Legal o vídeo, mas pra quem usa Canon. Sou da outra gangue... Vou aproveitar pra falar dos teus cursos. Eu tenho todos os cursos, com exceção dos cursos pra Canon. Eu recomendo muito todos eles. Têm aulas que já assisti várias vezes, em particular dos cursos de flash e do de fotometria. São essenciais, fundamentais, diria. Se você quer usar bem um flash, o curso de flash te ensina tudo o que precisa pra começar a usar o flash sem passar vergonha. O curso de fotometria dá uma excelente base pra resolver problemas de luz/sombra muito comuns em fotos de rua, fotos de viagem, fotos ao ar livre, entre outras.
Muito obrigado pelas palavras gentis meu caro, fico muito feliz que tenha gostado dos cursos e tenha feito aqui esta recomendação, muito obrigado. Eu deveria ter lançado mais um curso este ano, mas a vida deu um cavalo de pau aqui nos meus planos, mas ainda este ano sai mais um curso.
A recomendação é verdadeira. Gosto muito dos teus cursos. Além de informações, eles fornecem conhecimentos fundamentais pra construir uma boa fotografia. Esses dois cursos, "Fotometria - Técnicas para o domínio da luz" e "Introdução ao Flash Dedicado" completam o vídeo. De nada adianta ter um flash e não saber usá-lo. De nada serve uma boa câmera se não souber fotometrar. E por fim, espero esse novo curso.
Comprei adaptador pelo site da Canon. UM MÊS pra entregaram, mas chegou de boa. Funciona muito bem, indentifica todas as funções. Mas extende o flash, fica mais alto e na R50 pesa muito pela direfernaça de eixo, é mais peso pra cima que pra frente com as lentes que uso. Porém estou muito satisfeita. Foi menos de 300 reais.
Tudo bom, Armando? Não me lembro de ter encontrado algum vídeo teu falando de “por que um fotógrafo apenas entusiasta deveria investir em um flash”. Talvez algo assim inclusive ajude a pessoas entender se o flash embutido da câmera é suficiente ou se é hora de pensar além.
Acho que tudo depende do que entendemos por entusiasta, conheço amadores/entusiastas que adoram fazer retratos e usam flashes de estúdio para isso, conheço entusiastas da macro fotografia que usam flashes especializados em macro, entre outros, tem entusiastas de todo tipo, e tem quem goste de clicar paisagens e viagens e não precise nada de um flash nesses usos, acho que tem de tudo.
Mudanças são complicadas, mudar sistemas, encaixes, isso sempre dá bagunça, a mudança de DSLR para mirrorless, em todas as marcas, ainda tem gente com dúvida de quando precisa de adaptador, mas pelo menos como é uma mudança de sistema, as marcas investem no marketing, mas um acessório como flash, acaba passando batido, e como é a segunda vez que a Canon dá uma bagunçada no sistema de flashes, achei que era melhor gravar esse vídeo, e aí conforme surgirem fatos novos gravo uma atualização.
Estava bem interessado nessa câmera, mais nessas condições já vejo que é inviável investir nessa câmera já que terá que gastar um rim nesse flash e ainda tem a lente tb pra investir, aí já é melhor partir pra R10 mesmo ou partir para outra câmera. Qual você sugeria no lugar da R50 ? Uma câmera ali no mesmo patamar porém sem esses problemas de compatibilidade que ao meu ver inviabiliza a compra da r50 ?
Aguardando um vídeo desses para a linha Z da Nikon. Ou é mais fácil e todos os flashs antigos funcionam nas mirrorless Nikon? Aprendendo sempre por aqui
Eu preciso pesquisar melhor isso, mas até onde eu saiba, flashes anteriores funcionam na linha Z pois o contato do flash segue o mesmo. A Nikon tem o costume de fazer um esforço de retro compatibilidade maior do que outras marcas então até onde eu saiba, flash mais antigo na Nikon funciona, então algo que funcionava numa D750, D810 etc vai funcionar na linha Z.
Armando, muito bacana teu vídeo, como de costume. Para fotografo amador, foco em retratos de família, pequenos eventos, filhos andando de skate e similares Qual seria sua sequência de escolha para a R50? Estava considerando esses 2 pelo tamanho e potência intermediária: 470EX-AI, 430EX III (tenho o AD-E1) ou Speedlite EL-5 (encontrei um usado com um bom preço, porém me pareceu grande para um R50, apesar que não irei usá-lo em todas as situações) ? Ou sugere algum outro? Dado os cenários, pretendo usar bem o TTL.
Olha, nunca testei o 470EX AI para saber se o mecanismo de automação dele funciona bem, e inclusive precisamos ver ser é durável o mecanismo de movimentação da cabeça do flash, pesquise na internet se não tem relatos de pessoas que tenham tido problema com ele. O EL5 de fato é grande, mas sem o adaptador ele não vai ficar tão alto, mas é grande e pesado e para um uso amador, talvez seja muito recurso e muito tamanho. Assim sobra o 430EX III, que é excelente, durável, já comprovado por muitos usuários no mercado, então talvez no seu caso eu indicaria ele.
@@ArmandoVernagliaJunior , obrigado por compartilhar tua perspectiva. Creio que sim vou de 430EX III-RT e após adquirir, investir num aprendizado mais aprofundado pra extrair o máximo dele, como teu curso de flash.
[AJUDA/DUVIDA] Galera, tenho uma R6 Mii, estou usando um rádio flash da godox (XPro) com um flash Cânon speedligth 430 iii EX. Quando tento disparar usando o rádio com velocidades acima de 1/40, o flash não dispara, a baixo disso funciona normal. Se usar o flash direto na câmera funciona independente da velocidade. Tenho outros 2 flashs, um da Godox que uso externo tb e funciona 100% e tenho uma tocha que tb não apresenta problemas. Somente neste speedligth da cânon. Alguém já passou por isso ou faz ideia do que pode ser?
Comprei minha R50, e comprei o Adaptador para sapata de flash, comprei no mercado livre foi difícil só saber o nome do Adaptador, depois que achei o nome foi fácil encontrar.
Eu uso a canera para foto e video... na R50 fica a questão da sapata mas tem como resolver... além de não possuir obturador mecânico... na R10 tudo certo com a sapata mas nao vem como modo close-up que acho excelente... tem como resolver ? Só se a Canon fizesse via firmware (isso se nao for algo no hardware da R50)... de qq forma permaneço na duvida entre as duas.
eu troquei foi de câmera... impossível ficar refém dessa decisão da Canon... Essa sapata nova serve pra um monte de coisa, menos pro que a gente que trabalha precisa...
Boa noite, Armando. Obrigado pelo conteúdo. Tenho uma R50 e comprei o flash EL-5. Você sabe se tem como usar o Pop Up dela para disparar o bichano fora da sapata? Eu estou pesquisando como um louco e não consegui resolver esse problema.
Cara, primeiramente, parabéns pela coragem de investir nesse kit. Segundo, eu tive a R50, e disparava sim com o pop Up dela, o meu flash dedicado. Esse da Canon, eu não sei dizer se ele possui fotocélula. tem que fazer uns testes. Pra funcionar, eu colocava meu Yongnuo no modo slave, aí funcionava. colocava tbm o pop up da R50 no mínimo, e ele quase não aparecia na foto final.
Eu já pesquisei, ele é apenas por rádio. Portanto não dispara com o pop up. Até já comprei o rádio flash. 😢. É, realmente com esse kit é tudo muito caro. Mas obrigado pela resposta.
Mesmo tipo de situação. Entendo a necessidade de mudanças tecnológicas, indústria vive de vender produtos, tá certo, mas dá para fazer a mesma coisa de um jeito mais organizado, se nas R50 tivesse opção de kit já com adaptador na caixa, resolvia o problema.
Dá sim, desde que tenha como comandar esse flash de alguma forma, citei o modelo de rádio adequado para a R50 no vídeo, e também outros modelos de rádio desde que adaptados usando o AD E1 que cito no vídeo também.
Ela tem um desempenho parelho com o da R50 em qualidade de imagem pois o CMOS é da mesma família, não testei a fundo o sistema de foco dela, ainda quero testar mais para poder opinar.
E eu achando que a canon tinha aprendido com a ultima sapatada das rebel T7 e afins... pelo menos a entrada é nova, mas falta facilitar essa migração. Isso deixa o usuário geral insatisfeito e vão acabar trocando é de marca.
O que eu acho é que tinham que ter feito uma maior quantidade do AD-E1, divulgado mais sobre isso e se bobear mandado na caixa junto com a R50, que afinal 40 dólares na conta da Canon não causaria nada (visto que para eles o preço é obviamente menor que esse, esse é o preço de loja), então assim como algumas mirrorless quando lançadas vieram com adaptador de lente como opção de kit, tinha que ter opção de kit da R50 com esse adaptador de flash, isso resolveria tantas coisas por um preço pequeno.
@@ArmandoVernagliaJunior exatamente isso, especialmente a divulgação do novo sistema com os benefícios dele. Assim o pessoal só vê o problema e acaba decidindo que é menos complicado migrar de marca por causa da falta de comunicação com o consumidor.
De um tempo para cá, os fabricantes fazem modelos de entrada básicos demais. La fora, com os precos mais baratos e poder aquisitivo maior, eles podem trocar de camera quando quiserem. Pegando uma camera basica e o hobbista tomar gosto pela Fotografia, vai querer trocar de camera logo logo. No Brasil, se a pessoa já sabe o que quer, melhor partir para um modelo intermediario ou com mais recursos, como bateria de maior capacidade ou com possibilidade de escalar para acessorios mais complexos no futuro
E Isso porque a R50 é uma câmera menos cara, o usuário vai acabar gastando mais e isso muitas vezes faz com que a pessoa venha tomar ranço da marca mesmo sabendo que as evoluções são necessárias.
Sim, e essas mudanças de sistema sempre criam problemas, mudar de DSLR para mirrorless impôs para muita gente adaptadores de lentes, aí muda sistema de flash outro adaptador. Toda marca passa por isso ao mudar as coisas, mesmo que tecnologicamente a mudança se justifique e venha trazer melhorias, mas acaba dando uma dor de cabeça no caminho.
Armando, excelente conteúdo, como sempre. Boa notícia: no Mercado Livre tem, vários vendedores, com entrega prometida para sábado no meu CEP. Apesar de achar caro, está vendendo. Não consegui postar link aqui, comentário não vai com link, mas tá fácil pesquisar no ML. Falar em flash, migrei para Godox e comprei, entre outros, um AD200 Pro. Montei kit com 3 luzes, um Canon 600ex (com receptor X1r) e também um Godox 685II, dois disparadores X2t. Sensacional hein. Lâmpada palito potentíssima, e uma tipo bulbo excelente para modificadores. Fica a dica aos amigos. Eu usava YN622 desde 2012, troquei agora, tô curtindo demais.
Gravei em fevereiro, ninguém tinha, hoje, Abril de 2024, tem de fato vendendo e os estoques estão sendo regularizados, se não me engano é a loja Optisom que está vendendo eles no ML. Acho que a loja dos Marios no Paraná tem também, está normalizando, mas meio tarde afinal a R50 tá em linha já tem um bom tempo. E sim, o AD200 é sensacional, excelente flash.
@@ArmandoVernagliaJunior Por favor, não me entenda mal, só quis complementar que chegou. No vídeo você falou bem, "fevereiro 2024". Concordo que demorou, né. Achei meio absurdo isso.
É aquilo, cedo ou tarde toda marca faz lambança com alguma coisa, o que é ruim para nós consumidores, a Nikon recentemente tem acertado, o que é bom, mas errou demais no passado e por isso perdeu mercado, Sony faz umas coisas bem esquisitas de tantos em tantos. Eu com o tempo perdi o apreço por essas empresas, gosto das ferramentas que fazem e uso essas ferramentas no meu dia a dia, mas como empresas tem muita coisa para melhorar em todas elas.
A canon é muito confusa. Peguei a R10 por preço e lentes que já possuía, mas estou doido pra sair da Canon. Ôh marca confusa... Coitados de quem tem a linha M, que seria a linha mirroles, mas a canon foi lá e mudou pra R.
Olha, só tenho que te alertar que, infelizmente, outras marcas não são significativamente diferentes, cada uma tem problemas diferentes mas alguma confusão todas fazem. O que é uma pena para nós consumidores.
@@ArmandoVernagliaJunior com certeza, mas pelo menos as outras marcas tem a vantagem de ter lentes de outras marcas. Mas é isso aí, é uma pena pra nós.
É ridículo a Canon fazer isso com sua câmera de entrada, a R100 não tem tela articulado nem touch, mas o pior é que usa o Dual pixel antigo (não que seja ruim, mas não é o que eles tem nas outras), blz q a R100 é a mais barata, mas precisava msm ferrar com a câmera? A R50 tem esse outro problema, a R10 não substitui a 90D com "dignidade" e a R7 poderia ter o msm layout da R6II e ser uma sucessora digna da 7D (em resistência e funcionalidades), deveria ser superior até a R6ii, msm sendo apsc. Aí no FF a R8 é incrível em qualidade e funcionalidades, mas o que as pessoas mais criticavam na Rp é a bateria, o obturador de uma cortina, sensor e vídeos, resolveram os dois últimos com maestria, igualando a R6ii, mas nos primeiros problemas deixaram da msm forma, seria melhor que fosse algo mais equilibrado. Pelo preço da R8, ela deveria ser a câmera mais vendida no mundo, já que é uma proposta interessante, mas não colou tão bem quanto eu imaginava.
Para quem usa flash com frequência, provavelmente sim, para quem não usa flash, aí a câmera é excelente, pequena, leve e bem completa, então tem muita gente que pode usar ela tranquilamente e ter qualidade e uma experiência positiva de uso.
Canon sendo Canon., aff... Sinal que todas as MKII futuras não terão a sapata de 5 Pinos, um verdadeiro tiro no pé, sso sem falar dos mount fechado que ja foi tanto debatido. Só sei que fim de ano está chegando e sigo com planos de fazer upgrade de DSLR para mirrorless, a princípio saltando da 77D para uma R7 ou uma R10, pois meu set de lentes é todo para sensor APS-C. Mas se não fossem as lentes e mínha pouca vontade de trocar todas eu partiria pra Nikon (caso queira Fullframe) ou Até mesmo Fuji (caso mantenha o APS-C) A Canon não ajuda nós brasileiros a seguir com ela.
Incrivel como a Canon está num mundinho dela que acha que está td bem, pq sinceramente não está, as lentes RF e principalmente RF-S estão demorando pra chegar todas as versões que precisamos, e ou vem uma "L" ou vem uma linha básica bem questionavel em qualidade, muitos como eu esperam logo a linha intermediária (Ultrassonic) que nunca chega. Não liberam o projeto RF para terceiros e se liberam tem restrições estupidas pra uso do sistema nas lentes. E pra piorar vem os flashs, que não é nenhum pouco novidade esse modelo novo de hotshoe até pra Canon, se pesquisar a linha M (a partir da M3) vão ver que já havia uso de uma nova hotshoe pra uso de um novo EVF, coisa que já existia na concorrencia. Essa mudança a força sem um apoio da comunidade, sem um bom suporte e com boa disponibilidade de dispositivos como o AD-E1 em boa quantidade não ajuda, e me parece que ela está fazendo o mesmo esquema das lentes com os flashs e as hotshoes, já deveria ter versões de terceiros do AD-E1 e até agora nada. Por isso muitos estão mudando pra Sony, Fuji e até a Nikon.
Sobre as lentes, concordo muito, é um erro não ter uma linha intermediária consistente (ou liberar a Sigma para fazer isso). Sobre o encaixe de flash, aquele da linha M é outra coisa, diferente do atual, mas era similar por ser uma conexão digital, e a Sony fez algo parecido nos flashes dela. E sobre o AD-E1, eu penso que ele tinha que vir como opção de kit na R50, isso resolveria muita coisa e nem custaria muito para a Canon, mas para variar isso também não aconteceu.
@@ArmandoVernagliaJunior de qualquer forma é incrível que chegamos em soluções que a Canon não chegou e sim, ela tinha que no mínimo entregar a R50 com o AD - E1 no kit como faz com alguns kits de câmeras Mirrorless da própria marca, é essencial para o produto, não é algo que podemos relevar como um microfone para o encaixe P2 que todo mundo consegue fácil, é um ponto necessário, sem ele o que podemos fazer é colocar Leds potentes, mas nunca será a mesma que trabalhar com um flash.
@@ArmandoVernagliaJunior E sobre as lentes pra mim o ruim é a demora pra trazer os projetos pra linha RF, já temos a linha M de lentes, não acredito que seja tão difícil trazer o projeto de lente de um mount proprietário dela pra outro mount proprietário dela, se ele fizesse rápido a transição já haveria excelentes lentes RF-S pra cropadas, e pra as full frames, sabemos que no final das DSLR a Canon trouxe novas versões de suas clássicas lentes, mas pouco anunciou, como a 28mm, se trouxessem logo essas lentes mais novas com a tecnologia nova já teria um bom leque de lentes nativas, a Canon está atrasando muito a transição de lentes, td que queria era uma versão da 50mm 1.4 com projeto todo atualizado frente a versão de quase 40 anos atrás.
Se fosse só esse o problema estava bom, mas nem o slave eu to conseguindo usar corretamente pq o Pop-Up não funciona apenas como trigger, mas ele acaba interferindo na cena com a luz. Um saco!
Legal o vídeo, mas pra quem usa Canon. Sou da outra gangue...
Vou aproveitar pra falar dos teus cursos. Eu tenho todos os cursos, com exceção dos cursos pra Canon. Eu recomendo muito todos eles. Têm aulas que já assisti várias vezes, em particular dos cursos de flash e do de fotometria. São essenciais, fundamentais, diria.
Se você quer usar bem um flash, o curso de flash te ensina tudo o que precisa pra começar a usar o flash sem passar vergonha.
O curso de fotometria dá uma excelente base pra resolver problemas de luz/sombra muito comuns em fotos de rua, fotos de viagem, fotos ao ar livre, entre outras.
Muito obrigado pelas palavras gentis meu caro, fico muito feliz que tenha gostado dos cursos e tenha feito aqui esta recomendação, muito obrigado. Eu deveria ter lançado mais um curso este ano, mas a vida deu um cavalo de pau aqui nos meus planos, mas ainda este ano sai mais um curso.
A recomendação é verdadeira. Gosto muito dos teus cursos. Além de informações, eles fornecem conhecimentos fundamentais pra construir uma boa fotografia.
Esses dois cursos, "Fotometria - Técnicas para o domínio da luz" e "Introdução ao Flash Dedicado" completam o vídeo. De nada adianta ter um flash e não saber usá-lo. De nada serve uma boa câmera se não souber fotometrar.
E por fim, espero esse novo curso.
Comprei adaptador pelo site da Canon. UM MÊS pra entregaram, mas chegou de boa. Funciona muito bem, indentifica todas as funções. Mas extende o flash, fica mais alto e na R50 pesa muito pela direfernaça de eixo, é mais peso pra cima que pra frente com as lentes que uso. Porém estou muito satisfeita. Foi menos de 300 reais.
qual seu flash? nao entendo nada e estou precisando
Qual é o nome desse adaptador lá no site da Canon? Comprando ele, a r50 seria compatível com os mesmos flash’s que a r10, por exemplo?
Comprei o Flash da R50 realmente é um rin. Só falta agora o rádio, como eu faço pra configurar o rádio com o Flash?
Tudo bom, Armando? Não me lembro de ter encontrado algum vídeo teu falando de “por que um fotógrafo apenas entusiasta deveria investir em um flash”. Talvez algo assim inclusive ajude a pessoas entender se o flash embutido da câmera é suficiente ou se é hora de pensar além.
Acho que tudo depende do que entendemos por entusiasta, conheço amadores/entusiastas que adoram fazer retratos e usam flashes de estúdio para isso, conheço entusiastas da macro fotografia que usam flashes especializados em macro, entre outros, tem entusiastas de todo tipo, e tem quem goste de clicar paisagens e viagens e não precise nada de um flash nesses usos, acho que tem de tudo.
Armando obg pelas informações, estava com intenção de adquirir a R50 depois dessa lição, desisti . Ótimos esclarecimentos obg.
Se você usa muito flash, a R50 dificulta as coisas, é uma excelente câmera, apenas para quem usa muito flash tem essa limitação.
Obrigado por tirar minha dúvida ! Deus abençoe !
Rapaz, como a Canon é confusa, complica muito o meio de campo😅 tá doido
Mudanças são complicadas, mudar sistemas, encaixes, isso sempre dá bagunça, a mudança de DSLR para mirrorless, em todas as marcas, ainda tem gente com dúvida de quando precisa de adaptador, mas pelo menos como é uma mudança de sistema, as marcas investem no marketing, mas um acessório como flash, acaba passando batido, e como é a segunda vez que a Canon dá uma bagunçada no sistema de flashes, achei que era melhor gravar esse vídeo, e aí conforme surgirem fatos novos gravo uma atualização.
@@ArmandoVernagliaJunior armando, quando vc diz "segunda vez" da bagunçada nos flashes, foi dos EZ para os EX, é isso?
Estava bem interessado nessa câmera, mais nessas condições já vejo que é inviável investir nessa câmera já que terá que gastar um rim nesse flash e ainda tem a lente tb pra investir, aí já é melhor partir pra R10 mesmo ou partir para outra câmera.
Qual você sugeria no lugar da R50 ? Uma câmera ali no mesmo patamar porém sem esses problemas de compatibilidade que ao meu ver inviabiliza a compra da r50 ?
Aguardando um vídeo desses para a linha Z da Nikon. Ou é mais fácil e todos os flashs antigos funcionam nas mirrorless Nikon? Aprendendo sempre por aqui
Eu preciso pesquisar melhor isso, mas até onde eu saiba, flashes anteriores funcionam na linha Z pois o contato do flash segue o mesmo. A Nikon tem o costume de fazer um esforço de retro compatibilidade maior do que outras marcas então até onde eu saiba, flash mais antigo na Nikon funciona, então algo que funcionava numa D750, D810 etc vai funcionar na linha Z.
valeu pelo vídeo!! Eu não tenho opção kkkkk. Comprei minha R50 há pouco tempo. Duro que esse flash é uma bica...
Bela informação realmente melhor comprar a R10 ou R100
Para quem usa muito flash, certamente.
Armando, muito bacana teu vídeo, como de costume. Para fotografo amador, foco em retratos de família, pequenos eventos, filhos andando de skate e similares
Qual seria sua sequência de escolha para a R50? Estava considerando esses 2 pelo tamanho e potência intermediária: 470EX-AI, 430EX III (tenho o AD-E1) ou Speedlite EL-5 (encontrei um usado com um bom preço, porém me pareceu grande para um R50, apesar que não irei usá-lo em todas as situações) ? Ou sugere algum outro?
Dado os cenários, pretendo usar bem o TTL.
Olha, nunca testei o 470EX AI para saber se o mecanismo de automação dele funciona bem, e inclusive precisamos ver ser é durável o mecanismo de movimentação da cabeça do flash, pesquise na internet se não tem relatos de pessoas que tenham tido problema com ele. O EL5 de fato é grande, mas sem o adaptador ele não vai ficar tão alto, mas é grande e pesado e para um uso amador, talvez seja muito recurso e muito tamanho. Assim sobra o 430EX III, que é excelente, durável, já comprovado por muitos usuários no mercado, então talvez no seu caso eu indicaria ele.
@@ArmandoVernagliaJunior , obrigado por compartilhar tua perspectiva. Creio que sim vou de 430EX III-RT e após adquirir, investir num aprendizado mais aprofundado pra extrair o máximo dele, como teu curso de flash.
[AJUDA/DUVIDA] Galera, tenho uma R6 Mii, estou usando um rádio flash da godox (XPro) com um flash Cânon speedligth 430 iii EX. Quando tento disparar usando o rádio com velocidades acima de 1/40, o flash não dispara, a baixo disso funciona normal. Se usar o flash direto na câmera funciona independente da velocidade.
Tenho outros 2 flashs, um da Godox que uso externo tb e funciona 100% e tenho uma tocha que tb não apresenta problemas. Somente neste speedligth da cânon. Alguém já passou por isso ou faz ideia do que pode ser?
Mestre, meus flashs sao yongnuo.
Voce sabe se a canon r6 feconhece eles?
Ou o radio yn e3 rt.
Em tese reconhece sim, R6 tem os contatos antigos de 5 pinos e não vi relatos de incompatibilidade até agora.
Comprei minha R50, e comprei o Adaptador para sapata de flash, comprei no mercado livre foi difícil só saber o nome do Adaptador, depois que achei o nome foi fácil encontrar.
Pois é, o AD E1 foi pouco divulgado aí muita gente não sabe o nome dele mesmo.
Funciona bem com marcas alternativas? Tipo Godox?
Eu uso a canera para foto e video... na R50 fica a questão da sapata mas tem como resolver... além de não possuir obturador mecânico... na R10 tudo certo com a sapata mas nao vem como modo close-up que acho excelente... tem como resolver ? Só se a Canon fizesse via firmware (isso se nao for algo no hardware da R50)... de qq forma permaneço na duvida entre as duas.
Qual flash é compatível com o adaptador AD E1 ?
Caso consiga comprar o adaptador, me indica um flash De preço baixo a intermediario da godox ou Yongnuo que funcione !?
Murilo, chegou o adaptador no site da canon. Valor de 300!! Bem mais em conta do que em outros sites
estou devolvendo um flash que não deu na minha R50. não tinha visto teu video antes. eu comprei porque teoricamente era pra ser compatível.
eu troquei foi de câmera... impossível ficar refém dessa decisão da Canon...
Essa sapata nova serve pra um monte de coisa, menos pro que a gente que trabalha precisa...
Acabei de comprar a r50 😢 correndo pra comprar o adaptador. encontrei no mercado livre.
Somos 2 😢
Boa noite, Armando. Obrigado pelo conteúdo. Tenho uma R50 e comprei o flash EL-5. Você sabe se tem como usar o Pop Up dela para disparar o bichano fora da sapata? Eu estou pesquisando como um louco e não consegui resolver esse problema.
Cara, primeiramente, parabéns pela coragem de investir nesse kit. Segundo, eu tive a R50, e disparava sim com o pop Up dela, o meu flash dedicado. Esse da Canon, eu não sei dizer se ele possui fotocélula. tem que fazer uns testes. Pra funcionar, eu colocava meu Yongnuo no modo slave, aí funcionava. colocava tbm o pop up da R50 no mínimo, e ele quase não aparecia na foto final.
Eu já pesquisei, ele é apenas por rádio. Portanto não dispara com o pop up. Até já comprei o rádio flash. 😢. É, realmente com esse kit é tudo muito caro. Mas obrigado pela resposta.
@@projetoontheroad puuttss... é... mas agora tbm é aproveitar, o kit é caro, mas vai te proporcionar muita qualidade final.
Flash canon Speedlite 600EX e compatível com r50?
Sim desde que usando o adaptador mencionado no vídeo.
Isso me recorda quando retiraram o pino central da EOS T7
Mesmo tipo de situação. Entendo a necessidade de mudanças tecnológicas, indústria vive de vender produtos, tá certo, mas dá para fazer a mesma coisa de um jeito mais organizado, se nas R50 tivesse opção de kit já com adaptador na caixa, resolvia o problema.
O ad-e1 tem na loja dos marios (pelo menos aparece para compra)
Sou bem novo no universo de fotografia, me questiono se dá pra usar na R50 um flash no modo slave ?
Dá sim, desde que tenha como comandar esse flash de alguma forma, citei o modelo de rádio adequado para a R50 no vídeo, e também outros modelos de rádio desde que adaptados usando o AD E1 que cito no vídeo também.
@@ArmandoVernagliaJunior então posso usar o flash embutido da R50 para disparar outro flash? Isso já quebra um galho. Tenho a R50 mas não tenho flash
o QUE VOCE ACHA DO FOCO DA R100 E O ISO DELA
Ela tem um desempenho parelho com o da R50 em qualidade de imagem pois o CMOS é da mesma família, não testei a fundo o sistema de foco dela, ainda quero testar mais para poder opinar.
Tenho uma R10, me indique um bom flash pra ela!
E eu achando que a canon tinha aprendido com a ultima sapatada das rebel T7 e afins... pelo menos a entrada é nova, mas falta facilitar essa migração. Isso deixa o usuário geral insatisfeito e vão acabar trocando é de marca.
O que eu acho é que tinham que ter feito uma maior quantidade do AD-E1, divulgado mais sobre isso e se bobear mandado na caixa junto com a R50, que afinal 40 dólares na conta da Canon não causaria nada (visto que para eles o preço é obviamente menor que esse, esse é o preço de loja), então assim como algumas mirrorless quando lançadas vieram com adaptador de lente como opção de kit, tinha que ter opção de kit da R50 com esse adaptador de flash, isso resolveria tantas coisas por um preço pequeno.
@@ArmandoVernagliaJunior exatamente isso, especialmente a divulgação do novo sistema com os benefícios dele. Assim o pessoal só vê o problema e acaba decidindo que é menos complicado migrar de marca por causa da falta de comunicação com o consumidor.
De um tempo para cá, os fabricantes fazem modelos de entrada básicos demais. La fora, com os precos mais baratos e poder aquisitivo maior, eles podem trocar de camera quando quiserem. Pegando uma camera basica e o hobbista tomar gosto pela Fotografia, vai querer trocar de camera logo logo. No Brasil, se a pessoa já sabe o que quer, melhor partir para um modelo intermediario ou com mais recursos, como bateria de maior capacidade ou com possibilidade de escalar para acessorios mais complexos no futuro
E Isso porque a R50 é uma câmera menos cara, o usuário vai acabar gastando mais e isso muitas vezes faz com que a pessoa venha tomar ranço da marca mesmo sabendo que as evoluções são necessárias.
Sim, e essas mudanças de sistema sempre criam problemas, mudar de DSLR para mirrorless impôs para muita gente adaptadores de lentes, aí muda sistema de flash outro adaptador. Toda marca passa por isso ao mudar as coisas, mesmo que tecnologicamente a mudança se justifique e venha trazer melhorias, mas acaba dando uma dor de cabeça no caminho.
comprei no mercadolivre
Qual é o link e nome ???
Está disponível agora na loja da Canon também loja.canon.com.br/adaptador-canon-ad-e1-para-hot-shoe-multi-funcao-can-4943c001aa_pai/p
Então não cabe na r10
Armando, excelente conteúdo, como sempre.
Boa notícia: no Mercado Livre tem, vários vendedores, com entrega prometida para sábado no meu CEP.
Apesar de achar caro, está vendendo. Não consegui postar link aqui, comentário não vai com link, mas tá fácil pesquisar no ML.
Falar em flash, migrei para Godox e comprei, entre outros, um AD200 Pro. Montei kit com 3 luzes, um Canon 600ex (com receptor X1r) e também um Godox 685II, dois disparadores X2t.
Sensacional hein.
Lâmpada palito potentíssima, e uma tipo bulbo excelente para modificadores. Fica a dica aos amigos.
Eu usava YN622 desde 2012, troquei agora, tô curtindo demais.
Gravei em fevereiro, ninguém tinha, hoje, Abril de 2024, tem de fato vendendo e os estoques estão sendo regularizados, se não me engano é a loja Optisom que está vendendo eles no ML. Acho que a loja dos Marios no Paraná tem também, está normalizando, mas meio tarde afinal a R50 tá em linha já tem um bom tempo. E sim, o AD200 é sensacional, excelente flash.
@@ArmandoVernagliaJunior
Por favor, não me entenda mal, só quis complementar que chegou. No vídeo você falou bem, "fevereiro 2024".
Concordo que demorou, né.
Achei meio absurdo isso.
É por esse tipo de decisão equivocada da Canon que as outras marcas têm recuperado espaço no mercado nos últimos anos. Nikon agradece demais.
É aquilo, cedo ou tarde toda marca faz lambança com alguma coisa, o que é ruim para nós consumidores, a Nikon recentemente tem acertado, o que é bom, mas errou demais no passado e por isso perdeu mercado, Sony faz umas coisas bem esquisitas de tantos em tantos. Eu com o tempo perdi o apreço por essas empresas, gosto das ferramentas que fazem e uso essas ferramentas no meu dia a dia, mas como empresas tem muita coisa para melhorar em todas elas.
A canon é muito confusa. Peguei a R10 por preço e lentes que já possuía, mas estou doido pra sair da Canon. Ôh marca confusa... Coitados de quem tem a linha M, que seria a linha mirroles, mas a canon foi lá e mudou pra R.
Olha, só tenho que te alertar que, infelizmente, outras marcas não são significativamente diferentes, cada uma tem problemas diferentes mas alguma confusão todas fazem. O que é uma pena para nós consumidores.
@@ArmandoVernagliaJunior com certeza, mas pelo menos as outras marcas tem a vantagem de ter lentes de outras marcas. Mas é isso aí, é uma pena pra nós.
É ridículo a Canon fazer isso com sua câmera de entrada, a R100 não tem tela articulado nem touch, mas o pior é que usa o Dual pixel antigo (não que seja ruim, mas não é o que eles tem nas outras), blz q a R100 é a mais barata, mas precisava msm ferrar com a câmera? A R50 tem esse outro problema, a R10 não substitui a 90D com "dignidade" e a R7 poderia ter o msm layout da R6II e ser uma sucessora digna da 7D (em resistência e funcionalidades), deveria ser superior até a R6ii, msm sendo apsc. Aí no FF a R8 é incrível em qualidade e funcionalidades, mas o que as pessoas mais criticavam na Rp é a bateria, o obturador de uma cortina, sensor e vídeos, resolveram os dois últimos com maestria, igualando a R6ii, mas nos primeiros problemas deixaram da msm forma, seria melhor que fosse algo mais equilibrado. Pelo preço da R8, ela deveria ser a câmera mais vendida no mundo, já que é uma proposta interessante, mas não colou tão bem quanto eu imaginava.
Por R$495.
Pois é, é um troço barato, de 40 dólares, mas aqui, com mudança de moeda, frete, impostos e lucro, tá chegando por mais de 400 reais mesmo.
A lição que fica é: diga não à R50!
Para quem usa flash com frequência, provavelmente sim, para quem não usa flash, aí a câmera é excelente, pequena, leve e bem completa, então tem muita gente que pode usar ela tranquilamente e ter qualidade e uma experiência positiva de uso.
Canon sendo Canon., aff... Sinal que todas as MKII futuras não terão a sapata de 5 Pinos, um verdadeiro tiro no pé, sso sem falar dos mount fechado que ja foi tanto debatido. Só sei que fim de ano está chegando e sigo com planos de fazer upgrade de DSLR para mirrorless, a princípio saltando da 77D para uma R7 ou uma R10, pois meu set de lentes é todo para sensor APS-C. Mas se não fossem as lentes e mínha pouca vontade de trocar todas eu partiria pra Nikon (caso queira Fullframe) ou Até mesmo Fuji (caso mantenha o APS-C) A Canon não ajuda nós brasileiros a seguir com ela.
Incrivel como a Canon está num mundinho dela que acha que está td bem, pq sinceramente não está, as lentes RF e principalmente RF-S estão demorando pra chegar todas as versões que precisamos, e ou vem uma "L" ou vem uma linha básica bem questionavel em qualidade, muitos como eu esperam logo a linha intermediária (Ultrassonic) que nunca chega. Não liberam o projeto RF para terceiros e se liberam tem restrições estupidas pra uso do sistema nas lentes. E pra piorar vem os flashs, que não é nenhum pouco novidade esse modelo novo de hotshoe até pra Canon, se pesquisar a linha M (a partir da M3) vão ver que já havia uso de uma nova hotshoe pra uso de um novo EVF, coisa que já existia na concorrencia. Essa mudança a força sem um apoio da comunidade, sem um bom suporte e com boa disponibilidade de dispositivos como o AD-E1 em boa quantidade não ajuda, e me parece que ela está fazendo o mesmo esquema das lentes com os flashs e as hotshoes, já deveria ter versões de terceiros do AD-E1 e até agora nada. Por isso muitos estão mudando pra Sony, Fuji e até a Nikon.
Sobre as lentes, concordo muito, é um erro não ter uma linha intermediária consistente (ou liberar a Sigma para fazer isso). Sobre o encaixe de flash, aquele da linha M é outra coisa, diferente do atual, mas era similar por ser uma conexão digital, e a Sony fez algo parecido nos flashes dela. E sobre o AD-E1, eu penso que ele tinha que vir como opção de kit na R50, isso resolveria muita coisa e nem custaria muito para a Canon, mas para variar isso também não aconteceu.
@@ArmandoVernagliaJunior de qualquer forma é incrível que chegamos em soluções que a Canon não chegou e sim, ela tinha que no mínimo entregar a R50 com o AD - E1 no kit como faz com alguns kits de câmeras Mirrorless da própria marca, é essencial para o produto, não é algo que podemos relevar como um microfone para o encaixe P2 que todo mundo consegue fácil, é um ponto necessário, sem ele o que podemos fazer é colocar Leds potentes, mas nunca será a mesma que trabalhar com um flash.
@@ArmandoVernagliaJunior E sobre as lentes pra mim o ruim é a demora pra trazer os projetos pra linha RF, já temos a linha M de lentes, não acredito que seja tão difícil trazer o projeto de lente de um mount proprietário dela pra outro mount proprietário dela, se ele fizesse rápido a transição já haveria excelentes lentes RF-S pra cropadas, e pra as full frames, sabemos que no final das DSLR a Canon trouxe novas versões de suas clássicas lentes, mas pouco anunciou, como a 28mm, se trouxessem logo essas lentes mais novas com a tecnologia nova já teria um bom leque de lentes nativas, a Canon está atrasando muito a transição de lentes, td que queria era uma versão da 50mm 1.4 com projeto todo atualizado frente a versão de quase 40 anos atrás.
Resumindo... vamos de R10.
Se usa flashes, sim, certamente é melhor.
Canon sempre fazendo umas burradas kkkkkk
Se fosse só esse o problema estava bom, mas nem o slave eu to conseguindo usar corretamente pq o Pop-Up não funciona apenas como trigger, mas ele acaba interferindo na cena com a luz. Um saco!