Olá Liza, tudo bem com você? Já é 2022 e só descobri seus vídeos agora. Estou deixando essa mensagem para agradecer por todas as informações passadas. Apesar disso, fiquei muito curioso para saber com ficou o fim do seu processo, estou reunindo os documentos a cerca de 7 meses e gostaria de saber como é o desfecho desse processo todo!
Oi, André! Que bom que os vídeos ainda ajudam! O processo deu super certo. Eu terminei todo o processo até o final de 2018 e peguei meu passaporte na mao no memorável 25 de março de 2019. Hoje em dia moro na Dinamarca! Boa sorte no seu processo!
@@lizamello Olá Liza! Muito obrigado também por todas as informações. Tenho 20 anos e estou com 4 familiares para abrir o processo da cidadania via judicial. Meu sonho sempre foi morar na Dinamarca, você poderia dizer com o que vc trabalha aí se não for um problema? E como está para conseguir emprego por aí.
Oi Liza, tudo bem? Hoje saiu a minha sentença e posso dizer que eu e minha família somos italianos. Gostaria de te agradecer pelos seus vídeos e dicas, pois foram muito úteis na minha caminhada em busca da cidadania italiana. Vi pelos comentários que você já pegou seu passaporte e está na Dinamarca. Parabéns, você merece. Um grande abraço.
Liza, obrigada pelos vídeos. Assisti a todos. Muito didáticos, elucidativos. Você finalmente está com o seu passaporto em mãos? Pelo que acompanhei nos comentários, entendi que você tinha dado entrada no consulado com os documentos e estava aguardando. Continua aguardando o consulado? Um abraço, gratidão, Thaís. P.s.: solicitei entrada no grupo do facebook que você indicou (judicial) e estou aguardando o aceite.
Oi, Thais! Sim, estou com meu passaporte desde 25 de março! Atualmente moro na Dinamarca. E que bom que você entrou no grupo, vai te ajudar bastante. Boa sorte!
@@lizamello , amém! que bacana que você já está morando na Europa, parabéns! obrigada por responder. o seu material e agora lá o grupo estão sendo de grande ajuda. abração.
Olá Liza como está seu processo ?já conseguiu conte no final como foi ?não vejo mas vídeos seus . obrigada tbm conte pra nós quanto custou TD se deu TD certo.
Oi Liza, parabéns pelos videos....se eu tivesse visto antes de iniciar meu processo eu teria economizado tempo e dinheiro, enfim....minha sentença já saiu, mas estou aguardando as certidões....pode contar um pouco como foi o processo depois que vc pegou as certidões? O passo a passo pra fazer o AIRE e depois o passaporte.
Olha, a minha novela foi grande hehe, mas basicamente, depois que você tem a certidão de nascimento italiana, você entra em contato com o consulado onde mora e faz o AIRE. Recomendo fazer pelo fast.it, porque você vai ter mais visibilidade de em que etapa o processo do AIRE está, do que se simplesmente mandar por email pro consulado. Depois disso pronto, você vai fazer o passaporte.
Olá ótimo vídeo acompanhando o canal pois estou com a mesma situação, trisavó parte materna, e minha família ta se juntando para fazer, gostaria de saber como ficou o processo?
Olá Liza, seus videos são ótimos, pois eu tbm estou fazendo meu processo via judicial, e não tem muito conteúdo no UA-cam sobre, vc é uma salvadora hehehe, estou precisando de sua ajuda, como faço pra entrar em contato com vc? abraços ;)
Oi Liza, fico muito feliz por ter respondido! estou na faze de fechar com um advogado, vi no vídeo você falando que não iria indicar advogados, mas é que eu já estou com a documentação pronta e o único advogado que eu tinha confiança não me responde já faz uns 10 dias, agora estou conversando com outra advogada, gostaria de saber se você conhece ela, se sabe alguma coisa boa ou ruim sobre ela. o nome dela é Anelise Patrícia de Carvalho Pavão. Obrigado! abraços ;)
Bruno Moreira oi, Bruno! Não conheço, mas recomendo fortemente que você entre no grupo Cidadania Italiana Judicial no Facebook e busque o nome dela lá. Eu recomendo só fazer com os advogados indicados no post fixo (são advogados com sentenças comprovaras nesse tipo de caso).
Liza muito obrigado pelas dicas! sobre o grupo do facebook, já tentei de tudo para entrar e não consigo, por favor vc poderia me mandar essa lista por e-mail? vou ficar muito grato. Obrigado! ;)
Olá. Legal vc ter voltado com os vídeos :) 1) Você pode indicar um buscador de documetos na italia? A comunna do meu antenato não achou a certidão dele, que pedi via email. Me responderam negativamente. 2) Não acho a certidão de casamento do antenato, no Brasil. Tentei em duas cidades prováveis e não acharam e no Brasil não encontrei nenhum buscador. Se vc tmb souber de alguém que ofereça esse serviço. 3) Essa questão do casamento ainda me parece nebulosa. E se eles não se casaram oficialmente?
oi, joao paulo! essa semana meu advogado vai receber a sentença com trânsito em julgado em mãos e vai poder enviar isso + os documentos da minha família para a cidade do meu antenato e assim pedir as nossas certidões de nascimento italianas.
Olá! Já assisti todos, inclusive mais de uma vez!! Estou na fase de enviar o dinheiro para o advogado, vc pode explicar mais sobre isso? O melhor é via Transferwise? Mas tem um limite né? Será que posso fazer em e dois cpfs? Obrigada!!
que legal, Gabriela! Obrigada! O melhor é via transferwise, mas alguns advogados não estão conseguindo receber mais dessa forma, porque é um pagamento de um serviço... o que não é permitido no Brasil, enfim. Mas conversa com ele, pode ser que ele ainda consiga receber! Sei o que o meu não recebe mais. E, sim, se você estiver fazendo o processo com familiares, peça para essa pessoa transferir parte do dinheiro, porque há um limite mensal para esse tipo de transação. Foi o que eu fiz! Se não rolar transferwise, entra no grupo Cidadania Italiana Judicial, lá o pessoal tem falado de outras opções. No meu caso foi Transferwise mesmo!
Obrigado pelas dicas, seus videos são ótimos e esclarecedores... Tenho uma duvida, se o Italiano (pai) não registrou sua filha (mulher) brasileira, todos da linha dessa filha mulher perdem o direito de obter a cidadania Italiana, é isso que significa registro tardio? Desde já muito obrigado.
David Cristian Registro tardio é quando alguém não registrou nascimento, casamento ou óbito mas você tem como comprovar que aquele evento aconteceu. Por exemplo, o cartório da cidade diz que não há certidão de casamento ali mas em outro documento (nascimento de um filho, por exemplo), diz que o casal casou naquela cidade. Você não perde o direito à cidadania. Pelo contrário! Os registros tardios garantem que você tenha todos os documentos para justamente reconhecer a sua cidadania. ;) Ficou claro?
liza marsh bom dia... ficou claro sim, muito obrigado por tirar minha dúvida e continue sim com seus vídeos, são ótimos... Boa sorte no seu processo ;)
Liza . Muito obrigado pelos vídeos e parabéns pela iniciativa. Minha dúvida é que irei fazer o processo com mais dois parentes, e podemos usar toda a documentação uma única vez, ou será necessário que cada um tenha as suas respectivas certidões e apostilamentos ?
Amanda Nascimento oi, Amanda! Quero fazer um vídeo de atualização, mas por enquanto tá difícil. Mas te atualizo por aqui. :) Tive a minha segunda audiência em junho e tudo indica que até o início de outubro estarei com a sentença na mão. Aí é fazer os documentos italianos!
Oi, Liza Gosto muito da forma como você explica! Eu entrei no grupo essa semana , e ainda estou esperando minha aprovação. Porém preciso da lista de advogados urgente. Tem como você me passar? Podemos até se comunicar via email, whatsapp... Estou apreensivo! Grato
Oi, Liza, tudo bem? Agradeço pela sua iniciativa em fazer essas postagens. To pensando em requisitar a cidadania e meu caso teria que ser pela via judicial. Vi todos os seus videos e você esclareceu muita coisa pra mim, muito obrigada! Uma duvida: tenho acesso a certidão de casamento da minha bisavó (ela é meu antenato) e a de óbito do meu avô, o único que levou o sobrenome dela já que depois dele o sobrenome se perdeu. Já vi erros de grafia do sobrenome entre esses dois... seria aconselhável pedir certidões simples e retificar antes de pedir a certidão em inteiro teor? Se eu pedir todas as certidões já em inteiro teor, depois de retificar terei que requisitar as certidões novamente? Agradeço desde já pela ajuda!
Carina Rodrigues Carina, obrigada. Pede sempre em inteiro teor, justamente para você verificar se não há erros. As retificações diretamente nos cartórios ficou mais fácil, então você provavelmente nem vai precisar entrar com processo para resolver isso. Peça em inteiro teor para não ter surpresas depois, mesmo que isso custe mais.
Muito bom seus vídeos, parabéns! Tenho uma dúvida, os trisavos de minha esposa por parte de pai eram todos italianos. Os pais de seu bisavô nasceram antes de 1871 em um comune que teve os registros totalmente destruídos na primeira guerra Mundial e, dos pais de sua bisavó (1903), eu já tenho o nascimento da trisavó e estou esperando o retorno da igreja quanto ao trisavô. Você falou em um de seus vídeos sobre o processo judicial quando o processo administrativo é possível, como se faz para comprovar que o processo judicial é o único caminho? Como os juízes italianos podem descobrir se você está se aproveitando do judiciário e tem um processo administrativo viável?
Paulo Eugenio Sakamoto oi, Paulo! No teu caso, você pode fazer via materna mesmo, você só precisa comprovar que ele era desse comune e que esse comune foi destruído. Sinceramente eu não sei qual é a forma de comprovar, mas isso certamente um advogado experiente vai saber te dizer. Eu veria isso logo porque conheço um caso igual ao seu e essa parte foi um pouco demorada, exigiu um processo judicial dentro da Itália antes de começar o processo “oficial” de cidadania.
Olá liza quanto tempo demorou pra gerar o protocolo do seu processo para você poder acompanhar seu processo pela internet, uma vez que seu advogado já tenha todos documentos prontos
Oi, Juliano! Não lembro, mas lembro que foi mais do que eu gostaria hehe. Na época eu fiquei com a impressão de que o meu advogado abria processos numa frequência específica, então, ao ter os documentos prontos, ele não foi imediatamente lá abrir o processo, sabe? Porque ter muitos clientes, ele fazia essas coisas "em lote". É a lembrança que eu tenho. Você está esperando há muito tempo? Quanto tempo? Aliás, quando você diz "os documentos prontos", eu imagino que você esteja falando dos documentos da sua família, certo? Mas o advogado ainda precisa escrever o processo em si.
@@jjpbbicudo putz, me parece tempo demais isso aí. Você está no grupo do Facebook que eu indiquei? Dá uma olhada se isso está acontecendo com outras pessoas, em especial pessoas com o mesmo advogado.
Sim, mandei cópias por e-mail. Mas eu mesma também fiz essa análise e mandei pra ele o que eu achei. Eu considero importante vocês mesma fazer também, porque você conhece a sua família melhor, tem mais chance de achar as diferenças entre documentos.
OLÁ ESTOU A PROCURA DOS DOCUMENTOS SOZINHO CONSEGUI UM DOS QUE ESTAVA COMPLICADO E A MOÇA DO CARTORIO PERGUNTOU SE A DE INTEIRO TEOR SERIA digitada OU cópia reprográfica A MOÇA DISSE Q DIGITADA ELA DIGITARIA TUDO DO LIVRO E A COPIA SERIA UMA FOTO DO LIVRO, ACHO QUE O CERTO É A DIGITADA NÉ? VC ACREDITA Q O CARTORIO TEM QUE PEDIR PARA O JUIZ PARA FAZER AS CERTIDÕES DE INTEIRO TEOR
@@lizamello olá consegui a certidão de nascimento do meu antenato porem elá é de 2010 tenho que pedir outra? achei muito simples não vem tanta informação será que podeira ve la pra me ajudar???
ulisses siqueira alves da silva só o seu advogado vai saber dizer se ele acha que ela é antiga demais, porque isso fica a critério dele. Mas eu pediria uma mais nova enquanto isso por via das dúvidas.
Liza obrigado pelos vídeos pra nos ajudar. Fiquei com dúvida com alguns comentários abaixo. O meu caso é assim: Trisavô (tataravô) Italiano 1896 --> Bisavó Italiana 1918 --> Avó brasileira 1936 --> Pai brasileiro 1960 --> EU brasileiro. Meu caso é Judicial ou Administrativo? Pode me ajudar nisso?
Ola Liza, Parabens pelos videos. Muito esclarecedores. Pergunto, em que momento do processo eu preciso ir para la? Na sentença? Na transcriçao? Para dar entrada no passaporte? Ou o advogado faz tudo e depois só te envia aqui no Brasil o passaporte? Muito obrigado.
Não precisa ir pra lá em nenhum momento. O advogado faz toda a parte judicial pra você. Ele vai te mandar a sua certidão de nascimento italiana e a sentença. E você vai se registrar no consulado italiano da sua região. Aí sim você manda fazer o passaporte.
Ricardo Corrêa oi, Ricardo! Obrigada! A lista é um arquivo no grupo cidadania italiana judicial no Facebook. Eu explico melhor na parte 1 da minha série. Você chegou a ver? Vai ficar mais claro se você assistir. Boa sorte!
Lembro de ter ouvido são tantos vídeos q não me lembro onde talvez pode me ajudar a questão dos nomes q sofrem algum mudanças uma variação parece q tenho q colocar isso em algum dos documentos confere?
ulisses siqueira alves da silva se os nomes do antenato sofrem alteração nos documentos, você tem que colocar isso na CNN. Procure pelo vídeo do Fábio Barbiero sobre CNN que aí você vai ver direitinho.
Oi Liza tudo bem. Minha bisavó é italiana de 1890, minha vó brasileira de 1918 e meu pai brasileiro 1949. Eu sou 1979 bisneto dela, tenho chances? Abraço
olá será que se vier a certidão de nascimento da italia do antenato da pra fazer retificação usando ela aqui no Brasil? ou tenho que Apostilar ela lá para q tenha valor aqui?
ulisses siqueira alves da silva pode ser que peçam para apostilar, sim. É melhor já trazer apostilada. Você vai entrar na justiça para fazer retificações? Seu advogado indicou isso? Porque nem sempre é necessário.
@@lizamello não mais falei com ele porém ele acha que terei que fazer retificação além do primeiro nome da mae do antena sofrer variação que é normal o sobrenome dela na certidão de casamento e obito estão diferentes não queria correr o risco de conseguir a certidão depois eles não aceitar ela normal em uma retificação no caso se for preciso ...
ulisses siqueira alves da silva se você for trazer o doc apostilado, olha o vídeo mais recente do Fábio Barbiero, em que ele explica como apostilar lá.
sobre o processo via judicial, você ganha o direito de requerer sua cidadania, e aí tem que abrir outro processo adm para cidadania ou já ganha a cidadania apenas vc tem que sazer seus documentos?
ulisses siqueira alves da silva em setembro saiu a sentença positiva. Depois transitou em julgado e agora estou esperando a transcrição da minha certidão de nascimento para uma italiana.
@Géris Cossalter Oi! Eu entrei com o processo judicial na Itália em junho/2016 peguei meu passaporte no consulado em marco/2019. Demora mas rola! Hoje moro na Dinamarca. :)
Prezada Liza, uma duvida: apos ter a sentenca expedida pela juiza no processo por linha materna, e obviamente com ela em maos, vale a pena voce ir pessoalmente ao comune tentar agilizar a transcricao ou deixar a cargo do advogado?
MarcosBerlinck88 Marcos, você terá que falar italiano e ainda explicar o que a comune precisa fazer, porque eles podem não conhecer essa “modalidade” de cidadania ... eu acho melhor fazer pelo advogado. Se a comune demorar, aí você pode tentar ir pessoalmente e cobrar. Pelo menos é isso que pretendo fazer.
Sim. Seus filhos têm quantos anos? Mais de 14 eu diria pra entrar no processo com você. Se menos, você só vai precisar cadastra-los no consulado. Bem simples. Seu marido é pai dos seus filhos? Se sim, se vocês são casados há pelo menos um ano e meio, ao ser italiana você já vai poder pedir a cidadania dele por naturalização, que demora uns 2 anos. Antes disso, mesmo sem ser italiano, ele pode se mudar com você pra Europa, pedindo visto de esposo.
Kely Cristina oi, kely! essa semana meu advogado vai receber a sentença com trânsito em julgado em mãos e vai poder enviar isso + os documentos da minha família para a cidade do meu antenato e assim pedir as nossas certidões de nascimento italianas.
Boa pergunta, Antônio. Eu recomendo entrar no grupo Cidadania Italiana Judicial e pegar os advogados indicados lá. Todos têm sentenças comprovadas nesse tipo de caso. Você mesmo também pode pedir sentenças pro advogado com quem está falando.
Oi, Suellen. Prefiro responder por aqui. Depois você pode apagar se preferir. Mas 99% das dúvidas são parecidas, então prefiro responder nos comentários mesmo, que aí ajuda mais gente.
oi, roberson! essa semana meu advogado vai receber a sentença com trânsito em julgado em mãos e vai poder enviar isso + os documentos da minha família para a cidade do meu antenato e assim pedir as nossas certidões de nascimento italianas. no final de janeiro devo ter meu passaporte.
Entrei com o processo em junho de 2017, peguei meu passaporte em março de 2019. Mas sei que hoje o processo está mais demorado, pelo volume de processos.
Tive a minha segunda audiência em junho e a sentença saiu no final de setembro. Aí há mais algumas burocracias. Até o início de janeiro pretendo ter a minha certidão de nascimento italiana em mãos.
Olá Liza gostaria de saber qual link vc acompanha seu processo judicial por que eu estou tentando um que meu próprio advogado me passou pst.giustizia.it/PST/it/pst_2_6_1.wp?regioneRicerca=7&ufficioRicerca=0580910098®istroRicerca=CC e sem sucesso !!!
Olá Liza, tudo bem com você?
Já é 2022 e só descobri seus vídeos agora. Estou deixando essa mensagem para agradecer por todas as informações passadas.
Apesar disso, fiquei muito curioso para saber com ficou o fim do seu processo, estou reunindo os documentos a cerca de 7 meses e gostaria de saber como é o desfecho desse processo todo!
Oi, André! Que bom que os vídeos ainda ajudam! O processo deu super certo. Eu terminei todo o processo até o final de 2018 e peguei meu passaporte na mao no memorável 25 de março de 2019. Hoje em dia moro na Dinamarca! Boa sorte no seu processo!
@@lizamello Olá Liza! Muito obrigado também por todas as informações. Tenho 20 anos e estou com 4 familiares para abrir o processo da cidadania via judicial. Meu sonho sempre foi morar na Dinamarca, você poderia dizer com o que vc trabalha aí se não for um problema? E como está para conseguir emprego por aí.
@@felipemoscon449 eu trabalho com tecnologia, foi bem tranquilo conseguir emprego (tendo inglês fluente).
Lisaaa...... dá um update por favor ❤
Oi Liza, tudo bem? Hoje saiu a minha sentença e posso dizer que eu e minha família somos italianos. Gostaria de te agradecer pelos seus vídeos e dicas, pois foram muito úteis na minha caminhada em busca da cidadania italiana. Vi pelos comentários que você já pegou seu passaporte e está na Dinamarca. Parabéns, você merece. Um grande abraço.
Que legal, Adilson!! Parabéns pra vocês! É muito emocionante, né? Fico super feliz em ter te ajudado. Obrigada por ter vindo aqui agradecer os vídeos!
@@lizamello vendo agora em 17 de novembro de 2022
Os seus vídeos são excelentes.
Grato por compartilhar sua experiência!
Lizaaaa.. cade tu? Tava amando seus videos e o gran finalle vc não deu hahahaah
hahahaha deu tudo certo! hoje em dia moro na Dinamarca com o meu passaporte italiano! :)
Pq não fez mais vídeos
Ótimas dicas 👏👏👏
obrigado pelo tempo dedicado a esclarecer muitas dúvidas 😉
obrigada, fagner!
Gostei muito dos seus vídeos, like garantido.
Liza, obrigada pelos vídeos. Assisti a todos. Muito didáticos, elucidativos. Você finalmente está com o seu passaporto em mãos? Pelo que acompanhei nos comentários, entendi que você tinha dado entrada no consulado com os documentos e estava aguardando. Continua aguardando o consulado? Um abraço, gratidão, Thaís. P.s.: solicitei entrada no grupo do facebook que você indicou (judicial) e estou aguardando o aceite.
Oi, Thais! Sim, estou com meu passaporte desde 25 de março!
Atualmente moro na Dinamarca. E que bom que você entrou no grupo, vai te ajudar bastante. Boa sorte!
@@lizamello , amém! que bacana que você já está morando na Europa, parabéns! obrigada por responder. o seu material e agora lá o grupo estão sendo de grande ajuda. abração.
Olá Liza como está seu processo ?já conseguiu conte no final como foi ?não vejo mas vídeos seus . obrigada tbm conte pra nós quanto custou TD se deu TD certo.
Parabéns pelo vídeo
obrigada!
Olá Liza, parabéns pelos vídeos, como está seu processo? já saiu seu passaporte Italiano?
Sim! Peguei meu passaporte dia 25 de março desse ano. Hoje em dia moro na Dinamarca!
@@lizamello , parabéns!!!! Fale pra gente sobre a Dinamarca, o que faz aí etc!!!! Foi todo mundo? Só vc e seu marido? Abs
Oi Liza, parabéns pelos videos....se eu tivesse visto antes de iniciar meu processo eu teria economizado tempo e dinheiro, enfim....minha sentença já saiu, mas estou aguardando as certidões....pode contar um pouco como foi o processo depois que vc pegou as certidões? O passo a passo pra fazer o AIRE e depois o passaporte.
Olha, a minha novela foi grande hehe, mas basicamente, depois que você tem a certidão de nascimento italiana, você entra em contato com o consulado onde mora e faz o AIRE. Recomendo fazer pelo fast.it, porque você vai ter mais visibilidade de em que etapa o processo do AIRE está, do que se simplesmente mandar por email pro consulado. Depois disso pronto, você vai fazer o passaporte.
@@lizamello obrigada por compartilhar☺️
Olá ótimo vídeo acompanhando o canal pois estou com a mesma situação, trisavó parte materna, e minha família ta se juntando para fazer, gostaria de saber como ficou o processo?
Oi! Deu tudo certo. Tenho meu passaporte desde Março de 2019 e hoje moro na Dinamarca!
Olá Liza, seus videos são ótimos, pois eu tbm estou fazendo meu processo via judicial, e não tem muito conteúdo no UA-cam sobre, vc é uma salvadora hehehe, estou precisando de sua ajuda, como faço pra entrar em contato com vc?
abraços ;)
Bruno Moreira oi, Bruno! Que bom que ajudei! :) Pode postar a sua dúvida aqui.
Oi Liza, fico muito feliz por ter respondido! estou na faze de fechar com um advogado, vi no vídeo você falando que não iria indicar advogados, mas é que eu já estou com a documentação pronta e o único advogado que eu tinha confiança não me responde já faz uns 10 dias, agora estou conversando com outra advogada, gostaria de saber se você conhece ela, se sabe alguma coisa boa ou ruim sobre ela. o nome dela é Anelise Patrícia de Carvalho Pavão.
Obrigado!
abraços ;)
Bruno Moreira oi, Bruno! Não conheço, mas recomendo fortemente que você entre no grupo Cidadania Italiana Judicial no Facebook e busque o nome dela lá. Eu recomendo só fazer com os advogados indicados no post fixo (são advogados com sentenças comprovaras nesse tipo de caso).
Liza muito obrigado pelas dicas! sobre o grupo do facebook, já tentei de tudo para entrar e não consigo, por favor vc poderia me mandar essa lista por e-mail? vou ficar muito grato.
Obrigado! ;)
Bruno Moreira oi, Bruno! Não consegue por quê? Basta responder as perguntas iniciais que o pessoal aprova. :)
Olá. Legal vc ter voltado com os vídeos :)
1) Você pode indicar um buscador de documetos na italia? A comunna do meu antenato não achou a certidão dele, que pedi via email. Me responderam negativamente.
2) Não acho a certidão de casamento do antenato, no Brasil. Tentei em duas cidades prováveis e não acharam e no Brasil não encontrei nenhum buscador. Se vc tmb souber de alguém que ofereça esse serviço.
3) Essa questão do casamento ainda me parece nebulosa. E se eles não se casaram oficialmente?
G Molck entre contato comigo faço busca de documentos no Brasil e na Itália .
Oi, como tá seu processo? Já fazem três anos do último vídeo
Deu tudo certo. Hoje em dia moro na Dinamarca como italiana!
Oí Liza como vc está ?por que vc não faz mais vídeos ? Como anda o seu processo ?
oi, joao paulo! essa semana meu advogado vai receber a sentença com trânsito em julgado em mãos e vai poder enviar isso + os documentos da minha família para a cidade do meu antenato e assim pedir as nossas certidões de nascimento italianas.
Olá! Já assisti todos, inclusive mais de uma vez!! Estou na fase de enviar o dinheiro para o advogado, vc pode explicar mais sobre isso? O melhor é via Transferwise? Mas tem um limite né? Será que posso fazer em e dois cpfs? Obrigada!!
que legal, Gabriela! Obrigada! O melhor é via transferwise, mas alguns advogados não estão conseguindo receber mais dessa forma, porque é um pagamento de um serviço... o que não é permitido no Brasil, enfim. Mas conversa com ele, pode ser que ele ainda consiga receber! Sei o que o meu não recebe mais. E, sim, se você estiver fazendo o processo com familiares, peça para essa pessoa transferir parte do dinheiro, porque há um limite mensal para esse tipo de transação. Foi o que eu fiz!
Se não rolar transferwise, entra no grupo Cidadania Italiana Judicial, lá o pessoal tem falado de outras opções. No meu caso foi Transferwise mesmo!
Gabriela Caldeira boa noite, qual foi o seu advogado ??
Obrigado pelas dicas, seus videos são ótimos e esclarecedores...
Tenho uma duvida, se o Italiano (pai) não registrou sua filha (mulher) brasileira, todos da linha dessa filha mulher perdem o direito de obter a cidadania Italiana, é isso que significa registro tardio?
Desde já muito obrigado.
David Cristian Registro tardio é quando alguém não registrou nascimento, casamento ou óbito mas você tem como comprovar que aquele evento aconteceu. Por exemplo, o cartório da cidade diz que não há certidão de casamento ali mas em outro documento (nascimento de um filho, por exemplo), diz que o casal casou naquela cidade.
Você não perde o direito à cidadania. Pelo contrário! Os registros tardios garantem que você tenha todos os documentos para justamente reconhecer a sua cidadania. ;)
Ficou claro?
liza marsh bom dia... ficou claro sim, muito obrigado por tirar minha dúvida e continue sim com seus vídeos, são ótimos... Boa sorte no seu processo ;)
Liza . Muito obrigado pelos vídeos e parabéns pela iniciativa. Minha dúvida é que irei fazer o processo com mais dois parentes, e podemos usar toda a documentação uma única vez, ou será necessário que cada um tenha as suas respectivas certidões e apostilamentos ?
Murilo Camara os documentos em comum você só precisa de uma via! :)
liza marsh muito obrigado pela informação Liza
Bom dia Liza! Como está o seu processo? Vai fazer algum vídeo de atualização? Obrigada bjs
Amanda Nascimento oi, Amanda! Quero fazer um vídeo de atualização, mas por enquanto tá difícil. Mas te atualizo por aqui. :)
Tive a minha segunda audiência em junho e tudo indica que até o início de outubro estarei com a sentença na mão. Aí é fazer os documentos italianos!
Obrigada pelo retorno Liza! Parabéns, continuo torcendo por você! Eu ainda caçando documentos rsrs. Bjs fique com Deus
Ola eu estou entrando com meu processo de cidadania e gostaria de saber como esta o seu processo ? Obrigado
Oi, Liza
Gosto muito da forma como você explica!
Eu entrei no grupo essa semana , e ainda estou esperando minha aprovação.
Porém preciso da lista de advogados urgente. Tem como você me passar?
Podemos até se comunicar via email, whatsapp...
Estou apreensivo!
Grato
Oi, Liza, tudo bem? Agradeço pela sua iniciativa em fazer essas postagens. To pensando em requisitar a cidadania e meu caso teria que ser pela via judicial. Vi todos os seus videos e você esclareceu muita coisa pra mim, muito obrigada! Uma duvida: tenho acesso a certidão de casamento da minha bisavó (ela é meu antenato) e a de óbito do meu avô, o único que levou o sobrenome dela já que depois dele o sobrenome se perdeu. Já vi erros de grafia do sobrenome entre esses dois... seria aconselhável pedir certidões simples e retificar antes de pedir a certidão em inteiro teor? Se eu pedir todas as certidões já em inteiro teor, depois de retificar terei que requisitar as certidões novamente? Agradeço desde já pela ajuda!
Carina Rodrigues Carina, obrigada. Pede sempre em inteiro teor, justamente para você verificar se não há erros. As retificações diretamente nos cartórios ficou mais fácil, então você provavelmente nem vai precisar entrar com processo para resolver isso. Peça em inteiro teor para não ter surpresas depois, mesmo que isso custe mais.
Muito bom seus vídeos, parabéns! Tenho uma dúvida, os trisavos de minha esposa por parte de pai eram todos italianos. Os pais de seu bisavô nasceram antes de 1871 em um comune que teve os registros totalmente destruídos na primeira guerra Mundial e, dos pais de sua bisavó (1903), eu já tenho o nascimento da trisavó e estou esperando o retorno da igreja quanto ao trisavô. Você falou em um de seus vídeos sobre o processo judicial quando o processo administrativo é possível, como se faz para comprovar que o processo judicial é o único caminho? Como os juízes italianos podem descobrir se você está se aproveitando do judiciário e tem um processo administrativo viável?
Paulo Eugenio Sakamoto oi, Paulo! No teu caso, você pode fazer via materna mesmo, você só precisa comprovar que ele era desse comune e que esse comune foi destruído. Sinceramente eu não sei qual é a forma de comprovar, mas isso certamente um advogado experiente vai saber te dizer. Eu veria isso logo porque conheço um caso igual ao seu e essa parte foi um pouco demorada, exigiu um processo judicial dentro da Itália antes de começar o processo “oficial” de cidadania.
Olá liza quanto tempo demorou pra gerar o protocolo do seu processo para você poder acompanhar seu processo pela internet, uma vez que seu advogado já tenha todos documentos prontos
Oi, Juliano! Não lembro, mas lembro que foi mais do que eu gostaria hehe. Na época eu fiquei com a impressão de que o meu advogado abria processos numa frequência específica, então, ao ter os documentos prontos, ele não foi imediatamente lá abrir o processo, sabe? Porque ter muitos clientes, ele fazia essas coisas "em lote". É a lembrança que eu tenho.
Você está esperando há muito tempo? Quanto tempo?
Aliás, quando você diz "os documentos prontos", eu imagino que você esteja falando dos documentos da sua família, certo? Mas o advogado ainda precisa escrever o processo em si.
@@lizamello sim os documentos da família isso mesmo, já faz três meses que meu advogado está com os documentos mas ainda não tem o número do protocolo
@@jjpbbicudo putz, me parece tempo demais isso aí. Você está no grupo do Facebook que eu indiquei? Dá uma olhada se isso está acontecendo com outras pessoas, em especial pessoas com o mesmo advogado.
@@lizamello pedí para participar estou esperando a resposta, obrigado pela atenção.
Liza você mandou os documentos antes para o advogado analisar possíveis retificações ?
Sim, mandei cópias por e-mail. Mas eu mesma também fiz essa análise e mandei pra ele o que eu achei. Eu considero importante vocês mesma fazer também, porque você conhece a sua família melhor, tem mais chance de achar as diferenças entre documentos.
Oi quanto tempo demorou seu processo da data que protocolou em Roma até o passaporte ? Obrigado
Junho de 2017 a março de 2019
Qual foi o seu advogado e onde achou ele?
OLÁ ESTOU A PROCURA DOS DOCUMENTOS SOZINHO CONSEGUI UM DOS QUE ESTAVA COMPLICADO E A MOÇA DO CARTORIO PERGUNTOU SE A DE INTEIRO TEOR SERIA digitada OU cópia reprográfica A MOÇA DISSE Q DIGITADA ELA DIGITARIA TUDO DO LIVRO E A COPIA SERIA UMA FOTO DO LIVRO, ACHO QUE O CERTO É A DIGITADA NÉ? VC ACREDITA Q O CARTORIO TEM QUE PEDIR PARA O JUIZ PARA FAZER AS CERTIDÕES DE INTEIRO TEOR
ulisses siqueira alves da silva você mesmo pode pedir em inteiro teor. E você precisa da cópia digitada mesmo. :)
@@lizamello olá consegui a certidão de nascimento do meu antenato porem elá é de 2010 tenho que pedir outra? achei muito simples não vem tanta informação será que podeira ve la pra me ajudar???
ulisses siqueira alves da silva só o seu advogado vai saber dizer se ele acha que ela é antiga demais, porque isso fica a critério dele. Mas eu pediria uma mais nova enquanto isso por via das dúvidas.
Oi Liza! Quanto tempo levou seu processo no total? Entre dar entrada e a retirada do passaporte?
1 ano e 10 meses
Liza obrigado pelos vídeos pra nos ajudar. Fiquei com dúvida com alguns comentários abaixo. O meu caso é assim: Trisavô (tataravô) Italiano 1896 --> Bisavó Italiana 1918 --> Avó brasileira 1936 --> Pai brasileiro 1960 --> EU brasileiro. Meu caso é Judicial ou Administrativo? Pode me ajudar nisso?
É judicial pq sua bisavó teve sua avó antes de 1948.
Ola Liza,
Parabens pelos videos. Muito esclarecedores.
Pergunto, em que momento do processo eu preciso ir para la? Na sentença? Na transcriçao? Para dar entrada no passaporte? Ou o advogado faz tudo e depois só te envia aqui no Brasil o passaporte?
Muito obrigado.
Não precisa ir pra lá em nenhum momento. O advogado faz toda a parte judicial pra você. Ele vai te mandar a sua certidão de nascimento italiana e a sentença. E você vai se registrar no consulado italiano da sua região. Aí sim você manda fazer o passaporte.
Olá Liza, parabéns pelo canal. Gostaria de saber, onde encontro a lista com os contatos dos advogados?
Ricardo Corrêa oi, Ricardo! Obrigada! A lista é um arquivo no grupo cidadania italiana judicial no Facebook. Eu explico melhor na parte 1 da minha série. Você chegou a ver? Vai ficar mais claro se você assistir. Boa sorte!
Lembro de ter ouvido são tantos vídeos q não me lembro onde talvez pode me ajudar a questão dos nomes q sofrem algum mudanças uma variação parece q tenho q colocar isso em algum dos documentos confere?
ulisses siqueira alves da silva se os nomes do antenato sofrem alteração nos documentos, você tem que colocar isso na CNN. Procure pelo vídeo do Fábio Barbiero sobre CNN que aí você vai ver direitinho.
Oi Liza tudo bem. Minha bisavó é italiana de 1890, minha vó brasileira de 1918 e meu pai brasileiro 1949. Eu sou 1979 bisneto dela, tenho chances? Abraço
Sim, via judicial.
olá será que se vier a certidão de nascimento da italia do antenato da pra fazer retificação usando ela aqui no Brasil? ou tenho que Apostilar ela lá para q tenha valor aqui?
ulisses siqueira alves da silva pode ser que peçam para apostilar, sim. É melhor já trazer apostilada. Você vai entrar na justiça para fazer retificações? Seu advogado indicou isso? Porque nem sempre é necessário.
@@lizamello não mais falei com ele porém ele acha que terei que fazer retificação além do primeiro nome da mae do antena sofrer variação que é normal o sobrenome dela na certidão de casamento e obito estão diferentes não queria correr o risco de conseguir a certidão depois eles não aceitar ela normal em uma retificação no caso se for preciso ...
ulisses siqueira alves da silva se você for trazer o doc apostilado, olha o vídeo mais recente do Fábio Barbiero, em que ele explica como apostilar lá.
sobre o processo via judicial, você ganha o direito de requerer sua cidadania, e aí tem que abrir outro processo adm para cidadania ou já ganha a cidadania apenas vc tem que sazer seus documentos?
Samuel Cardoso você já sai do processo judicial como cidadão! Sem a necessidade de fazer o processo administrativo.
olá e ai o andamento do eu processo foi remarcado pra junho julho 2018 a audiência qual foi o resultado isso?
ulisses siqueira alves da silva em setembro saiu a sentença positiva. Depois transitou em julgado e agora estou esperando a transcrição da minha certidão de nascimento para uma italiana.
@Géris Cossalter Oi! Eu entrei com o processo judicial na Itália em junho/2016 peguei meu passaporte no consulado em marco/2019. Demora mas rola! Hoje moro na Dinamarca. :)
Prezada Liza, uma duvida: apos ter a sentenca expedida pela juiza no processo por linha materna, e obviamente com ela em maos, vale a pena voce ir pessoalmente ao comune tentar agilizar a transcricao ou deixar a cargo do advogado?
MarcosBerlinck88 Marcos, você terá que falar italiano e ainda explicar o que a comune precisa fazer, porque eles podem não conhecer essa “modalidade” de cidadania ... eu acho melhor fazer pelo advogado. Se a comune demorar, aí você pode tentar ir pessoalmente e cobrar. Pelo menos é isso que pretendo fazer.
Gostaria de saber se vc conseguiu a cidadania?
Joyce Pereira Já sou cidadã italiana reconhecida! Estou terminando o registro no consulado para fazer meus documentos.
@@lizamello conseguiu via judicial né?
Joyce Pereira sim
Oi Liza! Obrigada pelas informações!! Você poderia passar os contatos desses advogados do grupo? Não tenho facebook.
Oi Liza, como esta seu processo? Ja saiu?
Saiu! Peguei meu passaporte dia 25 de março desse ano. Hoje moro na Dinamarca!
Oi Liza tudo bem? saiu sua cidadania?
Saiu, sim! Tenho meu passaporte em mãos desde 25 de março de 2019. Atualmente moro na Dinamarca. :)
Atualiza pra gente!
Você pagou o valor do advogado após o processo ou antecipado?
Uma parte antes e uma parte depois
Quando der certo de eu tirar a nascionalidade meu marido e filhos tambem vai poder tirar no mesmo processo?
Sim. Seus filhos têm quantos anos? Mais de 14 eu diria pra entrar no processo com você. Se menos, você só vai precisar cadastra-los no consulado. Bem simples. Seu marido é pai dos seus filhos? Se sim, se vocês são casados há pelo menos um ano e meio, ao ser italiana você já vai poder pedir a cidadania dele por naturalização, que demora uns 2 anos. Antes disso, mesmo sem ser italiano, ele pode se mudar com você pra Europa, pedindo visto de esposo.
liza marsh sim meus filhos tem. 5 e 9 anos. Ele e pai dos meus filhos estamos juntos a 11 anos
Já se passou um ano...queria saber se você conseguiu a cidadania....
Kely Cristina oi, kely! essa semana meu advogado vai receber a sentença com trânsito em julgado em mãos e vai poder enviar isso + os documentos da minha família para a cidade do meu antenato e assim pedir as nossas certidões de nascimento italianas.
Oi Liza, Como saber o histórico do advogado?
Boa pergunta, Antônio. Eu recomendo entrar no grupo Cidadania Italiana Judicial e pegar os advogados indicados lá. Todos têm sentenças comprovadas nesse tipo de caso. Você mesmo também pode pedir sentenças pro advogado com quem está falando.
Olá, você poderia me passar o contato da tua buscadora de documentos na Itália? Grato.
Rafael Victor Castro oi! É a assessoria Fabris Garagnani. Ela se chama Amanda e mora em Ferrara.
Olá Liza,
Como está o seu processo? Você está sumida...
Elaine Guedes Alves oi, Elaine! Tudo dando certo até agora. Devo fazer um novo vídeo essa semana.
Oi, Como vc enviou a primeira parte do pagamento?
Elaine Guedes Alves por Transferwise!
Oi Liza, eu gostaria de falar com você, em particular é possível?
Oi, Suellen. Prefiro responder por aqui. Depois você pode apagar se preferir. Mas 99% das dúvidas são parecidas, então prefiro responder nos comentários mesmo, que aí ajuda mais gente.
Ola liza como esta o seu processo?
Bruna Pessoa de Lima oi! Eu fiz um vídeo sobre o status do processo, busca aqui no canal. Por enquanto não há novidades.
Oi liza como anda seu processo?
oi, roberson! essa semana meu advogado vai receber a sentença com trânsito em julgado em mãos e vai poder enviar isso + os documentos da minha família para a cidade do meu antenato e assim pedir as nossas certidões de nascimento italianas. no final de janeiro devo ter meu passaporte.
@@lizamello obrigado vou entra com o meu processo amanha
Roberson Alves que legal! Boa sorte!
@Mara portugal oi, Mara! Só fiquei com preguiça de fazer mesmo hehe. Peguei meu passaporte dia 25 de março de 2019! Atualmente moro na Dinamarca.
Já está na italia?
Demorou quanto tempo o processo todo ?
Entrei com o processo em junho de 2017, peguei meu passaporte em março de 2019. Mas sei que hoje o processo está mais demorado, pelo volume de processos.
Atualiza nóis!!!!!!
Tive a minha segunda audiência em junho e a sentença saiu no final de setembro. Aí há mais algumas burocracias. Até o início de janeiro pretendo ter a minha certidão de nascimento italiana em mãos.
@@lizamello faz mais vídeos contando os detalhes. 😊
Michelle Martins sim, preciso fazer! 😬
oi liza voce pode me adicionar aos dois grupos do Facebook? Solicitei e ainda nao confirmaram a minha participação. Obrigado
esta acontecendo a mesma coisa comigo. Jah solicitei add no grupo a meses e ate agora nada..
Passa o.link do grupo
Newton Persi o link está no vídeo da parte 1
Mas o duro é o advogado não ser de confiança, é a pessoa se lascar.
Vanessa Euzebio Vanessa, todos os advogados indicados no grupo têm sentenças comprovadas! :)
Olá Liza gostaria de saber qual link vc acompanha seu processo judicial por que eu estou tentando um que meu próprio advogado me passou pst.giustizia.it/PST/it/pst_2_6_1.wp?regioneRicerca=7&ufficioRicerca=0580910098®istroRicerca=CC e sem sucesso !!!
Andresa Santos oi, Andresa! Eu olho pelo App “GiustiziaCivile” mesmo. Aí já deixo favoritado o meu processo. É bem pratico.
liza marsh muito obrigadaaaa consegui o acesso!
E ai... como esta o status da sua cidadania?
andre oliveira dá uma olhada no vídeo “status do processo”. Nada novo por enquanto.