Boa Gui , vídeo muito bom pra refletir msm , cara, eu compro assinatura do game pass ultimate, os jogos já estão na lista , mas no gforge now vc tem que comprar o jogo na steam,epic etc... Mas ,eu compro só quando está 60% 80 90 , de desconto,não compro preço cheio nem fudendo. Agora quando o jogo está muito abaixo do preço,acho que vale apena.
Claro que mídia física sempre será a melhor opção de todas, mas infelizmente até às mídias físicas hoje em dia é um digital disfarçado, infelizmente caímos nas ciladas das empresas sem perceber!
Na minha opinião Nintendo, pois ela que gosta de praticar essa questão de vender versões do mesmo jogo digitalmente só pra vc comprar depois no próximo console (caso queira) mas enfim, todas no final fazem de um jeito o outro pra ter o seu 💲extra...
Finalmente um canal que defende midia física nesse UA-cam. Já toma ai minha inscrição. Toda vez que entro nesse debate de midia física vs midia digital sempre vem alguém com aquele argumento batido de quem não pensa por si próprio: "Em pleno 2024 e tem gente comprando Cdzinho". Sinceramente, com a mentalidade da galera de hoje em dia acho que já perdemos essa guerra. não podemos deixar de lutar, mas acho muito difícil vencermos. Hoje em dia a galera se acostumou tanto com a porcaria da midia digital que o debate tá muito desequilibrado.
Só gosto de jogar no pc com DRM-Free offline , midia fisica é foda tbm , o unico problema na minha visao é jogos always online , que sempre depende de conexao , ai é zoado mesmo , comprar na GOG é bom , vc pode baixar o instalador e o jogo é seu pra sempre , bom fazer copias em alguns lugares pra sempre ter em maos .
Lembro que quando comprei o Playstation 3 e vi que tinha jogo digital,achei muito estranho. Hoje vejo como isso cresceu rápido demais, gente pagando 500 contos em um jogo digital, tipo esse novo Dragon ball ,slc
Muito obrigado Guilherme pro trazer essa reflexão pra esse pessoal que consome digital, antes tarde do que nunca. Inclusive eu, que não tenho canal, já pensei em fazer um vídeo e postar essa opinião que você passou no vídeo pra ver se as pessoas acordam, mas nunca o fiz. Eu sou radical contra esses práticas, nunca assinei serviço online nenhum e nem vou assinar, jogo digital eu boicoto com força e sempre fui assim. Isso é um câncer na indústria. Jogos que exigem always on pra serem jogados é outra sacanagem que as pessoas não veem. A indústria percebeu que está cada vez mais difícil evoluir de forma significativa os jogos, por conta disso, fazem jogos que deixam no poder deles o conteúdo do jogo, basta desligar o servidor e já era. Um exemplo recente é o GT 7, onde o massivo conteúdo está online, ou seja, quando sair o GT 8 a Polyphony Digital vai lá e desliga o servidor do jogo, forçando os fãs a comprarem o jogo novo a preço cheio. Pois convenhamos, não existe razão alguma pra jogo de corrida manter conexão com internet pra funcionar o modo campanha. Caso essa sujeira continue, a pirataria vai voltar.
A parte de acabar com empregos não é questão de empatia, pode se adiar mas é impossível evitar. Quantas funções foram substituidas com a invenção do conputador e ninguém acha q era melhor antes.
No meu caso com o nintendo switch, o digital ainda é mais caro hahaha Fora que eu gosto de ter o produtor ali pra ficar olhando, então larquei essa vida de somente digital.
Mídia digital, jogos como serviço e jogo por streaming: A tríade que está matando os videogames. Por isso gosto de retrô, pois não dá para mudar o passado!
Excelente discussão. Existe uma situação que eu prefiro digital. Exemplo COD pois me possibilita jogar em dois consoles ao mesmo tempo na minha casa com amigos.
Hoje a mídia física em suma é um produto premium de tiragem limitada para colecionadores . Veja o exemplo de Clock Tower Rewind, Nenhuma ecommerce no Brasil dispõe do jogo para venda em formato físico . A razão disso , porque as lojas sabem que o produto não venderia . A importação de games está em declínio , principalmente para consumidor , pois o produto saí praticamente o dobro ou mais , Impossibilitando sua revenda . Tente vender Clock Tower Rewind para ps5 aqui no Brasil , Dúvido que paguem mais de 300 reais nesta mídia física . Sendo que você importador , teria de vender a 700 reais para ter alguma chance de margem .
Tudo o que você disse já era exatamente o que eu pensava e penso a respeito dessa prática da indústria. Bem, se depender de mim eles vão morrer sem o meu dinheiro, pois digital eu nunca comprei e nem pretendo, é assim como você, eu sou os vídeo games e jogos antigos, pouco me importo com os novos.
Fala Guilherme sou o Jorge se conhecemos na busy games Santa Efigênia. Ótimo vídeo sou 100% favorável a mídia física. Falou dos empregos q diminuiu mão de obra que é horrível isso resumindo sensacional o vídeo penso igual a vc um abraço
Um bom tema para debate entre vocês colecionadores é sobre a revenda de jogos usados para playstation e nintendo serem restritivas por ecommerces , como a shopee , por exemplo . Afinal , os jogos comprados e usados podem ou não ser revendidos . Perguntas " Como o Brasil pode deixar seus cidadãos consumidores desamparados " e Como as empresas se oproveitam de leis de direitos autorais para monopolizar seus mercados nas ecommerces.
a exclusão por 501 na shopee é um exemplo claro de dominância de empresas de games sobre os produtos físicos adquiridos (avulsos ou não avulsos) em dentrimento da escolha do consumidor . Monopólio induzido
Hoje no BjShare lá mantemos um arsenal espalhado em torrent, meus HD já baixei uns 20TB que vão de Atari até PS3. Não dá pra confiar 100% que as coisas vão mudar. Aliás eu nunca paguei por jogos atuais nosso última videogame em casa foi o PS3 depois de anos e com desbloqueio. Uso torrent pra manter o que eu gosto, mais sou totalmente a favor de mídia física.
Eu não pago isso nem em jogo de mídia física, quem dirá em um jogo digital.. Atualmente eu só consumo jogo digital no PC e só compro quando o jogo que eu quero estão com pelo menos 75% de desconto ou quando eles custam menos de R$50,00. Pagar preço cheio em um jogo digital ou mídia física hoje em dia eu acho meio que uma loucura.
Jogo no pc, por muito anos, jogos digitais são coisas totalmente "normais" para o meu hobby. Um dos principais motivos para eu comprar é o preço. Muito jogos que custem 299 eu aguardei alguns e entrar em promoção, paguei 39, 29 - e também nunca me preocupei como os servidores, uma vez que o arquivo estava no pc. E hoje em dia temos o GOG, Good Old Games, que tem muitos jogos antigos, e ainda por cima começou agora pouco um campanha "Preserved" que vai garantir que vários jogos (incluindo alguns bem recentes) continuem disponíveis mesmo se o jogo sair da loja, além de disponibilizarem os instaladores offline que podem ser guardados como backup. No caso dos consoles, eu concordo com o lance do mercado de usados, apesar de que games vão ficando caros conforme a raridade. Porém há muitos jogos digitais, principalmente de empresas menores, como a Supergiant games, que a única opção é o digital (apesar que saíram alguns jogos deles em limited run). E meu maior apreço por jogos digitais, é a questão espaço e manutenção. É ter que limpar, organizar, ter cuidado com cds/dvds/blurays... Me foge da alçada ter todo esse cuidado. Aí já entra naquela questão que o Guilherme já falou algumas vezes nos vídeos: se o intuito é apenas "jogar", coloca o everdrive e seja feliz. Acho legal e admiro as coleções físicas, porém quando vejo pessoalmente o quanto custa (sim, tem jogo de ps3, ps2 por 200 mangos, desculpa, não dá pra colecionar assim) e o quanto toma de tempo, já prefiro os repro, os digitais, os emuladores, e por assim vai. Parabéns aos guerreiros colecionadores. E concordo com o Guilherme, se vai comprar e quer manter o colecionismo vivo, mesmo jogos "modernos" e novos, vale a pena pegar a mídia física.
Eu sempre fui pé atrás com jogos digitais, desde sempre, e justamente pela nintendo, existem jogos de wii, que perterciam a Wiiware, jogos fantásticos como Contra REbirth e Castlevania REbirth, que quando a wiiware foi desativada lá pra 2013 14, estes jogos simplesmente sumiram, e se não fossem os emuladores, eu nem teria jogado de novo os títulos citados, fora alguns que nem pra emulação parece que sairam, como o Castle of illusion de Ps3.
Jogo digital é furada. Assim como jogos que precisam de internet para funcionar... Como voce bem disse, "é preciso pensar" . Midia fisica é a melhor coisa que tem.
Guilherme eu gosto do dois lados. Acho que deveria ter leis e regras para que os jogos digitais sejam de quem compro. Tem atualmente a alternativa do site da GOG, onde vc compra e o jogo digital é seu! Vc instala o jogo no Windows como antigamente :)
Parabéns pelo conteúdo. Realmente mais tentativa de redução de custos e mão de obra na produção de jogos... é triste. Acho que o primeiro sintoma disso foi o fim dos manuais nos jogos e deixando o conteúdo deles cada vez menor dentro das caixas. Até colocar só um código dentro é redução de gastos deles com mídia física... O chato é que isso acaba fazendo as empresas trazerem jogos cada vez mais incompletos ao mercado. ( Usando DLC para consertar bug no jogo que por logica já devia não existir ao ser lançado... O pior nesse caso é se tiram a correção do online até o jogo físico pode ser prejudicado...) Realmente as empresas estão pensando mais em como maximalizar seus lucros do que com o consumidor no final das contas. Mercado de usados é uma coisa que muitas empresas não gostam ( Em especial as que ficam relançando varias vezes seus jogos só com uma melhoria pequena ali ou aqui...) Ps uma curiosidade... pode piorar... resident evil 7, villager e outros remake não tem em mídia física nem digital para switch... mas se for na loja digital dos EUA do switch você vai encontrar a venda esses jogos para se jogar via cloud ( NUVEM ) Alguns jogos de switch em alguns países eles estão pondo o jogo a venda para jogar direto na nuvem!!! KINGDOM HEARTS III Cloud Version na eshop americana por 49.99 ou 19.99 em oferta para jogar somente pela nuvem !!! Alguns desses jogos tem demos para testar o serviço mas nem pega aqui no Brasil. Pagar caro para jogar o jogo e se eles desligam o servidor o jogo para completamente de funcionar...
Infelizmente as empresas pensam na atual geração no auge, e como pais tem como hábito não passar legado aos filhos, quando tem filhos claro, logo a geração retro está envelhecendo e ficando fora do mercado. Minhas filhas de 20 e 10 anos entendem e gostam de games físicos, porém a maioria dos meus amigos com filhos pouco se importa, eu tenho explicar sempre sou o doido.
Para quando salvar a NeoGeo? Salvem os dumps e roms. Deixei o PC há dois anos parece que tinha pressentimento que isto iria acontecer e foi também por causa do denuvo. Não vou perder tempo em gastar luz se prefiro usar o android para ver o que se passa no mundo.
Tudo esta se caminhando pra isso infelizmente, com a tecnologia sempre avançando eu particularmente não gosto e não compro jogos digitais , eu como fui frequentador de locadoras dos anos 80/90 , a sensação de voçe pegar o jogo , adimirar sua arte nas caixas e manual não tem preço..abraço guilherme
Eu, mesmo com 48 anos, desde o xbox 360 eu uso basicamente só jogos digitais. Gosto de cartucho físico, já as mídias de CD/DVD/Blue Ray não me importo de comprar digital, porém acho que deveria ter as versões físicas para colecionar. Mas compro sempre na promoção, nunca no lançamento, pois realmente acho que o digital deveria ser mais barato. Mas, por outro lado, temos que entender que o jogo, antes de mais nada, é um software e software você não é dono mesmo, compra a licença de uso. Enfim, somente a gente mais velho é que se preocupa com isso e o foco das empresas é a gurizada nova que não se importa com jogo digital, o físico causa estranheza neles.
Na PSN, é comum que os jogos digitais sejam mais caros do que suas versões físicas, o que é, no mínimo, surpreendente e muitas vezes considerado absurdo. Essa discrepância de preço vai contra a lógica dos custos de produção. Enquanto um jogo físico envolve despesas significativas com a fabricação de discos, embalagem, logística de transporte e distribuição, o formato digital elimina praticamente todos esses custos. No caso dos jogos digitais, o maior gasto está associado à manutenção dos servidores e ao armazenamento, que são custos relativamente baixos em comparação com os de produção física. Ainda assim, o preço permanece alto, muitas vezes igualando ou até superando o dos jogos em mídia física.
Só vale jogo digital por 20% do valor. E se desligar a store o jack sparrow resolve. Em relação a lei , esta é do Estado da Califórnia. Nao do Brasil. Like!
Empresa tem que pensar no dinheiro mesmo, se não fecha, e se fechar desemprega o mundo inteiro porque 99% dos empregos no planeta terra vem da iniciativa privada.....investidor investe pra ter retorno, se não tiver ele aplica na poupança e vai pro Caribe...é simples isso como 1+1=2....a questão que tem que ser debatida é justamente essa que você comentou com relação a digitalização dos jogos e o risco que isso traz para os consumidores....licença temporária etc isso tudo é cilada...vídeo games pela lei é um bem durável, então ele é enquadrado como propriedade privada....bem próprio...e se ele é seu você pode destruir, vender, trocar etc....direto da propriedade privada cláusula pétrea das constituições da maioria dos países do mundo....esses jogos digitalizados ai que se compra teoricamente são bem duráveis mas não se enquadram em propriedade privada, porque você não pode usufruir deles como se fosse o tal, isso pela lei...então em que categoria se enquadra? essa é a discussão que tem que ser levantado por pessoas que tenham boa argumentação e tenham representatividade junto a comunidade pra levar para locais onde se discutam esse tipo de coisa (congresso)....e se eles não são enquadrados como propriedade privada, ou seja, não são seus eles são alugados...e deveriam ter outro tipo de preço...não sou contra jogos digitais, sou contra cobrar os mesmos valores que um jogo mídia física, esse sim propriedade privada...mas fazem isso justamente porque não tem um alinhamento dos consumidores com essa questão...eu vejo muito canal enorme que tem visibilidade que poderia levantar essa pauta, envolvendo canais gringos etc...mas sempre batem nisso que o empresário é opressor e bla bla bla....se não existisse as empresas não teria 100mi de pessoas vivas na terra....tem que cobrar das pessoas corretas do modo correto...como foram criados as leis de mercado? pelas demandas da população...foi assim em todos os lugares do planeta desde a roma antiga...valeria os grandes canais se reunirem e levar essa pauta por exemplo pro deputado federal Kim Kataguiri...ele tem alguns projetos sobre desregulamentação das empresas de games, incentivos fiscais pra empresas nacionais etc...participou de comissões do ministério da economia nesse sentido ai...tem outros deputados também mas de cabeça só lembro dele...com certeza ele ta por dentro dessa questão porque ele joga...é um cara bem acessível não é difícil achar alguém do gabinete dele...já passou da hora de uma discussão realmente séria desse assunto
Absurdo isso, pagar por um produto e não ser seu!!! Ou seja eles substituíram a palavra produto por serviço e assim quando se encerra a prestação vc não tem mais posse doque pagou … Surreal !!! Bom pra quem vende mídias físicas como eu, mas muito absurdo o tamanho da ousadia!!!
Até mesmo na mídia física se vc for ler o contrato de uso que vem na mídia vc vai ter que tem uma porrada de restrição, e alguns casos pode chegar ao absurdo de proibir a revenda como usado..
Guilherme o que incomoda bastante também é a Nintendo com sua política de não abaixar os preços de suas mídias físicas aqui pra gente, não sou fã boy de empresa nenhuma mas o que ela faz é sacanagem. Pega um Mario Odyssey que foi lançado lá em 2017 o jogo físico não fica por menos de 170 a 200 reais, mesmo estando na mão de consumidores comuns!! Parabéns pelo vídeo Guilherme!!
Fala Gui, Realmente é um negócio complicado o digital que o certo era ser utilizado apenas como serviço de catálogo de jogos, cobrar valor cheio em jogo digital é chamar os jogadores de otários ja que se trata de apenas uma licença.... Ótimo vídeo, abraço e sucesso.!
Eu mesmo estou chateado com essa politica do digital sou fan de sonic. Como não lançou midia fisica no ps4 no brasil fui no lado negro da força com meu console nada republicano. No Brasil com impostos caros tem jogos a gente não tem a midia fisica ps4 no Brasil Sonic X Shadow Generations Crash 4 Its About Time
Guilherme, concordo, mas não tem jeito. O pessoal mais novo não está acostumado a “possuir” o jogo como nós. Para eles é uma diversão, como ir para a Disney ou ao cinema. Pagou, se divertiu, ótimo. Tudo para eles é conveniência. Até ter espaço na estante ou gaveta é inconveniente. Eles amam qualquer nuvem.
@ Verdade. Mas pense só, quem escuta rádio hoje em dia? Vinil? CD? Fita cassete? As mídias mudam com o tempo. E o nosso tempo está passando, meu amigo. Ninguém mira na gente pra vender diversão mais. O que a gente acha não importa. O alvo de uma induatria de entretenimento sempre é, majoritariamente, os jovens.
Caros colegas, abaixo sintetiso minha humilde opinião: 1-Nao podemos aceitar games como serviço. Eu tenho ciência de que o mercado é assim, as coisas mudaram, não estamos nos anos 80,90,2000 e etc..., porém NÃO concordo. 2-As publishers de games gostam do seu dinheiro, ponto final e não dão a mínima para você. 3-Cada vez mais vai ficar difícil, essa tendência está criando força. Não sei quanto já gastei na Steam (minha esposa nem sonha), mas desanimei com essa palhaçada, hoje nem entro mais. 4- Tenho 10 consoles na coleção, cartuchos e mídias originais, outros não, devido a dificuldade de encontrar. 5- Tenho de SNES a PS3, mas parei aqui. Para mim, o que é bom já foi feito, essa indústria atual (preguiçosa) só requenta o que já fez sucesso. 6- Não sou a favor do Jack Sparrow, mas hoje, revoltado, me valho de everdrivers e afins. Só assim dá para conhecer a biblioteca de uma plataforma. 7- Ligo meu console favorito, sento, como algo que gosto (saudável é claro, 35 anos meu filho) e viva à PAIXÃO GAMER. Sem porcaria de logins, conta, download, DLC, jogo incompleto... Só eu, meu salgado, meu suco, minha revista com detonado e meu game. O resto....dane-se. Não quero saber dessa geração.
Outra cilada que a galera não se ligou é o lance de family share, que reforça e "facilita" muito o uso de mídia digital. O malandro compartilha a conta dele com amigos, racha o valor e curte o jogo. Sabemos que não existe almoço de graça, né? Algum beneficio isso trás para as empresas e talvez esteja até relacionado com o que está trazendo, e no final ninguém é dono de nada mesmo...é só ver como as lojas vgs nem tão antigos assim já foram desativadas como WiiU, Xb360, 3ds.... é osso, quem está comprando agora daqui uns 10 anos não vai ter nada. Eu tenho uma biblioteca gigante no pc, com mais de 500 jogos mas esse ano praticamente parei de comprar digital também por não concordar com essa zuera aí, exceto por alguns indies que considero a parte saudável da indústria (ainda).
Boa! No pc a forma digital sempre foi assim, qualquer software no pc você compra só a licença de uso, o dia que der na telha do desenvolvedor ele tira a sua licença e ninguém pode fazer nada, ninguém lê o termo de uso rsrsrsrs minha conta da Steam tem mais de 3400 jogos, já tive muitos que foram removidos com o tempo, eu sempre pensei que nos consoles era igual rsrs por isso não me assustei com a notícia quando saiu, isso tudo é uma merda, mas é o costume no pc, virar o costume nos consoles era questão de tempo. Jogos digitais nunca foram seus, esse é um dos motivos que você não pode revender eles O dia que a titia MS decidir que ninguém vai ter windows mais, ela aperta um botão e tira a licença de todo mundo, mesma coisa nos consoles Mundo merda esse nosso rsrs
Em qualquer um dos casos, o pessoal tem que parar de pagar o preço cheio nesses jogos modernos que vem cada vez mais caros não importando se é mídia física ou mídia digital. Não adianta a pessoa vir com aquela b4b4qu1c3 dizendo que " - Ahh mas se eu posso pagar ninguém não tem nada com isso! " . Esse tipo de argumento é o que as empresas querem ouvir e isso só contribui cada vez mais com essa prática que prejudica os jogadores. Enquanto a maior parte das pessoas estiverem aceitando pagar o que essas empresas querem da forma que eles querem isso não vai mudar para melhor e a tendência é piorar.
a questão é , nem sempre é possível fazer um bom preço num jogo . Te desafio a revender Clock Tower Rewind ps5 sem haver prejuízo financeiro para seu lado . Se 300 reais para você é caro , imagina 600 e 900 reais para revender , Não vai vender .
@@alberttaylor5456 Não é que não é possível. Possível é , mas elas não vão abaixar os preços porque a maior parte da clientela dessas produtoras estão dispostos a pagar o preço que elas querem. Geralmente as produtoras um pouco maiores conseguem recuperar a grana da produção jogo com menos de 6 meses de lançamento , isso se não o recuperarem nos primeiros meses. Se o jogo for muito aguardado, eles conseguem fazer isso na primeira semana de lançamento.
@@_JoseHenrique_ Eu já discordo deste seu ponto , Não é quer , e sim puder . É feito um cálculos e estudos antes do jogo ter sua mídia impressa . O custo é elevado
bater nas empresas é moda, falar a real de um vendedor morto de fome que vende jogo usado por 1000 reais é ai difícil ! Mercado de usados ajuda a pagar mais barato isso em que país vc quis dizer ? rsrs mais moda é essa mesmo canais defender os usados pra aumentar a coleção e fazer permutas... segue o baile né... Por essas e outras prefiro emulação mesmo colecionismo já foi !
Comprar um jogo digital a preço cheio é burrice, não existe outro nome, os jogos que mais gosto é só midia fisica, esses códigos ou midia fisica sem o conteúdo jogavel do jogo eu espero nem que seja anos pra comprar por um preço que eu acho justo
vcs estão presos aos anos 90 kkkkkkk se o jogo depender dos servidores pra funcionar vc ter o físico vira peso de papel igual, sem falar que o jogo sair da loja não quer dizer que quem compro não consiga jogar a não ser que o jogo dependa de servidores pra funcionar como o the crew da ubisoft
isso não quer dizer muita coisa , " não quer dizer quem comprou não consiga jogar " . Tendo em vista , A deslistagem do produto impede que outros tenham acesso a ele , Se um egoísta diz , " Mas eu tenho " , implica que outro pode não ter . O físico é um tanto mais democrático , e isso é bom .
Na sua opinião, qual das empresas mais "sacaneia" os fãs?
Sony
Boa Gui , vídeo muito bom pra refletir msm , cara, eu compro assinatura do game pass ultimate, os jogos já estão na lista , mas no gforge now vc tem que comprar o jogo na steam,epic etc... Mas ,eu compro só quando está 60% 80 90 , de desconto,não compro preço cheio nem fudendo. Agora quando o jogo está muito abaixo do preço,acho que vale apena.
Claro que mídia física sempre será a melhor opção de todas, mas infelizmente até às mídias físicas hoje em dia é um digital disfarçado, infelizmente caímos nas ciladas das empresas sem perceber!
Sony e Ubisoft!
Na minha opinião Nintendo, pois ela que gosta de praticar essa questão de vender versões do mesmo jogo digitalmente só pra vc comprar depois no próximo console (caso queira) mas enfim, todas no final fazem de um jeito o outro pra ter o seu 💲extra...
A ideia é que as pessoas paguem por tudo e não possuam nada!
Exatamente! :(
Finalmente um canal que defende midia física nesse UA-cam. Já toma ai minha inscrição. Toda vez que entro nesse debate de midia física vs midia digital sempre vem alguém com aquele argumento batido de quem não pensa por si próprio: "Em pleno 2024 e tem gente comprando Cdzinho". Sinceramente, com a mentalidade da galera de hoje em dia acho que já perdemos essa guerra. não podemos deixar de lutar, mas acho muito difícil vencermos. Hoje em dia a galera se acostumou tanto com a porcaria da midia digital que o debate tá muito desequilibrado.
Obrigado Lucas, seja bem-vindo! A galera costuma ser "tecnofetichista" ☹️
Cara você disse tudo!!!! Enquanto o povo aceitar isso é disso para pior!!!!!
☹️☹️☹️
GUERRA contra jogos digitais !!!! boicotem jogos digitais
Só gosto de jogar no pc com DRM-Free offline , midia fisica é foda tbm , o unico problema na minha visao é jogos always online , que sempre depende de conexao , ai é zoado mesmo , comprar na GOG é bom , vc pode baixar o instalador e o jogo é seu pra sempre , bom fazer copias em alguns lugares pra sempre ter em maos .
Esses dias tava vendo filme via streaming e entrou umas 3 propagandas no meio. Isso que o plano é pago
Chato demais isso, cada vez pior! ☹️☹️☹️
Lembro que quando comprei o Playstation 3 e vi que tinha jogo digital,achei muito estranho. Hoje vejo como isso cresceu rápido demais, gente pagando 500 contos em um jogo digital, tipo esse novo Dragon ball ,slc
Jogos Físicos Forever!!! Tenho varias fitas de Atari e muitas ate na caixa que hoje vale um dinheiro bom.
👍👍👍👍
Não compro jogos digitais, prefiro físicos pois quero ter em mãos na minha coleção.
Somos 2 Bruno!
Muito obrigado Guilherme pro trazer essa reflexão pra esse pessoal que consome digital, antes tarde do que nunca. Inclusive eu, que não tenho canal, já pensei em fazer um vídeo e postar essa opinião que você passou no vídeo pra ver se as pessoas acordam, mas nunca o fiz. Eu sou radical contra esses práticas, nunca assinei serviço online nenhum e nem vou assinar, jogo digital eu boicoto com força e sempre fui assim. Isso é um câncer na indústria. Jogos que exigem always on pra serem jogados é outra sacanagem que as pessoas não veem. A indústria percebeu que está cada vez mais difícil evoluir de forma significativa os jogos, por conta disso, fazem jogos que deixam no poder deles o conteúdo do jogo, basta desligar o servidor e já era. Um exemplo recente é o GT 7, onde o massivo conteúdo está online, ou seja, quando sair o GT 8 a Polyphony Digital vai lá e desliga o servidor do jogo, forçando os fãs a comprarem o jogo novo a preço cheio. Pois convenhamos, não existe razão alguma pra jogo de corrida manter conexão com internet pra funcionar o modo campanha. Caso essa sujeira continue, a pirataria vai voltar.
Tmj Fernando! Realmente está complicado o mercado de jogos! ☹️☹️☹️
Vídeo EXTREMAMENTE necessário!
Obrigado!
A parte de acabar com empregos não é questão de empatia, pode se adiar mas é impossível evitar. Quantas funções foram substituidas com a invenção do conputador e ninguém acha q era melhor antes.
Ano passado eu parei de assinar qualquer serviços digitais de jogos, se não tenho em mídia física eu larguei mão.
Eu tbm KKKKK
Eu nen iniciei . Eu disse isso para um colega falei pra ele que ia sumir ele me disse não so fico observando.
No meu caso com o nintendo switch, o digital ainda é mais caro hahaha Fora que eu gosto de ter o produtor ali pra ficar olhando, então larquei essa vida de somente digital.
Somos dois, Álvaro! rsrs
Mídia digital, jogos como serviço e jogo por streaming: A tríade que está matando os videogames.
Por isso gosto de retrô, pois não dá para mudar o passado!
Eu tbm!! Prefiro ficar no retrô!
Excelente discussão. Existe uma situação que eu prefiro digital. Exemplo COD pois me possibilita jogar em dois consoles ao mesmo tempo na minha casa com amigos.
Bem observado!
Simples, votem com a carteira e viva os retrogames, seja em emulador ou em videogame desbloqueado, que seja.
Hoje a mídia física em suma é um produto premium de tiragem limitada para colecionadores . Veja o exemplo de Clock Tower Rewind, Nenhuma ecommerce no Brasil dispõe do jogo para venda em formato físico . A razão disso , porque as lojas sabem que o produto não venderia . A importação de games está em declínio , principalmente para consumidor , pois o produto saí praticamente o dobro ou mais , Impossibilitando sua revenda . Tente vender Clock Tower Rewind para ps5 aqui no Brasil , Dúvido que paguem mais de 300 reais nesta mídia física . Sendo que você importador , teria de vender a 700 reais para ter alguma chance de margem .
Tudo o que você disse já era exatamente o que eu pensava e penso a respeito dessa prática da indústria. Bem, se depender de mim eles vão morrer sem o meu dinheiro, pois digital eu nunca comprei e nem pretendo, é assim como você, eu sou os vídeo games e jogos antigos, pouco me importo com os novos.
Também to nessa!
Fala Guilherme sou o Jorge se conhecemos na busy games Santa Efigênia. Ótimo vídeo sou 100% favorável a mídia física. Falou dos empregos q diminuiu mão de obra que é horrível isso resumindo sensacional o vídeo penso igual a vc um abraço
Fala Jorge, muito obrigado pelo comentário!
Um bom tema para debate entre vocês colecionadores é sobre a revenda de jogos usados para playstation e nintendo serem restritivas por ecommerces , como a shopee , por exemplo . Afinal , os jogos comprados e usados podem ou não ser revendidos . Perguntas " Como o Brasil pode deixar seus cidadãos consumidores desamparados " e Como as empresas se oproveitam de leis de direitos autorais para monopolizar seus mercados nas ecommerces.
a exclusão por 501 na shopee é um exemplo claro de dominância de empresas de games sobre os produtos físicos adquiridos (avulsos ou não avulsos) em dentrimento da escolha do consumidor . Monopólio induzido
Compro digital quando ta 60 ,80 90 % de desconto.
Hoje no BjShare lá mantemos um arsenal espalhado em torrent, meus HD já baixei uns 20TB que vão de Atari até PS3. Não dá pra confiar 100% que as coisas vão mudar. Aliás eu nunca paguei por jogos atuais nosso última videogame em casa foi o PS3 depois de anos e com desbloqueio. Uso torrent pra manter o que eu gosto, mais sou totalmente a favor de mídia física.
Cara, eu compro digital,mas só quando está muito abaixo do preço! Não vou pagar 250 ,300 , 400 reais em um digital,nem fudendo.
Verdade, com muito desconto vale a pena!
Eu não pago isso nem em jogo de mídia física, quem dirá em um jogo digital.. Atualmente eu só consumo jogo digital no PC e só compro quando o jogo que eu quero estão com pelo menos 75% de desconto ou quando eles custam menos de R$50,00. Pagar preço cheio em um jogo digital ou mídia física hoje em dia eu acho meio que uma loucura.
Jogo no pc, por muito anos, jogos digitais são coisas totalmente "normais" para o meu hobby. Um dos principais motivos para eu comprar é o preço. Muito jogos que custem 299 eu aguardei alguns e entrar em promoção, paguei 39, 29 - e também nunca me preocupei como os servidores, uma vez que o arquivo estava no pc. E hoje em dia temos o GOG, Good Old Games, que tem muitos jogos antigos, e ainda por cima começou agora pouco um campanha "Preserved" que vai garantir que vários jogos (incluindo alguns bem recentes) continuem disponíveis mesmo se o jogo sair da loja, além de disponibilizarem os instaladores offline que podem ser guardados como backup.
No caso dos consoles, eu concordo com o lance do mercado de usados, apesar de que games vão ficando caros conforme a raridade. Porém há muitos jogos digitais, principalmente de empresas menores, como a Supergiant games, que a única opção é o digital (apesar que saíram alguns jogos deles em limited run).
E meu maior apreço por jogos digitais, é a questão espaço e manutenção. É ter que limpar, organizar, ter cuidado com cds/dvds/blurays... Me foge da alçada ter todo esse cuidado.
Aí já entra naquela questão que o Guilherme já falou algumas vezes nos vídeos: se o intuito é apenas "jogar", coloca o everdrive e seja feliz. Acho legal e admiro as coleções físicas, porém quando vejo pessoalmente o quanto custa (sim, tem jogo de ps3, ps2 por 200 mangos, desculpa, não dá pra colecionar assim) e o quanto toma de tempo, já prefiro os repro, os digitais, os emuladores, e por assim vai.
Parabéns aos guerreiros colecionadores. E concordo com o Guilherme, se vai comprar e quer manter o colecionismo vivo, mesmo jogos "modernos" e novos, vale a pena pegar a mídia física.
Já vi que é daqueles com a mão de Hulk , Segundo o disco atravessando os dados da mídia kkk
@@alberttaylor5456 hahaha, acerto mizeravi, hahahaha
Obrigado Lourenço! 🤗
Só comprei jogos em mídia digital quando não existe a física. Foi assim com RE0, RE1 Remake, RE Umbrella Chronicles e Darkside Chronicles do PS3.
Boa Jochen!!!
Eu sempre fui pé atrás com jogos digitais, desde sempre, e justamente pela nintendo, existem jogos de wii, que perterciam a Wiiware, jogos fantásticos como Contra REbirth e Castlevania REbirth, que quando a wiiware foi desativada lá pra 2013 14, estes jogos simplesmente sumiram, e se não fossem os emuladores, eu nem teria jogado de novo os títulos citados, fora alguns que nem pra emulação parece que sairam, como o Castle of illusion de Ps3.
Lamentável isso ☹️
Jogo digital é furada. Assim como jogos que precisam de internet para funcionar... Como voce bem disse, "é preciso pensar" . Midia fisica é a melhor coisa que tem.
Guilherme eu gosto do dois lados. Acho que deveria ter leis e regras para que os jogos digitais sejam de quem compro. Tem atualmente a alternativa do site da GOG, onde vc compra e o jogo digital é seu! Vc instala o jogo no Windows como antigamente :)
Interessante saber desse GOG
Parabéns pelo conteúdo.
Realmente mais tentativa de redução de custos e mão de obra na produção de jogos... é triste. Acho que o primeiro sintoma disso foi o fim dos manuais nos jogos e deixando o conteúdo deles cada vez menor dentro das caixas. Até colocar só um código dentro é redução de gastos deles com mídia física... O chato é que isso acaba fazendo as empresas trazerem jogos cada vez mais incompletos ao mercado. ( Usando DLC para consertar bug no jogo que por logica já devia não existir ao ser lançado... O pior nesse caso é se tiram a correção do online até o jogo físico pode ser prejudicado...) Realmente as empresas estão pensando mais em como maximalizar seus lucros do que com o consumidor no final das contas. Mercado de usados é uma coisa que muitas empresas não gostam ( Em especial as que ficam relançando varias vezes seus jogos só com uma melhoria pequena ali ou aqui...)
Ps uma curiosidade... pode piorar... resident evil 7, villager e outros remake não tem em mídia física nem digital para switch... mas se for na loja digital dos EUA do switch você vai encontrar a venda esses jogos para se jogar via cloud ( NUVEM ) Alguns jogos de switch em alguns países eles estão pondo o jogo a venda para jogar direto na nuvem!!! KINGDOM HEARTS III Cloud Version na eshop americana por 49.99 ou 19.99 em oferta para jogar somente pela nuvem !!! Alguns desses jogos tem demos para testar o serviço mas nem pega aqui no Brasil. Pagar caro para jogar o jogo e se eles desligam o servidor o jogo para completamente de funcionar...
Ps: Desenho animado e anime novo em mídia física no Brasil não vejo quase nada mais para comprar ...
É uma tristeza o que está.acontecendo, Leandro! Que péssimo isso da nuvem que você disse, dessa eu não sabia ☹️☹️☹️
Infelizmente as empresas pensam na atual geração no auge, e como pais tem como hábito não passar legado aos filhos, quando tem filhos claro, logo a geração retro está envelhecendo e ficando fora do mercado.
Minhas filhas de 20 e 10 anos entendem e gostam de games físicos, porém a maioria dos meus amigos com filhos pouco se importa, eu tenho explicar sempre sou o doido.
Para quando salvar a NeoGeo? Salvem os dumps e roms. Deixei o PC há dois anos parece que tinha pressentimento que isto iria acontecer e foi também por causa do denuvo. Não vou perder tempo em gastar luz se prefiro usar o android para ver o que se passa no mundo.
Tudo esta se caminhando pra isso infelizmente, com a tecnologia sempre avançando eu particularmente não gosto e não compro jogos digitais , eu como fui frequentador de locadoras dos anos 80/90 , a sensação de voçe pegar o jogo , adimirar sua arte nas caixas e manual não tem preço..abraço guilherme
Também sou assim Alê!
Só existe espertalhão porque existe pessoas trouxas.
Eu, mesmo com 48 anos, desde o xbox 360 eu uso basicamente só jogos digitais. Gosto de cartucho físico, já as mídias de CD/DVD/Blue Ray não me importo de comprar digital, porém acho que deveria ter as versões físicas para colecionar. Mas compro sempre na promoção, nunca no lançamento, pois realmente acho que o digital deveria ser mais barato. Mas, por outro lado, temos que entender que o jogo, antes de mais nada, é um software e software você não é dono mesmo, compra a licença de uso. Enfim, somente a gente mais velho é que se preocupa com isso e o foco das empresas é a gurizada nova que não se importa com jogo digital, o físico causa estranheza neles.
Na PSN, é comum que os jogos digitais sejam mais caros do que suas versões físicas, o que é, no mínimo, surpreendente e muitas vezes considerado absurdo. Essa discrepância de preço vai contra a lógica dos custos de produção. Enquanto um jogo físico envolve despesas significativas com a fabricação de discos, embalagem, logística de transporte e distribuição, o formato digital elimina praticamente todos esses custos. No caso dos jogos digitais, o maior gasto está associado à manutenção dos servidores e ao armazenamento, que são custos relativamente baixos em comparação com os de produção física. Ainda assim, o preço permanece alto, muitas vezes igualando ou até superando o dos jogos em mídia física.
Pior são as versões sem mídia física. Dos novos consoles nextgen.
É um absurdo. Imagina quando for tudo digital. Vão deitar e rolar!
Só vale jogo digital por 20% do valor. E se desligar a store o jack sparrow resolve. Em relação a lei , esta é do Estado da Califórnia. Nao do Brasil. Like!
Empresa tem que pensar no dinheiro mesmo, se não fecha, e se fechar desemprega o mundo inteiro porque 99% dos empregos no planeta terra vem da iniciativa privada.....investidor investe pra ter retorno, se não tiver ele aplica na poupança e vai pro Caribe...é simples isso como 1+1=2....a questão que tem que ser debatida é justamente essa que você comentou com relação a digitalização dos jogos e o risco que isso traz para os consumidores....licença temporária etc isso tudo é cilada...vídeo games pela lei é um bem durável, então ele é enquadrado como propriedade privada....bem próprio...e se ele é seu você pode destruir, vender, trocar etc....direto da propriedade privada cláusula pétrea das constituições da maioria dos países do mundo....esses jogos digitalizados ai que se compra teoricamente são bem duráveis mas não se enquadram em propriedade privada, porque você não pode usufruir deles como se fosse o tal, isso pela lei...então em que categoria se enquadra? essa é a discussão que tem que ser levantado por pessoas que tenham boa argumentação e tenham representatividade junto a comunidade pra levar para locais onde se discutam esse tipo de coisa (congresso)....e se eles não são enquadrados como propriedade privada, ou seja, não são seus eles são alugados...e deveriam ter outro tipo de preço...não sou contra jogos digitais, sou contra cobrar os mesmos valores que um jogo mídia física, esse sim propriedade privada...mas fazem isso justamente porque não tem um alinhamento dos consumidores com essa questão...eu vejo muito canal enorme que tem visibilidade que poderia levantar essa pauta, envolvendo canais gringos etc...mas sempre batem nisso que o empresário é opressor e bla bla bla....se não existisse as empresas não teria 100mi de pessoas vivas na terra....tem que cobrar das pessoas corretas do modo correto...como foram criados as leis de mercado? pelas demandas da população...foi assim em todos os lugares do planeta desde a roma antiga...valeria os grandes canais se reunirem e levar essa pauta por exemplo pro deputado federal Kim Kataguiri...ele tem alguns projetos sobre desregulamentação das empresas de games, incentivos fiscais pra empresas nacionais etc...participou de comissões do ministério da economia nesse sentido ai...tem outros deputados também mas de cabeça só lembro dele...com certeza ele ta por dentro dessa questão porque ele joga...é um cara bem acessível não é difícil achar alguém do gabinete dele...já passou da hora de uma discussão realmente séria desse assunto
Querem empurrar o serviço por assinatura, tornando-o a única opção.
Hoje, a única loja em que compensa comprar digital é a GOG. Lá o jogo é seu.
Absurdo isso, pagar por um produto e não ser seu!!! Ou seja eles substituíram a palavra produto por serviço e assim quando se encerra a prestação vc não tem mais posse doque pagou …
Surreal !!!
Bom pra quem vende mídias físicas como eu, mas muito absurdo o tamanho da ousadia!!!
Até mesmo na mídia física se vc for ler o contrato de uso que vem na mídia vc vai ter que tem uma porrada de restrição, e alguns casos pode chegar ao absurdo de proibir a revenda como usado..
É tenso mesmo, Leandro 😕
Guilherme o que incomoda bastante também é a Nintendo com sua política de não abaixar os preços de suas mídias físicas aqui pra gente, não sou fã boy de empresa nenhuma mas o que ela faz é sacanagem. Pega um Mario Odyssey que foi lançado lá em 2017 o jogo físico não fica por menos de 170 a 200 reais, mesmo estando na mão de consumidores comuns!! Parabéns pelo vídeo Guilherme!!
Muito obrigado meu amigo!!!
Fala Gui,
Realmente é um negócio complicado o digital que o certo era ser utilizado apenas como serviço de catálogo de jogos, cobrar valor cheio em jogo digital é chamar os jogadores de otários ja que se trata de apenas uma licença....
Ótimo vídeo, abraço e sucesso.!
Verdade Rafa! TMJ!
O título do vídeo acabou com meu jantar!!!
Ahauaauahaujajaa
Eu mesmo estou chateado com essa politica do digital sou fan de sonic.
Como não lançou midia fisica no ps4 no brasil fui no lado negro da força com meu console nada republicano.
No Brasil com impostos caros tem jogos a gente não tem a midia fisica ps4 no Brasil
Sonic X Shadow Generations
Crash 4 Its About Time
Guilherme, concordo, mas não tem jeito.
O pessoal mais novo não está acostumado a “possuir” o jogo como nós.
Para eles é uma diversão, como ir para a Disney ou ao cinema. Pagou, se divertiu, ótimo. Tudo para eles é conveniência. Até ter espaço na estante ou gaveta é inconveniente. Eles amam qualquer nuvem.
Verdade ☹️☹️☹️ Pior que se depender da galera mais nova até cinema é capaz de ir para o brejo!
@ Verdade. Mas pense só, quem escuta rádio hoje em dia? Vinil? CD? Fita cassete? As mídias mudam com o tempo. E o nosso tempo está passando, meu amigo. Ninguém mira na gente pra vender diversão mais. O que a gente acha não importa. O alvo de uma induatria de entretenimento sempre é, majoritariamente, os jovens.
Falou tudo meu amigo!
Obrigado!!!
Eu queria fisico de Xbox Series X que é 599,00 no brasil graças a taxa do amor e o digital foi 149,00 400% de diferença.
Eu ultimamente to tentando comprar midia fisica, e muitas vezes consigo achar mais barato que digital, mesmo de console novo como ps5.
Eu também!
Te falar que no PS4 tenho um penca de jogos digitais, mas só pego em promoção, abaixo de 20 reais
Ai sim compensa! 🐯🐯🐯
Não gosto de comprar jogos digitais gosto q seja realmente meu não algo q posso perder futuramente
EA, Konami, Ubisoft, Microsoft.
Cadê a Sony?, é a pior!
@CristianoJoseborgesdealmeida tem razão !!! Kkkk
@@neyrodriguesdeoliveira9778 kkkkkkkk
A mídia digital lançamento nao pode ser mesmo preço da digital um absurdo
Caros colegas, abaixo sintetiso minha humilde opinião:
1-Nao podemos aceitar games como serviço. Eu tenho ciência de que o mercado é assim, as coisas mudaram, não estamos nos anos 80,90,2000 e etc..., porém NÃO concordo.
2-As publishers de games gostam do seu dinheiro, ponto final e não dão a mínima para você.
3-Cada vez mais vai ficar difícil, essa tendência está criando força. Não sei quanto já gastei na Steam (minha esposa nem sonha), mas desanimei com essa palhaçada, hoje nem entro mais.
4- Tenho 10 consoles na coleção, cartuchos e mídias originais, outros não, devido a dificuldade de encontrar.
5- Tenho de SNES a PS3, mas parei aqui. Para mim, o que é bom já foi feito, essa indústria atual (preguiçosa) só requenta o que já fez sucesso.
6- Não sou a favor do Jack Sparrow, mas hoje, revoltado, me valho de everdrivers e afins. Só assim dá para conhecer a biblioteca de uma plataforma.
7- Ligo meu console favorito, sento, como algo que gosto (saudável é claro, 35 anos meu filho) e viva à PAIXÃO GAMER.
Sem porcaria de logins, conta, download, DLC, jogo incompleto...
Só eu, meu salgado, meu suco, minha revista com detonado e meu game. O resto....dane-se. Não quero saber dessa geração.
Outra cilada que a galera não se ligou é o lance de family share, que reforça e "facilita" muito o uso de mídia digital. O malandro compartilha a conta dele com amigos, racha o valor e curte o jogo. Sabemos que não existe almoço de graça, né? Algum beneficio isso trás para as empresas e talvez esteja até relacionado com o que está trazendo, e no final ninguém é dono de nada mesmo...é só ver como as lojas vgs nem tão antigos assim já foram desativadas como WiiU, Xb360, 3ds.... é osso, quem está comprando agora daqui uns 10 anos não vai ter nada. Eu tenho uma biblioteca gigante no pc, com mais de 500 jogos mas esse ano praticamente parei de comprar digital também por não concordar com essa zuera aí, exceto por alguns indies que considero a parte saudável da indústria (ainda).
eu so jogo jogo que consigo naquele lugar la sabe, mas mesmo assim fico triste por vcs :(
A empresa que te respeita é a Tiger Fortune 🐅
KKKKKKKKKKKKKKK
Ainda tem como piorar? Teeem! Streaming.
Vai vendo...
Pior que é verdade! 😕
quem comprar jogo digital depois de assistir esse video tem q ser mt retar dado
Só verdades
Boa! No pc a forma digital sempre foi assim, qualquer software no pc você compra só a licença de uso, o dia que der na telha do desenvolvedor ele tira a sua licença e ninguém pode fazer nada, ninguém lê o termo de uso rsrsrsrs minha conta da Steam tem mais de 3400 jogos, já tive muitos que foram removidos com o tempo, eu sempre pensei que nos consoles era igual rsrs por isso não me assustei com a notícia quando saiu, isso tudo é uma merda, mas é o costume no pc, virar o costume nos consoles era questão de tempo. Jogos digitais nunca foram seus, esse é um dos motivos que você não pode revender eles
O dia que a titia MS decidir que ninguém vai ter windows mais, ela aperta um botão e tira a licença de todo mundo, mesma coisa nos consoles
Mundo merda esse nosso rsrs
☹️☹️☹️☹️☹️
Em qualquer um dos casos, o pessoal tem que parar de pagar o preço cheio nesses jogos modernos que vem cada vez mais caros não importando se é mídia física ou mídia digital. Não adianta a pessoa vir com aquela b4b4qu1c3 dizendo que " - Ahh mas se eu posso pagar ninguém não tem nada com isso! " . Esse tipo de argumento é o que as empresas querem ouvir e isso só contribui cada vez mais com essa prática que prejudica os jogadores. Enquanto a maior parte das pessoas estiverem aceitando pagar o que essas empresas querem da forma que eles querem isso não vai mudar para melhor e a tendência é piorar.
a questão é , nem sempre é possível fazer um bom preço num jogo . Te desafio a revender Clock Tower Rewind ps5 sem haver prejuízo financeiro para seu lado . Se 300 reais para você é caro , imagina 600 e 900 reais para revender , Não vai vender .
@@alberttaylor5456 Não é que não é possível. Possível é , mas elas não vão abaixar os preços porque a maior parte da clientela dessas produtoras estão dispostos a pagar o preço que elas querem.
Geralmente as produtoras um pouco maiores conseguem recuperar a grana da produção jogo com menos de 6 meses de lançamento , isso se não o recuperarem nos primeiros meses. Se o jogo for muito aguardado, eles conseguem fazer isso na primeira semana de lançamento.
Isso só se aplica para grandes títulos e não a jogos de tiragem baixa
@@alberttaylor5456 Jogo digital tem tiragem infinita, e jogo em mídia física só tem tiragem baixa porque a produtora quer na maior parte dos casos.
@@_JoseHenrique_ Eu já discordo deste seu ponto , Não é quer , e sim puder . É feito um cálculos e estudos antes do jogo ter sua mídia impressa . O custo é elevado
bater nas empresas é moda, falar a real de um vendedor morto de fome que vende jogo usado por 1000 reais é ai difícil !
Mercado de usados ajuda a pagar mais barato isso em que país vc quis dizer ?
rsrs
mais moda é essa mesmo canais defender os usados pra aumentar a coleção e fazer permutas... segue o baile né...
Por essas e outras prefiro emulação mesmo colecionismo já foi !
Comprar um jogo digital a preço cheio é burrice, não existe outro nome, os jogos que mais gosto é só midia fisica, esses códigos ou midia fisica sem o conteúdo jogavel do jogo eu espero nem que seja anos pra comprar por um preço que eu acho justo
😕😕😕
Vamos deixar de ser gado!?!?!? Vamos sim!!!!!
vcs estão presos aos anos 90 kkkkkkk se o jogo depender dos servidores pra funcionar vc ter o físico vira peso de papel igual, sem falar que o jogo sair da loja não quer dizer que quem compro não consiga jogar a não ser que o jogo dependa de servidores pra funcionar como o the crew da ubisoft
isso não quer dizer muita coisa , " não quer dizer quem comprou não consiga jogar " . Tendo em vista , A deslistagem do produto impede que outros tenham acesso a ele , Se um egoísta diz , " Mas eu tenho " , implica que outro pode não ter . O físico é um tanto mais democrático , e isso é bom .
Digital é melhor nada republicano
👍👍👍
👍