Dá um quentinho no coração saber que um grande escritor, vindo de origem tão pobre conseguiu ser reconhecido em vida, ter um grande amor correspondido e morrer cercado de amigos. Há tantos q morrem pobres, que sofrem sofrem sozinhos e só recebem reconhecimento em tempos póstumos.
No mínimo todo brasileiro deveria pelo menos conhecer um conto do extraordinário Machado de Assis.Embora de família pobre que desde sempre batalhou,eu tive a riqueza de ter desde a infância o contato com os livros e correspondências de Machado de Assis, hoje aos setenta anos ainda os conservo e sempre com renovada admiração.
@@jorgeguerra1057 eu li a maioria dos livros de Machado de Assis ainda na adolescência. Hoje tenho 55 nos. Infelizmente a grande maioria dos brasileiros hoje,preferem BBB , canais abertos de tv, e musicas vazias ou com letras de baixo calão . Os jovens estão cada dia mais imbecilizados. Lamentável!
@@simonebraga68 lamentável, mas e a pura verdade, com a falta de cultura os jovens principalmente são facilmente manipulados, perdeu se a capacidade crítica.. Forte abraço.
Poisé prezada Simone, não sei de tua idade,no meu caso já percorri longas e várias estradas , começando estas andanças em uma época mais tranquila e silenciosa em que víamos a vida com mais intensidade e a música acrescentava um brilho a mais.Quero acreditar que vivemos um ciclo que ainda não se definiu, não soube dizer ainda o que trará de bom . No entanto o que o permeia ,o que se pensa e fala , não agrada e pouco se acrescenta. Um forte abraço, felicidades.
O que mais frustra a gente por ainda não haver sido feito uma minissérie ou mesmo filme sobre Machado é que o enredo teria de tudo: comédia, drama, romance, aventura...
Para quem ainda não tem o fôlego pra mergulhar em obras como Dom Casmurro, ou as Memórias,eu recomendo contos como Missa do Galo, Uns Braços, Noite de Almirante, com certeza vai sentir o prazer pela prosa refinada e se aventurar em um mergulho mais profundo.
@@emersonsiqueiramoro Sim , concordo com você, são tantos os contos que nos encantam que a lista seria enorme, porém a sutileza em que a sensualidade e o fetiche e apresentado, , principalmente em uns braços em um momento que a psicanálise ainda nem existia é genial..Um abraço, boas leituras.
Li tudo o me obrigavam na escola, infelizmente não me lembro de nada. Esse vídeo me deu vontade de ler Machado mas o trauma de "A Moreninha" foi muito díficil😢 36:21 la
@@MariaVelasquez-ue2oc Este é um erro terrível, que certos professores cometem,ao invés de comentar antes a obra, falar sobre as relações entre os personagens ,o ambiente situar os fatos em um contexto social que seriam incompreensíveis para jovens. Recentemente vi comentários a respeito de de pais que levaram seus filhos de 12 anos ao cinema para assistir 2001 uma odisseia no espaço.Imagina que insensatez. Tive melhor , quando criança me levaram para assistir O mágico de Oz , ficaram pra sempre as lembranças daquele mundo de magia. Um abraço, felicidades.
eu amo, amo e amo Machado de Assis. Nunca será reconhecido como deve. Nunca ninguém chegaraá aos aos seus pés como escritor. É uma coisa de alma. Eu o leio desde criança. Não adianta dizer que é leitura pra gente já iniciada em leitura, pois eu o leio desde a infância e sempre gostei. Capricha ai Rezzutti. E obrigada.
Eu também morava numa favela em Salvador a beira do esgoto e lia o Machado. Não entende dizerem que criança é adolescente não tem como compreender os Clássicos brasileiros eu entendia ,parece projeto de emburrecimento do povo....
Eu AMOOO estudar e o Machado de Assis, maravilhoso, me ensinou MUITO sobre o RJ "daquela época"!!! Viva!!!! Paulo, volto ao meu sonho de você dar estas pequenas pérolas na TV, pra todos saberem sobre história e você quem me fez Amar a história do Brasil 🇧🇷
Simplesmente, APAIXONANTE, o primeiro escritor que encantou-me e até hoje, aos setenta e três anos, gosto de reler seus romances, portanto, ❤ eterno!!!
Tinha eu menos de vinte anos quando tomei contato com a obra de Machado, através da leitura de " Missa do Galo ". O impacto foi tamanho que eu literalmente mergulhei naquele universo mágico daquela casa burguesa carioca do século XIX, cuja parede da sala era decorada com quadros de figuras femininas - sendo um deles de Cleópatra - algo que em nada convinha aos bons costumes da época e muito menos a uma família tradicional : "eu preferia a imagem de duas santas" - como bem observou a boa Conceição! O que realmente aconteceu ( ou pôde ter acontecido) naquela noite entre o jovem e tímido estudante - Nogueira - e aquela boa e respeitosa senhora de meia idade? Com que maestria o Bruxo do Cosme Velho constrói um enredo tão envolvente, cuja história se desenrola em um único espaço - a sala da casa - através do diálogo entre os dois personagens principais, ao mesmo tempo em que os demais personagens vão sendo apresentados, enriquecendo sobremaneira a narrativa! "Missa do Galo " é uma pérola da literatura brasileira!!! Obrigada, Paulo Ressutti, por este maravilhoso vídeo sobre o imortal Machado de Assis. Parabéns pelo seu canal!
Li machado de Assis, no ensino fundamental e médio, gostei muito do Alienista. Porém na maturidade já aos quarenta e oito anos, li memórias póstumas, a compreensão e identificação foi muito maior, gostei muito mais.
As escolas da minha adolescência só nos faziam odiar a Literatura. Simplesmente pq não tínhamos maturidade que a Filosofia poderia nos dar. Não nos ensinavam a pensar. E pelo que vejo, até hoje é assim. Uma vez que poucos sabem interpretar o que lêem. Abç
@@cleidevionet8188 Exatamente, li um pouco de Machado (Dom Casmurro) no Ensino Médio, mas foi após terminar o bacharel em filosofia e mergulhar em outras obras do autor que fui conceber su genialidade.
Eu li primeiro, toda a obra de José de Alencar, a qual ganhei do avô paterno, numa edição de luxo, de 1952. Eu tinha apenas 11 anos quando comecei a ler e terminei aos 13, pois intercalava outros autores. Foi José de Alencar que me despertou a leitura, a qual sou fiel até hoje, aos 60 anos. Machado eu li pela primeira vez com 14 anos e amei. Talvez minha opção pela carreira de jornalista tenha um pouco de influência da sua história. Continuo a reler Machado até hoje. Adorei o vídeo. Obrigada Paulo!!! 😊😘👏🏼👏🏼👏🏼
Li Machado de Assis na escola como todo mundo, só que na época não éramos suficientes maduros para interpretar uma obra de Machado. Então agora bem mais velhos e com um nível de compreensão melhor, temos que voltar a reler Machado de Assis.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos meus livros favoritos! Houve uma época em que eu o lia pelo menos uma vez ao ano e toda leitura trazia algo novo a ser explorado. Se Machado de Assis escrevesse em inglês, com os acessos que este idioma permite, seria hoje considerado pelo mundo inteiro como um dos maiores da história da literatura. Privilégio nosso este mestre falar nossa língua.
Sempre amei Machado Assis. Comecei a ler na adolescência, com Quincas Borba e nunca mais parei. Li vários outros autores, nacionais e internacionais. Definitivamente, ninguém supera M. De Assis.
Machado de Assis é simplesmente o máximo! Sou muito grata de ter tido como leitura obrigatória na escola os seus contos! A ironia machadiana é de uma elegância impressionante, incomparável! Amo até hoje. Obrigada Sr Rezzutti por este vídeo!
Eu li Memórias Póstumas no "científico" . Adorei de primeira. Ele me abriu os olhos para o Realismo Fantástico, incluindo autores de língua espanhola. Machado é o maior.
Meu pai comprou nos anos 1960 a coleção completa das obras. Tenho até hoje. A primeira obra que li foi "Iaiá Garcia". Foi quando me apaixonei pelo estilo do autor. Meu favorito é "Dom Casmurro ", embora também goste demais de "Memórias Postumas..." . Sem falar nos contos ( maravilhosos!) e crônicas.
Que biografia incrível! Recentemente eu li o "Memórias póstumas de Brás Cubas" é marcante pelo tom de ironia, escrita elegante e com muita referência. Eu não sabia do babado da época, o suposto filho fora do casamento, Mário de Alencar. A semelhança deles é assombrosa. 😅
Memórias Póstumas ocupa o posto de livro favorito da minha vida há décadas. Vira e mexe, volto a ler! Profundo, trágico e ironicamente engraçado: absurdamente humano e delicioso. Simplesmente amo! Muito obrigada pelo vídeo, Paulo!
Amo Machado de Assis. Leio suas obras, romances e contos, desde a minha adolescência. Para mim nunca foi sacrifício suas leituras e em cada fase de minha vida, sempre me surpreendeu e emocionou. ❤
Muito importante esse vídeo, obrigado por fazê-lo. Eu tenho um canal no UA-cam em que declamo poemas e está no meu planejamento declamar: "A Carolina" de Machado de Assis, mas depois desse vídeo, farei a declamação antes do previsto. Machado de Assis é por demais importante e logo farei seu vídeo. Até mais.
Excelente vídeo sobre o grande Machado de Assis, nosso maior escritor junto com Guimarães Rosa, gênios. Professor Paulo você é fantástico, te agradeço muito por tanta história boa divulgada. Abs
Wow!! Eu fui forçada a ler Machado de Assis. Nem me lembro o que, mas a nota foi terrível. Obrigada, por abrir meus conhecimentos sobre o nosso famoso Machado de Assis
Eu era essa traumatizada com a leitura obrigatória kkkkk Da pandemia pra cá voltei a ler obras clássicas por amor mesmo e comecei pelo Alienista. Então foi só amor. Esses dias li Helena, e me reapaixonei. Machado merece nossa segunda chance!
Talvez o Machado tenha escrito Dom Casmurro, colocando o nome de Capitu na Georgina, a esposa do amigo Jose de Alencar e ele próprio como o q recai a dúvida se ela teria tido um romance com ele ou não 🤭 Machado tem uma escrita envolvente. Mais um excelente e esclarecedor vídeo sobre personagens da nossa história. Parabéns querido Paulo, segue o meu abraço a vc e a Adriana 🥰🌻
Boa noite Paulo,muinto obrigada pelo, vídeo, o que seria de nós brasileiros sr não fosse você trazer tanta informação valiosa sobre um Brasil que desconhecemos❤❤❤❤
Excelente vídeos. Obrigado, Paulo , por semear preciosidades. Lima Barreto também é fantástico escritor, preciso em seus personagens. " O homem que falava javanês " é uma imagem atualissima de muitos brasileiros.
Nossa sábia professora de Português introduziu em nossas vidas Machado de Assis a partir de seus contos. O primeiro: A Cartomante. Eu me encantei. Comprei, de um colega, uma seleção de contos dele. Daí já parti para Dom Casmurro e li tudo até Memorial de Aires.
Machado é meu autor favorito, sua ironia em relação à sociedade de sua época nos permitem um vislumbre do Brasil de então (e explicam um pouco do Brasil atual).
Graças que li Machado no tempo certo. Esaú e Jacob é de uma genialidade desapercebida por muitos. É uma metáfora do Brasil da época e deve ser lido em camadas.
Maravilhoso! Quando eu li Memórias Póstumas de Brás Cubas na escola, eu me apaixonei por MA. Depois, no curso de Letras, tive um professor de Literatura Brasileira que desvendou esse livro e seu autor de maneira científica e passional ao mesmo tempo. Agradeço ao professor Marcelo Franz por todas as aulas. Obrigada ao professor Paulo Rezzutti pelo conteúdo precioso.
❤ parabéns pelo vídeo digno de uso em escolas como um resumo da vida e obra do querido "machadinho" que possa haver mais vídeos de outros grandes escritores portugueses e brasileiros 😊
Mais uma semana na ansiedade esperarando seus vídeos! E esse, do maior escritor brasileiro de todos os tempos, estava sendo muito aguardado por mim!!! Maravilha!!!
Quem me dera ter lido Machado na escola. Tínhamos que ler Iracema e o Guarani. Um martírio até para mim que adorava ler. Obrigada pelo vídeo tão informativo.
Nunca tinha lindo um livro na minha vida nem na infância ou adolescência minha educação foi péssima, só depois de adulta que comecei a ler livros e confesso que amor Machado de Assis tenho vários livros dele ❤
Paulo, esse livro Esaú e Jacó é tão maravilhoso! Na minha humilde opinião a cena da tempestade traduziu perfeitamente o que Machado pensava, a personagem Natividade olha o céu que antes e depois da tempestade é o mesmo. Ou seja, Império e República. E a tempestada a luta e o clima conflituso!
Boa noite! Sou advogado e escritor, e amei o vídeo. Tenho muito apreço pela obra de Machado de Assis, um gênio da nossa Literatura. Já me inscrevi no canal, que descobri agora. Ótimo trabalho. Parabéns!
O primeiro livro que eu li de Machado de Assis, o Alienista, realmente foi como leitura obrigatória, aos 12 kkkkkkkkkkk a diferença é que eu AMEI o enredo, a escrita, a história, a "moral", tudo, e foi o ponto de partida para a leitura dos clássicos brasileiros
Não há melhor maneira de conhecer a história de uma sociedade do que pela sua literatura. Nós ,fluminenses temos o privilégio de termos um gênio cuja literatura é capaz,mesmo se analisa fatos domésticos da cidade do Rio, de alcançar universalmente,no tempo e no espaço. Machado é um escritor que deve ser liso para sempre,por todos.
Adorei o vídeo!!! Meu pai, que adorava ler, tinha a coleção completa das obras dele, de José de Alencar, Aluísio de Azevedo e de Eça de Queiroz. Que sorte a minha!!! Machado de Assis é simplesmente espetacular !!!
Li quando jovem, obrigado pela Escola, o livro do Machado: Contos consagrados do Machado de Assis; deveria ser uma coletânea dos mais irônicos escritos dele e gostei, me lembro que gostei!
4:55 a epilepsia do Machado pelo que você descreveu foi igualzinho as da minha mãe, começou na infância, parou na adolescência e voltou na vida adulta piorando com a idade, ausências falando e Fazendo coisas esquisitas com raras vezes que teve convulsões. Que legal saber que um cara tão incrível como ele tinha isso.
Paulo Rezzutti usa camiseta Hering Polo algodão pima preta tamanho M
Link da promoção: bit.ly/3XN6PJO
Cupom: PAULO15
Dá um quentinho no coração saber que um grande escritor, vindo de origem tão pobre conseguiu ser reconhecido em vida, ter um grande amor correspondido e morrer cercado de amigos. Há tantos q morrem pobres, que sofrem sofrem sozinhos e só recebem reconhecimento em tempos póstumos.
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria."
( Memórias Póstumas de Brás Cubas).
Já li umas 10 vezes.
baita frase
Uso sempre quando me perguntam sobre não ter tido filhos.
@@andreianicolau3533
Eu não sou miserável e acredito na minha família. Por isso tive sete filhos.
No mínimo todo brasileiro deveria pelo menos conhecer um conto do extraordinário Machado de Assis.Embora de família pobre que desde sempre batalhou,eu tive a riqueza de ter desde a infância o contato com os livros e correspondências de Machado de Assis, hoje aos setenta anos ainda os conservo e sempre com renovada admiração.
Sim, e também no mínimo, igualmente, todo o português.
@@jorgeguerra1057 eu li a maioria dos livros de Machado de Assis ainda na adolescência. Hoje tenho 55 nos. Infelizmente a grande maioria dos brasileiros hoje,preferem BBB , canais abertos de tv, e musicas vazias ou com letras de baixo calão . Os jovens estão cada dia mais imbecilizados. Lamentável!
@@simonebraga68 lamentável, mas e a pura verdade, com a falta de cultura os jovens principalmente são facilmente manipulados, perdeu se a capacidade crítica..
Forte abraço.
Poisé prezada Simone, não sei de tua idade,no meu caso já percorri longas e várias estradas , começando estas andanças em uma época mais tranquila e silenciosa em que víamos a vida com mais intensidade e a música acrescentava um brilho a mais.Quero acreditar que vivemos um ciclo que ainda não se definiu, não soube dizer ainda o que trará de bom .
No entanto o que o permeia ,o que se pensa e fala , não agrada e pouco se acrescenta.
Um forte abraço, felicidades.
@@jorgeguerra1057
Brasileiro gosta é de funk
Escutando me vem na mente um enredo de filme. Não é possível que uma história de vida dessa não tenha virado um filme...
@@olodun010 no Brasil o que vira filme e Suzana Von Ritchofen e o Goleiro Bruno...
O que mais frustra a gente por ainda não haver sido feito uma minissérie ou mesmo filme sobre Machado é que o enredo teria de tudo: comédia, drama, romance, aventura...
Finalmente, um vídeo do melhor escritor brasileiro!!!!
Correção: o melhor escritor do mundo.
Machado é perfeito!
Eu tenho uma lista que considero no mesmo nível, Machado, Fernando pessoa, Camões, Castro Alves, Gonçalves Dias, Casemiro de Abreu, amo todos!
O melhor escritor sendo descrito pelo melhor historiador brasileiro da atualidade!
👏👏👏
Excelente. Machado de Assis foi o número 23 da ABL, e hoje temos o Merval Pereira!!! Lamentável!!!
Para quem ainda não tem o fôlego pra mergulhar em obras como Dom Casmurro, ou as Memórias,eu recomendo contos como Missa do Galo, Uns Braços, Noite de Almirante, com certeza vai sentir o prazer pela prosa refinada e se aventurar em um mergulho mais profundo.
@@jorgeguerra1057 O Espelho também é bom.
@@emersonsiqueiramoro Sim , concordo com você, são tantos os contos que nos encantam que a lista seria enorme, porém a sutileza em que a sensualidade e o fetiche e apresentado, , principalmente em uns braços em um momento que a psicanálise ainda nem existia é genial..Um abraço, boas leituras.
Li tudo o me obrigavam na escola, infelizmente não me lembro de nada. Esse vídeo me deu vontade de ler Machado mas o trauma de "A Moreninha" foi muito díficil😢 36:21 la
@@MariaVelasquez-ue2oc Este é um erro terrível, que certos professores cometem,ao invés de comentar antes a obra, falar sobre as relações entre os personagens ,o ambiente situar os fatos em um contexto social que seriam incompreensíveis para jovens.
Recentemente vi comentários a respeito de de pais que levaram seus filhos de 12 anos ao cinema para assistir 2001 uma odisseia no espaço.Imagina que insensatez.
Tive melhor , quando criança me levaram para assistir O mágico de Oz , ficaram pra sempre as lembranças daquele mundo de magia.
Um abraço, felicidades.
eu amo, amo e amo Machado de Assis. Nunca será reconhecido como deve. Nunca ninguém chegaraá aos aos seus pés como escritor. É uma coisa de alma. Eu o leio desde criança. Não adianta dizer que é leitura pra gente já iniciada em leitura, pois eu o leio desde a infância e sempre gostei. Capricha ai Rezzutti. E obrigada.
Eu também morava numa favela em Salvador a beira do esgoto e lia o Machado. Não entende dizerem que criança é adolescente não tem como compreender os Clássicos brasileiros eu entendia ,parece projeto de emburrecimento do povo....
Lhe admiro. Parabéns
@@dinahistoria5477 exatamente
Já li Memórias Póstumas 3 vezes e, conforme vou envelhecendo, vou descobrindo coisas novas no mesmo texto. É mágico.
👏👏👏
Eu AMOOO estudar e o Machado de Assis, maravilhoso, me ensinou MUITO sobre o RJ "daquela época"!!! Viva!!!! Paulo, volto ao meu sonho de você dar estas pequenas pérolas na TV, pra todos saberem sobre história e você quem me fez Amar a história do Brasil 🇧🇷
Simplesmente, APAIXONANTE, o primeiro escritor que encantou-me e até hoje, aos setenta e três anos, gosto de reler seus romances, portanto, ❤ eterno!!!
Sou um viciado em Machado de Assis, leio e releio todos os seus escritos. Um gênio da escrita.
Tinha eu menos de vinte anos quando tomei contato com a obra de Machado, através da leitura de " Missa do Galo ".
O impacto foi tamanho que eu literalmente mergulhei naquele universo mágico daquela casa burguesa carioca do século XIX, cuja parede da sala era decorada com quadros de figuras femininas - sendo um deles de Cleópatra - algo que em nada convinha aos bons costumes da época e muito menos a uma família tradicional : "eu preferia a imagem de duas santas" - como bem observou a boa Conceição! O que realmente aconteceu ( ou pôde ter acontecido) naquela noite entre o jovem e tímido estudante - Nogueira - e aquela boa e respeitosa senhora de meia idade?
Com que maestria o Bruxo do Cosme Velho constrói um enredo tão envolvente, cuja história se desenrola em um único espaço - a sala da casa - através do diálogo entre os dois personagens principais, ao mesmo tempo em que os demais personagens vão sendo apresentados, enriquecendo sobremaneira a narrativa!
"Missa do Galo " é uma pérola da literatura brasileira!!!
Obrigada, Paulo Ressutti, por este maravilhoso vídeo sobre o imortal Machado de Assis.
Parabéns pelo seu canal!
Muito bom o vídeo, Machado de Assis, nosso maior mestre de literatura.
Li machado de Assis, no ensino fundamental e médio, gostei muito do Alienista. Porém na maturidade já aos quarenta e oito anos, li memórias póstumas, a compreensão e identificação foi muito maior, gostei muito mais.
Parece que Machado, como outros grandes ESCRITORES deve ser lido uma vez a cada década. A sensação é diferente a cada nível de maturidade do leitor...
As escolas da minha adolescência só nos faziam odiar a Literatura.
Simplesmente pq não tínhamos maturidade que a Filosofia poderia nos dar.
Não nos ensinavam a pensar.
E pelo que vejo, até hoje é assim.
Uma vez que poucos sabem interpretar o que lêem.
Abç
@@cleidevionet8188 Exatamente, li um pouco de Machado (Dom Casmurro) no Ensino Médio, mas foi após terminar o bacharel em filosofia e mergulhar em outras obras do autor que fui conceber su genialidade.
Machado de Assis é um dos maiores brasileiros de todos os tempos! 🖤
Eu li primeiro, toda a obra de José de Alencar, a qual ganhei do avô paterno, numa edição de luxo, de 1952. Eu tinha apenas 11 anos quando comecei a ler e terminei aos 13, pois intercalava outros autores. Foi José de Alencar que me despertou a leitura, a qual sou fiel até hoje, aos 60 anos. Machado eu li pela primeira vez com 14 anos e amei. Talvez minha opção pela carreira de jornalista tenha um pouco de influência da sua história. Continuo a reler Machado até hoje. Adorei o vídeo. Obrigada Paulo!!! 😊😘👏🏼👏🏼👏🏼
Amo Machado de Assis.Todos deveriam ler sua obra.
Paulo, vou sugerir um outro escritor brasileiro para ganhar um vídeo no canal: Lima Barreto.
Melhor escritor da história. Merecia estar homenageado em todo lugar desse país.
É surpreendente que muitos brasileiros nem saibam que Machado era negro.
@@Mhark127 Machado era filho de um mestiço e uma portuguesa e ninguém acha que ele era branco. Todos enxergavam ele como mestiço e apenas isso.
Se a mãe era branca, logo ele não era negro!
Mais importante que a cor da pele dele, foram as incríveis obras e sua inteligência é o que conta e no fim das contas importam.
@@Mhark127 o machado de Assis era pardo.
Eu li Dom Casmurro e Memórias Póstumas na escola e foi amor à primeira vista! Preciso ler de novo, já faz muito tempo. Machado de Assis era um gênio!
Li Machado de Assis na escola como todo mundo, só que na época não éramos suficientes maduros para interpretar uma obra de Machado. Então agora bem mais velhos e com um nível de compreensão melhor, temos que voltar a reler Machado de Assis.
Depois que eu conheci e li as obras do Machado de Assis, aprendi adimirar e dar valor a literatura brasileira que é a mais rica de todas.
Pioneiro na literatura, só queria que as escolas não empurrassem de jeito tão monótono obras picos para um aluno que mal entende o mínimo de português
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos meus livros favoritos!
Houve uma época em que eu o lia pelo menos uma vez ao ano e toda leitura trazia algo novo a ser explorado.
Se Machado de Assis escrevesse em inglês, com os acessos que este idioma permite, seria hoje considerado pelo mundo inteiro como um dos maiores da história da literatura.
Privilégio nosso este mestre falar nossa língua.
Como é possivel nao existir um filme sobre Machado
Infelizmente a maioria dos filmes nacionais só enfatizam a bandidagem.
Sempre amei Machado Assis. Comecei a ler na adolescência, com Quincas Borba e nunca mais parei. Li vários outros autores, nacionais e internacionais. Definitivamente, ninguém supera M. De Assis.
A vida e obra de Machado de Assis é muito interessante. Obrigada pela aula Paulo Rezzutti👏👏
Melhor escritor de contos,só comecei a gostar dele já adulta,qdo devorei todos os livros dele,maravilhosos!
Faz um vídeo contando a história do Poeta Castro Alves.
Boa ideia. Eu falo um pouco dele neste vídeo
Machado de Assis é simplesmente o máximo! Sou muito grata de ter tido como leitura obrigatória na escola os seus contos! A ironia machadiana é de uma elegância impressionante, incomparável! Amo até hoje. Obrigada Sr Rezzutti por este vídeo!
Adiantando e dando um like pq sempre o video é de excelência.
Eu li Memórias Póstumas no "científico" . Adorei de primeira. Ele me abriu os olhos para o Realismo Fantástico, incluindo autores de língua espanhola. Machado é o maior.
Meu pai comprou nos anos 1960 a coleção completa das obras. Tenho até hoje. A primeira obra que li foi "Iaiá Garcia". Foi quando me apaixonei pelo estilo do autor. Meu favorito é "Dom Casmurro ", embora também goste demais de "Memórias Postumas..." . Sem falar nos contos ( maravilhosos!) e crônicas.
Que biografia incrível! Recentemente eu li o "Memórias póstumas de Brás Cubas" é marcante pelo tom de ironia, escrita elegante e com muita referência.
Eu não sabia do babado da época, o suposto filho fora do casamento, Mário de Alencar. A semelhança deles é assombrosa. 😅
Memórias Póstumas ocupa o posto de livro favorito da minha vida há décadas. Vira e mexe, volto a ler! Profundo, trágico e ironicamente engraçado: absurdamente humano e delicioso. Simplesmente amo! Muito obrigada pelo vídeo, Paulo!
Amo Machado de Assis. Leio suas obras, romances e contos, desde a minha adolescência. Para mim nunca foi sacrifício suas leituras e em cada fase de minha vida, sempre me surpreendeu e emocionou. ❤
Muito importante esse vídeo, obrigado por fazê-lo.
Eu tenho um canal no UA-cam em que declamo poemas e está no meu planejamento declamar: "A Carolina" de Machado de Assis, mas depois desse vídeo, farei a declamação antes do previsto.
Machado de Assis é por demais importante e logo farei seu vídeo.
Até mais.
Excelente vídeo sobre o grande Machado de Assis, nosso maior escritor junto com Guimarães Rosa, gênios. Professor Paulo você é fantástico, te agradeço muito por tanta história boa divulgada. Abs
Wow!! Eu fui forçada a ler Machado de Assis. Nem me lembro o que, mas a nota foi terrível. Obrigada, por abrir meus conhecimentos sobre o nosso famoso Machado de Assis
Machado de Assis é um dos melhores do mundo. Obrigada!
Presado Sr Paulo rezzute . gratidão por esta maravilhosa historia de literatura !
O Brazil precisa conhecer o Brasil!
Parabéns Paulo por disseminar a verdadeira história.
" E que os clássicos, e novos, da Literatura Brasileira chegue aos quatro cantos do mundo, amém." 🙏🏾
Eu era essa traumatizada com a leitura obrigatória kkkkk
Da pandemia pra cá voltei a ler obras clássicas por amor mesmo e comecei pelo Alienista. Então foi só amor. Esses dias li Helena, e me reapaixonei. Machado merece nossa segunda chance!
Que legal a Hering te patrocinando 👏🏼👏🏼
Talvez o Machado tenha escrito Dom Casmurro, colocando o nome de Capitu na Georgina, a esposa do amigo Jose de Alencar e ele próprio como o q recai a dúvida se ela teria tido um romance com ele ou não 🤭 Machado tem uma escrita envolvente. Mais um excelente e esclarecedor vídeo sobre personagens da nossa história. Parabéns querido Paulo, segue o meu abraço a vc e a Adriana 🥰🌻
Sou apaixonada pela obra de Machado de Assis desde os tempos da escola. Amei o vídeo ❤
Boa noite Paulo,muinto obrigada pelo, vídeo, o que seria de nós brasileiros sr não fosse você trazer tanta informação valiosa sobre um Brasil que desconhecemos❤❤❤❤
Sei que Machado de Assis foi um grande escritor! E pouco mais, por isso vou gostar de conhecer o que foi a vida famosa desse personagem!
Excelente vídeos. Obrigado, Paulo , por semear preciosidades.
Lima Barreto também é fantástico escritor, preciso em seus personagens. " O homem que falava javanês " é uma imagem atualissima de muitos brasileiros.
Nossa sábia professora de Português introduziu em nossas vidas Machado de Assis a partir de seus contos. O primeiro: A Cartomante. Eu me encantei. Comprei, de um colega, uma seleção de contos dele. Daí já parti para Dom Casmurro e li tudo até Memorial de Aires.
Obrigada meu caro Rezzuti pelas suas aulas. Tenho 70 anos e adoro aprender novos temas através da seu site
Fico feliz em saber!
Finalmente Machado de Assis, finalmente! Seja muito bem-vindo.
Machado é meu autor favorito, sua ironia em relação à sociedade de sua época nos permitem um vislumbre do Brasil de então (e explicam um pouco do Brasil atual).
Graças que li Machado no tempo certo. Esaú e Jacob é de uma genialidade desapercebida por muitos. É uma metáfora do Brasil da época e deve ser lido em camadas.
Machado abriu minha mente e alma! ❤️
Maravilhoso! Quando eu li Memórias Póstumas de Brás Cubas na escola, eu me apaixonei por MA. Depois, no curso de Letras, tive um professor de Literatura Brasileira que desvendou esse livro e seu autor de maneira científica e passional ao mesmo tempo. Agradeço ao professor Marcelo Franz por todas as aulas. Obrigada ao professor Paulo Rezzutti pelo conteúdo precioso.
O Maior Escritor da História do Brasil Em Minha Opinião.
BOA TARDE PAULO REZZUTI
EU CONTINUO OUVINDO ESSAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS FAZENDO TODO MEU SERVIÇO
GRATIDÃO
Já dei like antes de assistir porque sei que será de excelência. .
Obrigado!
Eu também ❤
Grande persona e importantíssimo escritor brasileiro.
Há pouco tempo reli Dom Casmurro e agora relendo Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Vale sempre estar com um Machado de Assis por perto. ❤📚📚📚📚📚
❤ parabéns pelo vídeo digno de uso em escolas como um resumo da vida e obra do querido "machadinho" que possa haver mais vídeos de outros grandes escritores portugueses e brasileiros 😊
Que bom! Esse vídeo pode le vários brasileiros, acompanhar e valorizar esse grande Escritor brasileiro....
Melhor escritor do Brasil!!! Amo seus contos❤
Mais uma semana na ansiedade esperarando seus vídeos! E esse, do maior escritor brasileiro de todos os tempos, estava sendo muito aguardado por mim!!! Maravilha!!!
Já li Machado de Assis, mas este vídeo me inspirou a reler. Obrigada @paulorezutti
Obrigada, bom não esquecer tão grande figura das letras no nosso idioma comum. Saudações de Portugal🙂
Amo e sempre amei Machado de Assis, desde menina. Li tudo dele.
Ahh, A Capitu não traiu o Bentinho. É loucura dele.
Obrigada por essa maravilha, gratidão!❤
Machado de Assis, síntese única da Literatura brasileira. ❤
Quem me dera ter lido Machado na escola. Tínhamos que ler Iracema e o Guarani. Um martírio até para mim que adorava ler. Obrigada pelo vídeo tão informativo.
Eu gostava de José de Alencar (menos A Pata da Gazela, que é horroroso), mas O Guarani quase dormi nas duas primeiras páginas rsssss
Nunca tinha lindo um livro na minha vida nem na infância ou adolescência minha educação foi péssima, só depois de adulta que comecei a ler livros e confesso que amor Machado de Assis tenho vários livros dele ❤
Amo ❤❤❤ o melhor escritor de todos os tempos!!!
Paulo, esse livro Esaú e Jacó é tão maravilhoso! Na minha humilde opinião a cena da tempestade traduziu perfeitamente o que Machado pensava, a personagem Natividade olha o céu que antes e depois da tempestade é o mesmo. Ou seja, Império e República. E a tempestada a luta e o clima conflituso!
Adoro Machado de Assis e José de Alencar 👏👏👏
informações biográficas maravilhosas!
Boa noite! Sou advogado e escritor, e amei o vídeo. Tenho muito apreço pela obra de Machado de Assis, um gênio da nossa Literatura. Já me inscrevi no canal, que descobri agora. Ótimo trabalho. Parabéns!
Machado de Assis, orgulho brasileiro!!!
Muito bom, como sempre ❤
Gênio, meu favorito.
Amei conhecer assim Machado de Assis, por que a gente só conheceu o escritor, mas o homem, a pessoa Machado de Assis conheci hoje ❤
Machado de Assis é tudo de bom. Seus escritos são incrivelmente atemporais. Amo Machado de Assis.
Muito bom
Conhecer sobre Machado de Assis🙏🏻🙏🏻🙏🏻
O primeiro livro que eu li de Machado de Assis, o Alienista, realmente foi como leitura obrigatória, aos 12 kkkkkkkkkkk a diferença é que eu AMEI o enredo, a escrita, a história, a "moral", tudo, e foi o ponto de partida para a leitura dos clássicos brasileiros
Excelente! Muito obrigado!
Nossa, Paulo! Como a gente aprende (e se diverte) com seus vídeos. As escolhas dos temas são sempre extremamente interessantes. Obrigada.
Não há melhor maneira de conhecer a história de uma sociedade do que pela sua literatura. Nós ,fluminenses temos o privilégio de termos um gênio cuja literatura é capaz,mesmo se analisa fatos domésticos da cidade do Rio, de alcançar universalmente,no tempo e no espaço. Machado é um escritor que deve ser liso para sempre,por todos.
Mais um alento nesse iniverso esquisito da Internet: os textos e os vídeos do Paulo Rezutti.
Gratidão...🙂🙂🙂
Não há como não amar também Carolina.
Machado de Assis não é só eterno, ele é uma lenda.
Adorei o vídeo!!! Meu pai, que adorava ler, tinha a coleção completa das obras
dele, de José de Alencar, Aluísio de Azevedo e de Eça de Queiroz. Que sorte a minha!!! Machado de Assis é simplesmente espetacular !!!
Li quando jovem, obrigado pela Escola, o livro do Machado: Contos consagrados do Machado de Assis; deveria ser uma coletânea dos mais irônicos escritos dele e gostei, me lembro que gostei!
Ai que conteúdo perfeitooooo!!! Machado de Assis foi meu primeiro amor na literatura ❤.
Valeu muito Paulo. Obrigada
Maravilhoso,que história magnífica ❤❤ obrigada Rezzuti
4:55 a epilepsia do Machado pelo que você descreveu foi igualzinho as da minha mãe, começou na infância, parou na adolescência e voltou na vida adulta piorando com a idade, ausências falando e Fazendo coisas esquisitas com raras vezes que teve convulsões.
Que legal saber que um cara tão incrível como ele tinha isso.
Nossa que maravilha ..... obrigada por mas essa obra❤
Como sempre uma delícia ouvir suas aulas ❤
Parabéns!!! Pelo entusiasmo, pela honestidade intelectual e pela energia positiva que voce transmite. Todo o meu respeito ao seu trabalho.
Adorei! Gratidão por reavivar nossa memória nacional!