O risco de um apagão de professores no Brasil | O ASSUNTO
Вставка
- Опубліковано 27 січ 2025
- A carreira docente vive uma crise multifatorial no país: salários pouco atraentes, risco de violência na sala de aula, falta de valorização e plano de carreira e problemas de estrutura nas escolas são as principais queixas dos profissionais da área.
O resultado disso é que cai, ano após ano, o interesse dos jovens pela licenciatura. Uma projeção divulgada em 2022 indica que o país pode ter um déficit de 235 mil docentes em 2040. Naquele mesmo ano, um estudo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que não é exagero dizer que já vivemos esse apagão.
Nesta terça-feira (14), o governo federal lançou um novo programa para enfrentar alguns desses gargalos. Com o objetivo de aumentar a atratividade da carreira, o Mais Professores irá pagar bolsas para universitários matriculados em cursos de licenciatura e para docentes em lugares com carência de profissionais da área.
Para analisar o quadro geral da docência no Brasil e avaliar, ponto a ponto, o que prevê o programa recém-lançado pelo governo, Julia Duailibi conversa com Olavo Nogueira filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
#oassunto
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá!
Esse é o canal do g1, o portal de notícias da globo. Aqui vamos trazer vídeos pra informar, inspirar e divertir.
Quer entender um fato? Vem com a gente! 🤔
Quer ver histórias legais? Vem com a gente! 😊
Quer saber o que tá acontecendo? Vem com a gente! 😉
Veja todas as nossas playlists! bit.ly/3zdXlHY
Segue a gente e ativa o sino 🔔 pra saber tudo que tá rolando aqui no canal do g1 no UA-cam. Pode entrar, fica à vontade pra compartilhar com os amigos e não se esqueça de se inscrever, tá? glo.bo/3pIZyHL 🔔👍🏼
E muito mais conteúdo em g1.com.br
g1 nas Redes Sociais:
TikTok - glo.bo/33cZzg1
Kwai - glo.bo/3pJoShs
Facebook - g1
Twitter - g1
Instagram - portalg1
#g1 #notícias
"A crise da Educação no Brasil não é uma crise, é um projeto"
Projeto de destruição
Isso...
Dá nome aos bois 🐮🐮🐮📝
Vou te dar uma dica: Golpe da Ditadura Militar de 1964.
Fica de boa porque eu vivi e tenho mais de meio século de experiência no ensino.
Só existiu um homem que teve coragem para mudar este "projeto": Luiz Inácio "Lula" da Silva.
Baixos salários, carga de trabalho pesada, falta de valorização pela sociedade, pelos pais, insegurança... Tá difícil ser professor. Os mesmo que falam: "na minha época os professores eram respeitados" são os mesmos que usam os professores como bucha hj em dia
A partir do momento que um menor de idade pode te filmar, distorcer o que vc fala, compartilhar e acabar com a sua carreira, vc vive sob risco
Exatamente
Luta de classes: professores vs alunos... Marxismo na veia 😂
@@franciscocosta5781turma a x turma b kkk quem vencer ganha ponto extra
@@Banzo222 oque tem filmar ?,filmar não distorce nada, se vc tem medo de filmagem algo de errado tem com vc
Sou formada em Letras. Eu amava a educação, mas quando vc chega na sala de aula, vc é tratado como lixo até pelo corpo docente. Não temos base pra fazer o nosso trabalho, não há orientação, não há apoio, é um verdadeiro deserto sem fim. Não volto nunca mais!
É desesperador, mesmo. Professor novato sofre não apenas com o desrespeito e a violência dos alunos (o que é de praxe, pois até os antigos sofrem), mas também sofre perseguição por parte da direção e dos antigos, que ou desejam tomar o teu posto ou jogam suas frustrações em ti, com abuso de poder 24/7.
Triste demais, só quem pisa na escola sabe.
Sem contar que o povo de Letras é super cobrado nas avaliações de Saeb, Ideb , redação e tudo mais e o salário equiparado ao dos outros. AFFF... português e matemática os professores eram pra ganhar muuuuuito bem já que a cobrança e resultados são em cima desses componentes. Mas cadê que há justiça?
Apagão de professores? O que mais vejo nos comentários é que é uma área saturada com mais demanda e poucas ofertas , não dá pra entender se realmente haverá vagas ou uma avalanche de profissionais sem emprego
@@TamiraGomesdelima é sensacionalismo, conheço uma porrada de professores querendo passar em concurso para professor, concorrência só aumenta e falam de apagão haha
Sou professora em fim de carreira, durante toda minha carreira de magistério nunca vi nada parecido com o descaso que os professores estão passando atualmente.
Fico triste com isso. Sempre respeitei muito meus professores.
Sou professor, e acima de tudo, creio que o pior da profissão hoje é a insegurança. Dou sempre com medo de ser violentado por algum aluno ou pai, ser falsamente acusado de algo, ou punido por falas mal interpretadas. Sala de aula é um ambiente perigoso.
Não fazem pressão para os alunos terem bons resultados, apesar de não quererem estudar?
Estamos entrando em looping de toxicidade.....está em todos os lados, na escola, que é uma das linhas de frente, nem se fala. Quando a gente fala em desvalorização de professores, está aí estampada nos comentários desse vídeo pra quem quiser ver. E eu sabia ein, quando eu ouvi o podcast até pensei "não vou olhar os comentários pq já sei que vou passar raiva com os comentários tóxicos " foi dito e feito!
Minha mãe é da área não quer dar aulas, principalmente para alunos maiores. Minha irmã optou pelos pequenos. A verdade incômoda que ninguém quer falar, é que a sociedade delegou pra a escola a tarefa que é dos pais. Imagina agora a proibição do celular, a lei parece boa, mas quem vai cumprir numa escola perto de comunidade onde os professores tem medo de alguns alunos. Não é só salários. É sobre isso.
Isso mesmo, eles estão viciados. Casos de violência por conta do celular vai aumentar...professores estão expostos 😢😢
Verdade, até os alunos do fundamental estão bem violentos e não respeitam ninguém
Exato! O governo tem divulgado amplamente que está proibido o uso do celular... blá-blá-blá... quem vai cumprir? Os problemas da escola estão além dos muros, temos muitos problemas sociais que jogam até nós... e ficamos reféns (tráfico de drogas, violência, famílias disfuncionais...) Como lidar com alunos que não respeitam pais, polícia e leis? Eis o X da questão.
Exato! Quem fará cumprir a lei do uso do celular? Estamos a mercê de alunos que não respeitam os pais, a polícia, as leis... No Amazonas, essa lei já existia e não era cumprida em muitos casos; o professor vai fazer o que com o aluno que não larga o celular? Não basta ter somente legislação, precisa ter meios que se faça cumpri-la.
verdade
Sou professora da educação ha 18 anos em 2 escolas públicas, estou no caminho para fazer transição de carreira ate final 2026 e ficar apenas em uma escola . Os motivos sao: desvalorização na carreira, aumento do tempo para se aposentar. Se der tudo muito certo na minha transição talvez largue os meus dois concursos públicos jogo esse tempo para o INSS e vou dedicar 100% a minha outra carreira. Os governos a sociedade e a midia sao falaciosos. Se a profissão é tao nobre o salário teria que ser condizente com essa nobreza . Valorização moral e $$$ Brasil.
Certíssima, vc.
Exatamente o Brasil não valoriza o trabalho e o trabalhador , veja o caso da Enfermagem durante a Pandemia todos bateram palma e agradeceram os profissionais, mas quando foi para regular o horário de trabalho 30 horas e piso salarial nacional, ST F não bagunçou.
Sou professora e tenho o mesmo pensamento que o seu. Sala de aula daqui algum tempo, apenas como aluna.
Eu tbm estou de saída. Dou aula há 20 anos e ouço o mesmo bla bla bla. Nenhum governo, nenhum espectro da sociedade valoriza a educação. Cansei ! Não quero mais!!! Estou fazendo concurso para outras áreas. Quero paz!
Nos outros mandatos Lula não conseguiu fazer a diferença mas neste creio que consiga
Professor, diferente de muitas carreiras: come marmita, utiliza transporte próprio, utiliza o computador pessoal para trabalhar, leva serviço para casa e precisa fazer vaquinha para ajudar em datas comemorativas.
E compra material do próprio bolso pra trabalhar. Q professor nunca teve q comprar papel sulfite e tirar xerox de provas e atividades do próprio bolso?
Transporte próprios alguns,temos salas lotadas ,escolas desestruturadas
Compramos material com nosso bolso
Sem falar que as famílias algumas delas deixam professores para educar e n só ensinar
Faltou acrescentar que pode ser perseguido dentro da instituição quando se coloca como um ser crítico e realista da situação que por vezes tenta-se mascarar a real situação
Da próxima vez que for falar sobre: qualidade de ensino no Brasil, apagão de professores, assédio moral de docentes, baixos salários, falta de estrutura para lecionar etc. , façam o favor de ouvir os principais atores: os professores. Jornalismo isento, faz escuta ativa e ouve a outra parte. De que adianta chamar um burocrata que não sabe o que é dar aula no contexto atual.
Apagão é pouco. Aqui em casa tá PROIBIDO fazer qualquer área que leve a magistério. Professor, basta eu. Nâo é somente uma questão de salário. Se fosse, a solução seria bem fácil. O professor adoece porque quer dar aula e não pode. Tem piada de existem 2 tipos de professores : o que usa rivotril e o que vai usar. E o pior é que é verdade.
Na minha casa tb foi proibido. Meu filho se formou em gastronomia e tá feliz vendendo pizza e ganhando mais que professor.
Aqui também. Minha filha já sabe que está sendo educada para não ser professora. Meu marido e eu somos professores.
Por que não temos professores?
1- Assédio moral das secretarias de educação;
2- Assédio moral dos pais/responsáveis;
3- Baixa remuneração;
4- Falta de estímulo ao aprimoramento;
5- Baixa estima social.
Adendo: assédio moral dos gestores das escolas. Isso é muito comum.
6 - Gente que nunca deu aula pautando o debate e as políticas educacionais no país há pelo menos 4 décadas.
7 - Querer gerir a educação como se ela fosse uma empresa (metas para aprovação de alunos, pagamento de bônus mediante resultado de avaliações externas).
EU QUERO É EMPREGO NO TCE/CE. SÓ COMO CONSELHEIRO. KKKKKKKKKKKKKKKKK SALÁRIO GIGANTE. KKKKKKKKKK PROFESSOR QUERO NÃO, O SALÁRIO É MERRECA. KKKKKKKKK
@@josejobson4027Conselheiro de qqer Tribunal de Contas é cargo de indicação política.
Assédio moral De coordenadores TB!!! Visto que eles são títeres das redes.
Ao invés de agir pra tornar a carreira atrativa, vão sair oferecendo bolsa pra atrair jovens pra cursos que eles não vão terminar. Nós, alunos de licenciatura, precisamos mesmo desse tipo de apoio - bolsas - para se manter no curso na maioria dos casos, mas esse não pode ser o único atrativo para novos profissionais.
É preciso valorizar a carreira! Nunca vi alguém precisar de incentivo de bolsa pra desejar ser médico, advogado ou engenheiro.
Melhor comentário, salário compatível com a formação superior. Salário compatível com a dedicação que é exigida. Plano de carreira que valorize o Mestrado , Doutorado. Aqui em Minas professor Mestre ou Doutor leva 20 anos pra receber por essa formação.
Tá certo!
Isso aí.
Foi a primeira coisa que pensei quando soube desse "incentivo".
Não vão resolver o apagão.
Tenho pena de quem não sabe da realidade e está afoito pra conseguir a bolsa.
Mais tarde vai vir o arrependimento. Infelizmente.
Bolsa esmola do Lula
Enquanto isso os políticos aumentando os próprios salários todos os anos, trabalhando no máximo 3x na semana
pois é,só os juizes,ministros e politicos diminuirem seus salários q os profs se sentirão melhores
E a população continua votando neles, mesmo em políticos que foram condenados criminalmente.
Políticos é só para você xingar e ficar criticando igual tá fazendo agora, mas os que mandam mesmo e que são responsáveis são intactos e jamais são criticados.
Maus políticos não deixam as verbas chegarem nos professores. Precisam ser cobrados quanto à utilização das verbas da educação.
E muitos analfabetos!
Eu quero mesmo que não tenha mais professores para ver como fica. Se as escolas fecharem, o que vai acontecer é que os pais vão ficar sem onde jogar os filhos que eles não suportam. Eles não estão preocupados com educação, só querem se livrar mesmo. Eu sou professora e como não sou valorizada digo com certeza, não sejam professores no Brasil.
Bravoooo!
Há 15 anos como professora da prefeitura de SP e sei que poucos ganham 10 mil reais ( bruto!). A violência emocional e a carga para preparar aulas, processos de registros e acompanhar as atividades dos alunos geram muitas horas de trabalho que vão muito além do meio período. A gente trabalha demais! E o emocional não aguenta a demanda emocional dos alunos que estão abandonados pelos seus responsáveis ( abandono emocional é gritante!)
E olha que sp ainda paga melhor entre aspas pq aqui no RJ o último concurso que vi pra psicopedagoga pasme era 2.800,00 detalhe aqui é cercado de comunidade por todos os lados tiroteio para todos os lados ,adivinha qual será o local de trabalho ?Dentro das piores favelas do RJ pq é pra lá que todo concursado novo vai parar lugares que NINGUÉM merece trabalhar pq o psicológico vai embora por todos os problemas e pelo risco permanente de morte vc literalmente pode ser atingido por uma bala enquanto da aula
Ganham ainda melhor que no Paraná 😂
A minha realidade no estado do Paraná ainda é 5000. Trabalhando em dois municípios. Não adianta nada incentivar os alunos com nota acima no Enem e não dar condições para que eles sejam valorizados na docência. Há professores com pós, mestrado e doutorado no ensino fundamental e quando os professores são enviados para dar aula de algo que não estão preparados a formação continuada é por sua conta e risco.
Uma entrevista de cerca de 30 minutos. Em nenhum momento foi dada a oportunidade de um docente falar de sua própria realidade.
Ou seja, o desrespeito começa aí.
Nossa você falou tudo agora
Isso já diz tudo.
Pura verdade.
Mano, tu acha mesmo que esse cara nao eh um professor-pesquisador??
Deu voz até ao desgoverno do PT que cortou Bilhões na Educação 🤦🏻♂️
Torço pela falta de professores 🥳🥳🥳 talvez assim eles passem a valorizar. Dentro de muitas famílias o professor é saco de pancada pra sociedade. Cobranças que não fazem a um vereador, que ganha muito sem saber sequer interpretar um texto, mas do professor cobram até a última gota 💧. 🙄😒
Eu também torço
Doce ilusão. A enfermagem está igualmente defasada e desvalorizada.
Com as tecnologias atuais é impossível ter déficit de professoras, SE em algum momento pararem de formar professores é só começar a gravar aulas e mudar a dinâmica para deixar os alunos autodidatas. E não é como se a maioria dos professores realmente fizessem um trabalho melhor que um vídeo gravado...
@@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 a pandemia mostrou como isso NÃO funciona. Os alunos foram piores do que já são, ZERO responsabilidade. Uma queda absurda de rendimento, participação pífia. Se para adultos EAD já requer esforço e disciplina, visualize para seres em formação numa sociedade com famílias desestruturadas, pobres de recursos e que não valorizam a educação.
Eles nunca escutam um professor ou um pesquisador das universidades públicas. Só esse povo do Todos pela Educação 😢
É a eterna conversa entre os liberais 😂😂
Pois é
O Lula em três mandatos não mudou a realidade😂
Eu revirei os olhos quando ela anunciou esse porta-voz dos interesses neoliberais na escola pública. Nojo!!
E qual presidente vai mudar? É só um posto, um cargo... E os outros responsáveis o que mudaram?? São mais de 500 deputados, mais de 100 senadores, etc, etc ... E mudaram o quê, Zé?? Nem a sua maneira de pensar! @@paulo8524
No meu primeiro dia no ensino médio a professora fez uma dinamica e perguntou para cada um qual profissão queriamos exercer, na época eu queria fazer geografia para dar aula, quando respondi isso ela falou que eu era muito novo e que dava tempo de mudar de ideia. Hoje quando lembro disso entendo o porque do cenário estar tão ruim
@aladorian2342 Fez Geografia?
Gente, não dá, sabe? Toda vez só o povo do Todos pela Educação é chamado. Mas eles não são representativos da realidade brasileira. Tem que chamar diretores, professores, estudantes de licenciatura, professores que desistiram de trabalhar em escola particular, professores que desistiram de trabalhar em escola pública, sabe? Gente que tá na escola de verdade, que tem experiência de sala. Senão todo episódio fica superficial e igual a tudo que já foi dito anteriormente. Cabe uma apuração melhor, fontes mais palpáveis para que o jornalismo cumpra sua função social.
Desrespeito, excesso de trabalho pós aula, violência de várias formas dentro e fora da sala de aula. Leciono há mais de 20 anos na rede privada, afirmo não vale a sua existência, estudo constantemente neurociência, metodologia ativas e faço vários cursos pelo mec quanto a educação inclusiva. Aos que afirmam basta mudar de área, escolhi ser professor, mas não justifica tamanho desgaste e total falta de respeito.
Perfeito. Hoje mesmo, estando eu de férias, sofri violência verbal de um ex-aluno, na rua... a violência escolar ultrapassa a escola. Parte das minhas colegas opta por morar em outra cidade (mesmo com todo o transtorno de deslocamento e horário), para não ter que passar por isso no município em que trabalham.
Tudo teatro isso de querer atrair os melhores. Atrai e dps trai. Quando um professor reivindica seus direitos , ele escuta : vc já sabia que era assim, não quer, sai daqui…
Espero que os jovens não caiam nessa armadilha do governo. Que eles busquem uma profissão valorizada. Vinte anos de magistério e nenhuma perspectiva de melhoria.
Jovem felizmente não é maluco, se depender da gente o cargo professor deixa de existir, pq a gente não aceita essa desvalorização do professor
Isto e mais para pessoas já se joga no carreira por conta e risco.
Jovem hj em dia quer ser tiktoker. E não dá nem para julgá-los, estão melhor que a gente.
Olha, eu concordo que a maioria tem juízo. Mas alguns... Cairão em golpes e tigrinho.
Hoje alertei 3 desavisados que iriam cair nesta cilada
Sou professora efetiva há 20 anos no Estado de São Paulo, estado mais rico do Brasil, possuo três evoluções funcionais e ainda 3 quinquênios, e mesmo com tudo isso não recebia o piso salarial federal, só passei a recebê-lo após promulgação da lei, e mesmo assim recebo a diferença como uma bonificação, ou seja, não será considerado para a minha aposentadoria.
Sou da rede estadual de SP colega. Lastimável nossa situação. O mínimo que deveria ser o piso, aqui não se cumpre!!!
meu deus....meus pêsames
@@clovismartinsalves1025 Pernambuco também não ( gov do estado ...) muitos municipios igualmente....
@@clovismartinsalves1025 Governos são bons em propagandas para educação .... o mundo real , porém é outra coisa.... Tudo de bom.
Perdão por perguntar, mas qual o salário dos professores?
O Brasileiro medíocre IDOLATRA FAMOSOS e humilha, despreza e depena esses profissionais tão necessários para todos os pilares de Nossa Sociedade. É triste ver tudo nesse País desmoronando.
Pois é.....enquanto isso tem gente aí nos comentários enaltecendo que alunos preferem a tecnologia do que estudar, como se um professor incentivando seus alunos a estudar fosse algo "fora da realidade de agora", irracional. Esse pessoal parece que come m*&%$^^
Iniciei como professor no estado de São Paulo. E por mim, mudaria com certeza de carreira. Estou almejando isso. Além do baixo salário e grandes metas sem nenhuma estrutura, tem também o assédio que é sem limites, com ameaças, e ataques psicológicos.
Sinceramente eu não imaginava isso😢
Quanto ganha em média um professor em início de carreira em São Paulo?
Professor hoje é bico, sou formado em matemática licenciatura, nunca pensei em dar aula, formei e trabalho em banco há 10 anos, quando eu era junior ganhava quase o dobro de um professor. Se querem bons profissionais paguem bem, que vão aparecer.
Amigo, profissionais bons já há. Não dá é pra aceitar o sucateamento da categoria reclamando em rede social. Nas próximas greves, contamos com seu apoio.
Mas, isso é um projeto. O trabalho se tornar um bico. Aqueles professores bons desistam!
@@rodrigokalamar Tem que reclamar nas redes sociais, sim. É a melhor coisa a se fazer. As redes sociais dão visibilidade, então nada melhor do que nós professores relatarmos a realidade surreal do ambiente escolar e da educação como um todo. Assim, as pessoas vão ver o quão penoso é, e entenderão quando sairmos em greve. Aliás, falando em greve, isso nem existe mais. Ao menos não no meu Estado. Só comparece na greve meia dúzia de gato pingado, que logo tem seus salários atrasados, reduzidos ou mesmo cortados, forçando-os a voltar para a escola. Pior: os que ficam na escola, e a própria gestão, depois perseguem os que saíram em greve. Essa é a dura realidade...
@@rodrigokalamar É claro que há, mas muitos deixam a profissão, porque ganham melhor em outras. Na minha turma de licenciatura em matemática ninguém foi para docência básica, alguns foram para superior porque os salários são bons. Ninguém vive só de sonhos, é o dinheiro que dita a importância da profissão.
@@rodrigokalamar tá vivendo no sec. XX ainda, rede social produz até revolução no XXI.
E tá chamando um bancário pra protestar por vc 😂, enquanto nem a própria categoria comparece.
Tudo ao contrário.
Na contramão desse discurso, diversas prefeituras estão retirando direitos já adquiridos. Um exemplo disso é a Prefeitura do Rio de Janeiro, que revogou a licença-prêmio, alterou a ampliação dos contratos, modificou as férias e passou a contar o tempo de aula por hora, em vez de considerar a carga horária como sempre foi feita. consequentemente, mais cansaço para o profissional. Não entendo como essas medidas podem contribuir para a melhoria na educação.
Quem disse que governo petista que melhorar a educação ?
@@saitamablz1512o que tem a ver essa resposta ao comentário? A prefeitura do Rio não é do PT.
@@TheMessiaspi que decide os aumentos e a federal que vem atrasando desde de pouco antes do pt e só pioro desde de entao, e ainda reclama do outro governo que era melhor que esse desgoverno
Só faz sufocar mais ainda quem já está sufocado.
@@TheMessiaspi mas o Lula apoia o Eduardo Paes
Aqui na prefeitura do Rio(uma das que têm maior orçamento), as sucessivas gestões do atual prefeito vêm destruindo a nossa vida. Salários não se reajustam acima da inflação desde 2016. Inovou com hora cheia(de 50 para 60 min), aumentando em 1/4 nossa carga horária em sala, de novo, sem reajuste. Suportávamos a profissão com horas extras, estas, ele fez sumir com contratos temporários de 40h e a conversão dos colégios em turno único. Eu , que sou 16 h, com 17 anos de carreira e pós, vou ganhar 2900,00 líquidos. Um indigente com reconhecimento social.
E o carioca quis Dudu novamente.
@@SamuelLima-vn8kucom.certeza seria muito pior com um prefeito de extrema direita! Vc acha que com o RAMAGEM seria melhor?! Com certeza não. Extremistas bolsonaristas odeiam professores, cultura, Educação.
O "Dudu" é menos pior.
Sou do Rio 40 horas, sei muito bem o que vc falou. A rede do Rio acabou com minha vontade de dar aula.😢
Meu povo do Rio , aprendam a votar!
Mas a desvalorização Docente é para que o povo não aprenda a votar. Essa é o projeto político em todo o país. Menos educação mais conformação com o que está posto. E o que está posto é perverso
Vejam o que o Tarcísio de Freitas está fazendo com os professores em São Paulo!
Sou professora há mais de 20 anos e na minha opinião o que mais desanima, entristece é a falta de educação dos alunos. Total falta de respeito e os professores mal pode coloca_los de castigo, isto na educação infantil. Os pais em sua maioria não cumprem com seus deveres e os professores. é que sofrem...e muito..😢
Acredito que o governo tem como intervir, colocando como punição, depois de várias tentativas a suspensão do bolsa_família.
O professor é desrespeitado financeiramente, com salários ridículos, moralmente por pais e alunos e o governo acha que esse incentivos pífios são a solução. Deve ser piada.
Não é não. Estatisticamente falando recebem além do mínimo no Brasil, estão na média salarial brasileira.
@@fredf.7644é trabalho complexo em que você precisa se atualizar constantemente, lidar com questões de comportamento, questões psicológicas e sociais que têm impacto na sala de aula e grande risco de burnout. Se o salário é baixo, é mais fácil fazer algo menos estressante . Por isso há falta de professores.
@@fredf.7644 , acho que o assédio moral e a violência é o que mais afasta as pessoas de serem professores.
Meu primo mesmo trabalha e disse que jamais quer estar lá. Eu já estudei em escola pública e é osso mesmo, os professores sofriam bastante. Além de não existir mais estabilidade, pois a maioria é por contrato.
@@fredf.7644 Sou professor e vice-diretor de escola. E concordo com você. O maior problema hoje é o excesso de cobrança. Querem nos atribuir responsabilidades que não somos capazes de corresponder. Outro ponto muito desgastante é a indisciplina dos alunos e falta de apoio e compreensão das famílias. Condições de trabalho péssimas, escola fora do realidade atual, excesso de conteúdo que não atrai mais ninguém, falta de prestígio social e não temos plano de carreira atrativo. A lei do mercado está afastando interessados, sem prestígio social, sem valorização salarial e sem melhores condições de trabalho, não haverão interessados.
Só vai trabalhar em escola, aquele formado na faculdade com nota baixa. Quem saiu da faculdade com nota alta, vai tentar coisa melhor
O incentivo é muito pouco. Eu estou há quase 6 anos como professor. Sou concursado em dois cargos. E para eu ganhar um salário de um servidor de Tribunal, tenho que trabalhar muito mais. NÃO vejo esperança na carreira. Zero incentivo em todas as esferas. E não é só remuneração. Os professores são os profissionais que mais se afastam por saúde mental. Além do salário, o ambiente de trabalho sempre é tóxico. Professor é responsabilizado por tudo, hoje alunos e responsáveis têm muito mais voz que os próprios professores.
Prefiro continuar a estudar e fazer algo mais útil da minha vida. A educação está morta.
Enterrada e descansa em paz
Tive uma colega contratada que foi mandada embora pq a mãe de um aluno foi no conselho tutelar e falou que ela chamou o filhinho dela de moleque. A minha colega não teve nem a chance de se defender, quando chamaram ela para conversar, já estavam com a documentação para ela assinar e ser mandada embora. Como vc disse, aluno e família mandam mais na escola que o diretor
@@deboraoliveira633q estado foi isso?
No magistério eu só tive duas alegrias, uma quando eu passei no concurso, e outra maior ainda, quando pedi exoneração! Hoje sou concursado em outra instituição, trabalho 6 horas por dia, não aturo alunos, pais, diretores, etc. E não levo trabalho pra casa!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🙏🏾👏🏾🙏🏾
meu sonho!
Tantos professores aqui no meu município desempregados.
Eu quero que cada vez mais essa lacuna de professores aumentem a ponto de eles de ficarem desesperados e país e autoridades aprendam a valorizar de fato
INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR CONTIGO...
Um país que não valoriza a educação não tem a menor chance de evolução. É um atraso histórico, previsível e lamentável.
Faço licenciatura, apenas para desenvolvimento pessoal, já cumpri quase todas as disciplinas pedagógicas, no entanto conforme visão obtida do contexto em sala de aula, mudei o plano e desejo atuar em outra área, embora sinta prazer em lecionar, não desejo passar a vida sofrendo as consequências da falta de valorização e respeito, das experiências que vivenciei em aula pude sentir os dilemas e problemas que são postos para debaixo do tapete, desde a falta de estrutura e organização de algumas escolas, a falta de autonomia para aprovação e reprovação em avaliações de desempenho, perseguições políticas em se posicionar ou manter-se neutro, a ignorância e falta de comprometimento de alguns pais com a educação dos próprios filhos, não há liberdade para debater o mal desempenho dos alunos com os seus responsáveis, sem mencionar a criminalidade cada vez mais presente nas escolas, não existe segurança ao ensinar, há medo em ser perseguido por algum aluno imerso no crime, etc.... Por isso e muito mais não há ânimo em seguir com a profissão, a não ser por meios de ensino paralelos
Quem tá fora não quer entrar, quem está dentro quer sair.😂
Exatamente...
😮pois no ceara a concorrência é acirrada 😢
Em sp quer entrar sim, os concursos são saturados, milhares de inscritos.
@@RIcardo-sx4jwSó se for de pedagogos né, pedagoga tem sobrando aqui onde eu moro, mas algumas sinceramente, não sei como conseguiram terminar a faculdade, não sabem escrever e nem interpretar um texto básico 😂
Professor de área estão em falta.
Por qual motivo também não se chama professores atuantes das redes para falarem sobre seus saberes e experiências? Não há professores a serem entrevistados? Só existem executivos para isso? Ele mesmo apontou esse silenciamento como um dos problemas, pessoas alheias ao chão escolar falam e decidem pelos profissionais da educação. Nessa entrevista, embora importante, vemos como isso ocorre na prática.
Acho que por se tratar de uma classe bem heterogênea , desde professores que ganham 2 salários mínimo até quem ganha 10 salários, além dos sindicatos extremamente atuantes politicamente , q cala a voz de quem pensa diferente.
Profissão mais assombrosa que essa não existe! Sou professor e conheço bem o chão de sala de aula.
O correto a ser feito seria uma valorização do profissional da Educação que já está na ativa. Do contrário, isso é boi indo para matadouro! Aos egressos do ensino médio: não caiam nessa! É cilada, Bino!
Exatamente o que falei!!
Justamente!
O que vai ter de estudante cursando licenciatura e outro curso mais rentável...
Não aconselho a ninguém. Que venha o apagão e eu acho é pouco
4 anos de graduação, 1 1/2 de Especialização, 2 de mestrado e 4 de doutorado. Para no fim, ser mal remunerado, desrespeitado, trabalhar em escolas mal estruturadas e muito assédio moral por parte de gestores. É difícil.
Tá trabalhando em qual cargo que está sendo mal remunerado mesmo com tudo isso???
Por isso não vejo vantagem em fazer mestrado e doutorado. Tenho colegas que fizeram e ficaram desempregados ou tiveram que encarar a sala de aula ganhando remuneração aquém do que merecem diante da formação acadêmica.
Com essa formação deve buscar o nível superior (ou concurso p federais). Está perdendo tempo no ensino regular.
Deveriam incentivar os professores que já estão cursando a licenciatura, eu já estou formando e agora que lançam essa "valorização" isso é
desestimulante.
Os professores estão cansados com blábláblá da valorização dos professores ... enquanto isto nós continuamos ganhando menos que o piso que já é baixo!
Tenha calma né...Lula sabe o que está fazendo
verdade
@@paulo8524 Sim, ta fazendo m3rd@
@@paulo8524Pelamor...Lula colocou Camilo Santana como Ministro da Educação! O cara é da turma liberal
@@patriciagss2024 Eu não entendo como a pessoa vota num candidato de extrema esquerda e chora porque ele botou algum fantoche "liberal" num cargo kkkkkkkkkkkk
A partir do momento que um menor de idade pode te filmar, distorcer o que vc fala, compartilhar com uma bolha e acabar com a sua carreira, vc não consegue exercer a profissão com tranquilidade
quem dera fossem só os alunos. ambiente tóxico, cheio de colegas frustrados prontos pra puxar o tapete do coleguinha.
@nicksanto3799 é o que não falta... Condições de trabalho ruins e instabilidade incentivam a competição tóxica e quem se dá bem com isso são os mal caráter
perfeito
Sou professor de matemática concursado, no estado de São Paulo e estou cursando engenharia da computação. Meu salário como estagiário em um banco privado na área de engenharia é igual ao meu subsídio de professor e se for efetivado irei ganhar o salário inicial na minha nova profissão igual ao final de carreira de professor concursado, se nada mudar o final de carreira de engenharia será 2,5 vezes maior que o final de carreira de um professor.
O início de carreira de um professor é igual a de um estágio das outras profissões.
O final de carreira do professor é igual ao início de carreira das outras profissões.
Mas empresa privada te manda embora quando quer
@@gabrielepoetisa7849é pra quem é funcionário bom e sabe estruturar carreira. Se a ideia é ser contente com menos do que merece, então... Boa sorte. Mas a acomodação cobra seu preço.
No município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, os professores estão há 9 anos sem aumento salarial.
São 9 anos sem R$ 1,00 de aumento.
Esse é um problema que o Estado Brasileiro não quer resolver. Não quer resolver. Enquanto O Agronegócio mandar na câmera e no senado, nós nunca resolveremos isso porque eles precisam de mão de obra barata.
Em essência, sou professor e amo minha profissão! Decidi por ela aos treze anos, ainda muito novo. Hoje tenho um ódio profundo do que o Brasil fez com esse trabalho: o salário é ridículo perto do que se espera que a gente faça, da vontade de achar graça ou enforcar o responsável por isso; os alunos e as alunas são extremamente agressivos, zero respeito, zero esforço, zero interesse; os pais e os alunos, cada vez mais, se sentem à vontade para serem violentos com os professores; a quantidade de trabalho é sobre humana! Eu já dei aula para uma turma de 46 alunos, jovens de 15-16 anos, nossa, antes da aula acabar eu já não tinha mais voz! Mas o principal problema são as exceções! Vivem citando exceções! Exceção não faz regra, e não interessa se é bom em algumas escolas, pois o fato concreto é que em mais de 80% do nosso país, a educação é MUITO ruim!
sou concursado, mas, também, contratado aqui em MS. Os contratados representam mais de 60% do quadro de professores, e o salário é 60% menor. Outra coisa, não adianta piso de R$ 4.800 e o IR continuar mordendo 27,5% do nosso salário.
É um absurdo a gente pagar a taxa mais alta do imposto de renda. A mesma porcentagem de quem ganha 20 mil ou mais. É abusivo...
Falou muito bem...
O professor foi literalmente abandonado a propria sorte. Lamentável.
Desculpe, mas não entendi no que essas medidas anunciadas pelo governo resolverão a médio e longo prazo o possível apagão, bolsa não resolve, daqui 2, 3, 4 anos estaremos discutindo essa problemática novamente. Enquanto não se colocar o "dedo na ferida" e enfrentar os problemas objetivamente não sairemos do lugar, a carreira não é atrativa para o jovem, pelos seguintes motivos:
- no geral o salário é baixo comparado a outras profissões com curso superior;
- muita responsabilidade, já que o professor acaba acumulando funções de outras profissões sem ter a capacidade para tal, o professor acaba tendo que fazer papel de terapeuta, assistente social, porque tem tantos alunos com problemas de transtornos emocionais/mentais, com condição financeira precária, onde o professor acaba participando de rifas, sorteio para ajudar, ou tira do bolso para comprar algo para o aluno;
- a falta de respeito dos pais/responsáveis, alunos, gestão e sociedade em geral, em nos ver, como meros "cuidadores/babás" que ensinam crianças e adolescentes;
- a politicagem no MEC, secretarias de educação, dos politicos que tomam decisões arbitrárias de cima para baixo, sem ouvir os professores, ou quando ouve, é tudo muito superficial;
- salas de aulas superlotadas, escolas que parecem presídios, falta de recursos pedagógicos úteis, professor tendo que bancar esses recursos para fazer uma aula diferente;
- assédio moral da gestão, supervisores de ensino etc.
Claro que não é atraente esta profissão para o jovem, quem quer passar por tudo isso por um salário tão baixo e ainda ser mal visto pela sociedade e políticos que o responsabilizam por tudo o que acontece de ruim?
Com essa conversa doida de doutrinação que começou em 2018 e que o pessoal insiste com essa falácia até hoje, constrangendo professores, tirando falas do contexto, os expondo, sem direito a se defender, em redes sociais, sofrendo violência física e verbal?
Pagar estudante de licenciatura para cursar e passar no concurso para dar aula, para depois de dois anos a pessoa ver que não vale a pena por tudo o que listei acima, resolve o que?
Não faz sentido, paga para entrar, depois abandona o profissional a sua própria sorte?
Leiam todo o programa no site do governo e vejam que isso é só paliativo com dois anos de duração, isso é dourar a pílula.
Sou professor de filosofia e hoje a única coisa que vejo de positivo na área é ter visto e ouvido coisas que poucos jamais irão compreender.
É incrível como ainda existem professores lecionando. Ao ler os comentários, não há um dizendo que está satisfeito com a carreira.
Desde os anos 80, com a evasão dos professores de nível do antigo ensino público, devido ao "projeto" impetrado pela Ditadura Militar, começaram a tomar os seus lugares pseudos professores. Precisa dizer mais ?
Depois de anos de estudo, cai-se na profissão e por pior que esteja é difícil sair com família para sustentar e se aventurar a começar do zero, tudo de novo. Para jovens sem família ainda dá, mas para a maioria é muito mais difícil.
E tem escolha? Gastar mais 4 anos em outra graduação?
@ É deprimente né? Tem vezes que eu considero fazer isso. É raro, mas acontece com frequência.
Pois é o incentivo chama-se BOLETOS MENSAIS.
Dei aula no estado é bem desgastante lidar com jovens e adolescentes desta geração não respeitam ninguém.
Faz o L.
Visão dos infernos, a depender da escola.
@@fredf.7644 O que o L tem a ver com isso?
@@fredf.7644, você tem estudar mais educação moral e cívica pra se adestrar melhor, criaturinha, pelo menos repetir palavras de ordem menos vulgares.
@@Alex_Alexandre, existe uma gama de pedagogos da esquerda liberal que, poderíamos dizer, sejam (ir)responsáveis por um permissivismo desgracante. Que, em geral, culpam professores e outras "autoridades" cada vez que o aluno, ao seu Bel prazer de plena espontaneidade, não aprende ou decide não aprender, chamando-o de autoritário antiquado, que não consegue "atrair" a atenção do estudante.
Veja as expressões "atrair", "conquistar", se não são típicas do discurso (neo)liberal - mercadológico.
Apesar disso, uma fatia grande de idealistas e filhos da burguesia estão do lado do espectro esquerdo propagando essas ideias sem o saber das origens e consequências. Foram cooptados, no afã apressado de denunciar o "autoritarismo", as relações de poder.
Mas isso não quer dizer que o governo Lula seja exatamente assim.
Isso sem falar nos abusos de poder de alguns diretores (as), que discrimina alguns, faz assédio moral, enfim trata as pessoas com diferenças, esse é outro problema grave que desmotiva qualquer profissional. Eu mesmo já sofri esses tipos de injustiças em escolas públicas diferentes. Um absurdo, pois o lado bom do professor que passa por esse tipo de absurdo, não é levado em conta. Tem muita picuinha, vingança e perseguição, sem contar que muitos colegas de trabalho, corroboram para piorar essa situação. Triste saber quem são verdadeiramente certas pessoas. A educação precisa mesmo ser revista. 8:43
Acredito muito no que você diz e nem sou da área.
@verafranciscarosa7710 obrigada por acreditar pois é a dura realidade.
Muita perseguição
Vingança
Diretor gosta de quem puxa saco
Religiosos
....
@jonnpietro2342 falou tudo.
Quer ser professor?
- se for temporário, será tratado como estagiário. Inclusive com salário em média R$1500,00 a menos que o efetivo iniciante na carreira.
- Levará trabalho para casa, correção de 40 provas e trabalhos por turma (gasta muito tempo sem remuneração extra)
- Esquece final de semana em período de provas, precisa corrigir provas em casa e lançar as notas dos alunos.
- não recebe vale alimentação se carga horária abaixo de 200h mensais.
- falta de estrutura e tecnologia na sala de aula (só quadro e pincel).
- o professor deve comprar seu próprio projetor, datashow, caso queira oferecer uma aula melhor aos alunos.
- o professor deve comprar seu próprio microfone e caixa de som, caso não queira gritar e ter saúde da voz por mais tempo.
...etc, etc, etc...
Voltei a estudar para concursos a fim de mudar de área.
Professores são bodes expiatórios mal pagos (em sua esmagadora maioria) das trapalhadas e "sabotagens" das secretarias de educação.
Felizmente nunca passei por situações envolvendo violência física, mas também só isso escapou.
Espero que o futuro traga consigo vitórias para a categoria docente, do contrário, continuarei não recomendando a docência para ninguém.
Hoje eu sinto que sugerir cursar uma licenciatura a um aluno, é como sabotar seu futuro, e isso algo que eu jamais faria.
A classe dominante desse país tem um projeto pra educação brasileira e esse projeto é sucatea la e isso passa por não nos remunerar com justiça. Sem falar que o atual ministro queria destruir o piso da educação em nome desse teto de gastos. Queremos aumento do piso já.
O piso não é pago em boa parte do Brasil.
Um desrespeito total ao profissional da educação.
Nós ganhamos uma miséria, eu professor, falo cinco idiomas , tenho mestrado e duas faculdades entre outros cursos , Minas Gerais paga 2500 para os professores trabalharem na escola e em casa e ainda suportar alunos que vem para a escola sem nenhuma educação, mal da para passar o mês nem para comprar os antidepressivos necessários para exercer a profissão , e não temos nenhuma luz no fim do túnel acenando que isso vai melhorar. Jovens não façam licenciatura vocês vão se arrepender....
exatoo
Zema é um péssimo governador. Não paga o piso.
O único curso que passei 😂. Meu sonho mesmo é medicina veterinaria ou terapia ocupacional.
Os Professores têm que ser respeitados e valorizados.
Minha mãe é professora da educação infantil na rede municipal de Lábrea, no Amazonas. No final do ano letivo, ela e outros professores precisam percorrer a cidade à procura de novos alunos que desejem se matricular. Caso não o façam, correm o risco de não ter o contrato renovado. É triste a situação dos profissionais da educação. Minha mãe é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O piso salarial dos professores da educação infantil no Amazonas é de R$ 2.135,97, um valor baixíssimo.
Outro agravante é o novo ensino médio, estão sucateando a área de humanas. Os professores de história e filosofia estão se empilhando sem vagas e indo para outras profissões.
Eu mesmo era professor e por todos esses motivos abandonei a profissão e comecei um novo curso.
Os bons professores estão saindo, os que ficam são os professores que não sei nem como são professores, muitos com não sabem o básico da língua portuguesa, é uma vergonha.
Iniciei o curso de pedagogia em julho de 2023 com uma turma de 45 pessoas, no terceiro semestre estavamos em 22 pessoas, realmente a taxa de evasão é grande.
Minha turma de matemática iniciou com 50, se formaram 5.
Não faz sentido faculdade de licenciatura.
@@aleph_zero Presenciei a mesma métrica.
Esta difícil!! não podemos reprovar pois o sistema não deixa e se acontecer somos dispensados e perseguidos(professores contratados). Triste
Sou professora há 12 anos e não recomendo pra ninguém. Trabalhamos de mais, recebemos de menos, somos tratados igual 💩e somos culpabilizados por tudo e qualquer coisa. Sinceramente: que bom que as novas gerações sabem disso e não querem nem saber de ser professores. Errados não estão!
Faço licenciatura, e também participo de um projeto chamado PIBID que nos leva pra rede pública pra ser auxiliar de professor. Sinceramente não sei como ainda não desisti. E digo por experiência própria, uma boa parte dos alunos vão pra escola pra poder comer por falta de comida em casa, os professores tem uma turma inteira pra cuidar de pessoas com neuro divergências ou seja, eles não dão conta. O professor ganha menos de 10 mil pra poder alem de planejar plano de ensino, planos de aulas, tem diversas camadas que só em sala de aula pra ter um pouco de noção da dificuldade de lecionar, trabalham finais de semana, reuniões pedagógicas, sem nenhum recurso pra materias para que os alunos tenham uma aula minimamente boa. O tanto de professor que gasta do próprio bolso pra fazer as aulas, comprar papeis, materias pros alunos fazerem trabalhos e projetos. Enquanto os bonitos trabalham 3x na semana e ganham seus 40 mil limpos.
Uma das piores coisas que professor tem que fazer é a folha de ponto. Tem um pra cada turma, não pode ter nenhuma falha, e se tiver tem umas punições sem noção. A educação no Brasil tá só por Deus e olhe lá
Trabalhei por 22 anos como auxiliar de serviços escolares exercendo serviços público municipal. Eu acabei sendo exonerada por abandono de trabalho em 2024 por causa do meu estado emocional, crises fortes de ansiedade. E posso dizer que hoje 70% dos professores tonam remédios controlados por causa do trabalho.
Verdade, essa profissão é muito desgastante, minha mãe é professora.
Não quero bolsas, cursos, propagandas, etc. Quero salário semelhante ao dos políticos, militares e juristas.
Vc sabia que um professor 15h recebe mais que um terceiro sargento? Conheço um professor que ganha 6k aproximadamente. Dando aula em duas escolas durantes dois dias da semana. Um sargento tem soldo de 3.800,00 aproximadamente. Estude sobre o assunto.
@@claudioalbuquerque1382 Da onde que sargento ganha isso kkkk
Para isso, você terá que vender sua alma para o di@b0 🤣🤣🤣
É tudo m@fi@ minha fia 😂😂😂
@@claudioalbuquerque1382que conversa é essa meu patrão? Essa história do "eu conheço" é o prenúncio da informação no mínimo duvidosa! Kkkk
Estudei muito, muito mesmo, sobre o assunto. Vivi o assunto por toda minha vida profissional. Professor trabalha no mínimo 30 horas. E tem que fazer curso superior. Claro que há picaretaa em todas as profissões. Mas um bom professor, trabalha planejando e corrigindo provas num terceiro turno. A noite quando volta para casa e nos fins de semana.
Sou professor. Professo, instruo, auxilio, debato, ouço, acato ideias, ajudo a maturá-las, avalio, incentivo, acompanho construcoes, construo junto. Mas nao sou pai de quem nao é meu filho, nem psicológo, nem animador de plateia, nem ama de leite, confessionário.... Em suma, nao sou "tia".
Tem professor com várias faculdades, ou várias pós. E, claro, que o salário ajuda, mas se parar pra analisar de verdade, a violência e a falta de proteção ao professor é grande, parte do aluno, parte dos pais ou responsáveis; tem um assédio enorme por parte de secretarias e por consequências diretores, pedagogos, aff virou um inferno ser professor, e os alunos querem mais é cair fora disso.
"A crise da Educação no Brasil não é uma crise" é um projeto e esse projeto está no PL 10.820/24 que foi sancionado no apagar das luzes de 2024 sem qualquer discussão com os profissionais da Educação do Estado do Pará comandado por Helder Barbalho e o secretário forasteiro Rossieli Soares. O Rossieli desmontou a educação em SP e no Amazonas onde responde processo de improbidade administrativa.
a Suecia tomou uma decisão nos anos 70 que professor e educação seriam uma prioridade... Os salarios passaram a ser os maiores e então naturalmente surgiram pessoas mais capacitadas e interessadas em ser melhores e o nivel aumentou rapidamente.
aqui além do salário tem de tirar os marginais da sala de aula,nenhum salário paga a vida
mas no caso das escola pública, mesmo com isso, por causa do ECA e o que causa de indisciplina na sala, nem isso irria mudar muito.
Como professor eu digo e afirmo: eu sairei na primeira oportunidade. Os alunos não querem estudar, o ensino exige dedicação e isso eles também não querem. Horas de trabalho extra sem nada de remuneração. A única dica que dou para os que estão no curso de licenciatura é: usem seu tempo restante para estudar e sair da área.
Ps: podem pagar o que for não compensa o stress mental. A profissão é horrível demais. Tenho mais de 10 anos e cada ano quero mais distância dessa área.
Qual área o Sr indica?
@@vanessaamanda6866 Se você estiver atualmente em uma graduação e já estiver avançado, termine e use o superior para concursos que exijam apenas o superior (por exemplo áreas admistrativas de tribunais). Se está começando agora e pensando em qual área escolher, no Brasil as áreas Judiciárias e Legislativas são as mais remuneradas e valorizadas em termos de concursos e estabilidade.
Mas, se nenhuma dessas áreas voltadas para o direito lhe agrada, pensando em termos futuros, eu creio que a área de TI, caso você tenha afinidade, seja um bom palpite de valorização, ainda mais com a crescente constante das tecnologias.
@dicadoleandro obrigada
A docência é um campo cheio de profissionais frustrados. Este é um dos motivos pelo qual ninguém se interessa em ser professor. Estou cursando licenciatura e o tanto de pessoas frustradas com suas carreiras - professores que queriam ser médicos, advogados ou fazer outra coisa mas acabaram virando professor - é absurdo.
Atrativo financeiro para o aluno!? Pois é quem aqui ganhou dinheiro para estudar? Veja que hipocrisia, o aluno precisa ganhar para estudar.
Agora quem ensina... nem dissidio tem.😢
Falou tudo!!!
Tomara que os jovens não caiam nessa armadilha do governo, pois quando terminarem a licenciatura encontrarão a mesma desvalorização e desrespeito de quem já está atuando. E se tiverem feito FIES estarão também com uma dívida que não vale a pena.
O professor realmente precisa ser valorizado em todos os sentidos!
Ser professor no Brasil é a última opção. Muito desgaste para um salário ridículo. E sem falar no assédio que o professor sofre de pais, alunos e gestão. Melhor prestar um outro concurso que pague mais e não tenha tanta dor de cabeça.
A maioria dos municípios não paga o piso nacional.
Tem um outro problema nisso tudo que ele não mencionou e que é desastroso: a interferência de empresas privadas nas escolas.
Fui professora por 28 anos e não desejo essa profissão pra ninguém. Amo minha profissão mas passei por situações que não desejo a ninguém. Como professora tive que ser enfermeira, psicóloga, assistente social e etc.... Cobram da gente o que não nos compete e governos de extrema direita nos odeiam com todas as forças tirando nossos direitos.
Espero que faltem professores para que nos valorizem.
A direita odeia vocês mas quem ama vcs passou 20 anos no poder e não fez nada
QUEM NÃO VALORIZA O PROFESSOR É A ESQUERDA E .. VOCÊ É IGNORANTE POIS SÃO POUCO OS QUE PODEM SER TAXADOS DE EXTREMA DIREITA, NO BRASIL. QUEM OCUPOU O GOVERNO FOI A DIREITA E NÃO A ESTREMA DIREITA. COITADOS DE SEUS ALUNOS QUE TIVERAM UMA PROFESSORA MAL INFORMADA !!1
e os governos de esquerda nunca valorizaram vocês
Não se trata somente de esquerda ou direita, a sociedade, eleitores, pais, políticos todos só querem no F. Eu larguei e vou fazer direito pra lutar assegurar esta desigualdade.
Concordo plenamente não adianta greve , a solução é não ter professores é o apagão mesmo dessa categoria. O Brasil é o país do improviso , do puxadinho, só aprende na prorrogação.
A defasagem salarial se dá no país inteiro independente da regionalidade. Nós não conseguimos sobreviver com um salário que nós é pago. Tanto na rede pública, quanto na rede privada. O salário pago é aquém da responsabilidade que exercemos diariamente
Paguem bem, valorizem e respeitem nossos professores e não jogadores de futebol. Nosso país tem valores invertidos.
Há municípios que pagam até acima do piso,mas quando vem o reajuste, não repassa, pois fizeram do piso, o teto. Abaixo podem, mas acima, não!
Verdade. Disso ninguém fala. Ocorre isso no meu município.
É importante ver que, ao que tudo indica, estão tentando dar uma solução para o problema. Todavia, a mais nova tentativa de remediá-lo, o programa “Pé de Meia Licenciatura”, não atua na raiz da questão. O problema não é exatamente a falta de interesse por parte dos licenciandos; o problema não está exatamente dentro dos muros das universidades. O problema está fora dos muros das universidades; o problema não é, somente, a qualidade do professor. O problema é o valor que nossa sociedade dá à educação, principalmente a classe política.
Acontece isso em outros países, também. Em Portugal conheci uma moça que tinha de viajar para muito longe, diversas vezes por semana, para completar a carga horária. Na Espanha, conheci uma outra que resolveu desistir de lecionar, pois teria de fazer o mesmo: viajar todos os dias para muito longe!
Que bom você citou apenas viagem que elas fazem. Parabéns!!!!!
Um panorama real e grave que reverbera na vida dos professores e professoras, e consequentemente na formação dos futuros profissionais...
Adoecimento, violência, esvaziamento e desvalorização. Adoeci..
Nos dias atuais, tá difícil ser professor, sem valorização, falta de apoio políticos, da sociedade. Mas se faltar professores, pode ter certeza que esse sistema vai adorar. Veja, o governo tentando dá esmola prós alunos uma bolsa, e os professores na ativa, ganhando mal, foquem na valorização dos professores existentes, se oferecer um salário digno, segurança para os mesmos, vai chover de professores.
Não dinheiro sem respeito. A insdiciplina, a ausência da família, a violência e a insegurança nas escolas, além é claro, do salário medíocre, somam a essa ameaça!
Onde que a média de salários dos professores da rede fundamental no Brasil é de cerca de R$ 130.000,00 no ano (cerca de R$ 10.000,00 ao mês, considerando o 13° salário)? Que piada de mal gosto!
Foi isso que pensei! E esta é a média!?!? De onde eles tiraram isso?!
De alguns mínimos dos mínimos profissionais.
Precisamos qualificar gestores da educação, principalmente, secretários municipais e suas diretorias/coordenadorias.
Não adianta. Eles obedecem prefeitos e governadores
Estamos adoecendo e desmotivados pela desvalorização, falta de respeito pelos governantes, comunidades, alunos quase que em sua totalidade e o pior, salários baixos.
todos os países sérios que melhoraram a qualidade de vida investiram primeiro na educação. É uma vergonha.
Um ambiente tóxico como a escola, é inviável para homens tornarem-se professores. Por isso há poucos.
Certamente. Uma palavra ou shorts de um alunx mal intensionado e acabou 10-20-30 anos de formação e m nome da lacracao.
Comunismo = miséria material e espiritual
Em Minas Gerais é vergonhoso! Sem contar que a própria legislação, por vezes, ainda dificulta a contratação, deixando alunos sem aulas por semanas... É muito regramento vazio para uma realidade caótica!
Paraná também
Já sofremos um apagão na educação há muitos anos, basta analisar os números do Pisa. Nenhuma carreira será valorizada e atrativa sem um bom plano de cargos e salários e condições dígnas para o seu exercício.
Dentre tantas questões como investimentos em escolas, formação de professores e salário atrativo, há o fato do próprio contato desses estudantes com a profissão: como um jovem sonhador vai se sentir atraído por um profissional com quem convive todo dia e passou boa parte da vida se aborrecendo com ele? Como atrair o jovem a voltar como professor para a escola depois dele passar anos querendo sair dela?
Hoje tem ocupações que atraem mais do que as de formação acadêmica. Se ja temos jovens se afastando do interesse em ingressar na universidade, o que dirá de um curso de licenciatura...
Exonerei semana passada. Professor com mestrado, com pesquisa publicada e citação em mestrado e doutorado, cinco anos de docência, poliglota. Entrei na TI para ganhar como junior uns trezentos reais a menos. Para mim, está ótimo.
Dobrem ou tripliquem o salário do professor e estabeleçam um processo mais rigoroso de seleção que as coisas começarão a mudar. A implementação em nível nacional daquele esquema escolar do Brizola também ajudaria.
O pior de tudo é que quase não existe mais concurso público para professores. Tenho formação em Letras (Espanhol em 2016 e Português em 2021), fiz pós-graduação em Metodologias de Ensino em Língua Portuguesa e Literatura, estou cursando mestrado em Linguística e estou desempregado há quase 1 ano. Participei de dois processos seletivos em 2024 (um estadual e outro municipal), nos quais fiquei em 144º e 230º. Todos os dias consulto os Diários Oficiais e nada de chegar o meu momento de convocação. Recentemente houve um concurso para professores em uma cidade aqui próxima de onde eu moro, e a oferta para Língua Portuguesa era de duas vagas!! Isso mesmo, duas vagas para progrssor de português; sendo uma para atuar na zona urbana e a outra para atuar na zona rural daquele município. É uma vergonha!! A gente sabe da necessidade de professores na educação básica e uma prefeitura ofertar duas vagas!! Isso porque atualmente só se faz PSS (Processo Seletivo Simplificado), que não dá estabilidades aos trabalhadores da educação e retira garantias trabalhistas como o 13º salário.
Quem está na educação do estado de São Paulo tá doido pra sair. Governo estadual tratando escola como empresa e destruindo a carreira. Já estou estudando pra sair da área da educação. Pais, alunos e estado tudo contra professor, é muito frustrante.
Só começando uma crise mesmo para começarem a criar medidas que incentivam a profissão. Quem em sã consciência vai escolher uma profissão tão cansativa física-emocionalmente, de alto risco, longa carga horaria por um salario pessimo? Até o amor pela profissão morre depois de tanto perrengue
Políticos inescrupulosos e sociedades omissas resultam nisso 👏👏👏 Todos tem sua parcela de responsabilidade.