Hoje no mundo militar está se provando o melhor canal Brasileiro de informação militar, hoje 28 de fevereiro vejo que esse tema anti-tank está sendo real. Parabéns pelo vídeo.
Em uma guerra assimétrica o ideal é usar táticas de guerrilhas, e as armas recomendadas para guerrilha são armamentos portáteis como facas, pistolas, rifles, lança misseis e muitos explosivos principalmente minas para armadilhas pois guerrilha foca em mobilidade, emboscadas, sabotagens e nunca atacar o inimigo de frente...excelente vídeo !!!
Não mesmo. Atrasa mais não ganha a guerra, os russos iriam destruir toda a infra estrutura Ucraniana . Eles foram utilizados na Síria e não mudaram a guerra.
Bom vídeo. Esse míssil é atualmente equipamento básico para qualquer equipe de combate. Na Síria fizeram grande estrago no exército Sírio míssil Tow e também no Iemen pelos Hutis contra a Arábia Saudita. Na guerra Síria os curdos destruíram um batalhão de tanques Leopard 2 da Turquia. Na guerra árabe israelense Yom Kippur, os egípcios dizimaram um batalhão de tanques israelense na retomada do canal de Suez. Excelente vídeo nesse canal da guerra do Yom Kippur.
esses misseis portáteis criam um risco incalculável para um possivel invasor. mesmo que destruam os centros de comandos e grandes peças de artilharia, ainda pode haver em cada buraco pelo caminho um maluco com um javelin escondido. não impede a invasão, mas pode levar o custo em material a um nível insustentável.
Isso é um grande conhecimento em armas anti - anques que só o hoje no mundo militar, passar como uma verdadeira aula de conhecimento bélico e histórico. Até os tempos atuais da geopolítica mundial!
Com o avanço dos misseis antitanque modernos que são lançados por veículos ou drones, os pesados MBT estão ficando obsoletos. O Brasil esta construindo um blindado chamado Armadillo TA2, que lança mais de 16 misseis antitanque em rapida sequência, impossível o tanque se defender
@@Topgun_Brasil e um veículo ... Mas não acho que seria impossível lançadores que soltasem 4 mísseis anti tank ao mesmo tempo Mas os mísseis teriam que ser pequenos e poderosos
Nenhum país será louco ao ponto de usar armas nucleares num conflito armado, isso significaria o fim desse país como nação... Já houveram tantas guerras no mundo após a invenção das armas nucleares e nenhum dos países envolvidos com armas nucleares, as usou!
Isso é que é um documentário histórico de aprendizagem da evolução de um ícone os RPG a uma categoria de armas modernas atuais os mísseis ante-tanques.
O RPG7 era a arma que mais temiam os soldados portugueses na guerra da Guiné. Cheguei a ver o efeito dela no corpo de um soldado que se movimentava na frente da coluna no meio da floresta.(ficou com as pernas para um lado e o tronco para outro.)
Excelente trabalho!por favor continue falando mais sobre armamentos militares ao invés de assuntos geopoliticos👏os dois temas são muito importantes,mas armamentos militares (exemplo dos navios japoneses ou modernização da FAB) é de extrema importância! grande abraço Marcelo, DEUS ABENÇOE A QUERIDA TERRINHA (Portugal 👍) BRASIL ACIMA DE TUDO 🇧🇷
Impossível não reverenciar o canal com seus detalhes e evolução histórica das melhorias técnicas dos lançadores de ponta oca logo : contemplar. Condecorar: 3 distinguir. 4 acatar, adorar, consagrar, cultuar, honrar, prostrar, reconhecer, respeitar, venerar Hoje no mundo militar.
Um verdadeiro banho de conhecimento. Não esperávamos menos do que toda uma retrospectiva do assunto até chegar aos dias atuais. E pra variar, os alemães na vanguarda desse poderio bélico. E a Ucrânia está com os equipamentos ideais para se defender de blindados russos Parabéns Marcelo 🎖️👏🏻
Sou inscrito nesse canal pela veracidade e parcialidade dele,não sei q é o dono do jargão abaixo sobre guerra. Numa guerra não há vencedores, nem vencidos.Concordo plenamente,Numa guerra todos perdem.
O Brasil esta construindo um blindado chamado Armadillo TA2, que lança mais de 16 misseis antitanque em rapida sequência, impossível o tanque se desviar
Esse tipo de equipamento em grandes quantidades faz o inimigo pensar se vale a pena mandar seu material bélico mecanizado pro abate! O negócio não é ganhar a guerra, mas sim infringir perdas insuportáveis que ou retardam o avanço ou causa a desistência ou incapacidade de avançar.
Sempre muito bom o seu conteúdo. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Você pode fazer um vídeo explicando sobre o Starstreak HVM?... O míssil portátil mais rápido. Eu vi um vídeo em inglês, mas não domino a língua. 🙏🏻
Acho muito legal estes relatos sobre estes mísseis ant-tanques, e se comentaristas de canais militares já tiraram grandes lições da sua eficácia, não sendo especialistas em desenvolvimento de armas, imagino que os desenvolvedores de armamentos, já estão bem adiantados, em desenvolver, maneiras de dificultar, a precisão dos lançadores e até é bem possível que vão enviar tanques obsoletos teleguiados para localizar os lançadores e os esmaga -los. E isso não é difícil, com o uso de satélites e drones.
acho uma arma incrivel o rpg7, um equipamento barato e tao potente, ainda pode fazer a diferenca em uma guerra com soldados bem treinados, excelente video
@@guilhermevaz4389 Mas mesmo sendo os russos a Ucrânia vai dar um baita prejuízo, porque, já recebeu dos Estados Unidos 90 toneladas de equipamentos e munições militar, e isso, sem contar depois as grandes sanções aplicadas.
@@guilhermevaz4389 Lembrando que os aliados são as miores potências econômicas do mundo, podem finaciar a guerra por anos, oque vai ser descastante pra Rússia.
@@user-zl3ly5rj3e Mas essa união sendo muito forte, ainda não vejo chances de vitória pra Rússia, Porquê seria duas potências contra várias outras potências mundiais. Ou fato que os dois lados tem armamento nuclear, então ninguém lutaria pra valer, oque forçaria a Rússia a entrar numa guerra com muitas vitória, mas com custo no final de centenas de vidas perdidas, milhões gastados em equipamenteo militar, e um colapso economico nunca antes visto, devido também as sanções econômicas da OTAN, enquanto os EUA no final de tudo, simples obrigaria a Rússia a assaniar um acordo que permitiria a Ucrânia entrar para a OTAN, essa e uma guerra de procuração.
Razão pela qual, modestamente, acho que o Brasil não deve investir em grande número de tanques. Deve sim, investir na fabricação de drones e, se for o caso, adquirir mísseis ante-tanques e colocá-los nas mãos de tropa preparada para utilizá-los.
@@PaulinhoSilvaofficial se o Brasil estivesse lugar da Ucrânia. Ja estava de joelhos nos primeiros dias da guerra. As forças armadas brasileiras esta defasada. Na verdade tem bons soldados. Mas o que adianta bons soldados sem boas armas.👎👎👎👎👎👎👎
sim mas do lado russo também tem um centro de inteligência eles já aprenderam muito com as guerras, não vão cair nas mesmas armadilhas. Com certeza irão monitorar os destacamentos inimigos antes de colocar um único tanque na linha de combate.
a sigla em inglês é HEAT - High Explosive Anti Tank. High Explosive é definido como explosivo com alta velocidade de reação, que liberam sua energia o mais rapidamente possível. Numa tradução informal seria algo como "explosivo de alto poder destrutivo". Autoexplosiva, olhando pelo lado da língua portuguesa, parece significar outra coisa.
Hoje no mundo militar está se provando o melhor canal Brasileiro de informação militar, hoje 28 de fevereiro vejo que esse tema anti-tank está sendo real.
Parabéns pelo vídeo.
Uma aula sobre o desenvolvimento de armas anti-tanque. Começando com os antecedente históricos até a geopolítica actual
Exatamente assim que funcionam os vídeos do Marcelo
Que aula? Teoria pura...
@@hermesteixeira5531 Quer coisa exata? Vai estudar matemática
Muito bom né, nesse momento ainda fico na duvida mas acredito que na situação atual da Ucrânia armas antitanque são mais úteis que aviões.
Estou vindo do futuro pra dizer que não adiantou os Javelins na Ucrânia
Parabéns. Uma verdadeira aula de história sobre mísseis anti-tanques.
O Marcelo vai aprofundo no assunto prós inscritos entenderem bem
Em uma guerra assimétrica o ideal é usar táticas de guerrilhas, e as armas recomendadas para guerrilha são armamentos portáteis como facas, pistolas, rifles, lança misseis e muitos explosivos principalmente minas para armadilhas pois guerrilha foca em mobilidade, emboscadas, sabotagens e nunca atacar o inimigo de frente...excelente vídeo !!!
Ou cuzada mano quanto acaba saí dando cuzada nós caras
@NÃO ENTENDO DE ECONOMIA, SOU 🐴 Realmente
1000 x javelin missiles e 1000x Stinger missiles mudam a guerra na Ucrânia para grande mal económico da Rússia. Kkkk Afeganistão parte 2 ....kkkk
@@fernandoafrofitness4432 Você dever ter uma tropa bem treinada, né comandante? kkkk
@@obraspelobrasil7951 kkkkkkkkk
Voltando aqui após um mês. Inacreditável como você preveu em um só vídeo a maior parte do resultado dessa guerra que já se iniciou!
" A paz, queremos com fervor, a guerra só nos causa dor! "
Se quiser paz, prepare-se para a guerra!
É tão bom ter um canal assim tão maravilhoso em conteúdo para assistir e aprender! Gratidão, @Hoje no Mundo Militar...
Agora sim! Finalmente um excelente vídeo técnico sem achismos e contradições. Que com continue assim! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Em caso de guerra na Ucrânia, esses mísseis antitanque terão a importância que os Stingers tiveram na guerra do Afeganistão contra a URSS.
Sim
Não mesmo. Atrasa mais não ganha a guerra, os russos iriam destruir toda a infra estrutura Ucraniana . Eles foram utilizados na Síria e não mudaram a guerra.
@@antoniomunizgomez3517 e alguém disse que ganharia?
Uma vitória de Pirro!
@@antoniomunizgomez3517 Fizeram isto no Afeganistão, Chechenia e Georgia, estratégia de destruição em massa nunca deu certo para a Rússia.
Bom vídeo. Esse míssil é atualmente equipamento básico para qualquer equipe de combate. Na Síria fizeram grande estrago no exército Sírio míssil Tow e também no Iemen pelos Hutis contra a Arábia Saudita. Na guerra Síria os curdos destruíram um batalhão de tanques Leopard 2 da Turquia. Na guerra árabe israelense Yom Kippur, os egípcios dizimaram um batalhão de tanques israelense na retomada do canal de Suez. Excelente vídeo nesse canal da guerra do Yom Kippur.
Assistindo de Moçambique...
esses misseis portáteis criam um risco incalculável para um possivel invasor.
mesmo que destruam os centros de comandos e grandes peças de artilharia, ainda pode haver em cada buraco pelo caminho um maluco com um javelin escondido.
não impede a invasão, mas pode levar o custo em material a um nível insustentável.
Isso é um grande conhecimento em armas anti - anques que só o hoje no mundo militar, passar como uma verdadeira aula de conhecimento bélico e histórico. Até os tempos atuais da geopolítica mundial!
Mais uma aula sobre História Militar. Parabéns pelo seu profissionalismo. Abordagem muito bem feita.
Vim do futuro pra dizer que eles estão sendo de fato muito eficientes 🚀🚀🚀
Uma aula espetacular.
Parabéns Marcelo pela dedicação do seu trabalho, que nos proporciona tanto conhecimento.
Aulas meus senhores aulas
Com o avanço dos misseis antitanque modernos que são lançados por veículos ou drones, os pesados MBT estão ficando obsoletos. O Brasil esta construindo um blindado chamado Armadillo TA2, que lança mais de 16 misseis antitanque em rapida sequência, impossível o tanque se defender
Tá peiga menor
Imagina em alta quantidade
Blindado inimigo ia voar pelos ares
Achei que era só foguetes não guiados
@@Topgun_Brasil e um veículo ...
Mas não acho que seria impossível lançadores que soltasem 4 mísseis anti tank ao mesmo tempo
Mas os mísseis teriam que ser pequenos e poderosos
@@Topgun_Brasil A Mac Jee já tem planos para implementar o missil israelense Spike no Armadillo TA2
Só acerto o nome do blindado o resto errou tudo.
Uma verdadeira aula de conhecimento bélico 👍👍👍👍👍👍👍
Boa tarde a todos!!! Mais um excelente vídeo !!!! Parabéns pelo canal Marcelo, rumo aos 2 milhões de inscritos!!
embora muitas pessoas desejando guerras pelo mundo com o fim de tudo com armas nucleares,eu desejo paz por todos nos.🙏
A paz é uma ilusão, em um mundo de guerra!
Nenhum país será louco ao ponto de usar armas nucleares num conflito armado, isso significaria o fim desse país como nação... Já houveram tantas guerras no mundo após a invenção das armas nucleares e nenhum dos países envolvidos com armas nucleares, as usou!
"Embora muitas pessoas desejam guerras ao redor do mundo" a onde você tirou essa informação?
Muito especial sua opinião , parabéns !
@@vitor8784 Ele é um sonhador, só demonstrou infantilidade e ignorância!!!
Isso é que é um documentário histórico de aprendizagem da evolução de um ícone os RPG a uma categoria de armas modernas atuais os mísseis ante-tanques.
Em fim alguém falando em um canal grande sobre a importância dos misseis de interceptação ANTIAÉREO!
Ue
Kkkkkkkkk
Já tem no canal
Parabéns pelo excelente trabalho realizado.
O RPG7 era a arma que mais temiam os soldados portugueses na guerra da Guiné. Cheguei a ver o efeito dela no corpo de um soldado que se movimentava na frente da coluna no meio da floresta.(ficou com as pernas para um lado e o tronco para outro.)
Como diz o Sr Omar: Trágico!
Carvalho mais pro cabra acertar um RPG ne alguem e muita sorte mesmo.
@@eduardobento7076 😂😂😂😂😂😂
Sim, em guiné, chamamos de Roquete. ainda hoje é muito usado na africa oriente médio.
Que canal sério e preciso. Gosto muito de saber sobre a evolução e história 👏👏👏
E hoje 1 de março de 2022, em pleno a guerra da Ucrânia, estamos vendo que essas armas estão mudando mesmo o desfecho da guerra!
Gostaria de ver um vídeo sobre a munição 90mm “flecha” que o exército brasileiro criou
Sua redação é muito boa...parabéns!
Excelente trabalho!por favor continue falando mais sobre armamentos militares ao invés de assuntos geopoliticos👏os dois temas são muito importantes,mas armamentos militares (exemplo dos navios japoneses ou modernização da FAB) é de extrema importância! grande abraço Marcelo, DEUS ABENÇOE A QUERIDA TERRINHA (Portugal 👍) BRASIL ACIMA DE TUDO 🇧🇷
[ 5:16 ] Que legal, um RPG de LEGO!
Excelente matéria, uma verdadeira aula, como sempre !, parabéns!
Muito bem detalhado e explicado seu vídeo rapaz, parabéns pelo trabalho.
Qualidade, é redundância quando se trata desse canal.
Impossível não reverenciar o canal com seus detalhes e evolução histórica das melhorias técnicas dos lançadores de ponta oca logo : contemplar. Condecorar: 3 distinguir. 4 acatar, adorar, consagrar, cultuar, honrar, prostrar, reconhecer, respeitar, venerar Hoje no mundo militar.
É o que tem feito uma enorme diferença na guerra atual!
Um verdadeiro banho de conhecimento.
Não esperávamos menos do que toda uma retrospectiva do assunto até chegar aos dias atuais. E pra variar, os alemães na vanguarda desse poderio bélico. E a Ucrânia está com os equipamentos ideais para se defender de blindados russos
Parabéns Marcelo 🎖️👏🏻
Como de costume, mais um vídeo sensacional!
Informação completa sem igual....
O cara postou isto ha um mes. E acertou em tudo. Parabens.
Uma sugestão de vídeo Marcelo, falar exclusivamente sobre os Caça-tanque, como surgiu e quais são os modelos das principais potências
Já tem no canal
@@Bruno-qu4iz não tem
Mande in China sempre tive uma curiosidade, vejo vc em varios comentarios, se ñ quiser responder ñ tem problema. Vc é um homem ou uma mulher?
@@Will917 p-pain chan... 😳
@@madeinchina1547 E sério ñ estou zuando ñ...
Voce deu verdadeiramente uma aula….parabéns!
O melhor canal militar do UA-cam com toda certeza.
Sou inscrito nesse canal pela veracidade e parcialidade dele,não sei q é o dono do jargão abaixo sobre guerra.
Numa guerra não há vencedores, nem vencidos.Concordo plenamente,Numa guerra todos perdem.
Você a certo Marcelo você é o cara
Do lindo estado de Santa Catarina envio meus parabéns pelo excelente trabalho jornalístico
O Brasil esta construindo um blindado chamado Armadillo TA2, que lança mais de 16 misseis antitanque em rapida sequência, impossível o tanque se desviar
Deixa de mentira
Eu assistir o vídeo armadilo tem uma torre movel que embuti o armamento
@@marcosfelipe1405 porque mentira, seu Zé Ruela...
O Brasil compra 99% do exterior... não sonha...
Mas o Armadillo Ta2 não é um lança foguetes?
Parabéns pelo vídeo, é uma aula mesmo.
Muito bom, parabéns Marcelo!!👍👍👍
Obrigada pela aula .
Esse tipo de equipamento em grandes quantidades faz o inimigo pensar se vale a pena mandar seu material bélico mecanizado pro abate! O negócio não é ganhar a guerra, mas sim infringir perdas insuportáveis que ou retardam o avanço ou causa a desistência ou incapacidade de avançar.
Exatamente oq está acontecendo hj.
Vídeo bem feito e produzido, qualidade HOJE no mundo militar e Hoje na segunda guerra
Obrigado Marcelo pelos videos
Que aula, parabéns Marcelo.
Desde que o outro lado tenha blindado e o use 🙏
05:00 - ahhh... agora que eu entendi o porque desses blocos nos tanques! Esse canal é foda!
Sempre muito bom o seu conteúdo. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Você pode fazer um vídeo explicando sobre o Starstreak HVM?... O míssil portátil mais rápido. Eu vi um vídeo em inglês, mas não domino a língua. 🙏🏻
Valeu, irmão
Marcelo com seus excelente vídeos é análises na área MILITAR...🇧🇷🤝👏
Por mais foda que o tanque seja, um relis rpg na esteira/rolamento já era, quebrado e vulnerável...
Por isso que eu digo, não há nada que dê mais lucro que uma guerra ...
Fale um pouco sobre os mísseis caseiros Kasan e o grupo Hamas 👍
Boa tarde. Hoje no mundo Militar. Belmonte-BA.
Obrigado professor
Que aula!
Que aula 👏🏻
Esse video ficou muito bom parabéns.
Excelente a qualidades dos seus vídeos parabéns meu amigo
Muito bom Esclarecedor.
Excelente panorama histórico dos mísseis antitanque.
Olá ! Bom vídeo !
Sugestões de vídeos se possível: Sobre os Green Berets (Boinas Verdes).
SBS (Special Boat Service).
Obrigado pelos vídeos.
Up
Up
Excelente vídeo!
Obrigado! Queria saber mesmo o que era estes "tijolos" na blindagem.
Acho muito legal estes relatos sobre estes mísseis ant-tanques, e se comentaristas de canais militares já tiraram grandes lições da sua eficácia, não sendo especialistas em desenvolvimento de armas, imagino que os desenvolvedores de armamentos, já estão bem adiantados, em desenvolver, maneiras de dificultar, a precisão dos lançadores e até é bem possível que vão enviar tanques obsoletos teleguiados para localizar os lançadores e os esmaga -los. E isso não é difícil, com o uso de satélites e drones.
Sempre muito bom!
caramba, nem eu sabia disso tudo, gostei demais amei os RPG e sua função!
Imagine uma coluna de tanques avançando. um míssel sozinho não vai conseguir vencer a guerra
O Brasil teria que já ter um míssel nacional barato e fácil de ser utilizado e um bom alcance podendo ser filodirigido.
ja temos o lançador ALAC, mas precisamos de mais
@@BrenoAgmLo MSS 1.2 já está entrando nessa também.
Show de vídeo! Excelente como sempre. Parabéns.
acho uma arma incrivel o rpg7, um equipamento barato e tao potente, ainda pode fazer a diferenca em uma guerra com soldados bem treinados, excelente video
Faz um vídeo dessa guerra da Chechénia!
Muito boa reportagem
Lembrando que a Ucrânia também produz o seu míssil antitanque , chamado Stugna P.
Lembrando que o inimigo é o russo.
@@guilhermevaz4389 Mas mesmo sendo os russos a Ucrânia vai dar um baita prejuízo, porque, já recebeu dos Estados Unidos 90 toneladas de equipamentos e munições militar, e isso, sem contar depois as grandes sanções aplicadas.
@@guilhermevaz4389 Lembrando que os aliados são as miores potências econômicas do mundo, podem finaciar a guerra por anos, oque vai ser descastante pra Rússia.
@@GabrielSantos-pl4id Se a china seunir, a Russia vence
@@user-zl3ly5rj3e Mas essa união sendo muito forte, ainda não vejo chances de vitória pra Rússia, Porquê seria duas potências contra várias outras potências mundiais. Ou fato que os dois lados tem armamento nuclear, então ninguém lutaria pra valer, oque forçaria a Rússia a entrar numa guerra com muitas vitória, mas com custo no final de centenas de vidas perdidas, milhões gastados em equipamenteo militar, e um colapso economico nunca antes visto, devido também as sanções econômicas da OTAN, enquanto os EUA no final de tudo, simples obrigaria a Rússia a assaniar um acordo que permitiria a Ucrânia entrar para a OTAN, essa e uma guerra de procuração.
Razão pela qual, modestamente, acho que o Brasil não deve investir em grande número de tanques. Deve sim, investir na fabricação de drones e, se for o caso, adquirir mísseis ante-tanques e colocá-los nas mãos de tropa preparada para utilizá-los.
Tu acha que Brazil não tem missiles ante-tanques?
Se algum país invadir o Brazil você vai ver ele em ação!
@@PaulinhoSilvaofficial se o Brasil estivesse lugar da Ucrânia. Ja estava de joelhos nos primeiros dias da guerra. As forças armadas brasileiras esta defasada. Na verdade tem bons soldados. Mas o que adianta bons soldados sem boas armas.👎👎👎👎👎👎👎
sim mas do lado russo também tem um centro de inteligência eles já aprenderam muito com as guerras, não vão cair nas mesmas armadilhas. Com certeza irão monitorar os destacamentos inimigos antes de colocar um único tanque na linha de combate.
Finalmente alguém c lucidez comentou o correto.
Não é tão simples, se a mera visualização de como você perdeu evitasse qualquer derrota, a França não seria invadida pela Alemanha.
@@gaiofattos2 parte da França apoiava a Alemanha, o caso do Marechal Petain e a República de Vichy de 40 a 44, se ñ estou enganado. Vergonhoso.
exatamente o que está acontecendo na ucrania, o dono desse canal é um genio
Se eu não me engano o único país da América Latina que tem uma quantidade enorme de mísseis anti tanque Spike é a Colômbia
Faça video da operação entebbe, a operação de resgate do avião sequestrado em Israel, a maior operação militar de toda história 🙏🇲🇿
Quantidade pesa muito no campo de batalha e o míssel anticarro jevelin americano custa 400 mil reais cada missel
Mísseis ante tanques além de ser mais fácil de se manusear e prático, tem uma capacidade muito grande de destruição tanques e blindados.
E a vida perdeu para a morte mas a memória ganha o seu combate contra o nada!!! 💀💀💀💀💀💀
Faz um vídeo sobre o HMS Rodney por favor
Com o advento das armas com mira a laser, qualquer alvo e sem exceções, ficaram extremamente vulneráveis.
Melhor canal!!! 👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻
Parabéns pelo vídeo
Sempre bem feitos os vídeos
Informações interessantes e fidedignas.
conteudo de exelencia qualidade , muito bom
Pelo que aprendi no EB o termo correto não seria "Altamente Explosiva", mas "Autoexplosiva", o que tem sentido diferente. 👍🏽
a sigla em inglês é HEAT - High Explosive Anti Tank. High Explosive é definido como explosivo com alta velocidade de reação, que liberam sua energia o mais rapidamente possível. Numa tradução informal seria algo como "explosivo de alto poder destrutivo". Autoexplosiva, olhando pelo lado da língua portuguesa, parece significar outra coisa.