SEU CARRO PERDE POTÊNCIA POR SER 4X4? NÓS TESTAMOS!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 сер 2024
  • QUER APRENDER MAIS SOBRE MOTORES E INJEÇÕES ELETRÔNICA?
    SE INSCREVA EM NOSSOS CURSOS!
    www.acfperform...
    FAÇA SEU ORÇAMENTO EM:
    www.acfperform...
    / acfperformance
    NOSSAS UNIDADES:
    SÃO PAULO/SP (Ipiranga) - Race King
    Av. Dr. Ricardo Jafet, 1050 - Ipiranga
    tel.; 11 98449 6047
    SANTOS/SP (Vila Matias) - Race King
    R. Joaquim Nabuco, 63 - Vila Matias
    tel.; 13 99671 6062
    MANAUS/AM (Praça 14 de Janeiro) - Sada Auto Center
    Av. Visc. de Porto Alegre, 1233 - Praça 14 de Janeiro
    tel.: 92 99498 9471
    ―――――――――――――――――――――――――――――――――――――

КОМЕНТАРІ • 687

  • @rafaelventura5601
    @rafaelventura5601 Рік тому +214

    É o Iberê dos rachadores. Mais uma aula!

  • @gutoscneto
    @gutoscneto Рік тому +369

    O Haldex desacopla acima de 80km/h e o carro funciona como se fosse um 4x2 pra diminuir o arrasto e melhorar a performance/consumo ja que não vai ter que girar as quatro rodas. Ja no Torsen é4x4 integral.

    • @Ivanpneto
      @Ivanpneto Рік тому +9

      É você que vai acertar hehehhe

    • @Tecnomax281
      @Tecnomax281 Рік тому +10

      @@Ivanpneto, a Audi ficou muito surpresa com o teste no Quattro , tiveram que ir nos livros de física para entender . Quarenta e poucos anos atrás …

    • @RaulNorris
      @RaulNorris Рік тому +2

      Rapaz, depois que li seu comentário acho que você vai ganhar mesmo, lembro da Auto Super no projeto da S3 comentarem algo do tipo.

    • @Tecnomax281
      @Tecnomax281 Рік тому +1

      @@RaulNorris, exato . Isso mitou à época e norteou o desenvolvimento dos carros 4x4

    • @AB4DD0N96
      @AB4DD0N96 Рік тому +7

      A resposta faz sentido mas porque ele iria na fabricante do rolo pra ter a resposta? Fiquei na dúvida kkkkk mas realmente na parte do carro funciona assim

  • @DieselSnake
    @DieselSnake Рік тому +152

    Caramba Ricardinho! Tu se enfiou embaixo da Tiguan e deu uma aula para nós! Esse vídeo merece uns 4 likes meu jovem!Valeu!

  • @leonardorey
    @leonardorey Рік тому +88

    Como sempre brilhantes introduções e explicações.
    ACF cabeça de roll on nos satisfazendo!

  • @diogovinicius3205
    @diogovinicius3205 Рік тому +13

    Eixo traseiro desacopla quando não há necessidade de tração. Mesma coisa acontece nos Jeep Renegade, Compass, Commander e na Toro e em algumas Land Rovers e obviamente na linha WAG, isso para os que usam Haldex. No caso da tração Torsen, que é usada na Amarok, R8, RS6, sempre há perda mecânica, pois não há desacoplamento, é realmente uma tração integral permanente.

  • @MultiFrans1990
    @MultiFrans1990 Рік тому +25

    Haha eu nem vo me arriscar na explicação
    Só esses conteúdos ja são um brinde pro amantes de carro fora a aula do Ricardinho misturado com muito humor
    Esse é nosso simpaticíssimo Ricardinho ACF 🔥🤪

  • @richardalbertsilva696
    @richardalbertsilva696 Рік тому +2

    A potência entregue pelo motor e a mesma, +- 360cv, desconsiderando perdas por transmissão, o motor tem 4 rodas empurrando 2 rolos de 1 T cada, logo 500kgf por roda, quando desacopla o4x4 também desacopla o segundo rolo, logo cada roda continua com 500kgf. O trabalho é o mesmo. A questão de puxar de 4 macha deve ser devido a perda de transmissão que agora é menor então tem que forçar um pouco mais pra ter o pico.
    Resumo cada roda inda move a mesmas carga.

  • @schultz9571
    @schultz9571 5 днів тому

    Ricardinho falando igual o poderoso castiga embaixo do carro 😂😂, merece 3 likes 🫶🏽

  • @guileonahno
    @guileonahno Рік тому +39

    Acredito que leu a mesma coisa por se tratar de uma transmissão haldex . O momento de inércia acrescentado pelo segundo rolo é sabido e utilizado pelo software do dinamômetro pra calcular a potência , para o dinamômetro usar um ou dois rolos não faria diferença pq seria compensado no cálculo.
    Mas em uma transmissão haldex o desacoplamento é feito no diferencial traseiro, o Cardan (quem tem uma massa considerável e influencia bastante no momento de inércia) está sempre conectado ao eixo dianteiro, desconectado somente as engrenagens do difercial traseiro. Sendo o Cardan umas das peças que mas acresce momento de inércia no conjunto de um carro tração traseira ou 4x4, o fato de ele estar sempre girando é o que faz os resultados serem muito próximos.

    • @mateusobral
      @mateusobral Рік тому +3

      Então se ele desacopla em altas velocidades, pode-se dizer que o consumo rodoviário é parecido com de um GLI por exemplo?
      Tiguan deve consumir mais por ser um pouco mais pesada, mas acho que você entendeu kkkkkk

    • @MCalainho
      @MCalainho Рік тому +2

      @@mateusobral sim e não por conta do arrasto aerodinâmico. Eu já tive um Jetta 211 e no primeiro dia esbarrei com uma Tiguan dessas na Dutra. Em questão de desempenho são bem parecidos, e isso se dá a questão de ser haldex e desacoplar.
      Eu só comecei a buscá-lo acima de 180. Os dois de cara pro vento.
      O arrasto aerodinâmico faz muita diferença e o peso tb! Consumo vai ser um pouco pior e o desempenho tb. Mas nada que seja assustador.

    • @CarPrluiz
      @CarPrluiz Рік тому

      Estou com o projeto do meu tbm se vocês puderem da uma força to começando agora ua-cam.com/video/lBIprTcEZHs/v-deo.html

    • @Ftol3
      @Ftol3 Рік тому

      @@MCalainho eu acredito que a sua percepção seja equivocada, na rodovia que o arrasto aerodinâmico tem maior peso, principalmente acima da velocidade que citou (180). E isso faz sim muita diferença em consumo e desempenho.
      Já o peso é praticamente irrisório.

    • @douglaswilliam3978
      @douglaswilliam3978 Рік тому +1

      Discordo de vc pq , por mais que o cardã tenha massa, o maior peso vem das rodas e freios, pois o raio de peso é muito maior que o cardã. Se fosse só pelo cardã, não daria a mesma potência, teria que dar mais potência, e se tirasse o cardã viria ainda mais potência.

  • @ErikRosanelli
    @ErikRosanelli Рік тому +2

    Creio q são dois fatores: O primeiro é devido ao funcionamento do dinamômetro ja que ele mede a potencia gerada na unidade e nao em cada rolo. Seria viável, por exemplo, medir o carro no 4x4 se o carro estivesse destracionando no 4x2, neste caso mais eixos jogando a potencia no rolo teria menos tendência a destracionar e a potencia seria efetivamente medida.
    O segundo é que mesmo induzindo o erro na tração, todo conjunto de engrenagens está la sendo girado pelo resto do conjunto sendo que ele só nao consegue ser distribuido para as rodas traseiras. Seria como ligar o ar condicionado sem gás. O compressor vai fazer o seu trabalho e consumir potencia do motor pq ele esta lá, mas nao vai gelar a cabine.
    O teste vai mostrar o resultado esperado se o conjunto de transmissão trabalhar de forma idêntica a um conjunto de tração dianteira, sem mais peças móveis.

  • @AndersonMoraes524
    @AndersonMoraes524 Рік тому +2

    Não é atoa que está onde está, faz o que gosta, com alegria e responsabilidade!!!

  • @_leo9n
    @_leo9n Рік тому +3

    Não sou especialista... mas vou arriscar.
    A perda de potência no sistema 4x4 ou AWD é algo real por conta da questão de ter mais peças para girar e assim ter a perda de potência nesse "caminho" até chegar as rodas.
    Mas se não me engano, alguns sistemas de transmissão enviam a potência e o torque nos eixos em determinadas situações. Pode ser divido mais para a dianteira ou mais para traseira dependendo da necessidade.
    Ex: na arrancada se tiver potência demais em um dos eixos o carro, ele pode patinar por ter potência demais e tração de menos. Então é feita a distribuição para ter melhor eficiência e desempenho. Pode acontecer de forma mecânica como no caso do sistema altezza ou pode ser eletrônica como no caso da Tiguan (tem outros exemplos mas não estou com a memória boa).
    Sendo que alguns também em determinadas velocidades alguns sistemas mandam a potência para um único eixo para ter menos perda mecânica e assim melhorar o desempenho
    No caso do dinamômetro. Por o carro não patinar nem nada a potência é dívida de forma igual. E quando foi desligado a tração na traseira o eixo dianteiro recebeu toda a potência sem nenhum problema.
    E só mais uma dúvida. Será que se fosse feito a aferição no 4x4 em 4ª marcha, teriam os mesmo números ?

  • @wiltongalvao1036
    @wiltongalvao1036 Рік тому +9

    Tenho uma Tiguan 2013 4 Motion que acredito ser a mesma tecnologia ainda e tinha essa dúvida também. Parabéns pelo conteúdo! Pensando no resultado, penso que seja porquê é acionado o 4x4 (gerando perda de potência) quando há demanda. Como o rolo dianteiro esta conectado ao traseiro, simulando o asfalto, não há demanda significativa (a ponto de alterar os resultados) de potência na traseira.✌💨

  • @gregkappel5888
    @gregkappel5888 Рік тому +2

    Possivelmente porque a tração age sob demanda. Na arrancada é usada 100% da tração nas quatro e em velocidades maiores, é usada prioritariamente a tração dianteira, que é mais eficiente.
    Na puxada, a velocidade se sobressaiu e a maior parte da carga de potência aplicada estava nas rodas dianteiras, fazendo as duas puxadas terem diferenças mínimas.

  • @jplealsantos
    @jplealsantos Рік тому +3

    Acredito que é deve ser pq o software da servitec deve fazer o calculo diferente quando se mede um carro 4x4 , pois ele deve considerar um valor médio estimado de perda para todos os 4x4. Caso contrario todo 4x4 teriam diferentes perdas. Assim ele padroniza a medição e coloca todos os que são medidos em "pé de igualdade". Mas é só um "achismo" mesmo. Kkkk

  • @mmaxsp
    @mmaxsp Рік тому +5

    Jovem Ricardo, nada mais justo que a SERVITEC, reconhecer a excelência de seu trabalho...Merecido.

  • @dudupi7
    @dudupi7 Рік тому +1

    Ao acionar a função 4x4 do dinamômetro, o software muda o cálculo de potência. Se não me engano são +5%, pra compensar o arrasto das correias e de todo o sistema de acoplamento de rolos. Além disso, apesar da embreagem estar desconectada, todo o conjunto está girando: cardã, diferencial, etc.

    • @dudupi7
      @dudupi7 Рік тому

      Um teste 4x4 versus 4x2 sem acionar a função 4x4 do software seria bem esclarecedora. Ainda não fiz esse teste!

  • @djdouglaslopes
    @djdouglaslopes Рік тому +1

    Mais um video mto bacana!!! Parabéns Ricardinho!! No meu entender nas passada de terceira marcha tanto 4x4 quanto 4x2 foram sem carga (sem freio magnetico), então quando se passa de terceira marcha no 4x2 sem carga, a passada fica muito rápida não dando tempo de carregar a pressão de turbo suficiente para gerar a potencia igual na passada com a tração ligada!! Assim passando o carro em quarta marcha (ainda sem carga), a passada fica mais longa gerando a pressão de turbo satisfatória para chegar no resultado semelhante!!

  • @erikcangussu387
    @erikcangussu387 Рік тому +1

    A potência se manteve a mesma, pois o conjunto de engrenagens que vai até a roda mais forte no 4x4 (roda dinateira) e no 4x2 (também roda dianteira), é o mesmo. Logo a perca de potência na relação motor/solo só seria maior caso fosse comparado 4x4 a um 4x2 traseiro.

  • @andremota7928
    @andremota7928 Рік тому +2

    Salve ricardinho! Até onde eu tinha visto sobre o sistema haldex, ele é basicamente um tração integral sob demanda. E em resumo, o sistema do carro entende que você não precisa de tração nas rodas traseiras na puxada que você fez com o diferencial com o plug conectado , e portanto só há tração nas rodas dianteiras (principalmente se tratando de uma aferição de pico de potência em plena carga). Tem algumas literaturas que eu li que dizem que os sistemas haldex mais atuais possui sua configuração mais "default" mandando 100% do torque do motor somente para as rodas dianteiras, conseguindo chegar a distribuição 50-50 para condições extremas(como falta de aderência na estrada ou as arrancadas da vida). Como você fez uma puxada com os rolos traseiros acoplados, os 360hp vieram na terceira marcha. Com os rolos desacoplados, a massa para rotacionar é menor e você precisou adicionar mais carga ao motor para chegar no mesmo resultado (você mesmo explicou no vídeo), mas a potência aferida não sofre alteração. Em alguns lugares que eu vi o pessoal costuma explicar carros com o Haldex como carros de tração dianteira e tração traseira assistida, acho isso bem didático kkkk. Espero que meu pitaco esteja coerente. E abração para a equipe ACF! Acompanho vocês a um tempo e espero poder um dia trabalharmos juntos (universitário em formação)!!!

  • @fagner_patriota7267
    @fagner_patriota7267 Рік тому +5

    O ACF é brabo demais muita teoria prática e humor misturado kkkk

  • @rafaelarthuso02
    @rafaelarthuso02 Рік тому +6

    A potência nominal do motor é a mesma para ambos os testes, independentemente do sistema de tração. No entanto, é verdade que o sistema de tração 4x4 tem mais perdas mecânicas do que o 4x2, pois há mais componentes envolvidos na transmissão da potência do motor para as rodas. Essas perdas incluem a transferência de potência para as rodas traseiras, a acoplamento da transferência e os diferenciais.
    No entanto, as perdas adicionais não significam necessariamente uma perda de potência nas rodas. Em vez disso, o sistema de tração 4x4 pode proporcionar uma distribuição mais equilibrada da potência e torque entre as rodas, o que pode melhorar o desempenho. Além disso, muitos veículos com sistemas de tração 4x4 vêm com diferenciais bloqueados ou sistemas de controle de tração avançados que podem ajudar a maximizar a potência nas rodas, compensando as perdas adicionais mencionadas.
    Em resumo, mesmo com as percas adicionais do sistema 4x4 essa diferênça pode ser compensada pelo aumento da eficiência geral do carro e o aprimoramento da distribuição de torque.

    • @divanir.sathler
      @divanir.sathler Рік тому

      Boa!

    • @rafaelevolutionupgrades
      @rafaelevolutionupgrades 9 днів тому

      Entendi oq vc falou no fim, mas essa parte do começo q vc fala sobre a perda por transmissão não alterar a potência nominal do motor não faz mt sentido pq at onde sei o dina mede roda e não motor, a não ser q tenham implementado um software q possa deduzir as perdas d transmissão oq acho impossível fisicamente um equipamento q consiga ler isso em diferentes plataformas cm um único conjunto d software e hardware....

  • @93555168
    @93555168 Рік тому

    Salve Titio ACF, esse 4motion da VW da a mesma potencia pq ela sempre vai priorizar o envio de potencia para o eixo dianteiro. Quando não houver a necessidade de acionar o eixo traseiro. Logo deixando ativo ou não a ECU vai mandar potencia para o eixo traseiro somente quando tiver essa necessidade. Diferente dos AWD que todas as rodas vão ter a mesma potencia não sendo possível "desligar" o envio de poder de tração para o eixo traseiro.

  • @caufabricio
    @caufabricio Рік тому +1

    Ricardinho é fera demais! Conteúdos diferenciado sem preguiça de produzir

  • @leonardooliveirasilva3795
    @leonardooliveirasilva3795 Рік тому +2

    Q maneirooo, feliz em saber q a servitec ta apoiando vcs!

  • @brutalsystem
    @brutalsystem Рік тому +1

    Esse TATATATATATATA do escape, só consigo lembrar de quando eu era criança, e eu fui uma vez num parque de diversão fajuto, e a roda gigante fazia o mesmo barulho parece rolamento estourado. 😂

  • @Filenga
    @Filenga Рік тому +1

    O Brasil tem muito conteúdo bom de carros! Parabéns pelo vídeo!

  • @igor_moraes12
    @igor_moraes12 Рік тому +1

    Ah vlh, o Ricardo é um maluco que você sente vontade de apertar as mãos e dar um abraço, já chegar resenhando kkkkkk bicho é gente fina demais

  • @cesarteston10
    @cesarteston10 Рік тому +3

    Acf sempre tive essa dúvida, como funciona o Dyno 4x4, depois desse vídeo, tudo explicado. Belo vídeo e bom conteúdo. Vc é o cara kkkkk

  • @Engenharia_da_Preparacao
    @Engenharia_da_Preparacao Рік тому

    Top demais! Muito legal de assistir esse vídeo!

  • @eduardosaraiva
    @eduardosaraiva Рік тому +2

    Não houve diferença na medição pq o diferencial traseiro só é ativado quando o sistema detecta perda de tração na frente. Como ambos os rolos estavam conectados e ambos as 4 rodas estavam girando na mesma velocidade, o sistema entendeu que não houve perda de tração na frente

  • @luaninacio9572
    @luaninacio9572 Рік тому +5

    Minha explicação e ,O dino 4x4 não faz perder nada porque o pneu dianteiro quando gira puxa junto o pneu traseiro e isso ocorre tbm no dino ,que faz tanto os pneus girar quanto os rolo do dinamômetro rolar tudo junto ,assuma tento o mesmo esforço, tipo em série ,Tmj Ricardinho

    • @douglasalmeida7931
      @douglasalmeida7931 Рік тому +2

      Mas o eixo traseiro não estava girando no 2° teste. Não faz sentido sua explicação

  • @Pierinho272
    @Pierinho272 Рік тому

    mano, didatica é tudo, show de bola

  • @Gumaza
    @Gumaza Рік тому +1

    Três hipóteses: 1° medição de roda se fosse de motor talvez desse a diferença. 2° sistema de tração do haldex por ter embreagem e ver que não tá patinando a roda e desacopla. 3° vc mencionou que habilitou e desabilitou no software do Dino o 4x4 e ele pode fazer um cálculo automático referente as perdas.

  • @fernandoigorap
    @fernandoigorap Рік тому +4

    Talvez tenha dado o mesmo resultado por causa do Haldex, que é acionado só quando tem diferença de velocidade entre eixo dianteiro e traseiro.

    • @jplealsantos
      @jplealsantos Рік тому +1

      Pode ser heim . Então na puxad 4x4 o que estava girando as rodas não era o haldex, mas sim as correias do rolo dianteiro. Né??

    • @fernandoigorap
      @fernandoigorap Рік тому +1

      @@jplealsantos Isso mesmo

    • @jplealsantos
      @jplealsantos Рік тому +1

      Talvez o teste teria um resultado diferente em carros com tração permanente, por exemplo um subaru. Mas para fazer o teste num subaro 4x2 teria que fisicamente soltar o cardã.

  • @walder02
    @walder02 Рік тому +2

    Ricardinho ACF muito obrigado por esse conteúdo sensacional !!

  • @leandroaraujo7015
    @leandroaraujo7015 Рік тому

    Liga o 4x4 e passa na quarta marcha pra ver o que vai vir de potência e torque Menino ACF! RS

  • @lucasparreira7626
    @lucasparreira7626 Рік тому +1

    Acredito que quando se ativa a opção 4x4 no sistema do dinamômetro ele já calcula essas perdas e as compensa, pra ter uma leitura mais equilibrada entre 4x4 e 4x2

  • @marlonk953
    @marlonk953 Рік тому

    Entendo pouco sobre carros, mas meu pitaco é...
    De terceira marcha, mesmo 4x4, como o sistema é por demanda, a puxada de terceira marcha foi só nas rodas dianteiras, já q esse sistema entra em ação quanto falta atrito...
    Quando desacoplou a tração, e o rolo do dino, diminuiu a carga q antes, era puxada nas rodas dianteiras de terceira marcha...
    Sendo assim, teve q puxar de quarta marcha, pra obter o mesmo resultado de carga equivalente...
    Resumidamente, na minha cabeça, em ambas as puxadas o carro usou tração apenas na dianteira, afinal não teve perda de atrito, pois os rolos do dino são conectados...
    A única coisa q mudou, pro carro, foi q no segundo cenário não tinha um rolo de 1 tonelada a mais pra ele puxar, até então...
    Ansioso pelo próximo vídeo...

  • @leonardohonorato6086
    @leonardohonorato6086 Рік тому +1

    Por ser um sistema VAG Haldex, o mesmo é configurado para mandar apenas o torque necessário para as rodas traseiras sob situações específicas que o veículo pode se encontrar, portanto para um teste de bancada, onde temos as rodas dianteiras com uma boa tração no caso aos rolos, o sistema não vê a necessidade, e portanto não realiza, da distribuição de torque, logo, cerca de mais de 90% do torque ofertado pelo motor só é direcionado para o eixo dianteiro, tendo assim uma quantia de torque praticamente irrisória no eixo traseiro, ótimo vídeo como de costume ACF

  • @sonhandoautofrs7045
    @sonhandoautofrs7045 Рік тому

    Sim capitão!
    Todos as vezes que titio ACF fez a pergunta eu respondi dessa forma.
    Tenho filhos pequenos kkkk

  • @alexandrelira2143
    @alexandrelira2143 Рік тому +1

    Parabens pela nova parceria ACF, voces são fera demais!!!

  • @canalcarroceiro
    @canalcarroceiro Рік тому +1

    No caso do Haldex, ele não funciona no 4x4 o tempo inteiro. Quando ele “sente” que não tem mais a necessidade de manter a tração traseira, ele desacopla. Funciona dessa forma justamente pra que tenha mais eficiência, visto que é melhor não ter mais um peso no conjunto. Dessa forma, você não veria uma clara diferença.

  • @naldoplay
    @naldoplay Рік тому

    O princípio de funcionamento: "O dinamômetro funciona com a mola que se alonga conforme a força é aplicada sobre o equipamento". Ele mede a força do motor, que é o mesmo. Não está medindo a velocidade, é a força. Não vai depender dos rolos ou do tamanho da roda ou modelo dos pneus, peso do carro, sacolas no porta-malas ou quantidade de cheirinhos pendurados.

  • @jak3zera
    @jak3zera Рік тому

    Leu da mesma maneira pois o Haldex funciona sobre demanda, somente se acopla quando a identifica que as rodas dianteiras estão patinando para suprir a tração necessária. Como se trata de um dinamômetro o carro não perde tração, logo o Haldex não é acoplado, o que faz com que o carro efetivamente funcione como um FWD e não como um AWD. Caso fosse um sistema de tração integral permanente como o Symmetrical AWD da Subaru este efeito não seria observado.

  • @givagoalves1253
    @givagoalves1253 Рік тому +3

    Acredito que também tenha um fator de correção para a tração utilizada.

  • @mrdiegogambit
    @mrdiegogambit Рік тому

    Como o sistema eh sob demanda e predominamentemente dianteiro, as massas dos rolos ativas compensam a diferenca do sistema. O torque no volante do motor eh o mesmo, porem como a aderencia eh plena no dino, mesmo que haja distribuicao de torque, ela vai ser equilibrada nas condicoes, que no caso sao ideiais.

  • @joxzoom
    @joxzoom Місяць тому

    O que eu conheço do Haldex é que ele funciona como um 4x2 e só acopla o 4x4 quando há escorregamento, a dianteira girar mais do que a traseira. Em vídeos de testes em pisos escorregadio se confirma, a dianteira destraciona e em fração de segundo a traseira acopla. Resumindo, se não houver diferença de velocidades entre os eixos, o sistema trabalha como um 4x2. Não é à toa que é um sistema 4x4 sob demanda.

  • @MegaJetPilot
    @MegaJetPilot Рік тому

    O video é bem autoexplicativo, tanto que o Ricardinho fez questão de mostrar o funcionamento por correias do rolo traseiro. Me leva a crer que não faz diferença medir só no rolo da frente ou nos dois rolos, pq o da frente gira o de trás, então as rodas vão acelerar e freiar ao mesmo tempo, daí sim o mesmo resultado.

  • @guilhermeazevedo7254
    @guilhermeazevedo7254 Рік тому

    O resultado do dinamômetro em 4x4 será a maior potência gerada entre os eixos dianteiro e traseiro. Como a potência destes carros está mais concentrada no eixo dianteiro, então o resultado medido somente no eixo dianteiro em 4x2 apresentou o mesmo resultado anterior do dinamômetro.
    Admiro seu trabalho ACF.
    Abraço!

  • @Flaviocdr
    @Flaviocdr Рік тому +1

    Na década de 80 mais ou menos a Audi teve esse dilema mas o Audi Quattro andava mais do que o mesmo carro versão 4X2 e eles chegaram à conclusão que o atrito dos pneus com o solo nos eixos motrizes era menor do que nos eixos movidos. Por isso os Audi Quattro andavam mais.

  • @sangrent0
    @sangrent0 Рік тому

    ACF gosto muito dos seus vídeos, são muito bem explicado sua didática é muito boa, faz ate um pessoa como eu, que não tenho conhecimento 0 em mecânica ou preparação, mas gosto muito de acompanhar vc.

  • @FabioRodrigues-fe7zr
    @FabioRodrigues-fe7zr Рік тому

    Quando tá no 4x4 tem mais peso mas também tem a leitura da central do haldex, consequentemente cruzando os dados a ecu vai pedir mais pressão e injetar mais e mais cedo aindade 3a , desabilitado no 4x2 estará mais leve, mas não vai estar empurrando a massa com a mesma eficiência de 3a em 4x4... então quando estiver em 4a que terá uma relação bem longa e a massa já estará bem "embalada", deslocada enfim, aí a ecu procura atingir a meta

  • @jeffersonbarbosa7008
    @jeffersonbarbosa7008 Рік тому

    Manooo o ACF é um sarrooo!!
    🤣🤣🤣🤣

  • @marcoaureliodepaula3687
    @marcoaureliodepaula3687 Рік тому

    Só esse efeito especial na abertura já valeu o vídeo!

  • @lucasoneable
    @lucasoneable Рік тому

    Um carro de família muito legal, parabéns ao proprietário!!!
    Mais uma aula muito legal titio Ricardinho.
    Sinceramente pelo que me lembro quanto maior marcha engatada no câmbio menor e a relação de engrenagens ela e e nisso mais o carro vai desenvolver velocidade e potência

  • @Isanchesz
    @Isanchesz Рік тому +2

    Feliz por ver esse canal recebendo o apoio que merece! Conteúdo sensacional, didático e put4 descontraído kkkkk bom demais

  • @mateushenrique9559
    @mateushenrique9559 Рік тому +1

    Acredito q seja pelo sistema Haldex da tração , acima de certa velocidade ele desliga as rodas traseiras , e como a potencia maxima da tiguan vem de 4 marcha la em cima, a velocidade é bem alta aponto de desligar o haldex mesmo estando ligado original, quanto o titio acf desliga la depois de 4mil rpm vem a potencia como viria normalmente pois o haldex ja esta desligado(as rodas traseiras so giram rapido no video pois as rodas dianteiras estao puxando as traseiras por conta do dino)

  • @walmorbrandl
    @walmorbrandl Рік тому

    Pior foi eu aqui falando "estamos capitão" kkkk, isso que esse desenho nem é da minha época kkk

  • @cafeAFS
    @cafeAFS 7 днів тому

    Diminuiu as perdas com a transmissão extra no cardão+diferencial traseiro, mas também diminuiu a tração do carro ou seja agora ele tem menos área de contato para distribuir força(sair da inércia!) e por isso para igualar o mesmo gráfico teve que subir uma marcha!!!

  • @rafagaeh
    @rafagaeh Рік тому +1

    A Perda é causada pela massa em movimento de mais um eixo com tração.. no caso de um carro em movimento.... a perda é menor quando se tem um eixo "livre" devido a não ter força sobre a massa em movimento "roda" do segundo eixo...

  • @leonardoluguese
    @leonardoluguese Рік тому +8

    Ótimo conteúdo Ricardinho! 👍🚀 As medições são similares pois as cargas às quais o conjunto é submetido são semelhantes, ou seja, a carga 4x2 em quarta marcha e a carga 4x4 em terceira marcha são aproximadamente congruentes.

  • @paim1986
    @paim1986 Рік тому

    No dinamômetro 4x4 os dois rolos estão mecanicamente acoplados, fazendo com que a rotação das 4 rodas seja exatamente o mesmo. Desta forma provavelmente o sistema do carro interpreta que não é necessário acoplar a embreagem do haldex fazendo com que o torque seja transmitido efetivamente somente ao eixo dianteiro (como se fosse uma situação real do carro em uma reta). (Lembrando que isso ocorre porque a puxada está sendo com o carro já em “movimento”). A massa rotacionada em ambas as simulações é igual, ou seja conjunto dianteiro + Cardan (haldex desacoplado). O mesmo conceito se aplicam a veículos com caixa de transferência e função 4x4 auto.

  • @William123WEB
    @William123WEB Рік тому +1

    Leu da mesma maneira, porque o acoplamento do rolo traseiro é feito através das polias que foram colocadas. Sendo assim, compensa a "perda de carga" do conjunto do 4x4.

  • @leandrosoaresdacosta1006
    @leandrosoaresdacosta1006 Рік тому +9

    Tem de repetir o teste com uma Toyota Bandeirantes, antes e depois de desacoplar a “Roda Livre”, rsrsrsrs!!!
    Aí teremos novas variáveis, com a tração eliminada após a caixa de transferência, e com a liberação da roda livre, não deixando o cardã e eixo dianteiros girando.
    Sobre o vídeo de hoje, a Audi provou na década de 80 que o atrito total de um AWD poderia ser menor do que de um 2WD. Eu diria que se pudéssemos medir independentemente em cada eixo, na puxada com as 4 rodas, talvez a potência que estaria chegando somente ao eixo dianteiro enquanto funcionando em AWD poderia ser a mesma que foi medida em 2WD no único eixo tracionando (o dianteiro). Afinal, a tração inteligente não transmite 50% de potência e torque igualmente para cada eixo, correto?
    Esses foram os meus dois cents…. 😅

    • @luizarthurbayer6297
      @luizarthurbayer6297 Рік тому

      Achei 1000% valido mesmo que venha numero pequenoz

    • @israelzg
      @israelzg Рік тому +1

      Gostei da ideia da Bandeirante. Apoiado!

  • @adrianomiola3890
    @adrianomiola3890 3 дні тому

    Parabéns pelo vídeo

  • @xVitorHenrique
    @xVitorHenrique Рік тому +1

    Acredito que nas 2 puxadas foram 4x2 o haldex deve ser por demanda, a partir de uma velocidade ele desliga o 4x4 sendo assim a roda traseira girou por conta do dinamômetro. a diferença é que como como tirou o dino do 4x4 precisou adicionar uma marcha para ter mais carga

    • @WallaceMotovlog
      @WallaceMotovlog Рік тому +1

      Entro nessa mesma teoria. Se de 3 marcha o 4x4 já está desacoplado, as rodas traseiras só estão girando por conta do rolo que estão conjugados. Quando ele desliga o rolo traseiro, baixa a carga e consequentemente a pressão de turbo é menor por ter menos carga. Logo, quando ele põe mais carga (4 marcha) a pressão de turbo bate o pico programado e dá a mesma potência.

  • @ThePhillipis
    @ThePhillipis Рік тому +1

    Sobre a questão do carro “copiar” a mesma potência sendo fwd e não Awd é que eliminado o peso das rodas traseiras das primeiras puxadas foi acrescentado uma marcha a mais em relação a elas, isso fez com que a carga do motor para gerar a msm potência fosse equivalente, nada mais é que a grosso modo , a perda foi compensada com 1 marcha a mais nas puxadas, o carro “pesou” como se tivesse puxando 4 rodas porém estava puxando 2 , porém com uma marcha a mais, gerando mais carga e consequentemente a mesma potência .

  • @avidadocampo
    @avidadocampo Рік тому +9

    Baita vídeo como sempre! Mas um outro "detalhe" me chamou a atenção em 05:04: pra que tanto aromatizante em um carro só? hehehehee
    Abraço, monstro sagrado dos pops and bangs!

    • @oce.711
      @oce.711 Рік тому +3

      eu vi isto kkkk acho q o dono vai colecionando as q perderam o "sabor"

    • @maffessoni78
      @maffessoni78 Рік тому +4

      Acho que o dono fuma um.. olha a arvorezinha aroma Wild Hemp 🤣

  • @NoelFernandes
    @NoelFernandes 5 днів тому

    Minha teoria: Com esse tipo tração integral ele não divide a carga com o eixo traseiro, pois a transferencia é FIXA em cada eixo, por exemplo supondo que ele seja 70/30 voce desabilitando o eixo traseiro, ele nao vai ganhar 100% de tração na dianteira, ele vai continuar com os mesmo 70% na dianteira. Se fosse a uma tração 4x4 convencional ele dividiria a carga nos dois eixos, e o diferencial faria essa "gestão" de tração. Cortou um eixo, a carga vai toda pro dianteiro....
    Outro fator também é que DEPENDE de onde tá vindo a força motriz, numa caixa de transferencia central, que envia tração para os dois eixos a partir de um cardã é o mesmo esquema, a distribuição de tração fica a cargo do diferencial... se uma das rodas, sai do chao, a tração dividida entre as duas rodas do mesmo eixo, vai toda pra roda q ficou no chao, e se as duas rodas perdem tração, por exemplo uma quebra de diferencial, a caixa de transferencia manda toda a tração pro eixo dianteiro....ou traseiro..
    as perdas ali aconteceriam em doisa estagios, primeiro no diferencial dianteiro, depois na caixa de transferencia....e depois no diferencial traseiro....
    matematicamente é simples de entender, mas dificil de representar....

  • @renandegrandi522
    @renandegrandi522 Рік тому

    O sistema de traçao da tiguan funciona como 4x4 até um certo ponto, depois de atingir certos parâmetros de rotaçao, velocidade e condiçoes de pilotagem, o computador de bordo para de funcionar como 4x4 e passa a ser um 4x2, isso se deve a alguns motivos como economia e combustível e busca por menor desgaste dos componentes. Assim, da para dizer que o 4x2 nas condiçoes adequadas (principalmente ao que se refere à marcha) funciona de forma similar ao 4x4 integral no quesito de potência para que o carro mantenha o mesmo desempenho, mas gastado menos combustível e diminuindo o desgaste do sistema.

  • @gameschevy6148
    @gameschevy6148 Рік тому

    Como o pessoal disse anteriormente, o Haldex, ele e um sistema inteligente de tração, mesclando o grip e potência, minimizando a perda de potência, acoplando nas horas de necessita de tração como nas arrancadas e lugares com pouco atrito, e desacoplando nas horas de mais velocidades, onde a tração não importa mais, se fizesse esse comparativo com um carro que tenha a opção de 4x2 e 4x4 integral, seria notória a diferença, colocando que o dinamômetro não faça automaticamente a correção da perda do 4x4, exemplo o que faz com a pressão atmosférica.
    Exemplo a Ranger 99 (tive uma) tem o 4x2 traseira e a 4x4 normal e reduzida, sendo todas as elas íntegral.

  • @emanueljunio986
    @emanueljunio986 Рік тому

    O Ricardinho "MythBuster" ACF não existe, ele não pode te assustar.

  • @rafinha3886
    @rafinha3886 Рік тому

    11:23 Semelhanças com o Sid da Era do Gelo é mera coincidência kkkkk

  • @micaelramos9157
    @micaelramos9157 Рік тому

    Haldex de 5a geração transfere 95% da tração para o eixo dianteiro em condições normais de tração, podendo transmitir até 50% para o eixo traseiro se necessário. Como a passada no dinamômetro acontece em condições normais de tração, 95% do torque já estava sendo transferido apenas para o eixo dianteiro. Possivelmente não houve um "aumento" de 5% pois ainda assim houveram perdas com o cardãn (apenas a embreagem do haldex não acoplou), por isso apenas ~2 kgfm a mais que a passada 4x4.

  • @eduardocastilho7175
    @eduardocastilho7175 Рік тому

    A falta de perda significativa de potência observada na sua avaliação pode ser explicada por vários fatores. Primeiramente, a tecnologia de tração nas 4 rodas do Volkswagen Tiguan R-Line é projetada para distribuir a potência de forma equilibrada entre as quatro rodas, mantendo a aderência e a eficiência de desempenho mesmo em condições adversas. Além disso, o sistema de tração nas 4 rodas é controlado eletronicamente, o que permite uma transição suave entre as diferentes configurações de tração, minimizando quaisquer interrupções ou perdas de potência. Finalmente, o motor pode ser calibrado para priorizar a eficiência em detrimento da potência máxima, resultando em uma perda menor de potência quando a tração nas 4 rodas é ativada.

  • @willian_oliv
    @willian_oliv Рік тому

    Pelo dinamômetro mostras a potência no motor e não nas rodas, porém medir nas rodas, chegando na potência do motor por meio de cálculos das perdas. Assim, desabilitando o cálculo do 4x4, marca a mesma potência no motor, mesmo medindo uma potência maior nas rodas.

  • @rafaelisidoro114
    @rafaelisidoro114 Рік тому

    Muito bom Ricardinho, excelente trabalho. Parabéns! 🇧🇷🦾

  • @rafaelantonio9071
    @rafaelantonio9071 Рік тому

    Em relação a o haldex que faz o desacoplamento de embreagem do cardam traseiro a x velocidade seria a razão do carro.
    E em relação ao que você falou sobre o dinamômetro, quando você fez a puxada um carro de quarta a mancha em relação ao dinamômetro aumentará a carga da turbina e agora entrando no ‘achismo ‘eu acho que Deve ter algum algoritmo no dinamômetro que interpreta quando você muda de 4x4 para 4x2
    Deve fazer a compensação para tentar parametrizar

  • @RamonSantanna
    @RamonSantanna Рік тому

    ha uma media de calculo de perdas assim como há de altitude há também de 4x2 para 4x4, a força gerada pelo motor continua a mesma, porem é distribuida para duas rodas a mais, somado a perda media do conjunto de transmissão 4x4, aplica a correção de perda media e voilá, potencia aferida com exatidão

  • @LhwanPSilva
    @LhwanPSilva Рік тому

    Não sei oq é melhor, a qualidade dos vídeos ou essas introduções kkk

  • @DanielMoreira-qj7wx
    @DanielMoreira-qj7wx Рік тому

    O dinamômetro, assim como a correção pelas altitudes, também tem correção para veículos 4x4, trazendo os números os aproximados aos da tração 4x2 ao ser acionado, já calculando as perdas da tração!

  • @junior.araujo
    @junior.araujo Рік тому

    O motor gera a mesma potência independe do peso agregado no conjunto de transmissão, a energia gerada pelo motor é perdida pela transmissão, com o 4x2 a perca dessa energia é menor. Mas o motor sempre vai gerar a mesma energia. O software do dinamômetro deve corrigir essa diferença quando aferido em 4x4 ou em 4x2 ajustando assim os resultados

  • @Roberheroi
    @Roberheroi Рік тому

    Pelo fato que antes do Haldex tracionar, sensores fazem leituras do diferencial de velocidade das rodas, inclinação da carroceria e o modo de condução, dentre vários outros dados, logo á uma verificação em tempo integral colhendo os dados e verificando se realmente há necessidade de demanda de tração, por esse motivo os gráficos ficaram idênticos, porquê provavelmente não houve necessidade de tração.
    A SERVITEC disponibilizou gráficos parecidos nas diferentes puxadas por esses motivos:
    1ª Puxada de terceira marcha, rolo traseiro travado na mesma velocidade do rolo dianteiro expondo o motor a uma carga maior, isso não quer dizer que o rolo traseiro estivesse existindo força de tração. E se houve por algum motivo e em algum momento tração nas rodas traseiras o gráfico demonstra de forma negativa em relação a 2ª puxada.
    2ª Puxada de quarta marcha, apenas rolo dianteiro recebendo força da tração, esse senário foi necessário para tentar igualar o nível de carga no motor em relação ao senário da primeira puxada. O resultado foi um pouco melhor que a primeira puxada pois claramente não teve nenhuma interferência do eixo traseiro, mas também podendo ser irrelevante, já que é difícil tentar igualar o nível de carga sofrida pelo motor em relação da marcha utilizada no teste.

  • @testedois7447
    @testedois7447 Рік тому

    A potência medida depende do trabalho que é exigido do motor.
    O trabalho depende do momento de inércia do rolo e da rotação.
    O momento de inércia depende da massa do rolo.
    Dois rolos com menos rpm ou um rolo com mais rpm, fazem com que o software chegue no mesmo resultado gráfico.
    Mas entendo que esta potência é a potência que chegou no rolo, a potência que saiu do motor em 4x4 foi maior do que em 4x2, devido aos atritos, fato que se comprova na pista pelo consumo do veículo.

  • @joaolucasomoreira
    @joaolucasomoreira Рік тому

    ricardinho, se pode prometer pra gente, que vc nunca mais vai raspar o cabelo? kkkkkkkkkkk
    video top dms mano, tmj!!

  • @rafaluiz1679
    @rafaluiz1679 Рік тому

    4x4 on demand, Só funciona o 4x4 quando detecta a necessidade, ou seja não é um symetrical AWD como os subaru. que aí sim é 4x4 o tempo todo, todo o tempo(Se o "clutch" do acoplamento central não tiver ido para o saco). Tem algumas diferenças entre o haldex e o torsen também.

  • @paulomtambos567
    @paulomtambos567 Рік тому

    Passada 4x4 : terceira marcha, provavelmente acima de 80 por hora, haldex desacoplou zerando a perda da tração traseira. Portando empurrou dois rolos, carregou o turbo e a roda dianteira tocou os dois rolos.
    Passada 4 x 2 : 4 marcha carregou o turbo igual, potência na roda dianteira igual, sem perda do sistema de transmissão traseiro igual, potência final igual.
    O segredo é o rolo traseiro sendo tocado pelo eixo dianteiro e empurrando as rodas traseiras dando carga pro turbo.
    Meu palpite de leigo.
    Abraço.

  • @kikogti16v
    @kikogti16v Рік тому +1

    Acredito que o Haldex somado ao fato da ligação entre os rolos, as forças se equiparam e o esforço é o mesmo...teríamos mais diferença se o conjunto traseiro e dianteiro girassem os rolos separadamente...

  • @ronansantos8474
    @ronansantos8474 3 місяці тому

    Boa noite acf ele mediu a msm coisa pq aquele acoplamento que vc tinha colocado no dinamômetro fez as rodas girarem ao msm tempo mas esse tipo de tração da tiguan chega a uma certa velocidade ou sei la uma eletrônica mais apurada ele meio que desacopla o 4x4 e fica só 4x2, mas com aquela peça que faz acoplar os 2 rolos não percebemos isso.

  • @jowfreyphillyp1700
    @jowfreyphillyp1700 Рік тому +1

    Pelo fato de ter uma massa X/4 com uma carga de 2 rolos e uma massa X/2 com uma carga de 1 rolo. Uma força de resistência equiparável, sendo X/4 ÷ 2 = X/2 e X/2 ÷ 1 = X/2. Ou seja, ao sair de inércia no 4x4 a resistência transmissão aumenta e a carga rolo é a mesma, no 4x2 a resistência transmissão diminui mas a carga rolo continua (por conta do contrapeso do freio magnético), fazendo assim uma compensar a outra. Menos rodas tracionando, mais difícil sair de inércia

  • @akibenga
    @akibenga Рік тому

    @acfperformance
    Vamos lá. Vai ser muito e muito chato para alguns.
    1. Primeiramente, quando estabelecemos a passagem no dinamômetro, definimos uma marcha e vamos passar do giro mínimo possível sem que o motor apague até o giro máximo antes do corte da injeção, certo?
    Ou seja, o dinamômetro afere a potência em retomada.
    Dito isso, o carro 4x2 só movimenta um rolo. E apenas um rolo do Dino, sobremaneira exerce sobre o carro uma "inércia" com metade do valor de dois rolos. Afinal de contas, o freio magnético do Dino vai funcionar nos dois rolos com a mesma força por estarem eles conectados por correias.
    Ou seja, é como se o Carro no modo 4x4 estivesse fazendo a puxada em piso inclinado representando uma subida e no modo 4x2 em linha reta.
    Ou seja, Para não ter que alterar e aumentar a força aplicada pelo freio magnético no rolo dianteiro de forma a simular o mesmo esforço necessário para retirar o veículo da "inércia" no cenário 4x4, eleva-se uma marcha, pois sabemos que as retomadas tendem a ser mais lentas e necessitam forçar mais o motor quando a marcha é mais alta.
    Assim como nas bicletas, motos e caminhões, necessariamente as primeiras marchas dos carros são mais pesadas para extrair força e tirar o veículo da inércia, enquanto as mais altas são as mais leves e geram velocidade.
    Então acredito que seja isso.
    Marcha mais alta na retomada para representar no 4x2 no único rolo um esforço maior e semelhante ao que o 4x4 faria em dois rolos que teriam o dobro do peso e a atuação do freio magnético amplificada.
    Edit1. Pensei no exemplo da bicicleta ergométrica, que para simular uma subida, os pedais ficam mais duros, e você tem que usar mais força para manter o movimento. No carro turbo, talvez o sistema reconheça que está tendo dificuldades e passe a admitir mais ar e liberar mais combustível de modo a compensar essa dificulda, manter a pressão e continuar o movimento para a retomada.
    Edit2. Não tenho formação em Engenharia, tampouco na área automotiva.
    Espero ter acertado.
    @akibenga.

  • @fhaell9193
    @fhaell9193 Рік тому

    Seria as segunda lei de Newton? "Que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração." Na segunda puxada compensou a resistência mecânica "ganha no alivio de peso tanto do rolo quanto da tração 4x4 pela resistência mecânica da quarta marcha em relação a terceira".

  • @ricardobvolpato
    @ricardobvolpato Рік тому

    O software da Servitec calcula a perda, maior quando a opção 4x4 está ligada, menor quando a opção 4x4 está desligada.

  • @gustavograna846
    @gustavograna846 Рік тому

    Abrazo grande desde Uruguay. Saludoss. La carga de motor por relación de marcha es la fija el comportamiento por lo tanto no debería variar la cifra y si la inmediatez de llegar a ella. 👍👍👍👍

  • @LUIZRICARDO1103
    @LUIZRICARDO1103 Рік тому

    ACF é o zika

  • @kracknet
    @kracknet Рік тому

    O módulo do heldex realiza o desacoplamento após o carro atingir determinada velocidade ou em alguns casos após parar de destracionar então a perda ocorre geralmente nas faixas de rotação onde o carro saí abruptamente da inércia ou em um rolling start em baixas velocidades

  • @gabriel.renan1
    @gabriel.renan1 Рік тому +1

    Você mesmo acabou de falar no vídeo que carro turbo precisa ter carga pra gerar mais pressão na turbina, no 4x4 vc estava com o dinamômetro conectado os dois rolos (mais peso acredito que seja carga) porem de 3 marcha.
    Quando você colocou o dinamômetro desacoplado você também falou que teria que compensar o peso (acredito que carga) com o freio magnético do dinamômetro ou subindo marcha, afinal se o dinamômetro estiver "leve" não vai precisar de pressão da turbina pois não terá peso pra arrastar logo perderá potência,
    Então quando vc desacoplou um rolo do dinamômetro e engatou a 4 marcha notavelmente vc criou uma carga maior que a 3 marcha "equilibrando" a potência. Ficando então potências parecidas. Acredito que se tivesse puxado de 3 marcha teria perdido potência por ter pouca carga, segundo minha forma de raciocínio. Meu conhecimento é mínimo espero não está tão errado valeu ACF abraços!

  • @viniciusnotiel8760
    @viniciusnotiel8760 Рік тому

    O conceito do dinamometro é calcular a potencia de faixa de rotação mais baixa até a mais alta, e o próprio aparelho calcula suas perdas no final da passagem, ele deve ter uma base de calculos para 4x2 e 4x4 separadas, que já incluem a inercia extra do segundo rolo no caso do 4x4, traduzindo assim a potencia real em ambas as passadas.

  • @DaviSilva-ec1is
    @DaviSilva-ec1is Рік тому +1

    Ótimo carro pra família.