Quando a lama virou pedra E mandacaru secou Quando a ribaçã de sede Bateu asas e voou Foi aí que eu fui embora Carregando a minha dor Hoje mando Um abraço pra ti, pequenina... (Luiz Gonzaga) Muito obrigado William, por ter nos apresentado sobre essa icônica ave daqui do meu nordeste (P.s: Já vi ao vivo no interior). Um abraço!!!
Myriam - BH/MG Salve, Mestre William! Quando eu estive no Nordeste, a população do agreste e do sertão contava que essas pombas surgiam em certas épocas e todos saíam para apanhá-las até no chão, pois serviam de alimento, in lusive seus ovos. Elas faziam ninhos até no chão. E, sim, havia quem dissesse que elas vinham da África. Mas eu achava estranho aves dessa família pequenas atravessarem o oceano Atlântico, e descobri que são nativas do Brasil mesmo.
Arribaçã, avoante Amargosa ou cariri Sai voando por aí Com o seu bando gigante Onde chega num instante Se nota sua presença As vezes traz desavença Com um dono de roçado Quando chega esfomeado Entra sem pedir licença Mais uma aula registrada com sucesso meu amigo passarinheiro. 👏👏👏👍👍👍
São lindas, já tratei de um filhote que encontrei à noite perdida em um estacionamento. Após estar autônoma, voou livremente para junto do bando que habita o bairro em que moro. Vídeo maravilhoso, como sempre!
Já cuidei de dois filhotinhos, órfãos, um gato vadio atacou o ninho aqui na minha cerca e pegou a mãe que tava deitada, eu tentei impedir mais o bicho fugiu com a pomba, eu adotei os filhotes e criei eles até ficarem adultos, alimentava eles com fubá de milho humido deu super certo, o curioso que eu criei elas soltas nunca coloquei em gaiolas, porém depois de um tempo elas começaram a ficar mais espertas e frequentar as árvores do quintal então eu deixei elas a vontade até nunca mais ver, confesso que fiquei triste pois de certa forma acabamos por se apegar a elas
Que vídeo maravilhoso, muito rico e preciso nas informações tão bem detalhadas! Parabéns e obrigado! Abraços de Madalena, no Sertão do Ceará!! 🇧🇷🫡🇧🇷❤️🇧🇷
Muito bons os seus vídeos excelentes parabéns Willian trabalhando ótimo sempre eu vejo os seus vídeos gosto de mais é sobre as avoantes melhor ainda aqui no nordeste tem muito na época de chuva
É uma espécie cinegetica muito importante para os nordestinos, fonte de proteína pra muita gente que até hoje não tem acesso a carne no mercado. Falta um video do planeta aves sobre a importância das aves cinegeticas e a importância de sua preservação pois servem de alimento para o povo do interior e indígenas
@@josecarlosgomes3499exatamente guerreiro, eu com duas bichinhas destas da para tomar 1 litro de pitú se tiver 3 tomo 2 litros. Sou de Caiçara Do Rio Dos Ventos/RN
No Ceará tentava caçar direto, mas nunca conseguia hahaha aqui em SP vejo direto no meu bairro e lembro dessa época, como as coisas mudaram. Aprendi a observar e respeitar as aves😅
Olá William,amo esse canto da avoante, quando ouvia pensava que era uma coruja,passava horas procurando pra ver se via a coruja😂descobri a uns dois anos atrás que se tratava da avoante através do seu canal,abraços William
Moro em São Carlos -SP a menos de um ano e aqui elas São abundantes o ano todo , principalmente em area próximo a chacaras e fazendas, inclusive aqui onde eu estou morando e um loteamento recente de uma antiga fazenda chamada Embaré. Mas quando eu morava em São Paulo capital eu costumava ver mais aquelas rolinhas marronzinhas meio canelada e o pombo de cidade msm .
Muito legal esse vídeo, incrível. Eu particularmente já peguei em arapucas, já comi bastante quando criança, isso era e é costume em algumas regiões do interior nordestino, embora tenha diminuído de maneira significativa, graças a Deus. Muito bom esse vídeo, por aqui nós chamamos de avoante, em outras regiões por perto chamam de arrebançã....eu pensava que elas vinham da África,....tirou minha dúvida.
Aqui na Paraíba as arribançã, aparecem no mês de junho na época que as sementes do marmeleiro estão maduras. Em muitos lugares elas viram pragas e acabam com os pastos dos gados.
VIdeo sensacional - almoçando e assistindo - ah como eu amo a familia Comlubidae sao incriveis. Acho que nunca vi uma avoante sou de BSB mas se tiver nao reconheci. Muito lindo esse som que fazem quando estao espantadas (Voando). Mais um aprendizado.❤
Aqui no interior de SP elas ocuparam nas cidades o lugar da rolinha marron e da fogo apagou... que agora só são encontradas nas zonas rurais...mas é uma pombinha mutto bonita e simpatica....e por aqui ela fica o ano todo e choca todos os meses...produzindo muitos filhotes... mas por qui elas tem muitos predadores .. tucanos, bentevis, udu da coroa azul, gaviões, corujas, macaco prego, , saguis, serpentes, gatos domesticos, e se derem moleza no chão até cachorros pegam elas...se não fossem os predadores elas seriam uma praga agrícola...elas são tão mansas que na minha horta chego a pega-las na mão e depois soltá-la... quando trabalho na terra elas ficam a 30 cm do meu pé...
Aqui no chapada do Araripe elas chegam em julho e ficam até o início da estação chuvosa, elas formam pombas,e se o período for seco elas deposita os ovos no chão e fazem uma espécie de chocolate coletivo, e quando a temperatura está muito alta elas ficam planando sobre os mesmos para controlar a temperatura, é um verdadeiro espetáculo e bagunça ao mesmo tempo.
Só conteudo top Parabens wilian eu amo observa as aves e a q eu mais gosto de ver éo voos dos urubus eu sou um amante da aviaçao e o voo dos urubus é incrivel temos muito a aprender voar com essa aves maravilhosa
Aqui no oeste de SC elas apareceram no inicio dos anos 2000, levando ao declínio das rolinhas, hoje são abundantes formando bandos de centenas até milhares no inverno e durante épocas quentes normalmente vivendo em pequenos bandos ou casais.
Muitas curiosidades interessantes sobre a avoante, obrigada, Willian! #ORNITÓLOGORESPONDE Willian, os bem-te-vis pescam na natureza? Aqui em casa fizemos um lago de peixes com a piscina. Os bem-te-vis sempre vêm pegar peixinhos. Fazem um voo por cima da água e voltam com o peixinho no bico; é lindo de ser ver!
Muito bom. Tem um casal delas que constantemente faz ninho no quintal da minha casa. Tbm tem um pardal albino que todos os dias está aqui paracomer aa sementes que caem das calopsitas
Aqui no Canadá também tem essa pomba, seu canto é semelhante a do Brasil e sua cauda um pouquinho maior. Obs. No norte do Paraná onde morei ela é conhecida como pombinha amargosa.
Show , eu moro em Exu Pernambuco, elas estão chegando aqui agora vindo de todos os lugares. Faz um video delas reproduzindo , o que nos chamamos de pombal, elas reproduzem todos os anas aqui no Piauí, próximo a Nascente
Aprendi bastante coisa hoje, que nem imaginava 😮 obrigada por informações valiosas! Não sabia que eram aqui da América do Sul! Valeeeeuu William! Deus te abençoe muitíssimo e família 🙇♀️ Abração 🤗
Aqui no meu pátio elas são habitantes constantes. Da janela assisto a vida inteira delas! Já me acostumei a recolher ovinhos, ninhos e filhotes caídos... são bem negligentes com a ninhada, mesmo! Adoro esse canal!
Boa-tarde William aqui no Piauí elas aparecem qdo passam as chuvas, de julho a novembro no sertão e nas zonas rurais de praticamente todas cidades do estado elas formam bandos grandes. Valeu pelo vídeo um abraço.
Na minha região, sertão do Ceará mais precisamente ao pé da Serra da Ibiapaba, elas aparecem durante o mês de agosto e até setembro, que coincide com a colheita do milho e do feijão, nessa época as plantas já estão secas e sem frutos, por isso vem em busca das sementes de milho.
Conheço essa pomba como amargosa. Cresci no oeste do Paraná e o com desmatamento chegou essa pomba com juntamente com o joão de barro e a formiga saúva.
Muito incrível essa Pombinha! Nunca vi uma mas ja sabia dela porque meu parentes dizem que antigamente caçavam ela pra comer, ate hoje nunca gostei disso, de caçar passarinhos pra alimentação, Video muito bom William Seu Trabalho é incrível!
@@edy5720 bem comum nas estradas do sertão aqui no ceara, pessoas vendendo ela ja abatida, em fortaleza tem ambulantes que as vendem nas ruas, mesmo sendo crime ainda tem bastante vendedores. todavia é uma ave que se torna um problema com o desmatamento, devastando plantações.
Aqui na minha região, em Cascavel no Paraná, ela é tão abundante e "comum" que nem temos um nome para ela, é apenas "pomba", como se fosse a espécie base da qual as outras derivam.
Na minha cidade (interior do MS) quando eu era criança via pouco delas (confundia com juriti) e o que reinava era as rolinhas caldo-de-feijão. Com os anos essas rolinhas foram diminuindo, dando lugar às avoantes que agora são muito abundantes juntamente com as pombas asa-branca!
Aqui no Ceará elas aparecem no período de pouca chuva ou totalmente sem chuva! Quando elas desaparecem, é sinal que vai chover forte!
Justamente ! De junho em diante
Quando a lama virou pedra
E mandacaru secou
Quando a ribaçã de sede
Bateu asas e voou
Foi aí que eu fui embora
Carregando a minha dor
Hoje mando
Um abraço pra ti, pequenina...
(Luiz Gonzaga)
Muito obrigado William, por ter nos apresentado sobre essa icônica ave daqui do meu nordeste (P.s: Já vi ao vivo no interior). Um abraço!!!
Eu amei esse trecho da música 🎶!!!!❤❤❤❤❤
Há isso é ribaça entendi, agora que eu vim entender oia
Eu gosto dela frita é gostosa.
@@Jhozymah EOQ?!
E muito bom ter um especialista que nos ajude a entender e conhecer as aves parabéns pelo seu trabalho
Myriam - BH/MG
Salve, Mestre William!
Quando eu estive no Nordeste, a população do agreste e do sertão contava que essas pombas surgiam em certas épocas e todos saíam para apanhá-las até no chão, pois serviam de alimento, in lusive seus ovos. Elas faziam ninhos até no chão.
E, sim, havia quem dissesse que elas vinham da África. Mas eu achava estranho aves dessa família pequenas atravessarem o oceano Atlântico, e descobri que são nativas do Brasil mesmo.
Ela vem da África também, mais não deixa de ficarem algumas por aqui.
Seu canal é tudo de bom William, obg!!!!!!!!!!!!
Aqui no Rio Grande do Sul chamamos de Pombão do mato. Amo o canto dela 🥰
Eu gosto muito de ouvir esse sozinho deles muito dos seres humanos não merece tanta beleza das coisas que Deus fez. Obrigada amigo .
Arribaçã, avoante
Amargosa ou cariri
Sai voando por aí
Com o seu bando gigante
Onde chega num instante
Se nota sua presença
As vezes traz desavença
Com um dono de roçado
Quando chega esfomeado
Entra sem pedir licença
Mais uma aula registrada com sucesso meu amigo passarinheiro.
👏👏👏👍👍👍
Boa trova Brandão
Comi muito na infância na roça, foi fundamental para nossa segurança alimentar
Esse foi o vídeo mais aguardado por mim nesse canal. Aqui na região Nordeste essa é a ave mais famosa de todas, muito misteriosa.
E o melhor canal do UA-cam parabéns wilhian
São lindas, já tratei de um filhote que encontrei à noite perdida em um estacionamento. Após estar autônoma, voou livremente para junto do bando que habita o bairro em que moro. Vídeo maravilhoso, como sempre!
Já cuidei de dois filhotinhos, órfãos, um gato vadio atacou o ninho aqui na minha cerca e pegou a mãe que tava deitada, eu tentei impedir mais o bicho fugiu com a pomba, eu adotei os filhotes e criei eles até ficarem adultos, alimentava eles com fubá de milho humido deu super certo, o curioso que eu criei elas soltas nunca coloquei em gaiolas, porém depois de um tempo elas começaram a ficar mais espertas e frequentar as árvores do quintal então eu deixei elas a vontade até nunca mais ver, confesso que fiquei triste pois de certa forma acabamos por se apegar a elas
Aqui no RN conhecemos por arribaçã
Eita canal maravilhoso pra nos mostrar tudo sobre AVES !👏👏👏👏👏👏😍
Que vídeo maravilhoso, muito rico e preciso nas informações tão bem detalhadas! Parabéns e obrigado! Abraços de Madalena, no Sertão do Ceará!! 🇧🇷🫡🇧🇷❤️🇧🇷
Boa noite, muito bom, outro dia tinha pedido para vc falar sobre a Avoante, sanou minhas dúvidas! Muito obrigado
Sim sempre aprendo com seus vídeos. Ela é muito bonitinha. ❤
Muito bons os seus vídeos excelentes parabéns Willian trabalhando ótimo sempre eu vejo os seus vídeos gosto de mais é sobre as avoantes melhor ainda aqui no nordeste tem muito na época de chuva
Moro em São Paulo na capital e no meu quintal elas ficam o ano todo, são muito fofas😍😍😍😍
QUE CENAS PERFEITAS AMIGO WILLIAM. ❤❤ JA FILMEI A FAMOSA AVOANTE ❤❤❤
Aqui em São Luís-Ma, chamamos de Rolinhas.
Eu queria muito, saber,exatamente, o que você esclareceu aqui nesse vídeo.
🫡
Ótimo vídeo com boas explicações sobre esta espécie de ave. Moro no norte do estado do Tocantins, aqui conhecida como Pomba Galêga.
Como é bom ouvir os cantos dos pássaros diferentes, amo seu canal parabéns 👏👏👏
Muito bom vídio!Matou minha curiosidade.Moro em Goiânia e aquí agente ver pouco delas!
este vídeo é muito bom bem esticado o brigado amigo que Deus te abençoe sempre sua família ❤️♥️🙏
Ave linda demais❤Adoro ouvir o canto delas.
É uma espécie cinegetica muito importante para os nordestinos, fonte de proteína pra muita gente que até hoje não tem acesso a carne no mercado. Falta um video do planeta aves sobre a importância das aves cinegeticas e a importância de sua preservação pois servem de alimento para o povo do interior e indígenas
aqui não existe essas pessoas que não tem acesso a carne as avoantes são abatidas pra vender em Bar pra tira gosto
@@josecarlosgomes3499 existe muita gente no Brasil todo que vive só da caça
Eita povão que não conhece o nordeste kkkkkkkkkk.
*Não tem acesso a carne.*
@@josecarlosgomes3499exatamente guerreiro, eu com duas bichinhas destas da para tomar 1 litro de pitú se tiver 3 tomo 2 litros.
Sou de Caiçara Do Rio Dos Ventos/RN
@@JCDCeletronspostura boa deu aí em kkkkk sou de lajes seu vizinho kkkk
No Ceará tentava caçar direto, mas nunca conseguia hahaha aqui em SP vejo direto no meu bairro e lembro dessa época, como as coisas mudaram. Aprendi a observar e respeitar as aves😅
Esse é o vídeo que eu esperava desde o dia em que comecei a seguir o seu canal!!! Muito obrigado!!!!!
Olá William,amo esse canto da avoante, quando ouvia pensava que era uma coruja,passava horas procurando pra ver se via a coruja😂descobri a uns dois anos atrás que se tratava da avoante através do seu canal,abraços William
Eu tbm já confundi som de pomba e achava que era coruja. Não era a avoante, mas tbm já não me lembro o nome de qual era.
Nota dez os seus conhecimentos, e seus vídeos.
Gostei demais. Aqui onde moro tem avoantes e observo que são mansas e (além das cambacicas, sábias ) adoram água, tanto ao redor qto p/ beber. ♡
Moro em São Carlos -SP a menos de um ano e aqui elas São abundantes o ano todo , principalmente em area próximo a chacaras e fazendas, inclusive aqui onde eu estou morando e um loteamento recente de uma antiga fazenda chamada Embaré.
Mas quando eu morava em São Paulo capital eu costumava ver mais aquelas rolinhas marronzinhas meio canelada e o pombo de cidade msm .
Boa noite William aqui em Bento Gonçalves tem bastante destas rolinhas parabéns vídeo interessante ótimo sábado e abençoado domingo
Muito legal esse vídeo, incrível.
Eu particularmente já peguei em arapucas, já comi bastante quando criança, isso era e é costume em algumas regiões do interior nordestino, embora tenha diminuído de maneira significativa, graças a Deus.
Muito bom esse vídeo, por aqui nós chamamos de avoante, em outras regiões por perto chamam de arrebançã....eu pensava que elas vinham da África,....tirou minha dúvida.
Seus vídeos são muito bem explicado top parabéns pelo seu trabalho
Adoro pombos, são aves doces e inteligentes.
Mais um vídeo proveitoso e de bastante aprendizado.
Aqui na Paraíba as arribançã, aparecem no mês de junho na época que as sementes do marmeleiro estão maduras.
Em muitos lugares elas viram pragas e acabam com os pastos dos gados.
VIdeo sensacional - almoçando e assistindo - ah como eu amo a familia Comlubidae sao incriveis. Acho que nunca vi uma avoante sou de BSB mas se tiver nao reconheci. Muito lindo esse som que fazem quando estao espantadas (Voando). Mais um aprendizado.❤
Aqui no interior de SP elas ocuparam nas cidades o lugar da rolinha marron e da fogo apagou... que agora só são encontradas nas zonas rurais...mas é uma pombinha mutto bonita e simpatica....e por aqui ela fica o ano todo e choca todos os meses...produzindo muitos filhotes... mas por qui elas tem muitos predadores .. tucanos, bentevis, udu da coroa azul, gaviões, corujas, macaco prego, , saguis, serpentes, gatos domesticos, e se derem moleza no chão até cachorros pegam elas...se não fossem os predadores elas seriam uma praga agrícola...elas são tão mansas que na minha horta chego a pega-las na mão e depois soltá-la... quando trabalho na terra elas ficam a 30 cm do meu pé...
São uma gracinhas mesmo. ..
Aqui nós sempre a chamávamos de Juriti, foi legal descobrir que não é 😊, valeu William, seus vídeos são excelentes, muito bom mesmo
Amo as aves! Essa bombinha é incrível!👏🏼
Essas pombinha salva vida no sertão!😢😢😢😢😢😢😢
Vdd
fala sério, o sertão é rico! pare de ser idiota !
Kkkk comida boa em kkkk
fala sério, sensacionalismo ... ja foi esse tempo, vai procurar oque fazer.
@@carlosestacio7848 Você que acha, ainda existe muita miséria no sertão.
Aqui no chapada do Araripe elas chegam em julho e ficam até o início da estação chuvosa, elas formam pombas,e se o período for seco elas deposita os ovos no chão e fazem uma espécie de chocolate coletivo, e quando a temperatura está muito alta elas ficam planando sobre os mesmos para controlar a temperatura, é um verdadeiro espetáculo e bagunça ao mesmo tempo.
Já curti só pelo título
Ela E Muito Comum,Aqui No Sudeste Do Brasil,Gosto Muito Dela,Os passaros Que Mais Gosto E A Avoante Asa Branca Bem Te Vi E Quero Quero.
Só conteudo top Parabens wilian eu amo observa as aves e a q eu mais gosto de ver éo voos dos urubus eu sou um amante da aviaçao e o voo dos urubus é incrivel temos muito a aprender voar com essa aves maravilhosa
Aqui no oeste de SC elas apareceram no inicio dos anos 2000, levando ao declínio das rolinhas, hoje são abundantes formando bandos de centenas até milhares no inverno e durante épocas quentes normalmente vivendo em pequenos bandos ou casais.
Muitas curiosidades interessantes sobre a avoante, obrigada, Willian!
#ORNITÓLOGORESPONDE Willian, os bem-te-vis pescam na natureza?
Aqui em casa fizemos um lago de peixes com a piscina. Os bem-te-vis sempre vêm pegar peixinhos. Fazem um voo por cima da água e voltam com o peixinho no bico; é lindo de ser ver!
Muito bom. Tem um casal delas que constantemente faz ninho no quintal da minha casa. Tbm tem um pardal albino que todos os dias está aqui paracomer aa sementes que caem das calopsitas
Sempre, sempre com excelentes conteúdos, é fascinante essas postagens 👍
Mais um vídeo de aprendizado
Boa noite. Aqui na minha residência tem bastante destas pombinhas. Parabéns pelo teu trabalho. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Aqui no Canadá também tem essa pomba, seu canto é semelhante a do Brasil e sua cauda um pouquinho maior. Obs. No norte do Paraná onde morei ela é conhecida como pombinha amargosa.
É um ciclo de vida bastante interessante
Muito obrigado pelo seu comentário aqui no Rio Grande do Sul é muito comu
Show , eu moro em Exu Pernambuco, elas estão chegando aqui agora vindo de todos os lugares. Faz um video delas reproduzindo , o que nos chamamos de pombal, elas reproduzem todos os anas aqui no Piauí, próximo a Nascente
Aqui em Curitiba, nas redondezas de casa sempre tem umas, vocalizam exatamente como no vídeo. As conheço como Juriti.
Aprendi bastante coisa hoje, que nem imaginava 😮 obrigada por informações valiosas!
Não sabia que eram aqui da América do Sul!
Valeeeeuu William!
Deus te abençoe muitíssimo e família 🙇♀️ Abração 🤗
Aqui no meu pátio elas são habitantes constantes. Da janela assisto a vida inteira delas! Já me acostumei a recolher ovinhos, ninhos e filhotes caídos... são bem negligentes com a ninhada, mesmo!
Adoro esse canal!
Boa-tarde William aqui no Piauí elas aparecem qdo passam as chuvas, de julho a novembro no sertão e nas zonas rurais de praticamente todas cidades do estado elas formam bandos grandes. Valeu pelo vídeo um abraço.
Na minha região, sertão do Ceará mais precisamente ao pé da Serra da Ibiapaba, elas aparecem durante o mês de agosto e até setembro, que coincide com a colheita do milho e do feijão, nessa época as plantas já estão secas e sem frutos, por isso vem em busca das sementes de milho.
William, adoro seus vídeos, assisto desde 2021, eu aprendo muito contigo
Eu sou do tipo de gosta da natureza gosto de observar aves a sim como vc acho muito bonito e interessante
Conheço essa pomba como amargosa. Cresci no oeste do Paraná e o com desmatamento chegou essa pomba com juntamente com o joão de barro e a formiga saúva.
Interessante em...
Muito obrigado pela aula! Sempre ouvi dizer que elas migram do continente Africano.
Que canal legal. show. Parabens.
Oi Willian! Tudo bem? Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Abração. Video maravilhoso como sempre. ❤❤❤❤
Adoro aves e esse canal é um achado. Sempre esqueço de me inscrever. Até agora..kkkk
Mais um vivendo e aprendendo. Valeu William. Boa tarde a toda comunidade do P. Aves❤ rj
Bom dia William, sempre bons e nostálgicos vídeos que nos trazem memórias da infância. Abraço...
Amo assistir os seus vídeos!
Excelente vídeo meu amigo, parabéns.
Ótimo vídeo, aqui na minha região conheço por legítima
Que excelente reportagem,ta de parabéns pelo trabalho 👏👏👏👏
Obrigado
Aqui na minha cidade, interior do RS, tem muito dessas pombas. Há alguns anos já são mais abundantes que os pardais, que estão diminuindo.
Muito incrível essa Pombinha! Nunca vi uma mas ja sabia dela porque meu parentes dizem que antigamente caçavam ela pra comer, ate hoje nunca gostei disso, de caçar passarinhos pra alimentação, Video muito bom William Seu Trabalho é incrível!
Tem passarinho que precisa ser abatido tipo o pombo comum e o tordo, eles ameçam as espécies locais.
Infelizmente na antiga era a única fonte de proteína que se conseguia, ainda hoje há pessoas que é a única fonte de proteína.
Caça pra comer pois não tem carne pra comprar
@@edy5720 bem comum nas estradas do sertão aqui no ceara, pessoas vendendo ela ja abatida, em fortaleza tem ambulantes que as vendem nas ruas, mesmo sendo crime ainda tem bastante vendedores. todavia é uma ave que se torna um problema com o desmatamento, devastando plantações.
@@igoroliveira3337vc é um sujeito bem ignorante, va estudar antes de falar asneiras
Excelente vídeo, como sempre!
Na minha cidade tem muitas dessas pombas,eu amo o cântico delas, são lindas...
Vídeo maravilhoso, não conhecia essa ave. Boa tarde.
Muito legal !!
Moro no município de Curitiba Fazenda Rio Grande tem ela todos os dias saúde para você e sua família
Vim morar em Cerquilho, tem muito por aqui.
Muito gostoso ouvir e ver esses bichinhos ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Boa tarde amigo ! Aqui no Goiás é conhecida como pomba do bando.
Arapongas - PR
Aqui chamamos de margosinha, coloco arroz pra elas aqui no quintal de casa
Aqui na minha região, em Cascavel no Paraná, ela é tão abundante e "comum" que nem temos um nome para ela, é apenas "pomba", como se fosse a espécie base da qual as outras derivam.
Aqui em Foz nois faz é churrasco delas😄😄 é bem gostosa tem muita
Aqui em Ribeira do pombal BA todos anos nos meses setembro e diante com a bata do milho elas começam a chegar aqui é conhecida pôr pomba de seca
Aqui na região de Ribeirão Preto SP tem demais!!! 7:51
Parabéns pelas informações. Continue firme!
Adoramos seus vídeos 👏❤❤
Ótimo vídeo!! São lindas.
Ak onde moro tem eu amo ouvir o canto dela de manhã no meu quintal❤
Show de bola ❤
Fantástico
A paz do Senhor Jesus Cristo.
Boa noite, aqui no sertão da Bahia o povo conhece como rebacã.
Sensacional
Muito top ja comi aribaca no sertão as pessoas comem muito
Na minha cidade (interior do MS) quando eu era criança via pouco delas (confundia com juriti) e o que reinava era as rolinhas caldo-de-feijão. Com os anos essas rolinhas foram diminuindo, dando lugar às avoantes que agora são muito abundantes juntamente com as pombas asa-branca!