BAR DE PERIFERIA - PAPO RETO #02

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 481

  • @jairorodrigues7964
    @jairorodrigues7964 2 роки тому +130

    Filhos, morei na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro), e o bar era um lugar de olheiro (aqueles que buscavam saber se tinha alguém vacilando na área, para passar a informação para a galera do extermínio) ou até o local do acerto de contas, de fato.
    Da parte das crianças e dos adolescentes, o bar é um local para ter algum divertimento também (comprar um doce ou brincar num fliperama ou totó), e infelizmente acabam vendo coisas que não é para ninguém ver.
    Como o bar é um ponto de convívio social de longa duração (diferente das igrejas) e um local de venda de "entorpecentes legalizados", ele acaba sendo um difusor de violência urbana ou doméstica. Minha família nuclear sofreu muito com o alcoolismo do meu pai. Por isso inclusive, não consumo álcool de forma alguma, para não financiar uma indústria que ajuda a destruir pessoas e famílias.
    Na periferia, realmente o bar é um local pesado. Quanto mais tarde (depois do horário de expediente do trabalhador comum), mais pesado.
    E o assassinato está ali rondando o local. Num piscar de olhos, ele aparece.

    • @mauacity-sp9093
      @mauacity-sp9093 9 місяців тому +10

      Como diz aqui na quebrada..passou da meia noite e só curva de rio

    • @miguelandrade6012
      @miguelandrade6012 6 місяців тому

      Credo!

    • @The16apocalipse
      @The16apocalipse 5 місяців тому +2

      Verídico!

    • @SimoneOliveira-bq3ci
      @SimoneOliveira-bq3ci 17 днів тому +1

      É isso mesmo. Me criei em favela e a maioria das execuções sumárias que tinham, era no bar....

  • @analfabetofuncionaaal
    @analfabetofuncionaaal Рік тому +56

    Na quebrada, desde cedo eu aprendi que o orgulho e a valentia só te levam pra vala. É preciso ser malandro, sair das situações ruins da forma mais pacífica possível

    • @suzzanasantos4420
      @suzzanasantos4420 5 місяців тому +5

      Na minha quebrada ouvi isso desde criança valente, vai para o caixão cedo.

  • @shadowkan200
    @shadowkan200 2 роки тому +150

    Perdi meu vô numa briga de bar, o bar existe até hj na quebrada q a família da minha mãe cresceu, bar do bode, ali na zona leste em São Miguel, meu vô nunca teve problema com bebida nem nada do tipo, pelo contrário, a família da minha mãe por mais q morassem em quebrada sem foi MT bem estruturada, meu vô era gerente de produção em uma metalúrgica e minha vó enfermeira, mas como todo bom trabalhador, toda sexta e sábado meu avô ia tomar um negócio no bar junto do meu tio avô e os camarada das antiga, certo dia, tudo normal, calor, meu avô entrou em casa, como sempre, tomou seu banho, deu janta para minha mãe e meu tio, deu um bjo na minha vó (que sempre dormia cedo pois trabalhava a noite por conta do hospital) e foi ao bar!
    No bar começou uma discussão entre marido e mulher e o cara pegou uma faca, meu vô ao tentar ao tentar separar a briga do conhecido com a esposa, acabou se estranhando com o cara e infelizmente foi esfaqueado, como o bar era ao lado de casa, ele conseguiu correr para casa!
    Mas morreu no quintal em frente a minha mãe e meu tio!
    Descanse em paz seu Zé de Laura!

    • @marlonorlandi861
      @marlonorlandi861 2 роки тому

      E no outro dia certeza que a mulher tava trepando com o marido

    • @alexandreribeiro455
      @alexandreribeiro455 2 роки тому +14

      Briga de marido e mulher ninguem mete a colher.

    • @Anton-do5jw
      @Anton-do5jw Рік тому +8

      Sinto muito.
      Seu avô com certeza foi uma pessoa muito nobre.

    • @ozicadanet
      @ozicadanet Рік тому +16

      Se duvidar o casal continuou junto

    • @l.1204
      @l.1204 9 місяців тому +9

      ​@@ozicadanete a mulher levou comida na cadeia por anos e anos pro cara que poderia te matado ela

  • @toninhoferreira8657
    @toninhoferreira8657 2 роки тому +163

    Perdi uma boa parte da minha vida dentro de buteco enchendo a cara e, pagando horrores para supostos amigos...se eu pudesse voltar atrás faria tudo diferente.

    • @ozicadanet
      @ozicadanet Рік тому +12

      Eu sofro de mal até hj cara

    • @rickcerrado
      @rickcerrado 9 місяців тому +12

      Estou a cada dia mais me libertando do álcool, quando era diversão eu curtia mas agora estou virando um escravo dele 😢

    • @mlourdessantana
      @mlourdessantana 9 місяців тому +12

      Meu esposo está perdendo sua vida no álcool, já falei tanto, estou cansada.😢😢😢😢 sei que vai chegar um momento dele não ficar sem, nenhum dia. 😢😢😢

    • @RafaelLima-bj5ly
      @RafaelLima-bj5ly 9 місяців тому +9

      ​@@mlourdessantana falar não adianta, se ele nao se conscientizar

    • @mlourdessantana
      @mlourdessantana 9 місяців тому +7

      @@RafaelLima-bj5ly verdade, ele não quer. 😔

  • @Kinderovo15
    @Kinderovo15 2 роки тому +95

    Ao longo dos meus 28 anos já vi duas execuções em porta de bar, uma quando criança tinha uns 7 anos, minha mãe teve de me levar em benzedeira para que eu conseguisse esquecer aquela cena, pois deixei de comer e falar por uns dias, e até hoje lembro quadro a quadro daquela cena......Na segunda vez foi na esquina de casa em 2015 um conhecido da escola foi executado com 6 tiros de .40 enquanto bebia com algumas meninas, lembro do cheiro forte de ferro que exalava do sangue, fui ver o que havia acontecido antes de chegar policia/ambulancia... cenas inesquecíveis, depois da pandemia deixei de frequentar esses lugares, prefiro beber em casa assistindo Iconografia da história !! Parabéns pelos temas abordados nos vídeos, temas do dia-a-dia do povão brasileiro, Sucesso.

    • @iconografiadahistoria
      @iconografiadahistoria  2 роки тому +12

      Obrigado pelo relato Danilo! Tmj!

    • @UPVideos365Days
      @UPVideos365Days Рік тому +12

      Tem um lugar perto da casa dos meus pais que existe até hoje. Quando era um bar teve dois casos que marcaram a região. No primeiro, tinha um vizinho que era um "policial" loucão sempre arrumando confusão. Gritando com todo mundo. Uma noite o primo veio visitar a família dele a gente sabia que ele estava lá quando a caminhonete preta que ele tinha ficava estacionada na frente da casa que não tem garagem. Os dois saíram da casa e ficaram conversando na calçada. O "policial" estava a paisana. Passou um cara desses barra pesada que veio do bar que ficava perto e eles se estranharam. Ele xingou o cara "vaza daqui vagabundo!" O cara saiu bufando. Não demorou e voltou com uma arma. Deu vários tiros no coitado do primo que eu não cheguei a conhecer. Só de vista. Falavam que era um bom rapaz trabalhador e não tinha nada a ver. O primo não fez nada. Falavam que esse cara tava louco de pedra. O "policial" correu pra dentro pra buscar a arma dele. Quando saiu o cara já tinha sumido acredito eu que pensou ter matado ele e não o primo pois nem quis ir atrás dele dentro da casa. Poderia ter sido ainda pior pois lá dentro tava cheio de gente. Família grande. O primo ficou agonizando no chão e logo morreu. Eu era criança e meus pais não deixaram eu ver. Falaram que foi uma cena horrível. Destruiu a família. Alguns dias depois prenderam o assassino em uma favela e o "policial" foi exonerado pouco depois continuou a cometer uma série de erros e o pegaram em um exame de drogas. Tá aí o motivo dele também ser loucão. O segundo caso nesse mesmo bar. Outra noite tinha uma mesa que ficava bem na frente do lado de fora e estava cheia com os pinguços de sempre. Do nada parou uma moto com dois caras. O da frente só apontou pra um deles e falou é ele. O de trás estava com um daqueles fuzis compactos que dá pra segurar com uma mão e dá um monte de tiro. Sei lá como chama pois não entendo de armas e passou o fogo em todo mundo. Mataram seis caras que estavam nessa mesa junto com o que eles queriam. Só se salvou quem estava na parte de dentro do bar e se escondeu lá pra dentro atrás do balcão e alguns se trancaram no banheiro pois eles nem entraram e foram embora sem descer da moto. Se eles foram presos por isso não sei. No jornal falaram que era dívida de droga. As paredes ficaram cheias de buracos e ainda tinha um resto de sangue pelo chão. Ouvimos os tiros mas nem saímos de casa. Só soubemos o que aconteceu no dia seguinte. Depois disso o dono fechou por um tempo. Reformou e virou uma casa de Açaí. Mudou totalmente o ambiente sem álcool e drogas nunca mais aconteceu nada. Por isso sigo o ensinamento de um professor que falava pra minha turma não fiquem em bar!!!!!

    • @MariaConceicao-cs9uk
      @MariaConceicao-cs9uk 9 місяців тому

      Sinto muito benzedeira não resolve nada,garanto que agora vc deve ter outros problemas porque a benzedeira quando rezou em vc deixou encostos em vc ! Agora só Jesus pra ter libertar.

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 9 місяців тому

      @@MariaConceicao-cs9uk Não existe encosto mais satânico do que pastor de igreja "evangélica".

    • @danieltoledo9046
      @danieltoledo9046 7 місяців тому +1

      Mano, em uma viagem de Goiânia a Teófilo Otoni 1200 km começando 6h e por volta das 00:20 faltando 20km pra chegar, um cara de moto mirou no meu rumo e eu tirei fora e acertou o carro de trás, estava com minha noiva. Ela ficou muito traumatizada com tudo, precisamos ficar para ajudar os do carro e sinalizar a curva que passava caminhão a milhão carregado de mármore. O cara da moto acertou no meio do Fiat argo zero km. Deu pt, arregaçou tudo a frente o motor e o teto. Era uma fanzinha 125. Cara, eu achei que era o fedor do óleo do carro, ou tentei me convencer disso, mas havia um cheiro muito muito forte e agora lendo seu comentário parecia muito com cheiro de ferro mesmo. Uma mistura de cheiro de sangue com cachaça com óleo de motor com gasolina sei lá. Era nauseante. O cara da moto infelizmente foi eu que vi primeiro, já caiu morto, deve ter dormido na moto ainda em movimento pq ele nem tentou frear. Quebrou tudo, e ficou nu, a calça saiu até os pés. Muito ruim ver uma vida se acabar daquela forma o cara com as pernas tudo fraturadas saindo osso pra todo lado. Que pena. Que Deus o tenha

  • @SilvesterDalton
    @SilvesterDalton 2 роки тому +26

    Mi padre murió en un bar, antes ya había destruido nuestra familia, vivo en Uruguay y acá también existen ese tipo de bar.

  • @marilanfreiremarilan2148
    @marilanfreiremarilan2148 2 роки тому +16

    Há 20 anos atrás, fui dono de bar, num bairro pobre de uma cidade do Am.
    Muita confusão ... parada complicada ...

  • @honoriocosta5482
    @honoriocosta5482 2 роки тому +45

    Joel, fui criado na vila brasilândia no final dos anos 70 e desde aquela época eu aprendi que buteco de vila nunca foi lugar para se vacilar.

  • @PHDiarioGamer
    @PHDiarioGamer 2 роки тому +22

    Moro em uma cidade pequena no interior de Goiás. Um dia em um bar que sempre frequentava, estavamos um amigo e eu jogando bilhar, quando um senhor entra e degola a mulher que estava sentada em uma mesa bem próxima a nós. Nunca mais tive ânimo de entrar em um bar, a cena foi brutal.

  • @theGEOVANNIS
    @theGEOVANNIS 2 роки тому +32

    mano namoral, eu amo seu canal pqp!!! você é real

  • @otaciliolourenco889
    @otaciliolourenco889 Рік тому +53

    “Um lugar que só tinha como atração ‘o bar’ e o Candomblé pra se tomar a benção”.
    (Mano Brown, O homem na estrada).

    • @rorschachbr
      @rorschachbr 7 місяців тому +1

      Ele deu as pistas. Só raciocinar.

    • @paolarosa3298
      @paolarosa3298 6 місяців тому +1

      Pensei nessa música tmbm.

  • @Maciste982
    @Maciste982 Рік тому +22

    Bar raiz, mesão de sinuca, luz amarela, o botequeiro com lápis e galho de arruda na orelha, ovo rosa e jiló aperitivo, aqui na área tem uns 4 kkkk.

  • @diegoramone9219
    @diegoramone9219 2 роки тому +18

    meu pai tá mergulhado no goró, cara é mecânico de avião, fala 2 idiomas, praticamente largou tudo por causa da bebida, é triste pra caralho, e pelo visto ele não quer ajuda pra sair dessa não

  • @ademirsousa5061
    @ademirsousa5061 2 роки тому +21

    Ótima pauta!!!Cara, boteco eu frequentei por um tempo...E é como vc descreveu o negócio é foda mesmo. Tive a oportunidade de conversar com um investigador o qual o mesmo relatou que as piores tretas com tragédias é em boteco. Só parei de frequentar devido a pandemia e hoje não frequento mais...

  • @dardoquintana5516
    @dardoquintana5516 Рік тому +9

    Genial tú canal, espectacular como abordastes el tema soy de Rivera Uruguay ciudad fronteriza con la ciudad de Santa Ana Do Livramento, Río grande del Sur, acá también tenemos ese tipo de bares que solo de pasar en frente ya sentís el clima pesado.

  • @shoppinggv2022
    @shoppinggv2022 Рік тому +5

    Tenho 45 anos tenho o orgulho de dizer que nunca experimente o álcool, vi meu pai destruíndo nossa família com este vício desgraçado, meu irmão mais novo é dependente também e já destruiu a família dele, então decidi nem experimentar, me desculpe quem bebe, mas quando passo em frente a um bar, eu me sinto como se passasse perto de uma boca, de uma biqueira, ou ainda pela cracolândia.

  • @paxxtheonly2184
    @paxxtheonly2184 2 роки тому +39

    NASCI E CRESCI NUM BAIRRO POBRE NO INTERIOR DE SP,E SIM,OS BARES E IGREJAS SÃO PERSONAGENS QUE NÃO PODEM FALTAR ,ONDE EM AMBOS AS PESSOAS VÃO PRA SOCIALIZAR,SE SENTIR PARTE DE UM GRUPO,SE DIVERTIREM, E DESCANSAR A MENTE DA CORRERIA DO DIA-A-DIA.

  • @diogosavala
    @diogosavala Рік тому +3

    Adorei o conteúdo desse vídeo! É muito importante. Nós conhecemos o lado alegre e eufórico da cultura de boteco. Mas é importante saber também os males do alcoolismo ainda mais numa população desassistida que destrói vidas e famílias. Parabéns!

  • @RPRF10
    @RPRF10 Рік тому +7

    Cresci na periferia da zona sul de São Paulo. Meu falecido avô vivia no bar e o pai de um amigo meu hoje está com a saúde comprometida devido ao alcoolismo. Acredito que é o excesso do álcool em si que complica a vida. Mas, fora esse ar pesado e trágico dos botecões copo sujo, eu como frequentador de bar, confesso que é um ambiente que pode ser muito bacana se souber aproveitar sem exageros. Aqui perto tem uma casa do norte que funciona como restaurante e bar, é uma delícia de lugar: comida nordestina autêntica, deliciosa e no precinho; música boa e das antigas; tudo que é produto e comida do nordeste nas prateleiras; cervejas trincando e vários tipos de cachaça; e claro, os "véio" que vão lá manguaçar, bater papo, tirar sarro e descontrair. É um ambiente mais familiar, todo mundo conhece todo mundo, quando não estamos no bar, fazemos churrasco, feijoada, peixada e todo mundo se diverte. Não tem briga, nem discussão. Às vezes um ou outro se inflama por política ou por futebol, mas minutos depois já estão se abraçando e enchendo os copos. É uma coisa típicamente brasileira e dos bairros periféricos, não vi isso em nenhum outro país. Os barzinhos gourmet podem até ter seu charme e requinte, mas não traduz nossa identidade. Não tem aquela brasilidade do torresmo com cachaça envelhecida, da cerveja com porção de calabresa, do cara que toma uma maria-mole e vai fumar derby na calçada, da paçoca, do pé-de-moleque, do doce de abóbora e das balas zequinha. É outro mundo. Nosso mundo. Joel, parabéns pelo teu trabalho, adoro teus vídeos, sou teu fã! Deus te abençoe! Abração!

    • @miguelandrade6012
      @miguelandrade6012 6 місяців тому +1

      Que bom que esse ambiente que você anda é tranqüílo. Difícil acreditar, mas eu sei que existe, torna-se até familiar de tanta convivência juntos né!?

    • @Vikramottungadeva
      @Vikramottungadeva 4 місяці тому +1

      Adorei seu comentário.

  • @fabioalmeida1948
    @fabioalmeida1948 Рік тому +28

    Fui criado na periferia de SP (Carapicuiba) e quando tinha uns 5 anos vi um cara saindo do boteco dando tiro nas costas de um outro que caiu na minha frente do outro lado da rua (lá pelo ano de 93/94), hoje to com 34 anos e nunca esqueço da cena, buteco é cabuloso mesmo!

    • @G.F13
      @G.F13 9 місяців тому +2

      Sou daqui de carakas tbm, décadas de 80 e 90 era o lugar que mais tinha mortes em sp talvez até no Brasil todo era Carapicuíba principalmente no bairro que eu moro, todo mundo andava armado...
      Até 2007 ainda tinha muitas mortes e literalmente todo dia e toda noite

    • @miguelandrade6012
      @miguelandrade6012 6 місяців тому

      ​@@G.F13Nossa!

  • @augustoalmeida5915
    @augustoalmeida5915 2 роки тому +13

    Foda viu mano, meu pai perdeu sua vida dessa forma, mó sofrimento com cirrose.
    Um cara super de boa, começou frequentar esses bar e quando caiu em si já tava perdido. Até hoje sinto saudades, não desejo isso pra nenhuma família; muito sofrimento.🙏

    • @estrela7244
      @estrela7244 9 місяців тому +1

      Eu entendo sua dor. Meu pai se suicidou de tanto beber...

    • @firmianocelsomendesdeolive8930
      @firmianocelsomendesdeolive8930 7 місяців тому

      Um caminho sem volta que já levou e irá levar muitos...

  • @guilhermectba4601
    @guilhermectba4601 Рік тому +3

    Eu tive um tio que morreu aos 41 anos de cirrose, lembro que minha tia ia de carrinho-de-mão buscar ele no buteco, geralmente ele estava caído na frente do bar, todo vomitado e mijando, ela colocava ele no carrinho-de-mão e levava pra casa, muito triste mesmo!

  • @rdamorim
    @rdamorim 2 роки тому +6

    Muito foda essa idéia. Sou de periferia do Rio e meus pais sempre falavam pra não ir em bar, nunca entendi até ficar mais velho.

  • @victorfontoura356
    @victorfontoura356 2 роки тому +6

    Conheço a história de um cara que tava marcado pra morrer aqui no Engenho de Dentro, RJ, lá nos anos 90. Dai no dia que pegaram o cara e encheram ele de bala, o sujeito ainda conseguiu subir ate a caixa d'água do bar que tinha perto, e morreu lá em cima. O dono do bar sabendo que iria da B.O. pra ele, por ter um corpo no alto da caixa d'água, ofereceu uma propina pra dois policiais tirarem o corpo lá de cima e jogarem no meio da rua, além de excluírem qualquer referencia ao bar do registro do assassinato.

  • @tiagoalves2805
    @tiagoalves2805 2 роки тому +28

    Nasci, cresci e moro na periferia ainda, mas hoje está mais tranquilo. Quando moleque já as coisas eram bem mais violentas nos botecos do meu bairro, porém na maioria do tempo era mais diversão, paqueras, músicas e muitas amizades. Perdi meu avô e alguns tios para a cachaça.
    Quer fazer amizades em qualquer quebrada? Então é só colar em um bar.
    Mesmo que hoje me formei, tenho profissão e a vida melhorou, ainda não resisto em me divertir nas biroscas do meu bairro onde cultivo amizades das antigas.

  • @Socorro-hs
    @Socorro-hs 2 роки тому +57

    "Você viu aquele mano na porta do bar? Jogando um bilhar descontraído e pah! Cercado de uma pá de camarada"...🎶🎵🎼 Salve quebrada. "vários butecos abertos várias escolas vazias"

  • @andersonlima8637
    @andersonlima8637 2 роки тому +20

    Bar é o lugar de entretenimento nas quebradas que rouba sua saúde e paz espiritual

  • @cteixeira1971
    @cteixeira1971 Рік тому +1

    Rapaz, estranhamente, me bateu uma nostalgia ao ver este vídeo. Meu falecido pai foi dono de bar no bairro da Vila Verde, na periferia de São Paulo. Na época em que eu era mais jovem e ainda morador daquele bairro o que mais proliferava, como dito no conteúdo, eram bares e igrejas. Já vi e vivi muita coisa dentro destes ambientes, uma vez que, por muitas noites e madrugadas, estive cuidando do local. Não me lembro de nenhum destes estabelecimentos, de vários que eu conheci, que não guarde uma história de violência, muitas vezes extrema - incluindo aqui, o bar de meu pai. Muito bons os seus vídeos, Joel.

  • @raphaeljudice5280
    @raphaeljudice5280 2 роки тому +4

    Um dos melhores canais do UA-cam na atualidade.

  • @danielcadan7494
    @danielcadan7494 2 роки тому +13

    Bar é fod4 msm. Meu avô m0rreu em decorrência da cachaça e cigarro, por conta disso, meu pai muito raramente frequatou e eu muito menos. Mais aqui no RJ é pank, o último caso que teve aqui próximo de casa foi na tarde do dia 24/12/21 eu tinha passado pelo bar pouco tempo antes de dar ruim. A história foi a seguinte: um PM estava com a mulher nesse bar, e por algum motivo começou a agredir a mulher, sendo que o bar estava cheio, na confusão alguns caras foram separar e pelo menos 2 mais emocionados bateram no PM, o PM foi no carro, pegou a peça e voltou, deixou os 2 estirados na calçada na véspera de Natal. Embora um dos que m0rreu segundo eu soube era abusado, fiquei triste pelas famílias.

    • @iconografiadahistoria
      @iconografiadahistoria  2 роки тому

      😥

    • @voltatv1990
      @voltatv1990 9 місяців тому

      Foda!! Nessa de vc querer abraçar o mundo vc perde a alma..

    • @l.1204
      @l.1204 9 місяців тому

      E se bobear ainda houve algum cambalacho para livrar a cara do PM assassino... É só falar que o cara do bar eram bandidos que já era, os pela saco tudo aceitam e acham normal

  • @renatocarlos9521
    @renatocarlos9521 2 роки тому +2

    Parabéns pela matéria, uma discussão importante para refletir sobre esse tema, com certeza temos que ter muita cautela ao frequentar estes ambientes.

  • @Brathovich
    @Brathovich Рік тому +11

    Sou do Capâo Redondo, e quando tinha uns 16 anos, estava jogando fliperama com 2 amigos em um bar, até que apareceram 2 assaltantes e rendeu todo mundo trancando dentro de uma dispensa do bar. Aquele dia achei que fossemos ser executados.

    • @Gabriel-br4qe
      @Gabriel-br4qe Рік тому +1

      bandido que rouba e aterroriza trabalhador na quebrada é o pior tipo de verme

    • @UPVideos365Days
      @UPVideos365Days Рік тому +1

      Isso aconteceu com o meu pai mas em um salão quando foi cortar o cabelo. Um bandido entrou e rendeu todo mundo com uma arma. Estava lotado e todo mundo pensou que ia morrer. Ele só queria o dinheiro mas cismou com o meu pai que estava terminando pra ir embora. Ficou falando pra ele você é polícia com esse corte aí ele falando que nunca foi. Poderia ter sido trágico. Depois desse dia eu e minha mãe o aconselhamos a mudar o corte de cabelo. Até isso pode ser perigoso.

    • @miguelandrade6012
      @miguelandrade6012 6 місяців тому

      ​@@UPVideos365Daysmeu Deus!

  • @rufosduboislitleboyofkiev8328
    @rufosduboislitleboyofkiev8328 2 роки тому +2

    Melhor vídeo sobre bar que vi

  • @fabianokamikaze18
    @fabianokamikaze18 2 роки тому +2

    Esse vídeo me reportou a infância excelente vídeo mostrando a realidade da cultura brasileira. Parabéns pelo canal

  • @marcosrogerio3195
    @marcosrogerio3195 2 роки тому +9

    Parabéns pela dedicação e sue trabalho. Tema histórico muito bom pra pesquisa.

  • @MrBozo3d
    @MrBozo3d 9 місяців тому +2

    Tive um tio, irmão mais novo da minha mãe, que perdeu tudo que tinha (trampo, dinheiro, familia) por causa de cachaça. Vivia em buteco. Era um cara muito forte, valente, até que tomou uma facada na barriga numa briga de bar. Sobreviveu para, dali a dois anos, morrer de cirrose. Quando sóbrio, era um cara incrivel! Mas a década de 90 foi implacável com os alcoólatras, e ele pereceu. Tenho 47 anos de idade hoje, lembro com muita saudade de meu falecido tio.

  • @vinidomingues96
    @vinidomingues96 2 роки тому +5

    Sou neto de 2 comerciantes que eram donos de bar, (barraca ou venda, dependendo da região)
    Desde criança frequento o ambiente
    História pra contar eles tinham muitas...desde o cara que bebia e ficava valente, os q viravam chacota, e por aí vai
    E vale ressaltar que o bar é o melhor jornal da região, se quiser saber de alguma coisa que aconteceu na cidade ou na região, é só ir lá e se informar kkkkk

  • @Diego_dgosp10
    @Diego_dgosp10 2 роки тому +8

    Aqui na quebrada, na zona norte São Paulo capital, tem um bote (bar) que já teve incontáveis mortes, já teve uma chacina que mataram 7 caras de uma vez... vish ali tem história triste e funciona até hoje mano, hoje em dia tá mais tranquilo, pois a quebrada está mais tranquila, mas ainda é point de loucura, biqueira na porta e tudo...seloko quer se afundar é só cola ali

  • @JoaoGabriel-gn3tz
    @JoaoGabriel-gn3tz 2 роки тому +12

    Lembro até hoje da minha mãe falando do meu coroa que ficou chorando por perder todo o dinheiro na sinuca que era pra comprar o leite da minha irmã mais velha quando era mais criança
    Faz uns 30 anos isso

  • @sandracostt7515
    @sandracostt7515 2 роки тому +4

    Isso é típico de periferia, histórias tristes demais
    Obrigada mesmo pelo vídeo 👍🏼👏🏼

  • @pedro_munniz
    @pedro_munniz 2 роки тому +2

    Fala sobre as igrejas também, Joel. Seria muito interessante falar como a direita encontrou votos na periferia.

  • @kratoszion
    @kratoszion 2 роки тому +1

    Mano você está no caminho certo com o seu trampo aqui no UA-cam, parabéns,cada vez melhor o canal ,👍👊

  • @ednofelipevieira1456
    @ednofelipevieira1456 9 місяців тому +2

    Meu pai e meu tio...meu tio ainda foi pior porque se envolveu com drogas pesadas. Foi enterrado como indigente, ficamos sabendo mais de um mês depois, porque ele sumia.
    Ficava nas ruas. Meu faleceu ano passado, limpo. Não estava bebendo mais, mas a bebida destruiu ele. Pernas inchadas, varios atropelamentos por causa da bebida, já tomou pau do crime...É muito triste isso tudo. Quando ele chegava em casa sempre chutava o portão, agente se escondia, minha mãe chamava ele pra dar comida, quando ele passava di corredor , eu e meu irmão corria-mos pra rua. Ficava uma hora na rua, mesmo de madrugada. Só de ler os comentários, voltei no tempo. Tenho 44 anos, infância e adolescência sempre foi tudo assim. Parece estar de alguma forma contando minha vida. Muito triste

  • @edsilva4656
    @edsilva4656 2 роки тому +1

    Buteco e fogo 🔥 e o lugar que Rola de tudo , desde comemorações e treta no final , sem contar até morte infelizmente .
    Iconografia da História sempre trazendo história muito bacana , curto demais esse canal parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @claudiomelo
    @claudiomelo 11 днів тому +1

    0:50 Bar do Orlando!👏🏻👏🏻👏🏻

  • @ivanrogerio5750
    @ivanrogerio5750 2 роки тому +2

    Graças a Deus Jesus me curou hoje sou abstêmio. nunca aprontei mas era cachaceiro.

  • @leodccaps
    @leodccaps Рік тому +2

    Até o começo dos anos 2000 a minha rua tinha pelo menos uns 7 bares. Isso trazia muita violência e umas mortes todo mês. Com o fim deles, a rua ficou bem mais pacífica

  • @JOAOMARQUES-fo4dp
    @JOAOMARQUES-fo4dp 2 роки тому +1

    Canal top, assisto sempre só pintar notificações que é batata!!

  • @jayronantonio1120
    @jayronantonio1120 2 роки тому

    Seu canal merece.... muito crescimento

  • @mateusgrsilva
    @mateusgrsilva Рік тому +1

    No ano de 2017 houve chacina no bar do bairro que eu moro depois de 2 anos uma parte do bar virou padaria e quase todas as vez que você entrava lá para comprar pão era impossível não lembrar do ocorrido, bar pra quem quer empreender na periferia é um negócio para abrir com pouco dinheiro e fácil se manter.

  • @ligerin771
    @ligerin771 3 місяці тому

    Esse canal é incrível

  • @luisfelipemacedo6671
    @luisfelipemacedo6671 2 роки тому +1

    Bar é lugar de tudo,menos de beber. Deus é mais! Faz um video sobre os homens de ouro da PcRj.

  • @dantasamuca
    @dantasamuca 2 роки тому +1

    Perdi parentes e muitos conhecidos. Sou de carapicuíba - sp, a situação nos anos 90 (minha infancia) era foda.

  • @danielpinturas6828
    @danielpinturas6828 2 роки тому +2

    Conteúdo firmeza Jovem 👍 , quem dera mais pessoas falassem abertamente sobre álcool !! A pior dorga que existe

    • @iconografiadahistoria
      @iconografiadahistoria  2 роки тому

      💛

    • @l.1204
      @l.1204 9 місяців тому

      Ainda pior que o álcool é o tabaco... A única vantagem do tabaco é que não faz o cara ficar valentão, mas não raro o cara que bebe tbm fuma 😂

  • @cristiansoares4520
    @cristiansoares4520 9 місяців тому +5

    Meu tio foi morto com 21 tiros na frente do meu Pai em 1995, até hoje meu pai trata a depressão, meu tio devia para traficantes, e meu Pai, Carioca, que morava/mora aqui no Interior de SP, foi visitar meu tio na capital, e ele estava jurado... num dia foram tomar uma cerveja no bar, e acabou sendo executado na frente do meu Pai.

  • @maocaldeira1792
    @maocaldeira1792 2 роки тому +3

    O pai do meu amigo tem um boteco desse naipe em Duque de Caxias e uns dois anos atrás teve uma chacina no boteco dele. Não é muito raro ter chacinas em butecos desses tipos pela baixada fluminense, pois como vc disse no vídeo, nesses ambientes tem todo os tipos de gentes e quando ocorre isso, infelizmente TB são feitas vítimas que não tem envolvimento algum...

  • @dpacheco4661
    @dpacheco4661 2 роки тому +6

    Tinha também a filial do bar de periferia: as barraquinhas de porta de firma, muito comum nas entradas das fabricas aqui no abc paulista nos anos 80 e 90

    • @SPV66.6
      @SPV66.6 2 роки тому +2

      Por aqui ainda vejo muito sou de 99, aq perto tem muitas fábricas, distribuidoras e smp vc vê uma dessas barraquinhas

    • @enzofabiano3304
      @enzofabiano3304 2 роки тому +1

      Aqui em sao jose dos Campos tem essas barracas de porta de firma até hj

  • @GustavoToreti
    @GustavoToreti 9 місяців тому

    Que baita trampo! Acompanho sempre! Abraço aqui de Porto Alegre!

  • @cabreiro150
    @cabreiro150 2 роки тому +4

    Bar! Só quem sabe como é bom tomar um caldo!!

  • @arquimedesjatoba9912
    @arquimedesjatoba9912 9 місяців тому +2

    Sou do rio de Janeiro, vou contar um outro lado,na zona oeste, na curicica ,tem um boteco, que fiquei amigo do dono,ele nordestino,abriu esse bar no fin dos anos 80,ele abria sete e fechava as cinco do outo dia,quando nos fins de Semana ficava direto aberto ,ele faturava na época mil reais por dia ,era dinheiro pacaramba envestiu tudo em kitinetes e lojas,chegou a ter mais de quarenta imóveis, ficou rico,mais perdeu a saúde ,dormia pouco e bebia bem, teve várias complicações e moreu,com 50 anos ,quem deve estar aproveitando é a família

  • @paulapereiradacunha1905
    @paulapereiradacunha1905 Рік тому

    Joel , esse vídeo ficou muito bacana
    Você conta histórias como ninguém
    Parabéns 👏👏👏👏👏👍👍

  • @leogustavo8238
    @leogustavo8238 2 роки тому +14

    Bar do nerci, morro do papagaio Belo Horizonte, copo sujo nato
    Tinha fliperama, tinha a pinga de 10 centavos, todo dia tinha briga
    Kkkkkkkkkkkk
    Tinha um pia cheia de lodo
    A gente jogava bola na rua e ia beber água nessa pia , a água era a melhor
    Infância muito boa, cadilacs dinossauro
    Mortal kombat 2
    Fatal fury
    Saudades, era bem sofrido essa época mas era muito bom
    Saudades
    Sem contar os tiroteios na rua
    Kkkkkkkkkkkkl
    Hoje em dia vivo um pouco melhor
    Mas se fosse pra voltar no tempo
    Voltava é vivia tudo novamente.

  • @antoniocarlossouza3059
    @antoniocarlossouza3059 2 роки тому

    Valeu Joel Paviotti...!!!

  • @ervita
    @ervita 11 днів тому

    Eu morava no matão nos anos 80/90/00. Imagina quanta história de bar acontecia lá

  • @pauloewerton1645
    @pauloewerton1645 9 місяців тому +1

    Não pude deixar de ler vários dos comentários que abaixo, no qual relatos que não vai chegar em nenhum canal de TV para que as pessoas se solidárise quem depoimentos incrível de sofrimento que essa pessoas passam pela vida e ninguém se importa, a não ser as famílias dessas pessoas que vive esse problema.

  • @Juliocesar-ij4gf
    @Juliocesar-ij4gf 2 роки тому

    Parabéns....pelo conteúdo, canal muito fera mano!👏🏾👏🏾👏🏾🤝🏾

  • @Josias.Malafaia
    @Josias.Malafaia 2 роки тому +1

    Amo teu conteudo cara.
    Quantas vezes voltando da feira com meu jogo de ps2, tive que esperar meu pai jogar uma sinuca no buteco.

  • @felpmt5926
    @felpmt5926 2 роки тому +1

    Gosto muito dos seus vídeos mano vc e engraçado nas ideias msm falando sério hahahahah vlw

  • @douglasricardooliveira1411
    @douglasricardooliveira1411 Рік тому +2

    Meu pai bebia muito hoje gcas a Deus ele está sóbrio a 17 anos mas teve uma vez que ele penhorou um relógio pra beber e o senhor q pegou o relógio me devolveu pois me conhecia complicado né coisas de boteco.abraços a todos. Parabéns pelo canal.

  • @JP-sh5rg
    @JP-sh5rg 2 роки тому +1

    seu canal e muita cultura brasileira na real linguagem do povo !

  • @felipecosta7828
    @felipecosta7828 2 роки тому +8

    Quando eu era menor minha mãe nao deixava eu ir jogar fliperama no bar e eu achava ruim kk só agora consigo entender

  • @RaulTorres-lj3ki
    @RaulTorres-lj3ki Рік тому +7

    Perdi meu pai pra bebida. Ele não morreu de verdade, mas pra mim morreu. As poucas lembranças que tenho é dele caído na porta do boteco e os moleque me zoando na escola por ter um pai alcoólatra

    • @cristiansoares4520
      @cristiansoares4520 9 місяців тому +2

      Conversa com ele, ajude ele, de um Beijo nele, muitas vezes, eles entram nessa vida por uma depressão tão grande, e acabam perdendo a nossão da realidade, não tenha vergonha dele.

    • @georgenaliate7027
      @georgenaliate7027 7 місяців тому

      Tinha um amigo que quando vira seu pai vindo bêbado ele sumia de vergonha, sempre que ele sumia pode ter certeza seu pai estava chegando muito triste.

  • @antoniocarlossouza3059
    @antoniocarlossouza3059 2 роки тому

    Excelente, papo reto...!!! Já dando o like e indicando para os amigos apreciadores do gênero...!!! Forte abraço...!!!

  • @samuelfernandes1480
    @samuelfernandes1480 2 роки тому +1

    Minha vó desde que me conheço por gente tem um boteco numa quebrada e é conhecida como tia por todos na região, gerações já passaram por lá. O boteco dela é nesse naipe abre cedo e fecha tarde, tem um pouco de tudo e serve até hoje como lazer do bairro. Mesmo estando num lugar meio barra pesada ela soube conduzir bem o boteco para ser no possível um ambiente familiar, sem brigas e nem confusão. Eu não romantizo a frequência aos bares mas sei que numa periferia é muitas vezes o local de socializar e lazer. Infelizmente perdi um tio para cirrose devido a frequência a bares e o vício na bebida. Falar de boteco me trás esses dois pontos de um lado a perda de um tio e do outro o sustento da minha vó a mais de 3 décadas.

  • @CarlosRoberto-ne8vu
    @CarlosRoberto-ne8vu 2 роки тому +4

    Mano acho que é saber entrar e sair de boa..sem treta nenhuma.
    Sou butequeiro más tem um porém onde frequento a rapaziada bebe toca um chorinho um samba se diverte. Na moral vagabundo nem cola pra embaçar pois somos uns tiozinho de boa sendo assim um ambiente que ZÉ RUELAS não se sente bem graças a Deus!!!
    Um brinde a PAZ. !!!!!!✌️✌️✌️😎😎😎🔞🔞🍺🍺🍺🍺🍺🥃🥃🥃🥃🍜🍜🍤🍤🍤🍔🍔🥩🥩🥩🥩🌶️🌶️🌶️

  • @GustavoEmmanueldeangolasilva
    @GustavoEmmanueldeangolasilva 9 місяців тому

    Meu avô, o amava muito. Ele era uma ótima pessoa, mas morreu de cirrose. Até hoje machuca,depois dois tios e meu pai ,pessoas que me faz falta.

  • @omarcos_
    @omarcos_ Рік тому +7

    Quando eu era moleque, vira e mexe, a porrada rolando solta no boteco perto de casa, eu jogando mortal Kombat ou street fighter, tudo isso ao som de fundo de Raça Negra, que tocava o dia inteiro.

    • @G.F13
      @G.F13 9 місяців тому

      Clássico kkkkk

    • @negaodusenegal9335
      @negaodusenegal9335 7 місяців тому

      Kkkk que nostalgia vc trouxe agora em
      Velhos tempos

    • @LuizFernando-ei3hb
      @LuizFernando-ei3hb Місяць тому +1

      Antigamente os cara resolvia na mão , e daqui apouco tava de boa 😂 , hj tudo e arma

  • @xaviei568
    @xaviei568 2 роки тому +1

    Dahora seu canal irmão parabéns truta 🤟

  • @robertofiorani4313
    @robertofiorani4313 5 місяців тому

    Parabéns, cara! Você é muito cabeça. É isso mesmo que você falou. Uma vez entrei em um pra comprar cigarro, o cara que tava no balcão bebendo, se virou bruscamente e acabou dando um esbarrão em mim. Ele tinha um facão com ele, começou a me chamar de folgado. Tive que fazer muita manobra pra ele deixar pra lá. Fui humilde, pedi desculpas e me ofereci pra pagar uma pra ele. No final ele aceitou as desculpas e só pediu pra eu tomar uma também. Bebemos. Quando acabou ele fez questão de pagar outra rodada. Achei melhor aceitar, era capaz de se ofender. Tomamos outra e aí dei uma desculpa e caí fora. Eu que nunca frequentei buteco, tive que tomar duas. Rssss. Mas, fico pensando...se tivesse bancado o valentão ou batido boca, dizendo que não fui eu que dei o esbarrão, talvez a história fosse outra

  • @edluz8410
    @edluz8410 Рік тому +1

    Hoje não vou em buteco. Mas, quando meu pai era vivo, ele ia encontrar uns amigos no bar e acabava me levando junto.
    Ele não bebia muito. Tomava alguns copos de cerveja. Mas, não o suficiente para se alterar ou algo do tipo.
    Pow, lá ele jogava sinuca, pegava uma queda de braço com os caras, enquanto eu ficava lá comendo algum doce que ele comprava pra mim. Era um ambiente bem divertido no bairro onde vivi com painho. Tenho ótimas lembranças desses tempos. Mas, sei que certos lugares com certas pessoas pode dar muito ruim. Não bebo e nem frequento bares. Mas, tenho essa lembrança

  • @alyssonballes9208
    @alyssonballes9208 2 роки тому +4

    Periferia de Curitiba presente. Colombo, Vila Guarani. Descreveu com precisão 90% dos estabelecimentos que eu cresci vendo na rua que morava e ainda vejo porque trabalho no bairro ainda.

    • @teylor2386
      @teylor2386 2 роки тому +2

      Salve meu querido tamandaré vila prado presente kkk tudo nosso

    • @alyssonballes9208
      @alyssonballes9208 2 роки тому +2

      @@teylor2386 quem só conhece Curitiba pela tv nem desconfia o que rola pro nossos lados... Tamo junto parceiro

    • @amarildosilvamiguel274
      @amarildosilvamiguel274 2 роки тому +2

      Cidade industrial de Curitiba e a história é sempre a mesma na quebrada..

    • @alyssonballes9208
      @alyssonballes9208 2 роки тому

      @@amarildosilvamiguel274 fala mano qual que é tua vila aí no CIC?

    • @teylor2386
      @teylor2386 2 роки тому +1

      Ontem mesmo colei num role de rap ali na vila nossa senhora da luz no cic satisfação total

  • @fabiocordeiro8245
    @fabiocordeiro8245 2 роки тому +12

    Bar é tipo Cracolândia só que tem o aval do estado.

    • @iconografiadahistoria
      @iconografiadahistoria  2 роки тому +7

      E o apoio das grandes marcas que investem em mesas, cadeiras, freezers e fachada.

    • @fabiocordeiro8245
      @fabiocordeiro8245 2 роки тому +5

      @@iconografiadahistoria com certeza,o negócio sempre será o dinheiro.

    • @joaquimmoura6242
      @joaquimmoura6242 2 роки тому +2

      @@fabiocordeiro8245 Boa noite mano! É como dizia os Racionais Mc's:Sim ,ganhar dinheiro e ficar rico em fim.Abracos pra todos vocês aqui do Canal!

  • @antoniogarcialeal899
    @antoniogarcialeal899 9 днів тому

    Boa noite a todos; gostei… adorei o conteúdo. Sou de buteco… desde minha adolescência com 15 anos… Fui parar aos 40 depois de um AVC; o interessante é que eu consegui reviver algumas partes de minha vida … em maior parte na ZL Penha e adjacências rsrsr Vc não destacou o samba e o futebol ⚽️ de camisa 👕…. eram os principais elos… tipo Nenê da Vila Matilde … bons tempos …. Parabéns 🥇

  • @wanderlima3411
    @wanderlima3411 2 роки тому +3

    Quando eu era criança, tinha um bar do lado da minha casa. Meu pai sempre ia lá beber, e numa noite qq, ele não foi. Nessa noite, teve um desentendimento entre o dono do Bar e um cara q tava bebendo. Do nada, nós ouvimos tiros e eu sem saber, fui ver o que era e dou de frente com um homem deitado na minha frente. Ele estava morto! Nessa hora, só lembro do meu pai pôr a mão dele no meu rosto pra q eu não visse aquela cena macabra. O dono do bar era o cara mais tranquilo da rua, ele cansava de brincar comigo e minha família, mas naquela noite, por forças ocultas, aquele cara legal tirou a vida de uma pessoa. Pra todos da rua foi um choque.
    Logico que o bar fechou, e a partir daquele momento, a casa que tinha atrás, virou algo muito macabro. Todas as pesaoas que moravam lá não aguentavam ficar 1 mês, tamanha era a energia negativa q invadiu aquele lugar. Essa tragédia aconteceu quando eu tinha por volta de 6 anos. Hoje eu tenho 40, e dias atrás fui visitar um amigo de infância que continua morando na mesma rua, e ele me disse que a casa continua sem ser alugada até hoje. Coincidência? Só sei q eu sou muito cético em relação a quase tudo, mas certas coisas eu acredito pois vivenciei e pôde sentir o quão estranho é sentir algo negativo.
    Ah, o dono do Bar, cujo nome era Beto, sumiu naquele dia e ninguém nunca mais teve noticia dele e nem da sua esposa. Deixou tudo pra trás: casa, móveis, carro....

    • @iconografiadahistoria
      @iconografiadahistoria  2 роки тому +1

      Baita história! Obrigado por compartilhar! 💛

    • @luissilva209
      @luissilva209 2 роки тому

      Meu caro, não precisa ocorrer um ou múltiplos homicídios em um boteco para que esse local fique impregnado de energias maléficas, basta o álcool e o tabagismo rolar solto para que o local vire um antro de espíritos trevosos e viciados. Agora, quando ocorre morte violenta no local muitas vezes o espírito do morto fica preso no local da tragédia.

  • @mysticstyle9929
    @mysticstyle9929 2 роки тому +1

    daora o video, ideia de mil grau, vo ver outros certeza

  • @mauricioleme7658
    @mauricioleme7658 2 роки тому

    Ótimo vídeo , parabéns pelo trabalho

  • @lucioadrianolewisdearaujo6487
    @lucioadrianolewisdearaujo6487 2 роки тому

    Muito bons teus conteúdos irmão, não perco um, falo.de Cachoeira do Sul RS, abraços, Deus te abençoe.

  • @m.9434
    @m.9434 9 місяців тому

    Tenho tendência ao alcoolismo, mas parar é difícil. Sou novo, jovem e vi e vejo minha vida indo pro ralo. Só Deus na causa...

    • @firmianocelsomendesdeolive8930
      @firmianocelsomendesdeolive8930 7 місяців тому

      Opinião!! (Buscar ajuda etc. enquanto há tempo) Fale para você mesmo: isso e perifoso para minha saúde e não bebo mais !!!

  • @pierrepruh
    @pierrepruh 3 місяці тому

    Morei vida inteira numa rua onde precisavamos passar por um bar na ida e na volta da escola e meus pais do trabalho, antes do sol raiar já tinha fila de bebado, e era comum ver alguns dormindo desmaido poucos metros do bar. Minha infancia inteira foi assim, eu tinha até medo dos bebados, era comum as brigas naquele bar, e já aconteceu vários mortes por tiro e por esfaqueamento lá. Moro no interior do PR poucos KM de cidade média, e toda vez que nosso municipio passava na TV ou virava noticia, era de alguma morte por bar. Era coisa mais comum do mundo

  • @albertocarlossouzadeavila6115

    Joel fui Criado Tendo Bar e Não Tinha Esse Negócio de Briga NÃO Até Porque Tinha Tinha Os Sossega VALENTÃO Embaixo do Balcão e os Copos Eram Bem Lavados ..... Era Uma Calmaria Danada ......

  • @cristinaferreira1204
    @cristinaferreira1204 7 місяців тому

    Sou dona de bar no interior graças a Deus nunca tive problemas pois imponho limites

  • @cassiocampelo7658
    @cassiocampelo7658 Рік тому

    Legal esse vídeo, boa ideia para as pessoas...

  • @aletheacristina5177
    @aletheacristina5177 9 місяців тому

    Aqui em Curitiba quase não vejo mais bares assim, tradicionais... acho que foram substituídos pelas distribuidoras de bebidas, onde o pessoal compra doses e também as consome nas calçadas desses estabelecimentos

  • @UPVideos365Days
    @UPVideos365Days Рік тому +1

    Tive um professor quando era adolescente que repetiu várias vezes até o final do curso uma história que aconteceu com um jovem que foi aluno dele. Ele anotava as presenças na lista de chamada e recontava a história até passar para todos os alunos que ainda não haviam comparecido. Ouvi muitas vezes: "um rapaz da idade de vocês que estudou aqui sempre ficava bebendo em um bar aqui do centro quando saía do curso. Até que um dia, bebeu demais e arrumou uma briga lá. Separaram os dois e o outro cara saiu. Logo voltou sorrindo, pediu desculpas e falou que tava tudo certo. Apertou a mão dele, abraçou e nessa hora o cara puxou uma arma que tava no short e deu um tiro a queima roupa na cabeça dele. Morreu na hora. Foi por isso que ele saiu e voltou. Foi buscar a arma. Então não fiquem em bar!" No final do curso apareceu um outro aluno que veio de outra turma pra terminar com a gente e ele contou a história de novo só pra ele e ouvimos de novo. Nunca mais esqueci disso e nunca entrei em bar. Hoje penso que isso deve ter impactado muito ele por ter passado um tempo com esse jovem e acontece uma coisa dessas. Ele fazia questão de contar pra todo mundo pra nos afastar desse ambiente péssimo. Passei na frente desse bar algumas vezes e era horrível. Desses que você falou imundo e cheio de gente de pesada. Era no centro mas já estava tomado pela crackolandia pois vocês sabem como é o estado que só sabe cobrar cada vez mais imposto e não faz nada. Agora está muito pior do que antes. Foi um excelente professor.

  • @jhsjr1955
    @jhsjr1955 9 місяців тому +1

    Infelizmente nas comunidades mais pobres eu observava desde sempre que para cada banca de revistas haviam uns 10 bares, biblioteca então nem pensar. Para mim isso mostrava que não havia acesso a informação, cultura e lazer que conseguiriam disputar o tempo e a atenção dos frequentadores dos bares. Eu acredito em uns 70% dos homens brasileiros tem problemas com o álcool. Já vi em cursos e trabalhos as vezes metade dos funcionários com algum grau de descontrole com a bebida, fosse em um posto de gasolina ou em um órgão público.

  • @marciodossantos5729
    @marciodossantos5729 2 роки тому +6

    Na moral é um dos lugares mais pesados que existe uma par de homem fofoqueiro e outra coisa homem é infinitamente mais fofoqueiro que mulher pode pha

  • @sofasurrado4155
    @sofasurrado4155 2 роки тому +1

    dois tios meus tambem morreram de tomar pinga, fora amigos que eu tive, morreram de acidente porque estavam bebados, morreram afogados em rios, praia, é triste isso.

  • @natalisantos8320
    @natalisantos8320 9 місяців тому

    Olá amigos, falem por favor sobre os "presuntos" que sempre aparecem nas vielas de quebradas nas segundas feiras pela manhã. Sempre os via junto com minha mãe, quando ela me levava a escola na ZL em São Paulo na década de 80/90. Abraços.

  • @aandrey_murilo
    @aandrey_murilo 2 роки тому +2

    SP/ZL e já vi 5 execuções em boteco quando era criança e jogava bola na rua

  • @canalloiradobanheiro
    @canalloiradobanheiro 2 роки тому +2

    Meu cunhado tinha um boteco e foi morto à tiros dentro do local, enquanto patrocinava um churrasco, pois rolava a final de corinthians e são paulo, não me lembro bem o ano agora, mas o episódio fatídico ocorreu na frente de esposa e filhos crianças, meus dois sobrinhos, e demais familiares, pois a prática do churrasco era comum, ali. Eu nãp presenciei ao vivo por que havia ido embora, dez minutos antes. Dizem que o motivo foi jogatina, outros dizem que fora uma briga antiga. Bem não se sabe ao certo, entretanto, uma coisa é inevitável... As consequências naturais da física.