A forma que isso facilita rolagens rápidas em tabelas baseadas em nível de personagem ou dado de vida de monstros, é muito bom. Vc praticamente consegue articular ataques de criaturas ou NPCs apenas olhando para as tabelas como referencial sem precisar ficar calculando cada vez que surge um NPC ou monstro imprevisto por exemplo. Isso é um ponto que pouca gente repara nesse sistema de tac0 e matriz de ataque..
Esse vídeo ficou muito bom!!!! Agora não somente eu entendo como calcula o THAC0, como fiquei aqui refletindo o quanto a gente perdeu de não ter esse sistema. O único problema dele era a matemática e a lógica estranha, mas a progressão dele era bem legal!!! Acho que se hoje em dia o AC estar na casa dos 20 pra cima (como antes era a rolagem mínima necessária pelo visto) perde um pouco a graça de ver o AC subindo aos poucos. Fora que ter sempre um único número que determina se algo deu certo ou não, "soma 20 ou não?", é na verdade bem mais prático do que ter que ficar memorizando diferentes ACs de todo mundo, especialmente pra quem mestra.
Excelente vídeo. Seria ótimo ver vídeos com passo a passo de como montar a ficha do personagem e ensinando como utilizar as ferramentas do AD&D, OSE e OSR já que o D&D está abandonado os Jogadores e Mestre brasileiros. O canal abriria espaço para o Pathfinder e o StarFinder?
Não vamos esquecer que o mais e mais popular Old Dragon é um retroclone dessa época né? Então a galera que joga esse retroclone Brazuca pode ganhar muito com esses vídeos sobre o D&D antigo que faço. Pathfinder e Starfinder, assim como Shadow of the Demonlord entre outros são todos da escola do D20 System, nascido no D&D 3.5. São sistemas muito focados em combate como centro do jogo, fazem isso bem e tem uma vibe bem "diablo", pra não dizer videogame. Só que eu, pessoalmente, não gosto de jogar videogame na mesa e é por isso que esses sistemas podem até receber comentários, mas não recebem vídeo específico dedicado no canal. Repito porém que isso não é julgamento de mérito dos sistemas: quem curte, quero mais que jogue e muito e se divirta! Só não é minha praia.
@@rpgladob são bons pontos, gosto muito do sistema 3.5 do D&D e o 3.75 (chamamos pelas costas) que é o da Paizo/Pathfinder/StarFinder. O sistema que não deve ser nomeado (D&D 4.0) é o que degringolou tudo com a ideia de gameficar uma plataforma analógica, bom e velho capitalismo agindo. Os sistemas de AD&D gosto muito principalmente pelas toneladas de lore que o D&D acumulou durante seus 50 anos de história. Ainda há o excelente Gamma World, que infelizmente, nunca veio ao Brasil e já está na sétima edição, um dos melhores cenários pós apocalipse que já criaram. Ainda há "o canto do cisne" da antiga TSR o Alternaty que era uma Space Opera muito a frente do seu tempo, até hoje só vi um canal brasileiro falar dele, assim como o excelente Star Frontiers que era muito bom e foi de 1981 até 86. Se um dia puder falar sobre eles seria algo muito bom. GURPS algum dia pretende fazer algum vídeo?
Expulsar mortos vivos só parece difícil msm. Jogador rola 2d6, se for igual ou superar o número da tabela relacionado ao morto vivo que pretende expulsar, ele passa no teste. O mestre então joga 2d6, divide o resultado pelos números de DVs do monstro expulso, arredondando para cima, o resultado é o número de motos vivos expulsos. Exemplo; o mestre joga 2d6 e o resultado é um 10, os mortos vivos a serem expulsos são 6 esqueletos, cada um com 2DVs de vida, 5 esqueletos são expulsos, sobra 1 para ser enfrentado.. Pode usar as regras de expulsar do revenloft TB, vc começa expulsando do menor dado de vida para o maior nessa equação citada acima. O motivo é que muitas vezes são mortos vivos com dados de vidas diferentes, então é natural que os mais fracos que tem menos dados de vida, são afastados primeiro.
Eu sou muito acostumado com o descendente mas a resposta mais correta seria "3": tabela de armas. Como o sistema que mais mestro é AD&D 1e (mesmo em geral preferindo a Rules Cyclopedia), uso muito a tabela do Dragonsfoot com todas as armas. Mas isso vale um vídeo por si só.
@@mlfsj Eu utilizo um método fácil que elimina de certa forma a necessidade de matemática nos meus jogos. Basicamente, é assim: darkwormcolt.wordpress.com/2024/03/06/once-and-for-all-fkr-bones-how-i-roll-dice-in-my-games/
É mesmo, Yori. Também curto jogo com liberdade de roleplay, até pra resolver desafios.. sempre rendeu uma noção de matemática. Mas... não deixa a regra atrapalhar teu roleplaying!
Yori, eu e meu grupo atual sentimos um pouco dessa "liberdade" da matemática jogando o Dungeon World, onde é sempre tudo igual né: 2d6: 7-9 "rolou" e 10 "conseguiu", de resto falhou. No máximo aquele -3 a +3 do atributo. Admito que acabei foi com saudade de uma complicaçãozinha mínima. ;)
As regras do AD&D 2 edição eram boas mas os RPGs nessa época não tinham a linha de raciocínio de senso comum, cada mecânica era diferente uma da outra, além do Taco, CA, iniciativa, resistência e perícia eram altamentes confusas e se parassem pra pensar não tinha necessidade nenhuma kkkkkk sempre mais e melhor kkkkkkkkkkkk só na década de 90 mesmo pra ter essas mecânicas malucas
Mestre, faz um video sobre combate sem tabuleiro, sem grid
Boa sugestão!
A forma que isso facilita rolagens rápidas em tabelas baseadas em nível de personagem ou dado de vida de monstros, é muito bom. Vc praticamente consegue articular ataques de criaturas ou NPCs apenas olhando para as tabelas como referencial sem precisar ficar calculando cada vez que surge um NPC ou monstro imprevisto por exemplo. Isso é um ponto que pouca gente repara nesse sistema de tac0 e matriz de ataque..
Bah.. essa de calcular o thac0 eu ainda tinha espinha! 😅
Aaaaaaaaaaaaaaa THAC0!!! SAUDADES! Era muito melhor que o atual.
Rapaz, que explicação foda! 25 anos de rpg e nunca tinha pensado no AC como pontos fracos. Bato palmas de pé!
Acho bacana o jeito "simples" dele explicar.
Eita... foi simples não? Qual parte ficou complicada?
Esse vídeo ficou muito bom!!!!
Agora não somente eu entendo como calcula o THAC0, como fiquei aqui refletindo o quanto a gente perdeu de não ter esse sistema. O único problema dele era a matemática e a lógica estranha, mas a progressão dele era bem legal!!!
Acho que se hoje em dia o AC estar na casa dos 20 pra cima (como antes era a rolagem mínima necessária pelo visto) perde um pouco a graça de ver o AC subindo aos poucos.
Fora que ter sempre um único número que determina se algo deu certo ou não, "soma 20 ou não?", é na verdade bem mais prático do que ter que ficar memorizando diferentes ACs de todo mundo, especialmente pra quem mestra.
Excelente vídeo. Gostei muito da explicação 🙂
Obrigado 😃
Como eu demorei pra entender esse thaco, kkk
Excelente vídeo.
Seria ótimo ver vídeos com passo a passo de como montar a ficha do personagem e ensinando como utilizar as ferramentas do AD&D, OSE e OSR já que o D&D está abandonado os Jogadores e Mestre brasileiros.
O canal abriria espaço para o Pathfinder e o StarFinder?
Não vamos esquecer que o mais e mais popular Old Dragon é um retroclone dessa época né? Então a galera que joga esse retroclone Brazuca pode ganhar muito com esses vídeos sobre o D&D antigo que faço.
Pathfinder e Starfinder, assim como Shadow of the Demonlord entre outros são todos da escola do D20 System, nascido no D&D 3.5. São sistemas muito focados em combate como centro do jogo, fazem isso bem e tem uma vibe bem "diablo", pra não dizer videogame.
Só que eu, pessoalmente, não gosto de jogar videogame na mesa e é por isso que esses sistemas podem até receber comentários, mas não recebem vídeo específico dedicado no canal. Repito porém que isso não é julgamento de mérito dos sistemas: quem curte, quero mais que jogue e muito e se divirta! Só não é minha praia.
@@rpgladob são bons pontos, gosto muito do sistema 3.5 do D&D e o 3.75 (chamamos pelas costas) que é o da Paizo/Pathfinder/StarFinder. O sistema que não deve ser nomeado (D&D 4.0) é o que degringolou tudo com a ideia de gameficar uma plataforma analógica, bom e velho capitalismo agindo.
Os sistemas de AD&D gosto muito principalmente pelas toneladas de lore que o D&D acumulou durante seus 50 anos de história. Ainda há o excelente Gamma World, que infelizmente, nunca veio ao Brasil e já está na sétima edição, um dos melhores cenários pós apocalipse que já criaram. Ainda há "o canto do cisne" da antiga TSR o Alternaty que era uma Space Opera muito a frente do seu tempo, até hoje só vi um canal brasileiro falar dele, assim como o excelente Star Frontiers que era muito bom e foi de 1981 até 86. Se um dia puder falar sobre eles seria algo muito bom.
GURPS algum dia pretende fazer algum vídeo?
Amei o vídeo, obrigado por explicar de forma tão prática!
Não disse que saia! :) Mas esse foi só pra tocar no assunto. Se vocês quiserem mais a fundo escrevam aí nos comentários.
@@rpgladob Seria interessante ver também na sua opinião um tierlist de sistemas de RPG
@@rpgladob podia explorar o Thac0 com a tabela de armas do AD&D
Como você baixa jogos antigos no seu computador? Eu tô tentando aprender a fazer isso
Isso são os chamados emuladores cara. Tem vários bons mas um genérico que aconselho é o bizhawk Depois é só achar as roms dessas pérolas do passado.
Confesso q sofri pra entender o THAC0 pra jogar OSE kkkkk. Só não deu mais trabalho pra entender doq o Expulsar Mortos-vivos do Clérigo kkkkkk
Acho que está na hora de uma série old school do BX? Ou do AD&D?
@@rpgladob aprovo muito! Kkkkk
Expulsar mortos vivos só parece difícil msm.
Jogador rola 2d6, se for igual ou superar o número da tabela relacionado ao morto vivo que pretende expulsar, ele passa no teste.
O mestre então joga 2d6, divide o resultado pelos números de DVs do monstro expulso, arredondando para cima, o resultado é o número de motos vivos expulsos.
Exemplo; o mestre joga 2d6 e o resultado é um 10, os mortos vivos a serem expulsos são 6 esqueletos, cada um com 2DVs de vida, 5 esqueletos são expulsos, sobra 1 para ser enfrentado..
Pode usar as regras de expulsar do revenloft TB, vc começa expulsando do menor dado de vida para o maior nessa equação citada acima. O motivo é que muitas vezes são mortos vivos com dados de vidas diferentes, então é natural que os mais fracos que tem menos dados de vida, são afastados primeiro.
@@mlfsj OSE usa essa mesma regra de começar expulsando os de menor DV. Acho q é justo o suficiente.
@@gflame26OSE = D&D. Se vc jogou OSE, jogou D&D B/X
Sei que não existe melhor nem pior e sim preferências, mas fiquei curioso na sua preferência. O que vc gosta mais AC ascendente ou descendente?
Eu sou muito acostumado com o descendente mas a resposta mais correta seria "3": tabela de armas.
Como o sistema que mais mestro é AD&D 1e (mesmo em geral preferindo a Rules Cyclopedia), uso muito a tabela do Dragonsfoot com todas as armas. Mas isso vale um vídeo por si só.
Interessante. Vi uma tabela de armas e chance de acertar no sistema de Spellcraft &Swordplay.
Ladob, o Thac0 só é dificil de entender para quem não domina a matematica
Não é difícil, mas eu não gosto. Eu que não sou besta de voltar pro THAC0. Matemática nos meus jogos nem pensar. Quanto menos contas, melhor.
Então tu não vai jogar jogo algum de RPG. Todos tem matemática, inclusive AC ascendente. Jogar RPG e preguiça de raciocinar são coisas que se excluem.
@@mlfsj Eu utilizo um método fácil que elimina de certa forma a necessidade de matemática nos meus jogos.
Basicamente, é assim: darkwormcolt.wordpress.com/2024/03/06/once-and-for-all-fkr-bones-how-i-roll-dice-in-my-games/
É mesmo, Yori. Também curto jogo com liberdade de roleplay, até pra resolver desafios.. sempre rendeu uma noção de matemática. Mas... não deixa a regra atrapalhar teu roleplaying!
@@leonardoschneider1868mas nunca atrapalhou. É a mesma coisa q somar o bônus de proficiência. Com a diferença da progressão do Thac0
Yori, eu e meu grupo atual sentimos um pouco dessa "liberdade" da matemática jogando o Dungeon World, onde é sempre tudo igual né: 2d6: 7-9 "rolou" e 10 "conseguiu", de resto falhou. No máximo aquele -3 a +3 do atributo.
Admito que acabei foi com saudade de uma complicaçãozinha mínima. ;)
As regras do AD&D 2 edição eram boas mas os RPGs nessa época não tinham a linha de raciocínio de senso comum, cada mecânica era diferente uma da outra, além do Taco, CA, iniciativa, resistência e perícia eram altamentes confusas e se parassem pra pensar não tinha necessidade nenhuma kkkkkk sempre mais e melhor kkkkkkkkkkkk só na década de 90 mesmo pra ter essas mecânicas malucas