Veríssimo, MG - Cidade para passear, morar e investir.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 лют 2025
  • O Canal NAECO apresenta o município de Veríssimo na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
    O principal acesso para a cidade de Veríssimo é a partir de Uberaba pela rodovia BR 262 percorrendo 34 Km entrando a direita e seguindo por 13 Km até o centro da cidade que está a 520 Km da capital Belo Horizonte.
    A partir do ano de 1816 quando os sertões de Farinha Podre, que pertencia a capitania de Goiáz, passou a integrar o território da capitania de Minas Gerais, com o nome de Triângulo Mineiro.
    Para minimizar as crises pelo início de esgotamento das jazidas no Triângulo Mineiro, com famílias das áreas de mineração, algumas até com escravos e não tinham como ou onde viver, o governo de Minas começou a distribuiu sesmarias para incentivar a colonização de regiões a partir da produção agrícola.
    Na região onde é hoje o município de Veríssimo o primeiro a se instalar em sua sesmaria foi Joaquim Furtado de Mendonça onde plantou e criou animais inicialmente para subsistência, mas percebeu um trânsito intenso passando por sua propriedade onde levantou uma estalagem para vender excedentes de sua produção e dar hospedagem aos boiadeiros e tropeiros que por lá passavam.
    Com o tempo outras famílias foram se instalando no entorno da estalagem, autorizadas pela família Furtado de Mendonça, formando um povoado onde os habitantes ergueram uma capela dedicada a São Miguel.
    O desenvolvimento do povoado da capela de São Miguel, que pertencia ao município de Uberaba, em 1891 se elevou a distrito com o nome de São Miguel do Veríssimo.
    Em 17 de dezembro de 1938 o distrito de São Miguel do Veríssimo se desmembra de Uberaba para se elevar a categoria de município com o nome de Veríssimo.
    Hoje, janeiro de 2025, o município de Veríssimo conta com uma população de aproximadamente 3.400 habitantes, com um domínio territorial de 1.028,577Km², em altitude de 680m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Uberaba que pertencem a bacia do rio Grande.
    Os municípios que fazem divisa com o município de Veríssimo são: Uberaba, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Prata e Uberlândia.
    A base da economia do município de Veríssimo é a agropecuária e prestação de serviços.
    Em todas as cidades que eu visito converso com alguns habitantes para conhecer detalhes que poderiam me ajudar na elaboração dos meus textos e por mais que as imagens possam comprovar, alguns detalhes só se conseguem nas conversas. Nas cidades pequenas como Veríssimo a paz, o silêncio e a alegria estampada em cada um deles, pode até ser entendido que ali é um paraíso, mas paraísos também tem regras e limites e muitas vezes o simples não é necessariamente ingênuo. Neste mundo globalizado com informações em tempo real, a distância entre o que precisa de pouco e o que acha que pode ter tudo, é muito grande. As imagens desta postagem poderão ilustrar um pouco do que eu falo, mesmo assim em nenhuma destas cidades eu vi casas de papelão ou barracos agrupados desordenadamente, sem reboco ou sem dignidade. Os jovens continuam a buscar as luzes das cidades grandes, mas a cada dia estão voltando mais cedo para ajudar seu paraíso a ser mais justo e digno de seus conterrâneos.
    Participar do clube de assinantes do Canal NAECO por R$ 7,99/mês, permite ao espectador assistir aos vídeos exclusivos para assinantes e é uma contribuição significativa em nossos custos de produção.
    Os assinantes da cidade serão listados nessa descrição para que seus habitantes saibam quem ajudou a produzir este vídeo e ter sua cidade publicada no Canal NAECO.
    Seja membro do canal NAECO:
    / @naeco
    Música: Livre (Humberto Furtado)
    Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
    mail: humberto@naeco.com.br

КОМЕНТАРІ • 1

  • @fantasmaopressor846
    @fantasmaopressor846 13 годин тому +1

    Boa noite,meu amigo NAECO!!!
    Veríssimo,simples e encantadora.
    Abraços!!!