VOCÊ JÁ SABE PROGRAMAR O ARDUINO E MONTAR OS SEUS PRÓPRIOS PROJETOS? NÃO?!? Então conheça o meu Curso de Arduino, ensino tudo o que sei de Arduino, do básico até o Avançado. Aulas em vídeo explicando a teoria da programação e depois aplicando na prática todos os conceitos Confiram no link: cursos.dankicode.com/curso-arduino-completo
Parabéns!!!! De longe o video mais bem explicado do UA-cam. Todos falam, mas entregam com bibliotecas e dessa forma não permitem que nós possamos programar ao nosso modo. Vou utilizar o conhecimento no mpu9250. Valeu!! Muito obrigado!!
Ótimo vídeo, estou trabalhando em um projeto de seguidor solar para placas fotovoltaicas e estou usando esse acelerômetro como sensor de posição, porém não tinha tanta informação a respeito, esse vídeo vai me ajudar...ativei o sininho de notificações para acompanhar as demais aulas...parabéns pelo canal. Valeu...
Bom dia FunBots, notei que na configuração inicial do giroscópio foi utilizado 0x00011000 ao invés de 0b00011000. No mais muito boa a didática, parabéns pelo trabalho.
Aula sensacional, estou tentando medir a distância com este sensor, meu maior problema é a interferência da gravidade quando o sensor rotaciona, além disso, penso que é preciso fazer a rotação das acelerações do sistema de eixos do sensor para um de navegação (fixo)
Obrigado Paulo! Trabalhar bem com esse sensor é legal mas ao mesmo tempo desafiador! Alguns utilizam métodos matemáticos complexos justamente para remover essa interferência de medidas. Infelizmente é assunto bem complexo ainda pro canal, teria que estudar bastante para poder compartilhar aqui.
Assisti muito video bem explicado, tem realmente muita gente que entende do que esta falando, mas voce é fora da curva cara. Nivel de detalhe e profundidade de informacao é o diferencial desse canal. Parabens!
Amigo muito boa a explicação. mas uma dúvida como obtenho os ângulos a partir da aceleração ? Vi em alguns vídeos que pode-se usar também o giroscópio para complementar a leitura dos ângulos.
O ângulo pode ser obtido depois de cálculos mais complexos utilizando os valores de giro e aceleração. Se você iniciar o programa assumindo um valor de ângulo Zero, depois fazendo a leitura do giro você pode calcular quantos graus é a nova posição baseado no tempo entre leituras. Não é simples de responder aqui, pois como falei são cálculos diferenciais e integrais que irão ajudar a obter o valor com precisão. É um bom tópico para vídeo, vou anotar aqui! Valeu!
@@FunBots amigo é um excelente tópico pois abrange física, programação e engenharia. Mas te peço por favor que não utilize bibliotecas, ou apenas as principais do arduino. O que ja peguei de biblioteca bugada e isso da um trabalho enorme.
Amigo muito bacana o vídeo. Uma dúvida, conseguiria utilizar ele para medir vibrações, acelerações oriundas de aparelhos estáticos? Como medir vibrações de máquinas? Saberia se ele teria capacidade para tal feito?
Tem que avaliar se a frequência que as máquinas vão vibrar estão no range de leitura do MPU-6050, além disso o seu microcontrolador precisa ser de alta amostragem, para respeitar a teorema de Nyquist de amostragem.
Parabens pelo video. Uma duvida: é possivel sem usar um arduino que alguma porta envie qualquer valor de corrente eletrica em caso de detecção de movimentação?
Ótimo vídeo, saberia me dizer se essa programação que você fez serviria também para a ESP32? Preciso utilizar em um projeto para medir vibração de um motor elétrico
Excelente o vídeo FunBots! Estou com uma dúvida....quero medir a frequência natural de uma torre e preciso exportar os dados do acelerômetro para um txt, com isso quero aplicar um algoritmo de FFT para esse cálculo. Como posso fazer para exportar os dados sem ter que desligar o aparelho e copiar e colar todos os dados? Obrigado!
Obrigado Rafael! Para o seu projeto eu entendo que a melhor opção é gravar os dados em um Cartão SD, daí depois de feito todas as medidas você faz a análise no seu PC. Eu ensino a utilizar um Cartão SD com Arduino nesse vídeo: ua-cam.com/video/dcfazmuAgyI/v-deo.html
Conteúdo muito bom!!! Gostaria de saber se vc pode me ajudar na programação do dos módulos MPU6050 com o MCP2515? Como posso usar eles dois juntos. Obrigado!
Parabéns pelo vídeo, usei esse código como base para o meu TCC, agora tenho uma dúvida, no nodeMCU os dados não ficam iguais ao arduino UNO, sabe se tem algo diferente no código? abraços
Bom dia amigo, saberia se eu conseguiria utilizar esse sensor para medir vibrações de máquinas e mancais de rolamentos? Utilizam-se já na indústria com sensores piezzo de alto custo. Gostaria de saber se seria possível usar para uma alternativa de menor custo.
oi Fernando! Eu particularmente acho difícil, por conta da amostragem necessária. Eu também já trabalhei com esses acelerômetros piezoelétricos, na industria aeronáutica no caso, eles são muito robustos e ideais para altas frequências e intensidades de vibração, as amostragens eram na ordem de 2000 amostras/s. Então sugiro avaliar certinho essa questão de amostragem/frequência alvos, se o seu microcontrolador será capaz de ler na velocidade necessária. Valeu!
Consigo utilizar o BMI160 em vez do MPU6050? Consegue me indicar alguma solução para medir aceleração de um sistema de suspensão automotiva em tempo real e gravação dos dados? Visto que o carro sempre vai estar em movimento e teria que ser um sistema "wireless"
Obrigado Edgar! Consegue sim, mas você necessariamente precisa de um microcontrolador para fazer a leitura do MPU-6050 e a transmissão para um segundo arduino! Valeu!
Parabéns pelo conteúdo! Duas dúvidas: 1 - Há acelerômetro para arduíno com sensibilidade de 1g? 2 - É possível utilizar vários acelerômetros simultaneamente e coletar os históricos? Abraços!
Obrigado Marcílio! Não me lembro agora de algum, mas deve existir sim. É possível sim, mas lembrando que para isso você vai precisar ser bem rápido na sua rotina loop, então se for muitos acelerômetros, talvez seja melhor usar uma placa mais potente, tipo um Arduino de última geração, ESP32 ou Raspberry Pi Pico
Opa ótimo vídeo, porem estou com um problema o código não esta lendo o sinal negativo, ao Inês disso ele imprimi o valor máximo menos o valor real, exemplo na configuração de +/-2 g ao invés de -1.5g ele imprime 2.5g(4-1.5), tem ideia do que pode ser?
Professor, fiz o passo a passo do vídeo, mas meu monitor serial só oferece -0.06 -0.06 -0.06 como valores, você sabe me dizer o que pode ter acontecido?
oi Cristiano, nesse programa não ficam. Para isso você precisa utilizar um módulo de cartão SD, eu ensino como nesse vídeo aqui: ua-cam.com/video/dcfazmuAgyI/v-deo.html
Oi Junio, para ter a aceleração em m/s2 é só multiplicar o valor lido em g por 9.81. Agora se você precisar obter a velocidade a partir da aceleração, daí você precisa fazer a integral do sinal lido, o que é um cálculo mais complexo e difícil de explicar em poucas linhas. Tema para um futuro vídeo!
Ola professor bom dia ,uma duvida com esses dados de aceleração eu consigo encontrar a vibração com o sensor ? Estou utilizando esse sensor para um projeto para medir as vibrações de uma maquina
oi João! Sim, você consegue, mas tem que ficar atento ao valor de resposta em frequência do sensor, se a máquina estiver vibrando numa frequência que o sensor não consegue medir, no fim a medição vai te enganar. O artigo abaixo conseguiu fazer uma medida de 500Hz, confere lá, valeu: makersportal.com/blog/2019/8/17/arduino-mpu6050-high-frequency-accelerometer-and-gyroscope-data-saver
@@FunBots Pelo o que vi aqui pode usar até mesmo o mesmo código hauahauah bem parecido. Agora vacilei no esquemático liguei o vdd no 5V do meu Esp 32 -_- espero não ter queimado. Amanhã vou fazer as ligações direitinho. Vou tentar pegar essas informações mais campo magnético para aplicar ML
Olá, não falo português, não entendo muito, mas tenho interesse no vídeo, quais são os pinos que estão conectados ao arduino, por favor, não vi o diagrama de conexão
eu ja fiz um drone usando mpu mas agora meu pc nao reconhece a mpu 6050 na porta serial e a mesma programaçao que eu sempre usei carrega a sketch mas nao reconhece na porta serial pode me ajudar?
Infelizmente não estou conseguindo fazer a leitura dos sensores. Tem algo de errado.Utilizei esse código e não está lendo direito nem no mpu9250 e nem mpu6050. Achei outro código mas tem muitas bibliotecas, queria usar somente wire.h , tem alguma dica? Preciso resetar os valores?
Estou programando esse sensor usando o arduino através do Raspberry pi 4, pelo sistema operacional Raspberry OS, porém na IDE do arduino não aparece o Serial Plotter, como eu poderia resolver esse problema professor?
Oi Mariana, nunca usei o Arduino IDE no raspberry, nem sabia que era possível! rs. Porém fiquei sabendo que a versão 2.0 não tem a Serial Plotter, o que é uma pena, não sei se é o caso dessa versão que você usou. O único jeito que vejo é usar uma versão Windows ou Mac mesmo. Valeu!
tipo… eu consegui fazer ele funcionar, os dados fazem sentido, mas os valores tão um pouco fora do normal, oscilando tb. A única coisa que queria era pegar o raw data do jeito que foi medido, daí calibrar pra ficar certinho. Mas essas libraries que eu encontro no github são meio confusas 🥲
VOCÊ JÁ SABE PROGRAMAR O ARDUINO E MONTAR OS SEUS PRÓPRIOS PROJETOS? NÃO?!?
Então conheça o meu Curso de Arduino, ensino tudo o que sei de Arduino, do básico até o Avançado.
Aulas em vídeo explicando a teoria da programação e depois aplicando na prática todos os conceitos
Confiram no link: cursos.dankicode.com/curso-arduino-completo
Parabéns!!!! De longe o video mais bem explicado do UA-cam. Todos falam, mas entregam com bibliotecas e dessa forma não permitem que nós possamos programar ao nosso modo. Vou utilizar o conhecimento no mpu9250. Valeu!! Muito obrigado!!
Obrigado Darlan!
Melhor vídeo sobre acelerômetro que encontrei. Conteúdo muito bem explicado.
Professor nato. O melhor tutorial do youtube! Show!
Obrigado pelo elogio!
Melhor explicaçao sobre o MPU-6050 q eu vi ate agora. Parabens pelo canal e muito obrigado
Obrigado pelo elogio! Abraço
Parabéns FunBots, excelente vídeo!!
Ótimo vídeo, estou trabalhando em um projeto de seguidor solar para placas fotovoltaicas e estou usando esse acelerômetro como sensor de posição, porém não tinha tanta informação a respeito, esse vídeo vai me ajudar...ativei o sininho de notificações para acompanhar as demais aulas...parabéns pelo canal. Valeu...
Excelente video! Muito bem explicado a parte do I2C.
Não conhecia esse plotter serial, ele ajuda muito. Vlw!
Disponha!
Assistindo e deixando o Like.
Valeu Maninho!
Estou impressionado com a clareza de suas explicações! Parabéns mesmo pelo canal!
Vídeo perfeito, sanou minhas dúvidas 👏🏻👏🏻
Bom dia FunBots, notei que na configuração inicial do giroscópio foi utilizado 0x00011000 ao invés de 0b00011000. No mais muito boa a didática, parabéns pelo trabalho.
parabéns pelo seu vídeo, muito top
Parabéns pelo vídeo, professor! Sempre quis explorar mais funções desse módulo e seu vídeo ajudou muito!!!!
Aula sensacional, estou tentando medir a distância com este sensor, meu maior problema é a interferência da gravidade quando o sensor rotaciona, além disso, penso que é preciso fazer a rotação das acelerações do sistema de eixos do sensor para um de navegação (fixo)
Obrigado Paulo! Trabalhar bem com esse sensor é legal mas ao mesmo tempo desafiador! Alguns utilizam métodos matemáticos complexos justamente para remover essa interferência de medidas. Infelizmente é assunto bem complexo ainda pro canal, teria que estudar bastante para poder compartilhar aqui.
Parabéns, pelo vídeo!
Se puder faz um vídeo sobre o "Bússola Digital HMC5883"
Sugestão anotada! Valeu!
Parabéns pelo vídeo professor, ajudou bastante 🙌🏻
Ótimo vídeo, muito esclarecedor!
Obrigado Paulo!
Ótimo material! Parabéns! Seguindo.
+1 like! Adorei o canal!
Feliz ano novo e sucesso!
Obrigado!
Muito bom!
Obrigado!
Bem que poderia começar um projeto de Drone no canal!
Assisti muito video bem explicado, tem realmente muita gente que entende do que esta falando, mas voce é fora da curva cara. Nivel de detalhe e profundidade de informacao é o diferencial desse canal. Parabens!
Amigo muito boa a explicação.
mas uma dúvida como obtenho os ângulos a partir da aceleração ?
Vi em alguns vídeos que pode-se usar também o giroscópio para complementar a leitura dos ângulos.
O ângulo pode ser obtido depois de cálculos mais complexos utilizando os valores de giro e aceleração. Se você iniciar o programa assumindo um valor de ângulo Zero, depois fazendo a leitura do giro você pode calcular quantos graus é a nova posição baseado no tempo entre leituras. Não é simples de responder aqui, pois como falei são cálculos diferenciais e integrais que irão ajudar a obter o valor com precisão.
É um bom tópico para vídeo, vou anotar aqui! Valeu!
@@FunBots amigo é um excelente tópico pois abrange física, programação e engenharia.
Mas te peço por favor que não utilize bibliotecas, ou apenas as principais do arduino.
O que ja peguei de biblioteca bugada e isso da um trabalho enorme.
Amigo muito bacana o vídeo.
Uma dúvida, conseguiria utilizar ele para medir vibrações, acelerações oriundas de aparelhos estáticos? Como medir vibrações de máquinas?
Saberia se ele teria capacidade para tal feito?
Tem que avaliar se a frequência que as máquinas vão vibrar estão no range de leitura do MPU-6050, além disso o seu microcontrolador precisa ser de alta amostragem, para respeitar a teorema de Nyquist de amostragem.
Parabens pelo video. Uma duvida: é possivel sem usar um arduino que alguma porta envie qualquer valor de corrente eletrica em caso de detecção de movimentação?
Ótimo vídeo, saberia me dizer se essa programação que você fez serviria também para a ESP32? Preciso utilizar em um projeto para medir vibração de um motor elétrico
Tambem estou tentando fazer a mesma coisa
Não sei dizer Marcos, não testei ainda com o ESP32. Vou anotar para checar! Valeu!
Excelente o vídeo FunBots! Estou com uma dúvida....quero medir a frequência natural de uma torre e preciso exportar os dados do acelerômetro para um txt, com isso quero aplicar um algoritmo de FFT para esse cálculo. Como posso fazer para exportar os dados sem ter que desligar o aparelho e copiar e colar todos os dados? Obrigado!
Obrigado Rafael! Para o seu projeto eu entendo que a melhor opção é gravar os dados em um Cartão SD, daí depois de feito todas as medidas você faz a análise no seu PC. Eu ensino a utilizar um Cartão SD com Arduino nesse vídeo: ua-cam.com/video/dcfazmuAgyI/v-deo.html
@@FunBots Muito obrigado professor, vai me ajudar bastante!
Por que você divide pelo fundo de escala ? A aceleração está no sistema internacional de unidades ?
Conteúdo muito bom!!! Gostaria de saber se vc pode me ajudar na programação do dos módulos MPU6050 com o MCP2515? Como posso usar eles dois juntos. Obrigado!
Parabéns pelo vídeo, usei esse código como base para o meu TCC, agora tenho uma dúvida, no nodeMCU os dados não ficam iguais ao arduino UNO, sabe se tem algo diferente no código?
abraços
BOA NOITE PROFESSOR TEM COMO VIZUALIZAR OS VALORES EM UM DISPLAY DE LCD EM GRAUS DECIMAL
Tem sim, é só adaptar o código que o Arduino faz isso tranquilo.
Tem Como fazer um vidio mostrando o funcionamento meus agradecimento por tirar um tempo para nos ensinar muinto Obrigado
Bom dia amigo, saberia se eu conseguiria utilizar esse sensor para medir vibrações de máquinas e mancais de rolamentos?
Utilizam-se já na indústria com sensores piezzo de alto custo. Gostaria de saber se seria possível usar para uma alternativa de menor custo.
oi Fernando! Eu particularmente acho difícil, por conta da amostragem necessária. Eu também já trabalhei com esses acelerômetros piezoelétricos, na industria aeronáutica no caso, eles são muito robustos e ideais para altas frequências e intensidades de vibração, as amostragens eram na ordem de 2000 amostras/s. Então sugiro avaliar certinho essa questão de amostragem/frequência alvos, se o seu microcontrolador será capaz de ler na velocidade necessária. Valeu!
Consigo utilizar o BMI160 em vez do MPU6050? Consegue me indicar alguma solução para medir aceleração de um sistema de suspensão automotiva em tempo real e gravação dos dados? Visto que o carro sempre vai estar em movimento e teria que ser um sistema "wireless"
Obrigado pelo video, esses dados consigo transmitir via wireless ou Bluetooth para o arduino em tempo real, claro alimentando com bateria a MPU-6050?
Obrigado Edgar! Consegue sim, mas você necessariamente precisa de um microcontrolador para fazer a leitura do MPU-6050 e a transmissão para um segundo arduino! Valeu!
Parabéns pelo conteúdo!
Duas dúvidas:
1 - Há acelerômetro para arduíno com sensibilidade de 1g?
2 - É possível utilizar vários acelerômetros simultaneamente e coletar os históricos?
Abraços!
Obrigado Marcílio! Não me lembro agora de algum, mas deve existir sim. É possível sim, mas lembrando que para isso você vai precisar ser bem rápido na sua rotina loop, então se for muitos acelerômetros, talvez seja melhor usar uma placa mais potente, tipo um Arduino de última geração, ESP32 ou Raspberry Pi Pico
@@FunBots, muito obrigado pela resposta! Parabéns mais uma vez pelo conteúdo!
Opa ótimo vídeo, porem estou com um problema o código não esta lendo o sinal negativo, ao Inês disso ele imprimi o valor máximo menos o valor real, exemplo na configuração de +/-2 g ao invés de -1.5g ele imprime 2.5g(4-1.5), tem ideia do que pode ser?
comigo tbm n quer imprimir sinais negativos. usei o código numa placa ESP32
Consigo jogar direto do sensor acelerometro 6050 direto pra um osciloscopio comum ou precisa de mais uma placa intermediária ou se dá pra fazer isso
oi Alex, não dá, ele tem saída digital.
Professor, fiz o passo a passo do vídeo, mas meu monitor serial só oferece -0.06 -0.06 -0.06
como valores, você sabe me dizer o que pode ter acontecido?
Teria como ensinar a fazer um programinha que testa os dados da MPU6050 mas no micropython? Desde já, lhe agradeço.
Excelente... Esse valores detectados ficam salvos em um arquivo, para eu utilizar depois em outros programas? Muito obrigado.
oi Cristiano, nesse programa não ficam. Para isso você precisa utilizar um módulo de cartão SD, eu ensino como nesse vídeo aqui: ua-cam.com/video/dcfazmuAgyI/v-deo.html
Como consigo mensurar a aceleração em M/S ? existe alguma biblbioteca que trata ele e gera nessa unidades de medida?
Oi Junio, para ter a aceleração em m/s2 é só multiplicar o valor lido em g por 9.81. Agora se você precisar obter a velocidade a partir da aceleração, daí você precisa fazer a integral do sinal lido, o que é um cálculo mais complexo e difícil de explicar em poucas linhas. Tema para um futuro vídeo!
@@FunBots Show, professor. Obrigado pela resposta.
Ola professor bom dia ,uma duvida com esses dados de aceleração eu consigo encontrar a vibração com o sensor ? Estou utilizando esse sensor para um projeto para medir as vibrações de uma maquina
oi João! Sim, você consegue, mas tem que ficar atento ao valor de resposta em frequência do sensor, se a máquina estiver vibrando numa frequência que o sensor não consegue medir, no fim a medição vai te enganar. O artigo abaixo conseguiu fazer uma medida de 500Hz, confere lá, valeu: makersportal.com/blog/2019/8/17/arduino-mpu6050-high-frequency-accelerometer-and-gyroscope-data-saver
Me tira só uma dúvida como tenho acesso ao registro do magnometro do mpu9250?
Não conheço o MPU9250 ainda! Vou estudar sobre ele, me parece bem legal! Vai render um vídeo com certeza!
@@FunBots Pelo o que vi aqui pode usar até mesmo o mesmo código hauahauah bem parecido. Agora vacilei no esquemático liguei o vdd no 5V do meu Esp 32 -_- espero não ter queimado. Amanhã vou fazer as ligações direitinho. Vou tentar pegar essas informações mais campo magnético para aplicar ML
Sofri pra funcionar no heltec wifi_kit_32 por conta do compartilhamento do i2c com o display oled embarcado
Olá, não falo português, não entendo muito, mas tenho interesse no vídeo, quais são os pinos que estão conectados ao arduino, por favor, não vi o diagrama de conexão
eu ja fiz um drone usando mpu mas agora meu pc nao reconhece a mpu 6050 na porta serial e a mesma programaçao que eu sempre usei carrega a sketch mas nao reconhece na porta serial pode me ajudar?
Infelizmente não estou conseguindo fazer a leitura dos sensores. Tem algo de errado.Utilizei esse código e não está lendo direito nem no mpu9250 e nem mpu6050. Achei outro código mas tem muitas bibliotecas, queria usar somente wire.h , tem alguma dica? Preciso resetar os valores?
Poderia explicar como funciona a biblioteca wire.h e como funciona aquela parte de aquisição e leitura dos dados do mpu6050?
Oi Darlan, talvez o vídeo de hoje te ajude, logo mais está no ar. Me procura tmb no insta, lá acho que te ajudo melhor. abraço
@@FunBots To achando que seja problema de calibração.
Estou programando esse sensor usando o arduino através do Raspberry pi 4, pelo sistema operacional Raspberry OS, porém na IDE do arduino não aparece o Serial Plotter, como eu poderia resolver esse problema professor?
Oi Mariana, nunca usei o Arduino IDE no raspberry, nem sabia que era possível! rs. Porém fiquei sabendo que a versão 2.0 não tem a Serial Plotter, o que é uma pena, não sei se é o caso dessa versão que você usou. O único jeito que vejo é usar uma versão Windows ou Mac mesmo. Valeu!
Acho que era sim essa versão que eu usei, fui no site do arduino e baixei uma versão mais atualizada e funcionou, muito obrigada professor!
Como eu faço pra calibrar esse sensor?
tipo… eu consegui fazer ele funcionar, os dados fazem sentido, mas os valores tão um pouco fora do normal, oscilando tb. A única coisa que queria era pegar o raw data do jeito que foi medido, daí calibrar pra ficar certinho. Mas essas libraries que eu encontro no github são meio confusas 🥲
Oi Vitor. Boa pergunta, nunca fiz isso, vou pesquisar. Esse site já dá algumas dicas e um código: forum.arduino.cc/t/mpu6050-calibration/494222
Abraço
Aynısını yazdım benim seriport da göstermiyor
👍🏼🤝🏼
Boa tarde poderia me enviar seu contato
meu email: funbots3d@gmail.com
Muito bom!