A moral é um conjunto de princípios que seguimos "livremente" em nossa vida, moral é o conjunto de valores norteadores de uma sociedade de o que se deve ser feito e o que não se deve ser feito. A moral é aquilo que não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando.
Para ajudar a esclarecer. Moral é um adjetivo que só se pode ser usado para qualificar ações, exclusivamente ações humanas racionais, no caso, quando há intenção na ação, se pensa antes de agir. Moral então é uma adjetivo que representa uma boa ação. Seu antônimo "imoral" então é um adjetivo que se refere a uma má ação. Mas como qualificar que uma ação é boa? Foi determinado que uma boa ação sempre tem como objetivo o bem comum, coletivo. Então uma boa ação é quando se faz bem para a sociedade, quando ela respeita os outros, quando ela pode ser uma ação que todos podem fazer, universal. Mas como distinguir qual ação é melhor que a outra? Aí entra a ética para avaliar as morais e compara-las, analisa-las, cabendo a cada um com sua liberdade e responsabilidade escolher qual é a melhor. Conselhos de ética então se formam para escolher qual as melhores atitudes "morais" serão escolhidas para a área de atuação. Portanto a ética é uma atividade de constante análise de morais "boas ações", que muda a cada nova pergunta ou nova ação. Então a ética só avalia morais"boas ações". Ajudei?
'uma boa ação é quando se faz bem para a sociedade [...] todos podem fazer, universal' Não confunda alhos com bugalhos, ou seja, não venha com moralismo pra cima do estudo de moral, o que você está falando é Moral (Com 'M' maiúsculo) no sentido de imperativos e não no sentido reflexivo, como o prof° Clovis expôs. A moral (com 'm' minúsculo) está na liberdade e não na restrição, quando parte-se do pressuposto que toda moral DEVE ter como objetivo o bem da sociedade e é universal, limita-se as possibilidades de ação individual e estamos falando de restrição de ações. Geralmente quando fala-se em Moral estamos vinculando a noções culturais, principalmente cristãs (antigamente, mas ainda muito presente nos dias atuais) e sobretudo humanistas (que partem da igualdade de todos), e estas são sempre dogmáticas, pois não permitem o questionamento interno ('como pode ele questionar o humanismo?' é a reação inicial), talvez sirva de leitura a Carta ao Humanismo de Martin Heidegger e Genealogia da Moral de Nietzsche para melhor entender essas distinções. De resto a explicação está ok.
A moral são hábitos, princípios e valores que as pessoas individualmente ou coletivamente definem como certo ou errado, interessante ou não interessante de se fazer ou de se ter, também defino outro aspecto da moral que é a de status social, quando você segue a moral de um grupo dominante, você ganha respeito e admiração deste grupo.
Vi uma vídeo aula de 56 minutos e não entendi o que era a normal, vim para o UA-cam e em apenas 2 minutos aprendi o que é moral ! Parabéns professor fala bem demais.
Professor Clóvis expressa de forma dinâmica tudo aquilo que eu gostaria de pensar e externar.mas não consigo..mas são coisas de Clóvis;Aristóteles e outros desse nível
Amo como ele cerra os dentes no final como que tentando evitar de continuar falando descaralhadamente 😂🤣. O cara é uma máquina! TOP demais 👍 parabéns professor Clóvis
a última frase foi muito interessante porque temos a tendência a ver na moral uma obrigação a se seguir, enquanto, talvez, seja apenas uma opção determinada pela nossa consciência
A última frase foi muito interessante porque temos a tendência a ver na moral uma obrigação a se seguir, enquanto, talvez, seja apenas uma opção determinada pela nossa consciência
@@emanoel_dbr1824 A última frase foi muito interessante porque temos a tendência a ver na moral uma obrigação a se seguir, enquanto, talvez, seja apenas uma opção determinada pela nossa consciência
A moral é um fenômeno sociobiológico para inibir o egoísmo natural de cada indivíduo em benefício do grupo. Ou como Nietzsche diria, a moral é o instinto de manada no animal Homem.
A moral assim como a ética e outras coisas.. depende da situação e do ponto de referência .assim como a felicidade a beleza a riqueza e todo o resto.. ou seja nunca haverá um consenso assim sendo os filósofos estão com seus trabalhos garantidos....
Sugiro Genealogia da moral do Nietzche para quem quer aprofundar no tema, eu curso filosofia na UERJ talvez por ter contato mais profundo no tema eu ache superficial a explanação do professor. Mas quem quiser uma construção da moralidade desde o começo na sociedade leiam esse livro.. Domínio público.. Abraço!!
O criticismo é a área da filosofia que questiona se a razão tem poder para conhecer a realidade. Immanuel Kant foi seu maior expoente e disse que a moral é um imperativo que deve ser categórico, portanto deve valer em qualquer situação que o individuo passa na vida. O filosofo Friedrich Nietzsche disse que o Valor supremo que deve orientar o critério do bom, verdadeiro e belo é a vontade de potencia. Nietzsche disse que bom é tudo que vem da força e mal é tudo que vem da fraqueza. Nietzsche discordava de Kant, pois dizia que exitem duas morais: A moral de senhores e a moral de escravos. Para Nietzsche a moral não é um imperativo categórico, e o conhecimento é apenas uma atribuição de sentidos.
Moral está relacionada com empatia(quando nos colocamos no lugar de determinadas pessoas), "não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando" pq é tudo aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco. Em suma, é estar em paz consigo mesmo.
A questão é: o que algo tem que ter para ser belo? o que seria beleza? resgatando no retrovisor do passado o pensamento do Epicurismo, refletindo no presente, para obter referencia no futuro. Seria exatamente assim? poderia ser diferente? Qual seria a lógica da beleza? qual fundamento? qual seria a definição na contemporaneidade?
Eu penso que a moral começa como "dever "que cria certos sentimentos e causa um grande sofrimento, pois nasce de uma imposição, que o homem coloca em prática por medo de um infortúnio (medo do castigo de Deus ou das autoridades), mas que vira um hábito pela prática. Como o homem encontra prazer em tudo que é habitual, pois fica condicionado, então ele para de questionar e passa a pensar que tais sentimentos morais que forma sua interioridade são criações suas e atos de liberdade, e encontra neles grande prazer. Mas acontece que a moral é igual o indivíduo: É bom enquanto é útil, e ele é útil enquanto obedece. Esse é um grande problema.
Moral: Aquilo que visa uma ação correta independentemente das consequencias. Ética: Aquilo que cerca e reflete as ações morais. EXEMPLO: Você está na rua, com seu carro, e observa um garoto de rua. Daí ele chega na sua direção e te pede 1 real. Porém, você se nega a entregar a moéda a ele. Os outros motoristas, ao observar seu ato, vão criticá-lo. Afinal, moralmente você não ajudou um necessitado. No entanto, eticamente falando, você fez o certo. Pois, um dia antes você viu ele consumindo drogas e, consequentemente, cometendo furtos durante a "neura" ou "brisa" da droga.
"Esse é um ponto de vista. Visto de um único ponto". O incrível da filosofia é poder dar a cada um o poder de criar o novo a partir de premissas, como essas do Prof. Clovis.
Nasrudin marcou uma consulta com um psiquiatra. Lá chegando, disse que tinha problemas e que necessitava de ajuda. "Eu quero lhe contar", disse o Mulla Nasrudin, "em virtude da minha fraca força de vontade o meu comportamento ético não tem sido o que deveria ser. Por isso, a minha consciência está me incomodando". "Entendo" disse o psiquiatra, "e você quer que eu o ajude a construir uma forte força de vontade, é isso?" "Não," disse Nasrudin. "Não é isso! O que eu quero é que você tente enfraquecer a minha consciência"
Caro Professor Clóvis, por favor , me responda resumidamente , se possível, esta já tão " perguntada " pergunta ? : qual a diferença entre Moral e Ética ? Grata .
A moral é imposta por uma sociedade, ficar nu em público é proibido, ficar nu em área naturista é obrigatório. O que nos diz o que é certo ou errado é a ética.
Se em hipótese, políticos de um país aprovarem uma lei liberando homicídios eticamente seria correto vc matar alguém, porém dependendo do que vc acredita moralmente vc acharia isso errado. É preciso ter muito cuidado com a ética, pois leis podem ser facilmente modificadas por burocratas, no final o que importa é a moral e no que vc acredita.
Você vem dizer o que é moral e dá o exemplo do jornal. Lá a coisa é diferente porque existe mais probabilidade de existir um escolarizado para nos sancionar, do que um semi-analfabeto para silenciar.
"A moral é o que não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando", "é o conjunto de princípios que seguimos livremente na nossa vida, aquilo que nos obrigamos a respeitar, porque livremente decidimos assim." Isso não seria ÉTICA?
Felipe Eduardo Borges Não, Moral é um componente da Ética, na Ética existe a imoralidade, Ética é o livro a moral é uma capítulo deste livro metaforicamente.
Bom vídeo! Agora fico na duvida: se o moral é o que eu não faria ainda que ninguém visse, entendo que apenas eu posso adjetivar minha conduta como imoral. Então avaliar a conduta de um terceiro como imoral iria de encontro ao conceito. Alguém esclarece?
Gosto muito da visão da tradição sufi, que não é uma visão filosófica, nem religiosa, embora no Ocidente o sufismo tenha sido interpretado como uma corrente mística do Islã (a tradição sufi é anterior ao Islã e foi uma corrente perseguida por adeptos do Islamismo). O sufismo trata da existência de uma moral construída pela sociedade, que seria o "moralismo", e de uma consciência moral própria de cada ser humano, existindo em maior ou menor proporção em cada um. Na tradição sufi, a moral construída socialmente nada tem haver com a consciência moral, sendo de naturezas completamente distintas, embora se assemelhem aparentemente. O sufismo é passado através de estórias de ensinamento em que o seu personagem mais conhecido, o Nasrudin, pode interpretar o louco, o sábio, o espirituoso ou um tolo por completo. Uma história de Nasrudin que trata da questão da moral: VERDADE E VERDADES Um dia, Nasrudin estava sentado na corte. Queixava-se o rei de que os seus súditos eram mentirosos. - Majestade - disse Nasrudin -, as leis não tornam as pessoas melhores. Elas precisam praticar certas coisas de maneira a entrar em contato com a verdade interior, que se assemelha apenas levemente a verdade aparente. As pessoas precisam praticar a verdade real antes de poderem usar a verdade relativa. Mas sempre tentam inverter o processo. Resultado: sempre tomam liberdades com a sua verdade humana, porque sabem, por instinto, que se trata apenas de uma invenção. O rei achou a explicação complicada demais. - Uma coisa tem de ser verdadeira ou falsa. Farei as pessoas dizerem a verdade e, com essa prática, elas adquirirão o hábito de ser verazes. Quando se abriram as portas da cidade, na manhã seguinte, uma forca se erguia diante delas, controlada pelo capitão da guarda real. Um arauto anunciou: - Quem quiser entrar na cidade terá de responder primeiro com verdade à pergunta que lhe será formulada pelo capitão da guarda. Nasrudin, que estava esperando do lado de fora, foi o primeiro a dar um passo à frente. O capitão dirigiu-se a ele: - Aonde vai? Diga a verdade; a alternativa é a morte por enforcamento. - Vou - replicou Nasrudin - ser enforcado naquela forca. - Não acredito em você! - Pois, muito bem. Se eu disse uma mentira, enforque-me! - Mas isso faria dela a verdade! - Exatamente - confirmou Nasrudin -, a sua verdade. Para ver mais histórias de Nashudin é só entrar na página NASRUDIN, no facebbok, onde compartilho histórias sufis.
Galera estou muito confusa com os conceitos de ética e moral, eu sempre achei que moral fosse isso, os meus valores, que cada indivíduo tivesse sua própria moral, mas que a ética fosse social, que ela fosse essas regras não escritas estabelecidas pela sociedade,
Acredito que a moralidade corrompe o ser humano, ele é obrigado a fazer coisas boas, quando muitas vezes não nasceu para isso, ou não está preparado para isso, a moralidade é a arma coloca na cabeça da sociedade, as pessoas que estão no poder, por exemplo, aplicam a moralidade a todo rigor aos seres humanos, mas alternativamente quem está no poder não cumpre moralidade nenhuma, essa é a sociedade no mundo.
Acho que a maioria das pessoas não fazem cagada mundo a fora por medo de um tipo de punição ou julgamento social... Esse medo é moral? É doido pensar nisso kkkk
De uns meses pra cá decidir a ter moral atitudes sem medo mais sempre pensativo se na decisão na coisa que eu for fazer e usar minha moral dependendo da situação Que não me prejudique tipo ter moral em chegar em uma mulher e desenrolar com ela , ter moral em falar na kara de sertas pessoas que merecem e que vacila contigo' ter moral em uma discussão você estando serto certo. Ter moral e não abaixar a cabeça pra ninguém, ter moral e não ter vergonha pra pedir emprego Q seja no mercado lojas restaurantes farmácias depósitos de gás lanchonetes etc' em fim porquê pedir trabalho não é vergonha, continuando... Ter moral em sertas decisões na vida exemplo é só vc (a) pensar no que precisas ser usado sua moral no seu dia a dia .. Ter moral no relacionamento ter moral em casa as vezes tem pessoas que vivem com padrasto ou madrasta dentro de casa nunca deixe padrasto ou madrasta te humilhar querendo mandar em vc ou te bater algo do tipo vos porém tenha moral eu sei que vc Q estar lendo esta me entendendo porquê a casa é sua e não do seu padrasto ou madrasta... em fim ter moral e decisões tipo se vc decidir que vai fazer pegue e faça é só uma palavra só sim ou não qual vc decidiu ? Isto ter moral vou fazer é pronto obs: mais preste atenção não tome decisões que te prejudique seja inteligente e usa tua moral pra te fazer um homem melhor , ou uma mulher melhor " essa msg serve pra vc homem serve pra vc mulher ..
Afinal de contas, a Moral é fruto da Evolução ou da Criação? Se for da Evolução, *queimar a rosca* seria considerado Amoral. Se for da Criação, *queimar a rosca* seria considerado Imoral. Logo, a *Moral* não é uma questão só das Escolas de Filosofia.
não sei se entendi a pergunta, mas o mario cortella explica que pessoas SEM a capacidade de fazer a avaliação de situações (crianças, dementes, pessoas com alzheimer) são consideradas amorais.
Sim, de certa forma você entendeu, porque a cauterização da consciência é a perda de sensibilidade dela, ou seja, quando o indivíduo começa a fazer do doce, amargo, e do amargo, doce, da luz, trevas, e das trevas, luz. E, para piorar, a nossa sociedade está cheia de pessoas com a consciência cauterizada, porém são consideradas normais. Se você notar no vídeo você vai ver que nesse sentido a explicação dele não é satisfatória, deixando assim uma interrogação.
Se são princípios que seguimos livremente, logo são atitudes racionais. Ou seja, se o indivíduo não tem a capacidade de agir de outra forma, então sua ação não pode ser considerada moral. Bom, pelo menos é assim que entendo.
Bom, esta palavra:" livremente" no contexto que ela foi empregada tem um sentido ambíguo, pois eu posso interpretar tanto como uma simples oportunidade de agir, que eu posso chamar de: "liberdade de direito", e posso interpretar também como uma independência no agir, que eu posso chamar de: "liberdade de domínio próprio", e essa, por final, peço que você dê uma definição, que, dependendo da sua definição, aí sim você estará definindo o que realmente é moral. Ora, pela minha crença em particular eu provo que a minha liberdade é algo que, além de ser concebida pela minha pessoa, é também algo que me foi dado por Deus.
Beleza é um conjunto, não é só visual assim como existe a falsa moral existe a falsa beleza que em geral é mal interpretada por nossos olhos, prova disso é ver uma pessoa com padrões aceitos como belos e depois passar a conhece-la e ver que essa pessoa infringe todos os conceitos que você considera importante, depois disso revela não será tão chocante como no princípio.
XFO lucas na realidade vc quis dizer ser hipócrita é ser imoral. do ponto de vista de atitudes sim ser imoral é ser hipocrita moralmente é o que se diz da pessoa que quando apanha retruca e quando bate foge para não apanhar. No campo verbal ser hipocrita nao é ser imoral eu posso muito bem dizer que se alguém roubar a minha casa eu ter o habito de roubar e acabar de certo não me tornando ladrao de certo modo eu posso ter a minha moral inabalável. E poder dizer eu nunca roubei sendo que no passado eu fui hipocrita dizendo que se alguém me roubasse eu tambem roubaria um Abraço e que Deus lhe abençõe.
Assine a Casa do Saber +: casadosaber.info/Assine_CDS_YT (Assine com 7 dias de garantia)
A moral é um conjunto de princípios que seguimos "livremente" em nossa vida, moral é o conjunto de valores norteadores de uma sociedade de o que se deve ser feito e o que não se deve ser feito.
A moral é aquilo que não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando.
Para ajudar a esclarecer. Moral é um adjetivo que só se pode ser usado para qualificar ações, exclusivamente ações humanas racionais, no caso, quando há intenção na ação, se pensa antes de agir. Moral então é uma adjetivo que representa uma boa ação. Seu antônimo "imoral" então é um adjetivo que se refere a uma má ação. Mas como qualificar que uma ação é boa? Foi determinado que uma boa ação sempre tem como objetivo o bem comum, coletivo. Então uma boa ação é quando se faz bem para a sociedade, quando ela respeita os outros, quando ela pode ser uma ação que todos podem fazer, universal. Mas como distinguir qual ação é melhor que a outra? Aí entra a ética para avaliar as morais e compara-las, analisa-las, cabendo a cada um com sua liberdade e responsabilidade escolher qual é a melhor. Conselhos de ética então se formam para escolher qual as melhores atitudes "morais" serão escolhidas para a área de atuação. Portanto a ética é uma atividade de constante análise de morais "boas ações", que muda a cada nova pergunta ou nova ação. Então a ética só avalia morais"boas ações". Ajudei?
Rafael Rizzon muito 😉
'uma boa ação é quando se faz bem para a sociedade [...] todos podem fazer, universal'
Não confunda alhos com bugalhos, ou seja, não venha com moralismo pra cima do estudo de moral, o que você está falando é Moral (Com 'M' maiúsculo) no sentido de imperativos e não no sentido reflexivo, como o prof° Clovis expôs. A moral (com 'm' minúsculo) está na liberdade e não na restrição, quando parte-se do pressuposto que toda moral DEVE ter como objetivo o bem da sociedade e é universal, limita-se as possibilidades de ação individual e estamos falando de restrição de ações. Geralmente quando fala-se em Moral estamos vinculando a noções culturais, principalmente cristãs (antigamente, mas ainda muito presente nos dias atuais) e sobretudo humanistas (que partem da igualdade de todos), e estas são sempre dogmáticas, pois não permitem o questionamento interno ('como pode ele questionar o humanismo?' é a reação inicial), talvez sirva de leitura a Carta ao Humanismo de Martin Heidegger e Genealogia da Moral de Nietzsche para melhor entender essas distinções. De resto a explicação está ok.
Acho q sim obg
Rafael Rizzon bom
Muito bom
Esse canal tem um conteúdo riquíssimo e poderoso. Fantástico!
A moral são hábitos, princípios e valores que as pessoas individualmente ou coletivamente definem como certo ou errado, interessante ou não interessante de se fazer ou de se ter, também defino outro aspecto da moral que é a de status social, quando você segue a moral de um grupo dominante, você ganha respeito e admiração deste grupo.
Vi uma vídeo aula de 56 minutos e não entendi o que era a normal, vim para o UA-cam e em apenas 2 minutos aprendi o que é moral !
Parabéns professor fala bem demais.
BRAVÍSSIMO Clóvis de Barros Filho!
Professor Clóvis expressa de forma dinâmica tudo aquilo que eu gostaria de pensar e externar.mas não consigo..mas são coisas de Clóvis;Aristóteles e outros desse nível
Silvio Carlos
Vai lendo TUDO o que ele leu , mais meio quilo de farinha que serás melhor que ele.
Abço.
Meu orgulho!!!!
Meu também😍
Uma das filhas de mara orgulho
Defino como o ato de respeitar e ser respeitado, em toda a amplitude da palavra!
Faço psicologia e ajudou bastante no meu trabalho, muito obrigado
Meus parabéns vocês são demais
"Moral= É o que não faríamos de jeito nenhum, mesmo que fossemos invisíveis. Não adianta fiscalizar não muda nada."
Muito Interessante, Foi Uma Excelente e Simples Explicação Do Que É Moral,
São Princípios Que Seguimos Diante a Nossa Vida, Que Nunca Os
Quebrariam
Simples assim....Parabéns pela mensagem...
Que filósofo, maravilhoso
Amo como ele cerra os dentes no final como que tentando evitar de continuar falando descaralhadamente 😂🤣.
O cara é uma máquina! TOP demais 👍 parabéns professor Clóvis
Uau! Excelente explicação professor. Obrigada!
a última frase foi muito interessante porque temos a tendência a ver na moral uma obrigação a se seguir, enquanto, talvez, seja apenas uma opção determinada pela nossa consciência
A última frase foi muito interessante porque temos a tendência a ver na moral uma obrigação a se seguir, enquanto, talvez, seja apenas uma opção determinada pela nossa consciência
@@emanoel_dbr1824 A última frase foi muito interessante porque temos a tendência a ver na moral uma obrigação a se seguir, enquanto, talvez, seja apenas uma opção determinada pela nossa consciência
Gostei e precisava desta aula de parabéns professor, acho vc ético...
Meus parabéns, deixou tudo muito claro, OBRIGADA.
A moral é um fenômeno sociobiológico para inibir o egoísmo natural de cada indivíduo em benefício do grupo. Ou como Nietzsche diria, a moral é o instinto de manada no animal Homem.
Rebanho demasiado rebanho...
Como somos burros por natureza
Descordo meu amigo
@@gustavosilva-jr5ce porque?
Pq a moral n é um instinto amigo..
Brilhante
A Casa do Saber é sensacional !!!! Parabéns!
Gostei muito. O professor Clóvis pensa claro e alto. Dá pra gente perceber.
A moral assim como a ética e outras coisas.. depende da situação e do ponto de referência .assim como a felicidade a beleza a riqueza e todo o resto.. ou seja nunca haverá um consenso assim sendo os filósofos estão com seus trabalhos garantidos....
Moral e vibração... Esse é o lema do nosso pelotão
Adorei❤🙌🙏
vc é maravilhoso!!
A moral seria a atitude que cada indivíduo escolhe para se comportar na sociedade.
Não. É o que regulamenta as atitudes de caada um
Até que fim, encontrei uma resposta alto e claro, parabéns ótima explicação.
Conformidade a forma mais fácil aprendi que é conhecer o certo do errado o melhor que é o discernimento do certo
SAÚDE E PAZ A TODOS
DESDE QUE NÃO COMECEM A TENTAR FALAR DE DEUS A CASA DO SABER É LEGAL.
Em tempos de paz e com pessoas de paz, eu sou honesto, justo, servidor, humilde etc...
Esse professor é visceral nas suas explicacoes
Muito bom!
mandou bem demais.
Clóvis de Barros sempre falando aos meus questionamentos. Adorei este canal !
Moral então seria uma parte da ética?
Então moral é resumida por honestidade?
Então moral é resumida por honestidade?
Então moral é resumida por honestidade?
Acho válido acrescentar a pergunta: "O que é realidade?", na lista de preocupações filosóficas ditas pelo grande professor Clóvis.
Sugiro Genealogia da moral do Nietzche para quem quer aprofundar no tema, eu curso filosofia na UERJ talvez por ter contato mais profundo no tema eu ache superficial a explanação do professor. Mas quem quiser uma construção da moralidade desde o começo na sociedade leiam esse livro.. Domínio público.. Abraço!!
O criticismo é a área da filosofia que questiona se a razão tem poder para conhecer a realidade. Immanuel Kant foi seu maior expoente e disse que a moral é um imperativo que deve ser categórico, portanto deve valer em qualquer situação que o individuo passa na vida. O filosofo Friedrich Nietzsche disse que o Valor supremo que deve orientar o critério do bom, verdadeiro e belo é a vontade de potencia. Nietzsche disse que bom é tudo que vem da força e mal é tudo que vem da fraqueza. Nietzsche discordava de Kant, pois dizia que exitem duas morais: A moral de senhores e a moral de escravos. Para Nietzsche a moral não é um imperativo categórico, e o conhecimento é apenas uma atribuição de sentidos.
A moral é imoral e isso ñ é normal.
Passeando em Genebra as 2:00 da manhã, certeza q o jornaleiro tava dormindo.
Quanta complicação, todo mundo sabe o que é o belo... É aquele que canta pagode e foi acusado de portar drogas.
+Humberto Ramos Costa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Oi
gabrieu x
Oie" rs
Que merda cara, roubou minha piada.
:P
O belo é feio, brincadeira, o professor Clóvis me fascina com suas ideias e seus modos de se expressar.
Moral está relacionada com empatia(quando nos colocamos no lugar de determinadas pessoas), "não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando" pq é tudo aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco. Em suma, é estar em paz consigo mesmo.
fernando maximiano
Bingo!!!!
Belo e moral
A questão é: o que algo tem que ter para ser belo? o que seria beleza? resgatando no retrovisor do passado o pensamento do Epicurismo, refletindo no presente, para obter referencia no futuro. Seria exatamente assim? poderia ser diferente? Qual seria a lógica da beleza? qual fundamento? qual seria a definição na contemporaneidade?
Eu penso que a moral começa como "dever "que cria certos sentimentos e causa um grande sofrimento, pois nasce de uma imposição, que o homem coloca em prática por medo de um infortúnio (medo do castigo de Deus ou das autoridades), mas que vira um hábito pela prática. Como o homem encontra prazer em tudo que é habitual, pois fica condicionado, então ele para de questionar e passa a pensar que tais sentimentos morais que forma sua interioridade são criações suas e atos de liberdade, e encontra neles grande prazer. Mas acontece que a moral é igual o indivíduo: É bom enquanto é útil, e ele é útil enquanto obedece. Esse é um grande problema.
Lembrando que 'moral' e 'ética' não se confundem...
+Geraldo Neto esse negócio de moral e ética é foda, cada um fala uma coisa
+Gorduras e Polêmicas A ética é regulamentadora da moral.
Moral: Aquilo que visa uma ação correta independentemente das consequencias. Ética: Aquilo que cerca e reflete as ações morais. EXEMPLO: Você está na rua, com seu carro, e observa um garoto de rua. Daí ele chega na sua direção e te pede 1 real. Porém, você se nega a entregar a moéda a ele. Os outros motoristas, ao observar seu ato, vão criticá-lo. Afinal, moralmente você não ajudou um necessitado. No entanto, eticamente falando, você fez o certo. Pois, um dia antes você viu ele consumindo drogas e, consequentemente, cometendo furtos durante a "neura" ou "brisa" da droga.
Boa!
"Esse é um ponto de vista. Visto de um único ponto". O incrível da filosofia é poder dar a cada um o poder de criar o novo a partir de premissas, como essas do Prof. Clovis.
Ótima analogia a banca de jornal
O mito dos mitos!
Nasrudin marcou uma consulta com um psiquiatra. Lá chegando, disse que tinha problemas e que necessitava de ajuda.
"Eu quero lhe contar", disse o Mulla Nasrudin, "em virtude da minha fraca força de vontade o meu comportamento ético não tem sido o que deveria ser. Por isso, a minha consciência está me incomodando".
"Entendo" disse o psiquiatra, "e você quer que eu o ajude a construir uma forte força de vontade, é isso?"
"Não," disse Nasrudin. "Não é isso! O que eu quero é que você tente enfraquecer a minha consciência"
Boa iniciativa da Casa do Saber.
Eu! Fernando, mudei graças suas palavras.
Caro Professor Clóvis, por favor , me responda resumidamente , se possível, esta já tão " perguntada " pergunta ? : qual a diferença entre Moral e Ética ? Grata .
A moral é imposta por uma sociedade, ficar nu em público é proibido, ficar nu em área naturista é obrigatório. O que nos diz o que é certo ou errado é a ética.
Se um soldado matar homens ele ganha medalhas, se ele amar um homem será expulso da corporação
Se em hipótese, políticos de um país aprovarem uma lei liberando homicídios eticamente seria correto vc matar alguém, porém dependendo do que vc acredita moralmente vc acharia isso errado. É preciso ter muito cuidado com a ética, pois leis podem ser facilmente modificadas por burocratas, no final o que importa é a moral e no que vc acredita.
Você vem dizer o que é moral e dá o exemplo do jornal. Lá a coisa é diferente porque existe mais probabilidade de existir um escolarizado para nos sancionar, do que um semi-analfabeto para silenciar.
Interessante!
Boa explicação. 100% prática.
Muito bom...
00:33 - Belo já não é mais a preocupação. Pelo menos não da Graciane Professor Clóvis...
"A moral é o que não faríamos de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando", "é o conjunto de princípios que seguimos livremente na nossa vida, aquilo que nos obrigamos a respeitar, porque livremente decidimos assim." Isso não seria ÉTICA?
Felipe Eduardo Borges Não, Moral é um componente da Ética, na Ética existe a imoralidade, Ética é o livro a moral é uma capítulo deste livro metaforicamente.
+Felipe Eduardo Borges tambem aprendi assim, e moral é uma norma, um conjunto de regras adquirido até mesmo na cultura...
Bom vídeo! Agora fico na duvida: se o moral é o que eu não faria ainda que ninguém visse, entendo que apenas eu posso adjetivar minha conduta como imoral. Então avaliar a conduta de um terceiro como imoral iria de encontro ao conceito. Alguém esclarece?
Paulo Gama aí você seria hipócrita pensando em julgar o outro com sua filosofia de vida.
Quem tem moral pra me processar dizia derci kkk Bah na moral ótimo video
O que acontece com quem não tem a moral como objeto de conduta?
Alguém com moral, coisa não encontrada neste mundo.
A moral é como se fosse criação das nossas próprias regras?
O belo, segundo Roger Scrutton: é uma necesidade universal.
O que é ética?
A Moral e tao necessaria e ao mesmo tempo tao escassa nos dias de hoje...
Gosto muito da visão da tradição sufi, que não é uma visão filosófica, nem religiosa, embora no Ocidente o sufismo tenha sido interpretado como uma corrente mística do Islã (a tradição sufi é anterior ao Islã e foi uma corrente perseguida por adeptos do Islamismo).
O sufismo trata da existência de uma moral construída pela sociedade, que seria o "moralismo", e de uma consciência moral própria de cada ser humano, existindo em maior ou menor proporção em cada um. Na tradição sufi, a moral construída socialmente nada tem haver com a consciência moral, sendo de naturezas completamente distintas, embora se assemelhem aparentemente. O sufismo é passado através de estórias de ensinamento em que o seu personagem mais conhecido, o Nasrudin, pode interpretar o louco, o sábio, o espirituoso ou um tolo por completo. Uma história de Nasrudin que trata da questão da moral:
VERDADE E VERDADES
Um dia, Nasrudin estava sentado na corte. Queixava-se o rei de que os seus súditos eram mentirosos.
- Majestade - disse Nasrudin -, as leis não tornam as pessoas melhores. Elas precisam praticar certas coisas de maneira a entrar em contato com a verdade interior, que se assemelha apenas levemente a verdade aparente. As pessoas precisam praticar a verdade real antes de poderem usar a verdade relativa. Mas sempre tentam inverter o processo. Resultado: sempre tomam liberdades com a sua verdade humana, porque sabem, por instinto, que se trata apenas de uma invenção.
O rei achou a explicação complicada demais.
- Uma coisa tem de ser verdadeira ou falsa. Farei as pessoas dizerem a verdade e, com essa prática, elas adquirirão o hábito de ser verazes. Quando se abriram as portas da cidade, na manhã seguinte, uma forca se erguia diante delas, controlada pelo capitão da guarda real. Um arauto anunciou:
- Quem quiser entrar na cidade terá de responder primeiro com verdade à pergunta que lhe será formulada pelo capitão da guarda.
Nasrudin, que estava esperando do lado de fora, foi o primeiro a dar um passo à frente.
O capitão dirigiu-se a ele:
- Aonde vai? Diga a verdade; a alternativa é a morte por enforcamento.
- Vou - replicou Nasrudin - ser enforcado naquela forca.
- Não acredito em você!
- Pois, muito bem. Se eu disse uma mentira, enforque-me!
- Mas isso faria dela a verdade!
- Exatamente - confirmou Nasrudin -, a sua verdade.
Para ver mais histórias de Nashudin é só entrar na página NASRUDIN, no facebbok, onde compartilho histórias sufis.
Galera estou muito confusa com os conceitos de ética e moral, eu sempre achei que moral fosse isso, os meus valores, que cada indivíduo tivesse sua própria moral, mas que a ética fosse social, que ela fosse essas regras não escritas estabelecidas pela sociedade,
Acredito que a moralidade corrompe o ser humano, ele é obrigado a fazer coisas boas, quando muitas vezes não nasceu para isso, ou não está preparado para isso, a moralidade é a arma coloca na cabeça da sociedade, as pessoas que estão no poder, por exemplo, aplicam a moralidade a todo rigor aos seres humanos, mas alternativamente quem está no poder não cumpre moralidade nenhuma, essa é a sociedade no mundo.
Moral é o q é natural o certo a fazer o q errado é anti natural é imoral
OS LIVROS, QUE ELE ESCREVEU, SÃO BONS?
Professor, o seu argumento sobre moral se baseia na ideia de Kant, isso?
Qual a origem da moral?
Acho que a maioria das pessoas não fazem cagada mundo a fora por medo de um tipo de punição ou julgamento social... Esse medo é moral? É doido pensar nisso kkkk
És que te digo, “Nem o rei Salomão com toda riqueza, não foi tão inteligente assim!”
alem de um fenomenal pensador ainda mi lembra um idolo da infacia ...mundo de bicman tv cultura rss muito show
o mundo de beakman! Aquele cientista mudou a vida de muitas pessoas o cara era um gênio
quantas estupides, juntas e de pessoas de passagem por faculdades, pecado nao vivem e nao aprenderam nada : o que e moral, o que deicharam de dizer.
De uns meses pra cá decidir a ter moral atitudes sem medo mais sempre pensativo se na decisão na coisa que eu for fazer e usar minha moral dependendo da situação Que não me prejudique tipo ter moral em chegar em uma mulher e desenrolar com ela , ter moral em falar na kara de sertas pessoas que merecem e que vacila contigo' ter moral em uma discussão você estando serto certo. Ter moral e não abaixar a cabeça pra ninguém, ter moral e não ter vergonha pra pedir emprego Q seja no mercado lojas restaurantes farmácias depósitos de gás lanchonetes etc' em fim porquê pedir trabalho não é vergonha, continuando... Ter moral em sertas decisões na vida exemplo é só vc (a) pensar no que precisas ser usado sua moral no seu dia a dia .. Ter moral no relacionamento ter moral em casa as vezes tem pessoas que vivem com padrasto ou madrasta dentro de casa nunca deixe padrasto ou madrasta te humilhar querendo mandar em vc ou te bater algo do tipo vos porém tenha moral eu sei que vc Q estar lendo esta me entendendo porquê a casa é sua e não do seu padrasto ou madrasta... em fim ter moral e decisões tipo se vc decidir que vai fazer pegue e faça é só uma palavra só sim ou não qual vc decidiu ? Isto ter moral vou fazer é pronto obs: mais preste atenção não tome decisões que te prejudique seja inteligente e usa tua moral pra te fazer um homem melhor , ou uma mulher melhor " essa msg serve pra vc homem serve pra vc mulher ..
Afinal de contas, a Moral é fruto da Evolução ou da Criação?
Se for da Evolução, *queimar a rosca* seria considerado Amoral.
Se for da Criação, *queimar a rosca* seria considerado Imoral.
Logo, a *Moral* não é uma questão só das Escolas de Filosofia.
Só lembro a Rita cadilak é bom bom é bom para o moral
Conteúdo muito bom, mas por que ele tá gritando comigo? O que eu fiz? :/
Creio que 90% da civilização brasileira não tem de fato, moral.
Foudaci
Tudo que não tiver lixo é belo
Independente de tudo seja amoral
Então, quer dizer que uma pessoa que tenha a consciência cauterizada pode ser plenamente moral?
não sei se entendi a pergunta, mas o mario cortella explica que pessoas SEM a capacidade de fazer a avaliação de situações (crianças, dementes, pessoas com alzheimer) são consideradas amorais.
Sim, de certa forma você entendeu, porque a cauterização da consciência é a perda de sensibilidade dela, ou seja, quando o indivíduo começa a fazer do doce, amargo, e do amargo, doce, da luz, trevas, e das trevas, luz. E, para piorar, a nossa sociedade está cheia de pessoas com a consciência cauterizada, porém são consideradas normais.
Se você notar no vídeo você vai ver que nesse sentido a explicação dele não é satisfatória, deixando assim uma interrogação.
Se são princípios que seguimos livremente, logo são atitudes racionais. Ou seja, se o indivíduo não tem a capacidade de agir de outra forma, então sua ação não pode ser considerada moral. Bom, pelo menos é assim que entendo.
Bom, esta palavra:" livremente" no contexto que ela foi empregada tem um sentido ambíguo, pois eu posso interpretar tanto como uma simples oportunidade de agir, que eu posso chamar de: "liberdade de direito", e posso interpretar também como uma independência no agir, que eu posso chamar de: "liberdade de domínio próprio", e essa, por final, peço que você dê uma definição, que, dependendo da sua definição, aí sim você estará definindo o que realmente é moral. Ora, pela minha crença em particular eu provo que a minha liberdade é algo que, além de ser concebida pela minha pessoa, é também algo que me foi dado por Deus.
Vendo vídeos da década de 80 vejo muitas pessoas amorais. Se julgar pelo pensamento de hoje... Não escaparia ninguém!!
A definição do belo dependerá se refere a beleza externa, vista com os olhos, ou beleza interna
Anel de Giges dividido.
Beleza é um conjunto, não é só visual assim como existe a falsa moral existe a falsa beleza que em geral é mal interpretada por nossos olhos, prova disso é ver uma pessoa com padrões aceitos como belos e depois passar a conhece-la e ver que essa pessoa infringe todos os conceitos que você considera importante, depois disso revela não será tão chocante como no princípio.
falou bem e acentou
Cara posso está enganado mas acho que lhe vi hoje na Av. Brasil, vc estava no celular umas 12 horas.
Cansei de ser bom, independentemente do que eu faça o universo vai me punir, não há salvação para mim, de agora em diante vou ser mau, com M maiúsculo
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muitas pessoas pensam que a moral é um meio de se obter respeito por meio de poder ou força...
O brasileiro nao dialoga consigo próprio kkkkkkk
Por que seguir a moral?
seguir obrigações e comprir os comprimisos.respeitar regras religiosas ou de conduta ética como por ex comprir as leis...
Essa pergunta é muito boa vou refletir sobre isso
Ser imoral é ser hipócrita?
XFO lucas se contradizer é
XFO lucas na realidade vc quis dizer ser hipócrita é ser imoral. do ponto de vista de atitudes sim ser imoral é ser hipocrita moralmente é o que se diz da pessoa que quando apanha retruca e quando bate foge para não apanhar. No campo verbal ser hipocrita nao é ser imoral eu posso muito bem dizer que se alguém roubar a minha casa eu ter o habito de roubar e acabar de certo não me tornando ladrao de certo modo eu posso ter a minha moral inabalável. E poder dizer eu nunca roubei sendo que no passado eu fui hipocrita dizendo que se alguém me roubasse eu tambem roubaria um Abraço e que Deus lhe abençõe.
Que definição rasa..