Você esqueceu de citar a possibilidade da recriação do universo (uma vez que o mesmo possui tempo infinito). Lembre-se de seu próprio vídeo sobre o cérebro de bootstrap.
@@alexsier3322boltzman vc diz ne? No mais, temos evidencia científica apenas da expansão do universo, e não de contração e possível elasticidade. É uma teoria e não um conceito estudado e comprovado através do método científico.
Tem que fazer o Lado B da história, onde prótons não decaem e as estrelas do universo viram todas Estrelas de Ferro. E o fim do universo com um possível False Vaccum.
É incrível como um evento que vai acontecer a trilhões e trilhões de anos no futuro me faz refletir sobre minha vida no presente. Vídeo espetacular !!! Parabéns
Nós não somos a primeira civilização do universo e provavelmente não seremos a última, mas uma coisa é certa, todas elas irão deixar de existir. Nada é para sempre, colegas
@@victorhenrique6052 e quem garante que o universo não vai comprimir novamente pra juntar toda energia perdida nesses bilhões de anos e depois acontecer um novo "Big Bang"? Às vezes pensamos que é a primeira vez que isso ocorre mas pode ser que o Universo já tenha inflado e contraído várias e várias vezes.
O canal melodysheep tem um mini documentário de 30 minutos chamado 'Timelapse of the Future: A Journey to the End of Time', mostrando tudo isso que o Pedro falou animado em CG, recomendo demais.
É incrivel como o video consegue equilibrar perfeitamente a explicação didática, a sequencia de uma história e um humor sutil em que não atrapalha a explicação mas da o tempo de pausa pra respirarmos e voltarmos a atenção, parabéns Pedro e equipe de roteiro.
Acho que esse foi simplesmente um dos seus melhores vídeos Pedro. E esse final... simplesmente incrível! Parabéns por tudo o que você conquistou Pedro!
Isaac Azimov escreveu um conto chamado "A última pergunta", onde um supercomputador tenta descobrir como reverter a entropia. Depois que toda a existência colapsa após a entropia atingir seu estado máximo, o supercomputador (agora uma existência que transcende a matéria) resolve o problema. O conto termina com o supercomputador dizendo: "haja luz...".
Foi bom mesmo mas tem um video que eu vi faz anos que me marcou de forma mais profunda ainda, procure "timelapse of the future" do canal melodysheep, aproveite a viagem!
O Pedro juntar todas essas informações, transformar em conhecimento e ainda fazer a gente entender toda essa complexidade que é o fim do universo DE GRAÇA no UA-cam é sensacional. Muito obrigada pelo seu serviço em prol da ciência e em como esse canal nos torna pessoas mais inteligentes
7:36 seguindo essa afirmação, se uma pessoa fosse "imortal" e conseguisse viver todo esse tempo, chegaria um ponto onde ela se desintegraria por conta do decaimento dos protons.
Lavoisier ja dizia que ´´na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma´´ então nao acredito que algo realmente tenha um fim, nessas horas me lembro daquela frase do Malcolm em jurassic park q diz ´´A vida sempre encontra um meio´´
Que vídeo maravilhoso, espero que todo esse conteúdo ainda esteja aqui quando meu filho nascer para que eu possa mostrar a ele como nosso universo é lindo, afinal, as crianças são o futuro.
Mano... eu simplesmente amo Pedro. Da época que eu queria fazer física e de fato comecei, até hoje que faço algo completamente diferente os vídeos dele ainda são tudo pra mim ❤️
Esse comentário no final fechou com chave de ouro. Passamos tanto tempo pensando em futuros inimaginavelmente distantes, que esquecemos de apreciar a beleza do universo, do nosso planeta, e da própria vida, algo único e incomparável. Pedro não passa apenas inteligência e conhecimento, passa sabedoria, algo que é tão valioso quanto ou até mais, dependendo do ponto de vista. Obrigado pelo trabalho excepcional, Pedro
"E embora sejamos tão pequenos perante a tudo, temos a consciência que existimos" - by me. Isso basta, mesmo que, por uma fração muita rápida de tempo, temos a oportunidade de vislumbrar a existência de tudo. A vida é rara!!
Uma civilização de Golden Retrievers seria a maior exploradora do universo, porque eles sempre vão estar atrás de bolinhas cada vez maiores. Planetas, estrelas, buracos negros supermassivos...
Que vídeo lindo, Pedro...deu pra sentir a colaboração da Roberta Duarte no roteiro, principalmente no final. Sucesso sempre, você merece e merece muito!
@@tantofaz9499 Eu sei man, eu só estou sendo cínico. Justamente por porque essas escalas de tempo são insanas. dez duotrigintilhões (10 elevado a potência de googol) até os buracos negros evaporarem.
Acho que faltou comentar sobre a relação entre o fim do universo e a sua geometria. Dependendo da geometria que o universo tenha, existem diferentes finais. Mas de fato a morte térmica é a mais provável, infelizmente :(
eu gosto de pensar que quando o universo chegar no seu fim ele vai fazer o reverso da expansão e se contrair ate um único ponto, onde aconteceria o segundo bigbang... ou talvez o milésimo
1:55 "algumas coisa legais ainda vão acontecer na era das estrelas, como, por exemplo, a colisão da via láctea com a galáxia de andrômeda" 👍🏼 muito legal mesmo
2:46 independentemente* "Independente" é adjetivo e indica, por exemplo, que 'fulano é independente'. Quando queremos indicar contrariedade no sentido de "apesar de", usamos o "independentemente", que é um advérbio.
Adorei o vídeo! Exceto pelo fato de que não concordo com uma morte permanente do universo. Segundo o teorema da recorrência de Poincaré, após um tempo suficientemente longo, finito, as partículas e a matéria retornarão para um estado muito próximo ao estado inicial. Se puder falar sobre isso seria bem interessante
legal. Também tem a possibilidade da formação de particular virtuais criarem um novo universo, as mesmas percebidas em pequena escala e que constituem a radiação hawking na evaporação de buracos negros. em uma escala de tempo infinita a probabilidade delas gerarem quantidade de matéria e um evento astronomico equivalente ao big bang é de 100%. Mas falta fechar algumas pontas na teoria, como por exemplo na antimatéria perdida. O entendimento da matéria e energia escura podem nos dar uma pista boa sobre isso. Ahh já sei!!
A realidade que vivemos não faz sentido pra ser real, estamos claramente em uma simulação que simula apenas uma pequena parte da nossa realidade Pai onde toda nossa existência está sendo simulada em frações de segundos.
"Quem sabe um dia uma civilização de goldens retrievers surja..." kkkkkk Pedro, vc é maravilhoso rsrs Parabéns pelo teu trabalho! A ciência já é linda, e explicada com esse seu humor fica ainda melhor. :)
Esse vídeo foi simplesmente sensacional. A maneira como é descrito cada grande passo do universo é incrível, é lindo. Dramático e melancólico, triste e solitário, será o fim de tudo, absolutamente tudo que existe. Coração chega aperta, não vamo ver nada disso mas a imaginação viaja junto com as estrelas.
Com galáxias aparecendo no JWST numa faixa de infravermelho que não deveria, o que indica que talvez em breve a idade do universo pode ser repensada, acho muita emoção falar sobre o "fim do universo" quando o começo está cada vez mais incerto.
Existe uma probabilidade de surgir um novo universo através de flutuações quânticas do vácuo após um período de tempo absurdamente grande de mais mesmo que o nosso universo atingiu estado de entropia máxima causando a morte térmica dele.
Alguns especialistas especulam que durante um período de tempo extremamente longo pode ocorrer uma nova flutuação quantica causada pelo tunelamento quântico que poderia dar origem a um novo big bang.
E se as vidas inteligentes até lá arrumaram uma solução pra manter o universo funcionando de forma artificial? Do mesmo jeito que um dia poderíamos enganar a morte, é possível que possamos manipular coisas maiores que nós mesmos. Talvez por isso o universo criou a vida inteligente pra descobrir uma maneira de se manter vivo.
Seria muito legal se de alguma forma o universo ao chegar na entropia máxima conseguisse de algum modo produzir um novo big bang e recomeçar todo o processo, com tudo sendo recriado e expandido novamente. Obrigada pelos conteúdos, que sempre são transmitidos de forma carismática e compreensível (às vezes não kkkk)!
Mas isso depende do ponto crítico neh!? Existem 3 jeitos que o universo pode ser. P.C = 0 o universo é plano e infinito. P.C < 0 o universo é no formato de uma pringles e nunca vai parar de crescer. P.C > 0 o universo é esférico e vai se expandir e eventualmente contrair, fazendo tudo voltar ao “centro”. Tudo vai depender desse ponto crítico que ainda a ciência não sabe qual é!
O tempo é tão grande que justamente é despreocupante essa reflexão, pois dá tempo de acontecer muitas reviravoltas e mudanças de leis físicas fundamentais nesse intermédio. Kkkkkkkkkk
Alguns especialistas especulam que durante um período de tempo extremamente longo pode ocorrer uma nova flutuação quantica causada pelo tunelamento quântico que poderia dar origem a um novo big bang.
O engraçado é q tudo isso é baseado no universo observável, q representa uma fração sinceramente insignificante do universo, pois sua real maior parte, é indetectável ainda, logo p mim só parece mais uma das infinitas suposições da física, existe uma enorme chance de algo completamente diferente acontecer por conta desta parte ñ visível.
Pfv faz um vídeo sobre tudo que vemos no céu a noite (se tudo observado a olho nu é da nossa galáxia ou se conseguimos enxergar objetos além da nossa galáxia)... cara sou teu fã!
se daqui muitos e muitos anos no futuro não via ter mais nada no universo, assim como não havia antes do big bang, poderia vir a ocorrer um novo big bang e toda a existencia ser um tipo de looping?
Parte 1 e parte 2? Mas você já fez um vídeo outrora contando do inicio ao fim, inclusive me deu a entender ter sido um vídeo inspirado em outro do melodysheep, dado que até algumas falas foram idênticas, todavia, um vídeo muito bom. Cheers!
Um bagulho interessante, quem me recomendou esse canal, foi meu irmão mais velho, ele quer ser físico e os bagulho lá, nunca fui muito achegado a física, mas passei a gostar depois de ver uns vídeos do ciência todo ano, que agora é todo dia, são vídeos muito bem explicados e com ótimos exemplos, eu que sou lerdo bagaray consigo entender algumas coisas, não tudo, mas maioria sim, e sobre este vídeo, acho muito interessante a "teoria" (não sei se tô falando certo ao falar "teoria") do universo cíclico, mas tem tudo aquilo da expansão do universo ser mais rápida que a velocidade da luz (a expansão), não sei se vai virar o universo "plano" ou não, gosto bastante de pensar sobre o assunto. As melhores partes nesse canal em minha opinião, são quando ele fala dos buracos negros, sou fascinado por eles, eles são muito interessantes mesmo, é engraçado pensar que antigamente eu achava que eles eram um tipo de portal para outro universo ou para outro lugar do universo, saber ao menos o mínimo do mínimo é como se eu tivesse ligado uma lanterna no breu total, muito bom. Agradeço ao canal "ciência todo ano" me fazer gostar dessas coisas, é muito divertido!
Vendo esse vídeo só me lembra Outer Wilds. Que no final do jogo vc descobre que o Universo tmb está morrendo aos poucos. E é muito lindo a forma que o jogo te mostra isso
Esses 2 vídeos me deixaram numa bad vibe foda, mesmo q isso vá acontecer daqui muito muito muito tempo e eu nem vou estar vivo mais, só de pensar q o universo (a coisa mais incrível, bela e fascinante q conhecemos) vai acabar com um final tão triste, vazio, frio e sozinho
Faz um video explicando como seria o processo de uma tentantiva de defesa caso a Nasa descobrisse hoje um impacto de um asteroide ( 30 anos para o impacto) com chance de extinção em 70% , como se fosse uma simulação no seu fov da situação
Nasa: vamos explodir o meteoro Elon Musk: calma aí, vamos MINERAR o meteoro Nasa: essa idéia é extremamente estúp... Mídia: AEEEEE, ISSO AÍÍÍÍ * missão obviamente fracassa * Elon em Marte: se fodem aí ✌️😎⛱️
O homem, porventura, conheceu tudo o que há, não há mais nada a ser explorado, então: - O que vamos fazer agora?! Caso isso ocorra, o homem irá adquirir a transcendência, não do espírito em si, mas do seu próprio intelecto! ❤
Pedro mas ... e a recorrência de Poincaré, flutuações do vácuo quântico e energia do estado mínimo? Vai ter morte térmica ou.....vamos voltar ao ponto de entropia = 0 ? Excelente canal , parabéns!
o Teorema da recorrência de Poincaré só é válido se considerarmos um volume finito, e não temos nenhum indício de que o Universo é finito. As Flutuações no vácuo quântico acontecem e tudo indica que continuarão acontecendo infinitamente por enquanto haja o tecido do espaço-tempo. O que abre a novos paradigmas para depois da era dos buracos negros. o Universo continuará só que de uma forma diferente, pode até existir a possibilidade de vida por conta dessas flutuações que gerarão particulas virtuais, mas seria uma vida totalmente diferentes da que conhecemos. Com relação a "Energia do estado mínimo" eu não consegui relacionar com a questão. Se você puder aclarar eu acharia até interessante.
Cara eu amo seu canal, mas eu tenho crises de pânico toda vez que vejo um vídeo seu falando do possível futuro do universo... é muito pesado ter em mente que isso tudo um dia vai acabar e meio que não tem nada que possa ser feito, literalmente.
Devemos lembrar que a história não está fechada. Apesar de um certo tom de certeza com que são declaradas essas projeções de futuro, muito provavelmente existem variáveis ainda desconhecidas que afetarão decisivamente o futuro do universo. Se pensarmos na história do conhecimento humano, muitas coisas consideradas fundamentais sobre o universo foram descobertas poucas décadas atrás. Para se ter uma ideia, 100 anos atrás nem suspeitavamos da existência de outras galáxias além da via láctea. Então eu fico pensando: é bem plausível que nas próximas décadas e séculos descobriremos muitas coisas fundamentais sobre o funcionamento dessa coisa que é o universo, descobertas que poderão mudar muitas dessas projeções feitas hoje. Quem sabe até mesmo poderíamos descobrir que o conhecimento acumulado por civilizações inteligentes e sua operacionalização seriam um fator chave para os rumos do universo. Uma ideia interessante sobre isso vem do livro Contato (Carl Sagan) - atenção SPOILER - , onde civilizações inteligentes trabalham ativamente em uma espécie de "engenharia cósmica" com fins de literalmente impedir que tudo isso deixe de existir.
Interessante, porém vale refletirmos, se fosse possível viajarmos no tempo e voltarmos a idade mediavel e falar de tudo que humanidade criou até os dias de hoje , creio que poucos acreditariam, não podemos afirmar, mas assim como evoluiu até hoje , quanto o homem irá evoluir nos próximos mil anos, e derrepente muito do conteúdo deste vídeo, poderá ser contestado ou até mesmo alterado por futuras tecnologias. Enfim são só possibilidades. Parabéns Pedro por sua inteligência.
a questão da volta do tempo: já foi comprovado que o futuro altera o passado assim como o passado altera o futuro. Uma viagem de volta só poderia causar o que já foi causado.
As pessoas que concideram apenas os fatos e teorias cientificamente, entram em uma crise existencial pois concideram apenas a realidade fisica como absoluta, mas quem crê no Espiritual, tem a mais completa paz pois mesmo neste momento, daqui a 10°100 anos, sua conciência permanecerá plenamente ativa na compania do Criador de todas as coisas. Provavelmente assistiremos o processo de um recomeço de um novo universo de camarote.
rlx man. é dito q o universo vai ser nada no fim, mas os mesmos q dizem isso dizem q o universo surgiu do nada, oq entra em contradição. faz vc questionar a veracidade dos mesmos...
Na era de Sócrates, a sociedade vivia no auge da informação, e do ponto de vista deles, o passado era ridiculamente ignorante, com ideias absurdas. O mesmo ocorreu na idade do renascimento e idade moderna. Hoje, nos encontramos no mesmo ponto, estamos no auge do conhecimento, e a ideia de que um átomo é uma coisa indivisível nos soa como algo ridiculamente ignorante, uma ideia absurda. Imagine como as informações contidas neste vídeo serão encaradas daqui a 100 anos, quando estaremos no auge da informação.
Tenho uma teoria pos "Morte do Universo". No caso você explicou que o universo ficaria sem qualquer tipo de energia, fazendo uma analogia com o que conhecemos hoje (O universo com muita energia e expansão) podemos talvez ter uma teoria que nesse momento que o universo estiver sem energia, ele seria forçado a ficar pequeno até que acumule energia novamente, provocando um novo big bang. Chamo isso de Teoria de Martins. =)
essa teoria é boa e chama-se Big Crunch. Está muito baseada em que os cálculos feitos medindo a expanção do universo estão errados, o que por muitas vezes realmente estão. Mas ela está em desuso porque a cada dia tem se descobrido que as medições sim estão erradas, mas para valores menores, o que indica uma velocidade de expansão 9% maior do que a esperada.
Extremamente ansioso pra ver esse momento acontecer ! 10¹⁰⁰ anos passam rápido. Como diria Einstein ' O tempo é Relativo ". Poderiam os últimos feiches de fotons combinarem um encontro pra no último ato do cosmo centilhar a palavra " FIM "
Pedro uma duvida se o universo atingir uma condição dessas não seria igual a condição dele antes do bigbang? Se sim isso não significa que ele iria reiniciar? Se não podemos afirmar que desde o começo o universo estava em um estado diferente sa entropia?
Para já não se sabe como é um buraco negro e a sua singularidade é feita do quê e na era dos buracos negros muitas singularidades vão se fundir e não me interessa a radiação de Hawking porque isso é só superficial,mas sim saber qual o ponto de ruptura que é preciso para um buraco negro entrar em desequilíbrio, porque estelas de nêutrons e anãs brancas têm o seu ponto de ruptura que no máximo nas nêutrons é a quilonova e nas anãs brancas a super nova 1a
Essa é uma das hipóteses, que o universo vive um ciclo de expansão(tendencia ao fim) e contração(tendencia ao inicio=bigbang), ou seja, mais uma teoria entre todas outras para fascinar a imaginação de todos.
Não esqueça de garantir o seu desconto no plano do NordVPN! nordvpn.com/cienciatododia
oque aconteceria se a gente fosse em uma anã branca? seria possivel isso entrar/pousar nela?
Você esqueceu de citar a possibilidade da recriação do universo (uma vez que o mesmo possui tempo infinito). Lembre-se de seu próprio vídeo sobre o cérebro de bootstrap.
@@alexsier3322boltzman vc diz ne? No mais, temos evidencia científica apenas da expansão do universo, e não de contração e possível elasticidade. É uma teoria e não um conceito estudado e comprovado através do método científico.
Tem que fazer o Lado B da história, onde prótons não decaem e as estrelas do universo viram todas Estrelas de Ferro. E o fim do universo com um possível False Vaccum.
Depois do Efeito Mandela da Ana, nada Melhor que em sequência assistir Ciência Todo Dia... Adoro 😁🌹❤️💋
"O universo é fantástico, e ele ter um fim só deixa tudo mais especial" _
-Pedro l.
Bela frase, bela frase.
sks
Passei pelo comentário exatamente quando ele falou
É incrível como um evento que vai acontecer a trilhões e trilhões de anos no futuro me faz refletir sobre minha vida no presente.
Vídeo espetacular !!! Parabéns
Bateu uma bad aqui nesse final
mente fraca
Nós não somos a primeira civilização do universo e provavelmente não seremos a última, mas uma coisa é certa, todas elas irão deixar de existir. Nada é para sempre, colegas
@@grschneider Pelo seu comentário, a sua é ainda mais fraca....
@@victorhenrique6052 e quem garante que o universo não vai comprimir novamente pra juntar toda energia perdida nesses bilhões de anos e depois acontecer um novo "Big Bang"?
Às vezes pensamos que é a primeira vez que isso ocorre mas pode ser que o Universo já tenha inflado e contraído várias e várias vezes.
O canal melodysheep tem um mini documentário de 30 minutos chamado 'Timelapse of the Future: A Journey to the End of Time', mostrando tudo isso que o Pedro falou animado em CG, recomendo demais.
Esse video é sensacional
@@esawaHSR Verdade
Sim , esse canal tem vários timelapse de futuras colônias humanas na lua ou em marte.
Esse canal é incrível
Um dos melhores vídeos do UA-cam
É incrivel como o video consegue equilibrar perfeitamente a explicação didática, a sequencia de uma história e um humor sutil em que não atrapalha a explicação mas da o tempo de pausa pra respirarmos e voltarmos a atenção, parabéns Pedro e equipe de roteiro.
os roteiros desse canal sempre são impecáveis
*A maneira que esse cara explica eu não entendo nada, mas a maneira que ele explica eu gosto de assistir... Belas palavras meu jovem.*
kkkkkkkkkkkkkkk
a n kkkkkkkkk
Eu entendo acho que uns 10%, mas adoro escutar.
O problema não é maneira como ele explica, a questão está no conteúdo.
Nem eu entendo mas assisto..
Acho que esse foi simplesmente um dos seus melhores vídeos Pedro. E esse final... simplesmente incrível! Parabéns por tudo o que você conquistou Pedro!
Isaac Azimov escreveu um conto chamado "A última pergunta", onde um supercomputador tenta descobrir como reverter a entropia. Depois que toda a existência colapsa após a entropia atingir seu estado máximo, o supercomputador (agora uma existência que transcende a matéria) resolve o problema. O conto termina com o supercomputador dizendo: "haja luz...".
legal em
O jeito que você abordou a morte do Universo foi sensacional.
Foi bom mesmo mas tem um video que eu vi faz anos que me marcou de forma mais profunda ainda, procure "timelapse of the future" do canal melodysheep, aproveite a viagem!
O Pedro juntar todas essas informações, transformar em conhecimento e ainda fazer a gente entender toda essa complexidade que é o fim do universo DE GRAÇA no UA-cam é sensacional. Muito obrigada pelo seu serviço em prol da ciência e em como esse canal nos torna pessoas mais inteligentes
7:36 seguindo essa afirmação, se uma pessoa fosse "imortal" e conseguisse viver todo esse tempo, chegaria um ponto onde ela se desintegraria por conta do decaimento dos protons.
E assim sendo a pessoa imortal não seria imortal, pois morreria desintegrada. 😳
Se nem o universo vai ser eterno quem dirá nós.
Se isso for real, não precisa se preocupar com 1 seguido 100 zeros anos. 1% desse tempo já uma "eternidade"
@@victormagnum2275 concerteza
0:22 perdeu a oportunidade de dizer "o futuro não é mais como era antigamente"
Lavoisier ja dizia que ´´na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma´´ então nao acredito que algo realmente tenha um fim, nessas horas me lembro daquela frase do Malcolm em jurassic park q diz ´´A vida sempre encontra um meio´´
Que vídeo maravilhoso, espero que todo esse conteúdo ainda esteja aqui quando meu filho nascer para que eu possa mostrar a ele como nosso universo é lindo, afinal, as crianças são o futuro.
O conteúdo fica por tempo ilimitado
@@josesilva-sy4cr o youtube pode morrer
@@josesilva-sy4crmas o yt não, tudo tem um fim um dia
Mano... eu simplesmente amo Pedro. Da época que eu queria fazer física e de fato comecei, até hoje que faço algo completamente diferente os vídeos dele ainda são tudo pra mim ❤️
é muito triste que tudo tenha um fim, mas é isso! nada é eterno ou que seja eterno enquanto dure.
Esse comentário no final fechou com chave de ouro. Passamos tanto tempo pensando em futuros inimaginavelmente distantes, que esquecemos de apreciar a beleza do universo, do nosso planeta, e da própria vida, algo único e incomparável. Pedro não passa apenas inteligência e conhecimento, passa sabedoria, algo que é tão valioso quanto ou até mais, dependendo do ponto de vista. Obrigado pelo trabalho excepcional, Pedro
esse vídeo é tão profundo que da uma sensação de insignificância, qualquer tipo de ego some.
"E embora sejamos tão pequenos perante a tudo, temos a consciência que existimos" - by me.
Isso basta, mesmo que, por uma fração muita rápida de tempo, temos a oportunidade de vislumbrar a existência de tudo. A vida é rara!!
A morte do universo é a coisa mais triste q pode existir, mesmo tristeza ser um sentimento humano kk, passa uma sensação de vazio
Estaremos extintos há muito tempo quando isso acontecer. Fique tranquilo.
assistir aos vídeos dessa canal, me lembrou do meu sonho de ser astrônomo, tinha me esquecido do quão incrível isso é
Como Sabe que é incrivel, Se vc Nem Realizou seu sonho
@@xpaniico_263, os sonhos são algo que dão propósito para uma vida sem sentido.
Tenho vontade de ser astrônomo, mas ainda "balanço" entre astronomia, filosofia e sociologia...
Tenho vontade de ser astrônomo, mas ainda "balanço" entre astronomia, filosofia e sociologia...
@@heitorota9493 Um Homem sem sonho não vive...
Uma civilização de Golden Retrievers seria a maior exploradora do universo, porque eles sempre vão estar atrás de bolinhas cada vez maiores. Planetas, estrelas, buracos negros supermassivos...
😂😂😂 Que bela imagem mental
@@dion5804 kkkk
Que vídeo lindo, Pedro...deu pra sentir a colaboração da Roberta Duarte no roteiro, principalmente no final. Sucesso sempre, você merece e merece muito!
"Nós vivemos em um universo fantástico, e ele ter um fim torna tudo mais especial"
Quem sabe um dia se estende a conciência nesse tema e descobrimos que estava errado. Até lá eu fico no aguardo.
Vai morrer aguardando.
@@dion5804 Oxi, mano. São só 1 seguido de 100 zeros. Isso passa numa piscada.
@@victormagnum2275 até lá a a humanidade deixará de existir man
@@tantofaz9499 Eu sei man, eu só estou sendo cínico. Justamente por porque essas escalas de tempo são insanas. dez duotrigintilhões (10 elevado a potência de googol) até os buracos negros evaporarem.
Acho que faltou comentar sobre a relação entre o fim do universo e a sua geometria. Dependendo da geometria que o universo tenha, existem diferentes finais. Mas de fato a morte térmica é a mais provável, infelizmente :(
Ele já tem um vídeo q fala sobre isso, 3 possíveis fins de acordo com a geometria
eu gosto de pensar que quando o universo chegar no seu fim ele vai fazer o reverso da expansão e se contrair ate um único ponto, onde aconteceria o segundo bigbang... ou talvez o milésimo
Acho que esse foi o primero vídeo do Pedro que realmente me deixou triste e no fundo da crise existencial... Droga.
Espero que até lá eu esteja vivo e aposentado, morando em Ubatuba para apenas ficar aguardando os acontecimentos.
Acho que esse é o tempo que eu vou levar para me aposentar aqui no Brasil kkkkkkkk
É incrível como ele fala rápido, não é o primeiro vídeo dele que vou olhar se não está em 1,5. O melhor é que dá pra entender tudo, incrível.
Nosso tempo é um piscar de olhos diante dessa vastidão de tempo e espaço! Por isso gasto com vivências e não coisas
Amo quando estou prestes a dormir e o pedro me coloca duvidas que nunca vão ser respondidas na minha cabeça
crise existencial ta em dia
Obrigado pela melhor crise existencial dos últimos anos da minha vida.
Essa vida e morte do universo só me instiga a pensar que é impossível esse ser o único universo.
Um dos melhores canais de divulgação científica do UA-cam, sem dúvidas. Parabéns pelo ótimo trabalho!
Vdd👍👍
1:55 "algumas coisa legais ainda vão acontecer na era das estrelas, como, por exemplo, a colisão da via láctea com a galáxia de andrômeda" 👍🏼 muito legal mesmo
nesse momento dominaremos o universo e iremos para outro.
2:46 independentemente*
"Independente" é adjetivo e indica, por exemplo, que 'fulano é independente'. Quando queremos indicar contrariedade no sentido de "apesar de", usamos o "independentemente", que é um advérbio.
Obg por manter essas informações,a cada dia q eu vejo seus vídeos mas me sinto inspirado para me tornar um físico, obrigado pelos seus vídeos
@Fhanny copia 💚 ATÉ AQUI😠
Fofo
Física é uma ciência linda demais
E quem sabe nós evoluímos tanto nível q nós conseguimos fazer oq quiser no universo
Adorei o vídeo! Exceto pelo fato de que não concordo com uma morte permanente do universo. Segundo o teorema da recorrência de Poincaré, após um tempo suficientemente longo, finito, as partículas e a matéria retornarão para um estado muito próximo ao estado inicial. Se puder falar sobre isso seria bem interessante
legal. Também tem a possibilidade da formação de particular virtuais criarem um novo universo, as mesmas percebidas em pequena escala e que constituem a radiação hawking na evaporação de buracos negros.
em uma escala de tempo infinita a probabilidade delas gerarem quantidade de matéria e um evento astronomico equivalente ao big bang é de 100%. Mas falta fechar algumas pontas na teoria, como por exemplo na antimatéria perdida. O entendimento da matéria e energia escura podem nos dar uma pista boa sobre isso. Ahh já sei!!
Mano, eu te amo, namoral, vc é mt daora
A realidade que vivemos não faz sentido pra ser real, estamos claramente em uma simulação que simula apenas uma pequena parte da nossa realidade Pai onde toda nossa existência está sendo simulada em frações de segundos.
Universo, trilhões de anos pra mais, ser humano, no máximo 110 anos estourando. É muita diferença, é até difícil de imaginar
"Quem sabe um dia uma civilização de goldens retrievers surja..." kkkkkk Pedro, vc é maravilhoso rsrs Parabéns pelo teu trabalho! A ciência já é linda, e explicada com esse seu humor fica ainda melhor. :)
Esse vídeo foi simplesmente sensacional. A maneira como é descrito cada grande passo do universo é incrível, é lindo. Dramático e melancólico, triste e solitário, será o fim de tudo, absolutamente tudo que existe. Coração chega aperta, não vamo ver nada disso mas a imaginação viaja junto com as estrelas.
esse final foi muito inspirador, vídeo bom demais
O jogo Outer Wilds retrata exatamente esse fim, o fim de um universo, e o nascimento de um novo. Não poderia ser mais lindo.
A empolgação do Pedro no final do vídeo é contagiante
Parabéns !!! Esperei por um canal como esse, só agora descobri, já tem há tanto tempo, pq perdi tempo, mas vou recuperar , obrigado !
melodysheep e um canal que vale muito apena , explica muito bem isso igual o ciência todo dia.
Com galáxias aparecendo no JWST numa faixa de infravermelho que não deveria, o que indica que talvez em breve a idade do universo pode ser repensada, acho muita emoção falar sobre o "fim do universo" quando o começo está cada vez mais incerto.
Agradeço por dividir a msm época em que o Pedro faz esse tipo de video...
Todos viemos e voltaremos para o nada, não acredito no fim mais acredito que vira outra coisa quando nosso universo, mundo ou realidade acabar
Também acho a mesma coisa.
Existe uma probabilidade de surgir um novo universo através de flutuações quânticas do vácuo após um período de tempo absurdamente grande de mais mesmo que o nosso universo atingiu estado de entropia máxima causando a morte térmica dele.
Boa explicação do Big Freeze. Faz um do Big Crunch também, por favor!
Teorizo que desse nada se origine um novo big bang e que estamos nesse loop já há tempos inimagináveis
Alguns especialistas especulam que durante um período de tempo extremamente longo pode ocorrer uma nova flutuação quantica causada pelo tunelamento quântico que poderia dar origem a um novo big bang.
E se as vidas inteligentes até lá arrumaram uma solução pra manter o universo funcionando de forma artificial? Do mesmo jeito que um dia poderíamos enganar a morte, é possível que possamos manipular coisas maiores que nós mesmos. Talvez por isso o universo criou a vida inteligente pra descobrir uma maneira de se manter vivo.
Cara, inimaginável. Tudo isso se desfazendo e realmente inconcebível pra raça humana. O universo é espetacular.
Até que enfim um video que nos dê uma crise existencial, já estava com saudades disso.😅
Só tu mesmo
Seria muito legal se de alguma forma o universo ao chegar na entropia máxima conseguisse de algum modo produzir um novo big bang e recomeçar todo o processo, com tudo sendo recriado e expandido novamente. Obrigada pelos conteúdos, que sempre são transmitidos de forma carismática e compreensível (às vezes não kkkk)!
Simplesmente, que vídeo bom e maravilhoso. O jeito que você abordou a morte do Universo foi sensacional.
Faz um vídeo abordando o cenário em que não ocorre o decaimento do próton (estrelas de ferro e outros objetos neste cenário)
Mas isso depende do ponto crítico neh!? Existem 3 jeitos que o universo pode ser. P.C = 0 o universo é plano e infinito. P.C < 0 o universo é no formato de uma pringles e nunca vai parar de crescer. P.C > 0 o universo é esférico e vai se expandir e eventualmente contrair, fazendo tudo voltar ao “centro”.
Tudo vai depender desse ponto crítico que ainda a ciência não sabe qual é!
O tempo é tão grande que justamente é despreocupante essa reflexão, pois dá tempo de acontecer muitas reviravoltas e mudanças de leis físicas fundamentais nesse intermédio. Kkkkkkkkkk
Alguns especialistas especulam que durante um período de tempo extremamente longo pode ocorrer uma nova flutuação quantica causada pelo tunelamento quântico que poderia dar origem a um novo big bang.
@@clemiltonjunior8522 qual teoria seria essa?
O engraçado é q tudo isso é baseado no universo observável, q representa uma fração sinceramente insignificante do universo, pois sua real maior parte, é indetectável ainda, logo p mim só parece mais uma das infinitas suposições da física, existe uma enorme chance de algo completamente diferente acontecer por conta desta parte ñ visível.
Exatamente. E se tudo no fim a matéria toda do universo se juntar novamente e formar um novo big bang?
Pfv faz um vídeo sobre tudo que vemos no céu a noite (se tudo observado a olho nu é da nossa galáxia ou se conseguimos enxergar objetos além da nossa galáxia)... cara sou teu fã!
se daqui muitos e muitos anos no futuro não via ter mais nada no universo, assim como não havia antes do big bang, poderia vir a ocorrer um novo big bang e toda a existencia ser um tipo de looping?
poderia
Parte 1 e parte 2? Mas você já fez um vídeo outrora contando do inicio ao fim, inclusive me deu a entender ter sido um vídeo inspirado em outro do melodysheep, dado que até algumas falas foram idênticas, todavia, um vídeo muito bom.
Cheers!
Um bagulho interessante, quem me recomendou esse canal, foi meu irmão mais velho, ele quer ser físico e os bagulho lá, nunca fui muito achegado a física, mas passei a gostar depois de ver uns vídeos do ciência todo ano, que agora é todo dia, são vídeos muito bem explicados e com ótimos exemplos, eu que sou lerdo bagaray consigo entender algumas coisas, não tudo, mas maioria sim, e sobre este vídeo, acho muito interessante a "teoria" (não sei se tô falando certo ao falar "teoria") do universo cíclico, mas tem tudo aquilo da expansão do universo ser mais rápida que a velocidade da luz (a expansão), não sei se vai virar o universo "plano" ou não, gosto bastante de pensar sobre o assunto.
As melhores partes nesse canal em minha opinião, são quando ele fala dos buracos negros, sou fascinado por eles, eles são muito interessantes mesmo, é engraçado pensar que antigamente eu achava que eles eram um tipo de portal para outro universo ou para outro lugar do universo, saber ao menos o mínimo do mínimo é como se eu tivesse ligado uma lanterna no breu total, muito bom.
Agradeço ao canal "ciência todo ano" me fazer gostar dessas coisas, é muito divertido!
Aqui estou eu, 2:00 da manhã vendo vídeo sobre o futuro do universo. Kkkkkkkk
Vendo esse vídeo só me lembra Outer Wilds.
Que no final do jogo vc descobre que o Universo tmb está morrendo aos poucos. E é muito lindo a forma que o jogo te mostra isso
Loucura pensar que um dia tudo deixará de existir
Eu sinto um alívio de certa forma.
Esses 2 vídeos me deixaram numa bad vibe foda, mesmo q isso vá acontecer daqui muito muito muito tempo e eu nem vou estar vivo mais, só de pensar q o universo (a coisa mais incrível, bela e fascinante q conhecemos) vai acabar com um final tão triste, vazio, frio e sozinho
É muita qualidade no vídeo, viu! Parabéns para toda a equipe 👏🏾 Trabalho fantástico, Pedro 👏🏾👏🏾👏🏾
Procurem por time-timelapse. É o vídeo mais profundo sobre o destino do universo que eu já vi.
Faz um video explicando como seria o processo de uma tentantiva de defesa caso a Nasa descobrisse hoje um impacto de um asteroide ( 30 anos para o impacto) com chance de extinção em 70% , como se fosse uma simulação no seu fov da situação
Isso foi estranhamente específico
Nasa: vamos explodir o meteoro
Elon Musk: calma aí, vamos MINERAR o meteoro
Nasa: essa idéia é extremamente estúp...
Mídia: AEEEEE, ISSO AÍÍÍÍ
* missão obviamente fracassa *
Elon em Marte: se fodem aí ✌️😎⛱️
@@viniciuslourenzettiferreira Não Olhe para cima kkk
o que tem fora do universo?
se ele se expande, se expande em algum lugar... o que nos cerca?
Tem um grande ZERO fora do universo
O homem, porventura, conheceu tudo o que há, não há mais nada a ser explorado, então:
- O que vamos fazer agora?!
Caso isso ocorra, o homem irá adquirir a transcendência, não do espírito em si, mas do seu próprio intelecto! ❤
Seus vídeos (qualquer um), me prende de tal maneira que quando acaba eu falo: caramba, mas já?
Nem vejo o tempo passar assistindo seus vídeos.
Pedro mas ... e a recorrência de Poincaré, flutuações do vácuo quântico e energia do estado mínimo? Vai ter morte térmica ou.....vamos voltar ao ponto de entropia = 0 ? Excelente canal , parabéns!
o Teorema da recorrência de Poincaré só é válido se considerarmos um volume finito, e não temos nenhum indício de que o Universo é finito.
As Flutuações no vácuo quântico acontecem e tudo indica que continuarão acontecendo infinitamente por enquanto haja o tecido do espaço-tempo. O que abre a novos paradigmas para depois da era dos buracos negros. o Universo continuará só que de uma forma diferente, pode até existir a possibilidade de vida por conta dessas flutuações que gerarão particulas virtuais, mas seria uma vida totalmente diferentes da que conhecemos.
Com relação a "Energia do estado mínimo" eu não consegui relacionar com a questão. Se você puder aclarar eu acharia até interessante.
Seus vídeos sobre buracos negros são a melhor terapia
Uma coisa é certa, vamos morrer e enterrado em um buraco, antes que um buraco negro morra.
Sim, nós somos simplesmente abandonados no mundo, somos todos mundanos até tudo deixar de existir, e o nada estará cansado de si.
Cara eu amo seu canal, mas eu tenho crises de pânico toda vez que vejo um vídeo seu falando do possível futuro do universo... é muito pesado ter em mente que isso tudo um dia vai acabar e meio que não tem nada que possa ser feito, literalmente.
Devemos lembrar que a história não está fechada. Apesar de um certo tom de certeza com que são declaradas essas projeções de futuro, muito provavelmente existem variáveis ainda desconhecidas que afetarão decisivamente o futuro do universo. Se pensarmos na história do conhecimento humano, muitas coisas consideradas fundamentais sobre o universo foram descobertas poucas décadas atrás. Para se ter uma ideia, 100 anos atrás nem suspeitavamos da existência de outras galáxias além da via láctea. Então eu fico pensando: é bem plausível que nas próximas décadas e séculos descobriremos muitas coisas fundamentais sobre o funcionamento dessa coisa que é o universo, descobertas que poderão mudar muitas dessas projeções feitas hoje. Quem sabe até mesmo poderíamos descobrir que o conhecimento acumulado por civilizações inteligentes e sua operacionalização seriam um fator chave para os rumos do universo. Uma ideia interessante sobre isso vem do livro Contato (Carl Sagan) - atenção SPOILER - , onde civilizações inteligentes trabalham ativamente em uma espécie de "engenharia cósmica" com fins de literalmente impedir que tudo isso deixe de existir.
@@betolins1966 muito interessante! Desconhecia esse livro, me deixou curioso vou procurar para lê-lo! 👍
@@viegas_v leia, é um livro fascinante!
Bem, tudo o que vc conhece e acha que conhece um dia vai acabar, mas não fique triste, até o próximo vídeo
tá
Interessante, porém vale refletirmos, se fosse possível viajarmos no tempo e voltarmos a idade mediavel e falar de tudo que humanidade criou até os dias de hoje , creio que poucos acreditariam, não podemos afirmar, mas assim como evoluiu até hoje , quanto o homem irá evoluir nos próximos mil anos, e derrepente muito do conteúdo deste vídeo, poderá ser contestado ou até mesmo alterado por futuras tecnologias.
Enfim são só possibilidades.
Parabéns Pedro por sua inteligência.
Nem precisa viajar.
Basta achar aquelas tribos isoladas que nunca viram na eletronico.
Ali já seria complicadissimo explicar.
a questão da volta do tempo: já foi comprovado que o futuro altera o passado assim como o passado altera o futuro. Uma viagem de volta só poderia causar o que já foi causado.
É o primeiro vídeo desses que o Pedro não nos permite ter crises existenciais.
o único canal q não enjoo de ver
As pessoas que concideram apenas os fatos e teorias cientificamente, entram em uma crise existencial pois concideram apenas a realidade fisica como absoluta, mas quem crê no Espiritual, tem a mais completa paz pois mesmo neste momento, daqui a 10°100 anos, sua conciência permanecerá plenamente ativa na compania do Criador de todas as coisas. Provavelmente assistiremos o processo de um recomeço de um novo universo de camarote.
Eu não acredito, mas tomara que você tenha razão!
Quase 5 mil likes de pessoas q não entenderam nada mas admiram o canal. E sobre isso... 🥰
simplesmente torço pra que esse universo seja uma matrix e q qndo esse universo acabar eu esteja em outro existindo, mto obg pelo vídeo Pedro
rlx man. é dito q o universo vai ser nada no fim, mas os mesmos q dizem isso dizem q o universo surgiu do nada, oq entra em contradição. faz vc questionar a veracidade dos mesmos...
Já pensou em mudar o nome do canal para "Crise existencial todo dia"?
Eu penso que se o nosso universo existiu do mais vasto nada, com o big bang, então quando tudo virar nada, possa existir outro universo
Será que existiu um universo antes do nosso? E ele morreu, e as poucas partículas restantes deram início ao big-bang. Seria esse um ciclo possível?
É uma das teorias
é pouco provável, mas tem umas coisas que podem encaixar nisso sim
Cri ainda consegue terminar o vídeo de uma forma inspiradora amei
Está de parabéns pelo belo vídeo amigo
Na era de Sócrates, a sociedade vivia no auge da informação, e do ponto de vista deles, o passado era ridiculamente ignorante, com ideias absurdas. O mesmo ocorreu na idade do renascimento e idade moderna. Hoje, nos encontramos no mesmo ponto, estamos no auge do conhecimento, e a ideia de que um átomo é uma coisa indivisível nos soa como algo ridiculamente ignorante, uma ideia absurda. Imagine como as informações contidas neste vídeo serão encaradas daqui a 100 anos, quando estaremos no auge da informação.
Tenho uma teoria pos "Morte do Universo". No caso você explicou que o universo ficaria sem qualquer tipo de energia, fazendo uma analogia com o que conhecemos hoje (O universo com muita energia e expansão) podemos talvez ter uma teoria que nesse momento que o universo estiver sem energia, ele seria forçado a ficar pequeno até que acumule energia novamente, provocando um novo big bang. Chamo isso de Teoria de Martins. =)
Ele não falou que o Universo vai ficar sem energia, disse que vai ficar sem matéria, e sua teoria é de quinta série.
essa teoria é boa e chama-se Big Crunch. Está muito baseada em que os cálculos feitos medindo a expanção do universo estão errados, o que por muitas vezes realmente estão. Mas ela está em desuso porque a cada dia tem se descobrido que as medições sim estão erradas, mas para valores menores, o que indica uma velocidade de expansão 9% maior do que a esperada.
Extremamente ansioso pra ver esse momento acontecer ! 10¹⁰⁰ anos passam rápido. Como diria Einstein ' O tempo é Relativo ". Poderiam os últimos feiches de fotons combinarem um encontro pra no último ato do cosmo centilhar a palavra " FIM "
Pedro uma duvida se o universo atingir uma condição dessas não seria igual a condição dele antes do bigbang? Se sim isso não significa que ele iria reiniciar? Se não podemos afirmar que desde o começo o universo estava em um estado diferente sa entropia?
Existe sim uma hipótese que sustenta essa ideia.
Para já não se sabe como é um buraco negro e a sua singularidade é feita do quê e na era dos buracos negros muitas singularidades vão se fundir e não me interessa a radiação de Hawking porque isso é só superficial,mas sim saber qual o ponto de ruptura que é preciso para um buraco negro entrar em desequilíbrio, porque estelas de nêutrons e anãs brancas têm o seu ponto de ruptura que no máximo nas nêutrons é a quilonova e nas anãs brancas a super nova 1a
Exatamente! Pesquise por universo cíclico no ytb e você vai achar essa teória até com vídeo do ciência todo dia
Essa é uma das hipóteses, que o universo vive um ciclo de expansão(tendencia ao fim) e contração(tendencia ao inicio=bigbang), ou seja, mais uma teoria entre todas outras para fascinar a imaginação de todos.
Se antes do Universo não existia nada, porque seria o fim quando ele acabasse não é mesmo.
O mais antigo e forte sentimento da humanidade é o medo, e o mais antigo e forte tipo de medo é o medo do desconhecido - H. P. Lovecraft