CONCURSO EPE 2024 - DISCURSIVA - QUESTÃO 2 - EPE 2012 - CESGRANRIO - ENG. ELÉTRICA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 24

  • @bilicacko
    @bilicacko 2 місяці тому

    Interessante! Valeu pela resolução!
    Por favor, resolva mais questões EPE! ✌️😁

    • @EngConcursos
      @EngConcursos  2 місяці тому +1

      Pode deixar! Vamos vencer essas questões de EPE e discursivas da FGV correlatas com os temas da EPE! 👊👊

  • @leandrobarbosa2937
    @leandrobarbosa2937 2 місяці тому

    Olá, tudo bem? Primeiramente, muito obrigado por sua contribuição! Ótima resolução, está me ajudando muito e fazendo a diferença para todos! Aproveitando, na última letra, para o cálculo do curto-circuito fase-fase não faltaria multiplicar por raiz quadrada de três?

    • @EngConcursos
      @EngConcursos  2 місяці тому +1

      Obrigado pelo seu comentário, Leandro! Então, raiz de três eu imagino que você esteja pensando no contexto de corrente de linha/fase, algo assim. Veja que a questão nos pede apenas corrente de sequência positiva. Nesse universo, digo, universo das correntes de sequência, não se fala em corrente de linha/fase… as coisas nesse contexto são mais simples. Se pedisse a corrente de falta Ia, talvez nós precisássemos analisar esse raiz de 3 (eu acho que não existiria esse raiz de três nesse contexto também, mas precisaria analisar certinho para não falar coisa errada!).
      Mas de novo, pediu corrente de sequência? Então estamos no cenário mais simples. Sempre nesse contexto estaremos trabalhando com circuitos monofásicos.
      Abração! Excelente domingo!

    • @leandrobarbosa2937
      @leandrobarbosa2937 2 місяці тому

      @@EngConcursos Muito obrigado!

    • @Reis-EEL
      @Reis-EEL 2 місяці тому

      Leando eu estou com você nessa cara, acho que o correto é só aplicar a formula do curto bifásico, inclusive tem uma questão com gabarito de provas antigas , que teve que aplicar essa formula pra comparar os curtos trifásico , monofasicos e fase-fase e ele pede pra assumir que todas as impedancias dadas estao na mesma base e ja fornece elas, era a questão objetiva de número 42 da prova de 2006, as tensoes mudam, curto 3fasico é V/x1, curto fase terra é 3V/x1+x2+x0 e curto fase-fase é (raiz de 3)* V/ x1+x2. Verifiquei que isso se repete pra varias questões objetivas em outras provas ,a necessidade se utilizar essas expressões.

    • @EngConcursos
      @EngConcursos  2 місяці тому

      @@Reis-EEL ​​⁠Boa noite amigo! Você está falando em corrente de falta, o exercício se limita em pedir corrente de sequência positiva.
      Veja no exemplo do
      Curto monofásico que você cita uma fórmula. Corrente de falta monofásico é igual a 3x V/(x1+x2+x0).
      Isso se você faz o desenvolvimento decorre do fato de corrente de falta é igual a 3x a corrente de sequência positiva, e corrente positiva é, no caso do
      Monofásico, tensão sobre a soma das reatâncias de sequência.
      Pessoalmente eu não gosto de decorar fórmulas justamente por essas nuances.
      Em suma, o item pede sequência positiva? Então sequência positiva é o que calcularemos pra ele!
      Obrigado pelo comentário e bons estudos!

    • @Reis-EEL
      @Reis-EEL 2 місяці тому

      @@EngConcursos Obrigado pela resposta e pelos vídeos! Mas então, não estava comparando com a falta de curto monofásico não... o que entendi da letra C deste exercício é que ele indica uma falta Bifásica e pede essa corrente de curto , mas posso ter interpretado errado então, porque ai neste caso acabria saindo (Raiz de 3 x V) / (x1+x2) era essa a minha comparação. Agradeço ajuda desde já.

  • @josefernandodasilvaneto3990
    @josefernandodasilvaneto3990 2 місяці тому

    para o cálculo da corrente de curto bifásico, não seria 1/paralelo da impedândia j0,5?

    • @josefernandodasilvaneto3990
      @josefernandodasilvaneto3990 2 місяці тому

      do modo que o Sr. fez, está como se as sequências estivessem em série, mas estão conectadas em paralelo.

    • @josefernandodasilvaneto3990
      @josefernandodasilvaneto3990 2 місяці тому

      Outro fato que evidencia que deve ser o paralelo entre as reatâncias j0,5 pu é que, se fossemos calcular o curto trifásico, que envolve apenas a sequência positiva e é o curto de maior dimensão (geralmente, pois o monofásico pode ser superior) teríamos 1/j0,5 = 2pu. No entanto, sabemos que o curto-circuito bifásico é igual à raiz de 3/2*Curto trifásico = 1,7321 pu. Então, o valor encontrado pelo Sr. (1/j1 = 1) não iria de encontro com esse conceito. Me corrija se eu não estiver entendendo certo, por favor!
      Desde já, agradeço pela resolução. estava perdido com o cálculo das novas impedâncias da LT e do TRF2.

    • @EngConcursos
      @EngConcursos  2 місяці тому

      Bom dia José! Obrigado pelo comentário. Então, é preciso que nos atenhamos ao raciocínio da situação do curto fase-fase. A análise da situação nas fases resulta na conclusão: Ia=-Ib e Ic=0. Com isso, aplicando nossa matriz de conversão para corrente de sequência nós concluímos que: Ia1=-Ia2 e Ia0=0.
      Veja que não temos corrente de sequência zero, então nem consideramos o circuito de sequência zero.
      Analisando a conexão entre os circuitos de sequência positiva e negativa você vê que Ia1 circula pela impedância de thevenin de sequência positiva e negativa .
      Ademais, a impedância de sequência positiva não está conectada em paralelo com a impedância de sequência negativa.
      A ocorrência de impedâncias em paralelo ocorreria se tivéssemos corrente diferente de zero na sequência zero. Ai sim, a impedância de thevenin de sequência negativa estaria em paralelo com a impedância de sequência zero. O equivalente disto estaria em série com a impedância thevenin da sequência positiva.
      Abração! Bom domingo!

    • @josefernandodasilvaneto3990
      @josefernandodasilvaneto3990 2 місяці тому

      @@EngConcursos perfeito, compreendi! estava com os conceitos da falta bifásica pouco revisados. foi ótimo para relembrar!!! muito obrigado pela correção.

  • @nathan_falkon36
    @nathan_falkon36 2 місяці тому

    Oi tudo bem? ao calcular o Zbase você utilizou Vbase = 150kV, mas o exercício fornece Vbase = 15kV.
    No caso da tensão no primário do transformador 1 ele não especifica se é tensão de linha ou tensão, mas pelo que costumo ver nessas questões de concurso, principalmente na FGV, quando eles não especificam, é porque é a tensão de linha.

    • @EngConcursos
      @EngConcursos  2 місяці тому +1

      Veja que 15kV base é no primário do T1. Ao percorrer o sistema de transmissão essa tensão de base acompanha a elevação da tensão. Se irmos para o secundário do T1 a tensão de base vai ser 15kV x 10. O único valor de base que não se altera ao longo do sistema de potência é a potência de base.
      Quanto a tensão do primário do T1, o raciocínio que eu fiz foi com base no texto. Ele fala em 15kV no primário de cada transformador monofásico… só que esses três transformadores monofásicos estão conectados como um banco de transformadores. Logo, esses 15kV do exercício seria a tensão de fase no contexto de banco trifásico. Eu consideraria 15kV a tensão de linha do banco se ele falasse especificamente que 15kV era a tensão de base do T1, mas não é isso que é dito. Essa foi a minha interpretação, pelo menos… 👊👊👊

    • @EngConcursos
      @EngConcursos  2 місяці тому +1

      Mas é… lendo de novo, eu estou em dúvida agora se os 15kV se refere ao banco inteiro ou especificamente a cada monofásico. O comum é ele me dar a tensão de linha do transformador como um todo, mas essa redação com banco de transformadores me pegou, talvez esteja pensando demais 🤔🤔🤔

    • @leandrobarbosa2937
      @leandrobarbosa2937 2 місяці тому +1

      Olá, apenas como obeseravção, essa prova da EPE de 2012 foi da CESGRANRIO

    • @nathan_falkon36
      @nathan_falkon36 2 місяці тому

      @@leandrobarbosa2937 pode crer, tava falando fgv

    • @nathan_falkon36
      @nathan_falkon36 2 місяці тому

      depois de estudar mais sobre sistemas em p.u. e mudanças de base no transformador agora a sua resolução faz todo o sentido. Tava fazendo confusão achando que eu já entendia pu, mas na real que não entendia não kkkk