Sou do dia 17 de julho de 1982, dias após essa eliminação do Brasil, cresci ouvindo meu pai falar dessa copa com esses craques que nossa seleção tinha.
Tem muita coisa pra falar dessa derrota pra Itália mas eu cito duas coisas: primeiro o tele devia ter usado a primeira fase para corrigir a defesa pois os dois laterais desciam,os volantes iam também deixando os zagueiros sobrecarregados e o tele não o fez.segundo o técnico bearzot da Itália percebeu isso e estudou as fraquezas do brasil,armou uma armadilha e com três erros da nossa defesa ganhou o jogo.parece que a ideia do tele era assim: se fizer três e tomar dois nós ganhamos a copa mas no único jogo que nós fizemos dois e levamos três tchau brasil.e ainda jogávamos pelo empate heim.
@@mrdccostanem no banco ficou. Naquela época ficavam apenas 5… ele estava lá e não ficou no banco em nenhum jogo! Isso pq vinha de ter sido artilheiro da copa de 1978. Tele foi culpado sozinho
*Duas falhas do Júnior e ninguém fala nada. No primeiro gol ele não fecha marcação do Paolo Rossi e deixa o zagueiro sobre carregado e no segundo dormiu no escanteio.*
A falha foi do Cerezo que não podia dar um passe lateral pegando todo mundo de surpresa e no terceiro gol não precisava atrasar aquela bola de cabeça resultando em escanteio que por sinal acho até que aquela bola não saiu acho que o valdir chegou a tempo de evitar que a bola sai-se .
O Brasil perdeu o jogo em 2 lance primeiro o cerezo passou a bola pó Paulo Rossi e no 2 Lance Serginho perdeu um gol cara a cara com o goleiro da Itália
Erros individuais, Junior e Cerezo cometeram falhas e Itália aproveitou. Itália apesar da primeira fase ruim era um grande time, praticamente mesmo time da copa de 78
faltou um goleiro malandro , apesar de Valdir ter ido bem no terceiro gol rolou a bola para o adversário cobrar o escanteio , uma cerinha ia bem e ajustava a zaga , empate era nosso !
Completei 16 anos em junho de 82. Então, lembro de tudo, desde a fase preparatória. A Itália jogou no erro do Brasil, que já havia cometido falhas no jogo contra a Argentina.No terceiro gol, o time todo estava atrás, no escanteio. Scirea mandou a bola de qualquer jeito para a área e ela caiu caprichosamente no pé de Paolo Rossi. Júnior deu condições. Zico falou que um dos quatro do quadrado mágico deveria sair. Talvez com isso a seleção perdesse um pouco do brilho.
Serginho Chulapa perdendo gols cara a cara e o tele Santanna deixando o dinamite de fora sendo que o dinamite na época era o melhor fazedor de gols do país !!
Por muito tempo, Telê Santana foi injustamente crucificado por torcedores fanáticos, sendo até chamado de "pé-frio". Um treinador que sempre valorizou o futebol bonito e bem jogado, mas que acabou marcado por derrotas emblemáticas. Contudo, perder ou ganhar faz parte do esporte. A grande ironia? Estamos em 2024, testemunhando a decadência completa da Seleção Brasileira, algo que seria impensável no tempo de Telê. Para mim, Telê Santana foi, sem dúvida, o maior treinador do futebol brasileiro. E não faltam razões para isso. Sobre a Copa do Mundo de 1982, a questão não foi um ou outro jogador, mas sim o estilo de marcação "solta" da equipe. O time tinha jogadores extremamente técnicos, mas com pouca fome de bola, especialmente na hora de recuperar a posse. Quer um exemplo claro? O primeiro gol da Itália contra o Brasil. A jogada começou no meio de campo, com Falcão, Éder e Cerezo apenas acompanhando o lance, sem tentar roubar a bola. Culpa do treinador? Não exatamente. Essa abordagem era típica de muitos times da época, que davam mais liberdade ao adversário para jogar. O que impressiona é como o próprio Telê evoluiu ao longo do tempo. Aqui vai uma sugestão para o canal Futebol Retrô: uma análise comparativa entre a Seleção de 1982 e o São Paulo campeão do mundo em 1993, sob o comando do mesmo Telê. A diferença é gritante. O São Paulo na final contra o Milan mostrou uma marcação agressiva e um ímpeto de recuperar a bola incomparáveis ao Brasil de 1982. Eram dois, três, até quatro jogadores pressionando o adversário, ocupando cada espaço do campo e dificultando a construção de jogadas. Não por acaso, os dois gols do Milan foram em bolas alçadas na área; eles simplesmente não conseguiram entrar tocando a bola. MARCAÇÃO e ÍMPETO DE ROUBAR A BOLA: essa foi a grande transformação. Para mim, se o Telê Santana de 1993 tivesse comandado o Brasil em 1982, teríamos sido campeões do mundo. Mas isso não diminui em nada sua genialidade como treinador. A evolução faz parte da vida, e Telê é a prova viva de que aprender e melhorar sempre são possíveis. Seu legado no São Paulo é a maior evidência disso. Telê Santana foi mais que um técnico; ele foi um símbolo da busca constante pela perfeição no futebol. E sua trajetória, marcada por evolução e aprendizado, é um exemplo eterno para o esporte brasileiro.
@@denilsonsilva1332 Concordo plenamente! Nem Cerezo nem Falcão eram jogadores com uma característica de marcação implacável, como os exemplos mencionados. Porém, é importante destacar que o próprio Cerezo evoluiu muito nesse aspecto sob o comando de Telê Santana no São Paulo. Embora Pintado, Doriva e Dinho fossem os principais responsáveis pela função de marcação, nas finais do Mundial de 1992 e 1993, é notório um Cerezo mais combativo e participativo do que na Copa de 1982. Essa evolução reflete não apenas a capacidade de adaptação do jogador, mas também a influência do trabalho de Telê em aprimorar os pontos fracos de seus comandados.
Serginho Chulapa pé de rato foi o principal culpado. Era ridículo chamá-lo de jogador de futebol kkkk um perna de pau ridículo, não sabia nem chutar uma bola .😂😂😂
@@WandersonMariano-p3s E porque isto é motivo para dar risada? Se você na época via o Serginho jogar tão mal... Porque não foi até ele ensinar como jogar com mais qualidade? Ajudando o Serginho melhorar? Em vez de ficar na frente da televisão ou na arquibancada criticando?
Futebol é assim , tinha 7 anos e foi a única vez que chorei pela seleção , time ESPETACULAR, nem sempre o melhor ganha, mas dava gosto ver eese time jogar, FALCÃO CEREZO SÓCRATES e ZICO , meio campo INESQUECÍVEL
Verdade fiquei triste demais nesse dia ! Não sabia nem o que tava acontecendo de tao criança que era! Outro jogo que fiquei muito triste foi aquele se não me engano da Inglaterra contra camarões que time que jogava bonito demais os camarões se não me engano na copa de 1990 perdeu de virada pra Inglaterra que jogo Histórico ! Torci demais pra camarões ! Chorei demais ! Também amo o futebol arte 👏👏👏👏👏🙌🙌
Quem tava dentro do campo são os maiores responsáveis.Ele não podia defender,armar e atacar.Foi a melhor seleção brasileira,ela é a de 70.Não tinha criança,não tinha nenhum abestado. Ele teve a sua parte ,como técnico,mas quem jogava eram os jogadores.Houve as falhas escandalosas de Júnior,Toninho Cerezo e Valdir Perez.Telé teve a culpa,mas longe dele sê o maior culpado.
Muito bom mais uma vez. Telê era um amante do futebol arte. Inteligentíssimo, teve grandes acertos, mas era humano e errou em algumas coisas. Mas tava lá, e tinha de tomar decisões. Perdeu. Mas duas coisas ninguém tira dele: a referência de bom futebol, o Euller recentemente disse que nos cursos da FIFA, o estilo dele é usado, e; a seleção era nacional, sem panelas regionais como na época, ou de empresários como hoje.
Faltou destacar que Valdir Peres sentiu o frango no primeiro gol que o sofreu na copa, logo na estreia, contra a URSS. Ele não teve boas atuações como nos amistosos. Procure alguma grande defesa e não encontrará. Cabia a ele organizar a defesa dentro de campo contra a Itália. Também cito a convocação do Serginho como centroavante. Muito aquém tecnicamente do resto do time.
Grande vídeo, essa seleção mesmo não conquistando o título, sempre será lembrada pela beleza do futebol apresentado, podem observar que todos os gols foram bonitos, sempre que posso assisto aos Jogos da campanha, foi uma pena mesmo, mas são coisas do futebol né.
Concordo, ainda mais pelas características dos quatros jogadores no meio de campo, é uma missão difícil! Em 82 acho que valia o risco pela escalação, no meu time titular teria o Dinamite👊👊👊😉
@FutebolRetroMemoriaseHistorias sim, já q o Telê valorizava bom futebol o jogo do Dinamite casaria mais do q o Serginho q era um matador só q mais trombador.
Reinaldo tinha condições físicas. Estava jogando normalmente pelo Atlético. No amistoso contra a Inglaterra ele marcou um gol mal anulado pelo árbitro, que não deu vantagem no lance.
Interessante, um jovem como o Nobre Apresentador deste vídeo observar e, sobretudo, valorizar os feitos de jogadores que nos davam prazer de assistir ao espetáculo que deve ser um jogo de futebol. Hoje ,mesmo, assisti a um vídeo que falava do Pita, um camisa 10 do Santos e do Sâo Paulo: um show de dribles, fintas de corpo, tabelas, lançamentos etc.. O futebol de hoje tá um SACO!
Em 82 quem derrotou a seleção foi a insistência de Telê Santana com Chulapa, aí veio as cagadas o gol de cara perdido por Chulapa contra a Itália e a falha de Toninho Cerejo.
As pessoas precisam assitir o Brasil x Itália inteiro. Muita gente fala como se o Brasil não tivesse jogado bem, mas o Brasil amassou a Itália. A questão é que a Itália também era um grande time e ganhou, são coisas do futebol.
Exatamente, o Brasil criou muito! O Chulapa mesmo perdeu algumas chances cara a cara com o Zoff! Infelizmente a Itália aproveitou as fraquezas da seleção!👊👊👊
Careca, era um dos mais jovens do time, estava vivendo um grande momento, jogando em altíssimo nível (por favor, não me venham falar em Roberto Dinamite!) e se contundiu. Tita, renunciou a sua posição original, o que enfraqueceu muito o lado direito da seleção, embora, Paulo Isidoro fosse bom jogador. Apesar de tudo, o escrete de 82 impressionou o mundo do futebol e Tele Santana, após a derrota, ao comparecer para a entrevista, foi aplaudido por toda a imprensa estrangeira.
Excelente trabalho do futebol retrô. Estudou bem(vc é muito novo rsrsrsrs) e contextualizou muito bem o período. Vc perguntou e te respondo: prefiro o futebol arte,mesmo que perca. Se o Telê mudasse seu time ou esquema de jogo e perdesse, ele seria massacrado também. Acho que nisso ele não errou. Na minha opinião errou em não dar uma chance ao Roberto,pois Serginho vinha mal. Sobre o Reinaldo não podemos falar porque ali há um problema pois ele diz que tinha condições e não foi levado. Pra mim,ele era o melhor dos quatro que tínhamos na posição. Esta seleção foi fantástica, veja que até hoje falamos dela. A melhor sem dúvida. Perder faz parte do jogo.
Coisas do futebol. Sou futebol arte. Mas em 82 se tivesse colocado um volante mais firme (chicão, etc). Goleiro leão é Reinaldo como centroavante ( não estavam contundidos) o resultado seria outro.
@@FutebolRetroMemoriaseHistoriasNão ganhou nada na seleção e nem a seleção de 82 nao ganhou nada na copa perdeu até pa seleção dos 7x1 ,ficou em 5° lugar enquanto que a seleção de 2014 ficou em 4°lugar.
Leão, Reinaldo, Batista e Edinho e Dinamite jogaram na Copa de 78 ...e a seleção do tal de Coitinho foi uma merda ... dava raiva ao torcedor assistir as peladas ...seleção ridícula, com o Leão frangueiro, o Reinaldo enganador pipoqueiro, Batista e Edinho, beques da roça limitadíssimos (o Batista, menos) e o Roberto Dinamite centroavante rompedor (igual ao Serginho...os 2 pernas de pau, reservas do Careca) Seleção de 82, do Telê! Timaço, jogou demais ...tinha os pontos fracos no Valdir Peres (farngueiro), Serginho (pereba) e Leandro (mascarado), sim ... mas o time dava gosto de ver
Chulapa pé de rato era ridículo, e um goleiro frangueiro que não sabia sair do gol , o tempo todo adiantado fora do gol kkkk o Chulapa nunca foi jogador de futebol era um pé de rato 😂😂😂
O brasileiro não se conforma com 1982, mas a Itália mereceu aquela copa. Nem sempre o melhor ganha. Copa de 2010 a Alemanha era melhor e a Espanha foi campeã. Em 1954, o melhor time era a Hungria e a Alemanha foi campeã.
@@gostodemaisdaroca4052 Em 2010, a Alemanha ganhou de 4x1 da Inglaterra e 4x0 da Argentina e só parou na semifinal contra a Espanha. Se isso é capengar pra você eu não sei o que é jogar bem.
Como você mesmo disse, o time tinha muitas fragilidades. Faltava volante marcador pra proteger a zaga, os dois laterais muito habilidosos mas deficientes na marcação, um goleiro que não inspirou confiança, e um péssimo centroavante, e pensar que tínhamos jogadores como Dinamite, Reinaldo, Andrade, Batista, Leão, Carlos. Enfim, perdemos a copa por falhas na convocação e na escalação. Triste.
Faltou um ponta direita, time ficou capenga pq só tinha o ponta esquerda,o Eder.O lado direito ficou sem ninguém para marcar por ali,bola área defensiva era um horror
Isso, perfeito! Foi o grande calcanhar de Aquiles da seleção! Eu não teria formado o quarteto mágico no meio de campo, teria feito um time mais homogêneo😉😉👊👊
O talento ofensivo e quantidade de gols bonitos iludiram a torcida, mascarando o desequilibrio defensivo da equipe. So com o passar dos anos que as pessoas passaram a enxergar melhor isso. A teimosia do treinador em nao mexer nisso e alterar 2, 3 peças do time contribuiu p esse desfecho. Subestimaram a seleção da Italia que engrenou a partir da 2° fase na copa.
Perfeito! Disse tudo! Daí uns debilóides, principalmente jornalistas, criaram a narrativa estúpida de desmerecer a seleção brasileira de 1994. Uma seleção de jogadores extraordinários e consagrados. Com uma carreira vitoriosa em clubes e na seleção.
Eu acompaei toda a formxao do técnico tele Santana,, e assistia os jogos, toda preparacao foi com o Paulo Isidorio,,,agora tirar quem?desta selecao?o nosso futebol foi marcado pela arte,,,agora o Tele Santana foi técnico da selecao em 86 esta selecao so tomou un gol contra a Francia e nao ganho también,,em 86 era mais defenciva,,ate hoje falamos mais de 82 do que 70 ,,o Brasil de 82 era o nosso futebol,,de la pra xa ,jogamos como os europeu,,,viva a selecao de 82 o nosso verdadeiro futebol,,tele ganhou dois mundial com Sao Paulo enfrentando dois grande time naquele tempo, Barcelona e Milán
Isso aí, tem que valorizar o nosso DNA e os europeus estão copiando a gente dessa época dos anos 70 e 80! Falta voltarmos as nossas origens! Com certeza aquele time do São Paulo de 92 é maravilhoso, histórico, um dos maiores de todos os tempos!👊👊👊
Amigo, o que faz o futebol são as circunstâncias. Se você tem um bom elenco, dá para fazer "futebol arte". Mas, se você tem um bom elenco, mas uma competição singular, é uma copa do mundo, o que se vai privilegiar? Ao meu ver, jogar para ter resultados, mesmo que apertados. Foi assim que tivemos um tetra campeonato. 🤷♂️
A seleção brasileira de 82 era uma seleção que jogava um futebol jamais visto, só que a Itália era um timaço, e além de marcar muito forte, venceu jogando um futebol força, o futebol de resultados, esse jogo entre Brasil e Itália, foi o divisor de águas entre a força e a arte, depois dessa catastrofe todos as seleções começaram a jogar um futebol de resultados, deixando o futebol arte de lado, haja vista a copa de 1994, quando o Brasil foi tetra jogando um futebol mais defensivo fugindo das características de apresentar um futebol arte, 2002 foi a mesma coisa, isso é fato.
Compartilho da mesma opinião! A Europa vem modelando e formando os jogadores brasileiros e o Brasil copiando o de pior da Europa! Perdemos a nossa identidade 👊👊👊
Concordo em partes...pq a tendência era o futebol força... pelo simples fato se que destruir uma jogada é mais facil que construir... aí os técnicos foram enchendo de brucutus nos times... veja hoje, só cabeça de bagre 😅
A seleção brasileira de 1994 foi um time de jogadores extraordinários e consagrados. A pior falácia é esta narrativa que criaram para desmerecer àquela seleção. Não tiveram jogos fáceis, e jogaram pra vencer. A Itália também tinha uma seleção magnífica. Em 2002, a seleção brasileira tinha o Edmilson como Líbero. Nenhuma seleção é campeã com essa balela de futebol Arte que inventaram. Uma seleção sem laterais de verdade, e zagueiros forte, não ganha.v
Eu acho bonito o futebol arte. Mas prefiro o de resultados. Criticam a de 94. A seleção jogava de maneira séria. Romário e Bebeto além de craques eram gênios e matadores. Não basta ser craque tem que ter inteligência o que faltou na de 82 contra a Itália.
Seleção de 94 passou sufoco até com os Estados Unidos, estava com o jogo ganho contra a Holanda e quase perdeu, foi campeã sim mas não convenceu ninguém, ganhou no erro do Baggio
Nem preciso assistir ao vídeo para responder que SIM! Um cara que achava que Valdir Peres era goleiro de seleção e que Serginho Chulapa era melhor que Roberto Dinamite entende tanto de futebol quanto eu entendo de física quântica 🤷🏻. #simplesassim #esperoterajudado
Chamavam Telê Santana de teimoso porque ele nunca abriu mão das suas convicções a respeito de um futebol bem jogado. Como faz falta um Telê Santana nos dias de hoje. E 1982 foi definitivamente a vitória da tática e do futebol pragmático em cima do futebol arte bem jogado.
Também acho que ele faz falta, principalmente os técnicos brasileiros que não têm convicção nenhuma na parte tática, todos são pragmáticos! Mas acredito que também pela gente mesmo que é resultadista! 😉😉👊👊👊
A meu ver, se o Tita tivesse aceitado jogar na ponta-direita (Ou se o Zé Sergio não tivesse se machucado), o lado direito da Seleção de 82 ficaria melhor balanceado e como consequência o Leandro não ficaria sobrecarregado.
@@SGASEVLA Mas, se der para ser como o Barcelona, do Guardiola, ou o Flamengo, de Zico, é melhor, não concorda? Futebol eficiente e bonito, como manda o figurino.
Waldir Pérez estava ótimo. Implicam muito com ele por gols que sofreu ao decorrer de erros do sistema defensivo, mas realmente o fraquíssimo Serginho Chulapa nem era para estar na seleção
Telê foi um excelente treinador de clubes. Infelizmente não soube lidar com jogadores que tinham personalidade. Implicou com Raul pq, segundo ele, não pulava em todas as bolas e goleiro da envergadura do Raul não precisava disso, bastava estar bem colocado e cair se necessário; Implicou com Roberto Dinamite ninguém sabe o motivo até hoje, o rapaz no auge; Implicou com Renato Gaúcho, o que levou a saída de Leandro; ou seja, onde há picuinhas nada se conquista.
Concordo ele levava muito no lado pessoal, isto sempre prejudicou o trabalho dele mesmo sendo um grande treinador, acabava sendo injusto as vezes e enfraquecendo o grupo
@@jrrosa6006Perdemos dois títulos, com aquela geração. Um grande desperdício de craques na seleção. Acho que se o Coutinho tivesse vivo seria o técnico em 1982 e tínhamos trazido a taça. Não iria perder duas por vacilo. Telê poderia ter sido em 1994, pois tinha aprendido com alguns erros e estava no auge com o SP.
@ o Coutinho era melhor que o Parreira e o Zagalo mas chegou muito cedo na seleção por politicagem, em 78 montou um time bom mas antes mesmo da copa perdeu a maioria dos titulares, Zé Maria, Rivelino, Reinaldo o Nunes, a maioria se machucou e teve que arrumar o time durante a copa, mas esqueceu de levar outros jogadores bons como o Falcão e o Sócrates
Essa copa eu assisti e na época a crítica foi que perdemos devido salto alto. Não só o telê,com sua mania de mascar chicletes,e jogadores,que tinham toque de bola até de calcanhar,com o magrão,mas até nós torcedores já tinhamos entrado num clima de já ganhou,pois não havia seleção que jogava mais bonito que a nossa à época. Aí a gente aprendeu q futebol não depende apenas de plasticidade.
Muita gente diz exatamente isso! Ainda mais que o Brasil tinha a vantagem do empate contra a Itália! E os italianos aproveitavam muito bem os pontos fracos do Brasil👊👊👊
@@lameralama5912exatamente. Quem assistir o jogo novamente vera. A Itália estava mais perto do quarto do que o Brasil de empatar. Seleção mal amada na defesa....ninguém marcava
Sou daquela época bastava o empate contra a Itália o Brasil teve o resultado nas mãos por 3 vezes! não deixou Dinamite nem no banco e deixou aquele Serginho de titular , não levou o Reinaldo que não estava machucado, tirou o Isidoro da direita e deixou o Leandro sobrecarregado pela direita, não levou o Raul ou o Leão que eram melhores que o Valdir P. então ele foi o responsável sim pela derrota .
Leão, Reinaldo, Batista e Edinho e Dinamite jogaram na Copa de 78 ...e a seleção do tal de Coitinho foi uma merda ... dava raiva ao torcedor assistir as peladas ...seleção ridícula, com o Leão frangueiro, o Reinaldo enganador pipoqueiro, Batista e Edinho, beques da roça limitadíssimos (o Batista, menos) e o Roberto Dinamite centroavante rompedor (igual ao Serginho...os 2 pernas de pau, reservas do Careca) Seleção de 82, do Telê! Timaço, jogou demais ...tinha os pontos fracos no Valdir Peres (farngueiro), Serginho (pereba) e Leandro (mascarado), sim ... mas o time dava gosto de ver
@@stonealone9389 timeco... só empatava ...1x1 com a Suécia, 0x0 com a Espanha e 0x0 com a Argentina ...e só não foi eliminada na fase de grupo porque ganhou no sufoco da Áustria, de 1x0, golzinho mixuruca no final do 1° tempo ... essa merda de timeco só melhorou um pouco no jogo contra o Peru, quando o Zicocô e o RuimNaldo saíram do time ...e no jogo contra a Itália, quando finalmente o Nelinho entrou ... mas esse jogo já não valia mais nada..
Mesmo sem goleiro e mesmo sem centroavante, dava pro Brasil ter ganho essa Copa sem maiores complicações. Com todo respeito as outras seleções que também tinham craques mas o Brasil de 1982 era absurdamente superior as outras seleções. Faltou foi seriedade isso sim, o famoso clima de "Já ganhou" da Copa de 1950 e de 2006. Por falar em 2006 alí é outro caso parecido com 1982, alí o que faltou foi seriedade e comprometimento dos jogadores pois se todos eles estivessem focados, o Brasil também venceria aquela copa com os pés nas costas.
Tele nunca escalou Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do campeonato brasileiro, pq tinha implicância pessoal com ele. A culpa foi toda do Tele. Toda Treinador mais superestimado da história da seleção
Concordo plenamente ! O Júnior e o Cerezo sem falar do serginho chulapa como centroavante !!! É mais o futebol tem dessas coisas a Itália foi mau na primeira fase e arazou outras fases !
a falha foi de todo o sistema defensivo, não foi de um só jogador, o Brasil jogava pelo empate, mesmo assim o Tele colocou o time jogando no ataque, aí aconteceu a tragédia do sarriá
Concordo com tudo do video é muita sacanagem essa historia de pé frio, Tele era um baita treinador, sabia muito de futebol, mas tinha algumas teimosias o fato de insistir com o Serginho e barrar o Dinamite em 82 pra mim foi o pior acho que decisivo pro titulo noa vir
Vamos aos fatos... 1- Roberto Dinamite não foi escalado pra Copa por ter sido preterido pelo técnico Telê Santana, que preferiu Serginho Chulapa e Careca. Dinamite foi chamado para o lugar de Careca, que se lesionou, mas passou a campanha inteira fora dos relacionados por conta do limite de cinco jogadores no banco de reservas. Reinaldo, que era o grande nome pra centroavante, apresentava problemas com seu joelho e Telê condenava suas atitudes extra campo. 2- Falha absurda da zaga no terceiro gol da Itália, pois os 11 jogadores brasileiros estavam dentro a área e a bola sobrou pro Paolo Rossi totalmente livre de marcação! 3- Zico teve sua camisa rasgada dentro da área italiana e o juíz não deu absolutamente nada! 4- Defesa milagrosa de Dino Zoff no último minuto de jogo numa cabeçada do Oscar! Resultado disso tudo foi a eliminação da Seleção...
O Tele é um ser humano. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Aqui temos uma cultura de achar culpados e esquecemos dos triunfos das pessoas. O que as pessoas dizem sobre os profissionais que perderam as finais da copa do mundo para o Brasil? Quando se comete um erro, não apenas na esfera do futebol, mas na vida, na vida em família, da vida social, não importa quem errou, o foco é determinar o que causou o problema e, ai, sim corrigir o problema para tentar mitigar o risco do erro, pois o erro SEMPRE acontecerá, pois existem forças naturais que não estão sob nosso controle.
Pra mim não existe essa de futebol arte sem vencer !!! Aquele time jogou bem até perder pra Itália !! Os derrotados não são lembrados ,apenas quem vence !!!!
O melhor técnico que o Brasil já teve. Esses caras, vários deles só jogaram bem por causa de Telê. A maioria não jogava na Europa antes de 82 . Então, não é verdade que nao npoderia. Quando o cara ia para Europa existiam poucas informações. O Brasil perdeu porque negligência o jogo e queria aparecer na foto. Esqueceu a parte competitiva e foi surpreendido pela Itália. Não tinha " quadrado" a defesa era frágil. E Waldir Peres era frangueiro, apesar de várias boas atuações pela Seleção As pessoas se enganaram por confiar em 4 craques: Leandro, Zico, Sócrates e Falcão. Mas Falcão , antes da copa, não era tido como unanimidade. Só o RS o conhecia como top. Junior e Falcão só vieram a ser top após a copa, pelas suas atuações. Outra, a Copa tinha outras boas seleções, como a França de Platini Rocheteau, Tigana. Ou a Alemanha de Rumennigge. O Brasil era apenas um candidato, enganado pelos malabarismos dentro de campo
´parabens mesmo sendo jovem mostrou que entende de futebol bem mais que uma maioria ai quenao sabem que é futebol de verdade sem empresarios sem exibicionismo tele foi o maior tecnico do futebol brasilieiro e um dos maiores do mundo o ele acabaou de provar isso qndo comandou o maior time do mundo sao paulo do começo dos anos novemta
Respondendo ao autor do vídeo eu digo: claro que se o time jogar bem e ganhar melhor ainda.mas lembremos que o futebol e antes de tudo competição pois você tem que ganhar do adversário.e numa copa do mundo depois de 70 pra cá podem reparar: o time campeão quase sempre teve o melhor ataque mas reparem que a defesa levou poucos gols então pra ganhar a copa tem que ter equilíbrio coisa que faltou em 82 pro brasil.
O Tele implicava facilmente com alguns jogadores e passava o pano em outros, ele mudou no São Paulo quando brigava com tudo mundo, ao menos passou a ser mais justo, ele chamou o Cerezo pro São Paulo e depois mandou embora, o Müller chamou para seleção e depois no São Paulo mandou embora, tinha o pavio curto e não aceitava a opinião de ninguém, mas foi um grande treinador sim
A Itália ainda perdeu algumas chances de gol. O Brasil fez uma ótima cola, mas fez uma partida fraca conta a Itália. Não é sobre ser resultadista, mas faltou uma estratégia melhor
Foi um festival de aberração aquele jogo! 1° 2 gols italianos foi em cima do júnior esse invés de marcar adiantado foi recuando dando espaço o Conti fez a inversão e toca pro Cabrini na esquerda esse alça pra área e Paolo faz ai lá vem ele correndo atrasado! 2° todo mundo fuzila o Cerezo tudo bem esse errou o passe, mas o Luizinho não faz a falta o Junior denovo chega atrasado pois tava na frente 3° juiz fez lambança não deu o pênalti no zico porém esse anulou o gol legal do Antognoni !E o Paolo no inicio do 2° tempo sofre pênalti e o juiz não dá! 4° o 3° gol italiano muitos reclamam que não foi escanteio! Juiz deu e sai o gol! Junior denovo mósca na pequena area e Paolo faz hatrick podia pedir música no fantástico! Pra encerrar, ainda que o juiz desse o pênalti pros 2 lados! + o gol do Antognoni seria 5 x 3 pra Itália! Mereceram ganhar muito salto alto e soberba do Telê
Exato, esses foram os erros! Faltou sabedoria do Telê no segundo tempo, o Brasil tinha a vantagem do empate! O dinamite era para ser o camisa 9, senhor atacante! Técnico tem suas teimosias 😉👊👊👊
Vc escreveu quase tudo certo, mas sua soberba ofuscou-lhe, o Serginho já havia sido substituído pelo Paulo Izidoro qnd estava 2 x 2, o técnico não podia sair do banco p dar instruções, vc não sabia? Que chato, dica: pesquise mais da próxima vez.
@valmircamilo4748 minha soberba??? Chulapa não era nem pra ter ido como jogador de futebol foi um ótimo pugilista! O time durante o jogo foi mal organizado
O Junior participou de 2 erros dos 3 gols da Itália. Um ótimo jogador, mas nesse dia tava muito mal !!! Infelizmente também teve o corte do Careca. Mas também o Telê era muito teimoso e ditador. Só em 1986 que a culpa não foi dele. O gol da França foi muito chorado e ele conseguiu mesclar ofensividade com uma defesa mais sólida.
O Brasil jogou mal pra caralho na Copa de 1978 ... quem assistiu, passou raiva ... 5 peladas, até o jogo contra a Polônia, quando o Coitinho finalmente colocou o Nelinho como titular, no lugar do Toninho Bundudo, perna de pau do VarMengo ... Foram os 2 únicos jogos dignos da Seleção ...1) o da Polônia, decisivo, mas o 3x1 foi insuficiente (a Argentina, sabendo do resultado, meteu 6x0 no Peru (precisava só de 3 ou 4) ...e o gol da Polônia foi culpa do Oscar (como sempre, cabeceando pra cima/pra tras, dentro da área (vide 3º gol da Itália, em 82) e o Leão frangando, como sempre (vide 1º gol da Holanda em 74 e gol da Argentina, também em 74) ...2) e o da Itália, pelo 3º lugar (não valia nada, mas o time jogou bem)
Tantas falhas e Incopentência que marcaram as eliminações do Brasil em algumas copa... Penalti perdido pelo Zico em 86, o Müller perde um gol na cara do Goicochea em 90. Ronaldo joga doente em 98. Roberto Carlos arruma o meião em 06. Marcelo faz um gol contra em 2018, e por último, em 22, deixa um único jogador adversário tomar conta do jogo. Sem contar a cabeçada desviada do Felipe Melo em 2010
Nao teve vilao, nem tampouco fracasso : aquela foi a melhor selecao que vi jogar ! A sua pergunta é bem capciosa : como se nao houvesse outras opcoes ! Perder ou ganhar faz parte do jogo. Ja jogar bonito, é pra poucos ! Como Telê ! E a selecao de 70, que jogou bonito E ganhou ? Por que voce naonda esta opcao ??? Abra sua mente, meu amigo !!!❤😂🎉
O Telê Santana não foi o culpado, o Brasil perdeu quando precisava de um empate e o futebol é assim, o Reinaldo poderia ter ido pra copa de 82, não foi por escolha do Telê e o Reinaldo crítica a seleção brasileira, mas na época seleção brasileira não tinha mentalidade de jogar defensivamente, se a seleção brasileira perdesse pra Itália jogando defensivamente o Telê Santana também seria criticado, mas seria muito cornetado por colocar a seleção brasileira jogando atrás. Tem isso também.
Dois erros na minha humilde opinião: Era pta ter posto João Leite no gol e Roberto Dinamite no lugar de Serginho Chulapa, Dinamite no ano anterior tinha feito 81 gols,foi artilheiro do Brasil
Esse canal aqui já pode deixar o like antes de assistir que não tem erro! 👍
concordo plenamente amigo
@@summerlove-kt1quverdade melhor canal da história do futebol.
Um monte de pipoqueiro e a culpa era do tele? Para!
Fiz exatamente isso!
Realmente, Diego e a produção dele fazem um grande trabalho.
Sou do dia 17 de julho de 1982, dias após essa eliminação do Brasil, cresci ouvindo meu pai falar dessa copa com esses craques que nossa seleção tinha.
Tem muita coisa pra falar dessa derrota pra Itália mas eu cito duas coisas: primeiro o tele devia ter usado a primeira fase para corrigir a defesa pois os dois laterais desciam,os volantes iam também deixando os zagueiros sobrecarregados e o tele não o fez.segundo o técnico bearzot da Itália percebeu isso e estudou as fraquezas do brasil,armou uma armadilha e com três erros da nossa defesa ganhou o jogo.parece que a ideia do tele era assim: se fizer três e tomar dois nós ganhamos a copa mas no único jogo que nós fizemos dois e levamos três tchau brasil.e ainda jogávamos pelo empate heim.
Sem contar que o Serginho com camisa 9 era de doer
Tinha isso, artilheiro, o Telê gostava de um camisa 9 desse estilo! Eu acho o dinamite muito mais atacante, completo😉👊👊
Se não me engano o Reinaldo e o Careca estavam machucados,eram atacantes muito superiores,coisas do futebol.
Roberto Dinamite estava no banco
@@mrdccostanem no banco ficou. Naquela época ficavam apenas 5… ele estava lá e não ficou no banco em nenhum jogo! Isso pq vinha de ter sido artilheiro da copa de 1978. Tele foi culpado sozinho
*Duas falhas do Júnior e ninguém fala nada. No primeiro gol ele não fecha marcação do Paolo Rossi e deixa o zagueiro sobre carregado e no segundo dormiu no escanteio.*
Acho que isso é mais culpa do tele mesmo, provavelmente não era pro Junior marcar o Rossi.
Perfeito, era um dos pontos fracos do Brasil, não o Junior, mas o sistema de jogo! Pra gente é mais fácil falar de fora, é complicado👊👊👊
A falha foi do Cerezo que não podia dar um passe lateral pegando todo mundo de surpresa e no terceiro gol não precisava atrasar aquela bola de cabeça resultando em escanteio que por sinal acho até que aquela bola não saiu acho que o valdir chegou a tempo de evitar que a bola sai-se .
O Brasil perdeu o jogo em 2 lance primeiro o cerezo passou a bola pó Paulo Rossi e no 2 Lance Serginho perdeu um gol cara a cara com o goleiro da Itália
O Cerezo levou a culpa pela cagada do passe que caiu nos pés do Paolo Rossi mas o Júnior falhou feio em dois gols italianos.
TALQUEI ?
Erros individuais, Junior e Cerezo cometeram falhas e Itália aproveitou. Itália apesar da primeira fase ruim era um grande time, praticamente mesmo time da copa de 78
faltou um goleiro malandro , apesar de Valdir ter ido bem no terceiro gol rolou a bola para o adversário cobrar o escanteio , uma cerinha ia bem e ajustava a zaga , empate era nosso !
Time maravilhoso e lembro até hoje da melhor seleção pós70. Não culpo Tele. Coisas do futebol é assim mesmo. 94 ganhamos e com futebol mediano
Completei 16 anos em junho de 82. Então, lembro de tudo, desde a fase preparatória. A Itália jogou no erro do Brasil, que já havia cometido falhas no jogo contra a Argentina.No terceiro gol, o time todo estava atrás, no escanteio. Scirea mandou a bola de qualquer jeito para a área e ela caiu caprichosamente no pé de Paolo Rossi. Júnior deu condições. Zico falou que um dos quatro do quadrado mágico deveria sair. Talvez com isso a seleção perdesse um pouco do brilho.
Serginho Chulapa perdendo gols cara a cara e o tele Santanna deixando o dinamite de fora sendo que o dinamite na época era o melhor fazedor de gols do país !!
Verdade
Manchete de um dos jornais espanhóis, um dia após o fatídico jogo no Sarriá e se referindo ao time brasileiro: ‘Jamais os esqueceremos!’
Por muito tempo, Telê Santana foi injustamente crucificado por torcedores fanáticos, sendo até chamado de "pé-frio". Um treinador que sempre valorizou o futebol bonito e bem jogado, mas que acabou marcado por derrotas emblemáticas. Contudo, perder ou ganhar faz parte do esporte. A grande ironia? Estamos em 2024, testemunhando a decadência completa da Seleção Brasileira, algo que seria impensável no tempo de Telê.
Para mim, Telê Santana foi, sem dúvida, o maior treinador do futebol brasileiro. E não faltam razões para isso. Sobre a Copa do Mundo de 1982, a questão não foi um ou outro jogador, mas sim o estilo de marcação "solta" da equipe. O time tinha jogadores extremamente técnicos, mas com pouca fome de bola, especialmente na hora de recuperar a posse.
Quer um exemplo claro? O primeiro gol da Itália contra o Brasil. A jogada começou no meio de campo, com Falcão, Éder e Cerezo apenas acompanhando o lance, sem tentar roubar a bola. Culpa do treinador? Não exatamente. Essa abordagem era típica de muitos times da época, que davam mais liberdade ao adversário para jogar.
O que impressiona é como o próprio Telê evoluiu ao longo do tempo. Aqui vai uma sugestão para o canal Futebol Retrô: uma análise comparativa entre a Seleção de 1982 e o São Paulo campeão do mundo em 1993, sob o comando do mesmo Telê.
A diferença é gritante. O São Paulo na final contra o Milan mostrou uma marcação agressiva e um ímpeto de recuperar a bola incomparáveis ao Brasil de 1982. Eram dois, três, até quatro jogadores pressionando o adversário, ocupando cada espaço do campo e dificultando a construção de jogadas. Não por acaso, os dois gols do Milan foram em bolas alçadas na área; eles simplesmente não conseguiram entrar tocando a bola.
MARCAÇÃO e ÍMPETO DE ROUBAR A BOLA: essa foi a grande transformação. Para mim, se o Telê Santana de 1993 tivesse comandado o Brasil em 1982, teríamos sido campeões do mundo. Mas isso não diminui em nada sua genialidade como treinador. A evolução faz parte da vida, e Telê é a prova viva de que aprender e melhorar sempre são possíveis. Seu legado no São Paulo é a maior evidência disso.
Telê Santana foi mais que um técnico; ele foi um símbolo da busca constante pela perfeição no futebol. E sua trajetória, marcada por evolução e aprendizado, é um exemplo eterno para o esporte brasileiro.
Em 1982 a selecao nao tinha jogadores de marcação no meio, como Dinho e o incansavel Doriva no Sao Paulo!
@@denilsonsilva1332 Concordo plenamente! Nem Cerezo nem Falcão eram jogadores com uma característica de marcação implacável, como os exemplos mencionados. Porém, é importante destacar que o próprio Cerezo evoluiu muito nesse aspecto sob o comando de Telê Santana no São Paulo.
Embora Pintado, Doriva e Dinho fossem os principais responsáveis pela função de marcação, nas finais do Mundial de 1992 e 1993, é notório um Cerezo mais combativo e participativo do que na Copa de 1982. Essa evolução reflete não apenas a capacidade de adaptação do jogador, mas também a influência do trabalho de Telê em aprimorar os pontos fracos de seus comandados.
@andrebuenodasilva6797 perfeito. Cerezo grande jogador arrebentou no meu Sao paulo ja veterano!
Serginho Chulapa pé de rato foi o principal culpado. Era ridículo chamá-lo de jogador de futebol kkkk um perna de pau ridículo, não sabia nem chutar uma bola .😂😂😂
@@WandersonMariano-p3s E porque isto é motivo para dar risada? Se você na época via o Serginho jogar tão mal... Porque não foi até ele ensinar como jogar com mais qualidade? Ajudando o Serginho melhorar? Em vez de ficar na frente da televisão ou na arquibancada criticando?
Futebol é assim , tinha 7 anos e foi a única vez que chorei pela seleção , time ESPETACULAR, nem sempre o melhor ganha, mas dava gosto ver eese time jogar, FALCÃO CEREZO SÓCRATES e ZICO , meio campo INESQUECÍVEL
Verdade fiquei triste demais nesse dia ! Não sabia nem o que tava acontecendo de tao criança que era! Outro jogo que fiquei muito triste foi aquele se não me engano da Inglaterra contra camarões que time que jogava bonito demais os camarões se não me engano na copa de 1990 perdeu de virada pra Inglaterra que jogo Histórico ! Torci demais pra camarões ! Chorei demais ! Também amo o futebol arte 👏👏👏👏👏🙌🙌
Eu gosto do futebol bonito,acho que o Telê fez com muita sabedoria no São Paulo de 1992, time inesquecível!😉😉👊👊
Eu também tinha 7 anos... e foi a única vez que chorei pela seleção 😅
Eu também tinha 7 anos, na verdade iria fazer 7 anos em setembro daquele ano.
Quem tava dentro do campo são os maiores responsáveis.Ele não podia defender,armar e atacar.Foi a melhor seleção brasileira,ela é a de 70.Não tinha criança,não tinha nenhum abestado. Ele teve a sua parte ,como técnico,mas quem jogava eram os jogadores.Houve as falhas escandalosas de Júnior,Toninho Cerezo e Valdir Perez.Telé teve a culpa,mas longe dele sê o maior culpado.
Muito bom mais uma vez. Telê era um amante do futebol arte. Inteligentíssimo, teve grandes acertos, mas era humano e errou em algumas coisas. Mas tava lá, e tinha de tomar decisões. Perdeu. Mas duas coisas ninguém tira dele: a referência de bom futebol, o Euller recentemente disse que nos cursos da FIFA, o estilo dele é usado, e; a seleção era nacional, sem panelas regionais como na época, ou de empresários como hoje.
Parabéns pelo vídeo. Eu era apenas uma criança, mas sou da época e vi que você conseguiu falar tudo que se passou muito bem.
Faltou destacar que Valdir Peres sentiu o frango no primeiro gol que o sofreu na copa, logo na estreia, contra a URSS. Ele não teve boas atuações como nos amistosos. Procure alguma grande defesa e não encontrará. Cabia a ele organizar a defesa dentro de campo contra a Itália. Também cito a convocação do Serginho como centroavante. Muito aquém tecnicamente do resto do time.
Grande vídeo, essa seleção mesmo não conquistando o título, sempre será lembrada pela beleza do futebol apresentado, podem observar que todos os gols foram bonitos, sempre que posso assisto aos Jogos da campanha, foi uma pena mesmo, mas são coisas do futebol né.
Essa parada de quadrado mágico pode nos brindar com futebol bonito, mas é difícil render títulos.
Concordo, ainda mais pelas características dos quatros jogadores no meio de campo, é uma missão difícil! Em 82 acho que valia o risco pela escalação, no meu time titular teria o Dinamite👊👊👊😉
@FutebolRetroMemoriaseHistorias sim, já q o Telê valorizava bom futebol o jogo do Dinamite casaria mais do q o Serginho q era um matador só q mais trombador.
Tanto que não ganharam nada.
Reinaldo tinha condições físicas. Estava jogando normalmente pelo Atlético.
No amistoso contra a Inglaterra ele marcou um gol mal anulado pelo árbitro, que não deu vantagem no lance.
Interessante, um jovem como o Nobre Apresentador deste vídeo observar e, sobretudo, valorizar os feitos de jogadores que nos davam prazer de assistir ao espetáculo que deve ser um jogo de futebol. Hoje ,mesmo, assisti a um vídeo que falava do Pita, um camisa 10 do Santos e do Sâo Paulo: um show de dribles, fintas de corpo, tabelas, lançamentos etc.. O futebol de hoje tá um SACO!
Muito bom vídeo. É a seleção mais romântica da história, mesmo não ter levado aquela copa.
Canal e video muito bons, muito acima da media
Valeu pela moral de sempre 🙏👊👊👊
Em 82 quem derrotou a seleção foi a insistência de Telê Santana com Chulapa, aí veio as cagadas o gol de cara perdido por Chulapa contra a Itália e a falha de Toninho Cerejo.
Chulapa era ridículo, não sabia nem chutar uma bola . Foi o pior jogador da história do futebol mundial. Um verdadeiro perna de pau 😂😂😂😂
Mais um video muito bom. Parabens Diego
Obrigado😉😉👊👊👊
As pessoas precisam assitir o Brasil x Itália inteiro. Muita gente fala como se o Brasil não tivesse jogado bem, mas o Brasil amassou a Itália. A questão é que a Itália também era um grande time e ganhou, são coisas do futebol.
Exatamente, o Brasil criou muito! O Chulapa mesmo perdeu algumas chances cara a cara com o Zoff! Infelizmente a Itália aproveitou as fraquezas da seleção!👊👊👊
@@FutebolRetroMemoriaseHistoriasesse Brasil x Itália de 82, pra mim, é o maior jogo da história da copa do mundo.
Careca, era um dos mais jovens do time, estava vivendo um grande momento, jogando em altíssimo nível (por favor, não me venham falar em Roberto Dinamite!) e se contundiu. Tita, renunciou a sua posição original, o que enfraqueceu muito o lado direito da seleção, embora, Paulo Isidoro fosse bom jogador. Apesar de tudo, o escrete de 82 impressionou o mundo do futebol e Tele Santana, após a derrota, ao comparecer para a entrevista, foi aplaudido por toda a imprensa estrangeira.
Narrando o gol contra a Alemanha, o saudoso Januário de Oliveira.
@@andrepizaniBrasil x Holanda, quartas de final de 94 foi bem mais emocionante. Teve a semi de 98, Fenômeno voando, jogasso...
Excelente trabalho do futebol retrô. Estudou bem(vc é muito novo rsrsrsrs) e contextualizou muito bem o período. Vc perguntou e te respondo: prefiro o futebol arte,mesmo que perca. Se o Telê mudasse seu time ou esquema de jogo e perdesse, ele seria massacrado também. Acho que nisso ele não errou. Na minha opinião errou em não dar uma chance ao Roberto,pois Serginho vinha mal. Sobre o Reinaldo não podemos falar porque ali há um problema pois ele diz que tinha condições e não foi levado. Pra mim,ele era o melhor dos quatro que tínhamos na posição. Esta seleção foi fantástica, veja que até hoje falamos dela. A melhor sem dúvida. Perder faz parte do jogo.
Não precisava de quadrado mágico, precisava de jogadores de futebol
Apesar da sua pouca idade você fez umabela análise. Parabéns
Faz a parte 2. A segunda passagem do Telê.
Boa, vamos fazer! Foi um período mais curto👊👊👊
Coisas do futebol. Sou futebol arte. Mas em 82 se tivesse colocado um volante mais firme (chicão, etc). Goleiro leão é Reinaldo como centroavante ( não estavam contundidos) o resultado seria outro.
Uma frase que eu digo em relação ao Telê Santana:Ao mestre com orgulho!Obrigado!
Com certeza! Um dos maiores de todos os tempos! 🙏👊👊👊
@@FutebolRetroMemoriaseHistoriasNão ganhou nada na seleção e nem a seleção de 82 nao ganhou nada na copa perdeu até pa seleção dos 7x1 ,ficou em 5° lugar enquanto que a seleção de 2014 ficou em 4°lugar.
Errou em não levar o Leão e escalar Roberto Dinamite como titular no lugar do caneludo chulapa
Leão, Reinaldo, Batista e Edinho e Dinamite jogaram na Copa de 78 ...e a seleção do tal de Coitinho foi uma merda ... dava raiva ao torcedor assistir as peladas ...seleção ridícula, com o Leão frangueiro, o Reinaldo enganador pipoqueiro, Batista e Edinho, beques da roça limitadíssimos (o Batista, menos) e o Roberto Dinamite centroavante rompedor (igual ao Serginho...os 2 pernas de pau, reservas do Careca)
Seleção de 82, do Telê! Timaço, jogou demais ...tinha os pontos fracos no Valdir Peres (farngueiro), Serginho (pereba) e Leandro (mascarado), sim ... mas o time dava gosto de ver
Concordo 100 %
Chulapa pé de rato era ridículo, e um goleiro frangueiro que não sabia sair do gol , o tempo todo adiantado fora do gol kkkk o Chulapa nunca foi jogador de futebol era um pé de rato 😂😂😂
O brasileiro não se conforma com 1982, mas a Itália mereceu aquela copa. Nem sempre o melhor ganha. Copa de 2010 a Alemanha era melhor e a Espanha foi campeã. Em 1954, o melhor time era a Hungria e a Alemanha foi campeã.
Em 74, a Holanda também era melhor
Em 2010 a Alemanha tava capenga,nao fez nada demais . Se vc se refere a Holanda ,aí sim ,a Holanda jogou demais aquela copa .
Exatamente, por isso que a gente gosta de futebol! Não é uma ciência exata, tudo pode acontecer 👊👊👊
@@gostodemaisdaroca4052 Em 2010, a Alemanha ganhou de 4x1 da Inglaterra e 4x0 da Argentina e só parou na semifinal contra a Espanha. Se isso é capengar pra você eu não sei o que é jogar bem.
A Espanha era melhor time. Não é porque um time fez uns jogos bons que é o melhor time.
obs - mais uma video execlente Diegão
Obrigado 🙏 👊👊👊
Como você mesmo disse, o time tinha muitas fragilidades. Faltava volante marcador pra proteger a zaga, os dois laterais muito habilidosos mas deficientes na marcação, um goleiro que não inspirou confiança, e um péssimo centroavante, e pensar que tínhamos jogadores como Dinamite, Reinaldo, Andrade, Batista, Leão, Carlos. Enfim, perdemos a copa por falhas na convocação e na escalação.
Triste.
Faltou um ponta direita, time ficou capenga pq só tinha o ponta esquerda,o Eder.O lado direito ficou sem ninguém para marcar por ali,bola área defensiva era um horror
Isso, perfeito! Foi o grande calcanhar de Aquiles da seleção! Eu não teria formado o quarteto mágico no meio de campo, teria feito um time mais homogêneo😉😉👊👊
Esse brasil era fenômenal timaço , zico , Sócrates e Falcão
O talento ofensivo e quantidade de gols bonitos iludiram a torcida, mascarando o desequilibrio defensivo da equipe. So com o passar dos anos que as pessoas passaram a enxergar melhor isso. A teimosia do treinador em nao mexer nisso e alterar 2, 3 peças do time contribuiu p esse desfecho. Subestimaram a seleção da Italia que engrenou a partir da 2° fase na copa.
Perfeito! Disse tudo!
Daí uns debilóides, principalmente jornalistas, criaram a narrativa estúpida de desmerecer a seleção brasileira de 1994. Uma seleção de jogadores extraordinários e consagrados. Com uma carreira vitoriosa em clubes e na seleção.
@@rosembergfer verdade. Quando olhamos individualmente para o elenco de 94 há muitos jogadores consagrados e multicampeoes.
@@rosembergferVerdade, se 94 tivessemos perdido nos pênaltis hj vc estaria elogiando o equilíbrio tático. Kkkl, tu não entende nada sobre futebol.
@@denilsonsilva1332I ?
Eu acompaei toda a formxao do técnico tele Santana,, e assistia os jogos, toda preparacao foi com o Paulo Isidorio,,,agora tirar quem?desta selecao?o nosso futebol foi marcado pela arte,,,agora o Tele Santana foi técnico da selecao em 86 esta selecao so tomou un gol contra a Francia e nao ganho también,,em 86 era mais defenciva,,ate hoje falamos mais de 82 do que 70 ,,o Brasil de 82 era o nosso futebol,,de la pra xa ,jogamos como os europeu,,,viva a selecao de 82 o nosso verdadeiro futebol,,tele ganhou dois mundial com Sao Paulo enfrentando dois grande time naquele tempo, Barcelona e Milán
Isso aí, tem que valorizar o nosso DNA e os europeus estão copiando a gente dessa época dos anos 70 e 80! Falta voltarmos as nossas origens! Com certeza aquele time do São Paulo de 92 é maravilhoso, histórico, um dos maiores de todos os tempos!👊👊👊
Amigo, o que faz o futebol são as circunstâncias. Se você tem um bom elenco, dá para fazer "futebol arte". Mas, se você tem um bom elenco, mas uma competição singular, é uma copa do mundo, o que se vai privilegiar? Ao meu ver, jogar para ter resultados, mesmo que apertados. Foi assim que tivemos um tetra campeonato. 🤷♂️
Vi essa copa tida de 82 , os caras eram só feras mesmo, mais muitos sapatos altos e deslumbrados.
Prefiro futebol de resultado de vencer independente de jogar bonito ou feio, prova disso foi o Brasil que ganhou a copa de 94🎉
A seleção brasileira de 82 era uma seleção que jogava um futebol jamais visto, só que a Itália era um timaço, e além de marcar muito forte, venceu jogando um futebol força, o futebol de resultados, esse jogo entre Brasil e Itália, foi o divisor de águas entre a força e a arte, depois dessa catastrofe todos as seleções começaram a jogar um futebol de resultados, deixando o futebol arte de lado, haja vista a copa de 1994, quando o Brasil foi tetra jogando um futebol mais defensivo fugindo das características de apresentar um futebol arte, 2002 foi a mesma coisa, isso é fato.
Compartilho da mesma opinião! A Europa vem modelando e formando os jogadores brasileiros e o Brasil copiando o de pior da Europa! Perdemos a nossa identidade 👊👊👊
Concordo em partes...pq a tendência era o futebol força... pelo simples fato se que destruir uma jogada é mais facil que construir... aí os técnicos foram enchendo de brucutus nos times... veja hoje, só cabeça de bagre 😅
A seleção brasileira de 1994 foi um time de jogadores extraordinários e consagrados.
A pior falácia é esta narrativa que criaram para desmerecer àquela seleção. Não tiveram jogos fáceis, e jogaram pra vencer. A Itália também tinha uma seleção magnífica.
Em 2002, a seleção brasileira tinha o Edmilson como Líbero. Nenhuma seleção é campeã com essa balela de futebol Arte que inventaram. Uma seleção sem laterais de verdade, e zagueiros forte, não ganha.v
Eu acho bonito o futebol arte. Mas prefiro o de resultados. Criticam a de 94. A seleção jogava de maneira séria. Romário e Bebeto além de craques eram gênios e matadores. Não basta ser craque tem que ter inteligência o que faltou na de 82 contra a Itália.
Vc assistiu o jogo de 82 e 94 ? Seu comentário é de quem não assistiu.
Seleção de 94 passou sufoco até com os Estados Unidos, estava com o jogo ganho contra a Holanda e quase perdeu, foi campeã sim mas não convenceu ninguém, ganhou no erro do Baggio
Nem preciso assistir ao vídeo para responder que SIM! Um cara que achava que Valdir Peres era goleiro de seleção e que Serginho Chulapa era melhor que Roberto Dinamite entende tanto de futebol quanto eu entendo de física quântica 🤷🏻.
#simplesassim
#esperoterajudado
Kkkkkkkk
Falou tudo
Essa seleção foi igual a de 2006 com o quadrado mágico, muito nomes de peso, ofensiva mas que não sabia marcar e nem defender.
Não era igual pois em 2006 era uma zona
Falta 1 semana para o jogo mais importante da história do Botafogo
Chamavam Telê Santana de teimoso porque ele nunca abriu mão das suas convicções a respeito de um futebol bem jogado. Como faz falta um Telê Santana nos dias de hoje. E 1982 foi definitivamente a vitória da tática e do futebol pragmático em cima do futebol arte bem jogado.
Também acho que ele faz falta, principalmente os técnicos brasileiros que não têm convicção nenhuma na parte tática, todos são pragmáticos! Mas acredito que também pela gente mesmo que é resultadista! 😉😉👊👊👊
À tática ajudou, mas não explica tudo, vc assistiu ao jogo de 82, Brasil x Itália?
@@valmircamilo4748assisti sim. Foi uma tarde infeliz, de erros individuais de jogadores de alto nível.
@alemajor1992 Exato, pessoal fica falando em tática, Paulo izidoro, jogar fechado, como se ele não tivesse feito isso.
Se existe um vilão, este foi o Paolo Rossi que acordou no jogo contra o Brasil marcando os 3 gols e acabou artilheiro daquela Copa.
O que fica para a História é a vitória ou a derrota.
Telê conseguiu reviver o futebol-arte de 1970, mas o mundo já estava em 1982.
era uma seleção cheia de buracos táticos e defensivos. não era perfeita e algumas escolhas tristes do Têle.
Quais escolhas?
A meu ver, se o Tita tivesse aceitado jogar na ponta-direita (Ou se o Zé Sergio não tivesse se machucado), o lado direito da Seleção de 82 ficaria melhor balanceado e como consequência o Leandro não ficaria sobrecarregado.
Perfeito, pesquisando o pessoal citou essa alternativa! Para você ver como o Brasil sobrava jogador para várias posições 😉👊👊👊
Mas o Tita já era ponta direita no Flamengo como não ia aceitar? Ele nem foi chamado
Sou a favor do futebol eficiência.
@@SGASEVLA Mas, se der para ser como o Barcelona, do Guardiola, ou o Flamengo, de Zico, é melhor, não concorda? Futebol eficiente e bonito, como manda o figurino.
Pra mim os maiores vilões da seleção de 82 foram, Serginho perde gol Chulapa, e o Valdir frangueiro Perez.
Sempre que falo daquela seleção, repito a mesma coisa: essa seleção só faltou um goleiro e um centroavante.
Pode ser, ele tinha as suas teimosias de qualquer técnico tem! Impossível agradar a todo mundo😉👊👊👊
O centroavante tava no banco era o Roberto Dinamite
Pois é, seria uma ótima, mas aí o Telê preferiu o poste do Serginho Chulapa.
Waldir Pérez estava ótimo. Implicam muito com ele por gols que sofreu ao decorrer de erros do sistema defensivo, mas realmente o fraquíssimo Serginho Chulapa nem era para estar na seleção
E um volante marcador
Seleção brasileira de 1982, jogou um futebol muito bonito, a derrota para a Itália foi uma perda para o futebol arte mundial.
Vou resumir em poucas palavras, não adianta o time ter maior posse de bola, o que vale é bola na rede
Tem isso! Não tem como fugir disso, infelizmente 👊👊👊
Telê foi um excelente treinador de clubes. Infelizmente não soube lidar com jogadores que tinham personalidade. Implicou com Raul pq, segundo ele, não pulava em todas as bolas e goleiro da envergadura do Raul não precisava disso, bastava estar bem colocado e cair se necessário; Implicou com Roberto Dinamite ninguém sabe o motivo até hoje, o rapaz no auge; Implicou com Renato Gaúcho, o que levou a saída de Leandro; ou seja, onde há picuinhas nada se conquista.
Concordo ele levava muito no lado pessoal, isto sempre prejudicou o trabalho dele mesmo sendo um grande treinador, acabava sendo injusto as vezes e enfraquecendo o grupo
@@jrrosa6006Perdemos dois títulos, com aquela geração. Um grande desperdício de craques na seleção. Acho que se o Coutinho tivesse vivo seria o técnico em 1982 e tínhamos trazido a taça. Não iria perder duas por vacilo. Telê poderia ter sido em 1994, pois tinha aprendido com alguns erros e estava no auge com o SP.
@ o Coutinho era melhor que o Parreira e o Zagalo mas chegou muito cedo na seleção por politicagem, em 78 montou um time bom mas antes mesmo da copa perdeu a maioria dos titulares, Zé Maria, Rivelino, Reinaldo o Nunes, a maioria se machucou e teve que arrumar o time durante a copa, mas esqueceu de levar outros jogadores bons como o Falcão e o Sócrates
Essa copa eu assisti e na época a crítica foi que perdemos devido salto alto. Não só o telê,com sua mania de mascar chicletes,e jogadores,que tinham toque de bola até de calcanhar,com o magrão,mas até nós torcedores já tinhamos entrado num clima de já ganhou,pois não havia seleção que jogava mais bonito que a nossa à época. Aí a gente aprendeu q futebol não depende apenas de plasticidade.
Tele Santana foi soberbo demais, não respeitando o adversário e priorizando o ataque e não armando defesa corretamente.
Muita gente diz exatamente isso! Ainda mais que o Brasil tinha a vantagem do empate contra a Itália! E os italianos aproveitavam muito bem os pontos fracos do Brasil👊👊👊
Uma zaga com Leandro e Junior nas laterais ,Luizinho e Oscar de zagueiros ,e vc falando besteira q Tele nao armando a defesa corretamente.
@gostodemaisdaroca4052 vc tá certo, desculpe o incomodo. 🙏
@@FutebolRetroMemoriaseHistoriasFoi um nó tático. E a Itália teve um quarto gol legítimo anulado que poucos falam.
@@lameralama5912exatamente. Quem assistir o jogo novamente vera. A Itália estava mais perto do quarto do que o Brasil de empatar. Seleção mal amada na defesa....ninguém marcava
Aí o Toninho Cerezo atravessa uma bola na frente da área que nem na várzea se vê,e o culpado é o treinador? Misericórdia!😮
Sou daquela época bastava o empate contra a Itália o Brasil teve o resultado nas mãos por 3 vezes! não deixou Dinamite nem no banco e deixou aquele Serginho de titular , não levou o Reinaldo que não estava machucado, tirou o Isidoro da direita e deixou o Leandro sobrecarregado pela direita, não levou o Raul ou o Leão que eram melhores que o Valdir P. então ele foi o responsável sim pela derrota .
Leão, Reinaldo, Batista e Edinho e Dinamite jogaram na Copa de 78 ...e a seleção do tal de Coitinho foi uma merda ... dava raiva ao torcedor assistir as peladas ...seleção ridícula, com o Leão frangueiro, o Reinaldo enganador pipoqueiro, Batista e Edinho, beques da roça limitadíssimos (o Batista, menos) e o Roberto Dinamite centroavante rompedor (igual ao Serginho...os 2 pernas de pau, reservas do Careca)
Seleção de 82, do Telê! Timaço, jogou demais ...tinha os pontos fracos no Valdir Peres (farngueiro), Serginho (pereba) e Leandro (mascarado), sim ... mas o time dava gosto de ver
@@angelootavio204 Foi tão merda aquela seleção de 78 que só não chegou a final pq a Argentina fez 6 no Peru e todo mundo sabe que aquilo foi armado.
@@stonealone9389 timeco... só empatava ...1x1 com a Suécia, 0x0 com a Espanha e 0x0 com a Argentina ...e só não foi eliminada na fase de grupo porque ganhou no sufoco da Áustria, de 1x0, golzinho mixuruca no final do 1° tempo ... essa merda de timeco só melhorou um pouco no jogo contra o Peru, quando o Zicocô e o RuimNaldo saíram do time ...e no jogo contra a Itália, quando finalmente o Nelinho entrou ... mas esse jogo já não valia mais nada..
Concordo total
@@angelootavio204 Vc entende de 2 bolas mas de 1 bola que rola no campo não! rsrsrsrsrsr
Faz parte. Nao era o dia de ganhar mesmo.. E aquela cabeçada que o Zoff goleiro da Italia defendeu ja no finalzinho.!
Faz nada
Brasil, "Coisa melhor que você nesse mundo não tem''😰😥😢😭,Paolo Rossi maledito.
seleção brasileira era verdadeiramente celebrada pelo povo brasileiro nesta época...
O Brasil nos anos 80 era uma super máquina
Mesmo sem goleiro e mesmo sem centroavante, dava pro Brasil ter ganho essa Copa sem maiores complicações. Com todo respeito as outras seleções que também tinham craques mas o Brasil de 1982 era absurdamente superior as outras seleções. Faltou foi seriedade isso sim, o famoso clima de "Já ganhou" da Copa de 1950 e de 2006. Por falar em 2006 alí é outro caso parecido com 1982, alí o que faltou foi seriedade e comprometimento dos jogadores pois se todos eles estivessem focados, o Brasil também venceria aquela copa com os pés nas costas.
Concordo
Se fosse teria ganho a copa.
Perdeu
Tele nunca escalou Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do campeonato brasileiro, pq tinha implicância pessoal com ele.
A culpa foi toda do Tele. Toda
Treinador mais superestimado da história da seleção
EM 78, O MELHOR TREINADOR, CHAMAVA-SE RUBENS MINELLI, LEVARAM UM APRENDIZ, DEU NO QUE DEU! CAMPEÃO MORAL É CONVERSA FIADA!
Podem falar o que for, não ganhou, mas será sempre inesquecível. Sou futebol arte e não abro.
De jeito nenhum. A culpa foi da vaidade. Achávamos que já éramos campeões. Melhor futebol que já vi.
Concordo plenamente ! O Júnior e o Cerezo sem falar do serginho chulapa como centroavante !!! É mais o futebol tem dessas coisas a Itália foi mau na primeira fase e arazou outras fases !
a falha foi de todo o sistema defensivo, não foi de um só jogador, o Brasil jogava pelo empate, mesmo assim o Tele colocou o time jogando no ataque, aí aconteceu a tragédia do sarriá
Concordo com tudo do video é muita sacanagem essa historia de pé frio, Tele era um baita treinador, sabia muito de futebol, mas tinha algumas teimosias o fato de insistir com o Serginho e barrar o Dinamite em 82 pra mim foi o pior
acho que decisivo pro titulo noa vir
Exatamente, e olha que eu nem citei isso! Isso é meio que de todo técnico! E o dinamite foi um baita jogador, completo! 👊👊
De fato não era pé-frio não era pé-gelado! Telê só é aclamado pelo torcedor são paulino porque pra muitos na seleção era questionado
Todo ser humano é teimoso. O q difere é o fato de ser campeão pra esquecer a teimosia .
@gostodemaisdaroca4052 problema que ele era xucro extremista
Vamos aos fatos... 1- Roberto Dinamite não foi escalado pra Copa por ter sido preterido pelo técnico Telê Santana, que preferiu Serginho Chulapa e Careca. Dinamite foi chamado para o lugar de Careca, que se lesionou, mas passou a campanha inteira fora dos relacionados por conta do limite de cinco jogadores no banco de reservas. Reinaldo, que era o grande nome pra centroavante, apresentava problemas com seu joelho e Telê condenava suas atitudes extra campo. 2- Falha absurda da zaga no terceiro gol da Itália, pois os 11 jogadores brasileiros estavam dentro a área e a bola sobrou pro Paolo Rossi totalmente livre de marcação! 3- Zico teve sua camisa rasgada dentro da área italiana e o juíz não deu absolutamente nada! 4- Defesa milagrosa de Dino Zoff no último minuto de jogo numa cabeçada do Oscar! Resultado disso tudo foi a eliminação da Seleção...
Gostei muito
Contra a Itália o Brasil desperdiçou muitas chances. Como diz o ex técnico de futebol Muricy Ramalho... "A Bola Pune ".
Sobre o questionamento em ralação a preferencia, prefiro um futebol maís praguimatico, resultadista.
Parabéns pelo vídeo, ótimo conteúdo.
Este futebol de resultados graças aos céus acabou, pelo menos na Europa, caras como Tite, Scolari, Mano já fazem parte do passado
O Tele é um ser humano. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Aqui temos uma cultura de achar culpados e esquecemos dos triunfos das pessoas. O que as pessoas dizem sobre os profissionais que perderam as finais da copa do mundo para o Brasil? Quando se comete um erro, não apenas na esfera do futebol, mas na vida, na vida em família, da vida social, não importa quem errou, o foco é determinar o que causou o problema e, ai, sim corrigir o problema para tentar mitigar o risco do erro, pois o erro SEMPRE acontecerá, pois existem forças naturais que não estão sob nosso controle.
Em 86 ele errou novamente, teimoso,etc
Esse lance aí não foi com o Baroninho.
E cá entre nós...a Itália tinha um timaço.
Pra mim não existe essa de futebol arte sem vencer !!! Aquele time jogou bem até perder pra Itália !! Os derrotados não são lembrados ,apenas quem vence !!!!
Mas como estamos aqui vendo e comentando o caso mais de 40 anos depois? Bom ainda melhor que falar do 7x1
O melhor técnico que o Brasil já teve. Esses caras, vários deles só jogaram bem por causa de Telê. A maioria não jogava na Europa antes de 82 . Então, não é verdade que nao npoderia. Quando o cara ia para Europa existiam poucas informações. O Brasil perdeu porque negligência o jogo e queria aparecer na foto. Esqueceu a parte competitiva e foi surpreendido pela Itália. Não tinha " quadrado" a defesa era frágil. E Waldir Peres era frangueiro, apesar de várias boas atuações pela Seleção As pessoas se enganaram por confiar em 4 craques: Leandro, Zico, Sócrates e Falcão. Mas Falcão , antes da copa, não era tido como unanimidade. Só o RS o conhecia como top. Junior e Falcão só vieram a ser top após a copa, pelas suas atuações. Outra, a Copa tinha outras boas seleções, como a França de Platini Rocheteau, Tigana. Ou a Alemanha de Rumennigge. O Brasil era apenas um candidato, enganado pelos malabarismos dentro de campo
´parabens mesmo sendo jovem mostrou que entende de futebol bem mais que uma maioria ai quenao sabem que é futebol de verdade sem empresarios sem exibicionismo tele foi o maior tecnico do futebol brasilieiro e um dos maiores do mundo o ele acabaou de provar isso qndo comandou o maior time do mundo sao paulo do começo dos anos novemta
Respondendo ao autor do vídeo eu digo: claro que se o time jogar bem e ganhar melhor ainda.mas lembremos que o futebol e antes de tudo competição pois você tem que ganhar do adversário.e numa copa do mundo depois de 70 pra cá podem reparar: o time campeão quase sempre teve o melhor ataque mas reparem que a defesa levou poucos gols então pra ganhar a copa tem que ter equilíbrio coisa que faltou em 82 pro brasil.
O Tele implicava facilmente com alguns jogadores e passava o pano em outros, ele mudou no São Paulo quando brigava com tudo mundo, ao menos passou a ser mais justo, ele chamou o Cerezo pro São Paulo e depois mandou embora, o Müller chamou para seleção e depois no São Paulo mandou embora, tinha o pavio curto e não aceitava a opinião de ninguém, mas foi um grande treinador sim
Faltou um malandr nessa selção, Mário Sérgio pontes de Paiva mas o ego do Telê era maior e levou alguns nomes que tínhamos jogadores melhores de fora.
Ninguem foi culpado por nada.Tele foi um grande tecnico.A Italia foi campea com merito e. sorte que e propio dos campeoes
A Itália ainda perdeu algumas chances de gol. O Brasil fez uma ótima cola, mas fez uma partida fraca conta a Itália. Não é sobre ser resultadista, mas faltou uma estratégia melhor
Foi um festival de aberração aquele jogo!
1° 2 gols italianos foi em cima do júnior esse invés de marcar adiantado foi recuando dando espaço o Conti fez a inversão e toca pro Cabrini na esquerda esse alça pra área e Paolo faz ai lá vem ele correndo atrasado!
2° todo mundo fuzila o Cerezo tudo bem esse errou o passe, mas o Luizinho não faz a falta o Junior denovo chega atrasado pois tava na frente
3° juiz fez lambança não deu o pênalti no zico porém esse anulou o gol legal do Antognoni !E o Paolo no inicio do 2° tempo sofre pênalti e o juiz não dá!
4° o 3° gol italiano muitos reclamam que não foi escanteio! Juiz deu e sai o gol! Junior denovo mósca na pequena area e Paolo faz hatrick podia pedir música no fantástico!
Pra encerrar, ainda que o juiz desse o pênalti pros 2 lados! + o gol do Antognoni seria 5 x 3 pra Itália! Mereceram ganhar muito salto alto e soberba do Telê
Exato, esses foram os erros! Faltou sabedoria do Telê no segundo tempo, o Brasil tinha a vantagem do empate! O dinamite era para ser o camisa 9, senhor atacante! Técnico tem suas teimosias 😉👊👊👊
Vc escreveu quase tudo certo, mas sua soberba ofuscou-lhe, o Serginho já havia sido substituído pelo Paulo Izidoro qnd estava 2 x 2, o técnico não podia sair do banco p dar instruções, vc não sabia? Que chato, dica: pesquise mais da próxima vez.
@valmircamilo4748 minha soberba??? Chulapa não era nem pra ter ido como jogador de futebol foi um ótimo pugilista! O time durante o jogo foi mal organizado
@ronalddavidleite6127 Realmente vc não entende nada de futebol.
@valmircamilo4748 e você sabe muita coisa né? Titão?
O Junior participou de 2 erros dos 3 gols da Itália. Um ótimo jogador, mas nesse dia tava muito mal !!! Infelizmente também teve o corte do Careca. Mas também o Telê era muito teimoso e ditador. Só em 1986 que a culpa não foi dele. O gol da França foi muito chorado e ele conseguiu mesclar ofensividade com uma defesa mais sólida.
O Brasil jogou mal pra caralho na Copa de 1978 ... quem assistiu, passou raiva ... 5 peladas, até o jogo contra a Polônia, quando o Coitinho finalmente colocou o Nelinho como titular, no lugar do Toninho Bundudo, perna de pau do VarMengo ... Foram os 2 únicos jogos dignos da Seleção ...1) o da Polônia, decisivo, mas o 3x1 foi insuficiente (a Argentina, sabendo do resultado, meteu 6x0 no Peru (precisava só de 3 ou 4) ...e o gol da Polônia foi culpa do Oscar (como sempre, cabeceando pra cima/pra tras, dentro da área (vide 3º gol da Itália, em 82) e o Leão frangando, como sempre (vide 1º gol da Holanda em 74 e gol da Argentina, também em 74) ...2) e o da Itália, pelo 3º lugar (não valia nada, mas o time jogou bem)
Tantas falhas e Incopentência que marcaram as eliminações do Brasil em algumas copa...
Penalti perdido pelo Zico em 86, o Müller perde um gol na cara do Goicochea em 90. Ronaldo joga doente em 98. Roberto Carlos arruma o meião em 06. Marcelo faz um gol contra em 2018, e por último, em 22, deixa um único jogador adversário tomar conta do jogo. Sem contar a cabeçada desviada do Felipe Melo em 2010
O Zico até hoje carrega esse fardo
Tu deve ser um anti FLAMENGO! chora anti...kkk
@JCzico81 sou Flamenguista,estou dizendo que jogaram a carga da desclassificação nas costa do Zico
Pra mim ele errou ao nao acertar aquele lado direito como voce mesmo disse, esse lado ficou muito desprotegido
O principal problema do Brasil, e você perdia a qualidade de saída de jogo do LEANDRO! time histórico 👊👊👊
Nao teve vilao, nem tampouco fracasso : aquela foi a melhor selecao que vi jogar ! A sua pergunta é bem capciosa : como se nao houvesse outras opcoes ! Perder ou ganhar faz parte do jogo. Ja jogar bonito, é pra poucos ! Como Telê ! E a selecao de 70, que jogou bonito E ganhou ? Por que voce naonda esta opcao ??? Abra sua mente, meu amigo !!!❤😂🎉
Zico foi enterrador da seleção em três copas, e isso a imprensa esconde até hoje.
Entre futebol arte e futebol de resultado, fico com os DOIS!!!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Contra a Itália na Copa do Mundo Espanha 1982, ele demorou muito para substituir Serginho Chulapa por Paulo Isidoro, só isso.
O Telê Santana não foi o culpado, o Brasil perdeu quando precisava de um empate e o futebol é assim, o Reinaldo poderia ter ido pra copa de 82, não foi por escolha do Telê e o Reinaldo crítica a seleção brasileira, mas na época seleção brasileira não tinha mentalidade de jogar defensivamente, se a seleção brasileira perdesse pra Itália jogando defensivamente o Telê Santana também seria criticado, mas seria muito cornetado por colocar a seleção brasileira jogando atrás.
Tem isso também.
Dois erros na minha humilde opinião: Era pta ter posto João Leite no gol e Roberto Dinamite no lugar de Serginho Chulapa, Dinamite no ano anterior tinha feito 81 gols,foi artilheiro do Brasil