Opinião | Professor: profissão em extinção? | 13/10/2022

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 251

  • @danas2270
    @danas2270 Рік тому +64

    Infelizmente é uma profissão de risco, o professor é impotente e o aluno pode tudo, eu mesmo larguei para virar policial, e por incrível que pareça, é menos violento

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw 7 місяців тому +3

      🥂🙌

    • @litynhalindinha
      @litynhalindinha 4 місяці тому +1

      😮

    • @curioso0_0
      @curioso0_0 3 місяці тому +2

      Ok, mas não podemos ignorar que há muitos professores ruins. Em meu ensino médio, nunca fiz uma redação(nem mesmo estilo Enem), embora o vestibular exija e os colégios privados, federais, militares e técnicos ensinem. Além disso, raramente meus professores corrigiam questões com a turma, inclusive os de matemática e de ciência. Resultado: alunos dedicados que não sabiam redigir um texto com excelência nem matemática básica hoje possuem ensino médio completo. Embora não seja culpa de todos os professores, parte da culpa da má instrução de quem conclui o ensino básico por colégios estaduais e municipais é de professores que não fazem o mínimo. Por acaso discorda que um professor de português ensinar a escrever bem um texto dissertativo argumentativo ou um professor de matemática ensinar matemática básica?

    • @danas2270
      @danas2270 3 місяці тому +2

      @@curioso0_0 pena que não é comum encontrar alunos dedicados, nem nas escolas privadas. Mas realmente uma parcela dos problemas da educação vem dos professores

    • @curioso0_0
      @curioso0_0 3 місяці тому +1

      @@danas2270 concordo. Em colégios privados, federais, militares e técnicos há, como solução, separar os alunos dedicados daqueles que não se esforçam. As provas do meu ensino médio eram ridiculamente fáceis. Isso não me preparou para prestar FUVEST, por exemplo, que é extremamente difícil. Apesar disso, eu entendo(embora não concorde) com a lógica utilizada, pois se aplicassem provas que os alunos precisassem prestar atenção nas aulas, resolver listas de exercícios e estudar com uma semana de antecedência, 95% da turma reprovaria.

  • @cyntiabl
    @cyntiabl Рік тому +61

    A legislação brasileira precisa urgentemente de leis para proteger os professores!

    • @voleibrazil2892
      @voleibrazil2892 Рік тому +10

      com certeza: proteger do baixo salário, da alta carga horária, das salas superlotadas, da desvalorização da carreira, da falta de planejamento escolar e da falta de gestão democrática da escola.

    • @gabiriyo1627
      @gabiriyo1627 6 місяців тому +10

      Principalmente dos marginais de menores que ficam nas escolas

  • @brunojackson9120
    @brunojackson9120 4 місяці тому +32

    O grande erro destas entrevistas em estúdio é raramente ouvir quem realmente tem que ser ouvido: o chão de fábrica, ou seja, os professores da rede básica, que vivenciam de fato a realidade da educação atual.

    • @angelicaferreira5876
      @angelicaferreira5876 2 місяці тому +1

      @@brunojackson9120 Perfeito sua colocação. Infelizmente a realidade é outra é bem distante que esses entrevistas traz. Ficou a desejar a entrevista!

    • @voleibrazil2892
      @voleibrazil2892 11 днів тому

      @@brunojackson9120 eles não querem ouvir pq o projeto é o baixo custo e sucateamento

  • @MADRUGUINHA-a
    @MADRUGUINHA-a 5 місяців тому +23

    Quando eu fiz licenciatura eu já observava algo muito estranho, todos os outros cursos como; engenharia, direito, arquitetura etc. todos eram bem renumerados nos estágios, e eram bastantes procurados pelas empresas, já os cursos de licenciaturas, os estágios eram gratuitos, as instituições que abriam as portas pra esses profissionais fazerem os seus estágios recebiam-os como eles fossem uns refugiados de guerra ou fugitivos das masmorras 😂

  • @paulogoncalves9289
    @paulogoncalves9289 Рік тому +42

    Eu abandonei. Pior trabalho do mundo. Um verdadeiro inferno sala de aula.

    • @cleitonlisboa1217
      @cleitonlisboa1217 Рік тому +12

      Estou quase fazendo isso também.
      Infelizmente não vale pena, enquanto não melhorar as condições de trabalho, e ter uma classe mais unida. Quando tem manifestações para buscar melhoras (com os sindicatos) não costumam ir nem 15% dos professores... Não tem como melhorar mesmo.

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 6 місяців тому +3

      e hoje em dia tem a realidade do desemprego do recem-licenciado

    • @eloisavilarinho4265
      @eloisavilarinho4265 4 місяці тому +8

      Comecei o curso e de imediato consegui estagiar no estado, odiei ver o sofrimento dos professores, minha sorte na primeira semana vivenciar e refletir, é duro a pessoa estudar anos e ter que abandonar

    • @escolabrasil25
      @escolabrasil25 3 місяці тому

      Faça outro curso enquanto é jovem. Irá sofrer menos, experiência própria!​@@eloisavilarinho4265

    • @KarineRioseJesus
      @KarineRioseJesus 25 днів тому +4

      A mais pura verdade! Os pais querem que o professor eduque o filho com o básico... E isso não é meu papel. Sou professora e não mãe de aluno!

  • @cleitonlisboa1217
    @cleitonlisboa1217 Рік тому +49

    Ser professor é muito difícil. Para começar, um número alto trabalha de contrato para o estado, pois têm poucos concursos para efetivos (parece que o estado prefere professores de contrato por serem mais baratos), e sendo assim, trabalho inseguro, as leis protegem apenas aos alunos e não os professores, tem muitos alunos que causam medo (ameaçam), e algumas vezes humilhação por parte de pais. Sinceramente não vale a pena ser professor no Brasil. Eu sou, mas sou sincero em falar que é muito difícil.

    • @voleibrazil2892
      @voleibrazil2892 Рік тому

      claro, isso é a politicagem e a economia em cima do baixo salário. É projeto.

    • @luizaeduarda3975
      @luizaeduarda3975 7 місяців тому +4

      Sou professora de português e inglês. Dei aulas por contrato para o Estado e lecionei por alguns meses numa escola particular. Salários baixos, alunos mal educados, pais desinteressados, escolas decadentes.. desisti e hoje trabalho como supervisora numa indústria. Nunca mais piso numa escola na minha vida. Este apagão será necessário, infelizmente.

    • @paulohenriquedasilva6425
      @paulohenriquedasilva6425 4 місяці тому

      Assim também fica mais fácil para manipular, já que os contratados têm menos autonomia, por não terem estabilidade.

    • @curioso0_0
      @curioso0_0 3 місяці тому

      Ok, mas não podemos ignorar que há muitos professores ruins. Em meu ensino médio, nunca fiz uma redação(nem mesmo estilo Enem), embora o vestibular cubra e os colégios privados, federais, militares e técnicos ensinem. Além disso, raramente meus professores corrigiam questões com a turma, inclusive os de matemática e de ciência. Resultado: alunos dedicados que não sabiam redigir um texto com excelência nem matemática básica hoje possuem ensino médio completo. Embora não seja culpa de todos os professores, parte da culpa da má instrução de quem conclui o ensino básico por colégios estaduais e municipais é de professores que não fazem o mínimo. Por acaso discorda que um professor de português ensinar a escrever bem um texto dissertativo argumentativo ou um professor de matemática ensinar matemática básica?

  • @taygravillacorta6577
    @taygravillacorta6577 Рік тому +37

    Quero comentar sobre quando ele falou que a média de alunos por professor é de 200 alunos. Eu tenho mais 300 e até duas semanas atrás eu tinha quase 700, me sujeitei a ganhar menos pra poder ter um pingo de qualidade de vida, só um pingo.

  • @prof.morelo
    @prof.morelo 5 місяців тому +10

    Qual é o incentivo? Inverdades. Fiz licenciatura, mestrado e doutorado em Educação Matemática. Sabe qual é o retorno que recebi da SEDUC SP? Nada... nem um centavo adicional por tanto esforço. Professor não vive de amor.

  • @rosalinanunes4279
    @rosalinanunes4279 3 місяці тому +4

    Novamente a culpa é do professor. Lamentável esse discurso.😞😞😞😞

  • @ritahmoraesferreira9116
    @ritahmoraesferreira9116 Рік тому +100

    Salário muito baixo, desrespeito dos alunos, pais etc...
    Sofremos todo tipo de agressão. Muito difícil 😪

    • @silviahflc42
      @silviahflc42 Рік тому +8

      Concordo contigo, valorizar não é somente na questão salarial, a falta de respeito e consideraçao é lamentável atualmente! Sim, os professores merecem ganhar bem... e serem respeitados por toda sociedade!

    • @willianpontes.
      @willianpontes. Рік тому +15

      Mesmo se me pagarem 10 mil, eu não volto pra sala de aula. Desrespeito e descaso por alunos, pais e sociedade adoecem qualquer pessoa. Minha graduação e mestrado hoje servem apenas de conhecimento próprio.

    • @cleitonlisboa1217
      @cleitonlisboa1217 Рік тому +6

      Desse jeito mesmo. Mesmo a gente gostando de ser professor, precisamos de condições melhor de trabalho, sobretudo segurança nas escolas e melhores salários. Não basta ter amor a profissão: precisa de condições melhores de trabalho.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw Рік тому +3

      ​@@willianpontes. idem

    • @voleibrazil2892
      @voleibrazil2892 Рік тому

      é salarial sim e o resto também, amor não paga as tuas contas. por causa de baixo salario o professor trabalha dobrado se desgastando e isso interfere muito na produção do professor@@silviahflc42

  • @projetosgabriel
    @projetosgabriel 4 місяці тому +16

    Interessante essa matéria. A culpa é de todo mundo, menos do estado.

  • @mirlanramos6237
    @mirlanramos6237 Рік тому +69

    Se você é capaz de ler esse comentário, agradeça a um professor.

    • @curioso0_0
      @curioso0_0 3 місяці тому +2

      Tive quase que me virar sozinho. No fim do meu ensino médio, vi colegas estudiosos concluírem os estudos sem saber redigir bem um texto, mesmo que vestibulares cobrem redação. Diversos assuntos nunca foram abordados em sala de aula, seja na Língua Portuguesa, Matemática ou Ciências, assim como raramente corrigiam questões com a turma. Há bons professores em colégios privados, federais e militares, mas raramente em colégios estaduais e municipais.

    • @atalibaleonelpereiradearau5699
      @atalibaleonelpereiradearau5699 3 місяці тому +3

      @@curioso0_0
      O aluno bom e razoável sabe perfeitamente que 80% do aprendizado depende do próprio aluno e os outros 20% dá para correr atrás!!!.

    • @curioso0_0
      @curioso0_0 3 місяці тому

      @@atalibaleonelpereiradearau5699 se o conteúdo não for sequer ministrado por completo nas aulas, assim como o professor não passar listas de exercícios, não há esforço que permita o aluno aprender. Nunca me deram aula de análise combinatória na escola. Quer que eu aprenda como? Quer mesmo que professores recebam salário sem ministrar uma aula?

    • @escolabrasil25
      @escolabrasil25 3 місяці тому +1

      @@curioso0_0 Acredito que deveria ter mudado de escola ou mudado de comportamento em sala de aula, pois quem quer aprender pergunta, corre atrás do conhecimento. Já para outros tanto faz, não tendo falta já está bom, daí os professores é que são ruins e não ensinam direito.

    • @Noemi-hx7le
      @Noemi-hx7le 2 місяці тому +4

      ​@@curioso0_0sou professora, encantada há 15 com essa profissão e comprometida com meus alunos, maaasss entendo perfeitamente o que vc diz.

  • @MADRUGUINHA-a
    @MADRUGUINHA-a 5 місяців тому +15

    Eu sou professor concursado com mestrado e já desisti, infelizmente não tem valor, ainda bem que passei em outro concurso mais valorizado.

    • @cailsd782
      @cailsd782 2 місяці тому

      passou qt tempo na profissao? oq aconselha?

    • @MADRUGUINHA-a
      @MADRUGUINHA-a 2 місяці тому

      @@cailsd782 Eu aconselho o seguinte , pra você passar em outros cargos mais valorizados que exige apenas o nível superior ou até nível médio o seu esforço de estudos são os mesmos pra passar pra educação, por exemplo, eu passei pra o cargo de Técnico Judiciário do TJ e trabalho 30h semanais e ganho 12 mil ( líquido )por mês , sabe quando eu ganharia isso na educação ? Talvez so daqui uns 30 anos quase morrendo de doença como estresse e cansaço, então gaste o seu tempo de estudos em algo que realmente valha a pena, hoje sou mais feliz no meu trabalho e ainda consigo dar um conforto melhor pra minha família.

  • @escolabrasil25
    @escolabrasil25 3 місяці тому +9

    Sou professor na ativa, tenho duas filhas que foram orientadas por mim a NÃO serem professoras, pois se assim quisessem teriam que arcar com suas próprias despesas.
    Meus dois netos estão sendo orientados na mesma direção.
    Aqui no Paraná o descaso, a cobrança, a falta de reconhecimento é geral tanto para o Governo e infelizmente também pelas famílias dos meus alunos. O dia mais esperado agora é ENCONTRAR outro emprego ou me aposentar assim que possível.

  • @oresiliente1423
    @oresiliente1423 5 місяців тому +21

    Para comecar a mudar para melhor, uma solução seria a reestruturação do ECA, permitindo que o aluno pudesse ser responsabilizado por determinados atos

    • @eltonluz94
      @eltonluz94 11 днів тому +1

      Fazendo o L isso não vai acontecer nunca

    • @oresiliente1423
      @oresiliente1423 6 днів тому

      @@eltonluz94 pode crer

  • @franciscosousa3368
    @franciscosousa3368 4 місяці тому +3

    Quando eu vejo esse tipo de discurso burocrático e tecnicista sobre a melhoria da educação eu fico ainda mais desanimado. Veja que é um discurso vago, romântico (de um mundo ideal), cheio de termos amplos e subjetivos. Afff!!

  • @rodrigosoares7126
    @rodrigosoares7126 4 місяці тому +27

    Fui professor por 8 anos e larguei a profissão para trabalhar no Judiciário como servidor. Há 20 anos. Nunca me arrependi. Baixos salários, muito trabalho, estresse, cobranças, frustração, desvalorização social e desrespeito dos próprios alunos e dos pais. Se é isso que você quer para você, então seja professor.

    • @karinaasilva
      @karinaasilva 2 місяці тому +1

      Você sentiu dificuldade no início? Sinto que tudo na minha vida sempre foi tão atrelado a me tornar uma educadora, que não consigo me desvencilhar. Sou nova e não quero acabar com a minha vida assim 😕

    • @rodrigosoares7126
      @rodrigosoares7126 2 місяці тому +4

      @@karinaasilva No primeiro ano de magistério achei que aquilo não ia me dar futuro. Comecei a fazer um curso de direito para mudar de profissão, e foi o que eu fiz 8 anos depois. Se você é nova, comece a pensar numa segunda opção. A área de tecnologia hoje está empregando demais, eu sugeriria alguma coisa na área. Depois você pode escolher voltar à sala de aula, mas aí apenas quando você quiser e do jeito que você achar adequado, porque não dependerá disso mais para pagar as contas. Educação no Brasil é só desgosto.
      Eu nunca me arrependi de sair da sala de aula. Minha vida melhorou demais.

    • @DANIEL-rp3sg
      @DANIEL-rp3sg Місяць тому

      @@rodrigosoares7126, o salário do Judiciário é melhor do que o salário que vc tinha como professor? É grande a diferença salarial?

    • @KarineRioseJesus
      @KarineRioseJesus 25 днів тому +2

      Faço minhas suas palavras! Vivo isso na pele... Vou virar servidora do judiciário tbm, se Deus quiser!

  • @taygravillacorta6577
    @taygravillacorta6577 Рік тому +19

    Com relação ao piso salarial não se esqueçam que existem estados e municípios que ainda não pagaram o piso salarial até hoje, e em alguns estados esse piso só foi pago a custa de greves e até de agressões físicas aos professores, tiveram (e ainda tem) governadores e prefeitos que fizerem TUDO que podiam e o que não podiam para não pagar o piso salarial, fora aqueles que tentaram tirar direitos garantidos para "dar" o piso salarial.

  • @Ednaldo5591
    @Ednaldo5591 Рік тому +19

    Professor ou educador?....Ser educador é uma missão: missionário não é profissão não recebe salário. Ser Professor é ser profissional recebe salário e trabalha por dinheiro. Na entrevista com jovens na escola um dos entrevistados disse que vai estudar uma área de humanas porque são as únicas que ele consegue nota. Portanto, essa escolha não possui firmeza de propósito. Concluo que, em sã consciência, ninguém escolhe ser professor.
    "A crise na educação no Brasil, não é uma crise, é um projeto"... Darcy Ribeiro.

    • @bismarksouza73
      @bismarksouza73 4 місяці тому +2

      A DESMORALIZAÇÃO do Professor começa com essas ressignificações como EDUCADOR ! Em todo mundo PROFESSOR É PROFESSOR, não tem eufemismos, neologismos e ressignifações que só sabotam a profissão.

    • @antoniosena8059
      @antoniosena8059 20 днів тому

      Esse aluno, pelo menos foi honesto em sua resposta e, pela mesma razão, a maioria não assume isso.

  • @cellovieira3458
    @cellovieira3458 Рік тому +11

    Provavelmente não estarei mais por aqui para ver este apagão, mas o apagão já está acontecendo com os professores dentro da Escola 🏫🏫🏫

  • @rosalinanunes4279
    @rosalinanunes4279 3 місяці тому +10

    Depois do ECA o professor virou refém de aluno, gestão e pais de alunos. Só quem entra em sala de aula sabe que sofrimento que é

    • @KarineRioseJesus
      @KarineRioseJesus 25 днів тому +1

      Sim😢

    • @jamileandrade8665
      @jamileandrade8665 12 днів тому

      Sim, é só humilhação e desvalorização. Com três anos na área estou desistindo da sala de aula.

    • @eltonluz94
      @eltonluz94 11 днів тому

      Faz o L

    • @jamileandrade8665
      @jamileandrade8665 11 днів тому

      @@eltonluz94 fazemos o alfabeto inteiro, junto com morfologia, sintaxe, aritmética, entre outras disciplinas. 😂

  • @valdairjunior2140
    @valdairjunior2140 9 місяців тому +8

    Residência pedagógica pode desestimular ainda mais futuros docentes, tive uma estagiária que ao ver a realidade de uma escola, desistiu do curso.

  • @atalibaleonelpereiradearau5699
    @atalibaleonelpereiradearau5699 3 місяці тому +4

    Conclui o Curso de Pedagogia porque eu fui aprovado em uma Universidade Federal,mas se eu tivesse que pagar para fazer uma Licenciatura,eu jamais gastaria o meu dinheirinho para cuidar de "monstrinhos"!!!.😘😘😘😘😘😘😘
    Estou concluindo o Curso Tecnico em Enfermagem para me livrar de vez da docencia!!!.

  • @mariadelurdesnazario5663
    @mariadelurdesnazario5663 4 місяці тому +2

    A discussão de vocês ficou muito na responsabilização dos professores "protagonistas". Meu Deus! Que poder é esse que o professor tem? Nadar contra a corrente?

  • @Silva-9
    @Silva-9 8 місяців тому +5

    Atualmente, querer ser professor é loucura. É muita pressão política sobre o cargo, pressão dos pais, os alunos não colaboram ou querem aprender algo, a escola e a gestão não dão apoio a fazer algo melhor e o salário não é bom. Além do fato de não se ter segurança dentro de sala. Há muitas questões que pesam .

  • @vini7172
    @vini7172 Рік тому +11

    Para falarmos sobre (a falta de) valorização dos professores da educação básica chamamos aqui... professores universitários!

  • @FamiliasouzaFerreira
    @FamiliasouzaFerreira Рік тому +10

    Com certeza os filhos de professores não serão docentes. Porque eles conhecem a realidade e a desvalorização da profissão.
    Amei o assunto, importante para se discutir. Deveriam fazer mais programas desta vertente.

  • @joyceb3682
    @joyceb3682 Рік тому +13

    Os políticos sempre falam em melhorar a educação, mas na prática só falam é fazem o mal para os professores. Salas lotadas e poucos recursos materiais, e depois culpam os professores ou os alunos.

    • @CarlosGleidson-v8x
      @CarlosGleidson-v8x 4 місяці тому

      Falam pra ficar bem na fita. Odeiam os professores, pois os professores abrem os olhos dos alunos para não serem enganados, inclusive dos politiqueiros.

  • @mariadelurdesnazario5663
    @mariadelurdesnazario5663 4 місяці тому +5

    Se o professor pudesse dar aula, planejar, organizar seu planejamento e suas atividades, conforme o contexto legal e social de ensino, com formação continuada, com apoio pedagógico de verdade, não imposição, mas cooperação.

  • @rogercaselli2921
    @rogercaselli2921 9 місяців тому +5

    Bom dia!!!
    Não vejo em extinção, mas existe um "plano" dos políticos para deixá-lo menos atraente e prazeroso.

  • @glauciafrancoschramm9083
    @glauciafrancoschramm9083 4 місяці тому +6

    Não aconselho meus filhos a serem professores e hj me sinto mal quando algum ex aluno me fala que quer seguir a carreira docente, pq pela minha experiência eu deveria desaconselhar esse caminho sim, alertar para que a carreira que vai seguir é infelizmente um caminho muito doloroso. Tentei durante mt tempo, lutei com minhas armas mas hj depois da chegada do bournout posso dizer que estou no fim da linha e sinto um alívio por ter a coragem de deixar essa carreira.

  • @zuleidemariadocarmo6305
    @zuleidemariadocarmo6305 Рік тому +5

    Educação nunca foi prioridade neste páis...principalmente em Escola Pública

  • @FranciscoPereira-xz3tg
    @FranciscoPereira-xz3tg 4 місяці тому +6

    O problema nem tanto só o salário e formação. A questão é a violência que os professores sofrem na escola.

    • @antoniosena8059
      @antoniosena8059 20 днів тому +2

      Culpa da popular Constituição Federal de 1988.

    • @simone12390
      @simone12390 15 днів тому +2

      ​@@antoniosena8059O ECA tem que se revisto, os entrevistados não sabem nada de sala de aula.

  • @Erika-uz4oj
    @Erika-uz4oj Рік тому +13

    O professor se tornou uma sombra aqui no Brasil.

  • @thiagodumont4089
    @thiagodumont4089 Рік тому +7

    A realidade é que nem emprego existe. A escolas estão fechando por falta de alunos. Queda assustadora na taxa de natalidade e por consequência nas matriculas.

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 6 місяців тому

      realidade q nenhum prof de escola previa, muita inocência

  • @TaieneGonçalves
    @TaieneGonçalves 2 місяці тому +1

    Eu cursei pedagogia,não terminei,tenho curso extracurricular de história da África .

  • @woldneisilvadosanjos-yu1pq
    @woldneisilvadosanjos-yu1pq Рік тому +5

    Sou professor! Tenho que comprar equipamento tecnologico com dinheiro proprio pra levar pra escola. Que loucura!

  • @jomarmartinsdasilva6203
    @jomarmartinsdasilva6203 Рік тому +9

    4 mil de salário se o professor conseguir completar sua jornada de trabalho em 40 horas semanais.

    • @andre_rocha84
      @andre_rocha84 5 місяців тому

      Pois é! isso quando tem carga horária completa e disponível.

    • @Luana_desde
      @Luana_desde 2 місяці тому

      Depende do município. Sou professora do município de Timon (MA). Aqui o salário bruto passa de 8 mil reais (40h).

    • @davi3789
      @davi3789 22 дні тому

      se conseguir completar a carga da uns 6 ou 7 mil

  • @cavalheiro6564
    @cavalheiro6564 Місяць тому +1

    Quem não aprendeu foi o professor, são 20 anos de PT no Brasil e 16 anos de Alckmin em São Paulo, e a classe defende essa gente

  • @luizapires1222
    @luizapires1222 Рік тому +10

    que demais essa reportagem! minha mãe é professora e admiro muito a profissão, é transformadora. adorei as falas da Lúcia Teixeira, uma mulher tão importante na área da Educação :)

  • @Medeiros172
    @Medeiros172 4 місяці тому +2

    Quando chamam um especialista, eles findam tocando na má formação dos professores. Ou seja, que o quadro é devido o professor não está atenado com a realidade. Foi aí que me lasquei. Achava que seria um professor diferenciado. Acontece que não é a forma como o professor se comporta, mas, o problema é que, na escola pública, é obrigada a acolher alunos que não tem condições nenhuma de convívio social. O problema só vem a discussão quando acontece a ser muito grave com assassinato de colegas ou mesmo do professor. Fazem um bla bla e depois esquecem.

  • @maxmartinsan
    @maxmartinsan 11 місяців тому +12

    Eu digo que já posso fazer parte dessa estatística, pois abandonei a profissão docente há 6 anos. Além do salário baixo, acabei adoecendo de tanto estresse. Tanto a escola pública quanto a particular tem suas particularidades em desmotivar o professor.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw 7 місяців тому +2

      Max, luto com a síndrome de bournout até hoje .

    • @jamileandrade8665
      @jamileandrade8665 12 днів тому

      Eu com três anos na área já estou desistindo por ver os malefícios mentais e psicológicos já surgindo no meu eu.

  • @joseemanuel09
    @joseemanuel09 Рік тому +7

    A indisciplina dos alunos.

  • @mariadelurdesnazario5663
    @mariadelurdesnazario5663 4 місяці тому +2

    O debate é importante, mas em momento nenhum os entrevistados e a entrevistadora falaram das condições de trabalho pedagógico imposto pelas Seduc. Aqui em Goiás, o professor do ensino médio não precisa pensar sua aula. Tudo vem praticamente pronto da Seduc. Materiais didáticos como listas de atividades (Revisa Goiás), exigência até o ano passado de o professor obter 3 notas de redação por bimestre nas escolas de tempo integral, sem nenhum apoio para correção de texto (em 2024 estão exigindo 2 redação por bimestre com nota). A Seduc nessas escolas define as datas e períodos de avaliação, com aplicação constante de questões de múltipla escolha para treinar para provas externas. E nesse contexto todo não vejo o LIVRO didático que foi avaliado e comprado pelo Governo Federal sendo explorado. A resposta é "usamos diferentes materiais". Mas quando entramos na biblioteca vemos os livros ainda nos plásticos e em sala de aula durante o semestre todo, meus estagiários não veem o livro na mão de ninguém.

  • @pattysoutosilva
    @pattysoutosilva Рік тому +5

    Ela diz que vai conseguir reverter! Uhum, duvido! Salários baixo, estado atrasa salários, paga errado, alunos e os pais agressivos, sem educação nenhuma! Falta de material nas escolas! Quer perder sua saúde mental? Faz licenciatura!

  • @ericobarzandemattosamaral1191
    @ericobarzandemattosamaral1191 Рік тому +26

    Uma das profissões mais lindas que existem. Sou professor com muito orgulho e alegria. Apesar deste país não valorizar a educação, eu não vejo outra alternativa de transformação social a não ser pela educação.

  • @andregaresistenciacrista4547
    @andregaresistenciacrista4547 Рік тому +4

    Nao sei que professor de educaçao basica recebe o piso nacional!
    Eu ate hoje nao recebo o piso nacinal do magisterio.

  • @vidadeprofessor
    @vidadeprofessor Рік тому +4

    Eu sou jovem e me sinto absolutamente arrependido de ter escolhido a profissão em razão do $$$

  • @KarineRioseJesus
    @KarineRioseJesus 25 днів тому +1

    Eu mesma estou desistindo dessa profissão... Infelizmente é a pior no momento. Falta tudo, inclusive respeito de pais e alunos!

    • @DANIEL-rp3sg
      @DANIEL-rp3sg 17 днів тому

      O que vc pensa em fazer da vida se largar o magistério?

  • @rogosomuza
    @rogosomuza 3 місяці тому +1

    Eu tenho Doutorado em Física e trabalhei durante 2 anos e 3 meses na educação básica, sinceramente, não quero mais essa vida. Salários baixos, você não se sente valorizado, desrespeito da parte dos alunos, desrespeito pela parte dos pais, fora a coordenação e a direção das escolas que só vivem ameaçando os professores. Prefiro seguir outra carreira.

  • @mariajuliavieiravieira8985
    @mariajuliavieiravieira8985 3 місяці тому +2

    Além das questões salariais, as salas superlotadas dificulta e desmotiva a procura pela carreira.

  • @enirassis4310
    @enirassis4310 Рік тому +13

    Não adianta ter piso salárial se os governantes não pagam! Para um professor receber o que é de direito, precisa fazer greve e enfrentar corte de salários! Sem contar com os 200 dias letivos, que é desgastante. Como o professor pode ter boa formação, se precisa trabalhar 3 turnos para por comida na mesa?! Como fazer um bom trabalho enfrentando humilhações, péssimas condições de trabalho, baixíssimos salários e muito trabalho e cobrança? Estamos exaustos! Não aconselho NINGUÉM a ser professor!

  • @Andre.sou.za1
    @Andre.sou.za1 11 днів тому

    Faz 23 anos que sou professor de Biologia, mas já estou procurando outra área. Não compensa mais ser professor, salário baixíssimo, desrespeito, violência, agressão e humilhação. Vamos continuar a ser um país exportador de "bananas"

  • @marialuizasantoslopes2979
    @marialuizasantoslopes2979 8 місяців тому +3

    Tem municípios que pagam um pouco mais de 2 mil reais, principalmente na educação infantil e fundamental 1. E pasmem sim com formação universitária... E agora ampliando a aposentadoria dos professores já sabendo que não haverá professores. Eu mesma, irei me aposentar com 60 anos. E totalizando ao longo da carreira desde o início da docência com mais de 30 anos de sala de aula.
    Hoje com 24 anos de magistério estou exausta e com problemas emocionais e psiquiátricos.

  • @gilbertoferreiraguedesmend8092
    @gilbertoferreiraguedesmend8092 Рік тому +16

    Boa noite a todos e todas ! Assunto super interessante e pouco discutido. Parabéns a TV Cultura e aos entrevistados !

  • @mariadelurdesnazario5663
    @mariadelurdesnazario5663 4 місяці тому +2

    Quando converso com os professores, dizem "vem tudo pronto", "só posso seguir o que está determinado", "não há tempo de fazer reescrita porque são muitas aulas impostas que precisam ser dadas", "não há avaliação qualitativa dos resultados verificados".

  • @profarenata9326
    @profarenata9326 Рік тому +3

    Parabenizo a TV Cultura pela matéria! No entanto, tive um estranhamento com as falas sobre currículo e estágio. As medidas já existem como currículos que prestigiam o uso de mídias Web. 2 e o programa PIBID que é exatamente a inserção orientada por um docente da IES na qual o estudante cursa sua licenciatura como bolsista.
    A questão é que as bolsas em nosso país costumam atrasar e até mesmo não serem pagas com regularidade. 🧐

  • @malunatic88
    @malunatic88 Рік тому +4

    Profissão essencial para a nossa formação! Profª. Lúcia e Prof. Alexsandro contribuíram de forma brilhante!

  • @brunomedeiros5875
    @brunomedeiros5875 5 місяців тому +1

    Falta de professores não existe nem existirá! Todos os concursos tem mais candidatos do que vagas na área da educação e tá ficando pior a medida que o número de concursados diminuí e de contratados aumenta no magistério.
    Enquanto a licenciatura for EAD e a mensalidade a mais barata das graduações, não vai faltar professores.
    Hoje já da para encontrar cursos por R$ 69,90 e nem prova precisa ir fazer na faculdade é tudo online.

  • @rodolfopolonio8786
    @rodolfopolonio8786 2 місяці тому

    A TV Cultura sempre teve um Nível de Excelência em sua Grade de Programação, com relação à maioria das TVs Abertas Brasileiras, antes composta essencialmente com Programação Específica para as Crianças, e pautada na formação de Bons Valores Morais e Éticos, até o momento em que decidiu se envolver com Militância Política...Uma pena 😭

  • @silviahflc42
    @silviahflc42 Рік тому +4

    Há dias estava a procura dessa reflexão vi um trecho na Tv e achei muito pontual a fala de todos! A formação do professor precisa passar por transformação... Necessita de inovação, sem dúvida... e de regaste de práticas que percebemos que se perderam e andam fazendo falta na escola...

  • @CarlosGleidson-v8x
    @CarlosGleidson-v8x 4 місяці тому

    73% da remuneração das outras profissões?! Esse rapaz está fora da realidade da remuneração da educação básica pública e privada. Não chega nem a 30%.

  • @Cris-lg1hd
    @Cris-lg1hd 3 місяці тому

    Há como reverter???
    Dá não senhora jornalista.
    Seu suspiro foi inválido.
    Primeiro coloquem professores que ensinam em escolas públicas para darem seus relatos e opiniões.
    As respostas dos entrevistados são tao românticas.
    Mas..estas palavras são utópicas
    Empoderamento😂😂😂😂

  • @alexandre3507
    @alexandre3507 22 дні тому

    Sou professor de física, porém ninguém fala a respeito do viés político que existe nas escolas públicas.

  • @davidjr0990
    @davidjr0990 Місяць тому

    12:16 Quem me dera ter 200 alunos. Sou professor de inglês da rede pública municipal e estadual aqui no Pará e tenho mais de 500 alunos (21 turmas)

  • @alvarosouza568
    @alvarosouza568 2 місяці тому +1

    Como professor, digo que o problema que temos na sala de aula reflete um problema ainda maior, que é a falta de apoio familiar (falta de apoio não só aos profissionais, mas também falta de apoio à criança - são muitas as que estão abandonadas pela família). O quadro é mais ou menos o seguinte: pais que não leem não vão exigir que os filhos leiam, como o professor exigirá? Pais que não escrevem não exigem que os filhos escrevam, como o professor exigirá? E o pior, pais que evitam o conflito com os filhos e os deixam fazer tudo o que querem, acham um grande desaforo quando o professor não evita o conflito. "Como assim, nem eu falo assim com o meu filho e você se acha no direito de falar?" E é isso. Um desabafo de um professor que já tentou de tudo e não vê saída enquanto não houver o compromentimento da família. E se você que é pai e está lendo este comentário, melhor coisa que você pode fazer é procurar ajudar seu filho na tarefa de casa e exigir que ele se comporte de maneira adequada em um espaço público, compartilhado e plural (não só na escola).

  • @Gabriel-wt8qo
    @Gabriel-wt8qo 23 дні тому

    E não é apenas o envelhecimento do corpo docente. Os professores jovens estão pulando fora também. Passei por três escolas e já vi professores até mais experientes demonstrando vontade de deixar a profissão, imagina quem está começando.

  • @marilisestival8938
    @marilisestival8938 Рік тому +5

    na minha modesta opinião acho q até a escola vai acabar( como espaço físico). quanto ao conteúdo.... Tá tudo na internet. só pesquisar.

    • @edisondonatoddasilva9155
      @edisondonatoddasilva9155 Рік тому

      Existem os defensores do homem school, no entanto projetos apresentado no congresso trás uma das exigências que aos menos um desses pais possuam curso superior.../será que vai vingar essa modalidadepor aqui????Forte abraço amiga marellise

    • @teresabatollasianga8383
      @teresabatollasianga8383 Рік тому +2

      Ñ acho...a internet, com mta coisa boa, mas tb com mtas informações falsas , nunca vai substituir a presença de um bom professor em sala de aula...q lhe ensina a raciocinar, analisar, interpretar fatos e textos, além do conteúdo específico de cada disciplina...Além da interação importante com outros alunos.

    • @teresabatollasianga8383
      @teresabatollasianga8383 Рік тому

      A resposta foi para a linha abaixo...rs

    • @astroletras
      @astroletras Рік тому +6

      Duvido muito
      Os pais colocam filhos na escola pra se livrar deles.
      Aí deles saber que vão ficar em casa
      Quase surtaram na pandemia

    • @carloshenriqueguimaraes2935
      @carloshenriqueguimaraes2935 Рік тому +5

      @@astroletras bem lembrado, isso é um fato mesmo. As vezes os professores servem como babás para a sociedade.

  • @Nada_antepor_a_Cristo
    @Nada_antepor_a_Cristo 2 місяці тому

    Faço licenciatura dupla matemática e física ao mesmo tempo, como se fosse um único curso.
    Nao gosto da estrutura das licenciaturas aqui no Brasil. O grande problema das licenciaturas aqui no Brasil é que, geralmente, elas dão muito foco e peso as disciplinas de formação pedagógica e as disciplinas específicas do curso propriamente dito ficam em segundo plano.
    Vai do 8 ao 80 e deste ao 8. Disciplina de formação pedagógica junto com disciplina da matemática propriamente dita. Um exemplo, tô estudando a disciplina de matemática junto com uma disciplina pedagógica, mais voltada a área de humanas e que não tem nada a ver com cálculo, isso quebra todo o meu ritmo mental.
    É a estrutura da grade. Se estudasse primeiro só as disciplinas do curso propriamente dito e somente depois as disciplinas de formação pedagógica, seria um modelo de grade mais adequado, assim, os alunos poderiam se dedicar, num primeiro momento, somente as disciplinas do curso propriamente dito e, num segundo momento, as disciplinas de formação pedagógica. Assim, os alunos poderiam ter uma dedicação mais contundente nas disciplinas específicas do curso mesmo, propriamente, dito.
    As licenciaturas aqui no Brasil pecam gravemente, ao darem maior e demasiada ênfase e peso as disciplinas de formação pedagógica em total detrimento das disciplinas de formação específica do curso, propriamente, dito. As licenciaturas aqui no Brasil tem esse defeito. Tá formando o matemático com habilidades em ensino ou tá formando o educador com um e outro conhecimento em matemática?
    Na Europa, em específico em Portugal, é diferente, enquanto aqui a preocupação é em formar o educador, lá a preocupação é em formar o matemático. O que se vai fazer após se formar com o conhecimento adquirido é uma questão pessoal da pessoa, se ela vai dar aulas ou se vai pra pesquisa ou se vai fazer qualquer outra coisa. Independente do que o formando vai ser na vida, as disciplinas de formação profissional têm que ter a primazia e não as de cunho pedagógico, obviamente, porque o que se espera de um curso de Matemática é que forme matemáticos e não pedagogos com um e outro conhecimento em matemática.

  • @silvialcordeiro
    @silvialcordeiro 2 місяці тому

    Colégios particulares ou escolas públicas , estão no mesmo nível de falta de educação dos alunos, não respeitam os professores. Desisti!

  • @Odair-kk4uz
    @Odair-kk4uz 11 місяців тому +7

    Eu vou ser um professor de geografia e de ciências 14 anos e estou decidido

    • @Odair-kk4uz
      @Odair-kk4uz 11 місяців тому +2

      Espero que aumente o salário do professor dessas matérias

    • @brunodonascimento1356
      @brunodonascimento1356 8 місяців тому +3

      Eu tenho 31 anos e quero ser professor de geografia, nunca é tarde para começar

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw 7 місяців тому +1

      Boa sorte. Irão precisar.

    • @Cris-lg1hd
      @Cris-lg1hd 3 місяці тому

      Faça não!

  • @felixfabio4651
    @felixfabio4651 2 місяці тому

    Sou muito desconfiado desse tal apagão de professores.Por que nos concursos com pouquíssimas vagas existem inúmeros inscritos?

  • @MariaDeFatima-uq9zu
    @MariaDeFatima-uq9zu 3 місяці тому

    Cobranças, perseguição, agressão verbal, ecesso de trabalho, burocracia, falta de apoio depois que os gestores de escola passaram a serem indicados pelos prefeitos. Tudo virou política e perseguição.

  • @paulomenezes2196
    @paulomenezes2196 2 місяці тому

    Equipare o salário do prof. Ao do que é pago no judiciario,por exemplo, que osvprofessores voltam.

  • @viniciuseduardo5097
    @viniciuseduardo5097 Рік тому +3

    Ótima reportagem e entrevista. Assunto de suma importância. Parabéns aos envolvidos.

  • @ritas435
    @ritas435 5 місяців тому +2

    Que a carreiea do professor acabe.

  • @francineidedourado6666
    @francineidedourado6666 4 місяці тому

    Concordo com os jovens. Por que formar jovens para uma profissão Tão desvalorizada.

  • @gatotobi007
    @gatotobi007 2 місяці тому

    Infelizmente, há muitos professores entrando em depressão devido ao stress provocado pela profissão, alunos indisciplinados, gestão que oprime, baixo salário e sem falar dos riscos de sofrerem agressões e atentados.

  • @aluisiofernandes4755
    @aluisiofernandes4755 4 місяці тому +1

    Professor é uma profissão de risco e sem falar que o salário é uma porcaria.

  • @andresilveira9976
    @andresilveira9976 Рік тому +7

    Não entendo, quando eu era aluno lá na década de 90 (30 anos atrás), lembro de meus professores reclamando do salário, fazendo "bicos" para complementar o salário e por causa disto, já naquela época, poucos colegas queriam ser professor. Então, pela lógica, hoje quase não era para ter mais professor, no entanto, quando abre um concurso público para professor, há uma multidão de inscritos. como fica daí essa conversa que ninguém mais quer ser professor? Outra coisa, nesta matéria, quando foi perguntado para os alunos, quantos queriam ser professor, em uma sala de 30, dois levantam a mão. Tá, mas acredito que se perguntar quantos querem ser médicos, um ou outro também levantará a mão, Arquiteto, a mesma coisa, advogado, mesma coisa, jornalista, mesma coisa e por aí vai. Eles queriam o que? Que metade da sala quisesse ser professor? Como ficariam as outras profissões daí?

    • @thiagodumont4089
      @thiagodumont4089 Рік тому +2

      Conversa fiada. Não tem demanda para esse tanto de professor que existe no mercado. As escolas estão fechando pq não tem alunos interessados.

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 2 місяці тому

      Tem muito pouco emprego, uma porcaria esse mercado de trabalho em falta de oportunidades, a aberração maior ainda são os professores universitários q proíbem estagiar na rede particular, além de fazerem de tudo pra gente não concluir a graduação sem um sacrifício absurdo. Só veio vaga pra mim pq uma pedagoga achou meu telefone e e só pra rede estadual, não deu certo, tive q fazer concurso pra poder usar meu diploma, outra vaga q veio pra mim era tbm pq acharam meu telefone, mas numa localidade de muito interior e o concurso já estava chamando então nao aceitei.

    • @eltonluz94
      @eltonluz94 11 днів тому

      Falou tudo

  • @miguelaraujo2355
    @miguelaraujo2355 Рік тому +3

    Que assunto tão importante e a tempo do dia dos professores! Com pais, madrinha e a vó professores, debater mais sobre esse assunto é mto interessante. Dra Lúcia com falas mto bem colocadas e importantes para a área da Educação 👏🏽

  • @brincandocomalicepity6020
    @brincandocomalicepity6020 Рік тому +2

    Boa noite! Ótimas colocações Lúcia Teixeira!
    Parabéns pela pauta TV Cultura .

  • @flavia.8676
    @flavia.8676 Рік тому +3

    Em Uberlândia o $ está menos de 3.000...

  • @ledamaria5251
    @ledamaria5251 2 місяці тому

    Poderia ter chamado professores da educação básica

  • @DiogoZaninMendes
    @DiogoZaninMendes 3 місяці тому

    Minas Gerais não chega a 2700 reais. Vergonhoso.

  • @ivoneramos8298
    @ivoneramos8298 4 місяці тому

    Baixos salários e desvalorização do profissional

  • @GiovanePazuch
    @GiovanePazuch Місяць тому

    Precisamos priorizar a educação e valorizar os professores!

  • @oliveira1014
    @oliveira1014 4 місяці тому +1

    Na cidade em que eu moro tem excesso de professores já, acho que a afirmação de que vai faltar professor, a retorica deveria ser: depende. Porem, todas as áreas, tem muitos profissionais se formando, o que por um lado pode ser bom, por outro, as pessoas tem dificuldade de conseguir vaga depois de muito empenho e estudo, para professor não é diferente, só depende do lugar e da época.

    • @rosalinanunes4279
      @rosalinanunes4279 3 місяці тому

      Excesso de professor até ele ou ela entrar na sala de aula e ser agredido por alunos sem educação e a direção da escola fazer vistas grossas 😮

  • @mariaritamarcelina308
    @mariaritamarcelina308 Рік тому +1

    Talvez com a falta chegue a valorizações dos profissionais

  • @Luiz-SincronIA
    @Luiz-SincronIA Рік тому +3

    Amigos professores me respondam algo pra me ajudar a decidir se entro ou não na profissão. Quanto tempo por dia vocês gastam por turma pensando em aulas, roteiros? É cansativa a rotina além de correção de provas? Desgasta vocês?

    • @trebew2
      @trebew2 Рік тому +5

      Rapaz, pule fora. Essa profissão bagunça seu psicológico. Eu tô só estabilizando minha vida, depois, tchau.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw 7 місяців тому +2

      Saia dessa ! É uma canoa furada . Zele por sua sanidade.

    • @Cris-lg1hd
      @Cris-lg1hd 3 місяці тому

      Não faça pedagogia

    • @ledamaria5251
      @ledamaria5251 2 місяці тому

      Custa meu tempo livre.

    • @elisandrarodrigues5523
      @elisandrarodrigues5523 Місяць тому

      Estou pirando nessa carreira

  • @leotmen
    @leotmen 2 місяці тому

    Tem apagão de professores e o MEC está recrudescendo a concessão de diplomas de licenciatura EAD

  • @lailamello4472
    @lailamello4472 2 місяці тому +6

    Como alguém que está na área da educação, afirmo que a formação para lidar com as tecnologias é o último e menor problema do professor atualmente, isso é fácil de se resolver.
    O problema de fato é a desvalorização, que não é somente salarial, ninguém respeita mais o professor, alunos, famílias, gestão, sociedade em geral e principalmente os governantes, os próprios alunos entrevistados enxergam essa desvalorização e acreditam que vai piorar.
    Estão focando no lado errado, o problema é mais embaixo e muito mais complexo, culturalmente não se valoriza a educação no Brasil, a própria sociedade e a mídia quando se refere a escola a tem como um local onde as famílias deixam seus filhos para poderem trabalhar, na pandemia mesmo, esse termo era recorrente, a única preocupação era onde as crianças iriam ficar? Pouquíssimos telejornais se referiam sobre a aprendizagem prejudicada.
    Temos que repensar a forma como enxergamos a escola, lá não é um local onde as crianças e jovens ficam enquanto os pais trabalham ou para não ficarem nas ruas aprendendo o que não deve, é muito além disso, é preciso resgatar o valor da escola como local de produção de conhecimento e de fato preparar para o exercício da cidadania e o mundo do trabalho, como está na Constituição.
    No Brasil, os poucos professores que têm alguma valorização são os universitários, do contrário, os da educação básica, hoje em dia, são vistos como babás com formação em licenciatura que "ensinam", se der, a ler,escrever e fazer conta.
    Essa é a realidade que ninguém quer admitir e nem ousa mudar, por isso os jovens não querem saber dessa área. 😢

    • @jamileandrade8665
      @jamileandrade8665 12 днів тому +1

      Penso da mesma forma! E o ensino integral tem reforçado essa ideia de professor é babá e escola é depósito de criança.

  • @leocarvalho1301
    @leocarvalho1301 7 місяців тому +1

    O salário é 2k 😅😅😅😅😅😅😅 quem deras se fosse 4

  • @simone12390
    @simone12390 15 днів тому

    Bem feito pra sociedade e para o Brasil.

  • @professora581
    @professora581 2 місяці тому

    Essa colega vai casar kkkkkkk

  • @ivanicardoso363
    @ivanicardoso363 Рік тому +1

    Excelente programa e entrevistados com profundo conhecimento do tema, parabéns

  • @sergiodmota
    @sergiodmota Рік тому +1

    O salário do professor sempre será um assunto tabú.

  • @andersoncauuteruccio32
    @andersoncauuteruccio32 Рік тому +9

    Amo ser professor é gratificante. Fiz logo 4 cursos superiores😁 É maravilhoso ver os alunos apredendo.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw Рік тому +7

      Cruzes kkk

    • @maxmartinsan
      @maxmartinsan 11 місяців тому +4

      ​@@RIcardo-sx4jwé só pra quem gosta de estudar mesmo, eu, por exemplo, estou no 3º curso superior. Kkkkk

    • @simone12390
      @simone12390 15 днів тому

      ​@@maxmartinsanFarei outra, arquitetura ou engenharia, estou caindo fora da educação.

  • @anthonyoliveira8059
    @anthonyoliveira8059 4 місяці тому

    Então tá.... Agora o problema é a formação do professor....
    Língua portuguesa, história, geografia, matemática, física, química, biologia, filosofia, sociologia... Desde que eu estava no fundamental, salvo a reforma ortográfica, não mudou...

  • @AlexArts100
    @AlexArts100 2 місяці тому +1

    Estou a 3 meses em sala de aula e a minha perspectiva é não dá continuidade. O motivo hoje não é tanto o salário na minha região, a questão maior é uma geração que não tem interesse de estudar, a falta de respeito de muitos alunos

    • @oslaineneres2330
      @oslaineneres2330 2 місяці тому +1

      @@AlexArts100 exatamente! Penso o mesmo, infelizmente...