Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) - sintomas e tratamento | Psicóloga Cristiane Garcia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo falo sobre o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), quais os sintomas e o tratamento.
    REDES SOCIAIS
    Inscreva-se: www.youtube.co...
    Site: www.cristianeg...
    Instagram: / psicologia.cristianega...
    ______________________________________
    Transtorno de estresse pós traumático ou TEPT é um dos transtornos de ansiedade e como o próprio nome sugere ocorre quando a pessoa vivencia ou testemunha uma situação traumática associado a outros fatores, porque a pessoa pode vivenciar uma situação de grande estresse, como um acidente, um assalto, ou até mesmo ser submetida à alguma violência e não necessariamente desenvolver o transtorno.
    O estresse pós traumático vai se desenvolver a partir de um evento que a pessoa passa por alguma situação de bastante estresse como um acidente mais grave, desastres naturais, assalto, sequestro, ou qualquer tipo de violência que ameace sua integridade física ou mental. Qualquer situação, independente de qual, mas que a pessoa interpreta como um risco à sua integridade ou que represente, de alguma maneira, um risco de morte. A forma como a pessoa vai interpretar, sentir e lidar com o pós evento é que pode caracterizar o transtorno e causar um maior sofrimento ou não. A interpretação é um fator que influencia no desenvolvimento do trauma. Pessoas diferentes podem passar por situações bem similares, mas algumas vão desenvolver o transtorno e outras não.
    Nem toda situação estressante é traumática. Um trauma psicológico se refere à situações que representam um risco à integridade e mesmo em algumas situações como as que eu exemplifiquei, um assalto, por exemplo, a maioria das pessoas vai lembrar do episódio por alguns dias, mas vai aos poucos retomando a vida normalmente. Quando isso não acontece e começam a se manifestar sintomas, com sofrimento maior e prejuízo nas diversas áreas da vida, então podemos falar em transtorno de estresse pós traumático.
    SINTOMAS:
    - Memória persistente sobre o evento: lembranças intrusivas, angustiantes do que aconteceu, flashbacks como se estivesse revivendo aquele evento, ou pesadelos recorrentes e perturbação do sono.
    - Sofrimento psicológico e reações fisiológicas: diante de sinais (situações, pessoas ou lugares) que se assemelham ou simbolizam o evento traumático. Sintomas físicos da ansiedade -batimento cardíaco acelerado, suar frio, tremores, tontura, dificuldade em respirar adequadamente e outras reações.
    - Evitação dos estímulos, pessoas ou lugares que façam a pessoa lembrar do evento traumático.
    - Alterações negativas da cognição: esquecer um aspecto importante do evento; crenças negativas a respeito de si mesma e do mundo.
    - Alterações no humor: sentimentos de culpa, vergonha, medo, raiva.
    - Alterações no comportamento: a pessoa passa a não ter interesse e nem participar de atividades, se distancia das pessoas, pode também apresentar comportamento autodestrutivo. Costuma apresentar uma resposta exagerada de sobressalto, um susto mesmo a um estímulo externo que não represente de fato um perigo, um barulho na rua, alguém passar perto falando alto, mas justamente porque a pessoa está vivenciando um trauma ela fica mais hipervigilante, muito mais cautelosa devido ao medo, muito mais sensível aos estímulos.
    - Desrealização: percepção alterada da realidade, do ambiente ao redor.
    - Despersonalização: percepção alterada e distorcida de si mesmo, uma sensação de afastamento de si próprio).
    TRATAMENTO FARMACOLÓGICO: e quem poderá avaliar a necessidade do uso de medicação é o médico psiquiatra.
    TRATAMENTO PSICOLÓGICO - PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL:
    - Relatar o evento traumático repetidas vezes até que a lembrança não domine mais a pessoa e não desencadeie mais os sintomas, resgatando o senso de segurança que todos nós precisamos para viver a vida normalmente.
    - Enfrentamento das situações temidas e evitadas (como sair pra trabalhar, sair com amigos, ir ao banco, conviver com as pessoas, etc.)
    - Técnicas de manejo da ansiedade, exercícios de respiração e relaxamento muscular.
    ______________________________________
    Cristiane Rodrigues Garcia
    Psicóloga e Psicoterapeuta
    Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
    CRP 06/84018
    AVISO:
    As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.

КОМЕНТАРІ • 57

  • @aureojoaorosa2604
    @aureojoaorosa2604 2 роки тому +15

    Sim Dra . Tenho TEPT a mais de 40 anos e não sabia .
    Sempre me sentindo muito mau e não sabendo o porquê .
    Então eu procurei ajuda de um terapeuta.
    Passei mais de três anos e meio em um orfanato que mais parecia uma prisão . isso tudo aconteceu na minha infância e me persegue até hoje .
    Os maus tratos aconteciam no orfanato e na escola de maneiras inpiedosas ,violentas ,por parte de todos os adultos que envolvem o quadro de supervisão diretores ,cordenadores e professores !
    Todos eles não conseguiam disfarçar o ódio que sentiam por nós ( deixados aos seus cuidados ).
    Desonestos com crianças .
    Lembranças horríveis!

    • @Clarinha_88827
      @Clarinha_88827 2 роки тому +1

      Eu passei por isso na minha própria casa

  • @tanialeopoldo5487
    @tanialeopoldo5487 3 роки тому +19

    Estou vivenciando tudo isso que você citou, perdi todo entusiasmo pelas coisas que eu amava fazer, fiz a faculdade dos meus sonhos "Direito" e perdi a vontade de seguir em frente. Hoje sofro de doença autoimune tudo causado pelo stress que sofri no meu trabalho. Para mim a vida perdeu o colorido! Parabéns pelo vídeo excelente!

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 роки тому

      Olá Tânia! Fico feliz que tenha gostado do vídeo, que tenha ajudado de alguma maneira! Não desista do seus sonhos e procure ajuda profissional. Algumas doenças não tem cura, mas tem tratamento e controle, para que você tenha qualidade de vida e possa seguir com suas atividades normalmente. Um abraço :)

    • @tanialeopoldo5487
      @tanialeopoldo5487 3 роки тому

      @@CristianeGarcia obrigada por sua atenção!

    • @terapiaholisticavibraciona4146
      @terapiaholisticavibraciona4146 Рік тому

      Doença auto imune minha filha também adquiriu pós abuso sexual

  • @brunabenevenutti
    @brunabenevenutti Рік тому +3

    Em 2020 fui assaltada no Rio de Janeiro e levei uma facada no ombro. Ainda hoje teho reflexo disso, qualquer pssoa atrás de mim me assusta, até criança. No primeiro ano depois do evento eu não conseguia mais andar na rua nem ir ao mercado, eu tinha flashes o tempo todo, parecia que todos estavam vindo pra cima de mim 😢

  • @dcomd6608
    @dcomd6608 Рік тому +7

    Me separei de um relacionamento abusivo, já não tenho contato com a pessoa qual me relacionei mas se vejo a pessoa na rua ou alguém parecido fico cm esses sintomas quero sair correndo, sinto desespero , n sei como lidar com isso , muito triste

  • @TimBurtina
    @TimBurtina 2 роки тому +9

    Tenho esses sintomas e mais alguns, ansiedade a ponto de passar mal, pesadelos com o ocorrido, evitar determinadas situações, sensação de perseguição, exaustão, afastamento de relações sociais, angústia, oscilações de humor, achar que estou sonhando quando na verdade estou acordada tonteira, perda de apetite. Fui diagnosticada com TEPT e estava fazendo terapia mas tive que parar por falta de recursos, agr estou trabalhando ou pelo menos me forçando fazer isso pra terminar.

  • @ciceroperira6211
    @ciceroperira6211 4 місяці тому +4

    Eu tenho crises de estresse muito grande um dia em uma dessas crises de estresse acabei matando 27 galinhas que eu tinha fiquei muito triste depois mim sentir um animal

  • @julianbelentaniseregatti2417
    @julianbelentaniseregatti2417 Рік тому +2

    Sobre os sustos de barulhos externos é um detalhe e muito importante, normalmente esquecido. Gratidão

  • @torstenbjrn8286
    @torstenbjrn8286 Рік тому +2

    E qdo um cara sofre não um, mas cinco traumas em sequência e curto espaço de tempo?
    Minha família toda morreu (não tenho mais ninguém no mundo), fui traído em um negócio (amigo/irmão que eu estava ajudando) e depois disto minhas empresas (construção civil) desceram a ladeira, etc...
    Confesso, lutei para me manter firme, mas não tem de onde tirar mais forças. Me isolei do resto do mundo e espero a minha hora chegar e não chega.
    Tudo isto de 2021 até aqui. Sou atleta de várias modalidades no mar, empresário no setor da construção civil e deixo tudo.

    • @tauanykezia5677
      @tauanykezia5677 Рік тому +1

      Procura alguém pra orar por você.
      Isto está com cara de obra maligna

    • @torstenbjrn8286
      @torstenbjrn8286 Рік тому

      @@tauanykezia5677 Acho que sua mensagem veio exatamente na hora mais sombria. Nâo há como ser mais obvio de ver aqui parte de um milagre.

  • @adijinasantana2926
    @adijinasantana2926 Рік тому +1

    Durante vinte e cinco anos passei por estresse traumatico todos os dias e quando tudo passou estou com ansiedade síndrome do pânico eu passo por esses sintomas todos os dias parabéns a senhora Dra é a primeira pessoa que coloca em palavras tudo que sinto e não conseguia por em palavras muitoooo obrigada Que Deus te abençoe sempre

  • @Prettakaiala
    @Prettakaiala Рік тому +3

    Eu já fui assaltada 7 vezes e pra sair sozinha é torturante.
    Eu evito falar pras pessoas para não acharem que sou fresca.
    Em casa me assusto até com o meu cabelo passando no rosto, o meu sono é leve e acordo mais de duas vezes na noite, no mínimo.
    Fico que nem os cachorros na época de São João, me assunto e fico trêmula por causa do barulho.
    Eu tenho medo do mundo, sempre acho que alguém vai me machucar. E agora passei a lembrar de coisas dolorosas da minha infância com o meu genitor. (sou adotada).
    Já tive inúmeras ideações suicidas e uma tentativa.
    Não tenho ânimo para nada como antes. Saio e tento interagir pq passo maior parte do tempo no quarto, mas logo me dá vontade de ir embora.
    Isso é tão ruim.
    O fato de não gostar de bebidas tbm me deixa mais retraída.

    • @flordeliz4357
      @flordeliz4357 4 місяці тому

      Tenta ir num medico nem que seja por um período o que você sente eh normal. Eu já senti e tive ideias suicidas graças a médica e um remédio melhorei.
      Tomei por 2 anos e melhorei muito.

  • @gizeliapires9011
    @gizeliapires9011 2 роки тому +5

    Minha filha tem esse transtorno. E outros tmbm bem complicados. É muito triste. Ela tem todos os sintomas e surtos psicóticos com delírios e alucinações. Ideaçao suicida tmbm. Ela tem 12 anos. O pai biológico est**pr** ela com 8 anos, torturou prendendo a boca e deu algo pra ela ficar inconsciente para não gritar, querer fugir,essas coisas. Est**pr* é a conjuçao carnal pênis e vagina. No caso dela se diz outro ato libidinoso. Pois foi pelo reto. Ele foi dilatando aos poucos no decorrer do tempo para chegar o dia da penetraçao. E fez. Como ele topava ela, eu não sabia o que tava acontecendo, eu trabalhava fora pra ajudar no sustento da casa e deixava ela com ele, ele trabalhava a noite. É um sujeito livre de qualquer suspeita. Não fala alto, não briga com ninguém fora. Não xinga, não tem vícios. Eu simplismente chegava em casa e pegava ela diferente e nunca queria conversar comigo. Daí um dia ela tava com muita febre, sem aguentar ficar em pé e com dor por dentro. Ele não fez nenhum ferimento por fora porque já havia dilatado no decorrer dos dias. Levei no médico não mostrou nada em exames clínicos, não rompeu himem, pois foi pelo reto né. Descobrimos o que tinha acontecido num surto horrível que ela teve. Muito triste. Eu imagino que alguém vá querer perguntar algo sobre isso. Não poderei responder nada hoje. Ficarei o dia todo fora, na tentativa dele ser punido. Como não ouve flagrante, nem tem testemunhas, não consigo provar que foi ele. Só com o que ela se lembra não tem sido suficiente para ele ser punido. Essa é a justiça do Brasil, e das autoridades de Teresópolis, Rj .

    • @deniscleresrosa9160
      @deniscleresrosa9160 Рік тому

      Que Deus, com a imensa bondade que ele tem, possa abençoar vc, dando forças e sabedoria para lidar com essa situação e amenizando a sua dor e da sua filha. Creia nele, e a justiça será feita.

    • @gizeliapires9011
      @gizeliapires9011 Рік тому

      @@deniscleresrosa9160 🥰🙏

    • @danielasoares1267
      @danielasoares1267 Рік тому

      Sinto muito pelo tamanho sofrimento que ela e você estão passando. Tanto ela quanto você precisam de ajuda psicológica. Se você ainda faz psicoterapia, busque com urgência! Apesar do sofrimento, é possível ter uma vida que valha a pena ser vivida! Forças!!!!!

    • @gizeliapires9011
      @gizeliapires9011 Рік тому

      @@danielasoares1267 🥰🙏❤

    • @kessysantos3875
      @kessysantos3875 Рік тому

      Eu chorei lendo seu relato 😢😢 meu Deus que homem horrível. Mas a justiça de Deus nunca falha e nunca falhará, pode ter certeza que ele vai pagar, Deus n deixa nada impune. Que a graça do bom Deus acalme seu coração e traga cura a sua filha. Não sei se vc é religiosa, mas agarra nisso, lembre-se que Deus nunca abandona os seus, que ele vai fazer justiça por vcs. Ore sempre a Deus pedindo justiça e não vingança, e assim ele fará não perca sua fé. Deus lhe guardará e protegerá vc e toda a sua casa❤

  • @kmhkmh-mm2ix
    @kmhkmh-mm2ix Рік тому +2

    Estou passando por isso devido a difamação.
    Preciso de ajuda.

  • @alceiasimao2501
    @alceiasimao2501 Місяць тому

    Jogar um carro... sem ter sido roubado..... Deus proverá sempre....

  • @ÉricaM.A
    @ÉricaM.A 2 місяці тому

    Estou passando por isso, me identifiquei com todos os sintomas, meu caso foi por causa do trabalho, estou em tratamento, mas ainda sofro.

  • @eliamarmorita3362
    @eliamarmorita3362 3 роки тому +2

    Olá, Cristiane. Seu vídeo foi muito esclarecedor para mim. Obrigada .

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 роки тому

      Olá Eliamar! Fico contente em ter ajudado de alguma forma. Obrigada por comentar, um abraço :)

  • @jumatos6458
    @jumatos6458 3 роки тому +4

    Perdi 2 irmãos esse ano...no último meu coração dispara do nada ...coração sempre acelerado..estou indo no cardiologista e estou fazendo vários exames ...tem horas q meu corpo chega treemer ..so qm passa sabe.

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 роки тому

      Olá Juçara! Meus sentimentos! Imagino como não tem sido um momento fácil, mas acredite que você pode superar. Faça os exames sim, a avaliação médica é importante. E sugiro também que faça acompanhamento psicológico. A psicoterapia pode te ajudar a enfrentar esse momento difícil e de luto. Um abraço!

  • @robertobrazjunior988
    @robertobrazjunior988 Рік тому +1

    Sofri uma MUTILAÇÃO Dentária naUNIP SPdesenvolviDepressaoProfundatenhomuitopaniconaosaiomaisdecasasintomuiitatristezaestouvegetando

  • @matheusamanco7409
    @matheusamanco7409 Місяць тому

    O pior e que o meu motivo e ocorrência foi em uma praça , o que devo fazer !!! Tá complicadissimo

  • @inezmesquita2107
    @inezmesquita2107 3 роки тому +1

    Seu vídeo está me ajudando muito!!

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 роки тому

      Olá Inêz! Fico feliz que o vídeo tenha ajudado de alguma forma. Obrigada pelo comentário, um abraço! :)

  • @terapiaholisticavibraciona4146

    A minha filha tem todos estes sintomas pós abuso sexual,tem quase 2 anos de terapia mas ainda não curaram os sintomas

    • @ragnarok2503
      @ragnarok2503 Рік тому

      Esse transtorno não tem cura infelizmente, mas aprendemos lidar com essas situações e também um profissional capacitado

  • @luizasousa5586
    @luizasousa5586 3 роки тому +5

    Quando eu tinha 13 anos Minha mae engravidou. E quando tava mais ou menos no sexto mês entrou numa depressao muito forte que durou quase dois anos
    Vi minha mae indo para clínicas ser internada, vi ela tentando se matar,vi ela surtando
    E ainda tinha q ajudar em relação a minha irma
    Sem contar os meus parentes q aproveitavam da situação e chegavam na minha casa e faziam o q queria, minha vó mora comigo então eles ia la para "ajudar " e era uma confusão horrivel, eu ia para escola com medo da minha mãe se matar
    Agora em 2020 ela melhorou em um passe da mágica do nada acordou bem. Mas agora sou eu q preciso de ajuda,estou com 16 anos e parece q minha mente ta pior agora, tudo me dá um gatilho para lembrar de momentos em q ela estava ruim, e horrivel,, já perdi vontade de fazer tudo,e qualquer coisinha sinto medo de Minha mae piorar denovo
    Ta complicado
    Isso pode ser considerado como extresse pós traumatico?
    E como faço nesse período de pandemia onde mal consigo ir no psicologo?

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 роки тому +1

      Olá Luiza! Você realmente enfrentou momentos difíceis e de grande desgaste emocional. Os transtornos em geral nunca têm uma causa única e sim uma série de fatores envolvidos, inclusive experiências emocionalmente difíceis ao longo da vida como você mencionou, que podem sim configurar eventualmente um estresse pós traumático. Independente do diagnóstico se há algum prejuízo, dificuldade ou sofrimento é importante sim buscar ajuda profissional. Você não precisa enfrentar tudo isso sozinha. Nesse momento de pandemia muitos profissionais têm realizado atendimento online. Caso ainda esteja procurando e tenha interesse, me escreva para contato@cristianegarcia.com eu entrarei em contato você, está bem?! Um abraço!

    • @NL-md8tk
      @NL-md8tk 3 роки тому +1

      Tbm vi minha mãe terrivelmente acometida por depressão na infância, o caso dela foi por causa de relacionamento...

  • @antoniaregina4989
    @antoniaregina4989 3 місяці тому

    Meu marido ficou assim

  • @solimarmoreira9186
    @solimarmoreira9186 Рік тому

    eu ja fui uma pessoa com muito estresse quando era muito nova agora nao sou estrssada mais tenho ancedadi e procuro me ajudar mais quando alguém dis q vai vir na minha ai gosto q a minha casa fique nos 30 bem arrumada minha casa não é totalmente muito bagunçada mais ajenti gosta de receber uma visita com a casa toda arrumada um dia minha tia me ligou dizendo vou na tua casa hoje atardi ai minha filha disse o seguinte agora deu não vais parar um minuto eu disse claro q não enquanto eu não acabar todo o serviço eu não paro porquê tenho medo de não terminar o serviço e minha tia chegar poriso. digo tenho ancedadi mais ja fui muito pior da ancedadi

  • @graziiborsoi494
    @graziiborsoi494 4 місяці тому

    Eu tive um evento de trauma que me deixou muito chocada,agressão quando adolescente. E alguns outros problemas, hoje eu saio sozinha mas na hora do estresse em alguns episódios eu perco um pouco da memoria. Eu já fiz Terapia, com Psicanalista e até mesmo tive alta da Terapia. Posso tomar aquele remédio Fluxotocina? obrigada.

  • @aureojoaorosa2604
    @aureojoaorosa2604 2 роки тому

    Dra alguns educadores ou professores tem sua parcela no desenvolvimento do TEPT em crianças .
    São coisas que acontecem em sala de aula sem que ninguém perdeba !!!!!!!!!
    Isso acontece porque existem professores que não tem ou não possuem condições piscologicas para cuidar de crianças e somente procuram uma ocupação na vida e nunca estão satisfeitos com seu EMPREGO de professor e não de educador .
    O educador deve ser educado e conciente ao lidar com CRIANÇAS ........

  • @michellgranadeiro123
    @michellgranadeiro123 2 місяці тому

    Fiquei depois da guerra

  • @malvinavalentina6532
    @malvinavalentina6532 5 місяців тому

    Ola! Tenho uma neta surda e diagnósticada c tep

  • @jose-we6vj
    @jose-we6vj 8 місяців тому

    Eu.tanbem.tenho.muito.stress

  • @user-vl2wc4lf2e
    @user-vl2wc4lf2e Рік тому

    Boa noite doutora eu estou passando por este pós traumático e vou passar pelo pisiatrico pra faser o tramento

  • @Misalles
    @Misalles 3 роки тому +1

    Estou passando por isso 😥

  • @cristinapanucci1390
    @cristinapanucci1390 3 роки тому +1

    Comessei ter crises depous do diagnóstico do meu filho fui no pisiquiatra e tomo 200 mg de setralina mas quando olho pro meu filho tenho crise 😥😥😥

    • @CristianeGarcia
      @CristianeGarcia  3 роки тому +2

      Olá Cristina! É importante seguir com a medicação orientada pelo seu médico. Sugiro que faça também acompanhamento psicológico. A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com as dificuldades. Um abraço!

  • @nataliatavares1
    @nataliatavares1 2 роки тому

    Olá. Uma pessoa que sofreu alguma doença de quase morte como parada cardíaca, infarto e hoje sente muito medo de passar pelo que passou, não quer nem sair e se sentem triste e abatida se enquadra no TEPT?

  • @fabionatal2004
    @fabionatal2004 2 роки тому

    TOP!

  • @thatianeromanelli8585
    @thatianeromanelli8585 Рік тому

    Se sentindo suja