isso acontece muito la fora tb, teve um caso, que aconteceu em 2019, com o jogo chamado pathologic 2. É um jogo "sequencia/remake" de um jogo antigo. O jogo quando foi lançado foi destruído pela critica """"""especializada""""", pq consideram o jogo demasiadamente dificil e tal. Mas entra no tema do que tu falou, eles mal jogaram, ou jogaram as pressas, e não entenderam que o jogo ser bem dificil tinha um motivo narrativo. Ta mas oq houve com isso? acontece que esse jogo é de um estúdio pequeno, e eles precisavam das vendas para seguir o projeto. no jogo antigo, tu tinha 3 protagonista jogaveis, com historias que eram paralelas e complementares, tu via 3 pontos de vistas diferentes da mesma historia com eventos únicos, eram 3 campanhas diferentes contando a mesma historia e uma completava a outra. No segundo jogo, eles transformaram a campanha do protagonista mais popular em um jogo completo, e com as vendas eles iria desenvolver a campanha dos outros 2 protagonistas. Mas como a critica detonou o jogo, ele no lançamento fracassou muito, e nos primeiros meses o jogo vendeu pouco. Mas isso teve uma reviravolta, alguns produtores de conteúdo que gostavam do jogo antigo, começaram a fazer reviews, e fazer conteúdo do segundo jogo, realmente abordando oq o jogo era de fato, o jogo nunca se transformou em um grande sucesso, mas ele nunca foi feito para isso, é um jogo muito dificil e muito nichado, mas com essas reviews da comunidade, as vendas do jogo acabaram atingindo oq os desenvolvedores programaram que seria e isso salvou o projeto, e em 2021, eles finalmente conseguiram começar a desenvolver as outras campanhas (ainda não tem data de um futuro lançamento). E esse mesmo efeito aconteceu com esse jogo aqui no Brasil. Pelo jogo ter sido um fracasso la na gringa no lançamento, o jogo nunca ficou conhecido aqui até um youtuber fazer um video muito bom sobre ele, falando de fato as qualidades e defeitos do jogo, e no fim, a comunidade brazuca é uma das mais fortes desse jogo (que inclusive ganhou uma tradução feita por um fã).
@@SortrosPhoresia o video do filipe tornou o jogo popular aqui no Brasil, mas tem videos gringos muito fodas sobre o primeiro e segundo patho, e muito provavelmente o próprio filipe ficou sabendo do jogo por eles. Eu citei pq é um jogo que foi diretamente prejudicado pelo que o Saulo falou. Mas nesse caso a comunidade salvou, mas ainda assim deve ter havido prejuizos.
Isso me lembrou um review de um cara bem famoso, do Final Fantasy VII Remake, o cara falou um tanto de besteira, não jogou, não aproveitou o conteúdo e só rushou
Perfeito. Você falou sobre a “pressa” e “o entendimento sobre a profundidade” das coisas e é bem isso. Tem muito conteúdo disponível, pouco tempo que possuímos pra consumi-lo e ao mesmo tempo uma PRESSA pra ser o primeiro. E daqui a pouco entra alguma coisa nova e toda a pressa que teve pra ser o primeiro acaba sendo esquecido porque as pessoas já estão olhando a coisa mais nova. Ou seja, zero profundidade. Vira um ciclo maluco e bem industrial (e sem sentido)
"Seja VOCÊ o seu influencer." e nossa Saulo eu concordo TANTO 100% com tudo no video, assim que comecei a assistir eu já logo lembrei de alguns casos que eu considero extremamente injustos , como um mano que uma semana dps de Sea of stars lançar fez video falando mal do jogo💀sendo que é um dos maiores sucessos atuais. E tambem de quando um streamer que eu curto jogou Omori e tipo, rushou ele completamente em 2 ou 3 dias, fazendo um publico de 30k de pessoas odiar o jogo de graça por que não conseguiram pegar a ideia do que ele verdadeiramente é. sendo que detalhe o jogo original é zeravel em quase 80 horas, o mano terminou em 15. E o resultado disso foi o de sempre, o jogo teve uma epoca que recebeu um hate absurdo até por quem nem viu as streams, e muita gente deixou de conhecer esse universo só pq um mano jogou ele super por cima e falou mal quando nao entendeu nada no final. influencia é um bagulho tão paia
Ótimo video Saulo, compartilho do seu pensamento, até criador de conteúdo que eu curto já senti fazer review sem ter finalizado o jogo, talvez seja por medo de não receber mais games da publisher já que tinha que postar mas ainda assim é muito triste
Concordo demais contigo, eu qando avalio um jogo q estou interessado costumo olha a gameplay na integra e tirar minhas proprias conclusões se aquilo me agrada, acho que a melhor avaliação tem que partir da gente.
Só ouvi verdades! Os poucos vídeos que eu faço de gameplay são de jogos "não lançamentos". Primeiro porque espero o jogo ficar mais em conta e segundo, eu consigo absorver o jogo sem o HYPER!
Ótimo assunto. Esses reviews mais imediatas ou que até saem antes do jogo ser lançado deveriam ser mais sobre a parte técnica do que ficar dando notinha ou hypando. Reviews imediatas não deveriam ser uma opinião totalmente formada sobre o jogo. Porém, o público também precisa fazer sua parte e se educar, de não ficar caindo em hype de marketing ou de youtuber, aprender a ter opinião própria.
Verdade demais, inúmeras vezes assisti e li reviews de lançamentos e me decepcionei com o jogo apenas pelos comentários que estavam sendo feitos por esses veículos, até de criadores de conteúdo grandes, que eu considera extremamente competentes, opiniões de pessoas que eram versadas no assunto, e mesmo assim de alguma forma pareciam chegar a um consenso geral que parecia superficial e desinformado. A uns anos deixei de acompanhar esses canais, e tento sempre basear a compra em critérios menos específicos a suposta qualidade do jogo e mais alinhados com meus motivos pessoais, buscando o que pode funcionar pra mim, o que me deixa triste é saber que nem todo mundo tem convicção ou tempo pra fazer essa análise e fica refém desses sites e canais pra poder decidir o que consumir
Eu sei disso, já experienciei vários reviews com caráter extremamente duvidoso. Uma coisa que é importante é conhecer o caráter do reviewer, e mesmo assim, acho válido você ter sua própria opinião. Infelizmente ainda existe pessoas ignorantes que esquecem que jogos são ARTE, e é subjetivo, não existe algo realmente BOM ou RUIM. Acho que jogos são bem importantes de você conhecer por sua própria opinião. Pois algo que você gosta, pode ser odiado por outros, e algo que outros amam, pode ser odiado por você.
É o mesmo que fazer review de filme vendo os 5min iniciais ou de uma temporada de uma série no primeiro episódio... o problema da internet e da geração é que tudo precisa ser pra ontem...
Acho que as reviews de jogos se basearam em como se faziam as criticas dos filmes. Só que é bem diferente, um conteúdo tem 2h, no máximo 3h30. Já um jogo tem 40, 50 horas. Tem jogos que para você ter a experiência completa tem 200 horas. Então é muito difícil analisar, mesmo com 10 dias de antecedência. Eu estou fugindo de análises de grandes portais. Tô voltando ao passado, escolhendo jogos pela capa e por vídeos kkkk E nessa hora o metacritc é útil, pois consigo ter uma ideia se o jogo foi bem recebido ou não, mas sem levar muito em consideração as análises.
isso aconteceu muito na epoca de FF XV e the last guardian tbm. povo foi muito em cima de opinioes divididas e ficam subestimando, ambos sao games incriveis de ps4.
Já peguei muito jogo na Steam verde p saber se o game roda no meu Pc e se ele merece o meu dinheiro. Os jogos são muito caros, custando cerca de 1/4 do salário e sem uma demonstração fica difícil de opinar sem recorrer aos meios alternativos.
eu sempre fico pensando sobre como eu detestaria trabalhar com isso tipo, eu peguei o totk na pré-venda, joguei todo o tutorial logo quando ele lançou e um pouco mais, mas eu não tava nem um pouco com vontade, dei uma pausa de 1 mês e quando me bateu uma vontade imensa de jogar eu peguei e não parei mais, mas já seria tarde pra uma review hoje eu tenho quase 200 horas nele (muito bem aproveitadas), mas será que eu teria chegado nisso se eu tivesse me forçado a zerar logo no lançamento?
Complicado porque o criador de conteúdo que quer gerar renda nesse ramo fica refém dessa pressa de digerir o game por causa do prazo. Nunca que eu vou querer isso pra mim, prefiro produzir por hobby mesmo mas entendo o lado de quem quer ganhar com isso.
Funciona tbm com produtos vi um vídeo do Hagazo sobre um controle da NIXY e ele usou por 2 semanas e eu quis comprar agora dps de uns 7-6 meses um botão soltou e as luzes laterais do controle direito parou de funcionar Edit: se vc quiser comprar compre uma versão “hyperion” não a “Athena” (a que soltou os botões) pois depois dos problemas eu fui troca e comprei um hyperion e até agora uns ~3 meses dps não deu problema Edit 2: acabou de quebrar uma parte que agora está atrapalhando para conectar no switch (o “hyperion”
Tem muito interesse em jogo nessas reviews, né. Interesse de não perder um patrocínio, de poder ter conteúdo cedo, de ter o produto cedo, por parte dos reviewers, interesse financeiro por parte da empresa de querer vender uma quantia enorme de jogos bem cedo...
Temos que ter uma review de reviews
😂
Já existe em literatura, música etc; a metacrítica
isso acontece muito la fora tb, teve um caso, que aconteceu em 2019, com o jogo chamado pathologic 2. É um jogo "sequencia/remake" de um jogo antigo.
O jogo quando foi lançado foi destruído pela critica """"""especializada""""", pq consideram o jogo demasiadamente dificil e tal. Mas entra no tema do que tu falou, eles mal jogaram, ou jogaram as pressas, e não entenderam que o jogo ser bem dificil tinha um motivo narrativo.
Ta mas oq houve com isso? acontece que esse jogo é de um estúdio pequeno, e eles precisavam das vendas para seguir o projeto. no jogo antigo, tu tinha 3 protagonista jogaveis, com historias que eram paralelas e complementares, tu via 3 pontos de vistas diferentes da mesma historia com eventos únicos, eram 3 campanhas diferentes contando a mesma historia e uma completava a outra. No segundo jogo, eles transformaram a campanha do protagonista mais popular em um jogo completo, e com as vendas eles iria desenvolver a campanha dos outros 2 protagonistas.
Mas como a critica detonou o jogo, ele no lançamento fracassou muito, e nos primeiros meses o jogo vendeu pouco. Mas isso teve uma reviravolta, alguns produtores de conteúdo que gostavam do jogo antigo, começaram a fazer reviews, e fazer conteúdo do segundo jogo, realmente abordando oq o jogo era de fato, o jogo nunca se transformou em um grande sucesso, mas ele nunca foi feito para isso, é um jogo muito dificil e muito nichado, mas com essas reviews da comunidade, as vendas do jogo acabaram atingindo oq os desenvolvedores programaram que seria e isso salvou o projeto, e em 2021, eles finalmente conseguiram começar a desenvolver as outras campanhas (ainda não tem data de um futuro lançamento).
E esse mesmo efeito aconteceu com esse jogo aqui no Brasil. Pelo jogo ter sido um fracasso la na gringa no lançamento, o jogo nunca ficou conhecido aqui até um youtuber fazer um video muito bom sobre ele, falando de fato as qualidades e defeitos do jogo, e no fim, a comunidade brazuca é uma das mais fortes desse jogo (que inclusive ganhou uma tradução feita por um fã).
Pathologic 2 é realmente uma obra de arte papo reto
filipe ramos foi um heroi com aquele review
@@SortrosPhoresia o video do filipe tornou o jogo popular aqui no Brasil, mas tem videos gringos muito fodas sobre o primeiro e segundo patho, e muito provavelmente o próprio filipe ficou sabendo do jogo por eles.
Eu citei pq é um jogo que foi diretamente prejudicado pelo que o Saulo falou. Mas nesse caso a comunidade salvou, mas ainda assim deve ter havido prejuizos.
Isso me lembrou um review de um cara bem famoso, do Final Fantasy VII Remake, o cara falou um tanto de besteira, não jogou, não aproveitou o conteúdo e só rushou
Perfeito. Você falou sobre a “pressa” e “o entendimento sobre a profundidade” das coisas e é bem isso. Tem muito conteúdo disponível, pouco tempo que possuímos pra consumi-lo e ao mesmo tempo uma PRESSA pra ser o primeiro. E daqui a pouco entra alguma coisa nova e toda a pressa que teve pra ser o primeiro acaba sendo esquecido porque as pessoas já estão olhando a coisa mais nova. Ou seja, zero profundidade. Vira um ciclo maluco e bem industrial (e sem sentido)
"Seja VOCÊ o seu influencer."
e nossa Saulo eu concordo TANTO 100% com tudo no video, assim que comecei a assistir eu já logo lembrei de alguns casos que eu considero extremamente injustos , como um mano que uma semana dps de Sea of stars lançar fez video falando mal do jogo💀sendo que é um dos maiores sucessos atuais.
E tambem de quando um streamer que eu curto jogou Omori e tipo, rushou ele completamente em 2 ou 3 dias, fazendo um publico de 30k de pessoas odiar o jogo de graça por que não conseguiram pegar a ideia do que ele verdadeiramente é.
sendo que detalhe o jogo original é zeravel em quase 80 horas, o mano terminou em 15.
E o resultado disso foi o de sempre, o jogo teve uma epoca que recebeu um hate absurdo até por quem nem viu as streams, e muita gente deixou de conhecer esse universo só pq um mano jogou ele super por cima e falou mal quando nao entendeu nada no final.
influencia é um bagulho tão paia
puta vídeo, concordo muito e me arrepende de todas as reviews que fiz muito próximo do lançamento, por mim lançava tudo um mês depois
Ótimo video Saulo, compartilho do seu pensamento, até criador de conteúdo que eu curto já senti fazer review sem ter finalizado o jogo, talvez seja por medo de não receber mais games da publisher já que tinha que postar mas ainda assim é muito triste
Adoro seu estilo de vídeos sem música e com uma edição mais simples da o seu estilo de vídeo que é muito bom
Concordo demais contigo, eu qando avalio um jogo q estou interessado costumo olha a gameplay na integra e tirar minhas proprias conclusões se aquilo me agrada, acho que a melhor avaliação tem que partir da gente.
Só ouvi verdades! Os poucos vídeos que eu faço de gameplay são de jogos "não lançamentos". Primeiro porque espero o jogo ficar mais em conta e segundo, eu consigo absorver o jogo sem o HYPER!
E muitas vezes os influencers jogam no easy para poder avaliar rapidamente.
Ótimo assunto. Esses reviews mais imediatas ou que até saem antes do jogo ser lançado deveriam ser mais sobre a parte técnica do que ficar dando notinha ou hypando. Reviews imediatas não deveriam ser uma opinião totalmente formada sobre o jogo. Porém, o público também precisa fazer sua parte e se educar, de não ficar caindo em hype de marketing ou de youtuber, aprender a ter opinião própria.
Verdade demais, inúmeras vezes assisti e li reviews de lançamentos e me decepcionei com o jogo apenas pelos comentários que estavam sendo feitos por esses veículos, até de criadores de conteúdo grandes, que eu considera extremamente competentes, opiniões de pessoas que eram versadas no assunto, e mesmo assim de alguma forma pareciam chegar a um consenso geral que parecia superficial e desinformado. A uns anos deixei de acompanhar esses canais, e tento sempre basear a compra em critérios menos específicos a suposta qualidade do jogo e mais alinhados com meus motivos pessoais, buscando o que pode funcionar pra mim, o que me deixa triste é saber que nem todo mundo tem convicção ou tempo pra fazer essa análise e fica refém desses sites e canais pra poder decidir o que consumir
Perfeito. Falou tudo Saulo!
Eu sei disso, já experienciei vários reviews com caráter extremamente duvidoso.
Uma coisa que é importante é conhecer o caráter do reviewer, e mesmo assim, acho válido você ter sua própria opinião.
Infelizmente ainda existe pessoas ignorantes que esquecem que jogos são ARTE, e é subjetivo, não existe algo realmente BOM ou RUIM.
Acho que jogos são bem importantes de você conhecer por sua própria opinião. Pois algo que você gosta, pode ser odiado por outros, e algo que outros amam, pode ser odiado por você.
Acompanhe Review de pessoas que tem o gosto parecido com o seu
É o mesmo que fazer review de filme vendo os 5min iniciais ou de uma temporada de uma série no primeiro episódio... o problema da internet e da geração é que tudo precisa ser pra ontem...
Arrasou, Saulo! Muito importante isso, concordo totalmente.
Fala Pedro! Quando sai a segunda temporada de ''T'he Last of Us'?
Acho que as reviews de jogos se basearam em como se faziam as criticas dos filmes. Só que é bem diferente, um conteúdo tem 2h, no máximo 3h30. Já um jogo tem 40, 50 horas. Tem jogos que para você ter a experiência completa tem 200 horas. Então é muito difícil analisar, mesmo com 10 dias de antecedência. Eu estou fugindo de análises de grandes portais. Tô voltando ao passado, escolhendo jogos pela capa e por vídeos kkkk E nessa hora o metacritc é útil, pois consigo ter uma ideia se o jogo foi bem recebido ou não, mas sem levar muito em consideração as análises.
isso aconteceu muito na epoca de FF XV e the last guardian tbm. povo foi muito em cima de opinioes divididas e ficam subestimando, ambos sao games incriveis de ps4.
Já peguei muito jogo na Steam verde p saber se o game roda no meu Pc e se ele merece o meu dinheiro. Os jogos são muito caros, custando cerca de 1/4 do salário e sem uma demonstração fica difícil de opinar sem recorrer aos meios alternativos.
eu sempre fico pensando sobre como eu detestaria trabalhar com isso
tipo, eu peguei o totk na pré-venda, joguei todo o tutorial logo quando ele lançou e um pouco mais, mas eu não tava nem um pouco com vontade, dei uma pausa de 1 mês e quando me bateu uma vontade imensa de jogar eu peguei e não parei mais, mas já seria tarde pra uma review
hoje eu tenho quase 200 horas nele (muito bem aproveitadas), mas será que eu teria chegado nisso se eu tivesse me forçado a zerar logo no lançamento?
Qual o nome do desse jogo?
@@douglassilva3019 totk é a abreviação de tears of the kingdom
é o novo zelda
Complicado porque o criador de conteúdo que quer gerar renda nesse ramo fica refém dessa pressa de digerir o game por causa do prazo. Nunca que eu vou querer isso pra mim, prefiro produzir por hobby mesmo mas entendo o lado de quem quer ganhar com isso.
Matou. Essa cultura de imediatismo junto com bater metas tá horrível.
Funciona tbm com produtos vi um vídeo do Hagazo sobre um controle da NIXY e ele usou por 2 semanas e eu quis comprar agora dps de uns 7-6 meses um botão soltou e as luzes laterais do controle direito parou de funcionar
Edit: se vc quiser comprar compre uma versão “hyperion” não a “Athena” (a que soltou os botões) pois depois dos problemas eu fui troca e comprei um hyperion e até agora uns ~3 meses dps não deu problema
Edit 2: acabou de quebrar uma parte que agora está atrapalhando para conectar no switch (o “hyperion”
Tem muito interesse em jogo nessas reviews, né. Interesse de não perder um patrocínio, de poder ter conteúdo cedo, de ter o produto cedo, por parte dos reviewers, interesse financeiro por parte da empresa de querer vender uma quantia enorme de jogos bem cedo...
É tipo aqueles caras que falam mal do jogo na steam e o cara não tem nem 2 horas de jogo😅
Ótimo video, Saulo. Mas é tão estranho ver um vídeo teu que tu não estás empolgado... parece que tá faltando alguma coisa rs...😅
Top mano.
Conteúdo fodastico
Caraca o irmao perdido do Pedro Pascal
Concordo com tudo, excelente video.
Caraca, Pedro Pascal
❤❤❤
Òtimo video Pedro Pascal
Sou muito fã dos seus videos