7 Guitarras Vintage Brasileiras Dos Anos 60, 70 e 80

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • Muitas marcas de guitarras brasileiras surgiram pelas décadas de 60, 70 e 80, fazendo parte da história de movimentos tais como a Jovem Guarda e outras fases do Rock Nacional. Muitas destas marcas sumiram do mapa sem deixar registros precisos de sua história.
    Lojinha do Guitarra: bit.ly/GccYou

КОМЕНТАРІ • 182

  • @Will44313
    @Will44313 3 роки тому +19

    Acho muito legal esses vídeos, falando do mercado de guitarras de antigamente, isso é preservação da memória da guitarra brasileira.

  • @racexpresso
    @racexpresso 2 місяці тому +2

    legal essa reportagem sobre guitarras nacionais, eu tenho ainda um violão "Rei dos Violões" 1970, uma Guitarra Giannini Supersonic 1967, 1 Guitarra Phellpa 1967, 1 guitarra Alex 1966, 1 Guitarra Snake 1968, todas ainda em perfeito funcionamento. Tive também uma guitarra JOG fabricada em Rio Claro.

  • @ArthurBrendler
    @ArthurBrendler 3 роки тому +8

    Minha primeira guitarra foi uma Golden Les Paul com braço parafusado. Herdada do meu Tio. Até hoje considero uma guitarra descente!

    • @semiografo
      @semiografo 3 роки тому

      Meu sonho era ter uma Golden Les Paul em meados dos anos 90. Enquanto a Gibson lespa era uns 1500 reais, a Golden era uns 350. Para o meu senso crítico de 14-15 anos, eram quase iguais.

    • @ArthurBrendler
      @ArthurBrendler 3 роки тому +1

      @@semiografo Que legal. Com o dólar a R$0.88, pagar R$1500 numa guitarra era o mesmo que dar um rim. kkkkk
      A minha Golden era dos anos 80. Rapaz, guitarra que até hoje eu considero honesta.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому

      Uma das primeiras Chinocas do Brasil... Golden Dragon... :D os donos eram coreanos, se não me engano, e importavam umas peças na surdina.

  • @lmenguer17
    @lmenguer17 2 роки тому +6

    Eu tive uma Finch Les Paul de 1976 ou 77. Comprei em 96, aqui em Caxias do sul. Muito boa guitarra, pesada, afinava bem. A captação era bem similar aos PAF. Uma guitarra ótima para tirar timbres clássicos. Parecia que qualquer amplificador que ela fosse plugada soava bem. Abraço!

  • @flaviooliveira8286
    @flaviooliveira8286 3 роки тому +13

    Não vivi a época dessas guitarras, tenho 25 anos, mas já tive 3 Gianninis: Gemini (60's), Stratosonic (70's) e SG (80's).

    • @adrianohorn2639
      @adrianohorn2639 3 роки тому +2

      Só as perolas

    • @semiografo
      @semiografo 3 роки тому +1

      Gosta de sofrer. Brincadeira. Minha primeira guitarra foi uma Giannini Stratosonic em 1995. Não era uma guitarra ruim, desde que trocasse as tarraxas, ponte (talvez só bloco e molas fosse suficiente) e captação, algo que nunca fiz. Até hoje penso que fim levou essa guita, muitas boas lembranças.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +2

      Guitas clássicas.

  • @valdirdias6516
    @valdirdias6516 4 місяці тому +1

    Os instrumentos Snake eram fabricados por uma empresa cujo nome era "Sociedade Artesanal de Instrumentos Musicais Snake". Era de São Caetano do Sul. Usei instrumentos Snake nos anos 70... Esses instrumentos tinham dois problemas, dava muita microfonia e empenavam com o tempo pois eram acústicos e a ponte era fixada no tampo. Não aguentava a tensão das cordas.

  • @klaatubaradanikito1950
    @klaatubaradanikito1950 3 роки тому +7

    Minha primeira guitarra, foi em 1978 qnd peguei uma Giannini Supersonic que era uma mistura de Strato c/o modelo Jaguar da Fender. Nessa mesma época, tive contato c/a Les Paul da Ookpik. A segunda guitarra que tive, já no início dos anos-80, foi uma SG-Giannini (onde coloquei um captador DiMarzio single coil no braço). A terceira foi uma Strato tb da Giannini, muito boa pra época.

  • @leonardo.linhares
    @leonardo.linhares 3 роки тому +8

    Os guitarristas da banda Maglore usam semi-acústicas da Snake. Tem uma entrevista aqui no youtube que eles mostram os equipamentos e dizem que elas são muito temperamentais, e têm de fazer várias gambiarras para que elas soem relativamente bem, sem apitar e tal. Apesar dos problemas, dizem que essas guitarras casam com a estética deles, tanto no som quanto no visual

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +2

      Cara, realmente, pelo estilo, as guitarras são incríveis. Mas imagino a instabilidade que tenham na afinação e captação. Captação dar microfonia neste tipo de guitarra é bem normal, por conta dos F holes. Mesmo as Gibsons vão sofrer com isso, especialmente se falarmos de caps PAF originais (sem parafina). Imagina isso com captadores feitos na raça, daquele tempo brazuca. Pra ter uma guita dessa hoje, pra usar os caos originais, teria de reformar eles por dentro da caixa, no mínimo, e dar uma revisada na construção da bixinha. Guitarra vintage é isso mesmo. :D

  • @ProfessorAbrita
    @ProfessorAbrita 2 роки тому +3

    Eu tive uma Guitarra Jog.
    Você falou da Snake, Toninho Horta gravou o antológico álbum duplo Clube da Esquina com uma Snake. O famoso solo de Trem Azul é o timbre de uma Snake

  • @JoaoCarlosSilva-d2m
    @JoaoCarlosSilva-d2m 4 місяці тому

    Minha primeira guitarra foi uma AlexBrucutu em 1976, com tres Captadores seistavados do Sr. Vitorio da Pompeia. E a segunda foi a Sg Giannini com a ponte Bigsby, em 1978 comprei na Loja Rei da Musica em Curitiba. Pr. Toquei co a Sg ate em 1998, e ai minha terceira foi uma Ebanez rodstar ll Rg 530. Ano 86. elas foram muito importante para meu uso, meu total Respeito a essas Senhoras.

  • @2011pauloroberto
    @2011pauloroberto Рік тому +1

    a minha primeira eu mesmo fiz..rs era modelo flexa com a tábua da estante da sala captador sound cordas sao gonçalo e o braço tirei de uma viola del vecchio.. na verdade foi a segunda pq a primeira era um fio de nylon e uma caixa de relogio de madeira.. eu tirava a música coqueiro verde.. eu tinha uns 5 anos.. depois ia comprar um ampli checkmate.. ainda bem q meu irmao foi no mappim e trouxe um palmer tr550 ! ai comprei uma Finch les paul vermelha ano 78 mais ou menos.. foi a melhor guitarra q já tive.. ainda bem q nunca tive q passar pelas rei da vida..

  • @valdirdias6516
    @valdirdias6516 4 місяці тому +2

    O que a Snake fez de muito bom eram os Amplificadores... o modelo maior de 350 Watts usava 10 válvulas 6L6 GC. O aparêlho era um monstro com 8 falantes de 15".

  • @valdirdias6516
    @valdirdias6516 4 місяці тому

    Os instrumentos Finch eram muito duráveis. Eu tive um contra-baixo Finch, depois de usar por alguns anos vendi. Encontrei-o 20 anos depois e estava em perfeito estado.

  • @valdirdias6516
    @valdirdias6516 4 місяці тому +1

    O fabricante da Retson era aquí da região de Jundiaí-SP. Eu o conheci, era o Sr. Guaracy... A fábrica era muito pequena, ele fazia os próprios captadores numa espécie de máquina que era basicamente uma manivela para enrolar as bobinas. A fábrica faliu quando ele resolveu fechar um acordo de exclusividade com o Abrão lá da Leimar. Quando o Abrão parou de comprar dele, ele viu que não tinha outro cliente mais. O jeito foi fechar a fábrica.

    • @valdirdias6516
      @valdirdias6516 4 місяці тому

      Eu nunca vi essas guitarras na Leimar, provavelmente o Abrão comprava em grande quantidade e revendia para as pequenas lojas.

  • @biulaviegas
    @biulaviegas 11 місяців тому +1

    Tenho três Tonantes antigas: Duas guitarras e um contrabaixo, todos funcionando perfeitamente. São relíquias bem colecionáveis. Me disseram que são dos anos 1970.

  • @rafapaiva78
    @rafapaiva78 3 роки тому +3

    Boa noite, Rico ... assistindo agora, mas com uma enorme nostalgia ... rsrsrsr .... sou um pouco mais novo ... comecei a me apaixonar pelas cordas lá pelos anos 92 e 93 ... qdo via as guitarras nas paredes das lojas de departamento e ficava sonhando em ter uma Tonante .... rsrsrssrsr ... lembranças boas de um tempo em que tudo era difícil ... aprendi a tocar em violões emprestados, mas sonhava em ter uma Jennifer, uma Golden, um Violão Di Giorgio - n18 ... rsrsrsr ... e logo me enveredei pelo canto e pelas quatro cordas ... nem sei se meu pai terminou de pagar as prestações do meu baixo .... rsrsrs (Whasburn Bantam XB400 ... o tenho até hj) ... rsrsrsrs ... comprei minha primeira guitarra só no inicio dos anos 2000 ... eu era vidrado na Stratocaster da Fender... e acabei adquirindo uma Squier California Series ... que ainda tenho, mas com modificações na elétrica e captação ... ainda é a minha guitarra pra estrada .... rsrrsr .... tempos remotos ... onde tudo era mais dificil ... Cara ... já toquei em dois Tremendões ... eu tinha um amigo Rico ...e nos emprestou para uma apresentação ... que sonzeira da porra ... Mas, é isso .... Obrigado pela volta no tempo ... Grande abraço

  • @Franklin-nk3ru
    @Franklin-nk3ru 2 роки тому +1

    Na década de 80 a gente entrava numa loja de discos de vinil e tinha pendurado nas paredes da loja, instrumentos à venda, de " qualidade inferior" mas que atravessaram o tempo, não sei se por causa da madeira, mas estão aí, ainda se encontra alguns exemplares, fazem parte da história, legal , gostei do vídeo!

  • @waldirviolini8392
    @waldirviolini8392 6 місяців тому

    A minha primeira guitarra foi uma Snake semi acústica com distorção embutida. Comprei em 1970 na Mesbla na rua 24 de maio. Ficou comigo até 1978.

  • @hauryjhonson444
    @hauryjhonson444 3 роки тому +3

    Tenho uma Snake semi acústica, a que vinha com fuzz embutido, e posso dizer com franqueza, é uma guitarra bem construída e robusta, o acabamento da minha aínda é original, vinho sunburt também acho de boa qualidade, ainda mais se levar em conta que é uma guita de meados dos anos 70. A única coisa que peca realmente é a questão do feedback dos captadores. Mas pra mim é ok uso mais sons limpos e overdrive leve no blues.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +1

      Ea uma guita muito interessante pra a época sim. Ficaria feliz em ter uma. Um dos modelos brazucas que podemos chamar de vintage.

  • @albertomagnofagundesfonsec6166
    @albertomagnofagundesfonsec6166 2 роки тому +2

    do 29:48 ao 30:53 , esse anunucio eu tinha numa revista sobre guitarras e aparelhos , finalzinho de 80 comecinho de 90

  • @luizgomesmartins
    @luizgomesmartins Рік тому

    Uma Sonneli hj, quando alguém quer vender custa uma pequena fortuna.
    Lembro de um amigo que tinha uma, que tinha um timbre agudo tão diferenciado, presente e era ótimo de ouvir.
    Hj seria um diferencial para quem é doido por timbres diferentes.
    Muito da hora esse vídeo Irmão

  • @Starman-ww7qe
    @Starman-ww7qe Рік тому +1

    Eu já toquei em uma Phelpa. Guitarra muito tosca com aqueles interruptores de parede para as lâmpadas de casa. Porém os captadores (cristais , na época) eram muito bons, com uma sonoridade bem grave, parecendo até a sonoridade de uma guitarra sem bloco central.
    Era de um amigo meu e experimentei ela no meu amp. valvulado Giannini True Reverber.
    Você esqueceu de falar da Del Vechio.

  • @pedrocastilhos2341
    @pedrocastilhos2341 Рік тому +1

    Prezado amigo, gostei muito da conversa! Cheguei aqui por acaso, quando procurava alguma referência sobre um modelo flying v, da Giannini, que vi uma vez em um brechó. Nem sabia na época, mais de dez anos, que a Giannini tivesse alguma vez feito uma flying v!...
    Aí achei este vídeo, muito legal, que dá até uma saudade desse tempo, que como o amigo disse, foi muito rico e está desaparecendo...
    Já deixei o "like" e me inscrevi no canal!
    👍👍👍👍🎸🎸🎸🎸

  • @vitorcampos6016
    @vitorcampos6016 3 роки тому +2

    Rico. Pbs por promover o resgate da memória da produção das guitas tupiniquins. Viajei no tempo. Infelizmente, não somos um país q dá valor pra essas coisas. Minha primeira experiência com guitarra foi em uma Rei, que esfolava os dedos sem dó. Depois uma Phelpinha Apache. Tão ruins q virei batera nos 70. Já em uma banda, a moçada investiu nas Ookpik (LP e SG) q vieram após as cobiçadas Snake. Era td mundo duro e quem tinha uma gringa era mais conhecido q o prefeito😆 Hoje voltei para a guita com uma Tele SGT e uma Jackson. Valeu garoto, continue assim🎸

  • @luizsergio85
    @luizsergio85 2 роки тому +1

    Kkkk ainda tenho uma magnus plus novinha eu ganhei de presente do meu falecido avô que eu amava tanto quantas saudade e lembrança

  • @Oberheim.OB-XA
    @Oberheim.OB-XA Рік тому +1

    A GENTE QUE VIVEU ESTE TEMPO ESTAS FINCH ERAM BOAS MESMO LP SG . ACÚSTICA ERA BOA MEU PROFESSOR TINHA

  • @sergioguardado6733
    @sergioguardado6733 26 днів тому

    O Sr, Vitório era um luthier lendário na Av. Pompéia, anos 60. Eu tive baixos Alex e Del Vechio (imitando o Hoffner do Paul)... e já 'cobicei' as Finch, que eram uma novidade premium nos anos 70. Tive também um ampli de baixo Phelpa, 50 W, era decente. Ganhei em 1968...

  • @homerosilveiracoelho5340
    @homerosilveiracoelho5340 9 місяців тому

    BOA TARDE. EXCELENTE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DAS HISTÓRIAS DAS "NOSSAS GUITARRAS". NA ÉPOCA, ESPECIALMENTE EMBAIXO DA DITADURA MILITAR QUASE NADA SE PODIA IMPORTAR E FICAVAMOS NA MÃO DA INDUSTRIA, A (MAL) EXEMPLO DOS AUTOMOVEIS QUE GERAVAM MUITO DINHEIRO PORQUE PRATICAMENTE NÃO INVESTIAM QUASE NADA E TINHA GORDOS RETORNOS. DE VEZ EM QUANDO SE TROCAVA OS PARACHOQUES E LANÇAVA COMO MODELO NOVO. OS MUSICOS DO BRASIL SOFRIAM COM ISSO. DE FATO, TODAS ESSAS REFERENCIAS ERAM DE GUITARRAS DE SEGUNDA, TERCEIRA OU QUARTA LINHA. JUNTANDO COM AMPLIFICADORES ( CAIXAS DE ABELHA ) ERAM TERRIVEIS. TIRANDO O SENTIMENTALISMO, NÃO VALE COMPRA-LAS. SÃO HISTORIAS DE UM PASSADO SOMBRIO, MAS QUE AJUDOU ALGUNS DESENVOLVEREM A ARTE COM POUCOS RECURSOS. SOMENTE A GIANINNI TINHA PADRÃO DE PRIMEIRA LINHA. ACHO QUE TINHA DIREITOS JUNTO À FENDER PARA PRODUZIR GUITARRAS E AMPLIFICADORES. A GIANINNI TINHA A GUITARRA DO SOLISTA: SUPER SONIC E DO "BASE" A SONIC. ERAM "FENDERs NACIONAIS" TINHAMOS MEGA AMPLIFICADORES TRUE REVERB, VALIANT, THUNDER SOUND E TREMENDÕES VALVULADOS PADRÕES FENDER. SÓ VER IMAGENS DO PROGRAMA DA JOVEM GUARDA P SE TER NOÇÃO. FAZIAMOS BAILES E APRESENTAÇÕES SEM OS P.A.s DE HOJE DE TANTA POTENCIA E QUALIDADE. PARTICIPEI DE BANDAS "SURF MUSIC" SÓ COM MUSICAS INSTRUMENTAIS. TIVE UMA SNAKE SEMI ACUSTICA VERMELHA, MAS ERA HORRIVEL: NÃO SE ACERTAVA A REGULAGEM DELA. TARRAXAS E CAPTADORES FRACOS.
    PHELPA: ERA UMA GUITARRA BOA DE SEGUNDA LINHA, COMO A CÉLIO ERA. O BOM DA PHELPA ERA SEU AMPLI VALVULADO QUE TINHA UM VIBRATO EXCELENTE.

  • @renatopedro6325
    @renatopedro6325 2 роки тому +1

    A phelpa apache, foi utilizada por Roberto Carlos, a fábrica era do Sr. Alfredo e essa guitarra tem em sua composição peças próprias mas também alguma coisa de Gibson e fender, a pessoa que estava a frente da shake se chamava Sr Alaor de São Caetano do Sul em SP, exitu também em Santos, a guitarra Célio, do Sr Célio, de pequena fábrica, as guitarras Célio Som foram mais difundidas, outra guitarra que também girou em torno dessa época foi a Soros do Sr Estevão Soros, ele era um Luthier estrangeiro e trabalhou na fábrica dos violões Del vechio, que fábricava também guitarras mas mais por encomenda do Sr Ângelo Del Vechio, Soros montou ao sair da Del Vechio sua própria fábrica também vindo da Europa, os captadores eram a maioria fabricadas pelo Sr Ângelo se não me falha a memória era esse o nome dele, a Semana também fabricou guitarras nós anos 70, mas era especialista em bateria, outro que se aventurou em construção de guitarras foi o irmão do Nenê da banda os incríveis, o Sr Romeu Bergher, das guitarras Bergher, de Rio Claro surgiu outra fábrica de pequena porte das guitarras JOG, iniciais de seu nome, muito se fala da falta de qualidade desses instrumentos, mas eu tenho alguns exemplares e digo que esses homens são verdadeiros artesãos da madeira e fizeram no talento deles e sem muitos recursos, pois se tivessem os recursos das gigantes internacionais, com certeza bateriam de frente, espero ter ajudado, abraço Fraterno amigo.

  • @the_mosterofc
    @the_mosterofc 2 роки тому

    Tenho 33 anos e lembro que meu pai tinha uma snake e uma gianini diamond ambas mt boas, pow mt legal lembrar dessas guitarras!!

  • @carlosceravolo9320
    @carlosceravolo9320 2 роки тому +1

    Uma guitarra bem interessante, timbre bom e acabamento muito legal foi a da marca Celio, era uma fabrica de Santos.

    • @mateusgrandino4831
      @mateusgrandino4831 Рік тому

      Rapaz um parceiro me deu de presente uma guitarra celio super celison, não sei muito sobre ela , mas achei o braço dela bem moderno

    • @mateusgrandino4831
      @mateusgrandino4831 Рік тому

      Ela parece uma tonante mas tem tensor tal ... o braço e mais fino não é tão cabo de enxada kkk bem confortável

  • @semiografo
    @semiografo 3 роки тому +4

    Eu peguei bem a transição das guitarras nacionais para a popularização das importadas. A primeira guitarra que tive foi uma Giannini stratosonic prata meio que imitação da Fender Clapton da mesma cor. A tampa dos captadores era fechada, lembrava os lace sensors. Agora, fora a similaridade com a guitarra do Eric, fui meio trouxa. O mercado já estava se abrindo e meses depois um amigo ganhou uma Washburn com Floyd Rose por uns 380 reais (a minha Giannini custou 275). Na época, um dólar era uns 94 a 97 centavos, então chuto que essa Washburn de 380 reais seria uma guitarra de uns 5 mil reais hoje, considerando 25 anos de inflação em dólar. A minha Giannini não chegaria nem perto da qualidade de uma Tagima Stella de hoje, o que seria de se esperar de uma guitarra de uns 300 dólares em 1995. Para um guri de 14 anos, a Giannini ainda mantinha uma reputação em meados dos anos 90. Eu cantava em uma banda de metal e o guitarrista tinha uma Stratosonic preta. Outro amigo, fã de Pink Floyd e que mandava bem nos solos do Gilmour, tinha uma Stratosonic sunburst. Se eu estivesse melhor informado, teria juntado mais grana e pego uma Fender japa, mexicana ou mesmo brasileira uns meses depois, com o meu salário de aprendiz de office boy. Jacksons eram populares entre a playboyzada de colégio particular também. Eu as via nos festivais ou na mão de colegas de aulas de guitarra que eu fazia de vez em quando. Eram um sonho de consumo, custavam algo como 650-750 reais, ou seja, guitarras de 10 mil hoje considerando inflação em dólar e câmbio. Para finalizar, me arrependo de ter passado adiante aquela guitarra ruim... boas lembranças dos tempos de colégio que ela me traz. Então, fica a dica: gaste muito na primeira guitarra, senão você vai querer guardar umas podreiras em casa só por nostalgia (eu tenho algumas, ainda que remetam a lembranças menos nostálgicas).

  • @valdirdias6516
    @valdirdias6516 4 місяці тому

    A Sonelli começou fabricando sanfonas. Mais tarde fez guitarras e também amplificadores valvulados no tempo da Jovem Garda.

  • @ProfessorAbrita
    @ProfessorAbrita 2 роки тому +1

    Eu vi Retson na A Serenata em Belo Horizonte, que na época tinha o título de maior loja de instrumentos musicais da América Latina. Eram 3 ou 4 andares não me lembro, só de instrumentos. Vi uma Retson branca modelo Les Paul, isso em 1987

  • @JUAREZ78
    @JUAREZ78 6 місяців тому

    Lembro dessas marcas nos anúncios daquelas revistinhas de cifras vendidas em bancas... Jenifer, insbruk, magnus, as lojas da teodoro sampaio que vendiam

  • @RoqueLuizNascimento
    @RoqueLuizNascimento 6 місяців тому

    Acompanhei a compra de uma Snake em 1966 ou 67 direto na fábrica em São Caetano do Sul. Falava-se que era de músicos da banda Os Botões.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  6 місяців тому

      Valeu pela informação. Vou até pesquisar sobre isso.

  • @Sinval_Lima
    @Sinval_Lima 3 роки тому +4

    29:50 essa guitarra aparecia nas revistas Ritmos, Violão e Guitarra, Acordes etc., no final dos anos 80 e início dos anos 90. Sempre achei que era uma lenda e essa foto às escuras deixa bem claro que pode ser roubada rsrsrsrs. Me lembro bem, no comecinho dos anos 90, quando eu comentei sobre essa guitarra acústica e um carinha que estava aprendendo a tocar me chamou a atenção dizendo que guitarra acústica não existia. O cara mal começou e uma parente dele nos EUA mandou uma Gibson semi-acústica, ele se achava o cara e vivia jogando na nossa cara que ele sabia tocar porque tinha uma Gibson rsrsrsrsrs.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +1

      hahahaha Era foda essa coisa de pouca informação sobre tudo, na época. :D

  • @eduardopereiradutra19
    @eduardopereiradutra19 Рік тому

    Obrigado

  • @TheChemicaldust
    @TheChemicaldust Рік тому

    Ainda tenho uma Finch de 1976, o logo era diferente do mostrado. A captação troquei por dois seymour duncan. Os originais estão guardados. Toco ela diariamente, mega som.

  • @talisguitarmagic3158
    @talisguitarmagic3158 3 роки тому +1

    bom trabalho gostei eu tenho um violão solelly de canela-rs que meu tio de minas gerais sequestrou e ele tem ainda até hoje guardado.

  • @josefranciscolopes7884
    @josefranciscolopes7884 Рік тому +1

    Bom dia professor Rico bustamonte

  • @ProfessorAbrita
    @ProfessorAbrita 2 роки тому

    Eu tive uma guitarra Gianini Sonic Plus de 1986, ganhei essa guitarra nova nesse ano . Pesquisei com vários canais de colecionadores na internet e ninguém tem informações sobre esse modelo. Vi uma a venda no mercado livre. Era um modelo que copiava o desenho da guitarra do Brian May do Queen. Lembra também uma Gibson 59. Na Gianini ninguém tem informações sobre esse modelo. Na internet alguém disse que foi um modelo alusivo ao Rock in Rio 1985

  • @econofreeconofre8572
    @econofreeconofre8572 2 роки тому

    Muito legal esse assunto... Eu tive algumas dessas marcas.

  • @Renatovelho1
    @Renatovelho1 Місяць тому

    A sonelli pegou fogo no fim dos anos 70, se não me engano. E desde então não fez mais instrumentos. Por isso são raros, principalmente os acordeons(sanfonas) que eram referência.

  • @tassiogomes
    @tassiogomes 3 роки тому +3

    Recomendo o canal PrimeiraNota, tem muito Review lá das vintages do Brasil! Vlwww

  • @AndreTurco
    @AndreTurco Рік тому

    Existia uma Fábrica de Guitarras e Baixos em Bauru SP, nos anos 80 e 90 que se Chamava Insbruck...
    Era de descendentes de Russos.

  • @talisguitarmagic3158
    @talisguitarmagic3158 3 роки тому +1

    tem um video youtube onde o robertinho de recife vai a uma loja onde ele fala das primeiras guitarras feitas no brasil que ele utilizou, agora achar de novo este video vai da trabalho. grato

  • @mastroverso5791
    @mastroverso5791 7 місяців тому

    A minha primeira guitarra foi uma Berger. Feita em SP,se não me engano. Uma vez vi um vídeo falando sobre a história da Berger. Então fica a dica ai pra pesquisar. Abço

  • @lucasgabrielmalheiros5589
    @lucasgabrielmalheiros5589 3 роки тому +3

    Talvez as marcas não sejam relevantes historicamente por se preocuparem muito em fabricar cópias do instrumento gringo ao invés de fazerem o deles.
    Também não se justifica pela falta de know how, Brasil tinha bons violões e podia muito bem desenvolver a indústria de guitarra dos anos 50 até os 80 (a Fender não demorou nem 20 anos pra chegar nos modelos dela), tem o exemplo da guitarra baiana que dizem ter sido desenvolvidas ao msm tempo das sólidas nos EUA, outro instrumento mas podia ter acontecido coisa similar com a guitarra elétrica.

    • @semiografo
      @semiografo 3 роки тому +1

      Faltavam elementos na cadeia produtiva brasileira eu acho... a indústria americana era muito mais diversificada. Violão requer menos insumos, basicamente osso, trastes, tarraxas abertas, verniz, madeira e serras. Para construir uma guitarra sólida, faltaria o mecanismo da ponte, captadores de alnico, tensor, chaves, potenciômetros, jacks. Paralelamente a isso, acho que havia uma cultura forte do violão, chegando inclusive a ter ocorrido passeata contra a guitarra. Enfim, vários elementos que nos deixaram décadas sem guitarras do nível das americanas.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +1

      pois é, como citei no vídeo da Segunda, acho que de fato as marcas nacionais no começo nem copiavam tanto. isso começou mais por exigência do próprio consumidor.

  • @diariodeumguitarrista5419
    @diariodeumguitarrista5419 3 роки тому +2

    Esses dias olhando o Facebook, me deparei com uma postagem de uma página sobre tonantes que sigo, pois estou querendo dar vida 2 tonantes que ganhei da filha de um antigo conhecido que morreu, aí vi uma postagem de 2 tonantes na caixa enrolado no plástico e tudo, pelo que venho acompanhando, alguma empresa comprou e irá produzir guitarras novamente

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +1

      É... não diria que sejam objetos de desejo. mas seria engraçado, interessante.

    • @diariodeumguitarrista5419
      @diariodeumguitarrista5419 3 роки тому

      @@guitarracomcerveja verdade! Mas se vasculhar um pouco mais tem uma comunidade bem grande de entusiastas que gostam desse tipo de instrumentos e colecionam ainda kkk

  • @asbmud
    @asbmud 3 роки тому +1

    Eu tinha uma revista que tinha essa propaganda da guitarra Tropical e ele ficava olhando e sonhando com ela.

  • @joseclementino7720
    @joseclementino7720 Місяць тому

    Olá amigo, referente até quando as guitarras finch foi fabricada no Brasil,foi até 1993; posso afurmar pois afabrica estava em ativida, e ficava na Gal Osório, no terreo do prédio que morei por 15 anos; número 309... Morava no primeiro andar e sempre escutava os fabricantes afinando instrumrntos, como guitarras e outros. Pode ter certeza, até 93 posso afirmar que a fabrica estava ativa! Agora colega,pesquise melhor sobre guitarras brasileiras e antigas... Se essas guitarras que vou falar, se elas fossem fabricadas nos EUA, seria as melhores do mundo! Tanto os contrabaixos como as guitarras, tem uma qualidade extraordinária.. Tenho 3 guitarras Fender e uma dessa que vou te falar... Essas guitarras são frabricadas pelo engenheiro eletrônico, o sr Becher, o qual tanto as guitarras como os contrabaixos,leva o nome do próprio fabricante; Becher...As Guitarras Becher são as guitarras do som mais limpo que ja toqueii... Como disse, tenho uma guitarra Becher e 3 Fender;as guirarras Becher tem um som espetacular... A Becher é demais... Pesquise e confirme. Boa sorte.. Um grande abraço amigo.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  Місяць тому

      Maravilha José, obrigado pela informação. Tenho toda simpatia pelos colecionadores e fãs da guitarra nacional. Conheci e toquei em grande parte delas. A ideia é esclarecer além das paixões. Para quem apenas precisa tocar e comprar uma boa guitarra. Boa sorte por aí!

  • @matheusmacedo1452
    @matheusmacedo1452 4 місяці тому

    Sou apaixonado pelos instrumentos e equipamentos nacionais, atualmente tenho uma Snake 1968 e uma Giannini Exportação ae08s. A construção e qualidade de ambas é algo fora de série, me entregam um timbre que não consigo tirar com qualquer outra guitarra kkkkkkkk

  • @eduardjacob8710
    @eduardjacob8710 Рік тому

    Tive um amplificador PHELPA, valvulado e espetacular...

  • @estudioknaip7692
    @estudioknaip7692 Рік тому

    Nos anos 70 apareceu aqui em minha cidade uma guitarra Saema.Meu tio tinha um violão dessa marca.

  • @adrianohorn2639
    @adrianohorn2639 3 роки тому +2

    Soneli ja vi uns baixos muito bacanas

  • @josemulero9724
    @josemulero9724 7 місяців тому

    EU TENHO UMA GUITARRA ALEX 1967 UM BAIXO GIANINNI SONIC 1963 E VÁRIAS GUITARRAS E BAIXOS TONANTE

  • @jandidesouzacassiano
    @jandidesouzacassiano Рік тому

    A Phelpa usava interruptor elétrico que você tinha a opção de ligar os três captadores juntos. Eu fabriquei uma strato e usei esse interruptor igual a Phelpa!

  • @linosilveira4516
    @linosilveira4516 Рік тому

    Tenho uma Gianini diamond ,acho interessante

  • @eduardjacob8710
    @eduardjacob8710 Рік тому

    Tenho uma Giannini Supersonic 67 !!

  • @tantemathielo8709
    @tantemathielo8709 2 роки тому

    Tive uma phelpa apache e digo que me surpreendeu muito pela qualidade... afinação e som... ouvi dizer que foram produzidas no final dos anos 60, mais especificamente entre 67 e 69... eu fiquei impressionado com a boa qualidade... esteticamente não agradou muito... mas acho que era coisa da época

  • @adrianohorn2639
    @adrianohorn2639 3 роки тому +4

    Tem um canal chamado minha guitarra com cedro no youtube q mostra essas raridades.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому

      exato! Infelizmente, tbm não consegui as referências por lá, nem pelo blog dele.

    • @adrianohorn2639
      @adrianohorn2639 3 роки тому

      Mandei a stratosonic fazer os trastes na sk lutheria, aqui de joinville. Quando chegar mando as impressões

    • @adrianohorn2639
      @adrianohorn2639 3 роки тому

      Vi uma gemini e um lp giannini la na fia

  • @HumbertoNeryBetoNery
    @HumbertoNeryBetoNery Рік тому

    Snack, fabricadas em São Caetano do Sul - Rua Piauí. Eram muito boas !!

  • @henrique111s
    @henrique111s 3 роки тому +2

    Boa noite Rico, um Amigão meu teve uma Magnus Vector. Abraço.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +2

      Eram muito ruins! Hahaha Mas a lembrança é massa! 🤓

  • @alcirdc
    @alcirdc 3 роки тому +1

    Fala Rico ... minhas primeiras guitarras foram uma Jenniffer (estilo uma usada pelos Beatles) e uma superstrato da Wave (uma dessas marcas que não vingaram)

  • @josemulero9724
    @josemulero9724 7 місяців тому

    NOS COMPRAMOS UMA GUITARRA REI EM 1964 NAS CASAS BEVILAQUA HAVIA DOIS MODELO LES PAUL ((( MACIÇA E SEMI ACUSTICA ))) E TAMBEM A MODELO STRATOS TONANTE ME PARECE QUE ERA O SOBRENOME E A MINHA PRIMEIRA GUITARRA FOI UMA SAEMA

  • @josemattos6734
    @josemattos6734 7 місяців тому

    Eu já toquei anos 60
    guitarra e Baixo D'el Vecchio. A melhor que já toquei foi da Gianine linha GEMINI. Tanto o Baixo como a guitara top de linha.

  • @fabianohenrique923
    @fabianohenrique923 Рік тому

    A minha primeira guitarra foi um Dolphin Strato. Era muito bem feita, bem pesada, mas a captação era fraca. Tenho uma Giannini Supersonic dos anos 70.

  • @marquinhostricolor9344
    @marquinhostricolor9344 2 роки тому

    Aqui na minha casa teve duas guitarras Snake uma giannini diner uma da marca stratus e um baixo King

  • @carlospereiralopes4601
    @carlospereiralopes4601 2 роки тому

    Gostaria de saber de um guitarrista chamado Gilson de Manaus, anos 60.

  • @theoo5657
    @theoo5657 2 роки тому +1

    Opa amigo, você tem ideia de qual equipamento foi usado pra gravar "mistério do planeta" dos novos baianos? Eu tenho essa dúvida, porque os sons de guitarra no final são muito únicos, e não sei como era a importação de equipamentos para o Brasil, principalmente porque fuzz tinha sido recentemente criado, e como eles teriam tido contato com ele

  • @H.D.1967
    @H.D.1967 9 місяців тому

    Putz, se eu esbarrasse com uma preciosidade dessas, ainda que em ruínas, ficaria tentado a comprar, mesmo que sejam ruins de tocar. Interessante a menção às guitarras russas, ao fim do vídeo. Apesar da horrenda estética dos produtos da era soviética (nunca achei que pudesse sair alguma coisa boa daquilo lá), as guitarras eram muito interessantes, e caberia até um vídeo dedicado a falar sobre elas.

  • @HadaGuimaraes
    @HadaGuimaraes 7 місяців тому

    Comprei uma Finch, madeira boa soa bem, quero trocar a captação para Malagoli

  • @ssplaytooss965
    @ssplaytooss965 3 роки тому +1

    E aí bicho ? E as jenifers , dolphins , Sonics , okplics , Dos anos 80 , vou me lembrar de outras , gostaria que vc fizesse um levantamento mais detalhado sobre esses anos difíceis para os guitarristas menos favorecidos , isso e interessante de se ver , desde já agradeço sua atenção

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому

      Show , meu velho. existem outros vídeos no canal que abordam estas outras marcas tbm. Dá uma pesquisada. Valeu!

  • @edsonluizdossantos1677
    @edsonluizdossantos1677 2 роки тому +1

    Boa noite!
    As informações sobre essas guitarras você pode conseguir com o Roberto Fontanesi. Quanto às Retson, o Murilo, Luthier, conhece bem a história. Possuo bastante informações sobre guitarras nacionais, às quais estou organizando em ppt. Caso tenha interesse, posso te enviar uma cópia.

    • @TransplantadoTV
      @TransplantadoTV 2 роки тому

      Edson, eu tenho uma Retson que comprei há alguns meses.. toda ferrada kkk
      Mas tenho um projeto de transformar em uma guitarra boa, com peças novas, elétrica moderna, etc

    • @edsonluizdossantos1677
      @edsonluizdossantos1677 Рік тому

      @@TransplantadoTV
      Olá, desculpe a demora para responder. Problemas de "véio".
      Também tenho uma Retson, toda desmontada, esperando por remontagem com "upgrade". Essa marca apareceu por volta de 1982/83. Havia uma loja em São Paulo, Casa Bevilacqua, que, entre muitas, comercializava essa marca.
      Me parece que o Murilo Luthier, também de São Paulo, foi quem as construía, bem no início de sua carreira.
      Possuo, também, outras raridades nacionais, tais como: Snake, Giannini, Magnus, Tonante, e duas raríssimas da Saema.

  • @cleytongtr6343
    @cleytongtr6343 Рік тому

    Cara você tem algum vídeo falando dos encordoamentos da época?

  • @elsonesc8245
    @elsonesc8245 2 роки тому

    Olá!
    Em qual vídeo vc fala da guitarra Jennifer. Eu achei uma e gostaria de saber um pouco mais sobre ela.
    Obg

  • @ramontechtavares4698
    @ramontechtavares4698 3 роки тому +2

    Pô, minha primeira guitarra foi uma Retson Explorer em 1985!
    Era bem melhor e mais bonita que a Tonante hehehe, tinha até ajuste de oitavas!

  • @ClaudioDoggyLopes
    @ClaudioDoggyLopes Рік тому

    Kkkkk, a guitarra da foto foi minha! Rssss
    Essa guitarra não é dura, é uma pena pena pra tocar.

  • @jandidesouzacassiano
    @jandidesouzacassiano Рік тому

    Eu tenho uma Tonante!

  • @fabiorocco7752
    @fabiorocco7752 3 роки тому +2

    Eu comprei uma guitarra tomate nos anos 90 hehe

  • @eduardjacob8710
    @eduardjacob8710 Рік тому

    Del Vechio também...

  • @marcogrossi4600
    @marcogrossi4600 Рік тому

    Assisto o canal há poucob tempo e acho bem interessante.
    A marca Dolphin é nacional? Lembro bem delas nos anos 80

  • @canaldofan8107
    @canaldofan8107 2 роки тому

    Eu tenho duas Gianninis aqui: 01 SG +/- 1978/1980 e uma Stratosonic Pro 1992. Não empresto nenhuma delas a ninguém. 😁😁

  • @garagem7644
    @garagem7644 11 місяців тому

    Alguém conhece a marca prestige? TEnho um a mais de 20 anos, acho qué anos 60, quero vender mas não tenho idéia de preço.

  • @MillaTankian
    @MillaTankian 2 роки тому +1

    A Snake foi criada por um luthier brasileiro.
    Eu tenho uma aqui igual a da foto, não sei se pode ser restaurada
    Será que vale alguma coisa?

    • @natbiriba
      @natbiriba 2 роки тому

      Tão vendendo por uma grana hj em dia

  • @ribeiroribeiro4277
    @ribeiroribeiro4277 Рік тому

    Essa snake e sua você vende ??

  • @sandercr
    @sandercr 3 роки тому +2

    Sou um menino dos anos 80, meu referencial de guitarra ruim chega só até a Tonante. Descobri hoje que tem coisa pior, achei hilário o comentário tipo guitarra tal é pouca coisa melhor que aprender tocar guitarra com cabo de vassoura 😂🤣.

    • @semiografo
      @semiografo 3 роки тому +1

      Um amigo tinha uma Jennifer, era dureza... comprou usada ainda. Pior que uma Jennifer é uma Jennifer usada, já que o dono sempre tentava salvar o instrumento, mas invariavelmente ele piorava.

    • @sandercr
      @sandercr 3 роки тому

      Eu lembro que no meio dos anos 90, pro pessoal do contrabaixo que tinha um pouco de grana mas ainda não conseguia comprar um Ibanez chegou os baixos Samick. Muito provavelmente foi o primeiro baixo ativo de uma galera daquela época que só tocou em Gianini e Dolphin.

    • @semiografo
      @semiografo 3 роки тому

      ​@@sandercr eu lembro dos mais abonados com os Aria Pro II e Samick. Os meus amigos próximos tinham Giannini e Luffing, duas marcas nacionais.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому

      hahahaha

  • @autodidatasdamusica6980
    @autodidatasdamusica6980 Рік тому

    chamar essas marcas de "ruim" é elogio, eu tive uma SG da "Retson" que foi minha primeira guitarra, comprada no "Mappin" não afinava depois da 16ª casa, pois, esta era maior que a 15ª casa, eu diria um lixo, não quis nem guardar, tão logo comecei a entender um pouquinho sobre a construção de instrumentos, joguei no lixo.
    tive depois uma "Tonante" cordas muito altas, não dava para abaixar, pois no mais baixo da regulagem da ponte ficava alto. o corpo era sem gabarito, esta consegui vender para um amigo, que gostava dela, tocava MPB então a altura não o prejudicava.
    Minha terceira foi uma "Golden" Les Paul, ai já era melhor, ano 92 salvo engano, mas já tinha boa construção, tenho ela até hoje aguardando um novo braço, pois toquei nela até os trastes se alinharem com a escala, mas tem um timbre que gosto muito.
    A "Malagoli" sempre foi boa, antigamente se chamava "Sound" eu tive um pedal wah-Wah deles, que me arrependo até hoje de não ter lhe dado os devidos cuidados, pois o teria até hoje.

  • @valdirdias6516
    @valdirdias6516 4 місяці тому

    ua-cam.com/video/aySwSxj1RT0/v-deo.html
    Nesse Link acima você vai encontrar a história da Phelpa e muito mais.

  • @3861rodrigo
    @3861rodrigo Рік тому

    Eu tenho uma guitarra FOX, nunca vi na vida

  • @Nelson6512
    @Nelson6512 2 роки тому

    a Minha primeira Guitarra, foi uma Lauren (q eu ainda uso até hj, meio tunada kk), o grande destaque dela é o Braço, todo mundo q a toca, elogia... mas pqp, eu não acho NADA sobre essa Marca kkk, eu queria muito conseguir uma alavanca original pra ela, mas eu não consigo achar nada dessa marca kk, não deve ser Nacional. Meio triste não poder conseguir mais as peças originais ou do mesmo fabricante.

  • @andersonmaurilio9948
    @andersonmaurilio9948 3 місяці тому

    Tenho uma guitarra nacional que ninguém conhece fabricante bend modelo sg me parece ser década 70 ou 80

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 місяці тому

      Interessante. Nunca ouvi falar. Mas havia muitas fábricas pequenas na época

  • @juris_doctor
    @juris_doctor 3 роки тому +1

    Áudio e vídeo melhoraram substancialmente. Fez alguma coisa diferente? Hehehe

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +2

      Juris, apenas deixei de usar temporariamente o aplicativo de lives. Quando começarmos a transmitir ao vivo, a qualidade volta a ser aquela.

  • @pedrocastilhos2341
    @pedrocastilhos2341 Рік тому

    Perdão por não saber o nome do amigo. Não encontrei... 👍

    • @pedrocastilhos2341
      @pedrocastilhos2341 Рік тому

      Prezado Sr. De Moraes, "dei um pulo" na Lojinha e encontrei vosso nome!
      Forte abraço. 👍

  • @JUAREZ78
    @JUAREZ78 6 місяців тому

    Tive uma golden que foi fabricada com um leão no corpo....

  • @sandroribeiro1410
    @sandroribeiro1410 Рік тому

    A guitarra Stranger é brasileira?

  • @josemattos6734
    @josemattos6734 7 місяців тому

    Havia na época a Guitarra Apollo.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  7 місяців тому

      Não conheço. Mas sim, Existiam muitas marcas Pequenas na época, Muitas Sumiram a história

  • @eduardorios7324
    @eduardorios7324 Рік тому

    Phelpa eu tenho o ampli 10w

  • @ramontechtavares4698
    @ramontechtavares4698 3 роки тому

    Giannini fundada em 1900, primeiro esboço de guitarra no final dos anos 50 com o violão com captador modelo 600, e na década de 60 modelos sólidos.
    Tagima fundada oficialmente em 86 não em 70.

    • @guitarracomcerveja
      @guitarracomcerveja  3 роки тому +1

      Isso aí Ramontech. O que citei foi "o veio (Seizi) Tagima", que já produzia suas guitarras ativamente lá em SP, desde meados dos anos 70. Pode-se dizer que passou a ser reconhecido e mais procurado por volta dos anos 801/81 e lá por 86 abrou como empresa, pequena fábrica. Valeu pelas infos sobre a Giannini!