Para esticar o couro e depois deixa-ló no sol. Prefere sebo de carneiro, banha, azeite ou óleo de dendê? Se puder explicar como você faz com o seu, ficaria muitíssimo agradecido.
Cuidado com minha atabaconga rss Raul eu já tô conseguindo levar uma gira aqui na casa da minha mãe de santo, só com nagô ijexá tradicional os outros toques ainda na peia kk o atabaque é o médio e as X acho o som meio xoxu , entendi mais ou menos agora o pq rss obg pela explicação! 😘
kkkkkkkkk to cuidando super bem kkkkk Mas é isso ai, afinação faz toda diferença pras levadas sairem com um som limpo e bem definido. Bons treinos pra tu ai!
Fala ai Raul, tudo bem? Parabéns pela vídeo aula, como sempre muito bem explicada impossível não entender o conceito, só mais uma dúvida. " Você tem o hábito de desafinar o atabaque após o uso, ou você afina e depois deixa a pele esticada até o próximo uso e caso precise afinar mais aí afina ?" E se você desafina a pele após o uso, até que ponto você afrouxa os ganchos?
@@sMandy2 Oi Amanda tudo bem? então fui atrás dessa resposta e espero que te ajude. seguindo a orientação do Fabiano responsável pelas peles da Drumbeat para atabaque e conga, inclusive que o Raul usa em um dos atabaque dele, e o mesmo me disse que pode deixar a pele apertada não tem problema nenhum, o legal é periodicamente tipo uma vez a cada dois ou três meses dar uma hidratada na pele pode ser até com silicone automotivo, bem pouquinho e só desapertar um pouco os ganchos em dias de frio que a pele fica um pouco mais dura. e assim eu tenho feito no meu atabaque e raramente eu mecho na afinação e está sempre com o som do jeito que eu gosto. espero ter ajudado
Comprei um atabaque jair e lá eles mandam cuidados com o couro E fala pra nunca afinar em cruz Sempre em sequência, não passar dendê e por no sol etc...
Caraca, sério! Não passar dendê e por no sol eu até entendo, mas não afinar em cruz eu fiquei curioso de saber o argumento deles kkk mas cada um é cada um, deve dar certo pra eles e isso que importa!
Salve suas forças, Ogã! Gratidão pela partilha do conhecimento! Eu tenho uma pergunta: tenho um atabaque com couro de boi (é um Rum Jair de 1,10m) mas eu sinto que o tapa agudo ainda fica muito abafado, mesmo subindo a afinação. Seria uma solução plausível colocar um couro de outro animal, que dê um som mais agudo ou com mais brilho? Existe uma pele com essa característica? Axé!
Nesse caso mano o mais recomendado seria a troca da pele pra aí sim você reajustar a afinação de forma correta e bem distribuída, pq possivelmente com a pele já torta, dificilmente ela consegue se reajustar da forma certa depois de muito tempo assim.
Uma pergunta, vejo alguns ogans tocando colocando certa força na pele, a mão desce da altura do queixo, essa forma de tocar o instrumento também diminui a vida útil do couro? Obrigado por todo conhecimento, axé! 🙏
Precisa surrar muito forte o atabaque pra acabar rasgando uma pele, mas com certeza ajuda e muito a romper mais fácil. Igual sempre falo, não é questão de força mas sim a técnica de se tocar. Pancadão é só pra som automotivo kkkkk
Muito top, tenho uma dúvida, no caso se eu tiver um atabaque de 70, 80 cm até menos eu consigo deixar no tom do rumpi independente do corpo?? Obrigadão, vídeo top
@@OgaRaulNeves Ah sim mestre, no caso seria bom um couro mais grosso né?? Vi alguns vídeos dizendo que o couro de boi é bom, isso vdd?? Muito obrigado pela atenção
@@brunohenrique2239 Pra ter uma sonoridade um pouco mais grave, precisa ser couro de boi mesmo, pois de cabra ou bode geralmente é mais fino e assim a sonoridade fica mais aguda mesmo! Tamo junto! 🫶🏻🔥
@@OgaRaulNeves vlw mestre, tenho só mais uma pergunta, me desculpe por tantas perguntas kk, o tamanho da boca do atabaque influência muito ou nem tanto, seria mais a afinação e o tipo de couro usado?? Novamente obrigado pela força e desculpe por tantas perguntas rs
Muito boa a aula, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Queria se possível tirar uma dúvida: no terreiro onde frequento o Ogan sempre esquenta a pele no fogo, a afinação nunca fica boa e nem dura. É realmente necessário esquentar a pele no fogo?
Sinceramente acredito que seja mais ligado ao ritual da casa do que alto técnico mesmo mano, então não posso opinar sobre fundamentos de cada casa. Mas na prática, quando está calor, a pele natural tende a desafinar e ficar com um som mais grave do que já estava, então sim, acaba desafinando mesmo próximo ao fogo.
Percebi que a afinacao muda conforme o apoio no chao, com a boca fechada fica mais agudo, se apoiar inclinado, abrindo a boca inferior fica mais grave. Parece que voce usa apoiado no chao, isso é, fechado. Grato pelas aulas.
A sonoridade muda totalmente se a boca tá fora do chão mesmo, nem é questão de ficar mais grave, é pq encostado ao chão ele fica abafado o som. Eu uso no chão mas com borrachas de altura, que deixa ele com um vão pra sair o som, então a sonoridade sempre sai de boa. No vídeo não dá pra ver as borrachas, mas sempre uso elas.
Hahahaha fica sussa que vou gravar um vídeo demonstrando sobre essas borrachas como dá diferença e tbm divulgar o link de onde comprei. Logo logo posto no canal!
alguem me ajuda pf. Entre num terreiro novo, a gente n tinha nem atabaque, compramos um novo. oq acontece, pra tu ter ideia de como o atabaque ta desafinado, no centro da pele qnd tu bate, sai "tum" ao invés de "ta" e no canto é onde eu consigo bater o "ta". Eu sou novo nisso, no meu entendimento é pq o couro ta muito frouxo, só q eu to num cagaço de tentar afinar e acabar fazendo merda. Fora os cuidados citados no video, tem mais algum cuidado q eu deva tomar pelo atabaque ser novo?
Mano, geralmente atabaques novos levam um tempo pra pele ficar com uma sonoridade melhor pois está ainda acentando nas ferragens e no corpo do atabaque, mas se o som está dessa forma que você disse, provavelmente está bem desafinado sim e valeria a pena afinar um pouco e ouvir a sonoridade pra ver se melhora..
Sinceramente mano, nunca fiz isso ou tive costume, mas alguns dizem que pode ajudar. Se quiser criar esse costume, ruim não será, talvez ajude a longo prazo. Vale a pena testar…
O uso do dendê é algo mais ligado a ritualística das casas do que algo efetivo em si pra hidratação. Se usar de forma exagerada, acumula sujeira mais fácil e pode até endurecer o couro do que ajudar a tornar mais macio. Então se é pra ritualística da casa, tudo bem, mas se é pra apenas ajudar na hidratação, aconselho um hidratante pra couro real, geralmente usado em bancos de couro, por exemplo. Naturalmente o couro fica mais macio depois de um tempo, couros novos tendem a ser mais seco mesmo, vale a pena esperar um bom tempo pra analisar se precisa ou não de hidratação, é claro, deixar sempre num local arejado e evitar pegar sol diretamente.
Isso é um dilema e uma discussão interessante, alguns recomendam que faça isso mano e não vejo problemas, já outros, como eu, não faço isso e nunca senti diferença na afinação e vida útil das peles, vai muito de uma casa pra outra e pelo costume do que sempre deu certo pra cada um.
Só aula fera! Valew Raul! Quando possível, fala um pouquinho sobre as diferenças entre Conga, Atabaque e Tumbadora!
Para esticar o couro e depois deixa-ló no sol. Prefere sebo de carneiro, banha, azeite ou óleo de dendê? Se puder explicar como você faz com o seu, ficaria muitíssimo agradecido.
Grande aula ! Obrigado por compartilhar sua existência !!!
caraca, me ajudou muito! meu RUM ficou TOP!!
Sempre salvando e explicando!!!! 🙌🙏🙌🙌
Gratidão sempre pelos ensinamentos...
Cara, tenho aprendido muito sobre atabaque com seus vídeos. Até estou arranhando o instrumento no meu terreiro, que não tem Ogã.
olá boa tarde. agora sim, mais um aprendizado. Show.
Como sempre Raúl, muito boa sua explicação, muito obrigado
Gratidão Raul...adorei suas dicas. Aliás, todos seus vídeos são top.
PARA DESENROLAR A TOCAR, QUAL SERIA O MELHOR : RUM, RUMPI, OU LÊ ???
Ótima aula.
Show eu estava MT triste porque meu atabaque estava desafinado te encontrei sgora do vou comprar a chave valeu mesmo.
Show sua explicação! 👏👏👏👏👏
Adorei! Muito dinâmico! Obrigado 👏🤲
Gratidão pelas aulas
Gratidão por compartilhar! Axé! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Valeu professor. Muito obrigado. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻👏👏👏👍👍👍
Suas aulas são ótimas !!
Muito bom, aprendi muito com esse vídeo...👏
Bem didático irmão .. obrigado
O atabaque foi afinado toquei na gira acabo a gira eu tenho que afrocha o ele pode fica afinado pra procima gira
Também tenho essa curiosidade!!!
Amoooooo seu vídeos me ajudam muito
Cuidado com minha atabaconga rss Raul eu já tô conseguindo levar uma gira aqui na casa da minha mãe de santo, só com nagô ijexá tradicional os outros toques ainda na peia kk o atabaque é o médio e as X acho o som meio xoxu , entendi mais ou menos agora o pq rss obg pela explicação! 😘
kkkkkkkkk to cuidando super bem kkkkk Mas é isso ai, afinação faz toda diferença pras levadas sairem com um som limpo e bem definido. Bons treinos pra tu ai!
Obrigado
Fala ai Raul, tudo bem? Parabéns pela vídeo aula, como sempre muito bem explicada impossível não entender o conceito, só mais uma dúvida.
" Você tem o hábito de desafinar o atabaque após o uso, ou você afina e depois deixa a pele esticada até o próximo uso e caso precise afinar mais aí afina ?" E se você desafina a pele após o uso, até que ponto você afrouxa os ganchos?
Tenho essa dúvida tbm
@@sMandy2 Oi Amanda tudo bem? então fui atrás dessa resposta e espero que te ajude. seguindo a orientação do Fabiano responsável pelas peles da Drumbeat para atabaque e conga, inclusive que o Raul usa em um dos atabaque dele, e o mesmo me disse que pode deixar a pele apertada não tem problema nenhum, o legal é periodicamente tipo uma vez a cada dois ou três meses dar uma hidratada na pele pode ser até com silicone automotivo, bem pouquinho e só desapertar um pouco os ganchos em dias de frio que a pele fica um pouco mais dura. e assim eu tenho feito no meu atabaque e raramente eu mecho na afinação e está sempre com o som do jeito que eu gosto. espero ter ajudado
@@6517Raul1113 Bacana Raul, muito obrigada por compartilhar, vou seguir essas dicas daqui pra frente então :D
Comparto com voce
Comprei um atabaque jair e lá eles mandam cuidados com o couro
E fala pra nunca afinar em cruz
Sempre em sequência, não passar dendê e por no sol etc...
Caraca, sério! Não passar dendê e por no sol eu até entendo, mas não afinar em cruz eu fiquei curioso de saber o argumento deles kkk mas cada um é cada um, deve dar certo pra eles e isso que importa!
@@OgaRaulNeves qnd vi tmb achei estranho pois vi todo mundo afinar em cruz kkk
Parabéns pela iniciativa.
Valeu mano! Seu trampo tbm é super importante, parabéns!
@@OgaRaulNeves Valeu meu mano. Vamo bota pra gerar !
Salve suas forças, Ogã! Gratidão pela partilha do conhecimento!
Eu tenho uma pergunta: tenho um atabaque com couro de boi (é um Rum Jair de 1,10m) mas eu sinto que o tapa agudo ainda fica muito abafado, mesmo subindo a afinação. Seria uma solução plausível colocar um couro de outro animal, que dê um som mais agudo ou com mais brilho? Existe uma pele com essa característica?
Axé!
estou com a mesma duvida
vamos dar up porque até agora.. kk@@amor0so450
NA AFINAÇÃO, EU AFINO EM CRUZ, NO 3 - 2 - 1
OBS : AINDA ESTOU APRENDENDO A TOCAR NA UMBANDA.
Então quanto mais aperta mais agudo fica, certo?
Qual a afinação ideal quando só tem um atabaque?
Ótima aula . Gratidão . Mas e quando o ataque já esta com o couro torto montado no atabaque ? Tem como consertar o formato dele ?
Nesse caso mano o mais recomendado seria a troca da pele pra aí sim você reajustar a afinação de forma correta e bem distribuída, pq possivelmente com a pele já torta, dificilmente ela consegue se reajustar da forma certa depois de muito tempo assim.
Vídeo bão hein!!! ❤
Valeu meu mano! 🤙✌️
Uma pergunta, vejo alguns ogans tocando colocando certa força na pele, a mão desce da altura do queixo, essa forma de tocar o instrumento também diminui a vida útil do couro?
Obrigado por todo conhecimento, axé!
🙏
Precisa surrar muito forte o atabaque pra acabar rasgando uma pele, mas com certeza ajuda e muito a romper mais fácil. Igual sempre falo, não é questão de força mas sim a técnica de se tocar. Pancadão é só pra som automotivo kkkkk
Muito top, tenho uma dúvida, no caso se eu tiver um atabaque de 70, 80 cm até menos eu consigo deixar no tom do rumpi independente do corpo?? Obrigadão, vídeo top
Depende muito da espessura do couro, caso ele seja muito fino talvez não chegue a mesma sonoridade, caso contrário, consegue de boas mano!
@@OgaRaulNeves Ah sim mestre, no caso seria bom um couro mais grosso né?? Vi alguns vídeos dizendo que o couro de boi é bom, isso vdd?? Muito obrigado pela atenção
@@brunohenrique2239 Pra ter uma sonoridade um pouco mais grave, precisa ser couro de boi mesmo, pois de cabra ou bode geralmente é mais fino e assim a sonoridade fica mais aguda mesmo! Tamo junto! 🫶🏻🔥
@@OgaRaulNeves vlw mestre, tenho só mais uma pergunta, me desculpe por tantas perguntas kk, o tamanho da boca do atabaque influência muito ou nem tanto, seria mais a afinação e o tipo de couro usado?? Novamente obrigado pela força e desculpe por tantas perguntas rs
Pra aprender qual o melhor atabaque
Se for pra aprender em casa, por exemplo, um atabaque comum do tamanho lê, que é o menor, seria ótimo pois dá pra praticar sentado de boas!
Muito boa a aula, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Queria se possível tirar uma dúvida: no terreiro onde frequento o Ogan sempre esquenta a pele no fogo, a afinação nunca fica boa e nem dura. É realmente necessário esquentar a pele no fogo?
Sinceramente acredito que seja mais ligado ao ritual da casa do que alto técnico mesmo mano, então não posso opinar sobre fundamentos de cada casa. Mas na prática, quando está calor, a pele natural tende a desafinar e ficar com um som mais grave do que já estava, então sim, acaba desafinando mesmo próximo ao fogo.
Entendo, muito obrigado pela atenção 🙏🏻
Vc seria me indicar aonde comprar uma ataba conga ??
Percebi que a afinacao muda conforme o apoio no chao, com a boca fechada fica mais agudo, se apoiar inclinado, abrindo a boca inferior fica mais grave. Parece que voce usa apoiado no chao, isso é, fechado. Grato pelas aulas.
A sonoridade muda totalmente se a boca tá fora do chão mesmo, nem é questão de ficar mais grave, é pq encostado ao chão ele fica abafado o som. Eu uso no chão mas com borrachas de altura, que deixa ele com um vão pra sair o som, então a sonoridade sempre sai de boa. No vídeo não dá pra ver as borrachas, mas sempre uso elas.
@@OgaRaulNeves Eu era doido pra fazer essa pergunta. Valeu e muitissimo obrigado. Parabens por suas aulas tão boas.
Hahahaha fica sussa que vou gravar um vídeo demonstrando sobre essas borrachas como dá diferença e tbm divulgar o link de onde comprei. Logo logo posto no canal!
alguem me ajuda pf.
Entre num terreiro novo, a gente n tinha nem atabaque, compramos um novo.
oq acontece, pra tu ter ideia de como o atabaque ta desafinado, no centro da pele qnd tu bate, sai "tum" ao invés de "ta" e no canto é onde eu consigo bater o "ta". Eu sou novo nisso, no meu entendimento é pq o couro ta muito frouxo, só q eu to num cagaço de tentar afinar e acabar fazendo merda.
Fora os cuidados citados no video, tem mais algum cuidado q eu deva tomar pelo atabaque ser novo?
Mano, geralmente atabaques novos levam um tempo pra pele ficar com uma sonoridade melhor pois está ainda acentando nas ferragens e no corpo do atabaque, mas se o som está dessa forma que você disse, provavelmente está bem desafinado sim e valeria a pena afinar um pouco e ouvir a sonoridade pra ver se melhora..
Tenho uma dúvida tenho dois atabaques , qual afinação recomendanda?
❤👏👏👏👏👏
Top top
Esse atabaque aí tem os traços da confecção do instituto tambor.
É do Instituto mesmo meu mano, fiz lá com eles!
@@OgaRaulNeves é muito top os instrumentos deles!
E um atabaque q sò tem 5 ou 4 parafusos ??
Mesma ideia mano, sempre alternando a afinação de um lado pro outro e já eras! 👏🔥
Quanto a afinação...dpois de tocar seria bom afrochar os atabaques? Ou não precisa?
Sinceramente mano, nunca fiz isso ou tive costume, mas alguns dizem que pode ajudar. Se quiser criar esse costume, ruim não será, talvez ajude a longo prazo. Vale a pena testar…
Usar azeite na pele (couro) para deixar macio ,é certo ou mito?
O uso do dendê é algo mais ligado a ritualística das casas do que algo efetivo em si pra hidratação. Se usar de forma exagerada, acumula sujeira mais fácil e pode até endurecer o couro do que ajudar a tornar mais macio. Então se é pra ritualística da casa, tudo bem, mas se é pra apenas ajudar na hidratação, aconselho um hidratante pra couro real, geralmente usado em bancos de couro, por exemplo. Naturalmente o couro fica mais macio depois de um tempo, couros novos tendem a ser mais seco mesmo, vale a pena esperar um bom tempo pra analisar se precisa ou não de hidratação, é claro, deixar sempre num local arejado e evitar pegar sol diretamente.
@@OgaRaulNeves
Gratidão. Adoro seus vídeo aulas, estou aprendendo muito com suas dicas e orientações. Axé.
Pai ogã, ouvi dizer que tem que passar óleo de dendê e deixar no sol, procede a info?
Tenho uma duvida. Quando termina de tocar, o atabaque tem que continuar apertado ?
Isso é um dilema e uma discussão interessante, alguns recomendam que faça isso mano e não vejo problemas, já outros, como eu, não faço isso e nunca senti diferença na afinação e vida útil das peles, vai muito de uma casa pra outra e pelo costume do que sempre deu certo pra cada um.
@@OgaRaulNeves obrigado por tirar minha dúvida 🙏
Atabaqueconga está mais para conga ou para o atabaque?
Mais para tabaque mano, basicamente poderíamos dizer que é um atabaque mais baixo com um ótimo acabamento de conga, que melhora a sonoridade tbm.
Eu querendo ser ogã e emCuritiba nem escola tem
Tem curso com Maycon dos Tambores do Paraná. O curso deve iniciar daqui uns 4 meses. Ele deu uma parada.
Aprende com o Raul Neves.
@@OdemarC obg fera....vou ver se ele vai dar aulas