Henrique, o que se vem divulgado sobre os "icons russian", eu já sabia há vários anos, a respeito da melaninca bem escuras de Cristo, Miriã, e seus apóstolos; é um fato que "escandaliza" o mundo por ser factual e verídico... Mas, conclusões à parte, eu gostaria de saber se vc já fez ou irá fazer algum estudo "profundo" e realista sobre os "icones russos" e sobre as "Madonas pretas" espalhadas em várias igrejas da europa.... Se puder dizer, agradeço. Seu canal é ótimo rapaz. Parabéns!😇 📜📜📜
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏 Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco padre José Eduardo, e padre Paulo Ricardo.❤️
Rússia Coreia do Norte China Estados Unidos QUAL VAI ARIRAR A PRIMEIRA PEDRA? JESUS ERA SO UM PROFETA. se matassem o filho de deus vcs nem teriam vindo pra terra DEUS SABE TUDO,NAO SABE?
Papel aceita tudo e só saber escrever carnes(verbos) perder o que jesus?? A vida? Tu NAO E A VIDA???? NEM VOU TE PROCURAR...JARDIN NE JUDAS? QUAL DELES??? PAPEL ACEITA TUDO SO SABER ESCREVER
Quem teve uma boa educação e tem o costume de ler bastante sabe que e a pessoa que está em desequilíbrio e não ele ou nós. Me identifico com ele nessa questão. Quando te xingam ou são grosseira tenta sempre lembrar que e a pessoa que está nessa situação e não você, o que ela quer e que vc tbm reaja como ela.
Alguém ignorante quis dar uma de entendido nos comentários e acabou levando uma resposta primorosa, que segue todos os critérios científicos e metodológicos, digna de uma boa crítica textual! Parabéns!
Sou cristã, tenho 18 anos e sei que ainda tenho MUITO a aprender, mas percebi que uma das melhores formas de louvar a Deus é estudando, buscando a sabedoria. Afinal de contas, Deus é o ser mais inteligente, então nós, como sua criação, devemos seguir os seus passos. Obrigada, professor, pelo admirável trabalho de ensinar (confesso que estou maratonando seus vídeos). Deus abençoe sempre.
Comecei minha jornada como você, ainda aos 16 anos. Hoje aos 24, já não sou mais cristão, mas ainda sim creio na existência de um deus e na espiritualidade, e busco a conexão com deus e minha espiritualidade através da compreensão da natureza (ciências naturais) e experimentação espiritual. O que eu tiro deste curto tempo de 8 anos de estudos é que a única forma de se conectar à criação é através de sua compreensão e da completa negação de qualquer antropocentrismo, bem como qualquer dogma.
Semana passada me deparei com um apócrifo de Suzana e Daniel - se a história lá contada não for, exatamente a referência que Jesus está usando quando disse: "aquele que não tem pecado..." Eu não sei mais de nada 🫠🫠 Deem uma conferida, galera! Gostaria da opinião de vcs. Tenho pra mim, que Jesus usou uma história real.
Pessoas que se identificam com ideias e pensamentos, logo quando essas ideias são confrontadas, essas pessoas imaturas se sentem ofendidas... nada mais que falta de autoconhecimento.
A crença é o porto seguro de muita gente. No primeiro sinal de que o seu chão pode ser mexido elas reagem com agressividade. É o medo de perder sua base que pra elas é imutável, eu acho 🤔
Que delícia esse vídeo vir automaticamente depois de um vídeo aleatório. Eu sou tão viciada nesse canal que eu posso estar vendo até músicas infantis em inglês que o vídeo seguinte vai ser daqui. Ainda bem que meu yt está bem treinado
Esse tipo de vídeo é ótimo para cristãos como eu serem incentivados a não somente ler a bíblia, mas também estudar a história daquilo que esta escrito no manual de instruções da sua vida, e também aqueles que escreveram. O grande problema é que muitas pessoas interpretam esse tipo de vídeo como uma afornta a sua fé; eu fico imaginando como Paulo ficaria envergonhado sabendo que ele arriscou a própria vida para espalhar a palavra, pra que hoje em dia os "crentes" se ofendam com vídeo de UA-cam (E olha que na epoca de Paulo a bíblia nem era unificada). Enfim! Excelente vídeo, obrigado por abrir meus olhos a mais um aspecto da história da minha fé; Deus te abençoe grandemente meu amigo.
Eu sou cristã e gosto muito desse canal e claro o conteúdo em si Com o tempo eu percebi que existem textos adicionados na Bíblia que são selecionados por estudiosos e eu não sabia disso,nunca me ensinaram e achava que a Bíblia era um livro místico que alguém achou em uma montanha 😂😂😂 Com os meus 21 comecei a estudar teologia e isso abriu meus olhos,infelizmente muitas denominações atacam feio as pessoas que fazem estudos mais afundo na Bíblia ou no cristianismo em si….por exemplo Noé e Moisés estão no alcorão claro que com interpretações diferentes e aquilo me fascinou,óbvio que muitos vão falar que é balela e que se deve somente usar a Bíblia como uma prova de que o cristianismo é real Vídeos assim me faz entender melhor as origens cristãs mas infelizmente muitos religiosos preferem atacar ou falar a clássica frase que nunca sai da cabeça “isso é o diabo” “não contradiz a Bíblia,Deus castiga” e por aí vai Eu agradeço de coração o seu conteúdo amei as recomendações de livros e já vou colocar na minha lista! Um abraço. ❤
Concordo contigo. Um dos mostivos que me fez me afastar da igreja evangélica a qual fui criado foi justamente o anti-intelectualismo muito forte, com pastores ignorantes que abertamente falavam mal de teologia e de quem tinha interessa em ler a bíblia de maneira mais profunda, afirmando que não é pra entender só crer. Sem falar das tremendas distorções que faziam dos textos para justificar suas doutrinas, especialmente teologia da prosperidade. Nunca vou esquecer quando um pastor afirmou que Êxodo 23, 26 era sobre dinheiro e prosperidade financeira. Tudo isso e mais algumas coisas, especialmente espirituais, me fizeram aos poucos me aproximar da igreja católica e não me arrependo nem um pouco desta decisão. Só me arrependo de não ter conseguido tirar minha família daquela igreja evangélica da qual eu fazia parte, pois é uma igreja desunida operada por homens ignorantes com praticamente zero conhecimento teológico que abertamente distorcem passagens para enganar os fiéis, que Deus tenha piedade de suas almas.
@@MarcosSilva-wb2mt poxa sinto muito pela sua família 😢 Fico feliz que você conseguiu achar uma igreja melhor! Mas eu entendo sua parte completamente,infelizmente nos dias atuais se você discordar é capaz de te julgar ou falar que tem “demônio” 🙄
@@eduardaoliveira1418 Ainda mais se discorda dos auto-proclamados "homens de Deus", que muitas nem ler direito sabem, e ainda por cima ser ameaçado com "maldições" por fazer isso.
Sou graduanda em letras/ grego antigo pela UFF. Adoro seus vídeos e sua pesquisa acadêmica, não apenas eu, como meus amigos de filosofia tbm. Acompanhamos assiduamente seus vídeos
O que sempre me incomodou nesta passagem é: por que só a mulher? Cadê o cara que estava com ela? Ele não pecou também? Excelente vídeo Henrique, é tão bom escutar alguém que estuda e mostra de onde vêm as fontes para a informação.
Assisti um vídeo de um judeu afirmando que essa história é muito frágil e um dos pontos que ele levantou foi que, na tradição dos judeus, o homem também seria levado a julgamento.
Eles próprios armaram contra a mulher. Claro que eles não iriam trazer o cara, mas acobertar. Isso tudo foi pra testar Jesus em alguma palavra. Leia o livro O Desejado de Todas as Nações, de Ellen White. Tem em PDF na net.
Não é necessário mais do que a mulher para ensinar o que essa narrativa objetifica. Que é contrapor a teologia vigente do Templo de Jerusalém de condenação e que só com o derramamento de sangue que há o perdão dos pecados. O autor do texto quer contrapor essa visão teológica.
Sou historiador, com especial predileção pelo estudo do Oriente Antigo e da Mesoamerica pré-colombiana. Além de me interessar sobremaneira pelo Brasil dos tempos pré-históricos. Neste momento termino de revisar um livro que escrevi sobre Jesus. A ideia é lançá-lo ainda este ano. Seu título será: "Jesus para livres pensadores". Considero um verdadeiro deleite assistir cada um dos vídeos do Henrique! 👏🏼👏🏼👏🏼
@@andregalli Olá! Além dos evangelhos e cartas apostólicas, que sim, forçam muito a barra por serem apologéticos, existem documentos como algumas raras menções do historiador Flávio Josefo (uma delas sem dúvida um acréscimo de outro autor desconhecido), citações de autores romanos, arqueologia, estudos sobre a Galiléia (o que era ser um galileu, algo fundamental para compreendermos o pensamento de Jesus), dentre outros materiais.
Quem busca a 'verdade' deixa de ser religioso e se torna espiritualizado, compreendendo o aprisionamento mental que 'instituições' colocam os seguidores. Ser 'honesto' consigo mesmo é muito mais difícil do que parece e um grande desafio. Parabéns pela candura e benevolência!
Nem isso é totalmente certo, a pessoa pode ser religiosa sem ser fundamentalista. Existe beleza nos rituais religiosos, a única coisa que não me desce é autoritarismo e arrogância quando assunto é diferentes crenças, e isso realmente não tem como ficar quando se estuda a Bíblia honestamente.
Um pássaro tem todo o direito de permanecer numa gaiola, satisfeito com o alpiste que ganha, enquanto outro tem o direito de voar sozinho, sem saber onde encontrará alimento. Escolhas... Nenhuma implicação com 'julgamentos', cada um tem as suas... Mas, alguns além de se manter na gaiola, preferem desprezar os que preferem voar... Quem julga quem?
A versão que eu conheço é: "Quem nunca errou, que a atire a primeira pedra". Uma pedra acerta em cheio a sua cabeça. A multidão admite: "Esse realmente não erra uma!". 😅
Só lembro do episódio onde Moisés desce do Monte Sinai com as tábuas da lei, onde estava escrito "não matarás" e, logo em seguida, Deus manda matar todos que estavam adorando o bezerro de ouro.kkkkkkk "Moisés, sabe aquilo que acabei de te falar? Esquece!"
Fascinante! Já estive em discussão com amigos evangélicos sobre essa passagem em particular. Mas o cerne da questão seria a contradição cada vez mais insustentável da tendência atual dos evangélicos a recorrer com mais frequência ao Velho Testamento do que ao Evangelho que os define. É uma discussão mais política do que teológica, confesso, já que os evangélicos estão escolhendo mais essas passagens para justificar suas escolhas políticas. Então a questão que coloquei foi se eles seguiram a lei de Deuteronômio ou o perdão de Cristo no caso da mulher adúltera. Mas vejo que o imbróglio é antigo.
@eo2586 Por que a questão seria ilógica? Acho que você se prendeu a uma questão de gênero que não foi posta e na especificidade da penalidade no Velho Testamento para o caso de adultério. A propósito, não trouxeram para Jesus o casal de adúlteros, mas apenas a mulher adúltera. Mas o principal do argumento te escapou: por que Jesus argumentou em favor da mulher e não pela aplicação da lei bíblica? Porque Jesus pregou o perdão e o amor ao próximo (João 13:34 "amai-vos uns aos outros") e muitos cristãos atualmente recorrem mais às leis do Velho Testamento para justificar a violência ou o seu apoio aos violentos, esquecendo esse novo mandamento.
Admiro demais a sua classe, tranquilidade e educação com pessoas grosseiras como essa, e sua humildade é conhecimento é algo realmente fantástico. Fico de pé para aplaudi-lo, adoraria ter tido um professor como você na minha juventude.
Excelente video. Claro, objetivo, preciso. Históricamente existem várias lacunas e falar sobre isso nas redes sociais, exige também coragem para enfrentar opiniões agressivas. Parabéns.
Henrique vc tem futuro man, não larga o canal nunca por favor kkkk. Eu acho interessante você utilizar bastante da palavra "honesto", porque desde quando comecei a estudar inglês eu percebi o quão essa palavra é mais difundida no idioma inglês do que no português, talvez seja impressão minha, mas desde então utilizo muito e essa palavra é libertadora.
Não importa se o Henrique é ateu ou agnóstico ou tenha algum tipo de fé. Um historiador pode ter algum tipo de fé, mas ela seria uma fé racional. Ele não faz os vídeos para desacreditadar a fé dos que assistem. Ele apenas joga luz ao que muitos acreditam ser literal.
@@MeninoLegolasé completamente viável que a fé resista a razão quando você começa a entender em que, de fato, deposita a sua fé. Já fui católico, evangélico, agnóstico, ateu... Hoje me considero universalista e consigo "beber" de diversas fontes - inclusive do ateísmo - sem a necessidade da fé cega. Tenho fé no que me constitui e no que sinto e reconheço em mim como sendo o criador, independe do nome que seja dado a ele, independente do que ou de quem ele seja.
@@MeninoLegolas Não, fé é o oposto de incredulidade. Oposto de conhecimento é ignorância, que é o que você exibe ao não saber nem definir fé. No evangelho de João, inclusive, fé e conhecimento são apresentados juntos.
Sou cristão e posso dizer que, apesar de ter descoberto este canal recentemente, tenho aprendido coisas que antes não tinha conhecimento. E sim, eu busco estar sempre estudando sobre tudo, ciência, matemática, história, arqueologia, teologia, etc. Conhecimento nunca é demais. Seu canal tem sido um canal de benção para mim, e vou continuar por aqui, buscando mais e mais informações. Deus te abençoe!
Excelente vídeo, já sobre o comentário raivoso que motivou este video a minha opinião é a seguinte: por mais belo que seja um jardim, nele sempre nascerão ervas daninhas - que deverão ser arracadas dali. Por melhor que seja o celeiro de grãos, dele sempre se aproximarão or ratos - que deverão ser combatidos pois transmitem doenças. Por melhor que seja um video nas redes sociais, nos comentarios sempre aparecerão os "haters". Os "haters" são os ratos e as ervas daninhas das redes das redes sociais e valem a mesma coisa que os seus semelhantes.
Na História, tudo é baseado em evidências. É preciso citar a fonte. Entendo que tem pessoas que se sentem frustradas, temerosas e perdidas quando informações cientificas abal sua fé. Mas não da para criticar um historiador sério como o Henrique, baseado em achismos enviesados para tentar dar fidedignade a sua fé. É incrível como tem pessoas que fazem comentários em vídeos de canais científicos, com a intenção de desacredita-los.
Acho que as críticas não tem relação com a fé. Praticamente em toda Bíblia que conheço é dito que esse trecho foi adicionado. Isso não é novidade. E não abala a fé, a não ser daqueles mais ignorantes ou que nunca leram o livro.
Essas pessoas buscam por viés de confirmação e tudo aquilo que contradiz suas concepções pré-estabelecidas é mal visto e deve, segundo elas, ser combatido e exterminado!
@@VirginioF ehh... daria pra fazer essa crítica. Kkkkkkk... mas evangélicos, em geral, conhecem muito bem a Bíblia. E uma parte dos católicos tbm. Eventualmente, isso não quer dizer que a interpretam bem, tbm. Mas o que estamos falando aqui não entra em interpretação.
@@victorpetrarca2471 Não, deve conhecer hoje em dia o público mais jovem que tá na empolgação. Mas a maioria aprende só o que escuta do pastor e ouvir as interpretações dele sobre a bíblia não é conhecer a palavra, beleza? Conhecer é você mesmo ler a bíblia e tirar suas conclusões e a maioria não faz isso, seja, evangélico ou católico. Você deve conhecer pessoas que fazem isso e acha que a maioria faz, mas não fazem
Parabéns pelo seu trabalho, é libertador conhecer a história e ver o quanto somos ludibriados por conveniências ideológicas, políticas etc. "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará"🙏🏽🙏🏽
Rapaz, de repente, vem um cara sei lá de onde (possivelmente um curioso sobre o assunto) e, pretensioso, começa a questionar um cara que é DOUTORANDO em história (inclusive o chamando de mentiroso!). Diga aí!😂 Entenda-se o seguinte: o problema não está em questionar - isso é legal, cria aprofundamento no assunto, mas na forma que se questiona. Henrique, parabéns pela resposta culta e didática.
Mesmo ele estando errado o mesmo está certo em questionar. O fato de alguém ter um doutoraro não o faz dono da verdade. Deixa de ser Gado e questione tudo e sempre, seu baba ovo conformista.
Essas pessoas buscam por viés de confirmação e tudo aquilo que contradiz suas concepções pré-estabelecidas é mal visto e deve, segundo elas, ser combatido e exterminado!
@@wallace5141Está falando do professor ou do comentário mal educado? É que tem pelo menos 1500 anos que o texto aqui questionado foi aceito por todos e será que ninguém pensou em outra hipótese?
Sensacional o vídeo! Como eu amo ver esse "cara" falar sobre a bíblia, uma das pessoas mais honestas que conheço para falar os fatos como eles se apresentam na história! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤❤❤🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
O que explicaria esse trecho aparecer em lugares diferentes dos Evangelhos de João e Lucas dependendo do manuscrito? Porque imagino que se o texto fosse inserido por um escriba em um lugar, as próximas cópias a manteriam nesse mesmo lugar, a não ser que os copistas já soubessem que o texto era uma inserção. Mas penso que se já soubessem, não faria muito sentido manter o texto ali ou menos ainda mover, já que como foi dito no vídeo, não era uma prática comum remover ou adicionar trechos.
Talvez essa história fosse oral em muitas comunidades, num mundo de analfabetos, logo algum escriba achou por bem que esse trecho deveria ser de algum lugar do texto sagrado e assim foi se reproduzindo a tal ponto de não se saber se tinham incluindo o texto. A gente só sabe disso hoje pela crítica textual e os achados arqueológicos de manuscritos mais antigos.
Você tem toda razão. E mais, ser professor e doutorando, por si só, não isenta ninguém de usar seu próprio viés para formular sua HIPÓTESE (porque provado não está) científica.
Para mim o que explica é que a tradição oral provava que a passagem realmente ocorreu, mas não estava nos evangelhos. Então, as pessoas acharam por bem incluí-la para que não se perdesse.
Henrique, só hoje encontrei seu canal e gostei muito. Obrigada por seu trabalho de pesquisa. Você contribui para me informar melhor e trazer esclarecimentos úteis! 👏🏽👍🏿
Como diz o professor Osvaldo Luiz Ribeiro: "se a história fosse real, no momento que Jesus dissesse tais palavras, a mulher seria destroçada de tanta pedrada"
Não, mas todos achariam que eram santos 😂 Tal qual nos dias de hoje, que muito julgam e, na verdade, são piores que os "réus" que condenam@@lillamodestodealmeida3614
Vídeo simplesmente sensacional, e NECESSÁRIO. Adorei a mensagem do final, são muitos que possuem um acervo a ceu aberto de informações autênticas em museus e livros reunidos a muito custo histórico mas simplesmente fecham os olhos em puro negacionismo. Digo que são essas pessoas DESONESTAS consigo mesmas.
Na história da mulher adultera há dois fatos que geralmente são ignorados: ela foi pegada em adultério, mas só trouxeram a mulher. E o homem que com ela estava? Isso denota hipocrisia dos que a trouxeram a Jesus. O segundo fato é onde Jesus escrevia, e não o que escrevia. Ele estava no alpendre de Salomão, que era feito de mármore branco. Não escrevia na areia, mas na sujeira do templo. Então se havia rigor com a lei, por parte dos que trouxeram a mulher, deveriam primeiro cuidar do templo.
@@clebervalhala Deuteronômio, 22:22 - Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.
Desculpe, más, ela não foi "pega", mas, sim, pegada. A conjugação do verbo pegar no Particípio, usamos o verbo "Ir" como auxiliar, no pretérito, e o principal "pegar" com o sufixo "ado" ou "ada". Assim a conjugação certa é "a mulher foi pegada em adultério, e, não, "pega" em adultério.
Encontrei o seus vídeos por acaso, e fiquei fascinado pelo seu conhecimento além de proporcionar de onde acessou. Isso é importante. E vc tem razao. Hoje temos acesso a várias informaçoes do que provavelmente aconteceu séculos passados. Infelizmente o igreja do fica aprisionado somente ao teologismo de qualquer fé, e esquece que a história, arqueologia e demais arcabouços buscaram compreender o que realmente é. Agradeço pelas doutrinas apresentadas, será de grande ajuda.
Eu fiquei super curioso quando ouvi de você agora que essa passagem está na bíblia. Sou testemunha de Jeová e estudei a bíblia a vida inteira e nunca tinha ouvido falar. Foi aí que me lembrei que João 8 começa no versículo 12 na Bíblia das Testemunhas. Nas notas de rodapé falam sobre o questionamento da veracidade dos versículos anteriores. Muito bom agora conhecer a história completa deste relato, e concordar plenamente com a remoção do mesmo.
Henrique, parabéns pelo seu trabalho! To no final da graduação em história e é um refresco ver um conteúdo tão bom e com rigor igual o seu, de verdade :) Uma sugestão: seria muito legal um vídeo sobre a história das filhas de Ló (é claro, se não prejudicar o canal, devido à linguagem). Vejo muitas interpretações erradas e gente lendo esse texto bíblico de forma literal
Eu fiz seminário no começo dos anos 2000, viamos situaçoes como essas nas aulas, sempre foi tratado com naturalidade, eramos incentivados a aproveitar o ensinamento a despeito de se o texto é inclusão posterior ou se personagem x ou y nao existiu realmente, o importante é o ensinamento. Estou afastado do cristianismo enquanto religião há aproximadamente 15 anos, não q não me considere cristão, me considero, mas tenho minha própria forma de enchega-lo. Seus vídeos me incentivaram a reler a Bíblia, agora com minha nova bagagem, esta sendo uma leitura, no mínimo, interessante =]
Então você já percebeu que o professor em todos os vídeos tem o objetivos de refutar a Bíblia e, assim, convencer as pessoas a abandonar a fé, revelando seu forte viés ateu. Vale a reflexão para que assistamos com cuidado.
❤❤❤ Muito obrigada AMEI saber mais sobre esse trecho, e muito, muito obrigada mesmo por sua honestidade. É exatamente isso que se espera de um ótimo professor. ❤❤❤
Professor, eu sou cristã evangélica e mt do q vc falou eu já sabia. Descobri sozinha lendo as introduções que vêm nas bíblias. Eu nunca tive bíblia de estudo, mas eu gosto de ler introduções, principalmente as introduções das bíblias. Sempre vem informações super relevantes, e foi nisso q aprendi que os colchetes são usados para indicar que aquele texto não se encontra nos manuscritos mais antigos. Essa história da mulher adúltera, q eu tbm creio ser sagrado e não duvido de sua canonicidade, eu já sabia q não está presente nos manuscritos mais antigos encontrados até hoje. Mas enfim, o que quero dizer é q me espanta o fato de q a maioria simplesmente não lê a introdução da própria bíblia. Como pode isso? Outra mania q me irrita no br médio é q, por não lerem as introduções, não compreendem de onde vieram as traduções e saem criticando tds as traduções q divergem da Ferreira de Almeida. Nossa, isso me irrita! Acham q só existe 1 manuscrito q reúne todo o Novo Testamento? Tipo, sei lá, mas a leitura ou o estudo de como são feitas as traduções devia ser mais incentivado nas igrejas pq isso ajuda a compreender o sentido teológico das escrituras.
Professor, que resposta com classe. Parabéns. As pessoas vivem na ignorância e desonestidade, inclusive, para consigo mesmo e acreditam que todos vivem assim.
Outro questionamento que posso fazer sobre João Ferreira de Almeida (24:00) é se ele poderia ter na época em que viveu (século XVII) evidências - manuscritos - sobre as passagens supostamente extraída do texto bíblico. O apresentador trabalha com a hipótese de preservação total dos fontes escritas até os dias de hoje, quando sabemos da vulnerabilidade dessas fontes antigas e possibilidades de perdas dessas evidências ao longo do tempo.
Por já te seguir há um tempo, sou testemunha de sua honestidade intelectual!! Parabéns por sua postura de constante abertura ao diálogo! Gostaria de acrescentar que a "Bíblia de Estudos de Genebra", baseada da tradução de João Ferreira de Almeida, tb corrobora o fato de que a perícope encontra-se deslocada no Evangelho de João. E tb a "Bíblia King James", multidenominacional, com Estudo Holman, diz que é "duvidoso" que o relato seja parte de João. Admite que a perícope foi deslocada do Evangelho de Lucas. 👍👍
Eu sou católico e atesto: a Igreja sempre ensinou que a fé católica se sustenta num tripé, Escrituras, Tradição e Magistério em função de problemas como esse que emergem naturalmente da natureza histórica do Novo Testamento.
Exatamente! Interessante, aliás, perceber que do ponto de vista estritamente historiográfico a "resposta" sobre se a o fato teria ocorrido historicamente ou não, a rigor, é um sonoro "não sabemos", seguido por conjecturas de ordem probabilística.
seria legal o senhor explicar ou fazer um vídeo a respeito das brigas e conflitos de interesse na inquisição, principalmente a espanhola, a inquisição das bruxas com os puritanos e protestantes e os processos das outras insiquições como na frança onde acusaram joana d'arc, a respeito do Nicolau eimeric, escritor do Malleus Malleficaram ter sido exilado na espanha e protegido pelo rei da espanha. Um forte abraço e sucesso pro canal do senhor
Super interessante esta passagem. Vejamos a lógica da época! Se os maridos não quisessem esta passagem, afim de não terem tal "influência" sobre as mulheres. Isto iria totalmente contra o arbítrio, e o direito das pessoas (mulheres), de se arrependerem, não existiria, e com isso deixariam de ganhar o perdão divino. Mais não seriam, apenas elas a perderem. Pois a nenhum homem, foi dado o direito, de impedir ao seu semelhante de arrepender-se, afim de atrair para si o apedrejamento do julgo eterno. E assim, o próprio homem, perderia a honra e a oportunidade de elevar-se diante de Deus em sua humildade, por liberar o seu o perdão ao próximo. Seria então, ilógica a ideia de jamais errar-se, sendo nós meros mortais, fadados aos tropeços que este mundo material nos dispõe sutilmente a cada dias, até o fim de nossos dias. Fato!
Henrique, boa noite! Tudo bem? Acompanhei seus vídeos sobre Alquimia e gostei muito das suas análises e referências, gostaria de saber se você tem interesse em algum dia falar sobre o disco do Jorge Ben "A tábua de esmeralda". É um disco atemporal que existem várias referências herméticas e ocultas. Sucesso na sua caminhada e seu conteúdo é ímpar!
Venha da onde vier, seja quem for, a pessoa que se dedica a estudar as mensagens atribuídas à esse personagem, entende que esses textos, de profunda sabedoria Cósmica, mudariam o planeta para um nível melhor.
Henrique parabéns por sua postura de divulgar o conhecimento! Muito legal sua dedicação à ciência e sua força contra fundamentalismos e dogmas! Muito obrigado!
Professor Henrique, já te pedi esse vídeo porém vou insistir mais um pouco hahaha: Eu gostaria de saber qual a opinião dos povos vizinhos dos israelitas sobre eles. Na Bíblia, fica claro a opinião dos israelenses sobre os filisteus, os Cananéia, os babilônios etc Mas nunca sabemos a opinião deles sobre os israelenses. Abraços e adoro seu canal❤
Eu fui dar uma olhada na minha bíblia Ave Maria que eu tenho desde a minha catequese e tem uma nota de rodapé referente a Jo 7,53, que é o último versículo do capítulo 7, que diz assim: "Os onze versículos seguintes [referentes à mulher adúltera] faltam em muitos manuscritos e, embora sejam canônicos, parecem ser uma adição posterior a São João"
Amei o vídeo com todo o conteúdo e as excelentes respostas. Fico feliz que nesse mundo alienado ainda tenha pessoas como o senhor, professor. Parabéns pelo seu trabalho!
Sou católico e isso não muda em nada a minha fé, existem vários manuscritos diferentes da bíblia com as mais variadas diferenças nos textos. O que importa é que o magistério da Santa Igreja escolheu com ajuda do Espírito Santo o cânone e a versão que realmente foi divinamente inspirada ao longo desse processo. A fé do religioso que sabe estudar não se abala por detalhes tão simples.
Brilhante trabalho Professor. Obrigado. Apenas para acrescentar, existe uma psicografia de Chico Xavier em um livro escrito pelo espírito de Humberto de Campos, onde o relato desta Parábola é igual ao contido no Evangelho Armênio do século X.
Eu já tinha ouvido falar sobre isso no canal " 2 dedos de teologia" muito importante, se for falar pra alguém hoje que deveria tirar essa parte da bíblia, ninguém vai acreditar, ainda vão taxar de herege.
eu sou cristão, e considero essa passagem como nao canônica, a versão da bíblia que uso, nao tem essa passagem. nao generalize como ninguém vai acreditar. muitos nao vão. realmente. mas nem todo cristão do mundo é leigo com respeito a esse assunto .
Só temos a certeza que ela não está nos manuscritos mais antigos que sobreviveram e que ela aparece nos manuscritos do século IV-V. Mas não sabemos se ela estava ausente no evangelho original de Lucas. Portanto removê-la hoje poderia significar sim uma perda.
11:30 ""tem os mesmos"", com muitas aspas, pq protestantes tiraram passagens sim, pois não iam de encontro com a doutrina deles de que "somente pela fé se salva"..
Boa tarde professor mais uma excelente aula! E como diz o Faustão: Oh louco, quem sabe faz ao vivo! Parabéns, por mais uma vez ter transformado o limão, numa limonada geladinha! Abs
otimo video, sempre é exelente saber sobre a formaçao historiaca das escrituras. Se possivel, porfavor faça um video sobre os costumes antigos evidenciados na biblia, por exemplo na parte em que abraao faz a aliança com abraao e por ai vai.
A passagem de que Jesus escreve no chão os pecados deles é bem interessante, talvez ele escreve no chão os pecados junto com os nomes de cada um deles que estavam ali para apedrejar a mulher, já que em Jeremias 17:13 fala que os nomes daqueles que se desviam do Senhor, teriam seus nomes escritos no chão.
Elen White, foi fundadora da Igreja Adventista. O livro que ela escreveu não se baseia em fontes historicas, mas na fé da autora. Todos os livros citados, cujo os autores sejam pessoas pertencentes a alguma religião, são enviesados pela fé do autor. Eles jamais vão escrever algo que vá contra sua fé, mesmo que tenha um fonte histórica dizendo ao contrário.
O envizamento vale para tudo na nossa vida não é só religioso mas grupos políticos e ideológicos, até mesmo a ciência poder ser enviesada isso de acordo com Karl Popper se não mim engano
📜 Referências na descrição!
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA12 para 12% de desconto.
Henrique, o que se vem divulgado sobre os "icons russian", eu já sabia há vários anos, a respeito da melaninca bem escuras de Cristo, Miriã, e seus apóstolos; é um fato que "escandaliza" o mundo por ser factual e verídico... Mas, conclusões à parte, eu gostaria de saber se vc já fez ou irá fazer algum estudo "profundo" e realista sobre os "icones russos" e sobre as "Madonas pretas" espalhadas em várias igrejas da europa.... Se puder dizer, agradeço. Seu canal é ótimo rapaz. Parabéns!😇 📜📜📜
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏
Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco padre José Eduardo, e padre Paulo Ricardo.❤️
COMO ELES TRANSLITERAM PARA A NOSSA LÍNGUA ESSAS HISTÓRIAS SE OS PAPIROS ESTÃO TODOS ACABADOS, E AS HISTÓRIAS VEEM COMPLETAS???????
Rússia Coreia do Norte China Estados Unidos QUAL VAI ARIRAR A PRIMEIRA PEDRA? JESUS ERA SO UM PROFETA. se matassem o filho de deus vcs nem teriam vindo pra terra DEUS SABE TUDO,NAO SABE?
Papel aceita tudo e só saber escrever carnes(verbos) perder o que jesus?? A vida? Tu NAO E A VIDA???? NEM VOU TE PROCURAR...JARDIN NE JUDAS? QUAL DELES??? PAPEL ACEITA TUDO SO SABER ESCREVER
acho incrível como ele foi extremamente educado e tranquilo com um cara q foi mó groseiro com ele, tá de parabéns Prof
Quem teve uma boa educação e tem o costume de ler bastante sabe que e a pessoa que está em desequilíbrio e não ele ou nós.
Me identifico com ele nessa questão.
Quando te xingam ou são grosseira tenta sempre lembrar que e a pessoa que está nessa situação e não você, o que ela quer e que vc tbm reaja como ela.
@@rodolfosa4694Nada disso. Ele apenas aplicou a máxima "atire a primeira pedra"... Ou seja, já deve ter xingado muita gente. 😅
Aquele que não tiver pecado que atire o primeiro comentário desaforado
Infelizmente hoje em dia, existe cristão de mente fechada... uma doce tristeza
O anonimato é a raiz da falta de educação nas redes sociais.
Alguém ignorante quis dar uma de entendido nos comentários e acabou levando uma resposta primorosa, que segue todos os critérios científicos e metodológicos, digna de uma boa crítica textual! Parabéns!
Sou cristã, tenho 18 anos e sei que ainda tenho MUITO a aprender, mas percebi que uma das melhores formas de louvar a Deus é estudando, buscando a sabedoria. Afinal de contas, Deus é o ser mais inteligente, então nós, como sua criação, devemos seguir os seus passos.
Obrigada, professor, pelo admirável trabalho de ensinar (confesso que estou maratonando seus vídeos). Deus abençoe sempre.
Exatamente. Romanos 12:1 revela isso
@@pytukae3399 Boa lembrança! Devemos ter esse culto racional.
Comecei minha jornada como você, ainda aos 16 anos. Hoje aos 24, já não sou mais cristão, mas ainda sim creio na existência de um deus e na espiritualidade, e busco a conexão com deus e minha espiritualidade através da compreensão da natureza (ciências naturais) e experimentação espiritual. O que eu tiro deste curto tempo de 8 anos de estudos é que a única forma de se conectar à criação é através de sua compreensão e da completa negação de qualquer antropocentrismo, bem como qualquer dogma.
Eu amo os videos do estranha história, me sinto 500% mais inteligente
Video de quase 30 minutos de resposta a Hater? EXCELENTE
😅
e o mais importante, conteúdo excelente, informativo, com referências...
E que resposta, senhores.
Semana passada me deparei com um apócrifo de Suzana e Daniel - se a história lá contada não for, exatamente a referência que Jesus está usando quando disse: "aquele que não tem pecado..." Eu não sei mais de nada 🫠🫠 Deem uma conferida, galera! Gostaria da opinião de vcs. Tenho pra mim, que Jesus usou uma história real.
Por que a pessoa precisa discordar de maneira tão grosseira e arrogante?! Parabéns (também) pela paciência e elegância, professor!
Pessoas que se identificam com ideias e pensamentos, logo quando essas ideias são confrontadas, essas pessoas imaturas se sentem ofendidas... nada mais que falta de autoconhecimento.
A crença é o porto seguro de muita gente. No primeiro sinal de que o seu chão pode ser mexido elas reagem com agressividade. É o medo de perder sua base que pra elas é imutável, eu acho 🤔
Que delícia esse vídeo vir automaticamente depois de um vídeo aleatório. Eu sou tão viciada nesse canal que eu posso estar vendo até músicas infantis em inglês que o vídeo seguinte vai ser daqui. Ainda bem que meu yt está bem treinado
Treinar o UA-cam é Extremamente importante em tempos contemporâneos, que sorte
Esse tipo de vídeo é ótimo para cristãos como eu serem incentivados a não somente ler a bíblia, mas também estudar a história daquilo que esta escrito no manual de instruções da sua vida, e também aqueles que escreveram.
O grande problema é que muitas pessoas interpretam esse tipo de vídeo como uma afornta a sua fé; eu fico imaginando como Paulo ficaria envergonhado sabendo que ele arriscou a própria vida para espalhar a palavra, pra que hoje em dia os "crentes" se ofendam com vídeo de UA-cam (E olha que na epoca de Paulo a bíblia nem era unificada).
Enfim! Excelente vídeo, obrigado por abrir meus olhos a mais um aspecto da história da minha fé; Deus te abençoe grandemente meu amigo.
😊
Dai você percebe que a bíblia é obra de invenção humana.
Rapaz. Que tranquilidade e elegância na maneira de responder e explicar.
Eu sou cristã e gosto muito desse canal e claro o conteúdo em si
Com o tempo eu percebi que existem textos adicionados na Bíblia que são selecionados por estudiosos e eu não sabia disso,nunca me ensinaram e achava que a Bíblia era um livro místico que alguém achou em uma montanha 😂😂😂
Com os meus 21 comecei a estudar teologia e isso abriu meus olhos,infelizmente muitas denominações atacam feio as pessoas que fazem estudos mais afundo na Bíblia ou no cristianismo em si….por exemplo Noé e Moisés estão no alcorão claro que com interpretações diferentes e aquilo me fascinou,óbvio que muitos vão falar que é balela e que se deve somente usar a Bíblia como uma prova de que o cristianismo é real
Vídeos assim me faz entender melhor as origens cristãs mas infelizmente muitos religiosos preferem atacar ou falar a clássica frase que nunca sai da cabeça “isso é o diabo” “não contradiz a Bíblia,Deus castiga” e por aí vai
Eu agradeço de coração o seu conteúdo amei as recomendações de livros e já vou colocar na minha lista!
Um abraço. ❤
Concordo contigo.
Um dos mostivos que me fez me afastar da igreja evangélica a qual fui criado foi justamente o anti-intelectualismo muito forte, com pastores ignorantes que abertamente falavam mal de teologia e de quem tinha interessa em ler a bíblia de maneira mais profunda, afirmando que não é pra entender só crer. Sem falar das tremendas distorções que faziam dos textos para justificar suas doutrinas, especialmente teologia da prosperidade. Nunca vou esquecer quando um pastor afirmou que Êxodo 23, 26 era sobre dinheiro e prosperidade financeira.
Tudo isso e mais algumas coisas, especialmente espirituais, me fizeram aos poucos me aproximar da igreja católica e não me arrependo nem um pouco desta decisão. Só me arrependo de não ter conseguido tirar minha família daquela igreja evangélica da qual eu fazia parte, pois é uma igreja desunida operada por homens ignorantes com praticamente zero conhecimento teológico que abertamente distorcem passagens para enganar os fiéis, que Deus tenha piedade de suas almas.
@@MarcosSilva-wb2mt poxa sinto muito pela sua família 😢
Fico feliz que você conseguiu achar uma igreja melhor!
Mas eu entendo sua parte completamente,infelizmente nos dias atuais se você discordar é capaz de te julgar ou falar que tem “demônio” 🙄
@@eduardaoliveira1418
Ainda mais se discorda dos auto-proclamados "homens de Deus", que muitas nem ler direito sabem, e ainda por cima ser ameaçado com "maldições" por fazer isso.
@@MarcosSilva-wb2mt a ignorância e a carteira fala mais alto 🙄
Estudar o que você gosta ajuda muito. ❤
Sou graduanda em letras/ grego antigo pela UFF. Adoro seus vídeos e sua pesquisa acadêmica, não apenas eu, como meus amigos de filosofia tbm. Acompanhamos assiduamente seus vídeos
⚜️😳
Olá Daleth, o que achou do curso, poderia me recomendar algum material de opinião, eu gostaria de aprender grego koiné para estudar o novo testamento
O que sempre me incomodou nesta passagem é: por que só a mulher? Cadê o cara que estava com ela? Ele não pecou também?
Excelente vídeo Henrique, é tão bom escutar alguém que estuda e mostra de onde vêm as fontes para a informação.
Assisti um vídeo de um judeu afirmando que essa história é muito frágil e um dos pontos que ele levantou foi que, na tradição dos judeus, o homem também seria levado a julgamento.
Eles próprios armaram contra a mulher. Claro que eles não iriam trazer o cara, mas acobertar. Isso tudo foi pra testar Jesus em alguma palavra. Leia o livro O Desejado de Todas as Nações, de Ellen White. Tem em PDF na net.
provavelmente so ela foi pega.
Verdade Fabiana, sempre me fiz a mesma pergunta...
Não é necessário mais do que a mulher para ensinar o que essa narrativa objetifica. Que é contrapor a teologia vigente do Templo de Jerusalém de condenação e que só com o derramamento de sangue que há o perdão dos pecados.
O autor do texto quer contrapor essa visão teológica.
Sou historiador, com especial predileção pelo estudo do Oriente Antigo e da Mesoamerica pré-colombiana. Além de me interessar sobremaneira pelo Brasil dos tempos pré-históricos. Neste momento termino de revisar um livro que escrevi sobre Jesus. A ideia é lançá-lo ainda este ano. Seu título será: "Jesus para livres pensadores". Considero um verdadeiro deleite assistir cada um dos vídeos do Henrique! 👏🏼👏🏼👏🏼
Onde eu acho seu livro?
@@humanamentepossivel9316 Olá! Está nesse momento sendo revisado pela editora para ser publicado em breve! Assim que possível, farei a divulgação.
Jesus histórico? Qual as fontes que usou para o livro ? Conhecimento nos liberta!! Parabéns pelo livro .
@@andregalli Olá! Além dos evangelhos e cartas apostólicas, que sim, forçam muito a barra por serem apologéticos, existem documentos como algumas raras menções do historiador Flávio Josefo (uma delas sem dúvida um acréscimo de outro autor desconhecido), citações de autores romanos, arqueologia, estudos sobre a Galiléia (o que era ser um galileu, algo fundamental para compreendermos o pensamento de Jesus), dentre outros materiais.
@@jacklogan16 muito top, parabéns!!!
Isto é simplesmente uma lição de MORAL e não ser "boca aberta" sem noção! Parabéns mestre!
Quem busca a 'verdade' deixa de ser religioso e se torna espiritualizado, compreendendo o aprisionamento mental que 'instituições' colocam os seguidores. Ser 'honesto' consigo mesmo é muito mais difícil do que parece e um grande desafio. Parabéns pela candura e benevolência!
Nem isso é totalmente certo, a pessoa pode ser religiosa sem ser fundamentalista. Existe beleza nos rituais religiosos, a única coisa que não me desce é autoritarismo e arrogância quando assunto é diferentes crenças, e isso realmente não tem como ficar quando se estuda a Bíblia honestamente.
Muito VDD.
Vcs se julgam tão superiores kkkkk
Um pássaro tem todo o direito de permanecer numa gaiola, satisfeito com o alpiste que ganha, enquanto outro tem o direito de voar sozinho, sem saber onde encontrará alimento. Escolhas... Nenhuma implicação com 'julgamentos', cada um tem as suas... Mas, alguns além de se manter na gaiola, preferem desprezar os que preferem voar... Quem julga quem?
@@Neo-Code-IT-Education🤓☝️
Quem nunca errou q atire a primeira pedra (uma e pedra é jogada). vc nunca errou? um bêbado responde: dessa distancia não!
😅😅😅😅😅
A versão que eu conheço é: "Quem nunca errou, que a atire a primeira pedra". Uma pedra acerta em cheio a sua cabeça. A multidão admite: "Esse realmente não erra uma!". 😅
Só lembro do episódio onde Moisés desce do Monte Sinai com as tábuas da lei, onde estava escrito "não matarás" e, logo em seguida, Deus manda matar todos que estavam adorando o bezerro de ouro.kkkkkkk "Moisés, sabe aquilo que acabei de te falar? Esquece!"
tem uma versão em que a Virgem Maria taca a pedra (já que ela nunca pecou)
😅
Você é tão foda que faz o cara se arrepender de ter comentado, e faz isso com toda a elegancia e inteligência ❤
Fascinante! Já estive em discussão com amigos evangélicos sobre essa passagem em particular. Mas o cerne da questão seria a contradição cada vez mais insustentável da tendência atual dos evangélicos a recorrer com mais frequência ao Velho Testamento do que ao Evangelho que os define. É uma discussão mais política do que teológica, confesso, já que os evangélicos estão escolhendo mais essas passagens para justificar suas escolhas políticas. Então a questão que coloquei foi se eles seguiram a lei de Deuteronômio ou o perdão de Cristo no caso da mulher adúltera. Mas vejo que o imbróglio é antigo.
@eo2586 Por que a questão seria ilógica? Acho que você se prendeu a uma questão de gênero que não foi posta e na especificidade da penalidade no Velho Testamento para o caso de adultério. A propósito, não trouxeram para Jesus o casal de adúlteros, mas apenas a mulher adúltera. Mas o principal do argumento te escapou: por que Jesus argumentou em favor da mulher e não pela aplicação da lei bíblica? Porque Jesus pregou o perdão e o amor ao próximo (João 13:34 "amai-vos uns aos outros") e muitos cristãos atualmente recorrem mais às leis do Velho Testamento para justificar a violência ou o seu apoio aos violentos, esquecendo esse novo mandamento.
Admiro demais a sua classe, tranquilidade e educação com pessoas grosseiras como essa, e sua humildade é conhecimento é algo realmente fantástico. Fico de pé para aplaudi-lo, adoraria ter tido um professor como você na minha juventude.
Excelente video. Claro, objetivo, preciso. Históricamente existem várias lacunas e falar sobre isso nas redes sociais, exige também coragem para enfrentar opiniões agressivas. Parabéns.
Henrique vc tem futuro man, não larga o canal nunca por favor kkkk. Eu acho interessante você utilizar bastante da palavra "honesto", porque desde quando comecei a estudar inglês eu percebi o quão essa palavra é mais difundida no idioma inglês do que no português, talvez seja impressão minha, mas desde então utilizo muito e essa palavra é libertadora.
Gratidão por sua HONESTIDADE!
É a história relatada sem nenhum preconceito.
Relatos feitos com fidelidade e honestidade.
Parabéns ❤
Professor, você me inspira cada dia mais a estudar e poder humilhar meus inimigos com tanta classe e humildade quanto você. Obrigada.
Não importa se o Henrique é ateu ou agnóstico ou tenha algum tipo de fé. Um historiador pode ter algum tipo de fé, mas ela seria uma fé racional. Ele não faz os vídeos para desacreditadar a fé dos que assistem. Ele apenas joga luz ao que muitos acreditam ser literal.
O grande problema é que a fé não resiste diante da razão. Fé é o oposto de conhecimento.
@@MeninoLegolas... Ah, resiste! Resiiiiste... RESISTE!! A desgraça resiste contra toda evidência em contrário...! 😣
@@socratesbandeiraCria-se a ilusão de que resiste, é diferente de resistir de fato.
@@MeninoLegolasé completamente viável que a fé resista a razão quando você começa a entender em que, de fato, deposita a sua fé. Já fui católico, evangélico, agnóstico, ateu... Hoje me considero universalista e consigo "beber" de diversas fontes - inclusive do ateísmo - sem a necessidade da fé cega. Tenho fé no que me constitui e no que sinto e reconheço em mim como sendo o criador, independe do nome que seja dado a ele, independente do que ou de quem ele seja.
@@MeninoLegolas Não, fé é o oposto de incredulidade. Oposto de conhecimento é ignorância, que é o que você exibe ao não saber nem definir fé.
No evangelho de João, inclusive, fé e conhecimento são apresentados juntos.
Sou cristão e posso dizer que, apesar de ter descoberto este canal recentemente, tenho aprendido coisas que antes não tinha conhecimento. E sim, eu busco estar sempre estudando sobre tudo, ciência, matemática, história, arqueologia, teologia, etc. Conhecimento nunca é demais. Seu canal tem sido um canal de benção para mim, e vou continuar por aqui, buscando mais e mais informações. Deus te abençoe!
Se buscar as informações apenas por este canal logo logo deixará se ser cristão. Pelo menos é este o objetivo de quem faz estes vídeos.
“Somos fascinados pelas palavras, mas onde nos encontramos é no silêncio por trás delas”. Ram Dass. , com Amor e Gratidão.
Excelente vídeo, já sobre o comentário raivoso que motivou este video a minha opinião é a seguinte: por mais belo que seja um jardim, nele sempre nascerão ervas daninhas - que deverão ser arracadas dali. Por melhor que seja o celeiro de grãos, dele sempre se aproximarão or ratos - que deverão ser combatidos pois transmitem doenças. Por melhor que seja um video nas redes sociais, nos comentarios sempre aparecerão os "haters". Os "haters" são os ratos e as ervas daninhas das redes das redes sociais e valem a mesma coisa que os seus semelhantes.
Parabéns pela analogia!! Achei muito interessante
Na História, tudo é baseado em evidências. É preciso citar a fonte. Entendo que tem pessoas que se sentem frustradas, temerosas e perdidas quando informações cientificas abal sua fé. Mas não da para criticar um historiador sério como o Henrique, baseado em achismos enviesados para tentar dar fidedignade a sua fé. É incrível como tem pessoas que fazem comentários em vídeos de canais científicos, com a intenção de desacredita-los.
Acho que as críticas não tem relação com a fé. Praticamente em toda Bíblia que conheço é dito que esse trecho foi adicionado. Isso não é novidade. E não abala a fé, a não ser daqueles mais ignorantes ou que nunca leram o livro.
Essas pessoas buscam por viés de confirmação e tudo aquilo que contradiz suas concepções pré-estabelecidas é mal visto e deve, segundo elas, ser combatido e exterminado!
@@victorpetrarca2471Esses que você citou são apenas 80 ou 90% dos seguidores
@@VirginioF ehh... daria pra fazer essa crítica. Kkkkkkk... mas evangélicos, em geral, conhecem muito bem a Bíblia. E uma parte dos católicos tbm. Eventualmente, isso não quer dizer que a interpretam bem, tbm. Mas o que estamos falando aqui não entra em interpretação.
@@victorpetrarca2471 Não, deve conhecer hoje em dia o público mais jovem que tá na empolgação. Mas a maioria aprende só o que escuta do pastor e ouvir as interpretações dele sobre a bíblia não é conhecer a palavra, beleza? Conhecer é você mesmo ler a bíblia e tirar suas conclusões e a maioria não faz isso, seja, evangélico ou católico. Você deve conhecer pessoas que fazem isso e acha que a maioria faz, mas não fazem
Parabéns pelo seu trabalho, é libertador conhecer a história e ver o quanto somos ludibriados por conveniências ideológicas, políticas etc.
"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará"🙏🏽🙏🏽
Como pôde? O cara faz um vídeo enriquecedor pra caraca e ainda diz q é só pra tapar buraco, genio dms
Rapaz, de repente, vem um cara sei lá de onde (possivelmente um curioso sobre o assunto) e, pretensioso, começa a questionar um cara que é DOUTORANDO em história (inclusive o chamando de mentiroso!). Diga aí!😂
Entenda-se o seguinte: o problema não está em questionar - isso é legal, cria aprofundamento no assunto, mas na forma que se questiona.
Henrique, parabéns pela resposta culta e didática.
Mesmo ele estando errado o mesmo está certo em questionar.
O fato de alguém ter um doutoraro não o faz dono da verdade.
Deixa de ser Gado e questione tudo e sempre, seu baba ovo conformista.
Essas pessoas buscam por viés de confirmação e tudo aquilo que contradiz suas concepções pré-estabelecidas é mal visto e deve, segundo elas, ser combatido e exterminado!
Para você ver o tamanho do ego das pessoas, elas pensam que só elas pensaram nessa hipótese dentro desses 2 mil anos de Cristianismo
@@wallace5141Está falando do professor ou do comentário mal educado? É que tem pelo menos 1500 anos que o texto aqui questionado foi aceito por todos e será que ninguém pensou em outra hipótese?
Com todo respeito, "seja honesto" foi o mais impressionante e finalizador!
Lapada seca kkkkkkkkk
Sensacional o vídeo! Como eu amo ver esse "cara" falar sobre a bíblia, uma das pessoas mais honestas que conheço para falar os fatos como eles se apresentam na história! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤❤❤🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Lindo vídeo!!!! Não sobrou NENHUMA dúvida!!!!
Hora de buscar novas dúvidas, então! Kkk
O trabalho e qualidade desse canal é absurdo
O que explicaria esse trecho aparecer em lugares diferentes dos Evangelhos de João e Lucas dependendo do manuscrito? Porque imagino que se o texto fosse inserido por um escriba em um lugar, as próximas cópias a manteriam nesse mesmo lugar, a não ser que os copistas já soubessem que o texto era uma inserção. Mas penso que se já soubessem, não faria muito sentido manter o texto ali ou menos ainda mover, já que como foi dito no vídeo, não era uma prática comum remover ou adicionar trechos.
Muito interessante seu comentário.
Talvez essa história fosse oral em muitas comunidades, num mundo de analfabetos, logo algum escriba achou por bem que esse trecho deveria ser de algum lugar do texto sagrado e assim foi se reproduzindo a tal ponto de não se saber se tinham incluindo o texto. A gente só sabe disso hoje pela crítica textual e os achados arqueológicos de manuscritos mais antigos.
@@kaltentrovsky7238É isso que eu penso, provavelmente essa história era muito conhecida nas comunidades cristãs por meio da oralidade.
Você tem toda razão. E mais, ser professor e doutorando, por si só, não isenta ninguém de usar seu próprio viés para formular sua HIPÓTESE (porque provado não está) científica.
Para mim o que explica é que a tradição oral provava que a passagem realmente ocorreu, mas não estava nos evangelhos. Então, as pessoas acharam por bem incluí-la para que não se perdesse.
Já pensou em dar aula? Simplesmente nao sobra nenhuma dúvida em seus vídeos! Parabéns
Parabéns! Preciso como sempre!
Valeu, Marco!
Henrique, só hoje encontrei seu canal e gostei muito. Obrigada por seu trabalho de pesquisa. Você contribui para me informar melhor e trazer esclarecimentos úteis! 👏🏽👍🏿
Como diz o professor Osvaldo Luiz Ribeiro: "se a história fosse real, no momento que Jesus dissesse tais palavras, a mulher seria destroçada de tanta pedrada"
Mas se a Bíblia armênia está certa jogariam sim as pedras fora...
Exato!
Todos ali eram santos?
Perfeito. (Meu "perfeito foi pro comentário geral, e nao pra pergunta da lilia)
Não, mas todos achariam que eram santos 😂 Tal qual nos dias de hoje, que muito julgam e, na verdade, são piores que os "réus" que condenam@@lillamodestodealmeida3614
Vídeo simplesmente sensacional, e NECESSÁRIO. Adorei a mensagem do final, são muitos que possuem um acervo a ceu aberto de informações autênticas em museus e livros reunidos a muito custo histórico mas simplesmente fecham os olhos em puro negacionismo. Digo que são essas pessoas DESONESTAS consigo mesmas.
Na história da mulher adultera há dois fatos que geralmente são ignorados: ela foi pegada em adultério, mas só trouxeram a mulher. E o homem que com ela estava? Isso denota hipocrisia dos que a trouxeram a Jesus. O segundo fato é onde Jesus escrevia, e não o que escrevia. Ele estava no alpendre de Salomão, que era feito de mármore branco. Não escrevia na areia, mas na sujeira do templo. Então se havia rigor com a lei, por parte dos que trouxeram a mulher, deveriam primeiro cuidar do templo.
Que excelente observação. Vale uma pesquisa
@@clebervalhala Deuteronômio, 22:22 - Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.
Excelente observação
Desculpe, más, ela não foi "pega", mas, sim, pegada. A conjugação do verbo pegar no Particípio, usamos o verbo "Ir" como auxiliar, no pretérito, e o principal "pegar" com o sufixo "ado" ou "ada". Assim a conjugação certa é "a mulher foi pegada em adultério, e, não, "pega" em adultério.
@@CHICODEPOMBAL Obrigado! Já corrigi.
Encontrei o seus vídeos por acaso, e fiquei fascinado pelo seu conhecimento além de proporcionar de onde acessou. Isso é importante. E vc tem razao. Hoje temos acesso a várias informaçoes do que provavelmente aconteceu séculos passados. Infelizmente o igreja do fica aprisionado somente ao teologismo de qualquer fé, e esquece que a história, arqueologia e demais arcabouços buscaram compreender o que realmente é. Agradeço pelas doutrinas apresentadas, será de grande ajuda.
Sou evangélico e você faz um trabalho sensacional! Continua irmão.
Excelente explicação , me sinto motivado a ler a bíblia , com as suas explicações sobre a historia muitas coisas mudam .. Obrigado !
Eu fiquei super curioso quando ouvi de você agora que essa passagem está na bíblia. Sou testemunha de Jeová e estudei a bíblia a vida inteira e nunca tinha ouvido falar. Foi aí que me lembrei que João 8 começa no versículo 12 na Bíblia das Testemunhas. Nas notas de rodapé falam sobre o questionamento da veracidade dos versículos anteriores.
Muito bom agora conhecer a história completa deste relato, e concordar plenamente com a remoção do mesmo.
a segunda oração é contestável
Sangue.
Parabéns pela categoria e embasamento, educação e cordialidade para responder a um ataque mal educado e até maldoso… Aprendi bastante. Obrigado
Enrique, você é um verdadeiro bramane, obrigado por existir! Fazia tempo que não via pessoas iguais a você 🙏
Henrique, parabéns pelo seu trabalho! To no final da graduação em história e é um refresco ver um conteúdo tão bom e com rigor igual o seu, de verdade :)
Uma sugestão: seria muito legal um vídeo sobre a história das filhas de Ló (é claro, se não prejudicar o canal, devido à linguagem). Vejo muitas interpretações erradas e gente lendo esse texto bíblico de forma literal
Fui criado na igreja evangélica, mas hj, acho que dizer que a Bíblia é a palavra de Deus é uma posição difícil de defender, intelectualmente falando.
Não tem escrito nas Escrituras que a bíblia seja a Palavra de Deus,mas as Escrituras contém a Palavra do Suposto Deus.
E mesmo se for a palavra de Deus de fato, ela foi escrita através do homem
@FicaFrioRec Você viu quem escreveu escrevendo ?
Quem sente sua fé ferida com vídeos como esses feitos nesse excelente canal é porquê na verdade sua fé já está doente.
Eu adoro esse canal , sua dedicação me cativa Henrique
Eu fiz seminário no começo dos anos 2000, viamos situaçoes como essas nas aulas, sempre foi tratado com naturalidade, eramos incentivados a aproveitar o ensinamento a despeito de se o texto é inclusão posterior ou se personagem x ou y nao existiu realmente, o importante é o ensinamento.
Estou afastado do cristianismo enquanto religião há aproximadamente 15 anos, não q não me considere cristão, me considero, mas tenho minha própria forma de enchega-lo.
Seus vídeos me incentivaram a reler a Bíblia, agora com minha nova bagagem, esta sendo uma leitura, no mínimo, interessante =]
Então você já percebeu que o professor em todos os vídeos tem o objetivos de refutar a Bíblia e, assim, convencer as pessoas a abandonar a fé, revelando seu forte viés ateu. Vale a reflexão para que assistamos com cuidado.
❤❤❤ Muito obrigada AMEI saber mais sobre esse trecho, e muito, muito obrigada mesmo por sua honestidade. É exatamente isso que se espera de um ótimo professor. ❤❤❤
Professor, eu sou cristã evangélica e mt do q vc falou eu já sabia. Descobri sozinha lendo as introduções que vêm nas bíblias. Eu nunca tive bíblia de estudo, mas eu gosto de ler introduções, principalmente as introduções das bíblias. Sempre vem informações super relevantes, e foi nisso q aprendi que os colchetes são usados para indicar que aquele texto não se encontra nos manuscritos mais antigos.
Essa história da mulher adúltera, q eu tbm creio ser sagrado e não duvido de sua canonicidade, eu já sabia q não está presente nos manuscritos mais antigos encontrados até hoje.
Mas enfim, o que quero dizer é q me espanta o fato de q a maioria simplesmente não lê a introdução da própria bíblia. Como pode isso? Outra mania q me irrita no br médio é q, por não lerem as introduções, não compreendem de onde vieram as traduções e saem criticando tds as traduções q divergem da Ferreira de Almeida. Nossa, isso me irrita! Acham q só existe 1 manuscrito q reúne todo o Novo Testamento? Tipo, sei lá, mas a leitura ou o estudo de como são feitas as traduções devia ser mais incentivado nas igrejas pq isso ajuda a compreender o sentido teológico das escrituras.
Professor, que resposta com classe. Parabéns.
As pessoas vivem na ignorância e desonestidade, inclusive, para consigo mesmo e acreditam que todos vivem assim.
A sim tem qualidade aí eu aprendo mais um pouco, esse assunto tão mau entendido.Parabens para você professor,tenha um excelente dia.
Excelente aula. Séria e bem fundamentada.
Outro questionamento que posso fazer sobre João Ferreira de Almeida (24:00) é se ele poderia ter na época em que viveu (século XVII) evidências - manuscritos - sobre as passagens supostamente extraída do texto bíblico. O apresentador trabalha com a hipótese de preservação total dos fontes escritas até os dias de hoje, quando sabemos da vulnerabilidade dessas fontes antigas e possibilidades de perdas dessas evidências ao longo do tempo.
Parabéns professor pela educação, respeito e sinceridade
Seu canal é o cumprimento de João 8:32!
Por já te seguir há um tempo, sou testemunha de sua honestidade intelectual!! Parabéns por sua postura de constante abertura ao diálogo! Gostaria de acrescentar que a "Bíblia de Estudos de Genebra", baseada da tradução de João Ferreira de Almeida, tb corrobora o fato de que a perícope encontra-se deslocada no Evangelho de João. E tb a "Bíblia King James", multidenominacional, com Estudo Holman, diz que é "duvidoso" que o relato seja parte de João. Admite que a perícope foi deslocada do Evangelho de Lucas. 👍👍
Eu sou católico e atesto: a Igreja sempre ensinou que a fé católica se sustenta num tripé, Escrituras, Tradição e Magistério em função de problemas como esse que emergem naturalmente da natureza histórica do Novo Testamento.
Exatamente! Interessante, aliás, perceber que do ponto de vista estritamente historiográfico a "resposta" sobre se a o fato teria ocorrido historicamente ou não, a rigor, é um sonoro "não sabemos", seguido por conjecturas de ordem probabilística.
Excelente conteúdo! Muito obrigado por compartilhar a verdade.
seria legal o senhor explicar ou fazer um vídeo a respeito das brigas e conflitos de interesse na inquisição, principalmente a espanhola, a inquisição das bruxas com os puritanos e protestantes e os processos das outras insiquições como na frança onde acusaram joana d'arc, a respeito do Nicolau eimeric, escritor do Malleus Malleficaram ter sido exilado na espanha e protegido pelo rei da espanha. Um forte abraço e sucesso pro canal do senhor
Super interessante esta passagem. Vejamos a lógica da época! Se os maridos não quisessem esta passagem, afim de não terem tal "influência" sobre as mulheres. Isto iria totalmente contra o arbítrio, e o direito das pessoas (mulheres), de se arrependerem, não existiria, e com isso deixariam de ganhar o perdão divino. Mais não seriam, apenas elas a perderem. Pois a nenhum homem, foi dado o direito, de impedir ao seu semelhante de arrepender-se, afim de atrair para si o apedrejamento do julgo eterno. E assim, o próprio homem, perderia a honra e a oportunidade de elevar-se diante de Deus em sua humildade, por liberar o seu o perdão ao próximo.
Seria então, ilógica a ideia de jamais errar-se, sendo nós meros mortais, fadados aos tropeços que este mundo material nos dispõe sutilmente a cada dias, até o fim de nossos dias. Fato!
Henrique, boa noite! Tudo bem?
Acompanhei seus vídeos sobre Alquimia e gostei muito das suas análises e referências, gostaria de saber se você tem interesse em algum dia falar sobre o disco do Jorge Ben "A tábua de esmeralda". É um disco atemporal que existem várias referências herméticas e ocultas. Sucesso na sua caminhada e seu conteúdo é ímpar!
Venha da onde vier, seja quem for, a pessoa que se dedica a estudar as mensagens atribuídas à esse personagem, entende que esses textos, de profunda sabedoria Cósmica, mudariam o planeta para um nível melhor.
Muito bom meu irmão! Gratidão.
Henrique parabéns por sua postura de divulgar o conhecimento! Muito legal sua dedicação à ciência e sua força contra fundamentalismos e dogmas! Muito obrigado!
Eu assistir vocês no podcast do inteligência limitada, foi um dos melhores que assistir
Muito educado, ilustre e honesta a sua explicação
Muito bom seus vídeos cara
Sou muito feliz pelo trabalho desenvolvido aqui no canal.
Muito obrigado mesmo!
Professor Henrique, já te pedi esse vídeo porém vou insistir mais um pouco hahaha:
Eu gostaria de saber qual a opinião dos povos vizinhos dos israelitas sobre eles.
Na Bíblia, fica claro a opinião dos israelenses sobre os filisteus, os Cananéia, os babilônios etc
Mas nunca sabemos a opinião deles sobre os israelenses.
Abraços e adoro seu canal❤
Parabéns por sua honestidade e não deixa os que não o são afetar seu entusiasmo 😊
Eu fui dar uma olhada na minha bíblia Ave Maria que eu tenho desde a minha catequese e tem uma nota de rodapé referente a Jo 7,53, que é o último versículo do capítulo 7, que diz assim: "Os onze versículos seguintes [referentes à mulher adúltera] faltam em muitos manuscritos e, embora sejam canônicos, parecem ser uma adição posterior a São João"
O que importa é que são canonicos
@@zzzszzzszzz exatamente
Amei o vídeo com todo o conteúdo e as excelentes respostas. Fico feliz que nesse mundo alienado ainda tenha pessoas como o senhor, professor. Parabéns pelo seu trabalho!
O que você acha da King James 1611 com estudo Holman?
que aula, muito obrigado. Eu estou pensando em cursos teologia e seus vídeos me inspiram muito
Isso a Globo não mostra! Mas deveria...
Muito boa a explicação. Científica, objetiva e didática. Fico curioso para ver vídeos seus sobre religiões de origens africanas.
Faz um vídeo sobre os finais de Marcos
Amei a resposta. Foi sábio e manteve domínio próprio. Parabéns.
Siga FIRME professor... alguns querem apenas atestar suas crenças ao invés de ampliar sua consciências!!!
Sou católico e isso não muda em nada a minha fé, existem vários manuscritos diferentes da bíblia com as mais variadas diferenças nos textos. O que importa é que o magistério da Santa Igreja escolheu com ajuda do Espírito Santo o cânone e a versão que realmente foi divinamente inspirada ao longo desse processo. A fé do religioso que sabe estudar não se abala por detalhes tão simples.
Brilhante trabalho Professor. Obrigado. Apenas para acrescentar, existe uma psicografia de Chico Xavier em um livro escrito pelo espírito de Humberto de Campos, onde o relato desta Parábola é igual ao contido no Evangelho Armênio do século X.
Eu já tinha ouvido falar sobre isso no canal " 2 dedos de teologia" muito importante, se for falar pra alguém hoje que deveria tirar essa parte da bíblia, ninguém vai acreditar, ainda vão taxar de herege.
eu sou cristão, e considero essa passagem como nao canônica, a versão da bíblia que uso, nao tem essa passagem. nao generalize como ninguém vai acreditar. muitos nao vão. realmente. mas nem todo cristão do mundo é leigo com respeito a esse assunto .
A bíblia que tenho aqui em casa tem esse texto entre caixa [ ], e no rodapé indica que em muitos manuscritos antigos não há esse trecho.
@@ricardomattos-yy2vu qual sua versão?
Só temos a certeza que ela não está nos manuscritos mais antigos que sobreviveram e que ela aparece nos manuscritos do século IV-V. Mas não sabemos se ela estava ausente no evangelho original de Lucas. Portanto removê-la hoje poderia significar sim uma perda.
@@ricardomattos-yy2vu você é uma das raríssimas exceções... pode acreditar!
11:30 ""tem os mesmos"", com muitas aspas, pq protestantes tiraram passagens sim, pois não iam de encontro com a doutrina deles de que "somente pela fé se salva"..
Muito interessante....
Boa tarde professor mais uma excelente aula! E como diz o Faustão: Oh louco, quem sabe faz ao vivo!
Parabéns, por mais uma vez ter transformado o limão, numa limonada geladinha! Abs
Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho! Poderia fazer um vídeo listando todas as inserções tardias presentes nos quatro Evangelhos? Abraços
Cirúrgico como sempre! Grato pela aula.
2:04 "Mas não trazem não 😃"
otimo video, sempre é exelente saber sobre a formaçao historiaca das escrituras.
Se possivel, porfavor faça um video sobre os costumes antigos evidenciados na biblia, por exemplo na parte em que abraao faz a aliança com abraao e por ai vai.
Primeiro comentário! Você arrasa como sempre nos vídeos
Foi o terceiro, mas ninguém precisa saber... 😂
A passagem de que Jesus escreve no chão os pecados deles é bem interessante, talvez ele escreve no chão os pecados junto com os nomes de cada um deles que estavam ali para apedrejar a mulher, já que em Jeremias 17:13 fala que os nomes daqueles que se desviam do Senhor, teriam seus nomes escritos no chão.
Elen White, foi fundadora da Igreja Adventista. O livro que ela escreveu não se baseia em fontes historicas, mas na fé da autora. Todos os livros citados, cujo os autores sejam pessoas pertencentes a alguma religião, são enviesados pela fé do autor. Eles jamais vão escrever algo que vá contra sua fé, mesmo que tenha um fonte histórica dizendo ao contrário.
O envizamento vale para tudo na nossa vida não é só religioso mas grupos políticos e ideológicos, até mesmo a ciência poder ser enviesada isso de acordo com Karl Popper se não mim engano
Que vídeo legal! Obrigado por compartilhar seu conhecimento aqui!