A HISTÓRIA DO ARGENTINO ALFREDO "OBBERTI" , 2º MAIOR GOLEADOR ESTRANGEIRO NA HISTÓRIA DO GRÊMIO.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • A HISTÓRIA DO ARGENTINO ALFREDO "OBBERTI" , 2º MAIOR GOLEADOR ESTRANGEIRO NA HISTÓRIA DO GRÊMIO.
    Alfredo Obberti, nasceu na capital argentina em 12 de agosto de 1945 e foi profissionalizado pelo Huracán em 14 de dezembro de 1962, na rodada final da liga. Mesmo com apenas 17 anos, foi usado como titular pelo técnico Luis Antonio Ferreyra.
    SEM SE FIRMAR NA EQUIPE, FOI EMPRESTADO AO COLÓN DA ARGENTINA EM 1965, reforçando a equipe na segunda divisão . A equipe de Santa Fe recebeu El Mono e Néstor Canevari em troca por Raúl Poncio. nesse ano Obberti judou a equipe do colón a ser campeão da segundona argentina, algo inédito para o futebol de toda a cidade de Santa Fe.
    após o sucesso na segundona, retornou para o huracán em 1966, onde marcou 13 gols na temporada. em 1967 fez mais 11 gols pelo huracán,
    mas mesmo com todo esse desempenho, em 1968 foi emprestado ao nanico Los Andes, que voltava à primeira divisão após rápida passagem em 1961.
    Obberti foi simplesmente o artilheiro do Torneio Metropolitano, com treze gols, e vice-artilheiro do Nacional, com dez - só sendo superado por Omar Wehbe (do campeão Vélez) na partida final.
    E foi no embalo daquela passagem pelo Los Andes que Obberti foi chamado pela primeira vez pela seleção argentina. Estreou em 14 de agosto de 1968, em amistoso não-oficial contra o clube colombiano Millonarios.
    em 1969 retorna para o huiracán, mas logo em seguida é negociado com o newells old boys em 1970,
    Alfredo Obberti teve um bom desempenho em 1970 pelo Newell’s Old Boys, ficando próximo do título no Campeonato Metropolitano e sendo um dos principais goleadores. Ele também jogou pela seleção argentina em uma partida contra a França. Além disso, contribuiu na conquista da Copa Cidade de Rosario e marcou dois gols contra um Nacional uruguaio. No entanto, apesar de ser vice artilheiro do torneio metropolitano com 28 gols e artilheiro do Torneio Nacional com 10 gols, o Newell’s não conseguiu avançar às finais.
    Sua chegada ao Grêmio ocorreu em 1972, quando o clube gaúcho buscava substituir Néstor Scotta. Obberti rapidamente se destacou pelo seu faro de gol e habilidade como centroavante. Durante sua passagem pelo tricolor gaúcho, ele se tornou o estrangeiro com mais gols no século 20, com 35 gols em 105 partidas, um feito que só foi superado muitos anos depois, pelo também argentino Hernán Barcos.
    Obberti era conhecido por sua capacidade de finalização e presença de área, características que o tornaram uma peça importante no ataque do Grêmio na década de 1970. Ele ajudou o clube a alcançar bons resultados no Campeonato Brasileiro e no Campeonato Gaúcho, sendo uma figura respeitada tanto dentro quanto fora de campo.
    No entanto, sua passagem pelo Grêmio não foi isenta de controvérsias. Em determinado momento, houve desentendimentos com o técnico Carlos Froner, que o acusou de indisciplina e até de envolvimento em práticas de doping, algo que Obberti denunciou publicamente.
    Apesar das adversidades, Alfredo Obberti deixou uma marca indelével no futebol brasileiro e argentino. Após sua saída do Grêmio, ele retornou ao Newell’s Old Boys, onde continuou sua carreira.
    antigo ídolo voltou para, com treze gols, ser o artilheiro leproso na redentora campanha campeã do Metropolitano de 1974, o primeiro título argentino do clube.
    Em 1975, Obberti já não foi tão mortífero - foram apenas sete gols, já cansado e sentindo que não poderia ser mais o mesmo goleador de outrora, resolve se aposentar dos gramados e se dedicar ao ensino e à formação de jovens jogadores.
    Obberti morreu em 5 de julho de 2021, aos 75 anos.
    Seu legado no Grêmio é lembrado até hoje, não apenas pelos gols marcados, mas pela maneira como ele influenciou a equipe e os torcedores durante sua passagem pelo clube.
    saudades eterna do craque, Obberti.

КОМЕНТАРІ • 8

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 Місяць тому +2

    Ótimo vídeo

  • @user-eg3br5tj6k
    @user-eg3br5tj6k Місяць тому +1

    Baita jogador, bela canhota mortal 👍👏

  • @user-eg3br5tj6k
    @user-eg3br5tj6k Місяць тому +1

    Meu primeiro ídolo no Grêmio em 72 e 73 👍👏

  • @eltonbalsamo2293
    @eltonbalsamo2293 Місяць тому +1

    Era meu ídolo

  • @anibalgomesfilho2173
    @anibalgomesfilho2173 Місяць тому +1

    Alfredo Domingo Oberti, lembro muito, uma contratação bastante badalada na época. A imprensa custou a aceitar Oberti como grande jogador porque ele custou muito para fazer o primeiro gol com a camisa do Grêmio, mas afinal, demonstrou que era um grande jogador, com muita técnica e categoria. Junto com Atílio Genaro Ancheta o zagueiro central que veio do Nacional de Montevidéu, além do treinador Oto Glória e o ponteiro direito Zequinha que pertencia ao Botafogo, foram as maiores contratações do Grêmio na primeira metade da década de setenta, sem nenhuma dúvida! PARABÉNS PELO VÍDEO, um arquivo vivo da história, e história é CULTURA!

  • @jairoluizfontourabotelho3919
    @jairoluizfontourabotelho3919 Місяць тому +2

    Oberti grande centroavante.

  • @candidocamargo8502
    @candidocamargo8502 Місяць тому +1

    Oberti foi um atacante celebral.

  • @robertoluispratesdenoronha4560
    @robertoluispratesdenoronha4560 Місяць тому +2

    Nao esqueço o gol q ele errou/ tirou qdo a bola estava entrando….. bizarro