Lei Paulo Gustavo é pouco pra cultura, pois… | Fala, PH!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 січ 2024
  • Neste ‘Fala, PH!’ falarei sobre a Lei Paulo Gustavo respondendo à uma pergunta de um inscrito no canal. Falarei sobre sua influência no panorama das produções audiovisuais brasileiras para 2024. Qual o investimento da Lei Paulo Gustavo e quanto será destinado à cultura nacional? Esta lei representa um marco significativo para o renascimento e fortalecimento da nossa expressão cultural? Entenda a Lei Paulo Gustavo.
    🎥 Neste vídeo:
    - Uma explanação detalhada sobre a Lei Paulo Gustavo: seus objetivos, estrutura e impacto esperado no setor cultural brasileiro;
    - Análise do processo de tramitação da lei e a importância de seu nome em homenagem ao ator Paulo Gustavo;
    - Discussões sobre o papel do governo e do financiamento público na promoção das artes e da cultura;
    - Projeções para o futuro das produções audiovisuais no Brasil, impulsionadas por esta onda de investimentos.
    ⛲ Links mencionados:
    - bit.ly/3Nihw0K
    - bit.ly/3GvWece
    - bit.ly/3NhbcXI
    🗣 Para participar! Deixe sua pergunta nos comentários ou no tópico fixo:
    - bit.ly/4alxtNU
    📚 Meus Livros: phsantos.com/
    #FalaPH
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 185

  • @brunocarvalho7611
    @brunocarvalho7611 7 місяців тому +130

    Sou diretor e roteirista, e junto com vários amigos, enviei alguns projetos para a Paulo Gustavo. De fato, foram muitos editais, principalmente se somar editais municipais e estaduais. Consegui aprovar projeto, e amigos também conseguiram. Porém, a desorganização das secretarias é gigante. Portanto, ressalto esse ponto sobre a incompetência do governo para lidar com o setor cultural/artístico. Aqui em MG os editais estaduais estão sendo um desastre. Uma desorganização total, uma falta de respeito com a classe. Infelizmente burocratizam a arte, e a sensibilidade que vá pro escambau. Fica aqui meu convite pra que todos consumam mais filmes brasileiros! A bilheteria é crucial para ir se mantendo mais semanas nos cinemas. O incrível “Pedágio” da Carolina Markoviks, celebrado em Toronto, foi praticamente ignorado por aqui. Precisamos da ajuda de vocês, o público! Podem ter certeza, somos muitos na luta pra elevar a qualidade do nosso cinema, mas enfrentar resistência e ataques de todos os lados, inevitavelmente enfraquece o setor. Um abraço a todos!

    • @brunocarvalho7611
      @brunocarvalho7611 7 місяців тому +9

      Atualização: a secretaria de cultura de MG acaba de CANCELAR o resultado, tamanha a desorganização e irresponsabilidade.

    • @anderson.runner
      @anderson.runner 7 місяців тому +3

      Fui contemplado na LPG do Goiás e digo o mesmo! A secretária de cultura foi totalmente amadora perante à lei e o certame como um todo. Não sabiam esclarecer as dúvidas, alteraram mais de 7 vezes o cronograma do edital, avaliações duvidosas com uso de inteligência artificial, fora os diversos projetos aleatórios que foram aprovados... Enfim, um caos! Espero que isso não aconteça com Aldir Blanc 2.

    • @priscilareis8295
      @priscilareis8295 7 місяців тому +1

      Nao sou da área da cultura mas li seu comentário e me identifiquei como o público que está sendo chamado a consumir mais do audiovisual nacional. Vou falar um pouco da minha vivência: nasci e cresci até os 9 anos em São Paulo, capital. Nunca fui num cinema nessa época pois era um luxo para minha classe social. Minha família se mudou pra Caruaru, interior de Pernambuco. Na época não havia nenhum cinema, os cinemas de rua (que minha mãe havia frequentado qd criança antes de ir pra "cidade grande") haviam fechado. Eu era adolescente qd fui a primeira vez no cinema. Hoje a cidade tem 2 shoppings com algumas salas em cada. Não preciso explicar que os filmes nacionais que chegam são escassos. Mas, pelo menos pra mim, mais escasso ainda é a divulgação dos poucos que ainda chegam. Os filmes de Hollywood tem toneladas de teorias na internet e divulgação por influenciadores. Os filmes coreanos chegam pra mim no feed infinito do Instagram. Mas eu só fico sabendo de filmes nacionais qd um se destaca muito provavelmente já depois de sair de exibição. Posso não ser maioria mas tenho certeza deq não sou a única. Então, não sei pra quem possa interessar meu pedido mas, por favor, "me chame" pra ver seu trabalho e eu poderei aceitar seu convite

    • @eduardoreis7147
      @eduardoreis7147 7 місяців тому +1

      Fico lendo esses tristes relatos de falta de apoio e pensando se todas essas experiências negativas com as secretarias são realmente fruto de incompetência e amadorismo ou são propositais, na medida em que parece refletir uma posição política que menospreza a cultura como "algo sem importância". Assim, fica difícil estabelecer uma boa estrutura burocrática quando existe na verdade uma tremenda má vontade.

    • @brunocarvalho7611
      @brunocarvalho7611 7 місяців тому

      @@priscilareis8295 Que importante seu comentário. Fico agradecido por ter compartilhado sua vivência. Quem dera tivéssemos uma maior parte da população com a sua sensibilidade. Os problemas são muitos, inclusive o da divulgação mau feita (coisa que ainda não entendi por completo, mas muitas vezes está ligada a falta de verba). "Cidade Invisível" é um exemplo de série brasileira que apresentou potencial para alcançar o público, as teorias da internet, vídeos de tiktok, mas claramente carece de mais investimento, basta assistir para perceber. E é isso, como não somos assistidos, não geramos lucro, e na nossa sociedade capitalista, o que não dá resultado rapidamente é excluído da equação. Ainda sonho com um dia em que voltaremos a ter filmes como "Central do Brasil, "O que é isso companheiro?" e "Cidade de Deus" conquistando o mundo afora. Espero te alcançar um dia com o meu trabalho. Se quiser siga minha produtora no Instagram: Lhama Viajante. Ainda é pequena, mas estamos caminhando. Esse mês estrearemos um filme no festival de Tiradentes. Abraços.

  • @luizcostabiscuit8841
    @luizcostabiscuit8841 7 місяців тому +43

    A verdade é que na minha cidade a Lei Paulo Gustavo só beneficiou quem é “chegado deles”.
    É desanimador tentar sabendo que eles já possuem seus preferidos pra aprovarem os projetos.

    • @filmmakerdomato
      @filmmakerdomato 7 місяців тому

      é uma pena amigo, eu moro em Curitiba e por aqui o processo foi um pouco mais democrático. Eu não tenho "rabo preso" com ninguém e conseguimos ter alguns projetos aprovados. Não são valores altos, ainda mais se tratando de cinema, mas pelo menos foi bem transparente por aqui as coisas

    • @zamburi
      @zamburi 7 місяців тому +3

      de onde você é?
      aqui em Minas foram criados vários grupos de acompanhamento dos editais e também para ajudar os produtores. Pelo que acompanhei foi bem plural e democrático

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +2

      Qual sua cidade?

    • @ClaudioCouto5050
      @ClaudioCouto5050 7 місяців тому +1

      @@zamburi verdade..

    • @clickclackx7864
      @clickclackx7864 7 місяців тому +1

      Em Francisco Morato - Sp, tá seguindo o edital , com pontuação para escolhas ...

  • @sancaoramalho8644
    @sancaoramalho8644 7 місяців тому +7

    Quando era a Aldir Blanc, não consegui um real(mesmo trabalhando com arte desde 2014), com muita malandragem do secretário da cultura (preso logo depois por desvio de verba, hj solto e candidato), até o cara que alugava caixa de som, ganhou sendo laranja, mas de resto... Os artistas perderam.
    Me esforcei e arrumei portfólio, na lei Paulo Gustavo, perdi de novo por supostamente não ser artista. Vi que só sendo sucedido com arte, vc poderia tentar ganhar o dinheiro para quem não era bem sucedido com arte, mas foi perdido. Muita burocracia, avaliadores que usam o chatgpt, e esquemas de corrupção, q no fim... N deixou um real para artistas de verdade.
    A lei é excelente, porém, não tem jeito, a corrupção no Brasil não consegue ser vencida.

  • @filmmakerdomato
    @filmmakerdomato 7 місяців тому +22

    Essa lei, assim como a Aldir Blanc veio de caráter emergencial, era pra artistas e produtores culturais não ficassem sem renda durante esse período de pandemia. O problema é que a burocracia atrasou tanto a liberação de verbas que ela vindo hoje, perde essa "urgencia" pq artistas tiveram que se virar kkkk

    • @EugenioAugustoBrito
      @EugenioAugustoBrito 7 місяців тому +1

      Perfeito @filmmakerdomato
      Como tudo que era pra ajudar, foi atrapalhada a valer por diversos membros do nosso "digníssimo" Congresso, bem como por deputados estaduais e vereadores, bem como pelo último governo (o citado pelo PH, que não vou citar de novo).
      E a LPG ainda tem o problema de, ainda mantendo o caráter emergencial, inclusive na habilitação (ou seja, às pressas), e com distribuição sendo repassada e "controlada" por governos estaduais e municipais (entre aspas, pq poucos governadores e prefeitos deram bola pra fazer isso de forma decente, já que não bate com suas metas eleitorais) teve editais c@gados ou reconhecidamente fraudulentos (o do Estado de SP, por exemplo, foi barrado na Justiça por favorecer fornecedores ligados ao governo, que coisa 😉) e pouca forma de controle.
      Para quem não se informa e vai criticar repasses; para quem mesmo assistindo a canais como o do PH ainda acha que Cultura é supérfluo, a info: o setor de Cultura e de Eventos (não é só Cinema, não é só Show/Espetáculo, não é só Livro, inclui tudo isso e muitas outras formas de expressão cultural, mas também Feiras) é uma indústria responsável por 4% a 5% do PIB do país (o PIB em 2022 foi de 10 trilhões de reais, só pra deixar claro). Ainda assim, só recebeu e recebe esse orçamento rídculo que o PH falou no vídeo, pra dividir pra tudo: da pessoa que carrega um caminhão levando comida pra um evento ou faz uma instalação de tomada, numa ponta... ao produtor que decide qual música vai ser tocada em qual plataforma, qual editora vai publicar tal livro, qual artista fará tal show em qual arena, qual parque de exposições vai receber tal feira em tal data ou qual filme vai ser rodado e reproduzido, na outra ponta.
      Segunda maior burrice é a crítica de investimento em Cultura. Primeira é a crítica de investimento em Educação. E o Brasil tem essas duas burrices em abundância.
      P.S: @phsantos obrigado pelo assunto do vídeo, de novo e de novo. Ótimo 2024 pra você!

  • @laispenna3304
    @laispenna3304 7 місяців тому +17

    Oi PH, obrigada por falar sobre esse assunto. Eu sou produtora cultural, trabalhei na Paulo Gustavo sendo parecerista de projetos em editais, escrevi projetos em editais pelo país e em breve começarei a executar projetos aprovados. Claro que um vídeo no UA-cam de 15 minutos é impossível abranger todas as questões que envolvem isso, porém já fico muito grata de ter a oportunidade de as pessoas terem a oportunidade de saberem que incentivo a cultura é muito importante e tá longe de ser "um desperdício de dinheiro" ou qualquer discurso empregado por quem não tem conhecimento nessa área. Se algum dia quiser bater um papo mais aprofundado sobre a LPG ou outros assuntos relacionados ao incentivo a cultura em nosso país, só entrar em contato, será um prazer ❤

  • @mariadorosariofatima19
    @mariadorosariofatima19 7 місяців тому +3

    Sou Fã PG Obrigado Pela Boa Explicacao viva Cultura Brasileira🌟

  • @andersonleao3413
    @andersonleao3413 7 місяців тому +17

    Legal PH, entrei com um projeto na área de games e fui escolhido. Estou muito feliz, apesar de ser pouco dinheiro para produção. Enfim vou fazer algo relacionado ao meu município e tentar, de alguma forma fomentar algo cultural na região, que é muito escasso. Gostaria mui de ver mais sobre isso no seu canal. Vou encaminhar esse vídeo no grupo da LPG aqui da minha cidade. Obrigado e sucesso!

  • @edson2451
    @edson2451 7 місяців тому +3

    PH, por favor, continue comentando sobre esse assunto.
    Mais uma vez, excelente vídeo!!!

  • @gabrielalopesvillela3486
    @gabrielalopesvillela3486 6 місяців тому

    PH, primeiro, parabéns pelos vídeos.
    Sou professora de geografia e isso que você pontua sobre a importância de "exportar tecnologia" é o que chamamos de SOFT POWER (poder de influência suave, brando) da Globalização. Precisamos realmente de investimento em Cultura para que nosso Soft Power não se limite a jogador de futebol e carnaval.

  • @darlan226
    @darlan226 7 місяців тому +4

    Valeu, PH, por explicar sobre pr'um publico mais amplo além dos fazedores de cultura.
    De fato, como a galera desembola aki nos comentários, é assunto mais complexo, mas o trazer maiores informações pra quem ta além do fazer ja eh reforço de grande valia pra causa em si

  • @MaxPalaro
    @MaxPalaro 7 місяців тому +10

    Lei Paulo Gustavo incluiu games tb. Enviei meu projeto em Outubro to esperando resposta

  • @klausbalogh838
    @klausbalogh838 6 місяців тому

    Excelente debate PH. Sou servidor de carreira do MinC e é sempre muito bom ouvir o que a sociedade civil tem a dizer sobre essas iniciativas. Sugiro um vídeo sobre a Lei Roaunet. Saudações!

  • @salomaolisboa
    @salomaolisboa 7 місяців тому +10

    sou fã do conteúdo rsrs obs1: 5:00 paulo rocha é senador pelo pará (meu estado) e não pela bahia. obs2: aqui na minha região 100% dessa verba desviada pelo "amigos" da prefeitura!

    • @edsonlimabonfim9369
      @edsonlimabonfim9369 7 місяців тому

      De onde tu és? Sou de Marabá. Não tenho conhecimento dessa verba por aqui, mas sei que o prefeito é um bandido de primeira.

  • @MarcosSantosssa
    @MarcosSantosssa 7 місяців тому +1

    Que vídeo maravilhoso, PH! Obrigado e parabéns!

  • @user-xl6jp6qc6m
    @user-xl6jp6qc6m 6 місяців тому

    Devemos apoiar muito mais a nossa cultura ,o nosso problema é esse, isso pode mudar a história de uma nação ❤

  • @osbornnyvideoedit1179
    @osbornnyvideoedit1179 7 місяців тому +2

    O incentivo tem que existir o problema é quem escolhe pra quem vai, estamos no Brasil e sabemos muito bem que existem privilegiados e troca de favores.

    • @MARIOKINHO
      @MARIOKINHO 7 місяців тому +1

      Eu como cineasta independente e finalmente premiado em edital concordo e assino embaixo !

  • @AlexandreAAFP
    @AlexandreAAFP 7 місяців тому +9

    Faço parte do conselho de cultura da minha cidade (PACAJUS/CE). Todo os tramites da utilização desse recurso foram dialogados, pensados e definidos por nós do conselho - a gestão pública municipal só entrou como executor da politica pública organizada e pensada pela classe artística local. Foi lindo de se ver e fazer parte. A distribuição das categorias, os prazos, os critérios de avaliação foram realizadas de forma plural para que atingíssemos o máximo de artistas possíveis. Foram quase 700 mil reais distribuídos em mais de 60 projetos, de 52 artistas diferentes (inclusive com foco na produção audiovisual de "alta qualidade" - 100k a maior categoria - e na formação de novos cineastas)

  • @freedomskies4333
    @freedomskies4333 7 місяців тому +2

    Como sempre, sábio e conciso. Show de bola PH!

  • @acaahicosta
    @acaahicosta 7 місяців тому +1

    Ph, que vídeo maravilhoso! Eu adorei! Obrigada ❤

  • @Leonardo0Louco
    @Leonardo0Louco 7 місяців тому +26

    Se o brasileiro não está pensando, analisando e criticando, é pq a cultura falhou com essa pessoa.

  • @user-xl6jp6qc6m
    @user-xl6jp6qc6m 6 місяців тому

    Quero muito apaiar, quero aprender, obrigada por esse vídeo tu é muito necessário 👏👏🥰

  • @tardinrenno8794
    @tardinrenno8794 7 місяців тому +3

    Muito bom PH! Parabéns pelo vídeo.

  • @robertaassumpcao
    @robertaassumpcao 7 місяців тому +2

    👏👏Concordo plenamente!! Viralatismo do brasileiro em querer valorizar só o que é de fora é muito chato! Vamos aprender a valorizar nossa cultura que é maravilhosa!

    • @marlanoronha4065
      @marlanoronha4065 7 місяців тому

      Quem dera o problema fosse esse. A "cultura" brasileira é completamente aparelhada por partidos políticos e grupos militantes que distribuem o dinheiro entre si. Qualquer pessoa que ouse pensar diferente é tratada como fascista. É uma farra do boi com dinheiro público. Infelizmente eu não consigo provar.

    • @cupheadpistola
      @cupheadpistola 4 місяці тому

      ​@@marlanoronha4065se não consegue provar é pq é mentira

  • @rodrigopessoa2960
    @rodrigopessoa2960 7 місяців тому

    Que aula. Tu é genio demais, PH. Pelo amor de deus❤

  • @kerciabrito3012
    @kerciabrito3012 6 місяців тому

    Torço para que seja bem distribuído e as pessoas realmente recebam. Todos precisam de cultura. Meu medo é a roubalheira (independente de qual gov) e tirar isso das pessoas destinadas a receber

  • @vaniasantos3981
    @vaniasantos3981 7 місяців тому +1

    👏👏👏👏👏 viva a cultura e fala mais PH!

  • @seralterego
    @seralterego 6 місяців тому

    As reclamações sobre os investimentos na cultura vem de um problema maior e mais grave que nosso país sempre viveu: a falta de educação...a formal, aquela que dá parâmetros e referências para comparar e diferenciar o que é gosto pessoal do que é relevante para o crescimento cultural do país.
    Sua comparação PH, entre K-Pop e o Funk (e também não gosto de ambos) foi precisa, pois mostra que realmente, é preferível algo de fora do que o fomento da nossa cultura. É uma longa estrada a que temos pela frente....infelizmente.

  • @lidermercosul1790
    @lidermercosul1790 6 місяців тому

    Melhor vídeo sobre o assunto que já assisti até hoje !
    Parabéns pelo excelente conteúdo .

  • @clickclackx7864
    @clickclackx7864 7 місяців тому +6

    Sou de Francisco Morato, são Paulo, uma cidade bem periférica, esse incentivo ta movimentando a cidade , surgiu um edital de curta , muita propostas tem haver com a cidade, sendo assim, fazendo história sobre a cidade que antes so tinha relato em programas polícias

  • @leemaxG5Tux
    @leemaxG5Tux 7 місяців тому +3

    Vc está certíssimo PH, até porque, a área de marketing nunca é "prevista" em editais. Ou seja, vc até consegue produzir, mas, fazer o resultado chegar até as pessoas... É difícil.

    • @colanagoma
      @colanagoma 7 місяців тому

      É isso e exatamente esse o maior problema. Muitos projetos incríveis terminam esquecidos e invisíveis pq o público simplesmente não sabe que eles existem

  • @gabriellopes7437
    @gabriellopes7437 7 місяців тому +2

    Quero saber sobre o CONDECINE!!! Adorei o vídeo, PH!

  • @j00kun
    @j00kun 7 місяців тому +3

    Muito oobrigado PH por me esclarecer muita coisa.
    Teria como fazer uma analise sobre a Tv aberta e o Fundo cultural?
    Obrigado!

  • @emiliaefr
    @emiliaefr 7 місяців тому +3

    Ótimo vídeo PH! ❤
    Aqui em Vancouver eu AMO ir nos locais que foram usados para gravações. Gravaram o Percy Jackson no parque aqui da frente e vou ver a série so pra ver essa cena hahahaha.
    Crepúsculo, nem falo né. Tenho minha listinha de locais para visitar que foram usados nas gravações.
    A casa dos Cullens tá a venda, infelizmente não cabe no meu orçamento adquiri-la, mas um dia vou lá me fingir de compradora pra visitar 😂😂😂😂😂

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +1

      Que legal 😊 Se for quero fotos hahahaha

  • @JaunerTorquato
    @JaunerTorquato 7 місяців тому +6

    Ótimo debate. Estou tentando assistir o filme do clube da esquina que está sendo exibido em festivais há um bom tempo e não consigo. Precisamos melhorar a distribuição e acesso. Não adianta rodar com os filmes fora e dentro do país e não ter acesso a eles fora de ocasiões e eventos especiais.

    • @lucasm.oliveira8754
      @lucasm.oliveira8754 7 місяців тому

      Canais como o do PH Santos podem, contribuir muito com isso

    • @tonitee6725
      @tonitee6725 7 місяців тому +1

      psé, a editora Pipoca & Nanquim tá produzindo um filme, mas falaram que não vai ter distribuição, aí quebra muito.

  • @rafaelfonseca8492
    @rafaelfonseca8492 6 місяців тому +1

    Apresentei um projeto aqui no meu município e fui contemplado. Entretanto, pela minha experiência, a maioria das pessoas que apresentaram projeto não se importam com a cultura, só querem o dinheiro mesmo

  • @nelyprof776ac
    @nelyprof776ac 7 місяців тому +3

    Como sempre, é muito bom te ouvir. Compartilhando já!

  • @bergsilva8266
    @bergsilva8266 7 місяців тому +16

    O problema nunca foi a Lei ou o valor da Verba...
    E sim mau uso do dinheiro público destinado a quem não precisa...

  • @marcospaulo6333
    @marcospaulo6333 7 місяців тому +1

    Muitas prefeituras não estão pagando os que foram classificados. E muitas estão informando que só vão pagar daqui a três meses. Na Bahia não há nem fiscalização

  •  6 місяців тому

    arrasou muito nesse video.

  • @tuliolindote
    @tuliolindote 7 місяців тому +1

    Não concordo que o problema é por estar politizado, mas sim, a ingerência por parte do governo, seja no âmbito do estímulo/orientação e na fiscalização desses recursos, já temos ferramentas excelentes, como a Rouanet, mas falta isso... Não é só sobre recurso, mas sim a concentração dele.

  • @lucashenrique8714
    @lucashenrique8714 7 місяців тому

    Não conhecia essa música do Angra com o Milton Nascimento. Valeu pela dica.

  • @jessica.lz1
    @jessica.lz1 7 місяців тому

    Excelente vídeo.

  • @duiliogeografia
    @duiliogeografia 7 місяців тому

    Mandou bem novamente PH, e vale lembrar o quanto as produções culturais agregam à educação, então ao meu ver investir na cultura é investir na educação 😉

  • @daianadesouzaandrade6717
    @daianadesouzaandrade6717 7 місяців тому

    Excelente video PH! Obrigada por ele! Sou roteirista, enviei projeto para varios editais e consegui aprovar dois curtas para producao e o desenvolvimento de um longa de animacao! Tambem sou formada em historia, como vc, e é muito bom ver videos bem elaborados que trazem respostas contextualizadas para questoes complexas. O Brasil nao é pra amadores, que bom que temos vc! Excelente trabalho! Deixo uma pergunta, vc é associado a APAN (Associacao dos Profissionais do Audiovisual Negro)?

  • @muricyramalho7547
    @muricyramalho7547 7 місяців тому

    PH, parabéns, de verdade. Você é f*

  • @juliocoderap
    @juliocoderap 7 місяців тому

    Como não amar este PH?
    Só para constar, Marte Um é da minha terra.

  • @juliocoderap
    @juliocoderap 7 місяців тому

    Valeu!

  • @May8Day
    @May8Day 7 місяців тому

    O Brasil é um país extremamente rico, em tantos, para não dizer todos, os aspectos. Quem sabe um dia o brasileiro enxergará que dá pra exportar mais que gado e soja, dá pra exportar toda a cultura maravilhosa que a gente tem!!

  • @gabrielvinzsilva3426
    @gabrielvinzsilva3426 7 місяців тому

    PH fala tbm sobre o Condecine

  • @rafael7145
    @rafael7145 7 місяців тому

    Ótimo vídeo

  • @bergalves7160
    @bergalves7160 7 місяців тому +2

    Atr hoje eu não entendo como funciona a Lei Rouanet. De um lado o governo separa X bilhões para essa lei, de outro é dito que os empresários deixam de pagar imposto e dão o dinheiro para os produtores. Afinal, para onde vão os bilhões reservados se quem financia é o empresariado? Isso dá margem para críticas e construção de narrativas viezadas.

  • @tayana8708
    @tayana8708 7 місяців тому +1

    Aguardando a análise do filme dos Mamonas.

  • @gabriel_teenju
    @gabriel_teenju 7 місяців тому +1

    Mt real ph!! A lei Paulo Gustavo não é o suficiente, mas é alguma coisa.

  • @Dr.braytnerssantos
    @Dr.braytnerssantos 6 місяців тому

    Um bom exemplo de investimento em cultura que tem dado certo no mundo inteiro é a Coreia do Sul, um país extremamente pequeno que com investimento em tecnologia e entretenimento figura entre as maiores economias do mundo. Cultura vende é muito! E é extremamente importante

  • @rebecamariahmachadosilva6000
    @rebecamariahmachadosilva6000 7 місяців тому

    Achei bacana esse assunto . Não vai resolver , mas ajuda e como vc falou temos outros fomentos.
    Dessa sugestão de você falar sobre as cotas das salas de cinemas seria interessante.

  • @tadeufilho5392
    @tadeufilho5392 7 місяців тому

    Eu acho q foi uma grande sacada essa lei. Onde moro no interior da paraiba, pouco ou quase nada se via de producao cultural e fomento por parte do governo a essa area. Ja vejo grandes mudancas ocorrendo tanto na minha cidade qnt na regiao. Mas n podemos ficar satisfeitos apenas com isso. É muito pouco para a riqueza multicultural existente no brasil. Podemos alçar vôos muito mais altos. E investimento em cultura tem grande retorno para o pais, pois gera empregos, movimenta a economia, expande a rede de turismo...sempre serei a favor de investir em cultura.

  • @rafaelcolombo2604
    @rafaelcolombo2604 7 місяців тому +1

    PH, vai ter análise do filme A sociedade da neve? tem criança chorando aqui

  • @tonitee6725
    @tonitee6725 7 місяців тому +1

    sou de direita, mas realmente, nada de errado no vídeo, me lembro de quando o candidato do Novo a presidência foi na JP e eles mencionaram a lei de forma negativa, a resposta dele foi que achava a lei correta e talvez daria só mais transparência vendo isso fui pesquisar mais sobre e nos relatórios mostra ganho positivo de PIB, mas não adianta sempre vai ser politicamente fácil criticar.

  • @ricardoluiz5701
    @ricardoluiz5701 7 місяців тому

    Deveria haver uma reserva de mercado para os streaming, aos moldes da que existiu no regime militar?

  • @diegodreossi1458
    @diegodreossi1458 6 місяців тому

    Cultura tem tantos beneficios para a sociedade que é dificil enumerar.

  • @geovanafacundes7744
    @geovanafacundes7744 5 місяців тому

    👏👏👏

  • @brunoalexandre9577
    @brunoalexandre9577 7 місяців тому +1

    Oi PH,você podia fazer uma análise do filme Ó,paí,Ó 1?

  • @AlexGomes-su6ff
    @AlexGomes-su6ff 7 місяців тому +4

    Sobre o governo patrocinar a cultura como é Hollywood, aconteceu tbm com os Animes lá no Japão, foi uma forma de retomar a confiança do povo no pós guerra, era mais barato investir nisso do que nós filmes. Hoje são a potência que conhecemos.

  • @Siyzar
    @Siyzar 6 місяців тому

    ❤❤❤❤

  • @0skaralhogaymes
    @0skaralhogaymes 7 місяців тому +1

    Fala PH, tu acha que seria bom se mais cinemas fossem como o Cine Estação NET que tem no RJ? Eles possuem exibições variadas do que é comum em ver em grandes e pequenas redes de cinema, além de teres "especiais da meia-noite" e amostras nacionais com bate-papo com diretor, e promoções que incentivam o publico de baixa renda ir ao cinema

  • @user-xl6jp6qc6m
    @user-xl6jp6qc6m 6 місяців тому

    Sou escritora,e sei como é duro sobreviver ,,,a poesia não da pra comprar nem o pão!

  • @igormateus00
    @igormateus00 6 місяців тому

    😊

  • @jeanpierrelevenzonpimentel9646
    @jeanpierrelevenzonpimentel9646 6 місяців тому

    Eu sei que o retorno em impostos, que ocorre por conta das leis de incentivo à cultura, é substancial. PH Santor poderia fazer um vídeo (ou parte de um vídeo) trazendo esses dados...creio que agrega nesse assunto

  • @RYAN-ej9xi
    @RYAN-ej9xi 6 місяців тому

    Eu queria saber como é o processo de enviar projeto para esses editais, sou animador aqui de Fortaleza e meu professor conseguiu angariar para um projeto dele muito bacana ,mas parece que eu to na selva sabe ,e os cara vão pulando nos galho sem tempo e paciência pra me ensinar algo ou te subornam nem oferecendo conhecimento e mal divulgando cursos que possam ajudar ,só sei que não posso esperar cai do céu ,tendo seus problemas a arte não morre dentro de um artista e estou transbordando de esperanças de pelo menos ser visto e analisado ,queria muito saber como posso agir pra criar projetos se não tiver alguns na gaveta como qualquer artista

  • @jonaslopes3478
    @jonaslopes3478 7 місяців тому

    E sobre o projeto da monolito com o PN para ogiva 200k talvez seja pouco para a produção do médiametragem

  • @jairao564
    @jairao564 6 місяців тому

    he he boy Ph TA FALANDO!

  • @Ed.vulkaum
    @Ed.vulkaum 7 місяців тому

    Participem. E importante. Aqui no Pará. Paulo gustavo foi bem zoado. Mas nós municípios acho que foi mais diverso. Consegui aprovar dois projetos e mais 4 que escrevi pra terceiros foram aprovados em diferentes áreas. Escrevam não desistam no primeiro que não conseguirem. Cadastrem seu projeto do MinC pra rouanet, entrem no prosas. Mas n deixem de participar desses editais. ❤️‍🔥❤️‍🔥❤️‍🔥

  • @giulio_sa
    @giulio_sa 6 місяців тому

    Uma dúvida sobre essa lei. Ela serve pra outras coisas como quadrinhos, livros, jogos e etc???

  • @lucasm.oliveira8754
    @lucasm.oliveira8754 7 місяців тому +2

    Fala, PH!! Obrigado por responder minha pergunta... Essa questão vinha com um significado no subtexto e aproveito para levantar... Essas produções nacionais terão espaço nos canais de debate sobre cinema? E você teria interesse em analisar algumas dessas produções? Já vendendo meu peixe, pois estou com um projeto pela lei.

  • @eduardoreis7147
    @eduardoreis7147 7 місяців тому +1

    O investimento na cultura é fundamental, a falta de dinheiro para educação, saúde, etc. não tem nada haver com o investimento em cultura, que por sua vez recebe muito pouco. Boa parte do problema está na verdade relacionada a corrupção política e a péssima administração do dinheiro público. Por exemplo, esse ano o congresso aprovou um gasto para financiar as eleições de 4,96 bilhões de reais, o que torna o nossa democracia em uma das mais caras do mundo. Além disso, a PF apontou desvios de 48 bilhões de reais relacionados a corrupção política em 4 anos, com uma média de 33 milhões desviados por dia, isso em 320 operações policiais, sem contar todos os casos em que os políticos não foram pegos e nem sequer investigados. Quanto do dinheiro público é privatizado nesse processo? Isso é um dos principais problemas para a falta dinheiro na saúde, educação, segurança, ciência e cultura também.

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +2

      4.6 já é mais que a Lei Paulo Gustavo.

  • @paulaselli8431
    @paulaselli8431 7 місяців тому

    Tem mais uma coisa em questão: a escolha dos distribuidores.
    Na minha cidade só tem um cinema, são 5 salas e a programação se resume a super herói, terror e infantil. De vez em qdo vem um blockbuster mas esses três gêneros aí trazem qq porcaria. Com tão poucas salas precisava ter uma curadoria melhor mas não tem. Tenho visto mais filmes brasileiros na programação mas são sempre essas comédias sem atrativos. Os bons filmes brasileiros (e tem tantos no campo do drama, do suspense, da ficção) não vem pra cá.
    Então é o q vc disse, a lei é boa mas não é suficiente. E não sei se há o que fazer contra curadorias ruins.

  • @diegolimd3
    @diegolimd3 7 місяців тому

    Aqui no Ceará o setor organizador só atrasa o resultado, tenho muitos amigos que estão dependendo desse dinheiro pra se recuperar das demissões em massa no mercado de jogos 😐

  • @Teatroendoscopia
    @Teatroendoscopia 7 місяців тому +2

    O dinheiro da Paulo Gustavo saiu de dois Fundos o Fundo Nacional do Audiovisual e o Fundo Nacional da Cultura, por isso que o audiovisual tem maior parte na destinação dos recursos. Abraços.

  • @vitormd86
    @vitormd86 7 місяців тому +1

    Infelizmente o q vejo de investimento na "cultura" no nosso país eh que a maioria da verba eh destinada pra angariar voto, manter controle e opinião pública e sustentar de muitos pré definidos ou ja consolidados com projetos pífios. Uma pena não ser totalmente destinada a cultura de verdade. Entenda o q quero dizer: um lugar o estado apoia obras como Parasita, e outros apoiam obras com kefera q nem atriz eh, mas em prol de outros interesses. Tendo tantos, roteiristas, diretores, atores bons por aí.

  • @lidiamira12
    @lidiamira12 7 місяців тому

    Bom dia, PH
    Vídeo didático daqueles que espanta fake news para longe. Parabéns.
    Quanto as sugestões para novos Fala, PH eu tenho uma: a Globo Globoplay lançou um série curta junto com a RTP chamada Codex 632. Eu assisti aos episódios e tive a impressão que estava vendo o Código da Vinci. Entenda, não estou falando que é plágio, em absoluto, mas achei muito interessante o tema tratado com atores de diferentes nacionalidades. Você viu esta série? Se viu, gostaria de uma crítica sua, nem que fosse num reals do Instagram.
    Muito obrigada e desejo que em 2024 estejamos juntos neste canal.

  • @makssie
    @makssie 7 місяців тому +2

    Só acho que investimento de cultura tem que ser para artistas undergrounds e não para artistas multimilionários

  • @evandromiranda2952
    @evandromiranda2952 7 місяців тому +1

    Muito bom investimento para a cultura

  • @dhallesS
    @dhallesS 7 місяців тому

    Up

  • @jaciremacoelho7862
    @jaciremacoelho7862 6 місяців тому

    Como se escreve na lei Paulo Gustavo

  • @BetoAndradePh
    @BetoAndradePh 7 місяців тому +1

    Muito bom!!! Eu 2023 eu e uma amiga iniciamos um podcast (4h48 Podcast) e também falamos de cinema etc… e entramos com um projeto de apoio pela lei Paulo Gustavo! Abç PH

  • @brunamartins3445
    @brunamartins3445 6 місяців тому

    13:26

  • @Maikeldassi
    @Maikeldassi 7 місяців тому +6

    Coreia investe bilhões em cultura a galera aplaude e fala "Nossa como a Coreia é foda e tals "
    Brasil investe em cultura já vem a mesma galera com 4 pedra na mão... vai entender

    • @ClaudioCouto5050
      @ClaudioCouto5050 7 місяців тому +2

      será que é por causa dos resultados apresentados?

    • @Maikeldassi
      @Maikeldassi 7 місяців тому +7

      @@ClaudioCouto5050 pq a Coreia só tem produção boa agora ? ela não faz coisa ruim ? ou talvez eles invistam a rodo massivamente e só chega pra nós as que se destacaram ?

    • @brunocarvalho7611
      @brunocarvalho7611 7 місяців тому

      @@ClaudioCouto5050 amigo, seu comentário é prova da ignorância que o brasileiro tem a respeito do próprio cinema. Cite dez diretores independentes brasileiros. Esqueça Leandro Hassum e Ingred Guimarães, esses são vendidos, acomodados. Coréia do Sul lança coisas pavorosas, nem tudo é sempre um "Parasita". Estados Unidos lança muita coisa ruim. O problema é que o ódio de vocês com o nosso cinema é tão patológico, que vocês não são capazes de enxergar aquilo que é bom.

    • @ClaudioCouto5050
      @ClaudioCouto5050 7 місяців тому

      e lá me interessa a coreia?... não pago imposto lá!... eles que se virem!... me preocupo com o imposto que eu pago!

    • @angelskywalker3832
      @angelskywalker3832 7 місяців тому +1

      Vai comparar uma obra coreana com o que andam colocando nos cinemas brasileiros. Sério, este ano só tenho previsão de assistir 2 filmes no cinema e nenhum deles é brasileiro. Será que o problema é marketing ou é fazer obra boa sem ser cartilha de globo e afins?

  • @aqueleandre
    @aqueleandre 7 місяців тому +1

    Grande PH, esta é minha opinião, não creio, como assumo que o dinheiro de impostos NÃO tenha que financiar, direto ou indiretamente quaisquer tipo de produção áudio visual. O que acredito é que devam nascer inúmeras empresas de produção de áudio visual, que busquem o modelo de financiamento, fora de envolvimento do estado. Posto isso, qual seria a sua opinião, para está minha forma de pensar? E qual seria uma outra forma (utopia) de se faZer áudio visual, sem dinheiro de impostos?

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +1

      Primeiro pergunto: por que não?

    • @aqueleandre
      @aqueleandre 7 місяців тому +1

      @@phsantos Obrigado PH por responder😀, Vamos la´. Creio que vc deve concordar que , o cenário do audio visual brasileiro é moldado por uma fusão de cotas de reserva de mercado, limitações impostas aos grandes lançamentos e apoio substancial de fomento do estatal, e dependendo do governo que esta no comando, o vício de passar o pires em Brasilia é um hábito. Mas, vou me ater a sua pergunta. O governo mete o bedelho tanto na produção (graças ao dinheiro estatal) quanto na distribuição (com cotas e limites de salas). Isso tudo resulta em obras audio visuais, que não seguem muito a lógica de sucesso ou fracasso, nem de reconhecimento versus críticas (tanto faz!). A galera acaba ficando sem aqueles filmes que, naturalmente, fariam o coração bater mais forte. E a indústria cinematográfica perde a chance de ter um termômetro natural pra ver se as obras tão boas ou não. Se é para ter esse resultado em décadas, sou obrigado a ser contra esse tipo de financiamento. Na realidade eu ja acredito, que imposto é extorsivo, mas isso é papo para outra conversa. Mais uma vez, obrigado pelo espaço, e vc é muito fod.. no que faz, continue o Bom trabalho!

  • @oronaldferrari
    @oronaldferrari 7 місяців тому +2

    Em minha análise, o cerne da questão relacionada à Lei Rouanet não reside na legislação propriamente dita ou na quantia destinada aos incentivos culturais, mas sim na seleção criteriosa dos projetos que recebem tais fundos e na eficácia dos mecanismos de controle e fiscalização. É primordial que haja transparência e responsabilidade na alocação das verbas, assegurando que os investimentos promovam a diversidade cultural e atinjam efetivamente os objetivos de estimular a produção artístico-cultural em todas as regiões do país. Uma análise rigorosa e estruturada de resultados dos projetos financiados poderia melhorar a eficiência do programa, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma a maximizar seu benefício social e não ficar retido na mão de alguns poucos.

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому

      Ah. Mas isso vamos atrás de investigar direitinho.

  • @MasterBait.
    @MasterBait. 7 місяців тому

    Ainda farpou o “soccer” de graça 😅
    Marte um é bom demais bicho

  • @darrochellas
    @darrochellas 7 місяців тому

    Pior, o brasileiro não escuta, não curte e não assiste nada que não for das capitais do Sudeste. A não ser que fure esta bolha, mas ainda assim é uma voz do Norte, outra do nordeste e por aí vai. E o resto, falar que isso é um absurdo ou que cultura não presta, é coisa de gente que não pensa, não analisa ou é maldoso mesmo.

  • @thiagocoral
    @thiagocoral 6 місяців тому

    Paulo Rocha é do Pará.

  • @renatolopesgarrido4717
    @renatolopesgarrido4717 7 місяців тому +1

    PH, você como um escritor, poderá dar entrada e usufruir de uma parcela desse percentual destinado a cultura?

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +1

      Sim. Minha editora submeteu para ver se consigo publicar um romance longo.

    • @user-xl6jp6qc6m
      @user-xl6jp6qc6m 6 місяців тому

      ​@@phsantosvocê pode me falar como faço pra conseguir também, obrigado 😘eu escrevo poesia

    • @user-xl6jp6qc6m
      @user-xl6jp6qc6m 6 місяців тому

      ​@@phsantosparabéns ❤

  • @anabarroso6794
    @anabarroso6794 5 місяців тому +1

    Aqueles q se dizem patriotas são os q não gostam da cultura brasileira.

  • @fernandoneto791
    @fernandoneto791 7 місяців тому +4

    Eu concordo com quase tudo PH. Só tem um ponto no final, você disse que o Homem aranha estava com 88% de ocupação das salas de cinema, e por isso os filmes nacionais não conquistaram o país. Primeiro, planejamento meio ruim né? Eu sempre vejo períodos que nunca tem filmes que interessam, eu querendo ir ao cinema e não tem nada. Ai o pessoal quer lançar o filme no meio de um blockbuster mundial e milionário em dólar e depois reclama de taxa de ocupação querendo cota. Lança em outra data cara, não é difícil pensar nisso. E fora que isso é muito mais um reflexo do que o povo quer ver. Essa semana eu passei por isso duas vezes. Queria ver Godzilla Minus One e Priscilla, aqui onde moro - baixada santista - Godzilla ficou uma semana em cartaz e Priscilla não apareceu por aqui. Eu fico puto, lógico, mas assim, o público quer ver Aquaman 2, Godzilla não deve ter feito bilheteria aqui na região por insistirem mais uma semana. E Priscilla não tava indo bem nas projeções, paciência, vou ter que dar outro jeito de assistir, o que é triste pois adoro ir ao cinema, prefiro do que ver na televisão. Mas o publico quer ver outras coisas, nós precisamos mudar MUITO a nossa cultura, para que a demanda por produções nacionais (ou qualquer outra produção) comece a se igualar mais com a demanda de Hollywood. Entendo que parte é por conta da própria oferta, mas eu simplesmente acho que ainda não temos uma sociedade que queira ver algo diferente de Hollywood, são mais nichos específicos.

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +3

      Você sonha que é o filme que escolhe quando estrear.

    • @gabriellopes7437
      @gabriellopes7437 7 місяців тому +1

      "Reflexo do que o povo que ver". E o que será que influencia no que o povo quer ver? Suponho que os milhões de dolares gastados em marketing de blockbuster sejam um fator importante nisso (em geral, o orcamento do marketing é igual ao do filme). Cotas de salas garantem mais visibilidade pro cinema nacional. Esse é só um ponto que pensei agora, mas acredito que a questão seja bem mais complexa.

    • @hudsonneto1957
      @hudsonneto1957 7 місяців тому

      ​@@phsantos poderia explicar melhor ? (Sou totalmente leigo)

    • @brunocarvalho7611
      @brunocarvalho7611 7 місяців тому +2

      O seu comentário é um atestado de como tudo é hábito e cultura. Brasileiros foram EDUCADOS a serem sedentos por produções americanas. Pelo o seu comentário suponho que você não deva assistir nem 5 filmes brasileiros por ano. Pois bem, americanos assistem cinema americano. Indianos assistem cinema indiano. Sul coreanos assistem cinema sul coreano. Franceses tratam cinema francês quase como uma coisa sacra. Não tem demanda porque o Brasil está viciado em produções norte americanas, sempre foi na verdade. O cinema brasileiro é forte, original, e único. Mas a preguiça é maior do que a curiosidade de ir conhecer de fato. Cinema brasileiro NÃO É Leandro Hassum, Ingred Guimarães e filmes que se passam na favela, isso é desculpa de gente desinformada, que sente prazer em diminuir nosso cinema. Vá conhecer Glauber Rocha, Kleber Medonça Filho, Juliana Rojas, André Novais, Marcelo Caetano, Carolina Markoviks, entre tantos outros.

    • @paulodomingos8265
      @paulodomingos8265 7 місяців тому +3

      ​@@brunocarvalho7611não acho que seja questão de hábito e educação. É questão de gosto e qualidade do filme. Quando quero ir ao cinema, pesquiso os filmes em cartaz, vejo o trailer, se me interessou, vou assistir e ponto. O problema é que o cinema nacional carece de filmes bons atualmente (na minha opinião e cada um tem a sua).
      Se eu sou dono do cinema, paguei pelo espaço, paguei pelos equipamentos para exibir o filme, pago uma caralhada de taxa + funcionários e etc. O mínimo é eu poder ter o direito de escolher o que exibir no meu cinema ou não?
      Se sei que existe demanda e público para um determinado filme, é esse que vou querer exibir, o espaço não se paga sozinho.

  • @LucasPeruzzi
    @LucasPeruzzi 7 місяців тому

    Se me permite PH, a Lei somente foi sancionada e regulamentada em 2023 e não 2022.

  • @joaofernando0jf
    @joaofernando0jf 6 місяців тому

    4:58 Correção, PH: o Senador Paulo Rocha era do PT do Pará e não da Bahia.

  • @Joao_do_Sinal
    @Joao_do_Sinal 7 місяців тому

    HABLOU!

  • @ronneyaires6201
    @ronneyaires6201 7 місяців тому

    Pena que toda essa grana é destinada a conteúdo cheiroso. Se fosse distribuido sem bandeira seria muito legal. O flop nacional deve aumentar.

  • @joaoovidal
    @joaoovidal 7 місяців тому +1

    Poderia deixar fontes sobre o Governo sul-coreano e a campanha de Parasita pro Oscar?

    • @phsantos
      @phsantos  7 місяців тому +4

      www.bbc.com/portuguese/internacional-51420743.amp
      www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7786884/

    • @joaoovidal
      @joaoovidal 7 місяців тому

      @@phsantos Muito obrigado!