Só para esclarecer quando falo do Princípio de Bernoulli em 2:44, ficou confuso, pois quando eu disse que a vazão muda para a velocidade do fluido alterar, eu me referi ao diâmetro do tubo, e não à quantidade de fluido. Usei o termo vazão de forma errada e ficou confuso, mas considere que ali eu quis dizer diâmetro! Valeu!
Vou usar um simples exemplo: Quando você está molhando o jardim e tem uma planta que a mangueira não alcança o que você faz? "Geralmente colocasse o dedo na ponta da mangueira p/ diminuir a circunferência, aumentar a pressão e fazer à águar ir mais longe" 🛫
02:50 Fernando, no exemplo que vc usou, o princípio de Bernouli considera a vazão constante. O que vc chama de vazão, na verdade é a área de seção transversal. No princípio de Bernouli, a velocidade é inversamente proporcional a área da seção transversal. Quanto menor a área da seção transversal (A), maior a velocidade (v). A1.v1=A2.v2 O princípio que vc explicou ta certinho, só escorregou na nomenclatura mesmo. Abração!
Bruno, a conservação da massa na seção é dada por A1.v1 = A2.v2, dado que Q = A.v, onde Q é a vazão, e Q1 = Q2 em quaisquer pontos 1 e 2 da seção interna. Acho que o Fernando misturou vazão com velocidade. A vazão é constante na seção, quem se altera é a velocidade. Sobre Bernoulli, ele afirma que, havendo conservação de energia, a soma da energia de fluxo com a energia cinética é igual em todos os pontos. Se houver aumento da energia cinética (velocidade), há diminuição da energia de fluxo (pressão). Dito de outra forma, há conversão de um tipo de energia em outro. Abraço.
@@vpassostube Puts.. verdade, confundi a operação. Eu disse que a área é inversamente proporcional a velocidade, mas na formula coloquei diretamente proporcional, rsrs. Valeu pela correção. Abraço!
Quero compartilhar com vocês a palavra de Deus ( O QUE EU PRECISO FAZER PARA ENTRAR NO CÉU? ) 16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João, 3) 29. "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João, 1) "Se Deus providenciou um Salvador foi porque viu que não éramos capazes de nos salvar a nós mesmos. Por que existiria um Salvador se as pessoas pudessem se salvar a si mesmas?" A pergunta é inocente e simples. Mas a resposta da Bíblia também é simples, direta e objetiva - “Quem crê em Jesus não é julgado. Todo aquele que nele crê tem a vida eterna” (João 3.16-18). O que eu preciso fazer para entrar no céu? A Bíblia responde - Crer em Jesus, crer que Jesus é o Salvador enviado por Deus. Crer que Jesus morreu por nossos pecados na cruz do Calvário, que ressuscitou, vive e segue oferecendo vida eterna a todo aquele que nele crê. 28. "EU lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão." (João, 10) Não viva em frustração por ser um pecador que não consegue alcançar o alvo. Veja o que Paulo diz depois do desabafo em Rm 7.24: 24. "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25. GRAÇAS a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." (Romanos, 7) 23. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos, 6) 1. "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." (Romanos, 8) Não é por merecimento ou por obras! Se você tem a Jesus como Salvador o seu acesso ao céu está garantido. 1. "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 6. e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9. não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas." (Efésios, 2) A salvação é pela graça, não é por méritos e por suas virtudes. Não é pelo fato de você ser um cumpridor de dogmas e doutrinas. A salvação é pela misericórdia de Deus. 6. Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João, 14) 31. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (Atos, 16) SOMENTE Creia e confie!
@@brunokener712 Bruno, vc por aqui tbm. Continue nesse propósito meu irmão. Que nessas palavras o Espírito Santo possa fazer a obra, nas vidas que estão comprometidas com Deus.
Um sujeito (os) que dão deslikes em um vídeo de tamanha bagagem técnico cultural não sabe a diferença entre uma aeronave e uma embarcação. Obrigado pelo vídeo, muito bom!
Caraca, eu não achei feio não! Tem uns por aí que ó, é feio que doi!.....Os gênios nunca são realmente reconhecido!....genialidade e loucura caminham lado a lado!
Fiquei até feliz de ter entendido oq vc disse sobre o principio de Bernlli, pq mesmo tendo feito a matéria de Fenomenos de transporte três vezes eu finalmente aprendi.
Que linda a ilustraçao em 5:50... É Tropea (Hoje em dia Prov. de Vibo Valentia), atrás do Santuário Santa Maria Dell'Isola, Costa dos Deuses, Calabria. Será que ele voou lá mesmo? É um grande ponto turístico italiano, faria sentido como propaganda, realmente. Amo aquele lugar.
Fernando vc deu uma escorrega na explicação do Venturi. No Venturi a vazão é sempre constante. A1.v1=A2.V2. onde A é área e V velocidade do fluído. Está igualdade é necessária para o equilíbrio de energia. O q varia no escoamento gasoso é a pressão.
Acho super bonito, ainda mais se tratando de um protótipo de um projeto-conceito. Tão importante quanto o conhecimento é a coragem de se submeter ao crivo dos outros.
Que avião bizarro! Mais um para a super lista do canal hehe!! Me lembrou do Dumbo voando com suas orelhas hehe!! E que engraçado ele taxiando em 6:10 quicando heheh!! Eu ia dizer que o 1o princípio se parecia com o de Venturi, mas depois você fala então. Esse princípio, o de Venturi é muito usado no assoalho dos carros, como os da formula 1! Pena que os projetos não foram pra frente, o avião asa Francês seria bem diferente e interessante!! Valeu pelo super vídeo como SEMPRE, Fernando! Abração e até! :))
só um adendo: a mecanica dos fluidos é umas das matérias principais do curso de engenharia aeronautica. portanto na parte em que vc diz "aviação e hidraulica" acho q da a entender um pouco que ele conseguiu fazer oq fez por seu conhecimento adicional de fluidos, proporcionado por sua formação em hidraulica, no entanto como ja mencionei a mecanica dos fluidos é a base da aeronautica (provavelmente ele fez hidraulica pela proximidade das duas inclusive). posso estar enganado, mas acho isso. ótimo video
Alguém me corrija se eu estiver errado. Quando vc diminui o diâmetro e faz com que o fluido passe do maior para o menor nao ocorre o aumento da velocidade e pressao? PRESSAO E FORCA PPR AREA. Não seria meio que p contrário que foi falado no video. Agradeco pela correção. AH FERNANDO OTIMO VÍDEO COMO SEMPRE. PARABÉNS EXCELENTE CONTEUDO
Fernando seria possível fazer videos sobre os caças estranhos da SAAB, DRaken, Viggen e tem um até "parecido" com o Caproni o Saab 29 Tunnan, não sei se a ideia era a mesma, mas se não estou enganado ele era chamado de barril voador. Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Fala, fernando estou fazendo engenharia mecânica, e quero muito um dia poder participar da construção de um avião, quais as dicas?, e oq tem nos aviões de hoje que pode melhorar?
Opa! vazão e quantidade de água é a mesma coisa, o que varia é o diâmetro do tubo, Princípio da conservação da massa. Uma vez que o diâmetro do tubo diminui, a velocidade aumenta para conservar a vazão (volume do fluido)
Que tal um vídeo falando sobre a relação preço do combustível x autonomia dos aviões ao longo da história. Como o custo contribuiu para a evolução da aviação?
Bizarro, para dizer o mínimo, heheheh ... talvez (aqui vai achismo) se colocasse uma hélice atrás do motor juntamente com a da frente melhorasse a velocidade. Ou o motor no meio, com um eixo ligando as hélices na frente e atrás do barril. Curioso ser um motor de origem inglesa, sendo que a Itália já produzia motores aeronáuticos na época. Esse caproni-Campini merece um vídeo, assim como o Heinkel He-178. Flw !
Que acha de revisitar essa ideia com tecnologia de materiais e motores elétricos atuais? Imagine um corpo de turbofan, montado com asas como o Stipa-Caproni porém com um motor elétrico capaz de uma rotação bem mais elevada e uma hélice de diâmetro menor, ou .. um conjuntos de pás como as de turbofan modernos?
O que me deixa impressionado é o fato de como esses caras pensavam fora da caixa e inovavam de uma forma espetacular (contra todos os fatos, pois não tinham nem 1% da tecnologia em materiais e ferramentas q temos hoje), isso é claramente um turbofan, só muda o mecanismo de rotação de um motor a pistão para um a turbina.
O formato desse avião me lembrou o Gee Bee, um avião de corridas, acho que quase da mesma época. Só que o Gee Bee, apesar de aspecto semelhante (curto com fuselagem "gordinha"), não era oco e sua fuselagem acomodava um motor gigantesco. E parece que isso era uma tendência da época, aumentar o motor para obter mais velocidade, o P40 e o P47 parecem seguir esse conceito. Este seria um tema interesse a se abordar em um vídeo, aviões de corrida a hélice. Competições existem até hoje e há muitos modelos bem interessantes a serem mostrados, alguns até bem bonitos, como o Bugatti 100P e o Bell & Ross BR bird. Aliás o avião em que o Hughes caiu (que aparece no filme "O Aviador") não era um desses de competição?
Claro que é um ducted-fan, usamos por aqui mas não para a 'aero' e sim em recolhimento de aparas, 'motorzinho ou motorzão hehe, dentro de um tubo'. Tudo que foi dito, tamanho, diametro, distancia para paredes e geometria das pás realmente é fundamental. E com o advento dos eletricos compactos uma nova e fundamental geração emergiu, mas em aplicação estacionaria o ducted-fan ja era bem conhecido, acredito eu que desde 1970, talvez antes até.. Nao é aquele absuuuurdo de eficiente como se pensa, mas - nos turbo-jatos, digamos, '747-like' foi e é uma revolução.
Gostei muito do seu vídeo, vou aproveitar para sugerir um vídeo sobre os autogiros ou girocopteros, sobre o avião Fairchild xc 120 packplane, sobre o Ekip soviético e sobre os ciclogiros aeronaves que possuem uma estrutura parecida com uma roda de hamsters em cada lado.
Seria legal vídeos sobre aviões que apareceram em filmes? Ontem vi Caçadores da arca perdida e fiquei pensando se aquele avião parecido com uma asa voadora existiu de verdade... O Caproni me lembrou o desenho aviões... aquele mexicano.
interessantissimo. ja tinha visto esse aviao mas nao conhecia sua historia. e nessa mesma pegada de avioes "weird" sugiro um video sobre o English Electric Lightning quetinha 2 turbojatos um em cima do outro. valeu
Cara que intrigante esse modelo tem o formato dos motores a reação que temos hoje em dia. Não Sei se algue reparou mais a aerodinâmica é a dos motores dos Airbus A320 os A330 e os Boeing 737 e os 777. Interessante sem saber como seriam as aeronaves de hoje em dia fizerem a capa das chamadas pela imprensa "turbinas" MOTORES. MUITO TOP ASSISTIR VIDEOS ASSIM, sempre fui amante da aviação e fico admirado com tamanha evolução.
se ele puder ser creditado como o inventor do turbojet, então quem inventou o carro foi aquele que inventou a carroça, quem invetou o projetor de cinema foi aquele que inventou aquele livro que a gente folheia as paginas com figuas estaticas e parecem se movimentar, quem inventou a moto foi o inventor da bicicleta, e por aí vai. parabéns pelo vídeo.
O tempo todo só consegui ver um motor turbo fan enorme com asas. 😲 Stipa tava tão a frente do seu tempo que não compreenderam ele. Realmente um gênio, pena não ter sido valorizado.
Só para esclarecer quando falo do Princípio de Bernoulli em 2:44, ficou confuso, pois quando eu disse que a vazão muda para a velocidade do fluido alterar, eu me referi ao diâmetro do tubo, e não à quantidade de fluido. Usei o termo vazão de forma errada e ficou confuso, mas considere que ali eu quis dizer diâmetro! Valeu!
Até havia comentado a respeito sem ler este comentário. Parabéns pelo vídeo!
Vou usar um simples exemplo:
Quando você está molhando o jardim e tem uma planta que a mangueira não alcança o que você faz?
"Geralmente colocasse o dedo na ponta da mangueira p/ diminuir a circunferência, aumentar a pressão e fazer à águar ir mais longe"
🛫
Muito bem corrigiu antes de eu reclamar. Parabéns pelo canal
Não importa, o bom é que você nos trás histórias na qual ressuscita a memória de homens que muito contribuiram para nosso bem estar nos dias de hoje !
@@andreluis_flamengo na verdade Vc aumentar a velocidade e diminuir a pressão....
O avião perfeito para o Chaves, então.
r/usernamechecksout
Pior q é vdd ksjskksksksksksk
Fórum Chaves por aq?
Mito kkkkk
Fórum Chaves...😀 acho que já te vi no Vila do Chaves...😉👍
Resumindo a conversa, esse patinho feio estabeleceu os princípios do turbofan!
Parece um daqueles aviões que a esquadrilha do Dick Vigarista usava pra tentar capturar o pombo Doodle.
Ia falar a mesma coisa. Avião da corrida maluca kkkkkkk
.67@@ProfSandroVianac i
Mutley! Faça alguma coisa!!!
Cara foi a primeira coisa que eu pensei kkk
Sim. Kkkk
Parece aqueles aviões de brinquedo dos parques de diversões, principalmente a réplica.
Esse avião é praticamente um motor turbofan com asas... kkkkkkkk
Ou um turbo hélice dentro de um barril com asas.
@@kalebehederlimasousa9235 Ou um motor a pistão dentro de um barril com asas...
O aviao é uma asa de avioes hj em dia
Uma asa com um turbofan preso no turbo da asa do piloto
02:50
Fernando, no exemplo que vc usou, o princípio de Bernouli considera a vazão constante. O que vc chama de vazão, na verdade é a área de seção transversal.
No princípio de Bernouli, a velocidade é inversamente proporcional a área da seção transversal. Quanto menor a área da seção transversal (A), maior a velocidade (v).
A1.v1=A2.v2
O princípio que vc explicou ta certinho, só escorregou na nomenclatura mesmo.
Abração!
Bruno, a conservação da massa na seção é dada por A1.v1 = A2.v2, dado que Q = A.v, onde Q é a vazão, e Q1 = Q2 em quaisquer pontos 1 e 2 da seção interna.
Acho que o Fernando misturou vazão com velocidade. A vazão é constante na seção, quem se altera é a velocidade.
Sobre Bernoulli, ele afirma que, havendo conservação de energia, a soma da energia de fluxo com a energia cinética é igual em todos os pontos. Se houver aumento da energia cinética (velocidade), há diminuição da energia de fluxo (pressão). Dito de outra forma, há conversão de um tipo de energia em outro.
Abraço.
@@vpassostube Puts.. verdade, confundi a operação. Eu disse que a área é inversamente proporcional a velocidade, mas na formula coloquei diretamente proporcional, rsrs.
Valeu pela correção.
Abraço!
Isto sim é história. Parabéns pela matéria!!!!
Projeto revolucionário, o cara era um gênio
Sim um gênio.
Caproni Campini nº 1 -> primeiro Avião à Jato do Mundo -> graças ao Luigi Stipa
Imaginem a trabalheira para fazer os cálculos, tudo no lápis e usando a cabeça, muito interessante!
Quando penso que já acabaram os aviões estranhos, vem você e nos surpreende, parabéns pelo belíssimo trabalho, gosto muito dessas histórias!
"Prendam, segurem, agarrem, capturem. Peguem o pombo agoooora."
kkkkkkk
E esse não é só uma thumb, existiu de verdade.
Assistia o desenho todo dia
Sr Stipa estava a frente de seu tempo e prestou sua contribuição para evolução da aviação
Fernando quando for no Estados Unidos - se possível - passa em _Savannah_ Geórgia na fábrica da _Gulfstream;_
please....
Quero compartilhar com vocês a palavra de Deus
( O QUE EU PRECISO FAZER PARA ENTRAR NO CÉU? )
16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João, 3)
29. "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
(João, 1)
"Se Deus providenciou um Salvador foi porque viu que não éramos capazes de nos salvar a nós mesmos. Por que existiria um Salvador se as pessoas pudessem se salvar a si mesmas?"
A pergunta é inocente e simples. Mas a resposta da Bíblia também é simples, direta e objetiva - “Quem crê em Jesus não é julgado. Todo aquele que nele crê tem a vida eterna” (João 3.16-18). O que eu preciso fazer para entrar no céu? A Bíblia responde - Crer em Jesus, crer que Jesus é o Salvador enviado por Deus. Crer que Jesus morreu por nossos pecados na cruz do Calvário, que ressuscitou, vive e segue oferecendo vida eterna a todo aquele que nele crê.
28. "EU lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão."
(João, 10)
Não viva em frustração por ser um pecador que não consegue alcançar o alvo. Veja o que Paulo diz depois do desabafo em Rm 7.24:
24. "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
25. GRAÇAS a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."
(Romanos, 7)
23. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
(Romanos, 6)
1. "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus."
(Romanos, 8)
Não é por merecimento ou por obras! Se você tem a Jesus como Salvador o seu acesso ao céu está garantido.
1. "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
6. e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
9. não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas."
(Efésios, 2)
A salvação é pela graça, não é por méritos e por suas virtudes. Não é pelo fato de você ser um cumpridor de dogmas e doutrinas. A salvação é pela misericórdia de Deus.
6. Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14)
31. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa."
(Atos, 16)
SOMENTE Creia e confie!
@@brunokener712 Bruno, vc por aqui tbm. Continue nesse propósito meu irmão. Que nessas palavras o Espírito Santo possa fazer a obra, nas vidas que estão comprometidas com Deus.
Inconscientemente ele procurava o conceito turbojato.
Pensei a mesma coisa.
Tubohélice
Jatohélice
ou "tubojato" 😅
Tbm pensei nisso
O apresentador é uma mistura de Celso Portiolli com Otaviano Costa...rss
Uma palavra resume meu sentimento.
Obrigado!
Por trazer a história desse conterrâneo q jamais iria descobrir sem ti.
Um sujeito (os) que dão deslikes em um vídeo de tamanha bagagem técnico cultural não sabe a diferença entre uma aeronave e uma embarcação. Obrigado pelo vídeo, muito bom!
Conteúdo top Fernando, Parabéns.
Excelente canal, quando vejo as notificações já sei que vem coisa boa 👏👏👏👏👏
é dai que veio o conceito de se por os motores dos caças dentro da fuselagem. Kkkkkkkkk
Ele era o Mig 01
Caraca, eu não achei feio não! Tem uns por aí que ó, é feio que doi!.....Os gênios nunca são realmente reconhecido!....genialidade e loucura caminham lado a lado!
Achei fofinho o visual kkkkk
Pior q é maneiro kkkk parece um microavião mas o bicho era grandão
Cara, incrível! Ele praticamente inventou o design dos motores modernos turbofan.
O programa perfeito! Cada parte mais interesante. Continue! Obrigado!
Legal!!! Conhecimento é tudo.
Valeu!!!!
Que ótimo ver resgatado esse avião tão esquecido, ficou muito massa o conteúdo!
Valeu, Edson!
Que bom oste ter desenvolvido esse assunto...quero sempre ser útil
Parabéns pelo vídeo , sou PP e fico sempre entusiasmado com o seu conhecimento 👊🏼😎
Como sempre, excelente!
Mais uma verdadeira aula de aviação, parabéns
Fantástico, adoro essa parte histórica, e faz todo sentido para o caminho da evolução e novas tecnologias.
Fiquei até feliz de ter entendido oq vc disse sobre o principio de Bernlli, pq mesmo tendo feito a matéria de Fenomenos de transporte três vezes eu finalmente aprendi.
Que linda a ilustraçao em 5:50... É Tropea (Hoje em dia Prov. de Vibo Valentia), atrás do Santuário Santa Maria Dell'Isola, Costa dos Deuses, Calabria. Será que ele voou lá mesmo? É um grande ponto turístico italiano, faria sentido como propaganda, realmente. Amo aquele lugar.
Esse avião parece um motor de avião commercial com duas pessoas encima
3:58 " deixar o projeto bem redondinho" kkkkk
Adoro o quadro na parede com os dizeres: "se não vai me ajudar a voar libera a pista." 😉
Fernando vc deu uma escorrega na explicação do Venturi. No Venturi a vazão é sempre constante. A1.v1=A2.V2. onde A é área e V velocidade do fluído. Está igualdade é necessária para o equilíbrio de energia. O q varia no escoamento gasoso é a pressão.
Eram muitas ideias interessantes e ainda bem que existem os entusiastas que não deixam que essas "coisas" desapareçam.
Cada vez melhorando mais o canal
Acho super bonito, ainda mais se tratando de um protótipo de um projeto-conceito.
Tão importante quanto o conhecimento é a coragem de se submeter ao crivo dos outros.
Esse avião sofreu bullying na escola tipo boca de barril casa de Chaves
Parabéns pelo vídeo, vocês devem ter muito trabalho para produzir um vídeo com tanto conteúdo e informação histórica.
Que avião bizarro! Mais um para a super lista do canal hehe!! Me lembrou do Dumbo voando com suas orelhas hehe!! E que engraçado ele taxiando em 6:10 quicando heheh!! Eu ia dizer que o 1o princípio se parecia com o de Venturi, mas depois você fala então. Esse princípio, o de Venturi é muito usado no assoalho dos carros, como os da formula 1! Pena que os projetos não foram pra frente, o avião asa Francês seria bem diferente e interessante!! Valeu pelo super vídeo como SEMPRE, Fernando! Abração e até! :))
Cada vez melhor parabéns 👏
só um adendo: a mecanica dos fluidos é umas das matérias principais do curso de engenharia aeronautica. portanto na parte em que vc diz "aviação e hidraulica" acho q da a entender um pouco que ele conseguiu fazer oq fez por seu conhecimento adicional de fluidos, proporcionado por sua formação em hidraulica, no entanto como ja mencionei a mecanica dos fluidos é a base da aeronautica (provavelmente ele fez hidraulica pela proximidade das duas inclusive). posso estar enganado, mas acho isso. ótimo video
Ótimo artigo, explicando de maneira simples o efeito do Princípio de Bernoulli, que pode ser aplicado em inúmeros projetos de engenharia parabéns.
Com certeza a ideia é antecessora dos turbo fan. A primeira coisa que veio a mente.
Alguém me corrija se eu estiver errado. Quando vc diminui o diâmetro e faz com que o fluido passe do maior para o menor nao ocorre o aumento da velocidade e pressao? PRESSAO E FORCA PPR AREA. Não seria meio que p contrário que foi falado no video. Agradeco pela correção. AH FERNANDO OTIMO VÍDEO COMO SEMPRE. PARABÉNS EXCELENTE CONTEUDO
Muito bom. Esperando o vídeo do Fairchild Boxcar...e Polikarpov....please...!!!
Muito bom.
Por favor, faça um vídeo do Gee Bee e suas réplicas atuais.
Adoro ele o vídeo certamente seria muito legal, como o avião e a história dele.
Fernando seria possível fazer videos sobre os caças estranhos da SAAB, DRaken, Viggen e tem um até "parecido" com o Caproni o Saab 29 Tunnan, não sei se a ideia era a mesma, mas se não estou enganado ele era chamado de barril voador.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Por isso que é importante saber da História
Definitivamente: pegue o pombo.😀
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
hahahaha!
Também pensei nisso kk
Também pensei nisso kkk
Assistia muito!!
Esquadrilha abutre
Coincidência ou não eu li sobre ele há cerca de umas 2 semana e pensei em mandar para o e-mail do canal. Nem precisei. Show de bola.
Fala, fernando estou fazendo engenharia mecânica, e quero muito um dia poder participar da construção de um avião, quais as dicas?, e oq tem nos aviões de hoje que pode melhorar?
Aero faz um vídeo no flight simulador se tiver um t-27 e a-29 por favor.
Opa! vazão e quantidade de água é a mesma coisa, o que varia é o diâmetro do tubo, Princípio da conservação da massa. Uma vez que o diâmetro do tubo diminui, a velocidade aumenta para conservar a vazão (volume do fluido)
Seu canal é muito bom.
Muito bom Fernando
Fernando, vc pode por favor me responder qual a diferença do stol e do stall?? Estpu com essa duvida faz muito tempo
Cara que conteúdo top
Este modelo me parece típico da Esquadrilha Abutre! Documentário show!!! Obrigado Fernando!
Que tal um vídeo falando sobre a relação preço do combustível x autonomia dos aviões ao longo da história. Como o custo contribuiu para a evolução da aviação?
Faz um video esplicando sobre pousos e decolagens de porta aviões
Como esse avião não é da União soviética ? Kkkkkkk
Não só a urss, mas a Itália japao e até estados unidos fizeram projetos medonhos kkk
Sim! Lembrando também da Alemanha, onde teve muita coisa estranha!
Pra ser da união soviética só se fosse o MAIOR avião mais feio do mundo aí sim seria deles kkk
@@aeroportrasdaaviacao muita coisa estranha mas que depois se tornaram vetores de tudo que temos hoje na Aviação a jato principalmente militar😁
Ele me lembra um avião soviético - o MiG 21
Esse canal e muiiito bom pra quem ama aviação , faz um vídeo com aqueles aviões planadores movido a perna do piloto . E lindo de mais kkkkkk
Bizarro, para dizer o mínimo, heheheh ... talvez (aqui vai achismo) se colocasse uma hélice atrás do motor juntamente com a da frente melhorasse a velocidade. Ou o motor no meio, com um eixo ligando as hélices na frente e atrás do barril. Curioso ser um motor de origem inglesa, sendo que a Itália já produzia motores aeronáuticos na época.
Esse caproni-Campini merece um vídeo, assim como o Heinkel He-178. Flw !
Hoje parece muito estranho, mas sem dúvida esses inventores corajosos e visionários são os precursores das tecnologias dos A380 e F-35 q vemos hoje.
Exatamente! É fácil acharmos defeito nas coisas do passado, mas alguém teve que começar de algum lugar!
Excelente
Fantástica pesquisa!
Que acha de revisitar essa ideia com tecnologia de materiais e motores elétricos atuais?
Imagine um corpo de turbofan, montado com asas como o Stipa-Caproni porém com um motor elétrico capaz de uma rotação bem mais elevada e uma hélice de diâmetro menor, ou .. um conjuntos de pás como as de turbofan modernos?
O que me deixa impressionado é o fato de como esses caras pensavam fora da caixa e inovavam de uma forma espetacular (contra todos os fatos, pois não tinham nem 1% da tecnologia em materiais e ferramentas q temos hoje), isso é claramente um turbofan, só muda o mecanismo de rotação de um motor a pistão para um a turbina.
O formato desse avião me lembrou o Gee Bee, um avião de corridas, acho que quase da mesma época.
Só que o Gee Bee, apesar de aspecto semelhante (curto com fuselagem "gordinha"), não era oco e sua fuselagem acomodava um motor gigantesco.
E parece que isso era uma tendência da época, aumentar o motor para obter mais velocidade, o P40 e o P47 parecem seguir esse conceito.
Este seria um tema interesse a se abordar em um vídeo, aviões de corrida a hélice. Competições existem até hoje e há muitos modelos bem interessantes a serem mostrados, alguns até bem bonitos, como o Bugatti 100P e o Bell & Ross BR bird. Aliás o avião em que o Hughes caiu (que aparece no filme "O Aviador") não era um desses de competição?
Trouxe muita inspiração com certeza.
Opa primeiro salve fernando dou seu fã. Queria voar com vc um dia
Claro que é um ducted-fan, usamos por aqui mas não para a 'aero' e sim em recolhimento de aparas, 'motorzinho ou motorzão hehe, dentro de um tubo'. Tudo que foi dito, tamanho, diametro, distancia para paredes e geometria das pás realmente é fundamental. E com o advento dos eletricos compactos uma nova e fundamental geração emergiu, mas em aplicação estacionaria o ducted-fan ja era bem conhecido, acredito eu que desde 1970, talvez antes até.. Nao é aquele absuuuurdo de eficiente como se pensa, mas - nos turbo-jatos, digamos, '747-like' foi e é uma revolução.
Gostei muito do seu vídeo, vou aproveitar para sugerir um vídeo sobre os autogiros ou girocopteros, sobre o avião Fairchild xc 120 packplane, sobre o Ekip soviético e sobre os ciclogiros aeronaves que possuem uma estrutura parecida com uma roda de hamsters em cada lado.
Muito bom.
Agora você poderia fazer um vídeo sobre o Christmas Bullet, o Pior Avião do Mundo
Sem contar também, que o conceito adotado por Stipa, deu origem aos motores utilizados no DC Tristar e MD 11.
Seria legal vídeos sobre aviões que apareceram em filmes? Ontem vi Caçadores da arca perdida e fiquei pensando se aquele avião parecido com uma asa voadora existiu de verdade...
O Caproni me lembrou o desenho aviões... aquele mexicano.
O motor turbo fam o ar segue para o centro do eixo ou para as paredes literais?
É um pássaro? É um avião? NÃO! é o Barril Voador :o
Fernando, onde encontro esse fan para decoração que vc tem na parede?
interessantissimo. ja tinha visto esse aviao mas nao conhecia sua historia. e nessa mesma pegada de avioes "weird" sugiro um video sobre o English Electric Lightning quetinha 2 turbojatos um em cima do outro. valeu
Avião interessante se olhar bem ele parece uma turbina,excelente vídeo, Parabéns equipe aero!...
Valeu, Junior!!
Cara que intrigante esse modelo tem o formato dos motores a reação que temos hoje em dia. Não Sei se algue reparou mais a aerodinâmica é a dos motores dos Airbus A320 os A330 e os Boeing 737 e os 777. Interessante sem saber como seriam as aeronaves de hoje em dia fizerem a capa das chamadas pela imprensa "turbinas" MOTORES. MUITO TOP ASSISTIR VIDEOS ASSIM, sempre fui amante da aviação e fico admirado com tamanha evolução.
se ele puder ser creditado como o inventor do turbojet, então quem inventou o carro foi aquele que inventou a carroça, quem invetou o projetor de cinema foi aquele que inventou aquele livro que a gente folheia as paginas com figuas estaticas e parecem se movimentar, quem inventou a moto foi o inventor da bicicleta, e por aí vai. parabéns pelo vídeo.
Oi Fernando, poderia fazer uma matéria sobre o Pitts S1S?
Fernando faz um vídeo sobre a Itapemirim nova empresa área brasileira.
Faz um vídeo sobre o helicóptero Mi-26
O tempo todo só consegui ver um motor turbo fan enorme com asas. 😲 Stipa tava tão a frente do seu tempo que não compreenderam ele. Realmente um gênio, pena não ter sido valorizado.
Valeu o conceito! Pode ter inspirado sim o turbofan
Comecei assistindo pensando que era um turbofan com asas! Inovação pura a que este italiano fez, princípios usados até hoje.
Fala aí Fernando sua opinião. Foi ou não o precursor do turbo Fan
Muito pelo CONTRÁRIO. Ele é SHOW
Olá boa noite, parabéns pelo seu trabalho, você poderia falar sobre o ATL100 da desaer outra fabricante brasileira de aviões
O AviationCult já falou desse avião, muito interessante!
Lindo projeto .
Achei bonitinho hahahahah parece desenho animado, bem legal o jeito desse avião
Sensacional essa materia.
Não é só os Russos que fazem geringonças.
Cadê os vídeos da série Quero ser piloto? Coloca aí pra nós ☺️✈️😎