Parabéns professor!!! muito boa e fácil de entender sua explicação, estou terminando meu curso técnico em eletrotécnica e vir muitos alunos desistirem do curso no primeiro modulo porque muitos professores não tem a paciência de explicar da formar que o senhor está explicando e ainda dizem que o conteúdo é difícil. Se os alunos que desistiram fossem seus alunos com certeza eles teriam aprendido com facilidade. Parabéns!!!
Excelente explicação,ja tinha virado o you tube de cabeça pra baixo e não tinha achado nenhuma explicação que me ajudassem entender,mas que bom que achei o seu canal e consegui resolver minha questão.Muito obgda
nelson barreiro obrigado pelo retorno. Também tenho um blog com vários artigos. Chama-se Resenhas da Atualidade: Educação Profissional. Está hospedado no Blogger. Tudo de bom.
Dryk Albuquerque Obrigado pelo retorno. Espero ter ajudado. Também tenho blog chamado Resenhas da Atualidade Educação Profissional no Blogger. Lá tem alguns artigos interessantes também. Tudo de bom.
maravilhoso vídeo! Muito bom éra exatamente o que eu estava precisando. Obrigado pela explicação perfeita, explicação dosistema linear que é fundamental para resolução de exercícios. Nem sempre podemos utilizar calculadores em exames admissionais ou em exercícios do curso então foi fundamental toda matemática envolvida. Obrigado amigo que Deus te abençoe!
Aysllan Souza obrigado pelo retorno. Tenho um Blog com diversos artigos. Chama-se Resenhas da Atualidade - Educação Profissional. Visite-o e ajuda a divulgar. Tudo de bom.
vasco bras obrigado pela mensagem. Espero ter ajudado. Também tenho um Blog com diversos assuntos. No Blogger, procure Resenhas da Atualidade Educação Profissional. Tudo de bom.
Ai meu tio, esta de parabéns pela didática, me ajudou bastante, continue com esse intuito de ensinar que com essa didática o senhor vai longe, sucesso nego!
Susiany, obrigado pelo retorno. espero ter ajudado de alguma forma. Também tenho um blog chamado Resenhas da Atualidade: Educação Profissional no Blogger. Tem vários artigos interessantes. Dá uma olhadinha lá também. Tudo de bom.
Professor, eu usei esse seu método para resolver meu exercício e fica um resultado bem diferente da resposta que o meu professor deu. E também o método dele é diferente. A única coisa nisso tudo é que as somas das tensão não tá dando zero, porém pela lei dos nós os valores ficam bem próximos. O circuito seria esse: 2 fontes de tensão, uma de 200v e outra de 60v. Os pólos dos mesmo é: O de 200v, o sinal de positivo está voltado para cima e no outro está para baixo. O circuito possui duas malhas, na primeira tem um resistor de 120 homs na parte de cima do circuito saindo da fonte de 200v. Na segunda malha tem dois resistores, um de 80 homs que fica na parte de cima saindo da fonte de 60v e o outro resistor fica na parte de baixo e é de 90 homs. No meio das malhas existe mais um resistor que é de 70 homs. Nós definimos que as correntes seria desse modo. O i1 entra no nó da parte de cima, o i2 sai do mesmo e vai para o ramo do meio e o i3 também sai do nó e vai para direita em direção a fonte de 60v. Definimos também que o sentido da malha é horário. A resposta que encontramos é: i1=1,29A; i2=0,65A; i3=0,61A. Usando esses resultados e aplicando na lei dos nós eu tenho que i1=i2+i3, i1= 0,65+0,61=1,26A, ficando bem próximo do i1. Porém se eu aplicar esses mesmo valores das correntes na lei das malhas o resultado não dá zero. Acreditando eu que o problema está errado. Ps: Pedi ajuda dele e ficou bem confuso pra mim e vi seu vídeo e tentei fazer e mesmo assim não deu. Agradeceria se pudesse me ajudar a entender isso. Ou qualquer um que estiver lendo e puder ajudar eu agradeço também.
Levi Paes, bom dia. Obrigado por entrar em contato. Quando você escolheu o sentido das correntes, você passa a usar o método dos nós. Tenho um vídeo no canal sobre este método. Uma vez que você definiu os sentidos de I1, I2 e I3, você precisa polarizar os resistores conforme esta definição dos sentidos escolhidos. Após a polarização dos resistores é que você pode adotar o sentido horário para escrever as duas equações das tensões das malhas 1 e 2. Eu resolvi o exercício e as correntes são I1=1,282 A, I2=0,658 A e I3=0,624 A. Eu arrendei alguns resultados. Envia seu e-mail que repasso a resposta. Tudo de bom.
Levi Paes Outro detalhe: como as divisões não foram exatas e tivemos que arrendar os resultados, a somatória das tensões não será zero mesmo. Em uma malha, a somatória deu -0,1 e na outra malha 0,2. Não se preocupe, pois está dentro da margem de incerteza de medição. Tudo de bom.
Luciano Lucena muito obrigado professo! Vi seu outro vídeo de LKC ainda agora e não sabia que era na verdade dois métodos. Eu achei que usávamos os dois ao mesmo tempo. De novo muito obrigado e bom dia.
Eu queria ver um exemplo com o mesmo circuito, mas para descobrir o valor de um resistor desconhecido. Igual a esse exemplo, mas para descobrir o valor de R1.
Prezado Milton, do ponto de vista matemático, os valores calculados e medidos são os mesmos. Quanto à polaridade, o sinal dos valores medidos depende da referência adotada. Tudo de bom.
ola professor boa tarde gostei muito da explicação tem exames finais hoje e a minha unica duvida e do porque adotar as divisões das duas malhas por 20 qual o criterio utilizado e como saber por qual numero dividir as malhas mas fica aqui os meus parabens na sua explicação
Sérgio Buts obrigado pelo retorno. O divisor para cada coeficiente das equações é opcional. Utilizei o número 20 por ser divisível pelos coeficientes. Você pode ou não utilizar o divisor para reduzir os coeficientes. Tudo de bom.
Boa tarde! Caso vc mantenha todas as convenções como determinou, porém a fonte V2 fosse invertida....como ficaria a equação da malha 2? Lembrando que as flechas se mantém da mesma forma, só alterando a polaridade da V2. Obrigado!
Nos minutos 23:00 eu fiquei me perguntando: por que ele fez 18 - 2,25 ao invés de 2,25 - 18? Daí vejo que ele ja corrigindo o sentido da corrente, preferiu usar positivo, sendo 18 - 2,25. Uma análise a mais; se eu fizer 2-3 vai dar -1 e se for 3 - 2 dá 1, ou seja, o que mudou foi a correção final do sentido da corrente, por causa do sinal negativo. Me corrija se eu tive errado!
Professor... e se uma das malhas tivesse dado valor negativo da corrente, teria que refazer a equação adotando o sentido inverso e refazer todos os cálculos?
Flávio, obrigado por assistir ao vídeo. O sinal negativo apenas indica que o sentido adotado da corrente não é o sentido real no circuito. Não é preciso refazer os cálculos porque os resultados numéricos serão os mesmos. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Olá, tudo bem? Se não tiver ocorrido nenhum sinal trocado nas equações encontradas por você, neste exemplo, utilizando o método apresentado, I1 e I2 terão sinal positivo. Revise suas equações de acordo com a metodologia explicada no vídeo, por favor. Ok? Espero ter ajudado e se ainda tiver dúvida, basta perguntar. Tudo de bom!!!!
Tenho uma dúvida a fonte de valor 60 tá positivo quando passa pelo o sinal de igualdade ela tem que fica negativa se for isso mesmo os valores estão errado certo?
Jose Aguiar, pela convenção que foi adotada, utilizamos o sentido horário para escrevermos as equações das malhas. O primeiro sinal que encontramos na fonte de 60 V é o negativo. Veja na equação da malha 2 que a parcela da fonte em questão é - 60V. Quando passa para o outro lado da igualdade, o sinal fica positivo. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Sem dúvidas a melhor explicação que vi até agora
A melhor explicação que achei aqui no UA-cam, fácil de entender.
Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento.
A melhor explicação que consegui ver, obrigado professor
Parabéns professor!!! muito boa e fácil de entender sua explicação, estou terminando meu curso técnico em eletrotécnica e vir muitos alunos desistirem do curso no primeiro modulo porque muitos professores não tem a paciência de explicar da formar que o senhor está explicando e ainda dizem que o conteúdo é difícil.
Se os alunos que desistiram fossem seus alunos com certeza eles teriam aprendido com facilidade. Parabéns!!!
Obrigado. Espero que você também tenha gostado dos outros vídeos. Tudo de bom.
Professor estou precisando de ajuda pra fazer uns cálculos sobre estas leis de Kirchner. Se tiver como me ajudar me manda um oi. 31998745770 Daniel
parabéns a sua forma de explicar e excepcional
Melhor explicação do UA-cam.
Perfeito, conferir no falstad e bateu certinho.
que aula boa mto obrigado
Gabriel, obrigado pelo retorno. Espero que este e outros vídeos do canal lhe ajude. Tudo de bom.
A mais perfeita explicação, me ajudou muito, obrigado.
Excelente explicação,ja tinha virado o you tube de cabeça pra baixo e não tinha achado nenhuma explicação que me ajudassem entender,mas que bom que achei o seu canal e consegui resolver minha questão.Muito obgda
Muito boa a explicação gostei meu amigo blz parabéns
Que explicação show de bola!!!!!!
Agora consegui entender os sinais na equação...😅
Gratidão professor!🙏
Procurei bastante vídeo e nenhum foi tão eficaz e explicativo como o seu. Agradeço muito! Continueeee!!!
Obrigado pelo retorno. Espero que tenha gostado dos outros vídeos do canal também. Tudo de bom.
explicação melhor que essa impossível
Simples e objetiva, perfeita explicação mestre.
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom!
Excelente explicação passo a passo isso foi ótimo . Parabéns
Melhor vídeo aula...assistindo em 2020
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Bom dia Prof Luciano, Agradeço por ter compartilhado seu conhecimento de uma formar tão detalhada e clara!!!
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Aula muito boa, consegui aprender essa análise muita mais rápido. Parabéns!
Sinplesmente espetacular. Muito obrigado. Um abraço de Portugal
Obrigado pelo retorno. Tem outros vídeos no canal. Tudo de bom.
Parabéns pela vídeo aula, curso eletroeltronica estou no 1 do colegial me ajudou muito.
Ótima aula! Parabéns professor, e obrigado por disseminar conhecimento!
Simplicidade na explicação, Valeu!
Obrigado professor, explicação top, de fácil compreensão. 👏👏👏👏👏
Excelente explicação professor, muito obrigado!
show do bola! relembrando matéria para realizar prova de conhecimentos em uma empresa. obrigado pelo conteúdo.
Obrigado. Que bom que posso ajudar. Tudo de bom.
Muito bom a forma de ensinar. Assisti vários vídeos e só com esse vídeo consegui intender.
nelson barreiro obrigado pelo retorno. Também tenho um blog com vários artigos. Chama-se Resenhas da Atualidade: Educação Profissional. Está hospedado no Blogger. Tudo de bom.
Ótimo vídeo, parabéns pela didática!
Gabriel Weber, obrigado pelo retorno. Tudo de bom!
Foi a melhor explicação que eu vi até agora. Valeu professor!
Obrigado. Espero que tenha gostado dos outros vídeos também. Tudo de bom.
Amei sua aula professor!
Parabéns!
Muito didático e super esclarecedor... não tem como não entender! Obrigada 🙏🏼
Dryk Albuquerque Obrigado pelo retorno. Espero
ter ajudado. Também tenho blog chamado Resenhas da Atualidade Educação Profissional no Blogger. Lá tem alguns artigos interessantes também. Tudo de bom.
Amei velho, muito bom, você é um ótimo professor, finalmente entendi o método de malhas, agradeço muito.
Obrigado pelo comentário. Sucesso para você, sempre.
melhor professor do UA-cam. Muito obrigado..
Obrigado pelo retorno. Espero que goste também dos outros vídeos do canal. Tudo de bom.
EXCELENTE AS EXPLICAÇÕES !!!
maravilhoso vídeo! Muito bom éra exatamente o que eu estava precisando. Obrigado pela explicação perfeita, explicação dosistema linear que é fundamental para resolução de exercícios. Nem sempre podemos utilizar calculadores em exames admissionais ou em exercícios do curso então foi fundamental toda matemática envolvida. Obrigado amigo que Deus te abençoe!
Muito obrigado Professor Luciano Lucena, exercìcio digno do ITA, muito bem explicado, si podesse deixava uns mil gostei.........................
pandagor Obrigado pela mensagem. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Explicacao marravilhosa! Parabens !!abracos de Moçambique
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Obrigado professor,vc me ajudou muito na prova de eletrônica
Parabéns belíssima aula muito boa gostei valeu mesmo parabéns cara .
Obrigado pelo retorno. Espero contribuir sempre. Tudo de bom.
parabéns,me.ajudou muito,fico mt agradecido pela sua boa vontade e tempo de ensinar essa matéria,abraços
Aysllan Souza obrigado pelo retorno. Tenho um Blog com diversos artigos. Chama-se Resenhas da Atualidade - Educação Profissional. Visite-o e ajuda a divulgar. Tudo de bom.
Obrigada, professor! Que didática!!!!!
Parabéns prof Luciano, excelente explicação, passo a passo e calmo com muita facilidade!!!! Abraço!
Ciência da Eletricidade/Marcos Antônio Santos Obrigado pelo retorno. Espero que tenha gostado também dos outros vídeos. Tudo de bom.
ótima explicação, professor! parabéns
Pra me,a melhor explicação do youtube.
vasco bras obrigado pela mensagem. Espero ter ajudado. Também tenho um Blog com diversos assuntos. No Blogger, procure Resenhas da Atualidade Educação Profissional. Tudo de bom.
Melhor vídeo aula sobre, nota 10!
Rafael Mateus obrigado pelo retorno. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Tirei minha dúvida .. obrigado
Ótima explicação, professor
Excelente vídeo. Ótima didática.
Obrigado. Espero ter contribuído.
Obrigada professor, ajudou me muito! Sucessos !
Laura Chauque obrigado pelo retorno. Espero ter ajudado. Também tenho um blog Resenhas da Atualidade: Educação Profissional no Blogger.
cara muito bom, de todos que eu procurei a sua sua explicação foi a melhor, gostaria que vc resolvesse um circuito com mais fontes por favor
Obrigado pelo retorno. Vou atender seu pedido. Aguarde novo vídeo. Tudo de bom.
Adorei! Didática impecável. Me salvou!
Nati Fraga obrigado pelo retorno. Tem outros vídeos no canal. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Ai meu tio, esta de parabéns pela didática, me ajudou bastante, continue com esse intuito de ensinar que com essa didática o senhor vai longe, sucesso nego!
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Obrigado meu chefe!
Passando por aqui pra estudar e agradecer pela aula.
Obrigado. Que bom que ajudo. Tudo de bom.
Obrigado pela aula, muito bem explicada, me ajudou.
Leonardo Sousa Santos Obrigado pela mensagem. Tudo de bom.
Aulão, parabéns professor!
Susiany, obrigado pelo retorno. espero ter ajudado de alguma forma. Também tenho um blog chamado Resenhas da Atualidade: Educação Profissional no Blogger. Tem vários artigos interessantes. Dá uma olhadinha lá também. Tudo de bom.
Muito obrigado Pfº Luciano
De nada. Espero que tenha gostado dos outros vídeos também. E obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
que doideira deu maior volta para fazer uma coisa tao simples
VC ME SALVOU MUITO OBRIGADO S2
Muito boa explicação, continue assim ☺️👏👏
Muito bom amigo, obrigado!
Parabéns muito BOM, como calcular um resistor pull down na base de um transistor para Não acionar um rele involutário?
Olá, tudo bem? Em resposta à sua dúvida, postei um vídeo no canal hoje. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
@@lumarcelo Muito obrigado, fique com Deus.
muito boa Aula, 100x melhor q meu prof da facul, parabéns.
Pedro Luiz Faria Daumichen Obrigado pelo retorno. Espero que tenha ajudado. Tudo de bom.
Gostei muito da explicação,Valeu.
Tony Souza Obrigado. Tudo de bom.
Muito boa explicação
aprendi um pouco diferente, mas seu método é muito melhor
Obrigado pelo retorno. Espero contribuir sempre. Tudo de bom.
boa aula, parabéns!
Obrigado pelo vídeo amigo, excelente explicação
Obrigado. Espero contribuir sempre.
Luis Antonio Alves Filho , obrigado.
Ótima aula professor, aqui no Senai da Bahia ensinam lei de kirchhoff assim vou ter uma ótima base agora pra fazer os exercícios
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Professor, eu usei esse seu método para resolver meu exercício e fica um resultado bem diferente da resposta que o meu professor deu. E também o método dele é diferente. A única coisa nisso tudo é que as somas das tensão não tá dando zero, porém pela lei dos nós os valores ficam bem próximos. O circuito seria esse: 2 fontes de tensão, uma de 200v e outra de 60v. Os pólos dos mesmo é: O de 200v, o sinal de positivo está voltado para cima e no outro está para baixo. O circuito possui duas malhas, na primeira tem um resistor de 120 homs na parte de cima do circuito saindo da fonte de 200v. Na segunda malha tem dois resistores, um de 80 homs que fica na parte de cima saindo da fonte de 60v e o outro resistor fica na parte de baixo e é de 90 homs. No meio das malhas existe mais um resistor que é de 70 homs. Nós definimos que as correntes seria desse modo. O i1 entra no nó da parte de cima, o i2 sai do mesmo e vai para o ramo do meio e o i3 também sai do nó e vai para direita em direção a fonte de 60v. Definimos também que o sentido da malha é horário. A resposta que encontramos é: i1=1,29A; i2=0,65A; i3=0,61A. Usando esses resultados e aplicando na lei dos nós eu tenho que i1=i2+i3, i1= 0,65+0,61=1,26A, ficando bem próximo do i1. Porém se eu aplicar esses mesmo valores das correntes na lei das malhas o resultado não dá zero. Acreditando eu que o problema está errado. Ps: Pedi ajuda dele e ficou bem confuso pra mim e vi seu vídeo e tentei fazer e mesmo assim não deu. Agradeceria se pudesse me ajudar a entender isso. Ou qualquer um que estiver lendo e puder ajudar eu agradeço também.
Levi Paes, bom dia. Obrigado por entrar em contato. Quando você escolheu o sentido das correntes, você passa a usar o método dos nós. Tenho um vídeo no canal sobre este método. Uma vez que você definiu os sentidos de I1, I2 e I3, você precisa polarizar os resistores conforme esta definição dos sentidos escolhidos. Após a polarização dos resistores é que você pode adotar o sentido horário para escrever as duas equações das tensões das malhas 1 e 2. Eu resolvi o exercício e as correntes são I1=1,282 A, I2=0,658 A e I3=0,624 A. Eu arrendei alguns resultados. Envia seu e-mail que repasso a resposta. Tudo de bom.
Luciano Lucena oh muito obrigado pela resposta. Leviphr@hotmail.com
Levi Paes Outro detalhe: como as divisões não foram exatas e tivemos que arrendar os resultados, a somatória das tensões não será zero mesmo. Em uma malha, a somatória deu -0,1 e na outra malha 0,2. Não se preocupe, pois está dentro da margem de incerteza de medição. Tudo de bom.
Luciano Lucena muito obrigado professo! Vi seu outro vídeo de LKC ainda agora e não sabia que era na verdade dois métodos. Eu achei que usávamos os dois ao mesmo tempo. De novo muito obrigado e bom dia.
Muito bom professor.
Marlon Martins obrigado. Tudo de bom.
Valeu me ajudou muito
Obrigado pelo feedback. Tudo de bom.
Valeu professor obrigado
Cara, você salvou minha vida 😍
Marly Kecia Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Obrigado!
Muito bom....
Excelente exemplo!!
Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Excelente!
Eu queria ver um exemplo com o mesmo circuito, mas para descobrir o valor de um resistor desconhecido. Igual a esse exemplo, mas para descobrir o valor de R1.
Olá Diogo, vídeo postado com o exemplo que você pediu. Tudo de bom.
Obrigadaa, 😀
Gostei! Muito bom!
Interessante é que quando medimos um circuito como este com um voltímetro dá tudo com o sinal trocado 40 - I1R1 - R3....etc
Prezado Milton, do ponto de vista matemático, os valores calculados e medidos são os mesmos. Quanto à polaridade, o sinal dos valores medidos depende da referência adotada. Tudo de bom.
@@lumarcelo EU SEI DISSO LUCIANO. O QUE EU FALEI É FRUTO DA OBSERVAÇÃO FEITA EM UM CIRCUITO REAL.
ENTRETANTO SUA AULA É BOA...
Obrigado pelo feedback. Tudo de bom.
Agora entendi.
eu tava varado no começo mas depois eu entendi kkkkk valeu pela explicação camarada
Escola de Manobras Brasil obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
Luciano Lucena eu que agradeço 😁
Excelente aula!!
Obrigado. É muito bom receber retorno do trabalho desenvolvido. Espero que tenha gostado dos outros vídeos. Tudo de bom.
ola professor boa tarde gostei muito da explicação tem exames finais hoje e a minha unica duvida e do porque adotar as divisões das duas malhas por 20 qual o criterio utilizado e como saber por qual numero dividir as malhas
mas fica aqui os meus parabens na sua explicação
Sérgio Buts obrigado pelo retorno. O divisor para cada coeficiente das equações é opcional. Utilizei o número 20 por ser divisível pelos coeficientes. Você pode ou não utilizar o divisor para reduzir os coeficientes. Tudo de bom.
Sérgio Buts também veja a explicação do circuito 2 no canal. Vai ajudar. Tudo de bom.
Boa tarde! Caso vc mantenha todas as convenções como determinou, porém a fonte V2 fosse invertida....como ficaria a equação da malha 2? Lembrando que as flechas se mantém da mesma forma, só alterando a polaridade da V2. Obrigado!
Obrigado meu amigoooo
Espero ter ajudado. Obrigado pelo retorno. Tudo de bom.
muito bom valeu
Obrigado pelo retorno. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Foda
Opa Luciano, tudo certo? Cara a primeira foto de 40V não seria +40 ao em vez de -40 ? Já que está do negativo pro positivo?
Nos minutos 23:00 eu fiquei me perguntando: por que ele fez 18 - 2,25 ao invés de 2,25 - 18? Daí vejo que ele ja corrigindo o sentido da corrente, preferiu usar positivo, sendo 18 - 2,25. Uma análise a mais; se eu fizer 2-3 vai dar -1 e se for 3 - 2 dá 1, ou seja, o que mudou foi a correção final do sentido da corrente, por causa do sinal negativo. Me corrija se eu tive errado!
Análise correta. Muito bom.
@@lumarcelo Obrigado e parabéns pelo seu trabalho!
Professor... e se uma das malhas tivesse dado valor negativo da corrente, teria que refazer a equação adotando o sentido inverso e refazer todos os cálculos?
Flávio, obrigado por assistir ao vídeo. O sinal negativo apenas indica que o sentido adotado da corrente não é o sentido real no circuito. Não é preciso refazer os cálculos porque os resultados numéricos serão os mesmos. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
@@lumarcelo Obrigado! E parabéns pelo video explicativo! Continue o excelente trabalho!
Bem legal seu vídeo. Desculpa a curiosidade, que programa você usou para anotar?
Obrigado pelo retorno. Trata-se do Tablet da Samsung. É o aplicativo de anotações do próprio tablet. Tudo de bom.
Amigo, muito boa a sua aula. Gostaria de saber que programa é esse que você usa como lousa digital. Valeu!
Eduardo Capatti Obrigado pelo retorno. Eu uso um tablet. Tudo de bom.
Sim, mas que programa é esse que você está usando no tablet?
Eduardo Capatti Mobizen na plataforma Android. Tudo de bom.
Valeu amigo
Alguém poderia me dizer qual seria a corrente total no circuito desse exercício..
A maior corrente elétrica é a corrente total do circuito. Tudo de bom.
Prof esse metodo eu posso usar em qualquer circuito eletrico ?
@@duvandao2084 boa tarde. Pode sim. Tudo de bom.
Professor, e se I1 deu valor negativo?
Olá, tudo bem? Se não tiver ocorrido nenhum sinal trocado nas equações encontradas por você, neste exemplo, utilizando o método apresentado, I1 e I2 terão sinal positivo. Revise suas equações de acordo com a metodologia explicada no vídeo, por favor. Ok? Espero ter ajudado e se ainda tiver dúvida, basta perguntar. Tudo de bom!!!!
Tenho uma dúvida a fonte de valor 60 tá positivo quando passa pelo o sinal de igualdade ela tem que fica negativa se for isso mesmo os valores estão errado certo?
Jose Aguiar, pela convenção que foi adotada, utilizamos o sentido horário para escrevermos as equações das malhas. O primeiro sinal que encontramos na fonte de 60 V é o negativo. Veja na equação da malha 2 que a parcela da fonte em questão é - 60V. Quando passa para o outro lado da igualdade, o sinal fica positivo. Espero ter ajudado. Tudo de bom.
Estas correntes e tensões se referem a corrente contínua e não a corrente alternada, correto?
Correto. Correntes e tensões contínuas.
Alguém sabe qual caneta está sendo utilizada na aula.
Olá. É a própria do tablet utilizado para resolver o exercício. Tudo de bom.