@martimrufino7490 o povoamento do Brasil foi extremamente sofrido Aqueles que não morriam nas travessias do Atlantico, viam-se a viver em condições extremamente precárias, longe de tudo Veja-se como era difícil e cruel a caminhada da portuguesa Maria Tomásia Cardiga em terras do Brasil colónia se deslocando pela costa da capitania, nos primórdios do século XVI Assim lemos: …] mandou marchar cinco filhos diante, dos quaes o mais velho não passava de dezoito annos, logo os soldados, e detraz elle e sua mulher, todos a pé. Logo nesta primeira jornada começaram a sentir o trabalho, porque, tanto que a calma começou a cahir, não havia quem pudesse pôr o pé na areia de quente, começava já o choro das crianças, os gemidos da mulher e lastima dos soldados […] com muito trabalho e risco de tapuyas inimigos, que por alli andam e lhes viam os fumos, mas o peior inimigo era a fome e sede, com que começaram a morrer os soldados […] se poz D. Thomazia, mulher do capitão, a dizer tantas lástimas que parece se lhe desfazia o coração, vendo que tinha todos seus filhos ao redor de si, e pegando della do menor até o maior diziam que até alli bastava de caminhar, que também queriam morrer com aquelle homem, porque já não podiam soffrer tanta sede. […] Mas caminhando avante da salina, morreu o filho mais velho ao capitão...."
Sou portuguesa, a tirar o meu Mestrado, este que envolve a parte histórica na sua maior parte. O meu namorado é brasileiro e após termos visto o vídeo juntos achei necessário comentar. Tanto atualmente, como quando eu andava na escola e até mesmo na época dos meus pais e avós, nunca foi mostrada tal versão sobre o tema. É um tema bastante pesado e desumano e tratamos como tal, falando da escravidão e do colonialismo não com essa visão “de nos fazer ficar bem”, sempre foi falado e demostrado o quão errado os nossos antepassados foram, nunca glorificados. Valorizo o seu trabalho, mas por favor, não partilhe falsas informações, passando informações incorretas para milhões de pessoas. Especialmente a finalizar a dizer o quão desiludido ficou com Portugal e os portugueses, quando o que falou não está correto.
@@MartaTorres-c6i aprenda, também, a não olhar o passado com os olhos do presente...O que aconteceu nos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX era o "correto" na visão da sociedade de então. Portanto, não temos de nos autoflagelar-mos com o passado.. Também aconteceu muita coisa boa nesses séculos. Não esquecer que nunca existiram povos "bonzinhos" . Os indigenas do Brasil ,não eram todos "santos" e nem os africanos eram.
Sensacional a msg acima. Parabéns. O vídeo não eh honesto.... sugira procurar outras fontes e evitar ficar c somente 1. Não existem mentiras aqui, mas eh fácil cair no copo meio vazio qdo a historiadora já tem tendências...
@@ruinunes7180 o que tu disseste, foi exatamente o que ela disse lol. Não sei como está a ser lecionado agora, mas no meu tempo à 20 anos atrás, os aspectos negativos e desumanos eram dados sim. Nunca foram glorificados.
@@mustachiogfoi isso mesmo que acabei de comentar, toda a história aqui foi dada e não só aquilo que refere o vídeo. Eu nem sei pprque este vídeo foi feito, mas está cheio de incongruências e falta de investigação.
A verdadeira história é a dos portugueses, não a dos brasileiros. Quando os portugueses chegaram as Américas , não havia Brasil, Argentina, México , Estados Unidos . O que havia eram apenas umas tribos de indígenas que caçavam e colhiam frutos para sobreviver, não era uma sociedade. Os portugueses trouxeram uma administração pública do território, leis , comércio, infrastruturas, lingua unificada, etc. ou seja , a civilização tal como a conhecemos nos dias de hoje. Os escravos africanos que foram para o Brasil eram comercializados por outros africanos, sendo que o maior proprietário de escravos do mundo foi, a dada altura, o rei do Congo. Os portugueses, ingleses , espanhóis , etc. compravam essa mão de obra escravizada, ou seja, passava de um proprietário para o outro. Já em relação aos indígenas, os portugueses se misturaram com eles , ao contrário dos ingleses e espanhóis, que os exterminaram. Já em relação ao ouro, só 1/5 vinha para a coroa portuguesa; neste momento, após a independência do Brasil, o brasileiro paga a “Coroa” de Brasília 2/5 dos seus impostos anuais. Quando o Brasil pediu a independência era mais rico que Portugal , mas mesmo assim continuou a escravidao por mais 60 anos (brasileiros que importavam escravos ), e após o golpe da implantação da república, o Brasil foi ladeira abaixo. Mas foi com os brasileiros ao leme!
@@luisoliveira9135a minoria da infraestrutura do Brasil foi feita na República, o império era muito fraco nem exército tinha direto. Não é atoa que o Paraguai invadiu o Brasil... Portugal tinha o Brasil como colônia de exploração, era do interesse de Portugal não construir infraestrutura significativa no país e nem educar a população, pois poderiam pedir a independência 😂
Tá maluco? Nós aqui em Portugal temos perfeita noção de como era a escravidão e as atrocidades cometidas, é isso que dá consultar apenas uma fonte porque temos aqui vários pesquisadores e historiadores sérios que de fato contam a verdade. Apesar de Portugal não ter inventado a escravidão nem o comércio de escravos nós os portugueses temos a perfeita noção dos erros e atrocidades cometidos no passado. Será que no estudo dessa pesquisadora portuguesa ela falou que o maior traficante de escravos da história era brasileiro? Foi o baiano Francisco Félix de Sousa. E será que ela falou que depois o escravo liberto brasileiro negro Zé Alfaiate comprou a sua liberdade e depois de se casar com a filha do Francisco Félix de Sousa assumiu ele o negócio de escravos do sogro e se tornou também ele um dos maiores traficantes de escravos da história e que na data da sua morte era um dos homens mais ricos do mundo daquela época com uma fortuna avaliada em 120 milhões de dólares e possuía 12 mil escravos negros? Pois é. Não estou defendendo nem criticando ninguém mas a verdade é que ao longo da história vários países e várias pessoas cometeram erros e atrocidades.
Belo comentário. Portugal teve sim uma grande e importante participação na nossa história. Deixaram importantes legados que perduram até hoje mas infelizmente também houve esses tristes episódios que tão bem narrou.
Ainda bem que você é daquelas pessoas que sabe distinguir entre a realidade de hoje e a realidade do passado. O Brasil não foi só colónia, fez parte do reino e a capital chegou a ser no Brasil. Claro que Portugal explorou as riquezas do Brasil como era normal os colonizadores da época fazerem mas também investiu em infraestruturas e deixou um legado ainda hoje visível na arquitetura de algumas cidades, nos estados unidos por exemplo a Inglaterra explorava as riquezas e construía cidades com casas de madeira para os colonos e o primeiro hospital foi construido mais de 100 anos após o inicio da colonização enquanto no Brasil eram construidas cidades com uma arquitetura parecida com a de Portugal e muitas igrejas eram réplicas das de Portugal e o primeiro hospital do Brasil em Olinda foi construído 40 anos apos o achamento do Brasil, quando o Brasil conquistou a independência Portugal deixou um país estruturado. Claro que com o olhar de hoje a colonização é um absurdo mas eram outros tempos e outras mentalidades, Portugal anteriormente também foi colónia do império romano e também foram retiradas riquezas de Portugal mas tudo isso faz parte da história e ficou no passado.
Sim, mas dois errados não fazem um certo, posso apostar que a fonte aonde você obteve a informação sobre Francisco Félix de Sousa é Br, acertei? 😁 escravidão é um assunto espinhoso mesmo, mas nós aqui no Br aprendemos isso na escola
Já li sobre o Félix de Sousa em várias fontes porque ele foi uma figura bastante conhecida do infame comércio de escravos, ele é mencionado por historiadores ingleses entre outros.
Em Portugal ensinam muito bem história e o que aconteceu no século XVI não é excepção. Nessa altura da história, no continente europeu os negros não eram considerados como seres humanos, daí os maus tratos por parte dos brancos. Também ensinam que muitos indígenas morreram por causa de doenças ou microorganismos que os colonizadores tinham. Também sabemos que entre os indígenas haviam capatazes que ganhavam por essa caça ao "Homem", no caso, na época devia ser caça ao animal que era levado para efeitos de escravatura. Também houve miscigenação, provavelmente muitas resultantes de violações e outras de amor. Claro que o colonizador colonizava por interesse pelos recursos naturais mas também levou consigo o desenvolvimento, daí o património histórico nos vários países colonizados, como por exemplo, edifícios, barragens, conhecimento científico, matemático, etc Quanto à "doidice" com as especiarias e respectivo comércio, não é por acaso que Portugal se destaca pela sua cozinha e ao que parece o Brasil também não fica atrás nas práticas culinárias. Claro que os cruzados tiveram um papel importante quer nas conquistas, quer no espalhar da religião e educação, dado que os reis estavam mais preocupados em desbravar territórios, desflorar aldeãs virgens antes de se casarem, etc Na realidade os reis eram analfabetos, o papel das letras pertencia aos escrivãos do clero. Outros tempos, outras vontades, felizmente todos nós evoluímos e aprendemos a ser mais humanos. Triste mesmo é ouvir actualmente, no séc XXI, por exemplo acerca do genocídio que está ocorrendo em Gaza, ouvir Israelitas dizerem que os palestinianos (incluindo bebés e crianças) não são pessoas, ora se não são pessoas, se não são seres humanos, serão o quê?! 🤔 E os colonatos serão o quê?! 🤔 E os bombardeamentos ao sul do Líbano será o quê?! Concluindo: Apesar de tudo, da nossa história conjunta, damo-nos bem no momento presente, aprendemos todos com nossos erros é esse o nosso maior presente, boas relações com o Brasil, sem esquecer os PALOP entre outros. Se há racistas actualmente em Portugal ou no Brasil, isso aí é tema para mangas, no entanto, é injusto que se generalize e classifique todo um povo como sendo racista só pelo facto de alguns não gostarem de pessoas de tez diferente, por outro lado, por vezes, há uma grande confusão entre o significado de palavras como racismo, nacionalismo e patriotismo. E fico por aqui.
Eu sou português, quero apenas vos deixar um reparo, é que já passaram 200 anos da vossa independência, agora pergunto aos políticos brasileiros porque os negros e os índios ainda são considerados brasileiros de segunda!
Aqui no Brasil mesmo após a independência a escravidão continuou por mais de meio século e foi o último país do ocidente a abolir a escravidão, isso as escolas não falam, pq governo nenhum vai falar mal de si mesmo
Os portugueses atuais que vivem na Europa não tem culpa, culpados são os portugueses americanos que hoje são conhecidos como " brasileiros" de passagem e nacionalidade. Indígenas sofrem até hj na mãos de cidadãos, políticos e garimpeiros. ( abusos, invalidacão, exclusão sistemática, etcnocídio, além do preconceito internalizada que é o reflexo da colonização) Obs: os Indígenas são mortos todo dia, colonização ainda contínua..
@@LunáticoGeek mas foram esses mesmos que pressionaram o então príncipe a se declarar rei do Brasil, porque não aceitavam o fim da escravidão, qual a coroa portuguesa já tinha oficializado.
150 anos só são 3 gerações! Eu tenho 51 anos e lembro da minha bisavô, isso não limpa com água e sabão também rápido assim, somos muito dos nossos pais e um pouco dos pais dos nossos pais e assim vai, por isso vai e volta começam a relativizar o sofrimento dos outro e o extremo volta a tona!
O youtuber não sabe "O outro lado da História" do Saudoso e Ilustre Professor e Historiador José Hermano Saraiva. Como Portuguesa sinto-me ofendida com a versão que transmite.. A História é passado, presente e futuro... Deixem o passado e caminhem na verdade do País Gigante e com infraestruturas que receberam de Portugal chamado Brasil. Concórdia e Nações fraternas entre Portugueses e Brasileiros... Paz e Bem de Portugal! Viva Portugal e viva o Brasil.
que crime? crime são os indígenas mais agressivos que praticavam canibalismo. os portugueses encontraram um bando de atrasados na idade da pedra lascada. os portugueses que urbanizaram o Brasil. acha ruim, vai morar no mato!!
@SulLivre. Negativo, a Bélgica não pode ser comparada com nenhum outro movimento endocolonialista, era imoral já para a época (por favor, é entre-seculos 19/20) e o modelo foi citado em registros régios e diplomáticos estrangeiros, aos montes, como sendo imoral.
Bom, se respeita quem se aproveita dos seus vieses para o informar errado sobre o que está no conteúdo lectivo de programas de educação portugueses, tem um problema a resolver. A menos que o objectivo seja mesmo só ser entretido, sem o desconforto de desconstruir narrativas sociocêntricas populistas brasileiras, aí veio ao sítio certo.
Os dois lados têm seu ponto de razão. A colonização portuguesa foi a mais "soft" de todas as colonizações sul-americanas/norte-americanas. Cortez e o reino britânico foi muito, muito pior. Fora que aqui não foi necessário nenhum tipo de guerra civil pra independência, além de que, o Brasil era a CAPITAL do Império. O Brasil deixou de ser colônia pra se tornar peça fundamental. Isso é inédito. Nunca aconteceu na história das colonizações européias, até por isso, não faz muito sentido o uso do termo "roubaram nosso ouro", visto que, Rio de Janeiro era a capital. É um caso bem curioso e único.
Na verdade houve guerra sim no Brasil durante a independência, tanto que 2 de julho é feriado na Bahia em comemoração a expulsão dos portugueses de Salvador pelo exército brasileiro.
@@Fudencio2003 isso foi uma guerra entre aqueles que não aceitavam a ideia de se separar de Portugal e eram leiais à coroa portuguesa e aqueles que tinham aceitado a autoridade do imperador e queriam um país para chamar de seu, até porque, naquela época, a maioria da população do que chamamos de brasileiros era composta por portugueses e descendentes de portugueses com índios ou negros. Sem contar que a maioria dos revoltosos não foram expulsos do Brasil, foram mantidos presos, mudaram-se para as outras províncias do país ou foram para outras colônias.
@@carcaman0 vc se esquece que o Rio foi capital por um curto período e por razão de força maior (covardia da côrte). Depois que Napoleão saiu exigiram em Portugal o retorno do rei e que o Brasil voltasse à condição de colônia...
Estivemos recentemente em Portugal. Numa visita ao Museu Militar, em Lisboa, havia uma arca; muito antiga, com oito fechaduras. Estava aberta e vazia. Um bilhete no lado interno da tampa, entre outras coisas escritas, dizia "não venham pedir o que não temos" (ouro). Essa arca veio na bagagem da família real, em sua fuga para o Brasil.
Portugal era tão cagao q a Inglaterra tomova o ouro nosso saia da costa era roubado e povo mais bundao que tinha na Europa o q dia Dom João se cagou de medo de Napoleão kkk
@@Chacal.141 repetem mitos sem verificar Quando ouro é o que não falta no Brasil no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc. os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no brasil segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80....""...
Então o Brasil ja existia antes da chegada dos portugueses? Resposta: não, o que existia eram alguns conjuntos de vilarejos de índios. Se não fosse Portugal, Espanha, Inglaterra, França, hoje o continente americano seria vários países e ainda mais atrasados que hoje. Por falar em escravidão de a que continente pertence o país que só aboliu a escravidão em 2007. Brasil com 202 anos de independência e continua a se queixar da colonização! Em Portugal a história não é ensinada como estas a explicar, sempre falamos em racismo, escravidão, e o que Portugal fez com as ex colónias! Aprende história , e se me enviares o teu e-mail eu posso te enviar livros escolares apartir de 1974!
Os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!!! Os portugueses são no máximo donos de PADARIAS no Brasil!!! Os FILHOS dos povos que vieram criar o Brasil são os BRASILEIROS!! Voltem para MARROCO0S portugueses!!
@@Soulbotagem-BR então faz um favor aos tugas e vem buscar estes favelados que estão aqui! So os favelados, os que estão aqui para trabalhar e levar uma vida normal são muito bem vindos!
Brasil. Um país enorme, rico e totalmente independente à 200 anos. Mas tem milhões de habitantes que para disfarçar a sua pequenez e incompetência, fica culpando Portugal por todos os seus males.
Este vídeo espelha a ignorância tanto do autor como da educação brasileira. 1º não havia Brasil antes dos Portugueses chegarem, existia o lugar. 2º o Brasil era colónia Portuguesa, logo o ouro do Brasil era ouro Português.
@@mandrepinto Não, não, não, o ouro já tinha dono, assim como o Brasil nunca foi descoberto pelos portugueses. Onde se viu, descobrir algo que já tem dono? Já existiam índios e você vem com a conversa que descobriram o Brasil? O ouro era dos índios e vocês roubaram sim. E quanto ao que você disse que antes dos portugueses chegarem só existia " o lugar ". Por acaso os portugueses perguntaram para os índios se essa terra tinha nome? Aí, você vem com essa conversa de que antes dos portugueses chegarem só existia "o lugar". Me poupa cara!!!
Seu comentário é absurdamente equivocado. Os Portugueses contribuiram muito para a formação do país mas não foram só eles portanto essa sua tese de 'existia o lugar' passa a ser absurda a medida que se o lugar existia quem veio e modificou foram os portugueses. Se não fossem os portugueses poderiam ser outros povos ou até mesmo os próprios nativos evoluirem. outra coisa: esquece-te que a America do Sul inteira foi colonizada então se tiveres uma tese de que índio não evolui, cai por terra também. Sobre a 2ª se o ouro era daqui e não fosse colônia seria nosso ouro. Só foi de Portugal porque fomos surrupiados. Podemos dizer que deixaram grandes legados aqui também em troca desse ouro mas falar que o Brasil não existiria se não fosse os Portugueses É UM TREMENDO EQUIVOCO.
@@fernandoprg9339 Só dizes asneiras... "fomos surrupiados..." Fomos? Fomos quem? És mesmo os restolhos da falta de educação ou da k7 da ideologia da estupidez. Sem Portugal não havia Brasil! É difícil de entender? Foste surrupiado foi na inteligência! Pensa melhor nisso!
@@fernandoprg9339"Fomos surrupiados..." Fomos quem? Quem foi surrupiado? É preciso fazer um desenho? Triste sina a desinformação e lavagem que levam os filhos da inocência.
O Eusébio q brilhou mais q Pelé na copa de 66. Nasceu em Moçambique. Terra q era de Portugal. Logo, Eusébio era português. Mesmo depois da independência, ninguém se sentia brasileiro e o Brasil era 4 milhões de índios. Aos poucos, foram inventando o q hoje nos aceitamos como sendo ser brasileiro. Era tudo de Portugal. Até o Uruguai era deles. E quem é dono, põe e dispõe. Faz o que bem entende. Quem decide o q fazer na sua casa? Quem manda nela. Se for vc, é vc q decide. Era deles, eles acharam o ouro e levaram. Se fosse o oposto. Brasil colonizando Portugal, seria a mesma coisa
@@lincolnlg490 "mesmo depois da independência, ninguém se sentia brasileiro"... Eu nunca li uma besteira tão grande. O ego lusitano é inversamente proporcional ao seu tamanho... E o pior é que no YT tem vários portugueses se passando por brasileiros para tentar "legitimar" seus disparates...
@@lincolnlg490 É muito pelo contrário. Durante todo o Brasil Colônia houve brasileiros e portugueses e eles se distinguiam entre si, independente do status. O fato de todos serem súditos do mesmo rei em nada mudava o fato, o nativismo brasileiro sempre foi forte entre os que aqui nasceram... Se o brasileiro se sentisse português, haveria sublevação popular contra a independência, mas é fato que o carioca apenas tolerou a presença da côrte aqui, quando essa veio fugida de Napoleão...
Na época a noção de escravo não era olhada como hoje não se pode olhar para o passado com os olhos das noções de direitos humanos de hoje. Mas se estão realmente com a vontade de contar tudo conta também que Portugal foi o primeiro pais a abolir a escravatura
@pedrocardoso5170 em publicações brasileiras, lemos que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
O melhor conteúdo até hoje do canal poderia se aprofundar mais ,daria um vídeo de uns 30 minutos com mais datas e fatos ,sei que não é um canal de história,mas poderia trazer outros conteúdos parecidos.
cá em Portugal nós temos perfeita noção do que aconteceu e o quão horrível foi, não conheço as fontes de informação que usou no vídeo, mas elas não parecem confiáveis, até existe matérias na disciplina de historia virada só para esses acontecimentos, espero que os próximos vídeos levem em conta fontes mais confiáveis
@maluckes4125 claro que sim mas também não podemos julgar com os olhos do presente apesar de no presente continuarmos infelizmente a ver imensas barbaridades os séculos passados eram cruéis para todos e que as pessoas viviam em constante proximidade com a dor e com a morte, fossem eles indígenas, brancos, negros ou mestiços Veja-se que No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada) Assim não havia anestesias, curavam-se as feridas com ferros em brasa, amputavam-se membros com um pouco de álcool, infeções levavam á morte ou á loucura, epidemias devastavam populações, jovens eram levados para as guerras e despedaçados por balas de canhão ou por baionetas, queimavam-se viúvas na Índia, ou mulheres acusadas de bruxaria em outros continentes, enterravam-se pessoas vivas em cerimónias de África , os horrores não se limitavam à África, Veja-se no entanto o que se passava nos outros continentes, ainda mais recentemente, guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,
Normal, cada país sempre conta sua versão da História da maneira que lhe é conveniente, e omitem é claro, as partes que são comprometedoras. Todas as pessoas de Portugal que já conheci relataram isso, que na escola aprenderam uma versão distorcida e superficial da colonização do Brasil e dos outros, como Angola por exemplo onde foi realmente brutal a coisa, nem falam nada. Infelizmente é assim mesmo, não só no caso de Portugal, mas de qualquer país
@@luisgrade7384História distorcida é a contada em Portugal. Ou vc acredita mesmo que eles são santinhos?... A história narrada no Brasil é o que foi de fato...
@@Soulbotagem-BR Portugal conta a história como ela foi. Sem juízos e sem moralismos ideológicos. Fala-se da escravatura e fala-se dos Descobrimentos, que civilizaram e criaram sociedades. No Brasil fala da mentira do " roubo" do ouro, da "exploração". E explora até exaustão de forma distorcida sobre a escravatura. Pq não falam que foram os pretos que caçavam pretos para os vender ? Pq não falam que os pretos alforriados tb tinham escravos ? Pq não falam que haviam pretos que tinham cargos de destaque na sociedade colonial ? Não interessa !....so interessa mostrar apenas o lado negativo.
Tema muito interessante. Para a discussão, se no caso do Brasil pegou na Base Nacional Comum Curricular, para Portugal deveria se basear nas Metas curriculares. Ainda, há que ter em conta que a profundidade dos temas varia de acordo com o ano de escolaridade, no percurso escolar os alunos passam pelo mesmo tema pelo menos 2 vezes no ensino básico (idades 10 aos 15) , na segunda vez os temas têm uma abordagem mais aprofundada.
É interessante saber dessa versão, mas é um assunto muito complexo para tomar partido dessa forma, com um conteúdo tão raso. Os jesuítas eram sim "colonizadores bonzinhos", mas não foram só os jesuítas que vieram para cá. Os jesuítas eram contra a escravidão, mas escravizar os povos das terras que foram tomadas era um costume milenar, os jesuítas não podiam impedir, não podiam fazer nada além de catequizar. Como eu disse, escravizar povos que foram derrotados em guerra era um costume milenar, os portugueses não fizeram por mal, fizeram por costume, por ser algo normalizado. E os costumes indígenas eram sim selvagens, a menos que você concorde com canibalismo e assassinato de bebês, mas aí você não teria moral para falar mal dos portugueses.
Sou Português, ao contrário do meu compatriota a baixo não quero deixar nenhum reparo, apenas quero dizer alguns Brasileiros nem merecem a língua que falam,, porque até isso devem a este país. A história de Portugal é a vossa história e deve ser contada com honestidade e com a reserva de algo que se passou a 200 anos com tudo o que isso implica em termos sociais, culturais e daquilo que nunca ficou registado. Onde está o vosso ouro não é a pergunta certa, mas sim onde está a vossa inteligência?
concordo com vc em relação a muita coisa. sobre a língua e todos os benefícios que os portugueses trouxeram a nós devo dizer que se não fossem eles possivelmente seriam outros ou nós mesmos evoluiríamos haja visto que a América toda foi colonizada e o mundo é globalizado hoje. Esse fato não deve nos obrigar a agradece-los até porque também tiveram as benesses da estadia e dos nossos recursos. Digo que não os vejo como malfeitores ou algo do gênero. pelo contrário, o povo português é tratado pelos brasileiros de bem como irmãos não só pelo idioma mas por muitas coisas que temos em comum.
@@fernandoprg9339 Caro Amigo, os portugueses ou pelo menos a minha pessoa não pede agradecimentos nem eles são devidos, pelo simples motivo de que outrora fomos um só povo sobre uma única bandeira. Para uma percentagem muito alta dos brasileiros os portugueses são os vossos antepassados que levaram o bom e o mau, que criaram um império sem grande perca de vidas ao contrário dos espanhóis, holandeses e ingleses que levaram os povos indígenas ao estremenho, Maias, Incas, Astecas e a norte os povos ameríndios. Num tempo que a carta dos direitos humanos não existia o ser um pouco mais humano fazia a diferença, mas isto não quer dizer que éramos os bons conquistadores porque quem conquista tem sempre interesses que vão contra os direitos dos outros, quando se diz que caçávamos negros em áfrica é mentira e isso está documentado e provado, quem vendia os escravos eram os reis africanos e nós fazíamos o negócio e o transporte deles para as Américas e esse negócio continuou a ser feito pelos Brasileiros durante pelo menos mais 60 anos após a independência do Brasil, foi algo muito mau, mas vocês não estão isentos de culpa. Os indígenas Brasileiros matavam se uns aos outros em grande escala em guerras tribais, praticavam infanticídio e algumas tribos até eram canibais. Quando eu vejo hoje Brasileiros a falar como se fossem todos de ascendência índia "Índios bons" claro, e ninguém tem ascendência Portuguesa é apenas pura hipocrisia, até porque ainda hoje os índios no Brasil são mal tratados. Tenho muitos amigos e alguns são Brasileiros e não sinto ninguém como inimigo, muito pelo contrário!..., mas detesto hipocrisia. O que falta ao Brasil é olhar para o futuro e ser uma das maiores e mais ricas nações do mundo, apostem na educação e na situação social e mais igualdade para deixarem de ser um país do terceiro mundo. Os melhores cumprimentos.
Não é verdade que a historia em portugal seja contada assim. Eu aprendi sobre o mercado de escravos e a minha filha tambem aprende. Eu respeito a opiniao desse estudos, mas tambem existem varios historiadores brasileiros que acham que a historia do brasil é mal contada no brasil. Alguns ate dizem que o brasil nunca foi colonia. Vão muito mais longe do que historiadores portugueses. Nao se esqueça que quando os nossos filhos estudam o brasil, ja tiveram que estudar mais de 400 anos da historia de portugal. A maior diferença que eu vejo é que em portugal ninguem culpa os colonizadores de nada. Muitos brasileiros nao sabem, mas nós tambem fomos colonizados. Romanos, arabes, otomanos, etc. E ninguem daqui vai a italia ou a marrocos pedir ouro. Simplesmente aprendemos com o passado e ensinamos aos nossos filhos o melhor que esses povos nos deram. A laranja, fava, amendoa e a lingua. Nós ainda usamos palavras arabes. E com muito orgulho.
Regra N° 346751 da vida: NUNCA acredite em narrativa de QUALQUER governo, independente da época, sempre vão esconder o pior lado e mostrar o seu 'melhor'. Nos livros do MEC do futuro, estamos na nossa melhor época!
Eu realmente não tenho noção de como é contada a história nas escolas Portuguesas mas eu tive uma discussão com uma Espanhola que realmente acredita que a Espanha era boazinha e nunca matou os indígenas pra tomar terras, enquanto existem vestígios de batalhas que historiadores acharam por todo continente. Me faz pensar que realmente se ensinam outras versões da história
sou hispano e te posso dizer que a espanha foi a mais boa , a independencia só aconteceu porque englang diz ,tu argentino estas melhor gobernado desde buenos aires que Vardril/madrid
Sem tirar a responsabilidade de quem a praticou (escravatura). A escravatura é abolida em Portugal em 1761. E no Brasil independente em 1822 ela durou mais quase 60 anos, até meados do século 19 mas a desonestidade intelectual brasileira não permite que se diga isso. O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravatura, já independente mas agora isso não pode ser mencionado
se não conseguem chegar a um numero exato do numero de habitantes nos dias de hoje com tanto equipamento super moderno e sofisticado, como se pode acreditar que alguém sabia quantos nativos existiam em 1500 uma vez que o povoamento por Portugal começou nas zonas costeiras e só ao longo dos séculos se pode aventurar pelo interior além da Serra do mar e na Amazónia? então só palpites...
E educação portuguesa e objectiva e clara ninguém altera o passado a não serem os brasileiros talvez o problema seja mesmo a educação no Brasil. Mais escreve se Brasil (a) o (z) veio de fora
@@rafaelabertolini8698 não há treta nenhuma, o continente americano (neste caso o Brasil) já tinha sido avistado pelos portugueses quando aportaram em ilhas limítrofes nas suas explorações na costa africana. Por isso as linhas do Tratado de Tordesilhas originais foram retificadas antes da sua assinatura 😉. Por isso não importa quem lá chegou primeiro (se era português ou espanhol), é como a história de Colombo ter descoberto a América, quando se chama América (devido a Américo Vespúcio) e quem primeiro lá chegou foi Erik, o vermelho muitos séculos antes 😂.
Pela versão oficial Pedro Álvares Cabral achou o Brasil por engano quando ia para a India. Mas será mesmo que os portugueses que na época eram os melhores navegadores do mundo e tinham inventado as melhores técnicas de navegação depois de terem descoberto o caminho maritimo para a India se iam desviar assim tanto da rota por acaso? É que não era apenas o Cabral mas sim uma frota de 13 navios todos comandados por navegadores experientes e saíram da rota até chegar no Brasil e ninguém se deu conta que estavam na rota errada? Pela versão não oficial e mais credível em 1498 Duarte Pacheco Pereira foi enviado numa expedição secreta para ver se haveriam territórios que pelo tratado de Tordesilhas seriam ou para Portugal ou para Espanha e terá encontrado o Brasil e depois disso Portugal pediu a retificação do tratado de Tordesilhas que Espanha acabou por aceitar porque achavam que o território a mais que Portugal pretendia seria apenas mar. Só depois da retificação do tratado de Tordesilhas é que a frota de Cabral iniciou a viagem e depois da chegada ao Brasil e alguma exploração do território um dos navios voltou a Portugal para informar o rei ( e curiosamente não se enganou na rota ) e os outros navios seguiram para a India. Só depois disso tudo o rei de Portugal informou sobre o achamento do Brasil, imagino que algo tipo "a frota portuguesa enganou-se no caminho para a India e por pura sorte encontrou um novo território" "que coincidência termos retificado o tratado de Tordesilhas, Portugal teve sorte com a alteração do tratado senão o território seria para Espanha". Isto é o que dizem os historiadores porque nenhum de nós estava lá para ver.
Hoje já há praticamente um consenso na comunidade de historiadores de que Cabral chegou aqui não por acaso. Outros navegadores portugueses já haviam avistado o território brasileiro antes de 1500. Cabral passou por aqui pelo Brasil com dois objetivos: tomar posse da terra em nome de Portugal e se abastecer para a continuação da viagem às Índias.
Portugal é um país criado por MOUROSS e ROMANOSS!!!! Até castelos dos MOUR0SS AÍ EM PORTUGAL TEM!!! E os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!!! O BRASIL era dos ÍNDIOS NATIVOS!!! Todos sabem disso mour0!!
@NunoGustavo era habitual os navios passarem ao largo da costa da América do Sul por necessidade de utilizarem a "grande volta" como lhe chamavam, navios não tinham nem motor nem remos, usavam as forças das correntes e dos ventos e essa era a rota que garantia o seu "caminho" para o cabo da Boa Esperança as correntes puxavam os navios até perto da America do Sul e a seguir empurravam os mesmo em direção ao Cabo, existem mapas publicados dessas correntes do Atlantico sul
@@marie3587 o Brasil é uma construção dos europeus do PASSADO e dos BRASILEIROS!!! Nenhum português atual fez NADAAA do Brasil!!! E portugal é um país criado por MOUROSS e ROMANOSS!!! Até castelos dos MOUR0SS AÍ EM PORTUGAL TEM!!! O BRASIL é criado com suor dos brasileiros!!!!! Os portugueses atuais não fizeram NADA do meu Brasil!!! Prova que nenhuma cidade de Portugal lembra SÃO PAULO!!!! Portugal é criado por árabes!!!! Os DONOS do Brasil são os BRASILEIROS!!
Esse ouro foi parar na Inglaterra, financiou a revolução industrial deles e hoje lastreia a libra esterlina, tudo o que Portugal tirou de nós foi parar na Inglaterra
Nunca fez sentido, até pq muitos brasileiros são descendentes direto dos portugueses que cá vieram no ciclo do ouro. A quinta parte que era pra coroa portuguesa, não tem nem como mais pedir de volta pq nem Rei Portugal tem mais…
@SulLivre.nativo é quem nasceu no Brasil, nativo deriva da palavra "natio" que significa "nascer em". Agora sobre os "colonizadores" não discordo, a maioria é descendente dos ditos "colonizadores".
@SulLivre. discordo. os que nasceram aqui, miscigenados ou não, são nativos. sou nativo e descendente de escravos e europeus. isso não me faz menos nativo que os indios que viviam aqui na época do descobrimento.
Quem começou a guerra foi o Paraguai. Até porque Solano López mandou suas tropas invadirem a província de Mato Grosso, sequestrou o nosso navio, o Marquês de Olinda, matou o governador-geral e depois mandou suas tropas invadirem e sitiarem as cidades de Uruguaiana, São Borja e Alegrete no RS e a cidade de Corumbá no Mato Grosso. A província de Corrientes, na Argentina, também foi invadida pelas tropas do ditador Solano López. O Paraguai foi bem menos vítima do que contam nossos livros de história, na realidade nossos livros de história estão até mudando as falsas narrativas que foram modificadas por um certo historiador revisionista.
@@sarudoman1993sua comparação é ridícula! A diferença é que não atacamos, apenas reagimos e usamos a força necessária contra quem não queria se render. Nenhum paraguaio foi feito de escravo e ainda permitimos que o país permanecesse existindo, algo que a Argentina não queria...
@@sarudoman1993 a guerra durou cinco anos e o Brasil lutou com o que tinha. O Paraguai não se rendia. Precisa desenhar pra vc, esquerdista?... Se vc está numa guerra não tem tempo para análise moral. Ou mata ou morre!...
Por que vocês se interessam tanto por este ouro? O ouro não era do Brasil e nem dos brasileiros, o ouro era de São Paulo. Se as tropas paulistas, lideradas por Manuel de Borba Gato, não tivessem perdido a Guerra dos Emboabas para as tropas luso-nordestinas, lideradas por Manuel Viana, o destino desse ouro seria bem diferente, ele não seria nem dos índios, nem dos brasileiros, seria apenas dos paulistas.
@@filmesdageracaoraiz1951 15% do ouro foi para Portugal, o resto continuou no Brasil para fazer estradas, palácios, igrejas, etc. Hoje, somos o país que mais exporta minérios, incluindo o ouro, e exportamos bem mais ouro do que durante todo o período colonial. Nem tudo ficou em Portugal. Na realidade, Portugal deu boa parte do ouro oriundo do Brasil para a Inglaterra, pois Portugal mantinha acordos comerciais, como o Tratado de Panos e Vinhos (1703), que regulamentou as relações comerciais entre Portugal e Inglaterra, no que tange ao comércio, justamente, de panos (por parte dos ingleses) e vinhos (por parte dos portugueses).
Nem a gente conta a História como aconteceu de fato. Por enquanto: a Inconfidência Mineira. Quem foi o líder da Inconfidência? Se você respondeu Tiradentes, parabéns! Você não sabe de nada. Tiradentes foi o “bucha” que levou a culpa, mas os líderes mesmos, que eram homens ricos e de posses saíram com pouco mais de uma bronca e uns dias de cadeia.
@Diego_M_Bento nenhum monarca aceitava as revoltas de separatistas infelizmente os castigos eram bem pesados, mas a época era assim quem estuda a história de outros países, era o que acontecia
Em Portugal ensinam a violência da escratura e historiadores do mundo inteiro dizem que a violência de portugueses com os escravos foi a mais branda. No Brasil também deveriam ensinar que no kilombo dos palmares também haviam escravos.
O kilombo era um reduto de escravos que fugiam das fazendas dos português e isso é ensinado em todas as escolas do país. Aqui nas Américas não teve colonização branda, tudo era tratado com muita violência seja dos pts,holandeses,franceses,ingleses ou espanhóis.
@@lorenzopaganini2032 zumbi assaltava os colonos e os escravos que não queriam ir para o kilombo o zumbi fazia deles escravos. Os escravos em africa preferiam ser escravos dos portugueses do que dos senhores africanos. Existiam colonos bons com os escravos, mas tb maus com os escravos.
0:41 eles não foram embora, tanto assim que o pai da independência brasileira, D. Pedro, era português, foi o primeiro imperador do Brasil e rei de Portugal em simultâneo. Além do mais o aclamado José Bonifácio era filho de portugueses, na verdade os únicos brasileiros da época eram na sua maioria portugueses, os restantes brasileiros, eram indígenas (estes originários da terra que subitamente passaram a ser brasileiros pela constituição de 1826), escravos negros, e mestiços. Os africanos e indigenas não eram tidos nem achados nos destinos do Brasil, tal como actualmente, 😂😂😂😂😂😂😂😂
@cesarmarinhosp1639 os indigenas tinham sido miscigenados de vários séculos e eram também portugueses passaram a ser chamados caboclos Caboclos: representa a descendência entre brancos e indígenas. No país respondem por 16% da população nacional brasileira, o que representa muita gente no Brasil sem falar daqueles que nem sabem que tiveram ancestrais índios, assim serão muito mais os caboclos descendentes de portugueses inclusive não se deve confundir os povos nativos antigos com os atuais que vivem em tribos na Amazônia e que não terão passado pela miscigenação Como lemos sobre o censo recente Em 2022, o número de indígenas residentes no Brasil era de 1.693.535 pessoas, o que representava 0,83% da população total do país" ou seja os descendentes das pessoas nativas que não terão passado pela miscigenação
@@marie3587 lá se vai a retórica do ensino educativo do holocausto indígena, pelos vistos a miscigenação fez o seu trabalho de nivelar a população brasileira.😜😜😛🤪🤪
Foda nem é a escravidão (já que ela acabou, Graças a Deus), foda é quererem fazer "justiça histórica" contra quem não tem culpa, ou mesmo, jogar a culpa de nossas cagadas em Portugal
Não sei qual foi a educação que receberam tanto em casa como na escola. Vocês destilam ódio e raiva. A vossa conversa é sempre a mesma. A culpa de tudo de mau que se passa aí na vossa terrinha é sempre dos portugueses. Coisas que aconteceram no século XVI é da única coisa que falam. Vocês pararam no tempo. Que culpa tem a nossa geração do que fizeram os antepassados? Que culpa têm os franceses de agora que um antepassados deles tivesse invadido Portugal em três ocasiões e fizeram uma razia. Que culpa têm os espanhóis que antepassados deles tivessem em duas ocasiões invadiram Portugal e ficaram cá vários anos? Nós não lhes vamos cobrar nada nem a franceses nem a espanhóis. Um conselho cresçam e apareçam.
@LuizaPereira-su5qm esses antepassados são ascendentes da grande maioria dos brasileiros atuais portugueses mudaram-se para o Brasil aos milhares durante cinco séculos daí que tenham dado origem a muitos milhões inclusive os miscigenados eram portugueses então brasileiros que tanto ultrajam a memória dos próprios antepassados, deve ser um "case-study"
Em alguns pontos, eles não estão errados. O Brasil não tinha civilizações desenvolvidas da mesma forma que os astecas, os incas ou os maias na América Hispânica, não possuía uma engenharia sofisticada como cidades monumentais, redes de esgoto avançadas ou conhecimento da metalurgia. As sociedades indígenas brasileiras, como os Tupi, Guarani e outros, eram em sua maioria nômades ou semi-nômades, vivendo de caça, pesca e agricultura de subsistência, viviam como se estivessem no período neolítico. Com a chegada dos portugueses, o cenário mudou. O país foi constituído, e importantes cidades que hoje conhecemos foram erguidas.
Mas eles desenvolveram mesmo. O Brasil foi até parte do reino de Portugal em certa época. E tbm colonizaram, exploraram e escravizaram, uma coisa não anula a outra. E se não fossem eles a fazer isso, seriam franceses ou holandeses e nesse caso provavelmente nem estaríamos tendo essa conversa agora pq sequer existiríamos
@@alexandre4193Isso vale para qualquer lugar do mundo. Se não fosse Portugal seria outro país, e cá estariam dizendo o mesmo que vc agora afirma, só que em outro idioma...
@@kingnurk888Desenvolveram não, EXPLORARAM. Não instalaram nenhuma faculdade, não permitiram fábricas, hospitais não havia... E isso levando em conta que os tugas dizem que o Brasil era "extensão de suas próprias terras", um país só... Usaram a mesma retórica na África no século XX. Angolanos e Moçambicanos nativos obviamente não engoliram essa esparrela... Portugal é tão ridículo que foi a única potência colonizadora a promover guerra aberta contra as colônias...
@@Daniel_Ovelha_Branca se a história encinada no BRASIL é a verdadeira por acaso sabes quem escreveu a história que vos encinam e qual era a sua nacionalidade
@@Daniel_Ovelha_Branca errado pesquisa e acharas a história contada em Portugal baseia-se em relatos históricos dos portugueses, que podem ser consultados na torre do tombo em Lisboa a vossa foi escrita por um estrangeiro pergunto qual era a sua nacionalidade , por isso é que a história que vos é contada está detorpada, mas quem sou eu um simples português que no vosso conceito somos burros e vocês é que são inteligentes
@@FernandoRamos-p4u, se vc acha q a minha resposta está errada, vc não deve entender figuras de linguagem... Vcs, portugueses, contando a nossa história é como um golpista contando como consegue seu dinheiro: ele não irá admitir seus crimes! Quem te ensinou a nossa história? Foi o msm q te ensinou a escrever? 🤣 Vc está demonstrando, com esses seus comentários, q nossas PIADAS sobre as capacidades intelectuais de vcs são verdadeiras!
Nerd show aos poucos vai dando indicações de sua visão de mundo. E uma visão muito boa por sinal. A um tempo já vem fazendo vídeos críticos sobre a realidade e totalmente imparciais. Afinal de contas não dá pra ser nerd e achar q as franquias são apenas ação e aventura sem uma mensagem por trás igual a maioria dos nerds burros faz. E essa camisa então, mostra tudo... Realmente ele estava certo...
Quanto a relação entre os senhores de escravos escravizados, se comparado a escravidão nos Estados Unidos, de fato, no Brasil era menos hostil, apesar da escravidão ter sido abolida em 1888, o número de escravos foi diminuindo exponencialmente devido a lei do ventre livre, e alforria de escravos quando chegavam aos 60 anos, era permitido ao escravo trabalhar um dia da semana para aos poucos comprar sua alforria, entre outras razões. O professor Marcelo Andrade fala sobre isso
Você é demente? qual escravo de lavoura, de pegar no pesado mesmo, mal alimentado e judiado vivia até 60 anos? sendo que só no séc. 20 com a melhora significativa da medicina, a espectativa de vida do Br trabalhador e "livre" passou dos 60(76.2 anos)
Muita bobagem. Portugal inventou o Brasil. Essa coisa de devolver nosso ouro não faz sentido nenhum. O ouro, por exemplo, nunca superou a riqueza gerada pelo açúcar. Seguindo essa lógica, fez mal em plantar algo aqui que enriqueceu o país? O Brasil na época da colônia era rica. Olinda era conhecida como uma das cidades mais portentosas do hemisfério sul. Recife, Salvador, tiveram economia pujante, sem falar, é claro, de Minas. Aliás, as cidades mais bonitas do Brasil, ainda hoje, são as do período colonial. Esse canal só reproduz uma conversa mole e superficial da história do Brasil
O fato é, existem dados e fatos para dar respaldo a ambas as visões. Cada um por ideologia adota a que melhor lhe convém,a visão deles pode ser parcial mas a nossa também é
Toda história tem 3 versões, a minha, a sua e a verdadeira. É necessario ter bom senso para tentar entender o que ocorreu, toda narrativa é manipulada para atender objetivos especificos.
Contamos que se tinha uma aliança politica e militar com o governo blanco do Uruguay e o Brasil estava financiando os rebeldes a dar um golpe no país para se manter um controle assim como os EUA fazem no mundo, como o Paraguay tinha um tratado com o Uruguay na época ele ajudou atacando o Brasil em resposta a isso
5.000.000 de nativos? Cadê o registro desse censo? Quem veio aqui em 1.500 e contou os índios? A Europa com muito mais desenvolvimento tecnológico, mais cuidados com a saúde, e mais abundância de alimentos e remédios tinha 1 000.000 de habitantes. Agora aqui onde só tinha mato, não tinha pecuária, a agricultura era de subsistência e vivia tendo guerra entre as tribos tinha mais gente? Kkkkkkk
Os nobres tinham tudo isso ai que você diz na Europa em 1500 Os índios daqui em 1500 deveriam ser mais saudáveis que o europeu médio não nobre, dieta com acesso à frutas tropicais e alimentos que europeus nem sonhavam, tipo milho, mandioca, batata, cacau, tomate, açaí, castanhas do pará, etc... até mais banhos tomavam que os europeus
@@andersonpessoa1671 tomavam banho, mas não tinham sabonete, logo não havia uma assepsia completa. Podiam serem saudáveis no que comiam, mas a média de expectativa de vida dos índios naquele tempo, assim como hoje caso sejam tribos isoladas, é de até 30 anos. Enquanto os europeus, com o avanço da medicina, já conseguiam viver até 50 anos.
@@michelegito Onde vc tirou que tinha só 1.000.000 de habitantes na Europa em 1500? Nem Portugal sozinho tinha só isso!... A Europa tinha 60 milhões de habitantes, zé. 5 milhões de indígenas para um território vasto como o brasileiro é bastante plausível, e olha que esses números se baseiam na densidade atual nas regiões remotas. Devia ser até mais...
Hã...eu sou português e nunca saí de Portugal e aprendi a história toda.😂 Já li os meus manuais da altura e a história contada é a total e não parcial como é referido aí, mas isso foi à 30 anos atrás. Desconheço o que agora ensinam nas escolas, mas não acredito no cenário descrito no vídeo.
@saratavares2211 os portugueses não se foram embora, transformaram-se em brasileiros quando apareceu a cidadania brasileira em 1824 na primeira constituição que D. Pedro I outorgou brasileiros são descendentes dos antigos portugueses e miscigenados que também eram portugueses até 1824 eram todos portugueses
De relembrar que foi no século passado que o Brasil originou cinquenta milhões de pobres, não foi sob administração dos portugueses, como pode ser? apesar de os brasileiros terem herdado dos portugueses o território unido, imenso e riquissimo
Sou portuguesa, a tirar o meu Mestrado, este que envolve na sua maior parte, história. O meu namorado é brasileiro e após termos visto o vídeo juntos achei necessário comentar. Tanto atualmente, como quando eu andava na escola e até mesmo na época dos meus pais e avós, nunca foi mostrada tal versão sobre o tema. É um tema bastante pesado e desumano e tratamos como tal, falando da escravidão e do colonialismo não com essa visão “de nos fazer ficar bem”. Sempre foi falado e demostrado o quão errado os nossos antepassados foram, nunca glorificados. Valorizo o seu trabalho, mas por favor, não partilhe falsas informações, passando informações incorretas para milhões de pessoas. Especialmente a finalizar a dizer o quão desiludido ficou com Portugal e os portugueses, quando o que falou não está correto.
Só utilizou essa fonte para fazer o vídeo? Que eu saiba para fazer um vídeo credível tem de utilizar várias fontes e imparciais. Nada do que é relatado no vídeo é o que realmente aprendemos sobre a descoberta do Brasil e a escravidão lá ocorrida.
Só 4% dos escravos africanos foram transportados pelos portugueses, 96% dos negros levados de África para o Brasil eram barcos Brasileiros, portugueses que viviam no Brasil e isso não se sentia em Portugal porque as pessoas não viam nem sabiam, era África Brasil com pessoas que viviam no Brasil e os negros Africanos, era assim, além do mais em Portugal a escravatura foi abolida no ano de 1760, no Brasil em 1890, por isso os brasileiros não tem moram para criticar Portugal
não eram "portugueses" que viviam no Brasil e sim pessoas nascidas aqui, brasileiros, mas tu tem razão.. a escravidão foi muito mais ato nosso que português.
Acho graça ele ter ido buscar Ouro Preto Então os Inconfidentes Mineiros não eram Brasileiros? Não eram donos de minas? Não se queixavam do imposto 1/5 sobre o ouro? Então os escravos eram de quem?
Típico de uma ameba ibérica. Como se as leis e os desígnios que imperavam no Brasil naquele tempo não fossem ditames das côrtes tugas... Se a metrópole aboliu a escravatura mas não o fez na colônia, havia um motivo econômico para isso, e também um cunho racial velado...
Exactamente, e voces nao dao o braco a torcer sobre as riquezas que Portugal deixou aí. Se voces estudassem historia como deve ser iriam entender muita coisa ... Mas e mais facil demonizar um país do que entender a historia e o período histórico. Como tu dizes, cada um conta a história como quer.
Na verdade teve una guerra sim pra expulsar os portugueses do Brasil, tanto que 2 de julho é feriado na Bahia, comemora-se a expulsão do portugueses pelo exército brasileiro.
Ele tava falando da "Independência". Embora houvesse diversos conflitos regionais, o Brasil não teve oficialmente uma guerra contra Portugal pela Independência, que foi proclamada pelo próprio príncipe da metrópole.
Como português que estudou numa escola portuguesa Estou extremamente desiludido com vosso canal e com a vossa visão distorcida daquilo que se passa em Portugal. Ainda me lembro de uma figura que tínhamos no nosso livro de história que mostrava Como os cravos eram colocados e dispostos nos navios Negreiros. Deixem de uma vez por todas de colocar os portugueses com culpados de todo o mal que acontece no Brasil e os brasileiros como coitadinhos, e para terminar apenas dizer que Portugal foi o primeiro país a abolir a escravatura e ainda acrescentar que provavelmente os senhores são descendentes dos portugueses que foram para o Brasil
Se somos descendentes é porque estupraram garotinhas pretas, indígenas e até mesmo outras brancas por aqui. Portugal não trouxe nada que possamos nos orgulhar, só tirou tudo o que tínhamos, agora vocês se exibem com igrejas de ouro, não terem falido...tudo isso esquecendo que foi nas costas dos indígenas e africanos que um dia vocês escravizaram
Vcs nada mais eram q uns sangue suga de nações mostra q Portugal hj é um país insignificante para o mundo essa é a real sua época de escravidão e colonização acabou hj mostra tanto que vcs são insignificantes a propósito não se descobre um país que já era habitado sangue suga de nações isso q vcs eram
A Dinamarca foi o primeiro país a abolir a escravidão, em 1792. Portugal foi o primeiro país a abolir o 'tráfico de escravos NA METRÓPOLE', em 1761, feito exclusivamente por pressão de seus aliados Ingleses, que tinham interesse em expandir o mercado consumidor de tecidos. Inclusive, existe um expressão dita no Brasil: "para Inglês ver" que dá-se por conta que o Trafico Negreiro, por sua rentabilidade, ainda persistia de forma pujante nas colônias, e mantinham o status de 'não comercialização' apenas de fachada, como diz a expressão, somente 'para Inglês ver'.
@@NelsonFilho1984 A Dinamarca foi o primeiro país europeu a tomar medidas formais contra a escravidão, abolindo o tráfico de escravos em 1792 (a lei entrou em vigor em 1803). No entanto, essa proibição se referia principalmente ao tráfico de escravos em suas colônias, não à escravidão em si. Por outro lado, Portugal aboliu a escravidão no território continental em 1761, sob o Marquês de Pombal, mas essa abolição não se aplicava às colônias. Portanto, Portugal foi o primeiro a abolir a escravidão em seu território europeu, mas a Dinamarca tomou a frente em abolir o tráfico de escravos nas colônias.
@@NelsonFilho1984A Dinamarca foi o primeiro país europeu a tomar medidas formais contra a escravidão, abolindo o tráfico de escravos em 1792 (a lei entrou em vigor em 1803). No entanto, essa proibição se referia principalmente ao tráfico de escravos em suas colônias, não à escravidão em si. Por outro lado, Portugal aboliu a escravidão no território continental em 1761, sob o Marquês de Pombal, mas essa abolição não se aplicava às colônias. Portanto, Portugal foi o primeiro a abolir a escravidão em seu território europeu, mas a Dinamarca tomou a frente em abolir o tráfico de escravos nas colônias.
@@Soulbotagem-BR Sério? Os caras basicamente construíram um país inteiro que, bem ou mal, é nosso, e já foi até próspero nos primórdios (Reino de Portugal, Brasil e Algarves), e nos livraram das garras de holandeses e franceses, que teriam feito mil vezes pior que eles e hj seríamos no máximo mais uma Guiana, se tivesse restado algo. Uma coisa é criticar e apontar os fatos históricos tão negativos da colonização, mas não dá pra negar os fatos históricos referentes a imensa contribuição de Portugal na formação do Brasil....
@@kingnurk888 vc deve ser português ou brasileiro complexado. Uma defesa desarrazoada dessa não tem base... Que desenvolvimento? O Brasil só foi ter sua primeira faculdade depois da independência, enquanto vários países vizinhos receberam universidades ainda no período colonial...
Honestamente se estão à espera de aprender factos com este vídeo, passem pra outro. Este vídeo só serve de propaganda à turma do “devolve nosso ouro”. Ele próprio explica o que está a fazer, a contar a história como quer e lhe convém.
É que o que é ensinado no Brasil, dá vergonha. Na época, Brasil e Portugal eram a mesma coisa. Ora, se vc compra ouro no Pará e leva para São Paulo, vc está roubando ouro? Esse é o nível do que as nossas escolas ensinam.
Aqui em Portugal temos perfeita noção de como era e não era nada disso.
@martimrufino7490
o povoamento do Brasil foi extremamente sofrido
Aqueles que não morriam nas travessias do Atlantico, viam-se a viver em condições extremamente precárias, longe de tudo
Veja-se como era difícil e cruel a caminhada da portuguesa Maria Tomásia Cardiga em terras do Brasil colónia se deslocando pela costa da capitania, nos primórdios do século XVI
Assim lemos:
…] mandou marchar cinco filhos diante, dos quaes o mais velho não passava de dezoito annos, logo os soldados, e detraz elle e sua mulher, todos a pé. Logo nesta primeira jornada começaram a sentir o trabalho, porque, tanto que a calma começou a cahir, não havia quem pudesse pôr o pé na areia de quente, começava já o choro das crianças, os gemidos da mulher e lastima dos soldados […]
com muito trabalho e risco de tapuyas inimigos, que por alli andam e lhes viam os fumos, mas o peior inimigo era a fome e sede, com que começaram a morrer os soldados […] se poz D. Thomazia, mulher do capitão, a dizer tantas lástimas que parece se lhe desfazia o coração, vendo que tinha todos seus filhos ao redor de si, e pegando della do menor até o maior diziam que até alli bastava de caminhar, que também queriam morrer com aquelle homem, porque já não podiam soffrer tanta sede. […]
Mas caminhando avante da salina, morreu o filho mais velho ao capitão...."
Sou portuguesa, a tirar o meu Mestrado, este que envolve a parte histórica na sua maior parte. O meu namorado é brasileiro e após termos visto o vídeo juntos achei necessário comentar.
Tanto atualmente, como quando eu andava na escola e até mesmo na época dos meus pais e avós, nunca foi mostrada tal versão sobre o tema. É um tema bastante pesado e desumano e tratamos como tal, falando da escravidão e do colonialismo não com essa visão “de nos fazer ficar bem”, sempre foi falado e demostrado o quão errado os nossos antepassados foram, nunca glorificados.
Valorizo o seu trabalho, mas por favor, não partilhe falsas informações, passando informações incorretas para milhões de pessoas. Especialmente a finalizar a dizer o quão desiludido ficou com Portugal e os portugueses, quando o que falou não está correto.
@@MartaTorres-c6i aprenda, também, a não olhar o passado com os olhos do presente...O que aconteceu nos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX era o "correto" na visão da sociedade de então. Portanto, não temos de nos autoflagelar-mos com o passado..
Também aconteceu muita coisa boa nesses séculos.
Não esquecer que nunca existiram povos "bonzinhos" . Os indigenas do Brasil ,não eram todos "santos" e nem os africanos eram.
Sensacional a msg acima. Parabéns. O vídeo não eh honesto.... sugira procurar outras fontes e evitar ficar c somente 1. Não existem mentiras aqui, mas eh fácil cair no copo meio vazio qdo a historiadora já tem tendências...
@@ruinunes7180 o que tu disseste, foi exatamente o que ela disse lol. Não sei como está a ser lecionado agora, mas no meu tempo à 20 anos atrás, os aspectos negativos e desumanos eram dados sim. Nunca foram glorificados.
@@mustachiogfoi isso mesmo que acabei de comentar, toda a história aqui foi dada e não só aquilo que refere o vídeo.
Eu nem sei pprque este vídeo foi feito, mas está cheio de incongruências e falta de investigação.
Não aguento mais esta história 😞😞
Vejam se mudam de assunto está na hora.
Saúde a todos.
Nem no Brasil a história é bem contada. Aquele que domina a narrativa, vende a história que quer!
A verdadeira história é a dos portugueses, não a dos brasileiros. Quando os portugueses chegaram as Américas , não havia Brasil, Argentina, México , Estados Unidos . O que havia eram apenas umas tribos de indígenas que caçavam e colhiam frutos para sobreviver, não era uma sociedade. Os portugueses trouxeram uma administração pública do território, leis , comércio, infrastruturas, lingua unificada, etc. ou seja , a civilização tal como a conhecemos nos dias de hoje.
Os escravos africanos que foram para o Brasil eram comercializados por outros africanos, sendo que o maior proprietário de escravos do mundo foi, a dada altura, o rei do Congo. Os portugueses, ingleses , espanhóis , etc. compravam essa mão de obra escravizada, ou seja, passava de um proprietário para o outro. Já em relação aos indígenas, os portugueses se misturaram com eles , ao contrário dos ingleses e espanhóis, que os exterminaram.
Já em relação ao ouro, só 1/5 vinha para a coroa portuguesa; neste momento, após a independência do Brasil, o brasileiro paga a “Coroa” de Brasília 2/5 dos seus impostos anuais.
Quando o Brasil pediu a independência era mais rico que Portugal , mas mesmo assim continuou a escravidao por mais 60 anos (brasileiros que importavam escravos ), e após o golpe da implantação da república, o Brasil foi ladeira abaixo. Mas foi com os brasileiros ao leme!
@@luisoliveira9135 faz sentido. Mas, ta bom claudia, senta lá.
@@luisoliveira9135a minoria da infraestrutura do Brasil foi feita na República, o império era muito fraco nem exército tinha direto.
Não é atoa que o Paraguai invadiu o Brasil...
Portugal tinha o Brasil como colônia de exploração, era do interesse de Portugal não construir infraestrutura significativa no país e nem educar a população, pois poderiam pedir a independência 😂
@@generalbenjaminarrola340 só falou besteira.
@@pedromelo997 que? Você nega a história? Você é negacionista??
Tá maluco? Nós aqui em Portugal temos perfeita noção de como era a escravidão e as atrocidades cometidas, é isso que dá consultar apenas uma fonte porque temos aqui vários pesquisadores e historiadores sérios que de fato contam a verdade. Apesar de Portugal não ter inventado a escravidão nem o comércio de escravos nós os portugueses temos a perfeita noção dos erros e atrocidades cometidos no passado. Será que no estudo dessa pesquisadora portuguesa ela falou que o maior traficante de escravos da história era brasileiro? Foi o baiano Francisco Félix de Sousa. E será que ela falou que depois o escravo liberto brasileiro negro Zé Alfaiate comprou a sua liberdade e depois de se casar com a filha do Francisco Félix de Sousa assumiu ele o negócio de escravos do sogro e se tornou também ele um dos maiores traficantes de escravos da história e que na data da sua morte era um dos homens mais ricos do mundo daquela época com uma fortuna avaliada em 120 milhões de dólares e possuía 12 mil escravos negros? Pois é.
Não estou defendendo nem criticando ninguém mas a verdade é que ao longo da história vários países e várias pessoas cometeram erros e atrocidades.
Belo comentário. Portugal teve sim uma grande e importante participação na nossa história. Deixaram importantes legados que perduram até hoje mas infelizmente também houve esses tristes episódios que tão bem narrou.
Ainda bem que você é daquelas pessoas que sabe distinguir entre a realidade de hoje e a realidade do passado. O Brasil não foi só colónia, fez parte do reino e a capital chegou a ser no Brasil. Claro que Portugal explorou as riquezas do Brasil como era normal os colonizadores da época fazerem mas também investiu em infraestruturas e deixou um legado ainda hoje visível na arquitetura de algumas cidades, nos estados unidos por exemplo a Inglaterra explorava as riquezas e construía cidades com casas de madeira para os colonos e o primeiro hospital foi construido mais de 100 anos após o inicio da colonização enquanto no Brasil eram construidas cidades com uma arquitetura parecida com a de Portugal e muitas igrejas eram réplicas das de Portugal e o primeiro hospital do Brasil em Olinda foi construído 40 anos apos o achamento do Brasil, quando o Brasil conquistou a independência Portugal deixou um país estruturado. Claro que com o olhar de hoje a colonização é um absurdo mas eram outros tempos e outras mentalidades, Portugal anteriormente também foi colónia do império romano e também foram retiradas riquezas de Portugal mas tudo isso faz parte da história e ficou no passado.
Sim, mas dois errados não fazem um certo, posso apostar que a fonte aonde você obteve a informação sobre Francisco Félix de Sousa é Br, acertei? 😁 escravidão é um assunto espinhoso mesmo, mas nós aqui no Br aprendemos isso na escola
De Sousa Tinha Sangue Português,era um"Soldado Lusitano fiel"como todos os monstros das ditaduras.
Já li sobre o Félix de Sousa em várias fontes porque ele foi uma figura bastante conhecida do infame comércio de escravos, ele é mencionado por historiadores ingleses entre outros.
Em Portugal ensinam muito bem história e o que aconteceu no século XVI não é excepção.
Nessa altura da história, no continente europeu os negros não eram considerados como seres humanos, daí os maus tratos por parte dos brancos. Também ensinam que muitos indígenas morreram por causa de doenças ou microorganismos que os colonizadores tinham.
Também sabemos que entre os indígenas haviam capatazes que ganhavam por essa caça ao "Homem", no caso, na época devia ser caça ao animal que era levado para efeitos de escravatura.
Também houve miscigenação, provavelmente muitas resultantes de violações e outras de amor.
Claro que o colonizador colonizava por interesse pelos recursos naturais mas também levou consigo o desenvolvimento, daí o património histórico nos vários países colonizados, como por exemplo, edifícios, barragens, conhecimento científico, matemático, etc
Quanto à "doidice" com as especiarias e respectivo comércio, não é por acaso que Portugal se destaca pela sua cozinha e ao que parece o Brasil também não fica atrás nas práticas culinárias.
Claro que os cruzados tiveram um papel importante quer nas conquistas, quer no espalhar da religião e educação, dado que os reis estavam mais preocupados em desbravar territórios, desflorar aldeãs virgens antes de se casarem, etc Na realidade os reis eram analfabetos, o papel das letras pertencia aos escrivãos do clero.
Outros tempos, outras vontades, felizmente todos nós evoluímos e aprendemos a ser mais humanos.
Triste mesmo é ouvir actualmente, no séc XXI, por exemplo acerca do genocídio que está ocorrendo em Gaza, ouvir Israelitas dizerem que os palestinianos (incluindo bebés e crianças) não são pessoas, ora se não são pessoas, se não são seres humanos, serão o quê?! 🤔 E os colonatos serão o quê?! 🤔 E os bombardeamentos ao sul do Líbano será o quê?!
Concluindo:
Apesar de tudo, da nossa história conjunta, damo-nos bem no momento presente, aprendemos todos com nossos erros é esse o nosso maior presente, boas relações com o Brasil, sem esquecer os PALOP entre outros.
Se há racistas actualmente em Portugal ou no Brasil, isso aí é tema para mangas, no entanto, é injusto que se generalize e classifique todo um povo como sendo racista só pelo facto de alguns não gostarem de pessoas de tez diferente, por outro lado, por vezes, há uma grande confusão entre o significado de palavras como racismo, nacionalismo e patriotismo.
E fico por aqui.
Eu sou português, quero apenas vos deixar um reparo, é que já passaram 200 anos da vossa independência, agora pergunto aos políticos brasileiros porque os negros e os índios ainda são considerados brasileiros de segunda!
Aqui no Brasil mesmo após a independência a escravidão continuou por mais de meio século e foi o último país do ocidente a abolir a escravidão, isso as escolas não falam, pq governo nenhum vai falar mal de si mesmo
Os portugueses atuais que vivem na Europa não tem culpa, culpados são os portugueses americanos que hoje são conhecidos como " brasileiros" de passagem e nacionalidade.
Indígenas sofrem até hj na mãos de cidadãos, políticos e garimpeiros. ( abusos, invalidacão, exclusão sistemática, etcnocídio, além do preconceito internalizada que é o reflexo da colonização)
Obs: os Indígenas são mortos todo dia, colonização ainda contínua..
@@LunáticoGeek mas foram esses mesmos que pressionaram o então príncipe a se declarar rei do Brasil, porque não aceitavam o fim da escravidão, qual a coroa portuguesa já tinha oficializado.
E para que isso fosse possível, pediram ajuda á França
150 anos só são 3 gerações! Eu tenho 51 anos e lembro da minha bisavô, isso não limpa com água e sabão também rápido assim, somos muito dos nossos pais e um pouco dos pais dos nossos pais e assim vai, por isso vai e volta começam a relativizar o sofrimento dos outro e o extremo volta a tona!
O youtuber não sabe "O outro lado da História" do Saudoso e Ilustre Professor e Historiador José Hermano Saraiva.
Como Portuguesa sinto-me ofendida com a versão que transmite..
A História é passado, presente e futuro...
Deixem o passado e caminhem na verdade do País Gigante e com infraestruturas que receberam de Portugal chamado Brasil.
Concórdia e Nações fraternas entre Portugueses e Brasileiros...
Paz e Bem de Portugal!
Viva Portugal e viva o Brasil.
*Os colonizadores nunca reconhecem os crimes de guerra que fizeram até hoje a Bélgica 🇧🇪 nunca se desculpou pelo que fez no Congo 🇨🇬*
Jesus Cristo não julgueis as pessoas para não ser julgado por Deus
que crime? crime são os indígenas mais agressivos que praticavam canibalismo. os portugueses encontraram um bando de atrasados na idade da pedra lascada. os portugueses que urbanizaram o Brasil. acha ruim, vai morar no mato!!
@SulLivre.E aí, quando tiver a próxima enchente, vai precisar do resto do Brasil, ou quer continuar SUL LIVRE?
@@edvaldodeazevedo3530 kkkkkkkkk
@SulLivre. Negativo, a Bélgica não pode ser comparada com nenhum outro movimento endocolonialista, era imoral já para a época (por favor, é entre-seculos 19/20) e o modelo foi citado em registros régios e diplomáticos estrangeiros, aos montes, como sendo imoral.
Respeito total ao Nerd Show: as vezes entra nuns ninhos de vespa que eita nóis !
Bom, se respeita quem se aproveita dos seus vieses para o informar errado sobre o que está no conteúdo lectivo de programas de educação portugueses, tem um problema a resolver. A menos que o objectivo seja mesmo só ser entretido, sem o desconforto de desconstruir narrativas sociocêntricas populistas brasileiras, aí veio ao sítio certo.
É tipo os Estados Unidos nos seus filmes retratando seus soldados como salvadores dos oprimidos no oriente médio
vc por aqui XD
@@risadaworld "Guerra ao Terror"
@@kingnurk888 guerra DO terror
Que filmes são esses? Quer dar um exemplo?
Pode haver, mas nunca vi.
"Explodimos essa escola pela democracia e o direito à educação"
Os dois lados têm seu ponto de razão.
A colonização portuguesa foi a mais "soft" de todas as colonizações sul-americanas/norte-americanas. Cortez e o reino britânico foi muito, muito pior. Fora que aqui não foi necessário nenhum tipo de guerra civil pra independência, além de que, o Brasil era a CAPITAL do Império. O Brasil deixou de ser colônia pra se tornar peça fundamental. Isso é inédito. Nunca aconteceu na história das colonizações européias, até por isso, não faz muito sentido o uso do termo "roubaram nosso ouro", visto que, Rio de Janeiro era a capital.
É um caso bem curioso e único.
Na verdade houve guerra sim no Brasil durante a independência, tanto que 2 de julho é feriado na Bahia em comemoração a expulsão dos portugueses de Salvador pelo exército brasileiro.
Existe colonização soft? talvez o termo que vocẽ devesse usar é aspas, "colonização menos ruim dentre as piores"
@@Fudencio2003 isso foi uma guerra entre aqueles que não aceitavam a ideia de se separar de Portugal e eram leiais à coroa portuguesa e aqueles que tinham aceitado a autoridade do imperador e queriam um país para chamar de seu, até porque, naquela época, a maioria da população do que chamamos de brasileiros era composta por portugueses e descendentes de portugueses com índios ou negros. Sem contar que a maioria dos revoltosos não foram expulsos do Brasil, foram mantidos presos, mudaram-se para as outras províncias do país ou foram para outras colônias.
@@carcaman0 vc se esquece que o Rio foi capital por um curto período e por razão de força maior (covardia da côrte). Depois que Napoleão saiu exigiram em Portugal o retorno do rei e que o Brasil voltasse à condição de colônia...
Tá de Brincadeira Né Cabral
À falta de arroz, desenvolveu-se na Beira um doce à base de milho. É conhecido por papas de carolo de milho. Possui um sabor agradável e lembra o leite-creme, embora a textura seja diferente. 😋 E em termos de confeção, faz-se da mesma forma como se faz o arroz doce.
Quem gosta? Fica a receita:
✅️ Ingredientes
500 ml de água
1 pitada de sal
1 casca de laranja seca
140 g de carolo (sêmola de milho amarela)
1 pau de canela
1 l de leite morno
175 g açúcar amarelo
canela em pó q.b.
Num tacho, colocar a água, o sal e a casca de laranja e levar ao lume até ferver. Adicionar a farinha de milho e deixar cozer, sem parar de mexer até que a água desapareça por completo. Em seguida, adicionar o leite morno em fio, sem parar de mexer, e, por fim, o açúcar. Deixar cozinhar durante 10 minutos ou até as papas apresentarem uma consistência cremosa. Por fim, retirar do lume, deitar numa travessa e, em frio, decorar com canela em pó a gosto.
©️ Liliana Brás
Estivemos recentemente em Portugal. Numa visita ao Museu Militar, em Lisboa, havia uma arca; muito antiga, com oito fechaduras. Estava aberta e vazia. Um bilhete no lado interno da tampa, entre outras coisas escritas, dizia "não venham pedir o que não temos" (ouro). Essa arca veio na bagagem da família real, em sua fuga para o Brasil.
Sim. O ouro do Brasil financiou a revolução industrial britânica (entre outras coisas, de modo bem grosseiro).
@@Chacal.141Portugal era uma nação quase falida na época e moribunda o que foi tirado foi em suma pra pagar dividas
Portugal era tão cagao q a Inglaterra tomova o ouro nosso saia da costa era roubado e povo mais bundao que tinha na Europa o q dia Dom João se cagou de medo de Napoleão kkk
@@Chacal.141 repetem mitos sem verificar
Quando ouro é o que não falta no Brasil
no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc. os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no brasil
segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80....""...
Então o Brasil ja existia antes da chegada dos portugueses?
Resposta: não, o que existia eram alguns conjuntos de vilarejos de índios. Se não fosse Portugal, Espanha, Inglaterra, França, hoje o continente americano seria vários países e ainda mais atrasados que hoje.
Por falar em escravidão de a que continente pertence o país que só aboliu a escravidão em 2007.
Brasil com 202 anos de independência e continua a se queixar da colonização!
Em Portugal a história não é ensinada como estas a explicar, sempre falamos em racismo, escravidão, e o que Portugal fez com as ex colónias!
Aprende história , e se me enviares o teu e-mail eu posso te enviar livros escolares apartir de 1974!
Não queremos nada dos Tuga. Obrigado...
Os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!!! Os portugueses são no máximo donos de PADARIAS no Brasil!!! Os FILHOS dos povos que vieram criar o Brasil são os BRASILEIROS!! Voltem para MARROCO0S portugueses!!
@@Soulbotagem-BR então faz um favor aos tugas e vem buscar estes favelados que estão aqui!
So os favelados, os que estão aqui para trabalhar e levar uma vida normal são muito bem vindos!
Brasil. Um país enorme, rico e totalmente independente à 200 anos. Mas tem milhões de habitantes que para disfarçar a sua pequenez e incompetência, fica culpando Portugal por todos os seus males.
@@Mandrux os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!! 🙃👍
Este vídeo espelha a ignorância tanto do autor como da educação brasileira. 1º não havia Brasil antes dos Portugueses chegarem, existia o lugar. 2º o Brasil era colónia Portuguesa, logo o ouro do Brasil era ouro Português.
@@mandrepinto
Não, não, não, o ouro já tinha dono, assim como o Brasil nunca foi descoberto pelos portugueses.
Onde se viu, descobrir algo que já tem dono?
Já existiam índios e você vem com a conversa que descobriram o Brasil?
O ouro era dos índios e vocês roubaram sim.
E quanto ao que você disse que antes dos portugueses chegarem só existia " o lugar ".
Por acaso os portugueses perguntaram para os índios se essa terra tinha nome?
Aí, você vem com essa conversa de que antes dos portugueses chegarem só existia "o lugar".
Me poupa cara!!!
Seu comentário é absurdamente equivocado. Os Portugueses contribuiram muito para a formação do país mas não foram só eles portanto essa sua tese de 'existia o lugar' passa a ser absurda a medida que se o lugar existia quem veio e modificou foram os portugueses. Se não fossem os portugueses poderiam ser outros povos ou até mesmo os próprios nativos evoluirem. outra coisa: esquece-te que a America do Sul inteira foi colonizada então se tiveres uma tese de que índio não evolui, cai por terra também. Sobre a 2ª se o ouro era daqui e não fosse colônia seria nosso ouro. Só foi de Portugal porque fomos surrupiados. Podemos dizer que deixaram grandes legados aqui também em troca desse ouro mas falar que o Brasil não existiria se não fosse os Portugueses É UM TREMENDO EQUIVOCO.
@@fernandoprg9339 Só dizes asneiras... "fomos surrupiados..." Fomos? Fomos quem? És mesmo os restolhos da falta de educação ou da k7 da ideologia da estupidez. Sem Portugal não havia Brasil! É difícil de entender? Foste surrupiado foi na inteligência! Pensa melhor nisso!
@@fernandoprg9339Exatamente. Como disse no comentário, és um ignorante. Não existia Brasil sem Portugal. Saúde.
@@fernandoprg9339"Fomos surrupiados..." Fomos quem? Quem foi surrupiado? É preciso fazer um desenho? Triste sina a desinformação e lavagem que levam os filhos da inocência.
Melhor canal de curiosidades e nostalgia do Brasil. Parabéns, Renato e Barbara.
O Eusébio q brilhou mais q Pelé na copa de 66. Nasceu em Moçambique. Terra q era de Portugal. Logo, Eusébio era português. Mesmo depois da independência, ninguém se sentia brasileiro e o Brasil era 4 milhões de índios. Aos poucos, foram inventando o q hoje nos aceitamos como sendo ser brasileiro. Era tudo de Portugal. Até o Uruguai era deles. E quem é dono, põe e dispõe. Faz o que bem entende. Quem decide o q fazer na sua casa? Quem manda nela. Se for vc, é vc q decide. Era deles, eles acharam o ouro e levaram. Se fosse o oposto. Brasil colonizando Portugal, seria a mesma coisa
@@lincolnlg490 "mesmo depois da independência, ninguém se sentia brasileiro"... Eu nunca li uma besteira tão grande. O ego lusitano é inversamente proporcional ao seu tamanho... E o pior é que no YT tem vários portugueses se passando por brasileiros para tentar "legitimar" seus disparates...
@@lincolnlg490 É muito pelo contrário. Durante todo o Brasil Colônia houve brasileiros e portugueses e eles se distinguiam entre si, independente do status. O fato de todos serem súditos do mesmo rei em nada mudava o fato, o nativismo brasileiro sempre foi forte entre os que aqui nasceram... Se o brasileiro se sentisse português, haveria sublevação popular contra a independência, mas é fato que o carioca apenas tolerou a presença da côrte aqui, quando essa veio fugida de Napoleão...
Na época a noção de escravo não era olhada como hoje não se pode olhar para o passado com os olhos das noções de direitos humanos de hoje.
Mas se estão realmente com a vontade de contar tudo conta também que Portugal foi o primeiro pais a abolir a escravatura
@pedrocardoso5170
em publicações brasileiras, lemos que
no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial
"Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..."
dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil
A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal.
Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
O melhor conteúdo até hoje do canal poderia se aprofundar mais ,daria um vídeo de uns 30 minutos com mais datas e fatos ,sei que não é um canal de história,mas poderia trazer outros conteúdos parecidos.
Pq quer 30 minutos de desinformação?
cá em Portugal nós temos perfeita noção do que aconteceu e o quão horrível foi, não conheço as fontes de informação que usou no vídeo, mas elas não parecem confiáveis, até existe matérias na disciplina de historia virada só para esses acontecimentos, espero que os próximos vídeos levem em conta fontes mais confiáveis
@maluckes4125
claro que sim
mas também
não podemos julgar com os olhos do presente apesar de no presente continuarmos infelizmente a ver imensas barbaridades
os séculos passados eram cruéis para todos e que as pessoas viviam em constante proximidade com a dor e com a morte, fossem eles indígenas, brancos, negros ou mestiços
Veja-se que No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada)
Assim não havia anestesias,
curavam-se as feridas com ferros em brasa,
amputavam-se membros com um pouco de álcool,
infeções levavam á morte ou á loucura,
epidemias devastavam populações,
jovens eram levados para as guerras e despedaçados por balas de canhão ou por baionetas,
queimavam-se viúvas na Índia, ou mulheres acusadas de bruxaria em outros continentes,
enterravam-se pessoas vivas em cerimónias de África ,
os horrores não se limitavam à África,
Veja-se no entanto o que se passava nos outros continentes, ainda mais recentemente, guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,
Normal, cada país sempre conta sua versão da História da maneira que lhe é conveniente, e omitem é claro, as partes que são comprometedoras. Todas as pessoas de Portugal que já conheci relataram isso, que na escola aprenderam uma versão distorcida e superficial da colonização do Brasil e dos outros, como Angola por exemplo onde foi realmente brutal a coisa, nem falam nada. Infelizmente é assim mesmo, não só no caso de Portugal, mas de qualquer país
No Brasil é que conta a história distorcida.
@@luisgrade7384História distorcida é a contada em Portugal. Ou vc acredita mesmo que eles são santinhos?... A história narrada no Brasil é o que foi de fato...
Vc está querendo justificar o injustificável. Decerto é português fazendo "mea culpa" mas tirando o corpo fora...
@@Soulbotagem-BR Portugal conta a história como ela foi. Sem juízos e sem moralismos ideológicos.
Fala-se da escravatura e fala-se dos Descobrimentos, que civilizaram e criaram sociedades.
No Brasil fala da mentira do " roubo" do ouro, da "exploração". E explora até exaustão de forma distorcida sobre a escravatura.
Pq não falam que foram os pretos que caçavam pretos para os vender ?
Pq não falam que os pretos alforriados tb tinham escravos ?
Pq não falam que haviam pretos que tinham cargos de destaque na sociedade colonial ?
Não interessa !....so interessa mostrar apenas o lado negativo.
@@Soulbotagem-BR justifico o justificável. Não há nada para fazer mea culpa. Muito pelo contrário.
Tema muito interessante. Para a discussão, se no caso do Brasil pegou na Base Nacional Comum Curricular, para Portugal deveria se basear nas Metas curriculares. Ainda, há que ter em conta que a profundidade dos temas varia de acordo com o ano de escolaridade, no percurso escolar os alunos passam pelo mesmo tema pelo menos 2 vezes no ensino básico (idades 10 aos 15) , na segunda vez os temas têm uma abordagem mais aprofundada.
É interessante saber dessa versão, mas é um assunto muito complexo para tomar partido dessa forma, com um conteúdo tão raso.
Os jesuítas eram sim "colonizadores bonzinhos", mas não foram só os jesuítas que vieram para cá. Os jesuítas eram contra a escravidão, mas escravizar os povos das terras que foram tomadas era um costume milenar, os jesuítas não podiam impedir, não podiam fazer nada além de catequizar. Como eu disse, escravizar povos que foram derrotados em guerra era um costume milenar, os portugueses não fizeram por mal, fizeram por costume, por ser algo normalizado. E os costumes indígenas eram sim selvagens, a menos que você concorde com canibalismo e assassinato de bebês, mas aí você não teria moral para falar mal dos portugueses.
Com exceção do canibalismo, o infanticídio em algumas tribos indígenas ainda é praticado.
Sou Português, ao contrário do meu compatriota a baixo não quero deixar nenhum reparo, apenas quero dizer alguns Brasileiros nem merecem a língua que falam,, porque até isso devem a este país.
A história de Portugal é a vossa história e deve ser contada com honestidade e com a reserva de algo que se passou a 200 anos com tudo o que isso implica em termos sociais, culturais e daquilo que nunca ficou registado.
Onde está o vosso ouro não é a pergunta certa, mas sim onde está a vossa inteligência?
concordo com vc em relação a muita coisa. sobre a língua e todos os benefícios que os portugueses trouxeram a nós devo dizer que se não fossem eles possivelmente seriam outros ou nós mesmos evoluiríamos haja visto que a América toda foi colonizada e o mundo é globalizado hoje. Esse fato não deve nos obrigar a agradece-los até porque também tiveram as benesses da estadia e dos nossos recursos. Digo que não os vejo como malfeitores ou algo do gênero. pelo contrário, o povo português é tratado pelos brasileiros de bem como irmãos não só pelo idioma mas por muitas coisas que temos em comum.
@@fernandoprg9339 Caro Amigo, os portugueses ou pelo menos a minha pessoa não pede agradecimentos nem eles são devidos, pelo simples motivo de que outrora fomos um só povo sobre uma única bandeira.
Para uma percentagem muito alta dos brasileiros os portugueses são os vossos antepassados que levaram o bom e o mau, que criaram um império sem grande perca de vidas ao contrário dos espanhóis, holandeses e ingleses que levaram os povos indígenas ao estremenho, Maias, Incas, Astecas e a norte os povos ameríndios.
Num tempo que a carta dos direitos humanos não existia o ser um pouco mais humano fazia a diferença, mas isto não quer dizer que éramos os bons conquistadores porque quem conquista tem sempre interesses que vão contra os direitos dos outros, quando se diz que caçávamos negros em áfrica é mentira e isso está documentado e provado, quem vendia os escravos eram os reis africanos e nós fazíamos o negócio e o transporte deles para as Américas e esse negócio continuou a ser feito pelos Brasileiros durante pelo menos mais 60 anos após a independência do Brasil, foi algo muito mau, mas vocês não estão isentos de culpa.
Os indígenas Brasileiros matavam se uns aos outros em grande escala em guerras tribais, praticavam infanticídio e algumas tribos até eram canibais.
Quando eu vejo hoje Brasileiros a falar como se fossem todos de ascendência índia "Índios bons" claro, e ninguém tem ascendência Portuguesa é apenas pura hipocrisia, até porque ainda hoje os índios no Brasil são mal tratados.
Tenho muitos amigos e alguns são Brasileiros e não sinto ninguém como inimigo, muito pelo contrário!..., mas detesto hipocrisia.
O que falta ao Brasil é olhar para o futuro e ser uma das maiores e mais ricas nações do mundo, apostem na educação e na situação social e mais igualdade para deixarem de ser um país do terceiro mundo.
Os melhores cumprimentos.
nosso ouro os portugueses roubaram, mas como sao burros conseguiram perder e hoje passam dificuldades 🤣
Não é verdade que a historia em portugal seja contada assim. Eu aprendi sobre o mercado de escravos e a minha filha tambem aprende. Eu respeito a opiniao desse estudos, mas tambem existem varios historiadores brasileiros que acham que a historia do brasil é mal contada no brasil. Alguns ate dizem que o brasil nunca foi colonia. Vão muito mais longe do que historiadores portugueses.
Nao se esqueça que quando os nossos filhos estudam o brasil, ja tiveram que estudar mais de 400 anos da historia de portugal.
A maior diferença que eu vejo é que em portugal ninguem culpa os colonizadores de nada. Muitos brasileiros nao sabem, mas nós tambem fomos colonizados. Romanos, arabes, otomanos, etc.
E ninguem daqui vai a italia ou a marrocos pedir ouro. Simplesmente aprendemos com o passado e ensinamos aos nossos filhos o melhor que esses povos nos deram. A laranja, fava, amendoa e a lingua. Nós ainda usamos palavras arabes. E com muito orgulho.
@HugoPalma-wu4ul
este tipo de apresentação da história supostamente contada pelos outros, dá origem a comentários
e criticas e isso é o pretendem
Também no Brasil, até pouco tempo a história da escravidão era contada bem por cima.
Muito obrigado pelo conteúdo
Regra N° 346751 da vida: NUNCA acredite em narrativa de QUALQUER governo, independente da época, sempre vão esconder o pior lado e mostrar o seu 'melhor'.
Nos livros do MEC do futuro, estamos na nossa melhor época!
👏👏👏
Eu realmente não tenho noção de como é contada a história nas escolas Portuguesas mas eu tive uma discussão com uma Espanhola que realmente acredita que a Espanha era boazinha e nunca matou os indígenas pra tomar terras, enquanto existem vestígios de batalhas que historiadores acharam por todo continente. Me faz pensar que realmente se ensinam outras versões da história
sou hispano e te posso dizer que a espanha foi a mais boa , a independencia só aconteceu porque englang diz ,tu argentino estas melhor gobernado desde buenos aires que Vardril/madrid
na espanha a historia se ensina ruim
Sem tirar a responsabilidade de quem a praticou (escravatura).
A escravatura é abolida em Portugal em 1761. E no Brasil independente em 1822 ela durou mais quase 60 anos, até meados do século 19 mas a desonestidade intelectual brasileira não permite que se diga isso.
O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravatura, já independente mas agora isso não pode ser mencionado
Faz as contas 1888-1822=66 anos
A culpa é sempre dos outros
Parabéns, adoro vídeos assim.❤❤
se não conseguem chegar a um numero exato do numero de habitantes nos dias de hoje com tanto equipamento super moderno e sofisticado,
como se pode acreditar que alguém sabia quantos nativos existiam em 1500
uma vez que o povoamento por Portugal começou nas zonas costeiras e só ao longo dos séculos se pode aventurar pelo interior além da Serra do mar e na Amazónia? então só palpites...
Óbvio nenhum pais nunca se dira como vilão 😂
nós aprendemos na escola as coisas horríveis que foram feitas no passado, este vídeo tá a informar mal as pessoas
Teus antepassados são vilões então?
E educação portuguesa e objectiva e clara ninguém altera o passado a não serem os brasileiros talvez o problema seja mesmo a educação no Brasil.
Mais escreve se Brasil (a) o (z) veio de fora
Treta entre Cabral e Pero Vas D'Caminha é o início de tudo!
@@rafaelabertolini8698 não há treta nenhuma, o continente americano (neste caso o Brasil) já tinha sido avistado pelos portugueses quando aportaram em ilhas limítrofes nas suas explorações na costa africana.
Por isso as linhas do Tratado de Tordesilhas originais foram retificadas antes da sua assinatura 😉.
Por isso não importa quem lá chegou primeiro (se era português ou espanhol), é como a história de Colombo ter descoberto a América, quando se chama América (devido a Américo Vespúcio) e quem primeiro lá chegou foi Erik, o vermelho muitos séculos antes 😂.
Pela versão oficial Pedro Álvares Cabral achou o Brasil por engano quando ia para a India. Mas será mesmo que os portugueses que na época eram os melhores navegadores do mundo e tinham inventado as melhores técnicas de navegação depois de terem descoberto o caminho maritimo para a India se iam desviar assim tanto da rota por acaso? É que não era apenas o Cabral mas sim uma frota de 13 navios todos comandados por navegadores experientes e saíram da rota até chegar no Brasil e ninguém se deu conta que estavam na rota errada? Pela versão não oficial e mais credível em 1498 Duarte Pacheco Pereira foi enviado numa expedição secreta para ver se haveriam territórios que pelo tratado de Tordesilhas seriam ou para Portugal ou para Espanha e terá encontrado o Brasil e depois disso Portugal pediu a retificação do tratado de Tordesilhas que Espanha acabou por aceitar porque achavam que o território a mais que Portugal pretendia seria apenas mar. Só depois da retificação do tratado de Tordesilhas é que a frota de Cabral iniciou a viagem e depois da chegada ao Brasil e alguma exploração do território um dos navios voltou a Portugal para informar o rei ( e curiosamente não se enganou na rota ) e os outros navios seguiram para a India. Só depois disso tudo o rei de Portugal informou sobre o achamento do Brasil, imagino que algo tipo "a frota portuguesa enganou-se no caminho para a India e por pura sorte encontrou um novo território" "que coincidência termos retificado o tratado de Tordesilhas, Portugal teve sorte com a alteração do tratado senão o território seria para Espanha". Isto é o que dizem os historiadores porque nenhum de nós estava lá para ver.
Hoje já há praticamente um consenso na comunidade de historiadores de que Cabral chegou aqui não por acaso. Outros navegadores portugueses já haviam avistado o território brasileiro antes de 1500. Cabral passou por aqui pelo Brasil com dois objetivos: tomar posse da terra em nome de Portugal e se abastecer para a continuação da viagem às Índias.
Portugal é um país criado por MOUROSS e ROMANOSS!!!! Até castelos dos MOUR0SS AÍ EM PORTUGAL TEM!!! E os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!!! O BRASIL era dos ÍNDIOS NATIVOS!!! Todos sabem disso mour0!!
@NunoGustavo
era habitual os navios passarem ao largo da costa da América do Sul por necessidade de utilizarem a "grande volta" como lhe chamavam,
navios não tinham nem motor nem remos, usavam as forças das correntes e dos ventos e essa era a rota que garantia o seu "caminho" para o cabo da Boa Esperança
as correntes puxavam os navios até perto da America do Sul e a seguir empurravam os mesmo em direção ao Cabo,
existem mapas publicados dessas correntes do Atlantico sul
@@marie3587 o Brasil é uma construção dos europeus do PASSADO e dos BRASILEIROS!!! Nenhum português atual fez NADAAA do Brasil!!! E portugal é um país criado por MOUROSS e ROMANOSS!!! Até castelos dos MOUR0SS AÍ EM PORTUGAL TEM!!! O BRASIL é criado com suor dos brasileiros!!!!! Os portugueses atuais não fizeram NADA do meu Brasil!!! Prova que nenhuma cidade de Portugal lembra SÃO PAULO!!!! Portugal é criado por árabes!!!! Os DONOS do Brasil são os BRASILEIROS!!
Estou amando esses vídeos históricos
Esse negócio de "devolvam nosso ouro" não faz o menor sentido, esse ouro nem existe mais kkkkkkk
Esse ouro foi parar na Inglaterra, financiou a revolução industrial deles e hoje lastreia a libra esterlina, tudo o que Portugal tirou de nós foi parar na Inglaterra
@@ٴٴٴٴ_0 Pois é, Portugal tá devendo até as calças
@@kingnurk888 Não tá devendo é nada, dívida não é herança
Nunca fez sentido, até pq muitos brasileiros são descendentes direto dos portugueses que cá vieram no ciclo do ouro. A quinta parte que era pra coroa portuguesa, não tem nem como mais pedir de volta pq nem Rei Portugal tem mais…
"Devolvam nosso ouro" é só um meme.
Parabéns pelo conteúdo, é importante mostrar a verdadeira história do povo brasileiro, indígena e africano para nossos colonizadores
@SulLivre. Uai, mas ele descende dos nativos junto com os colonizadores, não? Ou ele brotou do chão?
@@01249ful Mas ele não é índio.
@SulLivre.nativo é quem nasceu no Brasil, nativo deriva da palavra "natio" que significa "nascer em". Agora sobre os "colonizadores" não discordo, a maioria é descendente dos ditos "colonizadores".
@SulLivre. discordo. os que nasceram aqui, miscigenados ou não, são nativos. sou nativo e descendente de escravos e europeus. isso não me faz menos nativo que os indios que viviam aqui na época do descobrimento.
Verdadeira?! Ou será a história contada pela República e esquerdopatas.
As correntes eram só pulseirinhas VIP ? tem que rir pra não chorar!
Logico, né? Que pais quer ser retratado como um vilão?
Exatamente, para as pessoas do Paraguai os Brasileiros são monstros, já a gente se acha good vibes paz e amor.
Quem começou a guerra foi o Paraguai. Até porque Solano López mandou suas tropas invadirem a província de Mato Grosso, sequestrou o nosso navio, o Marquês de Olinda, matou o governador-geral e depois mandou suas tropas invadirem e sitiarem as cidades de Uruguaiana, São Borja e Alegrete no RS e a cidade de Corumbá no Mato Grosso. A província de Corrientes, na Argentina, também foi invadida pelas tropas do ditador Solano López. O Paraguai foi bem menos vítima do que contam nossos livros de história, na realidade nossos livros de história estão até mudando as falsas narrativas que foram modificadas por um certo historiador revisionista.
@@sarudoman1993sua comparação é ridícula!
A diferença é que não atacamos, apenas reagimos e usamos a força necessária contra quem não queria se render. Nenhum paraguaio foi feito de escravo e ainda permitimos que o país permanecesse existindo, algo que a Argentina não queria...
@@Soulbotagem-BR Força necessária? Tu ta de brincadeira né?
@@sarudoman1993 a guerra durou cinco anos e o Brasil lutou com o que tinha. O Paraguai não se rendia. Precisa desenhar pra vc, esquerdista?... Se vc está numa guerra não tem tempo para análise moral. Ou mata ou morre!...
Excelente material, usarei com meus alunos depois das aulas sobre o período colonial para sintetizar as ideias e fazer revisão do conteúdo
Nunca havia pensado em analisar a história por este prisma.
Interessante como os ‘nossos patrícios’ adequaram os fatos de acordo com as suas vontades.
@@davidamorimaraujo6085 Mas todo país faz isso, afinal
Nunca mais veremos esse ouro!😂
@SulLivre.,foi?? só se for no sua cabeça anormal!!
Seu cú!!
Papo furado, levaram tudo pra Portugal @SulLivre.
Por que vocês se interessam tanto por este ouro? O ouro não era do Brasil e nem dos brasileiros, o ouro era de São Paulo. Se as tropas paulistas, lideradas por Manuel de Borba Gato, não tivessem perdido a Guerra dos Emboabas para as tropas luso-nordestinas, lideradas por Manuel Viana, o destino desse ouro seria bem diferente, ele não seria nem dos índios, nem dos brasileiros, seria apenas dos paulistas.
@@filmesdageracaoraiz1951 15% do ouro foi para Portugal, o resto continuou no Brasil para fazer estradas, palácios, igrejas, etc. Hoje, somos o país que mais exporta minérios, incluindo o ouro, e exportamos bem mais ouro do que durante todo o período colonial. Nem tudo ficou em Portugal. Na realidade, Portugal deu boa parte do ouro oriundo do Brasil para a Inglaterra, pois Portugal mantinha acordos comerciais, como o Tratado de Panos e Vinhos (1703), que regulamentou as relações comerciais entre Portugal e Inglaterra, no que tange ao comércio, justamente, de panos (por parte dos ingleses) e vinhos (por parte dos portugueses).
@paulistarum Eu achava que o ouro era de Minas Gerais, corrija-me se eu estiver errado
Nem a gente conta a História como aconteceu de fato. Por enquanto: a Inconfidência Mineira. Quem foi o líder da Inconfidência? Se você respondeu Tiradentes, parabéns! Você não sabe de nada. Tiradentes foi o “bucha” que levou a culpa, mas os líderes mesmos, que eram homens ricos e de posses saíram com pouco mais de uma bronca e uns dias de cadeia.
Foram expulsos do Brasil
@Diego_M_Bento
nenhum monarca aceitava as revoltas de separatistas
infelizmente os castigos eram bem pesados, mas a época era assim
quem estuda a história de outros países, era o que acontecia
Em Portugal ensinam a violência da escratura e historiadores do mundo inteiro dizem que a violência de portugueses com os escravos foi a mais branda.
No Brasil também deveriam ensinar que no kilombo dos palmares também haviam escravos.
O kilombo era um reduto de escravos que fugiam das fazendas dos português e isso é ensinado em todas as escolas do país. Aqui nas Américas não teve colonização branda, tudo era tratado com muita violência seja dos pts,holandeses,franceses,ingleses ou espanhóis.
@@lorenzopaganini2032 zumbi assaltava os colonos e os escravos que não queriam ir para o kilombo o zumbi fazia deles escravos. Os escravos em africa preferiam ser escravos dos portugueses do que dos senhores africanos.
Existiam colonos bons com os escravos, mas tb maus com os escravos.
@@lorenzopaganini2032 mesmo os proprios indios lutavam uns contra os outros.
@@lorenzopaganini2032 existem documentos em portugal e na holanda a referir que zumbi tinha escravos.
@@lorenzopaganini2032 escravos que não queriam ir com zumbi eram capturados e escravizados por ele.
nossa, que seu conteudo ta melhorando a cada dia viu, bom demaix
0:41 eles não foram embora, tanto assim que o pai da independência brasileira, D. Pedro, era português, foi o primeiro imperador do Brasil e rei de Portugal em simultâneo. Além do mais o aclamado José Bonifácio era filho de portugueses, na verdade os únicos brasileiros da época eram na sua maioria portugueses, os restantes brasileiros, eram indígenas (estes originários da terra que subitamente passaram a ser brasileiros pela constituição de 1826), escravos negros, e mestiços. Os africanos e indigenas não eram tidos nem achados nos destinos do Brasil, tal como actualmente, 😂😂😂😂😂😂😂😂
@cesarmarinhosp1639
os indigenas tinham sido miscigenados de vários séculos e eram também portugueses
passaram a ser chamados caboclos
Caboclos: representa a descendência entre brancos e indígenas.
No país respondem por 16% da população nacional brasileira, o que representa muita gente no Brasil sem falar daqueles que nem sabem que tiveram ancestrais índios,
assim serão muito mais os caboclos descendentes de portugueses inclusive
não se deve confundir os povos nativos antigos com os atuais que vivem em tribos na Amazônia e que não terão passado pela miscigenação
Como lemos sobre o censo recente Em 2022, o número de indígenas residentes no Brasil era de 1.693.535 pessoas, o que representava 0,83% da população total do país" ou seja os descendentes das pessoas nativas que não terão passado pela miscigenação
@@marie3587 lá se vai a retórica do ensino educativo do holocausto indígena, pelos vistos a miscigenação fez o seu trabalho de nivelar a população brasileira.😜😜😛🤪🤪
O que resume este vídeo é "cada um conta a história que quer". Está tudo dito
Foda nem é a escravidão (já que ela acabou, Graças a Deus), foda é quererem fazer "justiça histórica" contra quem não tem culpa, ou mesmo, jogar a culpa de nossas cagadas em Portugal
Acho que você devia refazer esse video. Da tempo, cara. Isso não tá com base na BNCC não.
Não sei qual foi a educação que receberam tanto em casa como na escola. Vocês destilam ódio e raiva. A vossa conversa é sempre a mesma. A culpa de tudo de mau que se passa aí na vossa terrinha é sempre dos portugueses. Coisas que aconteceram no século XVI é da única coisa que falam. Vocês pararam no tempo. Que culpa tem a nossa geração do que fizeram os antepassados? Que culpa têm os franceses de agora que um antepassados deles tivesse invadido Portugal em três ocasiões e fizeram uma razia. Que culpa têm os espanhóis que antepassados deles tivessem em duas ocasiões invadiram Portugal e ficaram cá vários anos? Nós não lhes vamos cobrar nada nem a franceses nem a espanhóis. Um conselho cresçam e apareçam.
@LuizaPereira-su5qm
esses antepassados são ascendentes da grande maioria dos brasileiros atuais
portugueses mudaram-se para o Brasil aos milhares durante cinco séculos
daí que tenham dado origem a muitos milhões
inclusive os miscigenados eram portugueses
então brasileiros que tanto ultrajam a memória dos próprios antepassados, deve ser um "case-study"
Os portugueses não foram "simplesmente" embora e nos deixaram. Houve várias batalhas de libertação, uma das mais sangrentas foi a batalha do Jenipapo.
Os portugueses dizem que eles é que desenvolveram o Brasil, a visão do colonizador
Em alguns pontos, eles não estão errados. O Brasil não tinha civilizações desenvolvidas da mesma forma que os astecas, os incas ou os maias na América Hispânica, não possuía uma engenharia sofisticada como cidades monumentais, redes de esgoto avançadas ou conhecimento da metalurgia. As sociedades indígenas brasileiras, como os Tupi, Guarani e outros, eram em sua maioria nômades ou semi-nômades, vivendo de caça, pesca e agricultura de subsistência, viviam como se estivessem no período neolítico.
Com a chegada dos portugueses, o cenário mudou. O país foi constituído, e importantes cidades que hoje conhecemos foram erguidas.
Mas eles desenvolveram mesmo. O Brasil foi até parte do reino de Portugal em certa época. E tbm colonizaram, exploraram e escravizaram, uma coisa não anula a outra. E se não fossem eles a fazer isso, seriam franceses ou holandeses e nesse caso provavelmente nem estaríamos tendo essa conversa agora pq sequer existiríamos
@@alexandre4193👏👏
@@alexandre4193Isso vale para qualquer lugar do mundo. Se não fosse Portugal seria outro país, e cá estariam dizendo o mesmo que vc agora afirma, só que em outro idioma...
@@kingnurk888Desenvolveram não, EXPLORARAM. Não instalaram nenhuma faculdade, não permitiram fábricas, hospitais não havia... E isso levando em conta que os tugas dizem que o Brasil era "extensão de suas próprias terras", um país só... Usaram a mesma retórica na África no século XX. Angolanos e Moçambicanos nativos obviamente não engoliram essa esparrela...
Portugal é tão ridículo que foi a única potência colonizadora a promover guerra aberta contra as colônias...
"A história contada em Portugal é completamente diferente da VERDADE" deveria ser o título do vídeo!
@@Daniel_Ovelha_Branca se a história encinada no BRASIL é a verdadeira por acaso sabes quem escreveu a história que vos encinam e qual era a sua nacionalidade
@@FernandoRamos-p4u, vcs, portugueses, escreveram até 1822. Daí, nós msms a escrevemos!
@@Daniel_Ovelha_Branca errado pesquisa e acharas a história contada em Portugal baseia-se em relatos históricos dos portugueses, que podem ser consultados na torre do tombo em Lisboa a vossa foi escrita por um estrangeiro pergunto qual era a sua nacionalidade , por isso é que a história que vos é contada está detorpada, mas quem sou eu um simples português que no vosso conceito somos burros e vocês é que são inteligentes
Portugal é dos país mais antigo do mundo acha que existe maneira de esconder o passado?
@@FernandoRamos-p4u, se vc acha q a minha resposta está errada, vc não deve entender figuras de linguagem... Vcs, portugueses, contando a nossa história é como um golpista contando como consegue seu dinheiro: ele não irá admitir seus crimes! Quem te ensinou a nossa história? Foi o msm q te ensinou a escrever? 🤣 Vc está demonstrando, com esses seus comentários, q nossas PIADAS sobre as capacidades intelectuais de vcs são verdadeiras!
Ótimo vídeo
Quando Portugal tinha chegado o Brasil, ja os portugueses ja estavam nas indias e asia a muito tempo
O mais engraçado é que muitos brasileiros que reclamam de Portugal devem ser descendentes dos que andavam a colonizar no passado.
Não é por alguém ser nosso antepassado que devemos bater palmas para as sacanagens que fez. 😉
Então se vc for cristão acredita em Adão e Eva. Dá no mesmo...
Nem seus filhos são obrigados a aplaudirem as patifarias que eventualmente você venha a fazer
Eu não,sou meio espanhol meio italiano,sou "carne de pescoço"tuga bom pra mim é debaixo do meu sapato.
@@DrJota77 Todos são descendentes de caim e Abel. E daí?...
Para devoluções, recomendo contactar o Marcelo Incompetente Rebelo Irresponsável de Sousa no Palácio de Belém em Lisboa.
Nerd show traz nostalgia mas tambem da aula
Nerd show aos poucos vai dando indicações de sua visão de mundo. E uma visão muito boa por sinal. A um tempo já vem fazendo vídeos críticos sobre a realidade e totalmente imparciais. Afinal de contas não dá pra ser nerd e achar q as franquias são apenas ação e aventura sem uma mensagem por trás igual a maioria dos nerds burros faz. E essa camisa então, mostra tudo...
Realmente ele estava certo...
Nossa história é mal contada
MUITO mal contada, deliberadamente mil contada, em todos os aspectos...
@@kingnurk888 Quando ele diz "Nossa história" ele refere-se à História do Brasil? Porque razão contam a História deliberadamente mal contada?
Quanto a relação entre os senhores de escravos escravizados, se comparado a escravidão nos Estados Unidos, de fato, no Brasil era menos hostil, apesar da escravidão ter sido abolida em 1888, o número de escravos foi diminuindo exponencialmente devido a lei do ventre livre, e alforria de escravos quando chegavam aos 60 anos, era permitido ao escravo trabalhar um dia da semana para aos poucos comprar sua alforria, entre outras razões. O professor Marcelo Andrade fala sobre isso
Você é demente? qual escravo de lavoura, de pegar no pesado mesmo, mal alimentado e judiado vivia até 60 anos? sendo que só no séc. 20 com a melhora significativa da medicina, a espectativa de vida do Br trabalhador e "livre" passou dos 60(76.2 anos)
Muita bobagem. Portugal inventou o Brasil. Essa coisa de devolver nosso ouro não faz sentido nenhum. O ouro, por exemplo, nunca superou a riqueza gerada pelo açúcar. Seguindo essa lógica, fez mal em plantar algo aqui que enriqueceu o país? O Brasil na época da colônia era rica. Olinda era conhecida como uma das cidades mais portentosas do hemisfério sul. Recife, Salvador, tiveram economia pujante, sem falar, é claro, de Minas. Aliás, as cidades mais bonitas do Brasil, ainda hoje, são as do período colonial. Esse canal só reproduz uma conversa mole e superficial da história do Brasil
Inventaram através de estupro, desmatamento e escravidão.
Mugiu o pseudo-historiador formado no Brasil ParaLerdos
O fato é, existem dados e fatos para dar respaldo a ambas as visões. Cada um por ideologia adota a que melhor lhe convém,a visão deles pode ser parcial mas a nossa também é
Toda história tem 3 versões, a minha, a sua e a verdadeira. É necessario ter bom senso para tentar entender o que ocorreu, toda narrativa é manipulada para atender objetivos especificos.
Paraguai: Como vocês contam a historia da guerra?
Contamos que se tinha uma aliança politica e militar com o governo blanco do Uruguay e o Brasil estava financiando os rebeldes a dar um golpe no país para se manter um controle assim como os EUA fazem no mundo, como o Paraguay tinha um tratado com o Uruguay na época ele ajudou atacando o Brasil em resposta a isso
5.000.000 de nativos? Cadê o registro desse censo? Quem veio aqui em 1.500 e contou os índios?
A Europa com muito mais desenvolvimento tecnológico, mais cuidados com a saúde, e mais abundância de alimentos e remédios tinha 1 000.000 de habitantes. Agora aqui onde só tinha mato, não tinha pecuária, a agricultura era de subsistência e vivia tendo guerra entre as tribos tinha mais gente? Kkkkkkk
Os nobres tinham tudo isso ai que você diz na Europa em 1500
Os índios daqui em 1500 deveriam ser mais saudáveis que o europeu médio não nobre, dieta com acesso à frutas tropicais e alimentos que europeus nem sonhavam, tipo milho, mandioca, batata, cacau, tomate, açaí, castanhas do pará, etc... até mais banhos tomavam que os europeus
@@andersonpessoa1671 tomavam banho, mas não tinham sabonete, logo não havia uma assepsia completa. Podiam serem saudáveis no que comiam, mas a média de expectativa de vida dos índios naquele tempo, assim como hoje caso sejam tribos isoladas, é de até 30 anos. Enquanto os europeus, com o avanço da medicina, já conseguiam viver até 50 anos.
@@michelegito Onde vc tirou que tinha só 1.000.000 de habitantes na Europa em 1500? Nem Portugal sozinho tinha só isso!... A Europa tinha 60 milhões de habitantes, zé. 5 milhões de indígenas para um território vasto como o brasileiro é bastante plausível, e olha que esses números se baseiam na densidade atual nas regiões remotas. Devia ser até mais...
Parabéns! Faça mais vídeos assim. Amei❤❤
Hã...eu sou português e nunca saí de Portugal e aprendi a história toda.😂
Já li os meus manuais da altura e a história contada é a total e não parcial como é referido aí, mas isso foi à 30 anos atrás.
Desconheço o que agora ensinam nas escolas, mas não acredito no cenário descrito no vídeo.
Muito interessante, achei incrível esse vídeo, por mais conteúdos assim.
São os melhores vídeos do canal
Sou professor e amei a sua didática no vídeo. Parabéns 🎉
Material didático das minhas aulas, com certeza
@@donizebueno se es professor informante melhor para não passares burrices para os alunos
@@donizebuenoE que informações históricas foram ditas neste vídeo???
É assim que vocês ensinam?
"eles foram embora e deixaram a gente aqui" buabuabua...
@saratavares2211
os portugueses não se foram embora, transformaram-se em brasileiros quando apareceu a cidadania brasileira em 1824 na primeira constituição que D. Pedro I outorgou
brasileiros são descendentes dos antigos portugueses e miscigenados que também eram portugueses
até 1824 eram todos portugueses
Mais um vídeo interessante, divertido e ao mesmo tempo didático, parabéns Nerd Show, cada vez melhor 👏
Faz um video sobre a criação dos estados do brasil
Tudo certo, mas não é “eles” é “nós”.
Excelente vídeo!!
Mas não pude deixar de notar… você acha mesmo que o magneto estava certo?
Vamos ser honestos? A história contada aqui pra gente tbm não passa de um engodo. Muita inocência acreditar em descobrimento em 22/04/1500😂
👏👏👏👏
De relembrar que foi no século passado que o Brasil originou cinquenta milhões de pobres, não foi sob administração dos portugueses, como pode ser?
apesar de os brasileiros terem herdado dos portugueses o território unido, imenso e riquissimo
Sou portuguesa, a tirar o meu Mestrado, este que envolve na sua maior parte, história. O meu namorado é brasileiro e após termos visto o vídeo juntos achei necessário comentar.
Tanto atualmente, como quando eu andava na escola e até mesmo na época dos meus pais e avós, nunca foi mostrada tal versão sobre o tema. É um tema bastante pesado e desumano e tratamos como tal, falando da escravidão e do colonialismo não com essa visão “de nos fazer ficar bem”. Sempre foi falado e demostrado o quão errado os nossos antepassados foram, nunca glorificados.
Valorizo o seu trabalho, mas por favor, não partilhe falsas informações, passando informações incorretas para milhões de pessoas. Especialmente a finalizar a dizer o quão desiludido ficou com Portugal e os portugueses, quando o que falou não está correto.
Sempre existem duas versões...✌🏻😘
No mínimo duas
Só utilizou essa fonte para fazer o vídeo?
Que eu saiba para fazer um vídeo credível tem de utilizar várias fontes e imparciais.
Nada do que é relatado no vídeo é o que realmente aprendemos sobre a descoberta do Brasil e a escravidão lá ocorrida.
5:49 ah sim? Onde estão as provas históricas? Onde estão os documentos que afirmem isso?
Opa, simbora ver oq esses portugas inventam por lá
O que os brazucas inventam na base da sua burriçe
MANOOOOOOOOO MANOOOOOOOOO MANOOOOOOOOO seria cômico se não fosse triste
Só 4% dos escravos africanos foram transportados pelos portugueses, 96% dos negros levados de África para o Brasil eram barcos Brasileiros, portugueses que viviam no Brasil e isso não se sentia em Portugal porque as pessoas não viam nem sabiam, era África Brasil com pessoas que viviam no Brasil e os negros Africanos, era assim, além do mais em Portugal a escravatura foi abolida no ano de 1760, no Brasil em 1890, por isso os brasileiros não tem moram para criticar Portugal
não eram "portugueses" que viviam no Brasil e sim pessoas nascidas aqui, brasileiros, mas tu tem razão.. a escravidão foi muito mais ato nosso que português.
Acho graça ele ter ido buscar Ouro Preto
Então os Inconfidentes Mineiros não eram Brasileiros? Não eram donos de minas? Não se queixavam do imposto 1/5 sobre o ouro?
Então os escravos eram de quem?
Típico de uma ameba ibérica. Como se as leis e os desígnios que imperavam no Brasil naquele tempo não fossem ditames das côrtes tugas... Se a metrópole aboliu a escravatura mas não o fez na colônia, havia um motivo econômico para isso, e também um cunho racial velado...
Voltem para MARROCO0S portugueses!!!
@@ClaudioCalazans-c8y a cidadania brasileira só apareceu em 1824,
até então eram todos portugueses subditos dos reis e rainhas de Portugal
Cada um conta a história da parte onde lhe interessa, Portugal não iria se autoincriminar dizendo que por causa deles houve muitos assassinatos.
Deveriam
Exactamente, e voces nao dao o braco a torcer sobre as riquezas que Portugal deixou aí.
Se voces estudassem historia como deve ser iriam entender muita coisa ... Mas e mais facil demonizar um país do que entender a historia e o período histórico. Como tu dizes, cada um conta a história como quer.
Na verdade teve una guerra sim pra expulsar os portugueses do Brasil, tanto que 2 de julho é feriado na Bahia, comemora-se a expulsão do portugueses pelo exército brasileiro.
Ele tava falando da "Independência". Embora houvesse diversos conflitos regionais, o Brasil não teve oficialmente uma guerra contra Portugal pela Independência, que foi proclamada pelo próprio príncipe da metrópole.
@@robmckee89 deveriam simplesmente chamar de separação politica
uma vez que até o Rio de Janeiro já tinha mais poder do que Lisboa
O "vosso" ouro foi usado para pagar a vossa liberdade, ele está na fachada de vários edifícios pela Europa fora, em Portugal não está.
Como português que estudou numa escola portuguesa Estou extremamente desiludido com vosso canal e com a vossa visão distorcida daquilo que se passa em Portugal.
Ainda me lembro de uma figura que tínhamos no nosso livro de história que mostrava Como os cravos eram colocados e dispostos nos navios Negreiros.
Deixem de uma vez por todas de colocar os portugueses com culpados de todo o mal que acontece no Brasil e os brasileiros como coitadinhos, e para terminar apenas dizer que Portugal foi o primeiro país a abolir a escravatura e ainda acrescentar que provavelmente os senhores são descendentes dos portugueses que foram para o Brasil
Se somos descendentes é porque estupraram garotinhas pretas, indígenas e até mesmo outras brancas por aqui.
Portugal não trouxe nada que possamos nos orgulhar, só tirou tudo o que tínhamos, agora vocês se exibem com igrejas de ouro, não terem falido...tudo isso esquecendo que foi nas costas dos indígenas e africanos que um dia vocês escravizaram
Vcs nada mais eram q uns sangue suga de nações mostra q Portugal hj é um país insignificante para o mundo essa é a real sua época de escravidão e colonização acabou hj mostra tanto que vcs são insignificantes a propósito não se descobre um país que já era habitado sangue suga de nações isso q vcs eram
A Dinamarca foi o primeiro país a abolir a escravidão, em 1792.
Portugal foi o primeiro país a abolir o 'tráfico de escravos NA METRÓPOLE', em 1761, feito exclusivamente por pressão de seus aliados Ingleses, que tinham interesse em expandir o mercado consumidor de tecidos.
Inclusive, existe um expressão dita no Brasil: "para Inglês ver" que dá-se por conta que o Trafico Negreiro, por sua rentabilidade, ainda persistia de forma pujante nas colônias, e mantinham o status de 'não comercialização' apenas de fachada, como diz a expressão, somente 'para Inglês ver'.
@@NelsonFilho1984 A Dinamarca foi o primeiro país europeu a tomar medidas formais contra a escravidão, abolindo o tráfico de escravos em 1792 (a lei entrou em vigor em 1803). No entanto, essa proibição se referia principalmente ao tráfico de escravos em suas colônias, não à escravidão em si.
Por outro lado, Portugal aboliu a escravidão no território continental em 1761, sob o Marquês de Pombal, mas essa abolição não se aplicava às colônias.
Portanto, Portugal foi o primeiro a abolir a escravidão em seu território europeu, mas a Dinamarca tomou a frente em abolir o tráfico de escravos nas colônias.
@@NelsonFilho1984A Dinamarca foi o primeiro país europeu a tomar medidas formais contra a escravidão, abolindo o tráfico de escravos em 1792 (a lei entrou em vigor em 1803). No entanto, essa proibição se referia principalmente ao tráfico de escravos em suas colônias, não à escravidão em si.
Por outro lado, Portugal aboliu a escravidão no território continental em 1761, sob o Marquês de Pombal, mas essa abolição não se aplicava às colônias.
Portanto, Portugal foi o primeiro a abolir a escravidão em seu território europeu, mas a Dinamarca tomou a frente em abolir o tráfico de escravos nas colônias.
Este vídeo é um pouco biased. Com um pouco, quero dizer bastante. Há verdade no meio, mas contada da maneira que apeteceu.
Existe palavra para isso na língua portuguesa, "enviesado".
YOU WELCOME! kkkk...
Portugal também trouxe muitas coisas boas. Inclusive nós éramos portugueses até 1821.
@@fernando.vale.personal Qual coisa boa que Portugal trouxe?...
Teve que trazer mesmo, a corte veio pra cá fugindo de Napoleão Bonaparte em 1808
@@Soulbotagem-BR Sério? Os caras basicamente construíram um país inteiro que, bem ou mal, é nosso, e já foi até próspero nos primórdios (Reino de Portugal, Brasil e Algarves), e nos livraram das garras de holandeses e franceses, que teriam feito mil vezes pior que eles e hj seríamos no máximo mais uma Guiana, se tivesse restado algo. Uma coisa é criticar e apontar os fatos históricos tão negativos da colonização, mas não dá pra negar os fatos históricos referentes a imensa contribuição de Portugal na formação do Brasil....
@@andersonpessoa1671 Isso é discutível
@@kingnurk888 vc deve ser português ou brasileiro complexado. Uma defesa desarrazoada dessa não tem base... Que desenvolvimento? O Brasil só foi ter sua primeira faculdade depois da independência, enquanto vários países vizinhos receberam universidades ainda no período colonial...
Descobrir o brasil ok, agora a argentina a gnt podia desdescobrir denovo 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Portugal salvou esse território.
E ainda reclamam!!😅
Honestamente se estão à espera de aprender factos com este vídeo, passem pra outro. Este vídeo só serve de propaganda à turma do “devolve nosso ouro”. Ele próprio explica o que está a fazer, a contar a história como quer e lhe convém.
CES de Coimbra, viveiro de comunas.
Centro de Estudos Sociais, não são propriamente licenciados em História.
Outro maravilhoso é a U. Nova da Av. de Berna
Oi , dá um alô para o canal laboratório de Zaun
Antes os portugueses vinham nos colonizar, hoje são os brasileiros que vão à Portugal serem "colonizados"
Falou muito e falou merd4 👏
"Colonização reversa"? Rs
Na verdade o brasileiro impõe sua cultura a Portugal, que já é praticamente um território ultramarino do Brasil...
@@Soulbotagem-BR desvantagem numérica, 90% do conteúdo em português na web seria Br, eles sendo a minoria acabam tendo que se adaptar 🤷♂
Gostei do Brasil,"Brasificar"Portugal,é uma vingaça tardia mas bem Feito!
Eu já ouvi brasileiros dizendo que os portugueses falam que o Brasil é filho deles. E que se o Brasil é grande e rico é por tiveram eles como pais
Errado não está
É que o que é ensinado no Brasil, dá vergonha. Na época, Brasil e Portugal eram a mesma coisa. Ora, se vc compra ouro no Pará e leva para São Paulo, vc está roubando ouro? Esse é o nível do que as nossas escolas ensinam.
"Brasil e Portugal eram a mesma coisa". Claro! Iguaizinhos!!!Assim como são a mesma coisa você sendo encarcado e quem está te enrabando...
ouro é o que não falta no Brasil
com máquinas
exploram cerca de cem toneladas por ano
parece que ainda não chega?!
❤