Virador de Locomotiva FRATESCHI
Вставка
- Опубліковано 28 лис 2024
- O Canal Oficina Just For Fun, apresenta hoje o Virador de Locomotivas Frateschi.
Mostrarei o funcionamento do virador e sua Instalação.
O virador é um item que enriquece e traz realismo para o layout de ferromodelismo.
A instalação é simples, mas requer paciência para os ajustes e exige um planejamento prévio, pois ocupa um espaço considerável na maquete.
Vamos ver?
The Oficina Just For Fun Channel, presents today the Frateschi Railway Turntable
I will show the functioning of the turntable and its installation.
The turntable is an item that enriches and brings realism to the model railway layout.
Installation is simple, but requires patience for adjustments and requires prior planning, as it takes up considerable space on the model.
Let´s see?
Redes Sociais:
▶ Facebook: / oficina.just
▶ Instagram: / oficina_jus. .
▶ Linktree: linktr.ee/ofic...
#Frateschi#virador#locomotiva - Розваги
Muchas gracias por el tutorial. Saludos desde Chile 🇨🇱
Muito bom, excelente informação, vamos divulgar também.
Muito legal Zaube!
Fica muito legal mesmo colocar o virador na maquete.
Valeu Eduardo ! Obrigado por ter assistido !
Adoro esses viradores de locomotiva!
Parabéns por mais um vídeo, Zaube!😁👍🏻
Valeu ! Obrigadão !
Top dms
Valeu Daniel ! Obrigado por ter assistido.
Muito legal!
Valeu Gil. Obrigado por ter assistido !
Gostei do vídeo não sabia que ele era tão completo. Já vou programar um lugar na minha maquete.
Obrigado Ricardo ! O virador é um item que dá realismo para a maquete.
Sempre muito dedicado. Parabéns
Obrigado Marilandi !
Você com todo seu conhecimento e ótimos videos poderia pesquisar como melhorar o virador da Frateschi, pois é lento e barulhento. e ensinar no seu canal. Seria fantastico alguem melhorar ele. Abcs
Olá Bita ! Obrigado por ter assistido e pela sugestão !
Muito bacana a sua maquete !
Muito legal cara, continua assim
Valeu ! Obrigadão !
Boa tarde, me ajudou muito na instalação do meu virador hoje, pois no manual da Frateschi mostra para ligar pelo protetor de desvios e não dá não.
Segui teu passos e tudo funcionando, grato.
Olá, boa tarde ! É gratificante poder ajudar. Obrigado pelos comentários.
Em 96 fiz um girador com motor de microondas e deu certo , o único problema era que tinha que controlar manualmente. Usei o pontilhão da Frateschi esse mesmo do vídeo. Um abraço.
Ola Aucenir, que legal. Algumas pessoas pedem dicas de como fazer. Você poderia compartilhar sua experiência. Muitos vão gostar ! Obrigado por assistir.
Boa Zaube. Estava sentindo falta das sua postagens. Bom vídeo para ajudar a turma a instalar o virador.
Boa noite Helio, tudo bem ? Pois é, gostaria de ter mais tempo para fazer mais postagens ! Obrigadão !
os fios são ligados na mesma placa não dá curto?
Olá Milton, pode ser que na imagem do vídeo não dá para perceber, mas o circulo onde estão os contatos é divido em 2 partes e elas não estão em contato uma com a outra.
Legal! Esse virador dá um toque bacana na maquete.
Se você procurar por "geneva mechanism gif" (ou "Geneva drive") vai ver uns gifs animados que exemplificam algumas variações desse "mecanismo de Genebra." Tem uma entrada na Wikipedia também, em português com o nome de "Roda de Genebra."
A polaridade nos trilhos do girador se inverte numa rotação de 180 graus, ficando coerente com uma inversão de direção no trilho de saída. Repare que, como os dois contatos para os trilhos da ponte ficam na mesma posição radial, o disco que os alimenta tem uma descontinuidade na superfície condutora.
Uma coisa interessante é que a relação da bitola com o raio do girador faz com que caibam as 18 saídas. Só que 180 graus divididos por 9 dá um ângulo de 20 graus entre cada saída. O problema dos 20 graus é que é um ângulo que não dá para construir com esquadro e compasso (como 90, 60, 45, 30 e suas divisões por potências de dois). Para fazer a trissecção de um ângulo, você precisa da quadratriz de Dinostratus e Hippias, uma curva com propriedades bem interessantes. Também tem figuras animadas mostrando como a curva funciona.
O virador da Frateschi é uma boa solução mecânica para o problema de como parar certinho em cada posição, mas (o meu, pelo menos) faz um barulho dos infernos...
Ótimo vídeo!
Realmente, esse mecanismo Geneva é semelhantes aos carrocel de CDs dequeles antigos minisystens. Um mecanismo simples e funcional, ao parar de girar o motor ele fixa as posições pré determinadas do mecanismo, o controle do motor não precisa ser presico, o próprio mecanismo geneva define as posições, só acho que deveria ser um pouco mais rápido, ao invés rosca sem fim, a Frateschi poderia usar uma correinha com polias e aqueles motorzinho de carrocel de CDs, ele ficaria bem silencioso e mais rápido, pois são componentes simples e baratos também.
@@Eduardo_Barbicha Interessante, agora lembro desses sistemas de som com bandeja para vários CDs, não sabia que também eram com o mesmo mecanismo.
Acho que o mecanismo de Genebra sempre vai pecar com relação ao realismo, pois sempre terá as paradas em cada posição. Bacana (mas caros, claro) mesmo são os controlados eletronicamente. Vi um muito porreta nesse vídeo, da Walthers:
ua-cam.com/video/F5iiHXPuy4g/v-deo.html
@@eugeniomarins2936 A sim Elgênio, tem pessoas que montam viradores artesanais com Arduino e usam motorzinho de passo de impressoras, fica bem mais realista que o mecanismo genebra, ele roda de forma continua, os pontos de paradas são virtuais, só que é artesanal você tem que manjar de arduino, ja o genebra funciona mecanimente e bem simples, porem gira parando em cada posição.
Eu quando estava começando no hobby eu cheguei a comprar o virador 4500, eu fiz uns testes com ele, só que eu alimentei ele com uma fonte de PC, ele fica bem melhor do que alimentado pelo controlador da Frateschi, o motor dele funciona com mais firmesa e sem rateação, ele fica mais rapido também, mas acabei não optando em fazer pátio com rotunda e troquei por alguns vagões.
É facil dar ainda mais uma melhorada nele de forma bem simples eliminando a rosca sem fim, mantendo a mecânica Genebra, tipo adaptando um motorzinho de toca-fitas e redução por correinha de borracha no lugar da rosca-sem-fim, para ficar com funcionamento silencioso e mais rápido.
Nossa esse do link que você passou ficou um espetáculo de virador!
Boa noite pessoal ! Muito interessante, aprendo muito com vocês. É muito gratificante para mim essas conversas !
Bom dia Zaube desculpe não responder antes, agora que ví a sua resposta, então eu não sei como fazer esse video, então os polos fixos são aqueles que fica nas meia lua, os que gira são da ponte, quando ela gira não dá reverso quando sai da ponte do virador, no meu eu fiz com dois anéis que liguei nos trilhos que vem energia do contolador, a locomotiva entra no virador ele gira 180° na hora que sai do virador encosta na linha de saida e dá o reverso não sai como ví nesse vídeo que você fez, obrigado por responder.
Obrigado Milton ! Espero que tenha conseguido resolver de forma satisfatória.
Bom dia Zauber, sobre o virador de locomotivas que te a pergunta sobre se ele tem algum dispositivo que inverta a polaridade no giro de 180° e você falou que a solução dseles foi soldar os fios dos trilhos no circulo de cobre mas o circulo gira junto com a ponte não tem como soldar os fios dos trilhos.
Mas se der a volta completa não fica invertido?
Aliás 180 graus
Então Zaube nesse video que você mostra do virador o trem vem dalinha principal entra no virador faz os 180º e sai do virador pra linha principal, oque eu tentei fazer não faz isso, obrigado por me responder.
Olá Nilton, vou ver se publico um exemplo de uma possível solução para esse problema.
Bom dia Salvio, o virador de locomotivas que tentei fazer é parecido com que o Roberto Schulltz Junior mostrou no youtube não sei se voce ja viu esse video dele, fiz um disco de madeira com um parafuso furado no meio onde coloquei dois aneis com fios soldaddos e soldei nos trilhos que colei no disco de madeira,fiz a ligação da saida de trilhos do controlador com duas laminas de cobre que encostei nos aneis do eixo do disco só que quando fazia os 180º a locomotiva quando vai sair do virador ela para ao tocar na linha de saida para o patio.
Bom dia Jst For Fun, feliz ano novo, então no meu virador os contatos estão separados, a locomotiva entra no virador beleza e depois que faz o giro de 180º é na hora que ela sai do virador encosta nos trilhos da linha e para acende a luz do controlado indicando curto, obrigado por me atender.
Olá Nilton ! Tudo bem ? O polos estão fixos ? Ou seja, os polos não poderão acompanhar o movimento do virador. Fica um pouco difícil entender. Conseguiria enviar um vídeo onde dá para ver o os contatos com o mecanismo em funcionamento ?
Boa noite Zaube, esse virador da frateschi tem alguma coisa que faz com que ele não inverta a polaridade quando faz 180º, porque quando gira os 180º o positivo e negativo do virador fica oposto ao trilho de saida quando aciona o controlador para sair do girador.
O virador não tem nenhum dispositivo que inverta a polaridade, a solução deles foi soldar os fios dos trilhos em um circulo dividido no meio feito em cobre e colado num material isolante. A energia que sobre para os trilhos da ponte do virador vem desse circulo. Duas chapinhas finas também de cobre encostam com alguma pressão nesse circulo, e os fios que saem do controlador são soldados nessas chapinhas. Desta forma, os trilhos do virador sempre mantem a mesma polaridade.
Boa tarde, você faz serviço de recuperação de máquinas antigas? Meu pai tem algumas locomotivas que necessitam de manutenção para voltar a funcionar. Obrigado
Olá Rafael ! No momento não tenho como fazer esse trabalho, mas tem a GilTec e a Rio Grande que fazem esse trabalho ou indicam que faça. Obrigado por ter assistido.
Boa noite Zaube eu não conssegui resolver o problema, o problema é na hora que faz os 180º a locomotiva vai sair do virador para a linha do patio ela para não anda quando encosta na linha do patio o positivo e o negativo ficam ao contrario, no virador da frateschi isso não acontece o trem entra no virador faz 180º e sai normalmente no meu não fas isso.
Boa noite ! Vou ver se consigo publicar algo sobre o assunto !
Eu fiz o meu virador e os contatos feito com dis anéis de latão isolados mas quando o virador completa 180º inverte a polaridade e dá curto.
Olá Milton, verifique no virador da Frateschi que há um circulo de material isolante onde estão coladas 2 meias luas de latão, separadas o suficiente para que nenhum dos contatos toquem nessas meias luas quando chega nos 180 graus.
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE DÁ PARA FAZER O VIRADOR SÓ PARAR NAS TRES SAIDAS PARA A OFICINA E NAS SAIDAS RESTANTES ELE PASSARIA DIRETO?
Boa noite Tarcisio ! Por favor veja nos comentários do Eduardo e do Eugenio aqui mesmo nos comentários desse vídeo que há uma discussão bem interessante sobre essas possibilidades. Seria necessário repensar o mecanismo da Frateschi. Obrigado por ter assistido.
Cara gostei muito dos seus vídeos. Moro nos usa e tenho várias Lionel. E também várias sucatas. Estou mandando para o Brasil. Todas elas são muitas muitas. Entre em contato comigo. Gostei do seu conhecimento com os trenzinhos. Um abraço meu amigo
Olá Sergio ! Obrigado por ter assistido ! Que legal estar no USA ! Ai é um paraíso para quem gosta de ferromodelismo ! Sim entrarei em contato. Podemos nos falar pelo message do Face Book do Canal.
POR QUE AS LUVAS 👈🙄 kkkkkk
Kkkkk