A HISTÓRIA DO ARISCO PONTEIRO " TERTO", CAMPEÃO PELO SÃO PAULO NOS ANOS 70

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • A HISTÓRIA DO ARISCO PONTEIRO " TERTO", CAMPEÃO PELO SÃO PAULO NOS ANOS 70.
    Naqueles tempos, os torcedores do tricolor paulista poderiam até questionar sua habilidade! Poderiam dizer que Terto não era craque, que não tinha intimidade com a bola nos pés e que seus gols eram fruto da própria superação.
    Contudo, entre braçadas, solavancos e tropeços, Terto transbordava dedicação. Um autêntico batalhador em campo. Assim, o jovem e promissor pernambucano foi conquistando seu espaço no exigente cenário paulista.
    Tertuliano Severiano dos Santos nasceu em Recife, no dia 29 de dezembro de 1946. Iniciou sua caminhada esportiva em 1965, como meia-atacante nas fileiras do Santa Cruz Futebol Clube.
    Terto passou por momentos difíceis até alcançar o reconhecimento como jogador de futebol.
    Na juventude, o rapazola viveu um drama pessoal pela separação dos pais e foi morar com os tios. Sua grande fase no futebol pernambucano aconteceu em 1967, quando conquistou o Torneio Hexagonal Norte Nordeste pelo Santa Cruz, marcando 10 gols pela equipe coral.
    Em janeiro de 1968, o São Paulo Futebol Clube precisou desembolsar 150.000 cruzeiros para contar com uma das maiores revelações do futebol nordestino.
    Terto chegou em um período difícil para o torcedor do São Paulo, que amargava mais de uma década sem o prazer de comemorar um título paulista.
    Na época, grande parte dos recursos financeiros do clube eram destinados para a conclusão do Estádio do Morumbi, Mesmo assim, o time quase chegou ao título paulista em 1967.
    Assim como outros desavisados que desembarcam na ameaçadora Selva de Pedra paulistana, Terto viveu dias de puro deslumbramento na vida noturna da cidade grande. Chegava atrasado nos treinamentos e com os olhos inchados.
    Para tentar justificar, o pernambucano dizia que ficou assistindo televisão até mais tarde, que tinha insônia, que sofria com saudades dos familiares e coisa e tal…
    Durante a temporada de 1969, seu rendimento em campo desabou. devido a uma “verminose múltipla” instalada em seu organismo.
    Todavia, os medicamentos eram tóxicos demais e isso o enfraqueceu de forma significativa. Na recuperação, Terto pulou de 63 para 78 quilos e precisou fazer um regime especial.
    Com outras opções na ponta-direita, como Nicanor, Miruca e Paulo Nani, Terto continuou aproveitado pela meia-direita, até a chegada do técnico Zezé Moreira.
    Zezé Moreira logo percebeu que a velocidade de Terto poderia ser útil em outras posições da linha de ataque. O valente pernambucano era um atacante sem medo de “cara feia” e extremamente útil para romper retrancas!
    Quando o Morumbi foi completamente inaugurado em 25 de Janeiro de 1970, um novo ciclo foi iniciado. Agora era necessário levantar o “caneco” paulista e dessa forma os dirigentes decidiram fortalecer o plantel.
    O reforço do elenco começou bem antes. No dia 17 de julho de 1969, Gerson “O Canhotinha de Ouro” assinou contrato com o São Paulo. Pouco depois, no mês de agosto, Toninho Guerreiro deixou o Santos e foi apresentado no Morumbi.
    Por ocasião da chegada do astro uruguaio Pedro Rocha, Terto foi definitivamente aproveitado como ponta-direita, um momento especial ao lado de Toninho Guerreiro e Paraná.
    Jogando pela ponta-direita, Terto aprendeu rapidamente como tirar proveito dos lançamentos perfeitos de Gerson “O Canhotinha de Ouro”. Mais tarde, soube aproveitar também o toque sempre refinado de Pedro Rocha.
    Entre tantos talentos, Terto era a espoleta de impetuosidade, o atacante da conclusão, Uma energia vigorosa que completava aquela memorável linha de ataque.
    Recheado de estrelas, o tão esperado título paulista de 1970 fez justiça ao árduo trabalho empenhado pela diretoria. A tranquilidade foi restabelecida e o dia a dia ficou muito mais fácil.....
    FONTE:
    tardesdepacaem...
    pt.wikipedia.o...

КОМЕНТАРІ • 8

  • @jhonytarzan
    @jhonytarzan Місяць тому +1

    Obrigado.

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 Місяць тому +2

    Ótimo vídeo

  • @FranciscoJose-sn5uz
    @FranciscoJose-sn5uz Місяць тому +3

    Geova ,Terto e Jacinto foi campeão aqui no meu ferrão.

  • @anibalgomesfilho2173
    @anibalgomesfilho2173 Місяць тому +1

    Lembro do trio de ataque do SP: Terto, Toninho Guerreiro e Paraná

  • @jhonytarzan
    @jhonytarzan Місяць тому +1

    Fale do jogador Misso do CSA de Alagoas.

  • @AndreLuiz-ig3jo
    @AndreLuiz-ig3jo Місяць тому +2

    o Terto jogou com a camisa dos tricolores que tem as cores vermelho, branco e preto

    • @Soposterefotosdetimes
      @Soposterefotosdetimes  Місяць тому +1

      @@AndreLuiz-ig3jo verdade, grande coincidência,santa cruz, são Paulo, Botafogo SP e Ferroviário Cê.

  • @vavabenicio
    @vavabenicio Місяць тому +1

    Morreu, será que a midia esportiva falou sobre isso?