O livre arbítrio e predestinação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 сер 2024
  • Hoje o Pe. Alex fala a polêmica questão do livre arbítrio. O que seria dos homens se soubessem o destino eterno? Vamos entender o plano de Deus para nós.

КОМЕНТАРІ • 127

  • @jefersontorres
    @jefersontorres 11 років тому +39

    A relação entre livre arbítrio e soberania de Deus é um mistério que não cabe ao homem conhecer de todo.

  • @EduardoOliveira-gz3pk
    @EduardoOliveira-gz3pk Рік тому +10

    É por isso que eu tenho orgulho de ser católico. ⛪✝️🇻🇦

  • @SusanGaldino
    @SusanGaldino 3 роки тому +6

    Meu espírito se enche de alegria em saber que Deus me escolheu e eu correspondi! Te amo meu Salvador ❤

  • @rendasonline9980
    @rendasonline9980 6 років тому +21

    Gostei muito deste Sacerdote, que Deus o abencoe.

    • @l.g.a3072
      @l.g.a3072 2 роки тому

      E se você não gostasse?.

  • @dayannelopes2423
    @dayannelopes2423 8 років тому +16

    sua sapiência é admirável, Pe! Que bom ter um representante da Igreja Católica cheio de sabedoria e comprometimento! que Deus conserve sua vontade de ser Padre para sempre, pois precisamos de você!

  • @tarsis2005
    @tarsis2005 5 років тому +25

    Na Epistola aos Hebreus está escrito que Deus não quer que ninguém se perca. Os calvinistas parecem dizer que Deus predestinou alguns e não outros por puro capricho aleatório.

  • @valeriamendoncadeoliveira3329
    @valeriamendoncadeoliveira3329 4 роки тому +2

    A sua benção Padre Alex!
    A pergunta do Caio foi muito pertinente, pois essa também é uma de minhas questões. A sua resposta foi muito esclarecedora, muito obrigada!
    Salve Maria!

  • @carolcruz9975
    @carolcruz9975 4 місяці тому

    Vi um comentário que fez muito sentido pra mim. Deus sabe se seremos salvos ou não, porém nós não sabemos. Então devemos lutar pela por nossa santidade até o fim dos nossos dias.

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +15

    ...Ou seja todos nós somos pecadores e logo, somos escravos do pecado (Romanos 3. 23), a biblia tbm diz que a natureza humana é pecaminosa, que o nosso coração é inclinado para o pecado ou seja, nós já nascemos escravos do pecado...

  • @franciscaassis7887
    @franciscaassis7887 3 роки тому +3

    Quanta sabedoria! Que Deus te abençoe grandemente.

  • @mariana90591
    @mariana90591 10 років тому +16

    Santo Agostinho disse que a Lei foi dada para que invocássemos a graça e somente pelo sangue de CRISTO JESUS é que conseguimos cumpri-la . O livre arbítrio consiste em clamar ou não pela graça frente ao pecado . Se Deus nos tivesse predestinado a irmos para o céu então não seríamos livres . Foi assim com Adão e Eva , Deus os avisou que se comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal com certeza morreriam . Foram livres para optar .

  • @carlosalbertodias4415
    @carlosalbertodias4415 11 місяців тому +2

    O padre explicou bem sobre a nossa predestinação, que é a salvação, o céu.
    Agora, muitas seitas protestantes acreditavam em certo tipo de predestinação, onde alguns nascem predestinados ao céu e outros nascem predestinados ao inferno. Atualmente, não sei se alguém acredita nessa heresia.
    Deus nos deu livre-arbítrio. Nós escolhemos o que queremos fazer. Mas, em todos os casos, precisamos infinitamente da graça de Deus. Sem ela, não tomaremos boas decisões.

  • @betojunior8115
    @betojunior8115 9 років тому +12

    Se temos livre arbítrio? ? Com certeza
    As coisas concernentes a esse mundo e até mesmo pra pecar usamos de nosso livre arbítrio, fazemos isso pq desejamos e somos escravos do pecado. A liberdade pra aceitar esse Deus e seguir seus caminhos são impossíveis por nós mesmos pois todos pecamos, somos inimigos de Deus e corremos para aquilo q aumenta nossa escravidão. A liberdade tá em Jesus quando diz esses são das minhas ovelhas, ou seja eles crerão pq o Pai me deu.

  • @brasileirodhgjk
    @brasileirodhgjk Рік тому +1

    Nossa q aula!Ficou muito clara a explicação!

  • @leopoldoremigio
    @leopoldoremigio 7 років тому +5

    excelente explicação.

  • @miltoncarlosassis7429
    @miltoncarlosassis7429 3 роки тому +1

    Deus quer que todos se salve dia a escritura Deua e misericórdia infinita somos fracos mas a sua graça nos fortalece na luta contra o pecado .Deus nunca rejeitá um coração arrependido

  • @odileiacorrea7507
    @odileiacorrea7507 4 роки тому +4

    Sou dos ARAUTOS!Amo os ARAUTOS!Como fazem bem ão meu psicológico!

  • @mariosergioreisdeoliveira3042
    @mariosergioreisdeoliveira3042 6 років тому +12

    Quantos ateus, hereges e pessoas de má fé nos comentários do vídeo do Padre Alex..! Acho que deveriam estar em outro lugar, como a página do bispo Edir, Valdomiro, etc, etc e etc.....

  • @TheAmbrosio1994
    @TheAmbrosio1994 11 років тому +1

    Muito bem explicado, qualquer pessoa lúcida acredita no livre arbítrio!

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +3

    Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. (Romanos 9. 15). Desta forma não depende mais nem de mim nem de você escolher a Deus e sim de Ele nos escolher: "Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. (Romanos 9. 16).

    • @herbert8458
      @herbert8458 Рік тому

      Falou tudo, Mestre, infelizmente muitos não meditam nas Sagradas Escrituras, muito menos, consultam uma boa Teologia, não lêem teologia, não lêem a Bíblia, não lêem à História da Igreja.

  • @thauacosta-mu7fc
    @thauacosta-mu7fc 4 місяці тому

    Muito bom,qus Deus abençoe a nossa igreja a esposa imaculada!

  • @zoefagundes1898
    @zoefagundes1898 Рік тому

    melhor explicação que eu achei

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +11

    2°) vamos começar falando da liberdade de escolha de cada pessoa, que neste caso estamos chamando de livre arbítrio, o senhor esta extremamente certo quando fala que Deus criou o homem com este livre arbítrio e bíblia tbm comprova isso, mas a bíblia tbm é clara quando fala que o homem (Adão) escolheu o pecado e parti dai o homem cai, a biblia fala que por meio do pecado de Adão o pecado entrou no mundo e ESCRAVIZOU o homem (Romanos 5. 12)...

  • @user-zj8mc3bs7n
    @user-zj8mc3bs7n 4 роки тому +1

    Perfeito Padre ...!!

  • @acessorcarfumesomacessorio6979
    @acessorcarfumesomacessorio6979 7 років тому +8

    È por isso que amo minha igreja !

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +2

    Concluindo esta parte, a biblia fala que andamos segunda as nossas inclinações, segunda a inclinação da nossa carne (Efésios 2.3), logo as nossas atitudes perante Deus são pecaminosas por que estão escravizadas pelo pecado e inclinadas para a carne, como o profeta Isaías disse são como trapos de imundícia (Isaías 64. 6), com isso percebemos que o nosso "Livre-arbítrio" só nos leva ao inferno, esta é a realidade...

  • @aureddeus
    @aureddeus 11 років тому +5

    Livre-arbítrio é próprio da eesência do homem sem a qual não existe homem.

  • @samuelsilva-wi5wm
    @samuelsilva-wi5wm 12 днів тому +1

    Mas padre, Santo Agostinho já dizia que não temos mais livre-arbítrio, por que é tão difícil de aceitar isso?

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  12 днів тому

      Realmente, no trecho a seguir está muito patente o quanto Santo Agostinho negava o livre-arbítrio: "Com efeito, se o homem não dispusesse de vontade livre, tanto seria injusto o castigo como o prêmio.” (De libero arbitrio., lb. II , cap. 1, n. 3). Isto é de uma evidência incontestável...

    • @samuelsilva-wi5wm
      @samuelsilva-wi5wm 11 днів тому +1

      @@CanalArautosdoEvangelho Não, não, há livre arbítrio para o bem natural mas para o bem espiritual a vontade é escrava do mal, vc sabe disso. É necessário uma graça celestial e sobrenatural para fundir no homem natural uma nova vontade liberta do poder do pecado; graça recebida somente pelos eleitos eficazmente

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  10 днів тому

      Deus "deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4). Portanto, o plano geral da salvação divina é em relação a toda a humanidade. Embora a salvação seja, realmente, um dom de Deus, esse dom é oferecido a todos. Se nem todos se salvam, isto não reside no fato de Deus haver rejeitado alguns a priori, mas porque tais não quiseram se salvar. "Deus, que te criou sem o teu concurso, não te salvará sem o teu concurso", afirmava Santo Agostinho.

    • @samuelsilva-wi5wm
      @samuelsilva-wi5wm 10 днів тому +1

      @CanalArautosdoEvangelho esse concurso é o concentimento da vontade agora regenerada ou seja, é com vontade que se crê, pois não se aceita sem a inclinação da vontade, mas essa vontade de se direcionar para o sumo bem precisa ser agraciada eficazmente por Deus afim de que se queira a Ele. Logo, naturalmente não há essa vontade livre pra a escolha do bem, pois essa, como asserta Agostinho, está sem a capacidade da escolha do bem.
      Bem, como já disse, vc sabe disso.

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  9 днів тому

      Filosificamente falando, não é necessário provar a existência do livre-arbítrio, uma vez que seja uma qualidade da criatura racional deveras evidente. Naturalmente falando, temos, sim, possibilidade de escolher conscientemente, e não de um modo dirigido, entre uma coisa e outra. Naturalmente falando, inclusive, podemos praticar alguma obra boa. Mas, para que o bem praticado tenha mérito sobrenatural, isto é, para a nossa santificação e consequente salvação eterna, é absolutamente necessária a ação da graça. Entretanto, é evidente, também, e verificamos essa evidência por nossa experiência na vida cotidiana, que essa graça não nos tira a possibilidade de escolher o pecado. Do contrário, seríamos "marionetes" ou "robôs" de Deus, sem capacidade de O amarmos de um modo inteiramente livre. Mas, embora tenhamos a possibilidade de amarmos a Deus de um modo inteiramente livre, isto não acontece sem um amparo, um auxílio, um dom de Deus. Portanto, não devemos confundir vontade regenerada com vontade amputada.

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +4

    Deus não nos escolhe para fazermos o que quisermos e sermos perverso, pois quando somos perverso durante toda a vida, só estamos provando que não somos um escolhido de Deus. Ele nos escolhe para sermos benção, por isso deixa o seu Santo Espírito para nos fortalecer na caminhada Cristã.

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +3

    Pessoal para não interpretar mal o meus comentários peço que leiam desde o primeiro ate o último e que tbm leiam as referências que eu coloquei, não apenas os versículos separados mas todo o contexto do texo para que fique ainda mais claro.
    E todos os meus comentários não foram com o objetivo de ofender ninguém e tudo que falei é com todo o respeito ao Padre, não quero que pensem que estou tentando ser melhor que ele, não! Sou estou falando o que vejo nas Sagradas Escrituras!

  • @luciogoncalves4714
    @luciogoncalves4714 3 роки тому +1

    Não diria livre arbítrio , mas livre escolha . Pois não decidimos como serão as coisas de que forma acontecerão . Assim como desde a fundação do mundo , somos livres para escolher , mas somos escravos das consequências . Eu não posso dizer q serei salvo e continuar vivendo em pecado .

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +6

    ...Efésios 2. 1 diz que todos nós estavamos mortos em nossos delitos e pecados, esta morte é uma morte espiritual e morto não pode fazer nada!!

  • @iaraleonardo5047
    @iaraleonardo5047 3 роки тому

    Adorei a explicação

  • @betojunior8115
    @betojunior8115 9 років тому

    OPA a referência é Timóteo onde diz q Deus quer q todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento, corrigindo oq disse q era em Pedro

  • @thauacosta-mu7fc
    @thauacosta-mu7fc 4 місяці тому

    Somos realmente livres pra ir pro céu ou inferno

  • @Vinilira33
    @Vinilira33 4 роки тому

    Achei q a pergunta não foi respondida. Ela é sobre a onisciência de Deus sobre o fim eterno de uma pessoa que será condenada. Eu não sei a resposta também

  • @marcostadeurodrigues261
    @marcostadeurodrigues261 Рік тому

    Sou livre para alcançar um fim? então não sou livre, a liberdade não pode ser condicionada

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  Рік тому

      Será mesmo que a liberdade não pode ser condicionada? A liberdade deixa de ser liberdade simplesmente pelo fato de ter condições para ser exercida?
      Devemos saber distinguir entre liberdade e liberdade. A liberdade como ensina o paganismo consiste justamente na possibilidade de o ser humano poder tomar qualquer atitude, por mais que esta seja nefasta, tanto para si quanto para o próximo
      Entretanto, não é desse modo que um cristão católico deve compreender a liberdade. Uma vez que fomos criados por Deus à Sua imagem e semelhança e, portanto, livres, escolher o mal não consiste num exercício correto da liberdade, do mesmo modo que Deus, o Sumo Bem, jamais escolheria o mal. Portanto, para sermos livres verdadeiramente, devemos escolher o bem. Não se deve considerar a possibilidade de escolher o mal como uma qualidade do ser livre, mas um defeito, pois a vontade humana, faculdade onde reside a liberdade, não foi criada por Deus para escolher o mal. A perfeição da vontade humana consiste em escolher o que é melhor para si, em função da vontade de Deus, e não desconectada dessa vontade.
      Para utilizar apenas uma metáfora, a fim de tornar mais clara essa resposta, imagine pulmões que quissessem respirar gás carbônico ao invés de oxigênio. Isto seria uma verdadeira enfermidade e, em poucos minutos, o organismo humano estaria completamente morto, se isso sucedesse, visto que a finalidade dos pulmões é extrair o oxigênio da atmosfera. Isto é o que acontece, de um modo análogo, com a liberdade humana: praticar o mal significaria para ela respirar gás carbônico ao invés de oxigênio.
      Sim, a liberdade humana precisa ser condicionada para ser corretamente exercida.

  • @anamariagoncalves9174
    @anamariagoncalves9174 4 роки тому

    Muito boa reflexão

  • @eugenio7285
    @eugenio7285 6 років тому +3

    Simples.
    Deus sabe o futuro, mas isso não determina o que vai aconter, pois no meio do caminho existe o livre arbitrio.

  • @manoelalince574
    @manoelalince574 2 роки тому +1

    Eu quero uma passagem que comprove o livre arbítrio na bíblia.Por enquanto li ela todinha e só vi a doutrina da predestinação....único ser livre é o altíssimo....não somos robôs porque temos livre agência é bem diferente de livre arbítrio!exemplos péssimo padre.....desculpa se somos predestinados a salvação niguem iria para o inferno 😂pois os planos de Deus não podem ser frustrados......por favor!

    • @henriquegoncalvessousa9410
      @henriquegoncalvessousa9410 2 роки тому

      Amiga. A idéia de predestinação não exclui a ideia da existência do livre-arbítrio. O próprio Apóstolo Paulo, que foi um grande defensor da predestinação, defendeu também a vontade de Deus de salvar a todos. Em 1Tm 2,4, ele afirma que Deus "quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade". Só nesse trecho é fácil perceber que Paulo toma como pressuposto a existência do livre-arbítrio. Se Deus quer que todos se salvem, por que nem todos se salvam? A vontade de Deus não é onipotente? Embora seja Ele onipotente e deseja salvar a todos, deseja Ele que nós, como seres humanos livres, escolhamos por Ele ou contra Ele. Se Ele deseja salvar a todos, não deixará de conceder a todos os favores necessários para cumprirem esta finalidade. Entretanto, nem todos aceitam esses favores; e esta capacidade de rejeitar ou aceitar os favores divinos, tendo em vista a prática do bem e salvação, é que constitui o livre-arbítrio.

  • @celsomartinez2854
    @celsomartinez2854 7 років тому

    Amém !!! Glória a Deus

  • @ademarventorin5885
    @ademarventorin5885 5 років тому +3

    Você é livre, toma vergonha na cara e assuma a responsabilidade das suas ações

  • @adrianoaelias5346
    @adrianoaelias5346 7 років тому

    Essa explicação não foi boa ,mas sim ótima parabéns pelo vídeo padre

  • @dayannelopes2423
    @dayannelopes2423 8 років тому

    Que Deus nos abençoe!

  • @andrewboychina
    @andrewboychina 12 років тому

    valeu, perguntinha que eu nunca consigo responder agora tem resposta

  • @nicenascimento9497
    @nicenascimento9497 3 роки тому +1

    Assistindo em 2020! Parece que foi ontem esse vídeo

  • @dulcigatinha
    @dulcigatinha 13 років тому +1

    De acordo com o esquema do livre-arbítrio, o Senhor tem boas intenções, mas precisa aguardar como um servo, a iniciativa de sua criatura, para saber qual é a intenção dela. Deus quer o bem e o faria, mas não pode, por causa de um homem indisposto, o qual não deseja que sejam realizadas as boas coisas de Deus.Se eu decidir, tornarei ineficaz o sangue de Cristo, pois sou mais poderoso que o sangue, o sangue do próprio Filho de Deus.(SPURGEON, Charles H., Implicações do Livre Arbítrio.)

  • @zoefagundes1898
    @zoefagundes1898 Рік тому

    Obrigada!

  • @jonasalves1768
    @jonasalves1768 6 років тому

    Então Deus sabe o destino de cada um? Só nós que não?

  • @NatanHolanda
    @NatanHolanda 6 років тому

    Muito bom.

  • @marcello72219
    @marcello72219 11 років тому

    nós falhamos más DEUS não ,DEUS no salmo 12;EU vou salvar quem quer ser salvo .

  • @jerffesontomas9742
    @jerffesontomas9742 4 роки тому

    Bons vídeos.. Gostaria de saber se há uma Igreja Arautos do Evangelho na zona norte de São Paulo? Obrigado

  • @mauriciobatalha7897
    @mauriciobatalha7897 11 місяців тому

    AMÉM !

  • @PraQPorQ
    @PraQPorQ 12 років тому +1

    Todo o mal que acontece na humanidade é fruto do nosso "PECADO ORIGINAL" que é termos nascido.
    Pois, não lembro de antes disso ter feito algo a ser jugado.
    Não tenho nada haver com o pecado de Adão e Eva, eles pecaram e eles paguem. Isso que é justo.
    Na propia biblia têm: Os filhos não morreram pelo pecado dos seus pais. Os filhos de Adão e Eva morreram pelo pecado dos pais, pois se os pais não tivessem cometido pecado não haveria morte para eles.

  • @herbert8458
    @herbert8458 Рік тому

    A bíblia inteira, fala sobre isso! Inclusive o livre de Romanos! Gostaria muito de ouvir uma explicação sobre o chamado "Molinismo" um pensamento menos conhecido no Brasil, pois nessa temática da Soteriologia, só falam dessa dicotomia.

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  Рік тому

      Acolhemos sua sugestão com alegria. De fato, essa dicotomia que existe entre diversas correntes doutrinárias na tentativa de solucionar a harmonização entre a doutrina da graça e do livre-arbítrio, bem como a correlato problema que se refere à harmonização entre pesciência divina e a liberdade humana são muito anteriores a esse histórico debate entre jesuítas e dominicanos. Todavia, ambas as escolas, tanto a molinista quanto a dominicana, apresentam soluções razoáveis dentro da ótica distinta que as caracteriza, sendo os dois pontos de vista considerados aceitáveis pelo Magistério Eclesiástico.

  • @pigor5090
    @pigor5090 3 роки тому +1

    Devemos estar certos de que, a eleição divina é incondicional baseado em nós, que não merecemos nada de Sua bondade, juntamente por possuirmos razão, consciência e liberdade.
    Pontos:
    (1) Deus é Amor (esta frase não é poética, mas real, definindo o caráter de Deus, é possível observar isso claramente quando se trata de seus mandamentos e do pecado
    (2) Deus em Sua infinita Sabedoria, possui um desígnio INCONDICIONAL para os eleitos, mas CONDICIONADO ao Seu caráter, vontade e sabedoria. Isto é, em Deus, não há nada que fuja da lógica, pois Ele mesmo é a fonte de toda lógica, e se não conseguimos compreender algumas coisas, nas quais chamamos de mistério, não significa que esta foge da lógica total, mas do nosso modo de entender lógica.
    (3) Seu plano é imutável e muito Sábio, pois Ele conhece infinitamente, INFINITAMENTE mais a nós, e cada atitude, a 'composição' de nossa alma. Por tais motivos, a predestinação é um assunto impossível de se entender nessa vida. O que sabemos são verdades objetivas, e não como realmente são feitas.
    (4) Predestinação existe, é dogma de fé. O modo porém como é feita, em sua profundidade consiste em um mistério insondável. O que São Tomas de Aquino disse sobre a predestinação consiste em um mistério, pelo qual nenhum homem deve se perturbar, mas viver como recomendou o próprio Deus, Jesus Cristo.
    Não é este Deus que pede que rezemos pelos nossos inimigos? Pois com esta atitude de amor aos inimigos, e não somente aos queridos, nos tornaremos? Filhos do Pai, porque? Pois Ele é bom para com os maus, e para com os bons. O ato de oferecer bondade por Deus é logicamente ligado ao fato de amar. Deus não ama como nós amamos, seu amor é ativo e muitíssimo longe de nosso entendimento.
    Deus revelou mais de uma vez, não somente na bíblia, mas a alguns místicos como Santa Faustina, Santa Catarina de Sena, etc (em revelações particulares) que não sente prazer na morte do ímpio.
    Este desejo de Deus é visível no livro de Sabedoria 1 ''Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe causa alegria alguma. Ele criou TUDO para a EXISTÊNCIA''
    Livro de Ezequiel 18: ''Tenho Eu algum prazer na morte do ímpio? Não desejo antes que Ele se converta de seus maus caminhos e viva?
    E ainda... 1 Timoteo 2 ''Quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade''.
    ''Portanto consiste em vivermos segundo esta fé, de que Deus a ninguém criou com desejo positivo de que houvesse condenação. n'Ele há o amor para a Justiça, não para a pena, não qual por Ele é compreendida de modo extraordinário.

    • @bruno_0902
      @bruno_0902 3 місяці тому

      Sou agnóstico, e percebi que mesmo fora das religiões não há nada que possibilite logicamente afirmar que o homem é autor absoluto de seu destino. Tinha nojo e pavor da predestinação nas religiões abraâmicas, pois via seu Deus como sendo autor positivo do mau. A doutrina católica quanto a isso me reconfortou, realmente parece muito mais sensata do que a islâmica, talmudica e protestante.

  • @AJ-md5fe
    @AJ-md5fe 2 місяці тому

    "se alguém soubesse que seria salvo, automaticamente se tornaria um devasso"
    Discordo. Se alguém está PREDESTINADO a ser salvo, então essa pessoa de forma alguma poderia se tornar um devasso, já que ela está predestinada a ser salva. Destinação implica que a pessoa destinada a ser santa vai ser santa independente do que acontecer

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  2 місяці тому

      É interessante o contraditório do seu raciocínio. Primeiro você afirma que um predestinado jamais se tornará um devasso. Em seguida, você afirma que um predestinado será santo independente do que acontecer. Esse "independente do que acontecer" pode muito bem ser interpretado com o seguinte sentido: "Mesmo que venha a cair na devassidão". Essa é justamente a doutrina de Martinho Lutero, por onde um devasso que creia em Cristo será revestido com os méritos de Cristo, mesmo que se mantenha em sua devassidão. Portanto, você parece, como Martinho Lutero, fazer uma distinção entre devassidão num sentido absoluto, e devassidão diante de Deus. Ora, essa distinção é inteiramente contrária ao ensinamento das Escrituras, a qual ensina que não somente seremos julgados por Deus tendo em vista a nossa fé, mas, também, em relação às nossas obras.

  • @betojunior8115
    @betojunior8115 9 років тому +2

    Deus quer q todos se salvem!!! Então pq todos não são salvos? Se eu disser q o livre arbítrio então o homem tem o poder da salvação e não Deus. Só depende do homem e tudo gira de acordo com homem de exercer ou não o livre arbítrio, isso nada mais é que idolatria como dizia Spurgeon. Se Deus quer ou deseja então se cumprirá, afinal se Deus quer Ele faz, como Gênesis onde diz haja luz e houve luz, isso é soberania por beneplácito de sua vontade. Se lermos esse texto que está em Pedro de acordo com contexto entenderemos melhor, pois o livro foi escrito prós cristão, pra igreja, e Deus deseja que aqueles se salvem sim e serão salvos, pq a salvação vem do Senhor (livro de Jonas) DEIXEM DEUS SER DEUS já dizia Lutero.

  • @EngenheirosClips
    @EngenheirosClips 5 років тому

    Melhor explicação do tema, juntamente com a que fez Olavo de Carvalho.

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому +1

    Só para finalizar meus comentários, tbm achei uma das suas falas um pouco contraditórias, ou difíceis de se entender, pois primeiro o senhor fala que: o plano de Deus é Salvar todos os homens, ate ai tudo bem, mas vamos pensar bem, pois se algum homem ir para o inferno, Deus falhou em seu plano, então o nosso Deus pode Falhar??? Achei isto um pouco equivocado da sua parte!

    • @sooney1403
      @sooney1403 4 роки тому +1

      O plano de Deus é perfeito. Ocorre que o homem é imperfeito e é responsável por suas ações. Se um homem for condenado não é o plano de Deus que falhou, pois Deus não falha e sim o homem que escolheu distanciar-se do plano de Deus.

    • @sooney1403
      @sooney1403 4 роки тому +1

      Note que Deus não força ninguém ao céu, mas permite que os indivíduos possam escolher seu destino e seguir seu plano.

  • @ridaildaaguiar6431
    @ridaildaaguiar6431 4 роки тому

    Salve Maria

  • @clodoaldomorais9356
    @clodoaldomorais9356 4 роки тому

    Sua resposta foi Boa mas foi de encontro à onisciência de deus ,

  • @valter.reggiani1517
    @valter.reggiani1517 7 днів тому

    Coitado desse deus que quer salvar a todos, mas não consegue

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  7 днів тому

      Acontece que Deus não quer junto de Si marionetes, mas pessoas que, de um modo inteiramente livre, O escolherem. Deus, absolutamente nada ganha, quando alguém se salva; também, nada perde quando alguém se perde. Ele criou-nos por puro amor a nós sem nada ganhar conosco. Ele simplesmente criou-nos, para fazer-nos felizes, participando de Sua vida feliz, na eternidade. Entretanto, deseja, de nossa parte, que mereçamos essa vida feliz. Se rejeitarmos esse convite divino, para Deus nada muda, mas sim, somente para nós.
      Realmente, por seu comentário, percebe-se o quanto estava correto o profeta Oseias, quando dizia: "O meu povo perece por falta de conhecimento" (Os 4,6). Com todo o respeito, caríssimo, mas o senhor não sabe o que está dizendo.

    • @valter.reggiani1517
      @valter.reggiani1517 7 днів тому

      @@CanalArautosdoEvangelho Mortos não possuem livre arbítrio e nós, cristãos, não julgamos Deus, apenas aceitamos sua vontade

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  7 днів тому

      De fato, devemos aceitar a vontade de Deus e a vontade de Deus é que "todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4). Se esta é a vontade de Deus, e alguns não se salvam, isto não é, de nenhum modo, por uma equívoco da parte de Deus, mas, simplesmente, por culpa daqueles que rejeitaram a Sua graça. Ou você quer rejeitar as palavras citadas acima, presentes nas Escrituras, afirmando que Deus produz a perdição de alguns, por Sua própria vontade? Isto não seria um Deus, mas um monstro. E esse monstro foi realmente criado pela heresia calvinista. Talvez seja por isto que você se refugia no sofisma de que não podemos julgar a Deus. De fato, isto não podemos fazer, mas sim, o que está dentro de nossas possibilidades é, com os joelhos dobrados, vislumbrar os Seus desígnios, com base no que Ele revelou a respeito de Si mesmo e de seu plano benevolente em relação à obra da criação.

  • @glaubitcho
    @glaubitcho 11 років тому

    Livre escolha é o nome correto do que exercemos;"pego este ônibus,ou o próximo?" "compro este sapato,ou aquele?" "vou ali,ou não?"tudo isso é escolha corriqueira.Se o homem está morto nos seus delitos e pecados como pode um defunto escolher algo?Se a carne é inimiga de Deus,como um homem sem Deus e na carne poderá escolher entregar-se a Jesus?Timoteo disse que os homens estão presos à vontade de satánas...como escolherão a Deus?Minhas ovelhas ouvem minha voz,eu as conheço e elas me seguem

  • @Adrianos1000
    @Adrianos1000 12 років тому

    Quando nós vamos a Igreja orar, esperamos encontrar um homem digno, honrado, espirituoso, virtuoso e que nos aproxime com o divino, para que possamos nos fortalecer diante dos problemas da vida cotidiana! Um padre pode errar sim, porque é humano, mas não a ponto de escandalizar, manipular e abusar dos humildes, dos pequeninos do senhor Jesus! Quem concorda, aceita ou se omite com referência a padres pedófilos no interior da Igreja Católica é pior do que eles, porque Deus abomina...

  • @lanamendonca9381
    @lanamendonca9381 4 роки тому +2

    Padre, recomendo assistir a explicação do tema abordado com Augustus Nicodemus.Te levantará a um conhecimento mais profundo.Te deixará mais respaldado do q diz respeito a livre arbítrio e predestinação.

  • @PauloHenrique-th2iz
    @PauloHenrique-th2iz 4 роки тому

    Assistam o vídeo do Professor Tassos Lycurgo sobre esse é outros assuntos.

  • @beneditacabral8639
    @beneditacabral8639 Рік тому

    NOS SOMOS

  • @SimonDeLaCroix23
    @SimonDeLaCroix23 2 роки тому

    A salvação é eterna, não há nada que um eleito, salvo pela graça, possa fazer ou deixar de fazer para que saia das mãos do Senhor.
    Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
    João 17:2,3

  • @ricardomachado230
    @ricardomachado230 11 років тому

    Concordo com Bruno Grilo, não há "livre arbítrio" no homem após a queda. Era uma realidade anterior ao pecado original. Adão poderia ter recusado comer do fruto - ele era livre (imagem e semelhança). E junto com ele todos nós traímos o nosso Criador - uma traição sem precedentes. Quem não vê a verdade bíblica assim não tem a revelação de Deus eu seus corações: seu entendimento não foi (pelo menos ainda) iluminado por Deus. Continua morto em delitos e pecados e a ira de Deus sobre ele permanece.

    • @tarsis2005
      @tarsis2005 5 років тому

      pois é, se livre arbitrio não existisse, Adão não seria culpado por optar em comer o fruto proibido.

  • @MatheusHF100
    @MatheusHF100 11 років тому

    Não, não é possível um homem buscar a Deus. Por isso Deus atrai TODOS os homens para buscá-lO, para adorá-lO, pois é impossível ao homem buscar a Deus. Porque Deus deseja que todos os homens sejam salvos, que todos venham adorá-lO (1 Tm 2:3); foi para isto que ele nos criou. :)

  • @bossavideo
    @bossavideo 11 років тому +2

    Ola Pe. Alex, boa explanação, porém as suas palavras é basicamente de argumentos pessoais, gostaria o Sr. contextualizasse sua fala usando a bíblia, e também que você explicasse o capítulo 9 de romanos.
    Grande abraço, Deus o abençoe.

  • @willian.tamura
    @willian.tamura 12 днів тому

    Essa explicação destoa da visão agostiniana e dominicana da predestinação. Segundo o Pe. Serge-Thomas Bonino, Professor de Filosofia da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma, embora o homem seja dotado de livre-vontade (o que é diferente de livre-arbítrio), este não tem autonomia para escolher Deus. Fonte: ua-cam.com/video/v_zgbhVkIaw/v-deo.html

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  10 днів тому

      Bom dia! A bem da verdade, neste vídeo, do Pe. Serge Bonino, OP, não está sendo negada a autonomia humana para acolher ou não a vontade de Deus. Ele simplesmente está afirmando que esse acolhimento da vontade de Deus é também um dom de Deus, em relação ao qual a pessoa tem, sim, autonomia para não corresponder. O Pe. Serge, inclusive, citando Santo Tomás, faz referência àquele trecho do profeta Oseias: "Tua salvação vem de mim, Israel, tua perda vem de ti" (Os 13,9). Isto é, a salvação é inteiramente pela graça. Se a acolhermos voluntariamente, isto se dará totalmente por um dom de Deus, mas, se, infelizmente, não a acolhermos, será inteiramente por culpa nossa, visto que rejeitamos com inteira autonomia da vontade, e não de um modo dirigido, esse dom. Também, Santo Agostinho afirmava: "Deus, que te criou sem o teu concurso, não te salvará sem o teu concurso". No final do vídeo, o Pe. Serge deixa bem claro o mistério que perpassa esse tema, o qual somente iremos compreender, de um modo completo, na eternidade: "Como é que o homem, sendo uma criatura livre, pode ser predestinado para a salvação? Como harmonizar a presciência divina com a liberdade humana?".

    • @willian.tamura
      @willian.tamura 10 днів тому

      @@CanalArautosdoEvangelho, Ele não diz que “também” é um dom de Deus, mas sim, que “É dom de Deus” (4 min. e 35 s.). Que o homem tem autonomia para rejeitar a graça, isso não nego. O próprio referido trecho de Oséias afirma que a perda vem pela nossa própria culpa: "Tua salvação vem de mim, Israel, tua PERDA VEM DE TI" (Os 13,9). Mas em que momento essa passagem diz que 0,001% da ACEITAÇÃO é mérito nosso? Se é por mérito, já não é por graça, embora em nenhum momento isso nos exclui ou nos exime de praticarmos boas obras. A graça exclui os méritos e não as boas obras. A graça não viola a vontade humana, mas triunfa docemente sobre ela. Não haverá ninguém arrastado para o céu pelas orelhas; saiba disso. Nós iremos para lá de coração e porque desejamos. Contudo, esse desejo só ocorre como fruto de uma ação LIBERTADORA, sobrenatural e eficaz do Espírito Santo.
      Que o homem é dotado de vontade livre para rejeitar ou abraçar a graça, isto também não o nego e muito menos o nega Santo Agostinho. Entretanto, diz Santo Agostinho em suas “Retratações”: [...] “E, porque todos os bens, como ficou dito, tanto os grandes como os médios e como os inferiores procedem de Deus, conclui-se que PROCEDE DE DEUS O BOM USO DA VONTADE LIVRE, a qual é uma virtude e se conta entre os grandes bens”. (L. I, Cap. 9, § 6. Paulus Editora, 2019. p.50), e também em outro lugar: [...] “‘Está claro, portanto, que o agir bem não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que concede misericórdia’, é, sem dúvida, verdade. Mas discorri pouco sobre o próprio chamado, que SE REALIZA DE ACORDO COM O DESÍGNIO DE DEUS; pois NÃO É ASSIM COM TODOS, MAS SOMENTE COM OS ELEITOS”. [...] (L. I, Cap. 23 § 3. p. 100).
      Uma das maiores evidências do pensamento monergista de Agostinho é a própria confissão e honestidade dos Católicos Ortodoxos, que afirmam:
      “Agostinho e seus seguidores afirmaram que o homem não pode ser curado, colocando uma maldição sobre a humanidade que incapacita o verdadeiro potencial dado por Deus à natureza humana mesmo em seu estado decaído.
      Agostinho ensinou que,
      Toda a massa [da humanidade], portanto, incorre em pena e se o merecido castigo de condenação fosse prestado a todos, seria, sem dúvida, justamente prestado. Eles, portanto, que são libertos dele pela graça são chamados, não vasos de seus próprios méritos, mas "vasos de misericórdia ..." O homem que corretamente apreciou todo o assunto não poderia culpar a justiça de Deus em condenar totalmente todos os homens.⁵⁶
      É CLARO QUE NO PENSAMENTO DE AGOSTINHO, TODOS OS HOMENS JÁ ESTÃO CONDENADOS À PERDIÇÃO MESMO ANTES DE NASCEREM.⁵⁷ Novamente (como foi visto em sua triadologia), Agostinho coloca uma prioridade da natureza sobre a pessoa, tornando o homem um escravo sob a tirania do reinado fatalista da natureza. Começando com o pressuposto de que todos os homens são culpados, ele lançou a mais escura nuvem possível sobre cada pessoa humana criada à imagem de Deus. ELE AFIRMA CLARAMENTE QUE TODA A HUMANIDADE ESTÁ DESTINADA AO INFERNO, EXCETO OS "ELEITOS", QUE SÃO "PREDESTINADOS" PARA A SALVAÇÃO PELA INESCRUTÁVEL VONTADE DE DEUS”.⁵⁸
      Fonte: skemmata.blogspot.com/2018/08/santo-agostinho-e-ortodoxia-luz-dos.html
      Por fim, certamente que é um tema que se trata de um grande mistério em pauta, entretanto, logicamente, Deus exige que todo mistério seja reverenciado e crido da maneira correta. E não distorcendo-o, dando espaço ao mérito humano, simplesmente porque tememos não sermos um dos eleitos.

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  10 днів тому

      Em relação ao mérito, eis o que ensina o Catecismo da Igreja Católica:
      2006. A palavra «mérito» designa, em geral, a retribuição devida por uma comunidade ou sociedade à acção de um dos seus membros, experimentada como um benefício ou um malefício, digna de recompensa ou de castigo. O mérito diz respeito à virtude da justiça, em conformidade com o princípio da igualdade que a rege.
      2007. Em relação a Deus, não há, da parte do homem, mérito no sentido dum direito estrito. Entre Ele e nós, a desigualdade é sem medida, pois nós tudo recebemos d'Ele, nosso Criador.
      2008. O mérito do homem perante Deus, na vida cristã, provém do facto de que Deus dispôs livremente associar o homem à obra da sua graça. A acção paterna de Deus é primeira, pelo seu impulso, e o livre agir do homem é segundo, na sua colaboração; de modo que os méritos das obras devem ser atribuídos à graça de Deus, primeiro, e depois ao fiel. Aliás, o próprio mérito do homem depende de Deus, porque as suas boas acções procedem, em Cristo, das predisposições e ajudas do Espírito Santo.
      2009. A adopção filial, tornando-nos, pela graça, participantes da natureza divina, pode conferir-nos, segundo a justiça gratuita de Deus, um verdadeiro mérito. Trata-se de um direito derivante da graça, o direito pleno do amor que nos faz «co-herdeiros» de Cristo e dignos de obter a «herança prometida da vida eterna» (64). Os méritos das nossas boas obras são dons da bondade divina (65). «A graça precedeu; agora restitui-se o que é devido [...] Os méritos são dons de Deus» (66).
      2010. Uma vez que, na ordem da graça, a iniciativa pertence a Deus, ninguém pode merecer a graça primeira, que está na origem da conversão, do perdão e da justificação. Sob a moção do Espírito Santo e da caridade, podemos, depois, merecer para nós mesmos e para outros, as graças úteis para a santificação e para o aumento da graça e da caridade, bem como para a obtenção da vida eterna. Os próprios bens temporais, tais como a saúde e a amizade, podem ser merecidos segundo a sabedoria de Deus. Estas graças e estes bens são objecto da oração cristã. Esta provê à nossa necessidade da graça para as acções meritórias.
      2011. A caridade de Cristo é, em nós, a fonte de todos os nossos méritos diante de Deus. A graça, unindo-nos a Cristo com um amor activo, assegura a qualidade sobrenatural dos nossos actos e, por consequência, o seu mérito, tanto diante de Deus como diante dos homens. Os santos tiveram sempre uma consciência viva de que os seus méritos eram pura graça.
      «Depois do exílio da terra, espero ir gozar de Vós na Pátria, mas não quero acumular méritos para o céu, quero é trabalhar só por vosso amor [...] Na noite desta vida, aparecerei diante de Vós com as mãos vazias, pois não Vos peço, Senhor, que conteis as minhas obras. Todas as nossas justiças têm manchas aos vossos olhos. Quero, portanto, revestir-me com a vossa própria Justiça, e receber do vosso Amor a posse eterna de Vós mesmo...» (67).

    • @patristicaefilosofia
      @patristicaefilosofia 10 днів тому

      @@CanalArautosdoEvangelho Não estou conseguindo responder pela outra conta.
      Isso não responde às objeções acima. E, além disso, como afirmei acima, os próprios Orientais são mais sensatos e honestos ao confessarem de vez que Santo Agostinho “errou” ao “colocar uma prioridade da natureza sobre a pessoa, tornando o homem um escravo sob a tirania do reinado fatalista da natureza”.
      Qualquer um que consultar o site acima (Católico Ortodoxo): skemmata.blogspot.com/2018/08/santo-agostinho-e-ortodoxia-luz-dos.html, poderá constatar as reais posições de Agostinho. Todas as fontes estão devidamente citadas a fim de serem lidas de forma concatenada e devidamente contextualizada; afinal, o próprio Agostinho afirma em suas Retratações que os defensores pelagianos do livre-arbítrio “serviram-se de seus argumentos no livro ‘De libero arbitrio’, crentes de que a obra estava a defender sua causa”.
      Agradeço pela atenção até aqui. E, sem mais, gostaria de encerrar dizendo que, diante de tantos rodeios e astúcias que o homem tenta fazer em torno de um mistério que deve ser crido com simplicidade e reverência, apesar de não compreendido; prefere atribuir algo ao homem como causa de sua salvação, ainda que se contradizendo ao dizer que “o próprio mérito DO HOMEM depende de Deus”. Como diria Agostinho: “Se não queres errar, não te metas a indagar porque Deus chama a si uns e não outros”. (Super Ioannem, tract. 26). Que o internauta fique à vontade para tirar suas conclusões ao analisar e julgar o que foi comentado até aqui.

    • @CanalArautosdoEvangelho
      @CanalArautosdoEvangelho  9 днів тому

      Caríssimo, em primeiro lugar, elogio esse seu zelo pela busca da verdade em matéria tão complexa e deveras obscura.
      Meu objetivo aqui, com estas respostas, não foi, de nenhum modo, entrar em discussão com sua pessoa, mas simplesmente em lhe mostrar qual é a verdadeira doutrina católica a este respeito.
      Além disso, se você prestar bastante atenção, neste vídeo, o Revmo. Pe. Alex Brito não está expondo a visão de uma determinada escola, mas simplesmente tentando dar a resposta mais adequada para o consulente, tendo em vista o bem de sua alma.
      Com relação, ao problema da predestinação, de fato, em sua luta contra o pelagianismo, Santo Agostinho acabou exagerando em muitas de suas afirmações, o que deu, inclusive, azo a que muitos hereges, no futuro, se utilizassem de muitas ousadas afirmações dele para fundamentar seus falsos ensinamentos.
      Um dos exageros de Santo Agostinho foi justamente em relação à doutrina do pecado original, muitas vezes dando a entender que as más tendências surgidas na natureza humana por esse pecado sejam completamente incoercíveis, o que tornou a natureza humana essencialmente marcada pelo pecado.
      Este não é, com efeito, o ensinamento oficial da Igreja Católica. O que a Igreja Católica ensina, a este respeito, é que, de fato, a natureza humana foi corrompida pelo pecado original. Mas não de um modo essencial. Ela foi corrompida de um modo acidental, de tal modo que, embora uma criatura humana tenha possibilidade de praticar este ou aquele mandamento, não é capaz de pôr em prática a totalidade da lei de Deus. Para tanto, a criatura humana tem uma necessidade absoluta da graça divina, a qual lhe dá forças para alcançar a plena fidelidade aos mandamentos, vencendo as próprias más inclinações.
      Com relação ao problema da predestinação, a única definição oficial da Santa Igreja a este respeito resume-se naquelas palavras do profeta Oseias, citadas pelo Pe. Bonino: "Tua salvação vem de mim, Israel, tua perda vem de ti". Sobre essa doutrina, devemos ter presente que, por mais que uma criatura humana fosse virtuosa, ela não se salvaria senão pela graça de Deus, visto que a visão face a face de Deus está acima de qualquer virtude que alguém possa praticar. Deus poderia, para premiar a virtude, conceder somente uma felicidade natural, num mundo de delícias, sem, entretanto, conceder a visão de Sua Face. Nisto, Ele já estaria sendo inteiramente justo, premiando de um modo proporcional, a virtude praticada. Mas o prêmio que Ele nos concede, pela graça, é infinitamente desproporcional a qualquer virtude que algum ser espiritual, seja Anjo ou seja homem, venha a praticar, podendo-se considerar uma grande obra da misericórdia divina a felicidade eterna que Ele nos oferece. A única coisa que Ele pede de nós, é que demos uma plena adesão à sua graça, deixando-nos transformar por ela. Nisto, o nosso livre-arbítrio, e consequente mérito pessoal, está realmente presente e não é nenhuma pura fantasia. Mas, para não cairmos no semi-pelagianismo, devemos pensar que, mesmo exercendo o nosso livre-arbítrio, somos favorecidos por uma graça especial, a fim de que nossas boas atitudes tenham algum mérito sobrenatural, do contrário, tais atitudes teriam somente mérito natural e nada valeriam para a nossa salvação, por mais perfeitas que fossem. Devemos, portanto, fazer uma distinção entre o mérito natural, inerente às nossas boas obras, que mereceriam somente prêmios naturais, do mérito sobrenatural, o qual é resultado de nosso acolhimento à graça divina.
      Concordo com você que há certos mistérios que devemos crer com humildade e reverência. Mas que isto não nos impeça de procurar ao máximo nos aprofundar naquilo que esteja ao nosso alcance conhecer, uma vez que a própria Sagrada Escritura afirma: "Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito" (1Pd 3,15). Além disso, quem ama deseja conhecer o máximo que possa o objeto de seu amor, a fim de que possa amá-lo mais profundamente. Se, de fato, amamos a Deus, devemos procurar conhecê-Lo, e aos Seus desígnios, naquilo que estiver ao nosso alcance; isto, é claro, com toda a humildade, sabendo aceitar, também, nossas limitações, dobrando os joelhos diante do que somos incapazes de conhecer.

  • @lurdinhalurdinha9388
    @lurdinhalurdinha9388 Рік тому

    🙏🙌👏👍

  • @almeidajunior7093
    @almeidajunior7093 8 років тому +5

    Jonas não teve livre arbítrio

    • @martesonc.branco8543
      @martesonc.branco8543 6 років тому +5

      teve sim, em nenhum momento Jonas disse não ao amor de Deus, ele apenas relutou contra um pedido de Deus, se Jonas tivesse negado explicitamente o amor de Deus, Deus o teria deixado de lado no sentido de não mais fazer nenhum pedido, mas mesmo assim continuaria amando Jonas.

  • @user-pp6ve4eh9c
    @user-pp6ve4eh9c 4 місяці тому

    Livre arbítrio é tolice, ridículo, É a alegria dos pecadores. A alegria dos justos é fazer a vontade de Deus - Charles Haddon Spurgeon.

  • @sergiosantos8036
    @sergiosantos8036 4 роки тому

    Kkkkk é só desligar a energia

  • @MrLevizim
    @MrLevizim 5 років тому +1

    Muitos argumentos humanos...
    O que a Bíblia mostra é que o homem não consegue escolher não pecar.
    O homem de fato não é um robô, não é o que Bíblia ensina. Mas como Jesus mesmo disse: Os homens amaram mais as trevas do que a Luz porque as suas obras eram más. Os homens “amam as trevas”!
    Todo aquele que peca é escravo do pecado, mas se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres!
    Jesus não venceu as tentações para passar como um exemplo, mas sim para ter uma vida em perfeição e pagar o preço pelo nossos pecados! O primeiro Adão perdeu mas o segundo venceu!

    • @evandrofrancisco4938
      @evandrofrancisco4938 5 років тому

      Só uma dúvida. Deus pode entrar em seu coração, sem seu consentimento?

  • @ant1k
    @ant1k 11 років тому +1

    rs eu provo pra voce PELA BIBLIA que é verdade.... essa doutrina ele explicou é racional, humanista e nao é biblica... livre arbitrio blahblah qualquer pessoa que acredita que o homem realmente pe livre pra escolher nao entende nada da biblia.

  • @anynhaberaldodeDEUS
    @anynhaberaldodeDEUS 12 років тому +1

    Se você estudasse 1% da teoria da evolução teria consciência da grande besteira que falou. "A adaptação e a seleção natural são fatos biológicos; a evolução da ameba que se transformou em homem não é. A seleção natural só pode funcionar de acordo com a informação genética presente em uma população de organismos; ela não consegue criar uma nova informação." (Ken Ham)

  • @marllonblue
    @marllonblue 12 років тому

    Livre-arbítrio é ilusão. Pensamos que temos, Deus permite, mas, no final das contas, já estamos destinados a uma coisa só, uma vez que Deus é onisciente e sabe de todas as coisas que já se foram e todas que virão a acontecer.

  • @brunogrilo11
    @brunogrilo11 11 років тому

    Padre gostei da sua fala mas olhando paras Escrituras do nosso Deus vou ter que descorda de boa parte de sua fala...
    1°. O senhor deu muitos exemplos, mas sentir falta de sitações diretas na Biblia aonde pudesse afirma o que vc esta dizendo..

  • @edilsonmeirelles
    @edilsonmeirelles 12 років тому

    Por favor, pardetoledo. A Teologia da predestinação toma vulto com santo Agostinho, bispo da cidade de Hipona, no norte da África. Seria de bom alvitre, vc que se propõe a postar comentário, mas faça antess uma leitura responsável da históia eclesiástica.

  • @Mariachipung
    @Mariachipung 11 років тому +6

    Intermédio de "nossa senhora"? O nosso único intermediador é Jesus Cristo. E só o é porque ele está VIVO. Pedir "intermédio" a "nossa senhora", a qualquer "santo" ou a qualquer parente já falecido, é querer interagir com os mortos, e isso Deus abomina.

  • @thiagotalmaalves
    @thiagotalmaalves 11 років тому +2

    Para uma resposta um monte de heresias, e responder que é bom nada! Na própria obra do Santo Agostinho (De Libero Arbitrio) ele fala que o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade e ele deixa bem claro que a vontade do homem não é livre para escolher o bem.Quanto a predestinação basta ler a Bíblia são vários textos que afirmam a existência desta, Ex: Romanos 8.30, João 13:18, Efésios 1:4-5. Etc.Indico esse video: Predestinação x Livre Arbítrio - Augustus Nicodemus

  • @wilsoncastro3253
    @wilsoncastro3253 11 років тому +1

    Palavras bonitas, porém, não há base bíblica para tais (p. ex.: o comentário no tempo 7:30 do vídeo).

  • @izabella123ism
    @izabella123ism 12 років тому

    Cadê o respaldo bíblico neste vídeo? Interessante. Só vejo palavras e mais palavras, mas não vejo nenhuma vez ele abrindo a Bíblia (a segura fonte do Cristão), mas né...

  • @edilam85
    @edilam85 11 років тому +1

    falou e falou e não disse nada.
    Romanos 8:30
    E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

  • @xandom1000
    @xandom1000 8 років тому

    esta falando mais esta cego espiritualmente com a imagem de escultura do seu lado ve o gue esta escrito no livro de salmos 115 gue voce vai ver O GUE NOSSO DEUS fala

    • @mrfranciscofagnersc1003
      @mrfranciscofagnersc1003 7 років тому +5

      o que a imagem tem a ver com isso? quando você vê a televisão, ou até mesmo um vídeo no computador, vê apenas a representação. Um morto é uma imagem de Deus, ainda que não tenha mais vida nele, mas Deus o fez sua imagem ( e sua família demonstra suas emoções e sentimentos para com o defunto). A escultura é só uma imagem, representação daquele a quem está nomeado. Ouça o que o irmão está ensinando e julgue se o ensinamento é verdadeiro. apenas isso basta. não se julga o externo. mas se a doutrina procede de Deus então aceita-a

  • @jgallete
    @jgallete 12 років тому

    Sem querer soar arrogante, mas já soando, as doutrinas católicas me fazem a entender que os católicos não entendem nem a salvação, então já assisti o video esperando uma má explicação sobre a predestinação.
    Privar uma pessoa da alegria da certeza da salvação é anti-bíblico. Criar as suas convicções baseadas no pacote de dogmas criados nos escritórios do Vaticano deveria ser algo que ninguem fizesse.

  • @oMaisObvio
    @oMaisObvio 12 років тому

    Por intermedio de JESUUUUUUUUUUUUSSS, CARANBAAAAAAAA!!!

  • @oMaisObvio
    @oMaisObvio 12 років тому

    MEEEEERDAAA DE RELIGIÃÃÃÃÃÃOO!!!

  • @vanuzaalvesalvesnevesneves4236
    @vanuzaalvesalvesnevesneves4236 5 років тому

    Salve Maria