@@gustavocosta8553 😂🤣🤣🤣 mais quem vive a todo momento fundando seita diferente com nomes diferentes doutrina diferente e interpretação da Bíblia diferente e por si mesmo são os protestante.
@@gustavocosta8553 nem os próprios documentos do governo nazista consegue provar isso só a KGB que supostamente teria essas tais provas que ela nunca apresentou.
Tempo passado não pararía e ouvia essa matéria. Hoje procurando examinar a história igreja primitiva, vejo uma de maneira diferente. Infelizmente a nossa sociedade precisa ser melhor informado. Sair um pouco do acomodismo e estudar sobre a nossa igreja Romana. Não é a toa que o papa Francisco e outros mais já pediram perdão pelo que a igreja romana praticou no passado. Confiando em Deus, já mais deixarei de ser católico. Porém, hoje vejo que as igrejas do oriente têm seus motivos de sobra para fazer o chamado sisma. Nós católicos deveriamos conhecer melhor as nossas origens. Claro que só tiraremos boas conclusões de fontes de historiadores neutros, imparcial. Grande maioria contam os fatos que lhe convém. Aqueles que vão me contrariar, convido a ler a fundo são João da Cruz, santo Agostinho e vejam, procurem ler Marguerite Porete e outros tantos. Repito: sou católico e penso que milhares igual a mim não sabe que existem 23 denominações católicas no mundo. Infelizmente nós brasileiros achamos que só existe a romana. Deus, nos abençoe.
louvado seja DEUS santa igreja Ortodoxa e os santos padres e patriarcas seria muito bom se tivesse a santa igreja ortodoxa aqui..."o dia que os dois pulmoes respirarem juntos (Católica Ortodoxa x Católica Romana) vai abalar o inferno ". Papa Bento XVI
O pessoal nos cometários estão cheios de ódio, parem com isso pois não há briga ou acusações como se fossem inimigas. A separação se deu por questões politicas na pratica pois as questões dogmáticas etc eram ínfimas, as Igrejas Ortodoxas, Romana, e até as protestantes tradicionais como as Luteranas não se odeiam pelo contrário elas vão se unificar novamente essa é a tendência. A primazia de Roma sempre existiu por causa do apóstolo Pedro e não há na Igreja e no coração do verdadeiro cristão sentimento de inveja ou de negação da autoridade
"A separação se deu por questões politicas na pratica pois as questões dogmáticas etc eram ínfimas' kkkkkkkkkkkkkkkk,...filho, são fés completamente distintas.
Chamam-nos de hereges por não termos nos submetido à autoridade do bispo de Roma, no entanto esquecem que o atual bispo de Roma é um verdadeiro herege. Enquanto a ICAR tenta se adequar à modernidade para não perder fiéis, nós ortodoxos nos mantemos firmes na doutrina e tradição ortodoxa.
1- Cesaropapismo foi a melhor forma de organização política, social e religiosa, que já existiu. 2- Ou a IO aceitava se submeter ao PCUS, ou os comunistas terminariam de destruir o resto de igrejas na Russia e perseguiriam ainda mais os cristãos por lá. 3- O Francisco dando declarações que os católicos não devem impor sua moral sobre outras pessoas e que um casal pode morar junto antes de se casar, é um claro desvio da tradição católica e uma tentativa de se adequar à modernidade, sim senhor, e isso para não citar o João Paulo II beijando o Corão na frente de todo mundo.
Tenho buscado entender o início do Cristianismo e tenho conhecido na história, muitas coisas novas, fatos interessantes e também tristes. Como ocidentais fomos evangelizados e aprendemos a cultura ocidental (Igreja Romana) Até pouco tempo não tinha conhecimento da Igreja Ortodoxa (Oriente) que e tão antiga quanto a romana. Mas a questão é o que sabemos que ao longo do tempo, a igreja foi perdendo o principal propósito, sendo necessário uma Reforma (Reforma Protestante). A fim de resgatar a idéia inicial. Cristo não criou a instituição, os homens a criaram. Ele constitui cada pessoa (Seus seguidores) templo e morada do Espirito Santo e nos enviou para Pregar o Evangelho.
A deforma protestante não regatou nada apenas fraguimentou o cristianismo em milhares de denominações divegentes e contraditórias dirgem tbm bastante da fé da igreja primtiva. E reforma se faz é na casa e não fora dela.
São Francisco, Santo Tomás e Santa Teresa foram verdadeiros reformadores. Lutero e cia foram só um bando de revolucionários que nunca compreenderam o que é a Igreja.
Católicos não adoram imagens . as veneramos, ta por fora ai o intrevistador, não faça essas perguntas ediotas.... e me desculpe mas mas não tem ecomenismo ai não, católicos romanos são catlicos romanos, e rebanhos de Deus não se dividem "bispo", rebanho de Deus é somente dele, a nõa ser as "ovelhas" (judas) que traem sua propria Igreja.
+VALDIR TEIXEIRA A Igreja Católica Ap Romana que ser unir com a Ortodoxa. Vai ter Ecumenismo, eles não aceita o Papa, mais não duvide do Poder Institucional.
Esperamos o dia em que a igreja ortodoxa se arrependa do seu cisma e de seus erros, para que assim volte a se unir novamente com a cátedra de São Pedro
Ray Diogo, primeiro você precisa urgentemente estudar português. Você não sabe escrever. Você precisa se capacitar em história também, principalmente história eclesiástica. Você precisa deixar de ser preconceituoso. A Igreja Ortodoxa não é a parte da igreja católica, ela é Católica em todos os sentidos. Você precisa estudar sua Bíblia decentemente para não errar e quando reconhecer o erro sair desse seu protestantismo de merda.
Só pra complementar ... inúmeros são livros retirados do atual novo testamento ...evangelho de enoch ,apocalipce de pedro todos considerados apócrifos ..... ou seja a bíblia esta incompleta ....sendo assim muito cuidado com JUGAMENTOS baseados em parte da palavra de DEUS ...ao inves de se achar DEUS faça como madre thereza ...vá ajudar quem precisa assim como fez JESUS quem sabe vc não se torna menos insignificante ...
Não existe Igreja Católica Ortodoxa. Existem igrejas católicas orientais que estão em plena comunhão com a igreja de Roma. Quem estuda história da igreja, sobretudo a patrística, sabe que durante os 4 primeiros séculos sempre houve reconhecimento por parte dos demais patriarcados (usando uma linguagem oriental) mais antigos, Alexandria e Antioquia, da importância da igreja de Roma e de sua prerrogativa referente à legislação em matéria de fé e sã-doutrina, por ser a igreja mais antiga e guardiã das tradições dos apóstolos e com a qual deveriam estar em comunhão e unidade doutrinária às igrejas do mundo inteiro. A questão jurisdicional é outra história. O fato é que ao longo dos primeiros séculos houveram controvérsias que sempre foram superadas pela correção fraterna, contudo as tensões que acabaram intensificando os conflitos e gerando uma atmosfera de cisma tiveram início após a mudança da sede do império Romano para Constantinopla que fez com que este patriarcado (que passou a existir somente a partir deste período) por ser considerado à "nova Roma", forjasse para si uma posição de honra depois do bispo de Roma, o que acabaria por acentuar devido às diferenças culturais, ambição por poder e liberdade teológica as controvérsias que levariam a formalização do chamado grande cisma no séc XI. Portanto, o que esse padre ortodoxo disse não está em conformidade com a história, que os coloca como cismáticos uma vez que se separaram daquela que desde o cristianismo primitivo era tida como a guardiã da sã-doutrina dos apóstolos, a igreja de Roma.
+Paulo Murgia Para mim a Igreja Ortodoxa não cresceu por que não conseguiu se popularizar, e nem teve apoio de Roma, mais hoje graças a Deus esta e a verdadeira Igreja.
+Silas SILVA FERREIRA, e não podia mesmo porque Constantinopla quebrou a unidade quando optou pelo cisma em troca do prestígio e poder. Veja bem, essa história de pentarquia é uma farsa, porque durante a era sub e pós-apostólica só existiam os patriarcados de Roma, Alexandria e Antioquia. Uma outra questão a ser esclarecida é que a chamada igreja ortodoxa é na verdade um conjunto de igrejas locais auto-céfalas que não guardam a plena unidade doutrinária, teológica ou canônica, a exemplo dos coptas e da igreja da Rússia. Portanto quando você diz verdadeira igreja você está se referindo a qual delas? De qualquer forma o retorno dessas igrejas a plena comunhão com a igreja de Roma (a exemplo dos Maronitas, parte dos Melquitas, Gregos e Coptas) é uma questão de tempo, pois a principal questão divergente se refere ao primado do papa, e as demais questões são perspectivas teológicas que são semelhantes na essência e podem ser alinhadas perfeitamente caso os cismáticos de plantão sejam afastados das discussões. A chamada "igreja ortodoxa" não cresceu devido a dominação muçulmana no Oriente Médio.
Verdade a Igreja Apostólica Romana se diz Universal, mais sempre ataca os Protestante pelo receio da divisão e o medo de perder membros. E tem a questão do Papado também. Mais a Igreja Católica Ortodoxa ainda carrega valores verdadeiramente Cristãos.
Outra coisa meu amigo se a Igreja Católica Ortodoxa se unir com a de Roma, ainda teremos os Judeus Messiânicos não vejo problema nisso? A Igreja Católica sempre buscou o Poder e o controle, aquele papo ´´Quem controla a Religião controla a Política´´.
Silas SILVA FERREIRA "Teremos os Judeus Messiânicos" ...? Não me faça perder meu tempo rindo...vai estudar a história do primeiro milênio e depois vem conversar comigo. Não consigo entender o que você está querendo exatamente com seus devaneios...talvez só tomar meu precioso tempo...acho que você não tomou seu remedinho hoje... kkk ... seu hilário
Claro, vamos buscar na cultura do candomblé onde tem vários deuses como Orixá, e etc. Ou então vamos na cultura mulçumana onde Jesus é só mais um profeta e os homens casam com meninas super novas e tem várias mulheres. Ou então em culturas primitivas maias onde fazem sacrifícios humanos para algum deus sol.
@@igorveiga2696 Deus não é orixá , não importa a religião se o ser humano ora a Deus ele ouvi de qualquer lugar. Sou católica, e sei que Deus sabe onde cada um andou .
Sou ex pastor protestante hoje católico romano mais amo muito a igreja católica ortodoxa ❤️
Tô retornando pra Santa igreja Católica Apostólica Romana.
Glória a Deus
@@pioxii2046 A seita prostituta do Apocalipse chamada catolicismo romano.
@@gustavocosta8553 😂🤣🤣🤣 mais quem vive a todo momento fundando seita diferente com nomes diferentes doutrina diferente e interpretação da Bíblia diferente e por si mesmo são os protestante.
@@pioxii2046 Tem a foto de um grande apoiador do nazismo e amigo de Adolf Hitler.
@@gustavocosta8553 nem os próprios documentos do governo nazista consegue provar isso só a KGB que supostamente teria essas tais provas que ela nunca apresentou.
Tempo passado não pararía e ouvia essa matéria. Hoje procurando examinar a história igreja primitiva, vejo uma de maneira diferente. Infelizmente a nossa sociedade precisa ser melhor informado. Sair um pouco do acomodismo e estudar sobre a nossa igreja Romana. Não é a toa que o papa Francisco e outros mais já pediram perdão pelo que a igreja romana praticou no passado. Confiando em Deus, já mais deixarei de ser católico. Porém, hoje vejo que as igrejas do oriente têm seus motivos de sobra para fazer o chamado sisma. Nós católicos deveriamos conhecer melhor as nossas origens. Claro que só tiraremos boas conclusões de fontes de historiadores neutros, imparcial. Grande maioria contam os fatos que lhe convém. Aqueles que vão me contrariar, convido a ler a fundo são João da Cruz, santo Agostinho e vejam, procurem ler Marguerite Porete e outros tantos. Repito: sou católico e penso que milhares igual a mim não sabe que existem 23 denominações católicas no mundo. Infelizmente nós brasileiros achamos que só existe a romana. Deus, nos abençoe.
louvado seja DEUS santa igreja Ortodoxa e os santos padres e patriarcas
seria muito bom se tivesse a santa igreja ortodoxa aqui..."o dia que os dois pulmoes respirarem juntos (Católica Ortodoxa x Católica Romana) vai abalar o inferno ". Papa Bento XVI
kk
Ana Paula Assis de Souza cadê onde está os santos padre mizericordia
Muito interessante
Pedro tu es pedra sobre ti edificarei à mainha igreja as poetas do inferno nao prevalecerão contra ela .
O pessoal nos cometários estão cheios de ódio, parem com isso pois não há briga ou acusações como se fossem inimigas. A separação se deu por questões politicas na pratica pois as questões dogmáticas etc eram ínfimas, as Igrejas Ortodoxas, Romana, e até as protestantes tradicionais como as Luteranas não se odeiam pelo contrário elas vão se unificar novamente essa é a tendência. A primazia de Roma sempre existiu por causa do apóstolo Pedro e não há na Igreja e no coração do verdadeiro cristão sentimento de inveja ou de negação da autoridade
"A separação se deu por questões politicas na pratica pois as questões dogmáticas etc eram ínfimas' kkkkkkkkkkkkkkkk,...filho, são fés completamente distintas.
Esse daí rasgou o diploma de jornalista...
Tem freiras na igreja ortodoxa?
Claro. Existem mosteiros ortodoxos masculinos e mosteiros ortodoxos femininos por todo o mundo.
Chamam-nos de hereges por não termos nos submetido à autoridade do bispo de Roma, no entanto esquecem que o atual bispo de Roma é um verdadeiro herege.
Enquanto a ICAR tenta se adequar à modernidade para não perder fiéis, nós ortodoxos nos mantemos firmes na doutrina e tradição ortodoxa.
1- Cesaropapismo foi a melhor forma de organização política, social e religiosa, que já existiu.
2- Ou a IO aceitava se submeter ao PCUS, ou os comunistas terminariam de destruir o resto de igrejas na Russia e perseguiriam ainda mais os cristãos por lá.
3- O Francisco dando declarações que os católicos não devem impor sua moral sobre outras pessoas e que um casal pode morar junto antes de se casar, é um claro desvio da tradição católica e uma tentativa de se adequar à modernidade, sim senhor, e isso para não citar o João Paulo II beijando o Corão na frente de todo mundo.
Fala assim não meu irmão, somos todos irmãos. 😭
A igreja ortodoxa e verdadeira.
Verdade.
@@tmoreira92 Não há nenhuma Igreja Ortodoxa em minha cidade... Como posso conhecer mais sobre ela?
Tenho buscado entender o início do Cristianismo e tenho conhecido na história, muitas coisas novas, fatos interessantes e também tristes. Como ocidentais fomos evangelizados e aprendemos a cultura ocidental (Igreja Romana) Até pouco tempo não tinha conhecimento da Igreja Ortodoxa (Oriente) que e tão antiga quanto a romana. Mas a questão é o que sabemos que ao longo do tempo, a igreja foi perdendo o principal propósito, sendo necessário uma Reforma (Reforma Protestante). A fim de resgatar a idéia inicial. Cristo não criou a instituição, os homens a criaram. Ele constitui cada pessoa (Seus seguidores) templo e morada do Espirito Santo e nos enviou para Pregar o Evangelho.
Rose Santos
A igreja ortodoxa e uma instituição, sabia? Pregar o evangelho ou a palavra?
A deforma protestante não regatou nada apenas fraguimentou o cristianismo em milhares de denominações divegentes e contraditórias dirgem tbm bastante da fé da igreja primtiva. E reforma se faz é na casa e não fora dela.
São Francisco, Santo Tomás e Santa Teresa foram verdadeiros reformadores. Lutero e cia foram só um bando de revolucionários que nunca compreenderam o que é a Igreja.
Taí o trigo e a farinha qual a diferença
Essa é igreja co - irmã da católica romana.
Esse repórter é um despreparado, não sabe nem mesmo fazer perguntas. Estude um pouco antes de entrevistar outras pessoas cujo assunto não entende.
Desinformado completamente da doutrina católica!
Católicos não adoram imagens . as veneramos, ta por fora ai o intrevistador, não faça essas perguntas ediotas.... e me desculpe mas mas não tem ecomenismo ai não, católicos romanos são catlicos romanos, e rebanhos de Deus não se dividem "bispo", rebanho de Deus é somente dele, a nõa ser as "ovelhas" (judas) que traem sua propria Igreja.
+VALDIR TEIXEIRA A Igreja Católica Ap Romana que ser unir com a Ortodoxa. Vai ter Ecumenismo, eles não aceita o Papa, mais não duvide do Poder Institucional.
então né pq será q todos tem essa impressão ?
então né pq será q todos tem essa impressão ?
então né pq será q todos tem essa impressão ?
O problema é as igrejas ortodoxas diferentes.
Tem Santos e Santas nas pinturas?
Entrevista pouco esclarecedora.
Esperamos o dia em que a igreja ortodoxa se arrependa do seu cisma e de seus erros, para que assim volte a se unir novamente com a cátedra de São Pedro
Apresentador fraquíssimo. Muito ruim, super despreparado. Não sabe fazer uma pergunta direito.
"adoração de imagens" deu vontade de vomitar, quanta ignorância
Ray Diogo, primeiro você precisa urgentemente estudar português. Você não sabe escrever. Você precisa se capacitar em história também, principalmente história eclesiástica. Você precisa deixar de ser preconceituoso.
A Igreja Ortodoxa não é a parte da igreja católica, ela é Católica em todos os sentidos. Você precisa estudar sua Bíblia decentemente para não errar e quando reconhecer o erro sair desse seu protestantismo de merda.
E você precisa ser educado,respeitar a religião diferente da sua
Só pra complementar ... inúmeros são livros retirados do atual novo testamento ...evangelho de enoch ,apocalipce de pedro todos considerados apócrifos ..... ou seja a bíblia esta incompleta ....sendo assim muito cuidado com JUGAMENTOS baseados em parte da palavra de DEUS ...ao inves de se achar DEUS faça como madre thereza ...vá ajudar quem precisa assim como fez JESUS quem sabe vc não se torna menos insignificante ...
E o que tem os livros apócrifos a ver com você?
Não entendi, existem livros apócrifos sim,que não são inspirados por Deus,pois se fossem a Igreja teria incluso no cânon Bíblico!
+Joao Galvao CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
Não existe Igreja Católica Ortodoxa. Existem igrejas católicas orientais que estão em plena comunhão com a igreja de Roma. Quem estuda história da igreja, sobretudo a patrística, sabe que durante os 4 primeiros séculos sempre houve reconhecimento por parte dos demais patriarcados (usando uma linguagem oriental) mais antigos, Alexandria e Antioquia, da importância da igreja de Roma e de sua prerrogativa referente à legislação em matéria de fé e sã-doutrina, por ser a igreja mais antiga e guardiã das tradições dos apóstolos e com a qual deveriam estar em comunhão e unidade doutrinária às igrejas do mundo inteiro. A questão jurisdicional é outra história. O fato é que ao longo dos primeiros séculos houveram controvérsias que sempre foram superadas pela correção fraterna, contudo as tensões que acabaram intensificando os conflitos e gerando uma atmosfera de cisma tiveram início após a mudança da sede do império Romano para Constantinopla que fez com que este patriarcado (que passou a existir somente a partir deste período) por ser considerado à "nova Roma", forjasse para si uma posição de honra depois do bispo de Roma, o que acabaria por acentuar devido às diferenças culturais, ambição por poder e liberdade teológica as controvérsias que levariam a formalização do chamado grande cisma no séc XI. Portanto, o que esse padre ortodoxo disse não está em conformidade com a história, que os coloca como cismáticos uma vez que se separaram daquela que desde o cristianismo primitivo era tida como a guardiã da sã-doutrina dos apóstolos, a igreja de Roma.
+Paulo Murgia Para mim a Igreja Ortodoxa não cresceu por que não conseguiu se popularizar, e nem teve apoio de Roma, mais hoje graças a Deus esta e a verdadeira Igreja.
+Silas SILVA FERREIRA, e não podia mesmo porque Constantinopla quebrou a unidade quando optou pelo cisma em troca do prestígio e poder. Veja bem, essa história de pentarquia é uma farsa, porque durante a era sub e pós-apostólica só existiam os patriarcados de Roma, Alexandria e Antioquia. Uma outra questão a ser esclarecida é que a chamada igreja ortodoxa é na verdade um conjunto de igrejas locais auto-céfalas que não guardam a plena unidade doutrinária, teológica ou canônica, a exemplo dos coptas e da igreja da Rússia. Portanto quando você diz verdadeira igreja você está se referindo a qual delas? De qualquer forma o retorno dessas igrejas a plena comunhão com a igreja de Roma (a exemplo dos Maronitas, parte dos Melquitas, Gregos e Coptas) é uma questão de tempo, pois a principal questão divergente se refere ao primado do papa, e as demais questões são perspectivas teológicas que são semelhantes na essência e podem ser alinhadas perfeitamente caso os cismáticos de plantão sejam afastados das discussões. A chamada "igreja ortodoxa" não cresceu devido a dominação muçulmana no Oriente Médio.
Verdade a Igreja Apostólica Romana se diz Universal, mais sempre ataca os Protestante pelo receio da divisão e o medo de perder membros. E tem a questão do Papado também. Mais a Igreja Católica Ortodoxa ainda carrega valores verdadeiramente Cristãos.
Outra coisa meu amigo se a Igreja Católica Ortodoxa se unir com a de Roma, ainda teremos os Judeus Messiânicos não vejo problema nisso? A Igreja Católica sempre buscou o Poder e o controle, aquele papo ´´Quem controla a Religião controla a Política´´.
Silas SILVA FERREIRA "Teremos os Judeus Messiânicos" ...? Não me faça perder meu tempo rindo...vai estudar a história do primeiro milênio e depois vem conversar comigo. Não consigo entender o que você está querendo exatamente com seus devaneios...talvez só tomar meu precioso tempo...acho que você não tomou seu remedinho hoje... kkk ... seu hilário
Igreja Ortodoxa, e não Católica.
A igreja ortodoxa é uma igreja catolica. Acorda
Católica ortodoxa e católica romana, foram por mais de mil anos uma única igreja.
Basta olhar as semelhanças.
mentira. ele mesmo forneceu a data do cisma
Deus é um só não importa onde o buscamos .
Fato
Claro, vamos buscar na cultura do candomblé onde tem vários deuses como Orixá, e etc. Ou então vamos na cultura mulçumana onde Jesus é só mais um profeta e os homens casam com meninas super novas e tem várias mulheres. Ou então em culturas primitivas maias onde fazem sacrifícios humanos para algum deus sol.
Anathema!
@@igorveiga2696 Deus não é orixá , não importa a religião se o ser humano ora a Deus ele ouvi de qualquer lugar. Sou católica, e sei que Deus sabe onde cada um andou .
@@betacarioca Leia o catecismo da igreja, isso que vc está dizendo é heresia grave. Há uma só verdade.