Sou africano (de Moçambique). Nunca imaginei que existisse um canal assim na internet até quando acidentalmente caí de bruços aqui ontem. A alegria que sinto é inestimável. Tudo farei para divulgá-lo porque é do melhor que há na área da informação não deturpada. Obrigado Professor!!!!!
Sou africano e caí de paraqueda ontem aqui no seu canal, mas estou a adorar. Gostaria de aproveitar esse momento para parabenizar-lhe pela caça da nossa história ❤❤
3:47 Tenho convivo próximo com chineses e eles realmente consideram os outros povos asiáticos de pele escura negros (o que não tem nada a ver com africano). Já até ouvi isso. Um amigo chinês reclamou que a mãe dele não aceitaria o casamento dele com uma tailandesa. Eu perguntei porque? Ele disse: “because they are black”. Eu disse: “Eles são asiáticos”. Ele respondeu: “Não, eles, não são. Eles são black e minha mãe quer que eu mantenha a minha etnia”. Quando eu fui investigar a história da formação da Tailândia, descobri que eles são o resultado da mistura de chineses (e talvez outros) com os nativos da região, que eram negros não africanos. Eles ainda existem.
É surpreendente como o Professor Flávio Muniz prende a nossa atenção, narrando de modo inigualável a história da África e dos seus povos e a contribuição destes para o mundo. Mais uma vez, muito obrigado por esta aula brilhante.
Afrika minha Pátria,meu Berço. Nós africanos queremos o conhecimento pleno,daí a Paz e o desenvolvimento económico,sócio-cultural,sem vinganças,focados no intercambio universal clássico,pois temos tudo-para-dar-certo de verdade. O Ocidente deve aceitar que é por simplicidade e aprendizado lento dificultado por tudo o que consta na história que jamais se apaga,Afrika tem razão plena de coexistir. Estamos atentos.
Eu traduzi o Wei lue, um texto chinês que narra africanos na China ainda no século 3, e o texto narra como provavelmente o império do Aksum (etiópia), provavelmente venderam escravos, marfim e especiarias africanas para China Han ( dinastia Han), mas é bom descrever a escravidão Chinesa da atlântica, assim as coisas não ficam embaraçadas, as imagens e os textos usados também falam de dinastias diferentes, o que pode criar problemas, além de não tocar as relações comerciais mais complexas, já que negros chegaram na China sem ser escravos sim, além de que, os chineses também tratavam europeus e outros asiáticos como bárbaros, os portugueses mesmo eram tratados como meros bárbaros ruins, mas nesse caso também é complexo, já que a noção bárbaro-civilizado na China (hua-yi) é bem diferente que a nossa ocidental.
2:59 Professor, conheci um árabe que disse que eles não gostam quando dizem “árabes escravizaram” porque eles nunca escravizaram africanos. Ele disse que isso não faz parte da história deles. Eles pedem que digam claramente: “africanos mulçulmanos do norte da África que escravizaram outros africanos. Você poderia dissertar sobre isso por favor. O que realmente aconteceu?
Ele está parcialmente correto. Os africanos do norte ficaram conhecidos como árabes, por qe houve uma penetrando de povos árabes, desde o século XII, primeiro pelo comércio, depois pela religião e assim ocuparam o território e seus descendentes agora árabes africanizados promoveram a escravidão, porém os árabes penisulares participaram ativamente do espalhamento e tráfico de pessoas africanas por exemplo para o Império otomano, é para Ásia, pois detinham tecnologia de navegação.
A relação entre chineses com reinos africanos é um fato bem conhecido entre estudiosos da história chinesa. Fico feliz de você divulgar essas relações. Mas sugiro que não diga "antiguidade chinesa" ou afins para o período quando houve essas relações, pois a antiguidade chinesa terminou em 221 Antes da Era Comum, com as dinastias Qin e Han, que inauguraram o período imperial posterior ao antigo. Por isso, sugiro usar o termo "período imperial" ou "período clássico".
Nós sabemos, até teve samurai negro por isso gostamos de chineses e russos porque os escravos eram tratados com respeito como seres humanos... essa foi a diferença dos escravidão europeia da escravidão asiática... asiáticos sempre nos respeitaram até tem chineses, árabes k casavam com negras filhas de reis e criaram sultanatos por exemplo o nome Moçambique vem do árabe k significa terras de Mussa Al Bique o sultão do norte mas os portugueses aportuguesaram Moçambique... os reis usavam tecidos nobres de algodão e seda k vinham da Ásia. A kapulana vem da Índia mas os africanos pintaram e deram cor e textura aos panos de algodão k eram lisos sem desenhos...
Há se eu soubesse pelo menos um pouquinho de tudo que tenho aprendido com os videos do Sr Prof, na minha juventude não tinha acesso a bons livros, e na escola só nos colocavam pra baixo a situação só comessou a melhorar quando o grupo de rap Racionais mcs começaram a mostrar nosso valor através das músicas, muito grato.
Há quem pensa q África uma vez foi unida com África. Por exemplo os koisans ou bosquímanos do sul de Angola,falam uma língua q parece mandarim. Eles parecem mais descendente de chineses que africanos.
Parabéns pelo canal, pois é de supra importância desmitificar a história da África, de tão linda e rica. Também acompanho um canal Africano chamado "Eu, Africa", muito bom também...
Parabéns e meus sinceros cumprimentos por mais uma narrativa acerca de nossas origens e antepassados, os quais tanto orgulham-me! O que mais entristecem-me e deixam-me incrédulos são os fatos da discriminação dentro de nossa própria raça, sobretudo no Brasil, onde mulheres negras claramente desdenham e discriminam os homens negros, em detrimento aos brancos e loiros dos olhos azuis. Não sou racista, mas partícipe da premissa irrefutável que somos todos obras de um Criador Supremo. A subjugação, por principalmente sob contextos raciais são infames, horrendos! Deus o abençoe e continue a relatar nossas histórias de nobreza! Somos guerreiros Kushi!
Desculpa mas refuto seu comentário de que as mulheres negras fazem isso com os homens negros quando na verdade sabemos muito bem que o que acontece é o contrário, os homens negros que desprezam as mulheres negras em detrimento das brancas, a mulher negra que foi colocada num papel de subserviência e pouco valor, a maioria dos homens negros só vão atrás de mulheres brancas, sugiro que pesquise, pesquise sobre PALMITAGEM exercida pelos homens negros, sobre o tema da solidão da mulher negra e vai ver, melhor ainda, observe a sociedade como um todo e vai ver a contestação, elas que são deixadas de lado e quando tem um branco que as "assumem" elas não vão ficar sozinhas.
Bom Dia, mas os homens negros que ascendem socialmente, jogadores de futebol, pagodeiros, sambista e outros só querem as mulheres brancas. Há um tempo atrás vi na TV um cantor negro com sua esposa bem loira. Estou mentindo? POA-RS.
Engraçado você acusar MULHERES PRETAS de "preferirem" homens brancos.Sendo que há décadas,homens pretos quando conseguem alcançar um minimo status social,a primeira coisa que sempre fizeram (e ainda fazem até hoje!) é se relacionarem com Mulheres Brancas em detrimento das Pretas (vide Pelé e muitoooos outros jogadores,artistas,empresários e até mesmo os tais militantes do movimento negro).Bem diferente dos homens pretos Africanos e dos EUA com o mesmo status.Uma minoria apenas com Mulheres Brancas.Então não esqueça de que a maioria dos próprios homens pretos brasileiros,foram os que "abriram caminhos" para isso.Porém....seguir acusando nós Mulheres Pretas,que sempre fomos colocadas como a última opção para relacionamento (ou pior,como opção nenhuma!) e como se fôssemos "pioneiras" também na tal da "palmitagem",é mais "divertido" e confortável,não é 🤔??O machismo e brotheragem de vocês homens me enoja.....
Isso não é uma questão de "mulheres negras", mas dos negros em geral. Muitos homens negros também só procuram por mulheres brancas como suas parceiras. Associar este fator somente às mulheres negras é analisar a situação de forma parcial e misógina.
Muito aula ,que se percebe nesta aula que o senhor se impressiona com a riqueza ,os ricos são tratados diferente não importa a sua nacionalidade o príncipe da Arábia Saudita dono do do clube de futebol e a sua riqueza por isso que no Rio de janeiro a aquela violência atrás da violência tem a disputa ,mas prof com mudança de uma mentalidade que só consegue ser de fora a china volta a África acredito que essa mentalidade só a paz a cultura da paz com uma mentalidade Aida estamos na mentalidade feudal a internet está mudando graças a Deus o ser humano é parte de um ecossistema e a paleta de cores está somente na mente na configuração da memória 😮 do passado show o senhor está em busca da mudança , muito obrigado ☺️
Foi uma supresa pra mim. De cultura negra em geral, sou adepto do blues, jazz e rock`n`roll, mas tenho uma ligação muito grande com certos aspectos da cultura chinesa.
Ótimo material, professor! Um assunto também muito interessante que gostaria de abordar era sobre a natureza das relações entre a Rússia czarista, a URSS e os povos africanos.
Gostaria muito de ouví-lo sobre sua leitura histórico-social de quando um negro ocupa um lugar de destaque na sociedade , quando desenvolve alguma atividade com muito virtuosismo, como por exemplo: Ronaldinho Gaúcho, Tossin Abassi(guitarrista), Jimmi Hendrix, Jogadores da NBA, atletas maratonistas...etc.
Em 1:42, a estátua da direita do vídeo tem epicanto além de um rosto asiático bastante característico, então, mais provável que seja o retrato (reprodução) de algum chinês, dada a ausência de seios e da presença de cabelos curtos na peça. Diferente do que muita gente pensa (acho), existem chineses com cabelos crespos (curly) e ondulados (wavy), assim como há africanos (koisan e.g.) e europeus (finlandeses e.g.) com epicanto, mas a estátua da direita, parece, de fato, um chinês não a reprodução de um africano.
Excelente. Um detalhe da história muito pouco explorado e que pode render futuros estudos. Poderia fazer também um vídeo também sobre as relações da Etiópia e Portugal no início da idade moderna?
Sei que o seu foco são os fatos históricos, mas será que poderia fazer um video sobre as relações atuais entre África e China?
Рік тому+12
Muito ótimo o tema!! Mas triste ao mesmo tempo, os africanos sempre sendo escravizados em todos os lugares!! E o mais estranho é que os proprios africanos e quem vendia o seus conterrâneos 😢
Há controvérsias sobre essa afirmação, alguns historiadores dizem que alguns africanos vendiam outros como forma de punição nas derrotas em guerras.
Рік тому
@UCn--6s09FhoaIM1BzQY0LGVerdade!!! Antigamente independente da cor muitos foram escravizados, mas os negros sem dúvida nenhuma foram os mais penalizados 😥! Na minha opinião os comerciantes africanos, não deveriam ter essa atitude horrível, escravizar e muito menos vender seres humanos, independente de inimigos, prisioneiros de guerras , etc...!!! Isso custou muito caro p/ todos os africanos nativos e descendentes, as consequências são terríveis!! Infelizmente o 🌎 exploraram escravizaram a África, isso é uma lástima, muito triste😢!! Os europeus aproveitaram disso, além de comprar, tb sequestravam pessoas inocentes, eles tomaram conta de quase todo o território Áfricano, foram além da imaginação, desumanizando pessoas inocentes ! Por muitos anos fizerem de tudo p/ não mostrar a história do Continente Áfricano riquíssimo, nas escolas, (continente que sustentou vários países, que se dizem " ricos " as custa do território dos outros) era como se não existisse antes da escravidão e explorações!! Mas, Deus não deixa nada oculto , pode até passar o tempo!!
Maria, você não acha estranho que os próprios africanos fazerem isso, mas a potência escravagista ser a Inglaterra? Se o índice de venda de negros por negros fosse tão grande não teria uma metrópole escravagista lá em vez dessa metrópole financeira ser a Inglaterra e outros países europeus? Os negros ficaram com o ônus nessa história, mas não com os lucros.
@@HeyJonnes Se o índice de venda de negros por negros fosse tão grande não teria uma metrópole escravagista lá em vez dessa metrópole financeira ser a Inglaterra e outros países europeus? talvez nem todas as trocas fossem em ouro, prata e moedas. e os padrões registrais disso são um problema.
Confirmo sim, k existe esse contacto ha mais de mil ano, em Moçambique tem comunidade de descendentes chineses com africanas no norte de Moçambique tribo Mwani em Cabo Delgado... e em Sofala também tem chineses e indianos devido ao centro comercial de Sofala no século v depois de cristo... ate hoje ainda ha essa ligação
Boa noite, eu e minha família estamos a passar por necessidades e peço ajuda naquilo que puder,preciso dar uma alavanca para iniciar um negócio. Peço que Deus toque coração de modo que tenha compaixão por nós. De Moçambique
Conteúdo riquíssimo e de suma importância! Obrigada por este canal, Professor! Quando possível, poderia fazer um vídeo sobre a presença africana em outros países asiáticos, como Japão, Coreias (Sul e Norte) e Tailândia, por exemplo?
Muito interessante 🤔. Como é bom aprender. Só conseguimos abrir nossa mente e transformar nossa cultura estruturalmente racista através do conhecimento. Obrigada professor por compartilhar conhecimento 😊
Parabéns pelo excelente trabalho professor, gostaria se vc conseguisse fazer um vídeo sobre os Malês , sou de Penedo Alagoas onde depois da Bahia era o lugar com grande concentração de Malês ,inclusive eles organizavam uma prossissão para Nossa Senhora da Boa Morte aqui em Penedo Alagoas ,eram mulçumanos e falavam árabe, inclusive historiadores aqui de Alagoas relatam que o Levante dos Malês que foi em Salvador ,teria sido organizado aqui em Penedo Alagoas .
Negros no Japão, China, Argentina, Rússia locais nunca imaginados de terem esse povo sofrido praticamente nos 4 cantos do mundo, mas não estão escrito nos livros de história bom trabalho de pesquisa ou melhor único no UA-cam com tanta riqueza.
Europeu pagava melhor pelo cativo. Oferta e procura. E levava para produção. O escravo de antes era doméstico. Para luxo! O negócio africano cresceu...
vídeo muito bom. Faz sentido. Eu já imaginava isso porque Portugal e Espanha foram os países cuja economia principal era baseada no tráfico humano. Com certeza os portugueses não só traficaram negros pra América como também no mundo inteiro inclusive na Ásia com objetivo de visar lucros. .
Olá, muito interessante o seu vídeo, mas eu acho que esse contato é mais antigo e poderia ter mais vínculos culturais do que parece, aos olhos atuais. Se você for ler o I CHING, um oráculo chinês de maus de 5.000 anos, poderá encontrar muitas menções aos cauris, ou búzios, como moeda de troca e de comércio e por isso, indicação de riqueza. Pois os cauris possuem essa conotação nas sociedades de culto africano no Brasil e na África , perpetuadas aqui pelo Candomblé, porque consistiam em moedas. E também encontraremos mitos coincidentes no I CHING e nas tradições africanas. Sem falar que a língua yoruba se parece muito a esses idiomas orientais, sobretudo ao japonês. Como explicar isso? Embora não existam estudos que atestam esse contato temprano, a mim, me parece evidente. Obrigada pelo vídeo e pelas reflexões!
Só uma observação, o título do video. É que sao vítimas do prejuicio de que os africanos apresenta se como "escravos". Atencao, com as influências racistas, sibretudo, dos europeos; o simplemente é comercial. Fora de isso, há uma boa informacao sobre esta relação, e é histórica. Agradeco-vos.
Sou africano (de Moçambique). Nunca imaginei que existisse um canal assim na internet até quando acidentalmente caí de bruços aqui ontem. A alegria que sinto é inestimável. Tudo farei para divulgá-lo porque é do melhor que há na área da informação não deturpada. Obrigado Professor!!!!!
Muito obrigado
@@HistoriadaAfrica
Parabéns Prof Flávio
Legal!!!
Sou africano e caí de paraqueda ontem aqui no seu canal, mas estou a adorar. Gostaria de aproveitar esse momento para parabenizar-lhe pela caça da nossa história ❤❤
De qual país vc é? 😊
Muito legal!!
De Moçambique 🇲🇿. Parabéns pelo resgatte da historia africana
3:47 Tenho convivo próximo com chineses e eles realmente consideram os outros povos asiáticos de pele escura negros (o que não tem nada a ver com africano). Já até ouvi isso. Um amigo chinês reclamou que a mãe dele não aceitaria o casamento dele com uma tailandesa. Eu perguntei porque? Ele disse: “because they are black”. Eu disse: “Eles são asiáticos”. Ele respondeu: “Não, eles, não são. Eles são black e minha mãe quer que eu mantenha a minha etnia”. Quando eu fui investigar a história da formação da Tailândia, descobri que eles são o resultado da mistura de chineses (e talvez outros) com os nativos da região, que eram negros não africanos. Eles ainda existem.
Muito interessante sua observação.
É surpreendente como o Professor Flávio Muniz prende a nossa atenção, narrando de modo inigualável a história da África e dos seus povos e a contribuição destes para o mundo. Mais uma vez, muito obrigado por esta aula brilhante.
Vim pelo canal do Felipe Durante!
Ótimo video e mais um inscrito!
Muito obrigado 😁
Afrika minha Pátria,meu Berço. Nós africanos queremos o conhecimento pleno,daí a Paz e o desenvolvimento económico,sócio-cultural,sem vinganças,focados no intercambio universal clássico,pois temos tudo-para-dar-certo de verdade. O Ocidente deve aceitar que é por simplicidade e aprendizado lento dificultado por tudo o que consta na história que jamais se apaga,Afrika tem razão plena de coexistir. Estamos atentos.
Ala A todos sou africano e preto de raça estou amando o seu programa histórico
Vim pelo canal do Felipe Durante
Seja Bem vindo!
Professor simplismente primorosas suas informações e apresentações !!!
Muitíssimo obrigado.
Pra vc perceber que a africa tem sempre uma pequena influência no mundo inteiro ❤
Mas é o 2 maior continente que existe, alguma influência tinha que ter haha
Pequena? tá de brincadeira, né? runf...
pequena ??????? só construíram a europa e EUA
@@rastarojas5796Ajudaram né kkkk mesmo porque são minorias nessas regiões.
@@TraderManga a mão de obra foi toda escrava
Obrigado, professor
trabalho lindo
Eu que agradeço
Vim pelo Felipe, Pra frente professor!
O tocador de flauta oara comunista
Eu traduzi o Wei lue, um texto chinês que narra africanos na China ainda no século 3, e o texto narra como provavelmente o império do Aksum (etiópia), provavelmente venderam escravos, marfim e especiarias africanas para China Han ( dinastia Han), mas é bom descrever a escravidão Chinesa da atlântica, assim as coisas não ficam embaraçadas, as imagens e os textos usados também falam de dinastias diferentes, o que pode criar problemas, além de não tocar as relações comerciais mais complexas, já que negros chegaram na China sem ser escravos sim, além de que, os chineses também tratavam europeus e outros asiáticos como bárbaros, os portugueses mesmo eram tratados como meros bárbaros ruins, mas nesse caso também é complexo, já que a noção bárbaro-civilizado na China (hua-yi) é bem diferente que a nossa ocidental.
2:59 Professor, conheci um árabe que disse que eles não gostam quando dizem “árabes escravizaram” porque eles nunca escravizaram africanos. Ele disse que isso não faz parte da história deles. Eles pedem que digam claramente: “africanos mulçulmanos do norte da África que escravizaram outros africanos.
Você poderia dissertar sobre isso por favor. O que realmente aconteceu?
Ele está parcialmente correto. Os africanos do norte ficaram conhecidos como árabes, por qe houve uma penetrando de povos árabes, desde o século XII, primeiro pelo comércio, depois pela religião e assim ocuparam o território e seus descendentes agora árabes africanizados promoveram a escravidão, porém os árabes penisulares participaram ativamente do espalhamento e tráfico de pessoas africanas por exemplo para o Império otomano, é para Ásia, pois detinham tecnologia de navegação.
A relação entre chineses com reinos africanos é um fato bem conhecido entre estudiosos da história chinesa. Fico feliz de você divulgar essas relações. Mas sugiro que não diga "antiguidade chinesa" ou afins para o período quando houve essas relações, pois a antiguidade chinesa terminou em 221 Antes da Era Comum, com as dinastias Qin e Han, que inauguraram o período imperial posterior ao antigo. Por isso, sugiro usar o termo "período imperial" ou "período clássico".
Gostaria que falasses sobre a origem das espécies!!
Gostaria de aprender mais estória da África❤❤❤
Sugestão anotada!
Professor vim pelo react do Felipe Durante, ganhou um assinante, vou começar a maratonar seus vídeos.
Pra mim é novidade ,excelente historia do povo Africana na China de juventudes Africanos deviam saber ,
Nós sabemos, até teve samurai negro por isso gostamos de chineses e russos porque os escravos eram tratados com respeito como seres humanos... essa foi a diferença dos escravidão europeia da escravidão asiática... asiáticos sempre nos respeitaram até tem chineses, árabes k casavam com negras filhas de reis e criaram sultanatos por exemplo o nome Moçambique vem do árabe k significa terras de Mussa Al Bique o sultão do norte mas os portugueses aportuguesaram Moçambique... os reis usavam tecidos nobres de algodão e seda k vinham da Ásia. A kapulana vem da Índia mas os africanos pintaram e deram cor e textura aos panos de algodão k eram lisos sem desenhos...
Boa noite professor 😂🎉😢🎉😮🎉😅🎉 ❤❤❤❤❤❤
Há se eu soubesse pelo menos um pouquinho de tudo que tenho aprendido com os videos do Sr Prof, na minha juventude não tinha acesso a bons livros, e na escola só nos colocavam pra baixo a situação só comessou a melhorar quando o grupo de rap Racionais mcs começaram a mostrar nosso valor através das músicas, muito grato.
Direto da Suíça. Obrigada pelas informações.
Estou em Hong Kong tenho um projeto chamado de “Confluência afro asiática”. Gostaria de ficar em contato.
Olá meu caro. Pode nós mandar mensagem pelo telefone +55 34 99115 6930, ou pelo email afrohistorica@gmail.com
@@HistoriadaAfrica ok mando um no zap
Quem é mais culpado?
O corrupto ou o corruptor?
Que ofereceu dinheiro pra comprar pessoas ou quem vendeu?
Isso vale pra tudo nesta vida!
Faça um documentario sobre oa negros brasuleiris na Polirica: Abdia nascimento. Collares. Benedita Silva
Nossa essa foi uma surpresa e tanto
Eu conheci o canal através do canal do Felipe Durante .
E gostei muito do vi lá e cá estou .
Seja bem vindo!
Muito obrigado pela ensinamento professor ❤❤❤❤❤
Ótimo conteúdo
Obrigado pelo elogio
Olá professor sou Adeodato Fontenelle cidade granja Ceará o mundo antigo era muito pequeno por isso se navegava a remo ou a vela ou por via terrestre
Há quem pensa q África uma vez foi unida com África. Por exemplo os koisans ou bosquímanos do sul de Angola,falam uma língua q parece mandarim. Eles parecem mais descendente de chineses que africanos.
Parabéns pelo canal, pois é de supra importância desmitificar a história da África, de tão linda e rica. Também acompanho um canal Africano chamado "Eu, Africa", muito bom também...
Muito obrigado.
@@HistoriadaAfrica esses vídeos mais longos do teu canal são lives? mais um ótimo vídeo.
Bla bla bla ninguém quer saber de HISTÓRIA se nao fosse os Europeus e Americanos e Gregos e Romanos e Egiptios ainda éramos primitivos..
@@fernandoabreu2507cala boca cara 😤👊🏻
@@ExpertMagalhaes go to the HELL Portu..
Tarde ou cedo chegaremos ao Ponto certo, MTO grato Professor por esta lição.
Parabéns e meus sinceros cumprimentos por mais uma narrativa acerca de nossas origens e antepassados, os quais tanto orgulham-me! O que mais entristecem-me e deixam-me incrédulos são os fatos da discriminação dentro de nossa própria raça, sobretudo no Brasil, onde mulheres negras claramente desdenham e discriminam os homens negros, em detrimento aos brancos e loiros dos olhos azuis. Não sou racista, mas partícipe da premissa irrefutável que somos todos obras de um Criador Supremo. A subjugação, por principalmente sob contextos raciais são infames, horrendos! Deus o abençoe e continue a relatar nossas histórias de nobreza! Somos guerreiros Kushi!
Desculpa mas refuto seu comentário de que as mulheres negras fazem isso com os homens negros quando na verdade sabemos muito bem que o que acontece é o contrário, os homens negros que desprezam as mulheres negras em detrimento das brancas, a mulher negra que foi colocada num papel de subserviência e pouco valor, a maioria dos homens negros só vão atrás de mulheres brancas, sugiro que pesquise, pesquise sobre PALMITAGEM exercida pelos homens negros, sobre o tema da solidão da mulher negra e vai ver, melhor ainda, observe a sociedade como um todo e vai ver a contestação, elas que são deixadas de lado e quando tem um branco que as "assumem" elas não vão ficar sozinhas.
Bom Dia, mas os homens negros que ascendem socialmente, jogadores de futebol, pagodeiros, sambista e outros só querem as mulheres brancas. Há um tempo atrás vi na TV
um cantor negro com sua esposa bem loira. Estou mentindo? POA-RS.
Engraçado você acusar MULHERES PRETAS de "preferirem" homens brancos.Sendo que há décadas,homens pretos quando conseguem alcançar um minimo status social,a primeira coisa que sempre fizeram (e ainda fazem até hoje!) é se relacionarem com Mulheres Brancas em detrimento das Pretas (vide Pelé e muitoooos outros jogadores,artistas,empresários e até mesmo os tais militantes do movimento negro).Bem diferente dos homens pretos Africanos e dos EUA com o mesmo status.Uma minoria apenas com Mulheres Brancas.Então não esqueça de que a maioria dos próprios homens pretos brasileiros,foram os que "abriram caminhos" para isso.Porém....seguir acusando nós Mulheres Pretas,que sempre fomos colocadas como a última opção para relacionamento (ou pior,como opção nenhuma!) e como se fôssemos "pioneiras" também na tal da "palmitagem",é mais "divertido" e confortável,não é 🤔??O machismo e brotheragem de vocês homens me enoja.....
Isso não é uma questão de "mulheres negras", mas dos negros em geral. Muitos homens negros também só procuram por mulheres brancas como suas parceiras.
Associar este fator somente às mulheres negras é analisar a situação de forma parcial e misógina.
Caramba, que super conteúdo!! Virei fã do canal!
Eu tb...
brotou do nada aqui e já estou amando...
Virei seu fã! 🎉❤
Graatidão, meu caro!
Chegando no canal pelo react do Felipe Durante. Parabéns pelo trabalho.
Que aula maravilhosa.
Obrigado 😃
Conheci o seu canal pelo Felipe Durante, muito interessante as informações!
UM DOS MELHORES CANAIS SOBRE HISTORIA DA AFRICA
Muito obrigado.
Parabéns professor! Sua comunicação e conteúdo são execelentes.
Obrigado pelo elogio
O nosso povo carrega as marcas na pele.
Parabéns pelo conteúdo!
Muito aula ,que se percebe nesta aula que o senhor se impressiona com a riqueza ,os ricos são tratados diferente não importa a sua nacionalidade o príncipe da Arábia Saudita dono do do clube de futebol e a sua riqueza por isso que no Rio de janeiro a aquela violência atrás da violência tem a disputa ,mas prof com mudança de uma mentalidade que só consegue ser de fora a china volta a África acredito que essa mentalidade só a paz a cultura da paz com uma mentalidade Aida estamos na mentalidade feudal a internet está mudando graças a Deus o ser humano é parte de um ecossistema e a paleta de cores está somente na mente na configuração da memória 😮 do passado show o senhor está em busca da mudança , muito obrigado ☺️
Valeu!!
Grande aula Professor,respeito máximo sou Professor e tenho a humildade de aprender cada vez mais com você que diferenciado ao ensinar. Parabéns.
Foi uma supresa pra mim. De cultura negra em geral, sou adepto do blues, jazz e rock`n`roll, mas tenho uma ligação muito grande com certos aspectos da cultura chinesa.
Esse canal merece muito mais inscritos. Vamis divulgar, cpt, aumentar
Este canal tem que chegar a 1 milhão de inscritos.
Minha gratidão, são tantas informação! Um grande abraço!
Que maravilha saber a nossa história professor
Ótimo material, professor! Um assunto também muito interessante que gostaria de abordar era sobre a natureza das relações entre a Rússia czarista, a URSS e os povos africanos.
Excelente ideia. Anotado.
Gostaria muito de ouví-lo sobre sua leitura histórico-social de quando um negro ocupa um lugar de destaque na sociedade , quando desenvolve alguma atividade com muito virtuosismo, como por exemplo: Ronaldinho Gaúcho, Tossin Abassi(guitarrista), Jimmi Hendrix, Jogadores da NBA, atletas maratonistas...etc.
Você é maravilhoso, simplesmente, maravilhoso!!!
Nós somos! Obrigado!
Sensacional seu canal professor! Muito obrigado!
Nós que agradecemos!
Parabéns professor pela história, mais uma vez um vídeo interessante com um assunto relevante para a história da humanidade
O seu canal é excelente e traz grandes elucidações.
Muito obrigado
Gostei muito; não tive nenhuma informação sobre essa história; Gratidão
Eu que agradeço
Vídeo importante e muitíssimo interessante!
Como sempre...
Obrigado sempre
Parabéns!!! Apaixonada pelo conteúdo desse canal ❤❤❤❤
Excelente explanação.
Top
Em 1:42, a estátua da direita do vídeo tem epicanto além de um rosto asiático bastante característico, então, mais provável que seja o retrato (reprodução) de algum chinês, dada a ausência de seios e da presença de cabelos curtos na peça. Diferente do que muita gente pensa (acho), existem chineses com cabelos crespos (curly) e ondulados (wavy), assim como há africanos (koisan e.g.) e europeus (finlandeses e.g.) com epicanto, mas a estátua da direita, parece, de fato, um chinês não a reprodução de um africano.
Excelente reportagem Professor de História!!
Muito obrigado
Excelente. Um detalhe da história muito pouco explorado e que pode render futuros estudos. Poderia fazer também um vídeo também sobre as relações da Etiópia e Portugal no início da idade moderna?
Excelente ideia. Obrigado pela sugestão. Anotado.
Maravilhoso
Parabéns, uma aula fantástica, era justamente o que eu procurava saber, ainda quero saber muito mais...
Importante e interesante narrativa profesor uma magnífica aula de historia
Muito obrigado
Quando puder faz um com o México, por favor! ❤️🇲🇽🤗 Africanos por lá.
Obrigado. Anotado.
@@HistoriadaAfrica dnd amigo!
LOUVADO SEJA O CRIADOR DA VIDA 👑🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊O IMPORTANTE É QUE FIQUEM COM O CRIADOR DA VIDA. 🧚🏽♂️🧚🏽♀️🐞🌹🦄
Sei que o seu foco são os fatos históricos, mas será que poderia fazer um video sobre as relações atuais entre África e China?
Muito ótimo o tema!! Mas triste ao mesmo tempo, os africanos sempre sendo escravizados em todos os lugares!! E o mais estranho é que os proprios africanos e quem vendia o seus conterrâneos 😢
Há controvérsias sobre essa afirmação, alguns historiadores dizem que alguns africanos vendiam outros como forma de punição nas derrotas em guerras.
@UCn--6s09FhoaIM1BzQY0LGVerdade!!! Antigamente independente da cor muitos foram escravizados, mas os negros sem dúvida nenhuma foram os mais penalizados 😥! Na minha opinião os comerciantes africanos, não deveriam ter essa atitude horrível, escravizar e muito menos vender seres humanos, independente de inimigos, prisioneiros de guerras , etc...!!! Isso custou muito caro p/ todos os africanos nativos e descendentes, as consequências são terríveis!! Infelizmente o 🌎 exploraram escravizaram a África, isso é uma lástima, muito triste😢!! Os europeus aproveitaram disso, além de comprar, tb sequestravam pessoas inocentes, eles tomaram conta de quase todo o território Áfricano, foram além da imaginação, desumanizando pessoas inocentes ! Por muitos anos fizerem de tudo p/ não mostrar a história do Continente Áfricano riquíssimo, nas escolas, (continente que sustentou vários países, que se dizem " ricos " as custa do território dos outros) era como se não existisse antes da escravidão e explorações!! Mas, Deus não deixa nada oculto , pode até passar o tempo!!
Maria, você não acha estranho que os próprios africanos fazerem isso, mas a potência escravagista ser a Inglaterra? Se o índice de venda de negros por negros fosse tão grande não teria uma metrópole escravagista lá em vez dessa metrópole financeira ser a Inglaterra e outros países europeus?
Os negros ficaram com o ônus nessa história, mas não com os lucros.
@@HeyJonnes Verdade!
@@HeyJonnes Se o índice de venda de negros por negros fosse tão grande não teria uma metrópole escravagista lá em vez dessa metrópole financeira ser a Inglaterra e outros países europeus? talvez nem todas as trocas fossem em ouro, prata e moedas. e os padrões registrais disso são um problema.
Confirmo sim, k existe esse contacto ha mais de mil ano, em Moçambique tem comunidade de descendentes chineses com africanas no norte de Moçambique tribo Mwani em Cabo Delgado... e em Sofala também tem chineses e indianos devido ao centro comercial de Sofala no século v depois de cristo... ate hoje ainda ha essa ligação
conheci seu canal por este vídeo, vou ver mais, porque já gostei muito deste
Boa noite, eu e minha família estamos a passar por necessidades e peço ajuda naquilo que puder,preciso dar uma alavanca para iniciar um negócio. Peço que Deus toque coração de modo que tenha compaixão por nós. De Moçambique
Cara!! Tué muito bommm..Soy Eng Agron... Mas gosto de ECONOMIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA...
Conteúdo riquíssimo e de suma importância! Obrigada por este canal, Professor! Quando possível, poderia fazer um vídeo sobre a presença africana em outros países asiáticos, como Japão, Coreias (Sul e Norte) e Tailândia, por exemplo?
Excelente sugestão. Anotado
professor o senhor poderia fazer um sobre Império Mongol .
Muito interessante 🤔. Como é bom aprender. Só conseguimos abrir nossa mente e transformar nossa cultura estruturalmente racista através do conhecimento. Obrigada professor por compartilhar conhecimento 😊
Africa as suas historias são das melhores do mundo sem as margens de duvida
Nossa, aprendi muito!
Que bom. Satisfação
Parabéns pelo excelente trabalho professor, gostaria se vc conseguisse fazer um vídeo sobre os Malês , sou de Penedo Alagoas onde depois da Bahia era o lugar com grande concentração de Malês ,inclusive eles organizavam uma prossissão para Nossa Senhora da Boa Morte aqui em Penedo Alagoas ,eram mulçumanos e falavam árabe, inclusive historiadores aqui de Alagoas relatam que o Levante dos Malês que foi em Salvador ,teria sido organizado aqui em Penedo Alagoas .
Excelente sugestão. Anotado!
Acabei de chegar, professor!
Obrigado por suas aulas! ♥
Parabéns pelo canal, estamos juntos.💪🏿🤝
Sensacional! Obrigado Professor!
Muito interessante, gostaria que tivesse esse livro em português.
Infelizmente algumas obras não se encontram em português.
@@HistoriadaAfrica 😔
Meus parabéns professor, muito esclarecedor. Obrigada professor.
Negros no Japão, China, Argentina, Rússia locais nunca imaginados de terem esse povo sofrido praticamente nos 4 cantos do mundo, mas não estão escrito nos livros de história bom trabalho de pesquisa ou melhor único no UA-cam com tanta riqueza.
Thanks
Contudo, seu vídeo é porquanto apresenta o quadro triste do negro na sua trajetória. Parabéns!
Parabéns pelo vídeo e pelo Canal. Gratidão por compartilhar. Abraços desde o Rio de Janeiro.
Eu que agradeço
@@HistoriadaAfrica TJM
Parabens professor, inportante, a china ja era na epoca, gentes civilisados,respeitadores e dignos de respeito!
Quanta riqueza em seus vídeos! Obrigado, professor! ❤
Obrigado. Uma honra.
Opa Flávio, ótimo vídeo inclusive vc pretende fazer react?
Excelente, muito bom seus conteúdos.!!
Europeu pagava melhor pelo cativo. Oferta e procura. E levava para produção. O escravo de antes era doméstico. Para luxo! O negócio africano cresceu...
vídeo muito bom. Faz sentido. Eu já imaginava isso porque Portugal e Espanha foram os países cuja economia principal era baseada no tráfico humano. Com certeza os portugueses não só traficaram negros pra América como também no mundo inteiro inclusive na Ásia com objetivo de visar lucros. .
Olá, muito interessante o seu vídeo, mas eu acho que esse contato é mais antigo e poderia ter mais vínculos culturais do que parece, aos olhos atuais. Se você for ler o I CHING, um oráculo chinês de maus de 5.000 anos, poderá encontrar muitas menções aos cauris, ou búzios, como moeda de troca e de comércio e por isso, indicação de riqueza. Pois os cauris possuem essa conotação nas sociedades de culto africano no Brasil e na África , perpetuadas aqui pelo Candomblé, porque consistiam em moedas. E também encontraremos mitos coincidentes no I CHING e nas tradições africanas. Sem falar que a língua yoruba se parece muito a esses idiomas orientais, sobretudo ao japonês. Como explicar isso? Embora não existam estudos que atestam esse contato temprano, a mim, me parece evidente. Obrigada pelo vídeo e pelas reflexões!
Obrigado pelo comentário!
Só uma observação, o título do video. É que sao vítimas do prejuicio de que os africanos apresenta se como "escravos". Atencao, com as influências racistas, sibretudo, dos europeos; o simplemente é comercial. Fora de isso, há uma boa informacao sobre esta relação, e é histórica. Agradeco-vos.
Que belo trabalho
Muito obrigado