O jeito que você segura a caneta era o mesmo jeito que eu segurava, eu mudei pro jeito mais "comum" melhorou bastante meu traço, más, ainda é desconfortável se comparado ao jeito antigo :/
Tô estudando o How to draw do Scott Robertson mas não sei exatamente como aplicar as coisas que vi nele, ainda tô nas primeiras 50 páginas. Acaba sendo um pouco frustrante por que é como se eu tivesse estudando algo que não vai me servir muito, mas vou continuar. juntamente dele comecei também o Figure Drawing do Michael Hampton. Acha que é interessante estudar dois livros ao mesmo tempo, ou seria melhor estudar só um e depois o outro? Gosto muito dos seus vídeos!!
Eu estudei o How to draw este ano, e dediquei somente ao estudo de perspectiva (complementei com o “framed perspective 1” que tinha assuntos paralelos). Essa questão de não saber como aplicar os conceitos, é pq as técnicas do livro vão te ajudar, na verdade, a ter uma percepção melhorada sobre volumes(sim, seu olho vai aprender a “ler”) Lá pra página 80 tem mais aplicação, mas uma outra coisa importante, é q nem tudo você vai conseguir usar, por exemplo os vários tipos de grid (alguns ensinados mais pra frente nos veículos, que tem grids próprios) ou alguns tipos de técnicas q tem funções parecidas, porém mais específicas. O scott até diz isso lá no final do capítulo de formas complexas(página 96), que você tem vários meios de resolver o problema da perspectiva, a questão é que você depois de conhecer, provavelmente não vai travar em um desenho com perspectiva. Falando por experiência própria, se você estudar direito, o livro é muito recompensador pois teus desenhos vão ter volume mesmo sem grid ou técnica, mas passar pelas técnicas é essencial pra treinar teu olho, isso vai facilitar muito a desenhar tudo e a construir um repertório visual. Sobre o livro de anatomia, ele é uma excelente introdução ao assunto, mas como qualquer repertório, você vai ter que ir além dele pra melhorar nisso, ele não deixa claro coisas como proporções, funções, articulações, e detalhes mais específicos (eu estudei este livro tb)
legal, legal, legal
O jeito que você segura a caneta era o mesmo jeito que eu segurava, eu mudei pro jeito mais "comum" melhorou bastante meu traço, más, ainda é desconfortável se comparado ao jeito antigo :/
Tô estudando o How to draw do Scott Robertson mas não sei exatamente como aplicar as coisas que vi nele, ainda tô nas primeiras 50 páginas.
Acaba sendo um pouco frustrante por que é como se eu tivesse estudando algo que não vai me servir muito, mas vou continuar.
juntamente dele comecei também o Figure Drawing do Michael Hampton.
Acha que é interessante estudar dois livros ao mesmo tempo, ou seria melhor estudar só um e depois o outro? Gosto muito dos seus vídeos!!
Eu estudei o How to draw este ano, e dediquei somente ao estudo de perspectiva (complementei com o “framed perspective 1” que tinha assuntos paralelos).
Essa questão de não saber como aplicar os conceitos, é pq as técnicas do livro vão te ajudar, na verdade, a ter uma percepção melhorada sobre volumes(sim, seu olho vai aprender a “ler”)
Lá pra página 80 tem mais aplicação, mas uma outra coisa importante, é q nem tudo você vai conseguir usar, por exemplo os vários tipos de grid (alguns ensinados mais pra frente nos veículos, que tem grids próprios) ou alguns tipos de técnicas q tem funções parecidas, porém mais específicas. O scott até diz isso lá no final do capítulo de formas complexas(página 96), que você tem vários meios de resolver o problema da perspectiva, a questão é que você depois de conhecer, provavelmente não vai travar em um desenho com perspectiva.
Falando por experiência própria, se você estudar direito, o livro é muito recompensador pois teus desenhos vão ter volume mesmo sem grid ou técnica, mas passar pelas técnicas é essencial pra treinar teu olho, isso vai facilitar muito a desenhar tudo e a construir um repertório visual.
Sobre o livro de anatomia, ele é uma excelente introdução ao assunto, mas como qualquer repertório, você vai ter que ir além dele pra melhorar nisso, ele não deixa claro coisas como proporções, funções, articulações, e detalhes mais específicos (eu estudei este livro tb)