PRECISO ME POSICIONAR?! - Vamos falar sobre isso?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 жов 2024
  • Nesse vídeo o ‪@GuilAnacleto‬ te convida a refletir porque a branquitude espera que só os pretos expliquem, lidem e se posicionem diante dos casos de racismo. Vamos falar sobre isso? Aproveita e compartilha aqui o que você anda fazendo pra combater o racismo diariamente.
    Guil também ta no Instagram: ...
    Entre no nosso site e tenha acesso a conteúdos exclusivos: www.quebrandoo...

КОМЕНТАРІ • 63

  • @LeoEDutra
    @LeoEDutra 2 роки тому +36

    Cresci ouvindo que eu tinha que tomar banho direito e usar mais desodorante, porque por ser preto a pele teria um cheiro mais forte.
    Cresci ouvindo que eu deveria alisar meu cabelo, pois ficaria melhor. (Quando tentei fazer isso em um salão, por descuido da mulher que me atendeu, tive uma queimadura química na raiz do cabelo. Hoje, nasce bem pouco e ralo na região da nuca. Isso me provoca grande desconforto diante das piadas alheias.
    Cresci ouvindo que tinha que tomar cuidado porque quando deixasse barba e raspasse meu cabelo teria cara de traficante e poderia ser confundido.
    Amante dos animes, cresci ouvindo que o único cosplay que eu poderia fazer, se fizesse, seria de Mr. Popo (DBZ).
    Cresci ouvindo que eu era gordo e acabaria minha vida brocha, e ninguém gostaria de mim.
    Era chamando constantemente de relaxado, mesmo tomando remédios para tentar emagrecer e fazendo exercícios até a exaustão.
    Cresci sendo evitado por alguns, por dizerem que minha voz não era grossa o suficiente.
    Cresci com todo tipo de comparação suja fazendo da minha negritude, meu corpo e meu jeito, questões negativas pra mim.
    Lembro que quando criança, olhava para as palmas das minhas mãos e perguntava a Deus porque não pintou todo o restante de branco.
    Já sai com grupo de pessoas que disseram que eu estava ali para complementar a cota.
    Já morei de favor na casa de pessoas que disseram que iriam me ajudar com a dificuldade, e faziam brincadeiras a todo momento falando que eu era o criado que haviam contratado.
    Já conheci pessoas que disseram que queriam transar comigo, porque sempre tiveram uma tara para ver se "a gente" tem a genitália maior que a maioria.
    E por fim, fui posto pra fora de casa, da minha casa, por estudar espiritismo e professar minha crença na Umbanda, no Candomblé (seguindo os ensinamentos da minha falecida mãe) e no Plano Espiritual.
    Cresci com todas essas questões e muito mais, na minha cabeça. E eu não sabia que grande parte dessas coisas eram racismo, discriminação e formas de opressão na época. Hoje aprendi a lutar, a me defender e a defender outros Vejo através do Quebrando Tabu, pessoas maravilhosas que me ensinam todos os dias, a me aceitar e amar da forma como eu sou, e mudar só o que eu acho que deve e tiver que ser mudado. E aprender que meu lugar, e o lugar de ninguém, não é na senzala da vida.
    Sei lá...Esse vídeo bateu forte aqui dentro.
    E quando eu olho para a sua forma de articular as ideias, seu desenvoltura, e também seu cabelo cara, eu tenho um orgulho tão grande. Era o que eu teria, se não deixasse que me dominassem por tanto tempo.
    Obrigado ao Canal! Vocês são uma das nossas forças para resistir e existir.

    • @cicercuritiba
      @cicercuritiba 2 роки тому +8

      Que comentário forte, q vontade te abraçar e pedir desculpas! Que Deus continue te abençoando e tornando vc um ser humano melhor! Muito axé e que vc tenha forças, pois parece que sua luta (hj minha tb) será interminável.

    • @LeoEDutra
      @LeoEDutra 2 роки тому +5

      @@cicercuritiba Obrigado, anjo! Me sinto abraço nesse comentário.
      E nossa luta será de uma vida toda. Que tenhamos muita força!

    • @IsisT
      @IsisT 2 роки тому +2

      Leo, sinto muito, de verdade, por você ter passado e passar por tudo isso. E agradeço por compartilhar seu depoimento, porque ainda existem pessoas que acredtiam que não existe racismo e estão erradas...
      Eu sou amarela, mestiça de japonesa com espanhol, cresci ouvindo falas racistas e vendo comportamentos racistas de muitos adultos, inclusive em casa. Sempre me perguntava o que significava tudo aquilo, aprendi na escola que algumas daquelas coisas que ouvia eram racistas e o restante fui pesquisando e parando de repetir frases que as pessoas falavam como se fossem apenas ditados populares e que não houvesse maldade nelas, mas eu percebia como meus colegas na escola, na rua onde morava, ficavam tristes quando ouviam.
      É horrível em pleno 2022 ainda existir preconceito racial e outros tipos de preconceito.

    • @-NiltonOliveira-
      @-NiltonOliveira- 4 місяці тому

      Então quer mudar a biologia só por causa dessa sua militância? Não muda o fato que pessoas negras transpiram mais do que pessoas brancas.

  • @DivaFirmino
    @DivaFirmino 2 роки тому +7

    Que vídeo NECESSÁRIO!!! 👏👏👏👏

  • @mayconmalokkeiro
    @mayconmalokkeiro Рік тому +1

    Passando paninho pra Luiza Zzzzz

  • @joselima2761
    @joselima2761 2 роки тому +1

    Como posso explicar.....sou branco casado há 30 anos pai de 2 filhos, sou inquilino de uma familia de pretos muito amaveis...

  • @SV_10
    @SV_10 2 роки тому +4

    Se eu for racista um dia, vou colocar na culpa do racismo estrutural 🥱

  • @IsisT
    @IsisT 2 роки тому +4

    Sou amarela, mestiça de japonesa com espanhol e luto contra o racismo porque é muito necessário, porque ainda há racismo, porque não cabe em pleno 2022 ainda existir racismo e outros preconceitos...
    Sofri xenofobia quando era criança, não é a mesma coisa que racismo, mas é horrível ser tratada com desdém, com nojo, com xingamentos... Sei que pessoas pretas passam por isso todos os dias desde que nascem até seus últimos dias e quanta dor sofrem, psicológica, física, em todos os âmbitos de suas vidas e eu sinto muito por isso e faço o que posso pra conscientizar pessoas brancas a respeito.

    • @NegusKwynanuMattayahu
      @NegusKwynanuMattayahu 2 роки тому +1

      Se você é brasileira não sofreu xenofobia, foi racismo mesmo. Vejo muitos descendentes de japones com medo de falar que sofreu racismo. A sensação de não pertencimento de um nativo por sua cor e traços é racismo, e isso acontece tanto no Brasil quanto no Japão.

    • @IsisT
      @IsisT 2 роки тому

      Me ensinaram que eu sofri xenofobia, por isso usei essa palavra.
      Eu falo abertamente sobre o que sofri, mas conheço outros asiáticos e descendentes que não falam porque tem medo, vergonha ou porque estava disfarçado como brincadeira.

  • @Min_Coxinha
    @Min_Coxinha 2 роки тому

    Todos devem falar, posicionar, e lutar contra o preconceito!! Independente se muitos dizem que você não tem o seu "local de fala", principalmente em meios onde não tem minorias pra falar sobre, eu como pessoa branca falo constantemente sobre o racismo e tento o máximo possível ensinar e ajudar outras pessoas brancas, para que essas mesmas pessoas possam ensinar outras pessoas brancas sobre o racismo e como a nossa sociedade é realmente preconceituosa!! E isso deveria ocorrer pelo fato de que pessoas privilegiadas tem mais voz em meios onde não exista um conhecimento sobre, se uma pessoa preta vir e tentar ensinar sobre isso para um grupo de pessoas brancas ignorantes, muito provavelmente ela será motivo de chacota, mas se uma pessoa branca fazer o mesmo, quem sabe esse grupo não escuta??

  • @brunagabriel6404
    @brunagabriel6404 2 роки тому +2

    AULA! TE AMO

  • @artico9583
    @artico9583 2 роки тому +1

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @viniciusdaniel69
    @viniciusdaniel69 Рік тому

    "principalmente quanto pessoa preta."
    não tankeikkkkkkkkkkk

  • @ingridgabriella7490
    @ingridgabriella7490 2 роки тому +5

    Eu trabalho numa farmácia aonde o uniforme toda de preto, ontem entrei numa farmácia aonde o uniforme de todos os funcionários é todo branco e fui "confundida" com menina ela me perguntou se eu trabalhava lá, quando era óbvio que não, principalmente trabalharmos no shopping, então frequentemente vamos na farmácia.
    Essas situações acontece sempre comigo, independente de qual loja esteja.

  • @2010ciindy
    @2010ciindy 2 роки тому +2

    Quando uma pessoa entende que fez algo que feriu profundamente outra, entende qual atitude deve tomar e muda um pouco que seja, sua forma de olhar o outro, podemos dialogar e compreender nosso papel na sociedade. Já tive muitas vezes do lado de lá, reproduzindo falas e atitudes que me foi ensinada por toda uma vida e foi somente o tempo que me fez perceber que eu estava ferindo alguém. Hoje eu não dei parabéns a Luiza por ela ter se posicionado de forma correta, não que ela não mereça, mas que toda e qualquer atitude, ou palavra que eu diga só iria botar ela em um nível de superioridade, como se eu mulher branca estivesse aplaudindo essa outra mulher branca. Não precisamos ferir alguém para aprender com os erros. Quem merece parabéns é a Dra Isabel por não se calar diante da sua dor e que o tempo cure as feridas de ambas.

  • @gemenesprimus
    @gemenesprimus 2 роки тому

    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @cicercuritiba
    @cicercuritiba 2 роки тому +19

    Eu combato o racismo corrigindo expressões racistas que sempre foram usadas em nossa sociedade, combato discutindo com outros brancos q ser comparados a animais e chorar escondido ou travar, não é mi-mi-mi, eu como filho de família miscigenada no passado tentava pegar menos sol ou nem pegar sol pra parecer mais branco, pois toda referência de beleza que eu tinha era de brancos! Me desconstrui, e hj vejo beleza em todas as pessoas cada uma com sua característica individual, mas que uma pessoas preta é mais bonita, ah isso é hehe

  • @fepalma934
    @fepalma934 2 роки тому

    Em 2022 ter que abordar esse assunto como forma de ensino soa triste, isso vem sim da forma estrutural em que nós brancos fomos criados! Eu uma mulher branca, ruiva sempre tive que saber lidar com a diferença e ser tratada como aberração por ser diferente e fui silenciada por muitas vezes com aquela história, tá tudo bem é brincadeira eu levei boa parte da vida pra me aceitar e não querer ter a beleza dos padrões loiras ou morenas. Agora com 39 anos mãe de uma garoto lindo negro entendo perfeitamente o quanto o racismo pode passar dessa cultura estrutural, e tornar-se maldoso, violento e incorrigível mesmo com tanta informação, mas sabe o que acontece as pessoas não querem evoluir, são incapazes de entender o que é igualdade e não fazem questão de fazer diferente, muitas vezes ouvimos eu até tenho amigos negros ou até tenho amigos homossexuais, não se trata de cota e sim de amor, respeito e liberdade a todos que são oprimidos. É uma vergonha que um país tão miscigenado como o nosso ainda tenha que educar quem não pretende ser educado. Quando uma criança ataca meu filho, sei de onde vem, ninguém nasce preconceituoso, isso é alimentado durante à criação. Como mãe luto todos os dias para que ele não se diminua, não queira se sentir pertencente ou se anule para caber em espaços pequenos demais para a grandeza dele… Entendam o ataque fala muito mais do outro do que de você, porém pode deixar marcas irreversíveis pois nem sempre nos é ensinado de forma correta o amor próprio! Porém Luisa deveria assumir sua atitude racista que teve há CINCO anos atrás e não se esconder covardemente atrás do racismo estrutural… Oiiii?! Feio de ver lindona

  • @nathyfrony
    @nathyfrony 2 роки тому

    Eu concordo com tudo o que foi dito, eu sofri tanto racismo e até gordofobia, mesmo estando apenas com 10kg a mais, no trabalho, mas não saía por que eu precisava do dinheiro, é humilhante tira o brilho da pessoa, eu consegui sair do trabalho por ter implorado pra meu gerente me demitir, ele era um dos poucos que não eram tóxicos, lá eu tive depressão e descobri um câncer 10 dias depois de sair, por isso não processei o trabalho tô com problemas pesados demais no físico pra cuidar do psicológico.
    Já não teria como me defender, esconder ou superar, só me afastei da dor, eu não tenho que ensinar a ninguém além dos meus filhos a ser gente boa e respeitosa.

  • @Kratos323
    @Kratos323 Рік тому

    Vocês se omitiram. Fato! Só pq a Luiza é da turminha dos canceladores.

  • @isabellacorreia5191
    @isabellacorreia5191 2 роки тому +5

    Eu acho que você passou pano para a Luiza sim! Enfim

  • @antoniocarlosjunior4730
    @antoniocarlosjunior4730 2 роки тому +2

    Sou pessoa branca, e não vou entender nunca a respeito do racismo, isto é, como defino padrões diferentes pela cor. Jamais vou entender a dor da pessoa preta, mesmo tendo sido vítima da homofobia, não fecha a conta de tratar desigual o outro pela cor.

    • @SV_10
      @SV_10 2 роки тому

      Deixa eu te perguntar uma coisa: vc defenderia algo que não conhece ?

    • @antoniocarlosjunior4730
      @antoniocarlosjunior4730 2 роки тому

      @@SV_10 eu precisaria conhecer primeiro, parte dos princípios

  • @henriquebraiks5610
    @henriquebraiks5610 2 роки тому +3

    Passou pano bonito.

  • @denisecaldeira1571
    @denisecaldeira1571 2 роки тому +5

    Só uma questão: não são só brancos que podem ser racistas. Negros e brancos podem ser racistas. Isso vem mudando com o tempo por conta do acesso a informação. Há poucos anos atrás uma mulher negra me disse que ela não podia concorrer a vaga de cotas, pq ela não era negra.... Há mais tempo, uma disse que não participaria de um desfile da beleza negra, pq iam chamá-la de preta (como se ser preta fosse uma ofensa). A mãe de uma conhecida dizia pra filha preta que ela já tinha o "cabelo duro" e portanto tinha que compensar se vestindo bem... são situações que vivenciei e lembro até hoje. Felizmente aos poucos a sociedade está mudando....

    • @Min_Coxinha
      @Min_Coxinha 2 роки тому

      Sim, só mostra que todos são afetados por esse preconceito estrutural!! Todos podem errar, até mesmo as próprias minorias!! O que se deve fazer é usar desses erros, e evoluir com eles!!

  • @mituojr
    @mituojr 2 роки тому

    Oxiii o cara do MIdia NInja aqui no QoT?

  • @brunosavarejodigital
    @brunosavarejodigital Рік тому

    E você passou pano pra Luiza!

  • @felipeh9882
    @felipeh9882 2 роки тому +6

    pensando por esse angulo, faz todo sentido. Quando cobra o racismo do bolsonaro é vitimismo, mas quando nao cobra de uma artista q vc e fã é hipocrisia...no fundo esse povo q cobra posicionamento nao liga pro racismo, so querem cancelar quem eles nao gostam.

    • @vilamanga2293
      @vilamanga2293 2 роки тому

      Ainda sim, onde está a coerência em não cancelar essa pessoa? Ela não errou? Imagina dois assassinos que realizaram de maneira semelhante o mesmo crime e um juiz condenar somente um por ser de um lado político e liberar o outro como inocênte por ser de outro lado político. É esse tipo de sociedade que você quer viver? Isso aí me cheira a ditadura.

    • @SV_10
      @SV_10 2 роки тому

      Movimento negro assim como todos os movimentos sociais viraram armas ideológicas para destruir inimigos e principalmente em época de eleição (tá acontecendo agora ). Apoio velado a caciques de sempre e qualquer um de direita espalha o racismo é sempre da mesma coisa. Impossível respeita esses movimentos.

    • @marcosilva7618
      @marcosilva7618 2 роки тому

      É isso

    • @Min_Coxinha
      @Min_Coxinha 2 роки тому

      PERFEITO!!

  • @marianetorezanitrancho7388
    @marianetorezanitrancho7388 2 роки тому +5

    Xiiii...saindo pela tangente. Passa pano sim!

  • @paulolopes8736
    @paulolopes8736 2 роки тому +2

    Que vídeo maravilhoso, eu acho sempre desgraçado que os comentários deste canal é um spaw e concentração de gente infeliz e escrota.
    A nossa luta continua!
    Infelizmente se tem um tipo de preconceito aqui é o religioso.
    Aqui é tipo se me dissessem mentalmente:
    "Escuta aqui no negr..nho, não tenho nada contra sua cor de pele, até acho bonita, mas não se aproxime dos meus filhos com a intenção íntima, e nem pense em praticar tal religião aqui, pois aqui não é a África."

    • @SV_10
      @SV_10 2 роки тому

      A luta de vcs é que nem a do Bolsonaro lutando contra o comunismo hahahahah é valida mas vcs exageram hahahahhaahahah

  • @rodrigolobato7995
    @rodrigolobato7995 2 роки тому +2

    Eu sendo preto, percebo o quanto vc está passando pano
    Parabéns por passar pano pra racista
    Se fosse qualquer um que não fizesse o L vc faria um dossiê de 3 horas.
    Boa cara

    • @SV_10
      @SV_10 2 роки тому

      Acho o movimento negro patético pq de caras como o desse vídeo. A causa é válida. Mas ter um péssimo líder influencia muito. O cara usa do movimento como uma arma pra destruir inimigos pq sabe que isso da poder. Se o líder fosse alguém mais alinhado com seu pensamento, alcançaria mais pessoas e furaria a bolha com certeza.

    • @nido9925
      @nido9925 2 роки тому

      É triste mesmo, quando a esquerda é racista, até mesmo com seus iguais, ela pode pedir perdão e jogar a culpa pra sociedade, é muito fácil assim. Esse mundo tá uma merda mesmo, não é o que se fala, e sim quem fala.

    • @giovannesilva7402
      @giovannesilva7402 2 роки тому

      Exatamente irmão

  • @vilamanga2293
    @vilamanga2293 2 роки тому +4

    A esquerda é muito arbitrária com as ideias que defendem em relação a algumas figura políticas travestidas de artistas. A verdade é: quando é alguém de esquerda, tá tudo bem, ela só precisa pedir desculpas e é isso. Não tem perda de pratrocínio ou qualquer outra penalidade social. Agora se é uma pessoa que vai contra as ideias da esquerda, uma simples pessoa pode ser condenada pelo resto da vida. A página de vocês é uma das que mais se manifesta sobre assuntos polêmicos relacionados a ideologia da esquerda, o esperado é que façam isso com qualquer pessoa, com a mesma força que fazem quando outras pessoas de outros espectros políticos erram. Parece até que essa ideologia é só sobre favorecimentos políticos e camaradagem financeira e social. Vocês acabam reforçando o racismo entre um grupo específico de pessoas quando não "punem" todos por agir dessa maneira.

    • @denisecaldeira1571
      @denisecaldeira1571 2 роки тому +2

      Cite uma pessoa que foi "condenada pelo resto da vida"? A questão é qdo a pessoa não muda e continua se achando certa e defendendo o que está ERRADO.

    • @vilamanga2293
      @vilamanga2293 2 роки тому +1

      @@denisecaldeira1571 Cito sim: lembra o caso da torcedora que chamou o jogador de macaco? E do caso do Monark?
      Se aconteceu com eles, porque não vai acontecer com a cantora? Porque ela é de esquerda, claro. Ela passou muito tempo negando o fato, só se pronunciou porque isso repercutiu de forma significativa. O ator José de Abreu já cuspiu na cara de uma mulher que descordava dele, cadê as defensoras das mulheres que não se pronunciaram em relação a isso? A defesa deveria ser para todos, comum a todos.

    • @SV_10
      @SV_10 2 роки тому

      @@vilamanga2293 perfeito mano. Eai, dona Denise, conseguiu o que queria ? Hahahaha. Vcs são coerentes apenas quando estão entre os seus, qualquer um de fora vem e demonstra a hipocrisia de vcs.
      Acrescento aqui: não precisa nem ser racista, apenas fazer uma piada pra ser condenado pro resto da vida tipo o Léo Lins.

  • @kaioandrade9041
    @kaioandrade9041 2 роки тому +5

    “ foi acusada de racismo “ acusada nada deixando de seguir essa página, passaram pano pra essa mulher incrédula, ela foi racista siim, e não tem outra

  • @SrPeevish
    @SrPeevish 2 роки тому +1

    "branco" também é um "local de fala"

  • @dalbamariano3511
    @dalbamariano3511 2 роки тому +1

    BRANQUITUDE?????
    QUEM É QUE ESTÁ SENDO RACISTA????
    VAI TRABALHAR O VAGAL

    • @SV_10
      @SV_10 2 роки тому

      Lula tá voltando então esse daí vai sobreviver de imposto sindical

  • @kaioandrade9041
    @kaioandrade9041 2 роки тому

    “ foi acusada de racismo “ acusada nada deixando de seguir essa página, passaram pano pra essa mulher incrédula, ela foi racista siim, e não tem outra

  • @kaioandrade9041
    @kaioandrade9041 2 роки тому

    “ foi acusada de racismo “ acusada nada deixando de seguir essa página, passaram pano pra essa mulher incrédula, ela foi racista siim, e não tem outra

  • @kaioandrade9041
    @kaioandrade9041 2 роки тому

    “ foi acusada de racismo “ acusada nada deixando de seguir essa página, passaram pano pra essa mulher incrédula, ela foi racista siim, e não tem outra