Existe jeito errado de jogar sim! Marcar com meses de antecedência, o mestre morrer de criar as coisas, preparar um rango legal para a galera e todo mundo desmarcar em cima da hora ou esquecer do jogo....
Já aconteceu comigo uma vez e tá repetindo As pessoas me chamam pra mestrar, eu escrevo e preparo tudo, deixo livre pra cada um construir seu personagem e ai que entra o problema As pessoas somem e a história não rola U_U
Olha eu não sei o quanto essa parceria com a Artista dura, mas com certeza vale o valor que tu estiver pagando viu Elba, as thumbs estão sensacionais, cliquei notificação sem nem ver o nome do vídeo!
A palavra amaçado, com ç, existe! É o particípio do verbo amaçar, um verbo com uso muitíssimo reduzido. Amaçar é sinônimo de maçar, sendo esta a forma preferencial da palavra. Amaçar e maçar são sinônimos de massagear, golpear, chatear, entre outros. Compreendo que realmente causa estranheza mas não é um "erro" tão grave quanto "Linha de vista" ou "Pedra de Toque".
Não quero que me entendam mal, não é uma crítica ao vídeo nem nada, adoro o Elba e os conteúdos do canal, inclusive gostaria de congratulá-lo pelo ótimo vídeo, realmente gostei muito, mas fiquei tocado pela indignação dele e fiz o esclarecimento para tentar tranquiliza-lo sobre o ocorrido. Mais uma vez meus parabéns pelo sucesso do canal e adoraria ver mais vídeos sobre o V5 no canal, e principalmente se houvesse um jogo-série da quinta de edição no canal !!
eu estou estudando todos os teus vídeos sobre Vampiro, sério. tô nessa onda de ser mestre de mesa agora, e essa é a próxima história que pretendo estudar e comprar. até agora só mestrei Tales from the Loop, tenho Forbidden Lands e vamos q vamos pra ter Vampiro 5a edição!
Jogo/mestro Vampiro há uns 20 anos. Sempre fui meio "old school" e mantinha resistência em avançar a qualquer coisa depois do 3ª ed., mas teu vídeo me ajudou a abrir um pouco a mente. Estou montando um grupo novo pra jogar em 2022 e a galera tem comentado muito desta nova edição, e eu sempre curti mais os aspectos interpretativos de WoD do que combate em si, então pelo que você explicou acho que vou curtir bastante a pegada do 5ª ed. Agora é só tirar a dúvida sobre adquirir a Deluxe ou Padrão, mas aí é coisa particular minha mesmo rsrs. Cheguei aqui no teu canal buscando Review no Google, e já tô seguindo e assistindo outros vídeos, excelente conteúdo. Apenas um adendo...Você até pode esquecer dos Tremere, mas os Tremere nunca se esquecem de você. kkkk Meu clã favorito desde sempre. Obrigado pelo vídeo, um abraço!
Comprei a deluxe pela amazon. Eu gosto que o V5 coloca uma meça bem mais pé no chão. Eu acho isso importante pq estimula a jogar de uma forma diferente do que em outros sistemas. O vampiro sofre bastante com a condição de ser vampiro. Por mais que a gente tenha diversas formas de jogar (inclusive algumas formas um pouco cômicas apresentadas pelo próprio livro), é importante que o sistema ressalte a característica dele pra que ele possa ter sua "personalidade" destacada. Se outros modos de jogo importados de outros são priorizados, o difefrncial do sistema é escondido e ele tem que "competir" com outros sistemas em uma categoria na qual eles são mais adaptados pq foram feitas assim. Que o jogo fique conhecido por essa característica única dele e chame logo de cara as pessoas que gostam desse tipo de jogo
Fala Elba! Parabéns pelo vídeo!!! Pelo visto tem uma galera querendo ver você jogar/mestrar!! No nosso canal temos algumas campanhas de V5 e outros sistemas de RPG também. O que você acha de começarmos uma campanha? Será que a comunidade ia curtir? Qual sistema?
Eu tava re-assistindo os dois vídeos de Vampiro e quando acabaram esse aqui começou na playlist do nada o.o Só depois percebi que era um vídeo novo e não um que eu tinha deixado passar batido KKKKKKKKKKKKKK
Eu sempre ouvi falar de gente jogando Vampiro durante a minha adolescência mas nunca fui atrás, mas depois de ter passado os últimos três dias vendo vídeos sobre o jogo no seu canal e em outros eu acho que vou acabar fazendo uma mesa aqui hein
Só um pitaco pessoal, o pessoal tem que começar a aprender que da pra fazer intrigas, politicagem e jogos totalmente sem uma rolagem de dados no D&D, fiz isso muitas e muitas vezes, a perder de conta. O povo tem que tirar esse tapa olho de cavalo e falar as coisas corretamente... o sistema mecânico de D&D foi feito pra combate ? sim, é um jogo de fantasia medieval, mas falar que o D&D é só bater, rolar dado e pegar xp e não tem trama, interpretação e etc, é tenso.
Requiem não é uma edição de vampiro a máscara, é um outro universo chamado "Cronicas das Trevas" ou CofD, vampiro a máscara de fato se passa no "Mundo das Trevas" ou WoD.
Eu achava que era o contrário. O interessante do requiem é as diferenças que tem com a mascara. Digo isso não somente em relação à clans e os sistemas de poder e sim quanto ao fato de enquanto a mascara foca no papel do vampiro em um novo mundo de poder que até então ele não sabia que existia e agora descobre que é um inseto perto de titans, o requiem, apesar de também ter essa parada, foca muito mais no horror pessoal que todos lidam quando se transformam em vampiro.
Lembro que conheci Vampiro no V2 e recebi o livro no dia que ia fazer avaliação pra entrar no meu emprego atual, mas quando emprestei pra um amigo, ele me devolveu com algumas folhas soltas. Quase infartei. Ele pra compensar me deu um V3.
Não era vampiro a mascara Requiem. O Requiem é um outro cenário, que a época era chamado de New World of Darkness e hoje se chama Chronicle of Darkness, inclusive muito da mecânica do Réquiem inspirou as novas mecânicas que existem no V5. E lá fora o Chronicle of Darkness faz sucesso, aqui que não teve uma boa recepção exatamente por ter detalhes que são tirados da máscara, mas não é a máscara. Por fim, o vídeo ficou bem legal, parabéns!
Descobri Vampiro por acidente e descobri q esse é exatamente meu estilo de jogo: interpretação, conversa e desenvolvimento pessoal do personagem. Todas as campanhas de D&D que eu mestei antes sempre foram bastante políticas e muitas vezes eu queria que os jogadores conversassem entre si e com os pm pra desenvolver um ponto de vista sobre a situação ou simplesmente desenvolver a mente e a moral dos personagens, infelizmente as pessoas que jogam comigo são muito Guerreiros, querem chegar, descobrir o problema, bater nos minions do problema e depois bater no problema chefe e passar pra próxima missão. Parar pra conversar? Perda de tempo. Aprofundar o relacionamento dos membros do grupo? Mostre isso em combate atirando uma flecha nesse inimigo que ficou com pouca vida depois do meu ataque. Não é que eu não goste de batalhas, é que eu crio os personagens com tanto carinho e eu não vejo como pra desenvolver eles dando 8 de dano no bandido3. Simplesmente adorei essa coisa dos combates não durarem mais que 3 turnos, adoraria jogar a 5 edição, uma pena o pessoal q joga RPG comigo não gostar desse tipo de narrativa. O pior é história de D&D é tão boa e eu sinto que esse foco em combate torna ela só uma curiosidade que ninguém quer saber.
Só um adendo com base no erro de tradução na primeira página, geralmente essa é uma das últimas páginas a serem traduzidas ou confeccionadas, inclusive em traduções. Mais ainda, a tradução não deve ter sido feita por uma única pessoa (insira o meme: e cada um faz sua parte e no final juntamos tudo) e pelo tempo que geralmente sempre é em cima (tempo= dinheiro) o foco deve ter sido colocado mais nas páginas da mecânica do jogo e em seguida nas historinhas que vem junto . Digo isso pq tenho amigos que trabalham com traduções. Por último trações (boas) são feitas por humanos e passíveis de erro, triste que foi na primeira página da construção final. Excelente vídeo Elba, adoro construções mundiais fantasiosas com vampiros (principalmente os que não brilham no sol), por mais vídeos sobre vampiros!!!!! (inclusive no mtg isso está em alta por esses tempos)
Ah mano, que nostalgia! Joguei muito Werewolf The Apocalypse, Mage The Ascension, Vampire Dark Ages e Masquerade da terceira edição entre 2003 e 2015. Nunca joguei a edição de 20 anos até porque meu grupo acabou se dissipando (eu era o mais novo na época, tinha 13 anos enquanto a galera era de 20-25) devido a várias razões (galera se casou, mudou de cidade, perdeu o interesse, etc), então ficou esse "vazio" em mim por anos até que ouvi sobre O réquiem e depois de ler eu dropei de vez o interesse. Dito isso, pretendo comprar a V5 e quem sabe introduzir a galera mais jovem ao universo punk-gótico do World of Darkness assim como fizeram comigo :)
Me disseram que o cenário da quinta edição é muuiiintoo fosação de barra... o melhor é o momento da transição do cenário da segunda pra terceira A terceira edição é considerado a melhor, tinha um clima de mistério muito bom, e os livros que vinham no ambiente da terceira edição TAMBÉM (guia da camarilla e do sábatt, os livros de clãs... etc e tal) falo isso porque eu comprei esses livros... tem um livro chamado TEMPO DO SANGUE FRACO que é muuiiintoo NÓIADO um ant diluviano desperta no capítulo final Depois se o narrador quiser emenda na guerrena... mas, normalmente o pessoal joga o jogo... Espero que tenha um final definitivo nessa quinta edição... O final da terceira era melhor,afinal o narrador e os jogadores escolhem como será o fim do mundo das trevas 👍
@@Rafael-tartaruga860 Rafael, o cenário da quinta é excelente a meu ver, o jogo é muito mais equilibrado e flexível. Vale muito a pena vc conferir e tirar suas conclusões.
@@gumed85 falou bicho, mas...esse papo de edição de luxo que vem com livreto compilado pra narrador e 3 clãs a parte...sei não...meio injusto ou como devo dizer...desonesto (fora os erros ortofiascos) até onde eu me lembro o TEMPO do julgamento com a gherrena já destruio o mundo das trevas (vampiro, lobisomem, mago etc e tal) a quinta edição é tipo um pós apocalipse... certo?? Então... é isso?? 🤔
Gangrel e Brujah saíram da Camarilla e entram os Lasombras (sim, eles traíram o Sabba) e Assamita (agora se chamam Banu Haqim). OS Seguidores de Set (agora se chamam Ministerio) entraram nos Anarquistas. Hecata seguem independentes...
Os Seguidores de Set, que agora tão com o nome de Ministry (não sei como eles vão traduzir) são detalhados no livro dos Anarquistas, assim como os Banu Haqim são explicados no livro da Camarilla, os Hécate (Hecata no original) tão no livro Cults of the Blood Gods e os Lasombra tão no Chicago by Night.
43:05 os 7 clãs da segunda edição Brujah, Toreador, Gangrel, Malkavian, Ventrue, Nosferatu e Tremere, isso me lembra quando eu jogava com os amigos.. eu era o unico do Sabbath, jogando de Lasombra, isso tudo enquanto o grupo de jogo era composto por Um tremere, um Gangrel, um Malkavian..
Muito show o vídeo!! Ainda estou tendendo a comprar - para voltar a jogar depois de 20 anos um RPG - algum dos Mascarade até a terceira edição (a diminuição, junção e ressignificação de algumas narrativas não pareceu soar bem), principalmente pela mecânica antiga, que agradava, mas teu vídeo já me faz considerar a quinta edição. Só as artes mesmo que preferia cartoonescas e principalmente, preto e brancas kkk... Que tal tu fazer um vídeo sobre o Mago - O Despertar comparando com Mago a Ascensão?
Eu comprei a versão deluxe do V5. Fiquei embasbacado com a qualidade da impressão e produto, conseguiu rivalizar com o Kult (que até então era o livro mais bonito que vi em português). O lado negativo é que dá uma baita dó deixar este livro na mãos dos jogadores (e seus dedos engordurados, rsrs), então vou ter que comprar a versão normal pra este propósito.
Sobre os outros clãs que você mencionou, eles acabaram vindo em suplementes diversos. Os Banu Haqim (antigamente Assamitas) estão no livro da Camarilla, o Ministério (antigos Seguidores de Set) estão no livro dos Anarquistas, e ambos chegam no Brasil em fevereiro de 2022. Lasombra e Hecata estão no Chicago By Night e o Cults Of The Blood Gods, mas esses ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, apesar da Galápagos manifestar que tem intenção de trazer todos os materiais
Agradeço o vídeo. Me deu uma luz sobre as mudanças, que eu precisava pra não ler o livro com olhos errados. Fora que foi informativo em sentido geral também.
Valeu pela análise, até me deu vontade de jogar! Eu só joguei Vampiro no estilo "X-Men" quando ainda estudava no final do ensino fundamental... Era tão fantasioso ser adulto e sair na noite do que ser vampiro!
Sabbath já saiu em inglês, sobre as folhas tortas é por causa do corte do papel, que o corte ficou contra a fibra, provavelmente a gráfica pegou o papel já cortado e alguns livros saíram assim.
@@tiagomatos5687 me refiro pessoalmente mesmo, não tenho mais nenhum amigo ou conhecido que joga esses jogos. Nada melhor que varar a noite tomando umas e jogando um rpg ou um Messi de magic. On-line jogo o MOL e o arena aí é tranquilo.
Esse ondulamento das páginas é comum com livros em papel marmorizado e capa dura. Se vc deixar na estante alinhado pelo fundo, não pela frente, isso se resolve naturalmente...
Eu estranhamente tava pensando num vídeo desse seu esses dias depois que reassisti o vídeo dos clãs de Vampiro. Obrigado por satisfazer essa vontade secreta. Kkkkk
Material de vampiro sem erro crasso de tradução, não seria material de vampiro traduzido. Na devir era muito pior, frases inteiras e afins. E em questão de tradução, tem que ver se alguns termos não são exclusivos da outra editora. O que poderia gerar um monte de problemas desnecessários.
demorei mas vi o vídeo, acredito que uma das ideias dessa edição é simplificar(e consequentemente ficar parecida com as primeiras edições) pra atrair publico novo, já que parece que atrair novo público é uma das ideias da Paradox, afinal eles tem criado alguns jogos sobre o mundo das trevas também além dos jogos de tabuleiro, se não me engano banu hakim e os seguidores de set entraram na camarilla e anarquistas, basicamente clãs independentes não existem mais(outra simplificação eu presumo), sobre o sabbat voltar, acredito que vá voltar(ou até já tenha voltado, não sei quanto aos livros em inglês) mas com obvias diferenças quanto as regras, no fim eu pensava em comprar a edição normal mas a deluxe fica bonitona na estante, vou esperar economizar uma grana e ai quem sabe eu compro kjk, enfim review foda Elba
Sabbat já saiu, aliás, já saiu muita coisa, tem pelo menos 7 livros de suplementos. Faltou falar da Segunda Inquisição que é o elemento mais importante do metaplot atual. Seria interessante também falar sobre os loresheets (não sei como traduziram) que é o maior destaque em sistema. V5 está uma delícia em sistema, no lore e jogar agora dá a experiência de estar interpretando um vampiro se verdade e não um x-men como você cita. Bacana você querer jogar, porque você não entra em contato com o pessoal do Casa Velha que pra mim tem a melhor mesa de Vampiro do YT atualmente, outro bom canal é o Crônicas da Meia Noite, mas eles pararam um pouco com vampiro ultimamente. Grande abraço.
Adorei o vídeo Elba, também gostei muito dos vídeos de Outubro. Elba já que você já fez os vídeos de vampiro a mascara já pode engatar e fazer também um sobre Werewolf The Apocalypse. Já estou com vontade de jogar.
Me incomodou no V5 a pegada meio "caça níquel". Uma das coisas que fizeram eles dar um reboot na franquia foi justamente a quantidade de suplementos que existia e o fato do metaplot estar indo pro buraco, justamente a benção e a maldição do cenário era o metaplot. Se por um lado era massa ter um cenário que aos poucos ia se desenvolvendo, por outro a editora fez muita merda com a história oficial, só um reboot daria jeito. Aí eles fazem o V5, tiram o Sabá pra lançar um suplemento... ok, vai dedicar um livro inteiro pra seita, justo. Aí fazem um livro mequetrefe de 134 páginas que NÃO permite que os jogadores possam usar o Sabá, com a desculpa de que o Sabá vai contra a proposta do jogo. Oi? Quem, deveria decidir isso é o Narrador e os jogadores! Aí o que eles vão fazer? Lançar um guia dos jogadores, com certeza. Acho que os 13 grandes clãs deveriam já estar disponíveis no livro básico, não ficar picotando eles em diversos suplementos. Poderiam lançar livros compilando as outras linhagens mais exóticas, o Réquiem fez isso, mas os clãs principais deveriam estar no livro básico. Agora colocar os Lasombra num By Night? Parece que algumas mecânicas evoluíram, no Réquiem mesmo muita coisa melhorou, mesmo sendo outro cenário, eles importaram muita coisa dele. A tentativa de nerfar o jogo ficou evidente, tem lado bom e lado ruim nisso. Acho que mecanizar demais o sistema de Humanidade foi algo ruim, o tal lance dos Pilares, achei meio estranho. O jogo é sobre lidar com a besta e tal, mas também não pra ser algo muito travado em cima disso, se não fica chato.
Realmente, com a sua descrição, o V5 me pareceu muito mais interessante e amarrado à sua premissa (que seria o mais próximo de ser o "jeito certo" de jogar RPG, mas isso é outra conversa). Kenneth Hite é um designer e tanto, e mostrou mais uma vez a que veio neste jogo. Mas, 180 reais num livro de RPG??? PQP, há variações mais acessíveis de jogos de horror pessoal publicados no Brasil (como o instigante Desmortos, por exemplo).
O foda é que não é Vampiro que tá caro, o Real que tá barato. D&D também tá 180 reais cada livro (e são três), e até o Tormenta 20, RPG 100% brasileiro, tá 190!
@@M4lk1e na Espanha custa €50,00 e nos EUA também uns $50,00 mas aí trazendo para o Brasil com a situação atual de inflação sai salgadinho mas poderia ter sido pior (R$250,00 na edição normal)
Tendo lido a versão original do livro do Sabá que lançaram pra V5, aviso que eles ainda não deram uma solução pra como os jogadores podem JOGAR como membros desse séquito. O livro os apresenta puramente como antagonistas pro Mestre usar nas histórias, com as antigas Trilhas servindo só pra delinear as motivações e métodos deles. Eu acho péssimo isso, porque é claro que muita gente tava ansiosa pra poder jogar como Sabá de novo, e ver como seriam as alternativas a Humanidade nesse caso. Não deveria ser muito difícil, já que a mecânica das Convicções já torna a Humanidade mais flexível do que ela era no V20. Na minha opinião, seria só o caso de escolher Convicções condizentes com a Trilha original (Trilha de Caim, Trilha de Lilith...), e escolher Alicerces (Touchstones) que não fossem humanos. Poderia ser um Ritus do Sabá que você executa toda noite ou toda semana pra fortalecer sua devoção à causa, e se você deixa de fazer por qualquer motivo, sobre uma penalidade. Lógico que uma PRÁTICA é bem menos frágil do que uma pessoa viva, é algo mais difícil do Mestre usar como refém, por exemplo. Então seguir uma Trilha deveria gerar outros tipos de dificuldades, como por exemplo, ter alguma compulsão ou penalidade em certas coisas que seguidores da Humanidade fazem facilmente. O Rubor da Vida não funciona pra você, por exemplo, ou você automaticamente ganha mais Fome quando usa. Ou sempre tem uma penalidade pra lidar pacificamente com humanos porque você tem um aspecto intimidador e inumano, etc. O chato é que ELES SABEM que a gente queria poder jogar de Sabá, mas também sabem que guardando a parte de "como jogar de Sabá" pra depois, eles podem vendem mais livros. É vantagem de lucro, mas também desvaloriza esse primeiro livro que saiu, e deixa a fanbase frustrada...
Tenho a edição básica porque sou pobre pra comprar a de luxo, mas, amigo, mesmo assim, que edição linda ela ė. Não vou deixar ninguém com a mão suja de cheetos pegar nela não kkkkkk.
Uma curiosidade, o meu V5 também veio com as páginas onduladas, mas agora já estão planas, deve ter sido alguma coisa do material da tinta, outros amigos comentaram que os livros deles vieram da mesma forma e já estão normais.
Ouvindo no som do carro ficou igual, não sei se num headphone bolado faria muita diferença, então por mim, o que for mais conveniente pra vc Elba, sem preferência pelo microfone
que massa, deu pra relembrar dos velhos tempos jogando vampiro. kurti as regras de fome, deu vontade de jogar....mas hj ja to velho kkkkk nao da mais....
O Requiem tem até sua porcentagem de fãs e consumidores la fora (inclusive ganhou uma 2⁰ edição cujo sistema inspirou boa parte da 5⁰ edição da Máscara) o problema é que a Devir no Brasil não publicou outros livros importantes da linha que ajudavam a entender melhor o cenário proposto como os das cinco coalizões da noite.
A Devir fez um trabalho terrível com o WoD no Brasil. Simplesmente traduziram aleatoriamente alguns materiais, depois abandonaram. Com o NWoD o trabalho foi ainda pior, daí o cenário ficou largado e não houve interesse na nova linha em decorrência disso.
Amei o vídeo, bem didático, nunca joguei mas amo esse universo e só joguei o de computador o bloodlines... Comprei e estou esperando receber e estudar pra jogar. Parabéns pelo trabalho.
Se não me engano os banu hakim e os seguidores de Seth vão sair no próximo livro da 5° edição. Os Hecata estão disponíveis no livro Cults Of The Blood Gods
Elba, você podia fazer uma série jogando uma mesa presencial de Vampiro (ou outro RPG) após o término da pandemia, de modo parecido com a Hora do Mesão.
Se vc mora na praia, a umidade pode deixar as páginas assim. Tive casa na praia e todos livros e hqs q eu comprava e ficava la na casa ficava desse jeito ai.
Dado algumas mudanças de ambientação, eu não estava interessado na V5, até porque a V20th tinha toda compatibilidade necessária e arcabouço das edições anteriores, mas agora eu tô curioso pra ver as mudanças mecânicas desse rolê.
O v5 tá uma delícia. Dá uma assistida nas mesas de vampiro aqui no YT. Eu recomendo o Casa Velha que tem crônicas excelentes em contudo e bem divertidas.
@@sagresdoporto O Casa Velha eu acompanho de vez em quando a crônica de Starry Dom por conta que a Eveling e o Ximu também participam de outras campanhas que eu acompanho. Mas eu tenho é de criar vergonha na cara, pegar o livro e meter a bunda na cadeira pra ler.
@@PauloMagus essa crônica anda muito boa, a primeira season acabou pedindo mais. Então, se você procurar certinho vc acha os mais de 10 suplementos na Internet em inglês.
O som do vídeo não perdeu a qualidade com esse microfone, evitou você esbarrar nele, e tem a possibilidade de você dar mais zoom em livros e cartas. Gostaria que você continuasse com esse microfone, parabéns pelo vídeo.
Não sei quando ti gravou isso, mas o livro do Sabbath foi anunciado junto com o livro da Segunda Inquisição. E sobre Anarchs vs Anarquistas, Anarchs é o nome do movimento, não "Anarchists", então acho que tá de boa rs
Teoricamente em mecânica o V20 e o 3ed são a mesma coisa, mas aconteceram pequenas mudanças de "balanceamento" de poderes. Sobre lore, o V20 não apenas compila muito material da 3ed, como também, dá progressão em alguns metaplots do ponto de vista do narrador personagem (como é de praxe dos livros lançados em cadência desde a 1ªed de vampiro). O V5 reformulou TOTALMENTE a mecânica do game (e de certa forma induziram um foco). E em questão de lore, é diretamente os anos após a gehenna. O que não se sabe é se ela terminou ou não. O fato é, que muitos anciões sumiram e a "Elite" do Sabá migrou para o front de guerra contra os matusaléns. (Na Europa, África e Ásia)
Se bem dizer...TODO o material que não foi traduzido veio TUDO de uma vez (risos) e TAMBÉM a linha cronológica de todos os acontecimentos do mundo dos vampiros do começo(bem vindo a noite) do meio (a jihad ) até o fim (a gherrena)
Eu sei que os Samedi seriam outra raça de vampiros desvinculados de Caim. Gostava tanto de jogar com meu Samedi. O nome dele era Frank Sinistro. Onde estão os Samedi?
A ondulação das páginas é recorrente entre os clientes. Fora isso, a qualidade da capa é bem mais pobre que a do livro em inglês. A capa dura da edição tradicional amassa com o peso do próprio livro de pé, e faz pequenos amassadinhos apenas com a pressão dos dedos. Para o preço pago, não é algo ok.
Ótimo propaganda não conhecia já pedi os dois mais o escudo do narrador. Estava hoje falando que as livrarias não tem mais sessão de RPG. Meu nerd interior 💸💸💸💸💸💸 feliz. Vou narrar esse livro assim que ele chegar.
Existe jeito errado de jogar sim! Marcar com meses de antecedência, o mestre morrer de criar as coisas, preparar um rango legal para a galera e todo mundo desmarcar em cima da hora ou esquecer do jogo....
pior é quando marca com 5 player, e vai 2
Quando for assim, me avisa que eu tenho um grupo firmeza.
Seus "amigos" tão bem hein?
Já aconteceu comigo uma vez e tá repetindo
As pessoas me chamam pra mestrar, eu escrevo e preparo tudo, deixo livre pra cada um construir seu personagem e ai que entra o problema
As pessoas somem e a história não rola U_U
Aí n tem como discutir. Vc está certo
Fraqueza do Superman: Kryptonita
Fraqueza do Elba: Amaçou
Eu broxo muito com isso tbm cara. Dá vontade de identificar os erros todos e corrigir tudo kkkk
Olha eu não sei o quanto essa parceria com a Artista dura, mas com certeza vale o valor que tu estiver pagando viu Elba, as thumbs estão sensacionais, cliquei notificação sem nem ver o nome do vídeo!
diferenciada msm essas thumbs!!
Up
Não e pareceria, ele pediu uma ilustração o artista faz e e dele para toda a vida, e o que faço para pagar as contas.
A palavra amaçado, com ç, existe! É o particípio do verbo amaçar, um verbo com uso muitíssimo reduzido. Amaçar é sinônimo de maçar, sendo esta a forma preferencial da palavra. Amaçar e maçar são sinônimos de massagear, golpear, chatear, entre outros. Compreendo que realmente causa estranheza mas não é um "erro" tão grave quanto "Linha de vista" ou "Pedra de Toque".
Cada dia uma coisa nova kkk
Obrigado por esclarecer isso.
Não quero que me entendam mal, não é uma crítica ao vídeo nem nada, adoro o Elba e os conteúdos do canal, inclusive gostaria de congratulá-lo pelo ótimo vídeo, realmente gostei muito, mas fiquei tocado pela indignação dele e fiz o esclarecimento para tentar tranquiliza-lo sobre o ocorrido. Mais uma vez meus parabéns pelo sucesso do canal e adoraria ver mais vídeos sobre o V5 no canal, e principalmente se houvesse um jogo-série da quinta de edição no canal !!
Tá.
O que é linha de vista e pedra de toque?
eu estou estudando todos os teus vídeos sobre Vampiro, sério. tô nessa onda de ser mestre de mesa agora, e essa é a próxima história que pretendo estudar e comprar. até agora só mestrei Tales from the Loop, tenho Forbidden Lands e vamos q vamos pra ter Vampiro 5a edição!
Elba, seria legal você chamar o/a artista das thumbs pra fazer uma header pro canal, seria muito foda!
... mas eu gosto tanto dessa foto!
@@FazendoNerdice justo kkk
Elba, seria maneiro te ver narrar mesmo que virtualmente esse V5.
Quem apoia dá um up.
🆙
Jogo/mestro Vampiro há uns 20 anos. Sempre fui meio "old school" e mantinha resistência em avançar a qualquer coisa depois do 3ª ed., mas teu vídeo me ajudou a abrir um pouco a mente. Estou montando um grupo novo pra jogar em 2022 e a galera tem comentado muito desta nova edição, e eu sempre curti mais os aspectos interpretativos de WoD do que combate em si, então pelo que você explicou acho que vou curtir bastante a pegada do 5ª ed. Agora é só tirar a dúvida sobre adquirir a Deluxe ou Padrão, mas aí é coisa particular minha mesmo rsrs. Cheguei aqui no teu canal buscando Review no Google, e já tô seguindo e assistindo outros vídeos, excelente conteúdo.
Apenas um adendo...Você até pode esquecer dos Tremere, mas os Tremere nunca se esquecem de você. kkkk Meu clã favorito desde sempre.
Obrigado pelo vídeo, um abraço!
Comprei a deluxe pela amazon. Eu gosto que o V5 coloca uma meça bem mais pé no chão. Eu acho isso importante pq estimula a jogar de uma forma diferente do que em outros sistemas. O vampiro sofre bastante com a condição de ser vampiro. Por mais que a gente tenha diversas formas de jogar (inclusive algumas formas um pouco cômicas apresentadas pelo próprio livro), é importante que o sistema ressalte a característica dele pra que ele possa ter sua "personalidade" destacada. Se outros modos de jogo importados de outros são priorizados, o difefrncial do sistema é escondido e ele tem que "competir" com outros sistemas em uma categoria na qual eles são mais adaptados pq foram feitas assim. Que o jogo fique conhecido por essa característica única dele e chame logo de cara as pessoas que gostam desse tipo de jogo
Pfv Leticia, continue fazendo as thumb do Elba
E Elba, continue contratando a Leticia
Fala Elba! Parabéns pelo vídeo!!! Pelo visto tem uma galera querendo ver você jogar/mestrar!! No nosso canal temos algumas campanhas de V5 e outros sistemas de RPG também. O que você acha de começarmos uma campanha? Será que a comunidade ia curtir? Qual sistema?
Opaaa!!! You have my bow!
Gosto disso hein! Já estou esperando ansiosa pela colab =)
Nicee!
Ia ser INCRÍVEL!
Que bela ideia heeeeein!!! 👏🏼👀🍿
Eu tava re-assistindo os dois vídeos de Vampiro e quando acabaram esse aqui começou na playlist do nada o.o Só depois percebi que era um vídeo novo e não um que eu tinha deixado passar batido KKKKKKKKKKKKKK
Eu sempre ouvi falar de gente jogando Vampiro durante a minha adolescência mas nunca fui atrás, mas depois de ter passado os últimos três dias vendo vídeos sobre o jogo no seu canal e em outros eu acho que vou acabar fazendo uma mesa aqui hein
Me chama pra mesa :)
A cada vez que o Elba faz um vídeo sobre Vampiros ou RPG a minha vida se torna mais alegre, agora imagina quando são os dois combinados !
Sabe o pior amaçou não está errado, é realmente o pão que o diabo fez, que ele mesmo maçou.
Só um pitaco pessoal, o pessoal tem que começar a aprender que da pra fazer intrigas, politicagem e jogos totalmente sem uma rolagem de dados no D&D, fiz isso muitas e muitas vezes, a perder de conta. O povo tem que tirar esse tapa olho de cavalo e falar as coisas corretamente... o sistema mecânico de D&D foi feito pra combate ? sim, é um jogo de fantasia medieval, mas falar que o D&D é só bater, rolar dado e pegar xp e não tem trama, interpretação e etc, é tenso.
Requiem não é uma edição de vampiro a máscara, é um outro universo chamado "Cronicas das Trevas" ou CofD, vampiro a máscara de fato se passa no "Mundo das Trevas" ou WoD.
E bem melhor que máscara inclusive...
Eu acho que o Réquiem sofreu um preconceito enorme.
Eu achava que era o contrário. O interessante do requiem é as diferenças que tem com a mascara. Digo isso não somente em relação à clans e os sistemas de poder e sim quanto ao fato de enquanto a mascara foca no papel do vampiro em um novo mundo de poder que até então ele não sabia que existia e agora descobre que é um inseto perto de titans, o requiem, apesar de também ter essa parada, foca muito mais no horror pessoal que todos lidam quando se transformam em vampiro.
Lembro que conheci Vampiro no V2 e recebi o livro no dia que ia fazer avaliação pra entrar no meu emprego atual, mas quando emprestei pra um amigo, ele me devolveu com algumas folhas soltas. Quase infartei. Ele pra compensar me deu um V3.
Cara, ótimo vídeo! Foi o incentivo final para eu pegar o livro aqui na minha loja local (tomem nota, Galápagos!). Valeu!
Dica: Casa Velha RPG tem uma campanha maravilhosa
Não era vampiro a mascara Requiem. O Requiem é um outro cenário, que a época era chamado de New World of Darkness e hoje se chama Chronicle of Darkness, inclusive muito da mecânica do Réquiem inspirou as novas mecânicas que existem no V5.
E lá fora o Chronicle of Darkness faz sucesso, aqui que não teve uma boa recepção exatamente por ter detalhes que são tirados da máscara, mas não é a máscara.
Por fim, o vídeo ficou bem legal, parabéns!
Chronicles of Darkness é mto bom
Usei muito o sistema Storytelling pra adaptar os mais diversos cenários
Cara totalmente desinformado. Não teve trabalho de pesquisar, triste ter esse povo informando os outros. Mal do youtube.
Ansioso pelo próximo vídeo do sistema. Adoro ouvir sobre Vampiro.
Descobri Vampiro por acidente e descobri q esse é exatamente meu estilo de jogo: interpretação, conversa e desenvolvimento pessoal do personagem. Todas as campanhas de D&D que eu mestei antes sempre foram bastante políticas e muitas vezes eu queria que os jogadores conversassem entre si e com os pm pra desenvolver um ponto de vista sobre a situação ou simplesmente desenvolver a mente e a moral dos personagens, infelizmente as pessoas que jogam comigo são muito Guerreiros, querem chegar, descobrir o problema, bater nos minions do problema e depois bater no problema chefe e passar pra próxima missão. Parar pra conversar? Perda de tempo. Aprofundar o relacionamento dos membros do grupo? Mostre isso em combate atirando uma flecha nesse inimigo que ficou com pouca vida depois do meu ataque. Não é que eu não goste de batalhas, é que eu crio os personagens com tanto carinho e eu não vejo como pra desenvolver eles dando 8 de dano no bandido3. Simplesmente adorei essa coisa dos combates não durarem mais que 3 turnos, adoraria jogar a 5 edição, uma pena o pessoal q joga RPG comigo não gostar desse tipo de narrativa. O pior é história de D&D é tão boa e eu sinto que esse foco em combate torna ela só uma curiosidade que ninguém quer saber.
A qualidade dos teus vídeos são absurdas. Definitivamente tu é um cara que merece muito mais reconhecimento pelo que faz, valeu pelo bom trabalho.
Só um adendo com base no erro de tradução na primeira página, geralmente essa é uma das últimas páginas a serem traduzidas ou confeccionadas, inclusive em traduções. Mais ainda, a tradução não deve ter sido feita por uma única pessoa (insira o meme: e cada um faz sua parte e no final juntamos tudo) e pelo tempo que geralmente sempre é em cima (tempo= dinheiro) o foco deve ter sido colocado mais nas páginas da mecânica do jogo e em seguida nas historinhas que vem junto . Digo isso pq tenho amigos que trabalham com traduções.
Por último trações (boas) são feitas por humanos e passíveis de erro, triste que foi na primeira página da construção final.
Excelente vídeo Elba, adoro construções mundiais fantasiosas com vampiros (principalmente os que não brilham no sol), por mais vídeos sobre vampiros!!!!! (inclusive no mtg isso está em alta por esses tempos)
esse vídeo de vampiro a mascara foi tão bom que reascendeu minha vontade por consumir rpg e hoje estou mestrando para meus amigos novamente
Ah mano, que nostalgia! Joguei muito Werewolf The Apocalypse, Mage The Ascension, Vampire Dark Ages e Masquerade da terceira edição entre 2003 e 2015.
Nunca joguei a edição de 20 anos até porque meu grupo acabou se dissipando (eu era o mais novo na época, tinha 13 anos enquanto a galera era de 20-25) devido a várias razões (galera se casou, mudou de cidade, perdeu o interesse, etc), então ficou esse "vazio" em mim por anos até que ouvi sobre O réquiem e depois de ler eu dropei de vez o interesse.
Dito isso, pretendo comprar a V5 e quem sabe introduzir a galera mais jovem ao universo punk-gótico do World of Darkness assim como fizeram comigo :)
Tb os jogos eletrônicos foram ficando cada vez melhores e a Internet trouxe o multiplayer...
Me disseram que o cenário da quinta edição é muuiiintoo fosação de barra... o melhor é o momento da transição do cenário da segunda pra terceira
A terceira edição é considerado a melhor, tinha um clima de mistério muito bom, e os livros que vinham no ambiente da terceira edição TAMBÉM (guia da camarilla e do sábatt, os livros de clãs... etc e tal) falo isso porque eu comprei esses livros... tem um livro chamado TEMPO DO SANGUE FRACO que é muuiiintoo NÓIADO um ant diluviano desperta no capítulo final
Depois se o narrador quiser emenda na guerrena... mas, normalmente o pessoal joga o jogo...
Espero que tenha um final definitivo nessa quinta edição...
O final da terceira era melhor,afinal o narrador e os jogadores escolhem como será o fim do mundo das trevas 👍
@@Rafael-tartaruga860 Rafael, o cenário da quinta é excelente a meu ver, o jogo é muito mais equilibrado e flexível. Vale muito a pena vc conferir e tirar suas conclusões.
@@gumed85 falou bicho, mas...esse papo de edição de luxo que vem com livreto compilado pra narrador e 3 clãs a parte...sei não...meio injusto ou como devo dizer...desonesto (fora os erros ortofiascos) até onde eu me lembro o TEMPO do julgamento com a gherrena já destruio o mundo das trevas (vampiro, lobisomem, mago etc e tal) a quinta edição é tipo um pós apocalipse... certo??
Então... é isso?? 🤔
@@gumed85 como você disse, só eu vendo com meus próprios olhos 👀
Gangrel e Brujah saíram da Camarilla e entram os Lasombras (sim, eles traíram o Sabba) e Assamita (agora se chamam Banu Haqim). OS Seguidores de Set (agora se chamam Ministerio) entraram nos Anarquistas. Hecata seguem independentes...
Os Seguidores de Set, que agora tão com o nome de Ministry (não sei como eles vão traduzir) são detalhados no livro dos Anarquistas, assim como os Banu Haqim são explicados no livro da Camarilla, os Hécate (Hecata no original) tão no livro Cults of the Blood Gods e os Lasombra tão no Chicago by Night.
Ficou O Ministério
43:05 os 7 clãs da segunda edição Brujah, Toreador, Gangrel, Malkavian, Ventrue, Nosferatu e Tremere, isso me lembra quando eu jogava com os amigos.. eu era o unico do Sabbath, jogando de Lasombra, isso tudo enquanto o grupo de jogo era composto por Um tremere, um Gangrel, um Malkavian..
Muito show o vídeo!! Ainda estou tendendo a comprar - para voltar a jogar depois de 20 anos um RPG - algum dos Mascarade até a terceira edição (a diminuição, junção e ressignificação de algumas narrativas não pareceu soar bem), principalmente pela mecânica antiga, que agradava, mas teu vídeo já me faz considerar a quinta edição. Só as artes mesmo que preferia cartoonescas e principalmente, preto e brancas kkk...
Que tal tu fazer um vídeo sobre o Mago - O Despertar comparando com Mago a Ascensão?
Eu comprei a versão deluxe do V5. Fiquei embasbacado com a qualidade da impressão e produto, conseguiu rivalizar com o Kult (que até então era o livro mais bonito que vi em português).
O lado negativo é que dá uma baita dó deixar este livro na mãos dos jogadores (e seus dedos engordurados, rsrs), então vou ter que comprar a versão normal pra este propósito.
As páginas ficaram "onduladas" nas bordas do seu deluxe?
@@nicko2214 no deluxe não. Parece que este problema de ondulação acontece só no livro normal.
PDF para os jogadores kkk
Sobre os outros clãs que você mencionou, eles acabaram vindo em suplementes diversos. Os Banu Haqim (antigamente Assamitas) estão no livro da Camarilla, o Ministério (antigos Seguidores de Set) estão no livro dos Anarquistas, e ambos chegam no Brasil em fevereiro de 2022. Lasombra e Hecata estão no Chicago By Night e o Cults Of The Blood Gods, mas esses ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, apesar da Galápagos manifestar que tem intenção de trazer todos os materiais
Adoro o Mundo das Trevas! Espero que saiam mais vídeos assim no canal
Agradeço o vídeo. Me deu uma luz sobre as mudanças, que eu precisava pra não ler o livro com olhos errados. Fora que foi informativo em sentido geral também.
O vampiro requiem nunca foi para ser continuação do mascara. Era outro universo.
Valeu pela análise, até me deu vontade de jogar! Eu só joguei Vampiro no estilo "X-Men" quando ainda estudava no final do ensino fundamental... Era tão fantasioso ser adulto e sair na noite do que ser vampiro!
Sabbath já saiu em inglês, sobre as folhas tortas é por causa do corte do papel, que o corte ficou contra a fibra, provavelmente a gráfica pegou o papel já cortado e alguns livros saíram assim.
Eu que jogava Vampiro 3 no xerocão ficaria feliz com a versão básica de 5e kkkkk
Eu tive a versão impressa original. Cara era lindo mas perdi numa enchente
Esse vídeo me veio na hora certa, eu estava pensando em comprar a edição. Que tipo de sincronicidade foi essa, cara?
Saudades de um tempo que não vai voltar mais. Hoje não tenho ninguém para jogar um vampiro ou mesmo um Magic. :(
Eu aí :(
Idem...
Minha realidade é a mesma que a sua, infelizmente. 😔
Pô gente... Dá pra jogar online hoje em dia, fica mais fácil de conseguir gente pra jogar.
@@tiagomatos5687 me refiro pessoalmente mesmo, não tenho mais nenhum amigo ou conhecido que joga esses jogos. Nada melhor que varar a noite tomando umas e jogando um rpg ou um Messi de magic. On-line jogo o MOL e o arena aí é tranquilo.
Muito boa a analise....Parabens, Elba!
Esse ondulamento das páginas é comum com livros em papel marmorizado e capa dura. Se vc deixar na estante alinhado pelo fundo, não pela frente, isso se resolve naturalmente...
Eu estranhamente tava pensando num vídeo desse seu esses dias depois que reassisti o vídeo dos clãs de Vampiro. Obrigado por satisfazer essa vontade secreta. Kkkkk
43:00 errado não está esquecer dos Tremere. Tremere nem é clã.
Elba , parabéns , trabalho bem feito e honesto , gostei bastante do vídeo .
Material de vampiro sem erro crasso de tradução, não seria material de vampiro traduzido. Na devir era muito pior, frases inteiras e afins.
E em questão de tradução, tem que ver se alguns termos não são exclusivos da outra editora. O que poderia gerar um monte de problemas desnecessários.
Nossa, sim. A tradução da Galápagos está perfeita? Não, não está.
Mas tá ORDENS DE MAGNITUDE melhor que a da Devir.
demorei mas vi o vídeo, acredito que uma das ideias dessa edição é simplificar(e consequentemente ficar parecida com as primeiras edições) pra atrair publico novo, já que parece que atrair novo público é uma das ideias da Paradox, afinal eles tem criado alguns jogos sobre o mundo das trevas também além dos jogos de tabuleiro, se não me engano banu hakim e os seguidores de set entraram na camarilla e anarquistas, basicamente clãs independentes não existem mais(outra simplificação eu presumo), sobre o sabbat voltar, acredito que vá voltar(ou até já tenha voltado, não sei quanto aos livros em inglês) mas com obvias diferenças quanto as regras, no fim eu pensava em comprar a edição normal mas a deluxe fica bonitona na estante, vou esperar economizar uma grana e ai quem sabe eu compro kjk, enfim review foda Elba
Essas thumbs tão sensacionais, assim como os vídeos
o áudio está tão bom como sempre esteve
Sabbat já saiu, aliás, já saiu muita coisa, tem pelo menos 7 livros de suplementos.
Faltou falar da Segunda Inquisição que é o elemento mais importante do metaplot atual. Seria interessante também falar sobre os loresheets (não sei como traduziram) que é o maior destaque em sistema.
V5 está uma delícia em sistema, no lore e jogar agora dá a experiência de estar interpretando um vampiro se verdade e não um x-men como você cita.
Bacana você querer jogar, porque você não entra em contato com o pessoal do Casa Velha que pra mim tem a melhor mesa de Vampiro do YT atualmente, outro bom canal é o Crônicas da Meia Noite, mas eles pararam um pouco com vampiro ultimamente.
Grande abraço.
Adorei o vídeo Elba, também gostei muito dos vídeos de Outubro. Elba já que você já fez os vídeos de vampiro a mascara já pode engatar e fazer também um sobre Werewolf The Apocalypse. Já estou com vontade de jogar.
Me incomodou no V5 a pegada meio "caça níquel". Uma das coisas que fizeram eles dar um reboot na franquia foi justamente a quantidade de suplementos que existia e o fato do metaplot estar indo pro buraco, justamente a benção e a maldição do cenário era o metaplot. Se por um lado era massa ter um cenário que aos poucos ia se desenvolvendo, por outro a editora fez muita merda com a história oficial, só um reboot daria jeito.
Aí eles fazem o V5, tiram o Sabá pra lançar um suplemento... ok, vai dedicar um livro inteiro pra seita, justo. Aí fazem um livro mequetrefe de 134 páginas que NÃO permite que os jogadores possam usar o Sabá, com a desculpa de que o Sabá vai contra a proposta do jogo. Oi? Quem, deveria decidir isso é o Narrador e os jogadores! Aí o que eles vão fazer? Lançar um guia dos jogadores, com certeza.
Acho que os 13 grandes clãs deveriam já estar disponíveis no livro básico, não ficar picotando eles em diversos suplementos. Poderiam lançar livros compilando as outras linhagens mais exóticas, o Réquiem fez isso, mas os clãs principais deveriam estar no livro básico. Agora colocar os Lasombra num By Night?
Parece que algumas mecânicas evoluíram, no Réquiem mesmo muita coisa melhorou, mesmo sendo outro cenário, eles importaram muita coisa dele. A tentativa de nerfar o jogo ficou evidente, tem lado bom e lado ruim nisso. Acho que mecanizar demais o sistema de Humanidade foi algo ruim, o tal lance dos Pilares, achei meio estranho. O jogo é sobre lidar com a besta e tal, mas também não pra ser algo muito travado em cima disso, se não fica chato.
Na intro, o Elba mostrou os livros e já procurei link na descrição pra comprar kkkkk estão lindos demais! kd a parceria das lojas?
... ótima ideia, coloquei link da Amazon na descrição!
Amazon
Realmente, com a sua descrição, o V5 me pareceu muito mais interessante e amarrado à sua premissa (que seria o mais próximo de ser o "jeito certo" de jogar RPG, mas isso é outra conversa). Kenneth Hite é um designer e tanto, e mostrou mais uma vez a que veio neste jogo.
Mas, 180 reais num livro de RPG??? PQP, há variações mais acessíveis de jogos de horror pessoal publicados no Brasil (como o instigante Desmortos, por exemplo).
O foda é que não é Vampiro que tá caro, o Real que tá barato.
D&D também tá 180 reais cada livro (e são três), e até o Tormenta 20, RPG 100% brasileiro, tá 190!
@@FazendoNerdice Em parte, é isso mesmo. Mas não é de hoje que o preço de jogos "maiores" está muito alto no Brasil.
@@M4lk1e na Espanha custa €50,00 e nos EUA também uns $50,00 mas aí trazendo para o Brasil com a situação atual de inflação sai salgadinho mas poderia ter sido pior (R$250,00 na edição normal)
Pô Elba, "o pão que o diabo amaçou" doeu em mim. :(
chama eeeeoooo quando for jogar.
Elba faz um vídeo sobre a história em si de Vampiro, toda a Lore e mais sobre Cain e os antedeluvianos
siiim, por favor, faço até outras duas contas pra largar like a mais num vídeo desses
Tendo lido a versão original do livro do Sabá que lançaram pra V5, aviso que eles ainda não deram uma solução pra como os jogadores podem JOGAR como membros desse séquito. O livro os apresenta puramente como antagonistas pro Mestre usar nas histórias, com as antigas Trilhas servindo só pra delinear as motivações e métodos deles.
Eu acho péssimo isso, porque é claro que muita gente tava ansiosa pra poder jogar como Sabá de novo, e ver como seriam as alternativas a Humanidade nesse caso. Não deveria ser muito difícil, já que a mecânica das Convicções já torna a Humanidade mais flexível do que ela era no V20. Na minha opinião, seria só o caso de escolher Convicções condizentes com a Trilha original (Trilha de Caim, Trilha de Lilith...), e escolher Alicerces (Touchstones) que não fossem humanos. Poderia ser um Ritus do Sabá que você executa toda noite ou toda semana pra fortalecer sua devoção à causa, e se você deixa de fazer por qualquer motivo, sobre uma penalidade.
Lógico que uma PRÁTICA é bem menos frágil do que uma pessoa viva, é algo mais difícil do Mestre usar como refém, por exemplo. Então seguir uma Trilha deveria gerar outros tipos de dificuldades, como por exemplo, ter alguma compulsão ou penalidade em certas coisas que seguidores da Humanidade fazem facilmente. O Rubor da Vida não funciona pra você, por exemplo, ou você automaticamente ganha mais Fome quando usa. Ou sempre tem uma penalidade pra lidar pacificamente com humanos porque você tem um aspecto intimidador e inumano, etc.
O chato é que ELES SABEM que a gente queria poder jogar de Sabá, mas também sabem que guardando a parte de "como jogar de Sabá" pra depois, eles podem vendem mais livros. É vantagem de lucro, mas também desvaloriza esse primeiro livro que saiu, e deixa a fanbase frustrada...
Muito bom o vídeo! Acabei de comprar o livro vendo esse vídeo. Obg! A Edição Deluxe me conquistou. Estou lendo o Suplemento no momento. 💀❤️
Tenho a edição básica porque sou pobre pra comprar a de luxo, mas, amigo, mesmo assim, que edição linda ela ė. Não vou deixar ninguém com a mão suja de cheetos pegar nela não kkkkkk.
Uma curiosidade, o meu V5 também veio com as páginas onduladas, mas agora já estão planas, deve ter sido alguma coisa do material da tinta, outros amigos comentaram que os livros deles vieram da mesma forma e já estão normais.
14:10 O livro que o mestre do meu grupo comprou tbm esta com as paginas na msm situação, ficaram onduladas
Ouvindo no som do carro ficou igual, não sei se num headphone bolado faria muita diferença, então por mim, o que for mais conveniente pra vc Elba, sem preferência pelo microfone
nada como um video do elba sobre vampiro pra melhorar a semana
que massa, deu pra relembrar dos velhos tempos jogando vampiro. kurti as regras de fome, deu vontade de jogar....mas hj ja to velho kkkkk nao da mais....
Tb estou envelhecendo e sinto saudades de jogar RPG de mesa
Nossa, não comprei ainda porque tinha muito receio da traduçao. Depois que comprei o Masmorra do Mago Louco fiquei com muito pé atrás da Galápagos.
O Requiem tem até sua porcentagem de fãs e consumidores la fora (inclusive ganhou uma 2⁰ edição cujo sistema inspirou boa parte da 5⁰ edição da Máscara) o problema é que a Devir no Brasil não publicou outros livros importantes da linha que ajudavam a entender melhor o cenário proposto como os das cinco coalizões da noite.
A Devir fez um trabalho terrível com o WoD no Brasil. Simplesmente traduziram aleatoriamente alguns materiais, depois abandonaram. Com o NWoD o trabalho foi ainda pior, daí o cenário ficou largado e não houve interesse na nova linha em decorrência disso.
Elba, não reparei nada nos livros a única coisa que reparei foi na beleza de suas mãos kkkkkkk que coisa mas fofa!!!!
Amei o vídeo, bem didático, nunca joguei mas amo esse universo e só joguei o de computador o bloodlines... Comprei e estou esperando receber e estudar pra jogar. Parabéns pelo trabalho.
Ótimo video 😊
Olha Elba, acho que o som está bem parecido pra melhor do que o outro microfone, mas pode ser só eu ficando maluco haha
Se não me engano os banu hakim e os seguidores de Seth vão sair no próximo livro da 5° edição. Os Hecata estão disponíveis no livro Cults Of The Blood Gods
Mas eles já estão disponíveis, hecatas também.
O "amaçou" me remeteu de uma forma estranhamente nostálgica ao "Percepção + Empada" em Auspícios 3 (O Toque do Espírito) da 3ª Ed. 😅
Elba, você podia fazer uma série jogando uma mesa presencial de Vampiro (ou outro RPG) após o término da pandemia, de modo parecido com a Hora do Mesão.
Ótima ideia, concordo
A explicação das disciplinas exclusivas era antigamente a Maldição de cada clã. Ainda não li o V5 mas parece que tá legal!
Se vc mora na praia, a umidade pode deixar as páginas assim. Tive casa na praia e todos livros e hqs q eu comprava e ficava la na casa ficava desse jeito ai.
"Amaçou" fez meu olho arder...
Elba, gostei muito da nova fotografia do video.
E do audio tb!
Essa thumb está sensacional! Vendo o vídeo deu até vontade de jogar vampiro.
Elbinha a câmera tá muito massa
Ver o Elba falar de Cthulhutech e Warhammer ou mesmo Mutant Chronicles vai ser engraçado pra caramba.
O Elba brigando com a tv kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Maravilhoso kkkkkkk
A segunda edição (que é quase igual a primeira) começou com 7 clãs
No guia do jogador vinha outros clãs e linhagens (clã menor)
Dado algumas mudanças de ambientação, eu não estava interessado na V5, até porque a V20th tinha toda compatibilidade necessária e arcabouço das edições anteriores, mas agora eu tô curioso pra ver as mudanças mecânicas desse rolê.
Pois tu tá na mesma que eu. Pela ambientação, eu achava o V20 a edição definitiva.
Mas a mudança do sistema de regras me deixou animadão com o V5!
O v5 tá uma delícia. Dá uma assistida nas mesas de vampiro aqui no YT. Eu recomendo o Casa Velha que tem crônicas excelentes em contudo e bem divertidas.
@@sagresdoporto O Casa Velha eu acompanho de vez em quando a crônica de Starry Dom por conta que a Eveling e o Ximu também participam de outras campanhas que eu acompanho. Mas eu tenho é de criar vergonha na cara, pegar o livro e meter a bunda na cadeira pra ler.
@@PauloMagus essa crônica anda muito boa, a primeira season acabou pedindo mais.
Então, se você procurar certinho vc acha os mais de 10 suplementos na Internet em inglês.
Fato é a primeira impressão é a que fica e ela vem logo na primeira página amaçada
"O pão que o diabo amaçou" ai ai a falta q um revisor faz...
O som do vídeo não perdeu a qualidade com esse microfone, evitou você esbarrar nele, e tem a possibilidade de você dar mais zoom em livros e cartas. Gostaria que você continuasse com esse microfone, parabéns pelo vídeo.
Não sei quando ti gravou isso, mas o livro do Sabbath foi anunciado junto com o livro da Segunda Inquisição. E sobre Anarchs vs Anarquistas, Anarchs é o nome do movimento, não "Anarchists", então acho que tá de boa rs
Teoricamente em mecânica o V20 e o 3ed são a mesma coisa, mas aconteceram pequenas mudanças de "balanceamento" de poderes.
Sobre lore, o V20 não apenas compila muito material da 3ed, como também, dá progressão em alguns metaplots do ponto de vista do narrador personagem (como é de praxe dos livros lançados em cadência desde a 1ªed de vampiro).
O V5 reformulou TOTALMENTE a mecânica do game (e de certa forma induziram um foco). E em questão de lore, é diretamente os anos após a gehenna. O que não se sabe é se ela terminou ou não. O fato é, que muitos anciões sumiram e a "Elite" do Sabá migrou para o front de guerra contra os matusaléns. (Na Europa, África e Ásia)
Se bem dizer...TODO o material que não foi traduzido veio TUDO de uma vez (risos) e TAMBÉM a linha cronológica de todos os acontecimentos do mundo dos vampiros do começo(bem vindo a noite) do meio (a jihad ) até o fim (a gherrena)
Na real... a terceira edição bicho 😎👍
Po elba podia fazer uma campanha de vampiro documentada, tipo em live e tal
Eu sei que os Samedi seriam outra raça de vampiros desvinculados de Caim. Gostava tanto de jogar com meu Samedi. O nome dele era Frank Sinistro. Onde estão os Samedi?
La By Night + Fazendo Nerdice fazem minha vida feliz.
Eu n tinha notado o microfone até ele falar.
Teus vídeos são sempre muito bons, certamente quando eu estiver empregado será o primeiro canal que virarei membro
A ondulação das páginas é recorrente entre os clientes. Fora isso, a qualidade da capa é bem mais pobre que a do livro em inglês. A capa dura da edição tradicional amassa com o peso do próprio livro de pé, e faz pequenos amassadinhos apenas com a pressão dos dedos. Para o preço pago, não é algo ok.
Muito massa o vídeo, ia ser massa você analisar outros livros de RPG, um de Cthullu é doidera
melhor esperar a próxima edição revisada kkk
Ótimo propaganda não conhecia já pedi os dois mais o escudo do narrador. Estava hoje falando que as livrarias não tem mais sessão de RPG. Meu nerd interior 💸💸💸💸💸💸 feliz. Vou narrar esse livro assim que ele chegar.
Já saiu o livro do sabbah lá fora, também já tem os lá sombra no livro de Chicago/londres