Ótimo registro,a sensacional Copa do Mundo de 1982 foi a primeira que acompanhei.E de fato,a Seleção Brasileira poderia ter ido com um elenco ainda mais forte.
Como uma seleção que teve Pelé, Garrincha e Didi pode não ser a melhor do mundo. É a de 70, com Pelé, Gérson, Tostão, Jairzinho e Rivelino, todos no auge, pode ficar abaixo de uma seleção q não ganhou nada q disputou?
A seleção de 1982 era uma reunião de gênios que não se transformou em uma time de verdade. Tratava-se de uma equipe taticamente desequilibrada e que deixava espaços devido ao mal posicionamento sem a bola. Recomendo que vejam o documentário "Memória Globo - Copa do Mundo 1982", onde o Zezé Moreira, ex-técnico da seleção em 1954 e espião da CBF naquele Mundial de 1982, alertava antes do confronto contra o Brasil que a Itália era o time mais bem preparado para conquistar o título. Aliás, muita gente esquece de um detalhe importante, que é sobre a continuidade de trabalho que a Itália mantinha desde 1975 com o técnico Enzo Bearzot. Em 1978, inclusive, os italianos talvez tenham jogado o melhor futebol da edição realizada e ganha pela Argentina. Diante disso, não acredito que a derrota do Brasil tenha sido uma fatalidade, como muitos acreditam até hoje. Aquele foi um resultado de uma equipe talentosa em evolução diante de outra igualmente talentosa, mas com trabalho muito mais consolidado, ainda que tenha tido um rendimento não tão satisfatório na primeira fase.
Depois desse momento ocorrido na época, prometi nunca mais torcer para time algum...o que acontece até hoje. Assisto muito mais a Champions, Premier League, La Liga e Copa da Espanha. Aqui, vejo somente os jogos mais importante à partir de decisões regionais, ou estaduais, além das competições mata-mata à partir de oitavas...consegui me habituar a isso.
Acho que o Leão quis pegar leve com a seleção ao dizer que a culpa maior foi da fatalidade na eliminação do Brasil nessa copa, que tinha tudo para vencer. Não acho que a maior culpada tenha sido a fatalidade e sim descuidos básicos de uma seleção que tinha jogadores de muita qualidade(Sócrates, Zico, Júnior, Falcão, etc...) mas que os mesmos se deram ao luxo de agir com displicência em alguns lances, e claro a Itália(Paolo Rossi|) enxergou esses deslizes como grandes oportunidades para marcarem gols, e assim foi principalmente com o segundo e terceiro gols.
Foi a primeira vez em que chorei ao lado de uma turma de amigos, e a última vez que torci de verdade, para uma seleção...embora a de 86 também tenha sido ótima.
Maior foi a de 1970 cara, q ganhou todos os jogos, isso sim era seleção. 1982 jogou bonito mas era enganação. Se tivesse Var já era. Perdia pra URSS, e teria outro grupo. Contra a Argentina pênalti claro do Jr no Maradona qdo tava 1x0, mudaria o jogo. Enfim, a defesa era uma peneira. Vi completo todos os jogos, achei muita firula no meio, ainda prefiro 2002 do q 82. Veja a Copa de 70 q tu vai ver o q era time de verdade.
Sentaram a lenha em todo mundo após o Brasil, a Polônia sensação da época e na final Alemanha com um show de bola em campo e era pra ter sido 4 a 1 ou 5 a 1
Não vivi esse momento, mas é nítido o clima de velório após a derrota p/ Itália. Uns falam que Leão, Roberto Dinamite, Andrade e outros jogadores deveriam jogar; mas a seleção tinha um defeito tático grave e a Itália se aproveitou disso.
Leão foi o melhor goleiro de sua época e, em 82, já tinha experiência de 3 copas: 70(reserva), 74 e 78. Waldir sempre foi frangueiro e Paulo Sérgio não era nem melhor q Raul q, naquela época, se colocava muito em. A bola sempre ia nele. Serginho naquele time era uma aberração destoante. Segundo o próprio Zico, a Saída de Paulo Izidoro deixou o lado direito capenga mas Falcão, que não treinou com o time, não podia ser barrado. Solução: Izidoro com a 7, Falcão de 8 e Sócrates de falso 9, como quando chegou no Corinthians. Pra,piorar, Telê tinha uma máxima: "Jogar e deixar jogar" A Itália jogou mas não deixou jogar. Veio ganhar a Copa em vez de dar espetáculo, o que fez com que esse time de 82 não ganhasse NADA que disputou: Copas de 78, 82 e 86. Copas América de 79, 83 e 87. Mundialito do Uruguai em 81!!
@@SchmidtTvalenha Exatamente isso!Vejamos por exemplo um lance que ocorreu no segundo tempo de ItaliaxPolonia,na Semi-Final:um zagueirao polaco chamado kupzevkz cobrou falta da intermediaria(era um cavalo p/ bater forte na bola,no primeiro tempo bateu uma falta na trave,e o cara ainda por cima nem tomava distancia p/ o chute!!!)cobrou rasante,um verdadeiro torpedo,o explendido Zoff,caiu com a bola encaixada,incrivel!!!
Interessante que ele falou do gol do Sócrates. Foi muito parecido com o do Gabigol na final da Libertadores, com a bola passando entre o Weverton e a trave. Goleiro não pode dar essa bobeira. É cobrir seu canto e obrigar o atacante a chutar cruzado. Zoff já vinha de falhas contra a Holanda em 1978, ia virar bode expiatório de vez na Itália. O que é o destino. Na verdade, nos faltaram dois homens em 1982. Leão, que não foi porque o grupo mais influente não quis; e Reinaldo, porque o Telê não quis. O primeiro estava em ótima forma e o segundo só precisava de um tempo (a inútil primeira fase, com Escócia e Nova Zelândia) para também estar. Perdemos para nós mesmos.
*me lembro que eu fiquei.😮..depois do jogo,não acreditava que aquele time espetacular pudesse ter perdido pra uma seleção que na primeira fase quase não se classificou,até hoje não me conformo com essa derrota*
O BRASIL INTEIRO FICOU CHATEADO, INCLUSIVE EU QUE SOU BRASILEIRO, ÉSSA EMOÇÃO ME ACOMPANHA ATÉ HOJE PORQUE ESTÁ INTALADA.NA MINHA GARGANTA, ( 1982 ) TRAGÉDIA EM SARRIA , ESTÁDIO DE SARRIA ESPANHA, UM TRISTE E INESQUECÍVEL EPISÓDIO !!!!
Os caras não jogaram bem contra a Itália eu fico impressionado com isso era uma grande seleção sim era , mas do outro lado teve uma equipe eficiente que teve vontade o tempo todo de ganhar o jogo , gente vamos ser sincero na primeira fase o único adversário foi a URSS , NOVA Zelândia era bater em bêbado Escócia fraca , a Argentina era atual campeã sim mas estava mal organizada , e o Brasil não jogou bem , mas fica o pessoal nessa narrativa que foi uma injustiça , foi futebol e um time aproveitou melhor as chances .
02:05 Destaque para a aparição de Orlando Duarte, à ocasião comentarista titular da Rádio Jovem Pan (fazia a dupla central de cabine com José Silvério). Orlando, que seria comentarista da própria Globo entre 1991 e 1993 não tanto no futebol e sim em outro esporte do qual era exímio entendedor, o boxe - o que até gerou uma situação curiosa: ele e Luiz Alfredo fazem a Copa de 1990 pelo SBT, aí vão para a Globo no ano seguinte e retornam pro SBT em 1994 para ali fazer o tetra mundial.
Uau! Obrigado pela excelente explicação em sua mensagem meu amigo. Grande abraço.
2 роки тому+1
Luiz Alfredo foi emprestado pela Globo ao SBT em 1990. Ele saiu justamente no período de março a julho, especula-se que por uma conveniência da Globo com o plano Collor, que obrigou ao corte de custos. Assim, tudo mundo ganhava: ele transmitia os jogos, o SBT pagava e a Globo enxugava a folha. Ele voltou no fim do ano e ficou até 93 quando, aí sim, saiu em definitivo.
Vamos ser realista meu povo, essa seleção, não era essas coisas como se imagina, o time era bom pra atacar e fazer gols, mas a defesa era desentrosado, o goleiro era péssimo, não tínhamos centroavante e nem tática alguma.
Gostei do comentário, bem lúcido. Isso sem contar que querem colocar a culpa no Cerezo, ele tocou a bola e tinham 3 ou 4 jogadores desatentos em uma partida super importante, eles simplesmente não foram na bola. A Itália jogou muito e mereceu o resultado. Temos que saber perder e reconhecer o mérito dos adversários.
Sim, as pessoas ficam até hoje com esse choro que aquela seleção merecia ganhar porque jogava bonito e fazia bem para o futebol,concordo que jogava bonito mas não tinha defesa, futebol não é só ataque vc tem que ser equilibrado e defender bem e atacar bem, a seleção de 82 atacava bem mas defendia mal, e o Serginho chulapa deu entrevista para o benja e revelou que tinha problemas de união naquele time, tinha jogadores que não gostavam e não se dava bem um com os outros, como vai ganhar copa desse jeito? A seleção de 94 jogava feio, mas pelo menos tinha um forte sistema defensivo raramente tomava gol, um ataque letal e eficiente e os jogadores eram unidos e tinham um forte senso de pertencimento e camaradagem pra conquistar o título, o que faltou na seleção de 82 sobrou na seleção de 94, por mais que as pessoas não tenham gostado do estilo de jogo mais retranqueiro e chato do parreira, mas pelo menos ganhou a copa e merecem ser valorizados, agora essa romantização do fracasso da seleção de 82 que fazem até hoje eu acho ridículo.
Seleção brasileira de 1982: uma seleção superestimada demais. Quando assistimos aos jogos (VTs) da Copa de 1982, fica claro e evidente os porquês de sua eliminação para a Itália. Um time leve, que não sabia marcar, ingênuo na leitura das partidas, um esquema tático cheio de fissuras, de falhas. A quantidade de erros de marcação e finalizações elimina o mito de melhor seleção de todos os tempos. Esse Serginho Chulapa não engraxaria as chuteiras de Romário! Zico jogava muito, porém compará-lo com Maradona chega a ser uma blasfêmia de tamanha heresia!
Para mim também....eu nunca mais consegui torcer para nenhuma Seleção nacional como a de 1982, com exceção à de 86 ainda.....confesso também, que hoje gosto de assistir a grandes jogos apenas, até mesmo pelos times nacionais. Prestigio muito mais a Premier League, Champions, La Liga, e outros espalhados mundo afora, e que temos a oportunidade de poder acompanhar.
Leão no programa roda viva da TV Cultura do ano de 1988 seis anos depois teve outra análise (mudou de opinião? Ou sempre teve a mesma "de 88") sobre os acontecimentos do dia fatídico!
A dignidade de Leão, não foi convocado mesmo sendo o melhor goleiro do país na ocasião, e estava entristecido visivelmente, e ainda ligou na concentração para falar com Telê. Quanta categoria de Emerson Leão!
Os goleiros dessa seleção "espetacular" na Copa de 1982: Valdir Peres (São Paulo) Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta). E o centroavante titular era Serginho Chulapa. Só na cabeça de gente alienada essa seleção era "espetacular"! Além do jogo contra a Itália, quem assistiu aos jogos dessa seleção contra a URSS e Argentina, sem análises apaixonadas, concluiu facilmente que tratava-se de uma seleção com alguns excelentes jogadores e outros medianos, uma seleção superestimada, com falhas bizarras em sua organização tática, tendo um goleiro fraquíssimo e um centroavante ridículo. A Argentina jogou muito, perdeu muitos gols, dominou o Brasil em vários momentos do jogo, o Brasil foi muito eficiente nas finalizações, por isso o placar enganoso.
ALEM FALTOU ANSENCIA DOS DOIS MELHORES ZAGUEIROS MAURO GALVÃO E ABEL BRAGA E DOIS MELHORES LATERAIS JOSIMAR E MARINHO CHAGAS SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO TINHA TOMADO TRÊS GOLS
Perdeu devido a teimosia do tele a maior cagada foi levar serginho o laranja podre q mas atrapalhava q ajudava em vez dele escalar Batista tirar Serginho porque Cerezo era uma negação no meio de campo pior q tele não ouvia ninguém tínhamos Edinho q além de zagueiro fazia belíssimo gols o culpado foi tele
Sono tifoso italiano sono rammaricato che in Brasile non si riconosce la vittoria dell Italia,siete troppo presuntuosi non riconoscete mai la superioritadell altrui eppure azzurra ha una tradizione fino al 1950 si squadra invisibile avendo vinto 2 mondiali e l olimpiade del 1936 pari 1 altro mondiale,mi dispiace he parlate di tragedia
Forse perché sei un tifoso italiano, e non un amante dello spettacolo calcistico, non hai ancora la capacità di valorizzare la migliore squadra brasiliana che, secondo me, è già stata assemblata! Questo è tutto, fai il tifo, e io do l'opinione che trovo il meglio per quel periodo magico degli anni 80. 61 anni. Zico per me è il mio idolo, a differenza di quello che la maggior parte delle persone preferisce, che è Pelé. Perché ero ancora molto piccolo quando ho visto Pelé suonare negli anni '70, e anche nel Cosmo quando c'era una trasmissione in TV. Credo che essere presuntuoso non sia esattamente questo, sei tu che stai cercando di imporre qualcosa di inevitabile e che anche i commentatori del tuo paese hanno riconosciuto essere una selezione spettacolare. Sei sfortunato ad avere un'idea molto piccola di quello che è lo sport collettivo chiamato Football.
Dico presuntuosi perché credete che il calcio è solo spettacolo,no è anche tattica strategia furbizia,Ero al Sarria quel 5 luglio 1982 e già fuori dallo stadio vedevo tifosi brasiliani certi della vittoriariconosco he quella squadra brasiliana era dotata tecnicamente e certamente la più forte di tutti i tempi ma nel calcio il risultato non è mai scritto prima,anche io sono un fan di Zico,pensi sono iscritto al suo canale zico10,ma bisogna anche riconoscere il merito agli altri e non parlare di tragedia del sarria,pensi che quella sera del 5 luglio gli italiani a Barcellona consolidano la torcida brasiliana
@@giuseppenapoleone5535 Ma è interessante che tu parli della "tragedia" di Sarria, perché non sono stato io a dare il nome o a dare questo titolo al gioco, è stata la stampa mondiale stessa a fare questa poppata. Tutti i media si sono occupati di questo. Ma è meglio chiudere questa faccenda, tu hai la tua opinione e io ho la mia, come tutti hanno e dovrebbero esprimersi liberi da ogni imposizione o opinione contraria. Abbraccio
Valdir Peres era baixinho, tomvava muitos gols por cobertura. Primeiro gol da Itália ele ameaçou duas vezes de sair e não saiu. Dava pra ter saido e socado a bola antes do Rossi cabecear. Segundo gol, o Cereso tocou pro meio, mas os jogadores estavam desatentos, e tinha tres jogadores do Brasil, dava pra ter dado um tranco no corpo do Rossi, impedindo ele de chutar, e outra, a bola vai no meio do gol, um goleiro bom teria defendido, passou no meio das mãos do Valdir Peres. Terceiro gol é um show de horrores, uma lambança atras da outra. Parece até que foi tudo combinado entre júnior e Valdir Peres, eu cabeceio para trás, vc deixa passar, na cobra de escanteio eu fico e dou condições pro Rossi chutar e vc tomar um frango.
@@karinabarros5983 Não sei se a Itália foi mais humilde, é complicado tecer um comentário após tantos anos...talvez o Brasil era muito superior a todos naquela Copa, e por ser tão evidente, poderia passar um certo ar de arrogância ou algo parecido. Só sei que foi a última vez que torci pela Seleção Brasileira, e a única em que chorei como criança, junto dos amigos na época. Obrigado pelo comentário e sua visita.
@@karinabarros5983discordo a copa do mundo que perdeu o futebol arte perdeu e o futebol força ganhou a Itália que fez uma Copa do Mundo totalmente Medíocre empatando as três partidas e ser campeão do mundo pode até acontecer
Assisti neste dia, garoto segurando as lágrimas..
Por favor coloquem o programa completo raridade e que qualidade de debate 🇧🇷
Ótimo registro,a sensacional Copa do Mundo de 1982 foi a primeira que acompanhei.E de fato,a Seleção Brasileira poderia ter ido com um elenco ainda mais forte.
Única vez q chorei por um time. Seleção foi a única a me dar orgulho.
Eu também.....e em 86 foi a última vez que torci realmente pela Seleção.
Qta tristeza naquela derrota pra Itália! A seleção de 82 foi uma das melhores (se não a melhor) da história. Uma seleção de gênios!!!
Na minha opinião...até hoje, foi a melhor a reunir tantos craques em um só time!
Como uma seleção que teve Pelé, Garrincha e Didi pode não ser a melhor do mundo. É a de 70, com Pelé, Gérson, Tostão, Jairzinho e Rivelino, todos no auge, pode ficar abaixo de uma seleção q não ganhou nada q disputou?
@@security2606 Ok...essa é a sua opinião amigo. E tá registrado aqui.
Nada a ver, pra ser a melhor
Nunca ganhou nada: Torneio Olímpico, Copa América, Copa do Mundo.
Que trecho espetacular! Se tiver a integra, seria fantástico. Agora, detalhe pro terninho da Globo kkkkkkk
O Leão falava melhor do que qualquer jogador hoje.
Pelo amor de DEUS,coloquem o programa deste dia na integra!!!
A seleção de 1982 era uma reunião de gênios que não se transformou em uma time de verdade.
Tratava-se de uma equipe taticamente desequilibrada e que deixava espaços devido ao mal posicionamento sem a bola.
Recomendo que vejam o documentário "Memória Globo - Copa do Mundo 1982", onde o Zezé Moreira, ex-técnico da seleção em 1954 e espião da CBF naquele Mundial de 1982, alertava antes do confronto contra o Brasil que a Itália era o time mais bem preparado para conquistar o título.
Aliás, muita gente esquece de um detalhe importante, que é sobre a continuidade de trabalho que a Itália mantinha desde 1975 com o técnico Enzo Bearzot. Em 1978, inclusive, os italianos talvez tenham jogado o melhor futebol da edição realizada e ganha pela Argentina.
Diante disso, não acredito que a derrota do Brasil tenha sido uma fatalidade, como muitos acreditam até hoje. Aquele foi um resultado de uma equipe talentosa em evolução diante de outra igualmente talentosa, mas com trabalho muito mais consolidado, ainda que tenha tido um rendimento não tão satisfatório na primeira fase.
Depois desse momento ocorrido na época, prometi nunca mais torcer para time algum...o que acontece até hoje. Assisto muito mais a Champions, Premier League, La Liga e Copa da Espanha. Aqui, vejo somente os jogos mais importante à partir de decisões regionais, ou estaduais, além das competições mata-mata à partir de oitavas...consegui me habituar a isso.
Acho que o Leão quis pegar leve com a seleção ao dizer que a culpa maior foi da fatalidade na eliminação do Brasil nessa copa, que tinha tudo para vencer. Não acho que a maior culpada tenha sido a fatalidade e sim descuidos básicos de uma seleção que tinha jogadores de muita qualidade(Sócrates, Zico, Júnior, Falcão, etc...) mas que os mesmos se deram ao luxo de agir com displicência em alguns lances, e claro a Itália(Paolo Rossi|) enxergou esses deslizes como grandes oportunidades para marcarem gols, e assim foi principalmente com o segundo e terceiro gols.
Essa maravilhosa seleção de 82 merecia o tetra.
Após o jogo tive um pequeno momento de depressão. Me lembro até hoje.
Na minha opinião, foi a melhor seleção de todos os tempos, inesquecível, saudades desta seleção.
Foi a primeira vez em que chorei ao lado de uma turma de amigos, e a última vez que torci de verdade, para uma seleção...embora a de 86 também tenha sido ótima.
@@SchmidtTvalenha verdade.
Maior foi a de 1970 cara, q ganhou todos os jogos, isso sim era seleção. 1982 jogou bonito mas era enganação. Se tivesse Var já era. Perdia pra URSS, e teria outro grupo. Contra a Argentina pênalti claro do Jr no Maradona qdo tava 1x0, mudaria o jogo. Enfim, a defesa era uma peneira. Vi completo todos os jogos, achei muita firula no meio, ainda prefiro 2002 do q 82. Veja a Copa de 70 q tu vai ver o q era time de verdade.
Lembrança show de bola. ...
Esse aí devia estar no Gol do Brasil, Leão um dos melhores goleiros da história
A Itália venceu a Copa naquele jogo. Eles foram mortais, vitória da eficiência.
Essa seleção de 82 merecia aquela Copa.
Sentaram a lenha em todo mundo após o Brasil, a Polônia sensação da época e na final Alemanha com um show de bola em campo e era pra ter sido 4 a 1 ou 5 a 1
Não vivi esse momento, mas é nítido o clima de velório após a derrota p/ Itália. Uns falam que Leão, Roberto Dinamite, Andrade e outros jogadores deveriam jogar; mas a seleção tinha um defeito tático grave e a Itália se aproveitou disso.
LEÃO E RAUL PLASSMANN PODERIAM JOGAR NA SELEÇÃO DE 82
Leão foi o melhor goleiro de sua época e, em 82, já tinha experiência de 3 copas: 70(reserva), 74 e 78. Waldir sempre foi frangueiro e Paulo Sérgio não era nem melhor q Raul q, naquela época, se colocava muito em. A bola sempre ia nele.
Serginho naquele time era uma aberração destoante.
Segundo o próprio Zico, a Saída de Paulo Izidoro deixou o lado direito capenga mas Falcão, que não treinou com o time, não podia ser barrado. Solução: Izidoro com a 7, Falcão de 8 e Sócrates de falso 9, como quando chegou no Corinthians.
Pra,piorar, Telê tinha uma máxima: "Jogar e deixar jogar" A Itália jogou mas não deixou jogar. Veio ganhar a Copa em vez de dar espetáculo, o que fez com que esse time de 82 não ganhasse NADA que disputou: Copas de 78, 82 e 86. Copas América de 79, 83 e 87. Mundialito do Uruguai em 81!!
"O goleiro é um capítulo à parte" Palavra do Leão que marcou belos tempos.
Goleiro dos bons tempos em que se pegava a bola.....e não como hoje ocorre em rebater e espalmar para qualquer lugar do campo...!!!
@@SchmidtTvalenha Exatamente isso!Vejamos por exemplo um lance que ocorreu no segundo tempo de ItaliaxPolonia,na Semi-Final:um zagueirao polaco chamado kupzevkz cobrou falta da intermediaria(era um cavalo p/ bater forte na bola,no primeiro tempo bateu uma falta na trave,e o cara ainda por cima nem tomava distancia p/ o chute!!!)cobrou rasante,um verdadeiro torpedo,o explendido Zoff,caiu com a bola encaixada,incrivel!!!
Interessante que ele falou do gol do Sócrates. Foi muito parecido com o do Gabigol na final da Libertadores, com a bola passando entre o Weverton e a trave. Goleiro não pode dar essa bobeira. É cobrir seu canto e obrigar o atacante a chutar cruzado. Zoff já vinha de falhas contra a Holanda em 1978, ia virar bode expiatório de vez na Itália. O que é o destino.
Na verdade, nos faltaram dois homens em 1982. Leão, que não foi porque o grupo mais influente não quis; e Reinaldo, porque o Telê não quis. O primeiro estava em ótima forma e o segundo só precisava de um tempo (a inútil primeira fase, com Escócia e Nova Zelândia) para também estar. Perdemos para nós mesmos.
Ótimo registro!Se Leão estivesse no gol do Brasil nessa copa nossa sorte teria sido outra.Por favor, coloque o programa completo
*me lembro que eu fiquei.😮..depois do jogo,não acreditava que aquele time espetacular pudesse ter perdido pra uma seleção que na primeira fase quase não se classificou,até hoje não me conformo com essa derrota*
1982 : CARLOS, EDINHO, BATISTA E DINAMITE ... SIMPLES ASSIM ...
O BRASIL INTEIRO FICOU CHATEADO, INCLUSIVE EU QUE SOU BRASILEIRO, ÉSSA EMOÇÃO ME ACOMPANHA ATÉ HOJE PORQUE ESTÁ INTALADA.NA MINHA GARGANTA, ( 1982 ) TRAGÉDIA EM SARRIA , ESTÁDIO DE SARRIA ESPANHA, UM TRISTE E INESQUECÍVEL EPISÓDIO !!!!
São Paulo o gigante da América
❤️ 🤍 🖤
Que pena!!! Eu era muito pequeno na época daquela copa...
Ainda hoje eu me emciono ao lembrar desses jogos........foi a melhor Seleção Brasileira que vi até hoje.......e nasci nos anos 60!
Os caras não jogaram bem contra a Itália eu fico impressionado com isso era uma grande seleção sim era , mas do outro lado teve uma equipe eficiente que teve vontade o tempo todo de ganhar o jogo , gente vamos ser sincero na primeira fase o único adversário foi a URSS , NOVA Zelândia era bater em bêbado Escócia fraca , a Argentina era atual campeã sim mas estava mal organizada , e o Brasil não jogou bem , mas fica o pessoal nessa narrativa que foi uma injustiça , foi futebol e um time aproveitou melhor as chances .
Leão ficou triste
02:05 Destaque para a aparição de Orlando Duarte, à ocasião comentarista titular da Rádio Jovem Pan (fazia a dupla central de cabine com José Silvério). Orlando, que seria comentarista da própria Globo entre 1991 e 1993 não tanto no futebol e sim em outro esporte do qual era exímio entendedor, o boxe - o que até gerou uma situação curiosa: ele e Luiz Alfredo fazem a Copa de 1990 pelo SBT, aí vão para a Globo no ano seguinte e retornam pro SBT em 1994 para ali fazer o tetra mundial.
Uau! Obrigado pela excelente explicação em sua mensagem meu amigo. Grande abraço.
Luiz Alfredo foi emprestado pela Globo ao SBT em 1990. Ele saiu justamente no período de março a julho, especula-se que por uma conveniência da Globo com o plano Collor, que obrigou ao corte de custos. Assim, tudo mundo ganhava: ele transmitia os jogos, o SBT pagava e a Globo enxugava a folha. Ele voltou no fim do ano e ficou até 93 quando, aí sim, saiu em definitivo.
@ Luiz Alfredo foi para o SBT um pouco antes,em 1989 nas transmissões da Copa América,no Brasil e nos jogos das Eliminatórias da copa da Itália.
Botar este programa e o anterior Completos !
Relembrar é viver.
Seleção brasileira foi soberba kkkkkkkkk a Itália não perdoou.
Vamos ser realista meu povo, essa seleção, não era essas coisas como se imagina, o time era bom pra atacar e fazer gols, mas a defesa era desentrosado, o goleiro era péssimo, não tínhamos centroavante e nem tática alguma.
Gostei do comentário, bem lúcido. Isso sem contar que querem colocar a culpa no Cerezo, ele tocou a bola e tinham 3 ou 4 jogadores desatentos em uma partida super importante, eles simplesmente não foram na bola. A Itália jogou muito e mereceu o resultado. Temos que saber perder e reconhecer o mérito dos adversários.
Sim, as pessoas ficam até hoje com esse choro que aquela seleção merecia ganhar porque jogava bonito e fazia bem para o futebol,concordo que jogava bonito mas não tinha defesa, futebol não é só ataque vc tem que ser equilibrado e defender bem e atacar bem, a seleção de 82 atacava bem mas defendia mal, e o Serginho chulapa deu entrevista para o benja e revelou que tinha problemas de união naquele time, tinha jogadores que não gostavam e não se dava bem um com os outros, como vai ganhar copa desse jeito? A seleção de 94 jogava feio, mas pelo menos tinha um forte sistema defensivo raramente tomava gol, um ataque letal e eficiente e os jogadores eram unidos e tinham um forte senso de pertencimento e camaradagem pra conquistar o título, o que faltou na seleção de 82 sobrou na seleção de 94, por mais que as pessoas não tenham gostado do estilo de jogo mais retranqueiro e chato do parreira, mas pelo menos ganhou a copa e merecem ser valorizados, agora essa romantização do fracasso da seleção de 82 que fazem até hoje eu acho ridículo.
Exatamente!
Seleção brasileira de 1982: uma seleção superestimada demais. Quando assistimos aos jogos (VTs) da Copa de 1982, fica claro e evidente os porquês de sua eliminação para a Itália. Um time leve, que não sabia marcar, ingênuo na leitura das partidas, um esquema tático cheio de fissuras, de falhas. A quantidade de erros de marcação e finalizações elimina o mito de melhor seleção de todos os tempos. Esse Serginho Chulapa não engraxaria as chuteiras de Romário! Zico jogava muito, porém compará-lo com Maradona chega a ser uma blasfêmia de tamanha heresia!
Leão foi meio confuso: falou em desprestígio da classe, pediu desculpa por algo que não havia causado, depois pulou para a fatalidade...
Se há seleçao de 82 nao tivesse errado tanto diante da Itália teria chegado há final talvez ganhasse da Alemanha seria campeao daquela copa !!!
Copa morreru pra mim ali.
Para mim também....eu nunca mais consegui torcer para nenhuma Seleção nacional como a de 1982, com exceção à de 86 ainda.....confesso também, que hoje gosto de assistir a grandes jogos apenas, até mesmo pelos times nacionais. Prestigio muito mais a Premier League, Champions, La Liga, e outros espalhados mundo afora, e que temos a oportunidade de poder acompanhar.
Leão no programa roda viva da TV Cultura do ano de 1988 seis anos depois teve outra análise (mudou de opinião? Ou sempre teve a mesma "de 88") sobre os acontecimentos do dia fatídico!
Já está na hora de reconhecermos que a Itália tinha uma grande seleção em 1982.
O leao estava nessa copa nao era o paulo sergio goleiro do bota fogo do rio pois era so dois goleiros me lembro do valdir peres e do paulo vitor
ZICO, LEANDRO E JÚNIOR E REDE GLOBO VIVIAM DE SONHO............
....a vida é um sonho, porque se por acaso acordarmos para a realidade dela, nos deparamos com o que temos para hoje!
O Maior culpado da derrota da seleção brasileira na Copa de 82
Telê Santana
Seleção pipoqueira de 1982...🍿
O Leão aparece com a camisa que tem as logomarcas do Zero Hora e da Rádio Gaúcha. Ele trabalhou pra RBS na Copa de 1982?
Provavelmente. Até porque jogava no Grêmio na época.
A dignidade de Leão, não foi convocado mesmo sendo o melhor goleiro do país na ocasião, e estava entristecido visivelmente, e ainda ligou na concentração para falar com Telê. Quanta categoria de Emerson Leão!
Muito obrigado pela sua presença, e seu comentário no canal. Abraço
Os goleiros dessa seleção "espetacular" na Copa de 1982: Valdir Peres (São Paulo) Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta). E o centroavante titular era Serginho Chulapa. Só na cabeça de gente alienada essa seleção era "espetacular"! Além do jogo contra a Itália, quem assistiu aos jogos dessa seleção contra a URSS e Argentina, sem análises apaixonadas, concluiu facilmente que tratava-se de uma seleção com alguns excelentes jogadores e outros medianos, uma seleção superestimada, com falhas bizarras em sua organização tática, tendo um goleiro fraquíssimo e um centroavante ridículo. A Argentina jogou muito, perdeu muitos gols, dominou o Brasil em vários momentos do jogo, o Brasil foi muito eficiente nas finalizações, por isso o placar enganoso.
Observem, Leão Leandro Oscar Luizinho e Junior, Batista Falcão Cerezo Paulo Isidoro, Sócrates e Zico,. Essa seleção bem treinada seria com a de 70.
Vc só esqueceu do melhor de todos na época juntamente com o ZICO
REINALDO do ATLÉTICO MINEIRO
ALEM FALTOU ANSENCIA DOS DOIS MELHORES ZAGUEIROS MAURO GALVÃO E ABEL BRAGA E DOIS MELHORES LATERAIS JOSIMAR E MARINHO CHAGAS
SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO TINHA TOMADO TRÊS GOLS
Perdeu devido a teimosia do tele a maior cagada foi levar serginho o laranja podre q mas atrapalhava q ajudava em vez dele escalar Batista tirar Serginho porque Cerezo era uma negação no meio de campo pior q tele não ouvia ninguém tínhamos Edinho q além de zagueiro fazia belíssimo gols o culpado foi tele
Leão sendo leão kkkk
Faltou o baptista e um centroavante melhor que o Serginho
Leão nitidamente emocionado.
É verdade....
A Itália era um time melhor! Um TIME! Entenderam?
Sono tifoso italiano sono rammaricato che in Brasile non si riconosce la vittoria dell Italia,siete troppo presuntuosi non riconoscete mai la superioritadell altrui eppure azzurra ha una tradizione fino al 1950 si squadra invisibile avendo vinto 2 mondiali e l olimpiade del 1936 pari 1 altro mondiale,mi dispiace he parlate di tragedia
Forse perché sei un tifoso italiano, e non un amante dello spettacolo calcistico, non hai ancora la capacità di valorizzare la migliore squadra brasiliana che, secondo me, è già stata assemblata! Questo è tutto, fai il tifo, e io do l'opinione che trovo il meglio per quel periodo magico degli anni 80. 61 anni. Zico per me è il mio idolo, a differenza di quello che la maggior parte delle persone preferisce, che è Pelé. Perché ero ancora molto piccolo quando ho visto Pelé suonare negli anni '70, e anche nel Cosmo quando c'era una trasmissione in TV. Credo che essere presuntuoso non sia esattamente questo, sei tu che stai cercando di imporre qualcosa di inevitabile e che anche i commentatori del tuo paese hanno riconosciuto essere una selezione spettacolare. Sei sfortunato ad avere un'idea molto piccola di quello che è lo sport collettivo chiamato Football.
Dico presuntuosi perché credete che il calcio è solo spettacolo,no è anche tattica strategia furbizia,Ero al Sarria quel 5 luglio 1982 e già fuori dallo stadio vedevo tifosi brasiliani certi della vittoriariconosco he quella squadra brasiliana era dotata tecnicamente e certamente la più forte di tutti i tempi ma nel calcio il risultato non è mai scritto prima,anche io sono un fan di Zico,pensi sono iscritto al suo canale zico10,ma bisogna anche riconoscere il merito agli altri e non parlare di tragedia del sarria,pensi che quella sera del 5 luglio gli italiani a Barcellona consolidano la torcida brasiliana
@@giuseppenapoleone5535 Ma è interessante che tu parli della "tragedia" di Sarria, perché non sono stato io a dare il nome o a dare questo titolo al gioco, è stata la stampa mondiale stessa a fare questa poppata. Tutti i media si sono occupati di questo. Ma è meglio chiudere questa faccenda, tu hai la tua opinione e io ho la mia, come tutti hanno e dovrebbero esprimersi liberi da ogni imposizione o opinione contraria. Abbraccio
Leão, vc tomou um Frangaço em 74 e quer falar em falha do Zoff...
E dai
Valdir Peres era baixinho, tomvava muitos gols por cobertura.
Primeiro gol da Itália ele ameaçou duas vezes de sair e não saiu.
Dava pra ter saido e socado a bola antes do Rossi cabecear.
Segundo gol, o Cereso tocou pro meio, mas os jogadores estavam desatentos, e tinha tres jogadores do Brasil, dava pra ter dado um tranco no corpo do Rossi, impedindo ele de chutar, e outra, a bola vai no meio do gol, um goleiro bom teria defendido, passou no meio das mãos do Valdir Peres.
Terceiro gol é um show de horrores, uma lambança atras da outra.
Parece até que foi tudo combinado entre júnior e Valdir Peres, eu cabeceio para trás, vc deixa passar, na cobra de escanteio eu fico e dou condições pro Rossi chutar e vc tomar um frango.
Valeu, obrigado pelo comentário e sua presença!
ZEZÉ MOREIRA AVISOU AO TELE SANTANA QUE E SELEÇÃO PERIGOSA DA ITÁLIA E TELE SANTANA NÃO DEU MÍNIMA BOLA E TELE SANTANA ERROU DEMAIS E PAGOU PREÇO ALTO
A Itália venceu a Copa de 82 jogando feio na primeira fase empatou três vezes e só venceu apenas quatro jogos
"So" 4 jogos eliminatorios,inclusive nossa melhor selecao em todos os tempos!!!
"So", tenha santa paciencia!!!
Ah,agora me toquei!!!Voce esta de "palhacada"(rsssss)
Mas a Itália foi mais humilde
@@karinabarros5983 Não sei se a Itália foi mais humilde, é complicado tecer um comentário após tantos anos...talvez o Brasil era muito superior a todos naquela Copa, e por ser tão evidente, poderia passar um certo ar de arrogância ou algo parecido. Só sei que foi a última vez que torci pela Seleção Brasileira, e a única em que chorei como criança, junto dos amigos na época. Obrigado pelo comentário e sua visita.
@@karinabarros5983discordo a copa do mundo que perdeu o futebol arte perdeu e o futebol força ganhou a Itália que fez uma Copa do Mundo totalmente Medíocre empatando as três partidas e ser campeão do mundo pode até acontecer
Esse programa voltou em 1998 na ESPN Brasil