Esse vídeo foi feito por sugestão de vários amigos inscritos no canal. Vídeo dedicado a eles. Muito obrigado e gostaria de dizer que essas sugestões para próximos vídeos são muito bem vindas.
Eu uso o WD na corrente só pra evitar corrosão mesmo, depois que lavo a corrente começar oxidar. Aí eu aplico um pouco e em seguida o lubrificante Bardahl.
para aplicar o lubrificante Bardahl, vc deixa o WD secar antes? vc lava com agua para remover o WD? Estou nessa duvida, se preciso remover o WD antes de aplicar o lubrificante
Pra não oxidar a corrente depois de lavar tem que secar com um pano seco. Eu borrifo um pouco de WD no pano e passo na corrente só nas placas pelo lado de fora.
Excelente demonstração!! As suas experiências e simulações sobre diversos temas, por vezes polêmicos, contribuem muito para nós motociclistas! Parabéns meu caro!!
Muito bom o teste parabéns, sugestão, já fez o teste deixando o oring dentro d'agua, se não seria interessante pra saber se é somente compostos químicos que modifica a borracha, ou se água também faz isso, se fizer também é certo que não existe algo perfeito para tal situação, e sim um menos agressivo aos retentores e borrachas.
WD 40 ele come borracha....porem borrachas e mangueiras automotivas tem uma norma de fabricaçao q as deixa resistentes a varios quimicos e solventes. provavelmente os elos da corrente tem essa resistencia
Sim...em princípio sim . Qualquer derivado de petróleo tem potencial para teoricamente agredir um elastômero. Mas existe uma variedade enorme de produtos e de tipos de elastômero. O WD não contém Querosene nem hidrocarbonetos de cadeia sequer semelhante a querosene ou solvente, portanto seu potencial de agressão pode ser considerado nulo. Talvez para algum tipo de elastômero ultra sensível até possa fazer algum efeito, mas em peças automotivas em geral , nunca . O próprio óleo lubrificante 90 ou 140 que se passa teria um potencial maior de ataque, embora seja quase nulo também. Na prática, ataque mesmo começa com querosene ou diesel e daí pra cima .
Então serve para limpar corrente com orings? Tira o excesso com um pano e depois lubrifica? Mas será que a película do WD pós aplicação não "impede" a fixação do lubrificante depois? Outra coisa, outras marcas de desengripantes tb podem ser usados para limpar correntes com retentores? Obrigada pela atenção!
Pois é... São tantos produtos no mercado que é difícil testar todos . Mas uma coisa é certa . Fique longe , muito longe de Limpa Baú se vc gosta da sua moto . Aquilo é quase soda cáustica.
Obrigado pelo vídeo. Gostaria apenas de acrescentar a medição da temperatura ambiente, tanto no momento antes, quanto no depois. Talvez isto tenha feito a diferença, mas gostei do seu trabalho👏👏
Sim....a temperatura pode ter alguma influência, mas no caso de retentores, precisaria ser uma diferença muito sensível. Na gravação essa diferença se houve entre o antes e o depois seria de poucos graus. Irrelevante. Para haver qualquer alteração de vedação devido a dilatações de um material como o elastomero dos Orings e principalmenre sob a pressão que sofreram , precisaria ser uma variação de dezenas de graus.
WD 40 é ideal para LIMPAR a corrente. Depois é só secar com papel e meter graxa branca de spray. Vão dizer que não penetra mas penetra sim, depois que a corrente esquenta.
Cada um tem sua rotina de limpeza . Se está funcionando deve continuar. Eu particularmente só uso WD em corrente quando ela está mais velha e algum elo aparenta engripamento . E não gosto de graxa , seja spray ou natural . Gruda areia e poeira e a goma que se firma é abrasiva . Só uso óleo e só limpo com detergente neutro. Mas esse assunto de como lubrificar é muito pessoal . O que define se está sendo feito corretamente é a durabilidade final da corrente. Se está passando dos 40.000 , chegando próxima dos 50.000 , certamente a lubrificação está sendo feita corretamente. Se antes dos 35.000 já esticou tudo , ou está estralando é sinal pra mudar o tipo de lubrificação que está sendo usada . Lógico considerando uma pilotagem normal .
@@GaragemVStrom verdade. É que eu sou muito Nutella e só pego asfalto e não saio com chuva de jeito nenhum. Pra mim resolve, mas pode realmente não resolver para um uso mais intensivo.
Excelente video! Gostaria de ver o mesmo retentor imerso dentro do óleo lubrificante no mesmo tempo de exposição dos outros testes e verificar o resultado da ação do óleo sobre o retentor?
Obrigado por ter acompanhado. Hoje fiz um vídeo sobre a minha maior dúvida. SE o WD 40 entra entre os Orings e dilui a graxa que tem lá dentro. Ainda vou demorar uns dias pra editar, mas a notícia pra quem usa WD pra limpar corrente é boa....rs
@@valmirjr.4086 se estiver muito suja, eu limpo com detergente, aí aplico o WD e limpo novamente, fica como nova! Aí é só secar e lubrificar!
2 роки тому+8
Parabéns por mais um excelente vídeo. Como acredito que os resultados serão similares ao do WD-40, gostaria de saber se você poderia fazer este mesmo teste de 48hs para o C1 da Motul, poderia fazê-lo?
@@GaragemVStromreitero que também gostaria de ver um teste com o Motul C1 visto que também uso ele com frequência ! Desde já agradeço a atenção e o excelente conteúdo!
Além do que você disse, o teste foi feito num período de 48 horas. Ninguém mantém o WD-40 durante 48 horas na corrente, então, o teste está pra lá de comprovado. Sempre recomendo aos amigos que lavem a corrente antes de cada lubrificação, para tirar resíduos de terra, areia ou qualquer outra coisa. Muitos, apenas aplicam o lubrificante e, de vez em quando, lavam. Estou exagerando? Abraços.
Não..vc não está exagerando. A lubrificação de uma corrente deve sempre ser feita sobre uma corrente relativamente limpa e principalmente sem estar encharcada do que se usou pra limpar, seja querosene, detergente , WD ou seja lá o que se usou. Aplicar lubrificante numa corrente cheia de barro também não adianta nada, até piora pela borra que vai formar. Mas se vai lavar ou não antes de cada aplicação vai de bom senso. SE a corrente só está ficando sem lubrificante mas está visualmente limpa não tem problema nenhum só reaplicar o lubrificante. Eu normalmente lubrifico a cada 500 Km redondos e limpo a corrente a cada duas lubrificações. Lógico que quando por exemplo pego um trecho longo na chuva, lubrifico o quanto antes, e se pego lama ou barro na corrente já limpo assim que possível. Abraço e obrigado por acompanhar.
@@GaragemVStrom Eu que agradeço. Digo ao pessoal para limpar, quando a corrente está visivelmente suja. É que, muita gente, bota lubrificante e segue em frente (pelo menos lubrificam). Já vi uma gambiarra que ficava pingando óleo na corrente. Não sei se o tempo todo ou se ele tinha algum controle. Considero seu canal um achado. Informações embasadas. É tudo que se quer. Abraços!
@@danielsilva-qy1yl Como eu não uso graxa nem spray de graxa minha corrente não forma muita goma . Eu há anos que só uso óleo 140 e esse ano " descobri" o Bardahl Max Lube e só uso ele . Pra limpar é simples . Basta detergente neutro e água. Aí enxuga bem e aplica o lubrificante. Obrigado por acompanhar o canal
Não deve ser feito. O WD não tem nem de longe a viscosidade necessária para formar um filme que evite atrito. Muito fino. O WD em corrente é só para evitar oxidação e desengripar. Nunca para lubrificar
Não.... não deve fazer isso . O WD é muito pouco viscoso para lubrificação de corrente. Bom pra desengrioar elos , limpar e deixar uma camada protetora entre as placas . Mas não resiste a pressão de dentes contra os roletes
@@nildessa2683 Não existe um ideal . Cada um encontra o que se encaixa melhor para seu tipo de uso . Eu atualmente acho pra mim o melhor é misturar 80% de Bardahl Max Lube com 20% de Jerod Polímero Sintético. Tem gente que acha Sprays tipo C3 , Molysil ou Mobil melhor. Tem centenas de opções
nessa ultima corrnte não usei nenhum tipo de lubrificante, apenas limpo com escova de dente e detergente, quando tira a sujeira toda eu dou uma volta pra secar guardo a moto e passo wd40 pra que a corrente não enferrujem,deixo ela trabalhar dessa forma e por coincidencia ou não essa ultima corrente foi a que mais durou,, não faz barulho, não abre folga e já vai em 37mil rodados, dentro desse intervalo troquei um pinhao e uma coroa mas a corrente esta perfeita soltinha, sem retentor danificado e sem estalos.
SE for corrente com retentor, o mais importante é a graxa interna não se perder. Mas lubrificação externa também é necessária. WD não tem poder lubrificante nesse caso. Vale só como proteção contra oxidação. Mas o fato de manter limpa também é primordial. Graxa misturada com poeira e areia é o pior que pode ter numa corrente
Geralmente minha rotina com manutenção da corrente é a limpeza com detergente próprio, depois seco com pano e passo o WD para expulsar a água que pode ter ficado ali... deixo por uns 5 - 10 minutos e depois venho com o Motul para fazer a lubrificação.
Oi Pablo. Seria um teste entre produtos completamente diferentes. Mas já posso te adiantar algumas coisas. Graxa : Não é legal. Dá uma impressão de boa lubrificação no início, mas forma goma com poeira e areia, e essa goma é abrasiva e lixa a relação. Fora que é um inferno pra limpar. Graxa grafitada. Pior ainda. Grafite na graxa não ajuda em absolutamente NADA a lubrificação. Grafire na graxa é feito apenas para elevar o ponto de gota da graxa e ela seguir eficiente em alta temperatura, que não é o caso da corrente de uma moto. Óleo de carro usado. Muito fino para lubrificar, mas se for uma corente sem retentor e lubrificar frequentemente até funciona, embora respingue muito. Em corrente com retentor nunca, pois o óleo além de ter detergentes anti residuos de combustão , já está contaminado por vapores de gasolina do motor. Detona os retentores em poucoi tempo. Motul : C4 só em moto Speed . Muito aderente. C3 e C2 excelentes.
O ideal para fazer o teste de esticamento é uma pequena mola ou um peso. Os elásticos comuns tem deformação permanente e isso afeta as medidas. Há desengraxantes para correntes de bike, como Algoo que merecem um teste tb. No mais, valeu carinha!
Sim, concordo. Por isso que considerei a diferença de 1mm que distendeu com o elástico como algo desprezível. Mas esse teste foi algo caseiro apenas para dar uma idéia geral do nível de ataque. Por exemplo, no vídeo passado, um retentor exatamente igual quando colocado na gasolina distendeu 14mm . De 14 pra 1 a diferença é enorme e a intenção é dar uma idéia da ordem de grandeza do ataque de cada produto a borracha do retentor. Mas vc está certo. A segunda tracionada do elástico já não teve exatamente a mesma pegada da primeira. Obrigado pelo comentário.
@@GaragemVStrom obrigado, querosene está caro e acho inconveniente na hora de aplicar, sempre cai e é ruim em certos locais. Se possível faz um vídeo de desingripante comum na limpeza da corrente de moto e teste no oring. Obrigado pelo seu trabalho.
O da marca Motul, o C1, não seria ainda mais adequado (e até inofensivo para os orings) numa pré limpeza da corrente, já que é usado para diluir os restos antigos dos lubrificantes C2, C3 e C4?
Nunca usei o C1 . Não sei exatamente a composição, mas certamente um produto feito pela Motul para esse fim específico, deve ser inofensivo para os Orings e também muito eficiente. No vídeo eu abordei o WD40 por ser um produto multiuso, que todo mundo tem em casa, que não foi feito específicamente para limpeza de graxas e que muita gente usa para limpar a corrente. E cá entre nós...o C4 é um exagero de viscosidade. Bom para speed que tem uma temperatura elevada na relação. Para Trails não é o mais apropriado.
@@GaragemVStrom Valeu, obrigado pela atenção. Não uso o C4, não. Uso o C2, que é mais indicado para a atual moto que tenho, uma Lander XTZ 250. Abraço 👊
Excelente observação. No vídeo é impossível mostrar, mas quando a gente coloca a moeda , inicialmente se percebe que ela entra " expandindo" minimamente o retentor. Ela segura o retentor não pelo maior atrito da borracha seca no metal em comparação com a borracha lubrificada no metal , mas sim por uma leve compressão da borracha no metal que não existiu mais após o teste . Mas repito...sua observação é super pertinente e possível de ter alguma infuencia sim . Obrigado
Os retentores da corrente usam borracha sintética que resiste a produtos a base de petróleo. Tanto é que vários fabricantes de corrente indicam a limpeza com querosene. Logo podem aplicar o produto que vocês quiserem, desde que não seja ácido. Fora que a própria WD fala que não agride borracha
Obrigado pela mensagem. Vamos por partes. Sim...retentores de corrente, assim como a imensa maioria dos Orings de vedação usam borracha sintética, que é um polímero mais resistente, mas que embora em menor intensidade também sofre ataque por hidrocarbonetos como o querosene. O que é preciso ficar claro é que pode sim usar querosene. O querosene tem potencial de danificar um retentor com uso contínuo, mas caso seja utilizado da maneira correta, não vai chegar a causar dano nenhum. Basta não deixar o querosene muito tempo em contato, nem fazer uma fricção mecânica ( escovar ) muito forte com ele. E principalmente lavar , enxaguar bem e secar após o uso. Sim...vários fabricantes recomendam usar querosene, mas vários também falam para não usar, exatamente para evitar o uso de maneira errada. Principalmente modelos que usam correntes com retentores X ou Z , que são mais eficientes porém mais sensíveis que os em O . Mas de qualquer maneira vale o bom senso. Depende muito do tipo de lubrificante que se usa e as condições. Quem usa graxa spray ou graxa , realmente vai ter dificuldade para limpar uma corrente sem querosene ou produtos específicos que são caros. Mas para quem usa lubrificantes que podem ser limpos com detergente neutro é preferível usar detergente neutro. Quanto ao WD o teste foi só para confirmar o que tanto a fábrica quanto quem usa já sabe. WD40 não causa o menor dano aos retentores. E essa história que penetra entre os retentores e retira a graxa selada lá dentro é lenda também. Nem penetra nem dissolve, a não ser que os retentores já estejam comprometidos ou as placas tenham irregularidades que o retentor não veda. Dentro de um limite razoável pode usar WD40 a vontade na corrente, tanto para limpar quanto para soltar elo preso. Só, lógico não se pode lubrificar a corrente com WD...rs
Querosene em corrente sem retentor é perfeito. Em corrente com retentor X ou Z até pode usar se lavar e limpar bem depois, mas se puder evitar é melhor.
@@GuilhermeOliveira-cv2og Sim...sem dúvida. É que dá uma certa dó usar um produto caro desses como produto de limpeza . Um bom desengraxante neutro tipo o H7 faz bem o serviço e bem mais em conta . Mas claro...se for usar o WD é ótimo tb
@@GaragemVStrom sim aqui na minha região o h7 é mais caro uns R$ 40,00, e wd uso para infinitas coisas por R$38,00. E outros desingripantes? Pode usar? Claro que em borrachas imagino que não.
Na verdade, a função do álcool isopropólico é limpar superfícies onde não possa ficar nenhum resíduo, onde a evaporação tenha que ser total, tipo principalmente contatos ou circuitos elétricos. A propriedade do álcool em dissolver graxas é baixa. E álcool causa ressecamento, principalmente por conta da evaporação rápida. Certamente para os retentores não seria bom. Não iria lacear , mas iria ressecar e com o uso constante ficariam quebradiços.
Não entra . Eu tenho um vídeo até exagerando uma situação simulada disso . A simples aplicação do WD para limpar ou desenrgripar corrente não dilui graxa interna desde que os retentores estejam bons . Mas se não estão a graxa vai se perder de qualquer jeito
Rapaz estou para ver algo que o wd faça mal. É aquele negócio, se não ajudar, tb não atrapalha. Uso muito wd para limpeza em geral e para evitar oxidação quando algo de metal ficará muito tempo parado. A fabricante é bem enfática quanto à segurança do produto em borrachas e plásticos. Nunca tive problemas.
Exatamente. Disse tudo. Acho que o único cuidado de quem usa e abusa do WD40 na moto é não deixar respingar em disco e pastilha de freio. No mais, pode mandar ver.
Grande Marcos!! Marcos, a pequena diferença pode ser desprezível. Mas o uso frequente nao poderia causar uma diferença considerável a longo prazo? Abraços e paz! Feliz 2025 pra você e seus familiares.
Obrigado e igualmente a vc. Não acredito em danos a retentores a longo prazo por aplicação frequente, pois por mais frequente que seja, não é uma frequencia que pudesse causar qualquer dano. O que seria uso frequente ? Exagerando, duas vezes por semana ? E durante alguns minutos, pois na sequencia o lubrificante já seria aplicado. Um dano por exposição ao WD demoraria mais que a própria vida útil da corrente. Agora...quem lubrifica corrente com WD, acaba com a vida útil da corrente, mas não por ataque do WD , e simplesmente porque WD não tem nem de longe a viscosidade necessária para lubrificar a corrente. WD é desengripante e para proteger de oxidação.
@GaragemVStrom , obrigado por sempre me retornar. Pois é, Marcos, creio que o meu erro foi não fazer a lubrificação imediatamente após o uso de WD ou do desengraxante. Vou ficar mais atento a isso nas limpezas a seco. Nas limpezas com água, utilizarei o desengraxante neutro da finisher. Este é top! Ah, por falar em limpeza de corrente com água, que acha de um pequeno compressor portátil ou um soprador? Abraços e paz.
A borracha do retentor da corrente tem a mesma resistência desse do teste? Acho o teste não foi legal que corrente nenhuma irá ficar em contato com o produto por mais de 30 minutos na limpeza. O que acaba com corrente é a falta de lubrificação e cuidados por parte dos proprietários e não dos mecânicos ou técnicos de limpeza especializada.
Olá. Como eu disse no vídeo, esse teste foi em condições exageradas, ou seja...forçando a situação para ter certeza da não penetração entre os orings. O Oring usado foi um Sabó de borracha nitrílica. Básicamente é o tipo de borracha padrão de anéis oring. Lógico que não posso afirmarcom 100% de ceteza que seja exatamente a mesma composição do oring original, mas basicamente o material é o mesmo. Sobre a lubrificação, os retentores tem sim um papel fundamental na vida útil da corrente. Existem duas lubrificações agindo numa corrente: Uma interna, com graxa que vem selada de fábrica e lubrifica a articulação entre os pinos internos, que são os responsáveis primários pela tração. Outra é a externa que lubrifica as articulações entre os roletes e sua base e naturalmente o contato entre rolete , coroa e pinhão. No momento que um oring é danificado, ou é usado um produto que penetra entre eles e remove ou dilui essa graxa interna, a lubrificação interna dos pinos fica comprometida. Sem essa graxa interna, pode lubrificar a corrente todos os dias externamente com o melhor lubrificante do mundo que a corrente já estará com sua vida útil comprometida. Por isso uma limpeza tem dupla importância : A primeira é que seja feita de maneira a não agredir os orings. A segunda é principalmente no caso de quem usa graxa, seja ela em pasta ou spray evitar graxa que já acumulou poeira, areia e partículas formando uma goma abrasiva que a partir de um determinado momento passa mais a lixar a relação do que lubrificar. Abraço e obrigado por acompanhar o canal.
Eu acho de longe o H7. Para uma limpeza mais leve, quando não tem muita borra o Detmol também é bom, mas pra limpar graxa ele não aguenta. Ou querosene em último caso, se estiver uma goma absurda. Mas se usar querosene, não encharca, não esfrega muito e PRINCIPALMENTE lava e enxágua muito bem depois de usar.
De onde vc tirou a informação que a base do WD é querosene ? Do site oficial da WD: "WD-40® Produto Multiusos estraga borracha e madeira? A composição química do WD-40® Produto Multiusos não ataca madeira e borracha. Ele não deteriora e nem “come” nenhum tipo de material pois, não contém querosene e pode ser aplicado em qualquer lugar"
para os próximos vídeo, podeira considerar fazer com agua também ? só pra entender se essa mudança nas medias se dá pelo material (WD-40) danificando a borracha, ou se foi só porque ele inchou ao absorver o fluido.
Naturalmente a água não irá causar nenhuma alteração. No WD elas houveram mas foi algo mínimo e em condições de exposição exagerada. Qualquer derivado de petróleo ou produto inflamável vai interagir com borracha. Mas no caso do WD é praticamente nada. Pode passar a vontade sem nenhum receio de problemas com retentor
Nunca fiz esse teste . Eu creio que é meio arriscado usar descarbonizante em corrente corrente com retentor . É um produto muito forte. Mas não posso falar com 100% de certeza .
Pra limpar , qualquer produto o mais neutro possível. Para desengripar elos presos WD é bom . Pra lubrificação ou óleo entre 90 e 140 ou os vários sprays que vende no mercado. Evite graxa .
Sim...numa situação muito limite sim. Mas na prática 99% do que vai definir se a moeda gruda ou não é a força exercida pela pressão lateral do oring na moeda
WD40 não agride borrachas retentores etc... temos videos onde rentetores foi exposto 30 dias submersos nenhuma anormalidade foi registrada ! quanto a questão lubrificação entenda WD40 NÃO É LUBRIFICANTE !
WD40 na corrente é SUICÍDIO, ela deixa a corrente MUITO folgada com o tempo e arriscado sair fácil. Obs: Sou piloto de moto a 35 anos, só uso oleo de motor (oleo novo) em pequena quantidade, só para não rodar ferro com ferro.
Sim...WD40 jamais deverá ser usado como lubrificante de corrente. Ele não tem viscosidade suficiente para formar um filme protetor entre roletes e dentes da coroa/pinhão. O uso do WD é indicado para se desengripar elos da corrente que possam estar engripados e/ou travados . Por isso que se pega corrente mais velha e se passa WD ela na mesma hora fica mais folgada . Porque aqueles elos que estavam presos se soltaram . WD40 se usar pra soltar elo preso ( ou até para limpeza ) deve ser removido antes de aplicar o lubrificante correto . Quanto a óleo de motor , eu particularmente não recomendo, embora ele funcione . Duas razões . Óleo 40 ou 50 ainda é pouco viscoso para as pressões que existem entre as partes móveis da relação . O 90 ou 140 são mais indicados . Também óleo de motor contém aditivos detergentes para dissolver resíduos de combustão do motor ( por isso que sai preto quando troca ) e esses aditivos podem atacar os orings da corrente. Se for corrente sem retentor, ok, mas óleo de motor e corrente com retentor não é a melhor aplicação, embora como eu disse , também funcione . Quantos mil km normalmente duram suas correntes ?
Excelente demonstração!! As suas experiências e simulações sobre diversos temas, por vezes polêmicos, contribuem muito para nós motociclistas! Parabéns meu caro!!
Esse vídeo foi feito por sugestão de vários amigos inscritos no canal. Vídeo dedicado a eles. Muito obrigado e gostaria de dizer que essas sugestões para próximos vídeos são muito bem vindas.
Até que enfim encontrei alguém que testa e não só fala! Parabéns amigão! Tudo de bom pro senhor e sua família!
Muito obrigado e igualmente a vc.
Eu uso o WD na corrente só pra evitar corrosão mesmo, depois que lavo a corrente começar oxidar. Aí eu aplico um pouco e em seguida o lubrificante Bardahl.
para aplicar o lubrificante Bardahl, vc deixa o WD secar antes? vc lava com agua para remover o WD? Estou nessa duvida, se preciso remover o WD antes de aplicar o lubrificante
Acho que ele quis dizer o seguinte "...Depois que lavo a corrente começa a oxidar, aí eu aplico um pouco (do WD) e, em seguida o Lubrificante."
Pra não oxidar a corrente depois de lavar tem que secar com um pano seco. Eu borrifo um pouco de WD no pano e passo na corrente só nas placas pelo lado de fora.
@@ramonrocha4609 boa!!! Valeu
Muito boa essa explicação! Vai me ajudar bastante. Antes eu usava muito querosene, agora vou usar apenas WD-40. Valeu
é quase a mesma coisa, a vantagem q ele é pressurizado na latinha, o q torna mais facil a aplicação e penetração dentro dos elos da corrente.
Excelente demonstração!!
As suas experiências e simulações sobre diversos temas, por vezes polêmicos, contribuem muito para nós motociclistas!
Parabéns meu caro!!
Partiu comprar o WD, excelente conteúdo. Muito obrigado
Parabéns novamente Bukão!!!! Como sempre vídeos com riqueza de detalhes e muito bem explicados.
Muito obrigado. EStou me esforçando para entregar um conteúdo cada vez melhor.
Muito bom o teste parabéns, sugestão, já fez o teste deixando o oring dentro d'agua, se não seria interessante pra saber se é somente compostos químicos que modifica a borracha, ou se água também faz isso, se fizer também é certo que não existe algo perfeito para tal situação, e sim um menos agressivo aos retentores e borrachas.
Muito bom seu vídeo, parabéns! Faz o teste com o desemgraxante H7 da WD40. Obrigado!
Vou esperar o vídeo sobre o questionamento se o WD dilui a graxa. Bukão, sou seu fã!
Já está quase pronto. Mais uns dois dias pra editar legal.
Show, faz um vídeo sobre o uso do WD 40 especial
Conheci hoje e já ameio o canal , mais um inscrito 🫂
Muito obrigado.
E sempre se sinta a vontade para mandar críticas , sugestões ou perguntas.
WD 40 ele come borracha....porem borrachas e mangueiras automotivas tem uma norma de fabricaçao q as deixa resistentes a varios quimicos e solventes. provavelmente os elos da corrente tem essa resistencia
Sim...em princípio sim . Qualquer derivado de petróleo tem potencial para teoricamente agredir um elastômero.
Mas existe uma variedade enorme de produtos e de tipos de elastômero.
O WD não contém Querosene nem hidrocarbonetos de cadeia sequer semelhante a querosene ou solvente, portanto seu potencial de agressão pode ser considerado nulo.
Talvez para algum tipo de elastômero ultra sensível até possa fazer algum efeito, mas em peças automotivas em geral , nunca . O próprio óleo lubrificante 90 ou 140 que se passa teria um potencial maior de ataque, embora seja quase nulo também. Na prática, ataque mesmo começa com querosene ou diesel e daí pra cima .
Muito bom o vídeo. A música ficou alta 🥹
Cara fiquei fã desse canal!!! Showwwwwww!!!
Então serve para limpar corrente com orings? Tira o excesso com um pano e depois lubrifica? Mas será que a película do WD pós aplicação não "impede" a fixação do lubrificante depois? Outra coisa, outras marcas de desengripantes tb podem ser usados para limpar correntes com retentores? Obrigada pela atenção!
Vindo direto do outro vídeo
Caraca, o danado do wd40 é bao memu ein?
Like.
Sim....é um bom produto. Bem diferenciado dos similares
Sua engenhosidade é excelente!
Muito obrigado
Faz outro teste desse usado sabão desengraxante , limpa baú e removedor de uso doméstico.
Pois é...
São tantos produtos no mercado que é difícil testar todos . Mas uma coisa é certa . Fique longe , muito longe de Limpa Baú se vc gosta da sua moto . Aquilo é quase soda cáustica.
Obrigado pelo vídeo. Gostaria apenas de acrescentar a medição da temperatura ambiente, tanto no momento antes, quanto no depois. Talvez isto tenha feito a diferença, mas gostei do seu trabalho👏👏
Sim....a temperatura pode ter alguma influência, mas no caso de retentores, precisaria ser uma diferença muito sensível. Na gravação essa diferença se houve entre o antes e o depois seria de poucos graus. Irrelevante. Para haver qualquer alteração de vedação devido a dilatações de um material como o elastomero dos Orings e principalmenre sob a pressão que sofreram , precisaria ser uma variação de dezenas de graus.
WD 40 é ideal para LIMPAR a corrente. Depois é só secar com papel e meter graxa branca de spray. Vão dizer que não penetra mas penetra sim, depois que a corrente esquenta.
Cada um tem sua rotina de limpeza . Se está funcionando deve continuar. Eu particularmente só uso WD em corrente quando ela está mais velha e algum elo aparenta engripamento . E não gosto de graxa , seja spray ou natural . Gruda areia e poeira e a goma que se firma é abrasiva . Só uso óleo e só limpo com detergente neutro.
Mas esse assunto de como lubrificar é muito pessoal . O que define se está sendo feito corretamente é a durabilidade final da corrente. Se está passando dos 40.000 , chegando próxima dos 50.000 , certamente a lubrificação está sendo feita corretamente.
Se antes dos 35.000 já esticou tudo , ou está estralando é sinal pra mudar o tipo de lubrificação que está sendo usada . Lógico considerando uma pilotagem normal .
@@GaragemVStrom verdade. É que eu sou muito Nutella e só pego asfalto e não saio com chuva de jeito nenhum. Pra mim resolve, mas pode realmente não resolver para um uso mais intensivo.
Cara que video top 👏👏👏👏👏👏 valeu kkkk
Excelente video!
Gostaria de ver o mesmo retentor imerso dentro do óleo lubrificante no mesmo tempo de exposição dos outros testes e verificar o resultado da ação do óleo sobre o retentor?
Boa ideia.
Num próximo teste de retentor vou adicionar com oleo de motor
Vídeo muito aguardado! Sempre usei WD após lavar a corrente e antes de lubrificar! Obrigado pelos conhecimentos compartilhados! Até o próximo vídeo!
Obrigado por ter acompanhado. Hoje fiz um vídeo sobre a minha maior dúvida. SE o WD 40 entra entre os Orings e dilui a graxa que tem lá dentro. Ainda vou demorar uns dias pra editar, mas a notícia pra quem usa WD pra limpar corrente é boa....rs
No caso você passa o Wd 40 antes de lubrificar a corrente ?
@@valmirjr.4086 se estiver muito suja, eu limpo com detergente, aí aplico o WD e limpo novamente, fica como nova! Aí é só secar e lubrificar!
Parabéns por mais um excelente vídeo. Como acredito que os resultados serão similares ao do WD-40, gostaria de saber se você poderia fazer este mesmo teste de 48hs para o C1 da Motul, poderia fazê-lo?
Boa ideia . Vou colocar na lista de vídeos a fazer . Obrigado
@@GaragemVStromreitero que também gostaria de ver um teste com o Motul C1 visto que também uso ele com frequência ! Desde já agradeço a atenção e o excelente conteúdo!
@@TCalhau Vou fazer em breve . Inclusive comparando com querosene .
@@GaragemVStrom Obrigado mesmo e sigo no aguardo 🙌🏻👍🏻
È isso ai !!!! , parabéns !!! como sempre muito bons videos ! continue assim 👏👏👏👏
Muito obrigado ✌
Parabéns pelo vídeo!! Esclareceu uma dúvida minha de muito tempo!
Que bom que ajudou
Além do que você disse, o teste foi feito num período de 48 horas. Ninguém mantém o WD-40 durante 48 horas na corrente, então, o teste está pra lá de comprovado.
Sempre recomendo aos amigos que lavem a corrente antes de cada lubrificação, para tirar resíduos de terra, areia ou qualquer outra coisa. Muitos, apenas aplicam o lubrificante e, de vez em quando, lavam.
Estou exagerando?
Abraços.
Não..vc não está exagerando. A lubrificação de uma corrente deve sempre ser feita sobre uma corrente relativamente limpa e principalmente sem estar encharcada do que se usou pra limpar, seja querosene, detergente , WD ou seja lá o que se usou. Aplicar lubrificante numa corrente cheia de barro também não adianta nada, até piora pela borra que vai formar. Mas se vai lavar ou não antes de cada aplicação vai de bom senso. SE a corrente só está ficando sem lubrificante mas está visualmente limpa não tem problema nenhum só reaplicar o lubrificante. Eu normalmente lubrifico a cada 500 Km redondos e limpo a corrente a cada duas lubrificações. Lógico que quando por exemplo pego um trecho longo na chuva, lubrifico o quanto antes, e se pego lama ou barro na corrente já limpo assim que possível. Abraço e obrigado por acompanhar.
@@GaragemVStrom Eu que agradeço. Digo ao pessoal para limpar, quando a corrente está visivelmente suja. É que, muita gente, bota lubrificante e segue em frente (pelo menos lubrificam). Já vi uma gambiarra que ficava pingando óleo na corrente. Não sei se o tempo todo ou se ele tinha algum controle.
Considero seu canal um achado.
Informações embasadas. É tudo que se quer.
Abraços!
@@GaragemVStrom Amigão, você limpa a corrente com qual produto? Seus vídeos são excelentes!🤝🏾
@@danielsilva-qy1yl Como eu não uso graxa nem spray de graxa minha corrente não forma muita goma . Eu há anos que só uso óleo 140 e esse ano " descobri" o Bardahl Max Lube e só uso ele .
Pra limpar é simples . Basta detergente neutro e água.
Aí enxuga bem e aplica o lubrificante.
Obrigado por acompanhar o canal
Já vi muitas pessoas falando para lubrificar corrento com wd e parar de usar óleo
Não deve ser feito. O WD não tem nem de longe a viscosidade necessária para formar um filme que evite atrito. Muito fino. O WD em corrente é só para evitar oxidação e desengripar. Nunca para lubrificar
@@GaragemVStrom Qual o lubrificante ideal para correntes de motos?
Não.... não deve fazer isso . O WD é muito pouco viscoso para lubrificação de corrente. Bom pra desengrioar elos , limpar e deixar uma camada protetora entre as placas . Mas não resiste a pressão de dentes contra os roletes
@@nildessa2683 Não existe um ideal . Cada um encontra o que se encaixa melhor para seu tipo de uso . Eu atualmente acho pra mim o melhor é misturar 80% de Bardahl Max Lube com 20% de Jerod Polímero Sintético.
Tem gente que acha Sprays tipo C3 , Molysil ou Mobil melhor.
Tem centenas de opções
Já cheguei deixando o like! É nois! ✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️
Muito obrigado, amigo
eu uso wd40 para limpar... tirar o grosso da corrente
nessa ultima corrnte não usei nenhum tipo de lubrificante, apenas limpo com escova de dente e detergente, quando tira a sujeira toda eu dou uma volta pra secar guardo a moto e passo wd40 pra que a corrente não enferrujem,deixo ela trabalhar dessa forma e por coincidencia ou não essa ultima corrente foi a que mais durou,, não faz barulho, não abre folga e já vai em 37mil rodados, dentro desse intervalo troquei um pinhao e uma coroa mas a corrente esta perfeita soltinha, sem retentor danificado e sem estalos.
SE for corrente com retentor, o mais importante é a graxa interna não se perder. Mas lubrificação externa também é necessária. WD não tem poder lubrificante nesse caso. Vale só como proteção contra oxidação. Mas o fato de manter limpa também é primordial. Graxa misturada com poeira e areia é o pior que pode ter numa corrente
Geralmente minha rotina com manutenção da corrente é a limpeza com detergente próprio, depois seco com pano e passo o WD para expulsar a água que pode ter ficado ali... deixo por uns 5 - 10 minutos e depois venho com o Motul para fazer a lubrificação.
Sim...método muito bom. Não é o C4 que vc usa, né ?
@@GaragemVStrom Uso o C2
@@WillianMeloMachado Perfeito!
Se não for pedir muito, pode fazer o teste também com os lubrificante? Graxa comum, grafitada de homocinética, óleo usado, motul...
Oi Pablo. Seria um teste entre produtos completamente diferentes. Mas já posso te adiantar algumas coisas. Graxa : Não é legal. Dá uma impressão de boa lubrificação no início, mas forma goma com poeira e areia, e essa goma é abrasiva e lixa a relação. Fora que é um inferno pra limpar. Graxa grafitada. Pior ainda. Grafite na graxa não ajuda em absolutamente NADA a lubrificação. Grafire na graxa é feito apenas para elevar o ponto de gota da graxa e ela seguir eficiente em alta temperatura, que não é o caso da corrente de uma moto. Óleo de carro usado. Muito fino para lubrificar, mas se for uma corente sem retentor e lubrificar frequentemente até funciona, embora respingue muito. Em corrente com retentor nunca, pois o óleo além de ter detergentes anti residuos de combustão , já está contaminado por vapores de gasolina do motor. Detona os retentores em poucoi tempo. Motul : C4 só em moto Speed . Muito aderente. C3 e C2 excelentes.
O ideal para fazer o teste de esticamento é uma pequena mola ou um peso. Os elásticos comuns tem deformação permanente e isso afeta as medidas. Há desengraxantes para correntes de bike, como Algoo que merecem um teste tb. No mais, valeu carinha!
Sim, concordo. Por isso que considerei a diferença de 1mm que distendeu com o elástico como algo desprezível. Mas esse teste foi algo caseiro apenas para dar uma idéia geral do nível de ataque. Por exemplo, no vídeo passado, um retentor exatamente igual quando colocado na gasolina distendeu 14mm . De 14 pra 1 a diferença é enorme e a intenção é dar uma idéia da ordem de grandeza do ataque de cada produto a borracha do retentor. Mas vc está certo. A segunda tracionada do elástico já não teve exatamente a mesma pegada da primeira. Obrigado pelo comentário.
Rapaz que aula de explicação parabéns valeu demais 😃😃😃😃.
Eu que agradeço
Você é o f da manja parabéns professor
Muito obrigado. Que bom que está gostando dos vídeos
Parabéns Bucao!!! Excelente explicação.
Que venham mais vídeos.
Estou preparando outro ainda nesse assunto do WD. Agora é um teste se o WD penetra entre os Orings e dilui a graxa que tem dentro.
Muito bom esse teste.👏👏👏
Obrigado
Sensacional seu vídeo, parabéns e obrigado
Eu que agradeço
Desempripante comum pode ser usado em limpeza de corrente sem retentor
Sim , sem problemas
@@GaragemVStrom obrigado, querosene está caro e acho inconveniente na hora de aplicar, sempre cai e é ruim em certos locais.
Se possível faz um vídeo de desingripante comum na limpeza da corrente de moto e teste no oring. Obrigado pelo seu trabalho.
Show meu irmão. Gratidão pelo vídeo. 🙂🙏
Eu que agradeço
Parabéns pelos seus vídeos, gosto bastante, super didático
Os seus testes são muito legais gosto muito de assistir kkk
Muito obrigado
Top demais,parabéns.
Top esse vídeo .
O da marca Motul, o C1, não seria ainda mais adequado (e até inofensivo para os orings) numa pré limpeza da corrente, já que é usado para diluir os restos antigos dos lubrificantes C2, C3 e C4?
Nunca usei o C1 . Não sei exatamente a composição, mas certamente um produto feito pela Motul para esse fim específico, deve ser inofensivo para os Orings e também muito eficiente. No vídeo eu abordei o WD40 por ser um produto multiuso, que todo mundo tem em casa, que não foi feito específicamente para limpeza de graxas e que muita gente usa para limpar a corrente. E cá entre nós...o C4 é um exagero de viscosidade. Bom para speed que tem uma temperatura elevada na relação. Para Trails não é o mais apropriado.
@@GaragemVStrom Valeu, obrigado pela atenção. Não uso o C4, não. Uso o C2, que é mais indicado para a atual moto que tenho, uma Lander XTZ 250. Abraço 👊
Eu acho que não espandiu o retentor no teste ds moeda pois lubrificado perdeu um pouco aderencia.
Excelente observação.
No vídeo é impossível mostrar, mas quando a gente coloca a moeda , inicialmente se percebe que ela entra " expandindo" minimamente o retentor.
Ela segura o retentor não pelo maior atrito da borracha seca no metal em comparação com a borracha lubrificada no metal , mas sim por uma leve compressão da borracha no metal que não existiu mais após o teste . Mas repito...sua observação é super pertinente e possível de ter alguma infuencia sim .
Obrigado
Os retentores da corrente usam borracha sintética que resiste a produtos a base de petróleo. Tanto é que vários fabricantes de corrente indicam a limpeza com querosene. Logo podem aplicar o produto que vocês quiserem, desde que não seja ácido.
Fora que a própria WD fala que não agride borracha
Obrigado pela mensagem. Vamos por partes. Sim...retentores de corrente, assim como a imensa maioria dos Orings de vedação usam borracha sintética, que é um polímero mais resistente, mas que embora em menor intensidade também sofre ataque por hidrocarbonetos como o querosene. O que é preciso ficar claro é que pode sim usar querosene. O querosene tem potencial de danificar um retentor com uso contínuo, mas caso seja utilizado da maneira correta, não vai chegar a causar dano nenhum. Basta não deixar o querosene muito tempo em contato, nem fazer uma fricção mecânica ( escovar ) muito forte com ele. E principalmente lavar , enxaguar bem e secar após o uso. Sim...vários fabricantes recomendam usar querosene, mas vários também falam para não usar, exatamente para evitar o uso de maneira errada. Principalmente modelos que usam correntes com retentores X ou Z , que são mais eficientes porém mais sensíveis que os em O . Mas de qualquer maneira vale o bom senso. Depende muito do tipo de lubrificante que se usa e as condições. Quem usa graxa spray ou graxa , realmente vai ter dificuldade para limpar uma corrente sem querosene ou produtos específicos que são caros. Mas para quem usa lubrificantes que podem ser limpos com detergente neutro é preferível usar detergente neutro. Quanto ao WD o teste foi só para confirmar o que tanto a fábrica quanto quem usa já sabe. WD40 não causa o menor dano aos retentores. E essa história que penetra entre os retentores e retira a graxa selada lá dentro é lenda também. Nem penetra nem dissolve, a não ser que os retentores já estejam comprometidos ou as placas tenham irregularidades que o retentor não veda. Dentro de um limite razoável pode usar WD40 a vontade na corrente, tanto para limpar quanto para soltar elo preso. Só, lógico não se pode lubrificar a corrente com WD...rs
Parabéns 😊😊😊😊ótimo conteúdo
Obrigado
Ótimo vídeo, vou usar na limpeza, chega de querosene
Querosene em corrente sem retentor é perfeito. Em corrente com retentor X ou Z até pode usar se lavar e limpar bem depois, mas se puder evitar é melhor.
@@GaragemVStrom sim entendo mas no manuseio o wd é superior. Vi em vídeo da wd que pode usar na limpeza de motor também
@@GuilhermeOliveira-cv2og Sim...sem dúvida. É que dá uma certa dó usar um produto caro desses como produto de limpeza . Um bom desengraxante neutro tipo o H7 faz bem o serviço e bem mais em conta . Mas claro...se for usar o WD é ótimo tb
@@GaragemVStrom sim aqui na minha região o h7 é mais caro uns R$ 40,00, e wd uso para infinitas coisas por R$38,00.
E outros desingripantes? Pode usar?
Claro que em borrachas imagino que não.
Faz o teste com LIMPA CONTATO/ÁLCOOL ISOPROPILICO.
Na verdade, a função do álcool isopropólico é limpar superfícies onde não possa ficar nenhum resíduo, onde a evaporação tenha que ser total, tipo principalmente contatos ou circuitos elétricos. A propriedade do álcool em dissolver graxas é baixa. E álcool causa ressecamento, principalmente por conta da evaporação rápida. Certamente para os retentores não seria bom. Não iria lacear , mas iria ressecar e com o uso constante ficariam quebradiços.
fera professor
Excelente testes
Muito obrigado
Parabéns por mais um excelente vídeo
Obrigado 👍
bardal estraga os retentores ... foi uma pergunta
Não... não causa nenhum dano .
Ótimo, valeu 😂
Obrigado
O meu medo de usar WD (excelente produto). E ele penetrar atravé dos Oring`s (retentores) e entrar nos roletes e disfazer a graxa dos roletes...
Não entra . Eu tenho um vídeo até exagerando uma situação simulada disso . A simples aplicação do WD para limpar ou desenrgripar corrente não dilui graxa interna desde que os retentores estejam bons . Mas se não estão a graxa vai se perder de qualquer jeito
Rapaz estou para ver algo que o wd faça mal. É aquele negócio, se não ajudar, tb não atrapalha. Uso muito wd para limpeza em geral e para evitar oxidação quando algo de metal ficará muito tempo parado. A fabricante é bem enfática quanto à segurança do produto em borrachas e plásticos. Nunca tive problemas.
Exatamente. Disse tudo. Acho que o único cuidado de quem usa e abusa do WD40 na moto é não deixar respingar em disco e pastilha de freio. No mais, pode mandar ver.
@@GaragemVStrom exatamente
Show de bola.
Obrigado, amigo..
Grande Marcos!!
Marcos, a pequena diferença pode ser desprezível.
Mas o uso frequente nao poderia causar uma diferença considerável a longo prazo?
Abraços e paz!
Feliz 2025 pra você e seus familiares.
Obrigado e igualmente a vc. Não acredito em danos a retentores a longo prazo por aplicação frequente, pois por mais frequente que seja, não é uma frequencia que pudesse causar qualquer dano. O que seria uso frequente ? Exagerando, duas vezes por semana ? E durante alguns minutos, pois na sequencia o lubrificante já seria aplicado. Um dano por exposição ao WD demoraria mais que a própria vida útil da corrente. Agora...quem lubrifica corrente com WD, acaba com a vida útil da corrente, mas não por ataque do WD , e simplesmente porque WD não tem nem de longe a viscosidade necessária para lubrificar a corrente. WD é desengripante e para proteger de oxidação.
@GaragemVStrom , obrigado por sempre me retornar.
Pois é, Marcos, creio que o meu erro foi não fazer a lubrificação imediatamente após o uso de WD ou do desengraxante.
Vou ficar mais atento a isso nas limpezas a seco.
Nas limpezas com água, utilizarei o desengraxante neutro da finisher. Este é top!
Ah, por falar em limpeza de corrente com água, que acha de um pequeno compressor portátil ou um soprador?
Abraços e paz.
Top T M J 👊🏻
Obrigado
Abaixa o com um pouco 😮
Obrigado pelo feedback...Vou tentar corrigir nos próximos
OLA AMIGO ESSE WD40 LUBRIFICANTE TAMBÉM MINHA BINHA BIKE TAVA TRAVADA PASSEI WD FUNCIONOU PESSANDO USAR SO WD POIS ESTA SEM GRAXA BINHA.
WD é multi uso. Útil em várias situações
Excelente conteúdo
Obrigado, amigo.
Perfeito!! Excelente canal!
Obrigado
A borracha do retentor da corrente tem a mesma resistência desse do teste? Acho o teste não foi legal que corrente nenhuma irá ficar em contato com o produto por mais de 30 minutos na limpeza. O que acaba com corrente é a falta de lubrificação e cuidados por parte dos proprietários e não dos mecânicos ou técnicos de limpeza especializada.
Olá. Como eu disse no vídeo, esse teste foi em condições exageradas, ou seja...forçando a situação para ter certeza da não penetração entre os orings. O Oring usado foi um Sabó de borracha nitrílica. Básicamente é o tipo de borracha padrão de anéis oring. Lógico que não posso afirmarcom 100% de ceteza que seja exatamente a mesma composição do oring original, mas basicamente o material é o mesmo. Sobre a lubrificação, os retentores tem sim um papel fundamental na vida útil da corrente. Existem duas lubrificações agindo numa corrente: Uma interna, com graxa que vem selada de fábrica e lubrifica a articulação entre os pinos internos, que são os responsáveis primários pela tração. Outra é a externa que lubrifica as articulações entre os roletes e sua base e naturalmente o contato entre rolete , coroa e pinhão. No momento que um oring é danificado, ou é usado um produto que penetra entre eles e remove ou dilui essa graxa interna, a lubrificação interna dos pinos fica comprometida. Sem essa graxa interna, pode lubrificar a corrente todos os dias externamente com o melhor lubrificante do mundo que a corrente já estará com sua vida útil comprometida. Por isso uma limpeza tem dupla importância : A primeira é que seja feita de maneira a não agredir os orings. A segunda é principalmente no caso de quem usa graxa, seja ela em pasta ou spray evitar graxa que já acumulou poeira, areia e partículas formando uma goma abrasiva que a partir de um determinado momento passa mais a lixar a relação do que lubrificar. Abraço e obrigado por acompanhar o canal.
Canal porreta. Ótimas informações.
Muito obrigado
Sempre top os vídeos amigo
Obrigado
Existe um produto para limpeza de correntes da razux o foxy, ja testou ele?
Já ouvi falar muito bem desse produto mas não fiz teste ainda
A música de fundo ficou muito alta .
Verdade...foi uma experiencia que não deu certo. Não tenho mais colocado música nos vídeos
Saudações, nobre amigo. Qual o melhor produto para limpar correntes de moto com O-Rings?
Eu acho de longe o H7. Para uma limpeza mais leve, quando não tem muita borra o Detmol também é bom, mas pra limpar graxa ele não aguenta. Ou querosene em último caso, se estiver uma goma absurda. Mas se usar querosene, não encharca, não esfrega muito e PRINCIPALMENTE lava e enxágua muito bem depois de usar.
@@GaragemVStrom Nobre, boa tarde! Você acha o H7 melhor que o MOTUL C1?
Os vídeos são ótimos mas a música dispensável
Verdade....Eu fiz essa experiencia em alguns vídeos e tb não gostei. Não repeti.
WD nada mais é que querosne com adtivos. Como o querosene ataca (video anterior) e o WD não?
De onde vc tirou a informação que a base do WD é querosene ?
Do site oficial da WD:
"WD-40® Produto Multiusos estraga borracha e madeira?
A composição química do WD-40® Produto Multiusos não ataca madeira e borracha. Ele não deteriora e nem “come” nenhum tipo de material pois, não contém querosene e pode ser aplicado em qualquer lugar"
Vídeo top! 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Que bom que gostou
Honestamente, deveria ter sido com o tempo de 24hs, igual aos outros produtos, contudo, o WD ainda se saiu melhor do que todos, até do q o detergente!
Show seus videos
Obrigado
para os próximos vídeo, podeira considerar fazer com agua também ? só pra entender se essa mudança nas medias se dá pelo material (WD-40) danificando a borracha, ou se foi só porque ele inchou ao absorver o fluido.
Naturalmente a água não irá causar nenhuma alteração. No WD elas houveram mas foi algo mínimo e em condições de exposição exagerada. Qualquer derivado de petróleo ou produto inflamável vai interagir com borracha. Mas no caso do WD é praticamente nada. Pode passar a vontade sem nenhum receio de problemas com retentor
Por favor, por favor, diminua o volume do som de fundo !!!
Legal...obrigado pela dica .
Acredito que nos vídeos mais recentes já melhorei isso.
Pode limpar com descarbonizante?
Nunca fiz esse teste . Eu creio que é meio arriscado usar descarbonizante em corrente corrente com retentor . É um produto muito forte. Mas não posso falar com 100% de certeza .
show!
Obrigado
Show de mais 👏👏👏
Obrigado ✌
E usa oque afinal?
Pra limpar , qualquer produto o mais neutro possível. Para desengripar elos presos WD é bom .
Pra lubrificação ou óleo entre 90 e 140 ou os vários sprays que vende no mercado. Evite graxa .
Ninguém vai deixar o WD 40 48 horas na corrente, então o WD não prejudica em nada!!
Não...não prejudica em nada. Pode passar sem medo. As 48 horas é numa situação limite. É tempo acumulado.
Sensacional
a moeda não gruda no oring devido ele estar lubrificado....
Sim...numa situação muito limite sim. Mas na prática 99% do que vai definir se a moeda gruda ou não é a força exercida pela pressão lateral do oring na moeda
Aí você coloca um fundo musical atrapalhando o áudio, aí é pra acabar
Verdade...vídeo antigo. Não estou mais fazendo isso
Não consegui achar esse modelo de protetor de cárter, qria por um igual esse seu na minha 500f, obg.
Não entendi....a minha não tem protetor de carter.
Cara, tira essas musicas nos próximos vídeos ou coloca mais baixo
Já tirei...Foi uma experiencia que não deu certo e parei com isso.Obrigado pela mensagem
👏👏👍
WD40 não agride borrachas retentores etc... temos videos onde rentetores foi exposto 30 dias submersos nenhuma anormalidade foi registrada ! quanto a questão lubrificação entenda WD40 NÃO É LUBRIFICANTE !
Exatamente...Vc viu o vídeo todo ou respondeu só pelo título ? No vídeo eu falo exatamente isso que vc comenta.
@@GaragemVStrom sou usuario apaixonado do produto quando descobrir que ele não e condutor de energia então ficou tudo perfeito
👍🏻🏍️⛓️
👏👏👏👍👍😁😁
WD40 na corrente é SUICÍDIO, ela deixa a corrente MUITO folgada com o tempo e arriscado sair fácil.
Obs: Sou piloto de moto a 35 anos, só uso oleo de motor (oleo novo) em pequena quantidade, só para não rodar ferro com ferro.
Sim...WD40 jamais deverá ser usado como lubrificante de corrente. Ele não tem viscosidade suficiente para formar um filme protetor entre roletes e dentes da coroa/pinhão.
O uso do WD é indicado para se desengripar elos da corrente que possam estar engripados e/ou travados . Por isso que se pega corrente mais velha e se passa WD ela na mesma hora fica mais folgada . Porque aqueles elos que estavam presos se soltaram . WD40 se usar pra soltar elo preso ( ou até para limpeza ) deve ser removido antes de aplicar o lubrificante correto . Quanto a óleo de motor , eu particularmente não recomendo, embora ele funcione . Duas razões . Óleo 40 ou 50 ainda é pouco viscoso para as pressões que existem entre as partes móveis da relação . O 90 ou 140 são mais indicados . Também óleo de motor contém aditivos detergentes para dissolver resíduos de combustão do motor ( por isso que sai preto quando troca ) e esses aditivos podem atacar os orings da corrente. Se for corrente sem retentor, ok, mas óleo de motor e corrente com retentor não é a melhor aplicação, embora como eu disse , também funcione . Quantos mil km normalmente duram suas correntes ?
Música muito alta atrapalhando a sua voz.
Obrigado..
Vou corrigir nos próximos
@@GaragemVStrom Obrigada vc!
Excelente demonstração!!
As suas experiências e simulações sobre diversos temas, por vezes polêmicos, contribuem muito para nós motociclistas!
Parabéns meu caro!!
Muito obrigado