Trabalhei na Helibras, em Itajuba. Foi uma das maiores experiências profissional que eu já tive. É outro mundo de mecânica, tecnologia, precisão e responsabilidades.
Trabalho na Aviação há 20 anos, mecânico de helicópteros, voar nessas máquinas é sempre uma sensação diferente a cada voo. Gosto muito de fazer o que faço, tanto fazer a manutenção, quanto voar. Bom demais.
Uma pequena correção, apesar de deslocar grande quantidade de ar, o que faz o helicóptero conseguir voar e se deslocar não é o ar "empurrado" pra baixo , e sim a sustentação gerada pelas pás do rotor, semelhante as asas de um avião, por isso helicópteros também são conhecidos como aeronaves de "asas rotativas".
O rotor da aeronave é composto por pás que tem um perfil aerodinãmico que criam um diferencial de pressão de baixo para cima, e isso gera a sustentação. A asa de um avião cria esse diferencial de pressão quando o avião se desloca no ar, produzindo fluxo de ar no infradorso e intradorso. O helicoptero, como bem falou, gera esta sustentação ao girar o rotor. É como se as pás (blades) do rotor fossem asas, que ao invés de se deslocarem na mesma linha de deslocamento da aeronave, se deslocam em circulo, por isso chamam helicopteros também de aeronaves de asas rotativas.
Gostei do vídeo. Lembrei dos meus tempos como mecânico de aviação. Mas hj sou técnico em enfermagem, enfermagem do trabalho e radiologia. Sou do J. Laguna, Contagem, Minas Gerais. Gilson Nantes.
Mais um ótimo trabalho, #4:40, apesar de não ter inventado o helicóptero o Igor Sikorsky foi vital para desenvolvimento e aperfeiçoamento dos helicópteros tal como conhecemos hoje, voei de helicóptero uma única vez, foi em 2015 com o meu esposo em um Eurocopter EC-155 B1, a experiência foi muito boa apesar do medo inicial logo que ele decolou, é um veículo incrível, só não tenho coragem de voar nos modelos da Robinson, que parecem mais brinquedos de rádio controle e são bem frágeis!!👍🙋♀️
Parabéns pelo vídeo. Eu sou inspetor de manutênção aeronáutica, trabalho com asa rotativa há mais de 20 anos e trabalho na área de segurança pública. Repassei seu vídeo para os pilotos alunos que estão iniciando a carreira.
O Helicóptero não voa pela lei da ação e reação e sim por princípios físicos semelhantes às usadas nas asas do avião como a dinâmica dos fluidos, princípio de Bernoulli e efeito coanda. Basicamente funciona como uma asa de avião gerando diferença de pressão entre a parte de cima e a parte debaixo das asas rotativas.
Exatamente, as asas de um avião, devido a seu perfil (aerofolio), criam um diferencial de pressão pelo deslocamento do ar nas partes inferior e superior, segundo o princípio de Bernouilli da dinâmica de fluídos. O rotor do helicoptero gera esta diferença de pressão à medida que as pás se deslocam em movimento circular.
Que vídeo rico❤ Ja viei quando era criança com uns conjecudos da minha mae em um de bombeiro, depois fomos para pro interior e nunca mais tive oportunidade, agora ja adulto posso conseguir algo na area por mim mesmo 😁🤞
Trabalhei em produção de petróleo em alto mar, voei em diversos modelos. Bell 202, Bell 412EP, Sikorski S61, Sikorski S76, Eurocopter Super Puma, Dolphin.
Fico maravilhado c quando assisto ou veja um helicoptero em operaçao salvando vidas ..patrulhando e mostrando as ocorrencias de terra ...pelo ar ....uma maquina maravilhosa ..uma invençao ..do seculo no meu modo de ver ..
O vídeo é bom para mostrar essa máquina voadora maravilhosa aos leigos, existem várias imprecisões tanto históricas como técnicas que não desmerecem em nada o vídeo, sou piloto privado e já pilotei ou voei de carona em muitas máquinas diferentes, inclusive o Bell 47, tem um pessoal que fala mal dos Robinsons, mas são máquinas fantásticas que cumprem o papel ao qual ele se propõe, porém infelizmente acabam sendo negligenciados em termos de manutenção e treinamento e vários acidentes evitáveis acontecem seja com Robinson ou qualquer outra marca.
Também sou piloto de avião, mas os helicópteros têm um lugar especial no coração. Fiz algumas horas de instrução no Bell 47 (cheguei a aprender a pairar, conseguia ficar imóvel sobre um ponto, pousar onde queria), a sensação é para lá de indescritível. É como diz o ditado: voar é sobre-humano, pairar é divino. Do que me lembro do Bell 47, os comandos eram bem lentos (comparados aos dos aviões, por exemplo). Se dizia que ele não tinha tempo de resposta, tinha prazo de entrega. Hahaha
"É a experiência mais próxima ao tapete voador de Aladim"! Experiência única e inesquecível. Nem a vertigem pára essa magia. Recomendo muito um vôo nessa magia! P.S.: a manobra chamada "reversão" (a máquina executa uma mudança de trajetória em pleno vôo, com 180 graus, que extrai a nossa alma do corpo), tipo: "Morri, mas passo bem..."
Eu já, num BELL 206, eu tremia de medo, porque num avião vai só pra frente, e num helicóptero é uma coisa instável, qualquer rajada de vento forte pode até derrubar o aparelho.
Uma observação técnica a titulo de conhecimento: o voo do helicóptero não se estabelece simplesmente por empurrar o ar para baixo. A hélice é na verdade uma asa, não atoa chamamos os helicópteros de aeronaves de asas rotativas. O fluxo de ar nessa asa (geralmente de perfil clark y) cria uma aceleração do ar na parte superior e isso gera uma area de baixa pressão que resumidamente é o que tira do chão os helicópteros e aviões. Podemos fazer um teste muito interessante ate mesmo em casa para comprovar o conceito: peque uma folha de papel A4 em boas condições (sem ter molhado ou amassado), alinhe a folha na horizontal com seus lábios e assopre o mais forte que conseguir apenas pela parte de cima dessa folha. O restante da folha que estará angulado em direção ao chão por ação da gravidade será erguido pela area de baixa pressão que você vai criar na parte superior por acelerar o ar a uma velocidade mais rápida do que o ar que se encontra por baixo. Portanto, o ar "empurrado" para baixo por aeronaves de asas rotativas é uma consequência do processo de rotação da asa que visa acelerar o ar para potencializar os diferenciais de pressão e não para empurrar o ar como popularmente se imagina. Abraço!
Boa noite! Existem alguns erros na sua explicação! 1º a caixa de 45º no eixo cardã da cauda, só existe em poucos helicópteros. A caixa de 90° que existe na maioria. 2º O comando (coletivo), não é acionado para trás e para frente, e sim para cima (aumenta o ângulo de ataque das pás) e para baixo (diminui o ângulo de ataque das pás! 3º Quando se aplica o pedal direito, a cauda se desloca para à esquerda, e o nariz da aeronave que se desloca para a direita, e vice-versa! 4º E de acordo com um comentário que foi feito aqui, não é o vento deslocado para baixo que faz o helicóptero subir. Mas sim a diferença de pressão causada nas pás do rotor principal, que faz o aparelho ser sugado para cima! E o que faz o seu deslocamento para qualquer um dos lados, é o ângulo de ataque de cada pá com relação ao quadrante do disco formado pela a rotação do rotor principal, comandado pelo CÍCLICO, considerando uma antecedência de + ou - 90° (precessão giroscópica). Lei da ação e reação!! Fora isso faltaram alguns itens importantes, como o avanço e recuo das pás, o que ajuda a evitar a assimetria de sustentação. E outros recursos importantíssimos que auxiliam o piloto, como por exemplo o governador de potência que aplica a potência certa no motor com relação ao ângulo das pás e etc… Faltou dizer que os primeiros Bell 47 tinham as pás do rotor confeccionadas em madeira, e que o mesmo Bell 47 não tinha Clutch para transferir de modo suave e gradativo a rotação do motor para o rotor, no acionamento da aeronave! E já que citou o Chinook, poderia ter citado os Russsos Kamov que têm rotores sobrepostos no mesmo mastro, ou em forma de V! Fica aqui algumas dicas! No mais uma bela edição! Parabéns.
Eu nunca tive a oportunidade de se quer chegar perto ou entrar em um helicóptero, mais tenho muita vontade kkkk, e talvez até pilotar um, quem sabe. 😆✌👊👊💪💪❤
Quem nunca brincou com pirocópteros nos anos 80 e 90 não sabe o que era ser criança, em toda birosca parto de casa tinha aos montes, as vezes vinham juntos em pacotes de pipoca ou de salgadinhos, também tinha a venda um saco com vários de cores sortidas!😸
Gostaria muito de voar num helicóptero, mas não tenho dinheiro para isso e tbm não conheço nenhum amigo que tenha um. Fico sempre olhando pro céu na esperança de um dia ter a oportunidade de voar num helicóptero. Continuo sonhando sem perder a esperança. Abç
A parte mais interessante que é o rotor principal ele explicou tudo com nomes especificos e sem explicar nada acabou que só vai entender quem tem ja uma experiência
Metade do vídeo falou sobre história e outra metade sobre tecnologia. Como não conheço a história me abstenho de comentar. Todavia, explicar a tecnologia de funcionamento das aeronaves de asas rotativas em sete minutos é algo bastante pretencioso, o que implicou em incorreções e omissões. Como exemplo de omissão, a função do rotor de cauda foi explicada de forma muito superficial, sem nenhuma imagem ilustrativa de sua falha (imagens essas que existem em abundância na internet). Como incorreção está a explicação que o rotor das aeronaves rotativas são ventiladores gigantes. Se fosse assim, teríamos um furacão em São Paulo. Essa explicação é válida em baixas altitudes, nas quais a aeronave se vale do efeito solo. Toda via, em voos mais altos o helicóptero faz jus ao nome "aeronave de asas rotativas", sendo que as pás de seu rotor trabalham como as asas de um avião, sendo o efeito "ventilador" pouco relevante
Para quem não sabe, o Frank Robinson, foi um dos melhores projetistas de helicópteros de todos os tempos. Já projetou para a Hughes, para a Sikorsky e tbm para a Bell. Os helicópteros Robinsons são de ótima qualidade e confiança, o seu alto número de acidentes se dá ao fato de serem muitas vezes negligenciados em sua operação, ou por pilotos corajosos ou mesmo por seus próprios proprietários que as vezes tiram habilitação para pilotar-los, sem a devida experiência adquirida por pilotos que vivem vida de pilotos (informações adquiridas em convivência com outros pilotos). E o outro motivo é que são os helicópteros mais vendidos no mundo, tendo assim um número maior de acidentes, pois voam mais que as demais marcas. Uma Ferrari, um Lamborghini ou mesmo um Porsche, são extremamente bem construídos, mas muitos morrem por falta de respeito à essas máquinas!
Trabalhei na Helibras, em Itajuba. Foi uma das maiores experiências profissional que eu já tive. É outro mundo de mecânica, tecnologia, precisão e responsabilidades.
Lá é muito top demais irmão
Itajubá eu trabalhei lá esses dias no Carnaval 2024
Faço isso a 25 anos! E não me canso!!!
Onde vc fez esse curso de mentiras?
@@reinaldocarvalho7590oc tem provas pra falar que ele tá mentindo?
@@reinaldocarvalho7590olha os vídeos no canal dele irmão
Trabalho na Aviação há 20 anos, mecânico de helicópteros, voar nessas máquinas é sempre uma sensação diferente a cada voo. Gosto muito de fazer o que faço, tanto fazer a manutenção, quanto voar. Bom demais.
Parabéns pela profissão meu caro 💪👏
Uma pequena correção, apesar de deslocar grande quantidade de ar, o que faz o helicóptero conseguir voar e se deslocar não é o ar "empurrado" pra baixo , e sim a sustentação gerada pelas pás do rotor, semelhante as asas de um avião, por isso helicópteros também são conhecidos como aeronaves de "asas rotativas".
O rotor da aeronave é composto por pás que tem um perfil aerodinãmico que criam um diferencial de pressão de baixo para cima, e isso gera a sustentação. A asa de um avião cria esse diferencial de pressão quando o avião se desloca no ar, produzindo fluxo de ar no infradorso e intradorso. O helicoptero, como bem falou, gera esta sustentação ao girar o rotor. É como se as pás (blades) do rotor fossem asas, que ao invés de se deslocarem na mesma linha de deslocamento da aeronave, se deslocam em circulo, por isso chamam helicopteros também de aeronaves de asas rotativas.
PERFEITO.. É ISSO MESMO....
Tinha achado estranho a primeira explicação
Imagina ele ter que empurrar mais de 2 toneladas de ar para baixo pra poder voar. Por isso são asas rotativas. Elas geram sustentação.
Seria como se a hélice tivesse se enroscando no ar?
Gostei do vídeo. Lembrei dos meus tempos como mecânico de aviação. Mas hj sou técnico em enfermagem, enfermagem do trabalho e radiologia. Sou do J. Laguna, Contagem, Minas Gerais. Gilson Nantes.
Sim amigo! Em primeiro lugar bom dia e parabéns pelo vídeo! Tenho não só vontade de passear mas, também de pilotar uma máquina desta!
Sou apaixonado POR AVIAÇÃO JA VOOEI EM QUASE TODOS OS TIPOS DE AERONAVES
video realmente muto bom e bem feito.
O canal ta cada vez mais incrível, tanto com conteúdos de utilidade pública, quanto na qualidade..
Meus Parabéns 👏👏👏👏👏
Mais um ótimo trabalho, #4:40, apesar de não ter inventado o helicóptero o Igor Sikorsky foi vital para desenvolvimento e aperfeiçoamento dos helicópteros tal como conhecemos hoje, voei de helicóptero uma única vez, foi em 2015 com o meu esposo em um Eurocopter EC-155 B1, a experiência foi muito boa apesar do medo inicial logo que ele decolou, é um veículo incrível, só não tenho coragem de voar nos modelos da Robinson, que parecem mais brinquedos de rádio controle e são bem frágeis!!👍🙋♀️
Parabéns pelo vídeo. Eu sou inspetor de manutênção aeronáutica, trabalho com asa rotativa há mais de 20 anos e trabalho na área de segurança pública. Repassei seu vídeo para os pilotos alunos que estão iniciando a carreira.
Muito bem abordado esse assunto
Helicóptero : Máquina fantástica , linda , mágica , e complexíssimamente bela !!
O Helicóptero não voa pela lei da ação e reação e sim por princípios físicos semelhantes às usadas nas asas do avião como a dinâmica dos fluidos, princípio de Bernoulli e efeito coanda. Basicamente funciona como uma asa de avião gerando diferença de pressão entre a parte de cima e a parte debaixo das asas rotativas.
Exatamente, as asas de um avião, devido a seu perfil (aerofolio), criam um diferencial de pressão pelo deslocamento do ar nas partes inferior e superior, segundo o princípio de Bernouilli da dinâmica de fluídos. O rotor do helicoptero gera esta diferença de pressão à medida que as pás se deslocam em movimento circular.
Que vídeo rico❤
Ja viei quando era criança com uns conjecudos da minha mae em um de bombeiro, depois fomos para pro interior e nunca mais tive oportunidade, agora ja adulto posso conseguir algo na area por mim mesmo 😁🤞
Esse canal e muito bom !
Voei durante 10 anos em vários modelos de aeronaves bi-turbina do S-76 ao S-92 AW139 entre outros vários!
Trabalhei em produção de petróleo em alto mar, voei em diversos modelos. Bell 202, Bell 412EP, Sikorski S61, Sikorski S76, Eurocopter Super Puma, Dolphin.
teu canal e uma aula
Há 10 anos fiz o voo panorâmico sobre a cidade do RJ, em um bell 206. Foi um sonho.
faz um vídeo sobre a Flying Merkel
Realmente, depois do ônibus espacial, essa é uma das máquinas voadoras mais intrigante
Ja chego no like
Seu canal é otimo, transforma engenharia, que é complicada e chata pra maioria das pessoas, em algo leve e curioso.
Fico maravilhado c quando assisto ou veja um helicoptero em operaçao salvando vidas ..patrulhando e mostrando as ocorrencias de terra ...pelo ar ....uma maquina maravilhosa ..uma invençao ..do seculo no meu modo de ver ..
Faiz vídeo sobre o siclo miller e atkinson
Valeu amigo por mais uma fantástica História das máquinas voadoras e seus criadores!!!
Muito bom amigo bello trabalho
Sim tenho sono de pelo menos voar de helicóptero
Excelente história bem detalhado com muitas informações parabéns pelo vídeo até a próxima e fiquem com Deus 👍🙏
Fascinante o sistema de rotor da helice!
Excelente vídeo sobre a história do helicóptero!
Vídeo excelente como sempre! Uma aula e tanto! Obrigado!
O vídeo é bom para mostrar essa máquina voadora maravilhosa aos leigos, existem várias imprecisões tanto históricas como técnicas que não desmerecem em nada o vídeo, sou piloto privado e já pilotei ou voei de carona em muitas máquinas diferentes, inclusive o Bell 47, tem um pessoal que fala mal dos Robinsons, mas são máquinas fantásticas que cumprem o papel ao qual ele se propõe, porém infelizmente acabam sendo negligenciados em termos de manutenção e treinamento e vários acidentes evitáveis acontecem seja com Robinson ou qualquer outra marca.
Também sou piloto de avião, mas os helicópteros têm um lugar especial no coração. Fiz algumas horas de instrução no Bell 47 (cheguei a aprender a pairar, conseguia ficar imóvel sobre um ponto, pousar onde queria), a sensação é para lá de indescritível. É como diz o ditado: voar é sobre-humano, pairar é divino.
Do que me lembro do Bell 47, os comandos eram bem lentos (comparados aos dos aviões, por exemplo). Se dizia que ele não tinha tempo de resposta, tinha prazo de entrega. Hahaha
Fala sobre o etanol e HVO
"É a experiência mais próxima ao tapete voador de Aladim"!
Experiência única e inesquecível. Nem a vertigem pára essa magia. Recomendo muito um vôo nessa magia!
P.S.: a manobra chamada "reversão" (a máquina executa uma mudança de trajetória em pleno vôo, com 180 graus, que extrai a nossa alma do corpo), tipo: "Morri, mas passo bem..."
Eu já, num BELL 206, eu tremia de medo, porque num avião vai só pra frente, e num helicóptero é uma coisa instável, qualquer rajada de vento forte pode até derrubar o aparelho.
Onde vc fez esse curso de mentiras?
@@reinaldocarvalho7590Deve ser louco ou leigos mesmo ...
@@JogadorNumero2criança poh
Aquela volta ao mundo de helicóptero foi monstra. Ross Perot Junior
Seu canal é muito bom sem comparação
Fantástico vídeo. Parabéns.
Show! 👏👏👏
que maquina fantástica
Uma observação técnica a titulo de conhecimento: o voo do helicóptero não se estabelece simplesmente por empurrar o ar para baixo. A hélice é na verdade uma asa, não atoa chamamos os helicópteros de aeronaves de asas rotativas. O fluxo de ar nessa asa (geralmente de perfil clark y) cria uma aceleração do ar na parte superior e isso gera uma area de baixa pressão que resumidamente é o que tira do chão os helicópteros e aviões. Podemos fazer um teste muito interessante ate mesmo em casa para comprovar o conceito: peque uma folha de papel A4 em boas condições (sem ter molhado ou amassado), alinhe a folha na horizontal com seus lábios e assopre o mais forte que conseguir apenas pela parte de cima dessa folha. O restante da folha que estará angulado em direção ao chão por ação da gravidade será erguido pela area de baixa pressão que você vai criar na parte superior por acelerar o ar a uma velocidade mais rápida do que o ar que se encontra por baixo. Portanto, o ar "empurrado" para baixo por aeronaves de asas rotativas é uma consequência do processo de rotação da asa que visa acelerar o ar para potencializar os diferenciais de pressão e não para empurrar o ar como popularmente se imagina. Abraço!
Show. Uma dúvida: nos helicópteros com turbina (reação) como é feita a transferência da potência da turbina para os rotores (caixa de engrenagens)?
Mais um grande trabalho de pesquisa sobre os helicópteros !!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁🚁
Admiro muito, se tivesse dinheiro e tempo montava um
Top demais
Muito bem explicado, fiquei preso no vídeo mesmo já sabendo sobre o assunto kk 👏
Meu neto adora essa máquina.
Boa noite! Existem alguns erros na sua explicação! 1º a caixa de 45º no eixo cardã da cauda, só existe em poucos helicópteros. A caixa de 90° que existe na maioria.
2º O comando (coletivo), não é acionado para trás e para frente, e sim para cima (aumenta o ângulo de ataque das pás) e para baixo (diminui o ângulo de ataque das pás!
3º Quando se aplica o pedal direito, a cauda se desloca para à esquerda, e o nariz da aeronave que se desloca para a direita, e vice-versa!
4º E de acordo com um comentário que foi feito aqui, não é o vento deslocado para baixo que faz o helicóptero subir. Mas sim a diferença de pressão causada nas pás do rotor principal, que faz o aparelho ser sugado para cima! E o que faz o seu deslocamento para qualquer um dos lados, é o ângulo de ataque de cada pá com relação ao quadrante do disco formado pela a rotação do rotor principal, comandado pelo CÍCLICO, considerando uma antecedência de + ou - 90° (precessão giroscópica). Lei da ação e reação!!
Fora isso faltaram alguns itens importantes, como o avanço e recuo das pás, o que ajuda a evitar a assimetria de sustentação. E outros recursos importantíssimos que auxiliam o piloto, como por exemplo o governador de potência que aplica a potência certa no motor com relação ao ângulo das pás e etc… Faltou dizer que os primeiros Bell 47 tinham as pás do rotor confeccionadas em madeira, e que o mesmo Bell 47 não tinha Clutch para transferir de modo suave e gradativo a rotação do motor para o rotor, no acionamento da aeronave!
E já que citou o Chinook, poderia ter citado os Russsos Kamov que têm rotores sobrepostos no mesmo mastro, ou em forma de V! Fica aqui algumas dicas! No mais uma bela edição! Parabéns.
Você já viu os motores 2T com motor de geladeira? Também são interessantes
que video bom parabéns
Faz uma série que esplica o funcionamento de motor de fuguete a Propulsão líquida.
Video muito bom cara, você poderia contar a história do robinson r44?
Valeu a informação
top master. faz uma continuação com dezenas de episodios dessa serie sobre helicopteros.
0:01 GOOD MORNING VIETNAM o som desse helicoptero é inconfundivel, mais um bom video
Aqui no BR é conhecido por sapão.
@@edilsonmartins6653 sim
Faiz vídeo sobre a gasolina com chumbo
Não é tão difícil atender seu pedido...
Cabe até num _shorts!_
POR FAVOR FAÇA UM VÍDEO SOBRE COMO FUNCIONA UM CÂMBIO AUTOMÁTICO
O Bell-47 parece uma libélula, muito legal a cabine em formato de bolha totalmente panorâmica.
Faltou dizer que os pedais controlam o passo do rotor de cauda, este tb é o leme da aeronave.
2:14 acho sua pronúncia em francês muito chique
Muito interessante 👏👏👏
BEM COMPLEXO A MESA OSCILANTE DA HÉLICE. NÃO PENSEI QUE PRECISASSE DISSO TUDO PRA SUA MOBILIDADE.
*_Obra de arte da engenharia._*
Incrível!
Moro em Niterói na frente do GAM, o barulho do sapão é muito foda
ja voe em um em PORTO SEGURO muito bom
Tenho uma duvida será que o helicóptero têm retaguarda?
Sempre gostei de helicópteros
Mais um bom vídeo
Eu nunca tive a oportunidade de se quer chegar perto ou entrar em um helicóptero, mais tenho muita vontade kkkk, e talvez até pilotar um, quem sabe. 😆✌👊👊💪💪❤
Top vídeo
Quem nunca brincou com pirocópteros nos anos 80 e 90 não sabe o que era ser criança, em toda birosca parto de casa tinha aos montes, as vezes vinham juntos em pacotes de pipoca ou de salgadinhos, também tinha a venda um saco com vários de cores sortidas!😸
É!!!
Quem nunca acertou o dedão, nesse inocente brinquedo, não sabe o que é ser criança!!!
Tinha tambem o todicoptero
Parabéns
Meu sonho é se um piloto de Helicóptero 😎
6:01 nosssss q nostalgia no gta san andreas mt foda
Excelente.
Vc já fez moto com motor de helicóptero agora faça também helicóptero com motor de moto 😊
Já existe kkkk inclusive vários feitos em casa kkkkk
Show!
As forças da física que fazem essa máquina levantar do chão e ainda conseguir erguer pesos, são fantásticas.
Só faltou falar do Ka-52😅
Salve
Gostaria muito de voar num helicóptero, mas não tenho dinheiro para isso e tbm não conheço nenhum amigo que tenha um. Fico sempre olhando pro céu na esperança de um dia ter a oportunidade de voar num helicóptero. Continuo sonhando sem perder a esperança. Abç
a coisa mais bonita de se ouvir é a partida de um Robinson 66... procurem
Os pedais funcionam como o volante, são eles que dão a direcção
Agora um video de como funciona um avião
A parte mais interessante que é o rotor principal ele explicou tudo com nomes especificos e sem explicar nada acabou que só vai entender quem tem ja uma experiência
Super Pulma Agusta Bell Jet ranger Robison mas não vi o famoso Esquilo.
Metade do vídeo falou sobre história e outra metade sobre tecnologia. Como não conheço a história me abstenho de comentar. Todavia, explicar a tecnologia de funcionamento das aeronaves de asas rotativas em sete minutos é algo bastante pretencioso, o que implicou em incorreções e omissões. Como exemplo de omissão, a função do rotor de cauda foi explicada de forma muito superficial, sem nenhuma imagem ilustrativa de sua falha (imagens essas que existem em abundância na internet). Como incorreção está a explicação que o rotor das aeronaves rotativas são ventiladores gigantes. Se fosse assim, teríamos um furacão em São Paulo. Essa explicação é válida em baixas altitudes, nas quais a aeronave se vale do efeito solo. Toda via, em voos mais altos o helicóptero faz jus ao nome "aeronave de asas rotativas", sendo que as pás de seu rotor trabalham como as asas de um avião, sendo o efeito "ventilador" pouco relevante
Faz. Vídeo. Falando. Dos. Aviões. Que. Andavam. Sobre. A. Água.
Faz agora como funciona um avião
O bell 47 teve uma versão que pousa na água
Com motor pra girar as hélices.
👏👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩
Eu sabia que ia ter um Apache
Parabéns pelo vídeo! Andei 1x de helicóptero! Nunca mais subo neles!
Não gostei da sensação!
Ja fis um paseio no robson r22
agora eu entendo porque meu irmão é louco por helicópteros
👍👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Uma grande obra de engenharia mecânica, mas, fujam dos Robinson R44!!!!
Para quem não sabe, o Frank Robinson, foi um dos melhores projetistas de helicópteros de todos os tempos. Já projetou para a Hughes, para a Sikorsky e tbm para a Bell. Os helicópteros Robinsons são de ótima qualidade e confiança, o seu alto número de acidentes se dá ao fato de serem muitas vezes negligenciados em sua operação, ou por pilotos corajosos ou mesmo por seus próprios proprietários que as vezes tiram habilitação para pilotar-los, sem a devida experiência adquirida por pilotos que vivem vida de pilotos (informações adquiridas em convivência com outros pilotos). E o outro motivo é que são os helicópteros mais vendidos no mundo, tendo assim um número maior de acidentes, pois voam mais que as demais marcas. Uma Ferrari, um Lamborghini ou mesmo um Porsche, são extremamente bem construídos, mas muitos morrem por falta de respeito à essas máquinas!