morrem os Pardais bonitinhos que nada atrapalham na nossa vida, e AUMENTAM os RATOS DE ASAS os POMBOS que transmitem DOIENÇAS SERIAS e sujam TUDO CAGAM e fazem uma ZONNA HORRIVEL nos centros urbanos,.. ESTA TUDO DO AVESSO mesmo
Aqui em casa faziam ninho umas duas vezes por ano na caixa de correspondência e na caixa do padrão de energia. Mas nunca mais, desde 2020/2021, época que obrigaram as pessoas ficarem presas nas casas e inúmeras antenas foram instaladas pela cidade. Sumiram..
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
normal, os canarios estão recuperando o espaço perdida para os pardais, que foram introduzidos no brasil em meados de 1903, traduzidos de portugal, uma rapida busca no google já da mais algumas informações por exemplo: Parte retirada do site do Instituto Fernando Bonillo O pardal é um invasor que já faz parte da fauna brasileira, com uma particularidade importante: a medida que se avança para a zona rural suas populações vão diminuindo. Quanto mais preservado for o local, menor será a probabilidade de se encontrar um pardal. O pardal evoluiu no acompanhamento das atividades humanas Parte retirado da pesquisa no google Sim, o pardal é considerado uma espécie exótica invasora no Brasil. Os pardais chegaram ao Brasil em 1903 com o objetivo de melhorar a fauna, mas eles são prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade de diversas formas: Competição por alimento: Os pardais competem com espécies nativas por alimento. Prejuízo ao cultivo de arroz: Os pardais prejudicam o cultivo de arroz. Transmissão de doenças: As fezes dos pardais podem transmitir doenças como criptococose, dermatite por contato, histoplasmose, toxoplasmose e salmonelose. Perda de espaço para outras espécies: As populações de pardais estão perdendo espaço para outras espécies, como maritacas e canários-da-terra.
Quando era criança , minha mãe as 1800hs, ouvia a Ave Maria no Rádio, Julio Louzada da da rádio Tupy, orava essa prece enquanto pardais disputavam espaço nas arvores numa sinfonia inesquecivél.
EU MORAVA NO MORUMBI EM SÃO PAULO SP, DE 1971 A 1979, JÁ HAVIA ME ESQUECIDO DAS MUITAS ESPÉCIES DE PASSAROS QUE HAVIA POR LÁ! FINAL DE TARDE, CHEIRO DE TEMPERO, DE BANHO TOMADO E A FESTA DOS PARDAIS NAS ÁRVORES.. SAUDADE QUE ATÉ DÓI ..
Aqui em casa os pardais faziam ninho umas duas vezes por ano na aixa de correspondência e na caixa do padrão de energia. Mas nunca mais, desde 2020/2021, época que obrigaram as pessoas ficarem presas nas casas e inúmeras antenas foram instaladas pela cidade. Sumiram..
É gratificante despertar todas manhãs, e poder ouvir essas criaturinhas alegres e felizes. " Tu és o Deus Que Realiza Maravilhas". Deus Está No Comando.
Não é criaturinha de Deus não, esse bicho é sujo, irritante e insistente. Se observar bem o comportamento, se unem pra eliminar desafetos e atacam tudo que vier perto, inclusive o canário, que é nativo e canoro, diferente desse imundo invasivo da asia. Em poucos dias trazem um saco de sujeira em forro, telhado etc
Essas pragas fazem um maior barulho e sujeira dentro do forro da casa, uma praga, vou ter que mudar o telhado da minha casa, pra eles não fazerem nenhum ninho, quero que eles sumam de uma vez, são umas verdadeiras pragas.
... lembro-me perfeitamente do som que me despertava todos os dias . Som idêntico ao desta Matéria ... Obrigada pela Oportunidade de Comunicação e Recordações . Até então desconhecia a História dos Pardais , aprendi tudinho nesta Maravilhosa Matéria e Vídeo . Era desse jeito 8:00 que eles viam comer no chão , aos bandos e que barulheira Saudosa ... até dentro de casa eles entravam pra comer ... mudei de bairro e atualmente aqui não vejo Pardais . Compreendendo agora o sumiço deles ... minhas Recordações são Maravilhosas , não pude passar essas experiências para as duas filhas , só me resta falar-lhes do que o meu coração gravou ... AAAMEEEIII MUUUIIITOOO E DEEEMAAAIIISSS este Aprendizado e Rever os Pardais que por toda a minha infância estiveram comigo ... Bjosss para Todos VCS ... 💝😍🥰😘☺️🤗😉
É mesmo!!!! Eles andam meio sumidos. Aqui em Curitiba-PR, no meu bairro quando cheguei para morar no início da década de 1990, os pardais, caudas de tesoura, corujas, rolinhas, andorinhas e um sem número de passarinhos imperavam nos nossos matos. E agora eles desapareceram dessas regiões e podemos encontrá-los mais nas regiões metropolitanas de Curitiba, como Araucária, Campo Largo e São José dos Pinhais. O lugar em que eu mais os encontro é na Lapa e na Guaricana (lá fazem revoadas nos campos). Como sou agrimensor eu trabalho em contato com a natureza e posso vê-los e fotografá-los também. Ótimo vídeo!!!!🐧🐧🐧🐧🐧🐧
Aqui em Curitiba Tem Mais pardais do que muitos pensam, só que multando os condutores! O Greca fez questão de encher a cidade, em cada cruzamento e esquina!
Até meus 13 anos (2004), também acordava ao sons dos pardais. Inclusive, a casa duma vizinha que mora em frente, tinha' muitos pardais, por ter um 1 andar - Lembro deles tomando banho de areia. Depois que essa vizinha tapou as brechas do telhado, e a rua foi asfaltada... eles sumiram. Felizmente, ainda moro numa área arborizada (Cada vez menor)... com uma boa diversidade de pássaros.
Comem suas verduras caso tenha no quintal, fazem ninho na casas e enchem de piolhos e outras pragas tem um canto horrível e chato, cagam dentro da casas quando invade atrás de alimentos, são feios, resumindo, não tem nada de bom! Mas que bom que você gosta.
São animaizinhos mto bonitinhos. Aqui na mha casa eles vem se alimentar ao entardecer . Sou mto grata a Deus por esse momento inigualável p/ mim. Cada vez chegam bem mais.❤
Aqui no município onde moro(rs),tem pardais,mas o que estou vendo com mais frequência no centro,,são os canarinhos da terra bastante,ocupando o lugar dos pardais,pelo jeito estão levando vantagem em cima dos pardais,,rolinhas, pombos mais grandes,que tinham sumido, eu tenho alimento os pássaros aqui no meu quintal,vem chupem,rolinhas,a cinza e roxa,,sábias, canários da terra,tbem a carroinhas, tinham sumido por causa dos gatos ,agora estão voltando,e outras especiais, sairás azul ,a sete cores,,estou vendo tbem os bicos de lacres,...sem contar outras espécies mais grandes,,gavião, rabo de palha,,,pelo jeito tbem estão se ambienta do muito bem,aumentou tbem o número de pessoas que alimentam eles..
morei em copacabana entre 1974 e 2022, e nos ultimos dez anos pelo menos, nunca mais vi pardais.... entorno da Rua Santa Clara com Rua Tonelero, Bairro Peixoto e região.... chegamos a achar que os bentivis os haviam expulsado da área.......
Aqui na cidade de Bom Despacho MG tem muitos pardais e eu os alimento todos dias em um comedor que fiz para os pássaros diversificados que visitam o meu quintal...Legal demais..
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
@@Jambito_Estao destruindo as casas por aqui para construir condominios e por isso quase nao vejo passasaros como antes. Sem falar nos gavioes. E triste. Eles foram para lugares mais afastado.
É uma pena o sumisso dos pardais. Quanto tinha pardais nas cidades muito pouco houvia falar em( dengue) natural combatendo a natureza. Vamos incentivar a volta dos pardais. Abraços Geraldo de contagem
Cresci aqui em Jacarepagua, desde os 10 anos de idade. Na minha infancia era normal ver todo tipo de passaro, principalmente, os pardais, depois, sumiram por muitos anos. Ha poucos meses comecei a ve-los novamente no quintal, nas ruas, no estacionamemto dentro dos shoppings, mas, sao poucos, pelo menos por enquanto. Torco para que a populacao deles continue crescendo, pois, sinto falta dos barulhinhos que eles fazem em volta da casa. Aqui tb ainda aparecem sabias, biquinho de lacre, rolinhas, pombos, bem-tivi. Ha uns 3 meses tentei salvar um sabia-laranjeira que caiu do ninho, apos uma ventania. Levei-o ate um vizinho que tem experiencia com passaros e eu nao podia ajuda-lo pq, tenho gatos. Ele fez tudo que pode, mas, nao conseguiu salva-lo e ficamos frustrados. Pelo menos, fizemos o que todos deveriam fazer, tentamos preserva-lo.🐦
Aqui em Jacarepaguá enquanto a quantidade de pardais diminuíram a de canários da terra aumentaram muito. Particularmente gosto mais dos canários pela beleza e canto.
Fiz o mesmo com uma rolinha que quebrou a perna. Ajudei e no final ficou muito dependente para se virar sozinha, soltava dentro de casa. Do lado de fora com gaiola. Totalmente mansa, pousava em todo mundo, viveu 3 anos até que o gato do vizinho a matou dentro da gaiola
Que os pardais desapareçam. São pragas, detestados pela grande maioria dos brasileiros. Sujam as casas com seus ninhos e fazem muito barulho. Que aumentem os canarinhos e todas as outras espécies.
Ah, não torça por isso, não... Os pardais são muito bonitinhos e fofinhos e tal, mas viram praga. Onde eles não são tão numerosos aparecem muitas outras aves.
Moro em Caeté-MG. Por aqui ainda se encontra muitos pardais. Aqui na minha casa eles são maioria nos comedouros que eu disponibilizo. Mas vem canarinhos, rolinhas. E ainda tem os Ben-te-vis que fazem ninho no coqueiro daqui de casa. Os pardais, canarinhos e rolinhas fazem ninho e se multiplicam aqui no meu quintal. Quanto a algazarra dos pardais, aqui não acontece. Mas quando era garoto no Rio de Janeiro, a minha rua era bem arborizada e eles faziam um estardalhaço tremendo. Valeu pelo vídeo. Posta muitos mais! Abraço!
Realmente tenho percebido faz uns anos q diminuíram a quantidade de pardais aqui no bairro do Jabaquara em SP. Gosto MT do seu canto e acho lindo a algazarra qd se aninham em árvores p dormir
Boa noite! Reparei mesmo que os pardais estão sumidos, e fiquei triste pois gosto muito desses simpáticos passarinhos! Fazem uma alegre arruaça! Moro em um lugar afastado da cidade onde tem muito verde, mas por enquanto não apareceram! Vão ser muito bem recebidos!
Os pardais são parte da minha infância, estava inteigado com o seu sumiço. Aqui em Porto Alegre, coincidência ou não, muitas outras espécies voltaram a aparecer e a cantar, alegrando a cidade.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Moro em Nova Santa Rita e amo ouvir a cantoria dos pardais a partir das 04:30 da manhã que vêm das árvores ao lado do meu quarto. Como gosto de acordar cedo, me sinto muito bem ouvindo a sinfonia. 🙂
Aqui na cidade de Petrolina/PE, tem muitos... Numa praça bem arborizada aqui na cidade, por volta de 17h eles se concentram nas árvores, fazem um barulho quase que ensurdecedor, porém muito gostoso de ouvir!!!
@@priscilaelaine1 Campinas e uma metrópole. Tem lugares muito bons pra se morar: Indico região do Jardim Campos Elíseos e Jardim Paulicéia. Bom trânsito. Próximo de inúmeros hipermercados hospitais . 3 shopping center e muito mais .....
Em São Paulo realmente se vê poucos Pardais mas em compensação as Sábias , Rolinhas , Canàrios da Terra atè entre outros como Papagaios , se adaptando muito bem !
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Aqui em Porto Alegre os pardais estão sumindo … em compensação a gente vê muitas aves nativas aparecendo nos bairros como caturritas, joão de barro, pombas rolas, sabiás, canários da terra e até o papagaio charão… esses dias vi o sanhaço azul e a cambacita que aqui no RS chamam de cebinho
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Uma das razões que vejo foi a implantação de lixeiras, tipo caçamba , onde o lixo é depositado. Ficou inacessível para eles, ja que se alimentam do nosso lixo doméstico!
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Interessante mesmo, onde moro em Curitiba, era como uma praga os pardais há bastante anos atrás. Hoje não existem mais ,porém esta cheio de outros como sábias, João de Barros e outros
" Vendo esta matéria sobre os pardais e de sentir muita tristeza porque muitos de nós crescemos vendo e ouvindo os pardais e de saber que eles estão desaparecendo e lamentável demais " 😢
Quando eu tinha 6, 8, 12 anos, morava em Santo André e meu bairro era lotado de pardais. Hoje estou com mais de 50 e praticamente não existem mais no bairro. Raridade se ver .
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Também já morei aí estudei até aos 10 anos no colegio Dr. Felíco Laurito rua Arizona Pq Novo Oratório, mas desde os 14 anos moro na Bahia, agora sou sexagenário rsrs, em relação as aves aqui onde moro tem muitos pardais ainda, muitas rolinhas, bem-te-vis, sibite etc.
Realmente os pardais estão sumindo nas grandes cidades. Mas em cidades do interior continuam a viver e se proliferando. Assim como nós são imigrantes bem sucedidos no Brasil e seus descendentes já são Brasileiros. 😀
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Comem suas verduras caso tenha no quintal, fazem ninho na casas e enchem de piolhos e outras pragas tem um canto horrível e chato, cagam dentro da casas quando invade atrás de alimentos, são feios, resumindo, não tem nada de bom! Mas que bom que você gosta.👍
Eu moro em Mogi das Cruzes interior de São Paulo Na minha infância e juventude via muitos pardais por aqui, a uns 30 anos atrás. Hoje em dia quase não vejo mais.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Vdd. Os pardais estão sumindo. Aqui em Porto Alegre tinha de juntar com pá de tantos. Agora, em 2024, mal são vistos. Mas os beija-flores sumiram de vez❗😥😫
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Moro em Curitiba. Não vejo mais pardais nem tico-ticos. Tenho saudade destes passarinhos. Quando criança, eu via muitos. Até sabia onde estavam os ninhos. Triste não ver mais estes amigos de Infância. ❤😢
Quando me mudei para onde moro atualmente, coisa de 40 anos atrás mais ou menos, tinha pardal demais, durante as tardes se ouvia eles piando a tarde inteira, a rua é ladeira de de paralelepípedo, e tinha uma rua de barro acima, quando chocia descia aquela enxurrada de barro e ficava acumulado em alguns lugares, que quando secava ficava aquela areia fina de barro seco, e os pardais faziam a festa nesses montes de areia de barro, ficavam tomando "banho de areia", eram muitos, muitos mesmo, quando tinha algo, eles faziam aquela revoada, depois voltavam. Na verdade eles enchiam o saco piando o dia inteiro. Faziam ninho em qualquer lugarzinho de casa. Enchiam as gretas das telhas de ninho, nas plantas, na arvore na frente de casa, era uma empesteação. E de uns anos para cá, simplesmente sumiram, é raro ver um agora, ainda tem, porém muito poucos. Tem uns anos, que era pombo, cheio de pombos, muitos também, ficava um monte na rua catando comida, nos lixos, depois foram sumindo aos poucos, e agora tem bem pouco também.
@@osarquivos é divertido eles tomando banho de areia. Gosto dos pardais. Sempre jogava migalhas de pão pra eles mas parei devido aos pombos. Os pardais comem, se divertem e vão embora. Mas esses pombos não vão, fazem ninho, barulho, sujeira. Assim não dá.
@@Barratop-r6g Você escreveu, eu me lembrei, aqui em casa eles entram na cozinha para pegar comida no chão, as migalhas de pão, de bolacha, ou qualquer outra coisa que caem o chão. Atualmente é menos que antigamente, antigamente era direto, hj em dia uma vez ou outra.
Minha infância foi toda vivida nos anos 90 na cidade de São Paulo, já cacei de brincadeira muito pardal usando estilingue, porém nunca abati nenhum deles - pra minha sorte e desencargo de consciência. Sempre reparava nos lugares onde eles se abrigavam a noite, nidificavam, cresciam, se escondiam das chuvas - era sempre na base oca das luminárias de rua que tinham em cada poste. Do ano 2000 em diante essa parte do mobiliário urbano foi modernizada, os postes ganharam luminárias inteiriças tubulares de aço, completamente vedadas - com isso toda essa parte da fauna urbana de pardais se viu obrigada a migrar para lugares onde pudessem se restabelecer. Essa mudança brusca de habitat, obviamente, diminuiu a população de aves, afastando cada vez mais esses animais da presença humana. Hoje em dia eles sobrevivem, porém isolados em áreas arborizadas, lugares onde haja morros ou rochas que sirvam de abrigo e nidificacão. Não sou biólogo, nem especialista no assunto, atualmente estudo Medicina Veterinária, e pelo que aprendi até aqui isso que comentei acima pode ter relação com o sumiço desses pequeninos dos lugares onde sempre viamos.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Aqui na minha casa os pardais tomou conta 😅 fazem ninho na laje da casa e faz uma bagunça em ... me acorda todo dia as 4 e pouco da manha ... derruba ovos chocos no corredor fica uma carniça... traz tudo qnto é tranqueira pra fazer ninhos... sempre acho tbm filhote morto no chao fedendo ... falando em pardal eles tao fazendo um barulhão piando aqui e nas casas vizinhas... fazem cocô nas janelas. Vitros. Chao parede... 😅 amo os cantos dos passaros mas dos pardais nao gosto do barulho e algarraça deles nao 😊
@@uilsonserrano5497 Boa noite uilson ! Eu vou pagar pra tapar os buracos na parede onde eles entra na lage da casa .. num vence limpar ..e fica fendendo tbm.. como diz meu pai que tem 88 anos q pardal é tranqueira 🤭 enche o saco né e ainda traz piolhos meu DEUS do ceu 😀😀
Kkkkk aproveite meu amigo, aqui onde eu moro os pardais eram abundantementes e hoje em dia é raridade e a gente fica admirado e até saudoso quando ocasionalmente aparece um pardal por aqui.
Sou de Goiânia, aqui tem muitos. Creio que seja pela cidade ser densamente arborizada. Mesmo nos bairros centrais e super urbanizados vc encontra os pardais perambulando em busca de alimentos.
Conheça os segredos da maior ave do mundo: bit.ly/avestruzzvideo
morrem os Pardais bonitinhos que nada atrapalham na nossa vida, e AUMENTAM os RATOS DE ASAS os POMBOS que transmitem DOIENÇAS SERIAS e sujam TUDO CAGAM e fazem uma ZONNA HORRIVEL nos centros urbanos,.. ESTA TUDO DO AVESSO mesmo
Pardao e muito bom de sexo@Giovani_Avelar_BR
Aqui em casa faziam ninho umas duas vezes por ano na caixa de correspondência e na caixa do padrão de energia.
Mas nunca mais, desde 2020/2021, época que obrigaram as pessoas ficarem presas nas casas e inúmeras antenas foram instaladas pela cidade.
Sumiram..
Vídeo muito interessante!!
Antes via aos montes, e já faz muito tempo que não vejo!
Vídeo esclarecedor!👍🏼
0lk6ioh5😂😂bk@Giovani_Avelar_BRkkkkkkk
Aqui em Brasília os pardais também estão sumindo, mas, em compensação, a quantidade de canários tem crescido absurdamente.
Canário é legal o canto deles são lindos e são nativos o que tem que acabar são as pombas urbanas
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Aqui no Rio grande do Sul também.
Upgrade.
normal, os canarios estão recuperando o espaço perdida para os pardais, que foram introduzidos no brasil em meados de 1903, traduzidos de portugal, uma rapida busca no google já da mais algumas informações por exemplo:
Parte retirada do site do Instituto Fernando Bonillo
O pardal é um invasor que já faz parte da fauna brasileira, com uma particularidade importante: a medida que se avança para a zona rural suas populações vão diminuindo. Quanto mais preservado for o local, menor será a probabilidade de se encontrar um pardal. O pardal evoluiu no acompanhamento das atividades humanas
Parte retirado da pesquisa no google
Sim, o pardal é considerado uma espécie exótica invasora no Brasil.
Os pardais chegaram ao Brasil em 1903 com o objetivo de melhorar a fauna, mas eles são prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade de diversas formas:
Competição por alimento: Os pardais competem com espécies nativas por alimento.
Prejuízo ao cultivo de arroz: Os pardais prejudicam o cultivo de arroz.
Transmissão de doenças: As fezes dos pardais podem transmitir doenças como criptococose, dermatite por contato, histoplasmose, toxoplasmose e salmonelose.
Perda de espaço para outras espécies: As populações de pardais estão perdendo espaço para outras espécies, como maritacas e canários-da-terra.
Quando era criança , minha mãe as 1800hs, ouvia a Ave Maria no Rádio, Julio Louzada da da rádio Tupy, orava essa prece enquanto pardais disputavam espaço nas arvores numa sinfonia inesquecivél.
É verdade, e nas tardes de sol, enormes bandos atacavam os cravos do nosso quintal. Tempo bom!
Boas lembranças no tempo de criança nas tardes e nas manhãs
EU MORAVA NO MORUMBI EM SÃO PAULO SP, DE 1971 A 1979, JÁ HAVIA ME ESQUECIDO DAS MUITAS ESPÉCIES DE PASSAROS QUE HAVIA POR LÁ! FINAL DE TARDE, CHEIRO DE TEMPERO, DE BANHO TOMADO E A FESTA DOS PARDAIS NAS ÁRVORES.. SAUDADE QUE ATÉ DÓI ..
Aqui em casa os pardais faziam ninho umas duas vezes por ano na aixa de correspondência e na caixa do padrão de energia.
Mas nunca mais, desde 2020/2021, época que obrigaram as pessoas ficarem presas nas casas e inúmeras antenas foram instaladas pela cidade.
Sumiram..
Júlio Lousada....rapaz eu pensava que só eu lembrava disso na minha terra era sagrado, isso lá para os idos de 1984 até 1989 mais ou menos....
Aqui onde moro, é uma zona rural, tem bastante pardal, adoro a alegria deles,
Geralmente se concentram nas regiões rurais, onde tem mais vegetação.
Boa observação, na zona rural tem muitos, penso que se extinguirem na cidade eles estarão presentes lá!!
Aqui só tem a merda de pombo, ratos voadores
É gratificante despertar todas manhãs, e poder ouvir essas criaturinhas alegres e felizes. " Tu és o Deus Que Realiza Maravilhas". Deus Está No Comando.
Leva pra casa 😂😂 não aguenta 30 dias
Não é criaturinha de Deus não, esse bicho é sujo, irritante e insistente. Se observar bem o comportamento, se unem pra eliminar desafetos e atacam tudo que vier perto, inclusive o canário, que é nativo e canoro, diferente desse imundo invasivo da asia. Em poucos dias trazem um saco de sujeira em forro, telhado etc
E tu têm árvore em casa?
Essas pragas fazem um maior barulho e sujeira dentro do forro da casa, uma praga, vou ter que mudar o telhado da minha casa, pra eles não fazerem nenhum ninho, quero que eles sumam de uma vez, são umas verdadeiras pragas.
@Ratolino-re4wz
Mas tu não tem consciência que tu também é uma praga, e das priores pragas que existe no mundo.
O que tem demais aqui no Recife é o bem-te-vi. Cantam o dia todo.
Eles viviam dentro da minha casa. Era lindo de se ver
. Sumiram.
No MÉIER, Rio de Janeiro.
Também não tem.
Lembrança de infância. 😢
Aqui no interior do RJ tem muito
😂aqui no RGS tambem estao sumindo poucquissimos por ai
estive na manoela barbosa ontem!!!
Em Curitiba está quase não se ver mais
Me lembro no Méier final de tarde nas ruas Venceslau e Magalhães couto. Era muito pardal nas árvores cantando.
... lembro-me perfeitamente do som que me despertava todos os dias . Som idêntico ao desta Matéria ... Obrigada pela Oportunidade de Comunicação e Recordações . Até então desconhecia a História dos Pardais , aprendi tudinho nesta Maravilhosa Matéria e Vídeo . Era desse jeito 8:00 que eles viam comer no chão , aos bandos e que barulheira Saudosa ... até dentro de casa eles entravam pra comer ... mudei de bairro e atualmente aqui não vejo Pardais . Compreendendo agora o sumiço deles ... minhas Recordações são Maravilhosas , não pude passar essas experiências para as duas filhas , só me resta falar-lhes do que o meu coração gravou ... AAAMEEEIII MUUUIIITOOO E DEEEMAAAIIISSS este Aprendizado e Rever os Pardais que por toda a minha infância estiveram comigo ... Bjosss para Todos VCS ... 💝😍🥰😘☺️🤗😉
... Gratidão por me proporcionar essas Maravilhas Recordações , Sentimentos ... " são tantas Emoções " ... 💝😍🥰🤝😎
Aqui compro 50 kg de quirela de milho para os pardais e rolinha por mês. São lindos .❤
Vejo sempre dentro do meu quintal todos os dias 🥰😍 e chegam até entrar dentro da minha casa, Graças a Deus.isso todo santo dia,de manhã e de tarde,❤
É mesmo!!!! Eles andam meio sumidos. Aqui em Curitiba-PR, no meu bairro quando cheguei para morar no início da década de 1990, os pardais, caudas de tesoura, corujas, rolinhas, andorinhas e um sem número de passarinhos imperavam nos nossos matos. E agora eles desapareceram dessas regiões e podemos encontrá-los mais nas regiões metropolitanas de Curitiba, como Araucária, Campo Largo e São José dos Pinhais. O lugar em que eu mais os encontro é na Lapa e na Guaricana (lá fazem revoadas nos campos). Como sou agrimensor eu trabalho em contato com a natureza e posso vê-los e fotografá-los também.
Ótimo vídeo!!!!🐧🐧🐧🐧🐧🐧
Vdd. Sumiram daqui de Curitiba
É lindo ouvir os pardais ao entardecer
@Ratolino-re4wz vdd. No náutico tá cheio tb. E muitos filhotes 🤗
Aqui em Curitiba Tem Mais pardais do que muitos pensam, só que multando os condutores! O Greca fez questão de encher a cidade, em cada cruzamento e esquina!
Ondas magnéticas emitidas pelo excessos de antenas...nocivas a seres muito sensíveis!Povo muito inocente...
Notei um sumiço mesmo, antigamente acordava com cantos deles
canto? pardal só pia, pia, pia, pássaro que canta é o bem-te-vi e outros, pardal é praga mesmo.
notou nda não kkk
Até meus 13 anos (2004), também acordava ao sons dos pardais. Inclusive, a casa duma vizinha que mora em frente, tinha' muitos pardais, por ter um 1 andar - Lembro deles tomando banho de areia. Depois que essa vizinha tapou as brechas do telhado, e a rua foi asfaltada... eles sumiram.
Felizmente, ainda moro numa área arborizada (Cada vez menor)... com uma boa diversidade de pássaros.
@@davidcolli9553 ???
@@SandrodePaula Canta sim, pare de ser chato. Rsrs
Parabens ao canal por este maravilhoso video dos pardais , gostei demais ...aqui aonde eu moro estao se reproduzindo muito bem tamben !!!!!
Esse simpático e tão icônico pássaro, faz parte de nossa nossa cultura, nossa história e de nossa saudosa infância
Não da nossa fauna.
@@aluisiofsjrcala a boca. Agora fazem parte e já entraram em equilíbrio com a fauna local.
@@gabrielaraujo8727 , nada! São espécies exógenas (invasoras), assim como pombo. Podem passar o fogo nessas pragas.
Faz parte da minha infância porque eu matava muito com estilingue 😢
@@hitaloata Como bem diz em uma música: "O Homem é corno e cruel" rsrsrs
Amo o Pardal!!! Lembra minha infância. Lindo vídeo!! Parabéns!! Gratidão. Abraço.
Tbm gosto do pardal,,,mas por aquí em Sto André,,o pardalzinho sumiu...😊
Comem suas verduras caso tenha no quintal, fazem ninho na casas e enchem de piolhos e outras pragas tem um canto horrível e chato, cagam dentro da casas quando invade atrás de alimentos, são feios, resumindo, não tem nada de bom! Mas que bom que você gosta.
Aqui tem um monte, dou comidinha todos os dias, e o mais gostoso é ouvi -los cantando ao alvorecer do dia.😍
Eu não tinha reparado, mas dps desse vídeo, percebi que não vejo pardais a anos. Antigamente tinham muitos.
Campanhas de extermínio executadas por péssimos gestores públicos.
Os canários espantaram eles pro mato
Também.
aqui no interior SP no meu quintal tem pé de limão todos os dias os pardal vem aqui fazer aquela bagunça 😊 adoro a visita deles
Aqui na minha cidade , interior de MINAS, perto da minha casa, graças a Deus, tem muitos ainda. E ouço todos os dias de manhã, o cantarolar deles!!!
Aqui em São Paulo capital eu não vejo nenhum pardal faz anos.
Pois é, estão desaparecendo.
Pardal, Tico-tico, a Corruira e até os Bem te Vi estão sumindo aqui em São Paulo.
Muito triste ainda vejo uns em algumas casas mas no interior ainda vemos eles no campo triste isso❤😔❤
Fato!
Tem certeza? Eu vejo alguns treinando times de futebol.
São animaizinhos mto bonitinhos. Aqui na mha casa eles vem se alimentar ao entardecer . Sou mto grata a Deus por esse momento inigualável p/ mim. Cada vez chegam bem mais.❤
Amém...👏👏👏👏🙏🙏🙏😎
Cheguei por aqui , belos vídeos, belas aves , Parabéns pelo canal, que Deus abençoe
Obrigado 🤝
Moro em Água Santa aqui no Rio de Janeiro e ainda vejo muitos pardais, rolinhas, gaviões, garças, corujas e muitos outros pássaros.
E eu na Abolição, 4h da manhã começa a piadeira enquanto não saio da cama, eles não param de piar.....
Gosto muito deles, é uma alegria vê-los e também ouvir seus barulhos.
Parabéns pelo canal, conheci hoje. Inscrição feita.
Muito obrigado
Aqui em casa tem muitos, coloco comida pra eles todos os dias, vejo as mamães alimentando seus filhotes. 😍
Aqui no município onde moro(rs),tem pardais,mas o que estou vendo com mais frequência no centro,,são os canarinhos da terra bastante,ocupando o lugar dos pardais,pelo jeito estão levando vantagem em cima dos pardais,,rolinhas, pombos mais grandes,que tinham sumido, eu tenho alimento os pássaros aqui no meu quintal,vem chupem,rolinhas,a cinza e roxa,,sábias, canários da terra,tbem a carroinhas, tinham sumido por causa dos gatos ,agora estão voltando,e outras especiais, sairás azul ,a sete cores,,estou vendo tbem os bicos de lacres,...sem contar outras espécies mais grandes,,gavião, rabo de palha,,,pelo jeito tbem estão se ambienta do muito bem,aumentou tbem o número de pessoas que alimentam eles..
É vdd! Antes via aos montes nas arvores. Agora ouço muito o bem-te-vi.
No Rio, é o que mais tem. O canto deles é a cara das ruas de Copacabana, pelas ruas e praças arborizadas.
Então é só em Copacabana. Moro em Campo Grande e é raro vermos um. E olha que comparado a Copacabana aqui é roça.😂
morei em copacabana entre 1974 e 2022, e nos ultimos dez anos pelo menos, nunca mais vi pardais.... entorno da Rua Santa Clara com Rua Tonelero, Bairro Peixoto e região.... chegamos a achar que os bentivis os haviam expulsado da área.......
No estado todo... no Rio está lotado desses pardais .
Parece uma praga!
Aqui na cidade de Bom Despacho MG tem muitos pardais e eu os alimento todos dias em um comedor que fiz para os pássaros diversificados que visitam o meu quintal...Legal demais..
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Canarinho é muito agressivo e não deixa o pardal ficar perto da comida do bando.
@@robertoalvesprajaalves5328 aqui no meu quintal canário da terra e pardais vivem sem problemas...
@@sextaciabravo canário chapinha briga muito.
Aooou Bom Despacho!😀
top D +, eu sempre achei que foram os canarios que estavam espantando eles, abraco.
Mano vc desbloqueou uma memória
Via mtos desses pássaros, agr faz anos q n vejo
Nioaque MS
Tem de sobra
Vem buscar
Bicho piolhento
O pombo que é bicho piolhento.esses sim yem muitas doenças @@claudioderocco3437
Sou de Fortaleza Ceará. Tem bastante em todo lugar graças a Deus.
verdade
Moro no meireles e nao vejo pardal aqui. Vejo alguns bem-te-vis mas acho que os gavioes estao matando esses pequenos passaros.
@@regisbr1450 aqui em horizonte tem bastante, sempre vejo
@@Jambito_Estao destruindo as casas por aqui para construir condominios e por isso quase nao vejo passasaros como antes. Sem falar nos gavioes. E triste. Eles foram para lugares mais afastado.
@@regisbr1450 então é por isso mesmo e fora que estão desmatando muito, daí eles somem
Tá aumentando a população de bem te vi. Teresina-PI.
É uma pena o sumisso dos pardais. Quanto tinha pardais nas cidades muito pouco houvia falar em( dengue) natural combatendo a natureza. Vamos incentivar a volta dos pardais. Abraços Geraldo de contagem
Não acho que seja uma pena, em muitas cidades os pardais estão sumindo, porém tem aumentado o aparecimento de aves nativas.
Cresci aqui em Jacarepagua, desde os 10 anos de idade. Na minha infancia era normal ver todo tipo de passaro, principalmente, os pardais, depois, sumiram por muitos anos. Ha poucos meses comecei a ve-los novamente no quintal, nas ruas, no estacionamemto dentro dos shoppings, mas, sao poucos, pelo menos por enquanto. Torco para que a populacao deles continue crescendo, pois, sinto falta dos barulhinhos que eles fazem em volta da casa. Aqui tb ainda aparecem sabias, biquinho de lacre, rolinhas, pombos, bem-tivi. Ha uns 3 meses tentei salvar um sabia-laranjeira que caiu do ninho, apos uma ventania. Levei-o ate um vizinho que tem experiencia com passaros e eu nao podia ajuda-lo pq, tenho gatos. Ele fez tudo que pode, mas, nao conseguiu salva-lo e ficamos frustrados. Pelo menos, fizemos o que todos deveriam fazer, tentamos preserva-lo.🐦
Aqui em Jacarepaguá enquanto a quantidade de pardais diminuíram a de canários da terra aumentaram muito. Particularmente gosto mais dos canários pela beleza e canto.
Sim, sou de Jacarepaguá e estou sentindo muita falta dos pardais.
Fiz o mesmo com uma rolinha que quebrou a perna. Ajudei e no final ficou muito dependente para se virar sozinha, soltava dentro de casa. Do lado de fora com gaiola. Totalmente mansa, pousava em todo mundo, viveu 3 anos até que o gato do vizinho a matou dentro da gaiola
Que os pardais desapareçam. São pragas, detestados pela grande maioria dos brasileiros. Sujam as casas com seus ninhos e fazem muito barulho. Que aumentem os canarinhos e todas as outras espécies.
Ah, não torça por isso, não... Os pardais são muito bonitinhos e fofinhos e tal, mas viram praga. Onde eles não são tão numerosos aparecem muitas outras aves.
Muito legal sobre os pardal
Moro em Caeté-MG. Por aqui ainda se encontra muitos pardais. Aqui na minha casa eles são maioria nos comedouros que eu disponibilizo. Mas vem canarinhos, rolinhas. E ainda tem os Ben-te-vis que fazem ninho no coqueiro daqui de casa. Os pardais, canarinhos e rolinhas fazem ninho e se multiplicam aqui no meu quintal. Quanto a algazarra dos pardais, aqui não acontece. Mas quando era garoto no Rio de Janeiro, a minha rua era bem arborizada e eles faziam um estardalhaço tremendo. Valeu pelo vídeo. Posta muitos mais! Abraço!
Também moro aqui em Caeté, sempre fui fascinado por aves e notei q diminuíram bastante, e aumentaram os canários da terra
Aqui no sul de mg tbm tem bastante e aumentaram muitos os canários,mas sumiram foram os beija flores e os fogos apagos,aquela rolinha carijó !!
Realmente tenho percebido faz uns anos q diminuíram a quantidade de pardais aqui no bairro do Jabaquara em SP.
Gosto MT do seu canto e acho lindo a algazarra qd se aninham em árvores p dormir
Aqui no quintal de casa vem muitos, jogo resto de ração das minhas calopsitas e eles adoram.
Canal top, já fui dando like e me escrevendo..👏👏👏
"EM MINHA VOLTA SINFONIA DE PARDAIS"❤🎶🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵
🎵🎶 Cantando para a majestade o Sabiä....a majestade o Sabiä. 🎶🎵.
Um dos cantos mais feios do mundo e irritante esse pardal! kkkk
@@luangustavo2100 não é canto, só um piado.
Que saudade desse som no fim da tarde! ótimo vídeo!
Aqui aonde eu.moro em suzano área manancial
Tem poucos mas tico tico tumulto e canário da terra são muitos
Muito lindos
Que legal
Aqui Em Santa Bárbara D'Oeste Possuem Muitos Pardais,Inclusive Tem Bastante No Meu Bairro,E Um Aqui No Meu Quintal Agr Mesmo,Muito Bom.
Amo aves! Como não amá-las? ❤
Boa noite! Reparei mesmo que os pardais estão sumidos, e fiquei triste pois gosto muito desses simpáticos passarinhos! Fazem uma alegre arruaça! Moro em um lugar afastado da cidade onde tem muito verde, mas por enquanto não apareceram! Vão ser muito bem recebidos!
Os pardais são parte da minha infância, estava inteigado com o seu sumiço.
Aqui em Porto Alegre, coincidência ou não, muitas outras espécies voltaram a aparecer e a cantar, alegrando a cidade.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Aqui em Anchieta - RJ , apesar de estar perto de Gericinó, os Pardais estão sumindos !
Sinto muita falta deles !
Vvd , aqui na região de Sorocaba e Votorantim também quase não Sr vê PARDAL...bem lembrado essa reportagem.
Gosto muito dos pardais. Acho divertido eles brigando por comida. Lembro que na Bíblia tem um texto que menciona essas pequenas aves❤
O pardal encontrou casa...
Está escrito que até o pardal encontrou morada no templo do Senhor e andorinha ninho para si.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si em teus altares Senhor, Deus meu e ....
Quem quiser pode vir aqui em Sete Lagoas MG e buscar uns , aqui tem é muitos ainda .
😅😅😅
Ta sumindo é tudo,até os urubús
Aqui em casa em Ribeirão das Neves/MG também tem bastante. Não mexo com eles.
Aqui em Florianópolis tá cheio, adoro eles, são muito adoráveis e fofinhos. Minha mãe dá arroz pra eles na sacada e fica cheio deles🥰
Show
Aqui Araxá MG têm ainda, fazem ninhos nos telhados das casa mais antigas e estão sempre na rua procurando😮😮❤😂 comida😮😮
Aqui no interior do RS, tem muito...graças à Deus
Moro em Nova Santa Rita e amo ouvir a cantoria dos pardais a partir das 04:30 da manhã que vêm das árvores ao lado do meu quarto. Como gosto de acordar cedo, me sinto muito bem ouvindo a sinfonia. 🙂
Aqui em santa Gertrudes SP tem muito
Aqui na cidade de Petrolina/PE, tem muitos... Numa praça bem arborizada aqui na cidade, por volta de 17h eles se concentram nas árvores, fazem um barulho quase que ensurdecedor, porém muito gostoso de ouvir!!!
os pardais me trazem paz quando os vejo.
Infelizmente, a natureza está sendo destruída sem piedade, isso custará caro para o ser que se diz ser humano. 😢
Aqui em Porto Alegre abundavam os pardais! Agora está cada vez mais raro ver pardais por aqui..😢
Fazia muito tempo que eu não via um pardalzinho. Fui passar um fim de semana no sítio das abelhas em Taquara-RS e vi muitos pardais e beija flor 🌷
@@ShaiMBraga q bênção
Pardal é tão bonitinho, eu amo esse passarinho.
Excelente vídeo parabéns
Valeu
Tamo junto guerreiro fica com Deus 🙏🙏🙏 e nooossssss fuuuiiii 😊😊😊
Valeu
Aqui no Recife também não tenho visto mais. Até tinha comentado sobre isso com uma amiga.
Moro em Campinas! SP . O MEU QUINTAL está cheio desses pássaros maravilhosos.. .AMO!
Que bairro ? Penso em morar aí .. quem sabe sabendo de bairro legal de certo.
@@priscilaelaine1também sou da região de Campinas
Cidades boas para morar São as cidades ao redor de campinas.
@@priscilaelaine1 Campinas e uma metrópole. Tem lugares muito bons pra se morar: Indico região do Jardim Campos Elíseos e Jardim Paulicéia. Bom trânsito. Próximo de inúmeros hipermercados hospitais . 3 shopping center e muito mais .....
Fazia tempo que eu não via aqui em Bertioga, mas agora estou voltando a ver!
Aqui onde resido há dezenas de pardais, graças a Deus.❤
Onde é? Por aqui em Sto André,, sumiram .😊
Também não vejo a bastante tempo na Bahia tinha muito
Em São Paulo realmente se vê poucos Pardais mas em compensação as Sábias , Rolinhas , Canàrios da Terra atè entre outros como Papagaios , se adaptando muito bem !
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Aqui em Nova Iguaçu- RJ, é raro de se ver. Lembro que quando eu era criança, dava pra ver bandos enormes deles.
Aqui em Porto Alegre os pardais estão sumindo … em compensação a gente vê muitas aves nativas aparecendo nos bairros como caturritas, joão de barro, pombas rolas, sabiás, canários da terra e até o papagaio charão… esses dias vi o sanhaço azul e a cambacita que aqui no RS chamam de cebinho
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Canário corta o pardal no coro e não deixa ele comer no seu bando .
Aqui no RS, população melhorou em qualidade de vida em relação a moradias. Casebres que abrigavam ninhos de pardais, sumiram, ao menos aqui no RS !!
Uma das razões que vejo foi a implantação de lixeiras, tipo caçamba , onde o lixo é depositado. Ficou inacessível para eles, ja que se alimentam do nosso lixo doméstico!
Brasil voltando a ser mais brasileiro
Faz tempo que eu não vejo mais aqui em São Paulo. Já tinha me feito está pergunta.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Interessante mesmo, onde moro em Curitiba, era como uma praga os pardais há bastante anos atrás. Hoje não existem mais ,porém esta cheio de outros como sábias, João de Barros e outros
Qndo eles começaram a cantar de manhã é um sinal natural que amanheceu
Aqui no Litoral de Santa Catarina, existem muitos...
🐦🐦⬛
Moro em Curitiba e aqui os pardais sumiram mas costumo ir p litoral de SC e realmente os encontros por aí ❤️
Aqui na minha cidade da Bahia o amanhecer e lindo em sinfonia maravilhosa graças a Deus e aínda ponho alimentação pra eles
Pardal é tão fofo já vi vários em praias sabia
" Vendo esta matéria sobre os pardais e de sentir muita tristeza porque muitos de nós crescemos vendo e ouvindo os pardais e de saber que eles estão desaparecendo e lamentável demais " 😢
valeu !!! parabens !!!....continue !!!
Obrigado
Quando eu tinha 6, 8, 12 anos, morava em Santo André e meu bairro era lotado de pardais. Hoje estou com mais de 50 e praticamente não existem mais no bairro. Raridade se ver .
Ei ... tbm moro em Sto André ( Jaçatuba) por aquí sumiram.compensaçáo as barulhentas maritacas dominaram.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Também já morei aí estudei até aos 10 anos no colegio Dr. Felíco Laurito rua Arizona Pq Novo Oratório, mas desde os 14 anos moro na Bahia, agora sou sexagenário rsrs, em relação as aves aqui onde moro tem muitos pardais ainda, muitas rolinhas, bem-te-vis, sibite etc.
Realmente os pardais estão sumindo nas grandes cidades. Mas em cidades do interior continuam a viver e se proliferando. Assim como nós são imigrantes bem sucedidos no Brasil e seus descendentes já são Brasileiros. 😀
Aqui em Osasco-SP tem um monte, aqui na rua da ninha casa 🏡, e, em especial no meu quintal tem um monte, fazem ninhos e todo ano tem filhotes.
Aqui na zona oeste de São Paulo, diminui muito os pardais
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Os pardais são pássaros abençoados os vejo e admiro desde a minha infância
Comem suas verduras caso tenha no quintal, fazem ninho na casas e enchem de piolhos e outras pragas tem um canto horrível e chato, cagam dentro da casas quando invade atrás de alimentos, são feios, resumindo, não tem nada de bom! Mas que bom que você gosta.👍
@@luangustavo2100vc deve ta confundindo com pombo que são nojentos.
Parabéns pelo o vídeo
Valeu
Eu moro em Mogi das Cruzes interior de São Paulo
Na minha infância e juventude via muitos pardais por aqui, a uns 30 anos atrás. Hoje em dia quase não vejo mais.
Não ta dando tempo de ver, deve ta ralando muito 😂😂
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Vdd. Os pardais estão sumindo. Aqui em Porto Alegre tinha de juntar com pá de tantos. Agora, em 2024, mal são vistos. Mas os beija-flores sumiram de vez❗😥😫
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
No interior onde minha família mora, Itauçu/GO, tem muitos pardais! Eles fazem ninhos nas estruturas de madeira do telhado.
Ao menos aqui na minha casa eles só faltam 'almoçar' conosco. Tem muito.
Verdade aqui no meu quintal faz muito tempo acho que anos que não tem pardal andando por aqui
Moro em Curitiba. Não vejo mais pardais nem tico-ticos. Tenho saudade destes passarinhos. Quando criança, eu via muitos. Até sabia onde estavam os ninhos. Triste não ver mais estes amigos de Infância. ❤😢
Vou mandar um casal pra vc😂😂😂😂 esse rato de asa
Tico-tico ainda tem um pouco, e sabiá, e joão de barro, e bem te vi, e tirivas, e corruíras, curicacas, quero-queros...
Aqui em salinas da Margarida -Ba no meu quintal tinha um bando há muito anos atrás agora só vejo um e não estou vendo mais infelizmente 😢👏👏
Aonde eu moro não vejo mais ,Rj. Mais o que mais tem bastante aqui são canários e rolinhas muito mesmo .
Quando me mudei para onde moro atualmente, coisa de 40 anos atrás mais ou menos, tinha pardal demais, durante as tardes se ouvia eles piando a tarde inteira, a rua é ladeira de de paralelepípedo, e tinha uma rua de barro acima, quando chocia descia aquela enxurrada de barro e ficava acumulado em alguns lugares, que quando secava ficava aquela areia fina de barro seco, e os pardais faziam a festa nesses montes de areia de barro, ficavam tomando "banho de areia", eram muitos, muitos mesmo, quando tinha algo, eles faziam aquela revoada, depois voltavam. Na verdade eles enchiam o saco piando o dia inteiro.
Faziam ninho em qualquer lugarzinho de casa. Enchiam as gretas das telhas de ninho, nas plantas, na arvore na frente de casa, era uma empesteação. E de uns anos para cá, simplesmente sumiram, é raro ver um agora, ainda tem, porém muito poucos.
Tem uns anos, que era pombo, cheio de pombos, muitos também, ficava um monte na rua catando comida, nos lixos, depois foram sumindo aos poucos, e agora tem bem pouco também.
@@osarquivos é divertido eles tomando banho de areia. Gosto dos pardais. Sempre jogava migalhas de pão pra eles mas parei devido aos pombos. Os pardais comem, se divertem e vão embora. Mas esses pombos não vão, fazem ninho, barulho, sujeira. Assim não dá.
@@Barratop-r6g Você escreveu, eu me lembrei, aqui em casa eles entram na cozinha para pegar comida no chão, as migalhas de pão, de bolacha, ou qualquer outra coisa que caem o chão. Atualmente é menos que antigamente, antigamente era direto, hj em dia uma vez ou outra.
Cara, eu adoro acordar de manhã e escutar os pardais cantando
Eu acordo com gato miando 😄
@@Paulo-pi8sn 😂
@@luanm.7953 pardais cantam.kkkkk vou pintar de amarelo.
Aqui em Jacareí interior de SP tem bastante pardais, maritacas, tucanos...
Minha infância foi toda vivida nos anos 90 na cidade de São Paulo, já cacei de brincadeira muito pardal usando estilingue, porém nunca abati nenhum deles - pra minha sorte e desencargo de consciência.
Sempre reparava nos lugares onde eles se abrigavam a noite, nidificavam, cresciam, se escondiam das chuvas - era sempre na base oca das luminárias de rua que tinham em cada poste.
Do ano 2000 em diante essa parte do mobiliário urbano foi modernizada, os postes ganharam luminárias inteiriças tubulares de aço, completamente vedadas - com isso toda essa parte da fauna urbana de pardais se viu obrigada a migrar para lugares onde pudessem se restabelecer.
Essa mudança brusca de habitat, obviamente, diminuiu a população de aves, afastando cada vez mais esses animais da presença humana.
Hoje em dia eles sobrevivem, porém isolados em áreas arborizadas, lugares onde haja morros ou rochas que sirvam de abrigo e nidificacão.
Não sou biólogo, nem especialista no assunto, atualmente estudo Medicina Veterinária, e pelo que aprendi até aqui isso que comentei acima pode ter relação com o sumiço desses pequeninos dos lugares onde sempre viamos.
Em primeiro lugar, ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico muito utilizado na limpeza domestica, é um dos produtos que está contribuindo para o extermínio de pássaros, e em segundo lugar o veneno praletrina e imidacloprida e o agrotóxico Cielo-ULV, estes são usados amplamente nas cidades com aplicação por Fumace no combate ao mosquito da Dengue, estes produtos, quando não matam as aves, causam a esterilização e também provocam a perda da postura dos ovos, que não eclodem com a morte do embrião devido à falta da aglutinação do cálcio na casca do ovo.
Aqui na minha casa os pardais tomou conta 😅 fazem ninho na laje da casa e faz uma bagunça em ... me acorda todo dia as 4 e pouco da manha ... derruba ovos chocos no corredor fica uma carniça... traz tudo qnto é tranqueira pra fazer ninhos... sempre acho tbm filhote morto no chao fedendo ... falando em pardal eles tao fazendo um barulhão piando aqui e nas casas vizinhas... fazem cocô nas janelas. Vitros. Chao parede... 😅 amo os cantos dos passaros mas dos pardais nao gosto do barulho e algarraça deles nao 😊
kkkk
E traz muito piolho
@@uilsonserrano5497 Boa noite uilson ! Eu vou pagar pra tapar os buracos na parede onde eles entra na lage da casa .. num vence limpar ..e fica fendendo tbm.. como diz meu pai que tem 88 anos q pardal é tranqueira 🤭 enche o saco né e ainda traz piolhos meu DEUS do ceu 😀😀
Kkkkk aproveite meu amigo, aqui onde eu moro os pardais eram abundantementes e hoje em dia é raridade e a gente fica admirado e até saudoso quando ocasionalmente aparece um pardal por aqui.
É difícil!!!!😩
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado
4:10 algazarra e caganeira, azar de quem deixar o carro debaixo da árvore dos pardais.
kkkk
Num é? 😂😂😂
😂😂😂
Aqui aparece muitos
Sou de Goiânia, aqui tem muitos. Creio que seja pela cidade ser densamente arborizada. Mesmo nos bairros centrais e super urbanizados vc encontra os pardais perambulando em busca de alimentos.
Nunca mais vi um ANU
😂
Veja o vídeo incrível que fiz da ÁFRICA SELVAGEM: bit.ly/africaselvagem
Que tal fazer o próximo vídeo sobre pombo doméstico, falando sobre o forte preconceito contra essas lindas aves.