Eu frequentava uma igreja nessa época (início dos anos 80) onde havi um rapaz hemofílico. Ele acabou se contaminando e o pastor chamou um médico para fazer uma palestra na igreja, para que não discriminassem ele e a família dele. O médico foi ótimo, com as informações que havia na época.
@@titapatty8708 sim, concordo. Mas foi o que aconteceu na ocasião. E a palestra ajudou também a evitar o preconceito contra homossexuais, porque o médico explicou que qualquer pessoa poderia pegar. Haviam pessoas que pensavam que só homossexuais pegavam AIDS.
É notavel o quanto o Atila desenvolveu sua percepção SOCIAL ao longo desses anos de canal. No começo falava da ciência dura, levando muito pouco em consideração o contexto social e o quanto estavam relacionados. Agora a cabeça ta funcionando mais dentro do mundo do que dentro do laboratório.
O obscurantismo voltou com força total nos últimos anos no Brasil, vídeos como o seu são extremamente necessários. até as vacinas, que são a grande descoberta do século passado e que salvaram milhões de vidas estão sendo questionadas.
O foda é que a pessoa ignorante, atrapalha uma série de outras pessoas em questão de saúde, e até mesmo em aspectos políticos. Não é o mesmo da pessoa com uma alimentação ruim, que é algo que vai prejudicar ela individualmente. E essa ignorância generalizada, faz com que institutos percam verba, ou sejam esquecidos, e então precisa fazer video falando sobre, para educar novamente as pessoas, para talvez daqui anos voltar a ser o que era antes. É um passo muito grande para trás, é triste...
Eu concordo com você, mas a impressão que tenho é que quem assiste esse tipo de vídeo é quem não precisa, necessariamente, assistir. Há uma cegueira preocupante se espalhando e se "imunizando" contra os argumentos sensatos e embasados. Não sei onde vamos parar.
Meus canais preferidos de ciência no youtube: Atila Ilamarino e Olá, ciência... e, por coincidência, os dois postaram vídeo sobre HIV no mesmo dia rsrs
Também amo esses canais necessários a quem quer manter a sanidade nesses tempos tão conturbados. Obrigada meninos e a todos das respectivas equipes!!!!
Obg por abordar o tema Atila trabalho em um centro público de referência e qdo falo com algumas pessoas elas desconhecem o PEP ou o Prep para uma situação de pré ou pós exposição . A informação salva vidas
Esquecida mesmo. Hoje em dia a maior parte das informações que temos são de médicos infectologistas através das redes sociais e de pessoas que vivem com HIV e falam sobre prevenção. Pessoas cis hetero continuam achando que HIV é uma realidade distante delas, principalmente quando estão em um relacionamento fechado (pelo menos, é o que acham).
Pois é! Uma coisa que não falam, é que o aborto poderá trazer essa epidemia a tona. Afinal o único medo é de engravidar, e mesmo assim vemos várias com vários filhos de vários pais. Converta isso em soro positivos e você verá um grande número de pessoas.
@@Wesleysilvanovaes mas isso estatisticamente não tem base científica, as mulheres vão engravidar usando ou não preservativo e abortando com legalização ou não
@@joselago7938 pior que eu vi alguns estudos que apontam que pras mulheres a PreP sob demanda (aquela que só toma alguns dias antes de uma possível exposição) não é tão eficaz quanto pros homens. É mais uma informação que precisa ser esclarecida. Mulheres que querem tomar PreP, não façam isso sob demanda, façam de uso contínuo. E mesmo assim, usem camisinha porque ainda tem sífilis, gonorréia, candidíase, herpes, HTLV e várias IST's que a PreP não protege.
Eu não costumo comentar em vídeos, mas Átila, queria dizer de coração, muito obrigado por honrar com excelência com a verdade, o não ao obscurismo, está ficando cada dia mais difícil encontrar isso no Brasil
Nossa Atila, eu chorei do começo ao fim do seu vídeo, por imaginar a realidade das pessoas que se sentiam alvo de uma grande epidemia e sentiam que o sistema estava na verdade não queria fazer qualquer esforço para conseguir uma cura para tudo isso, pois na ideia deles isso era algo merecido, um castigo divido que estávamos recebendo. Por ver como a ignorância e o preconceito matou muitas pessoas e hoje, ver esse tipo de informação e conhecimento ser fornecido dessa forma me traz um sentimento de vitória contra uma luta que já durou tempo demais e esperança de que um dia ela vai acabar. Obrigado por isso, você é uma pessoa incrível e está mudando vidas com a quantidade de conhecimento e informação que você ajuda a levar para as pessoas
Uma obra muito importante que toca nesse assunto de maneira brilhante é Pílulas azuis, uma HQ autobiográfica que conta como é se relacionar com alguém com HIV, é uma obra incrível que tira todos os tabus e mitos em torno de pessoas com HIV e que mostra como são os relaciomentos emtre quem tem e quem não tem a doença, e que isso é totalmente possível
Atila, se não me engano o ritonavir não vai mais pra geladeira. Convivo com o vírus há 9 anos e só usei o ritonavir na geladeira no começo No mais, gratidão por falar de maneira simples e com base científica sobre uma ist tão estigmatizada.
@@jeanoliveira4832Existem 4 possibilidades, transfusão sanguínea, materna via cordão umbilical, drogas injetáveis , sexo sem proteção,também pode acontecer acidentes com perfuro cortantes (agulhas, bisturis etc) mas existe o prep medicações pós exposição.
@@jeanoliveira4832 exame de sangue é o único jeito. Em SP existem postos de testagem super discretos e preparados para acolher a pessoa caso dê positivo. Ligando para 136 informam o local mais próximo para a pessoa interessada.
Pois é, em 2015, eu fiz uma PEP, nenhum medicamento tinha que ser mantido em refrigeração... Todos eram comprimidos... Talvez mude de pessoa para pessoa...🤷🏻♀️
@@PobreeCansadoirmão, cê tá com tempo livre demais para expelir tanta asneira. Vá tomar um ar, tira um tempo sem internet, busque terapia. Garanto que irá lhe fazer bem.
Minha dissertação de mestrado em demografia foi sobre vulnerabilidades (demográficas, educação, emprego e habitação). É um conceito excelente pq ajuda a entender os riscos que a população está submetida. Vale muito a pena explorá-lo mais para identificar características que conceitos como pobreza não conseguem.
O ciência suja é um projeto extraordinário, altíssimo nível de discussão e de alta qualidade técnica mesmo. Conheci aqui pelo Átila mesmo e indico para todos. Vão conhecer esse podcast incrível!!
Trabalho como farmacêutico no hospital de referência em infectologia do meu estado, diariamente são admitidos pacientes para internação hospitalar ou acompanhamento ambulatorial, pacientes com diagnóstico de HIV recente, muitos com AIDS, câncer (sarcoma de Kaposi), coinfectados com tuberculose, pneumonia, sífilis etc. No Brasil temos um dos melhores programas de tratamento de HIV do mundo, senão o melhor, porém por desconhecimento/ignorância muitos acabam se infectando, acho necessário mais campanhas em todos os âmbitos da sociedade falando a respeito da doença, formas de transmissão, profilaxias, tratamento, formas de se proteger. Mas entendo também que os pacientes de vulnerabilidade social precisam sem alcançados, pois o número de pessoas infectadas continuam aumentando. No meu trabalho diariamente eu falo ao paciente infectado sobre a importância da adesão ao tratamento pois o abandono vai gerar um prognóstico possivelmente fatal.
Vc é um cara incrível e só melhora!!! Msm sendo biólogo arrasa entendo como isso reverbera na sociedade e toma partido!! E diga-se de passagem o lado certo👏👏👏👏
Ótimo vídeo, gostaria que você fizesse outro falando mais sobre os temas I=I (indetectável=intransmissível), sobre a Prep e Pep (como conseguir, quando usar…)
Parabéns Átila. Mesmo no começo da pandemia não dando nome pros bois fez uma ótima divulgação da COVID-19. Ainda falta o nome dos bois. Vídeo ótimo como sempre.
Eu era uma pessoa saudável, desportista, não fumador, 1,78m, 80kg, corpo atlético, nunca apanhei uma gripe. E em 01-2022 apanhei COVID estive em coma 2 meses. Agora tenho que usar oxigénio suplementar. Saí do Hospital em cadeira de rodas. Tive que aprender de novo a andar...
Eu gosto do cuidado que o Atila tem com o uso das palavras. O Atila não diz apenas esse ou aquele termo está errado, porque não está certo ou porque "é" preconceituoso, ele explica o contexto em que foi criado, mostra que isso gerou uma conotação negativa e/ou um entendimento errado do problema por parte da população geral e concluí passando para o termo usado para corrigir os problemas anteriores, além de repetir o ciclo se necessário. É o tipo de cuidado de quem sabe que esse tipo de linguagem é fundamental para atingir um público que pode ter resistência ao seu discurso por todo o trabalho dele durante a pandemia, o qual foi necessário, mas nem sempre bem aceito por todos.
Já li em vários artigos que já existiam casos de aids nos anos 40 na África e um adolescente de 15 anos morreu com sintomas que era idêntico ao ao vírus dos anos 80 nos EUA
Você pesquisou, ou leu a reportagem,se não me engano na revista Manchete, com o tema, O Paciente Zero. Falava de um comissário de bordo considerado muito bonito e que era muito promíscuo, procure para ler.
Esse paciente zero é retratado no filme "E a vida continua", é um filme muito bom que mostra os primeiros casos e o trabalho de médicos e cientistas para descobrir sobre a doença desconhecida que estava matando as pessoas no início dos anos 80, quem interpreta o comissário de bordo é o Richard Gere.
Eu frequentava uma igreja nessa época (início dos anos 80) onde havi um rapaz hemofílico. Ele acabou se contaminando e o pastor chamou um médico para fazer uma palestra na igreja, para que não discriminassem ele e a família dele. O médico foi ótimo, com as informações que havia na época.
Que pastor maravilhoso ❤
Mas mesmo que não fosse devido à hemofilia, mesmo se ele fosse um homem gay, merece respeito como todos nós!!
@@titapatty8708 sim, concordo. Mas foi o que aconteceu na ocasião. E a palestra ajudou também a evitar o preconceito contra homossexuais, porque o médico explicou que qualquer pessoa poderia pegar. Haviam pessoas que pensavam que só homossexuais pegavam AIDS.
Isso sim foi um milagre. Porque sabemos como as igrejas historicamente são péssimas pra lidar com pandemias.
Teu pastor é gente boa
O Brasil deve muito a esse homem. Espero que um dia tenha o devido reconhecimento.
So havera reconhecimento a grandes brasileiros como Atila, se e somente se a sociedade, eu e todos nos nos concentrarmos na questão congressual.
Todo mundo que mereça, terá o seu reconhecimento.
É notavel o quanto o Atila desenvolveu sua percepção SOCIAL ao longo desses anos de canal. No começo falava da ciência dura, levando muito pouco em consideração o contexto social e o quanto estavam relacionados. Agora a cabeça ta funcionando mais dentro do mundo do que dentro do laboratório.
Siim S2
É por isso que eu gosto tanto do Atila.
O obscurantismo voltou com força total nos últimos anos no Brasil, vídeos como o seu são extremamente necessários. até as vacinas, que são a grande descoberta do século passado e que salvaram milhões de vidas estão sendo questionadas.
O foda é que a pessoa ignorante, atrapalha uma série de outras pessoas em questão de saúde, e até mesmo em aspectos políticos. Não é o mesmo da pessoa com uma alimentação ruim, que é algo que vai prejudicar ela individualmente. E essa ignorância generalizada, faz com que institutos percam verba, ou sejam esquecidos, e então precisa fazer video falando sobre, para educar novamente as pessoas, para talvez daqui anos voltar a ser o que era antes. É um passo muito grande para trás, é triste...
Eu concordo com você, mas a impressão que tenho é que quem assiste esse tipo de vídeo é quem não precisa, necessariamente, assistir. Há uma cegueira preocupante se espalhando e se "imunizando" contra os argumentos sensatos e embasados. Não sei onde vamos parar.
Questionar é uma coisa muito positiva.
Agora só precisamos aprender a questionar as coisas certas.
Isso mesmo, cara ainda tem muitos ignorantes e antivacinas nesse mundo, inacreditável
Nossa Atila, seu trabalho é indispensável. Parabéns e vida longa para você e sua família. Gratidão.
eu AMO que quando rola uma falha na dicção, não é cortada. Atila simplesmente repete tentando se corrigir, como fazemos no dia a dia
Valeu!
Meus canais preferidos de ciência no youtube: Atila Ilamarino e Olá, ciência... e, por coincidência, os dois postaram vídeo sobre HIV no mesmo dia rsrs
Também gosto muito do canal Olá, ciência.
Um atrás do outro no meu feed do UA-cam 😅😅
Não é? Fiquei pensando se foi combinado kkkk
Também amo esses canais necessários a quem quer manter a sanidade nesses tempos tão conturbados.
Obrigada meninos e a todos das respectivas equipes!!!!
Excelente vídeo, obrigado.
Moro perto de uma unidade que distribui os remédios para quem tem HIV e digo pra vcs que a fila fica maior a cada ano. Muita gente jovem.
Obg por abordar o tema Atila trabalho em um centro público de referência e qdo falo com algumas pessoas elas desconhecem o PEP ou o Prep para uma situação de pré ou pós exposição . A informação salva vidas
Isso é verdade, a Pep e a Prep são algo desconhecido no meio hetero e tá aí pq o índice de infecção nesse público aumentou
Mano eu espero de verdade que o Atila tenha reconhecimento ainda em vida, ele ensina e passa a informação de uma forma sensacional!
Gratidão, Dr. Átila Iamarino, pela PRESENÇA FRATERNO-EPISTÊMICA e significativa contribuição à Humanidade. Vida longa!
Esquecida mesmo. Hoje em dia a maior parte das informações que temos são de médicos infectologistas através das redes sociais e de pessoas que vivem com HIV e falam sobre prevenção. Pessoas cis hetero continuam achando que HIV é uma realidade distante delas, principalmente quando estão em um relacionamento fechado (pelo menos, é o que acham).
Isso é verdade.
Pois é! Uma coisa que não falam, é que o aborto poderá trazer essa epidemia a tona. Afinal o único medo é de engravidar, e mesmo assim vemos várias com vários filhos de vários pais. Converta isso em soro positivos e você verá um grande número de pessoas.
@@Wesleysilvanovaes mas isso estatisticamente não tem base científica, as mulheres vão engravidar usando ou não preservativo e abortando com legalização ou não
@@Wesleysilvanovaes e tb tá aí a importância de se divulgar a Prep e Pep
@@joselago7938 pior que eu vi alguns estudos que apontam que pras mulheres a PreP sob demanda (aquela que só toma alguns dias antes de uma possível exposição) não é tão eficaz quanto pros homens. É mais uma informação que precisa ser esclarecida. Mulheres que querem tomar PreP, não façam isso sob demanda, façam de uso contínuo. E mesmo assim, usem camisinha porque ainda tem sífilis, gonorréia, candidíase, herpes, HTLV e várias IST's que a PreP não protege.
Eu não costumo comentar em vídeos, mas Átila, queria dizer de coração, muito obrigado por honrar com excelência com a verdade, o não ao obscurismo, está ficando cada dia mais difícil encontrar isso no Brasil
incrível, átila! obrigado por abordar esse tema com tanta responsabilidade e sensibilidade ❤
Como sempre, mais um vídeo excelente!
Você é muito importante pra nós!
Muita saúde e alegrias pra você e sua família!
Obrigada por tudo!❤
Nossa Atila, eu chorei do começo ao fim do seu vídeo, por imaginar a realidade das pessoas que se sentiam alvo de uma grande epidemia e sentiam que o sistema estava na verdade não queria fazer qualquer esforço para conseguir uma cura para tudo isso, pois na ideia deles isso era algo merecido, um castigo divido que estávamos recebendo. Por ver como a ignorância e o preconceito matou muitas pessoas e hoje, ver esse tipo de informação e conhecimento ser fornecido dessa forma me traz um sentimento de vitória contra uma luta que já durou tempo demais e esperança de que um dia ela vai acabar. Obrigado por isso, você é uma pessoa incrível e está mudando vidas com a quantidade de conhecimento e informação que você ajuda a levar para as pessoas
Que vídeo bem feito! Alta qualidade de informação. Cada dia sou mais seu fã.
Átila, obrigado por prestar esse serviço social!!
Uma obra muito importante que toca nesse assunto de maneira brilhante é Pílulas azuis, uma HQ autobiográfica que conta como é se relacionar com alguém com HIV, é uma obra incrível que tira todos os tabus e mitos em torno de pessoas com HIV e que mostra como são os relaciomentos emtre quem tem e quem não tem a doença, e que isso é totalmente possível
E qual o nome?
@@maycondouglas5830 Pílulas azuis do Frederik Peeters
So havera reconhecimento a grandes brasileiros como Atila, se e somente se a sociedade, eu e todos nos nos concentrarmos na questão congressual.
Atila, se não me engano o ritonavir não vai mais pra geladeira. Convivo com o vírus há 9 anos e só usei o ritonavir na geladeira no começo
No mais, gratidão por falar de maneira simples e com base científica sobre uma ist tão estigmatizada.
Olá, desculpa a pergunta. Mas posso perguntar-te como descobriu que era portadora?
@@jeanoliveira4832Existem 4 possibilidades, transfusão sanguínea, materna via cordão umbilical, drogas injetáveis , sexo sem proteção,também pode acontecer acidentes com perfuro cortantes (agulhas, bisturis etc) mas existe o prep medicações pós exposição.
@@jeanoliveira4832 exame de sangue é o único jeito. Em SP existem postos de testagem super discretos e preparados para acolher a pessoa caso dê positivo. Ligando para 136 informam o local mais próximo para a pessoa interessada.
@@jeanoliveira4832talvez por exames de rotina.
Pois é, em 2015, eu fiz uma PEP, nenhum medicamento tinha que ser mantido em refrigeração... Todos eram comprimidos... Talvez mude de pessoa para pessoa...🤷🏻♀️
Parabéns pela excelente explicação e esclarecimento acerca desse assunto que ainda é gerador de muito preconceito e discriminação.
Parabéns Átila, obrigado. Maravilhoso esse conteúdo!
Ótimo vídeo! Muito esclarecedor pq sempre temos que culpar alguém ou um grupo. 😮
@@PobreeCansadoirmão, cê tá com tempo livre demais para expelir tanta asneira. Vá tomar um ar, tira um tempo sem internet, busque terapia. Garanto que irá lhe fazer bem.
Show demais, como sempre!
Parabéns.
É absurdo demais essa situação 😢
A ciência é tudo! O conhecimento salva, ainda q por muitas vezes cause peso e mal estar, mas o conhecimento liberta! ❤
Minha dissertação de mestrado em demografia foi sobre vulnerabilidades (demográficas, educação, emprego e habitação). É um conceito excelente pq ajuda a entender os riscos que a população está submetida. Vale muito a pena explorá-lo mais para identificar características que conceitos como pobreza não conseguem.
Obrigada, obrigada e obrigada Atila 🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O ciência suja é um projeto extraordinário, altíssimo nível de discussão e de alta qualidade técnica mesmo. Conheci aqui pelo Átila mesmo e indico para todos. Vão conhecer esse podcast incrível!!
Obrigado!
Átila e Ciência Suja, O PESO desse conteúdo!!!!! 🎉
Obrigado.
Parabéns Átila, seus vídeos são uma utilidade publica importante, continue assim!
Obrigado!
Átila sempre necessário. Ótimo vídeo parabéns
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
OS IDOSOS SÃO FORTES
Excelente. Conteúdo de extrema relevância ❤
Atila, vc é maravilhoso! Demais mesmo! Obrigada. Por tudo.
Brilhante, Átila!!!
Obrigado, Atila!
Que aula em. Muito show. Parabéns Átila.
Muito obrigada.
Obrigada pela divulgação científica ❤
Atila + Ciência Suja = SHOW!
Atila, te amo!
Vc é incrível! 🎉
Trabalho como farmacêutico no hospital de referência em infectologia do meu estado, diariamente são admitidos pacientes para internação hospitalar ou acompanhamento ambulatorial, pacientes com diagnóstico de HIV recente, muitos com AIDS, câncer (sarcoma de Kaposi), coinfectados com tuberculose, pneumonia, sífilis etc. No Brasil temos um dos melhores programas de tratamento de HIV do mundo, senão o melhor, porém por desconhecimento/ignorância muitos acabam se infectando, acho necessário mais campanhas em todos os âmbitos da sociedade falando a respeito da doença, formas de transmissão, profilaxias, tratamento, formas de se proteger. Mas entendo também que os pacientes de vulnerabilidade social precisam sem alcançados, pois o número de pessoas infectadas continuam aumentando.
No meu trabalho diariamente eu falo ao paciente infectado sobre a importância da adesão ao tratamento pois o abandono vai gerar um prognóstico possivelmente fatal.
Perfeito @AtilaIamarino😊 sou sua fã!
Esclarecedor, obrigada Átila!
Curiosamente o canal Olá Ciência também publicou vídeo sobre HIV apenas uma hora depois desse vídeo.
Posso dizer que o preconceito é pior que a doenças 😢
Vc é um cara incrível e só melhora!!! Msm sendo biólogo arrasa entendo como isso reverbera na sociedade e toma partido!! E diga-se de passagem o lado certo👏👏👏👏
Parabéns Atila .Excelente trabalho
Ótimo vídeo, gostaria que você fizesse outro falando mais sobre os temas I=I (indetectável=intransmissível), sobre a Prep e Pep (como conseguir, quando usar…)
Depois de muito tempo negligenciando, vou fazer o exame segunda feira. Impossível não ter medo.
Excelente Reflexão !!!
Átila vc é muito necessário! Excelente vídeo!
Parabéns Átila. Mesmo no começo da pandemia não dando nome pros bois fez uma ótima divulgação da COVID-19. Ainda falta o nome dos bois. Vídeo ótimo como sempre.
É que o gado adora processinho. Não precisa nomear pra se fazer entender.
Parabéns Átila
Entrevista o João Silvério Trevisan, Átila! 🙏
Muito obrigado pelo video.
Muito bom!
Excelente vídeo! Muito obrigada 💜
Sugestão de vídeo: "O DIA DECISIVO que Cientistas CURARAM a AIDS", do canal Olá, Ciência! 🧪🧬
Tá um do lado do outro no Feed 😅😅
Acabei de assistir um lindo vídeo
Graças a Deus não tenho essa doença, más é bom obter informações sobre o assunto!🤔🤔
❤❤❤
👏👏👏👏excelente aula 👏👏👏👏👏👏
Eu era uma pessoa saudável, desportista, não fumador, 1,78m, 80kg, corpo atlético, nunca apanhei uma gripe. E em 01-2022 apanhei COVID estive em coma 2 meses. Agora tenho que usar oxigénio suplementar.
Saí do Hospital em cadeira de rodas. Tive que aprender de novo a andar...
ATILA EU TE AMO
Excelentes esclarecimentos.
Vídeo incrível!super clara a tua fala, importantíssimo!!
Brilhante ponto de vista, sempre usei nas minhas aulas o termo " grupo de risco"😢
Vídeo incrível!! Que sensibilidade...
Que vídeo louvável ❤
Parabéns! Ótimo vídeo informativo.
Vídeos que fazem a diferença no mundo❤
👏👏👏👏
Vídeo incrível. Parabéns.❤
Ótima explicação. Obrigada.
Que vídeo necessário 👏👏👏
O ambiente cria a pessoa e seu comportamento e os poderosos criam os ambientes.
Vídeo incrível, obrigada Átila!
Ótima aula sobre o assunto!
Eu gosto do cuidado que o Atila tem com o uso das palavras. O Atila não diz apenas esse ou aquele termo está errado, porque não está certo ou porque "é" preconceituoso, ele explica o contexto em que foi criado, mostra que isso gerou uma conotação negativa e/ou um entendimento errado do problema por parte da população geral e concluí passando para o termo usado para corrigir os problemas anteriores, além de repetir o ciclo se necessário.
É o tipo de cuidado de quem sabe que esse tipo de linguagem é fundamental para atingir um público que pode ter resistência ao seu discurso por todo o trabalho dele durante a pandemia, o qual foi necessário, mas nem sempre bem aceito por todos.
Ótima abordagem Átila.
Conteúdo necessário!!!
Arrasou ✨✨✨
Obrigado pelo vídeo excelente!
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Que vídeo ótimo 👏
Esse video mostra a necessidade urgente de elger um congresso cidadao no Brasil.
Vídeo incrível. Conteúdo de altíssima qualidade
Excelente conteúdo
Excelente vídeo
Que vídeo! Parabéns
Que vídeo maravilhoso!!
Já li em vários artigos que já existiam casos de aids nos anos 40 na África e um adolescente de 15 anos morreu com sintomas que era idêntico ao ao vírus dos anos 80 nos EUA
Você pesquisou, ou leu a reportagem,se não me engano na revista Manchete, com o tema, O Paciente Zero. Falava de um comissário de bordo considerado muito bonito e que era muito promíscuo, procure para ler.
Esse paciente zero é retratado no filme "E a vida continua", é um filme muito bom que mostra os primeiros casos e o trabalho de médicos e cientistas para descobrir sobre a doença desconhecida que estava matando as pessoas no início dos anos 80, quem interpreta o comissário de bordo é o Richard Gere.
@@patricianunesxavier7652 Não deve ser, pois o cara era canadense, mas não vi o filme.