O que me motivou a ler esse livro, foi o fato de que todas as pessoas que conheço, quando iam falar dele, batiam na mesma tecla: "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?". Eu queria ler o livro pra saber o que acho disso. Terminei de lê - lo hoje. Eu acreditava fielmente que Capitu o havia traído. Haviam tantos indícios. Ela chorou quando viu Escobar morto, como se ele fosse mais que um amigo, o filho deles estava ficando em todas as características parecido com Escobar, até mesmo na voz. Mas ao ver esse vídeo, percebo que não há como dizer com toda certeza se ela traiu ou não traiu. Bentinho pode ser um narrador confiável, mas ele também pode ser um cara maluco. E ele era tão ciumento. E só temos ele como narrador.
ele era amigo dela tb ,normal chorar...e o filho deles gostava de imitar todo mundo, e a voz, ele sempre ouvio coisas ,imaginava coisas, ficava irritado por si so , pensava em voz alta ....kkkkk tb seilasapoxa....
mano, eu fiquei foi com raiva de bentinho, acabei de ler o livro, agora eu só queria tomar um chá com machado de Assis e perguntar qual é a opinião dle kkkkkk
Machado de Assis era um bruxo. Seus livros são detestados e amados. Seus personagens efêmeros e vulgares, enigmáticos e eternos. Passam despercebidos e fugazes, constantes e inesquecíveis. Obrigado,"Bruxo do Cosme Velho"!!!
Ela não traiu e posso provar... Mesmo que não se possa confiar piamente em Bentinho, podemos confiar em uma coisa: A fala de Escobar ao saber que Bentinho iria ser pai: "Chegou a falar da hipótese de casar o pequeno com a filha" Se pararmos para pensar com os olhos da época o Escobar dificilmente falaria isso tento possibilidade dele ser pai. Pensem com os olhos do personagem... Ele sabendo que poderia ser filho seu, traria tal possibilidade? Dificilmente, é uma coisa muito "grande" para se brincar. Na época era normal arranjar casamento, então eles poderiam sim vir a casar filho e filha de ambos. Pra mim isso prova que não traiu.
@@professorbetobrito Bentinho é o tal maria fofoca que só queria causar porque tinha a autoestima tão baixa que via traicao em tudo, e só falava pra não colar a boca. Maluco trouxa.
O incrível desse livro histórico é que daqui a pouco surge um novo entendimento acerca do mistério. É verdadeiramente uma obra viva, vivíssima, como diria o agregado José Dias.
Muito obrigado pelo vídeo! Explicação perfeita! Eu tava acreditando no Bentinho, caindo na armadilha, até perto do final do livro, mas o q me fez terminar com a opinião imparcial sobre a traição, foi a parte em que ele lembra que quando mais novo, o pai da Sancha disse que Capitu era idêntica a sua falecida esposa (mãe da Sancha). Aí ele viu que mesmo o Ezequiel podia ser um pouco parecido com Escobar, e isso não quer dizer nada, podia ser apenas suas paranoias. Sem contar que desde que o Ezequiel nasceu ele já tava com isso na cabeça, de que ele imitava o jeito de andar do Escobar. Enfim, mesmo assim não dá pra negar que Bentinho é bem convincente! Kkk
mano, eu juro que eu não ia ver esse vídeo, mas ainda bem que eu vi, eu tenho uma prova amanhã sobre esse livro e se aparecesse uma pergunta sobre a traição eu provavelmente ia falar que capitu traiu ele, mas na verdade não podemos ter tanta certeza assim, muito obrigado de verdade!!❤
Excelente análise professor ! Todo ano releio esse livro. Acho que a obra é mais sobre o ciúme, que pode cegar a pessoa de ódio. Tal qual ocorreu em Otelo, de Shakespeare. Realmente não há nenhuma comprovação de que Capitu seja culpada ou inocente. Ou que Bentinho seja uma nova versão de Otelo ou Yago, ao mesmo tempo.
Parabéns cara. Já assisti vários vídeos com interpretações diferentes desse livro e o teu foi o que mais me satisfez e bateu com a minha opinião. Muito bom, mesmo!! :)
@@professorbetobrito A informação está no próprio texto. Vide abaixo: Capítulo XIII - Capitu: “Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo.” Capítulo LVI - Um Seminarista : “Eis aqui outro seminarista. Chamava-se Ezequiel de Sousa Escobar. Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos, como os pés, como a fala, como tudo.” Capítulo CIX - Um filho único: “Ezequiel, quando começou o capítulo anterior, não era ainda gerado; quando acabou era cristão e católico. Este outro é destinado a fazer chegar o meu Ezequiel aos cinco anos, um rapagão bonito, com os seus olhos claros, já inquietos, como se quisessem namorar todas as moças da vizinhança, ou quase todas. Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum outro veio, certo nem incerto, morto nem vivo, um só e único, imaginarás os cuidados que nos deu, os sonos que nos tirou, e que sustos nos meteram as crises dos dentes e outras, a menor febrícula, toda a existência comum das crianças.”
Antes de eu ler o livro me diziam que Capitu não traiu como se fosse algo certo. Mas agora que finalizei o livro vejo que não podemos afirmar isso com 100% de certeza, apesar que Bentinho parece ser muito neurótico e pelo comportamento do filho e da esposa acusada ele parece estar muito enganado. Enfim, difícil gente kkk.
O comportamento do filho e esposa não devem ser levados em consideração, isso para uma análise imparcial, pois as ações dos personagens são definidas pelo narrador.
Independente se traiu ou não, fato é que é uma obra espetacular. Dá um tapa na nossa cara e tenta nos acordar para uma realidade certa: somos manipuláveis, parciais e injustos.
Uma das coisas que não vi ninguém falando, foi… Bentinho cobiçando Sancha, mulher de seu amigo Escobar, ainda vivo. Ele ficou louco com ela, e perdeu o interesse em Capitu, chegou a ignorar-la tanto que estava pensando na outra. Ou seja, se tem alguma verdade no que conta, sobre os outros não sabemos, mas de seus próprios sentimentos, sim eram verdadeiros. Para mim, esse episódio soa como traição. Levando em consideração ser uma sociedade patriarcal baseada no Cristianismo católico, ele pecou só de imaginar, cobiçar.
Falou tudo, muito se fala que Capitu traiu Bentinho, mas nesse ponto vc percebe que ele traiu primeiro, excelente comentário! Eu me apeguei nesse trecho e não vi ninguém comentando sobre
Vale lembrar que Bento se torna advogado. Eis uma questão, como que um advogado criaria uma história tão controversa tendo a opção de fazer da forma que desejar ?!!! Ele é um autor realista - é bom lembrar.
Não vejo a história como controversa... pelo contrário, Bentinho conduziu muito bem o relato, tanto é que muita gente abraça a causa de Bentinho. Quem considera o texto controverso são os leitores que avaliam o texto de forma racional.
Sim, estou certa que Capitu não traiu Bentinho, mas a intenção de Machado seguramente foi a de colocar dúvida mesmo nas “verdades mais verdadeiras” (com o perdão da tautologia), para que seu leitor, ao fim da leitura, mesmo com a opinião consolidada, duvidasse de si mesmo. Dom Casmurro é, portanto, um romance da dúvida, da incerteza, da hesitação, da ambiguidade, da obscuridade, do relativismo, da “pulga atrás da orelha”. Acontece que cada leitor permanece com “uma pulga atrás da orelha” em relação a sua própria opinião.
Machado era uma autor realista, defensor da racionalidade... o livro é desafio para as pessoas que atuam de forma imparcial, então tomar qualquer posição em torno do que foi relatado é precipitado. Seja para dizer que traiu ou não traiu... não há como comprovar.
Quase tudo o que tu disseste faz sentido sim. Todavia, antes mesmo da morte de Escobar, Bentinho já achava o Ezequiel parecido com ele. A situação com Sancha veio antes da morte do Escobar também.
Tudo foi narrado após ter ocorrido, não se pode colocar uma sequência dos fatos, pois o próprio narrador especificou que narrou de acordo com as lembranças. Também não se pode provar se ocorreu antes ou foi colocado pelo narrador antes com intensão de conduzir o leitor.
@@professorbetobrito, sim, entendi seu ponto hehe claro que nunca podemos afirmar se, realmente, houve ou não a traição. Mas há muito mais indícios de que ela traiu do que o contrário. Claro que, apesar de tudo, isso não torna o Bentinho um santo. Porém, vejo muitos falando que é uma visão machista da sociedade da época. Não que isso não faça algum sentido. Contudo, sabemos que, na época, a grande maioria dos leitores de livros eram mulheres, vemos em diversas obras, inclusive em Dom Casmurro, o narrador se referindo ao espectador com o substantivo feminino leitora. Desse modo, não vejo tanto sentido em Bentinho falar de um modo machista sendo que a grande maioria dos leitores seriam mulheres
Assim você isenta as mulheres de serem machistas. Não é assim. Existem muitas mulheres machistas. O machismo é estrutural. Está na sociedade. Não se pode falar em indícios de traição, tudo foi falado por Bentinho, então não é indício, é acusação.
@@professorbetobrito, sim, é claro. Existem, evidentemente, mulheres machistas. Mas, sim, foi tudo narrado por Bentinho, já que é narrado em primeira pessoa. Assim, não sabemos o que ocorreu entre Escobar e Sancha, por exemplo, nas noites anteriores a morte daquele. Realmente não há indícios, no caso, mas há, na minha visão, argumentos que fazem mais sentido ela ter traído do que não. Mesmo considerando que a obra foi narrada em primeira pessoa. De fato, é impossível afirmar algo haha Caso houvessem versões de Escobar e Capitu poder-se-ia afirmar, quem sabe.
@@lafantinel: Você é um exemplo de alguém que mesmo sem ter provas acusa os outros, pois o que vale para você é uma narrativa. E continuou insistindo mesmo com uma explicação brilhante do professor, eu imagino as suas posições ideológicas e politicas infundadas.
Pra mim, Dom Casmurro não é uma história sobre traição (pelo menos não apenas sobre isso). Dom Casmurro é sobre um cara paranoico, dotado de uma imaginação tão exagerada e doentia, que acabou se privando de ser uma pessoa feliz.
@@nicolasmakaydeoliveirapere6884 Nem é isso, o cara que é meio perturbado e desconfiado de tudo. Ele tá sempre na defensiva e tendo uma ideia a mais do que tá acontecendo, ex: quando a Capitu olha pro cara no cavalo e quando a Sancha "flerta" com ele.
o engraçado é que toda essa argumentação que bentinho é totalmente parcial se quebra quando ele mesmo indica os defeitos dele, indicando assim que ele não é totalmente parcial, pelo contrário, até o final do livro nem ele mostra ter 100% de certeza da traição, ele parece muito mais um iludido que sabe do que aconteceu mas se recusou a acreditar até não conseguir mais
@@professorbetobrito what? Kkkkkk mano textualmente falando sim, mas como carater da pessoa não, uma pessoa parcial não admite seus erros, e quando o faz joga 4594 justificativas em cima, em termos tecnicos pode até ser parcial por ser ELE admitindo os defeitos, mas se eu fosse assumir isso eu teria que ignorar todo o resto
@strongerart Qualquer pessoa que admite erro é uma pessoa sincera? Uma visão no mínimo ingênua. As possibilidades são múltiplas! Já pensou em manipulação? Pq vc espera sempre o melhor das pessoas? Será que o Realismo de Machado de Assis deseja expor o lado positivo dos seres? Análise o autor, a época e depois o livro.
@@professorbetobrito se fosse outro autor e outra forma de adimitir o erro (com justificativas) eu até duvidaria, mas Machado de Assis tem um histórico peculiar com personagens loucos e honestos, o que na minha opinião melhor representa isso é Simão Bacamarte, ele erra, admite os próprios erros e faz um monte de coisas, mas o que ele não faz é ser desonesto, todos que ele internou foi por acreditar que eles realmente estavam loucos, e você pode até dizer que o objetivo da narrativa era diferente ou que um livro foi escrito em primeira pessoa, mas eu gostaria de deixar claro que esse não é o meu ponto, mas sim o tipo de personagem que Machado de Assis trabalhava, você pode até dizer que o Bentinho era louco e que Capitu não o traiu, mas a unica base que tem para dizer que ele era desonesto e manipulador é a simples possibilidade de algo assim acontecer, não é sólido o suficiente.
Eu só posso dizer uma coisa: Bentinho está enganado!!! Capitu não o traiu. Ele é um louco ciumento. Vejam bem: quando o Bentinho foi à casa de Gurgel, pai de Sancha, ao conversar os dois, Gurgel diz a ele que Capitu parecia a esposa dele falecida e ela era como se fosse a mãe de Sancha. A amizade das duas estavam ligadas de tal maneira do pai da amiga fazer essa comparação. Agora, Capitu fez a mesma coisa com o Bentinho, ela disse a ele que Ezequiel (filho deles) tinha os olhos do Escobar, a partir daí Bentinho começou a colocar as coisas na cabeça vque Capitu o tinha traído. Se analisarmos bem o próprio Ezequiel, veremos que ele tinha uma relação próxima ao Escobar e a filha dele, Além do menino imitar as pessoas. Capitu disse que ele tinha os olhos de Escobar justamente pela afinidade que eles (Bentinho e Escobar) tinha um com o outro. No velório de Escobar, foi normal a expressão de Capitu ao olhar o defunto; uma vez que ele fez parte da vida do Bentinho, o orientando que deixasse o seminário e ficasse com ela. Bentinho é um ciumento, um louco que quase envenenou o próprio filho por achar que ele não era seu filho. Vocês faz ideia de como o Bentinho tinha problemas, tentar matar o próprio filho e cogitar em matar Capitu? Era tudo ciúme da cabeça dele.
Em um livro narrado em 1ª pessoa... você, nem ninguém, poderá tomar nenhuma posição. Neste caso, agindo racionalmente, não há provas que Capitu traiu e nem que Bentinho é mentiroso. Você está levantando hipóteses baseada na narração da história que é feita por Bentinho, algo não confiável. Analise a obra de maneira racional, entendendo que todos os fatos (todos!) foram relatados por Bentinho e por isso não podem ser totalmente comprováveis, nem mesmo com relação a ele.
@@professorbetobrito , obrigado! É realmente difícil não se posicionar. A minha impressão quanto ao Bentinho foi essa. Mas você está certo, eu não posso acreditar em nada, já que Bentinho está contando a história e tentando convencer o leitor de que ele está certo. Que é difícil não se posicionar, isso é KKKKK. Obrigado!!!
Não acho que ele é tão inocente não, muito pelo contrario, o ciúme deixou ele cego, é muito fácil fazer todos acreditarem nele sendo que ta todo mundo morto, e ninguém pode se defender, ele se mostra obsessivo desde o inicio, sei não kk, só sei que ele não me convenceu muito.
Quando eu terminei de ler o livro, fiquei pensando que quem diz que ela não traiu é aquele tipo de corno manso, que descobre a traição e aí fala "não, ele/ela não faria isso comigo" kkkkk... Pra mim, o Bento tinha deixado bem claro, que foi traído e como isso deixou ele amargurado, porque foi traído pelo amor de sua infância e seu grande amigo. Mas vendo essa análise, realmente faz mto sentido. É uma pena que o filho duma égua do autor não tá aqui pra dar mais pistas sobre a intenção dele quando escreveu o livro.
Bentinho deixava claro em várias passagens o ciúme doido que tinha de Capitu, a mente de uma pessoa dessa pode criar uma realidade totalmente distorcida (pode, uma possibilidade, não estou afirmando que sim), a partir disso, a verdade pra essa pessoa, é a "realidade" que sua mente criou.
Que delicia é esta obra do Machado de Assis... Sou de Moçambique e esta é a segunda obra Machadiana que leio. Parabéns pela explicação ao tentar desvendar este mistério. Contudo, mesmo após essa belíssima explicação, o mistério prevalecerá para toda eternidade, e isto torna esta obra atemporal.. Cada um de nós leitores so pode chutar a sua opinião e procurar no livro passagens para justificar o seu parecer acerca da possível traição de Capitu... Para mim, a ser verdade o que Bentinho narra, Capitu traiu sim o esposo. 1. Desde a infância, Bentinho sempre ficou com inveja ou intrigado com a capacidade de dissimulação de Capitu...varias vezes foram pegos a namoriscar, e Capitu sempre conseguia mentir com naturalidade, e Bentinho Não. 2. Bentinho e Capitu tiveram dificuldades em gerar um filho após o casamento. E Escobar sempre dizia que o filho deles seria gerado no tempo certo, cedo ou tarde. Escobar Disse que Deus é quem dava os filhos, e se não desse, era melhor que ficassem com ele (Deus).... Escobar viu o quanto o amigo queria ser pai. Naquela altura, sem clinicas de fertilidade, acredito que Capitu, desconfiada da possível esterilidade do marido, teve de recorrer a um dador "comprovado" ... e convenhamos, pai é quem cria. Deve ter sido assim que Capitu conseguiu convencer Escobar a trair seu melhor amigo. 3. Filho de Bentinho e Capitu era parecido com Escobar. 4. Escobar na verdade suicidou-se. Pois ele tinha braços fortes e pulmões, e ja nadara naquele mar centenas de vezes, e sempre gabara-se de tal proeza. Ele nao conseguiu, sendo vizinho de seu melhor amigo, ver crescer o fruto da traição ao seu melhor amigo. Estou ciente que os pontos que levanto, sao fruto de uma analise parcial...mas ja que so se pode chutar, eu arriscaria em afirmar, que sim Capitu traiu Bentinho...
Bastante consciente sua análise, a obra foi criada para incriminar Capitu de traição, sendo assim... os pontos levantados são as únicas possibilidades de traição, mas não são provas e sim um relato ou denúncia. Sob o ponto de vista do narrador, ela traiu.
acredito que não, tem um capítulo despercebido que o bentinho diz que tem a memória ruim tornando a narração ainda menos confiável. mas acho que o ponto chave é a ajuda do Escobar no capítulo 96, ele n teria dado aquela ideia do órfão se realmente quisesse roubar a esposa do amigo
Parabéns pela sua análise. Ótimo seu trabalho. Li esse obra semana passada, não acredito que a Capitu traiu o Bentinho percebi que desde crianças a Capitu já era mais maliciosa e o Bentinho inocente.
a própria figura dos personagens vc não conhece realmente, será se capitu ser “atrevida” não foi só algo que ele disse para dizer ou dar a entender ao leitor q ela traiu no final?
Justamente... É mais um ponto a ser levantado. Como você pode garantir que ela é atrevida? Quem te falou que ela é atrevida? Que objetivo se tem uma pessoa ao rotular outra como atrevida?
na real bem no começo da obra já da pra perceber esse comportamento que vai sendo construído nela, o fato de ela ser "assanhada" pra cima do Bentinho, desde o primeiro beijo até o momento que manipula ele a não ir ao internato, entre outras coisas.
Na minha escola vai ter um debate sobre esse livro. aí fizeram um sorteio, a metade da turma tem que caçar argumentos contra o bentinho e a outra metade tem que caçar argumentos a favor dele. no caso eu fiquei a favor dele. mim ajude porfavor😢
Há coisas que não tem como ser inventada pela ótica do narrador. Capitu era muito esperta desde cedo enquanto ele (Bentinho) criado por mulher era acostumado a ser reativo. O Segredo de Machado diassis está no Capítulo Embargos de Terceiros. Um termo jurídico já usado em outro livro de Machado. Capitu manda Bentinho ir sozinho ao teatro alegando está doente, mas quando ele volta antes do primeiro ato sem ser esperado, ele encontra o amigo na casa dele e ela estava bem melhor. A alegação de Escobar está ali era um entrave no processo (Embargos de Terceiros) que nada valia e que não era problema grave para que alguém saísse de sua casa e fosse a casa do amigo altas horas para debater isso. Prova não temos, mas temos toda uma atitude de mulher suspeita e situação suspeita. Sobre a conclusão do vídeo de que tudo é pela visão do narrador, que ele é machista, patriarcal é burrice! É uma forma de tomar partido mesmo dizendo que quem ler o livro não pode. Como eu disse acima, Capitu já mostrava malícia desde cedo e pensava super rápido. Embargos de Terceiros, termos jurídicos, é a chave de Machado nessa história. O amigo do vídeo diz para não ser preconceituoso, mas ele já é ao qualificar Bentinho como Machista e Patriarcal e já tá movido de emoções. Se for pensar que tudo, exatamente tudo é só invenção da cabeca de Bentinho, vamos chegar a conclusão que nem Benrinho existiu, foi um cara que no século XIX escreveu uma história e que seu nome era Machado Diassis.
Tudo que vc expôs foi dito pelo narrador... ou seja, parcial! Não há como garantir que é real. E seu texto tbm é cheio de parcialidade limitante. Em resumo, ou não entendeu ou não quis entender o óbvio.
@@professorbetobrito Claro foi você não entender o que eu disse. Se pensarmos que exatamente tudo que Bentinho disse foi invenção da cabeça dele, então José Dias não existiu, Tia Justina não existiu e talvez até Capitu seria invenção da veneta dele. Ele poderia ser então um esquizofrênico! Mas a verdade é que se Capitu foi real nesse conto fictício, sua malícia também era. O que eu disser além disso seria mera repetição do que já falei acima. Mas se houvesee um equilíbrio entre traição e não-traição num empate enterno, "Embargos de Terceiro" desempataria em favor de Bentinho. Pois foi essa a chave deixada por Machado Diassis. Desde garoto sou apaixonado por Capitu, não seria do time do Casmurro, no entanto, a traição feminina, que nunca queremos admitir, existe desde quando o mundo é mundo e é mais comum do que imaginamos.
Tenho 17 anos e acredito que Capitu não traiu Bentinho, mas isso não faz de sua bibliografia ser uma completa mentira. Tem uma teoria do personagem Pinoquio, onde diz que o nariz dele não cresce pela mentira, mas sim, pela malícia na qual ele coloca em cima daquela coisa; se ele acreditar firmemente que ele diz a verdade, a verdade dele, seu nariz não irá crescer mesmo que aquilo seja uma completa inverdade para todos. Acredito sim que Bentinho, um cara ciumento até de mais para época, tenha morrido com sua insana loucura, de pensar que Capitu o traiu e essa foi sua verdade absoluta... E é bom lembrar que a obra fica até mais interessante por esse lado, pois a gente tem 3 vítimas no final.
Partindo deste princípio não podemos afirmar nada sobre o livro, seguindo essa lógica bentinho pode simplesmente ter escrito uma ficção e criado todos os personagens.
Uma boa pessoa para dar um testemunho sobre a semelhança de Santiago com Escobar, e outros fatos, seria a própria Sancha. Assim como Bentinho ainda estava vivo, ela também poderia estar. Só uma ideia...
Na verdade o traidor era Bentinho , ele ficava com Sancha teve a filha com ele , e se escondeu na narrativa . Inseguro criou a historia mas a historia verdadeira e o contrario . Sancha e a chave
Acusar sem provas é sempre algo injusto... não importa que seja uma acusação para Bentinho ou Capitu. Da mesma forma que não podemos confiar nas acusações de Bentinho, também não podemos sustentar essas suspeitas de Bentinho. O ideal é assumir uma postura parcial.
Eta que se eu fosse na onda de Bentinho só teria desconfiança que ele era afim do melhor amigo Escobar. Toda narração causou um enorme desconforto, Bentinho sempre extremamente ingênuo, Capitu muito esperta e manipuladora e José Dias sempre com conselhos duvidosos com suas palavras exageradas.. Achei mais ele bem obcecado, ciumento, paranóico... Então ele não me ganhou muito não... Na minha versão a Capitu pode até ter traído mas para dar a ele um filho que ele tanto queria masss Bentinho não poderia ter. Ou ela não traiu e ele paranóico a acusou pq ele sempre foi doido mesmo
Se o Bentinho for tão não confiável como dizem o que nos garante que ele não inventou até essa história toda de ser casado??? Absurdo não é? Devemos dar algum crédito para ele afinal em vários momentos o próprio Bentinho se acusa no livro e abre margem para que pensemos ser ele paranoico. Para mim Capitu traiu e o principal indício é ela ter aceitado a separação sem ter em momento algum feito a caveira do Bentinho para o Ezequiel. (A dona Capitolina era bem "Espertinha").
Professor será que o fato de Bentinho e e Capitu terem ficado mais de 2 anos casados tentando terem um filho e não conseguirem e Bentinho não ter tido um filho depois da separação não são fortes indicios da traição?
Ele falou que tentaram e não conseguiram... conseguiram sim. Eles tinham um filho. Após a separação ele não casou novamente, aí é bem mais simples entender pq não teve filho. Colocar coisa a mais não é o caminho.
@@professorbetobrito Sim professor tiveram, mas é dito no livro que nos primeiros 2 anos de casados, mesmo tentando engravidar e Bentinho morrendo de ciume da filha de Escobar eles não conseguiam. Nada até a visita de Escobar (que claro que pode ser a memoria ruim do bentinho, como ele mesmo diz ter e que colocou esse fato logo antes da gravidez). E sobre ele não ter casado depois, no penultimo capitulo do livro Bentinho diz "Já sabes que a minha alma, por mais lacerada que tenha sido, não ficou aí para um canto como uma flor lívida e solitária. Não lhe dei essa cor ou descor. Vivi o melhor que pude sem me faltarem amigas que me consolassem da primeira." o que vc acha?
Muito vago... se for por esse viés, Dona Glória também teve dificuldades de ter filho, tanto é que Bentinho teria que cumprir a promessa de ser padre: Vários casais sofrem com a dificuldade de não ter filho e a solução, geralmente, não é a traição.
Não tem como ter certeza, mas eu acredito que ela traiu sim. A prova mais cabal da traição é Ezequiel parecer com Escobar. Capitu confirma tal semelhança.
@@professorbetobrito no Capítulo “Capitu que entra” finalmente eles se confrontam. Capitu afirma que a semelhança é fruto da casualidade e entrega a Deus a explicação disso.
Pronto... é aí que tá. Não foi Capitu que falou. Foi Betinho, o narrador, que te falou que Capitu falou. Como você pode garantir que ele fala a verdade? Seria uma grande injustiça ou senão ingenuidade confiar plenamente no relato dele e acusar Capitu de traidora.
@@professorbetobrito então não há confiabilidade em nenhuma narrativa, seja ela em qual pessoa for. Partindo do seu argumento nada é real em nenhuma história. Uma coisa é desconfiar das intenções e outra é desconsiderar as ações. Bentinho insinua algum flerte entre ele e Sancha. Disso podemos desconfiar pois não sabemos as intenções da mulher, mas o aperto de mão de fato aconteceu. Da mesma forma a conversa com Capitu. Não sabemos se ela o traiu, mas a conversa aconteceu e nela Capitu confirmou que o filho parece com o amigo do marido.
As aula perfeita. Gratidão. Obrigada por esclarecer detalhadamente essa questão! ♥️👏🏾
O que me motivou a ler esse livro, foi o fato de que todas as pessoas que conheço, quando iam falar dele, batiam na mesma tecla: "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?". Eu queria ler o livro pra saber o que acho disso. Terminei de lê - lo hoje. Eu acreditava fielmente que Capitu o havia traído. Haviam tantos indícios. Ela chorou quando viu Escobar morto, como se ele fosse mais que um amigo, o filho deles estava ficando em todas as características parecido com Escobar, até mesmo na voz. Mas ao ver esse vídeo, percebo que não há como dizer com toda certeza se ela traiu ou não traiu. Bentinho pode ser um narrador confiável, mas ele também pode ser um cara maluco. E ele era tão ciumento. E só temos ele como narrador.
👏👏👏👏
ele era amigo dela tb ,normal chorar...e o filho deles gostava de imitar todo mundo, e a voz, ele sempre ouvio coisas ,imaginava coisas, ficava irritado por si so , pensava em voz alta ....kkkkk tb seilasapoxa....
faço de suas palavras as minhas
O ruim é que a própria Capitu confirmava que eram parecidos, mas cobrindo que era coincidência, então não pode ser só coisa da cabeça de Dom Casmurro
Onde vc viu a Capitu confirmando?
mano, eu fiquei foi com raiva de bentinho, acabei de ler o livro, agora eu só queria tomar um chá com machado de Assis e perguntar qual é a opinião dle kkkkkk
Todos queríamos
Só falta ele responder " eu também não sei"
Kkkkk
@@Vlada_doll aí eu me matava KSKSKSKSKSKS
Pô mana, eu também
Machado de Assis era um bruxo. Seus livros são detestados e amados. Seus personagens efêmeros e vulgares, enigmáticos e eternos. Passam despercebidos e fugazes, constantes e inesquecíveis. Obrigado,"Bruxo do Cosme Velho"!!!
Salve!
Como dizia o agregado, José Dias, essa aula foi belíssima! ❤
Ela não traiu e posso provar... Mesmo que não se possa confiar piamente em Bentinho, podemos confiar em uma coisa: A fala de Escobar ao saber que Bentinho iria ser pai: "Chegou a falar da hipótese de casar o pequeno com a filha"
Se pararmos para pensar com os olhos da época o Escobar dificilmente falaria isso tento possibilidade dele ser pai. Pensem com os olhos do personagem... Ele sabendo que poderia ser filho seu, traria tal possibilidade? Dificilmente, é uma coisa muito "grande" para se brincar. Na época era normal arranjar casamento, então eles poderiam sim vir a casar filho e filha de ambos.
Pra mim isso prova que não traiu.
Luiz Gustavo Quem te falou a fala de Escobar?
@@professorbetobrito o Bentinho rsrsrs.
Alana L. Silva Então não tem como provar.
@@professorbetobrito Bentinho é o tal maria fofoca que só queria causar porque tinha a autoestima tão baixa que via traicao em tudo, e só falava pra não colar a boca. Maluco trouxa.
Enfim, bentinho narrou a história toda e não dá pra confiar nele, mas que não sai da cabeça que ela traiu, não sai kkk
Ele é bem convincente
Todos que contam histórias sem dar opção de direito ao contraditório são convincentes
A melhor análise que vi desta obra. Clara, direta e objetiva.
Professor, vc nasceu para ser advogado, promotor, juiz.... Muita visão e raciocínio lógico. Grande Machado de Assis!!!! Parabéns!!!!
Obrigado
O incrível desse livro histórico é que daqui a pouco surge um novo entendimento acerca do mistério. É verdadeiramente uma obra viva, vivíssima, como diria o agregado José Dias.
Gilmar Anastácio 😊
Muito obrigado pelo vídeo! Explicação perfeita!
Eu tava acreditando no Bentinho, caindo na armadilha, até perto do final do livro, mas o q me fez terminar com a opinião imparcial sobre a traição, foi a parte em que ele lembra que quando mais novo, o pai da Sancha disse que Capitu era idêntica a sua falecida esposa (mãe da Sancha). Aí ele viu que mesmo o Ezequiel podia ser um pouco parecido com Escobar, e isso não quer dizer nada, podia ser apenas suas paranoias. Sem contar que desde que o Ezequiel nasceu ele já tava com isso na cabeça, de que ele imitava o jeito de andar do Escobar. Enfim, mesmo assim não dá pra negar que Bentinho é bem convincente! Kkk
Exato! Machado era muito safo, fez uma obra perfeita... sempre quando coloca algo a favor da traição, coloca algo contra.
A melhor análise da obra que assisti até agora. Parabéns, professor.
Muito obrigado
mano, eu juro que eu não ia ver esse vídeo, mas ainda bem que eu vi, eu tenho uma prova amanhã sobre esse livro e se aparecesse uma pergunta sobre a traição eu provavelmente ia falar que capitu traiu ele, mas na verdade não podemos ter tanta certeza assim, muito obrigado de verdade!!❤
Tmj
Que aula!
Amo Machado de Assis, desde meu tempo de "Ginásio", meados dos anos 60.
Que legal! 😊
Excelente análise professor !
Todo ano releio esse livro.
Acho que a obra é mais sobre o ciúme, que pode cegar a pessoa de ódio. Tal qual ocorreu em Otelo, de Shakespeare. Realmente não há nenhuma comprovação de que Capitu seja culpada ou inocente. Ou que Bentinho seja uma nova versão de Otelo ou Yago, ao mesmo tempo.
Muito legal sua visão... Dom Casmurro conversa com Otelo.
Parabéns cara. Já assisti vários vídeos com interpretações diferentes desse livro e o teu foi o que mais me satisfez e bateu com a minha opinião. Muito bom, mesmo!! :)
Fico feliz que gostou
De longe, esta foi a melhor explicação que eu ouvi sobre essa obra. Muito obrigada.
Valeu 👊
@@professorbetobrito Professor, um comentário: Capitu, Escobar e o menino Ezequiel, todos tinham olhos claros.
Quem te falou isso? Pode confiar plenamente na informação?
@@professorbetobrito A informação está no próprio texto. Vide abaixo:
Capítulo XIII - Capitu: “Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com
as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas.
Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo
largo.”
Capítulo LVI - Um Seminarista : “Eis aqui outro seminarista. Chamava-se Ezequiel de Sousa Escobar. Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos, como os pés, como a fala, como tudo.”
Capítulo CIX - Um filho único: “Ezequiel, quando começou o capítulo anterior, não era ainda gerado; quando acabou era cristão e católico. Este outro é destinado a fazer chegar o meu Ezequiel aos cinco anos, um rapagão bonito, com os seus olhos claros, já inquietos, como se quisessem namorar todas as moças da vizinhança, ou quase todas. Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum outro veio, certo nem incerto, morto nem vivo, um só e único, imaginarás os cuidados que nos deu, os sonos que nos tirou, e que sustos nos meteram as crises dos dentes e outras, a menor febrícula, toda a existência comum das crianças.”
Sherazade Isso é o que narrador falou, o narrador é Bentinho, como você pode confiar?
Entendeu?
Antes de eu ler o livro me diziam que Capitu não traiu como se fosse algo certo. Mas agora que finalizei o livro vejo que não podemos afirmar isso com 100% de certeza, apesar que Bentinho parece ser muito neurótico e pelo comportamento do filho e da esposa acusada ele parece estar muito enganado. Enfim, difícil gente kkk.
O comportamento do filho e esposa não devem ser levados em consideração, isso para uma análise imparcial, pois as ações dos personagens são definidas pelo narrador.
Independente se traiu ou não, fato é que é uma obra espetacular. Dá um tapa na nossa cara e tenta nos acordar para uma realidade certa: somos manipuláveis, parciais e injustos.
Perfeito
Eu amo esse realismo do Machado de Assis. Nós expõe como nós somos.
Ótima análise! Obrigado.
Nós que agradecemos!
O melhor do livro, é a discussão que vem depois do livro.
Exatamente
Acabei de terminar o livro e esse vídeo já me apareceu
Uma obra que explica muito a sociedade hoje
Incrível!
Atualíssimo
Sua análise/aula foi genial, Professor! Brilhante, maestral. Muito obrigado!!
Muito obrigado
Simplesmente espetacular professor, parabéns você ensina perfeitamente
Muito obrigado
Bem esclarecedor! Parabéns,prof❤🙏
Obrigado 😃
Uma das coisas que não vi ninguém falando, foi… Bentinho cobiçando Sancha, mulher de seu amigo Escobar, ainda vivo. Ele ficou louco com ela, e perdeu o interesse em Capitu, chegou a ignorar-la tanto que estava pensando na outra. Ou seja, se tem alguma verdade no que conta, sobre os outros não sabemos, mas de seus próprios sentimentos, sim eram verdadeiros. Para mim, esse episódio soa como traição. Levando em consideração ser uma sociedade patriarcal baseada no Cristianismo católico, ele pecou só de imaginar, cobiçar.
Falou tudo, muito se fala que Capitu traiu Bentinho, mas nesse ponto vc percebe que ele traiu primeiro, excelente comentário! Eu me apeguei nesse trecho e não vi ninguém comentando sobre
Ela não traiu... mais deveria ...
😅😅😅
Nossa não tenho outra coisa a dizer a não ser: te amo professor!
Expor boa parte da minha opinião sobre a obra, adorei!
Obrigado 😘😘😘
Bentinho viu a imagem do amigo no filho, idênticos.
Eu ele gostava tanto do amigo que enlouquecer com sua morte?
Celso Martins É uma das possibilidades
Memorável explicação! Adoro essas novas análises dessa obra intrigante. Parabéns,grande preceptor!!!
Gilmar Anastácio Muito obrigado
Excelente aula
Obrigado
Estou desesperadaaaa, tenho que fazer um trabalho pra defender bentinho, mais não tenho provas que capitu traiu ele
Terminei de ler esse livro ontem, estou feliz que minha interpretação do livro estava certa
Muito bem 👏👏👏👏
Pior que eu to fazendo um trabalho na qual eu tenho que defender capitu aí ele vem fala que n tem como se posicionar em nenhum dos lados kkk😅
Você pode defender explicando que não pode acusar ela de nada, pois não existem provas... apenas insinuações de Bentinho.
@@professorbetobrito sim sim muito obrigado,
Vale lembrar que Bento se torna advogado.
Eis uma questão, como que um advogado criaria uma história tão controversa tendo a opção de fazer da forma que desejar ?!!!
Ele é um autor realista - é bom lembrar.
Não vejo a história como controversa... pelo contrário, Bentinho conduziu muito bem o relato, tanto é que muita gente abraça a causa de Bentinho. Quem considera o texto controverso são os leitores que avaliam o texto de forma racional.
Muito interessante e esclarecedor esse vídeo 👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado
Interessante, ele fez tipo um experimento social para cer como as pessoas iriam reagir com esse video certo?
Exatamente, pode ser entendido dessa maneira
Cara! Muito obrigado por ter explicado! Tenho um debate sobre esse livro, e você me esclareceu muitooo!
Valeu
Não esquece de se inscrever no canal
Análise perfeitamente dissecada! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu ♥️
Sim, estou certa que Capitu não traiu Bentinho, mas a intenção de Machado seguramente foi a de colocar dúvida mesmo nas “verdades mais verdadeiras” (com o perdão da tautologia), para que seu leitor, ao fim da leitura, mesmo com a opinião consolidada, duvidasse de si mesmo. Dom Casmurro é, portanto, um romance da dúvida, da incerteza, da hesitação, da ambiguidade, da obscuridade, do relativismo, da “pulga atrás da orelha”. Acontece que cada leitor permanece com “uma pulga atrás da orelha” em relação a sua própria opinião.
Machado era uma autor realista, defensor da racionalidade... o livro é desafio para as pessoas que atuam de forma imparcial, então tomar qualquer posição em torno do que foi relatado é precipitado. Seja para dizer que traiu ou não traiu... não há como comprovar.
Quase tudo o que tu disseste faz sentido sim. Todavia, antes mesmo da morte de Escobar, Bentinho já achava o Ezequiel parecido com ele. A situação com Sancha veio antes da morte do Escobar também.
Tudo foi narrado após ter ocorrido, não se pode colocar uma sequência dos fatos, pois o próprio narrador especificou que narrou de acordo com as lembranças. Também não se pode provar se ocorreu antes ou foi colocado pelo narrador antes com intensão de conduzir o leitor.
@@professorbetobrito, sim, entendi seu ponto hehe claro que nunca podemos afirmar se, realmente, houve ou não a traição. Mas há muito mais indícios de que ela traiu do que o contrário. Claro que, apesar de tudo, isso não torna o Bentinho um santo.
Porém, vejo muitos falando que é uma visão machista da sociedade da época. Não que isso não faça algum sentido. Contudo, sabemos que, na época, a grande maioria dos leitores de livros eram mulheres, vemos em diversas obras, inclusive em Dom Casmurro, o narrador se referindo ao espectador com o substantivo feminino leitora. Desse modo, não vejo tanto sentido em Bentinho falar de um modo machista sendo que a grande maioria dos leitores seriam mulheres
Assim você isenta as mulheres de serem machistas. Não é assim. Existem muitas mulheres machistas. O machismo é estrutural. Está na sociedade.
Não se pode falar em indícios de traição, tudo foi falado por Bentinho, então não é indício, é acusação.
@@professorbetobrito, sim, é claro. Existem, evidentemente, mulheres machistas. Mas, sim, foi tudo narrado por Bentinho, já que é narrado em primeira pessoa. Assim, não sabemos o que ocorreu entre Escobar e Sancha, por exemplo, nas noites anteriores a morte daquele. Realmente não há indícios, no caso, mas há, na minha visão, argumentos que fazem mais sentido ela ter traído do que não. Mesmo considerando que a obra foi narrada em primeira pessoa. De fato, é impossível afirmar algo haha Caso houvessem versões de Escobar e Capitu poder-se-ia afirmar, quem sabe.
@@lafantinel: Você é um exemplo de alguém que mesmo sem ter provas acusa os outros, pois o que vale para você é uma narrativa. E continuou insistindo mesmo com uma explicação brilhante do professor, eu imagino as suas posições ideológicas e politicas infundadas.
Suas aulas são incríveis ❤️❤️❤️, boa explicação
Muito obrigado
Eu li essa historia numa versão em quadrinhos, fiquei achando essa historia meio genérica mas depois desse vídeo fiquei surpreendido. Muito bom
Boa
A sua explicação esclareceu muitas coisas pra mim, não só a respeito do livro.
Muito obrigado. Fico feliz em ajudar. Beijo
Pra mim, Dom Casmurro não é uma história sobre traição (pelo menos não apenas sobre isso).
Dom Casmurro é sobre um cara paranoico, dotado de uma imaginação tão exagerada e doentia, que acabou se privando de ser uma pessoa feliz.
Pra mim ela não traiu ,mas deveria...
É né ele todo emburrado
@@nicolasmakaydeoliveirapere6884 Nem é isso, o cara que é meio perturbado e desconfiado de tudo. Ele tá sempre na defensiva e tendo uma ideia a mais do que tá acontecendo, ex: quando a Capitu olha pro cara no cavalo e quando a Sancha "flerta" com ele.
@@РафаэльАсафе exatamente, perco a paciência com Bentinho
Kkkkkkk
deveria, mas não com o Escobar, tadinha de Sancha... =(
Só posso aplaudir. Que aula!
Muito obrigado
Arrasarei no meu trabalho escolar amanhã. OBRIGADA!!😍
Boa sorte 🍀
o engraçado é que toda essa argumentação que bentinho é totalmente parcial se quebra quando ele mesmo indica os defeitos dele, indicando assim que ele não é totalmente parcial, pelo contrário, até o final do livro nem ele mostra ter 100% de certeza da traição, ele parece muito mais um iludido que sabe do que aconteceu mas se recusou a acreditar até não conseguir mais
Ao indicar os defeitos numa narrativa em 1ª pessoa, ele tbm está sendo parcial
@@professorbetobrito what? Kkkkkk mano textualmente falando sim, mas como carater da pessoa não, uma pessoa parcial não admite seus erros, e quando o faz joga 4594 justificativas em cima, em termos tecnicos pode até ser parcial por ser ELE admitindo os defeitos, mas se eu fosse assumir isso eu teria que ignorar todo o resto
@strongerart Qualquer pessoa que admite erro é uma pessoa sincera? Uma visão no mínimo ingênua. As possibilidades são múltiplas! Já pensou em manipulação? Pq vc espera sempre o melhor das pessoas? Será que o Realismo de Machado de Assis deseja expor o lado positivo dos seres? Análise o autor, a época e depois o livro.
@@professorbetobrito se fosse outro autor e outra forma de adimitir o erro (com justificativas) eu até duvidaria, mas Machado de Assis tem um histórico peculiar com personagens loucos e honestos, o que na minha opinião melhor representa isso é Simão Bacamarte, ele erra, admite os próprios erros e faz um monte de coisas, mas o que ele não faz é ser desonesto, todos que ele internou foi por acreditar que eles realmente estavam loucos, e você pode até dizer que o objetivo da narrativa era diferente ou que um livro foi escrito em primeira pessoa, mas eu gostaria de deixar claro que esse não é o meu ponto, mas sim o tipo de personagem que Machado de Assis trabalhava, você pode até dizer que o Bentinho era louco e que Capitu não o traiu, mas a unica base que tem para dizer que ele era desonesto e manipulador é a simples possibilidade de algo assim acontecer, não é sólido o suficiente.
Eu só posso dizer uma coisa: Bentinho está enganado!!! Capitu não o traiu. Ele é um louco ciumento. Vejam bem: quando o Bentinho foi à casa de Gurgel, pai de Sancha, ao conversar os dois, Gurgel diz a ele que Capitu parecia a esposa dele falecida e ela era como se fosse a mãe de Sancha. A amizade das duas estavam ligadas de tal maneira do pai da amiga fazer essa comparação. Agora, Capitu fez a mesma coisa com o Bentinho, ela disse a ele que Ezequiel (filho deles) tinha os olhos do Escobar, a partir daí Bentinho começou a colocar as coisas na cabeça vque Capitu o tinha traído. Se analisarmos bem o próprio Ezequiel, veremos que ele tinha uma relação próxima ao Escobar e a filha dele, Além do menino imitar as pessoas. Capitu disse que ele tinha os olhos de Escobar justamente pela afinidade que eles (Bentinho e Escobar) tinha um com o outro. No velório de Escobar, foi normal a expressão de Capitu ao olhar o defunto; uma vez que ele fez parte da vida do Bentinho, o orientando que deixasse o seminário e ficasse com ela. Bentinho é um ciumento, um louco que quase envenenou o próprio filho por achar que ele não era seu filho. Vocês faz ideia de como o Bentinho tinha problemas, tentar matar o próprio filho e cogitar em matar Capitu? Era tudo ciúme da cabeça dele.
Em um livro narrado em 1ª pessoa... você, nem ninguém, poderá tomar nenhuma posição. Neste caso, agindo racionalmente, não há provas que Capitu traiu e nem que Bentinho é mentiroso. Você está levantando hipóteses baseada na narração da história que é feita por Bentinho, algo não confiável. Analise a obra de maneira racional, entendendo que todos os fatos (todos!) foram relatados por Bentinho e por isso não podem ser totalmente comprováveis, nem mesmo com relação a ele.
@@professorbetobrito , obrigado! É realmente difícil não se posicionar. A minha impressão quanto ao Bentinho foi essa. Mas você está certo, eu não posso acreditar em nada, já que Bentinho está contando a história e tentando convencer o leitor de que ele está certo. Que é difícil não se posicionar, isso é KKKKK. Obrigado!!!
Justamente... podemos imaginar qualquer coisa, temos essa liberdade, mas se posicionar é julgar antecipadamente.
Quem te falou isso?
@@professorbetobrito então qual é resposta traiu ou não traiu só isso que quero saber
Não acho que ele é tão inocente não, muito pelo contrario, o ciúme deixou ele cego, é muito fácil fazer todos acreditarem nele sendo que ta todo mundo morto, e ninguém pode se defender, ele se mostra obsessivo desde o inicio, sei não kk, só sei que ele não me convenceu muito.
Pessoal, leiam Otelo de Shakespeare . A obra de Machado de Assis dialoga com Otelo.
Lucas Catão Isso mesmo
Muito bom, obrigado!
Valeu
Quando eu terminei de ler o livro, fiquei pensando que quem diz que ela não traiu é aquele tipo de corno manso, que descobre a traição e aí fala "não, ele/ela não faria isso comigo" kkkkk...
Pra mim, o Bento tinha deixado bem claro, que foi traído e como isso deixou ele amargurado, porque foi traído pelo amor de sua infância e seu grande amigo.
Mas vendo essa análise, realmente faz mto sentido.
É uma pena que o filho duma égua do autor não tá aqui pra dar mais pistas sobre a intenção dele quando escreveu o livro.
Amo as suas aulas
Bentinho deixava claro em várias passagens o ciúme doido que tinha de Capitu, a mente de uma pessoa dessa pode criar uma realidade totalmente distorcida (pode, uma possibilidade, não estou afirmando que sim), a partir disso, a verdade pra essa pessoa, é a "realidade" que sua mente criou.
Isso 👏🏻 “ paranoia “ pura , transtornos mentais!
Que delicia é esta obra do Machado de Assis...
Sou de Moçambique e esta é a segunda obra Machadiana que leio.
Parabéns pela explicação ao tentar desvendar este mistério.
Contudo, mesmo após essa belíssima explicação, o mistério prevalecerá para toda eternidade, e isto torna esta obra atemporal..
Cada um de nós leitores so pode chutar a sua opinião e procurar no livro passagens para justificar o seu parecer acerca da possível traição de Capitu...
Para mim, a ser verdade o que Bentinho narra, Capitu traiu sim o esposo.
1. Desde a infância, Bentinho sempre ficou com inveja ou intrigado com a capacidade de dissimulação de Capitu...varias vezes foram pegos a namoriscar, e Capitu sempre conseguia mentir com naturalidade, e Bentinho Não.
2. Bentinho e Capitu tiveram dificuldades em gerar um filho após o casamento. E Escobar sempre dizia que o filho deles seria gerado no tempo certo, cedo ou tarde.
Escobar Disse que Deus é quem dava os filhos, e se não desse, era melhor que ficassem com ele (Deus)....
Escobar viu o quanto o amigo queria ser pai. Naquela altura, sem clinicas de fertilidade, acredito que Capitu, desconfiada da possível esterilidade do marido, teve de recorrer a um dador "comprovado" ...
e convenhamos, pai é quem cria. Deve ter sido assim que Capitu conseguiu convencer Escobar a trair seu melhor amigo.
3. Filho de Bentinho e Capitu era parecido com Escobar.
4. Escobar na verdade suicidou-se. Pois ele tinha braços fortes e pulmões, e ja nadara naquele mar centenas de vezes, e sempre gabara-se de tal proeza.
Ele nao conseguiu, sendo vizinho de seu melhor amigo, ver crescer o fruto da traição ao seu melhor amigo.
Estou ciente que os pontos que levanto, sao fruto de uma analise parcial...mas ja que so se pode chutar, eu arriscaria em afirmar, que sim Capitu traiu Bentinho...
Bastante consciente sua análise, a obra foi criada para incriminar Capitu de traição, sendo assim... os pontos levantados são as únicas possibilidades de traição, mas não são provas e sim um relato ou denúncia. Sob o ponto de vista do narrador, ela traiu.
Que otimo! Machado era demais 🥰
Valeu ✌️
Esse livro é brilhante, já li duas vezes.
✅♥️✌️
Excelente vídeo e excelente explicação e contextualização. Parabéns!
Muito obrigado
Ou seja, não tem como saber se traiu ou não. Mas depois que eu li o livro eu já tinha chegado a essa conclusão, não sei qual é a pira das pessoas.
Muito bem colocado
acredito que não, tem um capítulo despercebido que o bentinho diz que tem a memória ruim tornando a narração ainda menos confiável. mas acho que o ponto chave é a ajuda do Escobar no capítulo 96, ele n teria dado aquela ideia do órfão se realmente quisesse roubar a esposa do amigo
Quem te falou que Bentinho estava com a memória ruim?
Quem te falou o que Escobar falou?
Me ajudou muito obrigado 👏👏👏👏👏
Muito obrigado
Eu li o livro e pensei q Capitu tinha traído bentinho kkkkkk mas dps dessa explicação fiquei duvidoso kkkkkkkk mas entendi, obrigado pela explicação
Parabéns pela sua análise. Ótimo seu trabalho.
Li esse obra semana passada, não acredito que a Capitu traiu o Bentinho percebi que desde crianças a Capitu já era mais maliciosa e o Bentinho inocente.
Obrigado. Lembre que quem disse que Capitu era mais maliciosa e o Bentinho inocente, foi o próprio Bentinho.
@@professorbetobrito otima aula de literatura brasileira nao conhecia o livro don casmurro e deu vontade de ler abraco do buenos aires argentina
Muito obrigado
@@professorbetobrito
Ok
Explicação perfeita
Muito obrigado ♥️
Vou ter q fazer um debate amanha,vc me salvou
Ana carolina Alencar Boa sorte!
Professor, você é maravilhoso!
Muito obrigado ♥️
Genial !!! Ótimo trabalho, professor! Parabéns 👏🥰
Muito obrigado
Ele era advogado podia falar o q queria então não sabemos
Todos podem falar o que querem... não apenas os advogados
Fogo de morro acima, água de morro abaixo e mulher quando quer...
a própria figura dos personagens vc não conhece realmente, será se capitu ser “atrevida” não foi só algo que ele disse para dizer ou dar a entender ao leitor q ela traiu no final?
Justamente...
É mais um ponto a ser levantado.
Como você pode garantir que ela é atrevida? Quem te falou que ela é atrevida? Que objetivo se tem uma pessoa ao rotular outra como atrevida?
na real bem no começo da obra já da pra perceber esse comportamento que vai sendo construído nela, o fato de ela ser "assanhada" pra cima do Bentinho, desde o primeiro beijo até o momento que manipula ele a não ir ao internato, entre outras coisas.
IGR bangerr Meu irmão... visa no real. Quem te falou que ela era "assanhada"?
Na minha escola vai ter um debate sobre esse livro. aí fizeram um sorteio, a metade da turma tem que caçar argumentos contra o bentinho e a outra metade tem que caçar argumentos a favor dele.
no caso eu fiquei a favor dele.
mim ajude porfavor😢
Veja a explicação do vídeo que ajudará
Incrível análise
Fico feliz que gostou
Machado de Assis era um gênio mano kkkkkk
Surreal
Eu acho Bentinho doido...li há 23 anos atrás e lembro até hoje da história. Realmente escritor maravilhoso
Livro fantástico
Há coisas que não tem como ser inventada pela ótica do narrador. Capitu era muito esperta desde cedo enquanto ele (Bentinho) criado por mulher era acostumado a ser reativo. O Segredo de Machado diassis está no Capítulo Embargos de Terceiros. Um termo jurídico já usado em outro livro de Machado. Capitu manda Bentinho ir sozinho ao teatro alegando está doente, mas quando ele volta antes do primeiro ato sem ser esperado, ele encontra o amigo na casa dele e ela estava bem melhor. A alegação de Escobar está ali era um entrave no processo (Embargos de Terceiros) que nada valia e que não era problema grave para que alguém saísse de sua casa e fosse a casa do amigo altas horas para debater isso. Prova não temos, mas temos toda uma atitude de mulher suspeita e situação suspeita. Sobre a conclusão do vídeo de que tudo é pela visão do narrador, que ele é machista, patriarcal é burrice! É uma forma de tomar partido mesmo dizendo que quem ler o livro não pode. Como eu disse acima, Capitu já mostrava malícia desde cedo e pensava super rápido. Embargos de Terceiros, termos jurídicos, é a chave de Machado nessa história. O amigo do vídeo diz para não ser preconceituoso, mas ele já é ao qualificar Bentinho como Machista e Patriarcal e já tá movido de emoções. Se for pensar que tudo, exatamente tudo é só invenção da cabeca de Bentinho, vamos chegar a conclusão que nem Benrinho existiu, foi um cara que no século XIX escreveu uma história e que seu nome era Machado Diassis.
Tudo que vc expôs foi dito pelo narrador... ou seja, parcial! Não há como garantir que é real. E seu texto tbm é cheio de parcialidade limitante. Em resumo, ou não entendeu ou não quis entender o óbvio.
@@professorbetobrito Claro foi você não entender o que eu disse. Se pensarmos que exatamente tudo que Bentinho disse foi invenção da cabeça dele, então José Dias não existiu, Tia Justina não existiu e talvez até Capitu seria invenção da veneta dele. Ele poderia ser então um esquizofrênico! Mas a verdade é que se Capitu foi real nesse conto fictício, sua malícia também era. O que eu disser além disso seria mera repetição do que já falei acima. Mas se houvesee um equilíbrio entre traição e não-traição num empate enterno, "Embargos de Terceiro" desempataria em favor de Bentinho. Pois foi essa a chave deixada por Machado Diassis. Desde garoto sou apaixonado por Capitu, não seria do time do Casmurro, no entanto, a traição feminina, que nunca queremos admitir, existe desde quando o mundo é mundo e é mais comum do que imaginamos.
Terminei de ler agora e to doidaaaaa ahhhhh QUERO RESPOSTAS!
Boa! Viu o vídeo todo? No vídeo tem todas as respostas necessárias...
Tenho 17 anos e acredito que Capitu não traiu Bentinho, mas isso não faz de sua bibliografia ser uma completa mentira. Tem uma teoria do personagem Pinoquio, onde diz que o nariz dele não cresce pela mentira, mas sim, pela malícia na qual ele coloca em cima daquela coisa; se ele acreditar firmemente que ele diz a verdade, a verdade dele, seu nariz não irá crescer mesmo que aquilo seja uma completa inverdade para todos. Acredito sim que Bentinho, um cara ciumento até de mais para época, tenha morrido com sua insana loucura, de pensar que Capitu o traiu e essa foi sua verdade absoluta... E é bom lembrar que a obra fica até mais interessante por esse lado, pois a gente tem 3 vítimas no final.
Partindo deste princípio não podemos afirmar nada sobre o livro, seguindo essa lógica bentinho pode simplesmente ter escrito uma ficção e criado todos os personagens.
Toda narrativa parcial é assim... mas tbm é possível, não comprovável, o contrário.
bentinho ficou doido sozinho
A obra e muito boa, tô vendo os videos para fazer teste"
Valeu
vou fazer um trabalho em que tenho que defender que ela o traiu. estou mais ou menos enrolada.
Uma boa pessoa para dar um testemunho sobre a semelhança de Santiago com Escobar, e outros fatos, seria a própria Sancha. Assim como Bentinho ainda estava vivo, ela também poderia estar.
Só uma ideia...
Seria se ela tivesse voz... mas a voz é de Bentinho. Aí tá o segredo do livro.
@@professorbetobrito Sim, verdade!
Na verdade o traidor era Bentinho , ele ficava com Sancha teve a filha com ele , e se escondeu na narrativa . Inseguro criou a historia mas a historia verdadeira e o contrario . Sancha e a chave
Acusar sem provas é sempre algo injusto... não importa que seja uma acusação para Bentinho ou Capitu. Da mesma forma que não podemos confiar nas acusações de Bentinho, também não podemos sustentar essas suspeitas de Bentinho. O ideal é assumir uma postura parcial.
Perdão não queria acusar apenas dizer q devíamos olhar por outro angulo
Não precisa pedir perdão... apenas alertei para a possibilidade de erro. A discussão é válida, mas lembre de ser imparcial.
O filho dela era loiro, sancha e beto tinham cabelos escuros, não faz muito sentido nisso
Onde vc pegou as descrições dos personagens? Tem certeza do que está falando ou está deduzindo a partir de capa de livro da milésima edição?
Trair ou não trair... eis a questão. Na verdade, todos traem todos. Quem achar que não é verdade, atire a primeira pedra...
sensacionaaaal
Valeu
Que vídeo incrível, já amei❤️
Valeu
Eta que se eu fosse na onda de Bentinho só teria desconfiança que ele era afim do melhor amigo Escobar. Toda narração causou um enorme desconforto, Bentinho sempre extremamente ingênuo, Capitu muito esperta e manipuladora e José Dias sempre com conselhos duvidosos com suas palavras exageradas.. Achei mais ele bem obcecado, ciumento, paranóico... Então ele não me ganhou muito não...
Na minha versão a Capitu pode até ter traído mas para dar a ele um filho que ele tanto queria masss Bentinho não poderia ter. Ou ela não traiu e ele paranóico a acusou pq ele sempre foi doido mesmo
Muito boa sua hipótese.
Se o Bentinho for tão não confiável como dizem o que nos garante que ele não inventou até essa história toda de ser casado??? Absurdo não é? Devemos dar algum crédito para ele afinal em vários momentos o próprio Bentinho se acusa no livro e abre margem para que pensemos ser ele paranoico.
Para mim Capitu traiu e o principal indício é ela ter aceitado a separação sem ter em momento algum feito a caveira do Bentinho para o Ezequiel. (A dona Capitolina era bem "Espertinha").
Ótima análise!
Muito obrigado
Professor será que o fato de Bentinho e e Capitu terem ficado mais de 2 anos casados tentando terem um filho e não conseguirem e Bentinho não ter tido um filho depois da separação não são fortes indicios da traição?
Não entendi... eles tem um filho - Ezequiel.
@@professorbetobrito ele quis dizer que: Talvez Bentinho seja infértil e o filho é mesmo de Escobar
Ele falou que tentaram e não conseguiram... conseguiram sim. Eles tinham um filho. Após a separação ele não casou novamente, aí é bem mais simples entender pq não teve filho.
Colocar coisa a mais não é o caminho.
@@professorbetobrito Sim professor tiveram, mas é dito no livro que nos primeiros 2 anos de casados, mesmo tentando engravidar e Bentinho morrendo de ciume da filha de Escobar eles não conseguiam. Nada até a visita de Escobar (que claro que pode ser a memoria ruim do bentinho, como ele mesmo diz ter e que colocou esse fato logo antes da gravidez). E sobre ele não ter casado depois, no penultimo capitulo do livro Bentinho diz "Já sabes que a minha alma, por mais lacerada que tenha sido, não ficou aí para
um canto como uma flor lívida e solitária. Não lhe dei essa cor ou descor. Vivi o
melhor que pude sem me faltarem amigas que me consolassem da primeira." o que vc acha?
Muito vago... se for por esse viés, Dona Glória também teve dificuldades de ter filho, tanto é que Bentinho teria que cumprir a promessa de ser padre: Vários casais sofrem com a dificuldade de não ter filho e a solução, geralmente, não é a traição.
Obrigado!!!
Carlos Magno Valeu ✌️
Perfeito!
Muito obrigado... não esquece de se inscrever no canal.
Se fosse hj em dia, bentinho seria zuado por ser corno e Capitu seria apoiada em te-lo traído.
amei o vídeo, ganhou mais uma inscrita!!
Valeu 😘
Muito bom👏👏
Obrigado
Vc acha que Capitu traiu ou não? (Responda de forma detalhada!)
É justamente do que trata o vídeo... veja e achará a resposta
Professor sou Advogado de acusação vou acusar Betinho o que Sr me diz sobre isso favor ??
No vídeo eu explico tudinho... a acusação já é o livro
Não tem como ter certeza, mas eu acredito que ela traiu sim. A prova mais cabal da traição é Ezequiel parecer com Escobar. Capitu confirma tal semelhança.
Quem te falou que Ezequiel parece com Escobar? Quem te falou que Capitu confirmou à semelhança?
Conhece o conceito de prova cabal?
É uma prova inconteste, de modo a não deixar dúvidas da prática do ato ilícito. Será que cabe a situação?
@@professorbetobrito no Capítulo “Capitu que entra” finalmente eles se confrontam. Capitu afirma que a semelhança é fruto da casualidade e entrega a Deus a explicação disso.
Pronto... é aí que tá. Não foi Capitu que falou. Foi Betinho, o narrador, que te falou que Capitu falou. Como você pode garantir que ele fala a verdade? Seria uma grande injustiça ou senão ingenuidade confiar plenamente no relato dele e acusar Capitu de traidora.
@@professorbetobrito então não há confiabilidade em nenhuma narrativa, seja ela em qual pessoa for. Partindo do seu argumento nada é real em nenhuma história. Uma coisa é desconfiar das intenções e outra é desconsiderar as ações.
Bentinho insinua algum flerte entre ele e Sancha. Disso podemos desconfiar pois não sabemos as intenções da mulher, mas o aperto de mão de fato aconteceu. Da mesma forma a conversa com Capitu. Não sabemos se ela o traiu, mas a conversa aconteceu e nela Capitu confirmou que o filho parece com o amigo do marido.
No livro mostra que betinho ñ é narrador confiável, o ciúme faz a gente ver coisa que ñ têm
👊