A dívida é alta porque o juro é alto, e o juro é alto porque a dívida é alta; nesse cabo de guerra de malucos, só quem ganha são os grandes bancos privados, que lucram sem dar nada em troca.
O curioso é que se olhar a dívida de outros países em relação ao PIB deles, o Brasil nem tá tão mal assim. No fim é tudo conversa fiada para manter os juros alto aqui.
@@robertoschmidlin7318Na verdade é alta mas não ao ponto de justificar uma insegurança para juros tão altos,mesmo os EUA que imprimem a moeda "base"global,economia desenvolvida,possuem as empresas de ponta tecnológica e universidades que produzem muito conhecimento(que gera riqueza)estão com problemas na dívida que acarretou rebaixamento na nota de segurança para investimento ... O ideal é o equilíbrio com a perseguição aos juros neutros e uma inflação baixa(o que exige investimentos em várias áreas desde indústria tecnológica (oferta de produtos de alto valor agregado que ajuda no câmbio)a agricultura familiar para comércio local),controle de gastos... Enfim,sem pender para extremos como juros reais extratoféricos que favorece uma elite financeira ou impressão de dinheiro (como sugere a Nova teoria monetária que está em discussão que leva a inflação ao descontrole como ocorre na Argentina)....
Nenhum governo vive de imposto,o padrão ouro do acordo de bretton woods acabou fazem 50 anos.Governo emite titulos da divida publica e pega esses mesmo titulo emitindo mais titulos Quer aprender sobre economia leia o livro O Que o Governo Fez Com o Nosso Dinheiro? de Murray Rothbard
Você simula um empréstimo de 3 mil reais e no final vai pagar 7 mil para o banco. Maravilha! Queria o Ciro no poder para testar essa ideia dele de acabar com a oligarquia dos bancos daqui.
@@sr.a7419oq o endividamento público em cima do PIB tem haver com o spreadout ,? Fora que o PIB de cada país é diferente e compará-los n faz o menor sentido, é o mesmo que comparar uma maçã com uma tangerina.
@@wadarellxd3540 Mas o spreadout aplicado no Brasil de 150% se deve como um dos fatores a falta de competitividade entre os bancos. É praticamente um monopólio.
Ainda bem que entrei no Crypto quando o fiz porque foi um divisor de águas para mim financeiramente, com a ajuda da Sra Adriana foi minha melhor decisão
Sou estudante de economia e com base em tudo que já vi, posso dizer sem medo: esses Juros são proibitivos, impedem o crescimento do país. 13,25% é muito alto.
Existe um fator exógeno que contribui para isso. O mercado é permeado por uma oferta de crédito reduzida em ralação a outros países, devido o setor está bem próximo à um oligopolio onde é controlado por um pequeno número de Bancos aliado ao monopólio da caixa nos financiamentos de casa própria e construção civil. Fatores que alavancam os Juros reais juntamente com a dívida interna.
Para piorar o Brasil mantém sua economia principalmente com base em commodities, se o preço delas cair no mercado internacional a economia vai para o buraco.
@@lendasmoveis1912 tá mas quem defini isso ? não tem literatura sobre isso. Na real só a Europa é obrigada a ter uma divida PIB "Baixa" por conta de compartilharem a mesma moeda o euro. Estados que emitem a própria meoda podem se endividar sem problemas, focando em investimentos.
O problema dos juros abusivos não esta nas instituições financeiras (más em dar a independência pro Banco Central e colocar o controle dos juros na mão do mercado que vive de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
@@sr.a7419 Como se pudesse comparar em absoluto. São países diferentes, só pra começar o Brasil é um dos países mais inadimplentes do mundo, enquanto o Japão é um dos melhores pagadores. Pra quem emprestaria teu dinheiro, pra um japonês ou para um brasileiro?
Obrigada, BBC! Da próxima vez que a lista dos 10 bancos mais lucrativos DO-MUN-DO for publicada e eu ler o nome de três bancos brasileiros nela, prometo não me escandalizar mais...
Quem controla os juros no Brasil é justamente quem multiplica seus ganhos financeiro com ele: os rentistas. O Banco Central autônomo é na verdade subordinado os que consomem 50% da arrecadação do Tesouro sem produzir um prego ou colher um grão de feijão. Nunca fomos uma República de verdade. Somos um paraíso para privilegiados.
Um governo forte tiraria essa autonomia maluca do BC, que faz com que o Brasil tenha dois governos, de Brasília e do Banco Central. Por enquanto, na política econômica, quem manda é o presidente do BC.
@@MultiMarat Lula não tem bancada no Congresso Nacional , que está dominado pelos grupos de interesses e pelos eleitos com o orçamento secreto. Quem aprovou a autonomia do Banco Central foi o lobby financeiro para ter um BC para chamar de seu. Há muito pouca margem de manobra do governo para contrariar esses interesses. Vamos seguir alimentando o rentismo por muito tempo.
O Tesouro Direto é tecnicamente uma pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público (e ao criar o Tesouro Direto no Brasil o FHC fez a dívida de Estado do Brasil crescer 15 vezes mais)! Pois isso não se pode dar a independência pro Banco Central (pois isso é o mesmo que colocar o controle dos juros na mão dos caras que vivem de renda fixa as custas do dinheiro do governo)! E nunca jamais se pode adotar uma economia baseada na emissão de títulos do tesouro e juros altos pro mercado financeiro viver de renda fixa as custas do dinheiro do governo (POIS ISSO É UM SUICÍDIO ECONÔMICO PRA QUALQUER PAÍS E INCLUSIVE FOI PROS EUA)!
Isso não é verdade. Esses juros não são uma doação do governo. Esse é um dinheiro que o rentista EMPRESTA ao governo com a esperança de que receberá com juros. Só que o Brasil é mais arriscado (é só olhar a instabilidade política aqui). Não faz sentido pagar a mesma taxa que os EUA, por exemplo.
Porque os juros são altos Governo gasta muito Grande dívida pública BNDES empresta a juros subsidiados trabalhando contra o Banco Central Sistema bancário concentrado Previdência paga salários elevados aos aposentados públicos em comparação a outros países
O Brasil precisa reduzir esses gastos. Nunca vi tantas politicas públicas ineficientes e tantos gastos com os funcionários públicos do judiciário, mamatas de políticos e ministros
De fato temos que acabar com a mamata dos funcionários públicos de alto escalão, diminuindo o estado. Agora, funcionários públicos como professores da educação pública, enfermeiros do sus etc, esses precisam que o estado cresça pra eles. Mais estado pra quem precisa, menos pra quem vive de privilégios
É inacreditável que se tenha todo esse conhecimento e ninguém que está gerindo o país consiga fazer absolutamente nada para que se tenha uma mínima mudança!
Se está lucrando com isso. Antes se lucrava como juro inflacionário, com o fim da inflação se expandiu o crédito interno sem garantia de pagamento. O juro freia a inflação e, ao mesmo tempo, se mantém como um seguro para a inadimplência paga por quem não está inadimplente, daí aparecem os programas de quitação de dívidas com desconto e beneficia os maus pagadores.
Toda economia baseada na emissão de títulos do tesouro e juros altos (pro mercado financeiro viver de renda fixa as custas do dinheiro do governo) esta fadada ao super-endividamento e ao fracasso/insolvência. Exemplo os EUA e os principais países da UE. (Por isso não se pode dar a independência pro Banco Central pois isso é o mesmo que colocar o controle dos juros na mão dos caras que vivem de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
"juro neutro alto por causa do alto endividamento público do pais" meu deus... todos os países que são citados em contraposição ao Brasil possuem uma relação divida/PIB bem maior do que a nossa. Essa intoxicação ideológica é brabo de engolir... O juros neutro é alto pq esse país é cooptado por quem tem grana de verdade
O vídeos contem uma impropriada. Os juros não são altos porque há muita inadimplência, e sim o contrário. Há inadimplência alta porque os juros são altos.
Inflação não é aumento de preços! Inflação é a expansão da base monetária, que estatisticamente cresce de 15 a 20% ao ano em Banânia! Se você acredita que os índices manipulados IPCA etc que eles te falam que é a taxa de "Inflação" você vai empobrecer sem nem perceber!
Boa explicação. Mas faltou dizer que os dados sobre renda, adimplência e patrimônio sobre os clientes os bancos já possuem. Portanto deveriam diferenciar os juros cobrados para cada consumidor seu. Mas não o fazem. Pagam as perdas dos inadimplentes com os juros altos dos adimplentes. O que é um ABSURDO!
inadimplentes existe em qualquer pais do mundo, e aqui não é tão diferente dos outros paises subdesenvolvidos, sequimos com as maiores taxas de juros e não existe uma explicação razoalvel, e nao ser o cartel dos bancos e seus lucros exorbitantes e recordes anuais.
Kkkkkkkkkkk ali no 6:50 Falou do monopólio dos bancos, mas só mostrou os públicos (BB e CEF). Ou seja, acobertou a imagem dos bancos privados (Itaú, Santander, Bradesco), que são justamente os que mais interferem. Que piada essa mídia! Kkkkkkkkkkkkkkkk
UÉ.. o Brasil tem alto individamento de 60% ?... O Japão tem 200% de dívida, os EUA, Itália, e boa parte da Europa também tem mais de 100%. Isso é ideologia pura de banqueiros.
Mas esses países nunca deram calotes nas suas dívidas e nunca tiveram hiperinflação. Querer comparar um bom pagador com um caloteiro e que os juros sejam iguais, aí não é justo. Não é ideologia, é credibilidade.
a diferença está na confiança que esses países tem! Japão por exemplo, quem ver na percepção brasileira, acredita que eles estão mais atolados que nós, no entanto, eles pagam praticamente quase o mesmo valor que devem inicialmente, com juros super baixos, diferente do Brasil
Infelizmente as dívidas do Brasil é interna mas se for ver no Brasil as moedas como dólar e euro são cotadas como o país devesse em moedas estrangeira, sempre tem um esperto que vai dizer que o país deu colote quando foi isso? Temos reservas para garantir a nossa dívidas mas porque ela tem que se aplicar no tesouro americano.
Mentira: México e outros países latinoamericanos tem tx de juros menores ñ pq tem grau de investimento. O Brasil, qdo teve grau de investimento, continuou tendo a maior tx de juros do mundo.
@@leandro3825países com uma dívida proporcional ao PIB muito superior a nossa (EUA, Japão) possuem juro menor. Tbm achei insuficiente a explicação nesse ponto.
Você não encontrará análises profundas em questões políticas e financeiras em veículos de mídia como BBC, Globo ou Folha de S. Paulo, pois o viés neoliberal destas parte de certos pressupostos enquanto se ignora muitos outros, deliberadamente.
@@renandefreitasbr acho que você não conhece a BBC, que já produziu excelentes documentários. E você não entende a diferença de um programa específico, documentário e uma simples reportagem. Lhe indico um documentário antigo DA BBC, que não é centrado nos juros, mas no dinheiro. Você vai compreender além a política e vai entender que não faz diferença se você fez o L ou se você fez o Pix. "Master of Money"
Bem lembrado! Outro detalhe é que em 2020 o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na história do país, e por isso em 2020 a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Esse taxa de juros neutra é pura especulação, você ouviu somente economistas ligados ao mercado financeiro, seu comentário é viesado. A dívida do Japão é de 200% do PlB, Rússia e Ucrânia, que estão em guerra, tem taxas menores e isso não explica essa taxa de juros obscena. Nossa inflação e de custo e a taxa de juros tem pouco efeito, qualquer manual de economia explica isso. Temos que voltar com a lei da usura e colocar um teto para a taxa aplicada pelos bancos, mas será que o congresso aprova? Duvido.
De certa forma isso faz sentido pois quando o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na historia do país em 2020, o dólar disparou (nossa economia é muito dolarizada) e a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06%, e o BC de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Acho que o deveria consultar outros economistas. A parte do juros neutros não faz sentido nenhum! Os paises citados tem relação dívida/PIB semelhantes ao Brasil. E o que dizer de países com USA, Japão e outros europeus que estouram os 100%, Japão especificamente é mais que 200%, então esse economista está bravateando ou simplificou demais o assunto! Por fim, quanto maior o juros mais o país se endivida, caindo em um círculo vicioso!
Parabéns pelo corte de 0,5 pontos percentuais priorizando a deflação real meses após 7 meses de 2023 de governo lula 3 e melhoria nas tomadas de decisões de investimento a longo prazo. Portanto, o foco agora e a redução da selic para uma casa.
Acredito que já há uma maneira de ser dos banqueiros no Brasil ,que querem sempre ter lucro a todo custo ,o que justificaria tanto tempo mantendo o mesmo modo operante
@@danilosouza2185 é um olhar muito estreito e simplista. O que está sendo colocado em questão aqui é que há um grande conglomerado econômico que abusa dos seus poderes, em detrimento da classe trabalhadora. Por exemplo, veja que a todo momento falam sobre teto de gastos, mas ninguém fala sobre teto de pagamento de juros? Outro ponto, a petrobras estava lucrando de forma exorbitante, repassando para os seus acionistas enquanto contraía dívida imensa através de empréstimos. Há todo um ecossistema que se favorece da especulação financeira. Esse é o ponto.
Vocês esqueceram de dizer que no Brasil não temos inflação de demanda. Ao contrário da maioria dos países que vocês citaram. Portanto, ainda é mais absurdo ainda essa taxa de juros.
Interessante. Precisa um jornalista explicar isso para a população. Porque o presidente do BC e outros economistas nunca conseguiram nas inúmeras entrevistas.
O que baixa a inflação de fato e na prática são combustíveis e energia barata (pois diminuem os custos de produção e consequentemente o preço final ao consumidor e assim derruba a inflação)! Juros altos só servem pro mercado financeiro que vive de renda fixa as custas do dinheiro do e que não trabalha e nem produz e é INÚTIL a economia real e ao país (lucre mais do dinheiro público)! Por isso não se deve dar a independência pro Banco Central (pois isso é o mesmo que colocar o controle dos juros na mão dos caras que vivem de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
O governo é financiado pelos impostos do contribuinte e não precisa emitir títulos do tesouro para se financiar (é o mercado financeiro que precisa que o governo emita títulos para se financiar com o dinheiro da arrecadação de impostos do governo)! Por isso o governo não pode dar a independência pro Banco Central e nem adotar uma economia baseada na emissão de títulos do tesouro e juros altos (exatamente para impedir o mercado financeiro que não trabalha e nem produz viva de renda fixa as custas do dinheiro do governo)! Pois isso leva ao super-endividamento e a INSOLVÊNCIA DA ECONOMIA!
O governo brasileiro gasta 51% do PIB bruto com o mercado financeiro que vive de renda fixa as custas do dinheiro do governo (e faz todo o orçamento federal com apenas 49% do PIB bruto)! E o pessoal do mercado financeiro ainda vai pra mídia dizer que o governo gasta mais consigo mesmo e com o contribuinte!
Pra pagar dinheiro público pra banco e pra acionistas em detrimento dos serviços públicos de qualidade como saúde educação segurança infraestrutura tecnologia inovação pesquisa, se os gastos fossem realmente um problema porque não colocou a dívida pública no teto de gastos então hein liberais .
@@marcovieira5636 explica então porque após o teto a dívida aumentou hein gênio quando foi criado o endividamento público era de 63% após o teto em 2019 era de 93% ou seja aumentou gênio
Em 2020 a inflação em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, esperando a inflação e o dólar explodirem, agora os maiores juros reais do mundo por tanto tempo, um grande desastre a economia domestica.
Ora,a inflação não é só controlada pelos juros mediante redução da demanda. Aumento da oferta em relação a demanda também baixa a inflação. Mas ,para isso, é preciso aumentar a produção,os investimentos. O que acontece quando se baixa os juros.
Matéria com algumas informações úteis, mas fiquei com uma dúvida: salvo engano, a dívida pública de países desenvolvidos é muito maior que o patamar de 61% da administração pública brasileira - e isso dito em relação a seus respectivos PIBs. Do Japão passa de 100%. Em sendo isso mesmo, a forma como este aspecto foi mencionado precisava de um pouco mais de contexto - o que dependia de mais apuração ou possivelmente a fonte foi tendenciosa. Ao menos é a sensação que fica...
Bem lembrado! Outro detalhe é que em 2020 o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na historia do país, e por isso em 2020 a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Os mesmos economistas ortodoxos que analisam a nossa economia pela perspectiva das potências classificando investimentos públicos como gastos. O Brasil investe muito pouco ainda.
"Juro neutro é acima dos demais países" spread super alto...por que será né? O Brasil por acaso é um país super especial e diferenciado dos demais??? Isso é papinho de tecnocrata que vende ideologia como ciência econômica.
Um monte de gente reclamando dos bancos, mas não reclamam dos monte de gasto público e altos salários dos funcionários públicos, policiais, professores, e outras categorias. Na maior parte dos países os salários desses profissionais são na média da iniciativa privada. Talvez a exceção sejam prefeituras. Governo precisa rolar dívida e mesmo diminuindo o tamanho do estado privatizando ao mesmo tempo abriram um monte de piso de salários pra funcionários públicos. Sem falar outros jeitos de torrar dinheiro do governo. Dinheiro público em carnaval, Lei Rouanet, etc.
Simples: porque ainda não passamos pela Revolução Brasileira, o que implicará na estatização de todo sistema financeiro, no fim do rentismo, na internalização dos centros decisórios da politica econômica e na afirmação de nossa soberania econômica nacional.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK qual o problema de dizer "socialismo"? Tem vergonha de expor tua bandeira ou quer ver se assim consegue enganar trouxa?
Onde que a BBC arruma estes economistas! Esse Braulio Borges tem que explicar pq os juros nos USA, Japão, UE são baixos e a divida pública é alta. Ta me cheirando economista de mercado isso ai!
Queria saber de onde esses economistas tiraram essa ideia que os juros neutros no Brasil seriam de 4,5 % aa. O Brasil já teve grau de investimento e os juros não caíram. Cada hora eles inventam uma desculpa pra tentar justificar o inexplicável. Os caras criaram juros estratosféricos pra substituir o ganho da inflação e não quebrarem, e estão viciados nesse doce até hoje. É impossível ter competição e economia de mercado desse jeito. Os juros já são uma barreira de entrada enorme.
Os banqueiros que ganham com os juros altos, são sócios do presidente do BC, e por isso que os juros estão tão altos. E a imprensa comprada tenta explicar, de mil firmas, o inexplicável.
Pq o Campos Neto do Banco Central está fazendo o que os banqueiros e rentistas querem. Nenhum economista sério concorda com mais de 10% de juros reais para o Brasil atual.
@@maikericardo444 "Erro contábil" de 1.4 TRILHÃO na gestão do desgoverno do Bolsonaro miliciano, que "deixou" 50 bilhões em caixa. É a mesma coisa de ir pagar uma dívida de R$ 1.400,00 com 50 reais na carteira. Volte para o esgoto agora, MANÉ DERROTADO !
Juros altos só beneficiam os bilionários e travam o crescimento do país. Mas o pior é os POBRES de extrema direita (90% dos bolsominios) que, por pura PERVERSIDADE, defendem juros altos e o lucro dos realmente bilionários.
A solução para os petistas é simples: >culpe o BC pela situação do Brasil >exija a saída do Campos Neto da presidência do BC >coloque um capacho do Lula no comando e reduza os juros na marra >e quando a inflação explodir, bote a culpa no Campo Neto e no Bolsonaro
ter juros bancarios absurdos é o principal fator pra haver calotes no pagamento de emprestimos, até quando é um emprestimo consignado usando algo como o auxilio brasil tinha juros de mais de 20% sendo q é basicamente impossivel o governo dar calote no pagamento do beneficio, conheço gente q não conseguiu pagar emprestimo de tão altos que ficaram os juros.
Errado. Os juros altos são para compensar o risco de calote, isso em todo lugar do mundo. O Brasil é um dos países mais inadimplentes do mundo, o brasileiro é por padrão um caloteiro sem vergonha
Pior que os altos juros, são os altos impostos, que somos obrigados a pagar. Se pagássemos metade do valor dos impostos que pagamos, sobraria mais dinheiro conosco. Os bancos se veriam forçados a oferecer crédito com juros baixos 🤔 Ótima reportagem, BBC 👍
Boa parte dos impostos que nós pagamos vai para pagar banqueiros através dos títulos públicos. Está tudo ligado. Se os juros aumentam, a dívida do governo com os bancos cresce proporcionalmente, e nós temos que pagar mais impostos para quitar as dívidas.
O Brasil a cada 4 anos tem crises de inflação elevada. Nunca consegue manter uma solidez e estabilidade econômica. É um país instável e sem credibilidade. Não tem como um país tão instável e imprevisível ter juros baixos. Simples assim.
"O Brasil a cada 4 anos tem crises de inflação elevada" logico. Todos os governo fazem keynes na economia e os salarios+ aposentadoria dos politicos,servidores e militares são altos e todo o gasto dele gera inflação
Você coloca 1.000 real poupança dá 5,00 real juros. Pegar Empréstimos 1.000 reais vai pagar 80,00 real mais ou menos. Por isso banqueiros deita rola em cima brasileiro 😢😢😢
Acho engraçado que mesmo com o juro tão alto, 60% tao endividados. Pessoal nao tem educação nenhuma, nao tem grana e querem fazer empréstimo. Empresas sem caixa nenhum, fazendo empréstimos para se endividar mais
Muito obrigado pelas informações, mas o valor oficial da inflação é digno de ficar ofendido... É exatamente fora da realidade nas ruas... Na pandemia vi no supermercado uma inflamação de mais de 100%. Mas a inflação oficial foi de muito menor... Portanto, essas análises se tornam sem efeito, pois os dados usados estão bem longe da realidade. É tudo um teatro. Na vida real essas análises não valem nada. Isso em qualquer governo, desde sempre... É uma ofensa a quem tem a capacidade de pensar... Desejo cabelo na pia e sangue no vaso pra esses hipócritas que faltam como quem entende, mas nunca teve coragem de fazer uma análise real da situação.
Bem lembrado! Outro detalhe é que em 2020 o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na historia do país, e por isso em 2020 a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Foi cometido um erro ao dizer que a taxa de juros incidentes nos empréstimos na Argentina seria negativa em comparação da taxa básica de juros com a inflação. Acontece que esse fato é verdadeiro para os INVESTIDORES ,cujos investimentos são remunerados pela taxa básica de juros, e nunca para os tomadores de empréstimos, que pagam juros muito acima da mesma taxa básica de juros. Acho muito importante corrigir essa informação para melhor entendimento daqueles que assistirem o vídeo.
O problema não é a relação dívida pib e sim a qualidade da dívida, países de primeiro mundo tem uma grande margem de anos para pagar ou refinanciar suas dívidas as vezes 20 a 30 anos, no brasil o cenário econômico e as constantes mudanças e a insegurança jurídica e mercantil prejudicam pois não tem maluco pra querer financiar a dívida do brasil por tanto tempo, o brasil precisa repagar ou rolar a dívida a cada 4-5 anos e é por isso que os juros são altos, quando se gasta mais do que arrecada e ainda por cima se tem políticas que minam o desenvolvimento utilizando as mais variadas desculpas para comprar o pobre de que é para o bem dele isso ocorre, o banco central pode baixar os juros a 0% e sabe no que isso vai acarretar ? O país não vai conseguir pagar sua dívida pois não haverão malucos pra arriscar financiar o governo sem ter uma taxa de retorno condizente, ai o brasil imprime dinheiro ou dá calote na dívida, ambos cenários pavorosos e que venezuela e argentina já vivem.
De 2% para 13,75 em apenas 18 meses e pemaneceu muito alto por muito tempo. Péssima gestão do Banco Central. Parecem estar perdidos ou atendem interesses do setor financeiro.
A inflação estava muito alta. E as políticas de lula não foram convincentes. Acabou com a lei das estatais, aumentou bastante os gastos públicos, acabou com o teto de gasto e quer baixar os juros quando convem para fazer o populismo porco dele
você pode vir para a Europa oriental para os países do Intermarium dos Bałcãs ocidentais é bom, seguro e confortável esses países oferecem educação, treinamento vocacional, cursos, o clima é bom há florestas
não se esqueçam do Duplo imposto oculto que a TV e ninguém comenta. Que imposto é esse? Ué: acorda: quando milhares de roubos de tudo o q se compra, acontece, advinha o que o prejudicado cidadão vai fazer? vai pagar novamente o imposto de algo q ele já pagou (o objeto roubado). Pq ele precisa repor o q perdeu. Celular, carro, moto, etc - sem contar danos de propriedade por tudo q é canto.... prejuízo = dinheiro no bolso do governo!
@@mateusbezerra6139 tá mas quem defini isso ? não tem literatura sobre isso. Na real só a Europa é obrigada a ter uma divida PIB "Baixa" por conta de compartilharem a mesma moeda o euro. Estados que emitem a própria meoda podem se endividar sem problemas, focando em investimentos.
Engraçado, quando a taxa de juros chegaram a 2% as taxas de crédito continuaram altas, acreditar que apenas baixar os juros da Selic o cidadão vai pagar menos juros é utopia. o que realmente deixa os juros altos é a falta de garantia jurídica. Para ter oferta de crédito maior vc precisa ter garantia jurídica, nossas garantias jurídicas são frágeis ou simplesmente não são aplicadas, não adianta o banco te financiar uma casa a uma taxa baixa, ou seja spread baixo, para ter ideia são feitos o leilões de casas com as pessoa ocupando o imóvel. Os processos duram anos os até décadas. Lembrando, Devido o mau pagador, o bom pagador acaba pagando mais.
Verdade que a inadimplência no Brasil é alta, mas nos EUA também há uma insolvência absurda em bens duráveis como carros e imóveis. Porém, as ações de recuperação são mais rápidas que no Brasil.
Como comentaram em outro lugar, parte da existência de mal pagadores é por conta dos juros muito altos que tornam difícil para um assalariado quitar. Aí vira um ciclo vicioso: quem pega empréstimo tem dificuldade de quitar pois os juros são muito altos, e os bancos justificam os juros estratosféricos dizendo que é porque quem pega empréstimo não paga. Para resolver tem que quebrar esse ciclo, forçando os bancos a baixarem o spread. Uma maneira é como o Ciro tinha proposto, abrir o país para a entrada de mais bancos e fazer os bancos públicos praticarem spreads mais baixos, para forçar os privados a competirem.
Se o endividamento Público mantém o juro neutro elevado, por que que o Japão que tem dívida pública de mais de 200% manteve o JBG abaixo de 0,5%?? Economistas de mercado financeiro só sabem repetir cartilha. São poucos que ainda tem 2 neurônios funcionais...
A economia do Japão é muito diferente,costumes diferentes. Japoneses guardam dinheiro para se precaver e muito tmb pelas as adversidades de desastres climáticos. O mercado confia nos japoneses para o retorno do pagamento deles
@@AirtonBruno é mesmo? Quais são os critérios econométricos para medir a "confiança"? PS: Dei o exemplo do Japão mas poderia ser qualquer outro com dívida pública acima dos 61%- EUA (dívida pública de 96,4% em relação ao PIB), França (112% em relação ao PIB), Alemanha (65,9%), Reino Unido (100,9%).Quer mais?? Então, me explica uma coisa: se a dívida pública é tão importante para determinar os juros, por que esses países com dívidas maiores não possuem juros maior? PPS: O argumento sobre a "cultura", com todo respeito, é ridículo. O Japão não possui a mesma cultura que os EUA e a França e o fenômeno se repete. E tem mais: além de não ser um aspecto aferível (como medir impacto da "cultura"?), só serve para reforçar o complexo de vira-latas brasileiro e reforçar estereótipos .
Resposta: Os Japoneses por questões sociais locais poupam muito dinheiro,o que aumenta a oferta de ativos financeiros,e com isso faz os juros caírem. É a lei da oferta e demanda: Mais oferta = preços menores
@@lucasnowicki9233 veja minha resposta ao comentário do colega. Os franceses poupam muito dinheiro?- Na França a dívida pública ultrapassa os 100% do PIB e os juros são menores. Só o que faltava era vc falar que a cultura da França é parecida com a do Japão...
A dívida é alta porque o juro é alto, e o juro é alto porque a dívida é alta; nesse cabo de guerra de malucos, só quem ganha são os grandes bancos privados, que lucram sem dar nada em troca.
O curioso é que se olhar a dívida de outros países em relação ao PIB deles, o Brasil nem tá tão mal assim. No fim é tudo conversa fiada para manter os juros alto aqui.
@@wevertonj Quem não quer uma colônia como o Brasil. Pagam um juros alto e ainda vendem alimentos baratinhos enquanto o Br come lixo e paga caro.
A dívida brasileira não é alta, pura conversa fiada.
@@robertoschmidlin7318Na verdade é alta mas não ao ponto de justificar uma insegurança para juros tão altos,mesmo os EUA que imprimem a moeda "base"global,economia desenvolvida,possuem as empresas de ponta tecnológica e universidades que produzem muito conhecimento(que gera riqueza)estão com problemas na dívida que acarretou rebaixamento na nota de segurança para investimento ... O ideal é o equilíbrio com a perseguição aos juros neutros e uma inflação baixa(o que exige investimentos em várias áreas desde indústria tecnológica (oferta de produtos de alto valor agregado que ajuda no câmbio)a agricultura familiar para comércio local),controle de gastos... Enfim,sem pender para extremos como juros reais extratoféricos que favorece uma elite financeira ou impressão de dinheiro (como sugere a Nova teoria monetária que está em discussão que leva a inflação ao descontrole como ocorre na Argentina)....
Capitalismo. Tem um livro muito bom a respeito do assunto: Imperialismo, fase superior do capitalismo.
Isso não é nada, quando um banco quebra quem socorre é o governo com nossos impostos!!!😂😂😂
Governo e uma impressora
Nenhum governo vive de imposto,o padrão ouro do acordo de bretton woods acabou fazem 50 anos.Governo emite titulos da divida publica e pega esses mesmo titulo emitindo mais titulos
Quer aprender sobre economia leia o livro O Que o Governo Fez Com o Nosso Dinheiro? de Murray Rothbard
Que bom
@@carlosolivera4864 , Economia fazendo seu papel social. Oh, não pode !
@@carlosolivera4864 , Quem compra os títulos da dívida pública ?
Os bancos são sangue sugas da economia, não ajudam quem quer investir, só querem montar em suas costas
Neo-liberalismo é a ideologia dos bancos travestida de teoria econômica para enganar os bobos e assaltar o bolso do cidadão e o erário público.
E adivinha quem eles apoiaram? Dou um doce se vc disser L…
Os bancos começaram a existir esse ano, raciocina mais um pouco aí e vai ver que banco não tem partido, o partido deles é sugar tudo que puderem
@@peuhfm , e adivinha em que governo passado eles sugaram mais? Duro é gente que não tem cérebro.
@@helenavicentini8383que eu saiba o Campos Neto fez arminha... mas sobre isso ninguém quer falar.b
Você simula um empréstimo de 3 mil reais e no final vai pagar 7 mil para o banco. Maravilha! Queria o Ciro no poder para testar essa ideia dele de acabar com a oligarquia dos bancos daqui.
04:30 COMO 61% É MUITO ????? EUA COM 130% JAPÃO COM 220%
@@sr.a7419oq o endividamento público em cima do PIB tem haver com o spreadout ,? Fora que o PIB de cada país é diferente e compará-los n faz o menor sentido, é o mesmo que comparar uma maçã com uma tangerina.
Os juros subiu para controlar a inflação
@@wadarellxd3540 Mas o spreadout aplicado no Brasil de 150% se deve como um dos fatores a falta de competitividade entre os bancos. É praticamente um monopólio.
@@sr.a7419 queria que a nossa divida fosse maior? Ta pouco pra ti?
Ainda bem que entrei no Crypto quando o fiz porque foi um divisor de águas para mim financeiramente, com a ajuda da Sra Adriana foi minha melhor decisão
Gennnnnnte!!! Quem é Sra.Adriana?
Golpes
Não temos bancos por aqui, mas agiotas institucionalizados.
Sou estudante de economia e com base em tudo que já vi, posso dizer sem medo: esses Juros são proibitivos, impedem o crescimento do país. 13,25% é muito alto.
Existe um fator exógeno que contribui para isso. O mercado é permeado por uma oferta de crédito reduzida em ralação a outros países, devido o setor está bem próximo à um oligopolio onde é controlado por um pequeno número de Bancos aliado ao monopólio da caixa nos financiamentos de casa própria e construção civil. Fatores que alavancam os Juros reais juntamente com a dívida interna.
Para piorar o Brasil mantém sua economia principalmente com base em commodities, se o preço delas cair no mercado internacional a economia vai para o buraco.
04:30 COMO 61% É MUITO ????? EUA COM 130% JAPÃO COM 220%
@@sr.a7419 na verdade para o padrão do Brasil é... cada país tem um contexto diferente
@@sr.a7419perfeito!
@@sr.a7419problemas dele. 61% é muito. Que bom que não estamos na situação deles
@@lendasmoveis1912 tá mas quem defini isso ? não tem literatura sobre isso. Na real só a Europa é obrigada a ter uma divida PIB "Baixa" por conta de compartilharem a mesma moeda o euro. Estados que emitem a própria meoda podem se endividar sem problemas, focando em investimentos.
Nossa que aula! Obrigado!
As instituições financeiras que mandam no Brasil fazem a festa com juros altos, entendedores entenderão
O problema dos juros abusivos não esta nas instituições financeiras (más em dar a independência pro Banco Central e colocar o controle dos juros na mão do mercado que vive de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
04:30 COMO 61% É MUITO ????? EUA COM 130% JAPÃO COM 220%
@@sr.a7419isso é dívida pública e não taxa de jura
@@sr.a7419 a bbc tbm fez um video sobre isso. ve ai "Como Japão, país mais endividado do mundo, ainda tem crédito internacional"
@@sr.a7419 Como se pudesse comparar em absoluto. São países diferentes, só pra começar o Brasil é um dos países mais inadimplentes do mundo, enquanto o Japão é um dos melhores pagadores. Pra quem emprestaria teu dinheiro, pra um japonês ou para um brasileiro?
Obrigada, BBC! Da próxima vez que a lista dos 10 bancos mais lucrativos DO-MUN-DO for publicada e eu ler o nome de três bancos brasileiros nela, prometo não me escandalizar mais...
Bancos e governo, unidos para lascar o pobre 👍
Quem controla os juros no Brasil é justamente quem multiplica seus ganhos financeiro com ele: os rentistas. O Banco Central autônomo é na verdade subordinado os que consomem 50% da arrecadação do Tesouro sem produzir um prego ou colher um grão de feijão. Nunca fomos uma República de verdade. Somos um paraíso para privilegiados.
Um governo forte tiraria essa autonomia maluca do BC, que faz com que o Brasil tenha dois governos, de Brasília e do Banco Central. Por enquanto, na política econômica, quem manda é o presidente do BC.
@@MultiMarat Lula não tem bancada no Congresso Nacional , que está dominado pelos grupos de interesses e pelos eleitos com o orçamento secreto. Quem aprovou a autonomia do Banco Central foi o lobby financeiro para ter um BC para chamar de seu. Há muito pouca margem de manobra do governo para contrariar esses interesses. Vamos seguir alimentando o rentismo por muito tempo.
Somos uma plutocracia na prática.
O Tesouro Direto é tecnicamente uma pirâmide financeira sustentada pelo dinheiro público (e ao criar o Tesouro Direto no Brasil o FHC fez a dívida de Estado do Brasil crescer 15 vezes mais)!
Pois isso não se pode dar a independência pro Banco Central (pois isso é o mesmo que colocar o controle dos juros na mão dos caras que vivem de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
E nunca jamais se pode adotar uma economia baseada na emissão de títulos do tesouro e juros altos pro mercado financeiro viver de renda fixa as custas do dinheiro do governo (POIS ISSO É UM SUICÍDIO ECONÔMICO PRA QUALQUER PAÍS E INCLUSIVE FOI PROS EUA)!
Isso não é verdade. Esses juros não são uma doação do governo. Esse é um dinheiro que o rentista EMPRESTA ao governo com a esperança de que receberá com juros. Só que o Brasil é mais arriscado (é só olhar a instabilidade política aqui). Não faz sentido pagar a mesma taxa que os EUA, por exemplo.
Porque os juros são altos
Governo gasta muito
Grande dívida pública
BNDES empresta a juros subsidiados trabalhando contra o Banco Central
Sistema bancário concentrado
Previdência paga salários elevados aos aposentados públicos em comparação a outros países
Acredito que você foi bem modesto em relação ao spread bancário.
Compreendi que o amor ❤️ encerra todas as vocações. Sta. Teresinha do Menino Jesus.
O Brasil precisa reduzir esses gastos. Nunca vi tantas politicas públicas ineficientes e tantos gastos com os funcionários públicos do judiciário, mamatas de políticos e ministros
De fato temos que acabar com a mamata dos funcionários públicos de alto escalão, diminuindo o estado. Agora, funcionários públicos como professores da educação pública, enfermeiros do sus etc, esses precisam que o estado cresça pra eles. Mais estado pra quem precisa, menos pra quem vive de privilégios
@@leonardobd6472 Lucido, perfeito
É inacreditável que se tenha todo esse conhecimento e ninguém que está gerindo o país consiga fazer absolutamente nada para que se tenha uma mínima mudança!
É a tal da autonomia do BC
🗳️ votaram no luladrão.
Foi no que deu a política econômica do Guedes.
Se está lucrando com isso. Antes se lucrava como juro inflacionário, com o fim da inflação se expandiu o crédito interno sem garantia de pagamento. O juro freia a inflação e, ao mesmo tempo, se mantém como um seguro para a inadimplência paga por quem não está inadimplente, daí aparecem os programas de quitação de dívidas com desconto e beneficia os maus pagadores.
Toda economia baseada na emissão de títulos do tesouro e juros altos (pro mercado financeiro viver de renda fixa as custas do dinheiro do governo) esta fadada ao super-endividamento e ao fracasso/insolvência.
Exemplo os EUA e os principais países da UE.
(Por isso não se pode dar a independência pro Banco Central pois isso é o mesmo que colocar o controle dos juros na mão dos caras que vivem de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
"juro neutro alto por causa do alto endividamento público do pais" meu deus... todos os países que são citados em contraposição ao Brasil possuem uma relação divida/PIB bem maior do que a nossa. Essa intoxicação ideológica é brabo de engolir... O juros neutro é alto pq esse país é cooptado por quem tem grana de verdade
O vídeos contem uma impropriada. Os juros não são altos porque há muita inadimplência, e sim o contrário. Há inadimplência alta porque os juros são altos.
Não se preocupem, o Brasil não tem risco de dar certo, o bom disso é que o resultado nós sempre sabemos.
Inflação não é aumento de preços!
Inflação é a expansão da base monetária, que estatisticamente cresce de 15 a 20% ao ano em Banânia!
Se você acredita que os índices manipulados IPCA etc que eles te falam que é a taxa de "Inflação" você vai empobrecer sem nem perceber!
Desde a independência o Brasil virou uma colônia de banqueiros
Fazer um empréstimo bancário no Brasil! Você vira um escravo do sistema.
Boa explicação. Mas faltou dizer que os dados sobre renda, adimplência e patrimônio sobre os clientes os bancos já possuem. Portanto deveriam diferenciar os juros cobrados para cada consumidor seu. Mas não o fazem. Pagam as perdas dos inadimplentes com os juros altos dos adimplentes. O que é um ABSURDO!
inadimplentes existe em qualquer pais do mundo, e aqui não é tão diferente dos outros paises subdesenvolvidos, sequimos com as maiores taxas de juros e não existe uma explicação razoalvel, e nao ser o cartel dos bancos e seus lucros exorbitantes e recordes anuais.
Kkkkkkkkkkk ali no 6:50 Falou do monopólio dos bancos, mas só mostrou os públicos (BB e CEF). Ou seja, acobertou a imagem dos bancos privados (Itaú, Santander, Bradesco), que são justamente os que mais interferem. Que piada essa mídia! Kkkkkkkkkkkkkkkk
UÉ.. o Brasil tem alto individamento de 60% ?... O Japão tem 200% de dívida, os EUA, Itália, e boa parte da Europa também tem mais de 100%.
Isso é ideologia pura de banqueiros.
Mas esses países nunca deram calotes nas suas dívidas e nunca tiveram hiperinflação. Querer comparar um bom pagador com um caloteiro e que os juros sejam iguais, aí não é justo. Não é ideologia, é credibilidade.
a diferença está na confiança que esses países tem! Japão por exemplo, quem ver na percepção brasileira, acredita que eles estão mais atolados que nós, no entanto, eles pagam praticamente quase o mesmo valor que devem inicialmente, com juros super baixos, diferente do Brasil
Engraçado você comparar confiabilidade de países de primeiro mundo com essa lixeira que é a América Latina e ainda não entender a diferença. KKKKK
@@wesleyfernande,pura safadeza dos agentes de mercado para ganhar cada vez mais dinheiro da população.
Infelizmente as dívidas do Brasil é interna mas se for ver no Brasil as moedas como dólar e euro são cotadas como o país devesse em moedas estrangeira, sempre tem um esperto que vai dizer que o país deu colote quando foi isso? Temos reservas para garantir a nossa dívidas mas porque ela tem que se aplicar no tesouro americano.
Mentira: México e outros países latinoamericanos tem tx de juros menores ñ pq tem grau de investimento. O Brasil, qdo teve grau de investimento, continuou tendo a maior tx de juros do mundo.
ELE É CAMPEÃO DE JUROS ALTOS, POR QUE O PRESIDENTE E CAMPEÃO DE GASTOS
Achei superficial que a análise de juros altos tenha reflexo apenas pela questão do endividamento
Como se o essencial do juros é a dívida?!
@@leandro3825países com uma dívida proporcional ao PIB muito superior a nossa (EUA, Japão) possuem juro menor. Tbm achei insuficiente a explicação nesse ponto.
Você não encontrará análises profundas em questões políticas e financeiras em veículos de mídia como BBC, Globo ou Folha de S. Paulo, pois o viés neoliberal destas parte de certos pressupostos enquanto se ignora muitos outros, deliberadamente.
@@renandefreitasbr acho que você não conhece a BBC, que já produziu excelentes documentários.
E você não entende a diferença de um programa específico, documentário e uma simples reportagem.
Lhe indico um documentário antigo DA BBC, que não é centrado nos juros, mas no dinheiro. Você vai compreender além a política e vai entender que não faz diferença se você fez o L ou se você fez o Pix.
"Master of Money"
Bem lembrado! Outro detalhe é que em 2020 o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na história do país, e por isso em 2020 a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Os bancos fazem agiotagem legal.
Esse taxa de juros neutra é pura especulação, você ouviu somente economistas ligados ao mercado financeiro, seu comentário é viesado.
A dívida do Japão é de 200% do PlB, Rússia e Ucrânia, que estão em guerra, tem taxas menores e isso não explica essa taxa de juros obscena.
Nossa inflação e de custo e a taxa de juros tem pouco efeito, qualquer manual de economia explica isso.
Temos que voltar com a lei da usura e colocar um teto para a taxa aplicada pelos bancos, mas será que o congresso aprova? Duvido.
De certa forma isso faz sentido pois quando o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na historia do país em 2020, o dólar disparou (nossa economia é muito dolarizada) e a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06%, e o BC de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Acho que o deveria consultar outros economistas. A parte do juros neutros não faz sentido nenhum! Os paises citados tem relação dívida/PIB semelhantes ao Brasil. E o que dizer de países com USA, Japão e outros europeus que estouram os 100%, Japão especificamente é mais que 200%, então esse economista está bravateando ou simplificou demais o assunto!
Por fim, quanto maior o juros mais o país se endivida, caindo em um círculo vicioso!
Parabéns pelo corte de 0,5 pontos percentuais priorizando a deflação real meses após 7 meses de 2023 de governo lula 3 e melhoria nas tomadas de decisões de investimento a longo prazo. Portanto, o foco agora e a redução da selic para uma casa.
Acredito que já há uma maneira de ser dos banqueiros no Brasil ,que querem sempre ter lucro a todo custo ,o que justificaria tanto tempo mantendo o mesmo modo operante
E a inflação diminuiu, exatamente porque o juros alto freou a inflação
Daniel Gallas o melhor jornalista da BBC😊
Curioso essa parte dos "calotes" nos bancos. Se tem calote, como os bancos tem um lucro absurdo a cada ano?
É um jeito de mascara a esbornia.
@@diso7971 O ecossistema tem um circulo vicioso que joga contra o consumidor. A elite brasileira é uma vergonha.
amigo eles cobram de você um bonus a mais, para abater outro caloteiro.... a conta é vc que paga
@@danilosouza2185 é um olhar muito estreito e simplista. O que está sendo colocado em questão aqui é que há um grande conglomerado econômico que abusa dos seus poderes, em detrimento da classe trabalhadora. Por exemplo, veja que a todo momento falam sobre teto de gastos, mas ninguém fala sobre teto de pagamento de juros? Outro ponto, a petrobras estava lucrando de forma exorbitante, repassando para os seus acionistas enquanto contraía dívida imensa através de empréstimos. Há todo um ecossistema que se favorece da especulação financeira. Esse é o ponto.
Juros sao justamente pra cobrir a inseguranca, pais seguro e sem calote os juros sao baixos
Adorei a matéria. Produzam mais matérias sobre a economia do país. Parabéns CNN
Mas é a BBC kkjj
Muito bom. Agora entendi o porquê de tanta agonia por conta da baixa dos juros 😅
O pior do alto endividamento do Estado é gastar mal...
Excelente. Explicou sem ideologia. Coisa rara aqui na BBC.
Pois é, mas os bancos fizeram o L…
Vocês esqueceram de dizer que no Brasil não temos inflação de demanda. Ao contrário da maioria dos países que vocês citaram. Portanto, ainda é mais absurdo ainda essa taxa de juros.
tivemos inflação por bombarem o agregado monetário M2
Interessante. Precisa um jornalista explicar isso para a população. Porque o presidente do BC e outros economistas nunca conseguiram nas inúmeras entrevistas.
Eles têm muita dificuldade em simplificar coisas complexas.
O que baixa a inflação de fato e na prática são combustíveis e energia barata (pois diminuem os custos de produção e consequentemente o preço final ao consumidor e assim derruba a inflação)!
Juros altos só servem pro mercado financeiro que vive de renda fixa as custas do dinheiro do e que não trabalha e nem produz e é INÚTIL a economia real e ao país (lucre mais do dinheiro público)!
Por isso não se deve dar a independência pro Banco Central (pois isso é o mesmo que colocar o controle dos juros na mão dos caras que vivem de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
O jornalista só reproduziu o que ele ouviu do economista consultado
O governo é financiado pelos impostos do contribuinte e não precisa emitir títulos do tesouro para se financiar (é o mercado financeiro que precisa que o governo emita títulos para se financiar com o dinheiro da arrecadação de impostos do governo)!
Por isso o governo não pode dar a independência pro Banco Central e nem adotar uma economia baseada na emissão de títulos do tesouro e juros altos (exatamente para impedir o mercado financeiro que não trabalha e nem produz viva de renda fixa as custas do dinheiro do governo)!
Pois isso leva ao super-endividamento e a INSOLVÊNCIA DA ECONOMIA!
O governo brasileiro gasta 51% do PIB bruto com o mercado financeiro que vive de renda fixa as custas do dinheiro do governo (e faz todo o orçamento federal com apenas 49% do PIB bruto)!
E o pessoal do mercado financeiro ainda vai pra mídia dizer que o governo gasta mais consigo mesmo e com o contribuinte!
O governo, assim como uma familia, tem que gastar menos do que ganha. Assim não precisa pedir dinheiro emprestado com esses titulos do tesouro.
Pra pagar dinheiro público pra banco e pra acionistas em detrimento dos serviços públicos de qualidade como saúde educação segurança infraestrutura tecnologia inovação pesquisa, se os gastos fossem realmente um problema porque não colocou a dívida pública no teto de gastos então hein liberais .
O teto é para pagar a dívida. Simples.
@@marcovieira5636 explica então porque após o teto a dívida aumentou hein gênio quando foi criado o endividamento público era de 63% após o teto em 2019 era de 93% ou seja aumentou gênio
@@marcovieira5636dívida que só crescem com os juros altos
Ja voltamos ao grau de investimento ja, essas lorota de pais que gasta muito não cola mais !
Em 2020 a inflação em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, esperando a inflação e o dólar explodirem, agora os maiores juros reais do mundo por tanto tempo, um grande desastre a economia domestica.
Ora,a inflação não é só controlada pelos juros mediante redução da demanda. Aumento da oferta em relação a demanda também baixa a inflação. Mas ,para isso, é preciso aumentar a produção,os investimentos. O que acontece quando se baixa os juros.
é a maluca criatividade Brasileira.
Matéria com algumas informações úteis, mas fiquei com uma dúvida: salvo engano, a dívida pública de países desenvolvidos é muito maior que o patamar de 61% da administração pública brasileira - e isso dito em relação a seus respectivos PIBs. Do Japão passa de 100%. Em sendo isso mesmo, a forma como este aspecto foi mencionado precisava de um pouco mais de contexto - o que dependia de mais apuração ou possivelmente a fonte foi tendenciosa. Ao menos é a sensação que fica...
Bem lembrado! Outro detalhe é que em 2020 o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na historia do país, e por isso em 2020 a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
grau de investimento
grau de investimento
Os mesmos economistas ortodoxos que analisam a nossa economia pela perspectiva das potências classificando investimentos públicos como gastos.
O Brasil investe muito pouco ainda.
Pela auditoria da suposta dívida pública já 🖐️🚩
Para a simples manutenção de privilégios.
Juros no Banco: 150%
Juros no agiota: 10%
"Juro neutro é acima dos demais países" spread super alto...por que será né? O Brasil por acaso é um país super especial e diferenciado dos demais??? Isso é papinho de tecnocrata que vende ideologia como ciência econômica.
Um monte de gente reclamando dos bancos, mas não reclamam dos monte de gasto público e altos salários dos funcionários públicos, policiais, professores, e outras categorias. Na maior parte dos países os salários desses profissionais são na média da iniciativa privada. Talvez a exceção sejam prefeituras.
Governo precisa rolar dívida e mesmo diminuindo o tamanho do estado privatizando ao mesmo tempo abriram um monte de piso de salários pra funcionários públicos.
Sem falar outros jeitos de torrar dinheiro do governo. Dinheiro público em carnaval, Lei Rouanet, etc.
Simples: porque ainda não passamos pela Revolução Brasileira, o que implicará na estatização de todo sistema financeiro, no fim do rentismo, na internalização dos centros decisórios da politica econômica e na afirmação de nossa soberania econômica nacional.
Kkkkkkkkk. Aí depois dessa tal revolução vc vai tá quebrando pedra para tomar café com farinha
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
qual o problema de dizer "socialismo"? Tem vergonha de expor tua bandeira ou quer ver se assim consegue enganar trouxa?
Ja tentaram isso em CUba e Uniao Sovietica Venezuela etc...
Boa explicação
Acá en Bolivia la tasa para primera vivienda es de 5% y para autos 7,5%
Agora eu entendi porque eu nunca consigo subir na vida mesmo trabalhando há tantos anos.
@@kevinounivek estou nessa lista, mas lutarei até o fim...
Nossos formuladores de política públicas se importam apenas com seus interesses econômicos e dos que patrocinam eles próprios. Infelizmente.
Kkkkkkkkkkkkk
Onde que a BBC arruma estes economistas! Esse Braulio Borges tem que explicar pq os juros nos USA, Japão, UE são baixos e a divida pública é alta. Ta me cheirando economista de mercado isso ai!
Queria saber de onde esses economistas tiraram essa ideia que os juros neutros no Brasil seriam de 4,5 % aa. O Brasil já teve grau de investimento e os juros não caíram. Cada hora eles inventam uma desculpa pra tentar justificar o inexplicável. Os caras criaram juros estratosféricos pra substituir o ganho da inflação e não quebrarem, e estão viciados nesse doce até hoje. É impossível ter competição e economia de mercado desse jeito. Os juros já são uma barreira de entrada enorme.
É só o governo parar de gastar o que não tem e parar de massacrar o ambiente de negócios que com o tempo os juros vão cair, mas não vai acontecer.
Isso aqui é um paraíso fiscal para super ricos.
Os banqueiros que ganham com os juros altos, são sócios do presidente do BC, e por isso que os juros estão tão altos. E a imprensa comprada tenta explicar, de mil firmas, o inexplicável.
Governos são controlados pelo sistema financeiro internacional
Quanto mais juros mais dinheiro os políticos conseguem desviar para seus bolsos e o povo pacífico com políticos assisti e ainda dá risada.
Pelo visto vc desconhece o que seja rentismo e do quanto empresários se beneficiam da divida pública.
Pq o Campos Neto do Banco Central está fazendo o que os banqueiros e rentistas querem.
Nenhum economista sério concorda com mais de 10% de juros reais para o Brasil atual.
Pede pra teus políticos de estimação parar com a gastansa.
Já viu o resultado do governo? O déficit.
@@maikericardo444 "Erro contábil" de 1.4 TRILHÃO na gestão do desgoverno do Bolsonaro miliciano, que "deixou" 50 bilhões em caixa.
É a mesma coisa de ir pagar uma dívida de R$ 1.400,00 com 50 reais na carteira.
Volte para o esgoto agora, MANÉ DERROTADO !
Juros altos só beneficiam os bilionários e travam o crescimento do país.
Mas o pior é os POBRES de extrema direita (90% dos bolsominios) que, por pura PERVERSIDADE, defendem juros altos e o lucro dos realmente bilionários.
Errado.
@@hoorobg Gado 👉🐂🐂💨💩💩💎💍💎🖕
A solução para os petistas é simples:
>culpe o BC pela situação do Brasil
>exija a saída do Campos Neto da presidência do BC
>coloque um capacho do Lula no comando e reduza os juros na marra
>e quando a inflação explodir, bote a culpa no Campo Neto e no Bolsonaro
Bom pra quem vive de renda
Não mostram as logomarcas dos bancos Bradesco, itau, santander, por quê?
Excelente conteudo!
Divida 61 ou 71% do pib? Vamos ficar atentos a revisao do texto.
ter juros bancarios absurdos é o principal fator pra haver calotes no pagamento de emprestimos, até quando é um emprestimo consignado usando algo como o auxilio brasil tinha juros de mais de 20% sendo q é basicamente impossivel o governo dar calote no pagamento do beneficio, conheço gente q não conseguiu pagar emprestimo de tão altos que ficaram os juros.
Exato. É um sistema de rapinagem dos bancos.
Errado. Os juros altos são para compensar o risco de calote, isso em todo lugar do mundo. O Brasil é um dos países mais inadimplentes do mundo, o brasileiro é por padrão um caloteiro sem vergonha
A independência do BC é o nosso maior problema, sabemos para quem o Campos Neto trabalha!
4:20 tem que desenhar? Quem sabe você ganha um upgrade no seu 'Quociente de Inteligência'!
@@MrWevertonwm pode usar para si, é um analfabeto funcional.
Campos Neto, indicado por Bolsonaro está fazendo de tudo pro Brasil n ir pra frente
4:20 e vc não entendeu nada 😢.
A queda da inflação foi mérito de qual medida do governo irmão?
Que bobagem! Volta dilma loca?
@@brazilianguy6529 Mudança da política de preços da Petrobrás com fim do PPI, que impacta os preços de praticamente tudo.
Pior que os altos juros, são os altos impostos, que somos obrigados a pagar. Se pagássemos metade do valor dos impostos que pagamos, sobraria mais dinheiro conosco. Os bancos se veriam forçados a oferecer crédito com juros baixos 🤔 Ótima reportagem, BBC 👍
04:30 COMO 61% É MUITO ????? EUA COM 130% JAPÃO COM 220%
Boa parte dos impostos que nós pagamos vai para pagar banqueiros através dos títulos públicos. Está tudo ligado.
Se os juros aumentam, a dívida do governo com os bancos cresce proporcionalmente, e nós temos que pagar mais impostos para quitar as dívidas.
O Brasil a cada 4 anos tem crises de inflação elevada. Nunca consegue manter uma solidez e estabilidade econômica. É um país instável e sem credibilidade. Não tem como um país tão instável e imprevisível ter juros baixos. Simples assim.
"O Brasil a cada 4 anos tem crises de inflação elevada" logico.
Todos os governo fazem keynes na economia e os salarios+ aposentadoria dos politicos,servidores e militares são altos e todo o gasto dele gera inflação
Você coloca 1.000 real poupança dá 5,00 real juros. Pegar Empréstimos 1.000 reais vai pagar 80,00 real mais ou menos. Por isso banqueiros deita rola em cima brasileiro 😢😢😢
Acho engraçado que mesmo com o juro tão alto, 60% tao endividados. Pessoal nao tem educação nenhuma, nao tem grana e querem fazer empréstimo. Empresas sem caixa nenhum, fazendo empréstimos para se endividar mais
A TAXA DE JUROS EH O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA CONTER A ALTA DO DOLLAR !!!!!!!
Muito obrigado pelas informações, mas o valor oficial da inflação é digno de ficar ofendido...
É exatamente fora da realidade nas ruas...
Na pandemia vi no supermercado uma inflamação de mais de 100%. Mas a inflação oficial foi de muito menor...
Portanto, essas análises se tornam sem efeito, pois os dados usados estão bem longe da realidade.
É tudo um teatro.
Na vida real essas análises não valem nada.
Isso em qualquer governo, desde sempre...
É uma ofensa a quem tem a capacidade de pensar...
Desejo cabelo na pia e sangue no vaso pra esses hipócritas que faltam como quem entende, mas nunca teve coragem de fazer uma análise real da situação.
Bem lembrado! Outro detalhe é que em 2020 o BC resolve trabalhar com juros negativos pela primeira vez na historia do país, e por isso em 2020 a inflação já ganhava força, em um único mês chegou a 1,06% e o BC, de braços cruzados ainda manteve por meses os juros em 2%, ele foi o primeiro a subir os juros mas o menos eficiente, pois esperou a inflação e o dólar explodirem, uma sucessão de erros do Bacen que gerou um grande desastre na economia doméstica.
Foi cometido um erro ao dizer que a taxa de juros incidentes nos empréstimos na Argentina seria negativa em comparação da taxa básica de juros com a inflação. Acontece que esse fato é verdadeiro para os INVESTIDORES ,cujos investimentos são remunerados pela taxa básica de juros, e nunca para os tomadores de empréstimos, que pagam juros muito acima da mesma taxa básica de juros. Acho muito importante corrigir essa informação para melhor entendimento daqueles que assistirem o vídeo.
Os bancos e os rentistas se apropriam de quase 50 % da arrecadação federal. É uma verdadeira expoliação.
deveria ser 100%, o estado não produz nada só arrecada encima das pessoas e empresas!
9:20 …se você é pobre se lascou!
Pq será? 🤔
O problema não é a relação dívida pib e sim a qualidade da dívida, países de primeiro mundo tem uma grande margem de anos para pagar ou refinanciar suas dívidas as vezes 20 a 30 anos, no brasil o cenário econômico e as constantes mudanças e a insegurança jurídica e mercantil prejudicam pois não tem maluco pra querer financiar a dívida do brasil por tanto tempo, o brasil precisa repagar ou rolar a dívida a cada 4-5 anos e é por isso que os juros são altos, quando se gasta mais do que arrecada e ainda por cima se tem políticas que minam o desenvolvimento utilizando as mais variadas desculpas para comprar o pobre de que é para o bem dele isso ocorre, o banco central pode baixar os juros a 0% e sabe no que isso vai acarretar ? O país não vai conseguir pagar sua dívida pois não haverão malucos pra arriscar financiar o governo sem ter uma taxa de retorno condizente, ai o brasil imprime dinheiro ou dá calote na dívida, ambos cenários pavorosos e que venezuela e argentina já vivem.
Fim da autonomia do BC, nem o Banco Mundial defende autonomias de BC
Tá certo. Deixa na mão de políticos analfabetos 👍
De 2% para 13,75 em apenas 18 meses e pemaneceu muito alto por muito tempo. Péssima gestão do Banco Central. Parecem estar perdidos ou atendem interesses do setor financeiro.
A inflação estava muito alta. E as políticas de lula não foram convincentes. Acabou com a lei das estatais, aumentou bastante os gastos públicos, acabou com o teto de gasto e quer baixar os juros quando convem para fazer o populismo porco dele
E graças à isso hoje à inflação é baixíssima. Boa gestão era a da Dilma que baixava juros na canetada e a inflação explodia
Tu acha que a colônia Brasil funciona para a população?
Juros de 30% no Brasil, kkkkkk
Vc simula um empréstimo e no final paga 200% o valor que recebeu. Essa é a realidade.
você pode vir para a Europa oriental para os países do Intermarium dos Bałcãs ocidentais é bom, seguro e confortável esses países oferecem educação, treinamento vocacional, cursos, o clima é bom há florestas
Ou seja, politicagem é sempre o mal desse país.
temos que fazer do limao limonada, ideal e ganhar juros nao paga.
não se esqueçam do Duplo imposto oculto que a TV e ninguém comenta. Que imposto é esse?
Ué: acorda: quando milhares de roubos de tudo o q se compra, acontece, advinha o que o prejudicado cidadão vai fazer? vai pagar novamente o imposto de algo q ele já pagou (o objeto roubado). Pq ele precisa repor o q perdeu. Celular, carro, moto, etc - sem contar danos de propriedade por tudo q é canto.... prejuízo = dinheiro no bolso do governo!
Eu queria fazer um empréstimo para trocar de carro, mas juros de 6.45% ao mês e de fudê
04:30 COMO 61% É MUITO ????? EUA COM 130% JAPÃO COM 220%
Esses países são desenvolvidos, brasil por ser subdesenvolvido tem de possuir um dívida menor com relação ao PIB.
Exatamente
@@mateusbezerra6139 tá mas quem defini isso ? não tem literatura sobre isso. Na real só a Europa é obrigada a ter uma divida PIB "Baixa" por conta de compartilharem a mesma moeda o euro. Estados que emitem a própria meoda podem se endividar sem problemas, focando em investimentos.
Engraçado, quando a taxa de juros chegaram a 2% as taxas de crédito continuaram altas, acreditar que apenas baixar os juros da Selic o cidadão vai pagar menos juros é utopia. o que realmente deixa os juros altos é a falta de garantia jurídica. Para ter oferta de crédito maior vc precisa ter garantia jurídica, nossas garantias jurídicas são frágeis ou simplesmente não são aplicadas, não adianta o banco te financiar uma casa a uma taxa baixa, ou seja spread baixo, para ter ideia são feitos o leilões de casas com as pessoa ocupando o imóvel. Os processos duram anos os até décadas. Lembrando, Devido o mau pagador, o bom pagador acaba pagando mais.
Verdade que a inadimplência no Brasil é alta, mas nos EUA também há uma insolvência absurda em bens duráveis como carros e imóveis. Porém, as ações de recuperação são mais rápidas que no Brasil.
Ou seja: a culpa é de quem não consegue pagar o aluguel. Coitadinhos dos bancos...
Como comentaram em outro lugar, parte da existência de mal pagadores é por conta dos juros muito altos que tornam difícil para um assalariado quitar.
Aí vira um ciclo vicioso: quem pega empréstimo tem dificuldade de quitar pois os juros são muito altos, e os bancos justificam os juros estratosféricos dizendo que é porque quem pega empréstimo não paga.
Para resolver tem que quebrar esse ciclo, forçando os bancos a baixarem o spread.
Uma maneira é como o Ciro tinha proposto, abrir o país para a entrada de mais bancos e fazer os bancos públicos praticarem spreads mais baixos, para forçar os privados a competirem.
Se o endividamento Público mantém o juro neutro elevado, por que que o Japão que tem dívida pública de mais de 200% manteve o JBG abaixo de 0,5%??
Economistas de mercado financeiro só sabem repetir cartilha. São poucos que ainda tem 2 neurônios funcionais...
A economia do Japão é muito diferente,costumes diferentes. Japoneses guardam dinheiro para se precaver e muito tmb pelas as adversidades de desastres climáticos. O mercado confia nos japoneses para o retorno do pagamento deles
@@AirtonBruno é mesmo? Quais são os critérios econométricos para medir a "confiança"?
PS: Dei o exemplo do Japão mas poderia ser qualquer outro com dívida pública acima dos 61%- EUA (dívida pública de 96,4% em relação ao PIB), França (112% em relação ao PIB), Alemanha (65,9%), Reino Unido (100,9%).Quer mais??
Então, me explica uma coisa: se a dívida pública é tão importante para determinar os juros, por que esses países com dívidas maiores não possuem juros maior?
PPS: O argumento sobre a "cultura", com todo respeito, é ridículo. O Japão não possui a mesma cultura que os EUA e a França e o fenômeno se repete. E tem mais: além de não ser um aspecto aferível (como medir impacto da "cultura"?), só serve para reforçar o complexo de vira-latas brasileiro e reforçar estereótipos .
Resposta: Os Japoneses por questões sociais locais poupam muito dinheiro,o que aumenta a oferta de ativos financeiros,e com isso faz os juros caírem. É a lei da oferta e demanda: Mais oferta = preços menores
@@lucasnowicki9233 veja minha resposta ao comentário do colega. Os franceses poupam muito dinheiro?- Na França a dívida pública ultrapassa os 100% do PIB e os juros são menores.
Só o que faltava era vc falar que a cultura da França é parecida com a do Japão...
A Black Rock sufoca o Brasil