Sem contar que os projéteis de artilharia precisam de muita logística para chegarem na linha de frente, e com as linhas de abastacimento sendo atacadas por misseis de maior alcance logo essa quantidade enorme de artilharia se torna inútil se não puder mais ser suprida.
O principal Invasão russa diminui à medida que a cadeia de suprimentos de tecnologia se esgota .16.08 crise global de fabricação de semicondutores está forçando soldados russos a invadir cozinhas abandonadas na Ucrânia para alimentar seus armamentos com chips antigos
Deve ser por isso que mais ferrovias de transporte russo até mesmo no próprio território dela agora próximo da fronteira vêm sofrido mais "acidentes" com cigarros... Inclusive mais um armazém de munições *_e_* uma ferrovia lá na Crimeia explodiram juntos quase simultaneamente hoje cedo de manhã. Pois bem, ter munições é fácil. Fazê-las "valer" é outra. Mesmo que a Ucrânia não possa esgotar o estoque permanente de munições da Rússia, ela pode reduzir a pressão que elas exercem no campo por dia causando complicações logísticas. Não dá pra trazer _tudo aquilo_ na linha de frente e despejá-las sobre o inimigo de uma só vez... Claro, resta saber se ela sequer _consegue_ fazer isso...
E também o desgaste da própria Peça de Artilharia, o Cano dura um determinado número de disparos, os sistemas hidráulicos também precisa de manutenção, e assim por diante, e TUDO tem que ser Recalibrado e Alinhado antes de entrar em ação. Sem dúvida, a Indústria Russa e capaz de fazer, o que dificulta e que dessa maneira, a Logística fica ainda mais sobrecarregada.
Os mísseis russos são que nem o Mega Drive ou aquele super Nintendo guardado e enrolado em um saco plástico depois de 20 anos vc tenta jogar e tem que assoprar a fita , tirar o pó... volta e meia ele dá uma " travada" ... mais aí que está, funciona é só saber aonde estão os problemas que fazem travar kkkkkkk
Verdade, munição comum e fácil produzir, agora um míssil com um microprocessador específico rodando software complexo a coisa muda de figura. O mesmo se aplica a pilotos são caros de treinar e demorado , gasta-se uma "nota preta" no preparo deles. Pilotos e mísseis guarde-os com carinho.
@@markwebb7320 Invasão russa diminui à medida que a cadeia de suprimentos de tecnologia se esgota . 16.08 crise global de fabricação de semicondutores está forçando soldados russos a invadir cozinhas abandonadas na Ucrânia para alimentar seus armamentos com chips antigos
@Leandro o Putin tem seguidores lá na Rússia ( assim como tem gente por aqui que acredita no Lulopetismo). Contudo tem muita gente contrária a ele e não declaram isso. I IDH deles e alto, sabem muitíssimo bem quem "são" seus governantes. Os próprios russos fora da Rússia chamam o conflito de guerra do Putin. A dificuldade formar novos combates mostra isso.
@Leandro A Ucrânia conta com os serviços de inteligência da NATO. Sendo específico EEUU e UK com aqueles aviões que varrem todo o espectro de RF deixa pouca ou nenhuma opção pra Rússia. O que é pior, a coisa não para, pousa uma decolar outra. A cada disparo você tem que ligar os radares, ai os "olhos" da NATO estão fazendo a leitura de frequência. Se fosse só a Ucrânia os russos já teriam "papado" essa. Um lado desse conflito terá que parar por falta de grana.
Trabalhei reformando navios e fiquei sabendo que tem mais de 100 na Rússia parados por falta de máquinas de solda robótica ...navios de grande porte alguns inclusive com usos militares...tudo causado pelas sanções....imagina daqui um tempo como não vai ficar essa situação pra eles.
@@tonyfranca859 está errado a China fábrica sobre supervisão dos estados unidos, somente isso, a tecnologia é dos estados unidos e china só faz por causa da mão de obra barata, por isso a crise de chip na china os estados unidos corto as relações vai fazer em seu próprio país, china não faz sem estados unidos.
O video fala de misseis novos, de última geração que precisam de manutenções constantes e a operacionalidade tem que estar um brinco. Agora, imaginem o estado em que se encontram as armas nucleares de 40 ou 50 anos atrás, sem qualquer manutenção, troca de componentes, combustível, enfim. Perigoso até acionar e a merda toda explodir ali mesmo. Ou acham que eles gastariam com manutenções de armas que sabem que não vão usar e deixar de dar manutenções nas que sabem que vão precisar? O dinheiro é curto, a corrupção é gigante, enfim. Nesse momento já devem estar canibalizando esses mísseis antigos pra poderem pegar as peças para os misseis novos.
A manutenção do armamento nuclear é para manter o material desativado seguro. Esse problema se torna um risco global, tanto que no final da URSS os países do "Ocidente" ajudaram a transportar o armamento nuclear dos soviéticos e enviar as armas da Ucrânia de volta para Moscou desmontar.
sim, as ogivas são somente números, o que está operacional deve ser mínimo, França e Inglaterra podem ter mais mísseis prontos pra uso do que a falida, mentirosa e incompetente ditadura russa
É preciso ver esses dados com cuidado. As 3 grandes fabricantes de chip são: TSMC, Samsung e Intel. Os mais sofisticados são feitos em Taiwan, mas Intel e Samsung estão logo atrás. Em caso de guerra e destruição da TSMC, seria um caos, mas bom p/ Samsung e Intel. De qq forma, 60% dos projetos de chips avançados são feitos nos EUA.
@@marcusvillaboim4705 samsung e intel não suprem o mercado, por isso essa crise de chips nas montadoras de veiculos. (lembrando que a intel ja quis montar uma fabrica aqui no Brasil, mas o governo da epóca não quis o projeto e eles foram para outro país...)
@@lbalves8791 está copiando, mas muito atrás da TSMC, que usa muitas tecnologias ocidentais. De qq forma ambas empresas fabricam chips, não os desenham. Isso está nos EUA. Um dia no futuro ... é o que salva Taiwan, por enquanto. A China construiu um supercomputador hexabyte, que concorre com os ocidentais, mas feito com tecnologia defasada, assim tem centenas de gabinetes e consome uma quantidade absurda de energia, a qual a China não se importa de fornecer através de usinas de carvão.
Em suma, retrocedendo no tempo, 1º chips do mundo foram ou americanos que fizeram e os computadores dai a empresa IBM, UNIVAC, NCR. Motorola, fairchild, Intel, Texas são os pioneiros mundiais. Não sei porque o EUA e, posteriormente Japão relaxou nesta área e defasou para baixo, mas EUA são os pioneiro.
na verdade munições de artilharia precisam de manutenção a cada 5 ou 10 anos para manutenção do fusível que tem uma química que pode degradar com o tempo. Sem fusível funcionando direito a munição de obuseiro pode nem explodir ao atingir o solo
GADO DO HNMM DE NOVO VEM COM A HISTORIA '' A RÚSSIA SÓ TEM MUNIÇÃO PARA 3 DIAS '' VOCÊS SÃO UMA PIADA FAZENDO VIDEOS PARA SEMPRE FALAR MAL DA RÚSSIA !!!
@@Diana7070-j7z LOL mais um gadobot da Russia, só falei da manutenção e da possibilidade de da falta dela a munição ter problema, nunca mencionei que a Russia estava ficando sem munição. Se está querendo tanto negar deve ter verdade no oposto do que você fala
@@Ronyy86tá usando esse argumento agora pra tentar diminuir a vergonha que os russos estão passando? Quem está lutando é a Ucrânia, a Otan apenas ofereceu os meios! Chora ai, "manezão"!
Eu ouvi dizer que a Rússia destruiu toda força aérea Ucraniana e todos os Himars... No entanto os armazéns de munição, pontes e bases aéreas continuam a ser destruídos. Será que o "Dimitri fumador" é culpado de todos os "acidentes"?
@@Ronyy86 se os eua liberassem 20 por cento das melhores armas que eles tem essa guerra nao durava 2 semanas , ou vc acha que os americanos so tem 12 himars no estoque ?
Uma observação: mesmo a artilharia depende, não apenas de munição, mas de peças de artilharia, que igualmente têm que ser mantidas adequadamente. E isso também encontra problemas devido às sanções.
@@AnderRS Quais?, estamos falando de artilharia? Soluções de 10 ou 15 anos atrás podem ser empregadas hoje, falta precisão de 2 ou 3 metros ? tem precisão de 20 metros? dobra a carga explosiva e manda braça.
@@corregosecokangume8529 da uma pesquisada hj sobre obuseiros modernos. não são como os antigos que era basicamente um tubo e uma mira. mesma coisa os mtbs russos, sistema ótico e de tiro tudo importado. claro que s e for um obuseiro antigo com precição de 50 100 metros esses a russia tem bastante.
Você não mencionou que mesmo tendo muitas munições de artilharia tem que está estar perto do canhão e a Ucrânia está no meu ponto de vista trabalhando e bem para que as que chegam próximas da artilharia vire fumaça antes de ser usada com os sistemas de mísseis Haimars
Ela também está bombardeando as ferrovias de transporte russas em pontos próximos da fronteira agora. Até atacaram mais uma na Crimeia onde coincidentemente se encontrava mais um depósito de munição logo ao lado hoje cedo de manhã! Ou claro, talvez tenha sido mais um cigarro selvagem... Pessoal acha que só ter o material por si só já basta e que o transporte é coisa fácil. "Lojistiks".
A Rússia nunca usará uma arma nuclear porque ao contrário que os Estados Unidos usou no Japão uma ogiva nuclear tática é muitas vezes mas poderosa que as antigas para se falar assim estando Moscou no raio da nuvem atômica de qualquer bomba que ela jogue na Ucrânia sem falar que oque vai acontecer com a nação do Vladimir é imprevisível e eles não vão pagar pra ver
Eu sou fã deste canal. Análises que são feitas de forma simples e muito bem feitas, para que leigos, como eu, possa compreender. Especial tem um componente raro, que é apenas analisar, sem ficar sinalizando opiniões. Muitos aplausos aos responsáveis do canal.
A análise do tema é muito informativa e consistente. Desperta para outras perguntas: 1) Não existe contrabando de chips no mercado paralelo de armas? 2) Se a Rússia está gastando muitos mísseis e outros armamentos então sua indústria está trabalhando mais e os seus donos estão ganhando mais né ? Durante a Guerra a população aceita alegremente que seu dinheiro dos impostos seja gasto com armas; 3) A população dos EUA, UK e Europa também aceitam mais facilmente durante a Guerra que seus impostos sejam gastos para suprir o estoque que está sendo enviado gratuitamente pra Ucrânia né ? 4) Então será que a Guerra é uma importante fonte de dinheiro? 5) Será que algum desses industriais e profissionais que lucram muito mais com a Guerra tem interesse que ela só acabe no tempo ideal pra eles? 6) A humanidade alguma vez deu mostras de tamanha ganância e perversidade em causar sofrimento por dinheiro?
Se a produção de micro chips é vital para o desenvolvimento de mísseis, pq a Rússia, China e USA não investiram pesado na produção deles??? Muito estranho deixarem essa "responsabilidade" nas mãos de um único país no planeta...
Leia sobre a litografia de chips, Taiwan foi o único país a conseguir, a empresa TSMC detém o know-how, o seu celular só tem esse tamanha e processamento devido a eles....
@@ionildorodrigues Não é bem por aí. A TSMC é a líder na produção mundial e geralmente tem atingido litografias menores mais rápido... Mas a Samsung e a Intel não são relevantemente atrasadas nisso. Quanto à pergunta original do comentário: os EUA tem fábricas enormes de semicondutores de ponta, como a Intel, GlobalFoundries e outras. A China não tem nada de ponta e depende(como o mundo todo) das máquinas da ASML(holandesa), que é quem fabrica o que há de melhor, mas que não pode exportar isso por conta de embargos tecnológicos à China. A Rússia, muito atrás, não é capaz de fabricar nada mais recente do que a litografia do processador do Nintendo 64. Eles são pura e simplesmente um país pobre e atrasado. Não é "só querer" que tu sai do dia pra noite produzindo chips em 14, 7, 5 ou 3nm.
Amigo, nenhum país é autossuficiente em tudo. Até os EUA dependem de algumas tecnologias estrangeiras. E não é só investir em pesquisa e pronto, é muito difícil produzir do zero uma tecnologia que bata de frente com a de outros países que já produzem esta tecnologia há anos. A Rússia até pode investir pesado em produção local, mas as chances da tecnologia ser inferior é muito alta.
Outro grande é que os Chips são fabricados em lotes e famílias antigas não são mais produzidas, então novos mísseis deverão contar com novos Chips e componentes bem como novos softwares e isto não é nada fácil de produzir e sem acesso fica pois ainda. Por está razão é que os EUA doam vendem equipamentos militares antigos muito barato pois não tem mais componentes para manutenção.
A tática de barragem de fogo é uma das piores, usa-se muito para conquistar pouco. A Blietzkrig já se provou superior em todos os aspectos, basta ver que os únicos avanços significativos russos foram quando empregaram tanques
@@darknessalenda3452 Sim, mas o problema é que eventualmente esses avanços rápidos estagnaram devido ao uso massivo de ATGMs, e os Ucranianos tem aproveitado os atrasos dos avanços russos para colocar minas em vários pontos. Não da pra manter uma "blitzkrieg" com isso, o grande erro dos russos, na minha opinião foi não terem empregado uma força maior no inicio da invasão, eles conseguiram chegar às portas de Kiev, mas o controle deles das suas linhas de trás era muito tênue, devido a falta de tropas pra fazer uma limpeza nas linhas de trás e eliminas as forçar Ucranianas que haviam sobrado, o que permitiu que essas pudessem realizar emboscadas às suas linhas de suprimento e reforços, o que levou a aquilo que vimos de soldados sem comida, tanques sem munição e combustível, e etc. Se eles tivessem as forças pra limpar as linhas de trás deles, eles teriam tido menores perdas, e não teriam todo o seu avança no norte completamente anulado, e também não teriam encorajado a OTAN a aumentar o envio de armas à Ucrânia. Resumindo, aquela derrota que os Russos sofreram no norte é o que pode ter / virá a lhes custar essa guerra.
É por isso que a precisão dos misseis ate modernos russos estão perdendo a precisão realmente um missel Kalibri Custa 1 milhão de dolares a unidade imagine o os milhares de dolares que são gastos para o mesmo se destruir e Acabar com todo sistema eletronico que custa uma Fortuna.
@@clinteastwood6333 eu imagino esses processadores sendo usado em computadores melhores e mais baratos em nossas casas e microcontroladores mais potentes em vários projetos dos nossos dias
@@Renato_Pinheiro.9 porem iam custar sei la 40 mil dolares tem Universidades e empresas que comprar esses tipos de microprocessadores para Computadores com uma velocidade 40x mais potente que um domestico.
@@clinteastwood6333 eu acho um desperdício colocar tecnologia de ponta para explodir na cara de outra pessoa. Enquanto isso sofremos com i3 defasados em computadores de 3mil reais com memória soldada kkk
@@Renato_Pinheiro.9 essas velharias Como i3 esses processadores horrorosos são Fruto de Paises Sub-desenvolvidos ja que na decada de 80 e 90 so tinha Coisa TOP de linha um Computador no brasil com a Inflação ajustada custaria 30mil reais so coisa para Nem Ricos mais MIlionarios.
Acho que nesse ponto, após todo o equipamento perdido e a após a estagnação na Ucrânia, já e seguro dizer que a Rússia já perdeu o posto de segunda maior potência militar 🇷🇺
16.08 Os estúpidos russos decidiram colocar o armazenamento maciço de artilharia/munição bem no centro da infraestrutura ferroviária da Crimeia. A Ucrânia só tinha que acertar a coisa para matar a enxurrada de armas no sul da Ucrânia, destruir MUITA munição russa e paralisar as operações ferroviárias russas na Crimeia.
Era possível dizer isso já no terceiro dia dessa guerra. A russia não tem absolutamente a menor condição de ser considerada uma força moderna por nenhum aspecto. Eles ainda lutam como na WWII à exceção de alguns poucos mísseis. Sua força aérea é efetivamente inexistente, sua capacidade de DEAD /SEAD é uma piada e seus estoques de munição inteligente transportadas por aviões... Não deram as caras. Com isso eles terminaram mandando Su-34 fabricado menos de 10 anos atrás pro inferno pra ficar lançando munição burra em um céu altamente contestado. Sorte da civilização, pois cada orc morto é um passo mais próximo da paz.
Os caras desses canal são assim fazem vídeos inteiros para falar mal da Rússia, não tem comida não tem munição, não tem aviões kkkkkk tudo isso pq a Rússia esta avançando todos os dias sobre os argumentos de cada um desses caras!!
Kkkk ninguém sabe nada certo da Rússia, tudo é uma fantasia,esse mundo é tudo acordo e grana,pode acontecer de aliados da Ucrânia ajudar a Rússia m Esse mundo é chiqueiro de porcos .
...o relatório dos serviços de inteligência britânicos sobre o novo ataque ucraniano de ontem à ponte Antonovsky em Kherson conclui que foram disparados 6 misseis pelo sistema HIMARS ucraniano e que 5 misseis atingiram o alvo com sucesso, o sistema de defesa antiaérea S400 russo disparou 24 misseis conseguindo unicamente abater um míssil ucraniano ...isto demostra a total inoperância da tecnologia russa numa guerra a sério.
Essa guerra é um marco histórico, houve uma mudança enorme na artilharia com esse uso de lançadores furtivos e difíceis de localizar como HIMARS e seus vários misseis de altíssima precisão e longos alcances. Tudo se resume a esconder o próprio armamento e descobrir onde bombardear o inimigo. Inclua sistemas de defesa como iron dome e a equação fica muito complexa.
@@pauloserggio740 pois é , é aquela ou eles tem muitas cartas na manga , tem pra gastar contra , ou já tá saindo caro demais essa guerra fora que se acaba mostrando o que tem e o que não tem
Tenho certeza que já pensou nisto, porém, como admirador do canal, faço a sugestão. Caso venha a desenvolver legendas em inglês e/ou espanhol, seu canal cresceria em níveis positivamente alarmantes.
Que eu lembre, quem atingiu uma escola foram os próprios ucranianos, só ver que não falaram mais disso. Os demais alvos eram usados como base militares ou para guardar equipamento. Só googlear que acha isso.
@@duartesimoes508 sim A Rússia também tem uma pendência com o Japão. Embora o Japão não seja uma superpotência hoje, não se pode esquecer a inigualável capacidade de produção dos japoneses. O mundo inteiro viu na 2ww do que eles são capazes. O terremoto de Fukushima eles reconstruíram uma estrada em cinco dias, um aeroporto em 14 dias e uma usina nuclear em menos de 40 dias. Se o Japão ativar sua máquina de guerra, será um adversário terrível para a Rússia.
Essa explicação sobre os mísseis russos deixou muito claro a importância indireta de Taiwan nesse conflito. Por isso os EUA e Reino Unido intensificaram o apoio a ilha. Se Taiwan caisse nas mãos dos chineses nesse momento, certamente seria obrigada a suprir a Russia com microchips.
O Brasil só precisa da tecnologia de hipersonico, Brasil já tem tecnologia para fazer bombas muito mais avancadas que as armas nucleares, além de mais baratas, bombas com área de destruicao maior que 50kms 2, e miniaturizadas, nenhum outro país tem isso, só a china que começou agora estudando uns projetos brasileiros que tinham sido abandonados.. Só que mantemos segredos. Só ver que os principais projetos do mundo tem brasileiro envolvido.
Ou o Putin tem força pra alguma coisa, ou não tem. Como que o UOL fala que ele já perdeu a guerra, mas abalou a moral Russa? Nada dessa guerra faz sentido.
O grande problema da falta de estoque desses mísseis de cruzeiro super precisos. Fará is russos usar o quanto mais munições antigas de baixa precisão q vai acertar cada vez mais alvos civis etc.. como o estoque deles são gigantesco. Irão lançar esses mísseis até a Ucrânia se acabar toda! Triste isso. Infelizmente!
"... manter sob fogos de artilharia por anos" ou não a incompetência logística (estratégica em geral) tem sido a marca da Rússia nessa "operação especial", e se a munição não chega aos artilheiros o avanço da tropa dentro do "território inimigo" (teatro de operação: 6 x1) é pífio.
E agora com a Ucrânia intensificando os ataques às ferrovias russas de transporte usadas para o envio logístico dessas munições e de muitos outros equipamentos na retaguarda, a tendência daqui pra frente é só piorar.
Mais um exemplo de que o Brasil já deveria aprender com isso e já ter começado a produzir microcomdutores, nem que fosse por ação de espionagem em Taiwan, já que eles dão os líderes nessa área
São tão avançados que às vezes ganham consciência e voltam para trás. Ha e telefone que ele usou a dar a manivela eu em 1998 andei em transmissões no exército e já não se usava isso.
Agora fica fácil perceber a importância do HIMARS para a Ucrânia nessa guerra e o motivo de tantos ataques ucranianos aos depósitos de munições na retaguarda russa... Mas pelo que percebemos, é meio que "enxugar gelo" tentando evitar o que é provavelmente inevitável.
A proposito os tubos tem vida util. 2000 tiros pra menos. Nao adianta ter granadas e nao ter com o que atirar elas. Quanto tempo duram as peças atirando 50 vezes ao dia?
Os tubos ainda podem ser utilizados, se não me engano. O problema é que com isso a precisão deles se deteriora mais e mais e mais, forçando a Rússia a gastar _mais_ munições para atingir um mesmo alvo específico ou mesmo área geral. Soma isso com a Ucrânia atacando a logística russa... E eu não vejo como ela vai fazer todo esse estoque colossal que tem nos armazéns permanentes valerem de fato para alguma coisa.
A Escola de Design Russa é diferente da ocidental. Os russos não usam um microprocessador sofisticado onde um simples microcontrolador é suficiente. Seus projetos sempre pautam pelo uso de componentes de balcão exatamente para evitar algum tipo de escassez. Além do mais circuitos integrados são componentes muito pequenos e podem ser facilmente contrabandeados e nem é preciso mencionar a capacidade de readaptação russa.
Mas ja que falou "Se" estas munições forem bem mantidas com o alto nivel de corrupção no exercito russo quantos desses numeros realmente estariam em boas condições junto com a ineficiente logística russo para chegar na frente de batalho estão realmente disponiveis para serem usadas?
Os videos da artilharia Russa abatendo veiculos e soldados Ucranianos , mostra que os Ucranianos nao estao posicionando muitos veiculos e nem muitos soldados em um mesmo lugar ! Os soldados Ucranianos estao geralmente em menos de 10 soldados e 2 ou 3 veiculos , sendo assim exigindo uma precisao maior das artilharias inimigas e sendo esperdicio usar misseis tao caros para pequenos ganhos ! Os Ucranianos diferente das guerras antigas que ficavam centenas em uma mesma trincheira , eles ficam espaçados um soldado do outro e nas proprias trincheiras que boa parte faz zigzag para evitar estilhaços fizeram burados para 1 soldado , mesmo quando os Russos atingem um alvo nas trincheiras geralmente mata 1 soldado por vez ! Tem imagens de morteiro que cai a menos de 2m do soldado Ucraniano , mas como o soldado estava em uma especie de mini caverna na trincheira ele sai correndo no meio da fumaça ou seja sobreviveu ! Talvez a reposiçao de chips seria tao determinante se os Russos estivessem tendo que lutar contra um inimigo que tivessem grandes bases fortificadas ou grande concentraçao de poderio belico para justificar o uso de misseis tao caros em muita quantidades !Pelo menos nessa fase da guerra ja nao vemos a Russia disparar tantos misseis , e muita artilharia de foguetes e morteiros !
Mísseis(cruzeiro/balístico) só são usados contra alvos grandes ou grandes concentração de inimigos, a Rússia dificilmente vai usar um míssil desse porte só pra abater um Zé ninguém. Já artilharia estão usando aos montes e graças aos drones a precisam está sendo elevada.
@@aroldooliveira176 Sem duvida que os Russo descobriram enormes buracos em sua ofensiva , e tudo isso demonstra que havera muitas mudancas nas guerras modernas , principalmente com os drones !
@@aroldooliveira176 a Rússia demonstrou uma coordenação atrapalhada, mas ataques e de precisão estão fazendo, inteligência também se não teria feito ataques de precisão, na questão logística realmente está demonstrando deficiência em alguns pontos. Existem vários vídeos e imagens dos russos destruindo equipamento ucraniano e alvos importantes porém a Ucrânia a tudo custo tenta abafar esses casos.
Por isso que curto o Peter que a meses vem falando que sim as sanções estão afetando a Rússia e a galera que dizia que ele não entende nada até parou de aparecer por lá
O que admiro nos russos e a capacidade deles, se eles tem um stock bom de armas antigas também faz estrago porque não usar. Se os EUA nas eras de hoje tem alguma coisa tem muita ajuda da Europa e Japão que são países muito inteligentes, e s Rússia tá sozinha.
URSS era a junção de 23 republicas autônomas, eles nunca estiveram tão sozinhos, eles escolheram isto porque quiseram anexar a Ucrânia para monopolizar o gás e petróleo da Europa.
Invasão russa diminui à medida que a cadeia de suprimentos de tecnologia se esgota .16.08 crise global de fabricação de semicondutores está forçando soldados russos a invadir cozinhas abandonadas na Ucrânia para alimentar seus armamentos com chips antigos
Venezuela nem utiliza o AK-47 muito menos tem uma fabrica de AK-47, Houve um contrato firmado em 2005 para aquisição de 100,000 AK-104, Onde 30,000 foram produzidos na Rússia e os restantes 70,000 foram produzidos localmente. Após o fim da produção das 70,000 Unidades a fabrica ficou apenas produzindo munições de 7.62×39mm.
Nos tempos atuais seria de muita insenzates usar a aviacao para atingir alvos comuns do inimigo,o pais que domina a tecnologia de misses logicamente que usara estes para atingir setores importantes do inimigo os atingindo com muita rapides e precisao sem ser interceptados,pois os misseis russos tem elevadas velocidades 5,7,10 dez mil km x hora
Valeu 👍 obrigado. Bom vídeo parabéns 👏. Ao que se sabe a Ucrânia fabricou a maioria desses canhões da era soviética, os grandes navios como porta aviões, e o Moskva construído na Ucrânia no Mar Negro. A Ucrânia construiu os foguetes e mísseis balísticos intercontinentais. Até o Brasil tentou uma parceria com a Ucrânia para lançar um foguete, só faltou capital financeiro. O míssil Neptuno que destruiu o Moskva a nau capitânia do Mar Negro foi construído na Ucrânia. O míssil anti-tanque Ucrâniano Stugna-P está fazendo estragos nos tanques e veículos blindados russos. E agora a Turquia está construindo uma fábrica de drone Bayraktar TB-2 em parceria, com o fornecimento de motores para os drones. É fato que a Ucrânia tem estoque de mísseis da era Soviética, mas quer ocidentalizar o seu país, a sua indústria, a sua tecnologia mais precisa. O fato é que a invasão de Putin acordou um gigante europeu, a Ucrânia e o tempo só irá demonstrar isso e os russos irão perder terreno a cada mês, isso será inevitável.
Mais uma vez explicado o interesse norte americano em Taiwan . Isso é uma porcentagem muito alta de 92% da produção, sem falar outras tecnologias Taiwan não é apenas uma ilha . Uma Guerra contra eles e afeta muita coisa no mundo por isso china ainda não tentou a sorte pois a interferência global vai ser gigante...
Errado, porque: Na realidade o que isto "explica" *é o interesse DA CHINA em Taiwan.* Isso sim, enfraquecer e derrotar o Ocidente, ao mesmo tempo roubar a tecnologia ocidental, disso tirando proveito a todos os níveis.
Como se fosse difícil empresas fantasmas adquirir tal produto. Isso já foi feito pelos EUA, com a compra de matéria prima para a construção de seus blackbirds. E também, como a Corea do Norte consegue comprar e aprimorar cada vez mais seus misseis?? O cara é ex-agente da KGB, acho que ela já pensou nesse tipo de comércio subversivo... Seguuuuura o likeeeeee!!!!
Isso era facil na época onde quase não existia rastreamento. por ex. a russia lança um missil, os caras vão la no que sobrou do míssil ou equipamento e tentam recuperar alguma coisa. se eles acharem um ex. um chip, esse chip pode ser rastreado. e no caso de quem vendeu pra russia já não consegue mais comprar. Inclusive tem um site onde os caras fazem o disassembly e ja detectaram 70 fornecedores ocidententais desses componentes.
P/ testes e uso limitado é possível, não p/ produção em escala. Esse "jeitinho" de adquirir coisas é caríssimo. Os EUA não se importam de gastar bilhões em seus projetos, já is russos, contam centavos!
Não se trata de incapacidade de se obter a supremacia aérea. Os russos estão poupando suas aeronaves para o caso de haver um conflito direto com a OTAN e, além disso, estão aproveitando a oportunidade para testar e aprimorar os seus mísseis em um cenário de combate real.
Imprensa notícia que Míssil acaba de explodir no Forte Santa Bárbara, na área do Exército em Formosa, informações preliminares apontam para quatro militares feridos. Grave acidente na área militar do Exército em Formosa Goiás.
Quem conhece, minimamente, a organização militar dos Estados Unidos, sabe que os americanos programam o ciclo de vida dos seus armamentos no momento em que são projetados, sendo a fase final a do abate, quando os mesmos não são usados no campo de batalha. Essa capacidade organizacional americana é exemplar em todo o mundo e a Rússia já nos habituou ao seu desmazelo catastrófico no qual, para além dos perigos que o Marcelo aponta, emerge a probabilidade de os próprios militares russos venderem esses equipamentos a grupos terroristas. Aquando da extinção da URSS havia submarinos nucleares, mísseis nucleares e bombas nucleares quase ao abandono, falando-se, mesmo, do desaparecimento de uma bomba nuclear russa. Além disso há registos de aviões de caça (modernos à época) terem sido vendidos clandestinamente não se sabe a quem. A estagnação ou, mesmo, definhamento económico em que a Rússia está a mergulhar depois de ter invadido a Ucrânia faz temer que, no futuro, vai ter de ser o Ocidente a PAGAR para que tais armamentos sejam neutralizados. Putin, muito provavelmente, já terá desaparecido mas essa será a sua venenosa herança.
Sem contar que os projéteis de artilharia precisam de muita logística para chegarem na linha de frente, e com as linhas de abastacimento sendo atacadas por misseis de maior alcance logo essa quantidade enorme de artilharia se torna inútil se não puder mais ser suprida.
O principal Invasão russa diminui à medida que a cadeia de suprimentos de tecnologia se esgota .16.08 crise global de fabricação de semicondutores está forçando soldados russos a invadir cozinhas abandonadas na Ucrânia para alimentar seus armamentos com chips antigos
Corretíssimo, não existe guerra sem logística intendência. Falou tudo. Na verdade quem vence as guerras são essas duas.
Deve ser por isso que mais ferrovias de transporte russo até mesmo no próprio território dela agora próximo da fronteira vêm sofrido mais "acidentes" com cigarros... Inclusive mais um armazém de munições *_e_* uma ferrovia lá na Crimeia explodiram juntos quase simultaneamente hoje cedo de manhã.
Pois bem, ter munições é fácil. Fazê-las "valer" é outra. Mesmo que a Ucrânia não possa esgotar o estoque permanente de munições da Rússia, ela pode reduzir a pressão que elas exercem no campo por dia causando complicações logísticas. Não dá pra trazer _tudo aquilo_ na linha de frente e despejá-las sobre o inimigo de uma só vez... Claro, resta saber se ela sequer _consegue_ fazer isso...
E também o desgaste da própria Peça de Artilharia, o Cano dura um determinado número de disparos, os sistemas hidráulicos também precisa de manutenção, e assim por diante, e TUDO tem que ser Recalibrado e Alinhado antes de entrar em ação. Sem dúvida, a Indústria Russa e capaz de fazer, o que dificulta e que dessa maneira, a Logística fica ainda mais sobrecarregada.
@@mekingtiger9095 dimitri anda fumando demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os mísseis russos são que nem o Mega Drive ou aquele super Nintendo guardado e enrolado em um saco plástico depois de 20 anos vc tenta jogar e tem que assoprar a fita , tirar o pó... volta e meia ele dá uma " travada" ... mais aí que está, funciona é só saber aonde estão os problemas que fazem travar kkkkkkk
Meu super Nintendo tá aqui funcionando de boa
Você nem sabe oque fala, fica confiando nessas mídias pro ocidente que você tá lascado!
@@guyilherme Mas se tu guardar tempos no armário algum componente sempre dá problema .. tira um fio aperta um parafuso e funciona kkkkkk
@@F0000x Sim.. Tem que confiar na mídia russa.. Um exemplo de liberdade. Kkkkkkkkkkkkkkkk
Se o Brasil tivesse uns 2 armazenados e não funcionando eu já ficaria feliz.
Verdade, munição comum e fácil produzir, agora um míssil com um microprocessador específico rodando software complexo a coisa muda de figura. O mesmo se aplica a pilotos são caros de treinar e demorado , gasta-se uma "nota preta" no preparo deles. Pilotos e mísseis guarde-os com carinho.
@@markwebb7320 Invasão russa diminui à medida que a cadeia de suprimentos de tecnologia se esgota .
16.08 crise global de fabricação de semicondutores está forçando soldados russos a invadir cozinhas abandonadas na Ucrânia para alimentar seus armamentos com chips antigos
@Leandro o Putin tem seguidores lá na Rússia ( assim como tem gente por aqui que acredita no Lulopetismo). Contudo tem muita gente contrária a ele e não declaram isso. I IDH deles e alto, sabem muitíssimo bem quem "são" seus governantes. Os próprios russos fora da Rússia chamam o conflito de guerra do Putin. A dificuldade formar novos combates mostra isso.
Assim diz o especialista!
@@markwebb7320 pra isso existe o que se chama de operação SEAD, pra suprimir defesas aérea.
@Leandro A Ucrânia conta com os serviços de inteligência da NATO. Sendo específico EEUU e UK com aqueles aviões que varrem todo o espectro de RF deixa pouca ou nenhuma opção pra Rússia. O que é pior, a coisa não para, pousa uma decolar outra. A cada disparo você tem que ligar os radares, ai os "olhos" da NATO estão fazendo a leitura de frequência. Se fosse só a Ucrânia os russos já teriam "papado" essa. Um lado desse conflito terá que parar por falta de grana.
Trabalhei reformando navios e fiquei sabendo que tem mais de 100 na Rússia parados por falta de máquinas de solda robótica ...navios de grande porte alguns inclusive com usos militares...tudo causado pelas sanções....imagina daqui um tempo como não vai ficar essa situação pra eles.
Eu trabalhei na Sibéria e sei dos problemas russo, mais esse realmente não é.
@@tonyfranca859 Eu gerenciei alguns projetos e sei como é.
@R' Até os americanos usam chips chineses nos seus misseis. A tecnologia russa é muito avançada com certeza.
@@tonyfranca859 está errado a China fábrica sobre supervisão dos estados unidos, somente isso, a tecnologia é dos estados unidos e china só faz por causa da mão de obra barata, por isso a crise de chip na china os estados unidos corto as relações vai fazer em seu próprio país, china não faz sem estados unidos.
@Leandro Vai vendo, vai vendo.
O video fala de misseis novos, de última geração que precisam de manutenções constantes e a operacionalidade tem que estar um brinco. Agora, imaginem o estado em que se encontram as armas nucleares de 40 ou 50 anos atrás, sem qualquer manutenção, troca de componentes, combustível, enfim. Perigoso até acionar e a merda toda explodir ali mesmo. Ou acham que eles gastariam com manutenções de armas que sabem que não vão usar e deixar de dar manutenções nas que sabem que vão precisar? O dinheiro é curto, a corrupção é gigante, enfim. Nesse momento já devem estar canibalizando esses mísseis antigos pra poderem pegar as peças para os misseis novos.
A manutenção do armamento nuclear é para manter o material desativado seguro. Esse problema se torna um risco global, tanto que no final da URSS os países do "Ocidente" ajudaram a transportar o armamento nuclear dos soviéticos e enviar as armas da Ucrânia de volta para Moscou desmontar.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
sim, as ogivas são somente números, o que está operacional deve ser mínimo, França e Inglaterra podem ter mais mísseis prontos pra uso do que a falida, mentirosa e incompetente ditadura russa
Caralho, o cara manja hein, conta mais ai pra gente.
@@tupiniquim8329 Eu me referia aos mísseis, não as ogivas.
92% de chips avançados. É dai que vem o grande interesse chines e americano em Taiwan. Taiwan soube se tornar importante para o ocidente.
É preciso ver esses dados com cuidado. As 3 grandes fabricantes de chip são: TSMC, Samsung e Intel. Os mais sofisticados são feitos em Taiwan, mas Intel e Samsung estão logo atrás. Em caso de guerra e destruição da TSMC, seria um caos, mas bom p/ Samsung e Intel. De qq forma, 60% dos projetos de chips avançados são feitos nos EUA.
@@marcusvillaboim4705 samsung e intel não suprem o mercado, por isso essa crise de chips nas montadoras de veiculos. (lembrando que a intel ja quis montar uma fabrica aqui no Brasil, mas o governo da epóca não quis o projeto e eles foram para outro país...)
@@marcusvillaboim4705 Esqueceu da SMIC?
@@lbalves8791 está copiando, mas muito atrás da TSMC, que usa muitas tecnologias ocidentais. De qq forma ambas empresas fabricam chips, não os desenham. Isso está nos EUA. Um dia no futuro ... é o que salva Taiwan, por enquanto. A China construiu um supercomputador hexabyte, que concorre com os ocidentais, mas feito com tecnologia defasada, assim tem centenas de gabinetes e consome uma quantidade absurda de energia, a qual a China não se importa de fornecer através de usinas de carvão.
Em suma, retrocedendo no tempo, 1º chips do mundo foram ou americanos que fizeram e os computadores dai a empresa IBM, UNIVAC, NCR. Motorola, fairchild, Intel, Texas são os pioneiros mundiais. Não sei porque o EUA e, posteriormente Japão relaxou nesta área e defasou para baixo, mas EUA são os pioneiro.
A peça mais importante é o dinheiro, quando ele e termina acaba a guerra!😒🤥
na verdade munições de artilharia precisam de manutenção a cada 5 ou 10 anos para manutenção do fusível que tem uma química que pode degradar com o tempo. Sem fusível funcionando direito a munição de obuseiro pode nem explodir ao atingir o solo
GADO DO HNMM DE NOVO VEM COM A HISTORIA '' A RÚSSIA SÓ TEM MUNIÇÃO PARA 3 DIAS '' VOCÊS SÃO UMA PIADA FAZENDO VIDEOS PARA SEMPRE FALAR MAL DA RÚSSIA !!!
@@Diana7070-j7z Os caras aqui são bolsonaristas, o que vc estava esperando kkkkk
@@Diana7070-j7z LOL mais um gadobot da Russia, só falei da manutenção e da possibilidade de da falta dela a munição ter problema, nunca mencionei que a Russia estava ficando sem munição. Se está querendo tanto negar deve ter verdade no oposto do que você fala
@@the7observer Ninguém liga para o que vc fala, só usei sua posição nos comentários para ser visto nem li as besteiras que vc falou apedeuta!!
@@Diana7070-j7z LOL nem leu. tá bom analfabeto vá morar na China se acha que comunismo é tão bom
Sinto muito, mas vi a Inglaterra falando que a munição russa ia acabar em março
E que a Ucrânia não duraria 1 mês com a Rússia
@@Ronyy86tá usando esse argumento agora pra tentar diminuir a vergonha que os russos estão passando? Quem está lutando é a Ucrânia, a Otan apenas ofereceu os meios! Chora ai, "manezão"!
Eu ouvi dizer que a Rússia destruiu toda força aérea Ucraniana e todos os Himars... No entanto os armazéns de munição, pontes e bases aéreas continuam a ser destruídos. Será que o "Dimitri fumador" é culpado de todos os "acidentes"?
A Inglaterra ou a notícia dada pela mídia honesta brasileira sobre este assunto ?…sério 5 min de pesquisa porra.
@@Ronyy86 se os eua liberassem 20 por cento das melhores armas que eles tem essa guerra nao durava 2 semanas , ou vc acha que os americanos so tem 12 himars no estoque ?
Valeu!
Boa tarde olha eu aqui denovo não perco um desde de 2016
Eu também
@@MIG-TALL_cachorreiro kakakakakakak boa
Uma observação: mesmo a artilharia depende, não apenas de munição, mas de peças de artilharia, que igualmente têm que ser mantidas adequadamente. E isso também encontra problemas devido às sanções.
@@corregosecokangume8529 Muitos componentes são ocidentais cara.
@@corregosecokangume8529 aonde tu achas que são fabricados componentes como chips entre outros? Em Moscovo?
@@corregosecokangume8529 100%? Pesquise...
@@AnderRS Quais?, estamos falando de artilharia? Soluções de 10 ou 15 anos atrás podem ser empregadas hoje, falta precisão de 2 ou 3 metros ? tem precisão de 20 metros? dobra a carga explosiva e manda braça.
@@corregosecokangume8529 da uma pesquisada hj sobre obuseiros modernos. não são como os antigos que era basicamente um tubo e uma mira. mesma coisa os mtbs russos, sistema ótico e de tiro tudo importado. claro que s e for um obuseiro antigo com precição de 50 100 metros esses a russia tem bastante.
Tocou no ponto principal da geopolítica moderada, a litografia dos chips. Parabéns!
Você não mencionou que mesmo tendo muitas munições de artilharia tem que está estar perto do canhão e a Ucrânia está no meu ponto de vista trabalhando e bem para que as que chegam próximas da artilharia vire fumaça antes de ser usada com os sistemas de mísseis Haimars
Sem contar os drones, pequenos barato e letal ..
Jajá terá drone solar que poderá ficar dias em patrulha até determinação do alvo...
*HIMARS*
Isto Himars
Ela também está bombardeando as ferrovias de transporte russas em pontos próximos da fronteira agora. Até atacaram mais uma na Crimeia onde coincidentemente se encontrava mais um depósito de munição logo ao lado hoje cedo de manhã! Ou claro, talvez tenha sido mais um cigarro selvagem...
Pessoal acha que só ter o material por si só já basta e que o transporte é coisa fácil. "Lojistiks".
A Rússia nunca usará uma arma nuclear porque ao contrário que os Estados Unidos usou no Japão uma ogiva nuclear tática é muitas vezes mas poderosa que as antigas para se falar assim estando Moscou no raio da nuvem atômica de qualquer bomba que ela jogue na Ucrânia sem falar que oque vai acontecer com a nação do Vladimir é imprevisível e eles não vão pagar pra ver
Realmente eles parecem ter um grave problema. Quando caem destroem tudo e causasm um grave problema no adversário.
Marcelo poderia fazer um vídeo falando sobre o avanço dos projetos militares Brasileiros... Principalmente do Vant 14 bix... Vlw
'Projetos militares brasileiros' você esta de brincadeira certo?
@@juvenalsaulocesarsouza5398 oque te faz pensar que isso foi uma brincadeira?
O Brasil pra produzir uma bala precisa pedir permissão para os EUA kkkkkkkkkk
@@F0000x Por isso a necessidade da gente se desvincular do ocidente
@@Alex8654 Em qual parte do Globo nós estamos?
Mais uma ótima explicação do Marcelo. Atualizando as informações dessa guerra pra gente. Com um vídeo de primeira.
A China com suporte russo anexa Taiwan e resolve o problema da escassez de chips
kkkkk. agora conta a do papagaio.
Se Japão fizerem guerra Taiwan serão os mais prejudicados pois precisam das tecnologias deles . Não darão tiro no pé .
@@lhviola anexar o que já era dela.
Não podes anexar uma parte do teu próprio país, o que tu disseste é equivalente a dizer "o Brasil anexa a Ilha Grande".
@@zemm9003 Ze, a ilha de Taiwan jamais fez parte da República Popular do Mao Tse Tung
Eu sou fã deste canal. Análises que são feitas de forma simples e muito bem feitas, para que leigos, como eu, possa compreender. Especial tem um componente raro, que é apenas analisar, sem ficar sinalizando opiniões. Muitos aplausos aos responsáveis do canal.
Só leigo pra acreditar oque diz nesse canal que nem o dono mostra a cara e nunca trabalhou na área militar 😂😂😂😂😂.
A análise do tema é muito informativa e consistente. Desperta para outras perguntas:
1) Não existe contrabando de chips no mercado paralelo de armas?
2) Se a Rússia está gastando muitos mísseis e outros armamentos então sua indústria está trabalhando mais e os seus donos estão ganhando mais né ? Durante a Guerra a população aceita alegremente que seu dinheiro dos impostos seja gasto com armas;
3) A população dos EUA, UK e Europa também aceitam mais facilmente durante a Guerra que seus impostos sejam gastos para suprir o estoque que está sendo enviado gratuitamente pra Ucrânia né ?
4) Então será que a Guerra é uma importante fonte de dinheiro?
5) Será que algum desses industriais e profissionais que lucram muito mais com a Guerra tem interesse que ela só acabe no tempo ideal pra eles?
6) A humanidade alguma vez deu mostras de tamanha ganância e perversidade em causar sofrimento por dinheiro?
E a artilharia brasileira subsistiria ser usada todo dia por 5 meses?
Caraio. . . 30 min no ar, e o vídeo já chegando em 5k curtidas. Parabéns Marcelão! O melhor e maior canal de informação militar DO MUNDO.
Marcwlo esta acima de todos os outros canais, esta em outro patamar
Se a produção de micro chips é vital para o desenvolvimento de mísseis, pq a Rússia, China e USA não investiram pesado na produção deles??? Muito estranho deixarem essa "responsabilidade" nas mãos de um único país no planeta...
Leia sobre a litografia de chips, Taiwan foi o único país a conseguir, a empresa TSMC detém o know-how, o seu celular só tem esse tamanha e processamento devido a eles....
@@ionildorodrigues Não é bem por aí. A TSMC é a líder na produção mundial e geralmente tem atingido litografias menores mais rápido... Mas a Samsung e a Intel não são relevantemente atrasadas nisso.
Quanto à pergunta original do comentário: os EUA tem fábricas enormes de semicondutores de ponta, como a Intel, GlobalFoundries e outras. A China não tem nada de ponta e depende(como o mundo todo) das máquinas da ASML(holandesa), que é quem fabrica o que há de melhor, mas que não pode exportar isso por conta de embargos tecnológicos à China. A Rússia, muito atrás, não é capaz de fabricar nada mais recente do que a litografia do processador do Nintendo 64. Eles são pura e simplesmente um país pobre e atrasado. Não é "só querer" que tu sai do dia pra noite produzindo chips em 14, 7, 5 ou 3nm.
Se dessem conta né. Querer não é poder, nem mesmo com muito dinheiro
Já estão investindo, mas vai levar decadas para alcançar o nivel de Taiwan. E até lá, outras tecnologias vão surgir, e vai ficar tudo obsoleto.
Amigo, nenhum país é autossuficiente em tudo. Até os EUA dependem de algumas tecnologias estrangeiras.
E não é só investir em pesquisa e pronto, é muito difícil produzir do zero uma tecnologia que bata de frente com a de outros países que já produzem esta tecnologia há anos.
A Rússia até pode investir pesado em produção local, mas as chances da tecnologia ser inferior é muito alta.
Outro grande é que os Chips são fabricados em lotes e famílias antigas não são mais produzidas, então novos mísseis deverão contar com novos Chips e componentes bem como novos softwares e isto não é nada fácil de produzir e sem acesso fica pois ainda. Por está razão é que os EUA doam vendem equipamentos militares antigos muito barato pois não tem mais componentes para manutenção.
deixe o autor contar sobre as táticas soviéticas da "barragem de fogo" e como ela se mostra na Ucrânia
A tática de barragem de fogo é uma das piores, usa-se muito para conquistar pouco. A Blietzkrig já se provou superior em todos os aspectos, basta ver que os únicos avanços significativos russos foram quando empregaram tanques
@@darknessalenda3452 os eua ea Inglaterra usaram a Blietzkrig contra o Iraque em 1991 e funçionou bem retiraram os mesmos do Kuait.
@@clinteastwood6333 a diferença é como aplicam e em que situação, no Iraque o combate era urbano onde os tanques são terríveis
@@darknessalenda3452 Sim, mas o problema é que eventualmente esses avanços rápidos estagnaram devido ao uso massivo de ATGMs, e os Ucranianos tem aproveitado os atrasos dos avanços russos para colocar minas em vários pontos.
Não da pra manter uma "blitzkrieg" com isso, o grande erro dos russos, na minha opinião foi não terem empregado uma força maior no inicio da invasão, eles conseguiram chegar às portas de Kiev, mas o controle deles das suas linhas de trás era muito tênue, devido a falta de tropas pra fazer uma limpeza nas linhas de trás e eliminas as forçar Ucranianas que haviam sobrado, o que permitiu que essas pudessem realizar emboscadas às suas linhas de suprimento e reforços, o que levou a aquilo que vimos de soldados sem comida, tanques sem munição e combustível, e etc.
Se eles tivessem as forças pra limpar as linhas de trás deles, eles teriam tido menores perdas, e não teriam todo o seu avança no norte completamente anulado, e também não teriam encorajado a OTAN a aumentar o envio de armas à Ucrânia.
Resumindo, aquela derrota que os Russos sofreram no norte é o que pode ter / virá a lhes custar essa guerra.
@@LoboalphaMASTER provavelmente
Quando vejo as reportagens em que se colocam microcontroladores e microprocessadores em mísseis chega dói o bolso e o coração 😒
É por isso que a precisão dos misseis ate modernos russos estão perdendo a precisão realmente um missel Kalibri Custa 1 milhão de dolares a unidade imagine o os milhares de dolares que são gastos para o mesmo se destruir e Acabar com todo sistema eletronico que custa uma Fortuna.
@@clinteastwood6333 eu imagino esses processadores sendo usado em computadores melhores e mais baratos em nossas casas e microcontroladores mais potentes em vários projetos dos nossos dias
@@Renato_Pinheiro.9 porem iam custar sei la 40 mil dolares tem Universidades e empresas que comprar esses tipos de microprocessadores para Computadores com uma velocidade 40x mais potente que um domestico.
@@clinteastwood6333 eu acho um desperdício colocar tecnologia de ponta para explodir na cara de outra pessoa. Enquanto isso sofremos com i3 defasados em computadores de 3mil reais com memória soldada kkk
@@Renato_Pinheiro.9 essas velharias Como i3 esses processadores horrorosos são Fruto de Paises Sub-desenvolvidos ja que na decada de 80 e 90 so tinha Coisa TOP de linha um Computador no brasil com a Inflação ajustada custaria 30mil reais so coisa para Nem Ricos mais MIlionarios.
Este canal e muito bom ele foca nos mínimos detalhes.
A rúcia ainda tem muitos mices avançados o poblema e que eles estão guardado para uma precião naior.
Comprei muitas caixas de chumbinhos para o meu pai e um dia ele me ligou que tinha acabado...
Kkkkk
Acho que nesse ponto, após todo o equipamento perdido e a após a estagnação na Ucrânia, já e seguro dizer que a Rússia já perdeu o posto de segunda maior potência militar 🇷🇺
Nunca foi cara meus deus , não confunde 2° potência NUCLEAR com 2° potência MILITAR. Esse posto é da china.
País de terceiro mundo não pode ser protagonista em nada, não faz sentido
16.08 Os estúpidos russos decidiram colocar o armazenamento maciço de artilharia/munição bem no centro da infraestrutura ferroviária da Crimeia.
A Ucrânia só tinha que acertar a coisa para matar a enxurrada de armas no sul da Ucrânia, destruir MUITA munição russa e paralisar as operações ferroviárias russas na Crimeia.
Era possível dizer isso já no terceiro dia dessa guerra. A russia não tem absolutamente a menor condição de ser considerada uma força moderna por nenhum aspecto. Eles ainda lutam como na WWII à exceção de alguns poucos mísseis. Sua força aérea é efetivamente inexistente, sua capacidade de DEAD /SEAD é uma piada e seus estoques de munição inteligente transportadas por aviões... Não deram as caras. Com isso eles terminaram mandando Su-34 fabricado menos de 10 anos atrás pro inferno pra ficar lançando munição burra em um céu altamente contestado.
Sorte da civilização, pois cada orc morto é um passo mais próximo da paz.
a russia sozinha ta enfrentando as maiores potências da otan, e nem usou as ogivas.
Desde o começo da guerra estão falando que a Russia está ficando sem misseis.
Os caras desses canal são assim fazem vídeos inteiros para falar mal da Rússia, não tem comida não tem munição, não tem aviões kkkkkk tudo isso pq a Rússia esta avançando todos os dias sobre os argumentos de cada um desses caras!!
@@homemdeferrosuperior3110 São o famoso gado!!
@@nicheudias5158 Verdade tem um canal onde as pessoas não são bestializadas assim é o canal do professor Ricardo Marcilio da uma olhada!!
Mais uma notícia maravilhosa!!!
Obrigado!!! Hoje no mundo militar.
Kkkk ninguém sabe nada certo da Rússia, tudo é uma fantasia,esse mundo é tudo acordo e grana,pode acontecer de aliados da Ucrânia ajudar a Rússia m
Esse mundo é chiqueiro de porcos .
Uma grande chance de exportar rojão de vara CARAMURU pro Putin.
É muito avançado pra eles, mas mandamos um manual em russo detalhado.
😂😂😂😂😂😂😂
Obrigado Marcelo!!
Primeira vez que as sanções surtiram algum efeito negativo no esforço de guerra russo
...o relatório dos serviços de inteligência britânicos sobre o novo ataque ucraniano de ontem à ponte Antonovsky em Kherson conclui que foram disparados 6 misseis pelo sistema HIMARS ucraniano e que 5 misseis atingiram o alvo com sucesso, o sistema de defesa antiaérea S400 russo disparou 24 misseis conseguindo unicamente abater um míssil ucraniano ...isto demostra a total inoperância da tecnologia russa numa guerra a sério.
Verdade! A inteligência britânica é aquela que falou ao mundo da doença de Putin! 😂😂😂😂
@@rafamoreira0 ...inteligência brasileira é que dá vontade de rir.
@@jonathanalbuquerque1175 Mano o maluco tem basicamente telepatia véi l, não é possível...kkkkkk
Fala isso não que as russetes piram! 😂😂😂
Aham sei
Seu trabalho é muito completo ! Parabéns....
Tão completo e você incapaz de tecer um comentário só menos significante ?
Assistindo de Londrina PR.
Se os mísseis estão comprometidos eletronicamente , imaginem as nucleares , como devem estar , um risco eminente , na certa !
Talvez nem funcionem mais, ou pior atirar e cair na cabeça de quem lançou.
@@felipecotta3188 literalmente um tiro no pé . Imagine o estrago .
Triste isso , ser humano dentroe
a si mesmo e o mundo em que vive .
Devem ter desmontado a maioria, impossível manter a operação em pronto uso para 6 mil ogivas.
Cadê a música.. até o final do vídeo.. aquele toque militar fica mais insano o negócio
Tá bombando o canal 👏👏👏
Enquanto isso, mais um Himars dizima um deposito russo 🤣
Os Himars foram destruídos 3X.
Qualquer explosão é o Dmitry jogando cigarro no lixo 🚬
Assisto os videos do Marcelo todos os dias. Cara, seu canal é incrível! Parabéns
Não falaram que ela tinha munição para 3 dias, isto a mais de 3 meses atrás.
Dos mesmos criadores de "os misseis Russos acabaram" isso foi na segunda semana de guerra.
matéria muito bem explanada
Esse caminhão ai no final do vídeo vai ser mais um alvo do Himars!
Muito boa tarda amigos e amigas
Precisão de menos de 2 metros! E no entanto acertam quase sempre em alvos civis. Armas com precisão tem a América.
Essa guerra é um marco histórico, houve uma mudança enorme na artilharia com esse uso de lançadores furtivos e difíceis de localizar como HIMARS e seus vários misseis de altíssima precisão e longos alcances. Tudo se resume a esconder o próprio armamento e descobrir onde bombardear o inimigo. Inclua sistemas de defesa como iron dome e a equação fica muito complexa.
Com tantos "acidentes" acontecendo em depósitos de munição russos nos últimos dias, não dá para confiar tanto assim em munição antiga. 💥💥💥💥💥
Tudo culpa do Dmitri fumando perto das munições, mísseis, e do Moskva.
@@henrique9859 E tb bota a culpa na VODKA, correndo solto por lá !!!
MILHÕES de cápsulas de artilharia? Caramba. Essa eu não sabia..
Seria um erro muito bobo por parte da Rússia ficar queimando o o filé mignon deles , só se deu muito errado a estratégia
@@pauloserggio740 pois é , é aquela ou eles tem muitas cartas na manga , tem pra gastar contra , ou já tá saindo caro demais essa guerra fora que se acaba mostrando o que tem e o que não tem
Tenho certeza que já pensou nisto, porém, como admirador do canal, faço a sugestão. Caso venha a desenvolver legendas em inglês e/ou espanhol, seu canal cresceria em níveis positivamente alarmantes.
Se for a níveis alarmantes então a Rússia e a Otan terão de tomar uma posição kkk
se a precisão dos misseis russos é tão boa significa então que eles atiram em hospitais, shoppings, maternidades, escolas de propósito.
Que eu lembre, quem atingiu uma escola foram os próprios ucranianos, só ver que não falaram mais disso. Os demais alvos eram usados como base militares ou para guardar equipamento. Só googlear que acha isso.
Isso porque é só vc a Ucrânia.
Se a Rússia abrir outras frentes, como com a Índia por exemplo, sua situação fica ainda mais complicada.
@@duartesimoes508 é só um exemplo aleatório.
@@duartesimoes508 sim
A Rússia também tem uma pendência com o Japão.
Embora o Japão não seja uma superpotência hoje, não se pode esquecer a inigualável capacidade de produção dos japoneses. O mundo inteiro viu na 2ww do que eles são capazes.
O terremoto de Fukushima eles reconstruíram uma estrada em cinco dias, um aeroporto em 14 dias e uma usina nuclear em menos de 40 dias.
Se o Japão ativar sua máquina de guerra, será um adversário terrível para a Rússia.
Essa explicação sobre os mísseis russos deixou muito claro a importância indireta de Taiwan nesse conflito. Por isso os EUA e Reino Unido intensificaram o apoio a ilha. Se Taiwan caisse nas mãos dos chineses nesse momento, certamente seria obrigada a suprir a Russia com microchips.
O Brasil só precisa da tecnologia de hipersonico, Brasil já tem tecnologia para fazer bombas muito mais avancadas que as armas nucleares, além de mais baratas, bombas com área de destruicao maior que 50kms 2, e miniaturizadas, nenhum outro país tem isso, só a china que começou agora estudando uns projetos brasileiros que tinham sido abandonados.. Só que mantemos segredos. Só ver que os principais projetos do mundo tem brasileiro envolvido.
Sinceramente meu irmão vc está muito bem atualizado admiro muito pessoas com nível de compreensão como o sr
Não duvido nada que Taiwan não tenho explosivos pré instalados na fábrica da TSMC, pra explodir a fábrica caso ela caia em mãos chinesas
como se taiwan n fosse da china hahahaha.
@Carnage Como vc é sensível.
Ou o Putin tem força pra alguma coisa, ou não tem. Como que o UOL fala que ele já perdeu a guerra, mas abalou a moral Russa?
Nada dessa guerra faz sentido.
O grande problema da falta de estoque desses mísseis de cruzeiro super precisos. Fará is russos usar o quanto mais munições antigas de baixa precisão q vai acertar cada vez mais alvos civis etc.. como o estoque deles são gigantesco. Irão lançar esses mísseis até a Ucrânia se acabar toda!
Triste isso. Infelizmente!
Se nós anos 50 a sua precisão era de 10 metros, isso não fará diferença.
Boa tarde. Hoje no mundo militar. Belmonte-BA
EXCELENTE material.. parabéns Marcelo
Himars esta derrotando a rússia
@@Edson_Campos com certeza , aliás metade deles já foram destruídos
Obrigado professor
"... manter sob fogos de artilharia por anos" ou não a incompetência logística (estratégica em geral) tem sido a marca da Rússia nessa "operação especial", e se a munição não chega aos artilheiros o avanço da tropa dentro do "território inimigo" (teatro de operação: 6 x1) é pífio.
E agora com a Ucrânia intensificando os ataques às ferrovias russas de transporte usadas para o envio logístico dessas munições e de muitos outros equipamentos na retaguarda, a tendência daqui pra frente é só piorar.
Boa tarde para todos aí
Tenho medo do Dimitri fumar perto desses mísseis.
Dimitri Trapalhovsky e seu cigarro nuclear 😂😂😂🤣
Mais um exemplo de que o Brasil já deveria aprender com isso e já ter começado a produzir microcomdutores, nem que fosse por ação de espionagem em Taiwan, já que eles dão os líderes nessa área
Bostil fazer espionagem industrial em Taiwan kkkkk, se nem China que é especializando nisso consegue
Esses nacionalistas brasileiros me fazem rir.
São tão avançados que às vezes ganham consciência e voltam para trás. Ha e telefone que ele usou a dar a manivela eu em 1998 andei em transmissões no exército e já não se usava isso.
Sim sim, com ctz qualquer exercito de pais de lingua portuguesa é melhor q o Russo né?!
Imagina as armas nucleares da era soviética que eles tem ? Faz medo até acionar acidentalmente essas tralhas.
São constantemente feito manutenção
Pior se não tiverem com manutenção em dia, essa droga pode explodir sozinha
Perigoso cair na própria rússia, sucatas
Agora fica fácil perceber a importância do HIMARS para a Ucrânia nessa guerra e o motivo de tantos ataques ucranianos aos depósitos de munições na retaguarda russa... Mas pelo que percebemos, é meio que "enxugar gelo" tentando evitar o que é provavelmente inevitável.
Falou, mas não acrescentou nada de conhecimento.
Rússia é campeã em desastres nucleares!
@Leandro casa branca cara??? Jura lá? Kkkkkk
Há alguma coisa que sai daquela pocilga que seja coerente com a realidade? Hehe
A proposito os tubos tem vida util. 2000 tiros pra menos. Nao adianta ter granadas e nao ter com o que atirar elas. Quanto tempo duram as peças atirando 50 vezes ao dia?
Os tubos ainda podem ser utilizados, se não me engano. O problema é que com isso a precisão deles se deteriora mais e mais e mais, forçando a Rússia a gastar _mais_ munições para atingir um mesmo alvo específico ou mesmo área geral. Soma isso com a Ucrânia atacando a logística russa... E eu não vejo como ela vai fazer todo esse estoque colossal que tem nos armazéns permanentes valerem de fato para alguma coisa.
Boa tarde. Mais um vídeo de relevante valor para todos.
seria correto afirmar que se Taiwan for atacada os veículos novos e usados no mundo todo terão preços altíssimos pela alta demanda e pouca oferta?
Corretíssimo
Daí a preocupação mundial por Taiwan
A Escola de Design Russa é diferente da ocidental. Os russos não usam um microprocessador sofisticado onde um simples microcontrolador é suficiente. Seus projetos sempre pautam pelo uso de componentes de balcão exatamente para evitar algum tipo de escassez. Além do mais circuitos integrados são componentes muito pequenos e podem ser facilmente contrabandeados e nem é preciso mencionar a capacidade de readaptação russa.
Sim, zPutin vai colocar um Ivan e um Yuri descartáveis em cada missel p/ fazer os cálculos balísticos no lugar dos chips!
Escola de desing bem bosta então hein
Mas ja que falou "Se" estas munições forem bem mantidas com o alto nivel de corrupção no exercito russo quantos desses numeros realmente estariam em boas condições junto com a ineficiente logística russo para chegar na frente de batalho estão realmente disponiveis para serem usadas?
Os videos da artilharia Russa abatendo veiculos e soldados Ucranianos , mostra que os Ucranianos nao estao posicionando muitos veiculos e nem muitos soldados em um mesmo lugar ! Os soldados Ucranianos estao geralmente em menos de 10 soldados e 2 ou 3 veiculos , sendo assim exigindo uma precisao maior das artilharias inimigas e sendo esperdicio usar misseis tao caros para pequenos ganhos ! Os Ucranianos diferente das guerras antigas que ficavam centenas em uma mesma trincheira , eles ficam espaçados um soldado do outro e nas proprias trincheiras que boa parte faz zigzag para evitar estilhaços fizeram burados para 1 soldado , mesmo quando os Russos atingem um alvo nas trincheiras geralmente mata 1 soldado por vez ! Tem imagens de morteiro que cai a menos de 2m do soldado Ucraniano , mas como o soldado estava em uma especie de mini caverna na trincheira ele sai correndo no meio da fumaça ou seja sobreviveu ! Talvez a reposiçao de chips seria tao determinante se os Russos estivessem tendo que lutar contra um inimigo que tivessem grandes bases fortificadas ou grande concentraçao de poderio belico para justificar o uso de misseis tao caros em muita quantidades !Pelo menos nessa fase da guerra ja nao vemos a Russia disparar tantos misseis , e muita artilharia de foguetes e morteiros !
Mísseis(cruzeiro/balístico) só são usados contra alvos grandes ou grandes concentração de inimigos, a Rússia dificilmente vai usar um míssil desse porte só pra abater um Zé ninguém.
Já artilharia estão usando aos montes e graças aos drones a precisam está sendo elevada.
@@aroldooliveira176 Sem duvida que os Russo descobriram enormes buracos em sua ofensiva , e tudo isso demonstra que havera muitas mudancas nas guerras modernas , principalmente com os drones !
@@aroldooliveira176 a Rússia demonstrou uma coordenação atrapalhada, mas ataques e de precisão estão fazendo, inteligência também se não teria feito ataques de precisão, na questão logística realmente está demonstrando deficiência em alguns pontos.
Existem vários vídeos e imagens dos russos destruindo equipamento ucraniano e alvos importantes porém a Ucrânia a tudo custo tenta abafar esses casos.
@@aroldooliveira176 tá acompanhando a guerra pelo CNN?
@@aroldooliveira176 explicado a falta de informação então.
Será tão difícil fabricar estes chips ASSIM?
Os especialistas que nunca lutaram uma guerra afirmam que a Rússia está rindo das sanções. O enxadrista previu tudo!
Pois é,a Rússia foi enrrabada pelo bidé .
Se for de nervoso até pode ser
Com a China ao lado e eles criando uma nova moeda, eles não vão precisar do ocidente para mais nada.
@@jogomes8002 a Rússia vai usar a guerra lenda para fuder com a Europa.
Por isso que curto o Peter que a meses vem falando que sim as sanções estão afetando a Rússia e a galera que dizia que ele não entende nada até parou de aparecer por lá
Como vocês sabem disso? Muita informação
como vc disse ..muita informação
O que admiro nos russos e a capacidade deles, se eles tem um stock bom de armas antigas também faz estrago porque não usar. Se os EUA nas eras de hoje tem alguma coisa tem muita ajuda da Europa e Japão que são países muito inteligentes, e s Rússia tá sozinha.
Rusia temsa a China, Irán, etc,,
URSS era a junção de 23 republicas autônomas, eles nunca estiveram tão sozinhos, eles escolheram isto porque quiseram anexar a Ucrânia para monopolizar o gás e petróleo da Europa.
@@gaiofattos2
fale de coisa importante, tipo a explosão do obuse Ucraniano que explodiu por falta de manutenção.
Ou seja, nao fale da madrasta Russia...kkk
Obsoleto melhor tecnologia belica e poderio militar americano esses são melhores do mundo USA Forever os EUA são força e poder Deus abençoe a America
Invasão russa diminui à medida que a cadeia de suprimentos de tecnologia se esgota .16.08 crise global de fabricação de semicondutores está forçando soldados russos a invadir cozinhas abandonadas na Ucrânia para alimentar seus armamentos com chips antigos
Rpz, eu n tô defendendo ngm n, mas os USA é uma praga no mundo!! Russia, França, EUA e China!!
E na Venezuela, eles inauguraram uma fábrica de armas, além dos AK 47 fabricados a alguns anos.
Venezuela nem utiliza o AK-47 muito menos tem uma fabrica de AK-47, Houve um contrato firmado em 2005 para aquisição de 100,000 AK-104, Onde 30,000 foram produzidos na Rússia e os restantes 70,000 foram produzidos localmente.
Após o fim da produção das 70,000 Unidades a fabrica ficou apenas produzindo munições de 7.62×39mm.
Aquele like maroto antes mesmo de começar o vídeo 🤣🤣🤣
Paz na Terra 🌎
todos torcemos que fiquem sem mísseis, criminosos sem armas ficam sob controle
Esperando um vídeo sobre a batalha de Bakhmut...
Se os russos tivessem tanta munição assim não estariam pedindo munição para Bielorrússia.
Nos tempos atuais seria de muita insenzates usar a aviacao para atingir alvos comuns do inimigo,o pais que domina a tecnologia de misses logicamente que usara estes para atingir setores importantes do inimigo os atingindo com muita rapides e precisao sem ser interceptados,pois os misseis russos tem elevadas velocidades 5,7,10 dez mil km x hora
Valeu 👍 obrigado. Bom vídeo parabéns 👏. Ao que se sabe a Ucrânia fabricou a maioria desses canhões da era soviética, os grandes navios como porta aviões, e o Moskva construído na Ucrânia no Mar Negro. A Ucrânia construiu os foguetes e mísseis balísticos intercontinentais. Até o Brasil tentou uma parceria com a Ucrânia para lançar um foguete, só faltou capital financeiro. O míssil Neptuno que destruiu o Moskva a nau capitânia do Mar Negro foi construído na Ucrânia. O míssil anti-tanque Ucrâniano Stugna-P está fazendo estragos nos tanques e veículos blindados russos. E agora a Turquia está construindo uma fábrica de drone Bayraktar TB-2 em parceria, com o fornecimento de motores para os drones. É fato que a Ucrânia tem estoque de mísseis da era Soviética, mas quer ocidentalizar o seu país, a sua indústria, a sua tecnologia mais precisa. O fato é que a invasão de Putin acordou um gigante europeu, a Ucrânia e o tempo só irá demonstrar isso e os russos irão perder terreno a cada mês, isso será inevitável.
Vc não tá levando em consideração a destruição diária de depósitos de munição
Mas os russos só tinham munição para três dias , agora o problema são os misseis
Estes três dias estão demorando para passar.
Pois eh, na maioria estes analistas de UA-cam são uns comédias. Mas da pra aproveitar algumas coisas. Kkkk
Mais uma vez explicado o interesse norte americano em Taiwan . Isso é uma porcentagem muito alta de 92% da produção, sem falar outras tecnologias Taiwan não é apenas uma ilha . Uma Guerra contra eles e afeta muita coisa no mundo por isso china ainda não tentou a sorte pois a interferência global vai ser gigante...
Errado, porque:
Na realidade o que isto "explica" *é o interesse DA CHINA em Taiwan.* Isso sim, enfraquecer e derrotar o Ocidente, ao mesmo tempo roubar a tecnologia ocidental, disso tirando proveito a todos os níveis.
Como se fosse difícil empresas fantasmas adquirir tal produto. Isso já foi feito pelos EUA, com a compra de matéria prima para a construção de seus blackbirds. E também, como a Corea do Norte consegue comprar e aprimorar cada vez mais seus misseis?? O cara é ex-agente da KGB, acho que ela já pensou nesse tipo de comércio subversivo... Seguuuuura o likeeeeee!!!!
A Coreia só faz teste, não fica usando em guerra xd
A Coreia do Norte compra material Militar à Russia e à China Faz ANOSSSSSsss, inclusivé têm submarinos que penso serem de origem russa.
Isso era facil na época onde quase não existia rastreamento. por ex. a russia lança um missil, os caras vão la no que sobrou do míssil ou equipamento e tentam recuperar alguma coisa. se eles acharem um ex. um chip, esse chip pode ser rastreado. e no caso de quem vendeu pra russia já não consegue mais comprar. Inclusive tem um site onde os caras fazem o
disassembly e ja detectaram 70 fornecedores ocidententais desses componentes.
P/ testes e uso limitado é possível, não p/ produção em escala. Esse "jeitinho" de adquirir coisas é caríssimo. Os EUA não se importam de gastar bilhões em seus projetos, já is russos, contam centavos!
Interesante video!!! 👏👏👍
A Rússia provou com essa guerra ,que não aguenta uma semana de guerra contra os Estados Unidos. Kkkkkkk
Ué, porque os yankes não entram na guerra de vez então? 🤭
6:16 Favor ligar o CC
Não se trata de incapacidade de se obter a supremacia aérea. Os russos estão poupando suas aeronaves para o caso de haver um conflito direto com a OTAN e, além disso, estão aproveitando a oportunidade para testar e aprimorar os seus mísseis em um cenário de combate real.
Imprensa notícia que Míssil acaba de explodir no Forte Santa Bárbara, na área do Exército em Formosa, informações preliminares apontam para quatro militares feridos.
Grave acidente na área militar do Exército em Formosa Goiás.
Quem conhece, minimamente, a organização militar dos Estados Unidos, sabe que os americanos programam o ciclo de vida dos seus armamentos no momento em que são projetados, sendo a fase final a do abate, quando os mesmos não são usados no campo de batalha. Essa capacidade organizacional americana é exemplar em todo o mundo e a Rússia já nos habituou ao seu desmazelo catastrófico no qual, para além dos perigos que o Marcelo aponta, emerge a probabilidade de os próprios militares russos venderem esses equipamentos a grupos terroristas. Aquando da extinção da URSS havia submarinos nucleares, mísseis nucleares e bombas nucleares quase ao abandono, falando-se, mesmo, do desaparecimento de uma bomba nuclear russa. Além disso há registos de aviões de caça (modernos à época) terem sido vendidos clandestinamente não se sabe a quem. A estagnação ou, mesmo, definhamento económico em que a Rússia está a mergulhar depois de ter invadido a Ucrânia faz temer que, no futuro, vai ter de ser o Ocidente a PAGAR para que tais armamentos sejam neutralizados. Putin, muito provavelmente, já terá desaparecido mas essa será a sua venenosa herança.
Esse canal está virando um canal de HUMOR.