Gosto do sr pq não tem arrodeiros, não tem gracinhas e vai direto no ponto, o sr tem o melhor canal explicativo de elétrica do UA-cam Brasil, na minha opinião. Parabéns.
Aqui em SP é um problema pois tem muitos prédios antigos que não têm aterramento interno. Por isso quando eu faço a reforma de um apartamento eu troco a descida até o medidor pra garantir que o neutro não vai romper.
Mas se voce morar em casa, é só colocar uma haste perto do quadro e unir neutro com o terra, ANTES do quadro,coisa de 50cm antes, e dividir em dois barramentos. Assim, o terra fica direto na haste e o neutro fica equipotencializado com o fio vindo do poste ,no padrão de entrada, (monofásico).,Se o neutro romper, voce terá proteção, sem o risco do vídeo. Veja no canal TELREDES,onde é mostrado, o aterramentos TNC-S.Boa sorte!
O problema é que ele explicou errado. Com 6 minutos de vídeo ele fala que esse sistema de aterramento não funciona se tiver IDR. Mas funciona, ele que não sabe instalar.
Isso significa que quem mora em prédio antigo tá ferrado! Quem é que vai garantir que um neutro não vai se romper e se esse sistema não aceita DR é melhor não ter aterramento nenhum
Inclusive o neutro pode ser rompido antes da sua entrada no QM, ou até logo após o aterramento funcional, então não adianta "garantir" que seu neutro não vai se perder no seu circuito.
@@Luis-Luapago há quem diga que no TNS, sendo feito o sistema de aterramento normalmente (como se fosse o TT) e unificando o terra e o neutro no quadro, caso o neutro se rompa antes do medidor, ainda vai ter a ddp em relação a fase evitando a queima dos aparelhos, mas eu mesmo nunca testei pra ver se funciona dessa forma.
Por isso é preciso a equipotencialização das massas e disjuntor dr para detectar essa fuga de corrente pelo terra, já que o dr vai perceber que que a corrente está passando pelo fase mas não está voltando pelo neutro. Acho o tnc-s seguro desde que siga as normas de segurança da nbr5410
Obrigado pela excelente aula, muito boa a explicação. Só faço um adendo, que o DR pode e deve ser obrigatoriamente instalado. Nesse caso a derivação do Neutro para o barramento de terra deverá ser antes do DR.
Aqui em casa aconteceu de romper o neutro no poste da concessionária, as tomadas estavam com 380 volts (220 trifasico), minha sorte foi ter um bom aterramento.
Esse é o meu medo de usar esse aterramento no meu prédio.... vai que rompe na rua e alguém da minha família é eletrocutada na geladeira. Deus me livre.
AMIGO EM QUALQUER REDE DE QUALQUER COMPANHIA ELETRICA, SEJE 220 VOLTS F-F OU 380 VOLTS F-F, CASO TENHA CIRCUITOS EM FASE-NEUTRO , SE FOR 12 7VOLTS FASE- NEUTRO, PASSARA A FICAR COM 220 VOLTS, E SE FOR 220 VOLTS FASE-NEUTRO, PASSARA A TER 380 VOLTS, CASO O NEUTRO PARTA, A CASA TODA VAI FICAR COM A TENSAO DE LINHA, ISTO E´FASE-FASE.
Aterramento Perigoso - testei o TNC-S, meu caro este tipo de aterramento é muito eficiente, quem pode fazer ou redimensionar um sistema de aterramento TNC-S não é para qualquer técnico, e sim para quem tem o conhecimento muito apurado na área, cada tipos de aterramento para ser adotado em uma instalação tem que ter um estudo a onde vai ser aplicação, *excelente explicação gostei do vídeo*
Gostei da aula pois eu quando vou instalar chuveiros,torneias eletricas ... se no quadro d disjuntores nao tem um aterramento confiavel nao ligo deixo sem e falo p o cliente . Pois quando fiz um curso basico d eletrica residencial o prof. Recomendou. Pois minha cidade e no litoral e a ligacao d ramal da concessionária e d alumínio e a do poste particular e cobre e acontece muito d ter zinabre e acabar desligando uma fase ou neutro . E acabar acontecendo algum problema . Muito obrigado
O problema das casas é o nosso chuveiro elétrico, pois a qualidade da água pode deixar a desejar e você pode ter problemas. O TN--S, com BEP e o terra do chuveiro ligado ao BEP. Há risco do DR ainda atuar.
Já assistir vários vídeos de profissionais e engenheiros, e sempre tive essa dúvida e curiosidade e nenhum deles vi explicando esses importante detalhe, e realmente esse tipo de aterramento sempre vi como perigoso sim. Kkk Parabéns amigo baita mestre da elétrica você, tirou minha curiosidade de anos.
Parabéns... Professor ótima explicação, eu tbm nunca gostei deste tipo de aterramento... mas sincerramente nao sabia do fato do barramento ficar energizado na falta do neutro que vem da rua. OBRIGADO amigo.🖒🖒🖒🖒
Muito bom o vídeo. Mas não concordo com essa parte da norma pois eu já atendi clientes que arrebentou o neutro no poste da consercionaria , mesmo vc tendo certeza do neutro de sua casa não podemos ter certeza do neutro da consercionaria
+Elias Romualdo É verdade amigo vou ser sincero com você tem muita coisa que a norma ensina mas a gente que trabalha dentro da área vemos que não funciona de uma forma segura. É muito fácil Engenheiros ficar em uma sala no ar condicionado criando normas mas nós eletricistas é que vemos a realidade do dia a dia
Muito bem explicado, sem contar que este tipo de aterramento torna o terra em um neutro também, caso haja fuga de tensão em algum equipamento poderá até haver um incêndio nos condutores dependendo da sua bitola e dimensionamento dos disjuntores!
Show👍. Minha casa não tinha fio aterramento . Finquei 02 hastes grandes e interliguei , puxei um fio da bitola dos fios de entrada até o forro e coloquei uma caixinha com barramento. Puxei para chuveiro, maquina lavar...........Será que ajuda? Abraços. ..
+aldeniza araujo amigão na verdade não é uma opinião é a norma da NBR 5410 permite de aterramento Eu sinceramente não curto mas como foi pedido estou fazendo uma série de vídeos sobre aterramento um abraço
Corretíssimo. Tem gente aconselhando a norma sem prever implicações previstas de acidentes no neutro da rua. Vc está corretíssimo. Temos que prever tudo o que for possível e dar segurança nas instalações quanto as pessoas e acidentes elétricos. Nem todos tem DR em seus quadros o que já é outro problema.
As normas podem ser aprimoradas mas não são falhas. O esquema em questão trata-se de um aterramento errôneo pois com a perda do neutro o TNC-S deveria se tornar um esquema TT (exemplo: um neutro encostando na carcaça de algum eletrodoméstico). A falha pode ser conferida pelo fato da lâmpada não permanecer acesa após a desconexão do neutro em 7:45 (o que prova a falta do aterramento de fato). Com um bom aterramento "S" não realizado no vídeo, existiria sim uma ddp, mas sem potencial para matar pois a maior parte da carga seria transferida para o "terra" via condutor ao invés do corpo humano. Nota: a perda do referencial neutro é algo muito difícil, geralmente ocorre as perdas de ambos (fase e neutro). Alguns exemplos são transformadores que queimam ou carros que colidem com postes.
Boa noite professor Ricardo. Sou inscrito nos Seu Canal e Assisto sempre os seus videos e tenho aprendido muito. Gostaria de fazer a seguinte pergunta: Quando eu tenho um bom aterramento individual ou TT no meu Quadro de distribuição e o neutro por algum motivo é interrompido o que acontece neste caso? É menos perigoso do que o aterramento TNC
Geralmente o Neutro já é aterrado no padrão de entrada da concessionaria assim, no sistema TNC-S, em caso da perda do neutro antes de entrar na caixa de entrada do padrão, o circuito deveria se estabelecer agora em relação ao terra, havendo fuga da fase ao terra. Caso imaginemos que possa ocorrer na caixa de distribuição, poderemos acrescentar uma ou mais hastes reforçando a proteção, mas nisto ja imaginaríamos partir logo para o TT. Por outro lado, no TNC-S, em caso de fuga de corrente teríamos o DR que, na ausencia do neutro, deve reconhecer a fuga para o terra.
@@SerEletricista No caso de haver, ao menos, uma haste, quer o funcional ou adição de outra(s) que possam se conectar ao barramento de terra no QDC, já não haveria proteção (fuga para o terra), desenergizando as massas que, por ventura, poderiam estar energizadas caso ocorresse perda do neutro da concessionária? Havendo o DR este já não desarmaria?
Ótimo vídeo amigo. Caso não seja possível utilizar o sistema TT, creio que a próxima opção seria o TN S, pois evita o problema citado no vídeo e somente em ultimo caso o TN C S. Um abraço.
O TN-S é o melhor dos dois mundos, a sequência seria TN-S, se não TT em último caso, TN-CS. No entanto, quem tem TT, nao tem porquê não transforma-lo em TN-S.
Isso explica também quando antigamente colocavam fusível no neutro e qdo queimava ia tudo pro espaço. Você podia fazer um vídeo mostrando a evolução e riscos que foram eliminados com a tecnologia, desde fusível de cartucho, os de rosca sem aterramento, aliás, no Brasil aterramento residencial é coisa nova, 20 anos atrás quase ninguém tinha e tão pouco pensava em colocar.
Muito bem explicado professor suas aulas são muito bem detalhada, acredito que para esse aterramento TNC-S não pode faltar de jeito nenhum o IDR, porem como foi explicado pelo professor o aterramento é o TT que é muito mais seguro, um abraço e parabéns pelo conteúdo disponibilizado.
TT esta longe de ser mais seguro, o problema ai e que se houver problema de fuga pro terra, voce tem tensao e correntes perigosas circulando e nao havera o seccionamento, no caso de uma fuga para o terra num tns o disjuntor atua, no tt nao vai atuar, ai entra a necessidade de ter o dr em em ambos os aterramentos, tendo em mente que, num tns, se o dr falhar o disjuntor atua e vice versa, ao contrario do tt que se o dr falhar nao havera seccionamento da fase. outro ponto negativo do tt e que vai deixar o aterramento em um diferencial diferente do neutro. e mais um detalhe e que no tt de acordo com a norma ele DEVE ser aterrado no padrao de entrada tambem. porem o aterramento do neutro e o aterramento da residencia nao sao equipotencializados, nao sao interligados no bep.
No caso de não ter aterramento também poderia jogar no vergalhao (ligado ao solo) da estrutura da edificação ? Parece que a norma fala algo sobre isso acho que é melhor do que esse aí né....
+Diorge Campos a norma permite desde que seja liberado pelo engenheiro civil pois ele é responsável pela estrutura e conhece a armação armação está toda interligada existe uma resistividade nesse caso poderia mas simplesmente usar o vergalhão e aterrar sem ter certeza da estrutura de armação é um risco
@@SerEletricista Fiz isso na minha instalação e realmente funciona muito bem, cria uma gaiola de Faraday, se uma fase é colocada em curto com a estrutura, ela deixa de dar choque enquanto estiver em fuga, a conexão foi feita soldada por solda elétrica para não ter corrosão galvânica entre cobre e aço.
De acordo com o item 6.4.1.1.1 da NBR 5410, toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, denominada “eletrodo de aterramento”, sendo admitidas as seguintes opções: a) preferencialmente, uso das próprias armaduras do concreto das fundações (ver 6.4.1.1.9 da NBR 5410); ou b) uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações (ver 6.4.1.1.10 da NBR 5410); ou c) uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e complementadas, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de galinha”); ou d) no mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de-galinha”). A norma só admite as exceções: outras soluções de aterramento são admitidas em instalações temporárias; em instalações em áreas descobertas, como em pátios e jardins; em locais de acampamento, marinas e instalações análogas; e na reforma de instalações de edificações existentes, quando a adoção de qualquer das opções indicadas em 6.4.1.1.1 for impraticável.
É bom o individual, mas se você não tiver DR e houver um fuga de corrente, se alguma carcaça metálica estiver aterrada vai ter tensão nela, com risco de choque. Ou seja o TT só é eficiente com o DR.
que excelente aula de aterramento; eu tambem nao gostei do tnc-s; é muito perigoso e nao pode colocar dr; como que eles aprovam um sistema desses? vou assistir outro video de aterramento; parabens ao canal ser eletricista;obrigado
Fiz o curso básico de elétrica a muitos anos atrás e por alguns motivos pessoais não pude dar continuidade a minha paixão, assistindo a esse vídeo tirei toda a minha dúvida referente a um probleminha na residência de um amigo que estava sem energia em uma parte da casa.
Aqui nos Estados Unidos da América o sistema de aterramento é TN-C-S (MGN). Muito eficiente e seguro nosso sistema aqui. Já esse que você detalhou no seu video, no nosso código (NFPA-70 NEC) e também no standard internacional da IEC, chama-se: TN-C. No sistema TN-C-S (MGN) o barramento neutro e o barramento terra são juntos (bounded) no main panel (sub-panel não pode), MAS ainda sim o aterramento (grounding) local tem que estar presente no barramento terra.
Essa situação é para quando nao tem a haste de aterramento ao lado do padrao de energia no qual o neutro que vem da concessionária já é aterrado no local mesmo. Ai seguimos com o neutro e o terra em cabos separados até no QDC mas aterrados no padrao
Boa aula, excelente demonstração. Parabéns! Permita-me acrescentar dois detalhes: 1 - Ao desconectar o neutro, o barramento ficou alimentado com tensão de retorno da carga, que no caso é a lâmpada a qual permaneceu ligada. Desligando a lâmpada, abriria o circuito e desenergizaria o barramento do neutro e consequentemente o barramento de terra que estava jumpeado com o neutro. 2 - Se a instalação fosse bifásica ou trifásica, você jogaria sobretensão nos mesmos pontos e queimaria todos os equipamentos ligados. Valeu a dica, aprendi mais um pouco, pois minha preocupação com a perda do neutro era apenas com instalação bifásica ou trifásica, não me preocupando com o sistema de aterramento TN-C- e TN-C-S. Em tempo, também prefiro o sistema de aterramento TT, pois oferece maior confiabilidade.
Estava pensando em fazer esse tipo de aterramento no meu apartamento, pois moro no 3º andar de um edifício antigo sem aterramento, mas depois dessa excelente explicação, vou repensar uma outra solução. Os cabos de entrada até permitiriam, pois são de 16mm2.
Ótimo conteúdo parabéns! E quando o único aterramento de proteção do imóvel é TNC-S puxado na entrada do neutro do (funcional do neutro), ou dentro do QDC, O IDR desarma com eficiência evitando o choque elétrico??
Parabéns pela sua boa vontade em fazer o vídeo, mas o que tô observando é que alguns vídeos do UA-cam faz confusão uns fala bem do tnc-s outros fala mau e para completar vejo estilo diferente de fazer esse tipo de aterramento, mas parabéns pela sua boa vontade.
4 роки тому+2
O esquema mostrado no vídeo é o TN-C, de forma equivocada o colega o chamou de TNCS. O esquema TN-C-S que conta com a inserção de aterramento no barramento de aterramento no quadro de distribuição (e uma conexão com o neutro) é o mais indicado para residências. Mesmo assim o vídeo nos alerta para a necessidade do uso do DR bem como as demais proteções. O problema apresentado aconteceria em esquemas TT também caso o neutro fosse rompido.
Boa noite professor! Se eu fizer a combinação do condutor neutro com o de terra antes do DR o mesmo não irá funcionar neste sistema de aterramento, pois a mesma será realizada antes deste dispositivo. O DR seria vital para segurança neste sistema de aterramento. Muito obrigado! Parabéns pelo vídeo!!!
Meu nobre, nesse video vc deu uma excelente orientação sobre enterramento baseada na NR10. até ai tudo bem, MAS, e no caso em que temos uma residencia no qual os conduites não suporte mais a introdução de cabos, como faremos isso? Esse é um caso tipico que encontramos em muitas residenciais, projetos antigos e que muitas das vezes os proprietários não querem investir. Pense. Essa sua explicação tá show de bola.
na verdade se o cliente não quer investir então que fique se arriscando. a segurança tem um custo ne. pagamos alarme, vigilancia, seguro de carro, e as vezes nunca iremos usar, já a eletrica esta todo dia presente ne. abraços
Boa noite! esse é o problema que estou tendo aqui em casa, estou fazendo curso eletrotécnico mais estou com dificuldades no assunto de aterramento. Pois como no vídeo no QDC aqui em casa chega apenas Neutro e Fase, porém não possuí barramento de neutro são todos unidos(chumaço)então o certo seria eu mudar meu QDC por um mais moderno com barramentos um para neutro e um para terra e interligar os 2 barramentos com cabo da mesma bitola que é distribuída pela concessionária. Claro tendo em vista que o neutro n pode se romper sei que não é o melhor dos casos no momento mais é o único no momento que está mais viável pra mim Muito obrigado por tirar essa minha dúvida com esse vídeo!
Muito boa a explicação. Gostei muito essa gente que copia normas de outros países deveriam ver esse video! Aqui aonde eu moro esse tipo de aterramento é conhecido Como um futuro curto No aparelho em que se colocou
Explicação muito boa. Parabéns!!! No caso dessa opção não necessita de haste de aterramento? Posso apenas colocar o barramento de terra e fazer essa ligação?
com certeza deve ser feito de forma correta e testado, porém terrômetro é artigo de luxo pra gnt q eh autônomo c sabe disso, os meus testes faço desde qdo comecei igual aos q vc em um video seu demonstra, testando fase e terra, e dps fase e neutro, dps colocando algum equipamento pra funcionar entre fase e terra como uma tomadinha.
Muito bom Ótima.explicacao Então para cada tomada no.caso Eu preciso do fio terra indo para o quadro. Mas se os eletrodutos tiveram já cheios E eu não tiver passagem Não.daria certo ne?
Ótima explicação, só fiquei com uma dúvida. No caso do rompimento se meus eletrodomesticos como geladeira estiver aterrado posso tomar uma descarga certo... a minha dúvida é, se tiver todos os equipamentos de proteção como IDR, DPS, esse risco acaba? Ou nesse tipo de aterramento os protetores não atuam caso rompa o neutro?
Excelente explicação Ricardo Serpa qual é o melhor esquema de aterramento TN-C,TN-S ou TT e se existe diferença de potencial entre neutro e terra no aterramento TT e qual valor é admissível obrigado
Gosto do sr pq não tem arrodeiros, não tem gracinhas e vai direto no ponto, o sr tem o melhor canal explicativo de elétrica do UA-cam Brasil, na minha opinião. Parabéns.
Obrigado meu querido amigo Deus abençoe
Ja usei esse aterramento tncs com DR e funcionou perfeitamente
Sim, acho que a única exceção é que se você tiver apenas parte do circuito protegido por um DR, o neutro pós DR desse circuito precisa ser separado.
Aqui em SP é um problema pois tem muitos prédios antigos que não têm aterramento interno. Por isso quando eu faço a reforma de um apartamento eu troco a descida até o medidor pra garantir que o neutro não vai romper.
Meu apartamento é antigo, tem cabelos rígidos ainda.
Tbm estou querendo trocar até o medidor tbm.
MUITO BOA SUA EXPLICAÇÃO EXCELENTE MESMO PARABÉNS FICA COM DEUS E QUE N.S.JESUS CRISTO TE PROTEJA SEMPRE
depois de 300 videos um que explicou e tirou minhas dúvidas parabéns.
Poxa Valeu amigão fico muito feliz
Mas se voce morar em casa, é só colocar uma haste perto do quadro e unir neutro com o terra, ANTES do quadro,coisa de 50cm antes, e dividir em dois barramentos. Assim, o terra fica direto na haste e o neutro fica equipotencializado com o fio vindo do poste ,no padrão de entrada, (monofásico).,Se o neutro romper, voce terá proteção, sem o risco do vídeo. Veja no canal TELREDES,onde é mostrado, o aterramentos TNC-S.Boa sorte!
O problema é que ele explicou errado. Com 6 minutos de vídeo ele fala que esse sistema de aterramento não funciona se tiver IDR. Mas funciona, ele que não sabe instalar.
@@pericaum deve ter sido isso mesmo!
também foi um dos poucos que entendi hehehe
Fiz um TT deu certo está Funcionando perfeitamente Prf Ricardo . Eu achei melhor que Esses outros tipos de aterramento !
se não tiver IDR, as fugas não poderão ser percebidas
Isso significa que quem mora em prédio antigo tá ferrado! Quem é que vai garantir que um neutro não vai se romper e se esse sistema não aceita DR é melhor não ter aterramento nenhum
Show de bola Professor Ricardo muito bem explicado parabéns 👏👏👏👏 que Deus abençoe vc e toda sua família 🙏🙏
Muito obrigado
Exatamente! A norma prevê proteção de circuito e pessoas, com DR. Como neste esquema sem o DR deveria ser proibido.
É completamente possível instalar DR nesse tipo de sistema e ele é completamente funcional.
Comentei isso tambem! E acrescento; se não pudesse não estaria na NBR-5410, como uma opção, quando a não possibilidade do TN-S!
Inclusive o neutro pode ser rompido antes da sua entrada no QM, ou até logo após o aterramento funcional, então não adianta "garantir" que seu neutro não vai se perder no seu circuito.
@@Luis-Luapago há quem diga que no TNS, sendo feito o sistema de aterramento normalmente (como se fosse o TT) e unificando o terra e o neutro no quadro, caso o neutro se rompa antes do medidor, ainda vai ter a ddp em relação a fase evitando a queima dos aparelhos, mas eu mesmo nunca testei pra ver se funciona dessa forma.
Por isso é preciso a equipotencialização das massas e disjuntor dr para detectar essa fuga de corrente pelo terra, já que o dr vai perceber que que a corrente está passando pelo fase mas não está voltando pelo neutro. Acho o tnc-s seguro desde que siga as normas de segurança da nbr5410
Resposta simples bem explicado, parabéns pela tua generosidade, Deus vai te abençoar pode ter que disso....o melhor de todos os SITE de elétrica.....
Cara quem não aprende com vc não aprende com mais ninguém. Explicação 100%entendida
Poxa Muito obrigado meu querido amigo
Obrigado pela excelente aula, muito boa a explicação. Só faço um adendo, que o DR pode e deve ser obrigatoriamente instalado. Nesse caso a derivação do Neutro para o barramento de terra deverá ser antes do DR.
Isso mesmo amigão
Aqui em casa aconteceu de romper o neutro no poste da concessionária, as tomadas estavam com 380 volts (220 trifasico), minha sorte foi ter um bom aterramento.
+Davidson De Brida É verdade amigo até alguém é dispensável
DPS teria ajudado.
Qual é a tua cidade e Estado
Esse é o meu medo de usar esse aterramento no meu prédio.... vai que rompe na rua e alguém da minha família é eletrocutada na geladeira. Deus me livre.
AMIGO EM QUALQUER REDE DE QUALQUER COMPANHIA ELETRICA, SEJE 220 VOLTS F-F OU 380 VOLTS F-F, CASO TENHA CIRCUITOS EM FASE-NEUTRO , SE FOR 12 7VOLTS FASE- NEUTRO, PASSARA A FICAR COM 220 VOLTS, E SE FOR 220 VOLTS FASE-NEUTRO, PASSARA A TER 380 VOLTS, CASO O NEUTRO PARTA, A CASA TODA VAI FICAR COM A TENSAO DE LINHA, ISTO E´FASE-FASE.
Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor aula que já vi em relação a elétrica residencial no UA-cam.
Opa valew
Tinha visto um outro vídeo e entendido bulhufas, muito bem explicado, simples e eficaz, obrigado professor
Aterramento Perigoso - testei o TNC-S, meu caro este tipo de aterramento é muito eficiente, quem pode fazer ou redimensionar um sistema de aterramento TNC-S não é para qualquer técnico, e sim para quem tem o conhecimento muito apurado na área, cada tipos de aterramento para ser adotado em uma instalação tem que ter um estudo a onde vai ser aplicação, *excelente explicação gostei do vídeo*
na verdade qualquer técnico em eletrotécnica tem bagagem técnica para isto. por isto temos crea para garantir nossa responsabilidade técnica
Procurei vários videos , nenhum conseguiu explicar tão bem. Parabéns mais um escrito!!
Aula exelente ,com explicação na prática ,show parabéns!
professor só um correção este sistema pode sim ser usado com o dispositivo DR pois basta fazer a conexão do cabo terra com o neutro antes do DR
Olá querido amigo você tem que fazer o desmembramento antes do Dr
Adorei esta aula, enriquece ainda mais o meu conhecimento. Show de bola.
+Ronaldo Farias Obrigado Ronaldo
Parabéns pela excelente explicação.
Gostei da aula pois eu quando vou instalar chuveiros,torneias eletricas ... se no quadro d disjuntores nao tem um aterramento confiavel nao ligo deixo sem e falo p o cliente . Pois quando fiz um curso basico d eletrica residencial o prof. Recomendou. Pois minha cidade e no litoral e a ligacao d ramal da concessionária e d alumínio e a do poste particular e cobre e acontece muito d ter zinabre e acabar desligando uma fase ou neutro . E acabar acontecendo algum problema .
Muito obrigado
É isso aí amigo você está certa
O problema das casas é o nosso chuveiro elétrico, pois a qualidade da água pode deixar a desejar e você pode ter problemas. O TN--S, com BEP e o terra do chuveiro ligado ao BEP. Há risco do DR ainda atuar.
Já assistir vários vídeos de profissionais e engenheiros, e sempre tive essa dúvida e curiosidade e nenhum deles vi explicando esses importante detalhe, e realmente esse tipo de aterramento sempre vi como perigoso sim. Kkk Parabéns amigo baita mestre da elétrica você, tirou minha curiosidade de anos.
Obrigado amigão
Entendi algo, finalmente, depois de ver vários vídeos, obrigado!
2 kkk . Outros só falam de NBR 5410 umas 100 vezes .. .. mas não consegue explicar assim .. 👏👏
Essa aula Ricardo serviu pra mim ser um eletricista com mais experiência ... Aprender com quem sabe !!! É bom de mais !!!!
Muito obrigado querida amigo
parabéns pelo trabalho!faz um vídeo simulando a falta do neuto no aterramento TN-S tendo carga ligada entre fase e neutro
Olá excelente ideia
Parabéns... Professor ótima explicação, eu tbm nunca gostei deste tipo de aterramento... mas sincerramente nao sabia do fato do barramento ficar energizado na falta do neutro que vem da rua. OBRIGADO amigo.🖒🖒🖒🖒
opa, valew meu amigo
Grande aula professor muito obrigado!!
Muito bom o vídeo você mostrou que o sistema tnc s funciona como também o que acontece se romper o neutro
+gedalvo da silva Silva É verdade na verdade todo instalação elétrica tem algum porém que causa risco né
Muito bom o vídeo. Mas não concordo com essa parte da norma pois eu já atendi clientes que arrebentou o neutro no poste da consercionaria , mesmo vc tendo certeza do neutro de sua casa não podemos ter certeza do neutro da consercionaria
+Elias Romualdo É verdade amigo vou ser sincero com você tem muita coisa que a norma ensina mas a gente que trabalha dentro da área vemos que não funciona de uma forma segura. É muito fácil Engenheiros ficar em uma sala no ar condicionado criando normas mas nós eletricistas é que vemos a realidade do dia a dia
Não tem jeito, o neutro tem que ser aterrado (no solo mesmo) já na caixa e toda instalação precisa passar por uma revisão no mínimo anual.
@@SerEletricista faço minhas, suas palavras. Essa é a mais pura verdade.
Muito bem explicado, sem contar que este tipo de aterramento torna o terra em um neutro também, caso haja fuga de tensão em algum equipamento poderá até haver um incêndio nos condutores dependendo da sua bitola e dimensionamento dos disjuntores!
É isso aí amigão
Meu amigo nenhum aterramento é seguro. Mesmo assim esse é o mas usado no mundo
Exatamente isso
Show👍.
Minha casa não tinha fio aterramento .
Finquei 02 hastes grandes e interliguei , puxei um fio da bitola dos fios de entrada até o forro e coloquei uma caixinha com barramento.
Puxei para chuveiro, maquina lavar...........Será que ajuda?
Abraços.
..
Se você fez tudo certinho deve ajudar com certeza
eu NÃO faço TNC !!!! ESSE PROCEDIMENTO NEM ERA PRA SER UMA OPÇÃO! PARABÉNS MUITO BEM EXPLICADO
+aldeniza araujo amigão na verdade não é uma opinião é a norma da NBR 5410 permite de aterramento Eu sinceramente não curto mas como foi pedido estou fazendo uma série de vídeos sobre aterramento um abraço
Boa aula professor parabéns
Corretíssimo. Tem gente aconselhando a norma sem prever implicações previstas de acidentes no neutro da rua. Vc está corretíssimo. Temos que prever tudo o que for possível e dar segurança nas instalações quanto as pessoas e acidentes elétricos. Nem todos tem DR em seus quadros o que já é outro problema.
Obrigado meu amigo
Vídeo Top !! 👍👍👍
Excelente explicação. Deus te abençoe. Somos gratos pelas aulas.
Muito obrigado
Vídeo muito bom, bem explicativo, parabéns e obrigado!
Obrigado Cláudio
Muito boa essa aula professor, aprendo muito com tigo valeu.
Eu que agradeço
show de bola otimo video parabens .
+Maicon Batera Valeu Maicon
Cada vídeo é uma verdadeira aula, ótima explicação teoria e pratica juntos, perfeito. Obrigado, parabéns.
Cara muito
Ótima aula. Para vc ver como a ABNT é falha,pode mas não é aconselhável,e perigoso... então não pode, minha humilde opinião. abraço.
concordo com vc
As normas podem ser aprimoradas mas não são falhas. O esquema em questão trata-se de um aterramento errôneo pois com a perda do neutro o TNC-S deveria se tornar um esquema TT (exemplo: um neutro encostando na carcaça de algum eletrodoméstico). A falha pode ser conferida pelo fato da lâmpada não permanecer acesa após a desconexão do neutro em 7:45 (o que prova a falta do aterramento de fato).
Com um bom aterramento "S" não realizado no vídeo, existiria sim uma ddp, mas sem potencial para matar pois a maior parte da carga seria transferida para o "terra" via condutor ao invés do corpo humano.
Nota: a perda do referencial neutro é algo muito difícil, geralmente ocorre as perdas de ambos (fase e neutro). Alguns exemplos são transformadores que queimam ou carros que colidem com postes.
"ABNT é falha" se colocar um IDR o perigo é resolvido.
Parabéns professor , muito boa a explicação e mostrado na prática seus resultados, sempre que faço acabo optando por TT também !
Um abraço .
valew tas certo. sohw
Boa noite professor Ricardo. Sou inscrito nos Seu Canal e Assisto sempre os seus videos e tenho aprendido muito. Gostaria de fazer a seguinte pergunta: Quando eu tenho um bom aterramento individual ou TT no meu Quadro de distribuição e o neutro por algum motivo é interrompido o que acontece neste caso? É menos perigoso do que o aterramento TNC
+Aloisio Cruz se o neutro interromper você tiver um aterramento TT simplesmente os componentes não irão ligar e o aterramento irá proteger
Geralmente o Neutro já é aterrado no padrão de entrada da concessionaria assim, no sistema TNC-S, em caso da perda do neutro antes de entrar na caixa de entrada do padrão, o circuito deveria se estabelecer agora em relação ao terra, havendo fuga da fase ao terra. Caso imaginemos que possa ocorrer na caixa de distribuição, poderemos acrescentar uma ou mais hastes reforçando a proteção, mas nisto ja imaginaríamos partir logo para o TT. Por outro lado, no TNC-S, em caso de fuga de corrente teríamos o DR que, na ausencia do neutro, deve reconhecer a fuga para o terra.
Olá querido amigo na verdade a única função do aterramento no padrão é uma função de manter um neutro com 0 volts é chamado de aterramento funcional
@@SerEletricista No caso de haver, ao menos, uma haste, quer o funcional ou adição de outra(s) que possam se conectar ao barramento de terra no QDC, já não haveria proteção (fuga para o terra), desenergizando as massas que, por ventura, poderiam estar energizadas caso ocorresse perda do neutro da concessionária? Havendo o DR este já não desarmaria?
Ótimo vídeo amigo. Caso não seja possível utilizar o sistema TT, creio que a próxima opção seria o TN S, pois evita o problema citado no vídeo e somente em ultimo caso o TN C S. Um abraço.
+Thiago D. É verdade amigo
O TN-S é o melhor dos dois mundos, a sequência seria TN-S, se não TT em último caso, TN-CS. No entanto, quem tem TT, nao tem porquê não transforma-lo em TN-S.
Isso explica também quando antigamente colocavam fusível no neutro e qdo queimava ia tudo pro espaço. Você podia fazer um vídeo mostrando a evolução e riscos que foram eliminados com a tecnologia, desde fusível de cartucho, os de rosca sem aterramento, aliás, no Brasil aterramento residencial é coisa nova, 20 anos atrás quase ninguém tinha e tão pouco pensava em colocar.
Muito bem explicado professor suas aulas são muito bem detalhada, acredito que para esse aterramento TNC-S não pode faltar de jeito nenhum o IDR, porem como foi explicado pelo professor o aterramento é o TT que é muito mais seguro, um abraço e parabéns pelo conteúdo disponibilizado.
Valeu meu amigo
TT esta longe de ser mais seguro, o problema ai e que se houver problema de fuga pro terra, voce tem tensao e correntes perigosas circulando e nao havera o seccionamento, no caso de uma fuga para o terra num tns o disjuntor atua, no tt nao vai atuar, ai entra a necessidade de ter o dr em em ambos os aterramentos, tendo em mente que, num tns, se o dr falhar o disjuntor atua e vice versa, ao contrario do tt que se o dr falhar nao havera seccionamento da fase. outro ponto negativo do tt e que vai deixar o aterramento em um diferencial diferente do neutro. e mais um detalhe e que no tt de acordo com a norma ele DEVE ser aterrado no padrao de entrada tambem. porem o aterramento do neutro e o aterramento da residencia nao sao equipotencializados, nao sao interligados no bep.
No caso de não ter aterramento também poderia jogar no vergalhao (ligado ao solo) da estrutura da edificação ? Parece que a norma fala algo sobre isso acho que é melhor do que esse aí né....
+Diorge Campos a norma permite desde que seja liberado pelo engenheiro civil pois ele é responsável pela estrutura e conhece a armação armação está toda interligada existe uma resistividade nesse caso poderia mas simplesmente usar o vergalhão e aterrar sem ter certeza da estrutura de armação é um risco
@@SerEletricista Fiz isso na minha instalação e realmente funciona muito bem, cria uma gaiola de Faraday, se uma fase é colocada em curto com a estrutura, ela deixa de dar choque enquanto estiver em fuga, a conexão foi feita soldada por solda elétrica para não ter corrosão galvânica entre cobre e aço.
obrigado,meu irmão,amado professor.
Valew amigao
Sinceramente também não gosto de aterramento no neutro. Aterramento sempre individual.
+B4PH0M3Ts Levi opa verdade
De acordo com o item 6.4.1.1.1 da NBR 5410, toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, denominada “eletrodo de aterramento”, sendo admitidas as seguintes opções:
a) preferencialmente, uso das próprias armaduras do concreto das fundações (ver 6.4.1.1.9 da NBR 5410); ou
b) uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações (ver 6.4.1.1.10 da NBR 5410); ou
c) uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e complementadas, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de galinha”); ou
d) no mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de-galinha”).
A norma só admite as exceções: outras soluções de aterramento são admitidas em instalações temporárias; em instalações em áreas descobertas, como em pátios e jardins; em locais de acampamento, marinas e instalações análogas; e na reforma de instalações de edificações existentes, quando a adoção de qualquer das opções indicadas em 6.4.1.1.1 for impraticável.
Pozitivo amigao, tem q ser individual mesmo
Concordo plenamente.O melhor aterramento é o sistema TT.
É bom o individual, mas se você não tiver DR e houver um fuga de corrente, se alguma carcaça metálica estiver aterrada vai ter tensão nela, com risco de choque. Ou seja o TT só é eficiente com o DR.
Ótima explicação professor exemplos práticos são mais fáceis de se entender .
Muito obrigado
que excelente aula de aterramento; eu tambem nao gostei do tnc-s; é muito perigoso e nao pode colocar dr; como que eles aprovam um sistema desses? vou assistir outro video de aterramento; parabens ao canal ser eletricista;obrigado
+EDNER DI SESSA Valeu amigo um grande abraço
muito bem explicado professor gostei
professor com esse barramento terra tncs eu posso ligar dps
EDNER DI SESSA
Olá! Foi o que entendi no video, mas se pode colocar do jeito que voce esta falando, muito obrigado pela atençao; valeu
Muito perigoso esse aterramento.
As normas de segurança deveriam condenar ele.
Concordo plenamente
Na minha casa o neutro tava dando retorno ou seja fase também
Também concordo se der retorno no chuveiro será um risco terrível.
@@rodrigobrambila3939 será fatal provavelmente
O interessante é por o aterramento no neutro antes da entrada do Dr . Em últimos casos mesmo ,tbm não aconselho esse tipo de aterramento .
Essas sem sombra de úvidas foi uma exelete aula.
Muito proveitosa,Aprendi muito.Parabéns Ricardo.
poxa fico muito feliz
Esse tipo de aterramento professor eu não costumo fazer tenho minhas ressalvas
+Adolfo Fernandes eu tambem nao
Ser Eletricista boa noite qual o sistema de aterramento o professor mais usa?obrigado
Excelente, não só explicou como tbm simulou uma situação que pode ocorrer, parabéns!
Muito obrigado meu amigo
Se for pra mim fazer um aterramento deste em qualquer lugar eu nao faço,ja alerto a pessoa do perigo e o risco que corre.Vou sempre indicar TT.
+Luiz Alberto Euzébio concordo com você
Parabéns gostei muito 👍👍👍👍👏👏👏
Eu nao faço esse aterramento por isso
+Felepe Alves corretíssimo amigo
Entendi,de fato a sua causa é nobre pois amplia nossa visao,obrigado por ter respondido.
Valeu querido amigo
Aterramento tt sempre melhor. Cada macaco no seu galho.
Fiz o curso básico de elétrica a muitos anos atrás e por alguns motivos pessoais não pude dar continuidade a minha paixão, assistindo a esse vídeo tirei toda a minha dúvida referente a um probleminha na residência de um amigo que estava sem energia em uma parte da casa.
+Jederson Sousa opa valee
Aqui nos Estados Unidos da América o sistema de aterramento é TN-C-S (MGN). Muito eficiente e seguro nosso sistema aqui.
Já esse que você detalhou no seu video, no nosso código (NFPA-70 NEC) e também no standard internacional da IEC, chama-se: TN-C.
No sistema TN-C-S (MGN) o barramento neutro e o barramento terra são juntos (bounded) no main panel (sub-panel não pode), MAS ainda sim o aterramento (grounding) local tem que estar presente no barramento terra.
Poxa que legal partilhar isto
Parabéns Ricardo! uma das melhores explicações na prática sobre aterramento que ja vi no UA-cam. Vou compartilhar seu vídeo com todos os meus amigos.
+jose robson Valeu meu amigo muito obrigado
Na realidade esse é um dos mais usados, porém não pode deixar de usar o idr. Já o TT é proibido nos EUA
Cada dia mais gosto dos teus vídeos. E vou fazer seu curso parabéns. Eu só pedreiro e fasso um pouco de elétrica,porque gosto mesmo.
Valeu meu querido amigo
Ótima explicação, muito grato professor.
Essa situação é para quando nao tem a haste de aterramento ao lado do padrao de energia no qual o neutro que vem da concessionária já é aterrado no local mesmo. Ai seguimos com o neutro e o terra em cabos separados até no QDC mas aterrados no padrao
Qual tipo de aterramento melhor que o senhor poderia nos indicar!? Muito bom os seus videos! Agradecido!
Eu gosto da terramento Tetê e também do aterramento tns
Boa aula, excelente demonstração. Parabéns! Permita-me acrescentar dois detalhes:
1 - Ao desconectar o neutro, o barramento ficou alimentado com tensão de retorno da carga, que no caso é a lâmpada a qual permaneceu ligada. Desligando a lâmpada, abriria o circuito e desenergizaria o barramento do neutro e consequentemente o barramento de terra que estava jumpeado com o neutro.
2 - Se a instalação fosse bifásica ou trifásica, você jogaria sobretensão nos mesmos pontos e queimaria todos os equipamentos ligados.
Valeu a dica, aprendi mais um pouco, pois minha preocupação com a perda do neutro era apenas com instalação bifásica ou trifásica, não me preocupando com o sistema de aterramento TN-C- e TN-C-S.
Em tempo, também prefiro o sistema de aterramento TT, pois oferece maior confiabilidade.
Valeu amigão
Muito bem que exelente vídeo aula gostei muito parabéns Serpa
MUITO OBRIGADO
Ótima explicação parabéns
Muito bom cara! Aula bem detalhada com qualidade na explicação.. Bom trabalho, Parabéns!
+Tarcísio Silva Muito obrigado irmão abraço
Ricardo Serpa,bem explicado,top porque não ligar direto no neutro ? tem que pôr mais um , barramento? você é o cara!
Olá meu amigo o barramento é justamente para fazer separação
Estava pensando em fazer esse tipo de aterramento no meu apartamento, pois moro no 3º andar de um edifício antigo sem aterramento, mas depois dessa excelente explicação, vou repensar uma outra solução. Os cabos de entrada até permitiriam, pois são de 16mm2.
opa, valew amigão. tmj
Curto muito seus videos e aprendo muito mesmo obrigado
Ótimo conteúdo parabéns!
E quando o único aterramento de proteção do imóvel é TNC-S puxado na entrada do neutro do (funcional do neutro), ou dentro do QDC, O IDR desarma com eficiência evitando o choque elétrico??
Fuga de corrente ele protege
Parabéns pela sua boa vontade em fazer o vídeo, mas o que tô observando é que alguns vídeos do UA-cam faz confusão uns fala bem do tnc-s outros fala mau e para completar vejo estilo diferente de fazer esse tipo de aterramento, mas parabéns pela sua boa vontade.
O esquema mostrado no vídeo é o TN-C, de forma equivocada o colega o chamou de TNCS. O esquema TN-C-S que conta com a inserção de aterramento no barramento de aterramento no quadro de distribuição (e uma conexão com o neutro) é o mais indicado para residências. Mesmo assim o vídeo nos alerta para a necessidade do uso do DR bem como as demais proteções. O problema apresentado aconteceria em esquemas TT também caso o neutro fosse rompido.
@ Isso ficou evidente quando a lâmpada apagou. No esquema do vídeo, não há aterramento algum.
cada dia mais aprendo,. valeu Ricardo
Opa valew
Boa noite professor! Se eu fizer a combinação do condutor neutro com o de terra antes do DR o mesmo não irá funcionar neste sistema de aterramento, pois a mesma será realizada antes deste dispositivo. O DR seria vital para segurança neste sistema de aterramento. Muito obrigado! Parabéns pelo vídeo!!!
Valew amigão. ótima semana
Meu nobre, nesse video vc deu uma excelente orientação sobre enterramento baseada na NR10. até ai tudo bem, MAS, e no caso em que temos uma residencia no qual os conduites não suporte mais a introdução de cabos, como faremos isso? Esse é um caso tipico que encontramos em muitas residenciais, projetos antigos e que muitas das vezes os proprietários não querem investir. Pense. Essa sua explicação tá show de bola.
na verdade se o cliente não quer investir então que fique se arriscando. a segurança tem um custo ne. pagamos alarme, vigilancia, seguro de carro, e as vezes nunca iremos usar, já a eletrica esta todo dia presente ne. abraços
Otima dica otima aula parabens pelo canal
Muito obrigado
Boa noite! esse é o problema que estou tendo aqui em casa, estou fazendo curso eletrotécnico mais estou com dificuldades no assunto de aterramento. Pois como no vídeo no QDC aqui em casa chega apenas Neutro e Fase, porém não possuí barramento de neutro são todos unidos(chumaço)então o certo seria eu mudar meu QDC por um mais moderno com barramentos um para neutro e um para terra e interligar os 2 barramentos com cabo da mesma bitola que é distribuída pela concessionária.
Claro tendo em vista que o neutro n pode se romper sei que não é o melhor dos casos no momento mais é o único no momento que está mais viável pra mim
Muito obrigado por tirar essa minha dúvida com esse vídeo!
opa, valew. abs
Professor Ricardo gual o aterramento mais eficaz gue você indicaria e parabéns pela aula
O aterramento TT amigo
Muito boa a explicação.
Gostei muito essa gente que copia normas de outros países deveriam ver esse video! Aqui aonde eu moro esse tipo de aterramento é conhecido
Como um futuro curto
No aparelho em que se colocou
opa, muito obrigado meu amigo
Explicações práticas como essa é muito priveitosa. Agora coompreendir o TNC-S. Valeu!
Fico muito feliz
Eu uso o DR nesse esquema de aterramento aprendi em um curso, há muito anos, o neutro para o aterramento sai antes do DR , sem problema nenhum.
???
professor excelente parabéns sempre nos ajudando
+luis carlos Muito obrigado Luís
Explicação muito boa. Parabéns!!!
No caso dessa opção não necessita de haste de aterramento? Posso apenas colocar o barramento de terra e fazer essa ligação?
Olá amigão Esse é o aterramento tncs é diferente de outros tipos de aterramento
Show de bola Professor suas aulas valeu um abraço Ismael de Riachão do Jacuípe Bahia
+Ismael Santos Valeu meu irmão grande abraço ótimo fim de semana
Show de bola essa aula...!!!
uma dúvida, se eu fincar 2 hastes, e levar pro QDC ja esta valendo..?
O aterramento deve ser feito da forma correta e testado com terrômetro
com certeza deve ser feito de forma correta e testado, porém terrômetro é artigo de luxo pra gnt q eh autônomo c sabe disso, os meus testes faço desde qdo comecei igual aos q vc em um video seu demonstra, testando fase e terra, e dps fase e neutro, dps colocando algum equipamento pra funcionar entre fase e terra como uma tomadinha.
Muito bom
Ótima.explicacao
Então para cada tomada no.caso
Eu preciso do fio terra indo para o quadro.
Mas se os eletrodutos tiveram já cheios
E eu não tiver passagem
Não.daria certo ne?
na verdade é em cada circuito
Boa explicação, mas não pode esquecer de que só faz esse tipo de aterramento quando chega cabos igual ou acima de 16mm FF e FN no QDC.
Isso mesmo
Ótima explicação, só fiquei com uma dúvida. No caso do rompimento se meus eletrodomesticos como geladeira estiver aterrado posso tomar uma descarga certo... a minha dúvida é, se tiver todos os equipamentos de proteção como IDR, DPS, esse risco acaba? Ou nesse tipo de aterramento os protetores não atuam caso rompa o neutro?
Se faltar o neutro pode acontecer
Excelente aula professor! Recomendo seu canal para meus colegas profissionais! Sempre estamos aprendendo
Valeu Amigo
Excelente explicação Ricardo Serpa qual é o melhor esquema de aterramento TN-C,TN-S ou TT e se existe diferença de potencial entre neutro e terra no aterramento TT e qual valor é admissível obrigado
O tt
Ser Eletricista obrigado e existe diferença de potencial e qual seria o valor admissível
Muito bem explicado e assustador tbm rssss😲
cara,,,é justamente o que eu imaginava.parabéns
Parabéns, ótima aula muito bem explicado até para mim que sou leigo no assunto.
muito obrigado