Guia completo - com preços! - para as vinícolas de Mendoza - Argentina
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Já fui quatro vezes para Mendoza e divido minhas experiências neste vídeo. Talvez o que um brasileiro deva ter mais atenção no momento na Argentina é o câmbio. Na verdade, são dois, o oficial e o paralelo, ou “blue”. Saber utilizar o câmbio blue - com solução dentro da lei - permite pagar até metade do preço em vinícolas, hotéis, passeios. Além do meu vídeo, sugiro consultar o site: www.viajenavia...
Para ver preços e roteiros do Bus Vitivinícola, consulte: busvitivinicol...
Eu já fiz passeios com bom custo-benefício na Mendoza Viajes. A agência fica no calçadão de Mendoza. Vale ficar atento, pois minha experiência é anterior à pandemia.
Para Remis, estou consultando a Driver in Mendoza. Não testei o serviço.
Em breve estarei na região. Aguarde mais informações sobre a Disneylândia do vinho!
Perdi horas vendo gente chata com conteúdo vazio. Valeu por ter encontrado esse vídeo.
Nossa vc nasceu pra isso ! Nunca vi algo tão bem detalhado e explicado 👏🏻👏🏻
Já perdi a conta de quantas vezes vi esse vídeo! Guia definitivo pra minha viagem, muito obrigada, Nilton! Conteúdo perfeito.
Gostei bastante do vídeo! Ele é objetivo, claro e oferece informações precisas de forma direta e eficiente.
O melhor vídeo de todos! Muito obrigada mesmo! Melhor roteiro que fizemos e concordo com tudo que foi falado. Salvou as férias da nossa família.
Galera só façam
Estou anotando muita das suas dicas irei em maio ...e ja estou sonhando ... parabéns conteudo incrível e uma dinâmica excelente em passar as informações melhor vídeos de mendonza
Também irei em Maio 😊9 a 15 e vc?
@@palomaosantana vou 20/05 a 24/05
Hola Nilton, soy de Mendoza, bastante clara su información y da para ver cómo el turista brasileño ve nuestra región desde su punto de vista. Muchas gracias
Oi, Antonio: eu que agradeço seu comentário! Espero ajudar a divulgar essa região maravilhosa para os brasileiros, sempre fazendo questão de lembrar como somos bem tratados pelos "hermanos" e "hermanas" de Mendoza. Um abraço!
Já assisti inúmeros vídeos sobre Mendoza, mas os seus são os melhores e mais esclarecedores!! Parabéns e obrigada. Já estou arrumando as malas e suas dicas ajudaram muiiiito!
Obrigada pelo conteúdo . Melhor vídeo sobre Mendoza . Objetivo , prático , didático é muito esclarecedor . É um dom mesmo
O parque San Martin é muito bonito, o seu entorno é muito bom.
Excelente conteúdo e edição!!
Melhor vídeo sobre Mendoza, parabéns e obrigada pelo ótimo trabalho 👏🏼
Concordo!
Trabalho muito bem feito
Excelente, mais didático impossível.
seu vídeo tem tremenda qualidade! parabéns!
Passando para parabenizar pelos vídeos. Esse aqui em particular está excelente. Abraços
Eu segui as suas dicas e amei minha viajem. Muito obrigado. Clos de chacras que surpresa agradável. Amamos
Nilton, você tem o dom! Eu e meu marido estamos de viagem marcada para Mendoza dia 22/08, temos visto muito material no youtube, mas o seu conteúdo foi o que mais nos ajudou. Ficamos ainda mais empolgados e já estamos “espertos” com relaçào a câmbio e WU. Muito obrigada por compartilhar suas experiências! Ficamos na dúvida com relação ao transporte de trem que vc mostrou, não conseguimos localizar até onde ele chega. Poderia nos dar “mais” uma dica? Grande abraço!
Oi, Fernanda. O trem vermelho tem como ponto final a estação da Bodega Lopes. No caminho inverso, ele corta o centro de Mendoza pela avenida Belgrano. Uma ótima viagem para vocês!
VÍDEO EXCELENTE! Ganhou + 1 seguidor!
Adorei seu vídeo! Até agora de todos... com as informações mais valiosas e com vários aspectos observados! Parabéns pela dedicação ao canal, realmente me ajudou muito!
Adorei e preciso realmente ir a Mendoza! Seus vídeos são muito bons como sempre! 🍷
Irei em Agosto, finalmente! rs
Eu tbm
Vou em agosto 2023. Obrigadaaaa pelas dicas.
Obrigado!! Vou a mendoza semana que vem e estava procurando um video exatamente igual a esse kkkkk
Muito bom o seu vídeo! Foi o mais esclarecedor que já assisti sobre Mendoza.
Obrigada por compartilhar :)
Obrigado. Acabei de sair de Mendoza. Aguarde novo vídeo sobre essa região incrível.
Melhor vídeo sobre viagem a Mendonza! Parabéns pelo conteúdo e obrigada!
Eu que agradeço!
Oi. Ontem estivemos compartilhando a experiência no pedra infinita. Sabiamos que tínhamos visto o senhor antes só que fomos nos dar conta quando chegamos ao hospedagem. Obrigada por ter nos ajudado. Tínhamos assistido este vídeo enquanto planejavamos as férias :)
Que vídeo didático ! Indo a primeira vez , excelente
Caro Gil: depois volta aqui e conta como foi sua experiência. Uma ótima viagem, grandes vinhos!
Muito produtivo ver seu vídeo, ilustrativo e didático. Parabéns.
Obrigado!
TOP demais. Será minha próxima viagem 😊😊
O camarada é excelente. Aqui pra vc, senhor🫶
Muito bom como sempre Nilton! Ainda precso ir para Mendoza 🤩
Parabéns pelo conteúdo, Nilton! Estou planejando uma viagem de uma semana a Mendoza (o desafio de otimizar e priorizar) e sua curadoria foi uma das melhores que encontrei. Vou seguir acompanhando as novidades. Abs!
Fantástico 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 vídeo maravilhoso parabéns 👏🏻👏🏻
NIlton, que vídeo bom!! Parabéns pelo conteúdo, excelente mesmo. Já anotei todas as dicas.
blz. muito útil suas dicas.
Muito obrigada. Melhores dicas sem dúvidas.
Precisamos de vídeos assim!!! Inteligentes e maravilhosos!!!!!
Muito bom, obrigado
Excelente teu vídeo ...muito simples e explicativo .Parabéns ,saúde🍷🍷
🇧🇷 Única Rota do Vinho, que eu conheço é em..... SÃO ROQUE/SP.
🇧🇷 Eu moro em SOROCABA/SP.
💚🇧🇷💛
Grato pelas dicas! Irei no período de 13 a 22/10/22 e ja anotei várias de suas dicas!!
Fomos em janeiro DE CARRO do Paraná até Mendoza e gostamos muito! Trouxemos bastante vinhos na volta (limite é de 16 garrafas por pessoa) que estavam muito baratos. Recomendo ficar no mínimo 3 dias na cidade. Abraço.
Parabéns pelo vinho, ou melhor, pelo vídeo, esclarecedor...
Top. Onde está link para vídeo do Blue?
Muito bom o vídeo!! Já estou seguindo o canal infovin!! Parabéns pelo conteúdo!!
Excelentes dicas. Grato!
Excelente vídeo. Parabéns!
Irei neste inverno tambem, espero te encontrar la, um abraco
muito bom, parabéns pelas dicas, adoramos
Obg pelas dicas já reservei visita no El Enemigo em agosto.
Eu que agradeço! Depois da visita, volte aqui e deixe sua opinião.
Como vc reservou visita ela inimigo. E vincula ou restaurante
Excelente e atual vídeo! Aguardando as impressões dessa viagem de agora e o contato dos remis que vc disse!
Muy buen video! Saludos
Ótimo vídeo. Pretendo ir agora em Setembro graças a esse vídeo maravilhoso. Na sua opinião quanto gastar lá por dia por pessoa? Abraz
Nilton, achei seu canal por acaso e gostei muito!! Parabéns já assisti e curti todos os vídeos! Estou aprendendo mais sobre vinhos e degustando alguns mais complexos! Nov/2022 irei para Buenos Aires e Montevidéu/Punta e Sacramento! Existe alguma vinícola/bodega interessante no Uruguai (próx. de Montevidéu) ou de Buenos Aires?
O vídeo ficou top mesmo e você falou sobre coisas que ninguém fala uma pergunta: você comprou os passeios do Brasil mesmo?
Olá, Rodrigo: alguns passeios, eu arrisquei e comprei lá, mas recomendo muito a NÃO FAZER ISSO! Se puder, reserve tudo já no Brasil. Um abraço!
Eu percebi que na el inimigo cada 30 minuto uma reserva. Então eu só vou almoçar em 30 minutos?
Gostei muito, obg;)
Muito interessante seu vídeo, bem esclarecedor, estarei indo em janeiro pra lá, e tenho uma pergunta a respeito do cambio, eles aceitam o real nas viniculas e restaurantes? Pois facilitaria em muito, sem precisar trocar por pesos.
Boa tarde, Nilton. Seu vídeo da Disneylândia nos fez escolher Mendoza para viajar na segunda quinzena de setembro. Assistimos também a dica de câmbio. Com todos os perrengues, você ainda recomenda WesternUnion? Independentemente de resposta, muito obrigada por compartilhar com sinceridade suas dicas e impressões sobre a experiência. Um abraço. Sylvio e Claudia.
Prezado: veja meu vídeo sobre câmbio blue. Não recomendo a Western Union. Leve dólares (dinheiro vivo, "cash") para trocar por pesos no câmbio blue lá. Qualquer hotel vai te indicar o lugar para fazer a troca. Neste momento em que escrevo para você, a situação na Argentina está dramática, com preços fora de controle. Leve quantos dólares puder. Um abraço
Nilton, vc poderia dar mais informações sobre o Ônibus que vai para as regiões? Eu vi os seus vídeos sobre Mendoza e achei o mais completo. Estou com viagem marcada pra lá mas esse transporte de mendoza às bodegas ainda está nebulosa. O ônibus Viti Vinícola impõe os lugares pra almoço. Sendo que não incluem os lugares que quero almoçar.
Oi, Silvania: é isso mesmo, o roteiro do ônibus vitivinícola é bastante rígído. Eu acho que vale a pena, do ponto de vista econômico, para uma das áreas mais distantes, bonitas, e com grandes vinhos que é o Vale do Uco. Nas outras, que são mais perto do centro do Mendoza, dá até para arriscar ir e voltar de táxi ou de transporte coletivo.
Olá bom dia estou indo pra mendoza em setembro passar 10 dias , seus vídeos estão muito bons para referência. Não consegui buscar o material , guia, e outros docs poderia me mandar por favor. Obrigado abraços!
Prezado: não tenho material a não ser meus vídeos aqui no canal. Sugiro a você consultar o site das vinícolas para ter mais informações do que fazer, principalmente como reservar os passeios. Um abraço!
Nilton, numa primeira visita você acha que vale a pena conhecer a Santa Júlia na região de Maipu e a Zuccardi vale do uco que são da mesma família ? Meu roteiro está assim : Casa Vigil , Santa Júlia , trapiche / Zuccardi , salentein, lá azul / carena zapata, Susana balbo , anaia . Zuccardi muito longe da salientein e lá azul , então se puder , me dá um dica para não perder a Zuccardi . O bus vitivinícola só vai lá às quartas e não terá nenhum quarta no meu roteiro . Fico de quinta a terça . Desde já agradeço a atenção
Prezada Paloma: a Santa Júlia, em Maipu, é completamente diferente da Piedra Infinita, a vinícola futurista da Zucardi no Vale do Uco, que é incrível. Fique com a segunda, se precisar escolher. A Santa Júlia tem áreas legais, mas é bastante industrial. Entre a Piedra Infinita e a Salentein, eu ficaria com a Salentein, numa primeira visita, pois tem mais para ver. Mas se você for almoçar, Piedra Infinta é a melhor (e muito mais cara) escolha. Mas sugiro você não sofrer com o que não poderá ver. Seu roteiro é impressionante. Garanto que você vai voltar. E toma muita água! Um abraço!
qual o transfer que vcs usaram ao chegar em Mendoza ?
tem metro ?
🎉
Boa noite
Muito bom !!
Eu uso cartao Wise é aceito em Mendoza?
Nilton, muito obrigado pelo vídeo!! Muito esclarecedor e didático!
Estou com viagem marcada para fim de outubro para Mendoza e não vejo a hora!
Pode, por favor, me ajudar com uma dúvida?
Estou em contato com uma agência que faz alguns passeios e eles estão me passando as cotações em dólar… por exemplo, 100 e poucos dólares por pessoa para uma visita a 3 vinícolas.. mas minha dúvida é a seguinte: como faço para aproveitar a cotação paralela neste caso? Se eles estão passando a cotação em dólar, quer dizer que não aceitam os pesos adquiridos pela cotação paralela correto? Estou com muitas dúvidas em saber como conseguir pagar as coisas aproveitando o dólar paralelo…
Muito obrigado
Prezado Leonardo: nesses casos, e também na negociação com hotéis, verifique se você pode pagar tudo em dinheiro vivo ("pagar en efectivo") e em pesos na Argentina. A maioria faz essa operação. E verifique se a cotação em dólares é a oficial. Vale dizer que nenhuma empresa pode cobrar valores do dólar blue. Isso é ilegal. Para resumir, feche pacotes e hotéis para pagar "en efectivo" na cotação oficial e na Argentina. Leve dólares do Brasil e troque em Mendoza nas casas de câmbio pela cotação blue. Ou faça operação de envio via Western Union. Pagar em dólar cash por serviços na Argentina é pagar mais do que o dobro do valor. Não aceite isso. Um abraço
Saberia me dizer sobre os vinhos e hospedagem no Casa de Uco Vineyards?
@@gilberto.varela Prezado, desconheço. Se você for, passe aqui de novo e deixe suas impressões do lugar. Um abraço
Boa tarde Nilton! Bela apresentação. Gostaria de saber em que meses cai a Primavera em Mendoza. Grande abraço!
Prezado Paulo, as estações são as mesmas no Brasil e na Argentina. Um abraço!
Qual site para comprar ingressos Bodega El Enimigo e Catena Zapata ?
Nilton boa tarde tudo bem? Fiz uma busca sobre Mendoza e uma das sugestões foi o seu video e canal. Obrigado pela clareza das informações, rápido e pratico. Uma duvida que fiquei foi sobre qual moeda usar no dia a dia. Peso ou dolar. Ou os dois dependendo do lugar. Por exemplo: hospedagem você pagou em dolar? E as bodegas? Em peso? Um grande abraço. Salude!
Prezado, veja meu vídeo sobre Cambio Blue. Se você continuar com dúvidas, retorne aqui. Um abraço
@@infovin Assisti na sequencia. Entendi que vc recomenda: trocar por pesos na WU (mesmo com percalços) e manter uma reserva em outra moeda para emergencias e possivel troca com cambistas. Obrigado!
@@brunoalsantos prezado: a situação do câmbio na Argentina está bastante confusa neste instante em que escrevo. Eu sugiro você levar dólares em dinheiro vivo e trocar no câmbio blue na Argentina. Obviamente, tome extremo cuidado com sua segurança, trocando poucos dólares de cada vez. Não utilizaria a Western Union por receio de falta de pesos para a troca. Um abraço!
@@infovin obrigado pelas informações e ajuda, Nilton!
Nilton, muito bom os teus vídeos! Só queria saber se usando o bus vitivinícola precisa reservar as vinícolas e o almoço. Ou está tudo incluído no tour? Obrigada
Prezada Lúcia, na maioria das vinícolas, você não precisa fazer as reservas de almoço com antecedência. As exceções para o almoço você acha no site do bus vitivinícola, mas são poucas. Quanto às visitas, você não precisa se preocupar. Um abraço!
Oi Nilton bom dia. Muito obrigada pelo conteudo dos seus videos. Depois de 30 anos juntos, eu e meu esposo vamos ter nossa tao sonhada lua de mel. Adoramos vinho e depois de muita pesquisa e de assistir seus videos decidimos por
Mendonza. Vamos viajar em Setembro de 2023 e depois de comprada as passagens vamos procurar lugar para ficar. Em um de seus videos vocês ficaram em um Arbnb e falou que era para ficarmos atentos na hora de pagar seja hotel ou arbnb. Dai fiquei em dúvida, pois o arbnb na hora da reserva ja colocamos o cartao de credito , mas nos cobra somente na hora do check-in. Nesse caso terá variação de câmbio? Hoje vejo que vou pagar um valor e no dia pago outro valor? No hotel seria o mesmo caso? E o que você acha de na hora que chegarmos em Mendonza ja ir direto para a estação de esqui e ficar lá uns dois dias? Muito obrigada por tudo🤩
Cara Shélei: em relação à reserva do Airbnb, o que vale é o quanto você, no final, vai pagar em reais. Eu fiz essa conta e - mesmo não podendo utilizar o câmbio blue - achei que valia muito a pena. E valeu mesmo. Em relação aos hotéis, faça reserva naqueles que permitem cancelamento sem multa e pagamento em moeda local e quando você chegar. Nunca utilize cartão de crédito nesses casos, a não ser para efetivar a reserva no site. E combine toda a operação por escrito com o hotel! Se você reservar pelo Booking, essa comunicação é bem fácil. Ou seja, você vai levar dólar, trocar por pesos em câmbio blue do dia, e pagar o hotel em pesos recém-trocados. Quando à estação de esqui, até onde eu sei (e tenho pouca informação sobre este assunto) tem havido pouquíssima neve em Mendoza. O que não quer dizer que, quando você for, não possa cair uma nevasca no dia anterior. Se você e o seu marido nunca esquiaram, contrate um bom professor e ótimos equipamentos. Não parece, mas é algo extremamente perigoso para quem nunca teve contato com o esporte. Um ótima lua de mel, grandes vinhos!
Muito obrigada pela atenção e carinho Nilton. Me ajudou bastante😉
Estarei lá em agosto
Também irei em Agosto!
Eu tb😊
bom dia mestre! otimo video... me diga uma coisa, você sabe se no momento ainda está acontecendo essa historia do cambio blue? tenho viagem marcada em Abril, e achei muito caro pelas agencias (média de 2500 por pessoa por dia visitando 2 a 3 vinícolas) Caso eu fizer tudo por conta no cambio blue sai pela metade do preço?
A Argentina vive um momento caótico na economia com a chegada do novo presidente Milei. Houve uma grande desvalorização do peso. Isso quer dizer que, no momento em que escrevo, 4 de janeiro de 2024, a diferença entre peso oficial e peso blue é de apenas 10%, uma péssima notícia para nós, brasileiros. Em abril, a história pode ser outra. Portanto, sugiro a você ir acompanhando a novela por meio do site Viagem na Viagem - Guia de Buenos Aires, que está dando boas e atualizadas informações sobre o assunto. Depois que você for, volte para cá e escreva sobre como foi sua experiência. Um abraço!
obrigado pela informação, não estava sabendo do ocorrido em relação ao câmbio blue, voltarei sim. Abraço@@infovin
Pensava que a Argentina estava no fundo poço a muitos anos mas descobrir que ela está vivendo um momento caótico agora 😢 pq mudou o câmbio Blue 😮
Adorei as suas dicas!!! Compensa mais ficar em hotel ou Airbnb? Estou planejando ir no próximo ano, no outono
Cara Camila: um casal de amigos acabou de voltar de Mendoza. Ficaram em apartamento do Airbnb. Neste momento, acho melhor custo-benefício em relação aos hotéis. Grato!
Falou sobre agencias de turismo?
Cara Priscila: este vídeo não trata de agências de turismo por algumas razões. Ele foi realizado algum tempo depois da pandemia, quando várias agências estavam com problemas e cheias de reclamações de clientes. Outro ponto é que, mesmo respeitando e, algumas vezes, utilizando o serviço delas ao redor do mundo, acredito que é sempre melhor planejar bem uma viagem para fazer tudo sozinho. Sai mais barato, temos mais tempo para desfrutar e quase sempre o vinho é melhor. Se você utilizar serviços de agência de turismo e tiver uma boa experiência, deixe uma dica aqui. Obrigado
Olá, tudo bem?
Parabéns pelo trabalho, muitas dicas bacanas. Quero conhecer em setembro.
Consigo comprar passagens somente por agências de viagens?
Você pode fazer toda sua programação pela Internet. Pesquise o preço das passagens pelo Google Flights, principalmente se você for flexível em relação ao dia de ida e de volta. Fique atenta que há alguns dias da semana com voos diretos. Uma ótima viagem! Aguarde mais conteúdo de Mendoza nos próximos dias.
Nilton, gostaria se saber se é possível pagar contas no débito em dólar. Vc sabe se compensa ao invés de andar com dinheiro em espécie?
Prezado, no momento em que escrevo, a Argentina está passando por um turbilhão econômico, em função da chegada do novo presidente Milei. Vamos precisar aguardar umas semanas para ver o que para em pé na economia e no câmbio. De qualquer modo, se você precisar viajar, recomendo levar dólar "cash" para trocar. Um abraço!
Ainda é confiável Mendoza Viajes?
Alguém sabe me dizer se é possível pagar em cash ou outro cartão no dia da visita da vinícola? Ou é pago apenas com cartão realizado na reserva no site. Obrigado.
Caro Pedro: em dólar "cash", dificilmente não irão aceitar. Mas sugiro a você entrar em contato com as vinícolas antes e perguntar. Cartão de crédito nas vinícolas é roubada (para quem usa), em função de diversas taxas escondidas. E fique atento que a economia da Argentina está de pernas para o ar, com a chegada do presidente Milei. Aquelas vantagens do câmbio blue não existem mais. O site Viagem na Viagem - Guia de Buenos Aires - tem feito relatos atualizados sobre o assunto. Consulte para não ter surpresas. Um abraço.
Nilton
Vc conhece alguma van que possa nos indicar para ficar com um grupo de 10 pessoas? E alguem de confiança que faça o cambio blue?
Cara Evellyn: sobre a van - aconselho a fazer reserva no hotel já e pedir referências. Eles devem ter alguma. Trocar dinheiro no centro de Mendoza é fácil e seguro, mas atenção! Escrevo para você no meio da eleição presidencial da Argentina. Há um candidato com grandes chances de ganhar que pode colocar a economia do país de pernas para ar (pior do que já está). Prepare-se para qualquer situação levando dólar "cash", dinheiro vivo. E vamos todos e todas torcer para melhores dias para nossos hermanos. Um abraço!
Ótimas dicas, estou indo com a esposa de 30/5 a 3/6, é um bom período para viajar? E sobre as reservas nas vinícolas, como eu faço?
Prezado: essa é a parte "braçal" da viagem. Entre no site das vinícolas e faça as reservas individualmente. Outra alternativa é fazer a visita com o bus vitivinícola, em que isso é necessário somente para almoço nas bodegas mais concorridas. Um ótima viagem!
@@infovin muito obrigado
@@infovinquando fazemos a reserva, é solicitado número do cartão, para o caso de não comparecermos no dia. Corremos o risco do nosso almoço ser cobrado com o cartão de crédito??
Excelente vídeo! Parabens! Estou planejando visitar mendoza em Abril. Vi as suas recomendação de adegas. O que me sugere fazer como roteiro? Ficarei de terça a sabado (18 ate 22 - dias enteiros)
Muito obrigado!!!
Oi, Rodolfo: você tem mais de 200 vinícolas para decidir! Se você nunca foi para Mendoza, eu sugiro você ir do mais parte para o mais longe: Tonelles, depois Trapiche e outras em Maipu, aí Kaiken, Clos de Chacras, entre muitas outras em Lujan de Cuyo e finalmente as bodegas do Vale do Uco, como a Piedra Infinita. Essa lista é só uma sugestão mesmo. Visite os sites das vinícolas e veja o que mais agrada. Um ótimo passeio e grandes vinhos!
@@infovin muito obrigado!!!
😃🙏
Por gentileza informar se taxi e fácil ou tem que contratar?
Cara Andreia: é facil para sair de Mendoza e, quanto mais longe você for, mais demorado é para voltar. Se você for visitar várias vinícolas no mesmo dia em lugares distantes, sugiro contratar um remis. Um abraço!
Vá a Suíça no outono, degustação e jantares em vários barcos de 2 andares, atracados em Zurique, com vinhos do mundo inteiro. Impossível eleger o melhor com centenas de marcas. Em 2008 paguei apenas 18 Francos Suiços na entrada, com direito a passar de um barco a outro, com degustação de vinhos acompanhados de pães ou azeitons, etc, incluso. La Fondou paga a parte, se quiser jantar.
Cara Marizza: já coloquei na minha lista de desejos. Os vinhos suíços são ótimos, tão bons que os próprios suíços tomam quase tudo!
Pq tudo em dólar?
Oi Elisama: como o vídeo pode ficar alguns anos disponível, o dólar é a moeda que menos varia e, assim, pode dar uma referência mais estável para alguém compreender o valor dos serviços e produtos.