humano. Seus vídeos são excelentes. Obrigada
Estou passando por td isso a alguns meses meu pai eh paciente de câncer terminal ... e estamos passando por momentos sofridos e de 10 enfermeiros só se encontra 2 que são realmente profissionais humanos e amam o que fazem ... triste muito triste
Minha mãe vai começar a ter cuidados paliativos essa semana q vêm 😢 ela é DRC! Terminal, eu nem sabia oque era isso, seus vídeos me ajudou muito obrigado Dra! Ana.....
Dra,eu acho que a morte é a melhor coisa da vida!! Eu até trocaria de lugar com quem foi. Mas não sei encarar,ou aceitar a morte dos parentes,amigos e até da minha pet. Mas esse trabalho é maravilhoso! Feliz de quem puder partir com a sra por perto. 🙌🏻🙏🏻
graças aos seus videos pude ampliar minha visao da vida. E a respeito da morte me sinto mais "tranquila'' sobre a minha efemeridade e dos demais que amo. a consciência te dar mais suporte para quando realmente essa situação se tornar realidade. a morte é o oposto do nascimento. como lhes damos tao bem com a chegada de alguem deveriamos tbm consolidar a ideia de partida.
Eu queria saber como agir..passei com minha mãe.e agora cuidp de um senhor que está com câncer e está sofrendo..me interessei muito pelo cuidado paliativo..fddiz m curso online..e queria saber. Mais..onde encontro informava.. Adoro seus vídeos.. grata
Infelizmente Dra meu filho não teve a mesma coitado Descobriu um câncer um pouco agressivo depois de nove meses que a situação ficou bem complicada que os médicos disse que não tinha mais o que fazer um menino de 26 anos de idade aí foram fazer tratamento paliativo depois que ele tinha sofrido todo esse tempo para mim eles não tem amor nenhum infelizmente mas não deixei se dar o meu filho não demorou muito Deus veio buscar ele faz 30 dias mas Deus vai me dar força para eu superar isso tenho fé em Deus que ele está bem
Infelizmente os médicos, em sua maioria, não têm qualquer preparo para entender e encaminhar o paciente para os cuidados paliativos. Ficam tratando o nada, enxugando gelo, fazendo o paciente sofrer e ainda dizem que estão considerando a "dignidade" do doente. Imaginem se não pensassem nisso.
O que esses médicos ficam é GANHANDO DINHEIRO..tiram até obturação de ouro ou prata se a familia tiver. É tudo por dinheiro e sem um pingo de generosidade e solidariedade
Minha mae recebeu cuidados paliativos antes de morrer,foi horrivel pq ela ficou sedada o tempo todo e a gente com esperanca dela sobreviver,mas foi sedada com morfina ,fenobarbital e medazolam questionei com a medica que com tanto medicamento pra sedar ela seria impossível dela reagir ou respirar por si so sem vrntilacao mecânica. Tudo bem que ela morreu sem sentir nada mas achei que ela entrou em coma muito rapido depois que foi pro hospital .
Dra. Claudia, Por que não é dado treinamento as pessoas, mesmo que fora da área de saúde, para "atender" ou lidar com seus entes, uma vez que os cuidados paliativos ainda é um "luxo" para muitos no sistema de saúde ?
Olha eu perdi minha mãe mas vou deixa uma mensagem . que deus ajuda todos .proficional fa saude que tenha respeito vergonha que hora sua profissão agora que u satanas acampnha todos proficional da saude que não tem vergonha respeito pelas as pessoas
vendo esse video, percebo q minha mae nao esta tendo cuidadoa paliativos na pratica e sim só na teoria. falam tanto disso e nao agem como tal. minha mae esta definhando entre idas e vindas ao hospital e nada resolverem. Neste momento esta internada, nao come nao bebe agua e sendo forçada a tomar medicamwntos. Medicos parecem nao sabwr q fazer e família esta abalada!!
Eu sou paciente oncológico e acho que os profissionais da saúde mudou pra melhor nos últimos tempos fui muito bem tratado e sou paciente do sus graças a Deus
Ele sofreu mais no final dos 3 anos dele foi os 2 anos mais pesados e bem cuidados cuidei dele por 1 ano por mais que me doia por dentro essa missao foi dada e gracas a Deus. Cumpri ele.morreu no hospital mes.o eu querendo que fosse em casa. Por outros queriam que fosse para o asilo isso nao aceitei pois ele foi um pai maravilhoso
Estou fazendo o curso Fundamentos em Cuidados Paliativos e estou apaixonada! Sou médica responsável por uma UTI Oncológica e me senti fortalecida para exercer a luta diária evitando mortes cruéis! A dificuldade dos oncologistas de conversar sobre terminalidade é muito grande. Esta evitação indica muitas internações que se convertem em distanásia, ocupando um leito e retardando tratamentos de outros pacientes com maior benefício. Então, um paciente tem sua cirurgia suspensa de um procedimento curativo pela falta de leito, onde tem um paciente com metástases pulmonares avançadas intubado por falta de definição de prognóstico prévio a intubação. Por isso, vou levantar esta bandeira da morte digna! Espero ter a oportunidade de participar do Curso Avançado em 2020. Agradeço imensamente conhecer seu trabalho transformador!
Kátia, eu gostaria tanto de poder conversar com você! Eu estou com a minha mãe, já em fase terminal. Ela descobriu através de uma biópsia nos ossos do quadril, que o motivo de sua fratura, era uma metástase do câncer de mama, que já havia chegado nos ossos. Ou seja,as chances dela de um tratamento,ou cirurgia já não existiam. Hoje, 5 anos após esse diagnóstico, a metástase já alcançou os pulmões a dois anos, e a 1 ano o fígado. Ela já não levanta mais da cama, os ossos muito frágeis, sofrendo com fraturas. É uma tristeza vê-la nesse estado. S não for te incomodar eu gostaria muito de saber um pouco mais sobre esse estágio, conversar com você, saber das suas experiências com outros pacientes! Posso te mandar meu whatsapp?
Depois que eu aprendir tudo isso, aos 60 anos deixei de ser doadora de órgãos.
Vc é minha motivação.
Eu t adoro..
Depois q comecei a vê seus vídeos suas palestras
Me tornei um ser humano
Melhor!🍃
Eu também... seguidamente, me pego refletindo sobre algo que vi/ouvi dela. Esse é um dos bons lados da internet!
Parabéns!!!
Eu também ❤️❤️❤️
Ouvindo você passei a valorizar cada segundo da minha vida, que Deus te abençoe
Sabe qdo meu pai estava bem próximo do desencarne, dois médicos mto jovens, me chamou para conversar, isso fez uma gigante diferença na minha vida e na dele, éramos muito ligados um ao outro, chorei mto mas consciente de que era muito natural, e eu pude orar fervorosamente por ele, por mim e Tbm amenizar o sofrimento dos outros irmãos. Nunca vou me esquecer do carinho deles falando devagarinho e transparecendo em seus olhares a compaixão por meu pai e por mim.
Que mais profissionais sejam humanos a ponto de ver em todas as pessoas um familiar seu.
Que lindo !
Por mais profissionais assim (infelizmente muito raros)
Que você e seu pai estejam bem.
Olá Dr Ana... Em primeiro lugar
Parabéns pela profissional que vc é.
Estou lendo o seu livro "A morte é um dia que vale a pena viver"
Cuidei do meu esposo com cirrose empática, encéfalo patia...
Foram 5 anos de muitos cuidados...
Faleceu agora no Dia 01/06/22
Ele teve uma previsão de 8 meses de vida...
Nós superamos fomos para 5 anos de vida ...
Eu consegui fazer desse tempo com ele tudo que possível foi...com muito amor e muito carinho....
Sofri muito como diz o seu livro eu fui na empatica.
Faria tudo de novo.
Dra. Ana Cláudia
Sou muito grata a você pelos seus ensinamentos, pelo tanto que me ajudou a acolher e acompanhar a minha amada mãezinha durante o longo processo evolutivo da doença de Parkinson. Ela foi uma guerreira e estive junto, com presença de muito amor, escuta e parceria . Foi uma história linda de morrer.
Que pessoa maravilhosa você.... Estava procurando algum video sobre quimioterapia paliativa - minha mãe iniciará este tratamento para seu câncer colorretal - e ouvi você.... cuido dela com todo o amor e dedicação desde seu diagnóstico, todo tratamento que foi feito e, embora ela tenha passado super bem pela radioterapia, quimioterapia o tumor não foi destruído por completo. A minha tristeza é grande, mas vou fazer de tudo pra ela se sentir tranquila e feliz em todos os momentos do tempo que ela ainda viver.
Dra Ana Cláudia caiu do céu....Ah que bom seria se 1% dos profissionais tivesse essa consciência....parabéns Doutora!!!
Eu sentia muito medo da morte,pq perdi a minha mãe muito cedo😩🌹e só dps de adulta e cm o conhecimento do espiritismo fiquei muito tranquila e aceito muito bem.Pq sei o pq,para onde vamos e pq estamos aqui🌹❤💋
Embora tudo seja triste como vc falou, é inevitável pq somos apegados à matéria, aos nossos entes queridos, estou aprendendo muito com você e tendo um olhar diferenciado sobre tudo. Tenho minha mãe com diagnóstico de câncer e perdi meu pai por infarto. Quem me dera na época dele ter te conhecido. Espero que agora eu passe tudo melhor e consiga estar bem melhor ao lado da minha flor "Rosa" Obrigada Ana..
Como está sua mãe? 🌹🌹🌹🌹🌹
A minha mãe tbm era a "Rosa" mais linda do meu jardim, mas ela não teve sequer a oportunidade de iniciar um tratamento, por falta de um olhar de dar a ela um pouco de dignidade. Mas foi através do livro da dra Ana Cláudia que eu e meus irmãos conseguimos em casa dar a minha mãe o carinho e afeto que ela tanto merecia, claro nunca conseguimos devolver a ela nem um terço da mãe que ela foi pra nós, mas ela foi muito amada e preservada por nós e por Deus tbm, hj entendo assim. ❤️🌹
Eu perdi minha avó há um mês, foi a pior experiência da minha vida. Os profissionais do hospital em que ela se encontrava não nos deram conforto. Sinto tanto a falta dela, ainda não consigo acreditar que ela tenha falecido.
Doutora, a senhora me curou da depressão. Falando da morte reinventei a minha vida. Não que eu tivesse medo exagerado da morte, mas sim tinha medo de viver. E hoje o faço com muita motivação, vivacidade e sobretudo a certeza de saber que amanhã hei de estar lá...
Obrigado!
Sou empresária da área da saúde,e tenho um imenso prazer,em cuidar de idosos todos em cuidados paliativos, o aprendizado que tenho ao dar o amor e a força diária a eles, não a nada que explique.
Como agradeço vc todos os dias por descrever tudo o que penso e sinto. Vc é uma voz divina entre nós.
Meu pai faleceu sabado passado ele estava em cuidados paliativos foi os 16 dias deles mais.bem cuidados da vida dele acredito que foi o os dias mais traquilo eu fazia a barba dele ele foi em paz e com dignidade. Ele tinha alzaimer ele paassou todas as.fazer dela
Que sensibilidade ao falar!!!! Maravilhosa!!!
Sensacional essa mulher! Feliz dia pra você!!!
Q medica maravilha de coração bom uma profissional maravilhosa
Dra Ana Cláudia, te agradeço imensamente por partilhar todo seu conhecimento extraordinário sobre cuidados paliativos, sobre as perdas, o luto, e os cuidados com quem cuida!
Minha irmã Laís de 28 anos, está com Lúpus Eritomatoso sistêmico disseminado. Há 6 meses perdemos nosso pai de leucemia metastática, e duas semanas depois descobrimos o Lúpus da minha irmã.
Por causa do Lúpus,ela está com Insuficiência cardíaca congestiva, ascite no fígado, esplenomegalia no baço, nefrite nos rins.
Ela vem passando por muitas internações e a última foi em fevereiro e ficou 7 dias intubada no CTI e 35 dias de internação.
Trouxe ela pra casa. Foi uma decisão em conjunto de acordo com a vontade dela , daqui 15 dias ela vai internar novamente no hospital da Santa Casa em BH pra fazer uma biopsia no rim e tomar a terceira dose de ciclofosfamida.
Eu estou ao lado dela desde o primeiro dia em todas as consultas, exames, internações, apoio, material, espiritual e piscicológico, higiene, transporte, amir e carinho, respeito pelas decisões dela. Meu piscicológico está muito abalado.
E vc Dra Ana Cláudia tem me ajudado muito, de verdade, com suas palestras e orientações. Muito muito muito obrigada por sua dedicação, profissionalismo, humanização! Gratidão!
Pura realidade acho q todo médico precisa ouvir isso pois eu cuidei do meu esposo até o último instante de vida dele isso q ninguém me avisou q ele estava nos últimos últimos dias de vida hoje eu até penso será q faltou alguma coisa q eu poderia ter feito mais por ele?e muito triste a gente perde alguém q ama e uma dor terrível no coração 😢
Excelente vídeo! Sou acadêmica de medicina de uma Universidade Pública e não tive nenhuma orientação sobre isso até então, e estou no quarto ano do curso. A vida e a morte são pilares fundamentais da saúde e devem ser compreendidas igualmente.
Eu vivi esse dia da morte com meu pai e foi um ultimo dia de muita paz ,amor e tranquilidade para ele partir com todo respeito, carinho e dedicação que ele merecia ❤
Parabéns! Continuo na minha saga por conhecimento em Cuidados Paliativos.
Como faz falta,profissionais que tenham esse entendimento como você doutora, sobre esta fase da vida que precisa de tanta atenção e cuidado, não somente com o paciente, mas com seus familiares...Sim, há profissionais que não estão capacitados e outros que mesmo sendo, não tem empatia pelo sofrimento do outro.
Muito obrigada doutora Ana por compartilhar conosco sobre cuidados Paliativos.
Comecei a acompanhar por acaso e tenho aprendido muito com vc.
Estou com uma irmã acamada a 7 meses em tratamento de câncer.
Ana Cláudia vc é um anjo em minha vida, nossas vidas. Sua lucidez, acolhimento e aconselhamento é um bálsamo para a angústia da vida/morte.
Perdi minha esposa Ana Rosa Krause dia 06/11. Tenho buscado suas orientações para superar meu luto.
Incrível, vc descreve tanta verdades que eu vivi. Parece que vc esteve ao nosso lado; e esteve.
Fantástica vc é minha linda! Estou orientan do minha filha para fazer cuidados paliativos....Mando sempre seu vídeos pra ela. Sempre ela se emociona😘😍
Dra Ana, a senhora merece todo meu respeito. Deus te abençoe e te ilumine a cada passo. 💖🇵🇹🇳🇱
Ah...dra Ana Cláudia...se tivesse tido oportunidade de ter ouvido este valioso conhecimento , teria cuidado melhor da minha filha que se foi com câncer do pulmão , após da mama . Nunca é tarde para passar ao próximo com a mesma dificuldade , não é mesmo ? Que DEUS , JESUS e MARIA SANTISSIMA A ABENÇOE infinitamente !
Espero encontrar pessoas como você e espero ser uma cuidadora tão inspirada .
Ana, que pessoa linda, que profissional vc é!! Feliz é um paciente seu!!! Vc é maravilhosa!
Dra obrigada por essa palestra pois eu sou tecnica de saude aqui em Portugal . eu trato os meus utentes com tanto amor que não faço distinção . eu sempre não serei frias nunca om os meus utentes principalmente com idosos que são o que mais dou atenção .ja me inscrever no seu canal .
Gostooooo demais do seu trabalho vou fazer minha pós com vc Ana Cláudia quinitana ❤
ANA....ESTOU VIVENDO UM LUTO DE 5 MESES PELA PERDA DE MINHA MÂE QUE FRATUROU O FÊMUR E NÃO RESISTIU AO PÓS OPERATÓRIO. FOI MUITO MAL ASSISTIDA E SOFREU DEMAIS NO HOSPITAL. MINHA CULPA É GRANDE; PORÉM VC ESTÁ SENDO MEU ALICERCE. PARABÉNS. VIVA VOCÊ.
Estou vivendo esse momento com minha mãezinha, optamos pelos cuidados paliativos, e ouvindo vc vejo q foi nossa melhor escolha.
Saber que ela não está sofrendo é muito gratificante, estamos nas mãos de uma equipe maravilhosa no hospital Brasília,o carinho, empatia, respeito com q fomos acolhidos nos conforta muito!
Fico muito feliz em saber q a medicina está tomando esse rumo, quebrando barreiras onde os médicos agiam como robôs!
No começo achei q tínhamos feito besteira, mas conversando com a equipe e vendo a sua explicação tenho a certeza q fizemos a melhor escolha. Minha mãezinha está indo p os braços do pai sem sofrimento,recebendo a dose diária de carinho amor de toda a nossa família e dessa equipe maravilhosa!
O nosso sentimento é só de gratidão !
Que lindo seu relato ❤️ partilho da mesma dor, minha mãezinha também está em cuidados paleativos. A gente precisa ser forte, dar muito amor carinho e atenção pra elas nessa momento, que só quem passa, é quem sabe o tamanho da nossa dor! Um abraço e muita força!
Dra. Hoje conheci seu trabalho e vou dizer -lhe algo incrível
Tenho câncer nas pernas e enfisema pulmonar todos agravados com a minha indisciplina de cuidados em geral
Não sou uma mulher nova tenho 65 anos e sempre vivi com exageros
Mas tenho algo comigo
Sinto diariamente uma súbita incrível
Mas uma coisa lhe digo
Deus é meu único remédio
Deus me mantém de pé há mais de 20 anos
Obrigada por suas informações
Adorei sua sinceridade em falar neste assunto"morte"
Obrigada
Olá boa tarde ...admiro vc pois estou nessa situação tbn
Nossa que doçura de ser humana, meus parabéns DRA 👏👏👏👏🤗
Dra gosto muito de você pelos seus vídeos. Trabalho como Cuidadora e quero muito aprender contigo essa Humanização. Grata por quebrar paradigmas. 🙏🤗
Obrigada por esses ensinamentos. Acabei de receber a notícia de que meu tio está passando por uma situação bem delicada e que serão iniciados os tratamentos paliativos. Que a sua vida seja repleta de luz e coisas boas.
Parabéns Dra. Vc é admirável. Sou sua fã. Meu pai faleceu a 5 meses câncer/ metastase. E o cuidados paliativos que os enfermeiros teve com minha família foi péssimo. Alguns profissionais foi muito humano, mas a maioria foi péssimo. As pessoas têm que ser mais humano. Seus vídeos são excelentes. Obrigada
Estou passando por td isso a alguns meses meu pai eh paciente de câncer terminal ... e estamos passando por momentos sofridos e de 10 enfermeiros só se encontra 2 que são realmente profissionais humanos e amam o que fazem ... triste muito triste
Minha maneira de enxergar a vida mudou a partir do momento que vi pela primeira vez um vídeo seu. Muito obrigado por nos passar suas experiências.
ISSO SIM É UMA MÉDICA DE VERDADE!
Parabéns dra! Tá faltando demais o lado humano dos médicos atuais.
Minha mãe vai começar a ter cuidados paliativos essa semana q vêm 😢 ela é DRC! Terminal, eu nem sabia oque era isso, seus vídeos me ajudou muito obrigado Dra! Ana.....
Como ela. Esta?
Dra,eu acho que a morte é a melhor coisa da vida!! Eu até trocaria de lugar com quem foi. Mas não sei encarar,ou aceitar a morte dos parentes,amigos e até da minha pet.
Mas esse trabalho é maravilhoso! Feliz de quem puder partir com a sra por perto. 🙌🏻🙏🏻
Boa noite amo seu trabalho seus vídeos são maravilhoso a cada dia aprendo um pouco mais sobre vida e morte e sobre os cuidados paliativos
Super motivação.
Parabéns, doutora! |O mundo precisa de mais pessoas assim.
Oi Dra Ana estou vendo seus vídeos e estou gostando. Comecei hoje com vídeos curtos pra te conhecer. Muito obrigado
Assistindo esses vídeos aprendi pensar em minha morte com nais Respeito, obrigado Dra Ana
graças aos seus videos pude ampliar minha visao da vida. E a respeito da morte me sinto mais "tranquila'' sobre a minha efemeridade e dos demais que amo. a consciência te dar mais suporte para quando realmente essa situação se tornar realidade. a morte é o oposto do nascimento. como lhes damos tao bem com a chegada de alguem deveriamos tbm consolidar a ideia de partida.
Sandra Maria das dorescamposumabracos campo s moro em Belo Horizonte sou casada com filemon
A morte é uma realidade da vida.. temos que enfrentar....
Dotoura vc ta de parabéns por ser esse ser humano tão inluminada por Deus...
Gosto muito de ouvir suas palestras
Super sua fã , assisto um vídeo a cada manhã . Obrigada por sua existência .
Linda !!!
Maravilhosa!
Que Deus te abençoe na sua jornada diária. Bjs
Eu queria saber como agir..passei com minha mãe.e agora cuidp de um senhor que está com câncer e está sofrendo..me interessei muito pelo cuidado paliativo..fddiz m curso online..e queria saber. Mais..onde encontro informava.. Adoro seus vídeos.. grata
GRATIDÃO ❤
Sensacional desejo bênçãos infinitas pra vc Dra ,abraços
Que show sua palestra
Amei
Boa noite Dra, eu gostaria de saber quais os termos (terminologia) do cuidado paliativo??
Infelizmente Dra meu filho não teve a mesma coitado Descobriu um câncer um pouco agressivo depois de nove meses que a situação ficou bem complicada que os médicos disse que não tinha mais o que fazer um menino de 26 anos de idade aí foram fazer tratamento paliativo depois que ele tinha sofrido todo esse tempo para mim eles não tem amor nenhum infelizmente mas não deixei se dar o meu filho não demorou muito Deus veio buscar ele faz 30 dias mas Deus vai me dar força para eu superar isso tenho fé em Deus que ele está bem
Como sempre, sensacional! Obrigada pela lucidez 🌷
Gratidão por essa excelente profissional. Em 28-03-2021
Infelizmente os médicos, em sua maioria, não têm qualquer preparo para entender e encaminhar o paciente para os cuidados paliativos. Ficam tratando o nada, enxugando gelo, fazendo o paciente sofrer e ainda dizem que estão considerando a "dignidade" do doente. Imaginem se não pensassem nisso.
O que esses médicos ficam é GANHANDO DINHEIRO..tiram até obturação de ouro ou prata se a familia tiver.
É tudo por dinheiro e sem um pingo de generosidade e solidariedade
Você é muito especial Dra ❣️
Minha inspiração na medicina !
Impecável explicação
E qual e o melhor cuidado paleatico perfeito?
Parabéns doitora pelo seu ótimo trabalho. Beijos.
Excelente ser humano! 🙏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou Paciente com hemangioendotelioma epiteloide em fígado com metastases em pulmões, só não quero sentir dor no final...
Minha mae recebeu cuidados paliativos antes de morrer,foi horrivel pq ela ficou sedada o tempo todo e a gente com esperanca dela sobreviver,mas foi sedada com morfina ,fenobarbital e medazolam questionei com a medica que com tanto medicamento pra sedar ela seria impossível dela reagir ou respirar por si so sem vrntilacao mecânica.
Tudo bem que ela morreu sem sentir nada mas achei que ela entrou em coma muito rapido depois que foi pro hospital .
Como dói...
Já estou sabendo agora
Estou amando.😘
O Que se deve oferecer?
Dra amo as suas palestras.
Que sabia🙌🏻
Adoro!
Dra Ana depois que te conheci sou outra pessoa...Por um mundo melhor Mais Dras Anas
Só gratidão pelo seu trabalho Dra Ana Cláudia ❤
Dra Ana....amoooo
Obrigada, perfeita 🙏🙏🙏
Dra. , Você não é desse Planeta. Gratidão !!!
Não ela não e.
Como posso cuida de uma pessoa que está passando por momentos.. grata
Dra. Claudia, Por que não é dado treinamento as pessoas, mesmo que fora da área de saúde, para "atender" ou lidar com seus entes, uma vez que os cuidados paliativos ainda é um "luxo" para muitos no sistema de saúde ?
As vezes penso que os cuidados paliativos são para os vivos nao para os que estão na finitude
Comecei a fazer um curso de gerontologia, será que tem um pouco a ver com os seus assuntos?
Olha eu perdi minha mãe mas vou deixa uma mensagem . que deus ajuda todos .proficional fa saude que tenha respeito vergonha que hora sua profissão agora que u satanas acampnha todos proficional da saude que não tem vergonha respeito pelas as pessoas
Moro em uma cidade pequena.
O lugar para assistir estas pessoas que estão no final da sua vida, seria no hospital?
Ao meu ver os médicos estão bem longe disso...a maioria tratam seus pacientes de qualquer jeito, sem o mínimo respeito...
Lugar de Goma de mascar é no lixo, no Metrô em SP.
O IPEN (USP), sabe, os Árabes também e bem etc...
legal
@@marlenealves7058 a vida e feita de ciclos e fases, um dia pessoao vai partir
Uma pergunta uma pessoa em bom estado mental tem o direito de morrer ou nao ?
😇😇😇😇😇😇😇😇😇🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Será q a nostalgia seria um paliativo nesse momento?
Meu pai tem 85 anos.e tem tremor na mão direita, o q pode ser?
vendo esse video, percebo q minha mae nao esta tendo cuidadoa paliativos na pratica e sim só na teoria.
falam tanto disso e nao agem como tal.
minha mae esta definhando entre idas e vindas ao hospital e nada resolverem.
Neste momento esta internada, nao come nao bebe agua e sendo forçada a tomar medicamwntos.
Medicos parecem nao sabwr q fazer e família esta abalada!!